segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PEUGEOT PRODUZ 308 PARA COMPETIÇÃO.


Os engenheiros da PEUGEOT SPORT se concentraram no PEUGEOT 308 e desenvolveram o 308 GTi, o modelo mais radical da gama criado pela divisão esportiva da Marca. Não satisfeitos com o sucesso da iniciativa, eles decidiram ir além ao conceber uma versão de corrida do veículo. Levar o carro das ruas para as pistas resultou na criação do PEUGEOT 308 Racing Cup.

A equipe de estilo da PEUGEOT desenhou as formas aerodinâmicas do PEUGEOT 308 Racing Cup tendo como base uma tecnologia de competição destinada aos clientes mais exigentes, que buscam o máximo em desempenho e pilotagem. Equipado com o mesmo motor THP do 308 GTi da PEUGEOT SPORT, o 308 Racing Cup já produz 308 cavalos de potência (38 cavalos a mais do que a versão de rua do 308 GTi) depois da primeira fase de seu desenvolvimento.

Uma silhueta elegante e agressiva


Baseado no 308 GTi da PEUGEOT SPORT, aclamado por seu caráter esportivo, o 308 Racing Cup tem uma aparência ainda mais agressiva: graças as suas rodas mais largas, a lateral do carro ganhou novos contornos, deixando o esportivo um visual inconfundível. Essa é a principal razão para a maior largura total, que foi estendida para 1.910 mm – 106 mm a mais que 308 GTi. O spoiler na traseira do modelo foi inspirado na regulamentação do WTCC.

Os para-choques dianteiro e traseiro e o difusor são específicos para o 308 Racing Cup e aumentam sua eficiência aerodinâmica com um toque agressivo. Nessa mesma linha, suas rodas de 18 polegadas podem ser calçadas em pneus lisos ou piso molhado.

Tecnologia embarcada


O motor THP é derivado diretamente do propulsor do 308 GTi. Os especialistas em motores da PEUGEOT afiaram ainda mais seu desempenho para elevar a competitividade do modelo no automobilismo. Com a incorporação do turbo usado no 208T16, o PEUGEOT 308 Racing Cup já ultrapassou a potência de 308 cavalos. Ainda em curso, o desenvolvimento desse trabalho vai oferecer a oportunidade de produzir ainda mais potência para um desempenho radical.

O PEUGEOT 308 Racing Cup empresta elementos da suspensão do 308 GTi, como pivô e a travessa traseira. Para adaptar o carro para as pistas, os engenheiros da Marca também promoveram uma série de alterações, como pinças de freio com seis pistões e a transmissão sequencial de seis velocidades, que pode ser acionada por aletas atrás do volante.

O PEUGEOT 308 Racing Cup também teve como prioridade o controle de seu peso, que ficará restrito à faixa entre 1.000 kg e 1.050 kg.

Uma carreira internacional adiante


O PEUGEOT 308 Racing Cup estará disponível para venda na Europa no fim de 2016. A intenção é que o carro suceda o RCZ Racing Cup nos campeonatos em disputa e nas séries de corrida de modelos esportivos, como VLN na Alemanha, CER na Espanha, CITE na Itália e BGDC na Bélgica, ou mesmo nos campeonatos de endurance, a exemplo das “séries 24hs”.

Modelo será revelado no Salão do Automóvel de Frankfurt


O PEUGEOT 308 Racing Cup aparecerá no palco do Salão do Automóvel de Frankfurt, entre 17 e 27 de setembro. O público poderá acompanhá-lo em ação no circuito de Paul Ricard, na França, durante a volta de demonstração na final do GT Tour de 2015, nos dias 24 e 25 de outubro.

Clique na telinha e conheça o PEUGEOT 308 RACING CUP



Informações técnicas


Motor
Tipo: 1.6 litro THP do 308 GTi da PEUGEOT SPORT (turbocompressor do 208 T16);
Potência máxima: pelo menos 308 cavalos;
Capacidade cúbica: 1.600 cc;
Diâmetro do escape: 70 mm;
Tanque de combustível: normal;
Injeção de combustível: direta, alta pressão.

Transmissão
Caixa sequencial de seis velocidades.

Chassis
Estrutura: carroceria reforçada por solda multiponto homologada FIA;
Corpo: para-choques específicos na dianteira e na traseira; janelas de policarbonato e de tela na traseira;
Peso: mínimo: 1.000 kg / máximo: 1.050 kg;
Divisão de peso dianteira / traseira: 63% / 37%.

Dimensões
Comprimento: 4.288 mm (sem incluir asa traseira do WTCC);
Largura: 1.910 mm;
Entre-eixos: 2.620 mm;
Para-choques dianteiros e traseiros específicos.

Aerodinâmica
Difusor dianteiro;
Asa traseira com especificação do WTCC.

Rodas
Rodas específicas: 10” x 18”;
Pneus para pista seca e molhada (27/65).

Imprensa Peugeot do Brasil
Marcus Brier 
marcus.brier@peugeot.com
+55 11 2536-3391
Giselli Cardoso                        
giselli.cardoso@peugeot.com
+55 11 2536-3269

NISSAN COMEMORA 100 MIL UNIDADES DO MARCH VENDIDAS NO BRASIL.


Primeiro compacto com tecnologia e qualidade japonesa lançado no mercado brasileiro, o Nissan March atingiu a marca histórica de 100 mil unidades comercializadas no Brasil desde setembro de 2011. A linha, que foi totalmente renovada e passou a ser fabricada no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), a partir de abril de 2014, possui duas opções de motor: 1.0 12V 3 cilindros e 1.6 16V, ambos também produzidos na unidade industrial fluminense, seis versões de acabamento e preço inicial de R$ 36.990.

