sexta-feira, 31 de maio de 2024

MAIS BICHICE, POR FAVOR. Por Marli Gonçalves*

A bichice está mesmo na Ordem do Dia depois que o Papa Francisco, em reunião fechada, usou o termo, em italiano, teria reclamado que já tinha muito "frociaggine" entre os sacerdotes. A tradução, maricas, ou bichice, esta uma palavra bem mais bonitinha, hão de concordar. Ainda bem que a bichice está solta essa semana em São Paulo, com todo seu frescor.

São Paulo esta semana está bem "frociaggine", e isso deixa a cidade mais bonita, colorida, alegre, divertida e diversa. Tem Parada do Orgulho Gay no domingo, a 28ª aliás, o que já deveria ser suficiente para todos já estarem cansados de aceitar a liberdade de gênero, levar a sério o movimento, prestar atenção às pautas que apresentam. Chega de armário. Chega de preconceito. Chega de violência. Respeitem a bichice nos que a tem ou não, e que muitos até por medo deixam bem recolhida até poderem extravasar na Avenida Paulista.

Vi a primeira delas. Hoje reúnem quatro milhões que colorem as ruas. Mas na primeira, lá atrás, eram poucos participantes ainda, e havia dificuldade até para desfraldar e carregar a enorme bandeira do arco-íris, símbolo que até hoje serpenteia na avenida durante o percurso. Acompanho desde sempre, quase todos esses anos, mesmo que mais de longe – tenho problemas de pânico com multidões, fico fora do aglomeração – mas faço questão de ir ver passar aquele séquito dançante, com suas fantasias criativas, a união em torno do amor, esse sim, pode-se dizer, livre. Um desfile imperdível. Atrás de cada trio elétrico, e estes repletos com famosos, famosinhos ou mais ou menos, vem o cordão variado, dançante, pulante. Um evento do qual participam famílias inteiras. Uma das maiores paradas, senão a maior, do mundo.

E se bichice se refere geralmente só aos homossexuais masculinos, lá vão se encontrar muitas outras formas de bichices, digamos assim, e também com o tempo, perceptivo e visível aumento de casais formados por mulheres, antes apareciam em desvantagem. Na verdade, lá tem de um tudo, tanto quanto as letras do movimento, quase um alfabeto, LGBTQIAP+. Sendo que esse mais já abarca o que vier pela frente até que seja nomeado. As letras? Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexo, Assexuais, Pansexuais.

Como este ano tem eleições, o tema acompanha: "Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo - Vote consciente por direitos da população LGBT+". Um clamor contra legislaturas conservadoras em todas as esferas. Tem até um pedido da organização para que seja usado o verde e amarelo da bandeira nacional, numa espécie de retomada, a exemplo da apresentada por Madonna e Pablo Vittar recentemente. Isso eu achei esquisito, vamos ver. A marca é uma só: o arco-íris. Não deveria ser dividida.

Desde muito jovem sempre tive contato com todas as letras desse alfabeto, o que me faz conhecedora do que todos trazem de melhor, o que passam, suas angústias e dores, muito além da alegria que externamente demonstram. Apelidada desde então com um simpático epíteto de mulher-bicha, convivi e convivo com todas, todos, "todes", acompanhando justamente suas conquistas. Sou amiga das divas, muitas que ainda resistem e contam suas histórias. Guerreio ao lado deles, inclusive com a honra de ter conseguido, para um amigo amado, a vitória na primeira disputa, 1993, com os seguros-saúde para o tratamento da Aids, com a garra da advogada Rosana Chiavassa, hoje uma das maiores especialistas na área de defesa dos consumidores contra os constantes abusos das companhias. Muitas vidas foram salvas; esse orgulho levo por toda a minha vida.

Muitos não sabem exatamente o que foi para tudo isso chegar até aqui. Longe de mim qualquer polêmica com o Papa, de quem gosto muito e que sempre disse respeitar a liberdade de gênero, mesmo parecendo não concordar totalmente. Foi uma gafe, deslize chato, para o qual teve que correr a pedir desculpas, e mundialmente. Coincidência ter acontecido justamente nessa semana em que São Paulo recebe o mundo "frociaggine" – a parada é um dos maiores e mais rentáveis eventos turísticos da cidade.

Tem mesmo muita bichice por aqui, ali e lá. Ainda bem. O arco-íris pede passagem.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


IVECO BUS APRESENTA SUAS SOLUÇÕES DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA BUSWORLD TURQUIA 2024

Presente em mais de 40 países, a IVECO BUS expande suas atividades em escala global, particularmente na Ásia.

A IVECO BUS é uma fabricante full liner de presença global. Como parte da sua estratégia comercial, a IVECO BUS está ampliando sua presença para regiões fora da Europa e particularmente na Ásia, propondo sua oferta completa de veículos, incluindo os de zero emissão, bem como sua oferta de serviços.

A linha da IVECO BUS reflete perfeitamente a capacidade da marca em fornecer soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis para todos os tipos de missões e uma ampla rede de serviços, respeitando os custos operacionais. Para acelerar a adoção da mobilidade sustentável, a IVECO BUS oferece agora, por meio da Energy Mobility Solutions, um conjunto completo de respostas em termos de hardware, software, obras civis e serviços de consultoria.

Três soluções de mobilidade relevantes da marca estão em exposição BusWorld Turquia, em um estande de 442 m², número A07 no Pavilhão 3

• CROSSWAY: ônibus intermunicipal para transporte de passageiros de curta e média distância, compatível com combustível renovável.

• EVADYS: parceiro de negócios perfeito projetado para serviços de rotas regionais e nacionais, traslados de aeroporto, viagens organizadas e excursões, compatíveis com combustível renovável.

• E-WAY 12 metros: ônibus urbano totalmente elétrico. Grande alcance e capacidade de passageiros otimizada para o melhor desempenho, combinando com o melhor conforto.

Além dos produtos, o estande da IVECO BUS também conta com áreas dedicadas à sua tecnologia de eletromobilidade e ecossistema de serviços:

• Energy Mobility Solutions, este inovador modelo de negócio de e-mobilidade oferece suporte aos operadores de transporte por meio de uma transição energética suave, oferecendo uma solução integral personalizada, desde o design de veículos e instalações associadas até a sua implementação.

• IVECO ON, serviços digitais e conectados para otimizar o consumo de energia e oferecer suporte ao gerenciamento de frotas, vencedor do "Busworld Digital Award" em 2023, na Busworld Europe em Bruxelas.

IVECO BUS está aumentando sua presença na Turquia

A IVECO BUS atinge suas metas no mercado turco graças a parcerias e colaborações frutíferas para fortalecer sua posição como marca capaz de fornecer veículos completos e chassis para micro-ônibus.

A marca já entregou, respectivamente, 10 CROSSWAY à Balıkesir e à Mugla com o apoio da FSM Demirbaş Otomotiv, a concessionária dedicada da Marca no território, que desempenha um papel crucial na proximidade com os clientes.

Quase 2.000 chassis Daily são encarroçados a cada ano na Turquia por parceiros de construção de carrocerias, especializados e qualificados para entregar micro-ônibus que atendam plenamente às expectativas do mercado local.

Além disso, graças à assinatura em 2020 de um acordo industrial na Turquia, a IVECO BUS expandiu suas capacidades de fabricação para produzir sua linha CROSSWAY localmente e, assim, apoiar seu crescimento contínuo.

CROSSWAY, líder de mercado na Europa. Melhor experiência

Com uma produção recorde de mais de 65.000 unidades, a linha CROSSWAY é líder indiscutível de mercado em seu segmento. O CROSSWAY entrou recentemente no mercado turco.

O CROSSWAY representa uma solução de transporte eficiente e confiável para os clientes, alcançando uma redução substancial no custo total de propriedade e no consumo de combustível. Por se adaptar às mais diversas condições climáticas, o CROSSWAY é bem apreciado por clientes de todo o mundo.

Com 10, 12 ou 13 m de comprimento, os modelos CROSSWAY compatíveis com XTL podem ser alimentados com um motor Euro VI-e Tector 7 ou Cursor 9 e oferecem a escolha entre caixas de engrenagens ZF e VOITH para um ótimo conforto de condução e desempenho otimizado em termos de eficiência de combustível.

O volante na cabine do motorista é ergonômico e de estilo automotivo. Os controles foram posicionados na ponta dos dedos do motorista, assim eles podem controlar todas as principais funções sem soltar o volante. Para aumentar o conforto do motorista, há um painel totalmente personalizável com vários espaços de armazenamento, plugues de carregamento, portas USB duplas e porta-copos/garrafas. O display digital colorido de 7 polegadas reúne várias informações de direção e veículo, como a Driving Style Evaluation (Avaliação do Estilo de Condução), velocidade configurada para o controle de cruzeiro e muito mais.

A segurança passiva do veículo foi reforçada com mitigação de colisão frontal, conforme a regulamentação ECE R29.03, certificada pela TÜV Sud.

Ideal para missões interurbanas, excursões e transporte escolar, a linha CROSSWAY demonstra sua versatilidade graças a uma variedade de comprimentos e energias, incluindo também biometano e híbrido.

EVADYS, perfeito para multitarefas e aplicações versáteis

O EVADYS é o veículo mais polivalente, projetado para cumprir qualquer missão, desde ônibus de traslado até ônibus de excursão ou linhas programadas. Completa o segmento de luxo de ônibus combinados de excursão/turismo, proporcionando o máximo desempenho, juntamente com o mais alto nível de conforto e máxima segurança para motorista e passageiros.

O EVADYS é equipado com o motor Cursor 9 de 400 HP, conhecido por sua economia de combustível e cujo desempenho ambiental pode ser melhorado ainda mais com o uso de combustíveis renováveis.

O EVADYS se beneficia de todas as novidades do step E descritas para o CROSSWAY. Baseia-se em uma versatilidade excepcional em termos de comprimentos (12 e 12,96 m), caixas de câmbio (ZF Ecolife 2 - VOITH Diwa NXT) e layouts de portas (três tipos), que os clientes podem especificar para atender muito precisamente às suas necessidades específicas. Vários layouts de assentos estão disponíveis, por exemplo, capacidade de 63 assentos de um lado, padrão alemão de 3GBK do outro lado.

O EVADYS oferece o maior espaço para bagagens em seu segmento com até 12 m3, com maior altura de entrada para o carregamento de bagagens.

Ele compartilha muitos componentes e sua cabine com a linha CROSSWAY.

Oferta completa de ônibus urbanos elétricos projetados para atender as missões mais exigentes

A eletromobilidade está no DNA da IVECO BUS, com mais de 20 anos de experiência abrindo caminho para gerações de trólebus, ônibus híbridos e ônibus elétricos. A IVECO BUS iniciou sua jornada elétrica completa em 2015, lançando sua oferta de bateria elétrica E-WAY, que provou ser altamente confiável e eficiente. Atualmente, até 1.500 unidades estão em serviço em mais de uma dúzia de países europeus. As soluções de eletromobilidade IVECO BUS são representadas no estande por um modelo E-WAY de 12 metros de comprimento.

O portfólio E-WAY inclui modelos disponíveis em quatro comprimentos (9,5 m, 10,7 m, 12 m e 18 m) e três modos de carregamento: o carregamento em garagens agora também está disponível em versões articuladas, bem como o carregamento via pantógrafo Bottom-up em versões de 12 m de comprimento. Eles oferecem o melhor equilíbrio entre a capacidade de passageiros e a energia a bordo disponível. Além disso, os modelos de 12 ou 18 metros de comprimento do E-WAY também estão disponíveis para o sistema Bus Rapid Transit (versão BRT), denominado LINIUM.

Para também atender aos diferentes requisitos dos mercados-alvo na Europa Central, Oriental e Meridional, África, Oriente Médio e Ásia, a IVECO BUS ampliou, no ano passado, sua oferta de eletromobilidade com um novo ônibus urbano elétrico a bateria: o STREETWAY ELEC. Em conformidade com os mais difundidos padrões europeus de produtos e segurança, este ônibus urbano elétrico de 12 metros de comprimento foi projetado para uso durante todo o dia, com recarga noturna na garagem. Ele pode acomodar mais de 90 passageiros.

Última geração de bateria de alta densidade de energia para armazenamento de energia

Toda a oferta de eletromobilidade da IVECO BUS, ou seja, a linha E-WAY e o modelo STREETWAY ELEC, se beneficiam da bateria NMC de 69 kWh montada pela FPT Industrial. Este conceito de bateria modular de última geração, com a melhor densidade de energia e capacidade de carregamento da categoria, é perfeitamente moldado para aplicações de ônibus. A arquitetura modular de armazenamento de energia oferece uma escolha de várias combinações de layouts de baterias entre o teto e a traseira para maximizar a capacidade de passageiros com base no alcance esperado e na estratégia de carregamento.

Para a IVECO BUS, o desenvolvimento do ecossistema de transportes é tão importante quanto o próprio veículo

A IVECO BUS é um fornecedor de soluções integrais de mobilidade eletrônica, oferecendo um pacote completo de serviços que vão desde consultoria para a implantação de frotas elétricas (Energy Mobility Solutions) a ferramentas digitais (IVECO ON) e o melhor e mais rápido suporte pós-venda por meio de uma extensa rede de concessionários.

A Energy Mobility Solutions apoia os clientes em sua jornada para a mobilidade elétrica, aconselhando sobre a melhor solução de energia para a operação e coordenando projetos complexos de infraestrutura. Além dos ônibus de emissão zero, é um ecossistema completo que começa com a simulação até o ônibus, inclui o tipo e a tecnologia da bateria, as soluções de carregamento associadas, bem como serviços financeiros e telemática. Essa abordagem de modelo de negócios permite ser flexível na adaptação de soluções para se adequar perfeitamente à aplicação do cliente e oferecer a melhor compensação no Custo Total de Propriedade (TCO).

• A IVECO BUS auxilia os clientes no uso de seus ônibus por meio de uma ampla rede global, incluindo mais de 40 pontos de serviço na região asiática, bem como uma Bus Control Room dedicada e ferramentas digitais. Os serviços conectados IVECO ON ajudam os clientes a monitorar a atividade dos seus veículos e fornecem suporte proativo no serviço de manutenção, evitando paradas não planejadas. Esses serviços premium em tempo real por meio do portal de gerenciamento de frotas, incluindo um parque de várias marcas, oferecem aos clientes uma oportunidade única para aumentar o tempo de atividade da sua frota de ônibus e melhorar o serviço que oferecem aos passageiros. Os serviços da IVECO ON venceram a categoria de Excelência Operacional Digital na primeira edição da Busworld Digital Awards organizada pela Busworld Europe. O reconhecimento foi concedido por um júri de especialistas da imprensa especializada, associações profissionais, operadores de ônibus e outros profissionais, como especialistas em engenharia digital.

Veículos no estande

O CROSSWAY em exibição na BUSWORLD tem 12 metros de comprimento, é equipado com um motor Tector 7 EURO VI-e 320 hp (235 kW) e caixa de engrenagens ZF. No interior, o layout inclui 53 lugares, 2 assentos basculantes, ar condicionado, bagageiro de 5,1  + compartimento superior de 3 m³..

O EVADYS no estande tem 12,1 metros de comprimento, sendo equipado com um motor Cursor 9 EURO VI-e 400 hp (294 kW). Pode acomodar 53 passageiros sentados, oferecendo ar condicionado total, tomadas USB para passageiros; 2 geladeiras, 8,6  de espaço de bagagens e 1,6m3 de área de bagagens superior.

O E-WAY apresentado é uma versão de carregamento noturno de 12 metros, que utiliza uma tomada de carregamento individual Combo CCS°2. É equipado com um motor de tração elétrica de 140 kW e baterias NMC de íons de lítio de alta energia (378 kWh). Acessível por 3 portas e uma rampa manual, oferece conforto e bem-estar a bordo: janelas triangulares adicionais, ar condicionado total, 24 passageiros sentados e 49 em pé e área para cadeiras de rodas.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

quinta-feira, 30 de maio de 2024

VIBRA PUBLICA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023 E MOSTRA FORTALECIMENTO DAS AGENDAS AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA DA COMPANHIA.

Documento solidifica a pauta ESG na estrutura de negócios e os resultados obtidos ao longo de 2023

A Vibra, líder em energia e distribuição de combustíveis no Brasil, anunciou na terça-feira (28) a publicação de seu Relatório de Sustentabilidade 2023, um marco importante na jornada da empresa em direção a um futuro mais sustentável. O documento apresenta os resultados das ações da Vibra em 2023 em áreas como responsabilidade social, ambiental, saúde e segurança, ética e governança.

Compromisso social

No pilar Social do ESG, a Vibra se destaca por sua atuação abrangente e focada em três itens: Diversidade e Inclusão, Causa Social e Saúde e Segurança. Um dos grandes destaques do ano foi o compromisso com uma causa social. A Vibra abraçou o tema do enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, capacitando mais de 3.000 frentistas e sensibilizando cerca de 10.000 motoristas para ampliar a conscientização sobre o problema e o incentivo a denúncias através do Disque 100. A companhia está mobilizando todo o seu ecossistema para enfrentar e reverter o quadro de um grande problema que assola o Brasil.

"Definimos nossa causa social visando atuar em um tema crítico no Brasil e temos a oportunidade de fazer uma transformação. Sabemos que não é simples, mas queremos deixar um legado para o país, engajando parceiros e colaboradores nessa causa tão nobre. E no nosso dia a dia operacional, gostaria de reforçar a importância das pessoas não é mero discurso, ao contrário, elas são a base de toda a nossa estratégia. Por isso, segurança e a integridade são valores inegociáveis para a Vibra", ressalta Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

No campo Diversidade, a empresa superou as metas de mulheres (28,6%) na alta liderança e pessoas negras (16%) na liderança, demonstrando um compromisso concreto com a representatividade, equidade e a igualdade de oportunidades. Foi por meio de um primeiro censo de diversidade que a Vibra mapeou seu cenário interno e tomou medidas estratégicas para promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. A companhia investiu ainda no programa Mulheres Empreendedoras, exclusivo para startups lideradas por mulheres, que abriu portas para o empreendedorismo feminino.

Em Saúde e Segurança, chama a atenção a taxa de frequência de acidentes de transporte que caiu para 0,02 e o percentual de tempo perdido para 1,51, ambos os melhores resultados da série histórica. O ano de 2023 trouxe também a certificação Great Place To Work, ratificando o compromisso da empresa com o bem-estar de seus colaboradores.

Superando metas ambientais

No pilar ambiental, a Vibra segue seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Em relação às emissões de escopo 1 e 2, a Vibra superou a meta de redução de 6%, chegando em 17%, evidenciando seu compromisso com a descarbonização. A empresa aderiu, em 2023, ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso com a economia circular e a redução de resíduos. Nesse sentido, a Vibra demonstrou um gerenciamento eficiente e responsável ao atingir um índice de 97% no envio de resíduos perigosos gerados para reaproveitamento - a meta era de 85%.

A empresa bateu recordes ao investir na cabotagem como forma de otimizar a sua logística de transporte para reduzir emissões nas entregas de etanol e biodiesel. Outro ponto relevante foi o desempenho ambiental com zero ocorrências de vazamentos com impacto ambiental (VAZO), superando as expectativas e demonstrando um rigoroso controle operacional.

"Nossos resultados em termos ambientais, incluindo zero ocorrências de vazamentos com impacto ambiental e superação de metas de redução de emissões, evidenciam nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável para todos", reforça Pousada.

Fortalecendo a Governança

A abordagem da Vibra para adotar uma visão integrada e sustentável na tomada de decisão estratégica ganhou ainda mais força em 2023 com a criação da Vice-Presidência de Energia Renovável e ESG que trata dos temas de Estratégia, M&A, Energia Renovável e ESG. A estruturação reforça o desejo de criar uma Vibra que foca no cliente, amplia sua oferta de produtos e constrói bases para implantar a transição energética.

Um avanço importante em relação à transparência corporativa, foi a assinatura do Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU. A iniciativa tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade.

"Em relação à conduta ética, além do aprimoramento constante 'dentro de casa", nosso objetivo é ampliar nossa atuação e influenciar o setor, atuando juntamente com governo, agências reguladoras e entidades do setor para coibir práticas irregulares que são prejudiciais a toda a sociedade, afirma o executivo.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,2 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos e serviços para diferentes demandas e com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.


Vibra
InPress Porter Novelli 

AUDI DO BRASIL LANÇA NOVOS A4 E A5 COM TRAÇÃO QUATTRO® NO PAÍS

Audi A5 quattro®

A Audi do Brasil anunciou o lançamento dos novos A4 quattro® e A5 quattro® no país, que ganharam a consagrada tração integral com tecnologia ultra e novos itens de acabamento, segurança, tecnologia e conforto. Além disso, os modelos receberam ajustes mecânicos que aprimoraram o seu desempenho e levaram a sua dinâmica de condução a outro patamar. Os veículos oferecem duas versões de acabamento e estão disponíveis na rede completa de concessionárias da marca das quatro argolas espalhadas em todo o Brasil, com preços públicos a partir de R$ 333.990,00 (A4 quattro®) e R$ 359.990,00 (A5 quattro®).

“Estamos sempre buscando aprimorar a experiência ao volante de nossos veículos, desenvolvendo tecnologias que permitam extrair ao máximo desempenho, equilíbrio, conforto e dinâmica de condução. Quando foi lançada há mais de 40 anos, a tração quattro foi revolucionária ao reunir  performance, controle e segurança em todo tipo de terreno. Desde então, a tecnologia vem sendo continuamente aprimorada e estamos muito orgulhosos em oferecê-la nos modelos Audi A4 e Audi A5”, celebra Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

Audi A5 quattro® – Um novo patamar de esportividade

O novo Audi A5 está disponível em duas versões: A5 Sportback 2.0 TFSI advanced quattro® (R$ 359.990,00) e A5 Sportback 2.0 TFSI S line quattro® (R$ 394.990,00). Ambas são equipadas com o propulsor 2.0 Turbo FSI, 4 cilindros em linha, com 204 cavalos de potência entre 4.475 rpm e 6.000 rpm e torque de 320 Nm entre 1.450 rpm e 4.475 rpm. A transmissão é a S tronic de sete velocidades. O modelo recebeu ajustes que deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos - 0,4 segundo mais rápido do que modelo anterior, com tração dianteira. A velocidade máxima é 210 km/h, limitada eletronicamente.

A novíssima versão de entrada A5 Sportback 2.0 TFSI advanced quattro® vem equipada com uma ampla lista de equipamentos de série, entre elas ar-condicionado automático de três zonas; assistente de freio de estacionamento com auto-hold; Audi Drive Select; bancos dianteiros elétricos; bancos em couro sintético; pacote de luzes ambiente; sistema start-stop; teto solar elétrico panorâmico; controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa (Lane Departure Warning); faróis full LED Matrix; lanternas traseiras LED com indicador dinâmico nas setas; Audi Virtual Cockpit Plus 12,3 polegadas; e rodas de liga-leve de 19 polegadas Audi Sport (8,5Jx19 pneus 255/35 R19).

Já a versão A5 Sportback 2.0 TFSI S line quattro® traz itens inéditos em relação à versão advanced, como bancos dianteiros elétricos com função de memória para o banco do motorista; bancos dianteiros esportivos; pacote porta-objetos; soleiras das portas com insertos em alumínio, com inscrição S e iluminadas; teto da cabine moldado em tecido na cor preta; e Audi Sound System com 10 alto-falantes e potência de 180W. Externamente, o modelo ganhou retrovisores externos elétricos, aquecidos e rebatíveis e com recurso de memória; Kit S line; e rodas de liga-leve de 20 polegadas Audi Sport (9,0Jx20 pneus 265/30 R20).

Em relação aos equipamentos opcionais, a versão topo de linha oferece pintura metálica ou perolizada; sistema de som Bang&Olufsen 3D (19 alto-falantes / 755 W). Entre os itens de personalização, estão disponíveis o pacote S Line Interior e o renovado Pacote Black.

O Pacote Interior S line oferece acabamento do console central em preto brilhante; acabamento do painel em alumínio escovado fosco; bancos em microfibra dinâmica com logo S estampado; volante com logotipo S; e pedaleiras esportivas em aço inoxidável. 

Já o Pacote Black traz frisos decorativos, capa do espelho retrovisor externo em preto brilhante e os atualizados Audi Rings e inscrição do modelo em preto brilhante, pinças de freio pintadas em vermelho; e rodas de liga-leve de 20 polegadas Audi Sport (9,0Jx20 pneus 265/30 R20) com design exclusivo. 

As dimensões externas do modelo permanecem inalteradas, com 4.757 mm (comprimento), 2.029 mm (largura com retrovisores), 1.386 mm (altura), e 2.822 mm (entre-eixos). O porta-malas tem 465 litros de capacidade. O peso total é de 1685 quilos, ante 1615 quilos da versão anterior com tração dianteira. O interior de ambas as versões podem ser personalizado nas cores bege, cinza, marrom ou preto.

Externamente, estão disponíveis na versão A5 Sportback 2.0 TFSI advanced quattro® as tonalidades Branco Arkona e Preto Brilhante (sólidas); Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Prata Florete, Preto Mito, Verde Distrito e Vermelho Progressivo (metálica). A versão A5 Sportback 2.0 TFSI S line quattro®, por sua vez, oferece as cores Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Cronos, Preto Mito, Verde Distrito, Vermelho Progressivo (metálicas), Cinza Daytona (perolizada).

Audi A4 quattro® – Visual mais instigante e aprimorado

O novo Audi A4 está disponível em duas versões: A4 Sedan 2.0 TFSI Prestige quattro® (R$ 333.990,00) e A4 Sedan 2.0 TFSI S line quattro® (R$ 359.990,00).

O modelo também é equipado com motorização 2.0 Turbo FSI, 4 cilindros em linha, com 204 cavalos de potência entre 4.475 rpm e 6.000 rpm e torque de 320 Nm entre 1.450 rpm e 4.475 rpm. O propulsor atua em sintonia com a transmissão S tronic 7 velocidades. O novo conjunto mecânico proporciona um desempenho sem precedentes para o modelo, que ficou mais ágil, eficiente e ganhou uma dinâmica de condução aprimorada. A aceleração de 0 a 100 km é realizada em apenas 6,7 segundos - 0,4 segundo mais rápida do que o modelo anterior, com tração dianteira. A velocidade máxima é 210 km/h, limitada eletronicamente.

A versão de entrada A4 Sedan 2.0 TFSI Prestige quattro® recebeu novos itens em relação ao modelo anterior, como bancos traseiros rebatíveis 40/20/40; faróis Full LED; e lanternas traseiras em LED com indicador dinâmico nas setas.

Além disso, a lista de equipamentos de série continua extensa. Os itens incluem ar-condicionado automático; Audi drive select; assistente de freio de estacionamento com auto-hold; banco do motorista eletricamente ajustável; bancos em couro sintético; pacote de luzes ambiente; Controle de cruzeiro com limitador de velocidade; Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas; e rodas de liga-leve 18 polegadas (8Jx18 pneus 245/40 R18). Os opcionais são pintura metálica ou perolizada, e teto solar elétrico.

A versão topo de linha A4 Sedan 2.0 TFSI S line quattro® adiciona diversos itens de conforto, comodidade, segurança e tecnologia na lista de equipamentos.

Entre os itens de conforto e conveniência, estão ar-condicionado automático de três zonas; bancos esportivos elétricos com função de memória para o banco do motorista; pacote porta-objetos; soleiras das portas com insertos em alumínio; inscrição S iluminadas; teto solar elétrico; volante esportivo em couro, multifuncional, com shift paddles e base aplanada.

No exterior, a versão recebe frisos decorativos cromados; kit S line; retrovisores externos, elétricos, aquecidos e rebatíveis e com recurso de memória; e novas rodas de liga-leve de 19 polegadas Audi Sport (8,5Jx19 pneus 245/35 R19). Já entre os itens de tecnologia e segurança, foram adicionados controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e aviso de saída de faixa (Lane Departuring Warning). Por fim, o sistema de entretenimento tem rádio MMI plus com sistema de navegação e Audi Sound System com dez alto-falantes e potência de 180W.

Entre os opcionais, o modelo oferece o pacote interior S Line, formado por acabamento do console central em preto brilhante; acabamento do painel em alumínio escovado fosco; bancos em couro dinâmica com logotipo S estampado, volante com logotipo S; pedaleiras esportivas em aço inoxidável; e teto da cabine em tecido na cor preta.

Outro opcional disponível é o renovado pacote Black, que traz frisos decorativos, capa do espelho retrovisor externo em preto brilhante e os atualizados Audi Rings e inscrição do modelo em preto brilhante, pinças de freio pintadas em vermelho; e rodas de liga-leve de 19 polegadas Audi Sport (8,5Jx19 pneus 245/35 R19).

Em ambas as versões, o peso total do modelo subiu apenas 55 quilos, indo para 1645 kg, apesar da inclusão da tração integral permanente quattro®. As medidas externas são 4.762 mm (comprimento), 2022 mm (largura com retrovisores), 1.428 mm (altura), e 2.820 mm (entre-eixos). O porta-malas tem 460 litros de capacidade. O interior conta com as opções de cores bege, cinza, marrom e preto.

Externamente, estão disponíveis na versão A4 Sedan 2.0 TFSI Prestige quattro® as cores Branco Arkona e Preto Brilhante (sólidas); Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Prata Florete, Preto Mito, Verde Distrito e Vermelho Progressivo (metálicas).  Já na versão A4 Sedan 2.0 TFSI S line quattro®, são oferecidas as tonalidades Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Cronos, Preto Mito, Verde Distrito, Vermelho Progressivo (metálicas), e Cinza Daytona (perolizada).

Audi do Brasil

BUSSCAR EL BUSS 340 É ADQUIRIDO POR EMPRESA DA BAHIA

Um novo El Buss 340 Busscar foi adquirido pela empresa Costa Brava, com sede em Lauro de Freitas, na Bahia. O modelo de motor dianteiro, entregue em maio, foi montado em chassi Mercedes-Benz OF-1726.

O salão de passageiros é composto por 46 poltronas Class Soft com apoio de braço lateral escamoteável, apoio de pés e cinto de segurança de três pontos retrátil. O veículo é equipado com sanitário, ar-condicionado e geladeira no final do corredor.

O modelo conta, também, com tomadas USB individuais, porta pacotes com luz de leitura e display de mensagem no salão com relógio e indicador de sanitário ocupado.

A Costa Brava, com sede em Lauro Freitas (BA), é prestadora de serviços no ramo de transportes, atuando com locação de van, micro-ônibus e ônibus, transporte de cargas em geral, city tour, traslados, fretamento para empresas e turismo.

Busscar

HPE AUTOMOTORES PROMOVE "PRÊMIO EXCELÊNCIA" EM RECONHECIMENTO A SEUS FORNECEDORES

A HPE Automotores, representante das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil, promoveu na terça-feira (28), o prêmio "Excelência HPE",  evento que reconheceu os melhores fornecedores da área de Compras Diretas da empresa no ano de 2023.

Com o mote "A força da parceria: onde qualidade e comprometimento se encontram", a premiação reuniu 73 fornecedores da empresa, além do CEO Mauro Correia, do vice-presidente Reinaldo Muratori e do diretor industrial Edenilson Ducatti.

O "Prêmio Excelência HPE" elencou os melhores fornecedores em cinco categorias: "Excelência em Custos", "Excelência em Qualidade", "Excelência em Logística", "Excelência em Pós-Vendas" e "Melhor Fornecedor do Ano". O evento foi uma forma de reconhecer os esforços de uma série de empresas parceiras que contribuem para que toda a operação da HPE Automotores seja possível.

"Reconhecer nossos fornecedores, é reconhecer o papel crucial que eles possuem para o sucesso não só da HPE, mas de qualquer empresa. Os fornecedores são como parceiros que contribuem diretamente para a competitividade, inovação e crescimento do negócio. Reunir todos os fornecedores de Compras Diretas em São Paulo para essa premiação é uma das formas que vimos de trazê-los ainda mais para perto de nossa operação e termos eles como aliados no desenvolvimento da nossa empresa como um todo", reconhece Mauro Correia, CEO da HPE Automotores.

A premiação é uma forma de a HPE reafirmar seu compromisso em manter parcerias fortes e promover a excelência em toda a sua cadeia de suprimentos, impulsionando o crescimento e a inovação na indústria automotiva da região.

Fornecedores vencedores em cada categoria

Excelência em Custos: Axalta
Excelência em Qualidade: Triospuma
Excelência em Logística: Maxion
Excelência em Pós-Vendas: Bovenau
Melhor Fornecedor do Ano: Axalta

HPE AutomotoresNo mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.

HPE Automotores

STELLANTIS ADERE À 7ª EDIÇÃO DO PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

A Stellantis oficializou na terça-feira, 28 de maio, a adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A participação da empresa no Programa foi formalizada com a assinatura oficial do Termo de Compromisso, durante cerimônia realizada em Brasília.

Após assumir esse compromisso, a Stellantis terá um prazo de dois anos para implementar as iniciativas propostas no Plano de Ação do programa. Durante esse período, as ações serão monitoradas pelo Ministério das Mulheres e, em 2026, os resultados obtidos serão avaliados. As empresas que alcançarem um desempenho satisfatório no Plano de Ação serão premiadas com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. 

Entre as ações que fazem parte do plano da Stellantis para a 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, estão o impulsionamento de programas afirmativos de gênero e raça na empresa, o foco nas práticas de Recrutamento e Seleção para aumentar a presença de mulheres em áreas predominantemente masculinas, assim como a criação de mecanismos para promoção de carreiras e ascensão profissional.

“A inserção da Stellantis ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma oportunidade de ampliar ainda mais as iniciativas da empresa e contribuir para a construção de um ambiente corporativo mais justo, igualitário e respeitoso. Além disso, estamos sempre atentos aos nossos processos seletivos com o objetivo de atrair uma ampla diversidade de candidatos e, assim, criar um local de trabalho inclusivo que apoie e promova a igualdade de oportunidades”, afirma Massimo Cavallo, vice-presidente sênior de Recursos Humanos e Transformação da Stellantis para América do Sul.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

Criado em 2005, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça está em sua 7ª edição e é destinado a empresas de médio e grande porte, tanto públicas quanto privadas. O programa foca na gestão de pessoas e na cultura organizacional, com o objetivo de alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

A iniciativa certifica empresas que tem compromisso com a equidade de gênero e raça no ambiente corporativo e com a promoção da cidadania com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. A adesão ao programa é voluntária.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite o site Stellantis.

Stellantis

NEW HOLLAND: CONCESSIONÁRIA OTTOBONI ENTREGA 10 TRATORES ROSA EM HOMENAGEM A MULHERES DA SILVICULTURA

Os tratores modelo TL5.90, plotados na cor rosa, foram entregues em Brasilândia (MS) como mais uma forma de valorizar e incentivar a participação feminina no setor florestal

Os moradores de Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, tiveram uma visão inusitada ao circular pelas ruas na manhã do dia 22 de maio. Uma carreada de tratores rosa, conduzidos por mulheres, tomou conta das principais vias da cidade. A ação foi uma forma de homenagear e valorizar o trabalho e incentivar a participação feminina na silvicultura, destacando o importante papel que as mulheres exercem nesse setor.

A ideia de plotar 10 tratores modelo TL5.90, da New Holland, partiu da Empreiteira Costa Pinto, empresa que adquiriu as máquinas, e da concessionária Ottoboni. Os tratores foram entregues todos de uma vez na sede da empreiteira, com a presença das colaboradoras contratadas para atuar no setor florestal. Na sequência, ocorreu a carreata pela cidade.

“Ações como esta dialogam com um dos principais pilares da New Holland, que é o de valorizar a participação das mulheres no agronegócio. Nesse sentido, lideramos o movimento #ÉTEMPODEMULHER, não só como uma forma de apoiá-las, mas também de fortalecer o empreendedorismo feminino e firmar posição como uma marca próxima dos agricultores, que dialoga com toda a sociedade e que busca trazer soluções que ajudem os produtores e produtoras a aumentar a produtividade de maneira sustentável”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Mikelly Fernanda Silveira Redero, uma das operadoras recentemente contratada pela Empreiteira Costa Pinto, diz que nunca imaginava que um dia operaria um trator na área de silvicultura, ainda mais na cor rosa. “Capacidade toda mulher tem, e a empresa nos deu essa oportunidade. Hoje me sinto muito feliz”, pontua.

Segundo Adilson Costa Pinto, proprietário da Empreiteira Costa Pinto, a empresa percebeu que poderia investir mais na mão de obra feminina. Por isso, resolveram ampliar o leque e incentivar mulheres a serem operadoras. “Acreditamos que iria dar certo. E deu. Hoje temos um diferencial dentro da empresa. E as nossas operadoras nos ajudaram a quebrar esse tabu”, afirma.

Para Renato Stevanato Ottoboni, sócio-proprietário da Ottoboni, os tratores rosa são uma forma de simbolizar e difundir o movimento pela valorização feminina. “Por onde passam, esses tratores chamam atenção, além de estimular ainda mais o setor para trazer as mulheres para o campo”, explica.

#ÉTEMPODEMULHER

Criado há quatro anos, o movimento #ÉTEMPODEMULHER, da New Holland, tem ajudado a dar vez e voz ao público feminino ao desenvolver ações para fomentar a participação das mulheres. O objetivo é estimular e valorizar a importância da mulher no campo com ações de engajamento, incentivando e reconhecendo a diversidade no agronegócio como um motor de inovação, especialmente porque hoje mulheres e jovens estão tomando a frente no campo.

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

HONDA E IBM SE UNEM PARA PESQUISAR E DESENVOLVER SEMICONDUTORES E CHIPS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES

Honda e IBM buscam explorar pesquisa e desenvolvimento conjunto de tecnologias de semicondutores e chips para futuros veículos definidos por software

A IBM (NYSE: IBM) e Honda Motor Co., Ltd. (Honda) anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) que descreve a intenção de colaborar em longo prazo com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação de ponta[1] necessárias para superar os desafios relacionados a capacidade de processamento, consumo de energia e complexidade no design para a criação de veículos definidos por software (SDVs) do futuro.

Espera-se que a aplicação de tecnologias de inteligência artificial (IA) acelere significativamente em 2030 e vá além, criando novas oportunidades para o desenvolvimento de veículos definidos por software. A Honda e a IBM prevêem que os SDVs aumentarão drasticamente a complexidade no design, o desempenho do processamento e o consumo de energia correspondente aos semicondutores em comparação aos produtos de mobilidade convencionais. Para resolver os desafios previstos e alcançar veículos definidos por software altamente competitivos, é fundamental desenvolver capacidades independentes em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação da próxima geração. Com base neste entendimento, as duas empresas começaram a considerar oportunidades conjuntas de P&D a longo prazo.

Em particular, o MOU descreve áreas de possível investigação conjunta em tecnologias especializadas de semicondutores, tais como computação inspirada no cérebro[2] e tecnologias de chips, com o objetivo de melhorar drasticamente o desempenho do processamento e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de energia. A otimização conjunta de hardware e software é importante para garantir um alto desempenho e rápido lançamento no mercado. Para alcançar esses benefícios e gerenciar a complexidade no design de futuros SDVs, as duas empresas também planejam explorar soluções de software abertas e flexíveis.

Por meio desta colaboração, ambas as companhias se esforçarão para criar veículos definidos por software que apresentem desempenho computacional e economia de energia de alcance mundial.

[1] A tecnologia de computação está se desenvolvendo com o objetivo de alcançar alto desempenho de processamento e baixo consumo de energia na década de 2030 e além.
[2] Arquitetura computacional e algoritmos que imitam a estrutura e função do cérebro enquanto otimizam o silício.

A IBM é uma fornecedora global líder de nuvem híbrida e IA, e consultoria especializada. Ajudamos clientes em mais de 175 países a capitalizar insights a partir de seus dados, agilizar processos de negócios, reduzir custos e a ganhar a vantagem competitiva em suas indústrias. Mais de 4000 entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e Red Hat OpenShift para impactar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. O avanço das inovações da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem específicas da indústria e consultoria entregam opções abertas e flexíveis aos nossos clientes. Tudo isso é apoiado pelo histórico compromisso de confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e serviços da IBM. Acesse IBM para mais informações.

IBM
Weber Shandwick

TRACBEL APRESENTA SUA LINHA DE CAMINHÕES E MÁQUINAS NO NORTE DO BRASIL

Caminhão Volvo VMX MAX

A Tracbel está mostrando toda a sua linha de caminhões e máquinas no Norte do Brasil, uma região que vem buscando soluções de transporte e de movimentação de materiais cada vez mais eficientes e com maior produtividade.

Com 11 unidades estrategicamente espalhadas pelo Norte e Nordeste do País, o Grupo apresenta seu portfólio na Show Agro, um dos principais eventos do calendário do agronegócio nacional, que se realiza até 1º de junho em Paragominas, cidade que polariza uma das mais promissoras regiões do Pará.

O município tem uma economia em expansão e está se tornando exemplo nacional de desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e inovação tecnológica.

"Somos os únicos concessionários e distribuidores da região que oferecem uma solução completa com caminhões, máquinas e ônibus, além de serviços que contribuem com o aumento da produtividade", declara Carlos Melnec, CEO da divisão de veículos comerciais da Tracbel.

No estande da feira, estão expostos caminhões FH 540cv 6x4 e VMX MAX 360cv 6x4 e as carregadeiras SDLG L936H e Volvo L60F. A Tracbel tem um forte vínculo com o agribusiness. Cerca de 50% das vendas de caminhões são para atividades relacionadas ao setor.

Os caminhões pesados FH são utilizados no transporte de grãos (carretas de três eixos, bitrens e rodotrens) e outros produtos agrícolas. O FMX é amplamente usado em aplicações severas, como no segmento sucroalcooleiro, transportando cana-de-açúcar. 

“A linha VM, que tem veículos pesados e semipesados, é muito procurada para atividades de apoio, transporte de hortifrutigranjeiros, combustíveis e óleos vegetais, insumos agrícolas, entre uma série de outros itens”, explica Alberto Simonetti, gerente comercial de caminhões da Tracbel no Norte do Brasil.

Do plantio à distribuição

“Nosso compromisso é oferecer a melhor solução. Estes produtos estão presentes em toda a cadeia de negócios, desde o plantio até o transporte e a distribuição, garantindo mais competitividade para o setor”, destaca Adriano Batista, gerente de máquinas da Tracbel nos Estados do Norte. 

Carregadeira SDLG L936H

As pás-carregadeiras e as escavadeiras vêm ganhando cada vez mais espaço na zona rural. São equipamentos muito versáteis e podem ser aplicado numa variedade enorme de tarefas. É possível acoplar de forma rápida e segura caçambas, garras hidráulicas para manuseio de madeira e cana-de-açúcar, garfo pallet e outros inúmeros implementos.

Carreadeira Volvo L60F

"As máquinas amarelas colaboram bastante no manejo e no aumento da produção", diz Batista. Além dos tradicionais serviços de escavação em obras de saneamento, construção de estradas e aterros, para os quais normalmente é destinada, a escavadeira Volvo EC220D, por exemplo, é muito útil em fazendas para fazer curvas de nível, açudes e canais de irrigação.

Condições especiais

Durante o evento, a Tracbel oferece condições especiais de aquisição, além de múltiplas opções de financiamento garantidas pelo Banco Volvo. A instituição está presente com toda a sua oferta de produtos, desde financiamentos e locação, até seguros e consórcio. Os consultores, técnicos e outros profissionais estão à disposição dos visitantes para tirar dúvidas dos visitantes.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

KIA BRASIL PRESTA AUXÍLIO AOS CLIENTES AFETADOS PELAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

Com o objetivo de prestar auxílio aos clientes da marca que tiveram seus veículos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Kia Brasil custeará as despesas de guincho para os veículos Kia até a concessionária mais próxima para avaliação técnica dos danos e oferecerá um desconto de 60% no valor das peças de reposição afetadas até 31 de agosto de 2024.

A iniciativa é uma das formas que a empresa encontrou para prestar apoio neste momento difícil, além de diversas outras frentes de arrecadações e doações que a Kia Brasil e concessionárias distribuídas pelo país estão promovendo internamente com seus colaboradores.

A Kia Brasil está também alertando aos motoristas das cidades atingidas pelas enchentes para que não liguem seus veículos se estiverem alagados ou tenham sido atingidos pelas enchentes. Em caso de dúvidas, os clientes Kia podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 771 1011 ou por e-mail contato@kia.com.br.

Kia

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano.

No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional.

A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos, e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PACCAR PARTS INVESTE EM INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA O FUTURO

A PACCAR Parts, líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, tem no seu DNA a preocupação com um futuro ambientalmente responsável. Em todas as suas atividades, a empresa investe em novas tecnologias, pessoas e processos para um negócio sustentável de longo prazo e de valor para os investidores, clientes, funcionários e a sociedade. Em 2023, como resultado dos investimentos, as recentes estratégias de embalagem dos seus produtos, por exemplo, com a utilização de materiais reciclados, menores e mais duradouros, diminuíram em 15% o uso de plástico por ano e geraram uma economia de até 40 toneladas de papelão - somente com o redesenho das embalagens.

"A atuação sustentável da PACCAR Parts Brasil tem início no rastreamento da cadeia de fornecedores para constatarmos a escolha mais adequada, de acordo com as certificações ambientais e responsabilidades sociais da nossa marca. Já para os procedimentos de recepção, armazenagem e expedição no Centro de Distribuição, dispomos das mais modernas ferramentas e estruturas instaladas que nos garantem segurança ambiental e uma economia significativa de recursos. O Dia Mundial do Meio Ambiente nos ajuda a reforçar o compromisso para um futuro mais limpo", explica Antenor Frasson, Diretor-Geral da PACCAR Parts América Latina.

Certificações ambientais

Desde 2014, o Grupo PACCAR faz parte da classificação da CDP (Carbon Disclosure Project) - organização internacional sem fins lucrativos que fornece relatórios anuais sobre o progresso das empresas no desenvolvimento de operações eficientes de energia, produtos e serviços sustentáveis.

A PACCAR Parts é certificada pela norma ambiental ISO 14001, documento que atesta o Sistema de Gestão Ambiental da empresa no país e suas boas práticas em atender aos requisitos governamentais, internos e do próprio Grupo PACCAR. "Nossos líderes estão engajados em multiplicar o conceito de sustentabilidade aos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços. Buscamos parceiros que compartilhem as mesmas preocupações ambientais e que tenham as certificações adequadas na produção de seus produtos e no transporte de nossas cargas. A gestão consciente de insumos e a eliminação de resíduos são nosso ponto de atenção constante em todos os nossos processos", comenta Antenor.

Avanço nas tecnologias sustentáveis pelo mundo

Com o avanço das tecnologias híbridas e a eletrificação, a PACCAR Parts está investindo em equipamentos sustentáveis no seu catálogo de serviços. A movimentação, o controle e a armazenagem de peças com ferramentas de alta tecnologia e precisão são algumas das iniciativas que a empresa traz para a melhoria contínua em seus processos, aumento de produtividade e a diminuição de recursos naturais.

Atualmente, a PACCAR Parts Brasil, em comparação com as políticas globais, dispõe de uma linha de itens remanufaturados, na qual os produtos danificados retornam para o fabricante original. Parte da carcaça e periféricos originais são reutilizados com a substituição da parte deteriorada, o que reduz tempo de produção, custos e, principalmente, o descarte de itens ao meio ambiente.

Além dessas iniciativas, a empresa tem trabalhado em parceria com a DAF Caminhões e a Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais) no programa Descarte Consciente Abrafiltros, que coleta e recicla os filtros usados de óleo lubrificante automotivo e os encaminha para siderúrgicas, rerrefino e cimenteiras. Em 12 anos, 36 empresas participaram do programa e, juntas, já reciclaram mais de 37,2 milhões de filtros usados.

Sustentabilidade

O Centro de Distribuição da PACCAR Parts, inaugurado em 2020, foi desenvolvido estrategicamente dentro de um planejamento ambiental criterioso. O prédio foi erguido em tempo recorde com base em estruturas pré-moldadas, pintura com tintas à base de água, e insumos que reduzem o uso de material inorgânico, o que diminui custos e favorece o uso sustentável do projeto arquitetônico. Além disso, a construção conta com 80 claraboias que fornecem luz natural por todo o espaço que, somadas ao sistema de iluminação em LED, garantem maior eficiência energética no local. O PDC é referência na reutilização de água pluvial. Pelo amplo sistema de calhas presentes nas instalações é feita a captação da água da chuva para posterior reutilização interna.

Treinamento de funcionários

A PACCAR Parts incentiva continuamente o treinamento da sua equipe, garantindo que tanto os novos colaboradores quanto os mais experientes estejam sempre atualizados e alinhados com os valores e objetivos da marca. A empresa investe em iniciativas sustentáveis nas atividades diárias dos colaboradores e em aplicações de metodologias consolidadas, como o 5S - programa de origem japonesa para a organização de empresas de acordo com processos de limpeza, organização, utilização, normalização e disciplina. Além disso, muitos funcionários já foram treinados pelo Programa Lean Six Sigma - metodologia focada na satisfação do cliente que garante maior eficiência nos processos e aumenta a qualidade do produto, evitando desperdícios durante a sua produção.

Os funcionários também são treinados para lidar com inspeção do produto e embalagens, garantindo que eventuais não conformidades durante processo de estocagem e expedição no PDC sejam imediatamente separados.

Diversidade

A companhia, assim como todo o Grupo PACCAR, busca a formação dos melhores profissionais do mercado. Esse processo prioriza a diversidade, singularidades, vivências e experiências pessoais para atrair talentos que sejam capazes de surpreender o mercado e encantar os clientes com inovação, segurança e respeito à sociedade e ao meio ambiente.

Em 2016, o Grupo PACCAR fundou o Conselho de Diversidade da empresa e, desde então, atua para aumentar a representatividade na companhia. No ano passado, a PACCAR Parts North America foi reconhecida como uma das empresas com maior quantidade de mulheres trabalhando em cargos de liderança. No Brasil, 30% do quadro funcional é composto pelo sexo feminino, inclusive em cargos de liderança.

PACCAR PartsDesde 1973 a PACCAR Parts é uma divisão da organização global PACCAR e tornou-se líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus. Com sede em Ponta Grossa-PR, a PACCAR Parts comercializa mais de trinta mil itens por meio das concessionárias DAF e lojas TRP. Seu portfólio é composto das peças Genuínas DAF, peças Genuínas PACCAR e peças Multimarcas TRP e carregadores elétricos veiculares.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

PACCAR Parts Brasil
CDI Comunicação