quinta-feira, 6 de junho de 2024

MERCEDES-AMG LANÇA NOVO GLC 43 4MATIC COUPÉ NO BRASIL COM DESIGN MARCANTE E CONFORTO EXCLUSIVO

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil confirma a chegada do Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé ao mercado brasileiro. O veículo compõe a gama de automóveis de alta performance da marca, atualizando um dos maiores portfólios de modelos superesportivos do país para 12 versões entre hatchbacks, sedans, SUV’s e elétricos. Anunciado na versão SUV no ano passado, o modelo traz agora a carroceria Coupé para oferecer uma opção ainda mais exclusiva para os fãs de conforto e desempenho.

O Mercedes-AMG GLC 43 Coupé é equipado com motor a gasolina de 421 cv assinado individualmente, além de ser eletrificado com uma rede de 48V e sistema de gerador de partida integrado (ISG), que garante uma potência adicional de 14 cv em situações de reaceleração e maior conforto em partidas e outras operações. O automóvel conta com o sistema de tração integral 4MATIC, suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecimento adaptativo ajustável, uma transmissão de troca rápida de nove velocidades e eixo traseiro direcional em até 4,5°, contribuindo para a experiência de alta performance típica da Mercedes-AMG.

Com inúmeras características esportivas, tanto em seu exterior quanto em seu interior, o veículo apresenta um visual dinâmico e de alta qualidade. O design externo é caracterizado pela grade do radiador específica da AMG com lâmina verticais, um spoiler dianteiro exclusivo com acabamento cromado, painéis laterais integrados de forma harmoniosa, além de duas ponteiras de escapamento redondas, acabamento em trama metálica e um spoiler na tampa do porta-malas, com design ainda mais marcante e luxuoso. O interior do modelo também é marcado pelos bancos esportivos AMG em couro, apresentando gráficos e revestimentos exclusivos.

Principais equipamentos de série

- Ar-condicionado THERMATIC de 2 zonas
- Iluminação ambiente de 64 cores
- Pacote Estacionamento com câmera 360º e assistente de estacionamento PARKTRONIC
- Alarme Antifurto
- Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
- MBUX e ativação por voz “Hey Mercedes”
- Duas telas LCD - de 12,3” e 11,9”
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
- Sistema de navegação
- Burmester® 3D Surround Sound System (15 alto-falantes e 710W de potência)
- Sistemas de direção semiautônoma
- Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
- Assistente Ativo de Frenagem
- Assistente Ativo de Manutenção de faixa
- Assistente Ativo de Ponto Cego
- Proteção de Pedestres
- Suporte para manobras evasivas
- Assentos dianteiros revestidos em couro, elétricos (inclui lombar) e memória
- Teto solar panorâmico
- Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos

Dados técnicos Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé

Cilindros

4 em linha

Cilindrada (cm3)

1.991

Potência máxima (cv/rpm)

421/6.750

Torque (Nm/rpm)

500/5.000

Câmbio

AMG Speedshift MCT 9G

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

4,8

Velocidade máxima (km/h)

250

Peso (kg)

1.995

Pneus (Dianteiro/Traseiro)

265/45 R20 (F) – 295/40 R20 (T)

Capacidade do porta-malas (L)

545-1.490

Tanque de combustível /reserva (L)

62 / 7

Comprimento / Largura / Altura

4.792 / 2.076 / 1.603

O novo Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé já pode ser encomendado em concessionários da marca no país com o preço público sugerido de R$ 694.900,00.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

ALTAIR APRESENTA O SEU PORTFÓLIO DE SOFTWARES PARA E-MOBILITY NO 13º SIMPÓSIO SAE BRASIL VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

A Altair, líder global em inteligência computacional, reforça a sua parceria com a SAE BRASIL e participa do 13º Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos, que será realizado no próximo dia 11 de junho, no AMCHAM Business Center São Paulo, na Rua da Paz, 1431 – Chácara Santo Antônio. A companhia apresenta o seu portfólio de softwares para e-mobility, além de cases de sucesso de clientes ao redor do mundo que utilizaram as soluções Altair para desenvolvimento de veículos elétricos, como a EKA by Pinnacle Mobility Soluções, fabricante de ônibus elétricos da Índia.

Segundo Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, a indústria automobilística mundial desempenha um papel importante no desafio da descarbonização. O rápido desenvolvimento dos veículos elétricos pode reduzir as emissões globais de gases de efeito de estufa, tornando-os mais seguros, eficientes e acessíveis. "A Altair está ajudando os clientes, desde fabricantes de baterias, pequenos fornecedores, até mega fornecedores e OEMs, a participar da descarbonização da indústria, com as nossas soluções e ferramentas", enfatiza o executivo.

"Para se alcançar mais rapidamente essas metas, é preciso uma engenharia multidisciplinar mais próxima para evitar silos no desenvolvimento dos produtos. Uma abordagem holística dos sistemas é vital em todo o processo de desenvolvimento, assim como de questões como autonomia, eficiência da transmissão e tempos de carregamento, entre outros desafios", destaca Valdir Cardoso.

De acordo com ele, a Altair dispõe de softwares e soluções para a maioria dos desafios da eletrificação veicular, que foram desenvolvidas para otimizar o desempenho do veículo, desenvolver um modelo completo do sistema e reduzir o tempo de teste físico. Um único modelo conectado que compreende um motor elétrico, eletrônica de potência, dinâmica de veículo, modelos de bateria permite que as equipes simulem o desempenho de todo o produto, fornecendo assim melhores informações sobre seu desempenho e comportamento e as interações entre seus componentes e subsistemas, levando a resultados eficientes.

