sexta-feira, 7 de agosto de 2015

S63 BRABUS 760 É O CARRO MAIS POTENTE À VENDA NO BRASIL.

Primeiro modelo a circular no país tem preço a partir de US$ 640 mil dólares.

Alguns meses após a STRASSE, importadora oficial da BRABUS Germany no país trazer para o Brasil o SUV mais potente visto por aqui - o G63 BRABUS 700 com 7000hp - a empresa agora bate mais um recorde. Neste inicio de agosto chega às ruas brasileiras a primeira S63 BRABUS 760.

O modelo é equipado com motor V8 biturbo 760hp e 1100Nm de torque, limitados eletronicamente - o torque real do motor passa dos 1200Nm, fazendo assim este “monstro" ir  de 0 a 100km/h em 3,7 segundos. A velocidade máxima é 325Km/h, limitada eletronicamente, pois existe potência de sobra para passar dos 350km/h , diz Julico Simões, que representa a Brabus no Brasil.


O carro vem de série com suspensão regulável, rodas 20" ou 21” forjadas e mais resistentes, pneus mais largos, de perfil mais baixo, para melhorar a dirigibilidade, sistema de exaustão valve-controled   que faz com que,  ao toque de um botão,  seja possível abrir ou fechar válvulas internas no duto do escapamento, deixando o ronco do motor mais esportivo ou mais discreto.

Spoiler dianteiro, entradas de ar, difusor traseiro, aerofólio, saias laterais, tudo feito com fibra de carbono,  nobre e leve material são de série e fazem parte do pacote aerodinâmico conferindo  belíssimo e exclusivo visual do exterior. No interior, detalhes que vão desde os pinos de porta Brabus até os pedais de alumínio, soleiras iluminadas, tapetes e paddle shifts Brabus Race completam o pacote. 

Tudo fica muito mais interessante quando se abre o capô. 



Imediatamente são visíveis os dutos banhados a ouro no  motor, os dutos de fibra de carbono e a  capa do motor toda em carbono. O ouro, que ja foi utilizado pela Mc Laren em um carro de rua do inicio da década de 90, e hoje é utilizado  em linha somente pela Brabus em seus motores, não é mera extravagância. Apesar de seu altíssimo custo, nenhum outro material dissipa melhor o calor. Portanto, o uso do ouro passa a ser de extrema funcionalidade, considerando a alta potência do motor. Os dutos e outras partes de carbono, por sua vez,  completam o pacote dando mais leveza ao conjunto.

O primeiro modelo a circular por aqui, com entrega prevista para agosto de 2015 é preto. Todos os componentes são manufaturados em OEM Quality, enquanto os motores têm garantia de dois anos ou 100.000 km. Clientes que já tenham um Mercedes de até 12 meses também pode levar para a Brabus fazer conversão.

Sobre a Brabus do Brasil


Fundada por Bodo Buschmann em 1977 em Bottrop, na Alemanha, a Brabus é especializada em realizar conversões em carros das marcas Mercedes-Benz. Os carros preparados pela marca apresentam maior desempenho através de alterações mecânicas com aumento de potência e torque do motor, além de alterações aerodinâmicas. No Brasil a empresa iniciou oficialmente operações em abril de 2014.


Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação
Lucia Paes de Barros 
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PORSCHE BRASIL INICIA SUAS OPERAÇÕES E NOMEIA MARIANA ROMÉRO COMO GERENTE DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA.

A fabricante alemã de carros esportivos, Porsche AG, tem investido no Brasil e abre uma subsidiária no país. É a sua primeira organização própria de importação na América Latina, ampliando sua rede mundial de subsidiárias para 18 localidades. A Porsche Brasil está sediada em São Paulo e acaba de importar seu primeiro veículo.

Para inaugurar a operação com chave de ouro, o primeiro carro da marca importado pela empresa, foi o 911 GT3, que chegou nesta semana. O Coupé de dois lugares, motor boxer de seis cilindros, 475 hp a 8.250 rpm, acelera de 0 – 100 km em 3,5 segundos, velocidade máxima de 315 km e representa a versão dinâmica e emocional da família 911. 

Como parte do quadro de funcionários, a Porsche Brasil designou Mariana Roméro como Gerente de Comunicação Corporativa.



Mariana Roméro (32) é graduada em Relações Públicas, pela Universidade Cásper Líbero e Tecnólogo em Eventos, pela Universidade Anhembi Morumbi, ambos na cidade de São Paulo. Após residir em Londres por alguns anos, atuou na indústria cinematográfica no Brasil e também adquiriu experiência no segmento automotivo como integrante do time de Comunicação Corporativa do BMW Group Brasil. Em 2005, ela foi premiada pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) por um dos melhores projeto de Comunicação do país.

Matthias Brück (44), o CEO designado da Porsche Brasil, comenta sobre a nomeação: "Estou muito contente com a chegada da Mariana na equipe da Porsche no Brasil. Ela apoiará a nossa equipe com as oportunidades e os desafios que teremos pela frente. A Porsche é uma marca que vende sonhos, esportividade e experiências únicas. Eu não tenho dúvida alguma de que o mercado brasileiro ainda tem muito á ser explorado por nossa empresa e a Mariana Roméro fará sua parte para aperfeiçoar ainda mais a percepção positiva da marca Porsche no país".

Sobre a Porsche Brasil


Atualmente, a rede de concessionária da Porsche no país é formada por sete Porsche Centers. A Stuttgart Sportcar é proprietária e administradora integral das concessionárias da Porsche em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Em Brasília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a marca é representada pela Eurobike.

Porsche Brasil
PR and Press Manager
Mariana Roméro
mariana.romero@porsche.de
+55 11 3036-8996

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

TROLLER T4. SAEM OS JIPEIROS, ENTRAM OS TROLLISTAS

Ao assumir a marca Troller – para aproveitar incentivos regionais – Ford reformulou o produto: mudou a mecânica integralmente, estendeu o motor diesel 3.2, 200 cv, quase 48 quilos de torque e cinco cilindros de sua produção; transmissão de seis marchas, equipamentos do picape Ranger; fez nova carroceria com harmonia estética com propósito de ter aparência de veículo forte, troncudo, disposto. Cores vivas, vermelho, Amarelo, Verde, combinando com o sóbrio e fosco Cinza Londres. Mudou tudo para mudar a clientela. Em vez de jipeiros, sempre envolvidos com desafios fora de estrada e pouco uso urbano, buscou criar Trollistas. Usuários exigentes quanto a confortos como bom isolamento termoacústico, agrados visuais como a combinação de placas plásticas no interior, os bons bancos revestidos em couro. São usuários urbanos, com eventuais escapadas aos exercícios fora de estrada. Industrialmente melhorou máquinas, processos, qualidade e produtividade.

Deu resultado, o bloco de mudanças chamado T4 agradou, e previsão de vendas para o primeiro ano deve superar em três vezes – o último ano do Troller T3 vendeu 728 unidades. O T4 já comercializou 2.100 antes de completar 12 meses.
Exceto pela descombinação entre o motor super dimensionado, capaz de elevadas velocidades, o elevado centro de gravidade, as mais de duas toneladas de peso, e os eixos rígidos frontal e traseiro, cumpre sua função.

Troller Day


Mudou o público, mudaram os hábitos, e por isto a Troller montou estrutura e percorre o país promovendo passeios com os veículos, para usuários, familiares, convidados participar de trilhas onde as capacidades do jipe podem ser utilizadas. Representante da Troller em Brasília, a Trilha Capital, recebeu e fomentou o Troller Day no último sábado. Trilhas pela Fazenda Taboquinha, outro mundo, cerrado seco – com poeira da falta de chuvas há 100 dias -, a 10 km do Lago Sul, o bairro com maior renda per capita e o índice casa x piscina no país.

Trinta Trollers, entre poucos modelos antigos, famílias, crianças, usuários, interessados, participaram do seguir estradinhas rurais, picadas, rodar em terra seca, barro, areia, cruzar o outrora portentoso Rio São Bartolomeu. E exercícios de íngremes subidas e descidas para mostrar que o T4 não é apenas um corpinho bonito.

Estava lá, convite do Marco Paulo Carvalho, revendedor em Brasília. Levei um canivete Leatherman, água e protetor solar – quem de fora desconhece a competência do sol do Planalto em meio ambiente de baixa umidade. Não usei o canivete e suas múltiplas funções, mas água e protetor quase em quantidades iguais. Fim do dia exibia um bronzeado meio indiano, meio egípcio.

Por Aí


Não se entra no jipe. Galga-se. Pé esquerdo no elevado estribo, mão esquerda na alça pesa à coluna A, impulso com a perna direita, chega-se ao bem projetado banco. Boas regulagens, diferença de postura para conduzir, a curiosidade da alavanca de marchas ser recuada. Precisa em seu uso. Vidros tintos, boa isolação, bom som Kenwood – mais útil seria tela de GPS -, em pouco tempo descobre-se, das seis marchas, melhor sair em segunda, pois a primeira é para trabalho, tipo sair em ladeira, arrancar toco. A segunda poderia ser levemente mais reduzida, para sair em exigir a embreagem. Comandos no limite do conforto.

Anda muito bem após arrancar ainda melhor. Reações rápidas para volante e acelerador, e freios muito superiores à versão anterior – se é que dispunha ...

Comando da tração nas 4 rodas e da reduzida por botão rotativo no console, entre bancos. Lembra o elevado percentual dos estudantes brasileiros que não conseguem interpretar textos ou ordens. Você pede engrazar a tração ou a reduzida, e o comando, nada. Você insiste e aí, finalmente, se toca e faz. Não tenho saudade de carburador, de platinado e condensador, componentes mecânicos banidos pela tecnologia em nome das baixas emissões. Entretanto sou pelo engatar por alavanca. Mexeu, faz um clac e engata. Idem, cloc, e desengata. As soluções atuais, de botão elétrico/eletrônico/mecânico envolvendo enorme renca de fios, contatos, relês, motor elétrico, tudo passível de enguiços. Como dizia o Dr. João Gurgel ante a simplista construção do seu BR 800, peça que o carro não tem, não quebra.

Consumo declarado pelo fabricante, cidade 9,8 km/l, estrada 12,3 km/litro diesel S 10. Trilhas, muito maior, funcionar constante, pouca quilometragem. Bom ar condicionado não afeta o motor. Velocidade máxima? Não aferi. A combinação de grandezas exponenciais como o peso e a velocidade, e a suspensão por eixos rígidos desaconselham assumir qualquer risco pessoal.

Fim da aventura, o vermelho do T4 mascarado pelo pó de terra, cheguei em casa e passei um jato d’água para devolve-lo. Busquei um pano para remoção das marcas internas, e me surpreendi com boa vedação. Nada havia.

Reparos


Entendo o T4 mereça aperfeiçoamentos como a leve redução na segunda marcha; substituir o rádio por GPS; melhorar  - leia permitir - o acesso ao banco traseiro; trocar o botãozinho boiolo-feminino da tração e da reduzida por alavanca mecânica.

Por pensar, demanda transmissão automática – os novos clientes assim exigem –, e aumentar um palmo no comprimento criando um mínimo porta malas. Hoje tal espaço, ante tal função, está entre o risível e o decepcionante. No mais, surpresa agradável. (RN)

Troller T4, urbano com vocação off Road.

