segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

ONDA AZUL NOS LANÇAMENTOS AUTOMOTIVOS.

Subaru WRX STI

Qual a sua cor de carro preferida? Se você respondeu branca, saiba que esta é a tonalidade escolhida pela maioria das pessoas do mundo na hora de comprar um veículo novo. Mas já observou que novas cores estão em evidência pela indústria automotiva em seus lançamentos? O azul, por exemplo, parece ser a nova cor da vez, pelo menos na hora dos fabricantes anunciarem seus novos produtos.

Os consumidores buscam, cada vez mais, produtos diferenciados e personalizados, a fim de expressar seus valores e preferências individuais.

Acostumado com o dia-a-dia de novidades no mercado brasileiro comecei a observar que as novidades estavam pintando sempre de azul: Novo Fox, Ford Focus, Audi TT e Q3, Subaru WRX e WRX STI, Nissan New March,... a lista será extensa, mas isso revela uma nova tendência de cores para nossas ruas.

Por enquanto, o branco é a cor mais popular do mundo entre os carros, com 29% da preferência. No Brasil, a tonalidade é usada por táxis em algumas cidades e, por isso, guarda certa rejeição — embora isso não interfira tanto. Inclusive, certa vez avaliando um New Fiesta Sedã pelas ruas do Recife, observei um pedestre acenando em minha direção, acreditando ser um táxi.

Vale ressaltar que, dentro da cor branca, os compradores preferem a cor sólida (19%) à perolizada (10%). Em segundo lugar aparece a elegante cor preta, com 19% de popularidade. O problema é que sujeiras e riscos na carroceria ficam mais evidentes em carrocerias pintadas nesta tonalidade.

O prata já foi a cor preferida dos motoristas, mas hoje ocupa apenas a terceira colocação, com 14% da preferência mundial. Pesa a seu favor a pouca desvalorização que agrega ao carro e a menor exposição a riscos e sujeiras.

Apesar de muitos a considerarem sem graça, o cinza é outra cor tradicional. Tanto é que aparece nas primeiras colocações, com 12% dos votos.

Fechando o "Top 5" das cores preferidas de carros está o vermelho, com 9% de incidência mundial, cor que costuma reforçar a esportividade do veículo e muito usada por montadoras em lançamentos.

Outra cor queridinha em comerciais e lançamentos é o azul, que aparece em sexto, com 6% da preferência global.

Desenvolvimento de novas cores - Em sintonia com essa tendência, a Volkswagen do Brasil tem ampliado a oferta de opções de cores para seus produtos. Em apenas cinco anos, o portfólio de cores da marca aumentou em 77%.

Para comparação, os lançamentos da linha Volkswagen 2010, quando chegaram ao mercado, contavam com um “menu” de 13 cores.

Na atual linha 2015, esse total foi ampliado para 23 opções de cores, entre sólidas, metálicas e perolizadas, estrategicamente disponíveis de acordo com a proposta de cada modelo.

A criação de novas cores é baseada em novas tendências do mercado, visando atender as necessidades e os desejos dos consumidores. Segundo o diretor de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga: “Para a Volkswagen do Brasil, o fundamental é que, além de tendência, a cor seja perene, durável e agradável por muitos anos. Portanto, nem toda tendência de moda se aplica. Pode-se dizer que o trabalho de pesquisa de tendências é intercalado com a análise de mercado e dos desejos e expectativas do consumidor nos mercados em que o veículo será ofertado”.

Quando o assunto é tendência, a supervisora de Color&Trim da empresa, Marilia Biill, conta que o verde, por exemplo, é uma forte tendência de moda, porém é de aceitação restrita no mercado brasileiro.

Já o azul se mantém muito forte, principalmente em tons mais escuros. “Isso mostra que a Volkswagen está no caminho certo.

Em 2014, a marca apostou nos azuis, com destaque para o ‘Azul Acqua’, exclusivo para o Novo Fox; o ‘Azul Cobalto’, exclusivo para o SpaceFox; e o ‘Azul Night’ e o ‘Prata Lunar’, oferecidos em quase toda a linha 2015”, disse.

A Volkswagen também busca sempre manter espaço para as cores duradouras, como os amarelos, laranjas e vermelhos, geralmente oferecidos em versões mais esportivas. Para o lançamento da Nova Saveiro Cross e Gol Rallye, por exemplo, a marca lançou o sólido “Laranja Canyon”, em substituição ao “Laranja Atacama”, que nasceu como cor de lançamento para o CrossFox 2011. E, graças à sua boa aceitação, estendeu a opção para outros produtos. Já para o Novo CrossFox, foi criado o exclusivo “Laranja Sahara”, com efeito metálico.

Os vermelhos mais escuros também fazem sucesso entre os clientes que gostam de cores vibrantes, mas em tons mais escuros e sofisticados, como é o caso do metálico “Vermelho Ópera”, oferecido em toda a linha Volkswagen 2015, e do “Vermelho Wine”, exclusivo para o Novo Space Cross.

Conheça o processo de criação das cores da marca - A equipe de Design de Acabamentos (Color&Trim) da Volkswagen do Brasil desenvolve as cores da carroceria e também das peças plásticas internas e externas do veículo.

O desenvolvimento e implementação de novas tonalidades acontece de forma multidisciplinar, com o envolvimento de diversas áreas da empresa como Design, Marketing, Engenharia, Compras, Finanças, Laboratório de Materiais, entre outras, e em conjunto com parceiros externos, como os fabricantes e fornecedores de tintas e pigmentos.

O processo de desenvolvimento de novas cores parte de uma pesquisa de tendências de moda, consumo, comportamento e mercado.

Com estes dados, os designers criam um “briefing” que orienta os fornecedores quanto às necessidades da Volkswagen para os novos produtos. Para chegar nessas ideias, a designer responsável por cores na Volkswagen do Brasil, Telma Blasquez, e mais dois coloristas fazem testes, estudos e misturas de cores na cabine de pintura criada especialmente para a área de Design realizar suas alquimias.

O próximo passo fica por conta dos fabricantes de tinta: apresentar propostas ao Design, que seleciona as amostras e solicita ajustes e correções de tonalidade, brilho e pigmentação, a fim de chegar a uma cartela de cores novas que atenda às necessidades de Design e futuramente às expectativas do consumidor.

Os departamentos de Engenharia e Laboratório de Materiais da Volkswagen do Brasil também orientam os fornecedores quanto às exigências técnicas relacionadas a emissões, durabilidade e demais especificações de qualidade das tintas, peças e pigmentos.

Com isso, algumas melhorias de desenvolvimento são necessárias para ajustar cada proposta de cor e assim novas amostras são submetidas a testes e avaliações até atenderem à aparência e aos requisitos técnicos necessários.



Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br.
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

domingo, 9 de agosto de 2015

FÓRMULA TRUCK: SALUSTIANO VENCE DE PONTA A PONTA EM SANTA CRUZ DO SUL.

Piloto do caminhão Mercedes-Benz fez todos os 53 pontos possíveis no final de semana da sexta etapa da temporada da Fórmula Truck. 


Paulo Salustiano fez barba, cabelo e bigode na sexta etapa da Fórmula Truck e deu um presente de Dia dos Pais para seu pai, o ex-deputado Wagner Salustiano. No final de semana, o piloto da Mercedes-Benz liderou todos os treinos livres, fez a pole position e além de ganhar - pela terceira vez na carreira - as duas fases da prova disputada no Autódromo de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, ainda fez as duas melhores voltas, uma em cada etapa. Com isso, marcou os 53 pontos em disputa e repetiu o feito de Felipe Giaffone em Caruaru, na abertura da 20ª temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. 

O resultado deixou o Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck mais equilibrado ainda. Os dois primeiros entraram na pista com uma diferença de 10 pontos. Felipe Giaffone tinha 197 e Paulo Salustiano 187. Agora, a vantagem de Giaffone ficou mínima: 241 a 240, contra 212 de Leandro Totti, o terceiro colocado. O campeonato está totalmente aberto, pois até o final da temporada, nas quatro etapas restantes para o final do ano, ainda estarão em disputa 212 pontos, o que deixa vários pilotos em condições matemáticas de continuar na briga pelo título de 2015. Giaffone, Salustiano e Totti continuam a usar o restritor de potência, reservado aos três primeiros na tabela de classificação geral.


Na corrida em Santa Cruz do Sul, desde a largada, o pole position Salustiano se manteve na frente. No início da primeira fase chegou a abrir 5s4 de vantagem para Felipe Giaffone logo na segunda volta, mas as entradas do caminhão de segurança - uma devido ao forte acidente de Luiz Lopes, que nada sofreu - duas vezes levaram a prova a ter somente seis voltas. Salustiano marcou os 27 pontos possíveis disputados na abertura, pois além da pole também fez a volta mais rápida.

Na segunda e decisiva fase, ele também não deu chances aos adversários e voltou a abrir diferença na ponta, mas nova entrada do caminhão de segurança embolou o grupo e o óleo despejado na pista pelo caminhão de Rogério Castro, que teve problemas, fez a corrida ficar mais lenta, pelo menos durante uma terça parte dos 3.530 metros do traçado gaúcho. Nada suficiente para atrapalhar a terceira vitória dele na Truck, a segunda nesta temporada. A outra de 2015 foi no Velopark.

Resultado da primeira fase sexta etapa da Fórmula Truck:

1º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 28min51s464
2º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 1s114
3º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 2s211
4º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 3s562
5º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 3s961
6º) David Muffato (Scania), Muffatão,
 a 4s983
7º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 5s636
8º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, a 7s171
9º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 7s373
10º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 8s971
11º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 11s784
12º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, a 12s677
13º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, a 13s340
14º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a14s798
15º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão, a 15s513
16º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 17s072
17º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 2 voltas
18º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, a 2 voltas
19º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 4 voltas

Melhor volta: Paulo Salustiano, 1min44s634, média de 121,5 km/h

Resultado da segunda fase sexta etapa da Fórmula Truck:

1º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 25min34s163
2º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 0s941
3º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 1s267
4º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 2s135
5º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 3s428
6º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, a 4s377
7º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, a 4s603
8º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 5s215
9º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, a 9s592
10º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 10s829
11º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, 11s298
12º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão, a 14s535
13º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 15s031
14º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 18s107
15º) David Muffato (Scania), Muffatão,
 a 2 voltas
16º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 4 voltas
17º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 10 voltas

Melhor volta: Paulo Salustiano (ABF/Mercedes-Benz), 1min45s175, média de 120,8 km/h

Os dez primeiros pilotos na classificação geral:

1) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), 241 pontos
2) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), 240 
3) Leandro Totti (Volkswagen Constellation), 212
4) Djalma Fogaça (Ford), 183
5) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), 161 
6) André Marques (MAN TGX), 153
7) Jaidson Zini (Iveco), 137
8) Pedro Muffato (Scania), 126
9) Beto Monteiro (Iveco), 119 
10) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 116

Campeonato de fabricantes

1) MAN, 504
2) Mercedes-Benz, 449
3) Iveco, 296
4) Ford, 287
5) Scania, 269
6) Volvo, 129

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves 
13-3299-1144 

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

ALGUÉM.

Por favor, apareça, senhora ou senhor esse Alguém - nós aguardamos ansiosos! Esse alguém tão falado essa semana precisa aparecer, antes que não sobre ninguém para contar essa História. Achei bem engraçado esse apelo do vice-presidente. Caramba, ele é o vice-presidente! Se ele que é ele está por aí chamando alguém, melhor gritarmos Socorro! Help! SOS!

Não posso dar os nomes desses alguéns. Vamos deixar indefinidos. Mas, essa semana, ao ouvir o clamor de Michel Temer, não pude deixar de lembrar uma velha história de imprensa que ouvi há tempos de alguém que sabe das coisas. Um grande jornal, aqueles problemas administrativos de sempre que acabam desolando a redação e, em uma reunião, o dono, o próprio, clama: "Alguém tem de fazer alguma coisa!" 

"Empregados fantasmas se apresentem! " - Respondo, quando me pedem coisas que, puxa, faz você! 

Nunca esqueci, já brincava com a expressão "Alguém precisa fazer alguma coisa" (tem de falar em tom imperial) vendo aquelas situações meio absurdas onde os próprios culpados por ela fazem cara de santo jogando a culpa em alguém que não teria feito o que eles próprios já deviam ter feito e há muito tempo. Malandragenzinhas e espertezas. 

No nosso dia a dia de jornalistas escutamos apelos, recebemos mensagens que invariavelmente nos contam coisas, novidades, notícias sigilosas, "exclusivas", "furos", muitas informações inclusive que nós mesmos tínhamos acabado de publicar - uma espécie de telefone sem fio, que é como anda esse mundo onde ninguém presta mais atenção em nada. Tanto faz como tanto fez.

Vivem reclamando em nossas orelhas como é que a imprensa não faz nada, não diz nada, não publica nada. Alguém tem de fazer alguma coisa e só vocês podem - e escutamos uma quase crítica. Acham mesmo que temos a força do He-man: Pelos poderes de Grayskull! 

Mais ou menos o mesmo do que dizerem vai lá, se joga do precipício. 

Viram o programa do PT? Vivem reclamando que a grande imprensa distorce, patatipatatá, mas quando precisam o que é que usam na tevê? Os jornais. Nessa hora não servimos para embrulhar peixe.

Quem é Alguém? Quem pode ser alguém aí, tão especial, mas que ainda é diáfano? Esse ser que não se apresenta logo no portão de embarque? Parece aquele povo que ainda não saiu do armário e que diz que vai se encontrar com uma pessoa, vai sair com uma pessoa. Falou isso, pode crer. Pode dar a ela de presente de arco-íris, uma coisa mais delicada, a compilação de Orange is the new black - coisas assim.

Todo mundo quer ser alguém. Talvez por isso mesmo a oposição esteja tão acirrada, haja tanta rejeição ao atual comando. Muitos estavam quase sendo alguém, até ajudados pelas benesses sociais indiscutíveis, e agora caíram do cavalo, ou tropeçando no que ele deixa no caminho. Vide os financiamentos dos estudantes, as mães cheias de filhos vendo a bolsa da família se esmilinguir, e um monte de promessas virarem desencantos. Investimos contra porque há alguém culpado por chegarmos a esse ponto.

Será que tem alguém olhando pela gente? Pensamos assim quando lembramos de quem já nos deixou e acreditamos que esse alguém está lá no céu nos ajudando. Parece que pensar assim nos torna mais fortes. Alguém lá em cima gosta de mim.

Estamos no terreno duro do chão. Não podemos mais fingir de ver alguém que não aparece, porque ninguém cai do céu. E quem aparece quer jogar no nosso colo a bomba para aparecer depois cantando como o Roberto Carlos, esse cara sou eu.

Fingem que não ouvem as panelas, que não somos alguém, fingem que não veem alguém nas ruas. 

Ninguém merece. Sabem com quem estão falando?

São Paulo, agosto de 2015








* Marli Gonçalves é jornalista - Na rua dia 16, porque certamente encontrarei alguém que sabe que, juntos, podemos sim fazer muito. Inclusive achar alguém que aceite essa batata quente.. e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter.

sábado, 8 de agosto de 2015

FÓRMULA TRUCK: SALUSTIANO FAZ A POLE EM SANTA CRUZ.


Paulo Salustiano dominou todos os treinos desta sexta etapa da Fórmula Truck e não deu chance aos adversários. Com isso, neste domingo, às 13 horas, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, ele larga na pole position - pela sexta vez na categoria -, colocação conquistada na tarde deste sábado quando superou todos os adversários e marcou 1min43s448 no Top Qualifiyng. Salustiano fez média de 122,8 km/h com seu caminhão Mercedes-Benz e pela segunda vez no ano, e no Rio Grande do Sul, larga na frente, pois também fez a pole - e venceu - no Velopark, em Nova Santa Rita. 



O segundo lugar ficou com Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), com 1min43s674, seguido por Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 1min43s894, Leandro Totti (Volkswagen Constellation), 1min43s926 e por Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), 1min44s343. 

Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation) lidera o Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck com 197 pontos, seguido por Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), com 187, Leandro Totti (Volkswagen Constellation), 172, Djalma Fogaça (Ford), 161, Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), 127 e André Marques (MAN TGX), 119. Giaffone, Salustiano e Totti são obrigados, pelo regulamento de 2015, a utilizar o restritor de potência, que varia de acordo com a posição. O líder Giaffone tem restritor de 74 milímetros e perde algo em torno de 70 cavalos, o segundo Salustiano usa o de 76 mm, que impede o motor de usar cerca de 50 HP e o terceiro Totti o de 78 milímetros e deixa de utilizar aproximadamente 30 cavalos.

Grid de largada da sexta etapa da Fórmula Truck, neste domingo às 13 horas:

1º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz,1min43s448, média de 122,8 km/h
2º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições,1min43s674
3º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz,1min43s894
4º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições,1min43s926
5º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck,1min44s343
6º) André Marques (MAN TGX), RM Competições,1min44s439
7º) David Muffato (Scania), Muffatão,1min44s690 
8º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport,1min44s702
9º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports,1min45s096
10º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport,1min45s200

Não passaram para o Top Qualifiyng:

11º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições,1min45s779
12º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans,1min45s998
13º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation -MAN), RM Competições,1min46s241
14º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições,1min46s321
15º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans,1min46s643
16º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão,1min46s770
17º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team,1min47s103
18º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports,1min48s362
19º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, sem tempo

Venda de ingressos agora somente nas bilheterias e postos autorizados

Os ingressos para acompanhar a sexta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para este domingo no Autódromo de Santa Cruz do Sul, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, podem ser adquiridos somente nas bilheterias do autódromo e nas revendedoras Bridgestone e nos postos Petrobras credenciados. Para acompanhar todos os treinos de sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo neste sábado ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo, que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria assim como as credenciais (Paddock ou VIP), todas no contêiner de credenciamento.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo, além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região, ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

Relação dos postos Petrobras que até este sábado vendem ingressos para a Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul e região:

Spengler S/A - Rua 28 de Setembro, 1848 - Goiás - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rodovia RS 287 km 100, sem número - Linha Santa Cruz - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rua Marchal Floriano, 170 - Centro - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Avenida Brasil, 1053 - Centro - Cachoeira do Sul; Posto Shopping Car Ltda. - Rua Gaspar Silveira Martins, 1500 - Centro - Santa Cruz do Sul; Posto Shopping Car Ltda. - Rua Ramiro Barcelos, 1223 - Centro - Santa Cruz do Sul; Com. de Comb. Florestal Ltda. - Avenida Senador Alberto Pasqualini, 619 - Americano - Lajeado; Com. de Comb. Florestal Ltda. - Avenida Alberto Pasqualini, 1244 - São Cristóvão - Lajeado; Com. de Comb. Florestal Ltda. - Rod. BR 386 km 347 sem número - Hidráulica - Lajeado; Com. de Comb. Florestal Ltda. - Av. Benjamin Constant, 1791 - Lajeado; Posto 2001 - Av. Independência, 718 - Santa Cruz do Sul; Rádio Gazeta FM - Rua Ramiro Barcelos, 1170 - Santa Cruz do Sul.

Relação dos postos de venda dos pneus Bridgestone em Santa Cruz do Sul e região: 

Comercial de Pneus Vale do Taquari - Avenida Lauter Filho, 715 - Centro - Taquari; Comercial de Pneus Vale do Taquari - Rua Buarque de Macedo, 807 - São João - Montenegro; Comercial de Pneus Vale do Taquari - Rua Osvaldo Aranha, 2379 - Centro - Venâncio Aires; JK Pneus Ltda. Avenida Sem. Alberto Pasqualini, 152 - Centro - Lajeado; Rodovale Ind. Com. Equip. Rodoviários Ltda. - Rodovia BR 386 km 340 - SL 2, sem número - Conventos - Lajeado.


É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144.

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves 
13-3299-1144 

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

HYUNDAI NEW i30 GANHA MUDANÇAS NO VISUAL E UMA SÉRIE ESPECIAL DE LANÇAMENTO.

O Hyundai New i30, importado com exclusividade pela CAOA, chega às lojas Hyundai Importados a partir da segunda quinzena de agosto, após receber mudanças em seu design que deixaram o hatchback com apelo ainda mais esportivo e jovial. Em comemoração ao lançamento, a Rede de Concessionárias CAOA disponibiliza uma série limitada com ainda mais atrativos.



As principais mudanças do New i30 foram realizadas em seu design externo. A nova versão do compacto Premium teve sua grade dianteira revisada, realçando a identidade visual da marca Hyundai. O aspecto esportivo também foi evidenciado com o conjunto óptico invadindo a lateral do veículo, além de vincos esculpindo o capô, mesclando linhas curvas com cantos angulares. 

As laterais apresentam uma linha de cintura delineada por fisos cromados, ampliando sua elegância. Faróis de projeção, luzes de neblina e renovadas rodas de liga leve de 17 polegadas completam a modernização estética do modelo.

A Hyundai é conhecida por sua definição e exclusiva identidade de design chamada "Escultura Fluida". O perfil agressivo, a baixa altura e até mesmo o desenho de seus espelhos retrovisores formam uma configuração aerodinâmica eficiente, com o baixo coeficiente de arrasto de (Cx) 0,30. Esta baixa resistência ao vento pode ser traduzida em uma condução mais suave, silencioso e econômica.

Novas Configurações



A rede de concessionárias Hyundai Importados passa a oferecer o modelo em duas configurações bastante completas. Na versão de entrada, o New i30 chega com teto solar panorâmico, pedais em alumínio, 3 diferentes modos de direção (Flex Steer), rodas aro 17 polegadas, piloto automático e sistema multimídia completo, além da contar, a partir de agora, com um belo e  anatômico volante com acabamento em couro, que torna a empunhadura mais confortável e segura.

Além destes itens, a versão Top de linha do New i30 tem agregado aos seus equipamentos: bancos em couro, Controle de Estabilidade (ESP) e Tração (TCS), ar-condicionado Dual Zone, sensor de chuva, encosto central deslizante, comando de fechamento de vidros com apenas um toques, painel Supervision em LED TFT, além de airbags laterais e do tipo cortina somados aos do condutor e passageiro, ofertados desde a versão de entrada.

Série limitada



A CAOA comemora a chegada do renovado Hyundai i30 com uma série limitada em 40 unidades que, além de toda gama de equipamentos da versão Top, oferece retrovisor eletrocrômico, regulagem elétrica da posição dos assentos, airbag de joelho, Xenon nos faróis e assinatura em LED nos faróis de milha e lanternas traseiras, aquecimento e resfriamento dos bancos dianteiros, freio de mão eletrônico, Smart Entry e Star Stop Button.

Desempenho e economia



O hatchback médio New i30 é um dos destaques da linha de importados da Hyundai e conta com o moderno motor 1.8 MPI, com 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, que oferece alta eficiência e baixo consumo de combustível graças ao bloco de alumínio de baixo peso e uma série de outros recursos de engenharia. Entre muitos itens importantes nesse sentido estão os balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes.

Um sistema avançado de variação das válvulas de admissão colabora com o aumento no desempenho. Entre outros itens, o motor 1.8 MPI conta com injeção de combustível multiponto controlada por computador, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, configuração que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiência no consumo. 

O acionamento da distribuição é feita por meio de corrente, ao invés da correia dentada, projetado para reduzir ruídos; e os conjuntos auxiliares – bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado – são montados diretamente no bloco do motor e movimentados por uma única correia.

O desempenho e eficiência do motor são otimizados pela transmissão automática A6GF1, desenvolvida pela própria Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma condução esportiva e também colabora com a redução do consumo de combustível. 

Engenharia avançada



Desde seu lançamento, o Hyundai i30 destacou-se no mercado mundial por sua abrangente lista de equipamentos de série. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível. 

O sistema Flex Steer permite que o motorista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade; o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva.

A suspensão dianteira do New i30 utiliza o sistema McPherson, com seis pontos de montagem, garantindo melhor dirigibilidade. A suspensão traseira é por eixo de torção, compacta e leve. 

Silêncio ao rodar e baixas vibrações foram preocupações dos engenheiros da Hyundai ao desenvolver o New i30, o que resultou em sensação ao rodar comparável a carros de categorias superiores. Material isolante sonoro foi aplicado em seis pontos na estrutura, as borrachas das portas são duplas, reduzindo o ruído do vento em alta velocidade e até mesmo o desenho das maçanetas externas foi otimizado em testes aerodinâmicos. 

Máxima segurança



A estrutura do Hyundai New i30 utiliza aço ultrarresistente em pontos estratégicos para elevar a rigidez torcional e a segurança do compartimento dos passageiros. As portas contam com barras de proteção contra impactos laterais e as colunas B (centrais) e as laterais do teto são estampadas a quente, método de produção que aumenta a resistência do aço. Aço de alta resistência também é utilizado na estrutura interna e externa das soleiras. 

O New i30 conta com até seis airbags para proteção dos ocupantes - são dois frontais, para o motorista e passageiro, dois laterais dianteiros, para proteção do ombro e tronco e dois de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem. A série limitada possui ainda um airbag especial para proteção dos joelhos do motorista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos e que, atualmente faz parte da configuração da edição limitada do hatchback. 

Quanto à segurança ativa, o carro oferece, além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e ângulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o motorista correria sério risco de perder o controle do veículo. 

Conforto e conveniência



A proposta de criar um compacto de luxo incluiu, obviamente, uma série de itens destinados a aumentar o conforto e a praticidade para motorista e passageiros. 

Uma tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). Além da câmera, o motorista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choque traseiro. 

O sistema de ar-condicionado com duas zonas e comando eletrônico, facilitando o ajuste da temperatura interna desejada. 

Garantia e serviços


Assim como toda a linha de veículos Hyundai, o modelo está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. Por um período de um ano, o motorista conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional, durante 1 ano.

Hyundai CAOA
Departamento de Comunicação – CAOA
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato   
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068
www.caoa.com.br

CAOA Montadora de Veículos – Hyundai: A CAOA é a importadora exclusiva da marca Hyundai no Brasil desde 2.000. Com um trabalho exemplar de reposicionamento da marca e investimentos maciços em pós-vendas, em poucos anos, a CAOA conquistou excelentes níveis de participação no mercado brasileiro. Esses surpreendentes resultados motivaram o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade a construir uma montadora com capital 100% próprio. Em abril de 2007 é inaugurada a CAOA Montadora de Veículos - Hyundai, na cidade de Anápolis (GO), e começa a produção da camioneta HR. Em 2010, a planta passou a fabricar o Tucson com exclusividade em todo o mundo. A marca ampliou a participação no mercado de caminhões, dando início a fabricação e a venda do comercial leve HD78 em 2011. Em setembro de 2013, a fábrica de Anápolis iniciou a produção de mais um modelo, o utilitário esportivo ix35 Flex. A CAOA acumulou 114.826 mil unidades vendidas no Brasil no ano de 2013. Durante dois anos consecutivos, a CAOA Montadora – Hyundai recebeu o título de distribuidor do ano entre os 179 distribuidores Hyundai do Planeta. Entre os itens avaliados estão: o extremo cuidado com o Pós-vendas e a satisfação absoluta de seus clientes. Prova desse comprometimento, o Brasil conquistou a 1ª colocação na pesquisa de satisfação dos clientes em 2013 (Hyundai Global Satisfaction Index), ficando na frente de todos os países da América Latina e Caribe. Esse ano, a Hyundai CAOA também conquistou o maior índice de satisfação com o processo de vendas em pesquisa realizada pelo conceituado instituto J.D. Power. Saiba mais sobre a CAOA e seus produtos no site www.caoa.com.br.

TOYOTA OFERECE TAXA ZERO E CONDIÇÕES ESPECIAIS DURANTE A EXPOSUL.

A Toyota marca presença na 43ª edição da Exposul – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso, que acontece no Parque de Exposições de Rondonópolis, em Rondonópolis (MT), entre os dias 08 e 15 de agosto. 

A meta da Toyota é manter os mesmos números da edição anterior, quando foram comercializados 56 veículos  da marca. A Exposul reúne produtores rurais, criadores de animais e populares da região Sul do estado de Mato Grosso.

No estande de 200m², um dos destaques é o utilitário esportivo SW4 SRV com sete lugares Diesel, com revestimento em couro nas opções bege ou preto. A versão apresenta motor 3.0L 16v Turbo Diesel, transmissão automática de cinco velocidades, tração 4x4, airbag frontal, lateral e de cortina, faróis de neblina, computador de bordo, sistema multimídia com TV digital e leitor de DVD com GPS integrado.  
Outro destaque é o modelo Hilux SRV com cinco lugares, motor 3.0 16V Turbo Diesel. A versão é equipada com rodas de liga leve aro 17”, para-barro dianteiro e traseiro, protetor de caçamba, estribos laterais, volante com comandos integrados de telefone, áudio e vídeo e computador de bordo. Um dos diferenciais do modelo é o controle eletrônico de estabilidade e de tração que corrigem a trajetória do veículo.
Também estarão em exposição no espaço da Toyota os modelos RAV4, utilitário esportivo, que será apresentada na versão com motor a gasolina 2.0L 16V, tração 4x2, airbag lateral, frontal e de cortina e sistema multimídia com tela touchscreen de 7”com GPS, leitor de DVD e acesso a internet,  o Corolla, líder absoluto no segmento de sedãs médios, além do Etios XLS 1.5L 16V Flex, com direção eletroassistida, que utiliza um motor elétrico, dispensando o sistema hidráulico, ar-condicionado, volante e manopla de câmbio em couro e airbag duplo frontal são alguns dos modelos que também estarão em exposição no estande Toyota.

Consultores de vendas da concessionária Rodobens-Rondonópolis estarão disponíveis para dar suporte às dúvidas dos clientes que visitarem o estande. Também haverá uma equipe do Banco Toyota com condições especiais de vendas e linhas de crédito para comercialização de veículos.

Condições especiais para modelos Etios, Hilux e SW4


Condições especiais de vendas serão oferecidas para aquisição de modelos Etios, Hilux e SW4.

Taxas especiais para versões Etios Hatch e Sedã X, Platinum e Cross. Com entradas de 30% até 60% do valor do veículo, o prazo de financiamento é de até 60 meses. 

Condições

Entrada
Taxa
Prazo
30%
0,99%
36x
48x
60x
40%
0,99%
36x
48x
60x
50%
0,99%
36x + balões
48x + balões
60x + balões
60%
0%
12x
18x
24x
36x



Preço de nota fiscal de fábrica com entrada de 60% e prazo de financiamento de até 36 meses para todos os modelos Hilux e SW4.

Serviço
43ª edição da Exposul 
Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso
Parque de Exposições de Rondonópolis - Wilmar Peres de Farias
Rodovia MT-383 - Rondonópolis, MT 
de 08 a 15 de agosto de 2015
Horário de Funcionamento: A partir das 10 horas

Toyota do Brasil  
George Costa e Silva – Gerente de Relações Públicas
gcostaesilva@toyota.com.br 
Erick Boccia – Chefe de Imprensa 
(11) 4390-4168
eboccia@toyota.com.br
Heloisa Ribeiro 
(11) 4390-4092 
hribeiro@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Rafael Borges
(11) 4390-4177
raborges.printerpress@toyota.com.br
Leandro Volcov 
(11) 4390-4094
lvolcov.printerpress@toyota.com.br
Kelly Buarque 
(11) 4390-4018 
kbuarque.printerpress@toyota.com.br

A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP) e um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Lon dres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil

VOLKSWAGEN up! TSI.

Coisas de Agora mostra entrevista com Roger Guilherme, gerente de Powertrain da Volkswagen do Brasil, que fala sobre o motor 1.0 TSI que equipa o up! 2016.
Clique na telinha e assista agora.