O 13º Simpósio SAE BRASIL – "O avanço da eletrificação: superando Desafios e descarbonizando a mobilidade" vai discutir as mudanças tecnológicas que ocorrem em um ritmo cada vez mais intenso, e permitir a atualização de conhecimento, através de debates e apresentações, além de networking com profissionais de destaque da área.

A Altair é uma empresa líder global em inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que organizações de todos os setores concorram com mais eficiência e tomem decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado - tudo isso enquanto criam um futuro mais verde e sustentável. Para saber mais, acesse o site clicando aqui.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

JCB INICIA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA FÁBRICA DE US$ 500 MILHÕES NA AMÉRICA DO NORTE.

Começaram na terça-feira, 4 de junho, as obras de uma nova fábrica de US$ 500 milhões da JCB na América do Norte - o maior investimento da história da empresa. O início da construção foi sinalizado em uma cerimônia oficial no local em San Antonio, Texas, onde Alice Bamford, filha do Presidente da empresa, Anthony Bamford, cortou o primeiro pedaço de terra.

Alice Bamford e Lord Bamford

As obras da fábrica de 67.000 m² estão em andamento em um terreno de 400 acres e criarão 1.500 novos empregos ao longo de cinco anos. Será a segunda maior fábrica da empresa, atrás apenas da sede mundial da fabricante em Rocester, Staffordshire, Reino Unido. A fábrica produzirá manipuladores telescópicos Loadall e plataformas elevatórias, com produção programada para começar em 2026. A instalação também terá a capacidade de se expandir para a fabricação de outros produtos no futuro.

O presidente Lord Bamford disse: "As fabricantes de equipamentos de construção vendem mais de 300.000 máquinas todos os anos na América do Norte, tornando-a o maior mercado do mundo. A JCB tem aumentado sua participação nesse importante mercado de forma constante nos últimos anos e agora é o momento certo para investir em nossa capacidade de fabricação na América do Norte, onde já temos uma fábrica. A JCB realmente percorreu um caminho considerável desde que vendemos nossa primeira máquina aqui, há 60 anos, e é com imenso prazer que vejo como nossos negócios cresceram na América do Norte. Hoje é realmente um dia marcante na história de nossa empresa familiar".

O governador do Texas, Greg Abbott, disse: "O Texas foi nomeado este ano como 'O Melhor Estado para Negócios por um recorde de 20 anos', e estou orgulhoso de dar as boas-vindas à JCB como a mais nova empresa a chamar nosso grande estado de lar. A cerimônia de inauguração de hoje é um marco importante na jornada da JCB, que criará 1.500 empregos bem remunerados para texanos trabalhadores no condado de Bexar e trará centenas de milhões de novos investimentos para San Antonio e além. 'Made in Texas' é realmente uma marca global poderosa, e estou ansioso para comemorar o sucesso contínuo da JCB enquanto trabalhamos juntos para construir um Texas maior e melhor nas próximas décadas".

O CEO da JCB, Graeme Macdonald, disse: "Os negócios da JCB na América do Norte fizeram um tremendo progresso nos últimos anos e a oportunidade de crescimento aqui é vasta. Esse investimento recorde nos dá uma oportunidade fantástica de aproveitar nosso sucesso e estamos ansiosos para a conclusão dessa nova e excelente instalação".

Richard Fox-Marrs, Presidente e CEO da JCB North America, disse: "O manipulador telescópico Loadall é o produto mais vendido da JCB na América do Norte e é também o maior mercado de plataformas elevatórias do mundo e, portanto, faz muito sentido construir essas duas linhas aqui. O Texas é uma escolha óbvia para nossa nova fábrica na América do Norte, principalmente porque o estado é o maior consumidor de equipamentos de construção nos EUA. San Antonio também é a escolha lógica para nossa nova fábrica, devido à sua localização central, à proximidade da cadeia de suprimentos e à grande força de trabalho local. Estamos realmente entusiasmados com a nova fábrica da JCB em San Antonio e com o futuro de nossos negócios na América do Norte".

A JCB vendeu sua primeira máquina na América do Norte em 1964 e abriu sua primeira fábrica em Savannah, Geórgia, em 2001, que emprega 1.000 pessoas. A nova unidade fabricará máquinas para clientes especificamente na América do Norte. A JCB emprega 19.000 pessoas e tem 22 fábricas em todo o mundo, incluindo 11 no Reino Unido, sete na Índia e outras no Brasil e na China. A empresa marcará seu 80º aniversário em 2025.

