terça-feira, 8 de março de 2016

DELPHI ANUNCIA NOVO CFO E VICE-PRESIDENTE SÊNIOR.

A Delphi Automotive PLC (NYSE: DLPH) anunciou nesta terça-feira (08) que Joseph R. Massaro foi promovido a chief financial officer (CFO) e vice-presidente sênior, sucedendo Mark Murphy, que optou por deixar a empresa para buscar novas oportunidades.

Joseph Massaro, 46, entrou na Delphi em 2013 como vice-presidente de Auditoria interna, sendo promovido ao cargo de vice-presidente e controlador corporativo em 2014.

Antes de se juntar à equipe da Delphi, Massaro era diretor geral na Liberty Lane Partners entre os anos de 2008 e 2013, uma empresa de fundo de capitais de investimento focada na construção e melhoria de empresas de médio porte. Entre 2010 e 2013, ele atuou como chief financial officer da Ventiv Health Inc., um fornecedor líder de serviços de desenvolvimento de produtos farmacêuticos e uma das empresas que faz parte do portfólio da Liberty Lane. Antes disso, Massaro atuou em diversos cargos de finanças e operações na Thermo Fisher Scientific (2002-2007), incluindo a vice-presidência sênior da Global Business Services, onde suas responsabilidades incluíam as funções de tecnologia de informação e de abastecimento global. Antes da fusão com a Thermo Electron, Massaro também serviu como vice-presidente e controlador corporativo da Fisher Scientific e ocupou vários outros cargos financeiros seniores.

“A Delphi está em uma posição única para capitalizar a força e a experiência de nosso time de finanças altamente capaz de apoiar o nosso forte desempenho contínuo e o nosso compromisso com nossos clientes e acionistas”, disse Kevin Clark, presidente e CEO da Delphi. “Joe tem contribuído muito para o sucesso da Delphi nos últimos três anos, e continuará a ter um impacto positivo no futuro da empresa. Ele possui histórico na área de finanças em diversas empresas, de diversos ramos da indústria e, juntamente com seus conhecimentos sobre as operações da Delphi, fizeram de Joe uma escolha excepcional para o cargo de chief financial officer. Agradecemos Mark por todos esses anos de trabalho na Delphi e desejamos a ele muito sucesso em sua nova etapa de vida”.

Massaro iniciou sua carreira na PricewaterhouseCoopers, onde trabalhou de 1992 a 2002, servindo como diretor geral na área de Transaction Services da empresa. Ele possui Bacharelado em Ciências da Economia e Finanças pela Bentley University e um MBA e Mestrado em Ciências Contábeis pela Northeastern University.

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DANA ANUNCIA NOVO DIRETOR DE VENDAS PARA O MERCADO DE REPOSIÇÃO NO BRASIL

A Dana anuncia a nomeação de Carlos Dourado para o cargo de diretor de vendas para o mercado de reposição no Brasil.


Carlos Dourado desenvolverá e implementará estratégias para produtos e clientes que aprimorem a posição da empresa e promovam o seu crescimento.  Sua liderança será essencial para este mercado que tem um papel importante na estratégia de ampliação dos negócios da companhia para a região.

O executivo é graduado em Administração e Advocacia e tem MBA em Marketing pela ESPM. Com amplo conhecimento e experiência internacional, expertise e visão do mercado de reposição brasileiro, o executivo ingressa na Dana após construir uma sólida e bem-sucedida carreira no mercado de reposição, atuando na Eaton, onde iniciou suas atividades em 1978, como assistente de tesouraria.

Sete anos depois foi promovido a supervisor de contas a receber e pagar. De 1991 em diante, continuou a desenvolver sua careira no mercado de reposição, inicialmente como gerente nacional de vendas, incluindo dois anos nos Estados Unidos como gerente de vendas para os produtos Paccar. Em 2004, retornou para o Brasil atuando como gerente de vendas para a América do Sul para os mercados de OES (Concessionárias) e Aftermarket (Reposição), abrangendo também as atividades de marketing e gestão dos canais de distribuição, posição que ocupou até recentemente.

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FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN ABRE INSCRIÇÕES PARA A 9ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE PROJETOS SOCIAIS “VOLKSWAGEN NA COMUNIDADE”.


A Fundação Volkswagen, que coordena há 36 anos os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, abriu o período de inscrições para a 9ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade”. Os participantes podem se inscrever até o dia 18 de abril, por meio do site www.vwnacomunidade.com.br, para concorrer aos 11 prêmios oferecidos no concurso.

O concurso oferece prêmios em dinheiro para os melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão para melhor administrar seus projetos sociais. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, pois os projetos devem ser inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.

Dos 11 prêmios, dez equivalem aos melhores projetos sociais inéditos: desses, nove prêmios serão destinados a projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil no País todo; o novo prêmio será para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que é entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano.

“O concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ é uma oportunidade para a Fundação Volkswagen conhecer e estar mais próxima das organizações sociais apoiadas por nossos colaboradores, reconhecendo as melhores iniciativas e capacitando os projetos sociais para que seus trabalhos tenham sucesso de forma permanente”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

O curso de gestão oferecido às organizações vencedoras e também às finalistas permite que as entidades trabalhem com seus orçamentos de forma sustentável. A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros.

Oficinas para elaboração de projetos

Uma das grandes novidades da edição desse ano são as Oficinas para elaboração de projetos para as organizações sociais participantes do concurso, que serão realizadas nas regiões de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP), Vinhedo (SP) e São José dos Pinhais (PR), onde a Volkswagen do Brasil possui instalações, e também em Resende (RJ), onde está localizada a fábrica da MAN Latin America.

