terça-feira, 9 de julho de 2024

POLO AUTOMOTIVO STELLANTIS DE BETIM CELEBRA 48 ANOS COM LEGADO DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Inaugurado em 1976, o Polo Automotivo Stellantis de Betim completa 48 anos nesta terça-feira, 9 de julho, e reafirma seu legado em Minas Gerais como uma das principais referências em tecnologia automotiva do mercado brasileiro e uma das maiores plantas da Stellantis no mundo.

Ao longo do quase cinco décadas, já foram produzidos mais de 17,5 milhões de veículos, dos quais mais de 4 milhões já foram exportadas para 37 países. Além da sua impressionante capacidade de produção, o Polo de Betim também contribuiu para impulsionar a economia mineira, consolidando a industrialização do estado. Hoje, a planta mineira reúne mais de 120 fornecedores na região do entorno e emprega 16 mil pessoas, mais da metade da força de trabalho da empresa na América do Sul.

Agora, o Polo se prepara para a expansão da nova linha de motores, que produzirá as motorizações dos futuros lançamentos da Stellantis na região, incluindo os produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. Os primeiros modelos com essa tecnologia estão previstos para chegar ao mercado até o fim deste ano.

A nova linha de motores amplia a capacidade de produção do Polo Automotivo de Betim para 1,1 milhão de motores por ano, e foi planejada para produzir motores flex de alta eficiência, baixas emissões, e que serão associados às tecnologias de hibridização, consolidando o Brasil como hub de referência global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid. Para a implantação foram investidos R$ 454 milhões.

Além disso, foi anunciado recentemente um aporte de R$ 14 bilhões em investimentos de 2025 a 2030 para o Polo Automotivo Stellantis de Betim. O maior investimento da história da fábrica mineira. O montante faz parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela Stellantis para América do Sul, que impulsionará o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

“O Polo Automotivo de Betim continua a atrair novas indústrias para seu entorno, reforçando a cadeia de valor, fortalecendo o desenvolvimento econômico regional e gerando impacto social positivo na renda, na educação, na saúde, na segurança. Com este novo investimento de R$ 14 bilhões, vamos dar sequência ao incrível legado desta fábrica, direcionando o valor para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar novos empregos", ressalta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Hoje, na fábrica de Betim são produzidos seis modelos da Fiat que são destaque no mercado e referência em seu segmento, como a Nova Strada, líder de vendas no país, Argo, Mobi, Pulse, o Fastback, o SUV Coupé da Fiat, e o Fiorino, além do Peugeot Partner Rapid, que também é produzido na planta mineira.

O Polo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina. Atualmente, a fábrica produz os motores Fire, Firefly, além das famílias GSE Turbo. Toda essa estrutura faz parte de um complexo industrial que ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída.

Desenvolvimento total de automóveis

O Polo Automotivo Stellantis de Betim conta com 100% de autonomia tecnológica na América do Sul para atender completamente todas as fases de desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência. São espaços estratégicos que reúnem mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos, responsáveis por darem forma e funcionalidade mecânicas às ideias, conceitos e desenhos.

Dentre as áreas estratégicas da Stellantis, está o Tech Center Stellantis, que reúne mais de 60 laboratórios e é peça fundamental no processo de criação de um veículo. O centro de desenvolvimentos de produtos torna ainda mais refinada a capacidade da Stellantis de atuar em todas as etapas, desde projetar, desenvolver e testar veículos de classe mundial na América do Sul. O espaço representa inovação, tecnologia e, principalmente, pessoas. Com a união desses três fatores, a Stellantis antecipou o futuro para os consumidores, entregando modernidade, desempenho e segurança. O Tech Center é formado pelo Safety Center, Virtual Center e Developmente Center.

O Safety Center é hoje o mais moderno centro de testes de colisão da Stellantis e um compromisso da companhia com a América do Sul. O espaço tem o objetivo de garantir as certificações legais e necessárias em todos os projetos desenvolvidos e aplicados para as marcas da Stellantis para entregar ao cliente produtos com a máxima performance em segurança veicular. Com uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas, o Safety Center foi desenvolvido para realizar testes de impacto frontais, traseiros e laterais contra barreiras rígidas e deformáveis, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais. Além disso, as provas físicas realizadas no local simulando uma grande variedade de situações, avaliam a estrutura do automóvel bem como os sistemas de retenção (cinto de segurança e airbags).

O Development Center é uma área estratégica com 450 postos de trabalho e completa infraestrutura de apoio. Nesta área, todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos encontram sua viabilidade econômica e de manufatura. No espaço trabalham profissionais de todas as áreas envolvidas, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças etc., que desenvolvem o business case.

Já o Virtual Center e seus laboratórios fazem as validações virtuais do projeto à medida que avança, para que a evolução seja consistente. A Manufatura desenvolve os ferramentais e se prepara para a industrialização e futura produção do novo veículo.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Clique aqui e visite o site.

Fotos: Leo Lara/Divulgação

Stellantis

NA LAT.BUS 2024, IVECO BUS EXPANDE PORTFÓLIO ATENDENDO ÀS NECESSIDADES DO MERCADO.

Com foco na realidade do mercado brasileiro, a marca apresenta novas versões da Daily Minibus, o chassis BUS 17-210 G, disponível para test-ride, e o chassis BUS 17-280 Suspensão Pneumática, além de inéditas soluções em eletrificação.

DAILY MINIBUS 50-180

Parceira dos clientes, entendendo suas necessidades e aplicações, a IVECO BUS estreia na Lat.Bus 2024 um portfólio renovado e desenvolvido com foco na realidade do mercado brasileiro, nos segmentos escolar, urbano, rodoviário e de turismo.

Sua ampla gama de soluções para mobilidade sustentável será exposta em novas versões da linha Daily Minibus, que oferece a certeza de rentabilidade, com baixo consumo de combustível e custo de manutenção reduzidos; o chassis BUS 17-210 G, solução robusta movida a gás natural e biometano com alto potencial de aplicação principalmente no transporte urbano; e o chassi BUS 17-280 Suspensão Pneumática, que agrega conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade ao motorista e economia ao operador.

CHASSI BUS 17-280

O público que visitar o estande de 600 metros quadrados da IVECO BUS no São Paulo Expo, de 6 a 8 de agosto, poderá conhecer soluções inéditas em eletrificação que confirmam o compromisso da IVECO BUS com a descarbonização, oferecendo uma linha completa de soluções sustentáveis ​​e serviços especializados perfeitamente adaptados às especificações locais.

A Lat.Bus 2024 é a plataforma perfeita para o fabricante, full liner presente em mais de 40 países, se destaca no Brasil e na América Latina, propondo uma oferta ampliada de produtos, incluindo os de zero emissão, bem como sua oferta de serviços . No primeiro dia da exposição, a IVECO BUS receberá jornalistas em seu estande F51 para uma coletiva de imprensa às 11h10.

“Essa visão apoia a estratégia da IVECO BUS em pilares principais. Entre eles, fornecer ofertas multi energia, com diversas missões para atender as necessidades específicas e manter a proximidade com os clientes”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para a América Latina.

A linha de produtos em exibição na Lat.Bus 2024 reflete perfeitamente a capacidade da IVECO BUS em fornecer soluções de mobilidade eficientes, seguras e sustentáveis, respeitando os custos operacionais da região e o melhor TCO (Custo Total de Propriedade) para cada tipo de missão.

Daily Minibus: novas versões para transporte escolar, fretamento e turismo.

Combinando o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus, a linha Daily Minibus fica ainda mais completa na Lat.Bus 2024 com a chegada de novas versões para transporte escolar, frete, executivo e turismo. As novas opções se encaixam de forma customizada às demandas de mercado, com dirigibilidade, potência, amplo espaço interno e baixo consumo de combustível.

A Daily Minibus 30-160 estreia na configuração versão Escolar, desenvolvida como uma nova opção para customização com teto-baixo, permitindo acesso em garagens e áreas de embarque onde a altura é limitada. A versão para 15 passageiros + motorista é uma opção de entrada que oferece excelente relação custo x benefício ao profissional acomodado de transporte escolar, traz a confiabilidade e a robustez que só a linha Daily Minibus oferece.

