quinta-feira, 9 de julho de 2015

FÓRMULA TRUCK.
TREINOS COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA EM GOIÂNIA.

Pilotos trabalham para acertar os caminhões para a quinta etapa da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Corrida será domingo às 13 horas no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia.


Os motores dos caminhões da Fórmula Truck começam a roncar forte nesta sexta-feira no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. A partir das 11 horas será disputado o primeiro treino livre da quinta etapa da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Este treinamento terá os mesmos 60 minutos do segundo e último do dia, marcado para às 14 horas. Os dois primeiros contatos dos pilotos com a pista servem para fazer os acertos iniciais para a corrida deste domingo às 13 horas.

O terceiro treino livre acontece no sábado, mas das 9h às 9h45. Este treinamento define as posições dos pilotos para, às 14 horas, começar o classificatório. Os que terminarem nas posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º etc) integram o Grupo A enquanto os que encerrarem os trabalhos nos postos pares (2º, 4º, 6º, etc) formam o Grupo B. A série A entra na pista a partir das 14 horas e terá 15 minutos para definir os cinco mais velozes. Os pilotos do Grupo B treinam, pelos mesmos 15 minutos, a partir das 14h30 e também lutam pelos cinco primeiros lugares.

Os dez mais velozes, cinco do Grupo A e cinco do B, se classificam para o Top Qualifiyng, que com 10 minutos de duração, a partir das 15h05, e decidem a quinta pole position da temporada. Até agora, em quatro etapas, somente Paulo Salustiano, vice-líder do Campeonato Brasileiro, conseguiu quebrar a hegemonia de Felipe Giaffone, o líder, nas poles. Felipe marcou as três primeiras do ano (Caruaru, Campo Grande e Londrina) enquanto que Salustiano foi o mais veloz no Velopark, onde venceu de ponta a ponta.

Giaffone também está na frente no número de vitórias. Ele ganhou em Caruaru e em Londrina enquanto que Leandro Totti, o atual campeão da Fórmula Truck, venceu em Campo Grande e Salustiano no Velopark. De todos os pilotos o único a se manter entre os três primeiros desde a prova de abertura é o experiente Djalma Fogaça. Por esse motivo, Fogaça, primeiramente conhecido como Caipira Voador, mas agora chamado de Monstro, é o único a utilizar o restritor de potência em todas as etapas.

Criado em 2015 para dar mais equilíbrio ainda ao Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, o restritor é uma peça colocada na entrada de ar do turbo que reduz a potência dos motores dos três primeiros colocados na classificação geral. O líder Giaffone usa um com entrada de 74 milímetros, que tira cerca de 70 cavalos do motor do seu Volkswagen Constellation. Salustiano, que é o segundo, utiliza o de 76mm e deixa de usar algo em torno de 50 HP do motor do seu Mercedes-Benz, e Fogaça o de 78 milímetros e perde 30 cavalos de potência. Com seu Ford, o Monstro foi o único a se manter entre os três primeiros em todas as etapas.

Caminhões de brinquedo


Para alegrar ainda mais a garotada de Goiânia e região, que participou do Truck Kids na quarta e na quinta-feiras, a Fórmula Truck apresenta outra boa novidade nesta quinta etapa da temporada. Lançado na corrida anterior, disputada no Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, estarão à disposição na loja, situada na parte interna do Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, os caminhões de brinquedo. A venda começa sexta-feira às 9 horas e se encerra domingo. A miniatura é de plástico e tem 33,5 centímetros de comprimento, 18 cm de altura e 16 de largura. Pelo jeito será difícil convencer os pais a deixarem o brinquedo na mão dos filhos, mas o principal objetivo deste lançamento é dar diversão às crianças, pois o minicaminhão tem detalhes em dourado, inclusive as quatro rodas, também feitas de plástico. Quem é fã da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul não pode perder! O preço é R$ 49,90.

Entrevista coletiva dos líderes da Fórmula Truck


Também nesta sexta-feira, às 9 horas, no Autódromo de Goiânia, será promovida uma entrevista coletiva com os três primeiros colocados do campeonato e a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. Os jornalistas devem confirmar presença pelo email: miltonalves@formulatruck.com.br. Será servido um café da manhã para todos os presentes e serão sorteadas quatro voltas rápidas no caminhão da Fórmula Truck, que serão dadas logo em seguida à entrevista coletiva.

Venda de ingressos


Os ingressos também podem ser comprados pela internet, através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na próxima sexta-feira, dia 10 de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 de julho (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 12 de julho), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 10 de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Para facilitar a retirada é preciso levar o número do pedido.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (12/7), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região de Goiânia, nas revendas Bridgestone - veja listas abaixo - ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

Postos Petrobras com venda de ingressos para a Fórmula Truck - Goiânia e região.