Do total geral, o Nissan New March nacional já teve mais de 30 mil unidades vendidas. O modelo tem qualidade japonesa, design moderno, interior bem acabado e traz uma completa lista de equipamentos desde a primeira opção da linha, com itens como direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, trava nas portas, retrovisores externos na cor da carroceria, entre outros. A linha oferece tecnologias diferenciadas para o segmento, como a câmera de ré e conexão com mídias sociais.

A alta qualidade de fabricação resulta em um menor custo de manutenção do New March. Assim, os preços das revisões até 60 mil km estão entre os mais baixos entre os encontrados para os modelos concorrentes no segmento, totalizando R$ 1.954. Os valores são fechados e fazem parte do "Compromisso Nissan", que inclui ainda três anos de garantia de fábrica e dois anos do "Nissan Way Assistance", serviço 24 horas com direito a serviços de assistência em caso de pane, colisão, furto ou pneu furado. O serviço também oferece carro reserva por quatro dias gratuitamente, conserto no local ou reboque, dependendo do que acontecer.

Inovação Japonesa


Quando chegou ao mercado brasileiro no fim de 2011, o Nissan March trouxe diferenciais que chamaram a atenção dos consumidores. Entre eles, o DNA japonês de qualidade de construção, nível de itens de segurança e de conforto de série, além do preço acessível por tudo isso. Desde a versão de entrada, o March trazia airbag duplo, computador de bordo, abertura interna da tampa do tanque de gasolina, ar quente e ajuste de altura do banco do motorista, entre outros itens. O compacto da Nissan possuía ainda a tecnologia de ponta empregada em uma moderna plataforma. Assim como ocorre agora com o New March, vendido no Brasil desde 2014, o March lançado em 2011 era o mesmo disponível para os consumidores da Europa.

Presente no Brasil desde 2000, a Nissan começou a produzir veículos em solo brasileiro dois anos depois, na fábrica em conjunto com sua parceira de Aliança, a Renault, em São José dos Pinhais (PR). O primeiro produto da marca fabricado nesta unidade industrial foi a antiga geração da Nissan Frontier. O Complexo Industrial de Resende (RJ), inaugurado oficialmente no dia 15 de abril de 2014, também fabrica o sedã compacto Novo Versa desde o início deste ano. A Nissan comemorou recentemente a marca histórica de 250 mil veículos produzidos no Brasil.

Imprensa Nissan do Brasil.

CHEVROLET LANÇA SITE DE CONSULTA E VENDA ON-LINE DE PEÇAS GENUÍNAS.

Voltado para o reparador independente, página “Peça Chevrolet” na internet permite desde a solicitação de orçamentos até a efetivação de pagamentos online.


Em um mundo cercado de modernidades, a tecnologia acaba sendo a melhor ferramenta das oficinas. E foi pensando em facilitar e agilizar a vida do reparador independente que a GM lança o site “Peça Chevrolet”, o primeiro desenvolvido por uma grande fabricante de automóveis a oferecer opção de consulta e compra online de peças.

De fácil navegação, o site traz diversas funcionalidades, como o catálogo digital de peças de todos os modelos Chevrolet comercializados no país desde 1964, nacionais e importados. Isso permite ao reparador encontrar rapidamente a peça correta a ser substituída.

Após escolher os itens desejados, o reparador seleciona uma autorizada e pede que o vendedor envie imediatamente um orçamento. O valor da compra e do frete, assim como a forma de pagamento, são negociados diretamente com a concessionária, sem intermediários, por meio de mensagens escritas em um chat.

Além de texto, o canal também possibilita o compartilhamento de imagens. Dessa forma, o reparador pode certificar-se de que está comprando a peça correta. Outro diferencial do site é que os itens vêm com atestado de originalidade, o que reflete em melhor qualidade e credibilidade ao serviço prestado pela oficina.

“Inovador, o site Peça Chevrolet apresenta-se como a maneira mais inteligente, prática e segura de adquirir um item de reposição original da marca”, destaca Marcelo Santiago, Gerente de e-Commerce para o Brasil e América do Sul. Para o executivo, essa é uma ferramenta que chega para agilizar o trabalho do reparador. “Quanto mais rápido é feito o conserto do veículo do cliente, mais satisfeito ele fica, e abre-se espaço para poder atender um outro carro e, assim, ampliar a receita do estabelecimento”, completa.

As concessionárias Chevrolet das cidades de Sorocaba, Bebedouro e São José dos Campos (SP) foram escolhidas para participar da primeira etapa da implantação do site, que logo habilitará outras autorizadas pelo país.

Para ter acesso ao site - www.pecachevrolet.com.br, o interessado preciso antes fazer o cadastro, que é gratuito. A compra de peças através desta ferramenta é restrita a oficinas.

Recursos do site
- Catálogo de peças digitalizados dos carros Chevrolet vendidos no país desde 1964.
- Eventos, novidades e promoções destinadas ao público reparador.
- Orçamentos on-line e possibilidade de negociação de valores e do frete diretamente com a concessionária.
- Canal direto de atendimento ao reparador para consultas rápidas.
- Dicas de reparo passo-a-passo por veículo ou sistemas.
- Informações importantes sobre os novos carros da linha Chevrolet.  