“Por meio das oficinas, as organizações que desejam participar do concurso poderão tirar dúvidas e trocar ideias a respeito dos projetos que pretendem inscrever, diretamente com os representantes da Fundação Volkswagen”, explica a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

As datas para realização das oficinas serão informadas em breve, no site do concurso: www.vwnacomunidade.com.br.

“Volkswagen na Comunidade” já beneficiou 18.239 pessoas diretamente

Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 73 prêmios em dinheiro e beneficiou 18.239 pessoas diretamente. As oito edições já realizadas, até 2015, somam 3.560 projetos inscritos de todo Brasil.

Na 8ª edição, em 2015, o concurso “Volkswagen na Comunidade” atingiu recorde de inscrições: foram 707 projetos indicados por colaboradores da Volkswagen do Brasil e da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ).

Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades, em 18 Estados brasileiros. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli.
   
Volkswagen do Brasil
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segunda-feira, 7 de março de 2016

EXPORTAÇÕES DA IVECO PARA A AMÉRICA LATINA CRESCEM 53% EM 2015.

Investimentos em infraestrutura e qualidade foram a base para a marca aumentar a participação nos mercados vizinhos.

Não é de hoje que a Iveco vê em países como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai a oportunidade para expandir sua participação na América Latina. Como resultado dessa estratégia, a montadora registrou um aumento de 53% nas exportações para esses mercados em 2015, atingindo 3.337 unidades enviadas de janeiro a dezembro, entre leves e pesados. 


Entre os veículos exportados, o modelo mais vendido foi o Daily que também lidera o seu segmento no mercado nacional. 

“A montadora se adaptou à nova realidade econômica do Brasil, fazendo os ajustes necessários e mantendo os investimentos, e se preparou para atender as demandas internas e externas do setor de transportes”, destaca Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina.

Esse “olhar para fora” demonstra que o movimento vai além do cenário favorável proporcionado pela alta do dólar. Veículos versáteis, que oferecem baixo custo operacional, e o reforço da parceria com a rede de concessionárias, buscando o aprimoramento contínuo dos produtos e serviços, também são fatores que contribuem para a expansão da marca no mercado.

"O produto brasileiro está alinhado com o que existe de melhor no mundo no setor de transporte, e isso faz com que nossos veículos tenham uma boa aceitação na América Latina", completa Marco Borba.

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CAMINHÃO ACTROS MERCEDES-BENZ É DESTAQUE EM FEIRA DE AGRONEGÓCIO NO SUL.

Com a exposição do caminhão extrapesado Actros 2651 6x4, top de linha, a Mercedes-Benz destacará as soluções eficientes e rentáveis que oferece para o transporte de carga e logística em um dos mais tradicionais eventos do agronegócio da região Sul do Brasil. 


Juntamente com os concessionários Veísa Veículos e Apomedil, a marca estará presente na 17ª edição da Expodireto Cotrijal, Feira Agropecuária Internacional da cidade de Não-Me-Toque, RS, a 300 km da capital Porto Alegre, entre 7 e 11 de março. 

Durante o evento, a Mercedes-Benz irá divulgar aos visitantes a mais completa linha de caminhões, bem como o mais abrangente portifólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda. A grande atração é o novo Actros 2651 6x4 com motor de 13 litros e 510 cv, o veículo mais potente da marca produzido no Brasil. Além disso, a equipe do estande irá apresentar diversos outros caminhões da marca, como o semipesado Atego 2430, e o novo médio Accelo 1316. 

“O Actros está cada vez mais preparado para as características das estradas brasileiras e o nosso perfil de transporte. Ele vem se consolidando como um versátil ‘mix road’ para operações nos mais diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro tipo de pavimento, situações típicas das atividades do agronegócio”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Na evolução do produto, buscamos atender ainda mais às necessidades e expectativas do mercado. Nesse sentido, fomos ouvir o que os clientes tinham a nos dizer sobre o Actros. O resultado está consolidado numa linha de caminhões mais eficientes, produtivos, confortáveis e rentáveis”.

Segundo Roberto Leoncini, em toda a cadeia do agronegócio, assim como nas mais diversas áreas da atividade econômica, os caminhões Mercedes-Benz Actros são reconhecidos pela força, robustez, resistência, reduzido custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto para o motorista. 

O mais completo portifólio de produtos e serviços de pré e pós-venda.

A Mercedes-Benz está cada vez mais presente no dia a dia de quem trabalha com transporte pelas estradas do Brasil. Por isso, a fim de atender às demandas e às novas necessidades dos clientes, a Empresa aprimora permanentemente o amplo leque de soluções que oferece ao mercado, tendo por base a maior linha de veículos comerciais e o mais abrangente portifólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda.

Entre a soluções oferecidas ao clientes incluem-se os financiamentos do Banco Mercedes-Benz, os atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz, as ofertas da unidade de negócios de seminovos SelecTruks, três linhas de peças de reposição, contratos de manutenção, serviços customizados, assistência 24 horas, lubrificantes da própria marca, cartão de consumo, a mais premiada Central de Relacionamento com o Cliente e a maior Rede de Concessionários, única presente em todos os estados do Brasil.

“Estamos ouvindo atentamente o que os clientes e as estradas nos dizem, utilizando essa experiência como referência fundamental para a criação de novas soluções, bem como para o aprimoramento daquelas que já estão consagradas no mercado por sua qualidade e eficiência”, ressalta Roberto Leoncini. “Nesse sentido, além de veículos econômicos e de comprovada robustez, oferecemos uma diversificada linha de produtos e serviços que asseguram a maior disponibilidade possível da frota para as atividades de transporte, o que se traduz em produtividade e, consequentemente, em rentabilidade para os clientes”.

Cotrijal espera atrair 230 mil visitantes de mais de 70 países

Durante os cinco dias do evento, no recinto de exposições localizado à Rodovia RS 142, km 24, a 17ª Expodireto Cotrijal vai reunir cerca de 530 expositores, esperando atrair mais de 230 mil visitantes do Brasil e de mais de 70 países. 

Dirigido a agricultores, empresários, profissionais de assistência técnica, estudantes e públicos de outros segmentos ligados ao agronegócio, o evento conta com expositores que oferecem produtos e serviços para quem trabalha com agricultura e pecuária, desde a pequena até a grande propriedade rural. No segmento internacional, a expectativa é atrair representantes dos cinco continentes, incluindo importadores, traders, embaixadas, consulados, câmaras de comércio e formadores de opinião. 

Nos estandes das áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal e animal, agricultura familiar e serviços, os visitantes têm acesso a novas tecnologias e oportunidades de negócios. A feira também se destaca como palco de grandes debates em defesa do produtor. Em 2016, por exemplo, vai sediar o 8º Fórum Nacional do Milho, o 27º Fórum Nacional da Soja e o 12º Fórum Estadual do Leite. 

Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
Valter Oliveira
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MARCOPOLO ENTREGA 15 ÔNIBUS TORINO PARA A SOGAL, DE CANOAS (RS).

Sociedade de Ônibus Gaúcha Ltda., empresa de transportes de Canoas, Rio Grande do Sul, acaba de adquirir 15 ônibus da Marcopolo. Os veículos, do modelo Torino, serão utilizados no transporte público da cidade e região.

Representantes da Sogal e da Marcopolo na entrega dos ônibus Torino. Foto: Gelson Mello da Costa.  

Tradicional cliente, a Sogal possui frota com 100% dos modelos Marcopolo e está entre as empresas que mais investem em soluções tecnológicas para a comodidade e segurança dos passageiros. O ônibus Torino proporciona menor custo operacional, maior valor de revenda e baixa manutenção, características fundamentais para os empresários do setor de transporte urbano de passageiros, além de maior conforto e segurança para os usuários.

Os ônibus Torino adquiridos pela Sogal têm poltronas City Plus, preparação para bilhetagem eletrônica e sistema de gravação de imagem. Além do visual moderno, conta com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas, novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agregam mais segurança no trânsito urbano.

Com perfil inovador, a Sogal investiu nos últimos anos no Sistema Inteligente de Transporte (ITS), solução tecnológica de informação sem fio (wireless) para gerenciamento e controle dos sistemas de transportes. O ITS consiste na instalação de equipamentos de GPS/GPRS nos ônibus, proporcionando acesso instantâneo às informações de tráfego, localização, velocidade, identificação do veículo e tripulação, transmitindo diretamente para um Centro de Controle Operacional (CCO) onde é possível gerar uma gama de serviços tanto para as autoridades locais quanto para os operadores e os passageiros.

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RENAULT E NISSAN AUMENTAM CONVERGÊNCIA PARA ALAVANCAR EFICIÊNCIA E RECEITA.

Renault e Nissan vão aumentar convergência nas áreas de Engenharia, Engenharia de Manufatura & Gestão da Cadeia de Fornecimento, Compras e Recursos Humanos. Outras funções também devem convergir após processo interno de aprovação.

A Aliança Renault-Nissan está aumentando suas sinergias em quatro divisões-chave, lançando também novos projetos de convergência para alavancar eficiência e receita. A convergência inclui a integração de divisões, criação de processos comuns, intercâmbio de talentos e outros compartilhamentos de recursos. A convergência já contribuiu para que Renault e Nissan atingissem mais de 4 bilhões em sinergias anuais no ano calendário de 2015.

Durante uma convenção global de altos executivos da Aliança, Renault e Nissan anunciaram que estão hoje fortalecendo sinergias em Engenharia, Engenharia de Manufatura e Gestão da Cadeia de Fornecimento, Compras, e Recursos Humanos. Estas funções convergiram em 2014, com executivos da Aliança comandando cada unidade.

A Aliança também pretende convergir parcialmente as áreas de Qualidade e Custos, para dar suporte às funções convergidas inicialmente. A Aliança estudará outras oportunidades para aumentar sinergias em Vendas & Marketing, Conectividade e Serviços Conectados, Planejamento de Produto e Pós-Venda, bem como funções consideradas de suporte.

Até o final de março, executivos da Renault e da Nissan apresentarão estes projetos de convergência às instâncias de decisão em nível corporativo e de representatividade do pessoal. Se aprovados após um processo de revisão interno, a implementação será efetivada em 1º de abril, quando serão anunciados os líderes destas novas funções e o escopo das atividades convergidas.

Aliança como Ferramenta Pragmática de Negócios

Renault e Nissan compartilham sua presença industrial, com inúmeros projetos de produção cruzada na França, Coreia do Sul, Índia e Rússia. Contando com um investimento em bens de capital de 10 bilhões de euros, os engenheiros da Renault e da Nissan trabalham juntos como uma equipe única, para reduzir duplicidades no desenvolvimento da próxima geração de tecnologias.

A Aliança pretende gerar 5.5 bilhões de euros em sinergias em 2018.

“A indústria automobilística está evoluindo rápido, exigindo que Renault e Nissan alavanquem ainda mais a Aliança como ferramenta pragmática de negócios,” comentou o Presidente e CEO da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn. “O futuro aponta para maior convergência e para trabalhar juntos de forma mais intensa.”

Imprensa Renault do Brasil.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO VAI GERAR ENERGIA NO PARANÁ.

Em continuidade aos esforços realizados para introduzir novas fontes de geração na matriz elétrica brasileira, a GE Power e a CS Bioenergia, joint-venture formada da parceria entre Cattalini Bioenergia e a empresa de saneamento Sanepar, anunciam a assinatura de contrato para projeto de geração de energia a partir da decomposição do lodo e da matéria orgânica depositada em estação de tratamento de esgoto. 

Localizada no Paraná, a usina geradora será equipada com dois motores Jenbacher JCM 420 fornecidos pela GE. Juntos, os equipamentos produzirão 5,8 megawatts (MW) de energia.

As máquinas fornecidas utilizarão o biogás proveniente da biodigestão do lodo e da matéria orgânica depositada na CS Bioenergia para geração de energia limpa e sustentável. Operados em cogeração, os motores Jenbacher produzirão 3.0 MW de energia térmica e 2.8 MW de energia elétrica. Do total de energia elétrica produzida, 0.5 MW será consumida pela própria usina de biogás para manter sua operação e os outros 2.3 MW serão disponibilizados à rede de distribuição.

“O total de energia gerada é suficiente para abastecer cerca de 8.400 pessoas ou 2.100 unidades consumidoras no entorno da unidade de tratamento”, explica Rickard Schäfer, líder de vendas da divisão de Distributed Power da GE Power para o Brasil.

Os motores Jenbacher instalados compõem a plataforma de soluções Ecomagination da GE, que foca no desenvolvimento de inovações que melhoram o desempenho operacional de nossos clientes ao mesmo tempo que reduzem seu impacto ambiental, com atenção especial à intensidade hídrica, energética e de emissões carbônicas de seus processos.  A GE entende sua contribuição para os desafios da energia e das mudanças do clima pelo desenvolvimento de soluções que ajudam o Brasil a diversificar sua matriz elétrica a partir da incorporação e do aumento das fontes renováveis, assim como pela melhoria da eficiência energética na geração, transmissão e distribuição da energia.

“Gerar energia a partir do tratamento do esgoto e de resíduos orgânicos é um modo inteligente e sustentável de reciclar o que é produzido pela atividade humana. Se não seguirmos este caminho, estaremos ‘enterrando energia’ em aterros sanitários e desperdiçando uma fonte de geração limpa, renovável e com enorme potencial para ajudar a diversificar a matriz elétrica brasileira”, comenta Luciano Fedalto, diretor Técnico da CS Bioenergia.

No Brasil, grande parte das estações de tratamento de esgoto em operação direciona o lodo proveniente do processo para aterros sanitários, local destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nos aterros, o material coletado é queimado na atmosfera ou então transformado em chorume, líquido altamente poluente e que, por essa característica, exige nova etapa de tratamento a fim de reduzir os impactos de seu descarte ao meio ambiente.

Atualmente, alguns aterros em operação já transformam o biogás gerado em energia, porém as iniciativas ainda são incipientes no Brasil, tendo a tecnologia de biogás utilizada na CS Bioenergia potencial para substituí-las com maior eficiência. Também com tecnologias de ponta, a GE é fornecedora de motores Jenbacher para aplicação em aterros. Atualmente, os equipamentos estão em operação em aterros localizados em Ribeirão Preto (SP), Minas Gerais, Salvador (BA) e Minas do Leão (RS).

A operação da CS Bioenergia na ETE Belém.

Atualmente, a ETE Belém trata 840 litros de esgoto por segundo coletado a partir de tubulações subterrâneas instaladas na cidade de Curitiba. Parte da água resultante do tratamento é devolvida à natureza, sendo que o restante é reutilizada pela própria usina de biogás em processos que requerem água tratada, porém sem exigência de potabilidade.

A partir da adaptação da unidade para geração de energia, o lodo proveniente do tratamento do esgoto será direcionado para um tanque de armazenamento, onde se juntará a outros materiais orgânicos coletados pela CS Bioenergia em restaurantes, shopping centers, supermercados e centro de abastecimento (Ceasa). Juntos, os materiais serão enviados para quatro biodigestores anaeróbicos, responsáveis por processarem a matéria orgânica e transformarem parte dela em biogás.

O biogás produzido nos biodigestores será então direcionado para os motores Jenbacher, que terão capacidade diária de transformar 20.000 m³ do combustível em energia. O restante da matéria será transformada em biofertilizantes utilizados em produções agrícolas, encerrando o ciclo produtivo da ETE Belém e garantindo uma operação sustentável e alinhada às novas preocupações sobre disposição de matérias orgânicas e preservação do meio ambiente.

Agência Ideal
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DE PASSAGEM PELO BRASIL, NEYMAR VISITA SEU INSTITUTO NA PRAIA GRANDE.

O atleta que cumpre suspensão no Campeonato Espanhol, pelo 5º cartão amarelo que recebeu pelo FC Barcelona, passou algumas horas no INJR nesta segunda-feira (07) para acompanhar o trabalho que está sendo feito com as mais de 2.400 crianças atendidas.



A cada visita Neymar Jr. garante que o Instituto está no caminho certo e que quando está presente enxergar a alegria que os alunos demonstram nas atividades. O atacante passou em todas as salas de aula e nas aulas esportivas para interagir com as crianças.

“Não tem como vir para o Brasil e deixar de passar no Instituto. É o sonho da minha família e toda vez que venho aqui fico muito feliz e me dá mais motivos para continuar acreditando que estamos fazendo a coisa certa. O carinho que elas me dão, as conversas que temos me dá força pra voltar para o Barcelona e continuar correndo atrás de mais títulos”.

Com pouco tempo para desfrutar de sua visita, por conta de compromissos pessoais, mas mesmo assim Neymar Jr. ressalta a importância de ter o contato com as crianças. “É um pouco corrido quando venho para o Brasil e infelizmente não consigo passar o dia inteiro aqui e ter contato com todas as crianças. Mas ainda vamos ter muito tempo para nos conhecermos quando eu voltar das próximas vezes”.


Neymar Jr. ainda falou sobre o futuro do projeto e se mostrou confiante em trazer bons resultados para a cidade de Praia Grande. Acompanhado de seu pai, o atacante comentou que mesmo de longe sabe de tudo o que está acontecendo e os avanços que o Instituto está tendo com as famílias.

“Mesmo eu morando longe fico informado de tudo e procuro participar incentivando ou dando opinião. O que mais me deixa feliz é a alegria que as crianças têm em participar aqui e principalmente fiquei sabendo que muitas já falam de seus sonhos e que melhoraram na escola. É muito gratificante poder fazer algo para essas crianças e suas famílias”.


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NNG ANUNCIA NOVO CEO.

A NNG, fornecedora líder de software de navegação automotiva, conteúdo e serviços, nomeou Giles Shrimpton como CEO.

Com passagens em cargos de alta gerência na Philips, Siemens, Valeo e TomTom, Giles Shrimpton vai comandar crescimento global da NNG no infotenimento e na navegação automotiva.

Shrimpton traz um histórico de sucesso comprovado como líder no setor automotivo. No momento em que a NNG passa por um período de crescimento exponencial, ele vai administrar o desenvolvimento e a expansão, mantendo a empresa na liderança do setor. Desde 2012, registra, no mundo, crescimento de 40% ao ano. No Brasil, a NNG planeja conquistar 50% de participação no setor de aftermarket em dois anos, com o software iGO Navigation.

“Estou honrado e empolgado em levar a NNG para o futuro”, disse Shrimpton. “Produtos inovadores e fortes parcerias são hoje as principais prioridades no crescente setor de infotenimento automotivo e, por isso, o meu foco é guiar a companhia neste sentido para atender às necessidades de nossos clientes. As oportunidades de crescimento da NNG são significativas, pois motoristas e OEMs querem uma experiência de direção mais segura e completa. A NNG é líder em atender a essa demanda e continuará sendo”, completa o novo CEO.

O executivo começou sua carreira como engenheiro de software e assumiu cargos de alta gerência na Philips, Siemens, Valeo, TomTom e Mirror Controls. Já foi membro do Conselho de Administração e diretor geral automotivo para a TomTom, onde criou todo seu processo de compliance e geriu a introdução da Navegação e Serviços Conectados. Shrimpton ganhou experiência internacional trabalhando para os principais fornecedores automotivos do Reino Unido, EUA, França, Holanda e China.

A NNG é a provedora de navegação líder para as principais marcas automotivas do mundo – está presente em sete das 10 maiores montadoras. Com um portfólio que vai de mapas, conteúdo estático, a serviços conectados para 199 países, assim como mais de 50 idiomas em sua interface, a empresa oferece números expressivos no setor.

NNG no Brasil

Em outubro de 2015, a NNG anunciou sua chegada ao mercado brasileiro com atendimento local, apresentando seu principal produto: o software detentor de prêmios, iGO Navigation, uma solução de navegação white-label que pode ser configurada para atender aos requisitos de quaisquer montadoras e fornecedores Tier 1 e ser adequada às especificações de todos os veículos, do compacto ao premium. O software também pode ser personalizado para atender às demandas locais de mercados regionais, oferecendo uma experiência de navegação apropriada.

A Plataforma NavFusion e os serviços conectados da NNG estão disponíveis no Brasil para projetos de aftermarket e line-fit. A NNG ganhou experiência no setor trabalhando com empresas automotivas internacionais que equipam o iGO Navigation em seus veículos, por todo o mundo.

"No Brasil, há um enorme potencial devido ao aumento no número de veículos equipados com navegação, especialmente em carros compactos e SUVs. Além disso, a navegação automotiva vem crescendo de forma expressiva no aftermarket”, afirma Fernando Goto, gerente de Vendas para a América Latina e de Operações da NNG Brasil.

Sobre a NNG: A NNG desenvolve soluções de navegação de ponta para o setor automotivo global, que são suportadas pela conectividade em nuvem, pela integração ao smartphone e pelos serviços HMI. A NavFusion Platform da empresa é um sistema OEM que combina navegação integrada, serviços em nuvem e suporte ao smartphone. O resultado é uma plataforma white-label completamente personalizável  que melhora a experiência ao dirigir, tornando veículos mais seguros e interativos.  A empresa apresenta uma navegação preditiva e tecnologia de infotenimento que incentiva o uso desses mecanismos diariamente, ampliando o objetivo de oferecer navegação e diversão para todos. O software detentor de prêmios, iGO Navigation, está instalado em mais de 20 milhões de dispositivos por todo o mundo, com mais de 30 milhões de encomendas por mais de 30 marcas internacionais de carros. A NNG continua fortalecendo seu caminho com 12 escritórios e 4 escritórios auxiliares pelo mundo, 2 na Hungria, 2 no Japão, 3 nos Estados Unidos, na Suíça, Alemanha, Austrália, Israel, Índia, Brasil, África do Sul, China e Hong Kong. A NNG recebeu o prêmio European Business Award de 2013/14 na categoria “Growth Strategy of the Year”. A empresa é a vencedora do Gold Stevie® Award de 2014 pelo prêmio de “Fastest Growing Company of the Year” na Europa e também recebeu vários prêmios de produtos com seus parceiros. Visite: www.nng.com.

