quarta-feira, 6 de agosto de 2025

LUMINATOR REESTRUTURA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO BRASIL

Objetivos são reduzir ainda mais o tempo de resposta no atendimento e integrar o departamento com as áreas comercial e de engenharia

Para tornar ainda mais rápido e eficiente o atendimento a possíveis ocorrências com os produtos fornecidos a clientes no Brasil e os representantes e distribuidores na América Latina, a Luminator Brasil, promoveu, em julho, a reestruturação do seu departamento de Assistência Técnica. Localizada em Caxias do Sul, sede a empresa, a área, que antes estava na unidade fabril junto à produção, ganhou um novo espaço na unidade administrativa, próxima às equipes de Engenharia, Comercial e de gestão.

“Os objetivos foram reduzir ainda mais o tempo de resposta no atendimento e reparos de solicitações de clientes e integrar o departamento com as áreas comercial e de engenharia para maior sinergia e melhor fluxo operacional”, destaca Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil. “Apesar de sermos reconhecidos no mercado pela qualidade do nosso produto e pelo pós-venda eficiente e comprometido, a nossa estratégia é investir continuamente para a excelência e para criarmos um novo parâmetro no atendimento”, enfatiza o executivo.

O novo espaço, desenhado por uma empresa de arquitetura, levou oito meses para ser concebido, tem aproximadamente 90m2 de área total e oferece um melhor ambiente de trabalho e para recepção a clientes, com equipamentos mais modernos, bancadas individuais antiestática para os trabalhos técnicos. Composta por seis colaboradores, a equipe trabalhará integrada às áreas comercial e de engenharia, o que possibilitará a análise e solução mais rápida de cada caso, com ganhos de eficiência para os parceiros.

Excelência no pós-venda

A Luminator vem, ao longo dos últimos anos, focando na excelência de produção dos seus produtos e sistemas, para garantir vida útil mais longa e atingir zero falhas, e no fortalecimento da área de pós-venda. A nova unidade de Assistência Técnica vai colaborar para a elevação contínua dos padrões de atendimento, no Brasil e nos demais países nos quais está presente, como México, Chile Colômbia, Peru, Equador, Uruguai, Argentina, Paraguai, dentre outros da América Latina e África.

A Luminator Brasil faz parte do Luminator Tecnology Group, líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. Com unidade em Caxias do Sul, é líder em alguns países da América Latina, onde tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

ISA ENERGIA BRASIL OBTÉM LICENÇA DE INSTALAÇÃO PARA O PROJETO SERRA DOURADA

A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no país, anuncia a conquista da Licença de Instalação (LI) emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) para o trecho de 500 kV da linha de transmissão Barra II – Correntina – Arinos 2 e para a Subestação Correntina, parte integrante do Projeto Serra Dourada. Com essa autorização, as obras do empreendimento já podem ser iniciadas.

O Projeto Serra Dourada, fruto do Leilão de Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 01/2023, representa um dos maiores investimentos privados do país. Com um investimento estimado em R$ 3,2 bilhões, o projeto contempla a construção de cinco linhas de transmissão aérea em 500 kV, totalizando 1.093 km de extensão, além de três novas subestações e a ampliação de outras três já existentes.

O empreendimento é fundamental para a transição energética do país, ao viabilizar a criação de um corredor estratégico para o escoamento de energia renovável — com destaque para usinas eólicas e solares — originadas no Oeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais. Essa infraestrutura reforça a interligação entre os sistemas Nordeste e Sudeste, contribuindo diretamente para a expansão da matriz elétrica sustentável. Além disso, o projeto tem potencial para apoiar as distribuidoras locais e impulsionar estratégias de adensamento produtivo, ao oferecer novos pontos de conexão para a indústria sucroalcooleira e fomentar investimentos relevantes em mecanização agrícola.

Além de elevar a segurança e confiabilidade do fornecimento de energia, o projeto terá impacto direto na geração de empregos, com previsão de mais de 6.100 postos diretos e indiretos durante o período de obras que contemplará cerca de 20 canteiros. O prazo de energização previsto no cronograma da ANEEL é setembro de 2029.

“O Projeto Serra Dourada é um marco na transição energética brasileira. Ele destrava o potencial de fontes renováveis e fortalece a infraestrutura elétrica nacional, especialmente em regiões estratégicas como o Oeste da Bahia e o Norte de Minas Gerais”, afirma Dayron Urrego, diretor-executivo de projetos da ISA ENERGIA BRASIL 

> Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 Estados. Com mais de 1.600 colaboradores, a companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do tipo SSSC no sistema de transmissão brasileiro. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos, incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 136 subestações próprias com tensão de até 550 kV. Tem como acionista controlador a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total. “Energia, Vida e Transição” são três palavras que definem a essência de sua estratégia que busca impulsionar a transformação para um futuro sustentável, com o compromisso de priorizar a vida em todas as suas formas e garantir uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa

ISA ENERGIA BRASIL
RPMA Comunicação

GFT TECHNOLOGIES ANUNCIA MARCIA WOLFF COMO NOVA LÍDER PARA OS SETORES DE TELECOM, MÍDIA E HEALTH

Executiva C-level chega para impulsionar a atuação estratégica da companhia em novos mercados e fortalecer a entrega de valor aos clientes

Marcia Wolff

A GFT Technologies, multinacional especializada em transformação digital e soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA), anuncia a contratação de Marcia Wolff como nova Head para os setores de Telecom, Mídia e Health no Brasil. A executiva iniciou suas atividades no início de junho e assume o desafio de expandir a atuação da GFT nesses segmentos, com foco em inovação, eficiência operacional e geração de valor concreto para os clientes.

Com mais de 25 anos de experiência em posições de liderança em empresas como Vivo, Claro, Oi, AXA Brasil e Qualicorp, Marcia traz à GFT um histórico robusto em transformação digital, escalabilidade tecnológica e excelência em operações de tecnologia da informação. Ao longo de sua carreira, foi responsável por projetos estratégicos que resultaram na aceleração de vendas online, otimização de processos críticos e melhoria significativa da experiência do cliente.

“A oportunidade de contribuir com a expansão da GFT em segmentos estratégicos é, sem dúvida, um momento muito especial da minha trajetória. Vamos ampliar nossa presença em mercados que exigem soluções altamente especializadas, conectando tecnologia e estratégia para acelerar resultados. O foco será sempre o cliente: compreender seus desafios e responder com agilidade e inovação”, afirma Marcia Wolff.

Na nova função, Marcia substitui André Neves e passa a se reportar diretamente a Julianna Rojas, vice-presidente de negócios da GFT Brasil. “A chegada da Marcia fortalece ainda mais nosso time executivo, com uma liderança experiente e comprometida com resultados. Sua vivência em projetos complexos e sua visão estratégica serão essenciais para ampliarmos nossa relevância em setores-chave”, destaca Julianna.

Com formação em Ciência da Computação, MBA pelo IBMEC, PMD pelo IESE e especialização em Inovação pela Universidade de Stanford, Marcia também atua como líder da Fundação Estudar e integra a comunidade MCIO. Ao longo de sua trajetória, recebeu reconhecimentos como CIO do Ano na categoria Automação (2021), Projeto do Ano no BluePrism World (2020) e premiações no Gartner Symposium e no Stevie Awards.

Esta nova contratação está alinhada à estratégia da GFT Brasil de fortalecer sua presença em verticais de alto impacto, expandir sua capacidade de entrega e agregar inteligência tecnológica às transformações de seus clientes. Além disso, a crescente presença de mulheres em cargos de liderança na empresa – como Marcia, Julianna Rojas, Fernanda Rodrigues (CHRO LATAM) e Danielle Lopes (Diretora de Marketing e Comunicação LATAM) – reflete o compromisso da GFT em construir equipes diversas e complementares como parte de sua visão de longo prazo.

GFT Technologies
ADS Brasil

terça-feira, 5 de agosto de 2025

NOVO PORTO SECO DE FOZ DO IGUAÇU AMPLIARÁ EM 30% A CAPACIDADE DE OPERAÇÃO

O lançamento da Pedra Fundamental da nova unidade alfandegada contou com a presença de representantes das três esferas de governo, bem como de parceiros comerciais e imprensa

Imagem do Projeto do Porto Seco Multilog em Foz Iguaçu

A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil, lançou nesta segunda-feira (4) a pedra fundamental do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. Com um investimento de R$ 500 milhões, a nova unidade alfandegada ampliará em 30% a capacidade da atual, já considerada como a mais movimentada do Brasil. Garantirá uma movimentação diária de 2 mil caminhões e gerará cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com presidente da Multilog, Djalma Vilela Vilela, embora a concessão da Multilog para administrar o Porto Seco de Foz do Iguaçu seja de 25 anos, podendo ser prorrogada por mais 10 anos, a empresa está construindo um terminal preparado para atender a Tríplice Fronteira por muito mais tempo. “Quando fizemos o plano, olhamos as demandas atuais e as futuras, inclusive, o crescimento dos países vizinhos, nossos parceiros comerciais”.

O presidente da Multilog, afirmou, durante o lançamento da pedra fundamental, que nesta área de 550 mil m² será construído o Porto Seco tradicional, consolidando a região como o maior porto seco da América Latina e um dos maiores do mundo. Também está prevista a instalação de um Terminal de Contêineres.

Novo Patamar

Por meio de vídeo, o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, parabenizou a Multilog pelo novo empreendimento e afirmou que este é um dos maiores investimentos no Paraná neste momento. “Essa nova unidade alfandegada vai trazer muito mais tranquilidade e eficiência no escoamento e na entrada de cargas no Paraná, facilitando o comércio exterior e a fiscalização na Tríplice Fronteira”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Para o prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna, a construção do Novo Porto Seco, que já nasce moderno e gigante, marca um novo tempo para a cidade. “O projeto amplia a presença e o protagonismo logístico de Foz do Iguaçu”, disse.

O Auditor fiscal e coordenador-geral da Administração Aduaneira, Felipe Mendes Morais, destacou que hoje a Multilog já administra o maior Porto Seco da América Latina em movimentação. Segundo ele, são quase 200 mil caminhões liberados por ano, e uma ma corrente de comercio de quase R$ 9 bilhões. “O novo terminal será uma peça central na estratégica de transformar a aduana brasileira em instrumento de desenvolvimento competitividade”.

O evento contou com a presença do prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna; da delegada chefe da Polícia Rodoviária Federal, Andressa Regene da Silva; do Auditor fiscal, chefe da Receita Federal no Porto Seco, Rodrigo Meister; do Auditor-fiscal, coordenador Geral da Administração Aduaneira, Felipe Mendes Moraes; do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Debrito; da secretária de Transporte e Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu, Aline Maicrovicz, bem como de parceiros comerciais e imprensa.

O Novo Porto Seco

As obras da nova unidade serão divididas em duas fases. Nesta primeira, serão investidos R$ 240 milhões na área de pátio destinada aos caminhões.

A área de armazenagem e vistoria terá área coberta fechada, incluindo câmara fria, com docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas.

A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além de scanner. Em termos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Haverá gates de entrada e saída de veículos, inclusive para cargas especiais, com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistemas de pesagem e identificação de veículos totalmente automatizados. O complexo contará também com uma área destinada aos motoristas.

Localização

A escolha desta área foi planejada para direcionar a grande circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas da cidade.

A Multilog é uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil. É líder na administração de recintos alfandegados no Brasil, incluindo os pontos de fronteiras secas no Mercosul. Possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco centros logísticos industriais e aduaneiros e dois portos secos. Conta com 2 escritórios corporativos e 35 unidades com 2,2 milhões m² de áreas de armazenagem. Atende clientes de diversos setores, incluindo alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo & industrial, agronegócio e tech. Fundada em Santa Catarina, com mais de duas décadas de expertise de logística, a empresa recebeu a autorização da primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) em 1996, começando a operar. Em 2016, passou a atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado e, ao final de 2017, iniciou em São Paulo. Em 2022, seguindo o projeto de expansão, realizou duas aquisições, que contemplam unidades distribuídas no Nordeste, em São Paulo e Santa Catarina. Em 2023, em novo ciclo de crescimento, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), o Armazém Geral Químico de Itajaí (SC) e o novo Polo de Saúde de Alphaville (SP)

Multilog
GP Comunicação

HUAWEI LANÇA NOVA GERAÇÃO DE CONECTIVIDADE WI-FI 7 NO BRASIL COM FOCO EM IMPULSIONAR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Nova linha eKit, apresentada no Huawei Network Summit 2025, promete eliminar gargalos de conexão, com 20% mais velocidade e uma redução de 30% no custo total de propriedade para os negócios

A Huawei anuncia nesta terça-feira (5), durante o Huawei Network Summit (HNS) 2025, o lançamento de sua nova geração de produtos de rede, a linha eKit com tecnologia Wi-Fi 7. Projetada para impulsionar a produtividade, a inovação e a resiliência operacional em pequenas e médias empresas (PMEs) e indústrias no Brasil, a solução chega para resolver os desafios de conectividade em ambientes de alta densidade de dispositivos.

Com a aceleração da transformação digital, escritórios, escolas, hospitais e estabelecimentos comerciais frequentemente enfrentam gargalos de conexão que limitam seu potencial. A nova tecnologia apresentada pela Huawei soluciona diretamente esse problema com recursos de ponta. O destaque é a tecnologia MLO (Multi-Link Operation), que permite a transmissão simultânea em múltiplas bandas (2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz), garantindo estabilidade mesmo em cenários com mais de 100 dispositivos conectados simultaneamente.

Aliada a canais de 320 MHz e modulação 4K-QAM, a nova linha oferece um desempenho sem precedentes, com 20% mais velocidade e um aumento de 30% na eficiência espectral em comparação com o padrão Wi-Fi 6.

"Acreditamos que a tecnologia tem um poder transformador e deve ser uma grande aliada na criação de um mundo mais inclusivo e sustentável. Com a linha Huawei eKit, estamos construindo uma base sólida para a nova infraestrutura digital inteligente", afirma Leon Wang, Presidente da Linha de Produtos de Comunicação de Dados da Huawei. "Nosso objetivo é oferecer uma experiência de alta qualidade que impulsione o crescimento das organizações no Brasil, permitindo que todos se beneficiem da revolução tecnológica e caminhem rumo a um futuro de ganhos mútuos."

A nova linha de hardware inclui dois novos pontos de acesso:

AP371: Projetado para ambientes exigentes, com taxa de dispositivo de 3.57 Gbps e baixa latência.

AP673: Suporta alta concorrência de usuários, com uma taxa de dispositivo de 13.66 Gbps, o que representa uma velocidade altíssima que garante que os dados de todos os usuários possam trafegar muito rapidamente, além de uma redução de 30% no TCO (Custo Total de Propriedade), graças a um menor número de APs (pontos de acesso) necessários e maior economia de energia.

“Como os pontos de acesso são mais potentes e têm um alcance maior, uma empresa precisa comprar menos unidades para cobrir a mesma área, diminuindo o custo de aquisição. Além disso, esses aparelhos são mais eficientes e consomem menos energia elétrica, reduzindo o custo de operação”, explica Leon Wang.

Ambos os modelos são equipados com a tecnologia Smart Antenna, que consegue identificar onde os dispositivos (celular, notebook, etc) estão localizados e direcionar o foco do sinal de Wi-Fi diretamente para eles, ajustando automaticamente a cobertura do sinal para ampliar o alcance em 20%. A gestão é simplificada e sem custos recorrentes por meio do aplicativo Huawei eKit App, que permite monitoramento e gerenciamento remoto, gratuito e sem taxas de licenciamento.

O Huawei Network Summit (HNS) 2025, evento que se tornou uma referência global para profissionais de redes IP, aconteceu nesta terça-feira, dia 05 de agosto, no Hotel Rosewood, em São Paulo. A edição deste ano, com o tema "Xinghe Intelligent Network, Innovations Never Stop", marcou o início de uma turnê global da Huawei por seis grandes regiões e reúne os principais especialistas do setor, líderes de negócios e parceiros para debater as inovações que estão moldando o futuro da conectividade e a aceleração da transformação digital em todos os setores.

Huawei
FSB Comunicação

KIA BRASIL PATROCINA 53ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

A Kia Brasil patrocina o Festival de Cinema de Gramado 2025, uma das maiores e mais tradicionais premiações do Cinema no Brasil, e será a responsável pelo transporte oficial do evento. 

Com o apoio da Sun Motors, concessionária Kia em Porto Alegre, serão fornecidos dez veículos para os serviços de transfer dos artistas, produtores, diretores e staff do festival. Entre os modelos disponibilizados estão os híbridos Sportage e Niro, e o 100% elétrico EV5. Além do apoio logístico ao evento, a marca estará com o Kia EV5 exposto na Rua Coberta, próximo aos artistas que passarem pelo tapete vermelho.

A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 13 e 23 de agosto, e premiará os melhores longas-metragens brasileiros, documentários gaúchos e curtas-metragens brasileiros e gaúchos, e homenageará atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.

“Participamos do Festival desde 2007 e ficamos muito felizes em fazer parte de mais uma edição desse evento que valoriza o cinema, nacional e internacional”, afirma Gustavo Gandini, Diretor de Operações da Kia Brasil.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

ROBINSON MARCHINI É O NOVO DIRETOR EXECUTIVO DE DELIVERY DA V8.TECH

Executivo chega para acelerar crescimento, unificar as operações de entrega e ampliar excelência na experiência dos clientes

Robinson Marchini

A V8.Tech, empresa de tecnologia com um abrangente portfólio de serviços, anuncia Robinson Marchini, executivo com passagens por Itaú Unibanco, Banco Pan e Warren Investimentos, como seu novo Diretor Executivo de Delivery. O movimento está alinhado ao plano estratégico da companhia, que prevê um novo recorde de receitas e crescimento para os próximos anos. Com quase 30 anos de experiência como cliente de tecnologia no mercado financeiro, o executivo será um dos responsáveis por impulsionar a excelência na prestação de serviços e conexão com os clientes.

Hoje, a V8.Tech oferece uma ampla gama de soluções aos seus clientes. Especializada em Inteligência Artificial, atua no desenvolvimento e migração de aplicações, projetos DevOps, Big Data e Analytics, além de gerenciar serviços que transformam a jornada digital de grandes empresas.

“É uma honra chegar à V8 neste momento tão transformador. Delivery vai muito além de executar: é sobre inovar, conectar e criar valor contínuo. Quero ajudar a derrubar silos, fortalecer a parceria com Comercial, Portfólio & Inovação, e criar experiências únicas para nossos clientes”, afirma Marchini.

Robinson Marchini acumula uma vasta experiência como CTO no mercado financeiro, setor com alta demanda por tecnologia no país e será responsável por evoluir o posicionamento centrado no cliente da V8.

Para reforçar essa estratégia, a área de Delivery passa agora também a estar sob responsabilidade de Graci de Melo, fundadora e co-CEO da V8.Tech, juntamente com Vendas, Marketing, Portfólio & Inovação e Parcerias.

