quarta-feira, 29 de julho de 2015

FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN É INDICADA AO PRÊMIO TOP EDUCAÇÃO 2015 DA EDITORA SEGMENTO.

A Fundação Volkswagen foi indicada ao prêmio Top Educação 2015, realizado pela Revista Educação através da Editora Segmento que, pelo 7º ano seguido, premiará as empresas mais lembradas no setor de produtos e serviços do mercado educacional brasileiro. 

A Volkswagen concorre na categoria “Projetos Educacionais” com o projeto “Plataforma do Letramento”, que é um espaço para educadores com opções de ensino a distância e materiais de apoio sobre o tema educação. 


Próxima de completar seu 2º aniversário, a “Plataforma do Letramento” já possui mais de 14.000 educadores cadastrados. "É uma grande conquista para a Fundação Volkswagen ter um projeto educacional entre os melhores do País. Isso evidencia o reconhecimento da sociedade aos mais de 35 anos de atuação consistente e continuada da Volkswagen em favor da qualidade da educação pública no Brasil", disse o superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

Como próximo passo, a Fundação Volkswagen pretende tornar a Plataforma do Letramento ainda mais acessível, disponibilizando tecnologias que possam garantir que pessoas com deficiência também tenham acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio, vídeo ou texto. “Considerando tratar-se de uma ferramenta que pode ser acessada por qualquer pessoa, precisamos ter o cuidado para que também atenda ao público com necessidades especiais”, explicou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti. A Plataforma do Letramento foi desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – “CENPEC”.

Plataforma do Letramento


A “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br) leva ao público relevante conteúdo e reflexão sobre o ensino da língua no País. O portal, criado em parceria entre a Fundação Volkswagen e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), é um ambiente virtual de aprendizagem, aberto e gratuito, voltado aos educadores que trabalham com o ensino da leitura e da escrita. Entre as atividades oferecidas pelo portal, estão a formação on-line para educadores e voluntários, a organização de fóruns de discussão, além de atividades educativas, artigos, notícias e conteúdo multimídia, todos com foco em letramento.

O conteúdo é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas reconhecidos na área educacional. Além disso, a “Plataforma do Letramento” oferece os materiais pedagógicos completos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, democratizando esse conteúdo. E, apesar de ser direcionada principalmente a educadores e gestores, a “Plataforma do Letramento” também pode ser utilizada pelo público em geral, em trabalhos sociais e na educação dos filhos.

“Formação on-line”


A “Plataforma do Letramento” tem como um dos diferenciais a formação on-line, que oferece dois tipos de educação a distância: cursos que podem ser realizados virtualmente pelo público em geral e cursos híbridos (direcionados para educadores, com formação presencial e também a distância).

Na seção “Formação on-line”, o primeiro curso 100% a distância oferecido ao público em geral é do projeto “Entre na Roda”, que formou educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos. Em março de 2015, o “Aprendendo com Arte” também ganhou uma versão totalmente a distância, oferecendo mais vagas para professores de arte de todo o País.

“Acervo” e “Projetos” – Democratizando conhecimento


Navegando na “Plataforma do Letramento”, o internauta encontra a seção “Acervo” onde são oferecidos os materiais dos projetos “Aceleração da Aprendizagem”, “Aprendendo com Arte”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!”, da Fundação Volkswagen.

O “Acervo” conta ainda com biblioteca virtual, composta por artigos focados em letramento e temas relacionados, como alfabetização, políticas educacionais, educação infantil e ensino fundamental, entre outros, bem como sugestões de filmes, livros e sites. A área “Experimente”, também nessa seção, oferece dicas de atividades para professores usarem em aula, promovendo o letramento.

A seção “Projetos” traz informações e notícias sobre o andamento dos projetos “Aceleração da Aprendizagem”, “Aprendendo com Arte”, “Brincar” e “Entre na Roda”, que estão sendo oferecidos nos Estados de Bahia, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo, Pará, Paraná, São Paulo, Piauí e Sergipe.

Na seção “Em Revista”, o internauta encontrará notícias, agenda de eventos ligados à educação, como congressos e seminários, entre outros. A seção “Especiais”, produção de conhecimento em formato inovador, conta com publicações de autores renomados sobre letramento, aprofundando temas como conteúdo histórico e políticas públicas. O “Em Rede” oferece acesso a mídias sociais, como a página da “Plataforma do Letramento” no Facebook e no YouTube que constituem canais diretos com educadores de todo o País. Na área também serão promovidos debates virtuais com personalidades da educação.

Projetos da Fundação Volkswagen cujos materiais estão disponíveis na “Plataforma do Letramento”


Aceleração da Aprendizagem

O projeto “Aceleração da Aprendizagem” capacita educadores e gestores para enfrentar e diminuir a distorção idade-série, corrigindo o fluxo escolar. Isso significa deslocar momentaneamente alunos multirrepetentes das classes regulares do ensino fundamental para uma classe com número reduzido de alunos na qual serão trabalhadas individualmente as dificuldades de aprendizagem. Ao final de dois anos, espera-se que os alunos atendidos tenham ampliado suas habilidades e competências escolares e possam retornar para as classes regulares em idade adequada.