Para o Daily Minibus 50-180 são duas novas versões: a primeira sem a Porta Lateral Corrediça (sem PLC), com entrada dos passageiros pela porta dianteira e corredor livre; e a Hi-Matic Executive, que traz acabamento e poltronas de alto padrão associadas à transmissão automática de 8 velocidades.

Própria para aplicações de frete, receptivo e turismo, a Daily Minibus 50-180 sem PLC oferece mais agilidade no embarque e desembarque e rentabilidade, já que dispensa a manutenção da porta lateral correta. Desenvolvida com o parceiro TCA, a versão tem maior espaço no salão de passageiros, o que facilita a acomodação nos assentos, trazendo mais praticidade ao dia a dia. A versão é baseada no Daily Vetrato, que vem com janelas de fábrica e é preparada para ser enviada como uma van.

A Daily Minibus 50-180 Hi-Matic Executive, por sua vez, apresenta um novo padrão de conforto e luxo no segmento de vans de passageiros, com acabamento e poltronas de alto padrão, além da transmissão ZF- 8HP, com 8 velocidades, que proporciona trocas de marchas suaves e rápidas.

Com a nova transmissão, as marchas são trocadas a cada 2 milésimos de segundos. A caixa automática é extremamente robusta e com diferentes funções, como Modo Eco, Kick Down, Modo Creep.

“O desenvolvimento do Daily Minibus 50-180 Hi-Matic Executive foi focado em oferecer mais desempenho e segurança, economia operacional e conforto aos motoristas. O perfeito equilíbrio entre desempenho do motor e consumo de combustível proporciona um menor desgaste de componentes, enquanto a troca de marchas suaves garante mais conforto aos motoristas”, explica Paulo Kazuto, especialista em Marketing de Produto da IVECO BUS.

Em todas as versões o Daily Minibus é equipado com o motor FPT F1C de 180 cavalos, que garante força nas subidas e agilidade nas saídas, sem comprometer o consumo de combustível.

ÔNIBUS 17-210 G: gás ou biometano, com autonomia de até 350 km

Apresentado no estande da IVECO BUS na Lat.Bus 2022, o chassi BUS 17-210 G estará disponível para test-ride na área externa da feira. O modelo na faixa de 17 toneladas tem alto potencial de aplicação no Brasil, principalmente para transporte urbano, em que várias cidades brasileiras têm distribuição de GNV ou produção de biogás, além de ser uma alternativa econômico-financeira interessante para o transporte sustentável.

A tecnologia do motor FPT Industrial de 210 cv de potência e 760 Nm de torque permite que o BUS 17-210 G seja operado com gás natural ou biometano. Em operação, o uso do gás garante reduções de 90% do dióxido de carbono (NO2) e de 10% do dióxido de carbono (CO2). Abastecido com biometano, a emissão de CO2 é até 95% menor. A autonomia pode chegar a até 350 milhas, com até 9 cilindros para armazenamento. O tempo de abastecimento é rápido, em cerca de 20 minutos: detalhes importantes para o cálculo do TCO, em comparação com o diesel e o elétrico.

Além disso, o chassi a gás tem custo de aquisição competitivo, o que o torna mais acessível para os sistemas de transporte do Brasil e América Latina.

“Temos clientes bastante sustentados nas vantagens do nosso chassis a gás. Enxergamos um grande potencial de aplicação do modelo no segmento urbano, em municípios que já contam com a infraestrutura necessária para o veículo”, apontando Kazuto.

ÔNIBUS 17-280 Suspensão Pneumática: conforto, dirigibilidade e economia

Cada vez mais reconhecido no mercado pela sua robustez, baixo consumo de combustível e redução de custo operacional, o chassis BUS 17-280 da IVECO BUS estreia na Lat.Bus 2024 a versão Suspensão Pneumática, que proporciona mais conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade ao motorista e economia ao operador. A solução atende a demanda de clientes que buscam oferecer um serviço cada vez melhor para os usuários: uma nova realidade para ônibus de motor frontal em operações urbanas, de frete e rodoviárias, de curta e média distância.