Posto Petroenge (Posto - 4) - Av. T 4, 123 esquina c/ T 12 - Setor Bueno - Goiânia; (62) 3095-7122; P.2000 Ltda - AV T-9, 5059; Goiânia - (62) 3247-2060; Auto Posto Santa Luzia Ltda (Leste III) - Av. Prof. Venerando de Freitas Borges, 77 - Sta. Genoveva; Goiânia - (62) 3095-4900; Posto Asa Delta (Aeroprest) - Av. Santos Dumont, 310 - Setor Santa Genoveva - Goiânia - (62) 3207-1112; P.Aldeia Ltda - Av. Vera Cruz 2223 - Jardim Guanabara - Goiânia- (62) 3207-3536; Posto Leste - Av. Anhanguera, 3121 - Setor Universitário - Goiânia- (62) 3095-4900; Auto Posto Padua Ltda - Av. Assis Chateaubriand, 1399 - Str. Oeste - Goiânia - (62) 8416-9131; Posto Sabadin II - Av. Brasil, 688 - Jd. da Luz - BR 153 - Jardim da Luz - Goiânia - (62) 3249-5697; A.P.Sidney Ltda - Rod.BR 153 - Km 32 S/N - Terezópolis de Goiás - (62) 3348-1274; Auto Posto do Ratinho Ltda - R 85, 1049 Qd F - 25 Lt 100 E - Goiânia - (62) 3520-57; Gepe Com. de Deriv. de Petróleo Ltda - Av Anhanguera, 1860 - Vila Moraes - Goiânia - (62) 3945-4343; Auto Posto Drim Ltda - Av. Anhanguera, 10500 - Bairro Aeroviário - Goiânia - (62) 3945-3389; Perimetral Der De Petr Ltda - Av Perimetral Norte, 1360 - Goiânia - (62) 3092-1533; Posto Radial Ltda - Av. Quarta Radial, 1014 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - (62) 3945-5103; A.P. Jamel Cecílio Ltda - Av. 136 C/ Rua 65 - QD. B 26 -N 33- Jd. Goiás - Goiânia - (62) 3092-5777; Super Posto Brasil Ltda - Av. Paraniaba, 1285 - Centro - Goiânia - (62) 3092-1555; Auto Posto C-4 Ltda - Av. C-4, Qd. 38 Lt. 24 - Jardim América - Goiânia - (62) 3942.1144; Auto Posto Cadilacc Ltda Av. São Paulo, S/N - Vila Real - Aparecida de Goiânia - (62) 3549-6187; Petro e Lima Com. Varej. Com. Ltda - Av. Terceira Radial, Qd. 117 Lt. 17 - Str. Pedro Ludovico - Goiânia - (62) 7813-9343; Posto A 1 Ltda - Ed. Av. Perimetral, 10770 - loteamento Goiânia 2 - Goiânia - (62) 9203-3946 e (62) 3922-1733; Posto Alpha - Ltda - R. Araguapaz s/n-Alphaville Flamboyant - (62)9233-5773 e (62) 3246-0599; Lagos Dourados Com. Petr. Ltda - Av. Liberdade QD 70 S/N Lts 112/113 - St. Garavelo - Aparecida de Goiânia - (62) 3945-2849; A. P. Ateneu Ltda - Av. Engler, 220, Jd Mariliza - Goiânia - (62) 3092-8383; Posto Mendes Ltda - Av. C-17, 660, S.Sudoeste - Goiânia - (62) 3287-7362; Viena A. P. Ltda - Av. Rio Verde, 4758 - Vila Rosa - Goiânia - (62) 3289-7119; A. P. PA Ltda - R. José Bail/Av. Abel C -31 QD 22 LT 1 - Sta. Cidade Goiânia - (62) 3295-6767; AMC Com.Deriv. De Pet Ltda. - Av. Sergipe QD.11 - A LT.1/2, 333, Setor Campinas - Goiânia - (62) 3293-4069; P. Jaburu Ltda. - R.CP13 QD.CP13 LT.28/29, 25, Celina Park - Goiânia - (62) 3247-3214; Ferreira Com. Deriv de Pet. - Rod. BR153/060, S/N, Zona rural - Terezópolis de Goiás - (62) 9974-1900; Auto Posto T2 - Av.T 2 qd 70 Lote 05 - Setor Bueno - Goiânia; Lagos Dourados Com. Petr. Ltda - Av. Liberdade QD 70 Lts 112/113 - Setor Garavelo - Aparecida de Goiânia - (62) 3945-2849; Sobrinho A P Ateneu Ltda - Av. Engler, 220 - Jd Mariliza - Goiânia - (62) 3092-8383; Posto Mendes Ltda - Av C 17 , 660 - Setor Sudoeste - Goiânia - (62) 3287-7362; Auto Posto PA Ltda - Av. Rio Verde 4758 - Vl Rosa - Goiânia - (62) 3289-7119; AMC Com. Deriv. de Pet. Ltda - Av. Sergipe qd 11 A Lt 1/2, 333 - Setor Campinas - Goiânia - (62) 3295-6767; P. Jaburu Ltda - R. CP 13 QD 13 Lote 28/29, 25 - Celina Park - Goiânia - (62) 3293-4069. Posto Consolação Ltda - Avenida Anhanguera, 1143 - Setor Esplanada Anicuns - Goiânia; Auto Posto Universitário - Av. Universitária, 1390 - Vila Santa Isabel - Anápolis; Posto Pimenta Peixoto - Av. 83, 45 - Setor Sul - Goiânia; Posto Rodão - Av. Pará/Senador Jaime, 653 - Campinas - Goiânia.

Revendas Bridgestone em Goiânia e região.


Pneulândia - Av. Anhanguera, 7206, Setor dos Funcionários - Goiânia - (62) 3240-5454; Pneulândia - Av. Anhanguera, 11751, Bairro Ipiranga - Goiânia - (62) 3271-2611; Pneulândia - Av. T-63, 841, Setor Bueno, 74230-105 - Goiânia - (62) 3255-6460; Suécia Veículos - Rod BR 153, Km 515, Lt 01A Retiro de Bosque - Aparecida de Goiânia; Suécia Veículos - Rua 2, Nº 1014, Qd.T-1, Lt-01 Vila Moraes - Goiânia.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144.

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
12 de julho - Goiânia (GO)
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves 
13-3299-1144 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

MARCOPOLO LANÇA CINCO NOVOS ÔNIBUS PARA ESTIMULAR MERCADO.

A Marcopolo lançou nesta terça-feira (7) em sua unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, cinco novos modelos de ônibus. O objetivo é aproveitar o momento de fraca demanda do mercado para apresentar veículos mais modernos, seguros e confortáveis e, assim, estimular os clientes a promoverem a renovação de suas frotas, em busca de maior eficiência e produtividade.

Os novos fomos são, o rodoviário Paradiso 1350, que complementa a Geração 7; o intermunicipal Ideale, e os urbanos Novo Torino Express (articulado), Novo Torino Low Entry (piso baixo) e Novo Torino com motor traseiro.

Esta não é a primeira vez que a empresa, ao contrário das tendências de mercado, investe e lança novos ônibus em situação de vendas menores. Em, 2009, durante a crise econômica mundial, a Marcopolo lançou a Geração 7 de rodoviários, que se transformou em grande sucesso de vendas, no Brasil e inclusive no exterior, sendo amplamente exportado.