Aprendendo com Arte

O projeto Aprendendo com Arte promove o ensino da arte de forma aprofundada, didática e acessível a todos, como forma de inclusão cultural e social. Fornece formação semipresencial a educadores do ensino fundamental, gestores de escola, professores de artes e coordenadores pedagógicos. A previsão é que eles multipliquem os conhecimentos sobre artes para alunos de escolas públicas de seus municípios. A formação dos educadores tem duração de um ano, com encontros presenciais e a distância, que totalizam 85 horas de conhecimento sobre artes visuais. O Aprendendo com Arte em 2015 também ganhou uma versão à distância, oferecendo mais vagas para professores de arte de todo o País. Essa versão on-line é oferecida através da Plataforma do Letramento, ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen.

Brincar

O “Brincar” é um projeto de formação de educadores que atuam com crianças de até cinco anos em instituições de educação infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como eixo central. Oferece formação presencial e a distância para professores, auxiliares de ensino, gestores de escolas e de secretarias de educação.

Entre na Roda

Forma educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

Estudar pra Valer!

O “Estudar pra Valer!”, oferecido presencialmente até 2012, tem como proposta formar educadores do ensino fundamental para alcançar a melhoria na qualidade de aprendizagem dos estudantes, em especial das capacidades de leitura e escrita, de acordo com cada ano-série, no caso do ciclo I, ou independentemente das disciplinas, no caso do ciclo II.

Sobre a Fundação Volkswagen


A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, na melhoria do desempenho escolar, de leitura e produção de textos. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 19 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Em fevereiro de 2015, a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso ao oferecer o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” nas cidades de Sinop e Sorriso. Em abril, chegou ao Estado de Sergipe, ao oferecer o projeto “Aprendendo com Arte”, em Aracaju. Em 2015, os trabalhos também serão estendidos para os Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Até 2014, os Estados já atendidos no histórico de atuação da Fundação Volkswagen eram: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen se baseia no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo. As ações têm como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e fomentar o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda.

Cenpec


O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. O Cenpec busca, por meio do desenvolvimento de programas, projetos, estudos e pesquisas, contribuir com as políticas públicas educacionais para a melhoria da educação e o enfrentamento das desigualdades.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

CAFEICULTORES AUMENTAM LUCRO COM COLHEITA MECANIZADA SELETIVA.

Tecnologia das colhedoras Case IH ajuda a reduzir custos de produção e a melhorar valor agregado aos grãos.

Colheita de café em Minas Gerais. Foto: Luís Adolfo Fonseca Júnior.

Menos grãos no chão e mais lucro na comercialização do café. Essas foram as principais vantagens observadas pelo produtor rural Lucio Gondim Velloso ao trocar a colheita convencional pela colheita mecanizada seletiva. Ele tem 230 hectares plantados com as variedades Catuaí Amarelo e Vermelho no município de Carmo do Paranaíba, na região do cerrado mineiro.

Há quatro anos, Lucio começou a usar as colhedoras Coffee Express 200, da Case IH, para fazer a colheita seletiva, que hoje representa 80% da área plantada. Segundo o cafeicultor, na primeira etapa, a máquina passa com uma vibração menor das varetas e com maior velocidade de trabalho, colhendo entre 30% e 40% dos frutos. Desse total, apenas 10% estão verdes, contra 40% em uma colheita normal, feita no mesmo período. Na segunda etapa, 30 dias depois, com vibração maior das varetas, ele  colhe o restante.

Lucio percebeu que,  ao entrar na lavoura até 30 dias antes do que um processo convencional, a carga de frutos nas árvores diminui e, consequentemente , reduz a quantidade de grãos no chão. “Além de aumentar a janela de trabalho da fazenda, a qualidade do café colhido é maior e conseguimos um incremento de até 10% no preço do produto”, comemora.

De acordo com o professor Fábio Moreira, da UFLA (Universidade Federal de Lavras), referência em colheita mecanizada e seletiva do café, o lucro pode ser ainda maior. “Em comparação com a colheita manual, a tecnologia amplia  o lucro do produtor em até 15%, pois melhora a qualidade do café e reduz os gastos em até 67%, em média”, explica. Os resultados são baseados numa pesquisa feita pelo professor com a colhedora Coffee Express 200, da Case IH, e já foram apresentados em congressos internacionais na Costa Rica e na Colômbia.

Na Jodil Agropecuária, na região de Alfenas, sul de Minas Gerais, a colheita mecanizada seletiva é feita há uma década e abrange atualmente 70% dos 3.065 hectares plantados com café arábica. “Nos últimos dez anos, saímos de 25% para 35% de café cereja e nossa meta é chegarmos a 40% do produto, descascado”, afirma Luiz Carlos Marques, que gerencia as seis propriedades da empresa.