JCBLíder mundial em vendas de máquinas retroescavadeiras e manipuladores telescópicos Loadall, a JCB é uma das três maiores fabricantes de equipamentos para construção. Empresa de origem britânica com 78 anos de atuação, dos quais há mais de 20 no País, possui 22 fábricas que produzem mais de 300 modelos de máquinas. A fábrica no Brasil fica no município de Sorocaba (SP), a qual atende a toda a América Latina, e onde são comercializadas as retroescavadeiras modelos 3CX e 4CX, miniretroescavadeira 1CX, miniescavadeira elétrica 19C-1E, escavadeiras hidráulicas de esteira JS130, 210NXT, 220NXT e 235NXT, pás carregadeiras 422ZX 426ZX, 427ZX, 437ZX e 455ZX, miniescavadeiras 8026CTS, 55Z-1, 35Z, minicarregadeiras 155, 190 e 270, Loadalls 530-70, 540-70, 530-110, 535-125, 540-170, 531-70 e 541-70 e rolos compactadores JCB 116D, CT160 e CT260. A empresa também conta com uma linha de plataformas elevatórias totalmente elétricas e zero emissão de carbono, no formato tesoura. São oito modelos: S1530E, $1930E, S2030E, S2632E, S2646E, S3246E, S4046E e $4550E.

JCB
G&A Comunicação Corporativa 

SINTO-ME REFÉM NO CARRO ELÉTRICO. Por chicolelis*

Marcador hipnotizante

Não, não pensem que tem alguma coisa a ver com segurança veicular, incêndio ou qualquer outro risco relacionado a este tipo de veículo. Mas, ouvindo pelo menos sete colegas jornalistas, ouvi deles a mesma resposta para minha pergunta: você se sente refém do marcador da capacidade da bateria do carro 100% elétrico?

Sim! Foi a resposta de seis eles. Apenas um disse que, de tanto andar em carro elétrico, inclusive em viagem à China, já não se “liga” tanto no marcador.

Eu já andei em cinco carros elétricos, sempre me incomodando com a minha exagerada atenção para com o marcador da capacidade da bateria. Olhava mais para ele do que para o trânsito.

Mas foi, no início desta semana, ao andar no Mustang elétrico que esta coisa mais me impressionou. Ocorre que sai de Campinas com o 310 km de autonomia. Ainda dentro da cidade, parando nos “PARE” e nos semáforos, estava tranquilo, cheguei na estada com 290.

Daí em diante, a agonia. Precisei dar uma “pisada” forte (que maravilha de arrancada) e a queda foi impressionante. Aterrorizante, melhor dizendo! Em menos de hum quilômetro, baixou para 240. Aconselhado pelo meu amigo Fraga, por celular, baixei a velocidade para menos de 90 km/h e não mais tirei os olhos do marcador, que baixava muito rápido. E os caminhões “apertando” na traseira.

O único colega, que disse não ter mais problemas como o que enfrentei, disse tratar-se de “fobia de autonomia”, igual àquelas que todos nós enfrentamos quando, no carro à combustão, o marcador bate no “vermelho” e não há perspectiva de um posto de abastecimento à frente.

Outro conta que tinha planos para passar o fim de semana na praia, mas que a ideia foi abandonada nos primeiros quilômetros da estrada, porque a queda da reserva da bateria caiu vertiginosamente. Voltou para casa e passou o fim de semana em São Paulo e no trânsito da cidade o elétrico não “negou fogo” e na segunda-feira ainda tinha 40 km de autonomia.

Outro colega não arriscou viajar 130 km, com a família para o litoral santista, apesar do marcador garantir autonomia de 400 km. “E se acaba a carga, tenho que chamar um guincho? Optou por também ficar na capital e chegar na segunda com autonomia de 170 km, rodando por toda São Paulo, inclusive ir ao Morumbi (ele mora na Zona Norte e o estádio é na Zona Sul)) ver o seu São Paulo jogar.

Agora falando da minha tristeza em sentar em um Mustang e não poder acelerar. Triste, não? E, pior, quando tirava os olhos do marcador e olhava para os motoristas que me ultrapassavam com um sorriso de ironia.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

ROGÉLIO GOLFARB E O EMPOBRECIMENTO DA CONSTELAÇÃO DE EXECUTIVOS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Rogélio Golfarb

Concordo com a opinião manifestada pelo experiente jornalista Vicente Alessi, Filho, sobre o empobrecimento da constelação de executivos da indústria automobilística brasileira, com a aposentadoria de Rogélio Golfarb, que respondeu pela vice-presidência da Ford na América do Sul.

Rogério Golfarb é um personagem raro, que conheci no tempo em que trabalhei na Ford brasileira, na fase em que chefiou o departamento de Marketing. Inteligente, elegante, de raciocínio rápido e de multiconhecimentos e talentos.

Nosso relacionamento mais importante foi em sua passagem pelo departamento de desenvolvimento de produtos e foi responsável pela coordenação da inauguração da modernização da fábrica de São Bernardo do Campo para a produção do novo Fiesta, que passaria a ser equipado com o motor Zetec-Rocam, produzido na fábrica de Taubaté, desenvolvido com as mais modernas tecnologias disponíveis. Confesso que foi um período gratificante porque conheci um executivo singular e respeitável.

Lembro do trabalho de comunicação para o anúncio dessa modernização e do novo Fiesta, que era de minha responsabilidade, como gerente de comunicação da Ford, que realizamos ao longo de seis meses. Desenvolvemos um plano, dividido em três fases, e o apresentamos inicialmente ao Rogélio que, com sua visão, presença de espírito e conhecimento de mercado, aperfeiçoou o material.

Numa reunião com toda a diretoria brasileira e a participação do vice-presidente da Ford mundial, Gurminder Bedi, o programa foi apresentado e o ouvimos dizer: "É o melhor plano que conheci em minha vida. E nomeio o presidente Ivan Fonseca e Silva, como responsável pelo cumprimento do programa".

Conheci, nesse dia, outras virtudes de Rogélio: a calma, a segurança e a confiança, como um jogador, de posse das melhores cartas nas mãos. O plano proposto foi executado com sucesso e atingimos os objetivos traçados.

Desde essa reunião internacional até hoje, em outra demonstração da elegância de Rogélio, ele, ao nos encontrarmos, se refere a mim acrescentando ao cumprimento a palavra mestre.

Como funcionário de uma empresa da indústria automobilística, Rogélio desejou se aprofundar nas mais diferentes etapas da produção de um veículo. Dos desenhos iniciais às etapas finais do projeto, que envolvem, inclusive, a importância do atendimento ao cliente e, também, a primeira revisão e o nível de qualidade do serviço.

Com isso, ao longo se sua carreira buscou ser designado para diferentes posições com o objetivo, também singular, de não se fixar num único cargo. Em todos sempre alcançou êxito e respeito pelo elevado nível desempenhado.

Golfarb também foi presidente da Anfavea, entre 2004 e 2007, sucedendo a Ricardo Carvalho, da Volkswagen. Na Anfavea, repetiu o excelente trabalho prestado à Ford.

Em uma declaração, Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul, disse que nos últimos cinco anos, Rogéio Goldfarg desempenhou papel fundamental na condução do crescimento da empresa, apoiando iniciativas de sucesso como lançamentos de produtos, reposicionamento da marca e a reestruturação do modelo de negócio na América do Sul. Segundo ele, sua experiência e conhecimento do setor foram cruciais para nossos processos de tomada de decisão.

Depois de 43 anos de serviços prestados à Ford e indústria automobilística brasileira, Rogélio Golfarb vai deixar saudade. Tenho certeza de que a Ford irá aproveitar muito bem os seus talentos como consultor na área de Assuntos Governamentais.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
 Clique aqui e ouça agora

*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

EVENTO DE LANÇAMENTO DA MEGUIAR´S ATRAI MAIS DE 150 LOJAS DE DETAILING DE TODO O PAÍS

A apresentação da marca reuniu mais de 150 lojistas de 26 Estados do país, além de representantes de 20 países.

Em um evento na sede da APG, no Tamboré (Barueri, SP), que é o novo importador e distribuidor da marca Meguiar´s no Brasil, mais de 400 convidados puderam conhecer os planos dessa reestreia e a nova linha de produtos da marca para o país. Marca que pertence à gigante global 3M desde 2008, a Meguiar´s é afamada mundialmente por produzir os melhores e mais reconhecidos produtos em estética automotiva. Depois de um intervalo, ela retorna ao Brasil por intermédio da APG, que atua no segmento automotivo desde 2022 com a New X Protection, marca de renome em proteção de pintura veicular (PPF).

Liderada pelo empresário Anderson Goetten, a APG atraiu cerca de 150 lojistas de 26 Estados do país. "Os especialistas em estética automotiva conhecem a qualidade dos produtos Meguiar´s. E estavam ansiosos pelo retorno da marca, visto que a eficiência desses produtos impacta diretamente no negócio de detailing", disse.

Linha de produtos Profissional e Entusiasta

Nesse relançamento, os produtos Meguiar´s estarão disponíveis no mercado nacional com duas linhas nesse primeiro momento: a Linha Profissional e a Linha Entusiasta, sendo o primeiro deles, naturalmente, direcionado às empresas de detailing. Conheça os principais destaques:

- ProSpeed Compound, é um polidor que otimiza o processo, realizando o corte da pintura e deixando a peça pronta para o acabamento.

- Final Inspection, remove excesso dos materiais utilizados durante o processo de polimento para fazer a conferência da eficácia do processo.

- Quick Detailer, é um lubrificante utilizado anteriormente à aplicação da Clay Bar, para descontaminação segura do veículo.

- Diamond Cut, um polidor com alto poder de corte utilizado em superfícies extremamente duras.

"Com a disseminação das empresas de estética automotiva, que vem ocorrendo no país nesta década, temos grande expectativa na comercialização da linha Profissional, visto que os especialistas do ramo conhecem e reconhecem a qualidade da Meguiar´s", destaca Goetten.

Já a Linha Entusiasta desperta igualmente uma enorme expectativa, uma vez que, desde a pandemia, o brasileiro redescobriu o prazer de cuidar do seu próprio carro nos finais de semana. "Vimos esse fenômeno acontecer nos últimos anos: as pessoas passaram a consumir mais produtos de estética automotiva. Em um primeiro momento, isso ocorreu em razão da ociosidade que havia nos finais de semana, onde tudo estava fechado. Mas depois virou uma grande terapia", explica o empresário. Veja os destaques:

- NXT All Metal Polisher, um poderoso polidor de metais que remove sujidades e deixa um acabamento brilhante

- Supreme Shine Protectant, protetor de interiores que deixa um acabamento hiper brilhante

- Natural Shine Protectant, que possui a mesma qualidade protetora do anterior, mas com um acabamento natural

- Ultimate Compound, um polidor com bom poder de corte, que remove fácil marcas de lavagens e riscos superficiais

- Ultimate Polish, que dá bom acabamento e ótimo brilho

- Quick Detailer, lubrificante para descontaminação segura dos veículos, que é destinado aos entusiastas.

APG
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

LUCIANA HERRMANN, DIRETORA DE COMUNICAÇÃO DA NISSAN AMÉRICA LATINA, GANHA PRÊMIO “WOMAN OF WORTH 2024”

A Nissan América Latina tem orgulho de anunciar que Luciana Herrmann, diretora regional de Comunicação, foi reconhecida com o prestigiado prêmio internacional "Woman of Worth 2024", outorgada pelo Women's Worldwide Car of the Year.

A premiação "Woman of Worth 2024" reconhece a importante contribuição de mulheres na indústria automotiva e suas incríveis conquistas em termos de igualdade de gênero, diversidade, equidade e inclusão no mundo. Por meio de uma análise que ressaltou a excelência de trinta candidatas, o júri chegou a dez finalistas de alto nível representando Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Suécia. Luciana Herrmann se distinguiu por sua sólida liderança e compromisso contínuo com a promoção da diversidade, equidade e inclusão, destacando o empoderamento do talento feminino no setor.

O júri da premiação "Woman of Worth" é formado por mulheres jornalistas especializadas de todo o mundo. O objetivo é dar visibilidade às mulheres na indústria e contribuir para que a voz delas seja ouvida em todos os continentes porque, para as mulheres, a mobilidade significa ter acesso a inúmeras possibilidades pessoais e profissionais.

"Considero este prêmio como uma grande responsabilidade e motivação para continuar abrindo caminho para que mais mulheres alcancem posições de liderança e mais homens acompanhem esta evolução. Agradeço ao júri, minha equipe, sponsors e mentores, que tornaram isso possível. Promover uma cultura inclusiva como fazemos na Nissan, mas também fora dela, é responsabilidade de todos", afirmou Herrmann.

Tendo atuado anteriormente como diretora de Comunicação da Nissan Mexicana, a executiva assumiu a diretoria de relações públicas e comunicação interna, corporativa e de produto da Nissan América Latina em novembro de 2023. A Nissan América Latina é formada pelas subsidiárias da Nissan na Argentina, Brasil, Chile, México e Peru, bem como os 34 mercados que integram a Nissan Importers Business Unit (NIBU).

Com mais de duas décadas de experiência na indústria automotiva, Luciana tem sido uma das impulsionadoras de inúmeras iniciativas de integração e programas de diversidade. É também sponsor de "Gender Balance", uma das Business Synergy Teams da Nissan América Latina. Além disso, durante toda sua carreira, ela tem liderado projetos de comunicação e marketing regionais e globais, promovendo um impacto positivo na cultura organizacional da companhia japonesa.

Nas esferas global e regional, a Nissan aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês). O projeto é capitaneado pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas e tem o objetivo de apoiar a igualdade de gênero. A Nissan América Latina também conta com políticas inclusivas, que promovem um ambiente de trabalho seguro onde cada pessoa pode demonstrar todo seu potencial, celebrando as diferenças e abraçando a diversidade.

Nissan América Latina

BUSSCAR EXPORTA EL BUSS 320L PARA O PARAGUAI

Ônibus possuem chassi Mercedes-Benz OF-1723

A Busscar exportou dois El Buss 320L para a empresa paraguaia Ybytyruzú, com sede em Villa Rica. Os veículos possuem chassi Mercedes-Benz OF-1723 e 46 poltronas Class Convencional no salão de passageiros.

Os assentos dispõem de cinto de segurança abdominal retrátil, apoio de pés com balancim e conjunto de porta copos individuais. Os ônibus também são equipados com ar-condicionado, sanitário, tomadas USB e monitores. Para contribuir com o desempenho do motorista, os veículos apresentam sensor de estacionamento e câmera de ré.

O diretor comercial da Busscar, Paulo Corso ressalta o diferencial do ônibus. “O El Buss 320L oferece segurança e conforto para viagens de curta e média duração, além de apresentar baixo custo operacional”, destaca.

Segundo o gerente de exportação Fabien Accariès, o El Buss 320L é uma escolha recorrente das empresas que fazem fretamento e trajetos curtos e médios. “Este veículo possui resistência e alta durabilidade nas estradas, características que atendem às necessidades dos nossos clientes, tanto do Brasil quanto do exterior”, analisa.

Busscar

CHAIRMAN DA GWM CONFIRMA PARA ALCKMIN QUE HAVAL H6 SERÁ O 1° CARRO PRODUZIDO NO BRASIL

Fundador e chairman da GWM, Jack Wey reuniu-se nesta quarta-feira (5) com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em evento realizado em Pequim, na China. Durante o encontro, Wey revelou em primeira mão que o primeiro modelo a ser produzido na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), será o SUV híbrido Haval H6.

As duas lideranças estavam em Pequim para participar do Seminário Econômico Brasil-China, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). O evento reuniu empresários dos maiores e mais promissores setores econômicos de Brasil e China, com destaque para indústria, finanças, agronegócio e transição energética. Também estiveram presentes Parker Shi, Head da GWM International; James Yang, presidente da GWM Brasil e CEO da GWM Americas, e Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

Na conversa com Alckmin, Jack Wey fez um breve resumo sobre a operação global da GWM e os planos para o Brasil, detalhando a estratégia de longo prazo focada nas tecnologias de eletrificação, sustentabilidade e segurança. O chairman chinês também atualizou o vice-presidente brasileiro sobre o cronograma de abertura da fábrica de Iracemápolis.

Durante o evento, Jack Wey presenteou Geraldo Alckmin com uma miniatura do SUV híbrido.

Dentro desse cronograma, serão realizadas nos próximos meses as contratações e o treinamento dos funcionários que serão responsáveis pela fabricação dos veículos. Também no segundo semestre de 2024 começam a ser produzidas as primeiras unidades do GWM Haval H6, ainda em regime de pré-produção, cuja finalidade será tanto testar e ajustar os novos equipamentos da linha de montagem quanto verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade.

Apenas ao final dessa fase de preparação da planta de Iracemápolis para operação industrial é que terá início a montagem dos veículos destinados ao mercado brasileiro, programada para o primeiro semestre de 2025. Não está confirmada qual é a versão da família Haval H6 que será produzida no Brasil.

Jack Wey aproveitou a ocasião para mostrar ao vice-presidente o caminhão a hidrogênio desenvolvido pela empresa FTXT, divisão da GWM que é especializada em todo o ecossistema de hidrogênio. Ao final da reunião, o chairman celebrou o encontro presenteando Geraldo Alckmin com uma miniatura do Haval H6.

GWM - Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

quarta-feira, 5 de junho de 2024

CUMMINS BRASIL ELEVA PORTFÓLIO DE GRUPOS GERADORES EMISSIONADOS 

Como parte da estratégia global de sustentabilidade Destino ao Zero, para acelerar a redução dos impactos de gases de efeito estufa (GEE) e atingir emissão zero até 2050, de modo a atender o mercado de geração de energia de forma cada vez mais sustentável, a Cummins Brasil anuncia nova linha de grupos geradores emissionada, em contribuição com a transição energética imediata.

A novidade atende aos níveis de emissões da cidade de São Paulo, conforme Decreto 60.233 e conta com nova motorização eletrônica, produzida na planta em Guarulhos (SP), QSF 4.5. Os grupos geradores desta linha são oferecidos em três versões, C90D6e, C110D6e e C130D6e, e trazem potências de 90 kW, 110 kW e 130 kW, respectivamente.

“Com este lançamento, reforçamos o nosso compromisso em contribuir com as operações dos nossos clientes com a sustentabilidade, inovação e energia confiável por meio dos nossos produtos de classe premium. Vale reforçar que este novo grupo gerador com motor QSF 4.5 diesel eleva nosso portfólio de soluções emissionadas que abrange potências entre 40 kVA e 500 kVA”, afirma Cora Reis, gerente executiva de Vendas da Cummins Power Generation para a América do Sul.

Projetado para atender também às demandas rigorosas de geração de energia, além de outros segmentos como agricultura, construção e entre outros, o QSF 4.5 é o motor de 4 cilindros que traz maior densidade de potência disponível no mercado brasileiro. Compatível com biodiesel até B20, essa motorização, desenvolvida por engenheiros brasileiros, incorpora um sistema de bomba de combustível criado para resistir aos efeitos de combustíveis de origem vegetal e um filtro separador de água de alto desempenho, aumentando sua robustez e confiabilidade.

Os grupos geradores Cummins Power Generation C90D6e, C110D6e e C130D6 e  atendem aos requisitos de diferentes aplicações, como agrícola, comerciais, indústrias, manufaturas, hospitais, entre outras, em regimes de Emergência (Standby). O intervalo de manutenção desta família é de 250 horas ou seis meses, em regime de trabalho Standby.

A Cummins Brasil destaca-se no setor por ser a única companhia a produzir os principais componentes (as soluções são integradas) que compõem um grupo gerador: motor, alternador, turbo compressor, filtros, chaves de transferência, sistemas do controle e monitoramento, garantindo que todos os componentes e subsistemas são desenvolvidos para trabalharem juntos. A empresa oferece ainda soluções confiáveis em pós-vendas, com uma rede de distribuição presente em todo o Brasil e suporte técnico especializado.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

AUDI DO BRASIL REINAUGURA CENTRO DE SERVIÇOS EXCLUSIVO NO AEROPORTO DE CONGONHAS

Audi do Brasil e Estapar anunciam a reinauguração nesta semana do Audi Airport Service, um espaço exclusivo dentro do estacionamento do Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, que foi completamente renovado para oferecer aos clientes uma experiência ainda mais única e personalizada em serviços automotivos. O local está situado em uma exclusiva área VIP do terminal aéreo, que conta com uma oficina exclusiva dedicada aos modelos da marca das quatro argolas. Além disso,  o espaço oferece revisões programadas, lavagem a seco, troca de óleo e filtros, dentre vários outros serviços de manutenção automotiva. 

Os valores das revisões são os mesmos dos cobrados na rede de concessionárias da Audi em todo o Brasil. E, caso sejam necessários reparos mais extensos, a equipe técnica pode oferecer ao cliente novo agendamento de serviços, a ser realizado na concessionária de preferência do cliente. Ao final do serviço, todos os carros são entregues devidamente lavados.

 O espaço exclusivo proporciona maior comodidade e praticidade aos clientes que utilizam o terminal aéreo em suas viagens

“Sabemos que o tempo é um dos ativos mais valiosos dos nossos clientes e queremos otimizá-lo com o Audi Airport Service, um programa  que oferece diversos serviços automotivos em um espaço exclusivo no aeroporto de Congonhas, trazendo maior comodidade ao nosso público durante as suas viagens”, destaca Milena Araujo, Head de pós-vendas da Audi do Brasil.

"O principal objetivo desta parceria é oferecer comodidade aos clientes, seja da Audi, seja da Estapar. Ao utilizar o Audi Airport Service, eles podem aproveitar o tempo de uma viagem curta para realizar serviços de manutenção em seus veículos", explica Marcella Mosquini, Head de marketing da Estapar.

No espaço é possível também adquirir itens do Audi Collection, a linha exclusiva e completa de acessórios, roupas e itens inspirados da tecnologia, design e esportividade da marca. Essa nova operação permite que o cliente tenha um espaço de interação com a marca das quatro argolas. Por fim, a Audi cobre o serviço de valet como cortesia aos clientes que efetuarem os serviços dentro do Box do Airport Service (custos do período de estacionamento ficam por conta do cliente).

Audi do Brasil

VOLVO CARS INICIA PRODUÇÃO DO SUV EX90 TOTALMENTE ELÉTRICO

A Volvo Cars está em clima de comemoração esta semana, já que sua fábrica, nos arredores de Charleston, na Carolina do Sul, começou a construir o novo SUV EX90 elétrico (carro-chefe), e as primeiras entregas aos clientes estão programadas para o segundo semestre deste ano.

O EX90 não só expande o portfólio de carros totalmente elétricos, mas também representa uma mudança de paradigma para a empresa, pois é o primeiro carro Volvo equipado com tecnologia de computação central, tecnologia que permite uma nova era de segurança para os carros da marca.

O primeiro EX90 destinado ao cliente que saiu da linha Charleston foi um modelo marcante pintado em Denim Blue, destinado a um cliente nos Estados Unidos ainda este ano.

“O Volvo EX90 totalmente elétrico é o início de uma nova era para a Volvo Cars – uma nova era para segurança, sustentabilidade e tecnologia centrada no ser humano”, afirma Jim Rowan, nosso executivo-chefe. "O EX90 é orgulhosamente fabricado nos EUA e reflete nosso compromisso de longo prazo com nosso pessoal na Carolina do Sul e com o mercado mais amplo dos EUA."

Comprometido com a Carolina do Sul

A primeira fábrica da Volvo Cars nos Estados Unidos foi inaugurada no verão de 2018 nos arredores de Charleston, uma das cidades mais antigas e célebres do país. Hoje, a fábrica de Charleston produz o sedã EX90 e S60 e tem capacidade para produzir até 150 mil carros por ano.

Nos últimos anos, a empresa fez grandes investimentos nas instalações. A oficina e a oficina de pintura foram renovadas e ampliadas significativamente, enquanto a fábrica agora também possui uma linha de produção de baterias de última geração.

Com estes investimentos, a unidade de produção nos EUA está bem preparada para esta nova era na sua história ainda jovem e reflete o compromisso de longo prazo com a Carolina do Sul e os Estados Unidos, onde a Volvo Cars opera há quase 70 anos, através de uma rede robusta de 281 concessionários. em 47 estados.

Nascido elétrico e inovador

O EX90 é baseado na base de tecnologia EV elétrica de última geração, com autonomia totalmente elétrica de até 600 km. O EX90 foi projetado para ser o carro Volvo mais seguro até o momento, equipado com tecnologia de segurança passiva e ativa de última geração e software formado por um amplo conjunto de sensores.

Enraizado nos princípios de design escandinavos, o EX90 oferece proporções modernas que otimizam a segurança, a eficiência e a estética. Graças à sua verdadeira configuração de sete lugares, é o companheiro perfeito para toda a família, cheio de espaço, versatilidade e conforto.

O EX90 vem com um sistema central poderoso, está sempre conectado e pode ser aprimorado ao longo do tempo por meio de atualizações de software. Essas atualizações são fornecidas por engenheiros de software da Volvo, habilitadas por IA e informadas pela coleta de dados em tempo real. O EX90 é uma prova das  capacidades globais de engenharia e reafirma a posição da marca como líder na mudança tecnológica contínua na indústria automotiva.

Volvo Cars

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS IMPULSIONA PRÁTICAS DE DESCARBONIZAÇÃO E ECONOMIA CIRCULAR

A Volkswagen Caminhões e Ônibus já é referência quando se fala em veículos com atributos sustentáveis, mas a montadora vai além. Em seu centro de desenvolvimento mundial localizado em Resende (RJ), os processos produtivos são planejados com foco na preservação ambiental. No último ano, além de reduzir o volume de resíduos aterrados, medidas adotadas pela empresa possibilitam o marco de 71% de energia limpa certificada nas operações e a redução na emissão de poluentes locais e de gases de efeito estufa em até 90% em algumas operações logísticas internas.

"Nos mantemos atentos para identificar oportunidades de reduzir o impacto ambiental de nossas atividades. Descarbonização e circularidade são pautas constantes em todos os nossos produtos, desde os caminhões e ônibus aos serviços, e também se fazem presentes nos processos produtivos. Afinal até mesmo as menores ações têm o potencial de gerar impactos positivos e norteiam práticas estratégicas adotadas por nós" explica Marcelo Vidal, gerente executivo de Engenharia de Manufatura e Manutenção.

Atrelada ao compromisso de inovação e sustentabilidade, a tecnologia tem impactado positivamente no processo de prototipagem da empresa. O uso de ferramentas como a realidade virtual possibilita a eliminação de dois a quatro veículos físicos por projeto. Em paralelo, a marca mantem ainda uma política de economia circular e integra os veículos de teste originalmente destinados ao descarte às rotas logísticas internas. Ambas as iniciativas possibilitaram a otimização de recursos energéticos e redução do descarte de recursos como metais, plásticos, madeira e outros materiais.

A frota interna da VWCO também conta com caminhões e-Delivery, modelo 100% elétrico e com zero emissões de poluentes locais. Os veículos realizam cerca de 23 viagens diárias em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados e, em comparação ao antecessor a diesel, podem reduzir em mais de 90% as emissões equivalentes, considerando a baixa pegada de carbono da matriz de energia elétrica brasileira.

"Em cada nova instalação ou mudança realizada, é priorizada a eficiência de todos os recursos que permitam operar a empresa de forma mais sustentável e econômica", complementa o executivo. Em 2024, a VWCO atingiu 71% de energia certificada proveniente de  fontes renováveis. Com relação ao consumo hídrico, os sistemas de captação de água pluvial e sistema de climatização possibilitam reutilizar diariamente cerca de 3 mil litros de água, volume destinado à irrigação dos jardins e lavagem do piso de áreas internas e externas. 

Volkswagen Caminhões e Ônibus

Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.

GRUPO TRATON

Com suas marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN e Navistar, a TRATON SE é controladora do GRUPO TRATON e um dos principais fabricantes de veículos comerciais do mundo. Seu portfólio de produtos inclui caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. "Transformando o Transporte Juntos. Para um mundo sustentável": esta intenção reforça a ambição da empresa de ter um impacto duradouro e sustentável no negócio de veículos comerciais e no crescimento comercial do Grupo.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

REFERÊNCIA MUNDIAL EM ESTÉTICA AUTOMOTIVA, LINHA MEGUIAR´S É RELANÇADA NO MERCADO BRASILEIRO

Marca que pertence à gigante global 3M desde 2008, a Meguiar´s é afamada mundialmente por produzir os melhores e mais reconhecidos produtos de qualidade em estética automotiva. 

Depois de um hiato de alguns anos, a Meguiar´s retorna ao mercado brasileiro, desta vez com importação e distribuição realizada pela APG, que atua no segmento automotivo desde 2022 com a New X Protection, marca de renome em proteção de pintura veicular (PPF).

Com o propósito de oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos seus parceiros de negócios, a APG vem obtendo grande destaque no país com a linha de PPF, a único com eficácia testada e comprovada em laboratório. Batizada de NewX Protection, o produto ficou rapidamente conhecido nas lojas especializadas em detailing automotivo.

Liderada pelo empresário Anderson Goetten, a APG enxerga agora uma excelente oportunidade de expandir ainda mais sua penetração no segmento de estética automotiva com a chegada da Meguiar´s. 

"O DNA da APG é composto pela paixão por carros, e não havia outra marca que fizesse mais sentido para esse grupo que a Meguiar's", afirma Goetten.

Linha de produtos Profissional e Entusiasta

Nesse relançamento, os produtos Meguiar´s estarão disponíveis no mercado nacional com duas linhas nesse primeiro momento: a Linha Profissional e a Linha Entusiasta, sendo o primeiro deles, naturalmente, direcionado às empresas de detailing. Conheça os principais destaques:

- ProSpeed Compound é um polidor que otimiza o processo, realizando o corte da pintura e deixando a peça pronta para o acabamento.

- Final Inspection remove excesso dos materiais utilizados durante o processo de polimento para fazer a conferência da eficácia do processo.

- Quick Detailer é um lubrificante utilizado anteriormente à aplicação da Clay Bar, para descontaminação segura do veículo.

- Diamond Cut: um polidor com alto poder de corte utilizado em superfícies extremamente duras.

"Com a disseminação das empresas de estética automotiva, que vem ocorrendo no país nesta década, temos grande entusiasmo com a comercialização da linha Profissional, visto que os especialistas do ramo conhecem e reconhecem a qualidade da Meguiar´s", destaca Goetten.

Já a Linha Entusiasta desperta igualmente uma enorme expectativa, uma vez que, desde a pandemia, o brasileiro redescobriu o prazer de cuidar do seu próprio carro nos finais de semana. "Vimos esse fenômeno acontecer nos últimos anos: as pessoas passaram a consumir mais produtos de estética automotiva. Em um primeiro momento, isso ocorreu em razão da ociosidade que havia nos finais de semana, onde tudo estava fechado. Mas depois virou uma grande terapia", explica o empresário. 

Os destaques

- NXT All Metal Polisher, um poderoso polidor de metais que remove sujidades e deixa um acabamento brilhante.

- Supreme Shine Protectant, protetor de interiores que deixa um acabamento hiper brilhante.

- Natural Shine Protectant, que possui a mesma qualidade protetora do anterior, mas com um acabamento natural.

- Ultimate Compound, um polidor com bom poder de corte, que remove fácil marcas de lavagens e riscos superficiais.

- Ultimate Polish, que dá bom acabamento e ótimo brilho.

- Quick Detailer, lubrificante para descontaminação segura dos veículos, que é destinado aos entusiastas.

APG
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com