Roda-a-Roda


Rolim – Tudo indica, chineses leram a biografia do Comandante Rolim Amaro, criador da TAM. Uma de suas frases, “Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar”, terá inspirado a Land Wind em seu novo utilitário esportivo, o Land Wind X7, cópia do exitoso Land Rover Evoque.
Quase – Parte externa, no atrativo visual copia até a tipografia usada para escrever Land Wind, na mesma posição das letras no Evoque. Dentro, trato simplório, e na mecânica, em lugar do motor Ford 2.0 Turbo de 240 cv, outro, copiado de um Mitsubishi antigo, também turbo, 2.0 e 193 cv.

Evoque Xing Ling é Land Wind X7

Cruze – Informações argentinas dão conta de paralisação da fábrica da GM em Rosário. Presença de engenheiros coreanos para ajustar processo produtivo às exigências da GM na Coreia, e produzir o novo Cruze. Novembro.
Foco – Buscando contornar sua baixa performance no segmento de sedãs, linha Ford Focus 2016 aí mirou maiores mudanças. Alterou a traseira, tornando o sedã de dois e meio volumes, como inventou à época do Escort.
Conjunto - Boa motorização 2,0 litro, 178 cv com álcool e imponentes 22,5 kgfm de torque, atracado a caixa automática de seis velocidades. À frente, grade à Aston Martin. Preços não são atrativos: de R$ 80 mil a R$ 97 mil.
Promoção – Para movimentar negócios chinesa Chery sorteará exemplar do Celler Hatch entre interessados fazendo test-drive em seus produtos até 15 de setembro. 500 primeiros ganharão duas entradas de cinema. Mais em www.estecheryemeu.com.br
Prêmio Primeira vez concorrente no Forum PACE – Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de Forma Colaborativa -, alunos do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo, SP, participaram da construção do veículo REVO. E ganharam três prêmios.
Futuro – Problema proposto, veículo urbano para futuro de menores espaços, consumo e emissões. O REVO tem mecanismo, como sanfona, reconfigurando se para transportar carga e/ou pessoas, pensado como veículo público.

Equipe, escala 1:1, e o REVO, 1:3.

Enfim – FCA iniciou produzir versão de entrada do Jeep Renegade anunciado R$ 68.900 em out doors dos revendedores, porém inexistente. Motor 1.8 flex, câmbio mecânico de 5 marchas, ar condicionado, direção elétrica, rádio, Bluetooth, freio de mão eletrônico, trio elétrico. Acima, R$ 2 mil, versão Sport.
Oroch – Picape com exocético foco de marketing – lazer e asfalto, motores 1,6 e 2,0 litro, tração simples –, o Oroch (diz-se Oroche ou Oroc? que nome ...) sobre  plataforma Duster à venda em Outubro. Fábrica abriu encomendas. Em https://www.renault.com.br/veiculos/lancamentos-2015/duster-oroch.html
Ocasião – Definição Renault propeliu o surgir do concorrente frontal, o Projeto 226 da FCA, possivelmente com o nome de Toro. Terá emblema Fiat, marcado pela elegância de linhas, opção de motor 2.4, e diesel com tração nas 4 rodas. Preços assemelhados, de R$ 70 mil a R$ 110 mil.
Surpresa O picape tipo tríplice aliança entre Nissan, Mercedes e Renault a ser produzido na Argentina, antecipado pela Coluna há meses, anda muito rápido. Modelo de pré produção será mostrado em setembro.
Perdeu – Presidente Dilma sancionou mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. Mais propalada, mais multas e pontos pela invasão das faixas exclusivas a veículos de transporte coletivo.
Faltou – Reconhecidamente sem assessoria, esqueceram de lembrá-la, maior problema de trânsito e acidentalidade, é a exceção legal para a circulação de motos entre demais veículos. A Previdência agradeceria a mudança e a redução de mortos e inativos.
Mundo Gira – Quem diria, o ex poderoso ministro José Dirceu andando em carro da polícia. Quando governo, usava batedores para fechar o trânsito na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para passar sozinho, isolado, longe dos eleitores e contribuintes com seu desnecessário aparato de segurança. Era o Comissário do Lulopetismo. Agora é o Preso do Pixuleco...
Futuro – 10 e 11 agosto, 13º. Simpósio da SAE Brasil – entidade de engenheiros automobilísticos – discutirá temas do automóvel em futuro breve: uso de turbo alimentadores e motores elétricos para ajudá-los; injeção direta em motores flex fuel; bombas de combustível com fluxo variável; lubrificantes; e modelos de fundição em ferro, obtendo peso inferior ao alumínio.
Situação – Tempos novos. Hoje quem provoca ganhos tecnológicos, em especial de redução de consumo e emissões, não são técnicos ou engenheiros, mas advogados assessorando órgãos do governo a baixar limites a ser cumpridos. Mais?  http://portal.saebrasil.org.br/portal/evento/13-simposio-saaebrasil-powertrain. Via internet a participantes fora de SP.