A Jodil tem 11 colhedoras Case IH e Marques planeja ampliar a frota para atingir a meta de colher nos próximos anos, até os meses de julho (quando ainda há grãos maduros nas árvores), mais de 70% da área plantada.

Assessoria de imprensa Case IH 
Página 1 Comunicação
Andrea Beller 
andrea@pg1com.com
(41) 9631-1892 

Sobre a Case IH: A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos Axial-Flow, colhedoras de cana, café e algodão, além de tratores de todas as potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. Case IH é uma marca da CNH industrial. Mais informações podem ser encontradas no site www.caseih.com.

TOYOTA ANUNCIA ALTERAÇÃO NA ESTRUTURA DO SEU QUADRO EXECUTIVO PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE.

Trabalhando para atingir a futura integração na América Latina e Caribe, a Toyota promoverá mudanças substanciais na estrutura do seu quadro executivo na região. As novas áreas de responsabilidades dos executivos se tornarão efetivas após a reunião com os investidores, prevista para o início de setembro.


Estrutura dos executivos e suas respectivas funções e responsabilidades


Luiz Carlos Andrade Junior, deixará a função de Vice-Presidente Executivo Comercial e Corporativo da Toyota do Brasil e assumirá o cargo de Coordenador-Chefe para a Região da América Latina e Caribe.

Hiroyuki Ueda que atualmente é o Vice-Presidente Executivo de Planejamento de Vendas da Toyota do Brasil, deixa o cargo e será o Vice-Presidente Executivo de Vendas e Pós-Venda da Toyota do Brasil.

Miguel Fonseca, atual Presidente do Toyota Financial Services para a Europa e África; será Vice-Presidente Executivo de Marketing, Planejamento de Vendas e Produto, Relações Públicas e Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil.

“Eu estou empolgado por agora estarmos aptos a utilizar a grande experiência do Andrade na indústria automotiva para integrar, fortalecer e expandir nossa presença na região da América Latina e Caribe. Com essa mudança, Miguel Fonseca trará para a área comercial da Toyota sua experiência acumulada em vários mercados europeus e uma nova perspectiva para o mercado brasileiro”, afirma Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.  

Com base nessas mudanças, a Toyota reforça seu comprometimento com o crescimento sustentável e com a futura melhoria em seus produtos e serviços na região.

Toyota do Brasil  
George Costa e Silva – Gerente de Relações Públicas
gcostaesilva@toyota.com.br 
Erick Boccia – Chefe de Imprensa 
(11) 4390-4168
eboccia@toyota.com.br
Heloisa Ribeiro 
(11) 4390-4092 
hribeiro@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Rafael Borges
(11) 4390-4177
raborges.printerpress@toyota.com.br
Leandro Volcov 
(11) 4390-4094
lvolcov.printerpress@toyota.com.br
Kelly Buarque 
(11) 4390-4018 
kbuarque.printerpress@toyota.com.br

A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP) e um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Lon dres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil

terça-feira, 28 de julho de 2015

MERCEDES-BENZ OFERECE PEÇAS E SERVIÇOS DE PÓS-VENDA COM CONDIÇÕES ESPECIAIS EM TODA REDE DE CONCESSIONÁRIOS.


A Mercedes-Benz está promovendo uma campanha nacional que oferece aos clientes da marca uma excelente oportunidade para manutenção de seus caminhões. Até dia 30 de novembro, o cliente terá a oportunidade de adquirir pacotes de manutenção a preços competitivos, que incluem peças genuínas e mão de obra especializada, além da qualidade e da garantia de 12 meses da Mercedes-Benz.

Em parceria com a Rede de Concessionários, essa ação proporciona a alternativa de parcelamento em até 3 vezes, facilitando assim, o acesso dos clientes ao mais amplo portfólio de produtos e serviços de Pós–Venda do mercado.  

“A campanha é dirigida tanto às empresas de transporte, quanto aos profissionais autônomos”, diz Enilson Martins, gerente de marketing de peças e serviços da Mercedes-Benz do Brasil. “Queremos atrair os clientes para as oficinas da nossa Rede, incrementando as vendas de peças genuínas e serviços, bem como o relacionamento dos concessionários com os mais diversos públicos potenciais”.

Campanha está voltada para caminhões acima de 3 anos


“Pacotes de manutenção com preços imperdíveis” – este é o conceito da campanha, que oferece pacotes de peças e serviços para proprietários de caminhões acima de 3 anos, nos diversos segmentos de leves, médios, semipesados e extrapesados.

A ação promocional está focada em pacotes de peças e mão de obra, entre eles: amortecedor dianteiro, amortecedor traseiro, bomba d’água RENOV, embreagem RENOV, lonas de freio dianteiras, lonas de freio traseiras e troca de óleo e elementos de filtros.

Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
Edgar Bertini  
Edgar.bertini@daimler.com
11 4173-7557 

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

NÃO CAIU A FICHA.

Aparentemente, muitos não se deram conta de que a situação brasileira neste 2015 é calamitosa. Em todos os sentidos. A falta de confiança e credibilidade nas instituições é inibidora de reações positivas. No âmbito federal, as crises se sucedem e não se vislumbra a obtenção de consenso. O reflexo em toda a Nação é manifestamente desolador. Queda crescente e acelerada de arrecadação, empresas cerrando as portas, engrossa a fila dos desempregados. A inflação galopa, o dólar avança. Ninguém detém a receita para a retomada do desenvolvimento, no ritmo que o Brasil precisaria para superar o seu evidente atraso.

A hora é de apertar o cinto, mas não é apenas modo de falar. É cortar aquilo que não seja absolutamente essencial para a subsistência. Economizar, poupar, deixar de gastar. Não o supérfluo, que esse já foi eliminado. Mas também o necessário, desde que se consiga superar este estágio crítico. 

Para aqueles que duvidam, todos os sintomas são de que a catástrofe não acaba em 2016. Prolongar-se-á por 2017 e por 2018. Com o agravamento do período prévio às eleições, que sempre suscitam impulsividades, audácias e arroubos impróprios para a fase dramática em que o Brasil já está imerso e da qual não se avista saída próxima. 

Quem tiver juízo tem de apelar à consciência daqueles iludidos, sempre a considerar que o Brasil já passou por dificuldades antes e que estas não são diferentes. São diferentes, sim. Nunca se jogou a República num labirinto como aquele em que se encontra hoje. Quais as perspectivas? Qual o crédito que merecem os líderes? O que se fez para conter o desperdício, a conta que não fecha, as mordomias e a corrupção? 

Não basta uma Lei Anticorrupção. Nem se mostra suficiente prender alguns dos protagonistas dos grandes escândalos. Impõe-se uma economia de guerra, uma conscientização de todos os brasileiros, um esforço concentrado para a retomada de uma ética irrepreensível. Redução drástica e urgente de um Estado perdulário, que suga com furor e devolve serviços medíocres.

Há inteligência suficiente no Brasil para que o curso da República seja programado por aqueles que amam esta Nação, querem permanecer nela e não se conformam com os desmandos. Menos discursos, mais ação. Menos conchavos, mais responsabilidade. Mais trabalho, mais sacrifício, mais patriotismo. Tudo o que foi esquecido e desprezado nos últimos anos.









José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

DIVISÃO MOTORPARTS, DA FEDERAL-MOGUL, FECHA SEMESTRE COM AUMENTO DE 4,6% NAS VENDAS.

A divisão Motorparts, da Federal-Mogul, fechou o semestre com o crescimento de 4,6% de suas vendas em relação ao desempenho apresentado no mesmo período do ano passado. O balanço das atividades indica que a empresa registrou o crescimento de 9,9% nas vendas destinadas ao segmento de reposição e de 31% nas exportações, aproveitando a vantagem proporcionada pela política econômica de desvalorização do real. Esses resultados ajudaram a superar a redução de 28% dos volumes fornecidos às montadoras de veículos provocada pela retração do mercado interno. Com fábrica em Sorocaba, SP, a Federal-Mogul dedica-se à produção de pastilhas, lonas, sapatas, fluidos e lubrificantes para o sistema de freios de veículos.

O diretor-geral da empresa, José Roberto Alves, informa que o resultado é consequência das ações implementadas para incentivar o mercado, por intermédio do lançamento de novos produtos e pela estratégia de criar alternativas para o segmento de reposição com componentes antes somente fornecidos para as montadoras. Entre os lançamentos realizados estão a nova linha de pastilhas de freio STOP (linha Econômica) e  a utilização das marcas Ferodo e JURID (linhas Premium), tradicionais e reconhecidas no mercado original, agora na reposição, com pastilhas, sapatas, fluidos e lubrificantes para todas as linhas de freios. A empresa também lançou kits de peças para ajudar os mecânicos a instalarem corretamente os componentes nos veículos e reduzir o custo aos clientes. 

José Roberto Alves enfatiza que a retração ocorrida no mercado motiva as empresas a adotarem medidas que incentivem as vendas e que a divisão Motorparts, da Federal-Mogul, continuará na busca por ideias que criem facilidades aos consumidores e aos profissionais do mercado de reposição.   

Secco Consultoria de Comunicação
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11 5641-7407

SALÃO LATINO-AMERICANO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS.

Principal evento deste novo mercado na América Latina, o Salão deve ser o palco dos grandes lançamentos automobilísticos deste ano.


Toyota, Volvo, BYD, CPFL Energia, Eletra, Mercedes-Bens, BMW e Porsche são algumas das empresas que já confirmaram presença na 11ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias que será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

“Os veículos elétricos representam a maior revolução da indústria automotiva, desde a consolidação do motor a combustão.  Por isso, o evento tem crescido a cada ano. Em 2014, ele movimentou R$ 30 milhões em negócios”, sintetiza Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, organizadora do Salão.

A 11ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias trará novidades em bikes, motos, carros, ônibus, skates, patinetes, empilhadeiras, walking machines e veículos para portadores de necessidades especiais.  “Por ser uma tecnologia limpa, que não emite poluentes e não gera ruídos, o veículo elétrico pode ser usado tanto em frotas externas como em ambientes internos, sendo, portanto, parte integrante de vários processos industriais.  Trata-se de um mercado amplo, diversificado e que deve ser o principal vetor de crescimento dos fabricantes de veículos no futuro por conta da crescente demanda por economia, eficiência e cuidado com o meio ambiente”, detalha.

Para as PMEs, o Salão deste ano trará uma novidade: a Smart City, área do evento que simula uma cidade.  “Abertos, os estandes dão maior visibilidade aos expositores, que têm suas marcas perfeitamente integradas ao espaço urbano do qual fazem parte”, destaca Ricardo.   Ao lado, a pista de testes – um sucesso de público desde que foi integrada ao evento, em 2013 – permitirá que os visitantes experimentem parte dos lançamentos que serão apresentados no Salão, elevando a circulação e a conseqüente visibilidade dos expositores da Smart City.

Há mais de uma década, o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias tem promovido o desenvolvimento, a demonstração, a comercialização e a utilização de veículos elétricos na América Latina, assim como a atualização e disseminação do setor. Seu objetivo é apresentar o estado da arte dos veículos elétricos e de seus componentes e debater os caminhos do crescimento do setor.  Por isso, todo ano o evento apresenta as últimas novidades em produtos e serviços que compõem todos os setores da cadeia produtiva de um veículo elétrico, incluindo lançamentos. 

AViV Comunicação
Rita Silva
rita.silva@avivcomunicacao.com.br           
Alexandre Rigonato
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Silvia Dias
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(11) 4625.0605

PSA PEUGEOT CITROËN ANUNCIA NOVO DIRETOR DE COMPRAS AMÉRICA LATINA.

A partir de 1º de agosto de 2015, Antônio Carlos Vischi será o novo Diretor de Compras América Latina do Grupo PSA Peugeot Citroën, em substituição a German Mairano, que retorna para a Argentina, onde assumirá novas funções dentro do Grupo PSA. O executivo responderá hierarquicamente a Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina do Grupo PSA Peugeot Citroën.



Antônio Carlos Vischi, 53 anos, é formado em Matemática, com especialização em Administração de Empresas. O executivo tem mais de 30 anos de experiência em importantes empresas do país, sendo 16 deles dedicados ao Grupo PSA Peugeot Citroën, onde ingressou em 1999. No Grupo PSA ocupou diversos cargos de relevância estratégica e também trabalhou durante 4 anos como expatriado na área de Compras, na França.

“Espero que minha experiência nesta área possa contribuir com os objetivos do Grupo PSA na América Latina. Temos a meta de atingir 85% nos níveis de integração local nos próximos 3 anos na região e a parceria com nossos fornecedores continuará fundamental para percorrermos este caminho com qualidade e eficiência”, declarou Vischi.

Peugeot Citroën do Brasil Automóveis
Comunicação e Imprensa
+55 21 3506-4793 / 4836 / 4902

Sobre a PSA Peugeot Citroën: Com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo vendeu 3 milhões de veículos no mundo em 2014. Segundo maior fabricante de automóveis na Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2014. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 110,3 gramas de CO2/km em 2014. A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia). Para mais informações, consulte: www.psa-peugeot-citroen.com.br.

EQUIPE DE VENDAS: GERENCIAMENTO EFICAZ EM TEMPOS DE CRISE.
Por Angel Martinez*

A gestão eficiente e consistente de uma equipe comercial é o principal artifício para garantir autossuficiência em vendas. Em época de crise econômica, aplicar ou manter bons padrões de coordenação não só ameniza as consequências do desaquecimento de mercado como também permite fazer com que a empresa consiga atuar na contramão da tendência de consumo.

Nesse sentido, o ideal é ter uma estrutura com processos otimizados, profissionais motivados e um sistema de remuneração alinhado aos objetivos da empresa. Adicionalmente, é nos momentos difíceis que a gestão comercial deve estar aberta a conhecer novas práticas que permitam conquistar bons resultados e, para isso, devem ser colocadas em prática rapidamente.

Outro ponto de destaque é o controle sobre processos. O acompanhamento diário sobre os indicadores de performance permite ajustes e eventuais correções praticamente em tempo real, o que favorece a boa gestão.