Desde 2008, a Marcopolo promoveu o lançamento de mais de 100 novos modelos em todo o mundo. Isto dá a média de um novo produto por mês. São desde ônibus especialmente desenvolvidos para outros países e mercados, como também modelos para cidades brasileiras, sobretudo para os sistemas BRTs.

Novo Paradiso 1350



O Marcopolo Paradiso 1350 possui como diferenciais o maior espaço para bagagens – 1.350 cm de saia lateral e a maior capacidade volumétrica do mercado, com mais de 20,5 metros cúbicos – novo interior, com novas poltronas, porta-focos e toalete, e foi desenvolvido especialmente para oferecer às necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias.

O Paradiso 1350 completa a família de rodoviários da Geração 7 da marca – Viaggio 900, Viaggio 1050, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1600 Low Driver e Paradiso 1800 Double Decker – e oferece as mesmas características dos outros modelos da Geração 7, como elevado padrão de conforto, segurança e ergonomia, além do acabamento futurista, identidade da empresa, para o transporte de passageiros e o design arrojado.


Projetado e desenvolvido pela engenharia da fabricante, da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, o novo modelo é o primeiro a oferecer as novas poltronas fabricadas pela Marcopolo, mais ergonômicas e confortáveis, além de novos revestimentos internos, porta-focus e um novo toalete.

Novo Ideale, a opção para linhas intermunicipais e fretamento.



A Marcopolo amplia a sua linha de ônibus rodoviários e intermunicipais e lança o Novo Ideale. O objetivo da fabricante é oferecer um veículo com diferenciais em conforto e design (Novo DNA Marcopolo), bem como facilidade de operação. O foco é a aplicação nos segmentos de linhas intermunicipais e fretamento, bem como linhas regulares de média e curtas distâncias.

O Novo Ideale foi concebido com base nos mais recentes conceitos de fabricação, que permitem a otimização de sua estrutura com melhor aproveitamento do espaço interno, elevação da rigidez estrutural, além de conferir mais conforto, segurança, ergonomia e menor custo operacional. Com diferenciais que agregam valor, o modelo foi desenvolvido para complementar a já conceituada linha de rodoviários, com os modelos Paradiso, Viaggio, Audace e o Senior rodoviário.

Projetado para oferecer ainda mais conforto, segurança e ergonomia para o transporte de passageiros, o veículo é 50mm mais largo que o atual e possui novo design, com LEDs nas luzes de direção, nova grade dianteira com padrão “colmeia”, grades inferiores do para-choque dianteiro injetadas e farol de neblina como opcional.

Marcopolo amplia família de urbanos Torino

Com os lançamentos do Torino Express, Torino Low Entry e Torino com motor traseiro, a Marcopolo completa a sua família de ônibus urbanos do modelo Torino, a de maior sucesso no mercado brasileiro em todos os tempos. Os novos modelos, junto com o tradicional Torino de motor dianteiro, ampliam as opções para os operadores do transporte coletivo urbano, que vão desde um veículo com baixo custo operacional para as aplicações severas, até mais sofisticados para atender a todas as necessidades do transporte coletivo, do serviço convencional até o sistema BRT.

São quatro diferentes modelos: Torino motor dianteiro, Torino motor traseiro, Torino Low Entry e Torino Express articulado. “O objetivo é oferecer aos nossos parceiros a melhor solução, de acordo com as características do seu negócio/serviço. Desde o consagrado Torino com motor dianteiro, o modelo de menores custos de aquisição e operação, até o Torino Express articulado, com capacidade para mais de 130 passageiros”, salienta Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo.

Segundo Corso, os novos modelos Torino Express articulado, Torino com motor traseiro e Torino Low Entry permitem à empresa oferecer opções para a aplicação em vias segregadas básicas e sistemas BRT. 

Novo Torino Express Articulado



Com comprimento total de 20 a 23 metros, o Torino Express articulado foi desenvolvido para atender tanto ao padrão de vias segregadas básicas quanto dos sistemas BRT. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. Também conta com novos conjuntos óticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano.

O Torino Express foi concebido para oferecer conforto e segurança aos passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador em relação aos modelos exclusivos para sistemas BRT, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. 

O novo Torino Express possui como diferenciais a maior largura interna, com 2,55m, que permite amplo espaço para circulação, mais conforto aos que operam o veículo e segurança. Internamente, possui iluminação interna em LEDs, poltronas City ergonômicas com novos apoios de cabeça (opcional), que facilitam a movimentação dos passageiros, e a opção de poltronas com encosto alto.

Para oferecer padrão mais elevado de acessibilidade, o Torino Express conta com cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais, elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes. Também possui novo sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). Todos esses itens, de acordo com as normas da legislação vigente. 

Para garantir maior conforto térmico e acústico, o modelo possui insuflador de ar para o motorista e o cobrador, e novo janelão com sistema de captação de ar mais eficiente. A posição do motorista também foi redesenhada, com ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.

No salão de passageiros, o veículo ganhou nova decoração e novo assoalho dividido em painéis removíveis e pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso sem a necessidade de remoção das poltronas. O resultando é o menor custo de manutenção e facilidade de limpeza, que também se aplica em todos os revestimentos da carroceria.

Novo Torino Low Entry


O Novo Torino Low Entry tem concepção robusta, elevada confiabilidade e excelente relação custo/benefício, atributos reconhecidos pelos operadores/empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Atende a todas as exigências dos sistemas de transporte existentes no País e no exterior, e é equipado com suspensão pneumática e piso baixo, o que facilita o acesso para todos os passageiros, sem a necessidade de elevador, e proporciona maior velocidade nas operações de embarque e desembarque, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Com comprimento de até 13,3 m e largura de 2,60 m, possibilita a colocação de mais poltronas, sem perda da área de circulação e do espaço interno. Desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, está entre os mais avançados já fabricados no Brasil e tem capacidade para transportar até 90 passageiros, sendo 49 sentados e 41 em pé. Conta ainda com poltronas preferenciais para portadores de necessidades especiais, idosos e/ou gestantes, uma poltrona para obeso e um posto para cadeirante.