“Reforçar o time e integrar sob a mesma gestão trata-se de construir um verdadeiro ecossistema vibrante, onde as áreas com maior contato com os clientes e mercado possam ter voz e direcionamento comuns”, afirma Graci.

“Delivery tem que ser um laboratório vivo, gerando dados, aprendizados e oportunidades, enriquecendo continuamente nosso portfólio e a forma como entregamos valor para o cliente e para a empresa”, completa.

A V8.Tech é uma consultoria e integradora de soluções de TI, especializada na utilização de inteligência artificial para desenhar, implementar soluções digitais e gerenciar serviços que transformam a jornada digital de grandes empresas. Com 11 anos de atuação no mercado, possui mais de 400 colaboradores no Brasil e atua em projetos inovadores em toda a América Latina, recentemente recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação GPTW, como um dos melhores lugares para se trabalhar no país. Possui foco em negócio, parceria com os maiores players do mercado e utiliza de plataformas multicloud e ambientes privados para desenvolvimento e migração de aplicações, projetos DevOps, Big Data e Analytics, tudo com IA embarcada e acelerando projetos

V8.Tech
RPMA Comunicação

BRUNO BEREZIN É O NOVO CEO DA AUTOPASS

Executivo assume liderança com foco em escalar soluções tecnológicas para empresas de ônibus, operadores metroferroviários e governos

Bruno Berezin. Foto: Claudio Belli

A Autopass, referência em bilhetagem eletrônica e soluções tecnológicas para mobilidade, inicia um novo ciclo com a nomeação de Bruno Berezin como CEO. O executivo assume o desafio de expandir a atuação da empresa para novos mercados, fortalecer a liderança em soluções de bilhetagem e acelerar a digitalização do transporte público no Brasil.

Com mais de oito anos de trajetória na companhia, o executivo liderou áreas como Jurídico, Financeiro, Prevenção à Fraude, Inovação e Novos Negócios, o que proporcionou uma visão ampla da operação e dos desafios enfrentados pelo setor de mobilidade urbana. Agora, à frente da liderança executiva, Berezin assume o compromisso de fortalecer a presença da empresa em todo o território nacional, com soluções que conectem de forma eficiente as necessidades e dores do poder público, das empresas de ônibus, operadores metroferroviários e dos usuários finais.

“Bilhetagem e tecnologia não podem ser acessórios dentro dos sistemas de transporte. Nosso papel é ser parte da solução para uma tríade complexa - governo, empresas de ônibus e operadores metroferroviários, e o cidadão. E isso exige uma atuação transparente, escalável e orientada por resultados reais. Estamos aqui para resolver problemas, não para criá-los”, destaca Berezin.

Formado em Direito pelo Insper, com especialização em Direito Empresarial, Berezin é um dos líderes que ajudaram a estruturar a jornada de transformação digital da Autopass. Sob sua liderança, a empresa busca ampliar sua atuação junto a gestores públicos e operadores, oferecendo plataformas robustas e modulares que atendem às diferentes realidades urbanas do país.

Atualmente, a Autopass está presente em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará, com soluções que atendem mais de 190 estações de trilhos e cerca de 17 mil ônibus equipados com seus validadores. São mais de 2 milhões de transações processadas por dia em sistemas que garantem controle, eficiência e integração.

A chegada de Bruno Berezin à presidência da Autopass impulsionou uma reestruturação administrativa alinhada ao novo posicionamento da empresa. Como consequência, executivos foram alocados em posições estratégicas para fortalecer essa nova fase, em um movimento que também valoriza talentos internos com profundo conhecimento do negócio.

O novo time executivo da Autopass fortalece a capacidade da empresa de escalar soluções modulares para diferentes contextos urbanos, consolidando sua posição como referência em bilhetagem eletrônica na América Latina. Presente em mais de 53 municípios brasileiros, de norte a sul do país, com operações que vão de Belém (PA) a Santana do Livramento (RS), a empresa segue em plena expansão.

“A mobilidade urbana exige sistemas de transporte cada vez mais transparentes, que gerem confiança para todos os elos da cadeia: poder público, operadores metroviários e empresas de ônibus, e usuários finais. A Autopass é parte ativa dessa solução, entregando plataformas que dão visibilidade, controle e eficiência para a operação. E nada disso seria possível sem o time que está por trás dessas entregas. Valorizar as pessoas é fundamental para seguirmos inovando com responsabilidade e propósito”, conclui o executivo.

A Autopass é uma empresa brasileira entre as maiores da América Latina em soluções de mobilidade e bilhetagem eletrônica. Com mais de 15 anos de atuação, tem como missão revolucionar e facilitar a experiência dos passageiros de diversas regiões do país. Pioneira na implementação de sistemas com cartões inteligentes, bilhetes digitais QR Code e um aplicativo próprio, a Autopass expandiu sua atuação para incluir serviços financeiros, benefícios em saúde e um programa de recompensas que beneficiam diretamente seus clientes para além do transporte público

Autopass
Giusti Comunicação

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

LÍDER AVIAÇÃO FECHA PARCERIA COM A BETA TECHNOLOGIES PARA TRAZER eVTOLS E eCTOLS AO BRASIL

Empresa será representante exclusiva da fabricante americana e anuncia encomenda de aeronaves elétricas com foco em mobilidade aérea sustentável

A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, anuncia sua entrada oficial no segmento de aeronaves elétricas com a assinatura de uma parceria estratégica com a norte-americana Beta Technologies, referência global no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis.

O acordo posiciona a Líder como representante de vendas exclusiva da Beta no Brasil, além de centro de serviços autorizado para os modelos da fabricante. A parceria também confirma a aquisição de três aeronaves e uma encomenda de mais 50 opções de compra para sua frota própria.

A empresa revelou nesta segunda-feira (04) os detalhes do acordo que deve inaugurar uma nova era na aviação executiva nacional, com foco em soluções de transporte mais limpas, silenciosas e acessíveis.

“Depois de anos estudando o mercado de aeronaves elétricas, optamos por uma parceria com a Beta pela robustez da tecnologia, pela maturidade do projeto e pelo alinhamento com nossa visão de futuro. É um marco para a aviação no Brasil”, afirma Júnia Hermont, CEO da Líder Aviação.

A Líder irá comercializar dois modelos da Beta:

•⁠ ⁠CX300 (eCTOL): aeronave totalmente elétrica de decolagem e pouso convencionais

•⁠ ⁠ALIA 250 (eVTOL): aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais

Os modelos estão em fase final de desenvolvimento e certificação junto à FAA, e com a ANAC acompanhando o processo no Brasil. A entrega das primeiras unidades está prevista após a homologação internacional.

Entre os diferenciais do ALIA 250 está o design com quatro rotores verticais independentes e uma hélice horizontal evitando o sistema tilt-rotor, considerado mais complexo e menos eficiente. A aeronave também oferece zero emissão de carbono, por ser 100% elétrico, sistema de carregamento rápido e portátil compatível com a infraestrutura elétrica já existente em aeroportos brasileiros e cockpit com dois assentos, facilitando treinamentos e operação inicial com pilotos.

A operação inicial está em fase de estudo, mas contempla diversas aplicações possíveis: voos shuttle entre aeroportos, rotas urbanas e regionais, transporte aeromédico, entrega de cargas e voos corporativos sob demanda.

“O eVTOL é complementar à frota de helicópteros e aviões convencionais. Ele abre novas rotas, com menor custo operacional e menor impacto ambiental, especialmente em áreas urbanas”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas da Líder Aviação.

A parceria também prevê treinamento de pilotos e equipes técnicas, inicialmente fora do país, com transferência posterior para o Brasil.

A entrada da Líder no segmento reforça seu compromisso com inovação e sustentabilidade, pilares estratégicos da companhia nos últimos anos. “A aviação elétrica veio para ficar. Acreditamos que esse movimento vai transformar o acesso à mobilidade aérea e tornar o setor mais eficiente, seguro e ambientalmente responsável”, completa Júnia.

O anúncio será aprofundado durante a LABACE 2025, quando a Líder apresentará aos visitantes detalhes técnicos dos modelos e as próximas etapas da operação no Brasil.

Líder Aviação
Focal # Comunicação

RICARDO RIBEIRO É O NOVO CIO DA MOVECTA

Diretor chega para ampliar o processo de transformação digital da companhia

Ricardo Ribeiro

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, anuncia a chegada de Ricardo Ribeiro como novo diretor de TI. O executivo é formado em Tecnologia da Informação pela FATEC de Santos (SP) e pós-graduado em Capacitação Gerencial pela USP.

O profissional soma 25 anos de experiência, com passagens por grandes empresas como Mosaic Company, Nestlé, Peugeout – Citröen e PwC, atuando em tecnologia, produtos digitais e inovação.

O novo diretor chega à frente da recém-criada diretoria de TI, com o desafio de acelerar o programa Movecta 2030, criado com o objetivo de implementar mudanças de alto impacto, passando pela aquisição de novos equipamentos, máquinas e tecnologias, ajudando a suportar o avanço da companhia em seu processo de constante transformação digital.

O profissional também inicia seus trabalhos com a tarefa de fortalecer a cibersegurança, elevar a excelência em serviços e criar um ambiente de inovação com propósito, que desenvolva pessoas e construa um futuro mais integrado e sustentável. “Quero contribuir para o constante desenvolvimento tecnológico de nossas operações e garantir que sejam realizados com segurança e eficiência. Essas inovações devem fazer com que nosso trabalho seja cada vez mais eficiente e assertivo”, ressalta Ricardo. “Contribuir com o Movecta 2030 é essencial para alcançar esses objetivos. Esse plano facilita os nossos esforços em sempre buscar o avanço tecnológico de nossos processos”, finaliza.

A Movecta é um dos maiores operadores logísticos do mercado brasileiro. Com 70 anos de história, suas operações estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São oito unidades operacionais e um escritório administrativo, sendo quatro terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadros de área disponível. Única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país, a companhia se destaca ainda por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A empresa é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste. A Movecta possui operações de transporte por todo o território nacional, movimentando diferentes perfis de cargas, em resposta às particularidades e aos altos níveis de serviço exigidos no mercado. Também conta com modernas instalações de armanezagem, equipadas com tecnologia e processos eficientes, garantindo a integridade e segurança dos produtos. A expertise da empresa em projetos logísticos a permite transformar a complexidade em simplicidade e flexibilidade, integrando a cadeia logística e comércio exterior de forma única e inovadora para solucionar as demandas específicas de diversos segmentos de mercado

Movecta
ConteúdoInk Comunicação

LICIANI MORAIS ASSUME COMO DIRETORA DE FINANÇAS DA CIMENTO APODI

Nova liderança reforça o compromisso da companhia com valor sustentável, governança e inteligência de dados

Liciani Morais

Liciani Morais assume a Diretoria de Finanças da Cimento Apodi, empresa de referência na produção de cimento, concretos e argamassas, com a missão de integrar finanças à estratégia da companhia, impulsionando a criação de valor sustentável com foco em governança, eficiência e inteligência de dados.

Entre seus principais desafios estão a consolidação de processos financeiros robustos, o suporte decisivo às decisões estratégicas e o fortalecimento da previsibilidade e da performance organizacional. Em sua atuação, Liciani promoverá a colaboração entre áreas, fomentando uma cultura orientada a resultados, responsabilidade e transparência.

“Sua experiência será fundamental para acelerar a transformação cultural da Cimento Apodi, contribuindo para o crescimento responsável da empresa com visão de longo prazo e foco na geração contínua de valor. Tendo como um pilar indispensável a colaboração entre áreas”, destaca Sergio Mauricio, CEO da Apodi.

“Assumo este novo desafio com entusiasmo e senso de responsabilidade. Acredito no poder da integração entre finanças e estratégia para impulsionar decisões mais inteligentes, sustentáveis e orientadas ao longo prazo. Meu compromisso é contribuir para uma cultura de eficiência, transparência e geração de valor contínuo para todos os stakeholders da companhia. Prezando sempre pela colaboração e centralidade nas pessoas”, destaca a nova diretora financeira da Apodi.

Executiva com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Liciani atuou em grandes corporações com foco na gestão financeira estratégica para o crescimento sustentável. Com forte liderança e vivência em ambientes desafiadores, possui expertise em Controladoria, Orçamento, Custos, Governança e Gestão Administrativa, liderando budgets, forecasts e business plans. Liderou projetos de viabilidade econômico-financeira na Mob Telecom e DelRio e conduziu iniciativas na Construtora Passarelli e atuou em projetos estratégicos no Grupo Iquine. Atua junto à alta liderança, transformando dados em inteligência estratégica, com forte atuação em reestruturação de processos, redução de custos e ganhos de eficiência. Tem MBA pela FGV, com formações no Insper, Saint Paul, Fundação Dom Cabral, MIT e Deloitte.

Cimento ApodiIdealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental

Cimento Apodi
AD2M

CUMMINS IMPULSIONA A EQUIDADE EM ÁREAS TÉCNICAS COMO PATROCINADORA OFICIAL DO WE LOCAL CAMPINAS 2025

Líder em tecnologia de energia protagoniza a primeira conferência internacional da Society of Women Engineers (SWE) no País, com representantes brasileiras que compartilharão trajetórias de impacto, diversidade e visão estratégica dos negócios.

A Cummins Inc. reforça seu compromisso com avanços estruturais em equidade de gênero e inclusão de mulheres no setor técnico ao participar, como patrocinadora oficial, do WE Local Campinas 2025 — a primeira conferência da Society of Women Engineers (SWE) realizada nos moldes internacionais no País. O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), e faz parte de uma série global de conferências apoiadas pela líder em tecnologia de energia, que estabeleceu, em 2025, o patrocínio oficial para todas as edições regionais do WE Local ao redor do mundo.

Com programação técnica, feira de carreiras e sessões de impacto, a conferência celebra a força das mulheres em áreas técnicas e reforça o papel das empresas na construção de ambientes mais diversos, inovadores e inclusivos. A cidade de Campinas foi escolhida por seu ecossistema robusto de pesquisa, inovação e educação técnica, cenário ideal para conectar mulheres da engenharia com as oportunidades do futuro.

Perspectivas que inspiram

Três colaboradoras brasileiras da Cummins foram selecionadas para integrar a programação do WE Local Campinas 2025. Cada uma compartilhará experiências e reflexões com base em suas vivências profissionais e trajetórias, abordando temas essenciais para a transformação do setor e dos negócios: liderança feminina em redes de apoio, tecnologias sustentáveis na geração de energia e interseccionalidade na inclusão de pessoas com deficiência.

e/d: Débora Lima Davanzo, engenheira de Conformidade do Produto; Geovanna Oliveira Silva, assistente de Vendas Off-Highway; e Tássia Tavares, supervisora de Conformidade de Produto

A supervisora de Conformidade de Produto na Cummins Brasil, Tássia Tavares, conduzirá uma Spot Session com o tema “Liderando uma nova afiliada: do planejamento à realização”, em que compartilha sua experiência à frente da criação de uma afiliada da SWE na Região Metropolitana de São Paulo.

Durante a apresentação, a supervisora trará relatos sobre o processo de criação da afiliada, desde os primeiros movimentos de articulação e engajamento até a formalização junto ao headquarter da SWE nos Estados Unidos. Com base em sua própria vivência, ela abordará os desafios enfrentados nesse percurso e a importância de se criar espaços estruturados onde mais mulheres e meninas possam se envolver com a engenharia. A sessão também destaca como a construção de redes de apoio de mulheres, baseadas no conceito de “uma sobe e puxa a outra”, tem potencial de impulsionar o desenvolvimento de lideranças, ampliar a representatividade em áreas técnicas e estimular a colaboração entre empresas, universidades e profissionais.

A engenheira de Conformidade do Produto na Cummins Brasil, Débora Lima Davanzo, apresentará a palestra “Transição energética e descarbonização na geração de energia”, na qual compartilha uma visão técnica sobre os caminhos para uma matriz energética mais limpa e eficiente.

A apresentação discorrerá sobre a evolução do controle de emissões de poluentes no mercado de geração de energia e o desenvolvimento de produtos voltados à redução de impacto ambiental, considerando a viabilidade técnica e a segurança energética. A palestra mostrará que é possível aliar compromisso ambiental com soluções escaláveis e acessíveis, promovendo uma transição energética realista e conectada às especificidades de cada mercado. Débora também buscará despertar o interesse das participantes nas áreas que apoiam a transição energética e a reforçar importância de mulheres integrarem deste movimento, alinhado com o propósito da SWE de fortalecer a atuação feminina em áreas técnicas.

Com uma abordagem inspiradora, Geovanna Oliveira Silva levará ao palco do WE Local Campinas 2025 a palestra “Em busca por reconhecimento: como transformei obstáculos em oportunidades”, na qual compartilhará sua trajetória como mulher com deficiência e engenheira, atuando em áreas técnicas e ambientes predominantemente masculinos. Atual assistente de Vendas Off-Highway na Cummins Brasil, Geovanna transforma sua vivência pessoal e profissional em um convite à reflexão sobre inclusão, visibilidade e representatividade real.

Ao longo da apresentação, ela discorrerá sobre os desafios enfrentados desde a infância, marcados por barreiras físicas e estruturais, e como sua formação técnica no Senai foi determinante para conquistar autonomia e se enxergar como protagonista da própria jornada. Sua transição para a engenharia e, mais recentemente, para a área comercial — onde hoje atende grandes clientes da indústria — reforça que pessoas com deficiência têm potencial para atuar em todos os níveis e funções. Em seu relato, ela reflete sobre interseccionalidade e meritocracia real, quebrando tabus com leveza e autenticidade.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PORTO ITAPOÁ CRESCE ACIMA DA MÉDIA NACIONAL E CONSOLIDA POSIÇÃO ENTRE OS MAIORES DO BRASIL

Terminal aparece como o 3º maior movimentador de contêineres do país, atrás apenas do complexo portuário de Santos e do Porto de Paranaguá

O Porto Itapoá encerrou o mês de julho com resultados expressivos: foram movimentados mais de 73 mil contêineres e cerca de 60 navios operados, consolidando a segunda maior movimentação mensal do ano, atrás apenas de abril, quando o Terminal ultrapassou 73 mil unidades. O desempenho mantém a média de aproximadamente 72 mil contêineres por mês em 2025 e reforça a consistência do Terminal em volumes operacionais elevados.

De janeiro a julho, o Porto Itapoá já movimentou cerca de 500 mil contêineres, o que representa um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2024. O número de navios operados também subiu 17% no comparativo anual. Esses avanços são resultado de investimentos contínuos em tecnologia, infraestrutura e na qualificação das equipes, reforçando o compromisso do Terminal com a excelência operacional e a eficiência logística.

Desempenho se destaca no cenário nacional

O crescimento do Porto Itapoá também se reflete no ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que divulgou os dados consolidados do setor referentes ao período de janeiro a maio de 2025. No levantamento, o Porto Itapoá aparece como o terceiro maior movimentador de contêineres do Brasil, atrás apenas do complexo portuário de Santos e do Porto de Paranaguá. 

Na comparação com o mesmo período de 2024, o Terminal catarinense registrou um crescimento de 32,5%, desempenho muito acima da média nacional, que foi de 8,35%. O resultado evidencia o protagonismo de Itapoá no cenário portuário brasileiro e sua capacidade de crescer de forma consistente e sustentada.

Gates batem recorde com segurança total

Além dos recordes nos volumes de contêineres, o mês de julho também marcou a maior movimentação mensal da história nos Gates do Porto Itapoá, com mais de 57 mil transações, uma média diária de cerca de 1.860 movimentações. O recorde anterior havia sido registrado em março deste ano, com pouco mais de 54 mil transações.

Mais importante que o volume, no entanto, é o fato de que nenhum incidente ou acidente foi registrado nas operações de Gate durante esse período. Esse resultado reforça o alto padrão de segurança, controle e organização dos processos logísticos do Terminal, mesmo sob demanda intensa.

Para o CEO do Porto Itapoá, Ricardo Arten, os resultados demonstram a consolidação do Terminal como referência em eficiência e inovação. “Temos investido constantemente em infraestrutura e tecnologia, mas, acima de tudo, em pessoas. O desempenho que alcançamos é fruto de um trabalho conjunto de excelência operacional, atenção ao cliente e foco em soluções logísticas inteligentes.”

Com localização estratégica no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá segue se destacando como um dos terminais mais modernos e competitivos da América do Sul.

Porto Itapoá
Logos Conexão e Conteúdo

sábado, 2 de agosto de 2025

"VOZES DO FOGO", NOVA EXPOSIÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA, INVESTIGA AS DUALIDADES VISUAIS E SIMBÓLICAS NAS PINTURAS DE ANA HERTER

Mostra reúne pinturas que transformam imagens jornalísticas sobre queimadas em reflexões poéticas e simbólicas sobre trauma, desejo e transformação

Exposição Vozes do Fogo, de Ana Herter. Foto: Jaime Acioli

O que pode emergir depois da fumaça? Entre os dias 5 de agosto e 21 de setembro, a Casa Fiat de Cultura exibe a mostra “Vozes do Fogo”, da artista Ana Herter, natural de Porto Alegre e que reside no Rio de Janeiro, onde consolidou-se artisticamente. A exposição apresenta 10 pinturas, em pequenos e grandes formatos, que exploram os limites entre a destruição e a potência transformadora do fogo. A exposição foi escolhida no 8º Programa de Seleção da Piccola Galleria e terá sua abertura marcada por uma visita mediada com a artista no dia 5 de agosto, às 19h, na Casa Fiat de Cultura. Toda a programação é gratuita.

A série de trabalhos que integra a exposição “Vozes do Fogo” foi desenvolvida pela artista Ana Herter durante os últimos anos, em momentos de intensas reflexões sobre a vida e os desastres ambientais. Formada em Biologia e com trajetória artística desenvolvida entre cursos livres e práticas de ateliê, a artista parte de imagens fotojornalísticas, especialmente registros de queimadas, para criar uma poética visual marcada por atmosferas densas e silenciosas. Suas obras não apenas retratam, mas interrogam a imagem e seus significados.

O fogo, nos trabalhos de Ana Herter, deixa de ser apenas um agente de destruição e se torna metáfora de desejo, memória e transformação. “Minha intenção não é reproduzir uma foto, mas criar uma proposta a partir dela. Eu não queria que fossem imagens que provocassem horror ou devastação, mas que despertassem sensações, camadas, pulsações internas”, afirma a artista.

Em vez de se limitar ao discurso político, a exposição amplia a reflexão para o campo simbólico e inconsciente. A artista se apropria da estética das fotos jornalísticas, normalmente suas cores saturadas e enquadramentos dramáticos, como ponto de partida para uma investigação pictórica sobre o que queima, o que sobra e o que pode renascer. “Para mim, a chama representa o desejo de coisas melhores. O fogo não é só destruição, ele também aquece, ilumina e transforma”, reflete Herter.

Exposição Vozes do Fogo, de Ana Herter. Foto: Jaime Acioli

Para o curador da exposição, Shannon Botelho, as pinturas de Ana Herter criam uma espécie de atmosfera na qual o que se vê não revela, de imediato, o que se quer dizer. “Assim como nos terrenos marcados pelo fogo, é só após a dissipação da fumaça que se torna possível dimensionar a extensão do dano ou da revelação. As imagens que ela constrói anunciam, em silêncio, verdades que se mostram aos poucos, como brasas que ainda ardem sob a superfície”, completa.

A exposição "Vozes do Fogo” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis, da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamentos, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. A mostra tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Abertura

Para marcar a abertura da exposição, no dia 5 de agosto, terça-feira, às 19h, a artista Ana Herter realiza uma visita mediada à exposição. O encontro será uma oportunidade para o público conhecer de perto o processo criativo da artista, as camadas poéticas de suas obras e as reflexões que atravessam a mostra. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pela Sympla.

Ana Herter

Ana Herter é natural de Porto Alegre, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. É formada em Biologia pela UFRGS. A partir dos anos 1990, inicia estudos teóricos e práticos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), e tem aulas particulares com artistas e teóricos. Começou a desenvolver o próprio trabalho, no seu ateliê, a partir de 2000. A técnica inicial foi o desenho em grafite, crayon e aquarela, devidamente desenvolvida e explorada. Depois, passou para a pintura em tinta acrílica, utilizada até hoje.

Piccola Galleria

A Piccola Galleria é um espaço destinado a artistas da cena contemporânea e foi criado em 2016 com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. Os artistas são selecionados por uma comissão de especialistas, que, nesta 8ª edição, contou com Genesco Sousa, professor da Escola de Design da UEMG, artista e pesquisador; Maria Eduarda Marques, curadora independente, doutora em história social da cultura e escritora; e Iuri Sarmento, artista visual. O processo foi realizado virtualmente, de modo a facilitar a inscrição de pessoas de todo o Brasil. No total, mais de 200 trabalhos foram enviados.

A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Além de Ana Herter, outros cinco artistas foram selecionados na 8ª edição e terão seus trabalhos exibidos na programação de 2025/2026.

As exposições selecionadas contam com ações do Programa Educativo, desenvolvidas em conjunto com a curadoria de cada mostra. São realizadas visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, e a mediação é feita com recursos de acessibilidade, para ampliar o acesso do público e a visibilidade dos artistas.

Nas sete edições já realizadas, o Programa de Seleção da Piccola Galleria apresentou o trabalho de 40 artistas, abrigou mais de 450 obras e recebeu um público de 500 mil pessoas. A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em Braille e atendimento em libras. Mais de 100 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari e outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.

Serviço
Exposição “Vozes do Fogo”, de Ana Herter, na Casa Fiat de Cultura
Período expositivo: 5 de agosto a 21 de setembro de 2025
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Tour virtual no site (www.casafiatdecultura.com.br)

Visita mediada à exposição com a artista Ana Herter  
5 de agosto de 2025, às 19h  
Inscrições gratuitas pela Sympla

Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita

Casa Fiat de Cultura    
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG   
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento  
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h    
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações    
Casa Fiat de Cultura (www.casafiatdecultura.com.br)     
casafiatdecultura@stellantis.com    
facebook.com.br/casafiatdecultura    
Instagram: @casafiatdecultura    
X: @casafiat    
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura
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EU TENHO HABILITAÇÃO PARA CONDUZIR BONDE. E VOCÊ? Por chicolelis*

Citadis Tram - VLT Rio de Janeiro

No dia 15 de março de 2011 eu subi a bordo de um Citadis Tram, semelhante ao VLT que circula pelo Rio de Janeiro, com a diferença que meu embarque aconteceu em La Rochelle, no “campo de provas” da Alstom, uma das sedes da empresa na França. Estava lá para conhecer os planos da empresa para o que no Brasil, conhecemos popularmente como “trem bala”, que deveria estar aqui para a Copa do Mundo de 2014. Conduzi o "bonde" por cerca de 500 metros, o que me garantiu o Diploma fornecido pela Alstom, conforme foto do mesmo.

Meu diploma

Ocorre que, durante a coletiva, ao responder uma pergunta que eu fiz, (a distância de São José do Rio é menor que 300 km) descobriu-se que pelos planos do nosso governo, não haveria possibilidade de instalar aqui o trem de alta velocidade. Isto porque a ideia brasileira era do trem sair de São Paulo, passar por Campinas, São José dos Campos e, só dali, seguir em direção ao Rio de Janeiro. Não haveria condição técnica, em razão da grande inclinação exigida para atender a esse trajeto. Por isso, a coletiva foi encerrada.

Bem, quem sabe um dia, teremos por aqui o Avelia, que é o modelo da Asltom para o seu trem de alta velocidade, que no mercado norte-americano é conhecido por Avelia Liberty. Existe também o Avelia Horizon, de dois andares, também de alta velocidade.

Além do “bonde” que circula pelo Rio de Janeiro e dos trens pelo Metrô de São Paulo. La Rochelle também é conhecida por um dos portos de onde saiu a primeira leva de imigrantes para o Mississippi, nos Estados Unidos, liderado por René-Robert Cavelier em 1684. Mas o grupo acabou se estabelecendo no Texas. Mas os franceses de La Rochelle foram para Os Estados Unidos e lá tiveram grande participação na colonização da cidade de New Orleans (que se pronuncia como está escrito e não como New Orlins como muitos usam), fundada em 1718, ficando conhecida como capital da Louisiana francesa, em homenagem ao rei Luis XIV.

Como era uma possessão francesa, foi comprada pelos Estados Unidos em 1803, durante o governo francês de Napoleão.

Voltando ao nosso trem bala

Apesar do projeto nunca ter saído do papel, ainda existe no Brasil a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), criada em 2012 e que hoje está incorporada à Valec, outra estatal ferroviária, formando uma única empresa, a Infa S/A. Segundo informações da Imprensa, são 76 funcionários.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

CESSNA SKYCOURIER SERÁ DESTAQUE NA LABACE APÓS DEMONSTRAÇÃO POR NOVE CIDADES BRASILEIRAS

O modelo, que é um dos mais comentados no Brasil ultimamente, estará pela primeira vez no evento

A TAM Aviação Executiva, representante autorizada de vendas no Brasil da Textron Aviation Inc., expõe na LABACE o primeiro Cessna SkyCourier em operação da América Latina. O evento ocorre de 5 a 7 de agosto, no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.

Depois de uma série de apresentações de sucesso em nove cidades brasileiras – Manaus (AM), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Vitória (BA) e São Paulo (SP) – o Cessna SkyCourier aterrissa na LABACE 2025, onde ficará em exposição estática durante o evento.

“Estamos felizes de sermos o primeiro país de toda a América Latina a apresentar ao mercado de aviação executiva uma aeronave que agrega valor a diversas missões, graças a sua capacidade de carga e versatilidade. E é ainda mais especial poder expor a aeronave pela primeira vez na LABACE. Trazer essa novidade para a feira reforça nosso compromisso em apresentar soluções robustas, eficientes e alinhadas às necessidades do mercado brasileiro, que é exigente e desafiador, principalmente por conta da nossa dimensão continental,” destaca Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.

Cessna SkyCourier

O turbo-hélice bimotor de asa alta Cessna SkyCourier oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos e atende tanto às operações dedicadas ao transporte regional de pessoas quanto às destinadas ao transporte de grandes volumes de carga. É ideal para frete aéreo, passageiros (capaz de levar até 19 pessoas) e operadores de missões especiais.

O modelo é alimentado por dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC e apresenta a McCauley Propeller C779, uma hélice de alumínio de quatro pás de 110 polegadas, para serviço pesado e confiável. O SkyCourier é operado com aviônicos Garmin G1000 NXi e atinge uma velocidade máxima de cruzeiro de 210 kts (389 km/h). O SkyCourier tem um alcance máximo de 920 NM (1.704 km). A aeronave possui uma grande porta e uma cabine de piso plano, além de alta capacidade de carga útil.

Vale destacar que, com menos de um mês de operação no Brasil, o SkyCourier já é um dos modelos mais comentados no país. Para saber mais sobre o modelo, clique aqui.

TAM Aviação ExecutivaNúmero 1 na comercialização de aeronaves executivas, a TAM Aviação Executiva foi constituída há mais de 60 anos sob o nome de Táxi Aéreo Marília. Atua no Brasil como representante exclusiva da Cessna desde 1982; da Bell, desde 2004; da FlightSafety International, desde 2003; e da Beechcraft, a partir de 2016. É considerada a maior representante de vendas da Bell e da Textron Aviation no mundo. A empresa oferece o mais versátil e abrangente portfólio de produtos da aviação geral no país, com destaque para o nosso Centro de Serviços (o maior da América Latina para aeronaves executivas), hangaragem e atendimento doméstico e internacional, vendas de treinamento, administração, gerenciamento e fretamento de aeronaves

TAM Aviação Executiva
Insight Net