A suspensão a ar do BUS 17-280 é composta por bolsões de ar (2 na frente e 4 na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (1 na frente e 2 na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras.

O conjunto proporciona um elevado padrão de conforto para os passageiros, com redução das trepidações e menor nível de ruído interno. O motorista terá maior remuneração na condução de ônibus, com ganhos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia. Na garagem, o operador terá maior agilidade e a facilidade de manutenção da suspensão pneumática, o que reduz os custos operacionais, com o ônibus ficando menos tempo parado para colocar reparos.

“Com o novo BUS 17-280 Suspensão Pneumática, ampliamos as opções de escolha. Os clientes continuam contando com a versão de suspensão metálica, podendo selecionar a que melhor se adapta às características de operação e vias onde os ônibus irão circulares”, afirma Kazuto.

Com a nova tecnologia de emissões Euro 6, o BUS-17-280 também ficou ainda mais eficiente: são 280 cavalos de potência e 950 Nm de torque no motor FPT N67, com injeção eletrônica Common Rail e sistema de pós tratamento Hi-eSCR (Redução Catalítica Seletiva).

Marca líder no fornecimento do Caminho da Escola do FNDE

A IVECO BUS é líder no fornecimento de ônibus escolares do Caminho da Escola, com 7.100 unidades habilitadas na atual edição do programa do FNDE. Na Lat.Bus 2024, o público poderá conhecer no estande da parceira Mascarello as inovações do BUS 10-190 (ORE 2), modelo com capacidade para 44 alunos + motorista que tem custo bastante acessível, comparado ao ORE 1.

IVECO BUS 10-190 (ORE 2)

Confortáveis ​​e confortáveis, os IVECO BUS para o Caminho da Escola combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança. Além do BUS 10-190 (ORE 2), com motor de 190 cavalos de potência, a marca oferece pela primeira vez, pelo programa, o BUS 15-210 (ORE 3), de 210 cv, com capacidade para 59 alunos + motorista.

“Produzidos no Brasil, os IVECO BUS para o Caminho da Escola têm a maior potência da categoria, representando uma solução robusta e com excelente relação custo x benefício para a renovação de frota dos municípios brasileiros”, afirma Débora Rocha, gerente de Vendas de Licitações da IVECO BUS.

Prioridades estratégicas para a realidade local

Danilo Fetzner reforça que o aumento de portfólio apresentado pela IVECO BUS na Lat.Bus 2024 é resultado da recente reorganização global da marca, com foco no potencial de crescimento no Brasil e América Latina. Essa abordagem às necessidades do mercado é defendida por prioridades estratégicas, que tem como principal objetivo aprimorar a jornada da IVECO BUS, conduzindo a transição energética e ampliando a liderança além dos mercados europeus bem estabelecidos, em que somos líderes de mercado.

“Na Lat.Bus 2024 apresentamos ao mercado os resultados do novo posicionamento da IVECO BUS, que oferece muito além do produto, apoiando nossos clientes como uma verdadeira parceira e consultora, junto à Rede de Concessionários. Assim, forneça uma solução completa, adequada às necessidades específicas de cada cliente, com os melhores resultados”, completa.

O atendimento ao cliente IVECO BUS está disponível pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO é uma marca do Iveco Group NV (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países Designs suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
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AUTTOM LANÇA NOVA LINHA DE ROBÔS PARA INTRALOGÍSTICA

A Auttom, referência no segmento de tecnologia industrial de ponta e uma empresa Randoncorp, está ampliando seu portfólio de automação industrial por meio de quatro novos equipamentos de robótica intralogística. As soluções AAMR (Auttom Autonomous Mobile Robots) têm capacidade para movimentar de forma autônoma, dentro das áreas fabris e centros de distribuição, cargas com até 1,5 tonelada.

De forma autônoma, modelos AAMR podem operar em áreas que chegam a 400 mil metros quadrados e suportam até 1,5 tonelada de carga. Foto: Aline Zucco.