BRCOM
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SAE BRASIL PREMIA MAHLE PELO MELHOR TRABALHO INTERNACIONAL APRESENTADO NO CONGRESSO DE 2015.

Os engenheiros Pedro Lerman, da MAHLE Argentina, e Rômulo Petrini Fogaça de Almeida, do Centro Tecnológico MAHLE, receberam o prêmio de Melhor Paper Internacional concedido pela SAE BRASIL. O prêmio se refere ao melhor trabalho técnico inscrito e apresentado no Congresso SAE BRASIL 2015. O evento, que teve 132 trabalhos apresentados durante seu decorrer, teve sua cerimônia de premiação realizada no escritório central da SAE BRASIL.


Samantha Uehara, Rômulo Almeida e Márcio Yamawaki, do Centro Tecnológico MAHLE.

O trabalho vencedor, intitulado "Válvulas para serviços pesados com desempenho melhorado através de tratamento de nitretação", foi inscrito dentro do tema "Motores e Transmissões". O paper destaca o desenvolvimento do tratamento de nitretação para as válvulas dos motores de serviço pesado, colaborando para uma maior resistência ao desgaste. Em complementação a esse ganho de durabilidade, está o importante fato de que a nitretação elimina resíduos pouco ecológicos de banho eletroquímico como é o caso da tecnologia anterior de cromação.

"Foi muito gratificante receber esse reconhecimento por que o projeto foi longo e trabalhoso", afirma Rômulo Almeida, do Centro Tecnológico MAHLE de Jundiaí, em São Paulo. "Trouxemos para a América do Sul um desenvolvimento que normalmente seria realizado pela matriz na Alemanha, e nunca pensamos que o resultado final pudesse vir a ser premiado. Fizemos nosso trabalho pensando em solucionar um problema recorrente, apenas isso. Mas acabamos recebendo um reconhecimento fora da empresa, o que é ótimo profissionalmente e pessoalmente", complementa Rômulo.

O processo de avaliação é realizado por um comitê técnico qualificado e renomado, formado por profissionais e acadêmicos do setor, que analisa a relevância do trabalho para a comunidade da mobilidade, e se ele traz inovações ou uma nova visão sobre o tema em questão. A premiação é uma forma de incentivar a divulgação de tecnologias que estão sendo desenvolvidas dentro das empresas, de forma a mostrar a competência tecnológica dos seus autores. O autor principal do melhor paper internacional receberá viagem e hospedagem para participar do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2016, em São Paulo, que será realizado de 25 a 27 de outubro.

Tech Center de Jundiaí

A unidade brasileira do Centro de Tecnologia da MAHLE, um dos dez existentes ao redor do mundo, é fruto de investimentos da ordem de R$ 100 milhões. O Tech Center de Jundiaí trabalha com o desenvolvimento de todos os produtos do portfólio global da MAHLE e é o responsável mundial pelas linhas de anéis de pistão e filtros para aplicações em motores flexíveis. Em suas instalações trabalham 297 colaboradores entre técnicos, graduados, pós-graduados, mestres e doutores. Está instalado em uma área de proteção ambiental permanente de 125 mil m2, e seu principal foco é o desenvolvimento de componentes e soluções tecnológicas para motores de combustão interna, visando à redução de atrito, de emissões e do consumo de combustível.

Press Consultoria
Caio Moraes 
caiomoraes@pressconsultoria.com.br
+55 11 992-457-177

IQA LANÇARÁ TREINAMENTO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DO PRODUTO.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, como representante oficial e exclusivo da VDA-QMC no Brasil, lançará o treinamento de Responsabilidade Civil do Produto, requisito da Volkswagen para os seus fornecedores mundiais. O Instituto faz a tradução e a adaptação do treinamento desenvolvido pela Volkswagen Academy e VDA-QMC, com previsão de lançamento para este semestre.

O novo treinamento visa capacitar gestores para detectar riscos de responsabilidade em todo o processo de criação do produto, por meio de perícia técnica específica. “O objetivo é eliminar ou, pelo menos, minimizar tais riscos no desenvolvimento do produto assim como controlá-los por meio do desenvolvimento de processo”, diz Rodrigo Lopes, coordenador de Makerting do IQA. 

Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo 
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar 
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(11) 4435-0000

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

MARCOS DE MARÇO.

A impressão que dá é que nem começou ainda. Há uma efervescência e infelizmente não é cultural. Março é sempre mês quente, e não é só pelo verão que vai se mandando. Muita água ainda vai rolar, literalmente, e literalmente é bom que role mesmo porque vamos precisar muito dela para acalmar os ânimos laterais.

Tem tanta coisa que acontece e outras tantas que já aconteceram em março, boas e ruins, que tornam este mês muito especial, tanto a ponto de ganhar uma obra-prima musical que descreve o seu outono, como a escrita por Tom Jobim em Águas de Março. 

Mês contraditório do é ou não é, do anda e do desanda, e por aqui pelo Brasil muita coisa já desandou justamente em março. O louco é que também muito se andou em março, por exemplo 21 anos depois, quase conseguindo marcar a libertação do que nos foi tirado em um último dia de um outro março. Mas onde morte e nascimento se misturam seguidamente, e onde parece haver uma dicotomia para tudo, abrindo desvios, a doença de Tancredo adiou a data dessa festa lá em 1985. 

E de lá até hoje a gente vem vindo com o que tem à mão, com o que pode, o marimbondo de fogo; com um que surgiu com olhos esbugalhados de messias, mas traiu e caiu; com o topete mineiro que de novo levantava uma esperança, sucedido por um intelecto mais refinado, e que depois também se esvai dando lugar ao que deveria ter sido, enfim, o utópico, o revolucionário, social, justo, mas se mostra até hoje, antes de mais nada, muito pobre de espírito. Pelo que vemos agora pobre só de espírito. 

Nós, querendo enterrar os fios pendurados que enfeiam nossos horizontes, e eles plantando postes. Nós, querendo de novo mudar, e eles contando histórias para os bois dormirem, principalmente em dias de votação, e nessas histórias mentiram, mas mentiram tanto, mentiram muito, mentiram até sobre os que ouviam suas mentiras, e que acabaram assim percebendo que mentiras eram.

Na história que não queremos que se repita, milhares de pessoas ouviram num 13 de março, lá em 1964, na Central do Brasil, o inflamado discurso de João Goulart propondo reformas de base. Antes do final de março daquele ano, outros milhares foram às ruas assustados, e crendo numa ameaça comunista acabaram literalmente nos jogando em braços armados e fardados e afundando, aí sim, no mais vermelho dos mundos, mas não o de uma bandeira; o vermelho do sangue dos nossos que durante anos escorreu das prisões, dos porões, da tortura, da censura, do controle, da morte. 

E ousavam falar que agiam em nome de Deus, da família e da liberdade. Mas impuseram foi a moralidade que lhes convinha, a dose de liberdade que os deixava confortáveis, e - não, Deus não deve ter podido ver tanta barbaridade que foi praticada em seu nome.

Cá estamos nós de novo em um intrincado março. As situações são completamente diferentes, vale dizer, deixar bem claro, embora as forças de esquerda estejam se apegando à tese de que quem não está com eles vira salgadinhos de rotisseria, embora sejam eles que estejam mais enrolados do que croquetes, numa massa que prepararam para se perpetuar no poder, pouco se importando com a farinha que usavam para isso, alegando que dessa farinha outros já haviam se empanado.

Está difícil. Não dá para viver tranquilo numa terra rachada pelo maniqueísmo. Onde estão as soluções? Do que nos adianta o discurso inflamado da jararaca de rabo pisado que, diante de amestrados, desafia ameaçadoramente que lhe cortem a cabeça se quiserem suas escamas? Desafia autoridades, que xinga em praça pública, em tom de desacato?

Do que nos adianta um governo paralisado, do qual não se sabe de mais nada que consiga fazer de bom, além de trapalhadas, a não ser se defender ele próprio do indefensável que é revelado todo santo dia desde um março de dois anos atrás, quando começou a Lava Jato, a este março agora, quando chegou ao ápice, de prender, mesmo que por horas e usando outro nome magnificamente tucano, de condução coercitiva, o líder máximo? E no março que tantas contradições traz, que dizer ao ver a chefe eleita sair correndo para beijar a mão, afagar a cabeça e consolar aquele que é suspeito e investigado pelas autoridades que, ao fim e ao cabo, ela comanda, chefia? Muita coisa fora do lugar para um povo só, exposto a uma plateia infernalmente mundial e globalizada.

Aliás, ainda bem que eles estão vendo, porque se a gente fosse contar ninguém acreditaria. Muito menos se contássemos também sobre a pândega oposição incapaz de nem ao menos criar um fato para manter a bola no ar. Pândegos, falastrões que adoram se reunir, para decidir fazer alguma outra reunião que nada produz.

Sim, tem gente do mal, muito mal, tentando se aproveitar de mais esse delicado março. Sim, precisamos ir às ruas mesmo assim para demonstrar que estamos com pressa de mudança sob pena de nos atrasarmos muito para embarcar no vagão da história. Sim, tem muita gente boa, e com fé surgirão líderes melhores do que estes que se nos apresentam, bastardos inglórios que nos mortificam de vergonha quando aparecem na festa. Sim, batamos panelas, palmas, façamos barulho, mas não nos enganemos nem com os gatos pardos, nem com as farinhas do mesmo saco.

Que nesse março o pau e a pedra não sejam o fim do caminho. Mas apenas o mistério profundo, o queira ou não queira. 

SP, março de 2016 

Marli Gonçalves, jornalista - 25 de março comemora a primeira Constituição brasileira (1824). É também feriado no Ceará porque nesse dia ali foi abolida a escravatura. Shakespeare marcou para o dia 11 de março o casamento de Romeu e Julieta (1302). Em 20 de março de 1969, John Lennon e Yoko se casaram. Em um março de outrora sobrevivi a quem queria por amor me subjugar, e neste março meu pai faz 98 anos; sei que não gostará de ver ninguém se matar e brigar pelo que ele já cansou de me dizer que não vale a pena. E olha que ele já viveu para ver. 
Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.comEstou no Facebook e no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

sábado, 5 de março de 2016

STOCK CAR.
BARRICHELLO E FARFUS LARGAM NA PRIMEIRA FILA EM CURITIBA.

O primeiro treino classificatório da temporada 2016 da Stock Car foi excelente para a Medley Full Time. No Autódromo Internacional de Curitiba, a dupla Rubens Barrichello e Augusto Farfus Jr. conseguiu o objetivo de largar na primeira fila, lado a lado com a dupla da pole-position, Ricardinho Maurício e Guilherme Sallas. 


Foi um treino classificatório repleto de variáveis, pois vale a média das melhores voltas de cada um dos dois pilotos. Na sessão dos pilotos titulares, Barrichello foi o 5o melhor. E, logo em seguida, aplaudiu Farfus por ter conquistado o melhor tempo entre os convidados. A média dos dois colocou o carro 111 na primeira fila. 

“Muito, muito feliz com a nossa performance hoje. Nós conseguimos tirar o máximo que o carro nos dava, e isso nos deixou bem satisfeitos. Acredito que o Augusto um dia sonha em vir pilotar aqui na Stock Car, e hoje certamente as portas se abriram para ele, mostrando o quanto que ele é talentoso. Existe muitas duplas fortes, mas os tempos mostram que a nossa está muito equiparada. Então, será uma largada de honra com a ajuda do Augusto, esperando o melhor para amanhã”, comentou Rubens Barrichello, campeão da categoria de 2014, justamente no autódromo paranaense. 


Para o Curitibano Augusto Farfus Jr, o treino oficial também lhe rendeu vários sorrisos. “Foi um grande dia para nós, onde viemos trabalhando forte desde o primeiro treino e conseguimos concretizar em resultado. A sintonia, a nossa relação e a visão que temos do carro acabam refletindo na pista. Então, estou muito feliz com o P1 no meu grupo, e o Rubens fez um trabalho excelente no grupo dele também. E acho que temos um carro ainda melhor para a corrida. Nós vamos dormir com a nossa lição de casa feita e focados para o melhor amanhã”, comentou Farfus, piloto da BMW na DTM.

A prova inaugural da Stock Car acontece neste domingo (6) às 12h30 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo do canal Sportv. A corrida terá a duração de 65 minutos mais um giro pelo circuito da capital do Paraná. 

GRID DE LARGADA

1-) 90 Ricardo Mauricio/Guilherme Salas (Eurofarma RC) - 1min19s211
2-) 111 Rubens Barrichello/Augusto Farfus (MEDLEY Full Time Sports) - 1min19s287
3-) 21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (Ipiranga-RCM) - 1min19s277
4-) 65 Max Wilson/Vitor Meira (Eurofarma RC) - 1min19s288
5-) 80 Marcos Gomes/Antonio Pizzonia (Voxx Racing Team) - 1min19s325
6-) 18 Allam Khodair/Antonio F. Costa (Full Time Sports) - 1min19s335
7-) 29 Daniel Serra/Danilo Dirani (Red Bull Racing) - 1min19s357
8-) 70 Diego Nunes/Dennis Dirani (União Química Racing) - 1min19s370
9-) 10 Ricardo Zonta/Laurens Vanthoor (Shell Racing) - 1min19s395
10-) 88 Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico (Voxx Racing Team) - 1min19s500
11-) 77 Valdeno Brito/Maxime Martin (TMG Motorsport) - 1min19s507
12-) 0 Cacá Bueno/Ricardo Sperafico (Red Bull Racing) - 1min19s522
13-) 3 Bia Figueiredo/Beto Monteiro (União Química Racing) - 1min19s656 
14-) 63 Nestor Girolami/Franco Girolami (Eisenbahn Racing Team) - 1min19s713 
15-) 12 Lucas Foresti/Luiz Razia (Full Time-ProGP) - 1min19s753 
16-) 28 Galid Osman/Damián Fineschi (Ipiranga-RCM) - 1min19s788
17-) 9 Guga Lima/Tuka Rocha (TMG Motorsport) - 1min19s875
18-) 46 Vitor Genz/David Muffato (Eisenbahn Racing Team) - 1min19s892
19-) 5 Denis Navarro/Felipe Maluhy (Vogel Motorsport) - 1min19s922
20-) 8 Rafael Suzuki/Franco Vivian (Vogel Motorsport) - 1min19s934
21-) 1 Thiago Marques/Cesar Ramos (RZ Motorsport) - 1min19s982
22-) 83 Gabriel Casagrande/Marcio Campos (C2 Team) - 1min20s089
23-) 4 Julio Campos/Allan Heillmeister (C2 Team) - 1min20s171
24-) 66 Felipe Guimarães/Duda Pamplona (Full Time-ProGP) - 1min20s211
25-) 74 Popó Bueno/Beto Gresse (Cavaleiro Racing) - 1min20s240
26-) 110 Felipe Lapenna/Marco Cozzi (Hot Car Competições) - 1min20s260
27-) 6 Alceu Feldman/Tarso Marques (Mico's Racing) - 1min20s608
28-) 45 Fabio Carbone/Vicente Orige (Mico's Racing) - 1min20s655
29-) 26 Raphael Abbate/Nicolas Costa (Hot Car Competições) - 1min20s669
30-) 14 Luciano Burti/Felipe Giaffone (RZ Motorsport) - 1min20s765
31-) 7 Beto Cavaleiro/Sergio Jimenez (Cavaleiro Racing) - 1min21s150
32-) 51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr (Shell Racing) - 1min24s984


Fotos: Miguel Costa Jr/Medley. 

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