Tachões são ilegais, alerta IBADEC. Requeira Detran retirar

Fora – IBADEC, instituto de defesa da cidadania, alerta: tachões, nocivos limitadores de trânsito, apesar de largamente aplicados até por Detrans, tem uso proibido pela Resolução 336/2009 do Contran, órgão normatizador do assunto, reconhecendo tal aplicação como causador de defeitos no pavimento e nos veículos. Quer ajudar ? Requeira ao Detran de sua cidade a retirada. Se não acontecer, peça ajuda ao Ministério Público.
Topo – BMW Motorrad, divisão de motos, inicia montar modelo S 1000RR, topo da linha. Substitui importações e agrega-se aos outros seis modelos finalizados em instalações próprias em Manaus. Brasil é o quinto mercado da marca.
Evolução - Reacertos eletrônicos, mecânicos em comando de válvulas e vazão dos gases, redução de peso, tem 204 kg, produz 199 cv a 13.500 rpm, torque de 113Nm a 10.500 rpm. Preços: R$ 74.500 em pintura tricolor e R$ 72.900 em vermelho e preto.
Promoção – Faz, até 15 de agosto, promoção nos outros modelos em versão Premium. 35% de entrada, 24 prestações, menos uma, absorvida pela BMW.
Mercado – Para maior participação no mercado chileno, MAN, Volkswagen Caminhões e sua representante Porsche implantaram 7.500 m2 de área coberta. Querem enfrentar concorrentes de todo o mundo. No caso do Chile a Porsche, distribuidora, como em outros países, representa marcas VW.
Outra – Cidade de Águas de Lindóia, com atração maior em seu Encontro de Carros Antigos, abril, 21 a 24, quer dobrar o movimento. Terá o Elegance Car.
E – Organização por Aguinaldo Lorandi, antigomobilista com três décadas de hobby, querendo modificar metodologia de premiação, seguindo parâmetros mundiais, com foco na originalidade. Apoio do Clube de Veículos Antigos de Piracicaba. Se conseguir botar ordem técnica nos prêmios será grande vitória.
Gente  Fabrice Cambolive, francês, formado em comércio e negócios, promoção. OOOO Ex área comercial da Renault Eurásia e Rússia, novo presidente da Renault no Brasil. OOOO Sucedido, Olivier Murguet, ocupou o cargo de manter a companhia ascendente, dedicar-se-á à função maior de Vice-presidente Sênior e Presidente do Conselho da Região Américas. OOOO Cambolive executou a grande manobra da Renault/Nissan assumir a Autovaz, na Rússia, produtora dos Lada. OOOO Trará de volta o jipe Lada, revisto e melhorado por Opel e Renault? Brasil é carente por estradas e jipes. OOOO Johanna Quandt, 89, maior acionista pessoal da BMW, passou. OOOO Ex secretária e 3ª mulher de Herbert Quandt, o controlador da empresa, foi peça fundamental em sua recuperação e na garantia de controle. OOOO Detinha 16,7% das ações. OOOO Seus herdeiros passam a ter: Stefan, 25,75% e Klatten 20,95%. OOOO

up! tsi, a VW e sua nova visão sobre o turbo

Antes de lançar o up! com um desenvolvimento mecânico incluindo um turbo alimentador aplicado ao motor 1,0, em 2001 a Volkswagen fez experiência anterior, ao desenvolver o Gol e a Parati com motor 1,0 Turbo.

Caminhos e objetivos diferentes. No caso do Gol, a Volkswagen precisava de uma referência de atualização para o produto de formulação mecânica superada, e criar mais concorrente sob o guarda chuva tributário dos menores impostos para os carros com motor até 1.000 cm3, os 1 litro, também ditos erroneamente um-ponto-zero.

Foco era diferente, rendimento esportivo com 112 cv de potência, 15,8 m.kgf de torque. Pacote incluía refinamentos de época, formando versão de preço mais elevado, à altura do charme que a menção da palavra turbo significa no universo automobilista. Durou pouco. Grande parte dos proprietários não sabia utilizá-lo e pretendia ainda mais que o oferecido pela versão especial – e o conserto do turbo era de preço desanimador.

A proposta do turbo no up! é diferente. Começa por não ser tratado como turbo, mas TSI. Oferece performance e rendimento adicional, mas a imagem a ser vendida é de conforto de uso, pela flexibilidade do motor em reagir, além de ser o mais econômico no mercado brasileiro. E o motor foi inteiramente modificado para receber tal adjutório: virabrequim, bielas, pistões, e a combinação de injeção direta de combustível e turbo alimentador.

Outro ponto diferencial é ser disponível quase todas as versões em suportáveis e reais, R$ 3.100,00. É um novo foco, para outra clientela, trabalho de engenharia muito mais amplo, e nada tem a ver com o modelo de década e meia passada.

up! tsi, 1,0, turbo, e nada a ver com o Gol Turbo




Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

VOLKSWAGEN DO BRASIL PATROCINA 43ª WORLDSKILLS COMPETITION.


A Volkswagen do Brasil é patrocinadora ouro da 43ª WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece pela primeira vez no Brasil de 11 a 16 de agosto. O evento irá reunir mais de 1,2 mil competidores, de cerca de 60 países, que vão participar de provas de conhecimento e habilidade relacionadas a 50 profissões técnicas da indústria e setor de serviços, como Robótica, Desenho Mecânico, Soldagem, Construção de Moldes, Eletricidade Industrial, Web Design e Confeitaria.

Os competidores deverão realizar simulações de situações reais do mercado de trabalho e cumprir todas as tarefas dentro do prazo estabelecido e de acordo com os padrões internacionais de qualidade. A Volkswagen do Brasil irá disponibilizar 10 modelos (9 Tiguan e 1 Golf)  e 22 carrocerias do up! que serão usados em quatro estações: “Prova de Transmissão”, “Prova de Eletroeletrônica Automotiva”, “Prova de Carrocerias” e “Prova de Teste de Airbag”. 

A marca também terá  um estande em formato de Try-a-Skill  (“Experimente uma Habilidade”) para proporcionar uma experiência real e interativa aos visitantes. O estande de 80m² será representado pelos projetos da Academia Volkswagen e Recursos Humanos, com foco na conscientização dos visitantes sobre a importância de ser um profissional bem preparado para o mercado de trabalho. Os visitantes poderão participar de um quiz interativo e oficinas de experimentação, além da apresentação técnica sobre as tecnologias aplicadas no Golf GTI com profissionais e instrutores capacitados.