As novas soluções AAMR foram apresentadas a clientes, parceiros e convidados, em um evento realizado entre os dias 2 e 4 de julho, em feira organizada dentro do complexo Randoncorp, em Caxias do Sul. A feira reuniu, além da Auttom e a área de Tecnologia Avançada de Produto e Manufatura da companhia, 10 fornecedores ligados direta ou indiretamente aos equipamentos e ao serviço intralogístico apresentados. Ao todo, cerca de 700 visitantes passaram pelo espaço, incluindo alunos e professores do programa Qualificar, iniciativa de qualificação de jovens aprendizes e executada pela Randoncorp e pelo Senai.

Movida por energia elétrica e substituindo veículos de movimentação industrial – tradicionalmente movidos a gás – a linha AAMR ainda conta com o diferencial de reduzir emissões de gases do efeito estufa, ao mesmo tempo em que permite mais agilidade na movimentação interna de cargas. O sistema opera de forma autônoma a partir de rotas e missões definidas a serem realizadas. Entre os benefícios da adoção das soluções AAMR estão o potencial de redução de acidentes, aumento da eficiência de processos, redução de custos operacionais logísticos e programação fácil e rápida.

O funcionamento do sistema integra ferramentas de gerenciamento de frota com adoção de inteligência artificial embarcada, permitindo aos veículos se deslocarem entre os ambientes de forma autônoma e segura. O tráfego no local é orientado por mecanismos que possibilitam uma fácil navegação em espaços apertados, como corredores estreitos e prateleiras cheias de produtos. O sistema de gerenciamento de frota dos AAMR é atualizado em tempo real, evitando possíveis obstruções no caminho e elaborando as melhores rotas, aumentando a agilidade e diminuindo perdas com paradas, tornando o fluxo de materiais muito mais consistente e sem interrupções.

Com precisão milimétrica de movimentos, a linha AAMR é composta por veículos elétricos autônomos com duração de bateria de até 10 horas, conforme o modelo, e que se direcionam sozinhos aos pontos de recarga sempre que necessário. A usabilidade inclui desde a classificação de e-commerce à manipulação de materiais e até mesmo alimentação de linhas de produção. Isso tudo mapeando, conforme o modelo, áreas de até 400 mil metros quadrados e amplitude de visão de 360 graus.

“Assim, a nova linha AAMR proporciona aos clientes Auttom aquilo que há de mais moderno e atual em tecnologia de automação industrial, simulação de processos e soluções de logística inteligente”, destaca o CTIO (Chief Technology Innovation Officer) da Randoncorp, César Augusto Ferreira.

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Randoncorp
ANK Reputation

BUSSCAR: NOVOS VISSTA BUSS 365 SÃO ADQUIRIDOS PELA OPERADORA ULTRA.

Veículos possuem chassi Mercedes-Benz O-500 RS

A operadora paulista Ultra investiu em duas unidades do modelo Vissta Buss 365 Busscar, entregue no mês de julho. Os veículos, premiados com o selo iF Design Award 2024, possuem chassi Mercedes-Benz O-500 RS. Os ônibus contam com 46 poltronas Class Leito Turismo revestidas em viscoelástico, com apoio de braços, pernas e pés. O Vissta Buss 365 apresenta câmbio automático, sanitário, ar condicionado e sensor de estacionamento. Tomadas USB, porta pacotes com luz de leitura e conjunto de porta copos individuais também compõem o modelo.

Família NB1

Lançada em maio de 2023, a Nova Família Busscar contempla os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365. Os veículos da família NB1 trazem o que há de melhor em tecnologia, segurança e qualidade, alinhados com um desenho único, que envolve um design aerodinâmico e linhas harmônicas, dando a sensação de que o carro está sempre em movimento.

Entre os diferenciais dos veículos estão o conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, a iluminação lateral e o retrovisor com desenho aerodinâmico e de maior visibilidade. O excelente custo-benefício ficou por conta do bagageiro mais amplo e do conjunto óptico de iluminação modular individualizadas, que facilita a manutenção e reposição, sem necessidade de trocar o conjunto todo.

Todos esses atributos contribuem para uma aparência mais imponente dos ônibus, que possuem delimitadoras exclusivas e aerofólio que cooperam na performance da aerodinâmica. A linha NB1 apresenta um CX de 0,38 - podendo chegar a 0,36, dependendo dos opcionais da carroceria – e força de arrasto de 4,2%, que pode representar uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação.

