sexta-feira, 24 de maio de 2024

BMW GROUP EXPANDE O USO DE GARRAS ROBÓTICAS PERSONALIZADAS E IMPRESSAS EM 3D

Com mais de 30 anos de experiência, o BMW Group é pioneiro no campo da manufatura aditiva, mais conhecida como impressão 3D. Impressoras 3D têm sido usadas desde 1991 a fim de produzir peças e componentes individuais de veículos, inicialmente para carros conceituais, protótipos e carros de corrida e, posteriormente, para modelos de produção. O BMW Group agora também fabrica vários auxílios de trabalho e ferramentas para seu próprio sistema de produção em vários processos de impressão 3D. Desde órteses sob medida para funcionários, auxílios de ensino e produção até grandes pinças robóticas otimizadas em termos de peso, usadas para itens como tetos de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) e conjunto de piso inteiros. No "Additive Manufacturing Campus" em Oberschleißheim, o centro principal do BMW Group para produção, pesquisa e treinamento em impressão 3D, mais de 300.000 peças foram "impressas" em 2023. Além disso, mais de 100.000 peças impressas foram produzidas por ano em todas as plantas que formam a rede de produção global, desde Spartanburg e as plantas alemãs até locais na Ásia.

Moldes impressos para a produção de cabeçotes de cilindros de alumínio em larga escala

Processos de manufatura aditiva têm sido usados diariamente há muito tempo na planta do BMW Group em Landshut. Por muitos anos, esses processos incluíram moldes para a fabricação de cabeçotes de cilindros de alumínio, que são impressos tridimensionalmente usando o processo de moldagem em areia. Aqui, a areia é repetidamente aplicada em camadas finas e unidas usando ligantes. Isso possibilita a criação de moldes para a fabricação de estruturas muito complexas, que são então preenchidas com alumínio liquefeito.

Usando impressão 3D para fabricar grandes pinças robóticas para tetos de CFRP

Por vários anos, o Centro de Tecnologia e Construção Leve do BMW Group em Landshut tem usado um elemento de pinça particularmente grande, que foi feito usando o processo de impressão 3D. Pesando cerca de 120 quilos, a pinça para um robô pode ser fabricada em apenas 22 horas e é então usada em uma prensa na produção de todos os tetos de CFRP para os modelos da BMW M GmbH. A prensa é primeiro carregada com o material bruto de CFRP. A pinça é simplesmente girada 180 graus para remover os tetos finalizados. Comparada às pinças convencionais, a versão fabricada usando impressão 3D era aproximadamente 20% mais leve, o que, por sua vez, estendeu a vida útil dos robôs e reduziu o desgaste do sistema, além de reduzir os intervalos de manutenção. O uso combinado para duas etapas também reduziu o tempo de ciclo. Uma característica única da pinça robótica é a combinação ideal de dois diferentes processos de impressão 3D. Enquanto as pinças a vácuo e os grampos para a pinça de agulha para levantar o material bruto de CFRP são feitos usando sinterização seletiva a laser (SLS), a grande casca do teto e a estrutura de suporte são fabricadas usando impressão em larga escala (LSP). A LSP pode ser usada para produzir grandes componentes de forma econômica e sustentável. O processo utiliza grânulos de moldagem por injeção e plásticos reciclados, enquanto o material residual de CFRP também pode ser usado e reciclado. Comparada ao uso de matérias-primas primárias, as emissões de CO2 na fabricação da pinça são aproximadamente 60% menores.

Mais economia de peso, cortesia da nova geração de pinças biônicas

No verão de 2023, uma nova geração de pinça, ainda mais leve, foi introduzida. Para alcançar isso, o conceito anterior de pinça foi analisado e otimizado topologicamente – o nascimento da pinça robótica biônica. Isso combina a casca do teto da impressora LSP com vacuums SLS e uma estrutura de suporte otimizada bionicamente. Para isso, um molde com núcleos impressos é usado na moldagem em areia. Esse molde é então fundido com a estrutura de alumínio intricada. A nova pinça é 25% mais leve que sua predecessora, o que significa que todo o processo de fabricação de um teto de CFRP do BMW M3 pode ser realizado com apenas um robô, em vez de três, como era o caso anteriormente. Hoje em dia, pinças duplas fabricadas individualmente dentro do BMW Group, cortesia da impressão 3D, são usadas para todos os tetos de CFRP na planta do BMW Group em Landshut.

Nova pinça impressa em 3D é também usada na construção de chassis

O BMW Group também emprega pinças produzidas usando o processo de impressão 3D na construção de chassis – por exemplo, pinças impressas com o processo LSP para manuseio de portas na planta do BMW Group em Regensburg.

No entanto, a empresa está dando um passo adiante na planta do BMW Group em Munique. Recentemente, os primeiros exemplos de uma pinça robótica biônica foram usados na planta matriz. Essa pinça pode segurar e mover toda a montagem do piso de um BMW i4. Para a pinça de montagem do piso, a impressão 3D é usada para criar um molde de fundição em areia, que é preenchido com alumínio líquido. O suporte é otimizado em termos de peso e capacidade de carga máxima, e pesa, com todos os elementos adicionais, apenas 110 quilos. Isso a torna aproximadamente 30% mais leve que o modelo convencional anterior. A fabricação usando moldagem em areia e alumínio permite representar estruturas intricadas otimizadas para carga. Isso resulta em uma redução máxima de peso e, portanto, possibilita a médio prazo o uso de robôs de elevação pesados menores e mais leves, que requerem menos energia e, assim, reduzem as emissões de CO2.

Uso de soluções de software inovadoras na manufatura aditiva

Estruturas intrincadas e biônicas são projetadas e calculadas usando ferramentas de software genéricas especiais, como o Synera. A BMW iVentures investiu estrategicamente nesse software, anteriormente conhecido como Elise. O Synera permite uma otimização rápida e eficiente e agora é usado em muitas áreas de desenvolvimento dentro do BMW Group. Vale particularmente a pena usar o software na impressão 3D, pois estruturas biônicas otimizadas topologicamente podem ser praticamente impressas uma a uma, graças ao alto grau de flexibilidade do processo.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group 

INFILTRAÇÕES NACIONAIS EM VERDE-OLIVA. Por Marli Gonçalves*

Socorro! Atenção! Ocorrem infiltrações de assuntos importantíssimos enquanto estamos compenetrados de olho nas tragédias das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Envolvem temas caros ao futuro da Nação que pode ser pega distraída e que quando for ver se surpreenderá com um tom verde-oliva. Há agora um assunto passando batido, e é sobre Educação, a base de qualquer desenvolvimento.

Estou chocada. Sentei, arrasada, pensando no horror e desconhecimento que acontece em muitas cabeças, ainda certamente fruto daqueles anos que passamos, na ditadura, e há pouco governado por gente que adora e busca uniformizar tudo, não com o verde das florestas, mas com o verde militar, o verde-oliva de fardas e ordens. Tinha acabado de ouvir a entrevista de uma mãe lá de Taubaté tecendo inacreditáveis loas à tal escola cívico-militar; aliás, tão "boa", mas tão boa, que justamente ali onde funcionava já foi até cancelado há dez meses. Ela disse textualmente: "os militares ajudam na regra, na conduta, na disciplina". Vi ali, além do despreparo, da fantasia militar, alguém delegando a educação das crianças. O mais engraçado é que ela avaliou algo de uma criança conhecida, não era seu filho, não ficou claro se os tinha e onde estudavam.

Não pensam em nada que preste para melhorar de verdade a combalida educação nas escolas estaduais, que só piora. Só ideias mirabolantes. Essa semana foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, debaixo de um confusão danada, com pancadaria e prisões, o projeto de escolas cívico-militares apresentado pelo governador Tarcísio de Freitas, que sempre tenta agradar ao seu meio político, bolsonaristas de carteirinha. Prevê a contratação de militares aposentados, que inclusive ganhariam mais do que os professores, para a "disciplina nas escolas". O "bicho-papão". Traduzindo: a volta dos temidos bedéis que muitos de nós conhecemos bem e que encaramos em nossa formação no período terrível que passamos por longos anos no século passado. Significa, entre outras, a obrigação de cantar o Hino Nacional todos os dias, entrar e sair em fila. Sim, isso é disciplina para eles. Me arrepio em lembrar da minha adolescência, mesmo que em escola privada éramos obrigados a nos perfilar para cantar o Hino com mãozinha no peito, juntos no pátio. E ai de quem desse um pio!

A Advocacia Geral da União, AGU, já disse em parecer ao Supremo Tribunal Federal, STF, que o modelo das escolas cívico-militares é inconstitucional, logo quando consultada sobre o Paraná, justamente de onde vem o atual secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder. Outros Estados, como Minas Gerais e Santa Catarina, aliás, as mantêm, também na desobediência, a qual São Paulo agora – vejam só - pretende aderir. Ano eleitoral realmente sempre nos traz surpresas. Infiltrações.

Esse programa será, acreditem, responsabilidade tanto da Secretaria de Educação, quanto da de Segurança Pública. Pretende atingir escolas públicas de regiões mais carentes onde, digamos, pretendem melhorar a "disciplina" e juram que isso pode aumentar a eficiência do ensino, indo contra o parecer dos mais conceituados estudiosos e especialistas da área, todos absolutamente contrários à sua aplicação seja onde for. Polêmica para mais de metro.

Ah, só para finalizar. O secretário da Educação garante que os militares estarão desarmados. UFA!!!

Estamos vivendo um momento muito difícil no país, ainda dividido, e com o atual governo batendo cabeça em várias direções e em algumas conseguindo o feito de ampliar mais essa maldita e burra divisão. Divisão incentivada com a presença nefasta de uma espécie de espírito do ex-presidente tomando cabeças e corpos, ameaçando a paz e a democracia. Além das constantes ameaças à nossa estabilidade, inteligência e ao futuro das gerações.

Sempre tudo pode ficar muito pior quando estamos meio que distraídos, como agora.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


CAÇADOR DE ESTRELAS, UM CARRO QUE, DE TÃO OUSADO, NÃO PÔDE COMPETIR. Por Luiz Carlos Secco*

Em uma tarde de dezembro de 1967, fui ao Autódromo de Interlagos para assistir ao treino final dos pilotos e fiquei surpreso com um carro estranho e diferente dos demais dando voltas pela pista para testar a preparação e o melhor acerto para a corrida Mil Milhas Brasileiras, uma das mais importantes do automobilismo brasileiro e que aconteceria dois dias depois.

O automóvel parecia uma picape sem carroceria, era longo, o piloto sentava-se num banco instalado numa cabine semelhante à de um avião, à frente de um painel de instrumentos bem completo e, com a finalidade de obter o mais eficiente coeficiente aerodinâmico, sem portas, o que obrigava o piloto a entrar e sair do carro pela janela, depois de se apoiar sobre uma das rodas dianteiras.

O construtor desse carro diferente foi o romeno Bica Votnamis que chegou ao Brasil, em 1943, aos 13 anos de idade acompanhando a família na tentativa de encontrar um país sem os horrores da Segunda Guerra Mundial que deixou a Europa esfacelada.

Aqui o pai montou uma oficina mecânica no bairro do Bom Retiro e, ao ajudá-lo, Bica Votnamis ganhou gosto pela profissão e pode estar sempre junto da família. Depois de fazer corridas com um Renaut 1093 e um Simca Chambord, apaixonou-se pelas carreteras, categoria criada pelos argentinos, adotada pelos gaúchos e formada por automóveis antigos, mas transformados em carros de corrida modificados. A maioria com motor Corvette ou Ford e cilindrada de 5 litros que mantinham a aparência de velhos automóveis, mas na essência, verdadeiros bólidos.

Bica Votnamis

Para competir na corrida Mil Milhas Brasileiras de 1967, Bica Votnamis decidiu construir um carro que idealizara, mas um projeto que imaginou revolucionário para a época. Foi um carro com recursos inéditos e, principalmente, o banco do piloto foi instalado à frente do eixo dianteiro.