O modelo pode ser equipado com sistema de ar-condicionado, poltronas com encosto de cabeça, descansa-braços e descansa-pés, e lixeiras no salão de passageiros. Para maior segurança, pode receber ainda sistema de gerenciamento de frota, sistema de iluminação interna em LEDs e equipamentos audiovisuais com dois monitores de 19 polegadas em LCD e sirene de marcha à ré.

Novo Torino Motor Traseiro



O Novo Torino com motor traseiro possui as mesmas características técnicas do Novo Torino com motor dianteiro e apresenta como diferencial importante melhor conforto termoacústico. A Marcopolo desenvolveu para este modelo um novo sistema de isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura ambiente do salão de passageiros.

Por ter piso baixo, o Novo Torino motor traseiro ainda facilita o acesso dos passageiros, sem a necessidade de instalação de elevador para os usuários com mobilidade reduzida ou cadeirantes.

Fotos: Gelson da Costa.

Secco Consultoria de Comunicação
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ZF TRW FORNECERÁ SUA PRÓXIMA GERAÇÃO DE CÂMERAS ÀS PRINCIPAIS MONTADORAS EUROPEIAS EM 2018.

A ZF TRW assinou os primeiros contratos de fornecimento de seu sistema de câmeras da próxima geração – a família S-Cam4 – para as principais montadoras europeias.

O lado direito da foto mostra o campo de visão da câmera atual da ZF TRW. Para comparação: o lado esquerdo mostra o desempenho aprimorado da nova TriCam4 com lente tripla.

“Essa família totalmente escalável de câmeras foi projetada para atender às exigências legais cada vez mais rigorosas com relação às tecnologias dos sistemas avançados de assistência ao motorista (DAS, na sigla em inglês), promovendo o desenvolvimento para a condução automatizada”, declara Peter Lake, vice-presidente executivo de vendas e desenvolvimento de negócios da ZF TRW. “Estamos muito satisfeitos em iniciarmos o fornecimento dessas avançadas câmeras à primeira montadora europeia em 2018.”

A família S-Cam4 inclui uma versão mono-câmera com lente única, baseada em uma caixa padrão e um pacote mecânico projetado para cumprir os protocolos de teste, como a frenagem automática de emergência acionada pelo pedestre (AEB – do inglês Automatic Emergency Braking) do Euro NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos) e os novos potenciais requisitos, incluindo um teste do AEB com uma bicicleta cruzando o trajeto. A inovadora família de câmeras ainda abrange uma versão premium com lente tripla TriCam4 que suporta funções avançadas de condução semiautomatizada.

A próxima geração do equipamento com lente única tem como base a recém-lançada mono-câmera S-Cam3, sendo que a câmera com lente tripla inclui uma lente telefoto para melhor capacidade sensorial de longa distância e uma lente fisheye (olho de peixe) para perto. Essa combinação é ideal para funções avançadas de condução semiautomatizada, como o Highway Driving Assist e o Traffic Jam Assist. A família S-Cam4.x será equipada com o processador de imagens EyeQ4 da Mobileye e algoritmos para identificação de objetos, juntamente com algoritmos de controle longitudinal e lateral da ZF TRW para melhorar ainda mais o desempenho das aplicações DAS premium e semiautomatizadas.

“Oferecendo os mais avançados desenvolvimentos de processamento e algoritmo, a mono-câmera S-Cam4 representará o que há de melhor dos dois mundos em termos de acessibilidade e desempenho, sendo que a versão TriCam proporcionará a melhor performance para funções de condução semiautomatizada”, conclui Lake. 

MM Editorial 
Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini 
simone@mmeditorial.com.br
11 2941-7568

Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo. Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014. Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%.  O slogan “Motion and Mobility” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca. Acesse: www.zf.com.

CNH INDUSTRIAL É UMA DAS 100 EMPRESAS MAIS INOVADORAS NO BRASIL.


A CNH Industrial foi reconhecida como uma das 100 mais inovadoras pelo ranking Inovação Brasil, conquistando o 5º lugar na categoria Bens de Capital e 30º no ranking geral. O resultado confirma a liderança que a companhia, bem como suas marcas, exerce no domínio das novas tecnologias, com projetos pioneiros em todos os segmentos em que atua. Além disso, reforça o comprometimento da companhia com a busca contínua pela inovação, pesquisa, desenvolvimento e máxima qualidade de seus produtos.

Promovido por uma ação conjunta entre o jornal Valor Econômico e a consultoria Strategy, o estudo avaliou as maiores empresas do país, com faturamento superior a R$ 750 milhões, e analisou quatro grandes critérios: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado. As empresas classificadas são as que mais geram valor por meio de novos produtos, processos, modelos de negócios e serviços. Todas elas carregam a inovação no DNA de suas estratégias de negócios. Após o resultado do ranking, pôde-se notar que o setor de bens de capital é um dos que mais investem no país.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto da CNH Industrial, Carlos Visconti, representou a empresa na premiação, promovida ontem (06/07), em São Paulo (SP). Segundo ele, é uma satisfação para a CNH Industrial ser reconhecida em um ranking tão importante. “A verdadeira inovação é aquela que atende às expectativas dos clientes. Para isso, na América Latina, a empresa conta com seis centros de pesquisa e desenvolvimento e mais de 400 engenheiros dedicados. Trabalhamos dia a dia para melhorar ainda mais os equipamentos, buscamos inovar sempre, aumentar a produtividade e otimizar os custos", conclui Visconti. 

Agência Ideal
Carla Medeiros
carla.medeiros@agenciaideal.com.br
(31) 8743-5889
Eriana Souza
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Sobre a CNH Industrial: CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) é líder global no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, uma ampla gama de produtos e presença mundial. Cada uma das marcas individuais que pertencem à companhia é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; Case e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; Iveco para veículos comerciais; Iveco Bus e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Veículos de Defesa para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões. Mais informações estão disponíveis no website da empresa: www.cnhindustrial.com.

FIAT COMEMORA 39 ANOS DE BRASIL COM MODERNIZAÇÃO DA PLANTA E COLEÇÃO INSPIRADA EM AUTOMÓVEIS HISTÓRICOS.

A fábrica de Betim terá uma das maiores e a mais moderna cabine de pintura do mundo, com capacidade para processar 180 carrocerias por hora ou 950 mil por ano. A cabine terá 500 metros de comprimento e é uma das maiores obras de construção civil em curso em Minas Gerais.



A Fiat Automóveis completa, nesta quinta-feira (9), 39 anos de atividades no Brasil e, para comemorar a data, lança uma coleção de camisetas inspirada em seus modelos clássicos, que marcaram a história do automóvel no país. Além disso, a fábrica de Betim, primeira fora do cinturão industrial paulista, passa por um processo de modernização para produzir veículos cada vez mais adequados às novas exigências do consumidor.


A edição limitada das camisetas comemorativas, idealizada pela Fiat Fashion, reúne 13 estampas que contam um pouco da história do Fiat 147, Stilo, Tempra, Uno Mille, além do Palio, que teve sua primeira versão lançada em 1996 e, desde o ano passado, está no primeiro lugar do pódio. O Palio foi o campeão de vendas no Brasil em 2014 e, neste ano, de janeiro a junho, já teve comercializadas 62.757 unidades, mantendo-se na liderança do mercado nacional.

A picape Fiat Strada é outra campeã de vendas e também está presente na estampa da nova coleção de camisetas, já à venda por meio do site www.fiatfashion.com.br. Primeira no ranking de comerciais leves desde 2000, a picape compacta trouxe para o mercado importantes novidades em seu segmento, como as cabines estendida e dupla, além da terceira porta.

Ao longo de sua atividade no Brasil, a Fiat acumula a liderança de vendas por treze anos. Em 2015, mantém a dianteira no primeiro semestre, com 236.680 unidades vendidas e 18,6% de market share. “Buscamos ser líder não apenas em volume, mas principalmente em resultados. O desempenho alcançado nesses 39 anos de história nos coloca no caminho certo. Seguimos confiantes de que o mercado brasileiro tem um potencial muito grande no longo prazo e por isso continuamos investindo na modernização da fábrica da Fiat em Betim, no desenvolvimento de novos produtos, no aperfeiçoamento de processos, em sistemas e em recursos humanos para podermos tirar o máximo proveito das oportunidades que ainda surgirão neste país”, afirma Cledorvino Belini, presidente da FCA – Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina. 

Modernização


A FCA, resultado da fusão entre os grupos Fiat e Chrysler em outubro de 2014, está em meio ao maior ciclo de expansão em suas operações no Brasil. A fábrica da Fiat em Betim, inaugurada em 9 de julho de 1976, está passando por um amplo processo de modernização, com investimento de R$ 7 bilhões no período de 2011 a 2016.

Além de ser a maior fábrica da FCA no mundo, a planta de Betim também é a mais complexa: produz em quatro linhas de montagem 16 modelos diferentes, que se desdobram em mais de 120 versões. Opera ao todo com 64 mil peças diferentes que são trazidas dos quase 300 fornecedores por aproximadamente 1,6 mil caminhões diariamente, sendo que cerca de 25% dessas peças chegam através do sistema JIS (just in sequence), como bancos, para-choques, painel de instrumentos e outros.

Como parte do processo de modernização da planta, a área de prensas recebeu, em 2011, duas linhas de alta cadência Komatsu. As prensas de alta cadência são capazes de dar 16 golpes por minuto, o dobro da velocidade das prensas convencionais. Outra vantagem é o tempo para troca dos estampos, que é de apenas três minutos, em comparação com os 45 minutos necessários nas linhas convencionais. No total, a área de prensas conta com 2,2 mil estampos, consome 45 mil toneladas de aço e produz 115 mil peças mensalmente.

Novos robôs foram inseridos na linha de produção, trazendo tecnologia de ponta e mais precisão para a fabricação de automóveis Fiat. Eram 238 robôs em 2013, número que salta para 619 neste ano, chegando a 974 em 2016. Além disso, para melhorar a logística interna da planta, foram instalados transportadores aéreos de peças e componentes entre os galpões, facilitando a integração entre as diversas áreas.

Por fim, a fábrica de Betim terá uma das maiores e a mais moderna cabine de pintura do mundo, com capacidade para processar 180 carrocerias por hora ou 950 mil por ano. A cabine terá 500 metros de comprimento e é uma das maiores obras de construção civil em curso em Minas Gerais.

Com estas obras e investimentos, a Fiat está cada vez mais preparada para projetar, desenvolver e produzir veículos modernos e inovadores, que atendam às novas exigências do consumidor.

Sustentabilidade


A Fiat de Betim foi a primeira fábrica de automóveis do país a conquistar a ISO 14001, em 1997. Essa certificação é reconhecida internacionalmente e atesta a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Como resultado da ISO 14001, a planta registra, desde 1994, redução em indicadores como geração de resíduos, consumo de água e de energia por veículo produzido. A redução da geração de resíduos chega a 55% e a redução de água foi de 68% desde a implantação do SGA.

Em 2011, desafiando a complexidade fabril que envolve cerca de 30 mil pessoas que circulam dentro da fábrica, a empresa certificou-se em OSHAS 18001, de saúde e segurança, destacando-se as contínuas reduções de taxas de frequências de acidentes, além de uma política de prevenção de doenças e adoção de ferramenta-modelo na saúde ocupacional, o IQS (Índice de Qualidade de Saúde).

Em 2013, a empresa alcançou outro importante marco: a conquista da ISO 50001, de gestão de energia. A Fiat foi a primeira fabricante de automóveis da América Latina a obter essa certificação, resultado de contínuos investimentos para melhoria do desempenho energético da planta de Betim. A energia economizada entre 2012 e 2014 seria suficiente para abastecer 790 mil residências/mês. Com essa redução, 22 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas. A geração de energia renovável com a instalação de placas solares nos galpões e de postes de iluminação com placas fotovoltaicas também fez a diferença. A energia gerada com essas tecnologias equivale ao consumo de 600 residências/mês. Desde a implementação do Sistema de Gestão Ambiental, em 1994, a Fiat reduziu em 51% o consumo de energia por veículo produzido.

E os avanços em sustentabilidade não param por aí. A FCA está investindo R$ 4 milhões na modernização do complexo de tratamento de efluentes da planta da Fiat em Betim, reduzindo o consumo de água. A meta é ampliar o índice de recírculo de água para 99,4% – um recorde no setor.

A preocupação com o meio ambiente também se reflete nos produtos, com veículos cada vez mais eficientes e com menor emissão de CO2. O Novo Uno Evolution, lançado no ano passado, foi o primeiro automóvel nacional com o sistema Start&Stop, capaz de reduzir em até 20% o consumo de combustível no trânsito das grandes cidades.

A Fiat foi a primeira indústria automobilística a instalar-se fora do cinturão industrial paulista, impulsionando o desenvolvimento da região – compromisso que também está fortemente presente no Árvore da Vida, programa social reconhecido por organismos internacionais como a ONU e que já beneficiou mais de 21 mil moradores do Jardim Teresópolis, comunidade localizada em frente à fábrica de Betim. Para comemorar os 10 anos do Árvore da Vida e aprofundar ainda mais as raízes no Jardim Teresópolis, a FCA iniciará a construção de uma sede própria do programa, que vai funcionar como um centro cultural e educacional, de múltiplos usos e focado no desenvolvimento das pessoas e do território.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles

DANA COMEMORA 68 ANOS DE ATIVIDADES NO BRASIL.


No próximo dia 10 de julho, a Dana comemora 68 anos de atividades no Brasil. A empresa, fundada em 1947, em Porto Alegre, por Ricardo Bruno Albarus, é hoje uma das mais importantes do setor automotivo nacional e destacou-se, ao longo de sua história, por ser uma das precursoras da indústria automobilística brasileira.

Segundo Raul Germany, country manager da Dana para o Brasil, esta é uma data muito importante para a companhia no País, um de seus principais mercados globais. “A trajetória da empresa nesses 68 anos é a inspiração para o futuro que sonhamos e batalhamos, com crescimento, resultados e conquistas”, salienta Germany.

“Pode parecer estranho falarmos em crescimento e realizações em um momento delicado como o que vivemos em nosso País e na indústria em especial. Mas devemos justamente aproveitar este momento de reflexão para buscar no nosso passado nem tão distante os exemplos de superação que tanto precisamos para nos inspirar e fortalecer”, enfatiza o executivo.

“Como latino-americanos e brasileiros, tivemos anos bons, outros nem tanto. Mas sempre são anos de muito trabalho, de dedicação, de investimento, de confiança no nosso potencial como equipes, empresa, cidade, estado, país. Já passamos por períodos piores do que este. E a crise por mais difícil, sempre nos traz oportunidades para crescimento, para ajustes na busca pela eficiência e competitividade que nos darão uma base mais confiável para que possamos, de fato, fazer jus ao nosso potencial, tamanho e capacidade”, finaliza Raul Germany.

A Dana produz no Brasil eixos dianteiros não-tracionados, traseiros, eixos cardans e componentes de suspensão que a posicionam como o único fornecedor completo de driveline para veículos comerciais na América do Sul. A operação brasileira iniciada há 68 anos foi o primeiro investimento feito pela Dana fora dos Estados Unidos e se concretizou como um dos mais importantes e expressivos no continente. Hoje, a fabricante possui plantas em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP), que empregam cerca de 2.150 colaboradores. Além do Brasil, conta, na América do Sul, com operações na Argentina, Colômbia e Equador, no total de 3.550 pessoas.

Berço da indústria automobilística brasileira


O imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus plantou a pedra fundamental e ajudou a erguer os alicerces do que hoje é conhecido no Brasil por Dana. A oficina de precisão ganhou porte e se desenvolveu junto com o estabelecimento da indústria automobilística no Brasil. A associação com a então Spicer Manufacturing - Fundada em 1904, depois Dana, veio graças à qualidade com que foi atendido um pedido de 1.000 cruzetas para o incipiente - e cheio de potencial - mercado de reposição brasileiro. 

A parceria para transferência de tecnologia evoluiu para o primeiro investimento estrangeiro da Dana fora dos EUA. Em pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus e constituiu-se, a partir dos anos 70, em um dos mais importantes fornecedores de autopeças para as montadoras de veículos instaladas no País.

Em 1993 se iniciava um processo de alinhamento global e gradativamente o nome Dana ganhou destaque no mercado, aliando a sua imagem à das demais operações espalhadas pelo mundo, mas mantendo vivos no Brasil o nome e o espírito da Albarus, como sinônimo de qualidade, confiança e tradição. Alicerçada no pioneirismo, a Dana segue investindo na evolução tecnológica para oferecer produtos que contribuam para os objetivos de sustentabilidade de seus clientes, sempre com respeito ao meio ambiente.

A Dana é líder mundial no fornecimento de tecnologias de linha de transmissão, vedação e gerenciamento térmico que melhoram a eficiência e o desempenho de veículos com motorizações convencionais e de energia alternativa. Atendendo três mercados primários - de veículos de passageiros, veículos comerciais e equipamentos fora de estrada - fornece aos fabricantes mundiais de equipamentos originais e ao mercado de reposição componentes produzidos localmente e suporte de serviços, por intermédio de uma rede de cerca de 100 instalações de engenharia, manufatura e distribuição.

Sediada em Maumee, Ohio, a empresa emprega cerca de 23.000 pessoas, em 25 países e seis continentes. Em 2014, a Dana gerou vendas de US $ 6,6 bilhões.

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AES ELETROPAULO INSTALA USINA FOTOVOLTAICA NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES.

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a AES Eletropaulo acaba de instalar uma usina de geração de energia elétrica fotovoltaica, no Palácio dos Bandeirantes. 

Ao todo, são 262 painéis fotovoltaicos, com capacidade de 310W (watts) cada, abrangendo uma área de 500 m².

Também foram modernizados os sistemas de iluminação do local, com a substituição de luminárias, reatores e lâmpadas. No total, são 1.884 pontos que contam com lâmpadas fluorescentes, mais econômicas do que as incandescentes. Para se ter uma ideia, estas últimas convertem entre 5% e 10% da energia que utilizam em luz, enquanto as fluorescentes chegam a 50% e 85%. Em todo o projeto, foi investido R$ 1.285 milhão.

Com isso, o Palácio terá uma economia de 730 MWh/ano (megawatts hora), o que equivale a 243 casas de famílias de três pessoas, com consumo de 250 KWh/mês (kilowatts hora).

Esse trabalho faz parte do Programa de Eficiência Energética da AES Eletropaulo, composto por ações de substituição de equipamentos e de conscientização para o uso adequado e sustentável da energia elétrica. O Programa atende à resolução 556/2013 da ANEEL, o qual determina que as empresas de energia elétrica destinem 0,5% de sua receita líquida à eficiência energética. Essas ações englobam desde clientes Baixa Renda até Corporativos e Públicos. 

AES Eletropaulo
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In Press Porter Novelli
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A AES Eletropaulo atua na região metropolitana de São Paulo, distribuindo energia elétrica para 24 municípios paulistas em uma área total de 4.526 km². Em consumo e faturamento, a empresa é a maior distribuidora de energia da América Latina, atendendo 6,8 milhões de unidades consumidoras e aproximadamente 20,1 milhões de pessoas. Acesse: www.aeseletropaulo.com.br.

IVECO.

 Com check-up gratuito, Iveco prioriza segurança do motorista durante mês do caminhoneiro.


Durante o mês de julho, o trabalho desenvolvido pelos milhares de caminhoneiros que ajudam de forma significativa o desenvolvimento do país ganha destaque. Para a unidade de pós-venda da Iveco, o mês dedicado aos condutores tem como foco a segurança dos motoristas. “Até 25 de julho vamos oferecer o check up gratuito de 15 itens ligados à segurança para todos que realizarem a troca de óleo e filtro numa concessionária”, explica Regina Barbosa, gerente de Marketing de Peças da Iveco.

Os itens incluídos pela fabricante no check up são:
Verificação das lâmpadas em geral;
Verificação das palhetas limpadoras;
Inspeção no ajuste do freio de estacionamento;
Verificação de vazamento de óleo;
Verificação de possíveis vazamentos de óleo do motor;
Verificação da bateria e da limpeza e fixação dos cabos;
Verificação dos níveis de fluidos do freio, embreagem e radiador;
Verificação do filtro antipólen;
Verificação de possíveis vazamentos no sistema de arrefecimento;
Verificação da pressão dos pneus;
Verificação da suspensão dianteira e traseira;
Verificação dos batentes das portas;
Verificação do funcionamento das janelas, acionamento elétrico ou manual;
Verificação da tampa do radiador;
Verificação da tampa do bocal de abastecimento de óleo.


Além de aumentar a segurança nas estradas, o check up ajuda a garantir o máximo de produtividade do equipamento. “São coisas simples, mas importantes”, observa a gerente. Por exemplo, se os faróis não estiverem em boas condições, eles podem prejudicar a visibilidade de outros motoristas, exemplifica. “Se os fluidos de freio ou da embreagem estiverem abaixo do ideal, além de sobrecarregarem o caminhão, podem causar paradas inesperadas, acidentes ou atrasar o frete”, finaliza Barbosa.

A iniciativa pretende estreitar o relacionamento com os clientes a partir de uma ação simples e positiva, mas que tem impacto direto na melhoria da rotina dos caminhoneiros. Além disso, o motorista que realizar o check up também levará para casa um baralho exclusivo da Iveco, para utilizar nas horas de descanso.

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca
marcelo@pg1com.com
Henrique Netzlaff 
henrique@pg1com.com
+55 41 3018 3377

Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

CAMINHÕES VOLKSWAGEN DELIVERY SÃO ESTRELAS DE CAMPANHA PREMIADA EM CANNES.

Os caminhões leves Volkswagen Delivery são as estrelas da mais nova campanha publicitária da MAN Latin America. Premiados no Festival de Cannes, onde receberam o Leão de Bronze na categoria “Press”, os anúncios Flores, Peixe e Sorvete mostram o Delivery como um verdadeiro estabelecimento comercial, transformando o baú do caminhão em uma floricultura, uma peixaria e uma sorveteria, tudo para destacar o conceito “Sob Medida” que faz da montadora a líder no mercado brasileiro de caminhões há 12 anos consecutivos.



Na campanha, criada em parceria com a agência Almap BBDO, os modelos da linha Delivery, que têm como principais clientes pequenos e microempresários, ganharam imagens produzidas e cheias de detalhes que reforçam suas qualidades.  “Com a campanha, buscamos reforçar a versatilidade da linha que já é sucesso de vendas”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora.


Líder há nove anos no segmento de caminhões leves no Brasil, a linha Delivery é composta por cinco modelos, de cinco a treze toneladas de peso bruto total. Sua cabine possui o melhor espaço interno da categoria e traz melhor visibilidade em saídas de aclives ou curvas, maior rapidez na tomada de decisão pelo motorista e facilidade para entrar e sair, proporcionando maior produtividade, além de segurança.


Os caminhões Delivery são conhecidos pela sua robustez e versatilidade e atendem a diversas aplicações, como baú carga geral, carga seca,  transporte de bebidas, plataformas de auto socorro, tanque de combustível, gás, entre outros que necessitem circular nas grandes cidades, com uma maior carga útil. Conta ainda com opções de entre eixos que atendem a legislação de São Paulo - VUC.