Imprensa General Motors do Brasil
Felipe Nóbrega Arado
(11) 4234-6282
felipenobrega.arado@gm.com
Julia Bastos
(11) 4234-7115
julia.bastos@gm.com
Beatriz Matarazzo
(11) 4234-8783
beatriz.matarazzo@gm.com
Nelson Silveira
(11) 4234-7005
nelson.silveira@gm.com

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 

domingo, 30 de agosto de 2015

PRESSÃO MONITORADA DOS PNEUS.
Por Fernando Calmon*

Uma das recentes novidades no programa Inovar-Auto (2012-2017) foi a adoção de pequenos bônus nos ciclos de aferição para as metas de redução de consumo de combustível. Trata-se de recursos técnicos que não podiam ser captados em laboratório, porém efetivos no uso cotidiano. 

Quatro itens passaram a valer:
Sistema desliga-religa o motor em paradas
Indicador de troca de marcha no painel
Controle da aerodinâmica da grade frontal
Sistema de monitoração de pressão dos pneus (SMPP)

SMPP é o mais importante não apenas por evitar aumento de consumo de combustível de pelo menos 1% a cada 10% de calibragem dos pneus abaixo do recomendado. Deve-se notar que mesmo circulando por vias bem pavimentadas, com rodas e pneus novos, é normal perder no mínimo 10% de ar por ano. Mas, dependendo de outras condições, um pneu sem a checagem quinzenal recomendada, pode rodar com pressão de 20% a 30% abaixo do normal sem que o motorista perceba.

O segundo aspecto está na segurança. Pneus com pressão baixa dificultam o controle do veículo em manobras e frenagens emergenciais. Pesquisas no exterior indicam que em 86% de acidentes analisados pelo menos um pneu estava subinflado. Também compromete sua durabilidade e atinge o bolso do motorista. Pneus sem pressão normal ficam mais sujeitos a furar. Assim, além do incômodo, pode comprometer a integridade dos ocupantes do veículo, se acontecer em locais de risco criminal.

A pressa e o esquecimento são, em geral, citados pelos motoristas por negligenciar a calibragem. Recentemente, SMPP tornou-se obrigatório em toda a União Europeia e já o era nos EUA, valendo também para motocicletas e veículos pesados. Uma luz no painel indica a baixa pressão e, em modelos mais caros, aparece em qual ou quais rodas está o problema.

Existem dois tipos de SMPP: direto e indireto. O direto é o mais utilizado e consiste de sensor de pressão na válvula de ar de cada pneu, pequeno transmissor de radiofrequência, além de microcontrolador e bateria. No painel há o receptor e ícone iluminado que aponta a anomalia em qualquer dos pneus sem individualização. Os mais sofisticados indicam a pressão em cada pneu, inclusive do estepe, e usam pequenas etiquetas ou transponders que dispensam bateria. Há vários fornecedores, inclusive no mercado de acessórios.

Na Inglaterra, a empresa WheelRight desenvolveu uma máquina para registrar automaticamente a pressão dos pneus em questão de segundos. Sem sair do carro , o motorista recebe a informação na tela do aparelho ou imprime.



SMPP indireto trabalha com os mesmos sensores que medem a rotação de cada roda do sistema ESC (em inglês, controle eletrônico de estabilidade), também obrigatório nos EUA e Europa. Se há perda de ar, altera-se o diâmetro dinâmico do conjunto roda e pneu, suficiente para acender a lâmpada no quadro de instrumentos. O arranjo é mais simples, porém exige que o motorista restabeleça o sistema por meio de um botão ou no computador de bordo, após recalibrar os pneus.

Pelas vantagens diretas e indiretas, além de preço acessível, o SMPP deveria também ser obrigatório no Brasil. Por enquanto, é apenas equipamento incentivado no Inovar-Auto.






Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

 O PAU E A VERGONHA ALHEIA.


Quantas vezes na última semana você ouviu o provérbio "pau que dá em Chico dá em Francisco? " Quando uma frasezinha pega, fica ali na boca do povo remoendo, passa para lá e para cá, participa de várias atividades, mesmo que o seu sentido se esvaia antes de chegar ao final da história.

Já que nem tudo é tão democrático assim, em um país de desigualdades tão marcantes como o nosso é que essa do pau batendo em Chico e Francisco não rola mesmo. Só o Chico é que toma uns tecos. O Francisco dá alguma carteirada e se pica, lépido com seus títulos e diplomas; se possível até esfrega na nossa cara um foro especial e alguma imunidade parlamentar. Ou algum cargo de ex. 

Ex-presidente, por acaso, tem um monte rodando por aí. Um não, dois, três, contando o do saco roxo que anda fazendo aparições (cinco, se contarmos o quieto Sarney e o viajante FHC que de vez em quando aparece, dá uns pitacos e some). Um, visto em boneco gigante, inflável, camisa listrada, saiu por aí, Pixuleco, carregado pela oposição para tudo quanto é canto. E o de verdade, carne, osso e barba num road movie promocional esquisitíssimo. Inflado, fica insuflando. Sobe na tribuna, pega um microfone e logo vem brandindo alguma ameaça feita em voz grossa, alta e rouca, de quem se faz de mouco e não ouve a voz das ruas. Não vê que a coisa não está de brincadeira, que não é hora de marketing eleitoral populista. Quanto mais as pessoas olham a cara dele, com mais raiva vão ficando.

Para nos deixar mais boquiabertos ainda com tanta coisa acontecendo e desacontecendo, como se não bastasse os personagens em ação, esses dias teve o outro ex-do-passado-distante-e-longínquo-que-adoraríamos-ver-enterrado que ressuscitou, no palco do teatro do absurdo onde apresentou um monólogo com direito a todas as caretas que deve ter treinado à exaustão antes na frente do espelho. Ninguém merece. Os palavrões que disse fizeram a sessão ser proibida para menores de idade que não podem ver filmes de terror e sangue injetado nos olhos.

