Presidente 2026-2028, Paulo Scopel, quer aumentar representatividade da entidade e fortalecer os núcleos regionais
Com a presença de convidados de toda a região, incluindo o presidente da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) Claudio Bier, de entidades da região e prefeitura, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) deu posse à nova diretoria na tarde desta quarta-feira (28/01). O presidente, Paulo Joel Scopel, da Inova Indústria de Matrizes, estará à frente do SIMECS até 2028. Ele sucede a Ubiratã Rezler, da indústria Rezler. Com Scopel estarão os vices Administrativo-Financeiro, Cíntia Buzin (Metalúrgica Buzin); de Relações de Trabalho, Caio Marcelo Doi (Marcopolo), e o vice de Relações Institucionais, Gustavo Souto Polese (Randoncorp).
![]() |
| Diretoria do Simecs 2026-2028 e/d: vices Caio Doi e Cintia Suzin, o presidente Paulo Scopel e o vice Gustavo Souto Polese. Foto: Fábio Grison | Divulgação Simecs |
Em seu discurso de despedida, Rezler mencionou que só mesmo a força do associativismo seria capaz de reunir tanta representatividade em um mesmo espaço. Bira referia-se aos convidados, em sua maioria dirigentes de outras entidades, autoridades expressivas de Caxias e Região e associados que construíram a história do Simecs, como um dos fundadores da Susin Francescutti, João Francescutti, de 99 anos. Francescutti integrou a última gestão fazendo parte do Conselho Superior do Simecs e fez questão de estar presente para despedir-se de Bira e dar as boas vindas a Paulo Scopel.
Emocionado, Bira agradeceu a todos que tiveram participação em sua trajetória na presidência do Simecs, mas a voz ficou mesmo embargada ao citar e agradecer os três vice-presidentes com quem conduziu a Gestão 2023-2025: Ruben Bisi, de Relações Institucionais, Gustavo Souto Polese, vice-presidente Administrativo-Financeiro e Antônio Medeiros, vice de Relações Trabalhistas. “Aprendi muito com cada um e certamente não teria chegado onde estou, sem vocês” - disse. Em seguida, o Simecs homenageou todos os diretores da gestão 2023-2025 com uma placa em agradecimento ao trabalho desenvolvido nos três anos de gestão.
Homenagem aos ex-presidentes
Durante a solenidade foi lançada a Medalha José Ariodante Mattana que foi entregue aos ex-presidentes presentes: Reomar Slaviero (Gestão 2016/2019); Paulo Spanholi (2019/2022) e Ubiratã Rezler (2023-2025). A honraria remete ao fundador do sindicato, que, com seu espírito empreendedor, fundou a entidade em 1957.
Na sequência, o novo presidente falou sobre trabalho e desafios futuros. Paulo Scopel destacou o orgulho que sente pela oportunidade de liderar uma entidade como o SIMECS, que representa um dos maiores polos metalmecânicos do Estado e do Brasil. Ele também citou o orgulho por sua trajetória pessoal ligada ao setor – a formação no SENAI e a atuação por 35 anos no segmento da ferramentaria. “Sou ferramenteiro de formação e de coração”.
Em sua fala, estabeleceu que “representatividade” será a palavra-chave da Gestão e que um dos pontos importantes será o fortalecimento e a ampliação dos núcleos regionais da entidade. Scopel reforçou ainda a importância de trabalhar pelo fortalecimento da entidade, impulsionando a competitividade das indústrias. Outro ponto que merecerá atenção especial da nova diretoria é o projeto Escola do Amanhã, cujas atividades devem ser ampliadas para cidades da região a partir deste ano. Iniciativas futuras, como a realização da ENOVA, a Feira de Tecnologia, Mobilidade Sustentável e Eficiência, que vai ocorrer de 7 a 9 de abril de 2027 também estão entre os destaques. “Teremos agora o desafio de desenvolvê-la ainda mais”, afirmou, lembrando que a feira é parte de um conjunto de estratégias do SIMECS em apoio à sustentabilidade e transição energética do setor, a partir de investimentos em novas tecnologias e processos.
Quem são o novo presidente e vices do Simecs
- Paulo Joel Scopel (presidente) – Empresário da Inova Indústria de Matrizes, com mais de 35 anos de atuação no setor de ferramentaria. É formado pelo SENAI, técnico em Mecânica e Engenheiro mecânico. Atua também como líder do APL Metalmecânico da Serra Gaúcha (Arranjo Produtivo Local) e vice-presidente da Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais).
- Cíntia Buzin (vice-presidente Administrativo-Financeiro) – Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Empresarial. Atua no setor industrial desde 1999 e é diretora da Metalúrgica Buzin. Também integra a diretoria da CIC Caxias e preside o Conselho Sesi/Senai/IEL Serra.
- Caio Marcelo Doi (vice-presidente de Relações de Trabalho) – Diretor de Recursos Humanos da Marcopolo. Graduado em Administração e pós-graduado em Gestão de Pessoas, possui mais de 25 anos de experiência na área de RH, sendo responsável pelo tema de pessoas para todas as unidades da empresa globalmente. Já atuou como diretor de RH em outras grandes empresas.
- Gustavo Souto Polese (vice-presidente de Relações Institucionais) – Advogado, mestre em Direito, com especializações em Direito Administrativo, Ciências Econômicas e Gestão de Tributos. Atua voluntariamente no SIMECS há mais de uma década, tendo sido representante do Comitê de Relações de Trabalho de 2016 a 2018 e atuando na coordenação até 2022, quando assumiu como diretor vice-presidente Administrativo-Financeiro. É diretor jurídico-corporativo de empresas nacionais e multinacionais.
O vice Gustavo Souto Polese, por sua vez, atua voluntariamente no SIMECS há uma década – É advogado e diretor jurídico-corporativo de empresas nacionais e multinacionais desde 1998. É mestre em Direito, especialista em Direito Administrativo e graduado também em Ciências Econômicas, com especialização em Gestão de Tributos. É autor do livro Contrato Associativo – Análise crítica do modelo de contrato associativo adotado no Direito Concorrencial Brasileiro.
A nova diretoria
Diretor-presidente – Paulo Joel Scopel (Inova Indústria de Matrizes)
Diretor vice-presidente Administrativo e Financeiro – Cíntia Buzin (Metalúrgica Buzin)
Diretor vice-presidente de Relações de Trabalho – Caio Marcelo Doi (Marcopolo)
Diretor vice-presidente de Relações Institucionais – Gustavo Polese (Randoncorp)
Conselho de Diretoria – Ruben Antônio Bisi (Marcopolo)
Conselho de Diretoria – Rogério De Antoni (Hyva do Brasil)
Conselho de Diretoria – Luiz Carlos Possa (Tramontina Farroupilha)
Conselho de Diretoria Suplente – Guilherme Toigo Poletti (Metalform Formas em Metal)
Conselho de Diretoria Suplente – Rudinei Suzin (Inova Sistemas Eletrônicos )
Conselho de Diretoria Suplente – Mário Pontalti (Mebrafe Instalações e Equip.)
Conselho de Diretoria Suplente – Manoela Baldissera Amantino (E.R. Amantino Ind. Metalúrgica)
Conselho de Diretoria Suplente – Shirley Carniel (Fábrica de Máq. Almeida)
Conselho de Diretoria Suplente – Ezequiel Broilo (Telasul Ind. Móveis)
Conselho de Diretoria Suplente – Cristiano Mesquita da Silva (Progás Ind. Metalúrgica)
Conselho Fiscal Titular – Rogério Vacari (Agrale)
Conselho Fiscal Titular – Ricardo Letti Borghetti (Borghetti – Tubos e Sist. Automotivos)
Conselho Fiscal Titular – Raul Adami (L.A. Ind. Metalúrgica)
Conselho Fiscal Suplente – Edson D'arrigo (Intral)
Conselho Fiscal Suplente – Eduardo Lazzarotto (Susin Francescutti)
Conselho Fiscal Suplente – Francis Borelli dos Santos (Metalli Aços Especiais)
Delegado Representante junto à Fiergs Titular – Gustavo Polese (Randoncorp)
Delegado Representante junto à Fiergs Titular – Ruben Bisi (Marcopolo)
Delegado Representante junto à Fiergs Suplente – Ubiratã Rezler (Rezler Ind. Chavetas e Usinados)
Delegado Representante junto à Fiergs Suplente – Paulo Joel Scopel (Inova Indústria de Matrizes)
Simecs
Com quase 70 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$50 bilhões.
Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional.
A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Dinâmica Conteúdo Inteligente

Nenhum comentário:
Postar um comentário