“O objetivo é que, através das nossas atividades no estande, o visitante conheça mais sobre a alta tecnologia dos nossos modelos e possa ter uma noção do que acontece nas áreas de competição”, disse Cláudio Patti, gerente da Academia Volkswagen.

No estande da Volkswagen do Brasil, o visitante poderá ver também, de perto, os modelos Golf GTI e up! TSI, além de um motor MSI 1.6, que estarão expostos durante todo o evento, além de participar do sorteio de uma bolsa personalizada recheada de brindes (bloco de anotações com capa de couro, canetas, lapiseiras, cadernos, camisetas, entre outros) e conhecer os projetos de educação realizados pela empresa no Brasil, como o Programa Wanderjahre, o Programa de Trainee Start Up Brasil, os estágios Internacional e Profissionalizante e o Programa Jovem Cidadão.

Promovida pela WordSkills International, a competição é realizada a cada dois anos em um país diferente. Aqui no Brasil, a disputa será distribuída em seis áreas: Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias da Construção Civil e Edificações, Transporte e Logística, Moda e Criatividade e Serviços.

Provas em que a Volkswagen irá participar


Prova de Transmissão

Haverá a simulação de falha mecânica na transmissão de um modelo Golf. Para o conserto, os participantes precisarão desmontar a transmissão do veículo. O objetivo da prova é testar o conhecimento e o nível técnico dos jovens para desmontagem da transmissão e listagem dos componentes com defeitos.

Prova de Eletroeletrônica Automotiva

Com o auxílio de 8 Tiguan, a prova irá simular defeitos no sistema eletroeletrônico dos carros e desafiará os participantes para que, por meio de um equipamento de diagnostico VAS, verifiquem, interpretem e reconheçam os defeitos apresentados pelos veículos.

Prova de Carrocerias

Ao todo, 22 carrocerias up! participarão do teste de funilaria e troca parcial de componentes e peças de carroceria. Por ser um trabalho muito manual, o objetivo é testar a habilidade de utilização de ferramentas, medições, conhecimentos de procedimentos e processos de trabalho em funilaria.

Prova de Teste de Airbag

Um modelo Tiguan estará disponível para que os competidores efetuem a troca de uma unidade de controle do airbag, com o objetivo de realizar uma pré-codificação da unidade de airbag. O técnico precisará informar todas as características do equipamento para que a mesma possa alcançar pleno funcionamento.

A Volkswagen também emprestará equipamentos e ferramentas para as realizações das provas, como 8 transmissões MQ 250, 6 marchas, 8 jogos de ferramentas para reparo e manutenção, 7 suportes de transmissão VAS, entre outros itens.

Programação


A abertura da competição, que no Brasil receberá o nome de WorldSkills São Paulo 2015, será realizada no dia 11 de agosto no Ginásio do Ibirapuera, onde o público poderá assistir a um espetáculo - com mais de 400 bailarinos - que irá mostrar a influência dos cinco continentes na língua, artes, música, dança, gastronomia e indústria brasileira. Todas as regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) serão representadas. Além disso, haverá apresentação das medalhas; o juramento dos competidores e o discurso oficial de abertura.

As provas ocorrerão no Anhembi Parque (213 mil metros quadrados, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções), em São Paulo, das 9h às 17h, entre 12 e 15 de agosto e será aberto para visitação gratuita do público. A expectativa é receber mais de 200 mil visitantes, além de competidores, técnicos, avaliadores e organizadores.

Os melhores competidores em cada uma das modalidades serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na cerimônia de encerramento, em 16 de agosto, no Ginásio Ibirapuera. Há ainda o prêmio Albert Vidal, dado ao melhor aluno da competição.

Sobre a WorldSkills Competition


A WorldSkills Competition nasceu na Espanha, em 1946, com o objetivo de estimular o ensino técnico para os jovens em todo o mundo. Na época, havia uma grande necessidade de trabalhadores qualificados quando o diretor-geral da OJE (Organização Espanhol Juventude), José Antonio Elola Olaso, achou que era necessário convencer os jovens, bem como os seus pais, os professores e os potenciais empregadores, que o futuro dependia de um sistema eficaz de formação profissional, assim criou a WorldSkills Competition.

Podem participar da WorldSkills São Paulo 2015, jovens  de até 22 anos de idade, que passaram por cursos de formação profissional. Para disputar o título de melhor do mundo nas profissões que escolheram, os competidores passam por seletivas escolares e nacionais. Os que alcançam os índices técnicos internacionais garantem a vaga para a competição mundial, que aceita apenas um representante de cada país em cada ocupação. O Brasil participará desta edição da WorldSkills Competition com 56 Competidores. Desses, 50 são estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

ANFAVEA UTILIZARÁ RENAULT ZOE 100% ELÉTRICO EM BRASÍLIA.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) passa a contar com um moderno Renault Zoe 100% Elétrico para demonstração em Brasília. O veículo foi entregue ao presidente da entidade, Luiz Moan, por Eric Feunteun, Diretor Mundial do Programa Veículos Elétricos da Renault, no escritório de representação da instituição na Capital Federal.


e/d: Marcus Aguiar, diretor Relações Institucionais da Renault, Luiz Moan, presidente da Anfavea e Eric Feunteun, Diretor Mundial do Programa Veículos Elétricos da Renault

Além do carro, que foi cedido em comodato, o escritório da Anfavea passa a contar também com uma moderna estação de carregamento de veículos elétricos, com capacidade para abastecer dois carros simultaneamente. “Os veículos Renault Zero Emissão representam soluções em mobilidade urbana 100% limpas, inovadoras e tecnologicamente avançadas”, destacou Feuteun, que veio ao Brasil para conhecer o mercado e seus potenciais de uso de veículos elétricos.

O Renault Zoe entregue ao presidente da Anfavea é um hatch compacto que acaba de ganhar uma nova motorização (R240), com um rendimento 15% maior, chegando a 240 km de autonomia. Além disso, o tempo de recarga foi reduzido em 10% em média, graças ao novo sistema de carregamento.

Com quatro modelos, a Renault é o único grupo automobilístico mundial a oferecer uma gama completa de veículos 100% elétricos. Além do Zoe, a Renault também comercializa o utilitário Renault Kangoo Z.E., o sedã Fluence Z.E. e o Twizy, um modelo ultracompacto de dois lugares para uso urbano. Desde 2013, quando iniciou a venda de veículos elétricos no País (modelos Renault Zoe, Twizy, Fluence e Kangoo Z.E.), a marca já comercializou mais de 80 unidades para empresas e instituições públicas em projetos de mobilidade zero emissões.

Líder mundial em emissão zero


A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e investe  4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização do primeiro elétrico, em 2011, foram mais de 250 mil veículos vendidos pela Aliança no mundo, atingindo a liderança do segmento zero emissão.

Juntos, os veículos elétricos Renault e Nissan já rodaram aproximadamente 4 bilhões de quilômetros sem emissão de poluentes – o que seria suficiente para circundar o planeta 100.000 vezes. A utilização dos veículos elétricos Renault-Nissan permitiu economizar mais de 200 milhões de litros de combustível – o suficiente para encher quase 80 piscinas olímpicas, além de ter contribuído para o meio ambiente, deixando de emitir 450 milhões de kg de CO2 durante o uso.

Imprensa Renault do Brasil.

MAN LATIN AMERICA É RECONHECIDA POR INCENTIVAR EXPORTAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Uma das maiores exportadoras de veículos comerciais do país, a MAN Latin America acaba de ser reconhecida pelo Sistema Firjan com o Prêmio Rio Export, na categoria Destaque Emissão de Certificado de Origem. A montadora é a única fabricante de caminhões e ônibus no Estado do Rio de Janeiro, de onde já saíram mais de 100 mil unidades para ganhar as ruas e estradas de países da América Latina, África e Oriente Médio.



Premiada em diversas edições, a MAN Latin America lidera desde 2011 a categoria Destaque Emissão de Certificado de Origem. Este documento é utilizado para comprovar a origem da mercadoria e conceder benefícios fiscais (isenção parcial ou total do imposto de importação) nos países com os quais o Brasil celebra acordos comercias, garantindo acesso preferencial das mercadorias e competitividade do produto no mercado externo.

“A atividade exportadora é essencial para o desenvolvimento econômico, servindo como principal ligação para o crescimento da cadeia global. Acreditamos muito no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro como impulsionadores das exportações. O reconhecimento da Firjan mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo em prol do fortalecimento do país”, destaca Marco Saltini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America.

A vocação exportadora da MAN Latin America teve início bem cedo em sua história. Logo em seu primeiro ano de operação, a empresa já comemorava o envio dos primeiros veículos para mercados internacionais, rumo ao Paraguai e ao Chile. Hoje, a Argentina se configura como um dos principais parceiros comerciais da empresa, com mais de 15 anos de atuação no mercado do país vizinho.

Ao todo, são quase 200 concessionárias e pontos de atendimento da rede autorizada da MAN Latin America nos mercados internacionais. Seus importadores contam com uma equipe de profissionais altamente qualificados em todos os países para onde os veículos são exportados.

Sobre o prêmio


O Prêmio Rio Export tem o objetivo de valorizar e estimular o desempenho das indústrias do Estado do Rio de Janeiro nas relações com o mercado externo. A iniciativa foi lançada em 1998 e se insere no esforço de difusão e consolidação da cultura exportadora no Estado. O prêmio é entregue anualmente às empresas fluminenses que mais de destacaram em diversas categorias, de acordo com o desempenho na atividade exportadora retratado nos números oficiais da Secex. 
 
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MVC E FPK FIRMAM PARCERIA PARA PRODUZIR NO BRASIL COMPONENTES EM PLÁSTICO DE ENGENHARIA DE ALTO DESEMPENHO E VOLUMES.

A MVC fechou parceria, em julho, com a FPK, fabricante de componentes plásticos para o segmento automotivo e pertencente ao grupo espanhol BATZ, reconhecido pela sua tecnologia. O objetivo é produzir no Brasil peças em plásticos de engenharia de alto desempenho em médios e altos volumes e com preços extremamente competitivos.

De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o principal motivo da parceria é aumentar o portfólio de soluções completas por intermédio de processos de tecnologia de ponta. Assim, a empresa poderá, inicialmente, oferecer aos clientes atuais desempenho superior, preços mais competitivos e volumes maiores de produção. “A MVC definiu há três anos que entraria no processo de SMC (prensagem a quente) e estrategicamente optou fazer isto por intermédio da parceria com a FPK, que será responsável pela prensagem e injeção (processos de SMC, IMC e GLF). Todas as peças serão desenvolvidas e comercializadas em conjunto com a MVC. Além disso, nós cuidaremos do processo de pintura e acabamento e também daremos apoio na criação de produtos e no desenvolvimento de novos mercados com foco na diversificação”, explica Lima.