A atenção a essas variáveis está para a gestão comercial assim como o ato de conduzir o bólido está para o piloto. O que significa manter olhos abertos sobre o que acontece na pista e no cockpit: controlar o giro do motor para obter o timing perfeito na troca de marchas, frear somente o necessário nos pontos certos, decidir a melhor hora de trocar os pneus e aproveitar as oportunidades de arriscar ultrapassagens.

A atenção aos detalhes permitiu que o Banco Mercedes-Benz registrasse R$ 4,8 bilhões em novos negócios no ano passado, volume 26% superior ao registrado em 2013.

Há também outro diferencial da Instituição: a capacidade de gerenciamento de equipe à distância. Isso implica em manter um canal aberto de comunicação com as sucursais de vendas e utilizar a combinação de tecnologias para facilitar o contato entre gerência e vendedores. Encontros e reuniões periódicas com o time regional também auxiliam em um relacionamento transparente.

Vale ressaltar que uma gerência eficaz também investe constantemente em capacitação de equipe. Isso inclui noção de gestão, para que o trabalho seja realizado com o máximo de disciplina, e a implantação de uma cultura de meritocracia, em que os melhores vendedores são regularmente reconhecidos e parabenizados.











* Angel Martinez é diretor Comercial do Banco Mercedes-Benz do Brasil.


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BARRY ENGLE É ADMITIDO NA GM COMO VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO E PRESIDENTE DA GM AMÉRICA DO SUL

Barry Engle, experiente executivo do setor e atual CEO da Agility Fuel Systems, assumirá a posição na GM em setembro. 

Jaime Ardila, Vice-Presidente Executivo da GM e presidente da GM América do Sul, anunciou nesta terça-feira (28) que irá se aposentar depois de quase três décadas na companhia. 

“Nós reconhecemos e apreciamos os 29 anos de dedicação e importantes contribuições do Jaime em seus diversos cargos na América do Norte, Europa e América do Sul”, disse o presidente mundial da GM, Dan Ammann. “Nós conseguimos um enorme progresso na América do Sul, sob sua liderança e sou pessoalmente agradecido por seu suporte e conselhos estratégicos que ele me ofereceu durante os últimos quatro anos. ”

Ardila disse: “Foi uma honra e privilégio trabalhar para esta excelente empresa por quase três décadas e ter a chance de conhecer os melhores profissionais da nossa indústria. Mais do que nunca, tenho a certeza que a GM tem os recursos para ser companhia automotiva mais valorizada no mundo: ótimos líderes, excelência de produtos, total foco no cliente e uma mentalidade vencedora“.

Ardila recentemente liderou os esforços da empresa para fortalecer a marca Chevrolet por meio de uma grande renovação da linha de produtos, com foco na tecnologia, eficiência de combustível e qualidade. Como parte dessa renovação, ele também liderou uma iniciativa para aumentar o percentual de localização de componentes de carros produzidos no Brasil. Ardila, 60, atuou nessa posição desde 2010. Começou sua carreira com a GM em 1984, na Colômbia.

Em sua nova posição, Engle será responsável pelas operações no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela. Ele também será um membro do Comitê Executivo da GM, reportando-se a Ammann.

“Barry traz uma bagagem de liderança, perspectiva global e experiência do setor automobilístico para esta importante posição em nossa empresa”, disse Ammann. “Ele também conta com uma valiosa experiência operacional no mercado brasileiro em posições que já ocupou no passado”.

Engle disse: “Estou muito entusiasmado em entrar no time da General Motors e voltar para a indústria que tanto amo. Estou particularmente interessado em trabalhar com meus colegas da América do Sul para juntos lidarmos com os desafios de curto e médio prazo, enquanto construímos e posicionamos os negócios para manter a posição de liderança na região a longo prazo. “

Engle, 51, já esteve em posições de liderança na América do Sul, incluindo a de presidente da Ford Brasil e Mercosul, de 2005 a 2006 e Diretor de Marketing, Vendas e Serviços para a Ford Brasil de 2001 a 2003. Sua experiência na região data do início da década de 80, quando ele morou e trabalhou na Argentina. Ele fala Espanhol e Português.

Desde 2011, Engle foi CEO da Agility Fuel Systems, com base em Santa Ana, Califórnia. A companhia, pertencente a um fundo privado de investimentos, é fornecedora de sistemas de combustível de gás natural para caminhões pesados e fabricantes e equipamentos originais para ônibus. De 2010 a 2011, ele foi o CEO da Think Holdings, outro fundo privado de investimentos com base em Oslo, Noruega. De 2008 a 2010, ele atuou com o presidente e CEO da New Holland Agricultural Equipment em Turim, Itália.

De 1992 a 1997 e de 2000 a 2008, Engle atuou em diversas posições de liderança na Ford Motor Company nos Estados Unidos, México, Japão, Brasil e Canadá. Ele também tem experiência no mercado de varejo como concessionário das marcas Chrysler-Plymouth-Jeep em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, de 1997 a 2000.

Engle é Bacharel em Economia, com especialização em espanhol, pela Brigham Young University, e tem MBA pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

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Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 

REMÉDIO OU VENENO.
Por Fernando Calmon*

Diz o velho ditado que a diferença entre o veneno e o remédio é só a dose. Isso talvez possa explicar a decisão tão impopular da Prefeitura de São Paulo sobre as velocidades máximas no complexo de vias expressas conhecidas como Marginais dos rios Tietê e Pinheiros. No total, são 46 quilômetros, que em alguns trechos chegam a ter 10 faixas de rolamento, em cada sentido.

Os limites anteriores de 90 km/h, 70 km/h e 60 km/h para as pistas expressas, centrais e locais, respectivamente, eram viáveis e seguros. Os limites caíram para 70 km/h, 60 km/h e 50 km/h. Aí vêm as justificativas de 73 mortos por ano em acidentes somadas as duas vias, mas faltaram explicações essenciais.

Nos EUA, os índices de acidentes fatais são obtidos pela divisão do número de mortes pela multiplicação da frota e distância percorrida. Essa é a forma mais correta de calcular a letalidade de uma via. Estudos da CET estimam o tráfego de cerca de 800.000 veículos/dia nas duas marginais. Então a primeira pergunta que a Prefeitura ainda não respondeu: qual é o índice de letalidade calculado da forma correta, mesmo aproximado, em comparação a outras vias no Brasil e no exterior?

Para se ter ideia, a ONU estima que 1,2 milhão de pessoas morrem todos os anos ao redor do mundo em acidentes de trânsito, incluídas ruas e estradas. Será que o índice é menor ou maior do que, por exemplo, o da avenida Brasil ou das linhas urbanas expressas da capital do Rio de Janeiro, onde o limite de velocidade é maior que em São Paulo? Também fica difícil entender o que levaria um pedestre em São Paulo a atravessar as pistas expressas, pois do outro lado só existe um rio poluído. No entanto, vários ambulantes circulam entres os carros e não são retirados pela polícia.

Muitas teses

Declarações atabalhoadas igualmente não ajudam. Porta-vozes da Prefeitura explicam que um carro a 90 km/h precisa de 140 metros até parar totalmente, já incluída o tempo de reação do motorista, estimado em 2 segundos. Publicações que fazem testes mostram que automóveis atuais (não os de 80 anos atrás) precisam de apenas 40 metros em média, mais 50 metros para um teórico tempo de reação. Assim, os números divulgados são 55% maiores que os reais.

Outra tese aponta que, em velocidades menores, os veículos tendem a rodar mais próximos uns dos outros e "isso equivaleria a aumentar o fluxo". Mas a capacidade de escoamento deve ser levada em conta. É muito comum uma via congestionar até vir a explicação: carros parados no acostamento em decorrência de um acidente, por exemplo, fazem os outros motoristas diminuir a velocidade pela curiosidade natural. O congestionamento aumenta e não diminui.

Intervenção exagerada

Recentemente, o prefeito Fernando Haddad afirmou em uma entrevista que tudo não passa de uma "experiência" e que poderia reverter a medida. Ou seja, não há certeza da necessidade da redução. Centenas de placas teriam que ser trocadas de novo, por exemplo.

Há os que desconfiam, mais uma vez, da "indústria de multas". Os 55 radares nas duas vias marginais aplicam 2.000 multas por dia. É tanto dinheiro que se incorporou ao orçamento geral da cidade. E como a imensa maioria de outras administrações públicas, a de São Paulo deixa de aplicar o total arrecadado em melhoramento viário e educação de trânsito, conforme manda a Lei. Em outras palavras precisamos fiscalizar os fiscais e isso não vem de hoje.

Essa dose de intervencionismo é exagerada, desnecessária e deveria ser revertida pela Justiça ou espontaneamente sob tantas críticas.

Trata-se de pura mentalidade anticarro para desespero do doente, que tem medo de envenenamento em vez de ser curado ou pelo menos bem medicado.









Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

GENERAL MOTORS DOBRA PLANO DE INVESTIMENTO PARA R$ 13 BILHÕES NO BRASIL.


A General Motors anunciou nesta terça-feira (28) que está ampliando seu plano de investimentos no Brasil para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019. O aporte extra, de R$ 6,5 bilhões, tem como objetivo fortalecer o negócio da GM através do desenvolvimento de uma nova família global de veículos Chevrolet especialmente concebida para atender as novas demandas do consumidor.

Essa nova família de veículos está sendo desenvolvida por um time multinacional de engenheiros e designers para que esses produtos atendam perfeitamente as expectativas dos consumidores a quais serão destinados, como Brasil, China, Índia e México. Não há planos de exportá-los para mercados maduros, como os Estados Unidos.

Hoje, a Chevrolet anunciou que investirá US$ 5 bilhões (R$ 16 bilhões) globalmente neste novo projeto para fortalecer a sua competitividade em mercados em desenvolvimento.

“No Brasil, este novo investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente”, detalhou Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.

Desde o último anúncio, feito em agosto de 2014, a empresa vem atualizando seu portfólio de produtos e está preparando o lançamento de duas novas tecnologias: o OnStar e a segunda geração do MyLink, que possibilitará ampliar a integração entre motorista, smartphone e o carro de uma forma sem precedentes em produtos nacionais.

De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já feito pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.

Com esse novo anúncio, a GM dobrará seus investimentos no país nos próximos quatro anos, o que dará uma média de quase R$ 2 bilhões investidos anualmente no Brasil.   

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Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 

IVECO E CORREIOS ESTREITAM PARCERIA COM NEGÓCIO QUE ENVOLVE 51 CAMINHÕES.

Unidades do Tector 170E22 atenderão a demanda de transporte de cargas postais pelo Brasil.

Robusto, veículo proporciona alta tecnologia e baixo custo operacional.

A aquisição de um lote de 51 veículos modelo Tector 170E22 sela mais um capítulo da parceria entre a Iveco e os Correios, um dos maiores símbolos da distribuição urbana e interurbana do Brasil. Os Correios já contam com os veículos semipesados para rodar pelas estradas do País, oferecendo alta tecnologia e baixo custo operacional na operação de transporte de cargas postais.

A concretização da venda foi a etapa final de um processo licitatório encabeçado pelas áreas de Vendas ao Governo, Plataforma de Veículos Especiais e Logística Comercial da Iveco.  “O que temos aqui é um esforço em conjunto, que culminou com mais uma grande vitória para a marca”, afirma Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco.

O caminhão escolhido não poderia ser outro: tem conforto para o motorista, durabilidade comprovada dos componentes e um motor NEF 6 Euro V da FPT, que proporciona 5% de redução no consumo de combustível e o melhor desempenho, com potências máximas de 218cv e 280cv, dependendo da versão.

O Tector circula entre os médios e semipesados e é perfeito para aqueles que buscam o que há de mais moderno e eficiente em transporte. Os diversos modelos podem facilmente dar conta de qualquer demanda, desde entregas comerciais menores até transporte de grãos. Com duas opções de câmbio e quatro opções diferentes de entre-eixos que permitem um total de 16 versões, o Iveco Tector se destaca pela versatilidade.

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca
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Henrique Netzlaff 
henrique@pg1com.com
+55 41 3018 3377

Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

MERCEDES-BENZ ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE TRAINEES 2015.


Estão abertas as inscrições para o Programa Mundial de Trainees do Grupo Daimler - CAReer 2.0 – The Top Talent Program. Até o dia 30 de agosto, jovens recém-graduados em cursos que envolvem as áreas de Tesouraria, Compras, Produção de Caminhões, Logística ou Engenharia de Manufatura poderão se candidatar às vagas da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

O Programa de Trainees começa em novembro e tem duração de 15 a 18 meses. Durante todo o processo, os participantes terão a oportunidade de desenvolver três projetos. O primeiro será realizado na área em que o candidato foi selecionado. Os outros dois envolverão outros departamentos da Companhia, sendo pelo menos um em outra planta do Grupo Daimler fora do Brasil. 

“O CAReer 2.0 – The Top Talent Program é diferenciado. Assim como o Grupo Daimler tem uma diversidade de marcas e veículos, os trainees terão a chance de  trabalhar em  segmentos e unidades de negócios diferentes da Companhia, tanto no Brasil, como no exterior”, afirma Wendel Ondiciati, gerente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil.

O Programa de Trainees da Mercedes-Benz do Brasil começou em 1997. Desde então, diversas mudanças aconteceram para melhorar o escopo do projeto. Em 2007, foi criado o Programa CAReer com treinamentos organizados pela própria matriz, na Alemanha, e que já contratou quase 140 jovens no Brasil. 

“Participar do CAReer é uma oportunidade única para desenvolvimento profissional e também pessoal. Nos prepara para enfrentar diferentes situações e nos coloca em contato com diversas culturas e profissionais de várias áreas e cargos na Empresa”, diz Daiune Fujii, ex-trainee e atual coordenadora do Programa CAReer no Brasil. 

Para ingressar no Programa, o candidato deve ter se formado entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014, ter inglês fluente, além de pelo menos quatro meses de vivência no exterior e de pelo menos 18 meses comprovados de atuação no mercado de trabalho em quaisquer áreas (experiências de estágios serão consideradas).

Os interessados em participar da seleção devem se inscrever pelo site www.mercedes-benz.com.br/carreira. Todo o processo seletivo será conduzido em parceria com a Consultoria Viva Talentos Humanos. 

Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
Luiz Carlos Moraes
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