A Equipe Nissan de Fórmula E terá Caio Collet e Gabriele Minì no próximo Teste de Novatos, marcado para 13 de maio, segunda-feira, após a rodada dupla do E-Prix de Berlim.
Caio Collet experimentou pela primeira vez o carro Nissan e-4ORCE 04 de competição durante o treino livre do E-Prix de Misano, na Itália, em abril. O piloto brasileiro está trabalhando com a equipe desde o início da Temporada 10, ajudando na preparação para cada prova no simulador. Collet tem um excelente currículo como piloto júnior, tendo conquistado o título do Campeonato Francês de Fórmula 4 em 2018, depois de ter dominado a temporada. Em 2020, ele terminou como vice-campeão do disputadíssimo campeonato Fórmula Renault Eurocup, garantindo uma vaga no Campeonato de Fórmula 3 da FIA, em 2021. Nos três anos seguintes, ele se manteve à frente do pelotão, conquistando três vitórias e vários pódios, paralelamente à sua participação na Alpine Academy. Nesta temporada, junto com sua participação como piloto de simulador e reserva da Equipe Nissan de Fórmula E, o brasileiro Collet está participando da atual campanha do campeonato Indy NXT.
Gabriele Minì também venceu o Campeonato de Fórmula 3, sendo atualmente membro da Alpine Academy. Esta é a primeira vez que ele estará ao volante de um carro de Fórmula E. A vitória que ele conquistou na temporada 2020 do Campeonato Italiano de Fórmula 4 garantiu uma vaga no Campeonato de Fórmula Regional Europeia, no qual ele terminou como vice-campeão em 2022. Seu sucesso atraiu a atenção da Alpine Academy, que assinou contrato com ele às vésperas de sua estreia na Fórmula 3. Na temporada 2023, ele conquistou duas vitórias, incluindo na prestigiosa Monaco Feature Race. O piloto italiano ocupa atualmente a terceira posição no ranking da Fórmula 3 depois de duas rodadas, tendo pontuado em todas as corridas e conquistado um pódio em Melbourne.
"Estamos ansiosos para iniciar o Teste de Novatos com Caio e Gabriele, dois pilotos extremamente talentosos. Depois de participar da Sessão de Treino Livre 0 em Misano, vai ser importante para o brasileiro Caio continuar a se desenvolver no carro, permitindo que ele esteja a cada dia mais confortável. Em seu papel como piloto de simulador e reserva, é fundamental que ele acumule o máximo de experiência para contribuir da melhor forma possível com a equipe. Agora, ele terá uma boa oportunidade de ganhar confiança e acumular ainda mais tempo de pista. Este teste também nos dá a grande chance de apresentar o Gabriele à equipe. Ele é um piloto bastante promissor e é membro da Alpine Academy, então é muito bom contar com sinergias cruzadas na Aliança para oferecer estas oportunidades aos jovens pilotos. Para nós, é muito positivo trabalhar com pilotos jovens em ascensão como o Gabriele e o Caio, não apenas para contribuir para o desenvolvimento profissional deles, mas também para estabelecer uma conexão e assentar bases importantes para colaborações futuras", disse Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan Fórmula E.
"Pilotei o carro Nissan e-4ORCE 04 pela primeira vez em Misano, então em Berlim quero usar essa experiência para desenvolver ainda mais minha técnica ao volante. Esse carro é bem diferente daquilo que já pilotei, por isso leva algum tempo para entender o que fazer e como tirar o melhor dele. Minha meta é aprender o máximo possível e ajudar a equipe a continuar crescendo. Ter mais tempo de pista também vai ser útil no meu trabalho no simulador, para aprimorar a simulação. Estou bem ansioso para estar mais uma vez com a equipe e dar o meu melhor", afirmou Caio Collet, piloto reserva e de simulador, Equipe Nissan de Fórmula E.
"É muito bacana testar o carro Nissan e-4ORCE 04 pela primeira vez no Teste de Novatos de Berlim. Vai ser uma grande chance de conhecer o carro e me desafiar em um tipo diferente de monoposto. Não vejo a hora de dar o meu melhor e aprender mais sobre esta categoria de competições. Aproveito para agradecer à Alpine e à Nissan pela confiança e por esta oportunidade incrível". destacou Gabriele Minì.
Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes. Clique aqui e saiba mais.
Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Nissan do Brasil