O Caçador de Estrelas surpreendeu tão fortemente o público, jornalistas e diretores da Federação Paulista de Automobilismo que os integrantes das Comissões Desportiva e Técnica, preocupados com a responsabilidade por um eventual acidente, decidiram não homologar a inscrição do automóvel na corrida por considerá-lo sem o necessário nível de segurança.

O carro apresentava configuração inédita no automobilismo mundial, com chassi em estrutura em treliça tubular, motor central e suspensão independente, porém com cockpit localizado à frente do eixo dianteiro.

Equipado com motor Chevrolet Corvette de 5,6 litros e 350 cv, caixa Jaguar de quatro marchas, diferencial autoblocante, freios a disco nas rodas da frente, rodas com cubo rápido e dois radiadores de óleo.

O Caçador de Estrelas tinha carroceria de alumínio (moldada pelo funileiro espanhol Pablo Salvador) com apenas 1m12 de altura. Com comprimento total de 3m8, entreeixos de 2 m, a cabine do piloto situava-se praticamente toda no grande balanço dianteiro, de quase 1,8 m. Foi exatamente esta característica – considerada extremamente insegura para o piloto – que levou o carro de Bica a não ser homologado pela CBA, impedindo-o de participar da prova.

Senti pena do desolamento do piloto e construtor que, embora frustrado por não poder competir, aceitou a decisão dos dirigentes esportivos e técnicos e nunca mais ouvi falar nele e nem em sua obra-prima.

A decepção por não ter podido conhecer os méritos de seu trabalho levaram Bica Votnamis a desmontar seu Caçador de Estrelas e vender as peças importantes para amigos e o restante do carro para reciclagem.

Ao procurar Bica Votnamis, recebi duas informações. Uma, de que falecera ao sofrer um colapso cardíaco no sul do País e, também, que decidira mudar de país.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

DIA DA INDÚSTRIA (25), HOJE E SEMPRE! Por Valter Moura Júnior*

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) considera que o Dia da Indústria, 25 de maio, é uma oportunidade para destacar a importância desse setor para a economia local e nacional, além de reconhecer os trabalhadores e as empresas que contribuem para o desenvolvimento da Região.

O momento, porém, é de também refletir sobre os desafios e oportunidades que o setor enfrenta, especialmente em meio a mudanças tecnológicas e econômicas globais. Apesar de tudo, a ACISBEC tem o orgulho de representar o segmento na cidade, que foi reconhecida como o berço da indústria automotiva e teve papel fundamental na industrialização brasileira. A cidade conta com grandes montadoras como a Scania, Mercedes-Benz e Volkswagen, empresas que contribuíram significativamente para a prosperidade econômica.

Pelo importante histórico da indústria e consequente desenvolvimento econômico e social, a ACISBEC reforça a sua atuação ao lado da iniciativa privada. E, apesar das transformações necessárias, deseja que o setor alcance um rumo vertiginoso para a retomada.

Além do setor automotivo, São Bernardo do Campo também abriga empresas de diversos outros segmentos como metalurgia, química, plásticos, eletroeletrônicos, entre outros.

A ACISBEC tem acompanhado, porém, a chegada de novas indústrias, os investimentos em áreas como tecnologia, inovação e educação. Essas iniciativas visam fortalecer ainda mais a posição de São Bernardo do Campo como um importante centro industrial e econômico não apenas regional, mas também nacional.

São Bernardo tem atraído também o turismo de compras como a recente inauguração do Outlet Imigrantes, na saída 23 da Rodovia dos Imigrantes, principal ligação entre a Capital e o litoral. Esse tipo de empreendimento sempre levou brasileiros aos Estados Unidos ou para outras cidades e Estados no País, e agora atrai consumidores para cá.

Com mais de 100 operações em 18 mil metros quadrados de área construída e 1,5 mil vagas de estacionamento, o empreendimento deve gerar mais de 7 mil empregos, portanto fomentando a economia da Região.

Foi também a indústria que dinamizou o nosso comércio. São Bernardo tem quatro shoppings e grandes redes supermercadistas no formato atacarejo. Sem contar a Rua Marechal Deodoro, principal corredor comercial e que abriga variedade de estabelecimentos, além do comércio de bairros.

A cidade tem ainda forte presença de comércio de veículos devido a sua história ligada à indústria automobilística. Concessionárias e revendedoras de carros novos e usados são encontrados em diversos locais. Soma-se a isso a Avenida Kennedy, que é ponto de referência de entretenimento para a Região.

Em resumo, São Bernardo é vibrante e diversificada, desde o começo da sua história e que teve como propulsora a indústria.

* Valter Moura Júnior é presidente da ACISBEC -
 Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo.

Atual Imagem Comunicação

CARROS ANTIGOS QUE PARTICIPARAM DE DESFILE NO GP BRASIL SERÃO EXIBIDOS NO 9º ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS

Ford 1931 que levou o campeão Max Verstappen no Drivers' Parade, além de modelos que conduziram outros pilotos terão espaço próprio no encontro que acontece em Corpus Christi (30/5 a 2/6) em Águas de Lindoia (SP).

Foto: Acervo Joao Siciliano

Carros antigos que participaram do desfile Drivers’ Parade, do Grande Prêmio Brasil 2023 de Fórmula 1 (novembro), serão exibidos no 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), que acontece na semana do feriado de Corpus Christi (30 de maio a 2 de junho) em Águas de Lindoia (SP).

O Drivers’ Parade acontece no autódromo de Interlagos (SP) antes da largada e os proprietários percorrem o circuito levando de carona cada um dos 20 pilotos que participam da corrida.

O piloto holandês Max Verstappen (equipe Red Bull), campeão da prova e da temporada, desfilou em um Ford Model A 1931 180-A conduzido pelo colecionador e empresário João Siciliano. “Um dos carros mais lentos levou o piloto mais rápido da prova”, diverte-se Joãozinho, proprietário da JS Autos Antigos e da Siciliano Company, do ramo de segmento de carros antigos no Brasil e EUA.

O Mercedes-Benz 1961 190SL, que levou o piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes), também foi destaque, mas o desfile reuniu vários carros icônicos, como os modelos Ferrari 308 1976 e Ferrari 348 1992 que levaram, respectivamente, Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da escuderia Ferrari. Este e outros modelos estarão em exibição no EBAA durante os quatro dias do encontro, disse João.

O Encontro

A nona edição do EBAA terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a Circuito de Leilões e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

Inscrições

Para exposição de veículos, veículos à venda ou para quem quer participar da programação social sem veículo, as inscrições devem ser feitas exclusivamente neste site. Só poderão ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais. Vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se forem originais.

Já o público poderá circular gratuitamente, sem inscrição ou cadastro prévio em um espaço de quase 70 mil m² (tamanho equivalente ao de um estádio de futebol) que reúne praça de alimentação completa com mais de 1.500 m², 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações.

Serviço
9ª Edição do Encontro de Autos Antigos (EBAA)
Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)
30 de maio a 2 de junho, das 8h às 19h
Público: gratuito para visitantes em geral (não é necessário fazer cadastro)
Inscrições: o cadastro de expositores de veículos, veículos à venda ou para quem quer participar da programação social sem levar veículo, deve ser feito clicando neste link.

9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA)
Betini Comunicação

AMAGGI RECEBE PRIMEIROS CAMINHÕES SCANIA MOVIDOS A BIODIESEL PURO.

Em mais um passo inovador e sustentável na sua trajetória, a AMAGGI deu início ao uso de biodiesel puro (B100) em sua frota rodoviária. A entrega dos primeiros caminhões totalmente preparados para trafegar com o biocombustível foi realizada na última terça-feira (21), na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP).

Os veículos logo estarão em Mato Grosso, onde está a base da frota rodoviária da AMAGGI. O suporte diário para as operações dos produtos está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste. Trata-se da principal compra de caminhões B100 da Scania na América Latina e uma das mais representativas globalmente para um único cliente. Portanto, a AMAGGI passa a ter a maior frota rodoviária do agro abastecida exclusivamente com o combustível sustentável. Além de ter a frota B100 predominante da Scania no Brasil e na América Latina, e uma das maiores do mundo.

A adoção do uso do B100, que é produzido pela própria AMAGGI a partir de óleo degomado de soja, integra a estratégia de negócios e de sustentabilidade da empresa com o objetivo de reduzir suas emissões de CO2, compromisso assumido pela companhia contra as mudanças climáticas.

O biodiesel é uma alternativa viável à matriz de combustíveis fósseis, que são mais poluentes. Seu uso traz ganhos diretos ao meio ambiente por diminuir a pegada de carbono: a troca do diesel para o biodiesel deve trazer uma redução de aproximadamente 99% nas emissões de CO2, de acordo com o GHG Protocol.

Ao todo, são 101 veículos Euro 6 movidos a B100, sendo 100 do modelo 500 R 6x4 Super e um do modelo 500 R 6x2 Super – este para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento. Os caminhões têm motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023.

A entrega da frota contou com a presença de executivos da AMAGGI, da Scania e da Casa Scania Rota Oeste.

"A descarbonização é um projeto da AMAGGI dentro de sua estratégia de negócios e de sustentabilidade e esse projeto veio ao encontro da chegada da tecnologia necessária por parte da Scania. A entrega desses caminhões é um marco para a nossa empresa, com o início da operação da frota rodoviária movida a B100", disse Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da AMAGGI.

Essa foi a primeira venda no Brasil de caminhões originais de fábrica da Scania que rodam com biodiesel 100%, realizada em novembro de 2023, e evidencia um movimento no mercado em busca de um sistema de transporte mais sustentável.

"Chegou o grande momento do início das entregas dessa compra histórica para o setor de transportes brasileiro. Os primeiros caminhões 6x4 100% movidos a biodiesel originais de fábrica são da AMAGGI, que se junta à Scania e à Rota Oeste para celebrar esta ocasião única. É uma das maiores frotas B100 da Scania no mundo. A AMAGGI comprova o quanto está viabilizando o ecossistema de transporte mais sustentável. É um caso completo de ciclo sustentável pois a produção do biodiesel é da própria AMAGGI", salienta Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. "A Scania também está oferecendo ao mercado o B100 na tração 6x2 e estamos otimistas com as vendas destes produtos. Seguimos ofertando mais uma opção sustentável ao diesel."

e/d: Simone Montagna, CEO da Scania Operações Comerciais Brasil; e Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da AMAGGI.

Vale reforçar que o lote comprado pela AMAGGI ainda é formado por 250 caminhões 560 R 6x4 Super, que também já começaram a ser entregues. "O 560 Super 6x4 oferece até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, e uma superior eficiência energética, ou seja, seu motor emite muito menos gases poluentes", conclui Montagna.

Os caminhões vão operar no trecho entre o Norte de Mato Grosso até o terminal de Miritituba, no Pará, fazendo o transporte de grãos. A base da frota rodoviária da AMAGGI fica em Matupá (MT), local em que os veículos também serão abastecidos com o B100 e onde, recentemente, a Casa Scania Rota Oeste abriu uma filial para atender a demanda local.

Estratégia B100

O biodiesel B100 da AMAGGI é feito a partir de óleo de soja degomado. O processamento da soja ocorre em uma indústria esmagadora da AMAGGI localizada em Lucas do Rio Verde (MT). De lá, a matéria-prima é enviada à fábrica de biodiesel, que entrou em operação ano passado e fica anexa à esmagadora. Sua capacidade de produção é de 338 mil m3 de biodiesel por ano, em uma área de mais de 26 mil m².

Além das embarcações fluviais, a AMAGGI vai começar a usar o B100 nas próximas semanas no maquinário agrícola da Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), em uma parceria com a fabricante John Deere.

Biodiesel no Brasil

No Brasil, o biodiesel segue avançando na matriz energética. O percentual obrigatório de adição do biodiesel ao diesel passou a ser de 14% desde abril deste ano, por decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Para o ano que vem está previsto novo aumento, para 15%.

Amaggi - Fundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável. Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em 42 municípios de nove estados. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura. A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão.​‎‌

A Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Em 2023, entregamos 91.652 caminhões, 5.075 ônibus, bem como 13.871 motores industriais, marítimos e para geração de energia aos nossos clientes. As vendas líquidas totalizaram mais de 204 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 países e emprega cerca de 58.000 pessoas. No Brasil, a fabricante está desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento são realizados globalmente em nossa sede principal em Södertälje, na Suécia. A produção ocorre na Europa e na América Latina, com centros regionais de produtos na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte do Grupo TRATON. 

Amaggi
Scania | Operações Comerciais Brasil

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS EXPANDE NEGÓCIOS DE SEMINOVOS MULTIMARCAS

A VolksConfia, loja multimarcas de veículos seminovos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, completa dois anos de operação com saldo positivo e rota de crescimento com ampliação de sua presença física e virtual. A VolksConfia agora está disponível também nas principais plataformas digitais para comercialização desses modelos, além de contar com site e presença nas redes sociais para que os clientes possam visualizar o estoque disponível.

No ambiente físico, também tem novidades: o showroom no pátio cresceu mais de 40% para comportar a oferta de um maior portfólio, que gira em torno de 50 unidades ao mês e se atualiza constantemente.

“O mercado de seminovos está em constante expansão e é uma solução para quem quer renovar a frota, mas não consegue adquirir um modelo zero quilômetro. Na VolksConfia, os clientes encontram veículos de diferentes marcas testados, aprovados e garantidos de acordo os mais altos padrões de qualidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Temos um portfólio completo em estoque para satisfazer a todos nossos clientes”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da empresa.

Ao longo desses dois anos de operação, a loja de seminovos da VWCO se firmou como mais um canal de apoio aos clientes para renovação de suas frotas, bandeira defendida pela empresa. Seja na negociação de veículos novos ou na compra de seminovos, além de ajudar empreendedores a iniciarem seu negócio com a confiança da marca.

“Em média, nossos clientes têm caminhões com dez anos de uso e conosco os substituem por unidades adequadas para sua aplicação com até cinco anos de operação, revisados, testados e com garantia”, esclarece Paulo Razori, supervisor da VolksConfia.

A loja trabalha sempre em estreita cooperação com a rede de concessionárias da marca para a venda de veículos zero quilômetro, pois a VolksConfia absorve os modelos usados da frota do cliente como forma de pagamento.

Negociação sob medida com DNA Volkswagen

Os interessados em conferir presencialmente o portfólio em oferta, que se atualiza todo mês, podem visitar a loja física em Limeira, no interior de São Paulo, localizada próxima ao entroncamento de importantes rodovias do país. Os modelos também estão anunciados no site www.volksconfia.com.br e no perfil do Instagram ou do Facebook @volksconfia, além das páginas da loja nas plataformas Mercado Livre e OLX. O cliente encontra todas as informações e também pode simular um financiamento através do Banco Volkswagen, parceiro nas operações da VolksConfia.

“Entre nossas opções, estão sempre os modelos de maior interesse do mercado. Seguimos o conceito sob medida e garantimos os caminhões que o mercado busca, com condições comerciais diferenciadas e nosso DNA de confiabilidade”, destaca Razori. Mesmo com caminhões de diversas marcas, quem adquire uma unidade do estoque da loja de seminovos da VWCO leva também o selo de qualidade da montadora.

A VolksConfia faz uma rigorosa avaliação desses veículos antes de ofertá-los e profissionais especializados acompanham todo o processo, consultam e analisam históricos de transações, dados oficiais disponibilizados pelo Detran, vistoria estrutural e mecânica completa. Após essa fase, passam por uma manutenção e revisão detalhada e ficam à espera do novo dono, com a qualidade que o cliente exige e merece.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quinta-feira, 23 de maio de 2024

MERCEDES-BENZ CARS & VANS BRASIL PATROCINA AÇÃO DA REDE MULHER EMPREENDEDORA NO MÊS DAS MÃES

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil patrocina, pelo terceiro ano consecutivo, a ação Café com Empreendedoras, organizada pela Rede Mulher Empreendedora. A iniciativa tem o intuito de promover troca de experiências, aprendizado, conexão entre mulheres que empreendem em diferentes segmentos e, nessa edição, traz a maternidade como tema central. Além disso, a marca oferece a palestra “Como o ESG pode fazer diferença no seu negócio” com Alessandra Souza, Head de Marketing e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

“A nossa Sprinter é uma grande aliada dos empreendedores de todo o Brasil e acreditamos muito no potencial de ações como essa que valorizam e colaboram para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino. Será uma grande satisfação compartilhar conhecimentos sobre o universo ESG com essas mulheres, trazendo possibilidades de abordagem e aplicação desse tema tão relevante para os seus negócios”, destaca a executiva.

Alessandra Souza

A palestra acontecerá na próxima sexta-feira, 24, às 9h55, no evento que inicia às 9h na Universidade São Judas Tadeu, localizada na Avenida Jabaquara, 1870, em São Paulo. O Café com Empreendedoras tem o objetivo de reunir mulheres em um encontro de algumas horas para trocas, aprendizado e networking com a intenção de promover um lugar seguro para que elas possam divulgar suas empresas, seja elas grandes ou pequenas. Para mais informações, clique aqui.

Rede Mulher Empreendedora

A Rede Mulher Empreendedora (RME), idealizada por Ana Fontes, existe desde 2010 e fomenta o protagonismo feminino no empreendedorismo, auxiliando mulheres a empreender e se inserir no mercado de trabalho. A trajetória da iniciativa é marcada pela força coletiva de mais de 100 mil mulheres, solidificando-se como a primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil. Clique aqui e saiba mais.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

MERCEDES-BENZ AROCS É DESTAQUE NA COLHEITA DA SAFRA DE CANA EM ALAGOAS

O Mercedes-Benz Arocs, caminhão extrapesado para severas operações fora de estrada, estreou com êxito no setor canavieiro do estado de Alagoas. As primeiras 12 unidades do modelo Arocs 3351 6x4, adquiridas em setembro de 2023 pela Usina Porto Rico, da cidade de Campo Alegre, atenderam plenamente às demandas do cliente durante a colheita da safra 2023/204 de cana-de-açúcar, encerrada em abril deste ano.

“Estamos muito satisfeitos com os caminhões Arocs. Logo na sua primeira safra na nossa empresa, estes Mercedes-Benz atenderam às expectativas, rodando 24 horas por dia. Os motoristas, aliás, também gostaram bastante e acham o Arocs bem confortável”, diz Henrique Tenório, sócio e integrante da terceira geração da família que fundou a empresa há 50 anos e que, atualmente, é coordenador de transporte.

A Usina Porto Rico conta com mais de 40 caminhões canavieiros próprios, entre eles Mercedes-Benz Axor e agora também os novos Arocs. Puxando treminhões, os Arocs transportam até 60 toneladas de cana inteira ou 80 toneladas de cana picada. “Além dessa alta capacidade de carga, o Arocs trouxe modernidade e tecnologia para a nossa operação de transporte, indo ao encontro do nosso foco em eficiência e produtividade”, ressalta Henrique Tenório.

Além da satisfação com o produto, o cliente também valoriza o atendimento prestado pelo concessionário Nova Aldisa e pela fábrica. “O relacionamento com a Mercedes-Benz é ótimo. No dia a dia, o pessoal é muito atencioso. Estão sempre em contato com a gente e agilizam ao máximo o atendimento às nossas demandas de pós-venda.”, conclui Henrique Tenório.

Aprovado na mineração, Arocs avança no setor canavieiro

“Com o êxito no setor canavieiro, o Arocs ocupa cada vez mais espaço nas severas operações fora de estrada no País. É assim na mineração e agora também no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso extrapesado off-road traz força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando conforto para os motoristas e também produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que os clientes alcancem a rentabilidade desejada”.

Arocs 3351 é destaque pelo motor de 495 cv e câmbio automatizado

O Arocs 3351 6x4 é oferecido ao mercado nas versões cavalo mecânico (S), plataforma (P) e basculante (K), sendo indicado a operações off-road em atividades de transporte da cana-de-açúcar, madeira, construção civil e outras. Seu excelente desempenho baseia-se no robusto e eficiente trem de força: motor OM 460 LA de 12,8 litros, com potência de 495 cv a 1.600 rpm e torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm, câmbio automatizado MB PowerShift 3 Advanced de 12 marchas sem pedal de embreagem e eixos traseiros MB HD-7 e HL-7 com redução nos cubos.

Arocs 3353 S 6x4 canavieiro está apto para 91 toneladas de PBTC

A Linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganhou recentemente um novo membro. Chegou ao mercado o Arocs 3353 S 6x4 com motor OM 471 LA de 530 cavalos. Este cavalo mecânico atende à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 toneladas de PBTC para o segmento canavieiro. O modelo apresenta um CMT de até 150 toneladas. Além da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.

Outros destaques da linha Arocs

Outras novidades da Linha Arocs 2024: cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6x4, elevando ainda mais o conforto do motorista; airbag opcional para mais segurança ao condutor; e FleetBoard com leitor de cartão. Com este modelo, a Mercedes-Benz fortalece o seu portfólio para os segmentos de cana-de-açúcar e madeira.

A linha de caminhões extrapesados Arocs da Mercedes-Benz conquistou sucesso no Brasil como basculante 8x4 nas severas atividades fora de estrada da mineração. No ano passado, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estendeu a uma família de veículos off-road 6x4 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.

O Arocs oferece um amplo pacote de segurança: freio a tambor com acionamento pneumático, Top-Brake, ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ASR (Controle de Aderência em Aceleração), Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa), ESS (Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência) e ESC® (Controle Eletrônico de Estabilidade) e Retarder opcional.

“O Arocs oferece soluções eficientes e rentáveis para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira”, afirma Jefferson Ferrarez. “Além de atender à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, assegura economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

Usina Porto Rico

Situada na Fazenda São José no município de Campo Alegre (AL), a Industrial Porto Rico foi fundada, em 1973, pelo empresário Olival Tenório Costa. Com um crescimento progressivo, logo atingiu um lugar de destaque entre as maiores empresas sucroalcooleiras da região Nordeste. Possui hoje uma área de 27.000 hectares, sendo 19.000 de área cultivada com cana-de-açúcar e o restante com pecuária e reflorestamentos. A Usina Porto Rico é a principal fonte geradora de renda do município de Campo Alegre e uma das mais importantes indústrias de Alagoas. Atualmente, produz energia, açúcar tipo VHP, etanol e melaço, atendendo ao mercado interno e exportação.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

HYUNDAI MOTOR APRESENTA LOGÍSTICA LIMPA E SUSTENTÁVEL COM FOCO NO USO DO HIDROGÊNIO

A Hyundai Motor Company compartilha sua visão para o setor de hidrogênio na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024, onde apresenta soluções de logística limpa nos Estados Unidos, impulsionadas pelo caminhão elétrico movido por célula de combustível a hidrogênio da marca, o XCIENT Classe 8 Fuel Cell.

A empresa exibe o caminhão XCIENT Fuel Cell e o sistema de célula de combustível a hidrogênio, juntamente com exposições digitais, que demonstram o conceito de aprimoramento do veículo e suas tecnologias na cadeia de valor de hidrogênio, no Centro de Convenções de Las Vegas.

Construindo o caminho para o hidrogênio na sociedade

Na conferência de imprensa da Hyundai Motor, Ken Ramirez, vice-presidente executivo e head de Negócios Globais de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor, destacou o compromisso da empresa em construir uma sociedade voltada para esse tipo de combustível verde. O executivo falou sobre o verdadeiro valor do hidrogênio e como o Grupo alavanca as capacidades intersetoriais de suas afiliadas, o que abrange toda a cadeia de valor – desde a produção e armazenamento até logística, transporte e diversas aplicações – para transmitir a visão da empresa para uma sociedade baseada no hidrogênio.

No início deste ano, a Hyundai Motor anunciou sua visão para a expansão da marca HTWO na cadeia de valor do hidrogênio, o que sinalizou que esta será a catalisadora para uma transição energética global. A empresa pretende concretizar a sua visão para uma sociedade baseada no hidrogénio, e alavancar as capacidades integradas do Grupo em várias indústrias.

"A expansão da nossa marca HTWO reflete o alcance único da Hyundai, que vai além da mobilidade e entra em uma cadeia de valor de hidrogênio integrada para liderar a transição energética global", disse Ramirez. "Somos como nenhuma outra empresa de energia, com raízes profundamente fundamentadas na mobilidade - e somos como nenhuma outra empresa de mobilidade com ramificações tão amplas na energia. Nossa missão sempre foi clara: aproveitar nossos pontos fortes nestes dois setores para concretizar nossa visão de uma sociedade baseada no hidrogênio."

Durante a apresentação, Jim Park, vice-presidente sênior e head de Desenvolvimento de Negócios de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor North America, detalhou o lançamento dos caminhões elétricos XCIENT Classe 8 Fuel Cell nas principais iniciativas de logística de hidrogênio dos Estados Unidos, incluindo os projetos NorCAL ZERO e de Logística Limpa, como mais uma prova do compromisso da empresa.

No ano passado, por meio do NorCAL ZERO, a Hyundai Motor implantou 30 caminhões XCIENT Fuel Cell nos portos de Oakland e de Richmond para transportar contêineres de carga e veículos, que ficou marcado como a maior implantação comercial de caminhões elétricos pesados Classe 8 movidos por célula de combustível de hidrogênio na América do Norte. Na Geórgia, a empresa desenvolve o Projeto de Logística Limpa na Metaplant America (HMGMA), do Grupo Hyundai Motor, para descarbonizar essa unidade de produção.

"Esta iniciativa histórica de descarbonização portuária na Califórnia é um excelente exemplo de como os caminhões a hidrogênio estão pavimentando o caminho para uma logística sustentável futura", disse Park. "Ao replicar o sucesso do NorCAL ZERO e adaptá-lo às necessidades específicas dos clientes, nós da Hyundai pretendemos criar uma rede mundial de operações limpas movidas a hidrogênio."

A Hyundai Motor trabalha ativamente para descarbonizar sua logística cativa por meio do Projeto Logística Limpa. Este ano, a empresa dará um passo significativo ao implantar caminhões XCIENT Fuel Cell em suas instalações na Geórgia. Esta ação dará início aos esforços da empresa para reduzir as emissões de suas operações logísticas internas.

HTWO Logistics trará soluções limpas para a HMGMA

Glenn Clift, diretor executivo da GLOVIS America, fornecedor líder de logística que compartilha a visão de hidrogênio da Hyundai Motor, também participou da coletiva de imprensa como palestrante convidado para apresentar a HTWO Logistics, uma parceria para benchmarking em soluções de logística sustentável que giram em torno da HMGMA.

"Nossa operação de logística limpa na Geórgia lida especificamente com a redução da emissão de carbono do transporte de entrada e saída de materiais em nossa nova fábrica", disse Clift. "Por meio da HTWO Logistics, faremos parceria com a Hyundai Motor no estabelecimento de uma cadeia de valor de produção de hidrogênio limpo, fornecimento, reabastecimento e usos de veículos com emissão zero para lidar com a logística, o que cria um ecossistema de mobilidade de hidrogênio dentro e ao redor da nova planta na Geórgia."

Por meio dessa parceria, as duas empresas alavancarão um conjunto abrangente de soluções para maximizar a redução das emissões de carbono. Ao obter insights valiosos deste projeto, as empresas pretendem replicar esse modelo de sucesso globalmente, e expandir ainda mais os negócios da HTWO.

Conceito de aprimoramento do caminhão XCIENT Fuel Cell

Em linha com a dedicação contínua da Hyundai Motor à inovação orientada para o cliente, a empresa mostrou digitalmente, em primeira mão, o conceito de evolução de seu caminhão XCIENT Fuel Cell.

Os vídeos em exibição no evento mostram um painel de instrumentos digital em Y de 12,3 polegadas, que oferece aos motoristas informações claras e concisas em um piscar de olhos, e um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque, também de 12,3 polegadas, com botões físicos integrados ao console central para conveniência do condutor.

O modelo de exibição também apresenta um conjunto abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) da Hyundai Motor, projetados para melhorar a segurança do veículo e minimizar a fadiga do motorista. Estes aprimoramentos incluem: assistente de prevenção de colisão frontal (FCA), alerta de saída segura (LDW), alerta de colisão lateral (SOD) e piloto automático adaptativo (SCC).

A empresa também apresentou sua colaboração com a líder do setor de direção autônoma, Plus, para melhorar a segurança rodoviária e a eficiência do transporte de cargas. Ambas estão testando a tecnologia de direção autônoma de nível 4 no caminhão XCIENT Fuel Cell, da Hyundai Motor, nos Estados Unidos, o primeiro para um caminhão elétrico Classe 8 movido a célula de combustível no país.

O caminhão XCIENT Fuel Cell, da Hyundai Motor, equipado com a tecnologia de direção autônoma Plus SuperDrive™ Nível 4, está em exibição no estande da Plus na ACT Expo.

A visão da HTWO para o potencial do hidrogênio dentro e fora do setor

Amplamente considerado como um transportador de energia seguro, limpo e sustentável, o hidrogênio é visto como a solução perfeita para veículos comerciais e transporte logístico devido às suas diversas vantagens, incluindo produção, armazenamento, logística e infraestrutura de reabastecimento. O hidrogênio é um carregador de energia de alta densidade que permite aos veículos elétricos movidos a célula de combustível (FCEVs) fornecerem potência constante e adequada para condução de longa distância e transporte de cargas pesadas.

O caminhão XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor, alimentado por um sistema de célula de combustível a hidrogênio largamente testado em campo, já é um divisor de águas e lidera o mercado de FCEV, com unidades em operação em todo o mundo, incluindo na Europa, Coreia do Sul e América do Norte. A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio da Hyundai Motor já abrange aplicações que ultrapassam a questão da mobilidade, incluindo energia estacionária, equipamentos industriais e, em breve, eletrolisadores.

Conforme anunciado na CES 2024, a HTWO evoluiu de um sistema de célula de combustível para uma marca completa da cadeia de valor do hidrogênio, que integra as capacidades do Grupo Hyundai em vários setores. Ao alavancar sua força nos setores de mobilidade e energia, o Grupo agora está posicionado de forma única para oferecer soluções holísticas que abrangem todos os estágios da cadeia de valor do hidrogênio.

Movendo-se de forma destacada neste novo segmento, o Grupo Hyundai desenvolveu métodos pioneiros para converter resíduos orgânicos em hidrogênio como parte de seu projeto piloto em curso em Chungju, na Coreia do Sul. Ao extrair biogás de resíduos alimentares, o hidrogênio é criado por meio de um processo avançado. Este hidrogênio é então fornecido a uma estação de reabastecimento para veículos. O Grupo terá outra instalação na Coreia até o final deste ano, na qual o lodo de esgoto é convertido neste tipo de gás.

O Grupo Hyundai também está revisando um modelo de negócios de energia de hidrogênio para integrar toda a cadeia de valor, desde a produção de hidrogênio a partir do plástico, até a captura de carbono e sua utilização, armazenamento, transporte, fornecimento e possíveis aplicações.

Caminhão XCIENT Fuel Cell em exposição na ACT Expo 2024

O caminhão XCIENT Fuel Cell, com uma configuração de eixo motriz 6x4, está em exibição no estande da Hyundai Motor juntamente com um sistema de célula de combustível de hidrogênio. O veículo está ao lado de exposições digitais demonstrando as soluções HTWO Grid da empresa e o conceito de aprimoramento do próprio modelo. A empresa também está operando um programa de test-drive do XCIENT Fuel Cell na Expo.

Hyundai Motor Brasil
Ketchum-Interfuse

AZIMUT YACHTS REVELA IATE HÍBRIDO QUE REDUZ EM 40% AS EMISSÕES DE CO2

Durante a Semana de Design de Milão, realizada recentemente na Itália, a Azimut Yachts, líder mundial na fabricação de iates de luxo, que tem no Brasil o único parque fabril fora da Itália, revelou as primeiras imagens do iate Seadeck 6, modelo inédito de uma linha que marca um novo momento em sustentabilidade para a indústria náutica internacional. 

A elegante embarcação, que tem 57 pés e 3 amplas cabines, é equipada com o primeiro sistema de propulsão híbrido da Volvo, capaz de reduzir as emissões de CO2 em 40%. Outra inovação apresentada no Seadeck 6 é a instalação de uma placa fotovoltaica de 10 metros quadrados, que gera energia suficiente para uma autonomia de 4 horas durante o dia e até 8 horas à noite, proporcionando operações silenciosas, sem ruídos e vibrações, e completamente elétricas, melhorando a experiência a bordo enquanto protege os ecossistemas marinhos.

"A apresentação das imagens e do projeto da Seadeck 6 representa um marco significativo para a Azimut Yachts e para a indústria náutica mundial.  É fruto de anos de investimentos e estudos em novas tecnologias associadas à sustentabilidade. Este iate não é apenas um exemplo de inovação em design e tecnologia, mas também um testemunho do nosso compromisso em minimizar cada vez mais os impactos ao meio ambiente contribuindo com o setor náutico como um todo. Estamos orgulhosos de liderar o caminho para um futuro na náutica de luxo", afirma o CEO da Azimut Yachts no Brasil, Francesco Caputo.

A embarcação conta também com a utilização de materiais sustentáveis, como cortiça para o deck, substituindo a tradicional teca, e fibra de carbono, que reduz o peso do iate em até 30%, contribuindo para uma maior eficiência de combustível.

Resultado dos investimentos constantes em pesquisa e adoção de tecnologias e materiais sustentáveis, a nova série Seadeck é a primeira linha de iates do mundo a ser certificada com o RINA GREEN PLUS GOLD, uma certificação ambiental concedida pela RINA, entidade internacional que classifica navios e embarcações que possuem desempenho ambiental excepcional, além dos padrões regulatórios.

Com 17,5 metros de comprimento, o Seadeck 6 é um iate ideal para viagens longas pelo altíssimo conforto que proporciona. A embarcação conta com um amplo salão no deck principal, totalmente aberto, que possibilita maior conexão com o mar, assim como as grandes janelas, já características da marca. A cozinha foi posicionada estrategicamente para atender tanto áreas internas quanto externas, facilitando o acesso durante refeições e entretenimento, e é equipada com eletrodomésticos altamente modernos e materiais de qualidade, como superfícies de quartzo, armários em madeiras nobres e acabamentos em materiais resistentes à corrosão que adicionam um toque de luxo à embarcação.

A proa do Seadeck 6, que tem design mais aerodinâmico permitindo que o iate aquaplane e, consequentemente, reduza o arrasto em velocidades mais baixas, conta ainda com um solário para banhos de sol e socialização. Já a popa, que também por uma questão de navegabilidade é mais larga, é equipada com espreguiçadeiras e área para refeições, ideal para desfrutar do ambiente ao ar livre com uma vista panorâmica.

Em termos de motorização, o Seadeck 6 pode ser equipado com três motores Volvo IPS 500 ou 650 que podem produzir 380 cv e 480 cv. O modelo será fábricado na Itália.

Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut | Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S,Grande e Seadeck, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés e é reconhecida como a maior fabricante de iates de luxo do mundo. Está presente em mais de 70 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 e 100 pés.

Azimut Yachts
Rotas Comunicação