Acompanhar a política nacional nos últimos tempos virou mesmo um exaustivo exercício de paciência e de vergonha alheia - expressão que agora entendo mais do que nunca, em sua exatidão e plenitude impressionante do que é a capacidade humana de sempre nos surpreender e decepcionar. Ora é a presidente saudando a mandioca e dobrando a meta imaginária, o seu zero particular. Ora é um boquirroto que na verdade está mesmo tentando só salvar a sua própria pele - viu que o caldo está entornando - para tentar retomar glorioso daqui a alguns anos, assobiando e repetindo que não sabia, que errou, mas que isso não se repetirá. 

Aí alguém lá em cima tem alguma ideia que acha de gênio e resolve soltá-la em balões: as da vez foram criar mais um imposto com nome pomposo e disfarce, além do corte dos longos cabelos da Esplanada dos Ministérios, mas só dez dedinhos; nada de navalhadas radicais. Daí? Daí nada. O imposto morreu, ainda bem, sufocado pela gritaria. E os cabelos? Ah, os cabelos continuam os mesmos - o que mudará será a voz
.
Desde o primeiro governo da presidente, escrevo sobre a estranheza que havia na sensação de que tínhamos duas pessoas no comando do país; uma ficava como sombra, fazendo negócios que estão sendo revelados só agora, dando ordens, orientando a manada. Era uma sombra, mas admitamos que, pelo que vemos acontecer nesse segundo governo, a sombra até era útil e funcionava. Alguma coisa não deu certo nessa relação, gastou - tanto que a sombra se afastou - e quando o nada foi iluminado novamente foi que percebemos que o buraco já estava muito mais em baixo. Canoa furada. Sem direção. Sem argumentos. Sem respostas.

E sem oposição também. Por falar em vergonha alheia, com a oposição que temos quem precisa de governo? Eles próprios se exterminam entre si, ou caindo do muro na lama, pelo lado errado, ou equilibrando-se em cima dele e rezando pela cartilha de algum profissional da fé e fiscal de costumes, mais sujos do que outro pau, o pau-de-galinheiro.

É uma novela. Acaba uma, começa a outra. Um novelo a desenrolar, e cada mês que passa - e estão passando - se torna mais surpreendente seu roteiro, seus vai-e-vem. Nossa própria resiliência e resignação.

Somos todos Chico. 

São Paulo, vem setembro, vem setembro! 2015.








* Marli Gonçalves é jornalista - A profissão que acaba levando a culpa pelo pau que publica
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 

MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Advanced PFI
 Combinação de quatro tecnologias na redução de consumo e emissões


É cada vez menor a distância entre as inovações tecnológicas e nosso mercado. Atendendo convite da Robert Bosch América Latina conheci de perto o principal Centro de Engenharia da Bosch, em Abstatt, Alemanha, que desde 1999 tem desenvolvido soluções individuais para sistemas eletrônicos, combinando as vantagens da tecnologia em série e comprovadas para diversos clientes situados na Alemanha, Japão, América do Norte, França, Áustria, China, Brasil, Reino Unido e Itália.

Foi uma oportunidade para conhecer no presente o futuro das inovações automotivas. Direto da fonte, com quem desenvolve e certifica os novos recursos. E nada melhor que encontrar brasileiros na linha de frente de projetos tão importantes. Thomas Junge e Martin Leder apresentaram as principais inovações desenvolvidas e em especial uma que tem tudo para ser aplicada em veículos no Brasil, a Advanced PFI, que revela a evolução do tradicional sistema PFI mais utilizado atualmente.

No sistema já utilizado em nosso mercado (PFI) Port Fuel Injection, a mistura ar/combustível é formada fora do cilindro do motor no coletor de admissão. O injetor pulveriza o combustível na válvula de admissão. Durante a descarga de admissão, o movimento para baixo do pistão faz a sucção da mistura ar/combustível através da válvula de admissão aberta para dentro da câmara de combustão.

Agora, vamos entender o que muda com o Advanced PFI. O objetivo continua o mesmo: maior rendimento do motor, máxima economia de combustível e impacto ambiental reduzido, alinhado com as novas metas de emissões de CO2 a serem cumpridas. Mas de que forma? Combinando quatro tecnologias.

1 - Dupla injeção de combustível – Por meio de dois injetores de combustível instalados na galeria, para cada cilindro, ocorre um reforço no posicionamento e direcionamento da pulverização das gotículas atomizadas de combustível, melhorando assim a distribuição do combustível na mistura com o ar e reduzindo a condensação na parede do cilindro e o tempo de injeção. Ocorre um ganho na estabilidade da ignição e na rapidez de conversão do catalisador, que ocorre mais rapidamente.

2 - Aumento da pressão do combustível - A bomba de combustível, no sistema de baixa pressão varia a pressão de combustível para atender as necessidades específicas. Quando você liga o veículo a pressão é temporariamente aumentada, variando de 4,2 até 6 bar, a fim de apoiar a formação da mistura e reduzir o tamanho da gota de pulverização (diâmetro médio de Sauter - SMD).

Esse sistema permite variar não apenas a pressão de combustível conforme a necessidade do motor, mas também a vazão da bomba, só permitindo a passagem necessária de combustível. Dessa forma a bomba trabalha menos, o alternador também trabalha menos, exigindo menos energia do carro. Maior pressão, melhor vaporização, melhor partida.

O aumento da pressão eleva a quantidade máxima de combustível medida a plena carga. A massa de combustível vaporizado é aumentada e a condensação de combustível na parede do coletor é reduzida.

3 - PFI Scavenging – Uma das ocorrências em motores turbos é a dificuldade em vencer a inércia da turbina e da sua capacidade volumétrica, mais conhecida como turbo lag, ou perda de potência nas baixas rotações, ou seja, o tempo de resposta necessário até que o turbo possa "alimentar" o motor com mais mistura.