Para José Ramon Telleria, diretor-geral da FPK do Brasil, a parceria com a MVC tem o objetivo de expandir os negócios em mercados diversificados, como as máquinas agrícolas, transporte e construção civil. “As tecnologias das duas empresas são complementares e juntas podem atender esses mercados de forma completa e competitiva. A parceria se inicia com peças em SMC, que a FPK fabrica em seu robusto e otimizado processo de compressão, através de prensas de alta tonelagem, capaz de atender volumes médios e altos. A MVC fará a preparação dos componentes, pintura e montagem, com sua vasta experiência na fabricação de peças aparentes em fibra”, explica Telleria.

De acordo com o executivo, em médio prazo a intenção da FPK é integrar as demais tecnologias na parceria, como a injeção de plásticos de engenharia para produção de peças estruturais via injeção convencional ou IMC (Injection Molding Compound). “Além de unir suas tecnologias e conhecimentos atuais, as empresas vão atuar em conjunto no desenvolvimento de novos produtos que utilizem as tecnologias MVC e FPK. Será uma parceria de muitos benefícios para as companhias e para o mercado, que ganha um fornecedor potencial e altamente qualificado.”

Segundo o diretor-geral da MVC, Gilmar Lima, a parceria focará nos mercados automotivo, transporte, construção civil e agronegócio. “O objetivo é lançar no último trimestre deste ano o primeiro novo produto fruto desta aliança, um capô para máquinas agrícolas. Em 2016, vamos fornecer frentes e traseiras para ônibus com esta tecnologia. Também trabalhamos em uma linha exclusiva para o mercado da construção civil”, explica Lima.

A MVC firmou a parceria com o objetivo de ampliar e qualificar as suas soluções em plásticos de engenharia. “A parceria com a FPK vai permitir ainda a nacionalização de diversos produtos no processo de SMC que, hoje, importamos. A MVC escolheu a FPK pelo alinhamento dos seus objetivos e valores, nível de tecnologia e posicionamento similar da empresa, focado em inovação, diferenciação e relacionamento excepcional com seus clientes.” complementa o executivo.

A FPK pertence à BATZ Lightweight Technologies que por sua vez faz parte do grupo espanhol Mondragon, com presença global e operações em diversos países da Europa, além de América do Norte, Ásia, América do Sul e África. No Brasil, a FPK tem unidade em São José dos Pinhais para a produção de componentes em plásticos, como caixas de bateria, pedaleiras de plástico estrutural, protetor de cárter, suporte de radiador e estrutura de painéis, entre diversos outros.

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quinta-feira, 6 de agosto de 2015

LICENCIAMENTO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA CRESCE EM JULHO.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou nesta quinta-feira, 6, o balanço da indústria automobilística em julho. No último mês o setor comercializou 227,6 mil veículos, o que significa aumento de 7,1% na análise contra junho com 212,5 mil.

No comparativo contra julho do ano passado, que registrou 294,8 mil veículos, a queda foi de 22,8%. No acumulado do ano as vendas foram de 1,55 milhão de unidades: contração de 21% frente as 1,96 milhão de unidades negociadas até julho de 2014.

Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, ressalta que “o cenário conjuntural continua complexo principalmente em razão do abalo da confiança dos consumidores e dos investidores. Enquanto os ajustes fiscais não forem concluídos o panorama permanecerá particularmente desafiador”.

A produção ficou 17,8% acima – foram 215,1 mil unidades em julho e 182,7 mil em junho. Ao defrontar o resultado com o mesmo período do ano passado, quando foram produzidos 252,7 mil veículos, o decréscimo é de 14,9%. No acumulado a baixa é de 18,1% com 1,49 milhão de unidades este ano e 1,82 milhão em 2014.

A indústria automobilística fechou julho com 28,3 mil veículos exportados, diminuição de 40,7% frente junho deste ano com 47,7 mil e retração de 17,6% na análise contra julho do ano passado com 34,3 mil unidades. Nos sete meses do ano as exportações chegaram a 225,3 mil unidades, o que significa alta de 10,7% contra o ano passado com 203,6 mil.

Caminhões e ônibus


As vendas de caminhões foram superiores em 5,1% no sétimo mês do ano com 6,5 mil produtos – em junho o licenciamento foi de 6,2 mil unidades. Já na análise com julho do ano passado o segmento apresentou declínio de 47,6% com 12,4 mil caminhões naquele mês. No comparativo anual as vendas foram menores em 43,1% com 43,8 mil este ano e 77 mil no ano passado.

A produção de caminhões acumula queda de 45,4% no ano – foram 48,2 mil veículos produzidos este ano e 88,3 mil em 2014. Em julho 6,6 mil unidades deixaram as linhas de montagem, o que representa elevação de 24,9% ante junho com 5,3 mil e contração de 46,4% contra julho do ano passado com 12,3 mil.

O resultado da exportação em caminhões apresentou crescimento de 12,2% até julho com 12 mil unidades em 2015 e 10,7 mil em 2014. No comparativo mensal a indústria negociou com outros países 1,8 mil unidades em julho, o que representa baixa de 10,4% contra junho com 2 mil e de alta de 31,7% ante o mesmo mês do ano passado com 1,3 mil.

As exportações de chassis para ônibus encerraram o período janeiro a julho com acréscimo de 3,7%: foram 4 mil unidades este ano e 3,8 mil em 2014.

Foram emplacados em julho 1,4 mil ônibus, o que mostra estabilidade com junho, que registrou a mesma quantidade de vendas. Na análise com julho do ano passado o licenciamento diminuiu 34,6% com 2,2 mil unidades naquele mês. Nos sete meses transcorridos do ano a retração é de 28,6% com 12 mil este ano e 15,5 mil no ano passado.

Os fabricantes de chassis aumentaram a produção em julho em 5,3% frente a junho: 1,9 mil e 1,8 mil respectivamente. No confronto com o mesmo período do ano passado com 2,9 mil unidades a baixa é de 35,8%. No acumulado a indústria apresentou queda de 28,9% com 15,8 mil unidades em 2015 e 22,1 mil em 2014.

Máquinas agrícolas e rodoviárias


As vendas internas no segmento de máquinas autopropulsadas no acumulado foram de 28,7 mil unidades, 27,2% menor do que as 39,4 mil do ano passado. Apenas em julho 4 mil unidades foram negociadas, o que representa decréscimo de 37,5% com relação as 6,4 mil do mesmo mês do ano passado e baixa de 9,1% frente as 4,4 mil de junho.

A produção no sétimo mês apresentou contração de 41,8% com relação a julho do ano passado – 5,1 mil unidades contra 8,8 mil – e de acréscimo de 41,6% frente a junho de 2015, quando saíram das linhas de montagem 3,6 mil máquinas. O total de unidades produzidas no acumulado ficou 27,7% abaixo do mesmo período de 2014 com 35,6 mil unidades este ano contra 49,2 mil no ano passado.

As exportações em julho, que registraram 843 unidades, ficaram abaixo em 23,4% ante junho com 1,1 mil e menor em 35,7% frente a julho do ano passado com 1,3 mil. Até julho o resultado apontou declínio de 21,3%: 6,2 mil unidades este ano e 7,9 mil no ano passado.

ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
Fred Carvalho - Diretor de Assuntos Institucionais e Imprensa
Vinícius Romero - Gerente de Imprensa
Raquel Mozardo - Assessora de Imprensa
imprensa@anfavea.com.br
55 11 2193-7800

SUBARU REALIZA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO “SUBARUDRIVER CLUB DAY”.


A SUBARU e a CAOA, importadora oficial dos veículos da marca para o Brasil, realizaram a primeira edição do SUBARUDRIVER CLUB DAY, encontro que reuniu cerca de 500 clientes e fãs da marca no País. Durante o evento, que aconteceu na pista de competição da Fazenda Capuava (Itupeva/SP), os apaixonados pelos modelos SUBARU vivenciaram uma experiência única, além de guiarem os mais recentes lançamentos da empresa no País: os sedans esportivos WRX e WRX STI.

De acordo com Flávio Padovan, Diretor Geral da SUBARU no Brasil, “a primeira edição do SUBARUDRIVER CLUB DAY foi um sucesso absoluto e atingiu plenamente o objetivo, que era aproximar a SUBARU dos amantes da marca, promovendo, assim, a integração e o engajamento de todos que se interessam pelos assuntos da empresa e seus produtos. Ações como essa tem um efeito multiplicador impressionante, sendo uma importante ferramenta para estreitar ainda mais os laços da SUBARU e os Subaristas. Esse contato mais próximo é primordial para o sucesso das nossas ações e já estamos trabalhando para a realização do segundo encontro”.

A primeira edição do SUBARUDRIVER CLUB DAY contou com ações e atividades para os fãs da marca e a sua família, como, por exemplo, Simulador Virtual de corrida com carros da marca, Espaço Kids para entretenimento das crianças, estúdio de tatuagens, espaço beleza para as mulheres (manicures, massagistas, etc.), ampla área de alimentação com quatro Food Trucks, entre outras.

Track Day e Estúdio de tatuagem



Entre as ações desenvolvidas durante o SUBARUDRIVER CLUB DAY, as que mais chamaram a atenção do público presente foram o Track Day, o test drive dos novos WRX e WRX STI e o estúdio de tatuagem.

No Track Day, os proprietários de veículos da SUBARU sentiram a emoção de guiarem os seus modelos na pista de competição instalada na Fazenda Capuava. Divididos em duas categorias (veículos originais e modelos preparados), os participantes puderam conduzir os seus veículos, com segurança e monitorado por uma equipe técnica altamente qualificada.

No total, foram três baterias, com duração de uma hora cada. Os veículos que participaram do Track Day receberam um sensor para registrar os tempos de volta de cada piloto. Os três participantes com a volta mais rápida, em sua categoria, foram premiados.



Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de guiarem, em primeira mão, os modelos WRX e WRX STI, mais novo lançamento da SUBARU no Brasil, em uma pista, nos test drives realizados pela empresa.

Para os Subaristas que queriam deixar registrado na pele o seu amor pela marca SUBARU, a organização do SUBARUDRIVER CLUB DAY montou um estúdio com tatuadores profissionais, em um espaço exclusivo e com todos os equipamentos, para a realização de tatuagens.

No total, sete pessoas realizaram tatuagens com menção à SUBARU, as suas tecnologias (motor Boxer, tração integral Symmetrical All-Wheel Drive, entre outros) ou, então o grafismo dos mais recentes lançamentos da empresa: WRX e WRX STI, verdadeiros símbolos de esportividade e inovação da empresa.


SUBARU
CAOA - Departamento de Comunicação
Gerson Almeida 
gerson.almeida@caoa.com.br
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Maira Nascimento   
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

CAOA - SUBARU - Em 1998 a CAOA se tornou a importadora oficial da montadora de veículos japonesa SUBARU no Brasil. A partir desse momento as vendas da marca triplicaram no País em menos de 1 ano. A SUBARU é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), uma empresa que desenvolve produtos inovadores em várias áreas, com base em uma tecnologia confiável. Líder no segmento automotivo no Japão, a FHI possui uma longa história de inovações tecnológicas. O objetivo da empresa é proporcionar prazer e tranquilidade ao dirigir por meio de uma experiência com um SUBARU, cujo slogan da marca é "Confiança em Movimento". Para a companhia, a paz de espírito ao dirigir não é possível sem o elemento crucial que é a segurança. Toda a linha de veículos da SUBARU comercializada no Brasil conta com tração 4X4 AWD que otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada.