segunda-feira, 14 de setembro de 2015

VEÍCULOS ELÉTRICOS ESTÃO LIVRES DO RODÍZIO MUNICIPAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.

Associação Brasileira do Veículo Elétrico espera que iniciativa incentive o consumidor a aderir a carros não poluentes.

Renault Fluence Z.E.

O decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para os veículos elétricos da cidade de São Paulo, assinado pelo prefeito  de São Paulo, Fernando Haddad, é um grande avanço no sentido de tornar esta tecnologia mais atrativa para os consumidores. Esta é a avaliação de Ricardo Guggisberg, presidente executivo da ABVE-Associação Brasileira do Veículo Elétrico, que participou da cerimônia de assinatura do decreto, realizada na tarde desta segunda-feira, 14 de setembro, na Prefeitura de São Paulo. 

A redução dos níveis de emissão de poluentes oriundos de veículos automotores foi o que motivou a implantação do rodízio municipal de veículos em 1997. Porém, na avaliação da Prefeitura, esta medida está perdendo a eficiência porque as pessoas estão comprando um segundo carro.  “A liberação dos veículos híbridos e elétricos não afetará o trânsito, mas sim a tendência de se adquirir um segundo carro, geralmente mais velho e mais poluente, para driblar o rodízio”,  completa Ricardo. 

Como não emitem os gases causadores do efeito estufa, os veículos elétricos atendem o objetivo original do rodízio, que era melhorar a qualidade do ar de São Paulo.  Para Roberto Braun, diretor da ABVE que também esteve presente à cerimônia de assinatura do decreto, “trata-se de um importante reconhecimento do poder público aos benefícios desta nova tecnologia para a sociedade e para o meio ambiente. O carro elétrico tem emissão zero e o híbrido, de 40% de CO2”, detalha.

Os veículos beneficiados pela medida poderão ser conhecidos na 11ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, que acontece de 24 a 26 de setembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.  Além de carros, o evento terá lançamentos em motos, bikes, patinetes, skates e até ônibus – todos movidos total ou parcialmente a eletricidade.

Embora o custo de aquisição ainda seja um dos grandes impeditivos da disseminação desta tecnologia, ela é muito mais barata no abastecimento e manutenção, pesando muito menos no orçamento do consumidor do que um veículo convencional.  “A economia com abastecimento e manutenção é tão significativa que chega a cobrir uma boa parte do financiamento do carro.  Mesmo com o aumento da conta da energia elétrica, abastecer um veículo elétrico custa muito menos que um modelo convencional”, detalha Ricardo Guggisberg. 

Atualmente, 5% da frota mundial é elétrica, sendo que o Brasil está muito aquém desse número: estimativas da ABVE indicam que no Brasil há cerca de 3000 veículos elétricos em circulação. “Medidas como as que a Prefeitura de São Paulo adotou são fundamentais para incentivar o crescimento da demanda, sem o qual não é possível ter produção local.  Trata-se de um círculo virtuoso que beneficia o cidadão e o meio ambiente”, afirma Ricardo. “A tecnologia do carro elétrico tem potencial para estimular a substituição da atual frota, com tremendos efeitos sobre toda a cadeia automotiva, incluindo uma forte geração de empregos”, ressalta.   Além da liberação do rodízio, a Prefeitura de São Paulo já havia aberto mão de sua parte no IPVA, equivalente a 50% desse tributo, no caso de veículos elétricos e híbridos.

AViV Comunicação
Rita Silva
rita.silva@avivcomunicacao.com.br
Alexandre Rigonato
alexandre.rigonato@avivcomunicacao.com.br
Silvia Dias
silvia.dias@avivcomunicacao.com.br
(11) 4625.0605

MARCOPOLO DESENVOLVE ÔNIBUS FORA-DE-ESTRADA PARA A TAQUIONS TURISMO.

Veículos serão utilizados em serviços de Fretamento e Turismo.

A Marcopolo conclui a entrega de 28 novos ônibus para a Taquions Turismo, operadora de transportes de turismo e fretamento do Mato Grosso do Sul. Os veículos, 18 do Senior Midi Rural e dez unidades do modelo Ideale 770, serão utilizados em viagens intermunicipais.

O destaque desse fornecimento é o desenvolvimento das unidades do Senior Midi Rural para aplicação em trajetos em regiões de difícil acesso. O veículo destaca-se pelo baixo custo operacional, ampla área envidraçada e maior conforto para os usuários. O modelo também possui estrutura reforçada, o que aumenta a segurança dos passageiros em impactos e permite fácil acesso aos componentes mecânicos, tornando mais rápida a manutenção e diminuindo o tempo fora de operação. Com chassi Mercedes-Benz OF 1519R, tem 11,20 metros de comprimento e capacidade para transportar 40 passageiros em poltronas tipo Executiva 970, com descansa-pés.

Internamente, o Senior Midi, possui painel de instrumentos com desenho ergonômico e moderno, com fácil manuseio dos comandos e comodidade para o condutor. O veículo incorpora ainda um eficiente sistema de ventilação e desembaçamento do para-brisa, com saídas direcionais, pega-mãos em tubos encapsulados e console com porta-objetos.

Já os dez ônibus Ideale possuem chassi Volvo B270 F e têm capacidade para transportar 48 passageiros em poltronas Executiva 970 com descansa-pés. Com 12,77 metros de comprimento, são equipados com sistema audiovisual com dois monitores e preparação para Wi-Fi (internet sem fio), entre outros itens para conforto.

O Marcopolo Ideale incorpora importantes avanços tecnológicos, oferece excelente nível de conforto e destaca-se pelo menor custo operacional em relação aos modelos rodoviários (usados muitas vezes para viagens curtas e/ou fretamento). Possui estrutura reforçada e fácil acesso aos componentes mecânicos, tornando mais rápida a manutenção e diminuindo o tempo fora de operação. As saias laterais são feitas com painéis móveis, o que reduz o custo no caso de reparo ou troca, facilita as atividades de manutenção e reduz o tempo do veículo parado na oficina.

Foto: Gelson Mello da Costa 

Secco Consultoria de Comunicação
secco@secco.com.br
11 5641-7407

BELINI RECEBE TROFÉU DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO.


O presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Cledorvino Belini, recebeu o troféu Jubileu de Ouro da Administração, outorgado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em solenidade realizada em Brasília. A homenagem destaca os “reais serviços e contribuições prestados em benefício da classe dos administradores e da sociedade brasileira”.

Em 2015 comemora-se o Jubileu de Ouro do Conselho Federal de Administração. Há 50 anos, a lei federal nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, propiciou o reconhecimento oficial da categoria profissional e também da ciência da Administração, além de determinar a criação de um Conselho Federal, bem como de instâncias regionais, os Conselhos Regionais, para registrar e fiscalizar o exercício da profissão. Atualmente, os Conselhos Regionais estão presentes em todos os 26 estados da federação e no Distrito Federal e reúnem cerca de 500 mil filiados.

Belini é formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, e cursou a pós-graduação em Finanças no curso de mestrado na USP. Possui MBA pela Fundação Dom Cabral/INSEAD e recebeu o título de “Administrador Emérito”, concedido pelo CRA-SP – Conselho Regional de Administração de São Paulo em 2010.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

VOLVO CARS LANÇA O NOVO XC90 NO BRASIL.

Totalmente renovado, o Volvo XC90 chega às ruas do Brasil como representante de um novo momento da marca. A partir do inédito conceito de design, requinte e preocupação com os detalhes, a Volvo apresenta no XC90 sua proposta global para o segmento de luxo. Da construção primorosa às tecnologias inéditas, esse é o Volvo mais inovador e seguro já produzido pela marca sueca. Chega como o primeiro utilitário-esportivo de luxo vendido no País com assistente de condução, a nova tecnologia semiautônoma da Volvo de auxílio ao condutor. O Novo XC90 traz sete bancos individuais, um dos melhores sistemas de som automotivo de série do mundo, o eficiente motor Drive-E T6, de 320 cv, tração integral e transmissão automática de oito velocidades.

“O lançamento do XC90 no Brasil representa Um Novo Começo, campanha global posicionando a Volvo como uma empresa genuinamente sueca e independente, líder em segurança no segmento de luxo”, diz Luis Rezende, presidente da Volvo Cars no Brasil. “Trata-se de um veículo eficiente, lindo, imponente, espaçoso, que atende o consumidor atento a padrões de luxo e modernidade.”

O Novo Volvo XC90 chega ao Brasil em setembro com resultados globais expressivos: 50 mil unidades vendidas em 2015 e o reconhecimento internacional de 18 prêmios já conquistados pela qualidade, pelo desempenho e pela tecnologia nos mais exigentes mercados automotivos.
 


Novo design Volvo

Após três anos de desenvolvimento, parte de um programa de investimentos de US$ 11 bilhões, o Volvo XC90 marca o início de um novo capítulo na história da Volvo Cars. O design desse SUV conecta os elementos escandinavos presentes no interior e no exterior. Luxo e simplicidade podem ser observados na carroceria, linha de cintura e nos ombros marcantes que terminam nas novas lanternas traseiras. Mas é na dianteira que se nota a principal mudança da aparência do XC90, que será refletida em outros veículos da marca.

A elegante grade frontal é o ícone desse novo design. Ela recebe o renovado “iron mark”, logotipo da marca que fica alinhado com o friso diagonal. Completam as mudanças um novo conjunto ótico dianteiro, com as luzes em formato de T, chamadas de “Martelo de Thor”.

 “A impressão geral, tanto do interior como do exterior, reforça a conexão com os elementos-chave do estilo de vida sueco: o espaço generoso, a valorização da iluminação natural e o foco no bem-estar”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.

O interior do XC90 combina materiais como o couro macio de alta qualidade a controles cuidadosamente esculpidos, como o botão de partida, a configuração da suspensão e o ajuste do volume do sistema de som. O destaque é a tela sensível ao toque de 9 polegadas no centro do painel, uma tecnologia inédita que reúne todos os comandos do veículo em um único lugar. Os sete lugares individuais trazem um design requintado, que oferece espaço no interior para os passageiros, tanto na segunda, como na terceira fileira. Os assentos da terceira fileira recebem com conforto passageiros de até 1,70 m.

“O novo interior é organizado, e emana formalidade e segurança sofisticadas. A simplicidade está em perfeita sintonia com nossa herança de design escandinavo. É amplo, com generosas superfícies, e nos dá a oportunidade de criar uma arquitetura interior moderna e luxuosa”, explica Ingenlath.




Assistente de condução

O Novo Volvo XC90 é o primeiro SUV de luxo vendido no Brasil com tecnologia semiautônoma de auxílio ao motorista. Sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e o veículo à frente no trânsito, e o sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em curvas leves, em velocidades de até 50km/h. Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, com assistência automática de freio e acelerador. O Assistente de Condução permite uma condução segura e confortável, seguindo o carro à frente no tráfego, sempre com a supervisão do motorista.


Segurança avançada

A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança trazem para o XC90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todas as soluções são oferecidas de série no SUV de luxo, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados.

O XC90 é o primeiro carro no mundo com tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, onde os limites de velocidade são maiores. O Novo Volvo XC90 detecta um potencial choque e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.

Na estrada, sair da pista pode causar um acidente, com diferentes causas, como distração do motorista, fadiga ou más condições de clima. O sistema de proteção em saída de estrada registra quando há um cenário de saída de pista e aciona os outros sistemas de prevenção de impactos aos ocupantes em um acidente. 

Um dos principais elementos de prevenção e redução dos impactos aos ocupantes é o design dos bancos do XC90, que inaugura a nova geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.




Arquitetura SPA

O Novo XC90 foi concebido a partir da moderna plataforma SPA (Scalable Product Architecture), base para os modelos médios e grandes. Versatilidade é a principal característica dessa nova plataforma desenvolvida pela Volvo. As limitações de dimensões em áreas como entre-eixos, balanço dianteiro, altura e da dianteira foram eliminadas. Há apenas uma medida fixa: entre o eixo e os pedais. Todas as outras dimensões podem ser alteradas. A SPA pode ser a base para um sedan, uma station wagon ou um SUV. No projeto do XC90, além de aproveitar melhor as medidas do espaço interno, com a distribuição de sete assentos individuais, a arquitetura privilegia a instalação dos sistemas mecânicos e eletrônicos e novas tecnologias aplicadas ao veículo.


Motor Drive-E

Todas as versões do Volvo XC90 vendidas no Brasil são equipadas com o novo motor T6 Drive-E. Um propulsor de quatro cilindros leve e compacto, 2.0 litros com supercharger e turbo de 320 cv. O desempenho, a economia de combustível e o baixo nível de emissão são os destaques do Drive-E. O torque de 400 Nm está disponível a 3.700 rpm, garantindo força em qualquer situação. O XC90 sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h. Em percurso combinado, urbano e estrada, pode fazer até 12,5 km/l, dependendo da condição de estrada, altitude e tipo de combustível, graças ao trabalho do motor com a transmissão Geartronic, de oito velocidades.




Sistema de áudio Bowers & Wilkins

O Novo Volvo XC90 na versão Inscription traz ao Brasil um dos melhores sistemas de áudio do mercado automotivo. Projeto concebido pelos engenheiros da marca sueca com a renomada marca britânica de equipamentos de áudio Bowers & Wilkins (B&W).

O resultado dessa colaboração é a combinação de alto-falantes de alta performance e baixa distorção, com tweeters de domo de alumínio e midranges de Kevlar®, componentes encontrados em caixas acústicas premiadas da marca. Isso inclui um canal central com a tecnologia tweeter-on-top da Bowers & Wilkins, pela primeira vez adotado em um automóvel, proporcionando um som mais potente, limpo e amplo.

“O XC90 usa nossa tecnologia tweeter-on-top, que traz várias vantagens para o ambiente automotivo. Fundamentalmente, ele potencializa o som, refletindo o áudio no para-brisa. Isso significa que o sistema de som da B&W do XC90 é reproduzido de forma incrivelmente tangível e real”, explica Stuart Nevill, chefe de engenharia da fabricante britânica de áudio.


Novas versões do XC90 no Brasil

A Volvo Cars oferece duas versões do Novo XC90 no Brasil com ampla lista de equipamentos de conforto.


Momentum


Na versão Momentum estão presentes todos os itens de conforto concentrados na tela central de 9 polegadas sensível ao toque, que permite ao motorista e ao passageiro controlar o sistema de som premium, o Sensus Navigation Pro e o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração.
Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros trazem booster integrado, para crianças. A terceira fileira de bancos é de série em todas versões.

Nos itens de segurança, sistemas inéditos como o controle de cruzeiro adaptativo com assistente de condução, que controla freio, acelerador e a direção do carro em situações de trânsito, a nova geração do City Safety, que detecta carros, pedestres e ciclistas até mesmo no escuro. Agora, o sistema também freia automaticamente em cruzamentos, se detectar um carro vindo no sentido contrário. O XC90 também dispõe do exclusivo sistema de proteção em saída de estrada, que aumenta a segurança dos ocupantes caso o carro saia da pista em um acidente.

“Com o XC90, a Volvo dá os primeiros passos para a introdução de sistemas semiautônomos de condução. Uma nova função que permite seguir o carro à frente no trânsito, proporciona uma experiência radicalmente simples e segura no trânsito”, explica Lex Kerssemarkes, vice-presidente sênior de produto, estratégia e linha de produtos da Volvo Cars.

Outras tecnologias presentes na versão Momentum são o assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, o mais moderno da categoria, e faróis principais e de neblina com iluminação 100% LED.

O motorista também pode escolher seu modo de condução: Confort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada seleção oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Nessa versão, o utilitário é equipado com rodas de 19 polegadas.


Inscription


A versão Inscription chega ao mercado com todos os itens da versão Momentum e vai além, trazendo um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

A versão Inscription também traz o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.

O Novo XC90 Inscription é identificado nos detalhes: o refinado design recebe apliques cromados em vários pontos da carroceria, como na grade frontal e nos frisos da porta, e o cuidado nos detalhes se estende a componentes como a chave revestida de couro. As rodas, nessa versão, são de 20 polegadas.
Por dentro, o Inscription traz novos bancos, com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, e os bancos traseiros também recebem sistema de aquecimento. Outro detalhe exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista.

O Novo XC90 Inscription adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS – alerta de ponto cego –  e o inovador sistema de Visão 360º, que projeta na tela central uma visão aérea completa ao redor do veículo.

Preços
O novo XC90 está disponível no Brasil com preços

  • XC90 T6 Drive-E Momentum: R$ 319.000
  • XC90 T6 Drive-E Inscription:  R$ 363.000

kreab

Leandro Alves
lalves@kreab.com
(55 11) 3054-3301
Rodrigo Leite
rleite@kreab.com
(55 11) 3054-3342

FOTON CAMINHÕES.


Presidida pelo empresário Luiz Carlos Mendonça de Barros, um dos principais economistas do País, e comandada por Bernardo Hamacek, executivo com mais de vinte anos de experiência no setor automotivo, a Foton Caminhões dá prosseguimento ao seu plano de estruturação e expansão da marca no Brasil. 

A empresa mais uma vez marcará presença no maior evento de concessionários de veículos automotores do Brasil, o 25º Congresso e ExpoFenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – que será realizado nos dias 15 a 16 de setembro na Expo Center Norte, em São Paulo.

Em seu estande, a Foton Caminhões mostrará ao público dois produtos Premium, que a partir do ano que vem , serão produzidos no Brasil. O caminhão de 10 toneladas, que será o primeiro a ser produzido no País, estará ao lado do modelo de 3,5 toneladas, que atende à legislação que restringe a circulação em grandes centros urbanos. Ambos terão mais de 65% de seu conteúdo nacionalizado atendendo os requisitos do FINAME. 

Os veículos da marca possuem qualidade elevada, montados com componentes de renomadas empresas como motor Cummins, transmissão ZF, chassi desenhado pela Lotus e sistema Bosch Common Rail de alimentação eletrônica. Contam também com um pacote completo de equipamentos de série que na concorrência são opcionais.

“Fomos muito procurados por empreendedores interessados em representar nossa marca no evento da Fenabrave do ano passado e nomeamos, desde então, novos concessionários dentro de nossa estratégia de contínua expansão da rede”, diz Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões.

Segundo Ricardo Mendonça de Barros, Diretor Comercial e Desenvolvimento de Rede da Foton Caminhões, o objetivo da empresa é chegar a 50 revendas em todo o País até o final de 2017. Estamos em tratativas avançadas com nove grupos que deverão entrar em operação nos próximos meses. “E o momento ideal para conversarmos com estes empreendedores, profissionais que realmente entendem do negócio, é durante o Congresso da Fenabrave”.

Na opinião de Luiz Carlos Mendonça de Barros, o novo patamar da taxa de câmbio no Brasil, depois que o boom de commodities que prevaleceu entre 2006 e 2012 terminou, está determinando o início de uma nova fase da indústria automobilística nacional.  Com o real desvalorizado, que deverá perdurar assim por muito tempo, a possibilidade de novos entrantes praticamente se extinguiu, pois a taxa de câmbio inviabilizou a importação permitida nos dois anos iniciais do programa INOVAR AUTO. Por outro lado, quem já se estabeleceu no mercado brasileiro como a Foton, passará a ter grande competitividade nas exportações, principalmente para a região da América Latina. “Nossos parceiros chineses já nos solicitaram iniciar os estudos para prover veículos fabricados no Brasil aos importadores da região, para onde a China já exporta cerca de 5 000 unidades anuais. O elevado índice de nacionalização dos veículos Foton a partir de 2016 se tornará um grande fator competitivo para a marca na região”.

A Foton deve atingir mais de 1300 unidades circulando no final deste ano. No segmento de 2,8 a 3,5 toneladas de PBT, a Foton já detém cerca de 5% de market share e já conquistou o terceiro lugar no ranking de vendas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, no acumulado do ano (período entre janeiro e agosto). “Quem conhece a qualidade dos produtos Foton, que aliam tecnologia e design moderno com eficiência em pós-venda, torna-se facilmente cliente fiel à nossa marca”, finaliza Hamacek.

PAUTA&CIA
Vanessa Garbo Salomão
11 3791-0161
vanessa@pautaecia.com.br

Sobre a Foton - Caminhões: A Foton Caminhões é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. Além disso, responde também pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo as revisões e manutenções. Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures firmadas com companhias importantes, como a Cummins e a Daimler, sendo apontada como a maior e uma das mais valiosas companhias chinesas. Para mais informações sobre a Foton e seus caminhões, acesse: www.fotonmotors.com.br.

CHEVROLET E O “BEAUTIFUL POSSIBILITIES”.

Chevrolet levou duas crianças brasileiras para o jogo do Manchester United como parte do programa “Beautiful Possibilities”.


Onze crianças de todo o mundo, incluindo Ana Carolina e Rebeca, do Brasil, vivenciaram uma experiência única no último sábado (12 de setembro) participando como mascotes Chevrolet no jogo do Manchester United contra o Liverpool no estádio Old Trafford, como parte do programa “Beautiful Possibilities”.

Com milhões de fãs assistindo ao jogo ao redor do mundo, ao entrar em campo, cada jogador do Manchester United usava uma camisa com o nome de seu mascote. Momentos antes do jogo começar, em uma demonstração de admiração e de acordo com a tradição do futebol, os jogadores presentearam os mascotes com suas camisas.

Ana Carolina e Rebeca, ambas com 13 anos, juntaram-se com crianças da China, Índia, Tailândia e Estados Unidos – todas entre 8 e 14 anos de idade. Ana Carolina, que acompanhou o jogador Marouane Fellaini do Manchester United, e Rebeca, que acompanhou Ander Herrera, foram selecionadas e lavadas a Manchester pela Chevrolet pois personificam o espirito do jogo. Nos dias que antecederam a partida, elas se encontraram com os jogadores do Manchester United e lendas do clube, visitaram a Manchester United Soccer School e o Old Trafford entre outras atividades. Conheça a história de cada criança no site www.ChevroletFC.com.

"Nós acreditamos que o futebol e o jogo podem mudar vidas e criar belas possibilidades", disse Tim Mahoney, diretor de marketing global da Chevrolet. "O que testemunhamos no sábado no Old Trafford foi algo que as crianças e seus familiares nunca pensaram que seria possível".

Como parte do programa “Beautiful Possibilities”, a Chevrolet fomenta a prática de esportes a crianças, trabalhando em parceria com organizações não-governamentais para ensinar futebol, revitalizar e transformar as partidas na comunidade. Em maio, a Chevrolet revitalizou o espaço Caracol, na Penha, no Rio de Janeiro, por meio do projeto “Street Child United”, uma organização que usa o poder do esporte e das artes para mudar as percepções e tratamentos dados a essas crianças de rua, transformando vidas ao redor do mundo.

Durante a revitalização, a Chevrolet identificou Ana Carolina e Rebeca para participar desta experiência em Manchester. É o segundo ano consecutivo que a Chevrolet leva crianças de todo o mundo para participar como mascotes para o Manchester United.

"Nossos jogadores estavam orgulhosos de andar em campo com as crianças vestindo seus nomes na parte de trás de suas camisas e, como time, nós estamos ansiosos para continuar a fazer parte desta tradição, criada pela Chevrolet", comentou Richard Arnold, diretor do Manchester United.

Em adição ao programa “Beautiful Possibilities”, a Chevrolet atingiu, desde 2012, com suas iniciativas, cerca de 45 milhões de jovens em comunidades carentes em mais de 90 países distribuindo mais de 1,5 milhões de bolas ultra resistentes do projeto “One World Play”. A Chevrolet, que é patrocinadora oficial do programa “One World Play”, se comprometeu a distribuir mais de 2 milhões de bolas “One World Futbols”, as mesmas que os mascotes utilizaram para bater pênaltis durante o intervalo da partida do último sábado.

Imprensa General Motors do Brasil.
Beatriz Matarazzo
(11) 4234-8783
beatriz.matarazzo@gm.com
Julia Bastos
(11) 4234-7115 
julia.bastos@gm.com
Felipe Nóbrega
(11) 4234-6282 
felipenobrega.arado@gm.com

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 140 países e vendas anuais de mais de 4,9 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.comNo Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 

FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES INCLUÍDA NO ÍNDICE DOW JONES DE SUSTENTABILIDADE.


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) foi incluída, mais uma vez, no prestigiado Índice Dow Jones de Sustentabilidade Global (Dow Jones Sustainability Index World – DJSI). O Grupo recebeu pontuação 88 de um total de 100 possíveis. A pontuação média das empresas da indústria automobilística avaliadas pela RobecoSAM, uma especialista em investimento de sustentabilidade, foi de 60. Esse resultado coloca o desempenho econômico, social e ambiental da FCA entre as empresas líderes mundiais.

A inclusão no índice está limitada a organizações julgadas como melhores em sua classe quando comparadas com a maioria em seu setor, com base em critérios de sustentabilidade selecionados. A RobecoSAM avaliou o desempenho de 33 empresas do setor automobilístico e por fim aceitou apenas três no DJSI Mundial.

O Grupo alcançou a maior pontuação em seu setor industrial por gerenciamento de informação, estratégia para mudança climática, segurança e saúde ocupacional, práticas trabalhistas, direitos humanos e envolvimento de stakeholders.

A FCA continuou a fazer progressos consideráveis em 2014, demonstrando as suas habilidades como uma fabricante global que pode competir com os melhores e alcançar o sucesso com responsabilidade, sempre colocando as pessoas, as comunidades locais e o meio ambiente no centro das suas decisões de negócios.

A contribuição das fábricas da FCA no Brasil foi importante para o alcance dos resultados, como o programa social Árvore da Vida, que completou 10 anos de atividades e venceu, em 2014, o Prêmio AEA de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva na categoria Responsabilidade Social. Desde 2004, mais de 21 mil moradores da região do Jardim Teresópolis, no entorno da fábrica de Betim (MG), foram beneficiados com projetos voltados para geração de trabalho e renda, fortalecimento da comunidade e ações socioeducativas. Os recursos empregados no mundo pelo Grupo em benefício das comunidades locais somaram mais de € 24 milhões.

Em 2014, o Grupo recebeu diversos reconhecimentos em nível internacional, entre eles a liderança na Europa para veículos movidos a gás natural, com mais de 55% da fatia de mercado em 2014; a premiação da Ram 1500 EcoDiesel com o Caminhão Verde do Ano 2015 e da Jeep Grand Cherokee EcoDiesel como a SUV Verde do Ano 2015; e a nomeação do Fiat 500e como o Melhor Veículo Elétrico, pela U. S. Northwest Automotive Press Association. O Novo Uno, o Palio e o Novo Fiorino, fabricados em Betim, conquistaram o Selo Conpet, indicador de eficiência energética dos veículos, regulamentado pelo Governo Federal.

Com €3,7 bilhões aplicados em 2014, os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento cresceram. Outros € 2,3 bilhões foram investidos para concluir e atualizar as fábricas mais avançadas e sustentáveis da FCA – Goiana (Brasil) e Melfi (Itália) –, gerando mais de cinco mil  novos empregos. Em Goiana (PE), o Grupo inaugurou o Polo Automotivo Jeep, idealizado e construído seguindo os conceitos mais inovadores de fábrica de baixo impacto ambiental, com capacidade de recírculo de 98% de água em um sistema próprio de reúso, alto índice de reciclagem de resíduos e soluções de eficiência energética.

Outro destaque foi o reconhecimento das tecnologias avançadas e do desempenho de diversos modelos FCA incluindo 5 estrelas EURO NCAP pelo Jeep Renegade e o Top Safety Pick+ pelo Chrysler 200. Além disso, o Grupo continuou a reduzir a pegada ecológica de suas fábricas em todo o mundo, resultando em uma diminuição de 20,5% nas emissões de CO2 por veículo produzido em comparação com 2010, e na economia de 3,3 milhões de metros cúbicos de água.

A FCA também faz parte de vários outros índices importantes, incluindo: o Euronext Vigeo Europe 120, o Euronext Vigeo Eurozone 120, o ESI Excellence Europe, o STOXX Global ESG Leaders, o STOXX Global ESG Environmental Leaders, o STOXX Global ESG Social Leaders, o STOXX Global ESG Governance Leaders, o ECPI Euro Ethical Equity, o ECPI Emu Ethical Equity, o ECPI Global Developed ESG Best in Class Equity, o FTSE ECPI Italia SRI Benchmark, o FTSE ECPI Italia SRI Leaders, e o Parks LGBT Diversity Index. A FCA foi ainda nomeada como líder no CDP Italy 100 Climate Disclosure Leadership Index 2014 e listada entre as principais empresas no Climate Performance Leadership Index 2014.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles

domingo, 13 de setembro de 2015

STOCK CAR.

Rubinho faz duas grandes corridas na etapa de Campo Grande e sobe para quarta colocação.


A nona etapa da Stock Car foi realizada neste domingo (13) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Rubens Barrichello, da Medley Full Time, largou da décima quarta colocação e foi escalando o pelotão. Mesmo com a largada sendo determinada para ser em fila indiana, o atual campeão da Stock Car foi ganhando posições no decorrer dos 50 minutos de corrida finalizando na ótima quinta colocação, e guardando sete vezes o push to pass - botão de ultrapassagem - para a disputa seguinte. 

Com o grid de corrida invertido entre os 10 primeiros, Barrichello largou da sexta colocação na prova seguinte, que teve duração de 30 minutos. O piloto do carro 111 fez novamente uma grande disputa, e concluiu na quarta colocação somando 27 pontos para a classificação geral. 

“Um dia muito positivo, pois conseguimos um quarto e quinto lugar, e, sem dúvida, é um grande resultado para quem largou da décima quarta posição. Foram vários pontos e várias ultrapassagens que nos mantiveram vivo no campeonato. Por ser minha primeira corrida em Campo Grande, o resultado pode ser consideradoi muito bom”, comentou o ganhador da última temporada. 

O resultado do final de semana em Mato Grosso do Sul também foi motivo de comemoração para Maurício Ferreira, chefe de equipe da Medley Full Time. “ Um final de semana bastante diferente dos outros oito, onde a gente estava em uma pista que não utilizávamos há quatro anos, e que o Rubens ainda não conhecia. Ainda ficou mais agravante com a situação de pista molhada e úmida nos treinos, pois só conseguimos andar com pista seca na classificação. Por isso, largamos um pouco mais atrás, o que penalizou um pouco a corrida. Mas entendo que foi bem positivo, pois somamos 27 pontos e essa é a marca para brigarmos pelo título, embora ainda estejamos com um déficit de outras etapas. Embora a gente não tenha ido ao pódio, esse resultado me deixou bastante satisfeito”, concluiu Ferreira. 


Concluída a etapa de Campo Grande, Rubens Barrichello atingiu 142 pontos e passa a ocupar a quarta posição na classificação geral. A próxima etapa, a 10ª da temporada 2015, acontece no dia 18 de Outubro, em Curitiba, novamente com duas corridas sendo disputadas.

RESULTADO DA 1ª CORRIDA
1-) 80 Marcos Gomes (Voxx Racing Team) - 30 voltas 
2-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) - a 1s840 
3-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - a 10s347 
4-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - a 10s347
5-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) - a 11s270 
6-) 88 Felipe Fraga (Voxx Racing Team) - a 12s263 
7-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) - a 15s434 
8-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) - a 16s570 
9-) 4 Julio Campos (Prati-donaduzzi) - a 16s850 
10-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) - a 17s376
11-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) - a 17s376 
12-) 77 Valdeno Brito (Shell Racing) - a 18s492 
13-) 73 Sergio Jimenez (Axalta C2 Team) - a 24s765
14-) 51 Átila Abreu (AMG Motorsport) - a 25s986
15-) 110 Felipe Lapenna (Schin Racing Team) - a 28s937 
16-) 1 Antonio Pizzonia (Prati-donaduzz)i - a 29s191 
17-) 8 Rafael Suzuki (RZ Motorsport) - a 29s682 
18-) 83 Gabriel Casagrande (Axalta C2 Team0 - a 30s857 
19-) 70 Diego Nunes (Vogel Motorsport) - a 35s046 
20-) 14 Luciano Burti (RZ Motorsport) 36s582 
21-) 46 Vitor Genz (Boettger Competições) - a 51s705 
22-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) - a 1 Volta 
23-) 9 Gustavo Lima (ProGP) - a 1 Volta 
24-) 74 Popó Bueno (Total Racing) - a 4 Voltas 
25-) 72 Fabio Fogaça (Hot Car Competições) - a 6 Voltas 
26-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) - a 6 Voltas 
27-) 11 Cesar Ramos (Total Racing) - a 8 Voltas 
28-) 12 Lucas Foresti (AMG Motorsport) - a 21 Voltas 
29-) 2 Raphael Matos (Schin Racing Team) - a 21 Voltas 
30-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) - a 21 Voltas 
31-) 25 Tuka Rocha (União Química Racing) - a 24 Voltas 
32-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) - a 25 Voltas 

RESULTADO DA 2ª CORRIDA
1-) 88 Felipe Fraga( Voxx Racing Team) - 18 voltas 
2-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) - a 0s553 
3-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - a 1s190 
4-) 111 Rubens Barrichello (Red Bull Racing) - a 1s571 
5-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) - a 2s125 
6-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) - a 4s634 
7-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) - a 4s634
8-) 73 Sergio Jimenez (Axalta C2 Team) - a 5s170 
9-) 77 Valdeno Brito (Shell Racing) - a 5s906 
10-) 14 Luciano Burti (RZ Motorsport) - a 9s049 
11-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) - a 12s696 
12-) 80 Marcos Gomes (Voxx Racing Team) - a 13s668 
13-) 51 Átila Abreu (AMG Motorsport) - a 14s420 
14-) 83 Gabriel Casagrande (Axalta C2 Team) - a 15s608 
15-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competiçõe)s - a 18s066 
16-) 46 Vitor Genz (Boettger Competições) - a 18s712 
17-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - a 19s019 
18-) 8 Rafael Suzuki (RZ Motorsport) - a 24s259 
19-) 9 Gustavo Lima (ProGP) - a 34s152 
20-) 4 Julio Campos (Prati-donaduzzi) - a 3 Voltas 
21-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) - a 4 Voltas 
22-) 74 Popó Bueno (Total Racing) - a 9 Voltas 
23-) 110 Felipe Lapenna (Schin Racing Team) - a 10 Voltas 
24-) 11 Cesar Ramos (Total Racing - a 11 Voltas 
25-) 25 Tuka Rocha (União Química Racing) - a 12 Voltas 
26-) 1 Antonio Pizzonia (Prati-donaduzzi) - a 14 Voltas 
27-) 70 Diego Nunes (Vogel Motorsport) - a 17 Voltas

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1) Marcos Gomes - 209 pontos
2) Cacá Bueno - 175
3) Daniel Serra - 156
4) Rubens Barrichello - 142
5) Allam Khodair - 140 

MyTeam - Press and Marketing
anderson@myteam.net.br
11 3550-8151

FÓRMULA TRUCK.
LEANDRO TOTTI VENCE EM CURITIBA.

Leandro Totti venceu a sétima etapa da temporada da Fórmula Truck e reduziu a diferença para os primeiros colocados no Campeonato Brasileiro, que tem um novo líder. Paulo Salustiano, que largou em último lugar devido a excesso de fumaça no treino classificatório de sábado, fez excelente corrida de recuperação, marcou 38 pontos e assumiu a ponta na classificação geral. 



Com 278 pontos, Paulo Salustiano é seguido de perto por Felipe Giaffone - teve problemas na segunda fase e não pontuou - que tem 264 e por Leandro Totti (263). Na próxima etapa, dia 4 de outubro em Guaporé, Rio Grande do Sul, os três primeiros continuam a utilizar o restritor de potência.

Na primeira fase, logo na largada um acidente entre Débora Rodrigues e Jaidson Zini provocou bandeira amarela e levou a corrida ter somente 12 voltas. Mas essa redução não provocou falta de emoção, pois a corrida teve inúmeras ultrapassagens e várias trocas de posições. Totti passou o pole Giaffone e abriu importantes segundos de vantagem. Enquanto isso, Salustiano dava show e transformava um péssimo início de final de semana em um dos melhores dias da carreira na Fórmula Truck. Ele ultrapassou vários pilotos e marcou um bom sexto lugar.


Resultados


Primeira fase da sétima etapa da Fórmula Truck


1º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 12 voltas em 27min50s207
2º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 1s276
3º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 6s848
4º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 7s106
5º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 10s049
6º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 12s486
7º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 15s700
8º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a 29s189
9º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 42s481
10º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 1min10s495
11º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 3 voltas
12º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 4 voltas
13º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 5 voltas
14º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, a 5 voltas
15º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 7 voltas
16º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 9 voltas
17º) Fabiano Brito (Scania) Max Power Racing Team, a 11 voltas

Na segunda fase, Giaffone se manteve em segundo somente por seis voltas até o caminhão apresentar um problema que o obrigou a abandonar. Enquanto Totti se manteve tranquilo na frente - pelo menos aparentemente, pois confessou que seu câmbio quebrou e ficou limitado à quinta marcha, a exemplo do que tinha ocorrido em Goiânia - e teve competência suficiente para levar seu Volkswagen Constellation até o final da corrida e conquistar a segunda vitória na temporada. Enquanto isso, mais uma vez, Salustiano escalava o pelotão, agora bem mais equilibrado devido à maior velocidade dos adversários. Mas, como todo bom piloto precisa de uma pitada de sorte, André Marques, que ocupava o segundo lugar, teve problemas na penúltima volta e abandonou. Com isso, a posição caiu no colo de Salustiano, que ganhou outros dois pontos de vantagem na liderança.

``Eu tive um chefe de equipe, o Jaime Silva, que dizia que um bom piloto precisa de três fatores: sorte, mais sorte e muita sorte, além de ser rápido e levar o caminhão até o final da corrida``, brincou Salustiano, que pela primeira vez na temporada assumiu a ponta com seu Mercedes-Benz e quebrou a hegemonia dos caminhões Volkswagen Constellation.

Segunda fase da sétima etapa da Fórmula Truck


1º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 15 voltas em 25min39s228
2º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 5s179
3º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 7s964
4º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, 12s130
5º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 15s632
6º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, a 16s644
7º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 19s619
8º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a 28s372
9º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 41s884
10º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 1min05s931
11º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 1 volta
12º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 2 voltas
13º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 3 voltas
14º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 9 voltas

OS DEZ PRIMEIROS PILOTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
1) Paulo Salustiano, 278 pontos
2) Felipe Giaffone, 264
3) Leandro Totti, 263
4) Djalma Fogaça, 219
5) Diogo Pachenki, 197
6) André Marques, 180
7) Pedro Muffato, 146
8) Jaidson Zini, 137
9) Beto Monteiro, 134
10) Wellington Cirino, 128 

CAMPEONATO DE MARCAS
1) MAN Latin América, 585
2) Mercedes-Benz, 522
3) Ford, 349 
4) Scania, 327
5) Iveco, 311
6) Volvo, 151

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - Londrina (PR)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

SUPERBIKE BRASIL

Diego Faustino mantém ritmo intenso e vence a 5ª etapa em Santa Cruz do Sul.


Diego Faustino

Diego Faustino (#68), da equipe Honda Mobil, venceu a 5ª etapa da SuperBike, prova disputada no final da manhã deste domingo (13) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O piloto largou na pole e nas primeiras voltas protagonizou um duelo impressionante com seu companheiro de equipe Maico Teixeira (#36). Os dois correram no mesmo centésimo e, no início da segunda volta, Maico chegou a ocupar rapidamente a liderança, após se beneficiar do vácuo na reta dos boxes. Entretanto, levou o troco em seguida e Faustino recuperou a ponta.

Maico Teixeira

Nas voltas seguintes, os dois companheiros se distanciaram dos demais pilotos e mantiveram a disputa acirrada pela liderança. Mas Faustino conseguiu impor seu ritmo intenso e abriu uma confortável vantagem sobre Maico. Na segunda metade da corrida, o atual líder da categoria correu praticamente sozinho e cruzou a linha de chegada em primeiro com mais de seis segundos de vantagem para o companheiro de equipe, que recebeu a bandeirada em segundo.

Robson Portaluppi (#46), da equipe Portaluppi Race Team, que disputou a corrida pelo Campeonato Gaúcho, garantiu a terceira posição no geral. Já Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team, fez uma largada ruim e perdeu três posições. O piloto, que vinha apresentando bons resultados nos treinos e prometia colar nos ponteiros da Honda, iniciou uma corrida de recuperação. Após ultrapassar Marcelo Dahmer (#49), da K Racing, e José Luiz "Cachorrão" (#51), da Honda Mobil, Lewis entrou na volta final a apenas três centésimos atrás de Portaluppi. A distância foi reduzida curva a curva, mas Lewis não conseguiu ultrapassar o adversário e ficou com a quarta posição no geral – terceira na categoria Pro.

Cachorrão chegou logo atrás, em quarto na Pro, seguido por Pablo Nunes (#777), da equipe BH Racing, em quinto.

Pela categoria Pro Amador, o primeiro colocado foi Fernando Min (#20), da equipe MotoSchool Racing Team. Fabrício de Castro (#75), da BH Racing, ficou em segundo, logo à frente de Rodrigo Rocky (#43), da MotoSchool Racing Team, o terceiro.

Já na categoria Pro Master, Rogério Gentil Fernandes (#31), da Duda Racing Team, garantiu o lugar mais alto do pódio, seguido por Elson Tenebra Otero (#2), da Suzuki/Econs/Best Riders, em segundo.

Este resultado é extraoficial e está sujeito a verificações técnicas. 

Fotos: R.Santos

VGCOM - VANESSA GIANELLINI COMUNICAÇÃO
Vanessa Gianellini - Jornalista responsável.
Scheilla Lisboa
Luciana Omena
contato@gianellini.com.br
(11) 3213-9972 - (11) 3042-4898