O Scavenging nada mais é que o aumento na velocidade de “lavagem” do cilindro (expulsar o ar queimado da combustão anterior), que considera o tempo de escape dos gases e o início de uma nova admissão, que só acontece quando a válvula de escape está completamente fechada. O ganho na curva de torque é muito próximo quando comparado ao motor de injeção direta.

4 - Injeção com válvula de admissão aberta (OVI - Open Valve Injection) – Recurso pouco utilizado no Brasil devido a geração elevada de hidrocarbonetos (combustível não queimado que segue para a válvula de escape), passa a ser importante em conjunto com as outras três tecnologias, permitindo o aumento na taxa de compressão em cerca de um ponto (1,0), que reduz o consumo de combustível em carga parcial.

A injeção dupla amplia os efeitos do OVI por meio de melhoria da atomização e vaporização, bem como segmentação otimizada.

Vantagens para o cliente – Na prática essa combinação de quatro tecnologias resulta na redução das emissões (12% menos CO2 com a dupla injeção); ganho de cerca de 1% de economia no consumo devido o controle de variação da pressão de injeção do combustível (alternador não fica trabalhando a todo tempo carregando a bateria); a injeção com válvula aberta traz como benefício a redução na temperatura do motor (entre 0,5 e 1º C), aumento da taxa de compressão e economia de mais 1% no consumo; e o turbo (scavenging) o ganho na redução de consumo é da ordem de 10%.

Ao todo, a soma de todos os benefícios vai permitir uma economia de até 12% no consumo de combustível, além da funcionalidade melhorada devido o inovador desenvolvimento da injeção de combustível. Aumento de até 40% no ganho em torque. Mais de 20% de redução das emissões no ciclo de teste.

Essa tecnologia ainda não chegou ao Brasil, mas a Bosch já realiza o desenvolvimento com testes por aqui. A motorização escolhida foi a 1.4 bicombustível com taxa de compressão de 9,8:1 e produz 154 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e torque de 206 Nm com rotação de 2.250 por minuto. As fotos revelaram o Fiat Punto em análise.

Centro avançado de Engenharia da Bosch - Desde 2011 a área de engenharia da Bosch tem presença direta no Brasil, permitindo facilitar que novos recursos possam ser oferecidos conforme as necessidades dos fabricantes automotivos por aqui instalados.

Entre as diversas atividades, os engenheiros dão suporte aos sistemas bicombustíveis, sendo responsável ​​pela calibração do motor em bancos de ensaio da própria Robert Bosch América Latina, a calibração do veículo (por exemplo, comportamento, dirigibilidade), diagnósticos de calibração de emissões, a bordo, e calibração do pacote de software para o sensor flex-fuel, bem como preparação dos documentos de certificação para a homologação.

Além de carros de passageiros a equipe de Engenharia da Bosch na América Latina está fornecendo soluções de engenharia para a indústria de mineração.


Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br.
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

VOLKSWAGEN LANÇA INICIATIVA DE RELACIONAMENTO CULTURAL NA CHINA.


A Volkswagen começa suas atividades como parceiro cultural na China com o envolvimento do Volkswagen Group China na exposição Rain Room. Com estreia na noite deste sábado (29) em Xangai, a exposição marca a primeira exibição de Rain Room na China. A obra criada pelo coletivo de artistas britânico-alemão, Random International, já tinha causado grande interesse com exposições em Londres e Nova York e pela primeira vez ocupa uma área de 150m² em Xangai superando assim todas as versões anteriores.

Falando para 300 convidados, Budi Tek, criador da fundação YUZ que administra o museu YUZ, e Klaus Biesenbach, Curador Chefe do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York e Diretor do MoMA PS1, que, junto com Hans-Ulrich Obrist, foi responsável pela exposição de Rain Room em Nova York, assim como o Prof. Dr Jochem Heizmann, Presidente e CEO do Volkswagen Group China e membro da Diretoria Executiva da Volkswagen AG, sublinharam o papel da exposição para o diálogo criativo.

Com o apoio da exposição, a Volkswagen está fazendo uma importante contribuição para a construção de novas pontes entre a arte do Ocidente e a asiática. Dessa forma, a Volkswagen está conectando suas atividades na China em colaboração com seus outros sócios internacionais. Desde 2011, há um forte relacionamento entre o Volkswagen Group of America e o MoMA, assim como com o MoMA PS1. Além disso, Volkswagen Group mantém uma parceria com o Nationalgalerie-Staatliche Museen zu Berlin desde 2013.



O Prof. Dr Jochem Heizmann falou na abertura: "Arte e cultura são as forças impulsionadoras por trás da inovação, porque geralmente se trata, acima de tudo, de artistas que fazem perguntas que levam à necessidade de novas descobertas. A Volkswagen, assim, promove a interação com o trabalho criativo com grande convicção. Ao apoiar essa exposição, estamos fornecendo o impulso inicial para estabelecer uma plataforma criativa que ofereça às pessoas novas inspirações e uma perspectiva interessante sobre o significado da sustentabilidade ambiental."

Com Rain Room, o grupo de artistas Random International criou uma instalação que combina tecnologia e interação criativa de uma forma única. Rain Room é uma sala na qual chove constantemente. Assim que as pessoas andam dentro da sala, no entanto, a chuva é interrompida precisamente nesses pontos. Isso faz com que seja possível um controle digital muito desenvolvido que fornece um refúgio inesperado para o visitante no meio de uma chuva torrencial. Rain Room foi exposta primeiro em Londres e depois no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Com organização da Volkswagen, a ideia amadureceu para dar ao público chinês a oportunidade de experimentar essa obra. A ideia foi finalmente implementada junto com a Fundação YUZ.