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

PORTO ALEGRE SEDIA DEBATE SOBRE INOVAÇÕES EM MÁQUINAS PARA A CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS, PROMOVIDO PELA SAE BRASIL.


Debater as inovações tecnológicas em máquinas e equipamentos para o desenvolvimento da malha rodoviária brasileira é a proposta do Simpósio SAE BRASIL de Máquinas para a Infraestrutura da Mobilidade 2015, que reunirá indústria, governo e construção civil nesta quarta-feira, 8 de julho, a partir das 13h na FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

Segundo Jandrei Goldschmidt, chairperson do encontro, que chega à terceira edição, entre as principais tendências do setor estão tecnologias em equipamentos que propiciam cada vez mais ganhos de produtividade, eficiência nos processos, segurança aos operadores, otimização no consumo de combustíveis e redução das emissões de ruídos e poluentes. “As tecnologias estão avançando de forma rápida. Hoje já temos disponíveis no Brasil as tecnologias mais avançadas, que contribuem para a qualidade na execução de obras de pavimentação de rodovias e mobilidade urbana no País”, afirma o executivo.

Elton Antonello, diretor regional da SAE BRASIL – Seção Porto Alegre, destaca que o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio tecnológico entre profissionais representantes do governo, empresas, universidades, associações de classe e outras instituições, assim como estudantes e demais interessados em contribuir para que as vias de tráfego, em especial rodovias, proporcionem maior segurança e conforto aos usuários. Além disso, a cadeia produtiva das empresas que compõem o segmento também exerce importante representatividade para o crescimento tecnológico nos cenários nacional e internacional.

Com os investimentos recentemente anunciados para retomar e avançar os projetos de infraestrutura no Brasil, nos quais se inclui o modal rodoviário, o Simpósio SAE BRASIL de Máquinas para a Infraestrutura da Mobilidade 2015 traz a proposta de reunir em um mesmo debate as projeções e expectativas de construtoras, governo e indústria de equipamentos frente à demanda e ao potencial de crescimento da malha rodoviária existente no País.

Programação


Organizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, o evento terá abertura com a palestra “Setor da Infraestrutura, a Tecnologia na Superação dos Desafios”, que será ministrada por Afonso Mamede, diretor de Equipamentos da Odebrecht e presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração).

Também estão previstos dois painéis temáticos, seguidos por sessões de debates. Entre os participantes do primeiro painel, “Cenários e Perspectivas do Setor Rodoviário”, estão Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do DNIT-RS (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte no Estado do Rio Grande do Sul); Nelson Sperb Neto, presidente do SICEPOT-RS (Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul); e Fábio Hirsh, gerente de Engenharia da Triunfo Concepa.

Integram o segundo painel, “Tecnologia, Máquinas e Equipamentos”, representantes das principais fabricantes como Rossano Biz Dendena, gerente de Produto Usinas de Asfalto da Bomag Marini LA, que fará a apresentação “Funcionalidade dos Acessórios em Usina de Asfalto Contínua”; Juliano Gewehr, especialista de Produtos e Aplicações da Ciber, que falará sobre “Novas Tecnologias e Aplicações em Pavimentação”; e Juliano Faé, gerente de Vendas da Ammann Latin America, que abordará o tema “Novas Alternativas e Tecnologias para Produção e Aplicação de Misturas Asfálticas”.

Também participará desse painel Anita Dedding, gerente divisional de Tecnologia Industrial da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e secretária executiva do IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos), com a palestra “Gestão da Inovação”.

O simpósio é patrocinado pelas empresas Ammann, Bomag, Ciber, John Deere e Garbinox. Também recebe o apoio da ACE (Associação Catarinense de Engenheiros), Aeder (Associação dos Engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), DNIT-RS, SICEPOT-RS, Sobratema, revista Grandes Construções e Triunfo Concepa.

“Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Programação completa


13h – Solenidade de abertura com Jandrei Goldschmidt, chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Máquinas para a Infraestrutura da Mobilidade 2015; e Elton Antonello, diretor regional da SAE BRASIL – Seção Porto Alegre.

13h15 – Palestra “Setor da Infraestrutura, a Tecnologia na Superação dos Desafios”, com Afonso Mamede, diretor de Equipamentos da Odebrecht e presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração). 

13h50 – PAINEL “CENÁRIOS E PERSPECTIVAS DO SETOR RODOVIÁRIO”, com Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do DNIT-RS (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte no Estado do Rio Grande do Sul); Nelson Sperb Neto, presidente do SICEPOT-RS (Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul); e Fábio Hirsh, gerente de Engenharia da Triunfo Concepa. 

14h50 – Debate mediado por Armando Morilha Jr., consultor da ANEOR (Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias). 


15h55 - PAINEL “TECNOLOGIA, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS” – Palestra “Gestão da Inovação”, com Anita Dedding, gerente divisional de Tecnologia Industrial da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e secretária executiva do IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos). 

16h20 – Palestra “Novas Tecnologias e Aplicações em Pavimentação”, com Juliano Gewehr, especialista de Produtos e Aplicações da Ciber. 

16h45 – Palestra “Funcionalidade dos Acessórios em Usina de Asfalto Contínua”, com Rossano Biz Dendena, gerente de Produto Usinas de Asfalto da Bomag Marini LA. 

17h10 – Palestra “Novas Alternativas e Tecnologias para Produção e Aplicação de Misturas Asfálticas”, com Juliano Faé, gerente de Vendas da Ammann Latin America. 

17h35 – Debate mediado por Rafael Marçal, sócio-diretor técnico do Ctvias (Centro Tecnológico de Infraestrutura Viária – Curitiba)

18h10 – Sessão de encerramento.

Serviço
Simpósio SAE BRASIL de Máquinas para a Infraestrutura da Mobilidade 2015
8 de julho de 2015, a partir das 13h.
FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul / Sala D1-100
Avenida Assis Brasil, 8.787
Sarandi, Porto Alegre.

Companhia de Imprensa 
Maria do Socorro Diogo
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br 
Sara Saar
sara@companhiadeimprensa.com.br 
(11) 4435-0000