quinta-feira, 30 de maio de 2024

AUDI DO BRASIL LANÇA NOVOS A4 E A5 COM TRAÇÃO QUATTRO® NO PAÍS

Audi A5 quattro®

A Audi do Brasil anunciou o lançamento dos novos A4 quattro® e A5 quattro® no país, que ganharam a consagrada tração integral com tecnologia ultra e novos itens de acabamento, segurança, tecnologia e conforto. Além disso, os modelos receberam ajustes mecânicos que aprimoraram o seu desempenho e levaram a sua dinâmica de condução a outro patamar. Os veículos oferecem duas versões de acabamento e estão disponíveis na rede completa de concessionárias da marca das quatro argolas espalhadas em todo o Brasil, com preços públicos a partir de R$ 333.990,00 (A4 quattro®) e R$ 359.990,00 (A5 quattro®).

“Estamos sempre buscando aprimorar a experiência ao volante de nossos veículos, desenvolvendo tecnologias que permitam extrair ao máximo desempenho, equilíbrio, conforto e dinâmica de condução. Quando foi lançada há mais de 40 anos, a tração quattro foi revolucionária ao reunir  performance, controle e segurança em todo tipo de terreno. Desde então, a tecnologia vem sendo continuamente aprimorada e estamos muito orgulhosos em oferecê-la nos modelos Audi A4 e Audi A5”, celebra Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

Audi A5 quattro® – Um novo patamar de esportividade

O novo Audi A5 está disponível em duas versões: A5 Sportback 2.0 TFSI advanced quattro® (R$ 359.990,00) e A5 Sportback 2.0 TFSI S line quattro® (R$ 394.990,00). Ambas são equipadas com o propulsor 2.0 Turbo FSI, 4 cilindros em linha, com 204 cavalos de potência entre 4.475 rpm e 6.000 rpm e torque de 320 Nm entre 1.450 rpm e 4.475 rpm. A transmissão é a S tronic de sete velocidades. O modelo recebeu ajustes que deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos - 0,4 segundo mais rápido do que modelo anterior, com tração dianteira. A velocidade máxima é 210 km/h, limitada eletronicamente.

A novíssima versão de entrada A5 Sportback 2.0 TFSI advanced quattro® vem equipada com uma ampla lista de equipamentos de série, entre elas ar-condicionado automático de três zonas; assistente de freio de estacionamento com auto-hold; Audi Drive Select; bancos dianteiros elétricos; bancos em couro sintético; pacote de luzes ambiente; sistema start-stop; teto solar elétrico panorâmico; controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa (Lane Departure Warning); faróis full LED Matrix; lanternas traseiras LED com indicador dinâmico nas setas; Audi Virtual Cockpit Plus 12,3 polegadas; e rodas de liga-leve de 19 polegadas Audi Sport (8,5Jx19 pneus 255/35 R19).

Já a versão A5 Sportback 2.0 TFSI S line quattro® traz itens inéditos em relação à versão advanced, como bancos dianteiros elétricos com função de memória para o banco do motorista; bancos dianteiros esportivos; pacote porta-objetos; soleiras das portas com insertos em alumínio, com inscrição S e iluminadas; teto da cabine moldado em tecido na cor preta; e Audi Sound System com 10 alto-falantes e potência de 180W. Externamente, o modelo ganhou retrovisores externos elétricos, aquecidos e rebatíveis e com recurso de memória; Kit S line; e rodas de liga-leve de 20 polegadas Audi Sport (9,0Jx20 pneus 265/30 R20).

Em relação aos equipamentos opcionais, a versão topo de linha oferece pintura metálica ou perolizada; sistema de som Bang&Olufsen 3D (19 alto-falantes / 755 W). Entre os itens de personalização, estão disponíveis o pacote S Line Interior e o renovado Pacote Black.

O Pacote Interior S line oferece acabamento do console central em preto brilhante; acabamento do painel em alumínio escovado fosco; bancos em microfibra dinâmica com logo S estampado; volante com logotipo S; e pedaleiras esportivas em aço inoxidável. 

Já o Pacote Black traz frisos decorativos, capa do espelho retrovisor externo em preto brilhante e os atualizados Audi Rings e inscrição do modelo em preto brilhante, pinças de freio pintadas em vermelho; e rodas de liga-leve de 20 polegadas Audi Sport (9,0Jx20 pneus 265/30 R20) com design exclusivo. 

As dimensões externas do modelo permanecem inalteradas, com 4.757 mm (comprimento), 2.029 mm (largura com retrovisores), 1.386 mm (altura), e 2.822 mm (entre-eixos). O porta-malas tem 465 litros de capacidade. O peso total é de 1685 quilos, ante 1615 quilos da versão anterior com tração dianteira. O interior de ambas as versões podem ser personalizado nas cores bege, cinza, marrom ou preto.

Externamente, estão disponíveis na versão A5 Sportback 2.0 TFSI advanced quattro® as tonalidades Branco Arkona e Preto Brilhante (sólidas); Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Prata Florete, Preto Mito, Verde Distrito e Vermelho Progressivo (metálica). A versão A5 Sportback 2.0 TFSI S line quattro®, por sua vez, oferece as cores Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Cronos, Preto Mito, Verde Distrito, Vermelho Progressivo (metálicas), Cinza Daytona (perolizada).

Audi A4 quattro® – Visual mais instigante e aprimorado

O novo Audi A4 está disponível em duas versões: A4 Sedan 2.0 TFSI Prestige quattro® (R$ 333.990,00) e A4 Sedan 2.0 TFSI S line quattro® (R$ 359.990,00).

O modelo também é equipado com motorização 2.0 Turbo FSI, 4 cilindros em linha, com 204 cavalos de potência entre 4.475 rpm e 6.000 rpm e torque de 320 Nm entre 1.450 rpm e 4.475 rpm. O propulsor atua em sintonia com a transmissão S tronic 7 velocidades. O novo conjunto mecânico proporciona um desempenho sem precedentes para o modelo, que ficou mais ágil, eficiente e ganhou uma dinâmica de condução aprimorada. A aceleração de 0 a 100 km é realizada em apenas 6,7 segundos - 0,4 segundo mais rápida do que o modelo anterior, com tração dianteira. A velocidade máxima é 210 km/h, limitada eletronicamente.

A versão de entrada A4 Sedan 2.0 TFSI Prestige quattro® recebeu novos itens em relação ao modelo anterior, como bancos traseiros rebatíveis 40/20/40; faróis Full LED; e lanternas traseiras em LED com indicador dinâmico nas setas.

Além disso, a lista de equipamentos de série continua extensa. Os itens incluem ar-condicionado automático; Audi drive select; assistente de freio de estacionamento com auto-hold; banco do motorista eletricamente ajustável; bancos em couro sintético; pacote de luzes ambiente; Controle de cruzeiro com limitador de velocidade; Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas; e rodas de liga-leve 18 polegadas (8Jx18 pneus 245/40 R18). Os opcionais são pintura metálica ou perolizada, e teto solar elétrico.

A versão topo de linha A4 Sedan 2.0 TFSI S line quattro® adiciona diversos itens de conforto, comodidade, segurança e tecnologia na lista de equipamentos.

Entre os itens de conforto e conveniência, estão ar-condicionado automático de três zonas; bancos esportivos elétricos com função de memória para o banco do motorista; pacote porta-objetos; soleiras das portas com insertos em alumínio; inscrição S iluminadas; teto solar elétrico; volante esportivo em couro, multifuncional, com shift paddles e base aplanada.

No exterior, a versão recebe frisos decorativos cromados; kit S line; retrovisores externos, elétricos, aquecidos e rebatíveis e com recurso de memória; e novas rodas de liga-leve de 19 polegadas Audi Sport (8,5Jx19 pneus 245/35 R19). Já entre os itens de tecnologia e segurança, foram adicionados controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e aviso de saída de faixa (Lane Departuring Warning). Por fim, o sistema de entretenimento tem rádio MMI plus com sistema de navegação e Audi Sound System com dez alto-falantes e potência de 180W.

Entre os opcionais, o modelo oferece o pacote interior S Line, formado por acabamento do console central em preto brilhante; acabamento do painel em alumínio escovado fosco; bancos em couro dinâmica com logotipo S estampado, volante com logotipo S; pedaleiras esportivas em aço inoxidável; e teto da cabine em tecido na cor preta.

Outro opcional disponível é o renovado pacote Black, que traz frisos decorativos, capa do espelho retrovisor externo em preto brilhante e os atualizados Audi Rings e inscrição do modelo em preto brilhante, pinças de freio pintadas em vermelho; e rodas de liga-leve de 19 polegadas Audi Sport (8,5Jx19 pneus 245/35 R19).

Em ambas as versões, o peso total do modelo subiu apenas 55 quilos, indo para 1645 kg, apesar da inclusão da tração integral permanente quattro®. As medidas externas são 4.762 mm (comprimento), 2022 mm (largura com retrovisores), 1.428 mm (altura), e 2.820 mm (entre-eixos). O porta-malas tem 460 litros de capacidade. O interior conta com as opções de cores bege, cinza, marrom e preto.

Externamente, estão disponíveis na versão A4 Sedan 2.0 TFSI Prestige quattro® as cores Branco Arkona e Preto Brilhante (sólidas); Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Prata Florete, Preto Mito, Verde Distrito e Vermelho Progressivo (metálicas).  Já na versão A4 Sedan 2.0 TFSI S line quattro®, são oferecidas as tonalidades Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Cronos, Preto Mito, Verde Distrito, Vermelho Progressivo (metálicas), e Cinza Daytona (perolizada).

Audi do Brasil

BUSSCAR EL BUSS 340 É ADQUIRIDO POR EMPRESA DA BAHIA

Um novo El Buss 340 Busscar foi adquirido pela empresa Costa Brava, com sede em Lauro de Freitas, na Bahia. O modelo de motor dianteiro, entregue em maio, foi montado em chassi Mercedes-Benz OF-1726.

O salão de passageiros é composto por 46 poltronas Class Soft com apoio de braço lateral escamoteável, apoio de pés e cinto de segurança de três pontos retrátil. O veículo é equipado com sanitário, ar-condicionado e geladeira no final do corredor.

O modelo conta, também, com tomadas USB individuais, porta pacotes com luz de leitura e display de mensagem no salão com relógio e indicador de sanitário ocupado.

A Costa Brava, com sede em Lauro Freitas (BA), é prestadora de serviços no ramo de transportes, atuando com locação de van, micro-ônibus e ônibus, transporte de cargas em geral, city tour, traslados, fretamento para empresas e turismo.

Busscar

HPE AUTOMOTORES PROMOVE "PRÊMIO EXCELÊNCIA" EM RECONHECIMENTO A SEUS FORNECEDORES

A HPE Automotores, representante das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil, promoveu na terça-feira (28), o prêmio "Excelência HPE",  evento que reconheceu os melhores fornecedores da área de Compras Diretas da empresa no ano de 2023.

Com o mote "A força da parceria: onde qualidade e comprometimento se encontram", a premiação reuniu 73 fornecedores da empresa, além do CEO Mauro Correia, do vice-presidente Reinaldo Muratori e do diretor industrial Edenilson Ducatti.

O "Prêmio Excelência HPE" elencou os melhores fornecedores em cinco categorias: "Excelência em Custos", "Excelência em Qualidade", "Excelência em Logística", "Excelência em Pós-Vendas" e "Melhor Fornecedor do Ano". O evento foi uma forma de reconhecer os esforços de uma série de empresas parceiras que contribuem para que toda a operação da HPE Automotores seja possível.

"Reconhecer nossos fornecedores, é reconhecer o papel crucial que eles possuem para o sucesso não só da HPE, mas de qualquer empresa. Os fornecedores são como parceiros que contribuem diretamente para a competitividade, inovação e crescimento do negócio. Reunir todos os fornecedores de Compras Diretas em São Paulo para essa premiação é uma das formas que vimos de trazê-los ainda mais para perto de nossa operação e termos eles como aliados no desenvolvimento da nossa empresa como um todo", reconhece Mauro Correia, CEO da HPE Automotores.

A premiação é uma forma de a HPE reafirmar seu compromisso em manter parcerias fortes e promover a excelência em toda a sua cadeia de suprimentos, impulsionando o crescimento e a inovação na indústria automotiva da região.

Fornecedores vencedores em cada categoria

Excelência em Custos: Axalta
Excelência em Qualidade: Triospuma
Excelência em Logística: Maxion
Excelência em Pós-Vendas: Bovenau
Melhor Fornecedor do Ano: Axalta

HPE AutomotoresNo mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.

HPE Automotores

STELLANTIS ADERE À 7ª EDIÇÃO DO PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

A Stellantis oficializou na terça-feira, 28 de maio, a adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A participação da empresa no Programa foi formalizada com a assinatura oficial do Termo de Compromisso, durante cerimônia realizada em Brasília.

Após assumir esse compromisso, a Stellantis terá um prazo de dois anos para implementar as iniciativas propostas no Plano de Ação do programa. Durante esse período, as ações serão monitoradas pelo Ministério das Mulheres e, em 2026, os resultados obtidos serão avaliados. As empresas que alcançarem um desempenho satisfatório no Plano de Ação serão premiadas com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. 

Entre as ações que fazem parte do plano da Stellantis para a 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, estão o impulsionamento de programas afirmativos de gênero e raça na empresa, o foco nas práticas de Recrutamento e Seleção para aumentar a presença de mulheres em áreas predominantemente masculinas, assim como a criação de mecanismos para promoção de carreiras e ascensão profissional.

“A inserção da Stellantis ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma oportunidade de ampliar ainda mais as iniciativas da empresa e contribuir para a construção de um ambiente corporativo mais justo, igualitário e respeitoso. Além disso, estamos sempre atentos aos nossos processos seletivos com o objetivo de atrair uma ampla diversidade de candidatos e, assim, criar um local de trabalho inclusivo que apoie e promova a igualdade de oportunidades”, afirma Massimo Cavallo, vice-presidente sênior de Recursos Humanos e Transformação da Stellantis para América do Sul.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

Criado em 2005, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça está em sua 7ª edição e é destinado a empresas de médio e grande porte, tanto públicas quanto privadas. O programa foca na gestão de pessoas e na cultura organizacional, com o objetivo de alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

A iniciativa certifica empresas que tem compromisso com a equidade de gênero e raça no ambiente corporativo e com a promoção da cidadania com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. A adesão ao programa é voluntária.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite o site Stellantis.

Stellantis

NEW HOLLAND: CONCESSIONÁRIA OTTOBONI ENTREGA 10 TRATORES ROSA EM HOMENAGEM A MULHERES DA SILVICULTURA

Os tratores modelo TL5.90, plotados na cor rosa, foram entregues em Brasilândia (MS) como mais uma forma de valorizar e incentivar a participação feminina no setor florestal

Os moradores de Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, tiveram uma visão inusitada ao circular pelas ruas na manhã do dia 22 de maio. Uma carreada de tratores rosa, conduzidos por mulheres, tomou conta das principais vias da cidade. A ação foi uma forma de homenagear e valorizar o trabalho e incentivar a participação feminina na silvicultura, destacando o importante papel que as mulheres exercem nesse setor.

A ideia de plotar 10 tratores modelo TL5.90, da New Holland, partiu da Empreiteira Costa Pinto, empresa que adquiriu as máquinas, e da concessionária Ottoboni. Os tratores foram entregues todos de uma vez na sede da empreiteira, com a presença das colaboradoras contratadas para atuar no setor florestal. Na sequência, ocorreu a carreata pela cidade.

“Ações como esta dialogam com um dos principais pilares da New Holland, que é o de valorizar a participação das mulheres no agronegócio. Nesse sentido, lideramos o movimento #ÉTEMPODEMULHER, não só como uma forma de apoiá-las, mas também de fortalecer o empreendedorismo feminino e firmar posição como uma marca próxima dos agricultores, que dialoga com toda a sociedade e que busca trazer soluções que ajudem os produtores e produtoras a aumentar a produtividade de maneira sustentável”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Mikelly Fernanda Silveira Redero, uma das operadoras recentemente contratada pela Empreiteira Costa Pinto, diz que nunca imaginava que um dia operaria um trator na área de silvicultura, ainda mais na cor rosa. “Capacidade toda mulher tem, e a empresa nos deu essa oportunidade. Hoje me sinto muito feliz”, pontua.

Segundo Adilson Costa Pinto, proprietário da Empreiteira Costa Pinto, a empresa percebeu que poderia investir mais na mão de obra feminina. Por isso, resolveram ampliar o leque e incentivar mulheres a serem operadoras. “Acreditamos que iria dar certo. E deu. Hoje temos um diferencial dentro da empresa. E as nossas operadoras nos ajudaram a quebrar esse tabu”, afirma.

Para Renato Stevanato Ottoboni, sócio-proprietário da Ottoboni, os tratores rosa são uma forma de simbolizar e difundir o movimento pela valorização feminina. “Por onde passam, esses tratores chamam atenção, além de estimular ainda mais o setor para trazer as mulheres para o campo”, explica.

#ÉTEMPODEMULHER

Criado há quatro anos, o movimento #ÉTEMPODEMULHER, da New Holland, tem ajudado a dar vez e voz ao público feminino ao desenvolver ações para fomentar a participação das mulheres. O objetivo é estimular e valorizar a importância da mulher no campo com ações de engajamento, incentivando e reconhecendo a diversidade no agronegócio como um motor de inovação, especialmente porque hoje mulheres e jovens estão tomando a frente no campo.

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

HONDA E IBM SE UNEM PARA PESQUISAR E DESENVOLVER SEMICONDUTORES E CHIPS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES

Honda e IBM buscam explorar pesquisa e desenvolvimento conjunto de tecnologias de semicondutores e chips para futuros veículos definidos por software

A IBM (NYSE: IBM) e Honda Motor Co., Ltd. (Honda) anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) que descreve a intenção de colaborar em longo prazo com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação de ponta[1] necessárias para superar os desafios relacionados a capacidade de processamento, consumo de energia e complexidade no design para a criação de veículos definidos por software (SDVs) do futuro.

Espera-se que a aplicação de tecnologias de inteligência artificial (IA) acelere significativamente em 2030 e vá além, criando novas oportunidades para o desenvolvimento de veículos definidos por software. A Honda e a IBM prevêem que os SDVs aumentarão drasticamente a complexidade no design, o desempenho do processamento e o consumo de energia correspondente aos semicondutores em comparação aos produtos de mobilidade convencionais. Para resolver os desafios previstos e alcançar veículos definidos por software altamente competitivos, é fundamental desenvolver capacidades independentes em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação da próxima geração. Com base neste entendimento, as duas empresas começaram a considerar oportunidades conjuntas de P&D a longo prazo.

Em particular, o MOU descreve áreas de possível investigação conjunta em tecnologias especializadas de semicondutores, tais como computação inspirada no cérebro[2] e tecnologias de chips, com o objetivo de melhorar drasticamente o desempenho do processamento e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de energia. A otimização conjunta de hardware e software é importante para garantir um alto desempenho e rápido lançamento no mercado. Para alcançar esses benefícios e gerenciar a complexidade no design de futuros SDVs, as duas empresas também planejam explorar soluções de software abertas e flexíveis.

Por meio desta colaboração, ambas as companhias se esforçarão para criar veículos definidos por software que apresentem desempenho computacional e economia de energia de alcance mundial.

[1] A tecnologia de computação está se desenvolvendo com o objetivo de alcançar alto desempenho de processamento e baixo consumo de energia na década de 2030 e além.
[2] Arquitetura computacional e algoritmos que imitam a estrutura e função do cérebro enquanto otimizam o silício.

A IBM é uma fornecedora global líder de nuvem híbrida e IA, e consultoria especializada. Ajudamos clientes em mais de 175 países a capitalizar insights a partir de seus dados, agilizar processos de negócios, reduzir custos e a ganhar a vantagem competitiva em suas indústrias. Mais de 4000 entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e Red Hat OpenShift para impactar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. O avanço das inovações da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem específicas da indústria e consultoria entregam opções abertas e flexíveis aos nossos clientes. Tudo isso é apoiado pelo histórico compromisso de confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e serviços da IBM. Acesse IBM para mais informações.

IBM
Weber Shandwick

TRACBEL APRESENTA SUA LINHA DE CAMINHÕES E MÁQUINAS NO NORTE DO BRASIL

Caminhão Volvo VMX MAX

A Tracbel está mostrando toda a sua linha de caminhões e máquinas no Norte do Brasil, uma região que vem buscando soluções de transporte e de movimentação de materiais cada vez mais eficientes e com maior produtividade.

Com 11 unidades estrategicamente espalhadas pelo Norte e Nordeste do País, o Grupo apresenta seu portfólio na Show Agro, um dos principais eventos do calendário do agronegócio nacional, que se realiza até 1º de junho em Paragominas, cidade que polariza uma das mais promissoras regiões do Pará.

O município tem uma economia em expansão e está se tornando exemplo nacional de desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e inovação tecnológica.

"Somos os únicos concessionários e distribuidores da região que oferecem uma solução completa com caminhões, máquinas e ônibus, além de serviços que contribuem com o aumento da produtividade", declara Carlos Melnec, CEO da divisão de veículos comerciais da Tracbel.

No estande da feira, estão expostos caminhões FH 540cv 6x4 e VMX MAX 360cv 6x4 e as carregadeiras SDLG L936H e Volvo L60F. A Tracbel tem um forte vínculo com o agribusiness. Cerca de 50% das vendas de caminhões são para atividades relacionadas ao setor.

Os caminhões pesados FH são utilizados no transporte de grãos (carretas de três eixos, bitrens e rodotrens) e outros produtos agrícolas. O FMX é amplamente usado em aplicações severas, como no segmento sucroalcooleiro, transportando cana-de-açúcar. 

“A linha VM, que tem veículos pesados e semipesados, é muito procurada para atividades de apoio, transporte de hortifrutigranjeiros, combustíveis e óleos vegetais, insumos agrícolas, entre uma série de outros itens”, explica Alberto Simonetti, gerente comercial de caminhões da Tracbel no Norte do Brasil.

Do plantio à distribuição

“Nosso compromisso é oferecer a melhor solução. Estes produtos estão presentes em toda a cadeia de negócios, desde o plantio até o transporte e a distribuição, garantindo mais competitividade para o setor”, destaca Adriano Batista, gerente de máquinas da Tracbel nos Estados do Norte. 

Carregadeira SDLG L936H

As pás-carregadeiras e as escavadeiras vêm ganhando cada vez mais espaço na zona rural. São equipamentos muito versáteis e podem ser aplicado numa variedade enorme de tarefas. É possível acoplar de forma rápida e segura caçambas, garras hidráulicas para manuseio de madeira e cana-de-açúcar, garfo pallet e outros inúmeros implementos.

Carreadeira Volvo L60F

"As máquinas amarelas colaboram bastante no manejo e no aumento da produção", diz Batista. Além dos tradicionais serviços de escavação em obras de saneamento, construção de estradas e aterros, para os quais normalmente é destinada, a escavadeira Volvo EC220D, por exemplo, é muito útil em fazendas para fazer curvas de nível, açudes e canais de irrigação.

Condições especiais

Durante o evento, a Tracbel oferece condições especiais de aquisição, além de múltiplas opções de financiamento garantidas pelo Banco Volvo. A instituição está presente com toda a sua oferta de produtos, desde financiamentos e locação, até seguros e consórcio. Os consultores, técnicos e outros profissionais estão à disposição dos visitantes para tirar dúvidas dos visitantes.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

KIA BRASIL PRESTA AUXÍLIO AOS CLIENTES AFETADOS PELAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

Com o objetivo de prestar auxílio aos clientes da marca que tiveram seus veículos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Kia Brasil custeará as despesas de guincho para os veículos Kia até a concessionária mais próxima para avaliação técnica dos danos e oferecerá um desconto de 60% no valor das peças de reposição afetadas até 31 de agosto de 2024.

A iniciativa é uma das formas que a empresa encontrou para prestar apoio neste momento difícil, além de diversas outras frentes de arrecadações e doações que a Kia Brasil e concessionárias distribuídas pelo país estão promovendo internamente com seus colaboradores.

A Kia Brasil está também alertando aos motoristas das cidades atingidas pelas enchentes para que não liguem seus veículos se estiverem alagados ou tenham sido atingidos pelas enchentes. Em caso de dúvidas, os clientes Kia podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 771 1011 ou por e-mail contato@kia.com.br.

Kia

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano.

No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional.

A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos, e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PACCAR PARTS INVESTE EM INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA O FUTURO

A PACCAR Parts, líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, tem no seu DNA a preocupação com um futuro ambientalmente responsável. Em todas as suas atividades, a empresa investe em novas tecnologias, pessoas e processos para um negócio sustentável de longo prazo e de valor para os investidores, clientes, funcionários e a sociedade. Em 2023, como resultado dos investimentos, as recentes estratégias de embalagem dos seus produtos, por exemplo, com a utilização de materiais reciclados, menores e mais duradouros, diminuíram em 15% o uso de plástico por ano e geraram uma economia de até 40 toneladas de papelão - somente com o redesenho das embalagens.

"A atuação sustentável da PACCAR Parts Brasil tem início no rastreamento da cadeia de fornecedores para constatarmos a escolha mais adequada, de acordo com as certificações ambientais e responsabilidades sociais da nossa marca. Já para os procedimentos de recepção, armazenagem e expedição no Centro de Distribuição, dispomos das mais modernas ferramentas e estruturas instaladas que nos garantem segurança ambiental e uma economia significativa de recursos. O Dia Mundial do Meio Ambiente nos ajuda a reforçar o compromisso para um futuro mais limpo", explica Antenor Frasson, Diretor-Geral da PACCAR Parts América Latina.

Certificações ambientais

Desde 2014, o Grupo PACCAR faz parte da classificação da CDP (Carbon Disclosure Project) - organização internacional sem fins lucrativos que fornece relatórios anuais sobre o progresso das empresas no desenvolvimento de operações eficientes de energia, produtos e serviços sustentáveis.

A PACCAR Parts é certificada pela norma ambiental ISO 14001, documento que atesta o Sistema de Gestão Ambiental da empresa no país e suas boas práticas em atender aos requisitos governamentais, internos e do próprio Grupo PACCAR. "Nossos líderes estão engajados em multiplicar o conceito de sustentabilidade aos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços. Buscamos parceiros que compartilhem as mesmas preocupações ambientais e que tenham as certificações adequadas na produção de seus produtos e no transporte de nossas cargas. A gestão consciente de insumos e a eliminação de resíduos são nosso ponto de atenção constante em todos os nossos processos", comenta Antenor.

Avanço nas tecnologias sustentáveis pelo mundo

Com o avanço das tecnologias híbridas e a eletrificação, a PACCAR Parts está investindo em equipamentos sustentáveis no seu catálogo de serviços. A movimentação, o controle e a armazenagem de peças com ferramentas de alta tecnologia e precisão são algumas das iniciativas que a empresa traz para a melhoria contínua em seus processos, aumento de produtividade e a diminuição de recursos naturais.

Atualmente, a PACCAR Parts Brasil, em comparação com as políticas globais, dispõe de uma linha de itens remanufaturados, na qual os produtos danificados retornam para o fabricante original. Parte da carcaça e periféricos originais são reutilizados com a substituição da parte deteriorada, o que reduz tempo de produção, custos e, principalmente, o descarte de itens ao meio ambiente.

Além dessas iniciativas, a empresa tem trabalhado em parceria com a DAF Caminhões e a Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais) no programa Descarte Consciente Abrafiltros, que coleta e recicla os filtros usados de óleo lubrificante automotivo e os encaminha para siderúrgicas, rerrefino e cimenteiras. Em 12 anos, 36 empresas participaram do programa e, juntas, já reciclaram mais de 37,2 milhões de filtros usados.

Sustentabilidade

O Centro de Distribuição da PACCAR Parts, inaugurado em 2020, foi desenvolvido estrategicamente dentro de um planejamento ambiental criterioso. O prédio foi erguido em tempo recorde com base em estruturas pré-moldadas, pintura com tintas à base de água, e insumos que reduzem o uso de material inorgânico, o que diminui custos e favorece o uso sustentável do projeto arquitetônico. Além disso, a construção conta com 80 claraboias que fornecem luz natural por todo o espaço que, somadas ao sistema de iluminação em LED, garantem maior eficiência energética no local. O PDC é referência na reutilização de água pluvial. Pelo amplo sistema de calhas presentes nas instalações é feita a captação da água da chuva para posterior reutilização interna.

Treinamento de funcionários

A PACCAR Parts incentiva continuamente o treinamento da sua equipe, garantindo que tanto os novos colaboradores quanto os mais experientes estejam sempre atualizados e alinhados com os valores e objetivos da marca. A empresa investe em iniciativas sustentáveis nas atividades diárias dos colaboradores e em aplicações de metodologias consolidadas, como o 5S - programa de origem japonesa para a organização de empresas de acordo com processos de limpeza, organização, utilização, normalização e disciplina. Além disso, muitos funcionários já foram treinados pelo Programa Lean Six Sigma - metodologia focada na satisfação do cliente que garante maior eficiência nos processos e aumenta a qualidade do produto, evitando desperdícios durante a sua produção.

Os funcionários também são treinados para lidar com inspeção do produto e embalagens, garantindo que eventuais não conformidades durante processo de estocagem e expedição no PDC sejam imediatamente separados.

Diversidade

A companhia, assim como todo o Grupo PACCAR, busca a formação dos melhores profissionais do mercado. Esse processo prioriza a diversidade, singularidades, vivências e experiências pessoais para atrair talentos que sejam capazes de surpreender o mercado e encantar os clientes com inovação, segurança e respeito à sociedade e ao meio ambiente.

Em 2016, o Grupo PACCAR fundou o Conselho de Diversidade da empresa e, desde então, atua para aumentar a representatividade na companhia. No ano passado, a PACCAR Parts North America foi reconhecida como uma das empresas com maior quantidade de mulheres trabalhando em cargos de liderança. No Brasil, 30% do quadro funcional é composto pelo sexo feminino, inclusive em cargos de liderança.

PACCAR PartsDesde 1973 a PACCAR Parts é uma divisão da organização global PACCAR e tornou-se líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus. Com sede em Ponta Grossa-PR, a PACCAR Parts comercializa mais de trinta mil itens por meio das concessionárias DAF e lojas TRP. Seu portfólio é composto das peças Genuínas DAF, peças Genuínas PACCAR e peças Multimarcas TRP e carregadores elétricos veiculares.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

PACCAR Parts Brasil
CDI Comunicação

quarta-feira, 29 de maio de 2024

AUDI E LITRO DE LUZ FORNECEM SOLUÇÕES DE ILUMINAÇÃO COM ENERGIA RENOVÁVEL AOS POVOS DA RESERVA INDÍGENA DO BAIXO XINGU.

A Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente, uniram forças para mais uma edição da parceria que vem fornecendo nos últimos anos soluções de iluminação com energia sustentável para comunidades sem acesso permanente à eletricidade.

Na edição deste ano, a iniciativa será realizada ao longo de sete dias - a partir desta quarta-feira 29 de maio, data em que se comemora o Dia da Energia;  até 05 de junho, e beneficiará um total de 18 comunidades indígenas, 140 famílias e 622 moradores locais com o fornecimento de mais de 200 soluções compactas de iluminação e energia, entre lanternas e postes solares. O local escolhido foi a região da Reserva Indígena do baixo Xingu, Mato Grosso (MT). A atividade será iniciada no dia da energia.

As comunidades indígenas em que ocorrerá a ação são: Castanhal, Três Patos, Mainumy, Bom Jesus, Maraká, Iguaçu, Camaçari, Aiporé, Sítio Amazonas, Paranaitá, 3 Famílias, Sítio Vitória, Kayasu, Jawary, Jyenap, Progresso (Novo Progresso), Maitá, Nova Geração e Sobradinho - onde será montada a infraestrutura dos voluntários do projeto.

"Nós temos um objetivo bastante claro neste projeto em parceria com a Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation: melhorar a qualidade de vida e a segurança de comunidades vulneráveis que enfrentam dificuldades diárias para executar tarefas básicas como estudar, trabalhar e se locomover devido à falta de iluminação permanente", destaca Daniel Rojas, CEO & Presidente da Audi do Brasil.

"Foi imensamente gratificante presenciar o impacto positivo que trouxemos nas ações na Amazônia e no litoral Sul de São Paulo. Seguimos muito empolgados em realizar mais uma edição deste projeto, agora junto às comunidades indígenas do Xingu", conclui Antônio Calcagnotto, responsável por Assuntos Institucionais e Sustentabilidade na Audi do Brasil.

"Estamos muito felizes em celebrar o terceiro ano de parceria com a Audi do Brasil e a Audi Environmental Foundation. O que mais nos entusiasma é que, graças aos projetos da Audi, conseguimos alcançar os locais mais remotos, onde nossas soluções solares são mais necessárias. Este ano, nossa iniciativa abrangerá 20 aldeias indígenas do povo Kayabi no Território Indígena do Xingu. Este projeto não apenas levará luz, mas também valorizará os povos indígenas, os verdadeiros guardiões da floresta, com uma solução que respeita a natureza e uma abordagem que honra a sabedoria local" destaca Rodrigo Eidy, Presidente do Litro de Luz Brasil.

A definição do projeto deste ano teve início em junho de 2023, quando 18 comunidades indígenas da região do Xingu (localizadas no sul do Amazônia Brasileira) foram visitadas durante quatro dias por representantes do Litro de Luz ao longo dos rios Arraias e Manissauá-Miçu e posteriormente avaliadas em conjunto pelas equipes da Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation.

As áreas foram escolhidas conforme a base de dados da Litro de Luz, que mapeou as comunidades na região sem ou com acesso limitado à rede elétrica regular. Por meio dessa análise e da interação com as lideranças locais, foram selecionadas as comunidades situadas dentro do Território Indígena do Xingu. A região foi escolhida por serem comunidades isolada onde o impacto da ação é maior, mais eficiente e, principalmente, por conta do reduzido ou nenhum acesso à infraestrutura elétrica.

Além disso, a iniciativa visa apoiar e valorizar a cultura tradicional indígena de Xingu, que ocupa uma área de preservação ambiental fundamental no Brasil, contribuindo para a conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e sendo uma referência para a cultura e tradição dos povos indígenas que a habitam.

De acordo com relatório do Banco Mundial em 2018, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso à eletricidade. No Brasil, cerca de 2 milhões de brasileiros não têm acesso à eletricidade, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia de 2019.

Audi e Litro de Luz

A parceria entre Audi do Brasil, Litro de Luz e Audi Environmental Foundation teve início no ano de 2022, quando cerca de 200 comunidades ribeirinhas da Amazônia receberam 30 postes solares e mais de 150 lampiões, beneficiando os moradores de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer. No total, a ação beneficiou mais de 600 moradores locais.

Em 2023, a ação foi realizada em comunidades indígenas e caiçaras locais do litoral sul de São Paulo. Cerca de 40 voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz realizaram a instalação e montagem, junto com os comunitários, de 140 equipamentos de iluminação, entre lampiões e postes de energia solar utilizando baterias de lítio, para comunidades sem acesso à luz elétrica permanente situadas nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso. No total, estima-se que 147 famílias de 12 comunidades distintas foram beneficiadas.

"A Audi Environmental Foundation e a Audi do Brasil com o Projeto Litro de Luz tem o objetivo de continuar a levar energia limpa e segura para iluminar comunidades que não têm acesso a energia. Nosso projeto em 2023 com a ONG Litro de Luz trouxe insights valiosos: Engajar com diversas culturas, incluindo as comunidades indígenas e caiçaras e aumentar a importância do respeito mútuo nas atitudes entre todos nós. Isto é um aprendizado que eu acredito que todos os voluntários tiveram nesta experiência", destaca Rüdiger Recknagel, Diretor-Geral da Audi Environmental Foundation.

Litro de Luz: Uma década de atuação

A ONG Litro de Luz está celebrando dez anos em 2024. Com atuação em mais de 15 países, a organização internacional possui cerca de 200 voluntários distribuídos nas cinco regiões do Brasil com o objetivo de fornecer iluminação às pessoas sem acesso à eletricidade por meio de soluções sustentáveis de energia solar.

A Litro de Luz trabalha com uma metodologia própria de desenvolvimento social que permite mobilizar voluntários, mapear comunidades, entender as necessidades e treinar residentes para instalar, replicar e manter as suas tecnologias. Neste processo, os líderes são identificados em suas comunidades, treinados como embaixadores e passam a representar localmente a ONG.

Esse processo garante o engajamento dos residentes para que as ações tenham um impacto duradouro na vida das comunidades. Em sua trajetória, a organização já impactou diretamente cerca de 30 mil pessoas em áreas rurais, urbanas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas em todo o país.

Tecnologias sustentáveis de iluminação do Litro de Luz

A Litro de Luz desenvolve três tecnologias próprias de soluções sustentáveis de iluminação: lampiões solar, postes solar e iluminação interna.

O lampião solar possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários e um painel solar para carregamento da bateria.

O poste solar é montado com bateria de lítio, de alta performance e baixa manutenção, e posicionado em locais públicos estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.

Já a solução de iluminação interna é composta por uma lâmpada de LED, painel solar, bateria e controle. A metodologia usada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível.

Embaixadores locais são formados nas comunidades para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária no uso. Além da manutenção, as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, são devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz atua com a imediata substituição.

Audi do Brasil e ações de ESG

A Audi do Brasil possui sólidos pilares em ESG que crescem ano após ano com mais de 10 iniciativas que promovem a diversidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente com eletrificação e redução de carbono, com a participação ativa de seus colaboradores.

Nos últimos anos, a marca das quatro argolas se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes (2021), parceria que ocorre até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além disso, espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia (2022).

No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil já investiu mais de R$ 87 milhões na instalação de carregadores elétricos em todo o país, incluindo mercados, shoppings, hotéis, restaurantes e as mais de 40 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.

Outro exemplo, o projeto Mulheres Audi atua neste 2001 visando ampliar a participação feminina e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens. Dessa forma, o fortalecimento da equidade de gênero é uma realidade na companhia e vem sendo aplicado por meio de ações práticas.

Audi Environmental Foundation

A Audi Environmental Foundation GmbH foi criada em 2009 pela AUDI AG como uma subsidiária 100% da companhia e faz parte do compromisso social e ambiental da empresa. A Fundação se concentra na promoção e desenvolvimento de tecnologias ambientalmente compatíveis, medidas de educação ambiental e proteção das necessidades naturais de vida dos seres humanos, animais e plantas. O seu objetivo é contribuir para a proteção ambiental e criar e promover formas de comportamento sustentável. Para isso, a Audi Environmental Foundation GmbH apoia ativamente a pesquisa de novas tecnologias e métodos científicos para um futuro mais sustentável e saudável.  O comportamento empreendedor sustentável, que assume responsabilidade pela sociedade e pelo meio ambiente, bem como pela economia como um todo, é um dos princípios fundamentais da atividade empresarial da AUDI AG, que estabeleceu a Audi Environmental Foundation como uma empresa sem fins lucrativos. O engajamento voluntário nas áreas de ecologia, assuntos sociais e economia, que vai além dos limites e obrigações legais, é requisito central nas ações da Audi Environmental Foundation GmbH.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil

NISSAN FARÁ A TRANSIÇÃO PARA ALUMÍNIO DE BAIXAS EMISSÕES DE CO2 ATÉ 2030

Empresa almeja reduzir significativamente as emissões de CO2

A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou nesta quarta-feira (29) que utilizará componentes de alumínio¹ de baixas emissões de CO2, produzidos a partir de alumínio verde ou reciclado, nos modelos novos e atuais a partir do ano fiscal² de 2024. A meta é concluir a transição total para esse material até 2030.

O alumínio corresponde a aproximadamente 10% do peso do veículo. Ao utilizar alumínio de baixas emissões de CO2, a Nissan quer dar um passo significativo rumo ao seu objetivo de atingir a neutralidade de carbono.

A Nissan almeja atingir a neutralidade de carbono em todo o ciclo de vida³ de seus veículos até 2050.

O alumínio verde é produzido utilizando eletricidade não oriunda de combustíveis fósseis, podendo reduzir as emissões de CO2 durante a produção em até aproximadamente 50%. Além disso, o alumínio reciclado pode reduzir as emissões de CO2 em até aproximadamente 95%.

A Nissan tem comprado chapas de alumínio de baixas emissões de CO2 da Kobe Steel, Ltd. e da UACJ Corporation para os painéis de veículos produzidos no Japão.  Após a transição, a Nissan vai utilizar alumínio de baixas emissões de CO2 para todos os componentes de alumínio (incluindo os processados) em todo o mundo, para reduzir ainda mais as emissões de CO2.

O alumínio de baixas emissões de CO2 será utilizado para todos os novos modelos produzidos a partir do ano fiscal 2027. Para os modelos atuais, a partir deste ano fiscal, a Nissan pretende iniciar a compra de rodas, componentes de chassi, componentes de eixos e cabos elétricos feitos de alumínio verde no Japão, Estados Unidos e Europa. Consequentemente, até o fechamento do ano fiscal de 2024, espera-se substituir aproximadamente 20% do uso de alumínio de origem não reciclada para os componentes automotivos adquiridos nestes mercados por alumínio verde ou reciclado. A sustentabilidade está no coração do negócio da Nissan, que aspira por um mundo mais limpo, seguro e inclusivo. A Nissan continuará a acelerar seus esforços para que a sociedade sustentável se torne realidade.

1 - Não inclui componentes que utilizam uma pequena quantidade de alumínio.
2 - O ano fiscal da Nissan Motor Co., Ltd. vai de 1º de abril a 31 de março.
3 - Inclui a extração de matéria-prima, manufatura, uso e reciclagem ou reuso de veículos em fim de vida.
4 - Proporção de matérias-primas de alumínio refinado utilizando energia produzida por centrais elétricas movidas a carvão.
5 - Proporção de matérias-primas de alumínio refinado utilizando energia produzida por centrais elétricas movidas a carvão.

Nissan Brasil

AUTOMOBILISMO BRASILEIRO, A MELHOR OPÇÃO DE INVESTIMENTO. Por Luiz Carlos Secco*

Fotos: Site Grande Prêmio e Senna Brands

O último final de semana de maio é, com certeza, o mais importante, emocionante, perigoso e charmoso do automobilismo esportivo mundial, pois são realizadas duas das mais marcantes provas do calendário, o GP de Mônaco e a 500 Milhas de Indianápolis.

Isso me faz sentir que estamos vivendo uma entre safra do automobilismo esportivo brasileiro, sem nenhum piloto na Fórmula 1 para vencer em Monte Carlo e sem nenhum com chances de conquistar a 500 Milhas, a Fórmula E ou Fórmula 2.

Para um país que se acostumou a ver as vitórias de Senna, nas ruas do Principado, de Émerson, Hélio Castro Neves, Gil de Ferran e Tony Kanaan nas 500 Milhas, esse momento não é dos mais empolgantes.

A verdade é que a vida é de ciclos, muito dinâmica e que, para não ficarmos para trás, precisamos estar sempre buscando evoluir e melhorar.

O que ocorre hoje no automobilismo esportivo nacional, já aconteceu e acontece com outros esportes nos quais a liderança mundial ou até uma supremacia é alternada por atletas de diferentes nações.

Mas, como disse antes, nos acostumamos muito mal, pois de 1972 até cinco ou dez anos atrás, conquistamos 8 títulos na Fórmula 1 (fora vários vice-campeonatos) e 8 vitórias na 500 Milhas, além dos títulos na Fórmula E, com Lucas Di Grassi e Nelson Piquet, de várias vitórias marcantes em outras categorias até o recente título de Felipe Drugovich na Fórmula 2.

O mais importante e positivo é que não nos faltam talentos, continuamos a ver surgirem grandes e bons pilotos. Mas o caminho até às categorias do topo acabou se perdendo ou tornando-se muito mais difícil. Também sei que talento somente não é suficiente. É preciso um conjunto de atributos, inclusive forte apoio financeiro. Mas, de certa forma, sempre foi assim.

O que me enche de esperança é o trabalho que vem sendo realizado pela CBA, já há alguns anos, para fortalecimento do nosso automobilismo. Recentemente disse e reafirmo que o momento atual me lembra muito o final dos anos de 1960 e início de 1970, época de ouro do esporte, quando a efervescência e empolgação eram tamanhas que literalmente moviam montanhas.

Quem não viveu pode achar que naquela época era mais fácil e barato chegar às principais categorias. Entendo que era diferente. Os requisitos, desafios e obstáculos eram outros, mas devagar e com um trabalho persistente e contínuo abriu-se caminho para muitos pilotos chegarem à Fórmula 1. Oportunidades que hoje parecem não se abrir tão fácil.

Quero voltar a ouvir e viver histórias como as de Camillo Christófaro que, ainda nos anos de 1950, como um profeta, disse que um brasileiro poderia vencer a 500 Milhas de Indianápolis. E militantes do automobilismo acharam que ele estava louco com o comentário feito num programa de televisão.

Anos mais tarde, quando Emerson Fittipaldi descobriu o caminho para chegar às categorias principais, conquistando os dois primeiros títulos mundiais na Fórmula 1 e, depois, ingressou no automobilismo norte-americano e venceu as 500 Milhas e o campeonato da Fórmula Indy, confirmou a profecia de Camillo e desmentiu o que consideraram um entusiasmo exagerado.

Em seguida, Nelson Piquet e Ayrton Senna transformando o automobilismo internacional em verdadeiros shows de habilidade e criatividade em espetáculos empolgantes nas pistas mundiais e outros jovens brasileiros como protagonistas, disputando a liderança e o título da Fórmula 3 europeia e britânica.

Quero que circuitos ao redor do mundo sejam "rebatizados" como foi Silvertone na época de Ayrton Senna na Fórmula 3 que, de tanto vencer, passou a ser chamado de "Silvastone".

São tantas conquistas, tantas boas lembranças, tantos desafios vencidos que acho impossível que, em um curto espaço de tempo, não voltemos a liderar o automobilismo mundial e ver nossos pilotos conquistando vitórias e disputando o título das principais categorias.

Assim como no futebol, a cada Copa do Mundo, sonhamos com o hexa, aguardo ansioso pela nona vitória na 500 Milhas, pela sétima em Mônaco e pelo nono título da Fórmula 1. Se nesse interim vierem vitórias e títulos na Fórmula E, Fórmula 2, na Indy, no WEC, e porque não na MotoGP, eu não vou reclamar.

O trabalho realizado pela CBA transformou o automobilismo em um empreendimento de investimento com retorno garantido. Jamais as corridas conquistaram o prestígio construído nos últimos anos, reconhecido pela FIA – Federação Internacional do Automobilismo, com a conquista do Troféu José Abed 2023, como a entidade que melhor trabalho desenvolveu em todo o mundo.

As recentes ações, programas e iniciativas da CBA vão, com certeza, ajudar a reencontrarmos esse caminho. A criação de uma categoria nacional de monopostos idêntica às europeias, o incentivo forte à participação feminina nas competições em todos os níveis e a cultura de construir uma base nacional sólida e reconhecida internacionalmente são fundamentais e a mola propulsora para voltarmos ao topo.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

MINI CONFIRMA LANÇAMENTO DOS NOVOS MINI COUNTRYMAN SE ALL4 E MINI COOPER S NO BRASIL

MINI Countryman SE ALL4 chegará primeiramente na sua inédita versão 100% elétrica

A nova família de veículos da marca mais carismática do mundo chegará ao Brasil em breve e os primeiros modelos da marca a desembarcar por aqui serão o MINI Countryman SE ALL4, em sua inédita versão 100% elétrica, e o MINI Cooper S com motorização a combustão.

"A nova família MINI é feita sob medida para todo mundo. O novo MINI Countryman totalmente elétrico, o maior modelo da nova família de veículos MINI, cresceu consideravelmente em relação ao modelo anterior, e já está preparado para a era de mobilidade elétrica localmente livre de emissões. Será o primeiro MINI fabricado na Alemanha e oferece o mais alto nível possível de sustentabilidade na produção", afirma Mike Peyton, vice-presidente da MINI para a região Américas. "Manteremos em nosso portfólio versões com powertrain 100% elétricos e outros com powertrain a combustão, conferindo ao cliente a escolha do desejar, sempre mantendo o conhecido Go-Kart Feeling e claro o design marcante da marca MINI", completa o executivo.

Ambos os modelos chegam com interior completamente renovado e seguem com o conceito "Charismatic Simplicity", também adotado no visual externo. O design do painel remete ao design elegante e minimalista do Mini clássico, com um painel de instrumentos atraente e um volante pequeno para a sensação de kart característica do MINI. O display OLED central tem 240 milímetros e estabelece um novo padrão de qualidade com sua alta resolução, contribuindo para uma forte tendência tecnológica no interior dos modelos.

A nova família MINI terá mais novidades e outros modelos revelados ao longo do ano de 2024.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group