O Museu YUZ de Xangai exibe Rain Room de 1 de setembro a 31 de dezembro de 2015 dentro da estrutura de um projeto em parceria com o Volkswagen Group China. A exposição é complementada por oportunidades de aprendizado artístico para diferentes faixas etárias que também foram desenvolvidas pelo Museu YUZ com o apoio do Volkswagen Group China. Volkswagen Group China também vai pedir que os visitantes chineses reflitam individualmente sobre o tópico da água usando vários canais online para conectar a consciência da arte e do meio-ambiente.

Volkswagen Group China.


A Volkswagen emprega cerca de 91.000 funcionários na China e atualmente produz modelos para as marcas Pkw, Audi, e SKODA do Grupo Volkswagen para o mercado chinês nos empreendimentos conjuntos SVW e FAW-VW em 20 locais. A produção de veículos inclui o abastecimento local de motores e componentes.

Comunicação do Volkswagen Group
Benita von Maltzahn - Chefe de Relacionamento Cultural
Benita.von.Maltzahn@volkswagen.de
+49(0)5361-9-89-31-8
Rita Werneyer - Representante de Relacionamento Cultural
Rita.Werneyer@volkswagen.de
+49(0)5361-9-79-86-4
Larissa Braun - Volkswagen Group China
Larissa.Braun@volkswagen.com.cn
+86-10-6531-5482 

sábado, 29 de agosto de 2015

VOLKSWAGEN.
NOVO SPACEFOX TEM O MENOR CUSTO DE REPARABILIDADE DA CATEGORIA.

Um dos itens mais valorizados pelos clientes é o custo de manutenção do veículo. O índice de reparabilidade, relativo ao custo e tempo de reparo do veículo após uma colisão, está cada vez mais importante na decisão de compra. E a Volkswagen é a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).



Entre os modelos da Volkswagen, destaque para o Novo SpaceFox, que atingiu o melhor desempenho da categoria no índice de reparabilidade da pesquisa CAR Group, realizada pelo CESVI Brasil, entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veículos e pela indústria automotiva nacional. A station wagon da Volkswagen registrou classificação 20, em um escala de 10 a 60 (sendo 10 o melhor resultado e 60 o pior índice).

De acordo com o resultado da pesquisa, o “Cesvi concluiu que as características do projeto do veículo, somadas a um preço equilibrado das peças, fizeram com que o SpaceFox se tornasse uma referência em reparabilidade, com uma classificação 20 no ranking CAR Group”.

No impacto dianteiro, o Cesvi Brasil concluiu: “O veículo possui componentes de absorção do impacto que facilitaram sua reparação. Após o teste, foi verificado que sua travessa frontal com crash box evitou danos severos à longarina”. Para o impacto traseiro, um resultado supreendente: “o SpaceFox teve um excelente comportamento estrutural no crash test traseiro”, afirma o Cesvi Brasil.

O SpaceFox introduziu no País o conceito de sportvan – reúne a esportividade das peruas (station wagons) e a versatilidade e espaço interno dos veículos multiuso. Na linha 2016, o modelo recebeu atualizações no visual e novos itens de segurança e tecnologia, como o novo sistema App-Connect. Esse recurso proporciona maior conectividade com o sistema multimídia, permitindo espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink, Android Auto e Apple Car Play.

Desde o seu lançamento, em 2006, o SpaceFox se caracterizou por atrair uma variada gama de consumidores, atraídos por suas características especiais: amplo espaço interno, a versatilidade proporcionada pelo banco traseiro corrediço e a grande quantidade de porta-objetos. Tudo isso num veículo com um design dinâmico e harmonioso, dotado de um conjunto mecânico de reconhecida resistência e confiabilidade e fabricado seguindo os rigorosos padrões de qualidade da marca Volkswagen.

Volkswagen up! tem o menor custo de reparo entre todos os veículos do Brasil.



O cross up! da Volkswagen registrou a classificação 10 no ranking do Cesvi Brasil, a melhor possível, no custo e no tempo de reparo do veículo. O cross up! teve um resultado ainda melhor que o do up!, até então o modelo com menor custo de reparabilidade do mercado, com classificação 11. 

Em 2014, a Volkswagen conquistou três categorias no Car Group. Além do up!, a Saveiro foi a campeã na categoria picape compacta cabine simples pelo quarto ano consecutivo. O SpaceFox venceu no segmento de station wagon compacta pela segunda vez seguida.
Car Group

Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.

O índice do CAR Group também tem influência no cálculo da tarifa do seguro. Isso ocorre porque as seguradoras calculam os preços das apólices com base, entre outros fatores, nos resultados dos testes de impacto de baixa velocidade (a 15 km/h) realizados pelo CESVI Brasil.

Volkswagen do Brasil
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FORD INCENTIVA OS EMPREGADOS A PARAR DE FUMAR.


A Ford aproveitou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, para reforçar a campanha desenvolvida internamente para incentivar seus empregados a deixar de fumar. A iniciativa inclui a divulgação dos males provocados pelo tabagismo, reuniões de apoio, acompanhamento médico e a prescrição de medicamentos que ajudam a superar o vício. Desde então, centenas de empregados pararam de fumar com suporte do programa, que tem como meta a zero dependência.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o cigarro mata mais de 5 milhões de pessoas por ano - é a principal causa de morte evitável no mundo. Além de câncer e enfisema, também contribui para a hipertensão arterial. "A exposição ao fumo tem sido associada ao risco aumentado de problemas de saúde, principalmente doenças do coração e câncer de pulmão entre fumantes e não fumantes adultos. E estudos mostram que o local de trabalho é a principal fonte de exposição ao fumo para adultos, uma vez que a pessoa fica a maior parte do seu dia no trabalho", explica Fernanda Ramos, gerente de Saúde e Relações Trabalhistas da Ford América do Sul.

O trabalho de conscientização e apoio realizado pela empresa ao longo dos anos serviu como preparação para o lançamento do programa "Ambientes livres de fumo" que atingiu 100% das fábricas do Brasil e Argentina e tem como principal objetivo contribuir para a redução e possível eliminação do hábito de fumar. "A fumaça que sai dos cigarros é ainda mais tóxica que a tragada pelos fumantes e não há sistema de ventilação capaz de evitá-la. Pessoas que trabalham onde é permitido fumar podem respirar o equivalente a dez cigarros por dia, o que aumenta em cerca de duas vezes o risco de infarto e em seis vezes o de câncer de pulmão. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda a proibição total do fumo em recintos coletivos", completa a executiva.

Saúde como prioridade


Nas reuniões de conscientização e apoio realizadas dentro do programa da Ford, ex-fumantes são convidados a dar seu depoimento para os colegas que ainda continuam a fumar. Há muitos casos de empregados que fumaram durante anos, tentaram parar várias vezes sem sucesso e aceitaram o desafio de iniciar uma nova vida sem tabaco. Com o apoio do programa, conseguiram se livrar do vício, aumentando a qualidade de vida, respirando melhor e voltando a sentir o sabor dos alimentos, entre outros benefícios relatados.

A campanha contra o fumo faz parte do programa conhecido como Viva Bem, que a Ford criou para promover a qualidade de vida e hábitos saudáveis entre seus empregados. Entre outros temas, ele inclui também campanhas de cuidado e prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e incentivo à alimentação equilibrada, perda de peso e prática de exercícios físicos.

"O objetivo do programa é reforçar o conceito da saúde como uma prioridade para a nossa população, hoje formada por cerca de 11.000 empregados. Mas têm um benefício maior, quando se considera que esses cuidados são levados também para as suas famílias", completa Fernanda Ramos. 

Imprensa Ford
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sexta-feira, 28 de agosto de 2015

AGRALE.
NOVO TRATOR 7215 É O DESTAQUE NA EXPOINTER.

A Agrale, uma das mais tradicionais fabricantes de tratores do mercado brasileiro, irá expor sua linha completa de produtos na 38ª Expointer. Entre os destaques estão o trator Agrale 7215, com 215 cv, modelo de maior potência fabricado pela marca e desenvolvido para atender a agricultura empresarial, e o trator 4233, primeiro modelo isodiamétrico (rodados do mesmo tamanho) produzido no Brasil. Considerada uma das mais tradicionais feiras do segmento agropecuário, a Expointer acontecerá a partir deste sábado (29) até a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.


Lançado recentemente, o trator Agrale 7215 se destaca pelo baixo consumo de combustível e pelo alto desempenho, sobretudo em culturas como soja, milho, trigo, arroz e algodão, em função de suas características que proporcionam economia operacional e garantem uma ótima relação custo/benefício. Ideal para grandes propriedades, o trator é robusto, de simples operação e focado na agricultura empresarial.

O novo trator conta com uma cabine desenvolvida exclusivamente para o modelo, que propicia maior conforto e segurança, e é equipado com o motor MWM MaxxForce,  de seis cilindros, turboalimentado e intercooler, com 215 cv de potência, que garante desempenho superior, menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção. Com transmissão sincronizada de 16 marchas (12 à frente e quatro à ré), o modelo apresenta o melhor escalonamento de marchas da categoria, que permite um grande número de velocidades de trabalho, trazendo maior produtividade para o agricultor. Outro destaque é sistema hidráulico de vazão (210 l/min à 2.300 rpm) e válvula de vazão contínua de série, com 10 vias para acoplamentos, sendo 6 vias para controle remoto e 4 vias para o controle de vazão.

Primeiro trator isodiamétrico


Também é destaque no estande da Agrale na Expointer, o novo trator 4233, primeiro modelo isodiamétrico produzido no Brasil. Com proposta inovadora, o trator possui dimensões reduzidas, tornando-se ideal para trabalhos em culturas baixas e estreitas, que exigem equipamentos de dimensões reduzidas, como na viticultura (uva latada), fruticultura e avicultura, entre outras.

O modelo possui rodados dianteiro e traseiro com as mesmas dimensões, o que faz com que o operador trabalhe mais próximo do solo e amplia a segurança em terrenos irregulares e íngremes. O trator 4233 possui altura mínima até o assento de apenas 760 mm – a menor de seu segmento. Equipado com motor Agrale M790, com 30 cv de potência, transmissão de 12 marchas (oito à frente e quatro à ré), e  capacidade de levante hidráulico de 1.050 kg, além controle remoto de série e arco de segurança retrátil.

Linha Completa

Os visitantes da Expointer também poderão conferir no estande da Agrale os demais modelos da marca, como os produtos destinados à agricultura familiar e financiados por intermédio do Programa Mais Alimentos, como os tratores da Linha 4000 – líder no mercado de modelos de baixa potência há mais de 40 anos - 500, e 5000, além dos caminhões leves, como o Agrale 10000, entre outros produtos.

Também em exposição no evento, a Nova Geração do Agrale Marruá, com o modelo AM 200, único caminhão 4X4 com cabine dupla de série disponível no mercado, projetado para uso em operações severas, em locais de difícil acesso. 

Fotos: Julio Soares e Gilmar Gomes

Secco Consultoria de Comunicação
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11 5641-7407

CAMINHÃO VW DE 420 CAVALOS SERÁ PALCO DE ATRAÇÕES NA EXPOINTER.

A partir deste sábado (29) até 6 de setembro, na Expointer, na cidade de Esteio (RS), o caminhão Volkswagen Constellation 25.420 6x2 V-Tronic será palco do projeto Carrega Brasil, uma iniciativa idealizada pelo Canal Rural e que está percorrendo eventos do calendário do agronegócio brasileiro. Equipes da concessionária Transrio Sul participarão da feira para apoiar os clientes que estejam interessados em mais informações sobre os caminhões Volkswagen e MAN.



Lançado em 2014 pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa, o cavalo-mecânico Constellation 25.420 V-Tronic chegou para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.

Destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC até 53 toneladas, o Constellation 25.420 6x2 é equipado com motor Cummins de 420 cavalos de potência e caixa automatizada ZF, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando conforto, maior produtividade do motorista e economia na operação.

Por conta de seus atributos, o modelo já é considerado mais um case de sucesso da MAN Latin America. Os números comprovam a boa aceitação do veículo no mercado. Em 2014, primeiro ano de vendas, foram comercializadas 1.150 unidades, garantindo ao cavalo-mecânico a quinta colocação entre os mais vendidos do seu segmento, segundo dados da Anfavea.

Delivery 10.160 no estande do programa Mais Alimentos


Outro destaque da MAN Latin America na Expointer é a exposição do caminhão Delivery 10.160, um dos modelos disponibilizados pela montadora para atender ao programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cujo objetivo é estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas de todo o país. Os veículos são oferecidos com condições comerciais especiais.

Sobre o Carrega Brasil


Criado em 2014, o projeto Carrega Brasil, parceria entre a MAN Latin America e o Canal Rural, marca presença nos principais eventos do calendário do agronegócio brasileiro. Nas feiras, o projeto promove palestras, debates e entrevistas realizadas em um estúdio itinerante montado dentro da carreta-estande, puxada pelo Constellation 25.420. O roteiro inclui ainda presença em projetos do próprio Canal Rural como grandes leilões, além de transmissões de eventos online. 

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

FIAT E JEEP OFERECEM GAMA VARIADA DE VEÍCULOS EM CONDIÇÕES ESPECIAIS DURANTE A EXPOINTER.

Fiat e Jeep oferecem condições especiais para a aquisição de um carro zero quilômetro pelos visitantes da 38º Expointer, que acontece neste sábado (29) até 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Esta é considerada a maior feira a céu aberto da América Latina e apresenta as últimas novidades em tecnologia agropecuária e agroindustrial.

As marcas do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) levam para o evento diversos modelos de veículos, que atendem os mais variados perfis de usuários, desde aquele que procura um carro robusto para trabalho até o que busca um automóvel confortável e requintado para uso diário.

No estande da Fiat, estarão expostos a picape Strada, nas versões Adventure CD e Working, Novo Fiorino, Freemont, Grand Siena, Novo Palio Attractive, Novo Uno Way e Palio Fire Way.


Líder de vendas em seu segmento há 14 anos, a picape Strada oferece mais conteúdos de série em sua linha 2016, reforçando seu excelente valor agregado. A versão Adventure 1.8 Flex, por exemplo, adicionou à sua já vasta lista de equipamentos de série os retrovisores externos elétricos, o sensor de estacionamento, o volante em couro com comando de áudio, o rádio Connect com entrada USB e a capota marítima.


A Jeep leva para o evento toda sua linha de produtos, com destaque para o Renegade, primeiro carro da marca fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE) e considerado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) o carro mais seguro produzido no Brasil. 

Disponível nas versões 1.8 Flex MT5, Sport, Longitude e Trailhawk, o Renegade entrega uma combinação sem igual de porte compacto para o trânsito urbano, melhor desempenho on-road e off-road, design de personalidade, cabine espaçosa, prática e refinada, ótimo comportamento dinâmico no asfalto, dois câmbios automáticos – um deles o primeiro de nove marchas do segmento –, dois motores modernos e eficientes (incluindo o mais forte da categoria, o exclusivo 2.0 MultiJet II turbodiesel), e uma enorme lista de equipamentos de conforto, segurança e tecnologia.

Também estarão expostas no estante da Jeep as linhas Gran Cherokee, Cherokee e Wrangler, além de uma novidade da marca RAM: a 2500, única picape grande do mercado brasileiro. 

Mais Alimentos

No estande da Fiat, os produtores rurais também poderão obter mais informações sobre a compra de veículos nas condições especiais da Mais Alimentos, uma linha de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário), que financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar. A linha permite ao agricultor investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos para incrementar a produtividade, além de reduzir custos de produção, elevando sua renda.

Por meio do Programa Mais Alimentos, os agricultores familiares podem adquirir os modelos Fiat com  financiamento de até 100% do valor do bem, prazo de até cinco anos para pagamento e taxa de juros de 2,5% para crédito de até R$ 10 mil, de 4,5% entre R$ 10 mil e R$ 30 mil e de 5,5% entre R$ 30 mil e R$ 100 mil. Além disso, o programa oferece prazo de carência de até um ano para o inicio do pagamento e limite de financiamento individual de R$ 130 mil.

A Fiat oferece ainda preços diferenciados para os produtores rurais adquirirem seus veículos de transporte de carga. Mais informações estão disponíveis no site www.fiat.com.br/vendas-diretas/mais-alimentos.html. 

Serviço:
38ª Expointer
Data: 29 de agosto a 6 de setembro
Endereço: Parque de Exposições Assis Brasil (BR 116, Km 13), Esteio - RS

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles