quinta-feira, 30 de maio de 2024

VIBRA PUBLICA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023 E MOSTRA FORTALECIMENTO DAS AGENDAS AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA DA COMPANHIA.

Documento solidifica a pauta ESG na estrutura de negócios e os resultados obtidos ao longo de 2023

A Vibra, líder em energia e distribuição de combustíveis no Brasil, anunciou na terça-feira (28) a publicação de seu Relatório de Sustentabilidade 2023, um marco importante na jornada da empresa em direção a um futuro mais sustentável. O documento apresenta os resultados das ações da Vibra em 2023 em áreas como responsabilidade social, ambiental, saúde e segurança, ética e governança.

Compromisso social

No pilar Social do ESG, a Vibra se destaca por sua atuação abrangente e focada em três itens: Diversidade e Inclusão, Causa Social e Saúde e Segurança. Um dos grandes destaques do ano foi o compromisso com uma causa social. A Vibra abraçou o tema do enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, capacitando mais de 3.000 frentistas e sensibilizando cerca de 10.000 motoristas para ampliar a conscientização sobre o problema e o incentivo a denúncias através do Disque 100. A companhia está mobilizando todo o seu ecossistema para enfrentar e reverter o quadro de um grande problema que assola o Brasil.

"Definimos nossa causa social visando atuar em um tema crítico no Brasil e temos a oportunidade de fazer uma transformação. Sabemos que não é simples, mas queremos deixar um legado para o país, engajando parceiros e colaboradores nessa causa tão nobre. E no nosso dia a dia operacional, gostaria de reforçar a importância das pessoas não é mero discurso, ao contrário, elas são a base de toda a nossa estratégia. Por isso, segurança e a integridade são valores inegociáveis para a Vibra", ressalta Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

No campo Diversidade, a empresa superou as metas de mulheres (28,6%) na alta liderança e pessoas negras (16%) na liderança, demonstrando um compromisso concreto com a representatividade, equidade e a igualdade de oportunidades. Foi por meio de um primeiro censo de diversidade que a Vibra mapeou seu cenário interno e tomou medidas estratégicas para promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. A companhia investiu ainda no programa Mulheres Empreendedoras, exclusivo para startups lideradas por mulheres, que abriu portas para o empreendedorismo feminino.

Em Saúde e Segurança, chama a atenção a taxa de frequência de acidentes de transporte que caiu para 0,02 e o percentual de tempo perdido para 1,51, ambos os melhores resultados da série histórica. O ano de 2023 trouxe também a certificação Great Place To Work, ratificando o compromisso da empresa com o bem-estar de seus colaboradores.

Superando metas ambientais

No pilar ambiental, a Vibra segue seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Em relação às emissões de escopo 1 e 2, a Vibra superou a meta de redução de 6%, chegando em 17%, evidenciando seu compromisso com a descarbonização. A empresa aderiu, em 2023, ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso com a economia circular e a redução de resíduos. Nesse sentido, a Vibra demonstrou um gerenciamento eficiente e responsável ao atingir um índice de 97% no envio de resíduos perigosos gerados para reaproveitamento - a meta era de 85%.

A empresa bateu recordes ao investir na cabotagem como forma de otimizar a sua logística de transporte para reduzir emissões nas entregas de etanol e biodiesel. Outro ponto relevante foi o desempenho ambiental com zero ocorrências de vazamentos com impacto ambiental (VAZO), superando as expectativas e demonstrando um rigoroso controle operacional.

"Nossos resultados em termos ambientais, incluindo zero ocorrências de vazamentos com impacto ambiental e superação de metas de redução de emissões, evidenciam nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável para todos", reforça Pousada.

Fortalecendo a Governança

A abordagem da Vibra para adotar uma visão integrada e sustentável na tomada de decisão estratégica ganhou ainda mais força em 2023 com a criação da Vice-Presidência de Energia Renovável e ESG que trata dos temas de Estratégia, M&A, Energia Renovável e ESG. A estruturação reforça o desejo de criar uma Vibra que foca no cliente, amplia sua oferta de produtos e constrói bases para implantar a transição energética.

Um avanço importante em relação à transparência corporativa, foi a assinatura do Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU. A iniciativa tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade.

"Em relação à conduta ética, além do aprimoramento constante 'dentro de casa", nosso objetivo é ampliar nossa atuação e influenciar o setor, atuando juntamente com governo, agências reguladoras e entidades do setor para coibir práticas irregulares que são prejudiciais a toda a sociedade, afirma o executivo.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,2 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos e serviços para diferentes demandas e com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.


Vibra
InPress Porter Novelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário