terça-feira, 4 de junho de 2024

MERCEDES-BENZ VENDE 60 CAMINHÕES EXTRAPESADOS ACTROS 2548 PARA A KOTHE OPERADOR LOGÍSTICO

A Mercedes-Benz realizou a venda de 60 caminhões extrapesados Actros 2548 6x2 para a Kothe Operador Logístico, empresa com matriz em Jundiaí (SP) e sede administrativa em Araguaína (TO). 

Com mais de 50 anos de atuação nacional, tornou-se referência em logística e transporte, sendo hoje uma das maiores do setor. O grupo também atua com armazenagem seca e climatizada, tratamento de sementes industrial de soja, milho e algodão e indústria de beneficiamento de sementes. Conta com 16 armazéns e 30 filiais em todas as regiões.

Os 60 cavalos mecânicos Actros 2548 foram adquiridos para renovação de frota, numa venda realizada pelo concessionário Savana de Xanxerê (SC), com financiamento do Banco Mercedes-Benz. A Kothe atua em variados segmentos de transporte e logística, atendendo clientes de setores como os de carnes, vegetais, agro, laticínios, e-commerce, papéis, cosméticos, fármacos, industrializados, chocolates, eletroeletrônicos, bebidas e químicos. Suas operações alcançam todo o território nacional e também alguns países do Mercosul.

“Nossa empresa prima por tratar cada cliente e negócio de forma individual. Desenvolvemos as melhores soluções em transporte rodoviário de cargas, atendendo toda cadeia de suprimentos dos nossos clientes”, afirma Adilson Kothe, sócio proprietário. “Nesse sentido, temos uma gama variada de veículos para atender às mais diversas operações dos clientes. Os novos Actros 2548 estradeiros vêm reforçar esse nosso diferencial de mercado”.

“É uma satisfação participar, juntamente com a Savana, de uma nova etapa de renovação da Kothe, o que reforça a forte presença de mais de 40% da nossa marca na frota do cliente, que é referência em transporte e logística”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. 

“Para nosso orgulho, mais uma vez conquistamos a preferência de uma empresa moderna, exigente e extremamente profissional. Isso reforça ainda mais os 20 anos de uma intensa parceira com a nossa marca”, destaca Ferrarez. 

Mais de 40% da frota de 1.500 veículos são da marca Mercedes-Benz

“Atendemos 1.500 cidades e movimentamos, anualmente, uma média de 2 milhões de toneladas de produtos, com 80 milhões de km rodados e 70 mil viagens. Para isso, contamos com 1.500 veículos em nossa frota, que tem idade média de dois anos”, informa Adilson Kothe. “Mais de 660 caminhões Mercedes-Benz fazem parte da frota, o que significa mais de 40% do total”.

Segundo o cliente, a escolha pelos caminhões Mercedes-Benz deve-se aos benefícios entre o transporte e os custos operacionais “Consideramos a marca uma das mais rentáveis em nossas operações. Isso nos motiva a investir na renovação da frota e na ampliação da marca entre os veículos pesados”, diz Adilson Kothe. “Os caminhões Mercedes-Benz são ótimos, os resultados proporcionados e a tecnologia do produto nos surpreendem. Trata-se de um custo/benefício atrelado a um desempenho excelente. Hoje, está entre os melhores quando o quesito é consumo e custo operacional, então nossa avaliação é positiva”.

Adilson Kothe também revela satisfação com o relacionamento de 20 anos com a Mercedes-Benz e o concessionário Savana. “Nossa avaliação do fornecedor também é positiva, o time comercial e de pós-venda é atuante e atento na resolução das demandas existentes. Isso gera confiança para novos investimentos na marca”.

O sócio proprietário destaca, com orgulho, um grande valor ambiental da Kothe ligado à sua frota e aos princípios ESG. Mais de 280 caminhões da empresa utilizam painéis solares, como também algumas unidades operacionais.

A solução adotada reduz, em média, a emissão de 1,8 tonelada de CO2 por caminhão em um ano, contribuindo para a proteção ambiental. Além disso, traz vantagens como aumento na vida útil das baterias do veículo em até 40% e redução de até 50% de marcha lenta, diminuindo o consumo de combustível. Melhora ainda o conforto do motorista, que pode utilizar seus acessórios eletroeletrônicos com tranquilidade.

Actros é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil

Top de linha da marca, o caminhão extrapesado  Actros é oferecido ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas. Trata-se de um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil.

Concebido para a realidade brasileira, o Actros atende demandas de transportadores e motoristas, captadas no contato frequente mantido com quem atua no dia a dia do transporte e logística, sendo indicado para transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações.

O Actros sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia:
- ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)
- Side Guard Assist (assistente de ponto cego)
- Attention Assist (assistente de fadiga)
- Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)
- Proximity Control (assistente ativo de proximidade)
- Hill Holder (auxílio de partida em rampa)
- Assistente de parada Hold
- ESP (controle eletrônico de estabilidade)
- Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
- EBS (sistema eletrônico de frenagem)
- ASR (sistema de controle de tração)
- ABS (sistema antibloqueio)
- Sensor de chuva e iluminação
- Alarme de ré com luzes intermitentes
- Farol para auxílio em manobras
- Farol alto inteligente

Entre os recursos de segurança do Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, freio auxiliar retarder e airbag para o motorista. O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível como opcional. Esse sistema de câmeras digitais, que substitui os retrovisores convencionais, traz mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: PARCERIA DE REFLORESTAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL CHEGA A PONTA GROSSA

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Cocari - Cooperativa Agropecuária e Industrial, o Banco CNH, a Tratorcase, a Tratornew, o IAT - Instituto Água e Terra, e a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, anunciam a inauguração de uma estufa sustentável em Ponta Grossa, como parte do projeto Cultivando Cidadania que promove a preservação ambiental por meio do plantio e cultivo de mudas nativas, destinadas para o reflorestamento.

A construção da estufa, com recursos provenientes do Banco CNH, parceiro do projeto encabeçado pela Cocari, foi parte central da iniciativa. O local já está em funcionamento e atua como um viveiro, sendo a base para a recuperação de áreas degradadas e a preservação da biodiversidade local, com ênfase nas matas ciliares e áreas de preservação legal, essenciais para a proteção dos recursos hídricos, fauna e flora. 

“A Cocari promove o projeto Cultivando Cidadania há 15 anos, e já são mais de 60 alunos beneficiados com o programa e mais de 1,3 milhão de mudas produzidas, e nos sentimos orgulhosos de trazer para Ponta Grossa, juntamente com os parceiros este importante projeto de inclusão social e preservação ambiental. Recebemos as primeiras mudas na semana passada e demos início a esse importante trabalho de restauração, inclusão e conscientização ambiental”, explica o presidente da Cocari, Dr. Marcos Antonio Trintinalha. O viveiro, uma área de serviço e um depósito de ferramentas foram construídos dentro do terreno da APAE, totalizando uma área exclusiva de 92,5m².

Com o objetivo de aumentar anualmente a produção de mudas de plantas nativas no viveiro, garantindo a disponibilidade de espécies essenciais para a recuperação ambiental, o segundo passo é a destinação das mudas aos produtores cooperados e clientes dos parceiros, para incentivar o reflorestamento nas propriedades rurais. Também é oferecida orientação técnica especializada para a implantação de florestas, focando na recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente.

“Esses investimentos são para o Banco um reconhecimento aos parceiros que buscam contribuir para desafios reais do produtor rural frente ao reflorestamento, à preservação e à manutenção das suas matas ciliares. Sabemos da dificuldade na manutenção dessas áreas para o pequeno agricultor e apoiar projetos como esse que gera mudas qualificadas, suporta com consultorias técnicas e ainda promove inclusão é a forma de valorizarmos a Sustentabilidade na nossa cadeia de valor”, afirma Heberson De Goes, presidente do Banco CNH.

Responsabilidade social e inclusão

O projeto não apenas beneficia o meio ambiente, mas também destaca a inclusão social e o desenvolvimento profissional, com alunos da APAE passando a fazer parte do quadro de colaboradores da Cocari, assim como já acontece nas outras Apaes pertencentes ao projeto.

“Esta parceria proporciona a alunos especiais a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Através deste projeto, os alunos desenvolvem habilidades profissionais, sociais e intelectuais, contribuindo significativamente para a renda familiar e promovendo sua autonomia e dignidade”, explica a responsável pelo projeto na Cocari, Dayane X. R. de Carvalho.

Cultivando Cidadania

Com foco na integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente, o projeto Cultivando Cidadania é realizado nas demais cidades com a parceria da empresa Bayer e com apoio do Instituto Água e Terra (IAT).

Participam cerca de 60 alunos, que são contratados como colaboradores da Cocari. A produção das mudas acontece em viveiros construídos nas Apaes de Mandaguari e Cambira, no Paraná, de Cristalina, em Goiás, e de Paracatu, em Minas Gerais.

Parte das mudas é comercializada por meio de outra iniciativa da Cocari, a Campanha Cocari Solidária. Nesta campanha, interessados adquirem vales-muda nas entidades sociais participantes e concorrem, no final do ano, ao sorteio de prêmios. As mudas também são distribuídas gratuitamente para recomposição de matas ciliares e áreas de Reserva Legal das propriedades de produtores cooperados da Cocari.

Banco CNH - Com 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

Cocari - Há 62 anos, a Cocari escreve sua história com muita dedicação, ética e responsabilidade, construindo um legado que fortalece e inspira seus membros e toda a cadeia produtiva brasileira. Somando mais de 11.540 cooperados e 2.340 colaboradores, a Cocari gera empregos, renda e desenvolvimento nos mais de 87 municípios em que atua, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, englobando unidades de atendimento, recebimento e armazenamento de grãos e unidades fabris. A Cocari atua em diversos segmentos, visando levar ao mercado soluções integradas como: comercialização de um amplo portfólio de insumos agropecuários, estruturas de recebimento, armazenamento e comercialização de grãos, linha de sementes próprias, as Sementes Cocari (soja, trigo e feijão), consultoria técnica agronômica e veterinária, serviços de inovação agrícola, produção e nutrição animal, com a fabricação de rações, suplementos e proteinados, fabricação de fios de algodão e mesclas diversas, energia fotovoltaica, linha própria de nutrição vegetal e tecnologia de aplicação - Éfforos, Café Cocari, Seguros, com a Cocari Corretora de Seguros, e-commerce (plataforma Vita Campo) e concessionárias de máquinas, com a Tratornew, revenda New Holland e a Tratorcase, revenda Case. No âmbito socioambiental investe, promove e apoia diversos projetos de cidadania e preservação do meio ambiente, tendo a cooperação como a base da sua atuação.

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE BRASIL E ALEMANHA CONSOLIDA HISTÓRIA DE SUCESSO DOS 200 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

No último sábado, 01 de junho, durante a celebração dos 200 anos de imigração alemã no Brasil, realizada no Museu da Imigração e organizada pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Alexander Seitz, Embaixador da São Paulo Oktoberfest e Chairman da Volkswagen América Latina, fez declarações impactantes sobre a profunda e frutífera integração entre as culturas brasileira e alemã.

Seitz destacou a combinação única das tradições alemãs e brasileiras, enfatizando como cada cultura contribui para o sucesso conjunto. De acordo com Seitz, os alemães trazem uma forte tradição de competência, foco e disciplina, elementos que são essenciais para a construção de um planejamento estratégico sólido. Essa abordagem tem sido fundamental para a Alemanha consolidar uma das maiores economias da Europa e do mundo.

O embaixador da São Paulo Oktoberfest também ressaltou as qualidades brasileiras que complementam essa abordagem: Os brasileiros, especialmente em ambientes instáveis, destacam-se por sua flexibilidade e capacidade de adaptação, características que permitem uma movimentação ágil e eficaz. A combinação do estilo alemão com a criatividade e flexibilidade brasileiras tem sido reconhecida como um exemplo de sucesso.

Durante o evento, Seitz, que é casado com uma brasileira, evidenciou a força desta parceria mencionando o significativo impacto econômico e cultural da comunidade alemã no Brasil. 

"O polo industrial alemão em São Paulo é o maior do mundo fora da Alemanha", destacou Alexander Seitz. 

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, por exemplo, conta com 800 empresas associadas que contribuem com 10% do PIB industrial brasileiro e empregam indiretamente cerca de um milhão de pessoas. Este sólido setor industrial é um exemplo claro da integração e colaboração entre as culturas brasileira e alemã, destacando a importância das relações econômicas entre os dois países.

A celebração dos 200 anos de imigração alemã não se restringe ao evento no Museu da Imigração. O embaixador do festival no Brasil reforçou que a comemoração continuará durante a São Paulo Oktoberfest, que acontecerá de 10 a 20 de outubro no Parque Villa Lobos. Pela primeira vez, a festa contará com uma parceria direta e sinergia com a Oktoberfest de Munique, prometendo uma programação cultural, gastronômica e musical que agradará toda a família.

Alexander Seitz finalizou suas declarações com uma reflexão sobre o valor da integração cultural: "A história nos mostra que o trabalho conjunto das culturas alemã e brasileira tem produzido resultados extraordinários. Celebrar estes 200 anos de imigração é celebrar o sucesso desta combinação de estilos de vida."

Em 2024:  uma edição histórica da São Paulo Oktoberfest

A São Paulo Oktoberfest é um festival cultural que celebra a integração das tradições alemãs e brasileiras, oferecendo uma experiência rica em gastronomia, música e entretenimento para todas as idades. Em 2024, a festa ganha uma dimensão especial com a celebração dos 200 anos de imigração alemã no Brasil, destacando a parceria e sinergia com a Oktoberfest de Munique.

A edição deste ano acontecerá de 10 a 20 de outubro em um novo cenário, seguindo o conceito original do festival de Munique, para garantir uma ampla programação para toda a família e visitantes de todas as idades. Ela acontecerá pela primeira vez no Parque Villa Lobos, um dos preferidos pela população paulistana, por oferecer uma das melhores infraestruturas e uma localização privilegiada e de fácil acesso para o público.

IMM

No mercado há mais de 10 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos consagrados São Paulo Fashion Week e São Paulo Oktoberfest.

São Paulo Oktoberfest
Assessoria de Imprensa
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

TIMBRO MARCA PRESENÇA NO CATARINA AVIATION SHOW

Imagem: Lee Rosario/Timbro Divulgação

A Timbro, plataforma de negócios e comércio internacional, participa do Catarina Aviation Show 2024, evento voltado ao mercado da aviação executiva e da indústria automotiva, entre os dias 13 e 15 de junho, no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque, no interior de São Paulo. Em seu estande, a empresa destaca sua expertise na oferta de soluções para importação de aeronaves, para as mais diversas utilizações.

"Estamos aqui para mostrar nosso conjunto de serviços e qualidade das entregas, além de oferecer uma experiência diferenciada para os clientes", afirma Pedro Ferreira, head de aviação da Timbro.

"Temos uma equipe altamente especializada e 100% dedicada, que consegue identificar as principais demandas dos nossos clientes, simplificando assim os processos relacionados à importação de aeronaves", pontua Ferreira.

Neste ano, a Timbro participou do CJI - Corporate Jet Investor, que aconteceu pela primeira vez na América Latina, e esteve na Agrishow e na HeliXP.

Timbro – Há 13 anos no mercado, a Timbro é uma plataforma de negócios internacionais que simplifica o complexo, trazendo soluções ideais para seus clientes e parceiros – seja na comercialização de commodities dentro e fora do Brasil, na importação de itens diversos para terceiros por encomenda ou conta e ordem, na distribuição de produtos e em serviços financeiros em comércio exterior. Com escritórios distribuídos pelo Brasil e países do exterior, a empresa conta com mais de 380 colaboradores.

Timbro
Máquina CW

IVECO E FOTON ANUNCIAM EXPLORAÇÃO CONJUNTA DE SINERGIAS FUTURAS

A IVECO, marca do Iveco Group NV (EXM: IVG) que projeta, fabrica e comercializa veículos comerciais leves, médios e pesados, e a Foton, fabricante líder de veículos comerciais na China, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para explorar potenciais colaboração nas áreas de veículos e componentes elétricos e oportunidades de negócios conjuntos para Europa e América do Sul.

A Foton, empresa de veículos comerciais do Grupo BAIC na China, partilha o mesmo compromisso com o Iveco Group de promover a transformação verde da indústria automotiva global, perseguindo múltiplos caminhos através de novas tecnologias energéticas, como eletricidade pura, células de combustível híbridas e de hidrogénio para veículos comerciais. A cooperação potencial também apoiará a Foton para avançar ainda mais na sua estratégia de globalização.

Esta parceria faz parte da estratégia abrangente de eletrificação do Iveco Group para estender sua linha de veículos comerciais leves para a categoria de Peso Bruto do Veículo (GVW), que fica abaixo da icônica faixa DAILY de GVW 3,5 - 7,2 toneladas, adicionando chassi-cabina e furgão, modelos elétricos abaixo do limite GVW de 3,5 toneladas.

Com a Foton, o Iveco Group pesquisará a opção de utilizar os canais de vendas da IVECO para a comercialização de uma van com painel elétrico na Europa e na América do Sul, na categoria mais leve de até 3,5 toneladas de peso bruto. A iniciativa terá um impacto potencialmente positivo nas cadeias de abastecimento regionais e locais na Europa e na América do Sul, além de apoiar ainda mais o crescimento da rede de pontos de vendas e oficinas IVECO. No início deste ano, o Iveco Group também assinou um acordo de fornecimento com a Hyundai Motor Company para um chassi-cabine elétrico com peso bruto de 2,5 a 3,5 toneladas, a ser vendido e reparado na Europa pela IVECO. As colaborações do Iveco Group com a Foton e a Hyundai visam criar uma linha abrangente de ofertas de veículos comerciais elétricos com peso inferior ao seu icônico DAILY.

O memorando de entendimento entre o Iveco Group e a Foton também abre as duas empresas à exploração conjunta de sinergias futuras adicionais, incluindo a possível localização de atividades na Europa e na América do Sul, a serem avaliadas numa fase posterior. Também serão discutidas oportunidades de fornecimento, inclusive através da marca de powertrain do Iveco Group, FPT Industrial.

Estiveram presentes à assinatura do Memorando de Entendimento: uma delegação do Iveco Group, incluindo Gerrit Marx, CEO; Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios Caminhões; Sylvain Blaise, Presidente da Unidade de Negócios Powertrain; Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital; Angela Qu, diretora da cadeia de suprimentos; e Ángel Rodríguez Lagunilla, Diretor de Manufatura; e liderança da Foton, incluindo o presidente Chang Rui; Vice-Presidente Executivo Lu Zhenghua; Vice-presidente Chen Qingshan; Vice-Presidente Qin Zhidong; Vice-Presidente de Cooperação Internacional Ma Rentao; e vice-presidente de transmissão de energia Feng Jing.

Este acordo não vinculativo promove as estratégias independentes do Iveco Group e da Foton para aumentar a competitividade e criar soluções inovadoras que atendam à procura global de novas opções de transportes, através de um ecossistema de parcerias mutuamente benéficas.

Iveco Group

EXPO DE TRANSPORTES DO ABCD REÚNE FABRICANTES DE CAMINHÕES E IMPLEMENTOS E TRANSPORTADORAS

Caminhões expostos na Feira do Cegonheiro 2023. Foto: Divulgação.

A Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg - Sindicato Nacional dos Cegonheiros - e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Também conhecida como a Feira dos Cegonheiros, o evento reúne os principais fabricantes de caminhões e implementos, transportadoras, seguradoras, bancos, entre outras empresas de serviços e acessórios, para exporem suas novidades. A Expo do ABCD será realizada em 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz), e também contará com atrações para divertir o público.

A Feira do Cegonheiro é considerada o segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo. Ano a ano, tem registrado recordes de público e faturamento. Em 2023, foram mais de R$ 400 milhões em negócios, alta de 14% na comparação com 2022, e mais de 60 mil visitantes, 25% superior.

Neste ano, as expectativas do presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, seguem otimistas. “Nosso segmento está diretamente ligado à produção e venda de zero-quilômetro e, este ano, temos acompanhado o crescimento gradativo do mercado interno. Segundo dados da Anfavea -  Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, abril apresentou média diária de 10.038 unidades vendidas, a melhor em cinco anos para o mês, com alta de 12,4% sobre o mesmo mês de 2023. No acumulado do quadrimestre, a média diária de vendas cresceu 13,6%". 

José Ronaldo Marques da Silva

O dirigente lista como motivos para o aquecimento do setor automotivo, as mudanças no cenário econômico do Brasil, com queda na taxa de juros, geração de empregos e aumento na renda familiar.

Expositores desta edição

A considerar o número de empresas que já confirmaram participação na Expo de Transportes do ABCD 2024, outro recorde de faturamento e público será conquistado. Até o momento, são 18 expositores, dentre eles, representando as montadoras de caminhões, as concessionárias AutoSueco/Volvo; Codema/Scania; Via Trucks/DAF; De Nigris/Mercedes-Benz; Cofipe/Iveco; e Apta/VW MAN.

Serviço
24ª Expo de Transportes do ABCD
De 26 a 28 de setembro, das 16h às 22h
Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz)
Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro, São Bernardo do Campo
Entrada e estacionamento gratuitos

Conexão EventosFundada em 2011, a Conexão Eventos é especializada na criação e produção de eventos corporativos e particulares, como feiras, congressos, lançamentos, inaugurações, casamentos, confraternização, entre outros.

SinacegHá mais de 50 anos, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) representa a categoria dos cegonheiros, profissionais que transportam veículos zero-quilômetro pelo Brasil, contribuindo para o crescimento econômico e social do país. Clique aqui e saiba mais.

24ª Expo de Transportes do ABCD
Grupo Printer Comunicação

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS APRESENTA LINHA COMPLETA DE VEÍCULOS CUSTOMIZADOS EURO VI

Em um ano de transições tecnológicas para o setor de transporte de cargas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus saiu na frente lançando toda a linha de caminhões vocacionais Euro VI ainda em 2023. Mais de 4.500 veículos foram customizados no ano, mesmo com o lançamento do maior desenvolvimento da marca, com mais de 30 novos modelos.

Os modelos com maiores demandas para modificações em 2023 foram o VW Delivery 4x4, a inclusão de segundo eixo e os Volksbus Caminho da Escola. Estes segmentos se destacaram, refletindo a demanda significativa por soluções customizadas específicas.

"A Volkswagen Caminhões e Ônibus reafirma seu papel de destaque no mercado, oferecendo soluções sob medida e alinhadas com as mais recentes inovações tecnológicas", afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da marca.

Para o mercado internacional, a montadora exportou mais de 1.370 veículos customizados. Além disso, a implementação da tecnologia Euro VI e a introdução de novos modelos resultaram em um aumento do portfólio total de modelos modificados, passando de 30 para 42 em 2023. Essa expansão representa um avanço significativo, oferecendo uma gama ainda mais ampla de opções sob medida aos clientes.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 3 de junho de 2024

IVECO BUS E VIA ANUNCIAM A ASSINATURA DE DOIS MEMORANDOS DE ENTENDIMENTO PARA EXPLORAR SOLUÇÕES PERSONALIZADAS DE TRANSPORTE SOB DEMANDA

IVECO BUS e Via anunciam a assinatura de dois memorandos de entendimento. Esses acordos, assinados respectivamente com o Politecnico di Milano e o Humanitas, referem-se à implementação de projetos-piloto para oferecer soluções de transporte personalizadas e flexíveis que atendam à demanda de empresas privadas.

No âmbito da longa parceria entre a IVECO BUS e a Via, dois memorandos de entendimento foram assinados para explorar soluções de transporte sob demanda que combinam o uso de veículos IVECO BUS, como micro-ônibus movidos a energias alternativas, com o aplicativo de software, o design de serviços e a experiência operacional da Via.

O primeiro memorando se refere ao projeto com o Politecnico di Milano que visa a implementar uma nova solução de transporte sob demanda para estudantes e docentes a fim de facilitar a mobilidade. O segundo foi assinado com o Humanitas para promover uma mobilidade acessível e conveniente a colaboradores e estudantes do hospital.

O objetivo é oferecer uma solução de mobilidade inovadora e flexível por meio de uma oferta fácil de implantar e personalizar. Esses dois casos de uso e os dois parceiros específicos foram identificados em conjunto com o Laboratório de Economia Circular, uma parceria entre a Cariplo Factory e o Intesa Sanpaolo Innovation Center.

Marco Franza, head do Bus Customer Service, afirma: "Estes acordos demonstram a ambição da IVECO BUS de ir além na oferta de serviços e de explorar uma estratégia integrada de soluções de transporte. Com a Via, trabalhamos para oferecer aos passageiros serviços de suporte inovadores que proporcionarão uma experiência melhor de mobilidade."

"Estamos muito felizes em trabalhar com a IVECO BUS, o Politecnico di Milano e o Humanitas para levar inovação em transporte às comunidades do Politecnico di Milano e do Humanitas", complementa Anthea Greco, gerente nacional da Via na Itália, na Espanha e em Portugal. "Juntos, utilizaremos nossa experiência e tecnologia de ponta para atender às necessidades de mobilidade de estudantes, docentes e colaboradores do Politecnico di Milano e do Humanitas, reduzindo o congestionamento, melhorando a qualidade do ar e aumentando a acessibilidade geral na cidade. Esta iniciativa marca o início do que consideramos ser uma série de projetos marcantes que visam a aprimorar o transporte urbano e corporativo."

Via

Fundada em 2012, a Via foi pioneira na categoria TransitTech ao usar novas tecnologias para desenvolver sistemas de mobilidade pública, otimizando redes de ônibus, serviços de traslado, veículos compatíveis com cadeiras de rodas, ônibus escolares, além de veículos autônomos e elétricos em todo o mundo. Ao desenvolver a rede de transporte mais eficiente, igualitária e sustentável do mundo para todos os passageiros, como pessoas com mobilidade limitada, quem não tem smartphone e comunidades sem conta bancária, a Via trabalha com parceiros para reduzir os custos do transporte público e oferecer opções de transporte que se equiparem à conveniência de um carro pessoal e reduzam os efeitos sobre o meio ambiente. Entre os setores de transporte e tecnologia, a Via é uma líder de mercado visionária que combina inovação de software com design de serviço sofisticado e experiência operacional para melhorar profundamente a maneira como o mundo se move, oferecendo tecnologia em 700 comunidades e em mais de 35 países.

Laboratório de Economia Circular

O Centro de Inovação Intesa Sanpaolo, por meio do Laboratório de Economia Circular (a iniciativa de inovação decorrente da parceria com a Cariplo Factory para disseminar novos modelos de agregação de valor de interesse coletivo, acelerando a transição para modelos de economia circular), desempenhou um papel crucial no apoio à IVECO BUS ao identificar casos de uso e parceiros estratégicos para o desenvolvimento conjunto e a implementação de projetos de mobilidade com o uso da tecnologia de transporte responsivo conforme a demanda. Por meio de mapeamento preciso e envolvimento direcionado em nível nacional, a CE Lab identificou as universidades, instituições e empresas mais adequadas para colaborar na criação de soluções inovadoras de mobilidade digital.

Politecnico di Milano

O Departamento de Engenharia Mecânica (DMEC) do Politecnico di Milano promove e desenvolve a cultura, a pesquisa e a inovação em busca de soluções futuras de transporte com o objetivo de incentivar mudanças de comportamento rumo a uma mobilidade mais sustentável. O DMEC ajudará na identificação de casos de uso de possível interesse para estudantes e docentes.

IRCCS Istituto Clinico Humanitas

O HUMANITAS é um hospital e centro de pesquisa e ensino altamente especializado, que abriga a Humanitas University, um instituto acadêmico dedicado às ciências médicas. Construído ao redor de centros de prevenção e tratamento de câncer, doenças cardiovasculares, neurológicas, autoimunes, inflamatórias e ortopédicas, com um Centro Oftalmológico e um Centro de Fertilidade, o Humanitas também opera um Departamento de Emergência altamente especializado e o Hospital de Emergência 19, dedicado ao tratamento de doenças infecciosas. O Humanitas é o primeiro hospital italiano com certificação de qualidade da Joint Commission International desde 2018 na categoria Hospital acadêmico. O Humanitas é credenciado pelo Serviço Nacional de Saúde da Itália. Nomeado como um IRCCS pelo Ministério da Saúde (um credenciamento no sistema italiano que reconhece instituições dedicadas à excelência em atendimento clínico e pesquisa), o Humanitas é um centro de pesquisa conhecido internacionalmente e concentrado em doenças relacionadas ao sistema imunológico. O Humanitas Research Hospital é o carro-chefe de um grupo hospitalar também presente em Milão, Bergamo, Turim, Catânia e Castellanza (Varese).

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

MARCOPOLO RAIL AMPLIA CAPACIDADE PRODUTIVA E LANÇA NOVOS PRODUTOS, FOCADA NO CRESCIMENTO DO SETOR FERROVIÁRIO.

Unidade de negócio investe em modernização e tecnologia tanto em nível industrial como em novas opções de propulsão

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, amplia sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 m² de área total, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. No espaço, serão produzidos veículos 100% nacionais de forma integral, que vão atender às diferentes demandas por transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina, além de contar com a possibilidade de desenvolver projetos com parceiros estratégicos em serviços de modernização de veículos.

Entre os modelos que serão fabricados pela unidade está o recém-apresentado ao mercado, o Prosper VLT Hybrid. "O veículo híbrido é voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias. O que proporciona melhor desempenho e autonomia na operação, além de reduzir as emissões de CO2", destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio.

A ampliação da estrutura fabril deve melhorar a competitividade da unidade, pois além de possuir equipamentos de ponta, conta também com uma equipe de produção altamente especializada, com capacitação constante de seus profissionais. O novo pavilhão atende às normas internacionais com fluxo mais ergonômico e eficiente, o que trouxe agilidade na movimentação de componentes e materiais e, consequentemente, aumento da produtividade.

Para a criação do novo espaço, foram feitos investimentos em infraestrutura, com novas máquinas e equipamentos, novos gabaritos e pontes rolantes, além de uma área de armazenagem e logística própria. Combinado a tudo isso, a Marcopolo Rail está localizada em um espaço que permite a sinergia com outras áreas da Marcopolo, como o centro de fabricação de componentes e cabines de pintura, tornando os processos mais ágeis e simplificados.

Atualmente, entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers e o fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país.

Formação de mão de obra especializada

A Marcopolo Rail investirá também na formação de equipes de engenharia, para atuar no desenvolvimento de projetos para o segmento ferroviário. A iniciativa permite que a companhia esteja preparada para desenvolver veículos cada vez mais personalizados, de acordo com os diferentes desafios do setor de transporte sobre trilhos no país, além de contribuir com a valorização dos profissionais brasileiros.

"Com as novas instalações e equipes qualificadas, vamos desenvolver produtos da mais alta qualidade e ainda temos condições de nos aliar a parceiros estratégicos consagrados no mercado. Podemos dizer que estamos prontos para acompanhar o crescimento do setor, no Brasil e no exterior, tornando o Brasil uma referência em soluções em mobilidade", conclui Petras Amaral.

Marcopolo Rail

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CUMMINS BRASIL E INSTITUTO TRATA PROMOVEM CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS (SP)

Na Semana do Meio Ambiente, a partir desta segunda-feira e até 6 de junho, a Cummins Brasil e o Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que luta pela conscientização da importância do acesso ao saneamento básico, promovem o projeto “Brincar para Sanear” em três escolas públicas de Guarulhos (SP). Esta ação educacional, que prevê impactar mais de 880 estudantes, tem como objetivo sensibilizar não somente os alunos(as) como também os demais profissionais das instituições de ensino, por meio de atividades lúdicas, sobre o papel crucial do acesso água e dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para a qualidade de vida.

O “Brincar para Sanear” integra as ações do Cummins Water Works (CWW), programa estratégico global para fortalecer comunidades por meio de água sustentável e para discutir a crise hídrica global que tem efeitos negativos diretos na saúde, educação, igualdade de gênero e no crescimento de economias inteiras. “O Brasil está entre os países prioritários para o CWW e o “Brincar para Sanear” nesta agenda representa um importante passo para avançarmos”, afirma Soraia Senhorini Franco, gerente executiva de Responsabilidade Corporativa da Cummins.

O papel da conscientização sobre a importância do saneamento é crucial para munir os jovens na luta pelo avanço dos serviços básicos. Nesse sentido, ações de educação ambiental, como o “Brincar para Sanear”, visam transformar os estudantes em multiplicadores do conhecimento junto aos seus círculos familiares e sociais diante do cenário nacional que aponta mais de 32 milhões de habitantes sem acesso a água potável e cerca de 90 milhões convivendo sem o saneamento básico.

As atividades do projeto em Guarulhos (SP) serão promovidas nas escolas E.E Vitor Civita, E.E Comandante João Ribeiro de Barros e E.E Sebastiao Walter Fusco, por meio de 11 apresentações realizadas pelos funcionários da Cummins (colaboradores voluntários) e pela equipe da Trata Brasil.

Cummins Water Works 

Implantado no Brasil em 2021, o CWW é impulsionado na região por meio de parcerias com duas ONGs especialistas nestes grandes temas sociais: a The Nature Conservancy (TNC) e a Water.org, empenhadas em enfrentar as crises mais urgentes juntamente com as ações lideradas pelo time de colaboradores voluntários. Nestas parcerias, o investimento social é realizado pela Fundação Cummins e cada ONG possui suas metas, além de trabalharem de forma diversa. A Water.org, por meio de microfinanciamento, é responsável por levar água às comunidades mais carentes, ou seja, o foco é no usuário final. Já a TNC foca diretamente na conservação de nascentes e mananciais para redução de erosões e maior retenção de água.

Este programa, chamado “Fundo de Água de São Paulo”, também conta com o apoio da Rede Brasil do Pacto Global e da Water Resilience Coalition (WRC) visando assegurar a segurança hídrica nas bacias prioritárias que apresentam forte escassez na região metropolitana da cidade. A iniciativa promove a conservação e restauração florestal, melhores práticas no uso do solo e saneamento rural em áreas prioritárias nas bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), Alto Tietê e Paraíba do Sul (parte da porção paulista).

Desde a implantação no Brasil, as ações da Cummins juntamente com a Water.org beneficiaram mais de 300 mil pessoas por meio de 85 mil microcréditos liberados e aproximadamente 1200 estudantes engajados com temas de conscientização ambiental. A parceria entre TNC promoveu a restauração de 31 mil hectares, com foco na preservação de mananciais, ação que inclui plantio de árvores, instalação 105 fossas sépticas para melhora na preservação das nascentes, resultando na conservação e benefício em torno de 352.000 m³ de água.

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que surgiu em 2007 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Tornou-se uma fonte de informação ao cidadão para que reivindique a universalização deste serviço mais básico e essencial para qualquer nação. O ITB produz estudos, pesquisas e projetos sociais visando conscientizar o cidadão comum do problema e, ao mesmo tempo, pressionar pela solução nos três níveis de governo. A proposta é que todos conheçam a realidade do acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos e busquem avanços mais rápidos. Para mais informações, clique aqui.

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

EMTEL ADQUIRE 91 DAILY E 23 TECTOR EM NEGOCIAÇÃO COM A IVECO PARA ATENDER DEMANDA DA COPASA-MG

A IVECO concluiu a venda para a EMTEL, empresa locadora com sede em Belo Horizonte (MG), para o fornecimento de 91 unidades do Daily 35-160 e 23 unidades do Tector 9 toneladas. Esta negociação tem como objetivo atender à crescente demanda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em suas obras e serviços de manutenção.

Os caminhões adquiridos pela EMTEL possuem implementos específicos com foco nas necessidades operacionais da Copasa-MG. Os veículos Daily estão equipados com carrocerias de carga seca de metal, enquanto os caminhões Tector contam com carroceria de madeira e caçamba, adequadas para diferentes tipos de transporte e uso em obras de saneamento.

"Esta venda, resultado de uma licitação pública de locação, fortalece a parceria entre a IVECO e a EMTEL, que já é um importante parceiro de negócios da montadora e possui diversos modelos da marca em sua frota", afirma George Carloto, gerente Comercial da IVECO. O financiamento foi realizado por meio da IVECO CAPITAL, braço financeiro do Iveco Group, garantindo condições especiais para a aquisição dos produtos.

No portfólio completo da IVECO, dos leves aos pesados, destaque para a linha Daily, primeiro veículo leve com transmissão automática fabricado no Brasil e líder absoluto no segmento de chassi-cabine, e para a gama Tector, que tem a versatilidade como ponto forte com modelos que atuam entre 9 e 31 toneladas. Ambos proporcionam o melhor TCO do mercado de transportes para autônomos e frotistas.

O CEO da EMTEL, Luciano Miranda, destaca a parceria com a IVECO, o concessionário DEVA e o IVECO CAPITAL na negociação. Na visão de Miranda, o Daily e o Tector atendem muito bem ao que foi exigido no edital. O atendimento e o pós-venda da marca também contribuíram para que o cliente alcance o seu objetivo. "Para nós este fornecimento é extremamente importante e demonstra o cumprimento do nosso planejamento, além de firmar ainda mais a parceria com a IVECO", comenta Miranda.

Para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, a relevância desta transação está não apenas no número de veículos envolvidos, mas também na cooperação entre empresas de diferentes setores para atender às demandas de infraestrutura e serviços públicos, promovendo o desenvolvimento regional e a eficiência operacional.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

CORTECO NA OFICINA É A NOVA WEBSÉRIE DA MARCA COM DICAS TÉCNICAS PARA REPARADORES

Para apoiar os profissionais da reparação com informações técnicas e dicas sobre aplicações da sua linha de produtos, a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, está lançando a websérie “Corteco na Oficina”.

A primeira temporada da “Corteco na Oficina” conta com 10 episódios. Os primeiros vídeos já foram ao ar e, semanalmente, a empresa publica um novo, sempre abordando algum produto da linha leve, pesada ou motocicleta. Nesta etapa inicial, o time da Corteco está diretamente envolvido na apresentação do conteúdo, alternando a participação entre os seus executivos, Ricardo Piffer, diretor de Vendas e Operações; Alexandre Morselli, gerente de Produtos; e Eduardo Diniz, engenheiro de Aplicação.

“O nosso objetivo é fornecer informações rápidas e com agilidade sobre os itens do nosso catálogo. Entendemos que a rotina dos reparadores é bem dinâmica e, muitas vezes, surgem dúvidas que, com uma consulta ao conteúdo, podem ser esclarecidas. Valorizamos muito essa aproximação com os profissionais, com iniciativas que também fortalecem a nossa marca, tradicionalmente conhecida pela qualidade e alta tecnologia alemã empregada nas nossas linhas de reposição seguindo as mesmas diretrizes das linhas fornecidas diretamente às montadoras”, ressalta Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing da Corteco.

Para dar sequência, a Corteco já está planejando os vídeos da segunda temporada, que deverá contemplar de oito a dez conteúdos distintos. “Nosso calendário está correndo a todo vapor e estamos avaliando, inclusive, parceria com alguns influenciadores para as próximas produções”, complementa Estela.

A websérie “Corteco na Oficina” pode ser acompanhada pelos canais da empresa no YouTube, no Facebook e no Instagram. 

Corteco
Essência Comunicação

THYSSENKRUPP ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 120 MILHÕES EM SUAS OPERAÇÕES AUTOMOTIVAS NO BRASIL

A thyssenkrupp, líder global em engenharia e tecnologia industrial, anuncia um investimento de aproximadamente R$120 milhões em suas operações automotivas no Brasil. Esse montante estratégico tem como principal objetivo aprimorar as capacidades das plantas locais da empresa para atender à crescente demanda das montadoras que operam no país.

Diante dos recentes anúncios de montadoras de investimentos que somam cerca de R$ 100 bilhões, com foco principalmente no desenvolvimento de novas plataformas para veículos híbridos e elétricos, o aporte da thyssenkrupp é fundamental. 

"Essa cifra possibilitará a expansão da nossa produtividade e capacidade, implementação de tecnologias avançadas de automação e aquisição de máquinas de última geração para fortalecer o conteúdo local dos produtos fabricados no Brasil", diz Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp América do Sul.

A alocação de investimentos inclui, entre outras medidas, a expansão da capacidade de produção na planta de Poços de Caldas (MG), na qual a empresa fabrica eixos de comando de válvulas, além do aumento do conteúdo local na unidade de produção localizada em São José dos Pinhais (PR), onde a companhia produz sistemas de direção.

"Esse significativo valor que estamos investindo reafirma o compromisso da thyssenkrupp com a indústria automotiva brasileira, visando fortalecer sua posição como parceira-chave para as OEMs em toda a região", explica Paulo Alvarenga.

Nove em cada dez veículos fabricados no Brasil têm componentes da thyssenkrupp

As operações automotivas da thyssenkrupp são um dos segmentos mais significativos e impactantes para a empresa na América do Sul. Notavelmente, 9 em cada 10 veículos fabricados no Brasil incorporam componentes produzidos pela thyssenkrupp, destacando o protagonismo da companhia no setor automotivo.

O portfólio automotivo da thyssenkrupp engloba componentes desde o motor, como eixos de comando de válvulas, virabrequins e bielas, até componentes de suspensão e chassi, incluindo sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras, entre outros. 

A empresa opera seis fábricas automotivas no Brasil, sediadas em Ibirité, Poços de Caldas e Santa Luzia, em Minas Gerais; São José dos Pinhais, no Paraná; e São Paulo e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo. No ano fiscal de 2022/2023, o segmento Automotive Technology da thyssenkrupp registrou 7,9 bilhões de euros em faturamento global. 

thyssenkrupp
RPMA Comunicação

domingo, 2 de junho de 2024

ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS 2024: PREMIAÇÃO E HOMENAGEM NO 3º DIA DO EVENTO.

Mais de 600 veículos expostos passaram por avaliação de um júri especializado

Cord L29 1930

A 9ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindoia, o maior da América Latina, realizou na noite de sábado, 01 de junho, a tradicional premiação dos modelos que mais se destacaram no evento. “Tivemos a tão esperada batalha dos construtores também, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional”, disse Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

As premiações são feitas por categoria e são mais de 600 veículos expostos e avaliados. As homenagens foram aos 60 anos do Mustang e aos 50 anos do Alfa Romeo. O clube destaque, que trouxe o maior número de veículos ao evento, foi o Clube Bizorrão, que comemorou o seu jubileu.

Os principais destaques foram o Packard Derham Limousine, 1947, de Luiz Goshima; o pré-guerra Cord L29, 1930 (imagem de abertura), de João Alexandre; e o Cadillac Monocilindrica, 1906, do Dream Car Museum.

Packard Derham Limousine 1947

Cadillac Monocilindrica 1906

A detailer Carla Prado escolheu os três vencedores da competição Em Busca do Brilho Perfeito. O primeiro lugar foi do Mustang FastBack, 1965; o segundo lugar o Opala SS, 1977 e o terceiro foi o Impala, 1961. Os carros são avaliados em relação à integridade e brilho de suas pinturas, cromados, rodas, partes externas e internas, painel, tapeçaria etc. “O evento mais uma vez reconhece o esforço dos proprietários e colecionadores de autos antigos em manter viva e brilhante a história automobilística”, afirmou Carla.

A Batalha dos construtores homenageia como destaque os projetos customizados e seus construtores. Ganhou esse ano em primeiro lugar o Ogros Garage, Ford 1932; em segundo, Robson Felício, Ford 1930 e o terceiro lugar ficou com Anderson Trevisan, Oldsnobile Cutlass.

Em uma área de quase 70.000 metros, a pequena cidade do interior de São Paulo recebe o maior evento do antigomobilismo brasileiro. É no EBAA, que automóveis antigos  ornamentam os jardins da Praça Adhemar de Barros. Uma grande exposição a céu aberto, reúne veículos de colecionadores e clubes de automóveis antigos do país inteiro. O evento foi encerrado às 18h deste domingo, 2 de junho.

Fotos: Leonardo Figueira

9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA)
Betini Comunicação

CONCEITO BMW SKYTOP: POTÊNCIA, PRECISÃO E HABILIDADE COMBINADAS EM UM VEÍCULO ABERTO DE DOIS LUGARES PARA VIAGENS DE LUXO.

O BMW Group está mais uma vez trazendo um veículo excepcionalmente elegante e único para o Concorso d'Eleganza Villa d'Este deste ano, o concurso anual de beleza para carros e motocicletas históricos realizado às margens do Lago Como. Trata-se do BMW Concept Skytop, um carro aberto de dois lugares se assemelha a uma escultura, meticulosamente trabalhada, com uma elegância esportiva e fluida que complementa sua postura atlética e musculosa. O interior e o exterior do carro-conceito apresentam cores quentes e monocromáticas, combinando materiais exclusivos com o artesanato tradicional.

Proporções atléticas, carroceria orgânica

O exterior limpo do BMW Concept Skytop foi projetado para inspirar o desejo de viajar. Suas superfícies musculosas e esticadas são definidas por algumas linhas precisas que direcionam o volume do veículo para a traseira.

De cima, o capô proeminente e arrebatador, o icônico design de nariz de tubarão da BMW com grade em forma de rim iluminada e a seção traseira retraída chamam a atenção. As referências ao lendário roadster BMW Z8 foram cuidadosamente escolhidas. Particularmente notável é a ranhura pronunciada que se estende do capô, passando pelo interior, até um acabamento de alumínio posicionado na porta traseira, enfatizando o fluxo dinâmico da silhueta.

O design harmonioso dos faróis combina detalhes altamente complexos com o conceito geral. As unidades de LED, posicionadas em suportes de alumínio fresado, foram desenvolvidas sob medida para o BMW Concept Skytop, utilizando a mais recente tecnologia e design para faróis automotivos com o perfil mais fino disponível atualmente. O design limpo e purista permite que todas as funções de iluminação sejam consolidadas em um único espaço de instalação. A forma plana e definida das lanternas traseiras complementa a aparência geral do BMW Concept Skytop.

A barra de proteção contra capotamento com acabamento em couro atrás dos dois assentos do BMW Concept Skytop é combinada com aletas laterais no pilar B e uma janela traseira totalmente retrátil. As duas partes removíveis do teto, também com acabamento em couro, podem ser armazenadas em um compartimento especial no espaço para bagagem.

O esquema de cores garante uma transição suave do interior para o exterior, independentemente de o teto estar aberto ou fechado. Na seção traseira, o tom marrom-avermelhado do teto flui para o prata suave com efeito de sombra cromada da pintura externa. O gradiente de cores tecnicamente elaborado foi criado por um experiente mestre pintor na fábrica do BMW Group em Dingolfing.

Superfícies de couro no estilo brogue caracterizam o interior

Os assentos de couro no interior apresentam detalhes com recortes e perfurações no estilo brogue. O tom marrom-avermelhado das superfícies cria um esquema de cores consistente que dá a todo o interior uma sensação de luxo e espaço. Aplicações de cristal estão artisticamente embutidas no cockpit, aumentando a impressão geral. As superfícies internas do BMW Concept Skytop foram trabalhadas na tradicional selaria da fábrica do BMW Group em Dingolfing.

Há também semelhanças nas variantes de motor com o BMW Z8. Assim como o lendário roadster, o BMW Concept Skytop também vem com o motor V8 mais potente do portfólio de trens de força da BMW.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group