Viação Ultra

Em 1973, os sócios decidiram investir no transporte rodoviário de passageiros entre a capital e o litoral sul de São Paulo. Nascia assim a Ultra S/A Transportes Interurbanos, remanescente da Viação Cometa. A garagem da Viação Ultra está localizada no Jabaquara, próximo ao Terminal Rodoviário, além de contar também com uma garagem em São Vicente.

Busscar

IVECO: NOVA CONCESSIONÁRIA DEVA É INAUGURADA EM JUIZ DE FORA (MG) PARA REFORÇAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE NA REGIÃO

Com aporte de R$ 11 milhões, estrutura terá amplo espaço para atender com qualidade autônomos e frotistas de todos os segmentos do transporte

Juiz de Fora (MG) foi palco no último dia 4 da inauguração da nova concessionária IVECO DEVA, localizada na BR 040 KM 782. Com um investimento de R$ 11 milhões, o ponto de atendimento, que substitui a concessionária que funcionava desde 2004 no município, amplia a presença da marca na região e fortalece ainda mais o suporte aos setores de transporte, na venda e no pós-venda, com uma prestação de serviço especializada e padronizada. Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes autoridades locais e representantes da IVECO e da DEVA.

“Esse é mais um marco no processo de expansão e modernização da nossa Rede de Concessionárias que atua em 100% do território nacional. Nosso compromisso é proporcionar aos clientes produtos altamente tecnológicos e serviços, como sistemas de gestão de frota e planos de manutenção, que promovam rentabilidade para as missões do transporte”, afirma Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Rede da IVECO na América Latina. 

Localizada em uma área com 12.230 m², a concessionária possui área construída total de 1.790 m², amplo pátio de 5.714 m² e equipe de 14 colaboradores. Claúdio Morici Crego, diretor geral da DEVA, destaca que o espaço comporta o extenso portfólio de veículos comerciais da IVECO, dos leves aos pesados, e oferece uma infraestrutura adequada para atender às necessidades de clientes e parceiros de diferentes segmentos do transporte de cargas e de passageiros.

A região de Juiz de Fora (MG) se destaca pelo segmento de transporte extrapesado, com ênfase no transporte de produtos siderúrgicos. Além disso, os segmentos de médios e leves predominam na prestação de serviços especializados, o que confirma a relevância da nova concessionária para atender todos os segmentos.

e/d: Alberto Medioli, diretor-geral do Grupo Sada; e Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina; ladeando a placa comemorativa da inauguração da IVECO DEVA

Para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, com a abertura desta nova unidade a IVECO reforça sua presença em Minas Gerais com o objetivo de ampliar a participação no mercado brasileiro de transportes sempre com foco total no cliente. “Esse trabalho incansável para oferecer ao cliente o melhor atendimento do setor teve como resultado para a IVECO, pela quarta vez consecutiva, o ‘Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente’, um dos maiores reconhecimentos do mercado brasileiro, considerado o ‘Oscar’ das melhores práticas de experiência do cliente no Brasil. Não paramos por aqui. Essa evolução é constante e, em breve, teremos a inauguração de outros pontos de atendimento, de norte a sul do Brasil”, finaliza Querichelli.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Clique aqui e visite o site IVECO.

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ANTT E NTC&LOGÍSTICA ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO

As ações previstas no termo representam oportunidades de desenvolvimento do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil

Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT; e Eduardo Ferreira Rebuzzi, presidente da NTC&Logística.

Com a intenção de fortalecer ações e projetos do setor de transporte rodoviário e multimodal de cargas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) assinaram o Termo de Parceria do Programa ANTT Coopera. O ato aconteceu na sede da NTC&Logística em Brasília (DF).

Segundo o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio, o termo de cooperação foi elaborado pensando na aproximação dos órgãos. “Quando esse Coopera foi gestado, frisamos o diálogo para que possamos escutar as necessidades do setor e, assim, possibilitar que a nossa regulação seja eficiente. Vamos analisar as necessidades de todas as partes para melhorar a experiência do usuário”, frisou.

A parceria firmada entre a ANTT e a NTC, viabilizada pelo programa ANTT Coopera, representa uma oportunidade significativa para o desenvolvimento do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil. As ações propostas no termo preveem um canal permanente para a troca de informações, levantamentos constantes sobre as necessidades da NTC&Logística e da ANTT, compartilhamento de pesquisas do setor, tendo como referência dados do RNTRC e a discussão sobre os parâmetros para a Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete. Além disso, as entidades, juntas, estabelecerão estratégias para entender e combater a escassez de motoristas (CNTA e CNT).

Em seu pronunciamento, o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc/ANTT), José Aires Amaral, afirmou que, embora o termo esteja sendo assinado agora, a parceria entre ANTT e NTC já existe, e a sociedade colhe os frutos disso. “Nossa intenção é estreitar ainda mais os laços com o setor regulado para que tenhamos desenvolvimento e melhoria contínua. Esse termo foi construído de forma conjunta, visando a excelência”, declarou Amaral.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Ferreira Rebuzzi, é uma grande satisfação ver o trabalho consolidado. “Temos o compromisso de seguir dialogando e fortalecendo o transporte de cargas do Brasil, que é um setor essencial para a economia, para a produção e também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

O evento contou com membros da diretoria da CNT, NTC&Logística e ANTT, colaboradores e representantes de diversas entidades do setor de todo o Brasil.

Parcerias Institucionais

O Programa ANTT Coopera é um dos instrumentos de parceria e cooperação da ANTT, regido pela Resolução 6.008/2023 e coordenado pela Assessoria de Relações Parlamentares e Institucionais – AESPI, para promover a articulação e o relacionamento institucional da Agência com entidades públicas e privadas. O programa visa estabelecer cooperações técnicas, focando no intercâmbio de conhecimento e experiências, para alcançar os resultados estabelecidos no mapa estratégico da ANTT, além de fortalecer as instituições, racionalizar recursos, desburocratizar os trâmites processuais e contribuir para o desenvolvimento técnico-científico no setor de transportes terrestres brasileiro.

NTC&LogísticaA Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logí­stica congrega cerca de 4.000 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. Além de uma gama de fornecedores e de embarcadores em todo o Brasil, representa um universo de 10.500 empresas que operam uma frota superior a um milhão de caminhões e que criam mais de quatro milhões de postos de trabalho.

NTC&Logística
Grupo Mostra de Ideias

IVECO BUS E-WAY H2 É COROADO MELHOR VEÍCULO A HIDROGÊNIO NO "NEUTRAL TRANSPORT INNOVATION AWARDS" NA ESPANHA.

Este prêmio se soma ao "International Sustainability Award 2024", atribuído ao E-WAY H2 pela revista alemã Busplaner.

O IVECO BUS E-WAY H2 foi premiado com o título de Melhor Veículo a Hidrogênio durante o "Neutral Transport Innovation Awards", organizado pela Associação Ibérica de Transporte Sustentável GASNAM. O E-WAY H2 teve votação esmagadora pelo público e foi elogiado por seu desempenho e inovação.

Os vencedores da terceira edição do "Neutral Transport Innovation Awards" foram anunciados durante a cerimônia de entrega de prêmios realizada no hotel RIU Plaza de España durante a Green Gas Mobility 2024 Summit.

Fabrizio Toscano, Gerente de Negócios da IVECO BUS para Espanha e Portugal, agradeceu o apoio dos eleitores e disse: "A demanda por veículos de passeio sustentáveis aumentou significativamente nos últimos anos. A IVECO BUS oferece uma escolha completa de soluções de energia alternativa para apoiar os operadores de transporte na sua transição para zero emissões, incluindo veículos elétricos a bateria e células de combustível que devem desempenhar um papel fundamental na descarbonização da mobilidade das pessoas. Hoje, o E-WAY H2 oferece uma nova alternativa elétrica para a mobilidade urbana sustentável e amplia ainda mais a escolha que oferecemos aos nossos clientes, que inclui eletricidade completa e gás natural. Na IVECO BUS, estamos empenhados em desenvolver soluções sustentáveis e continuaremos a inovar para um transporte público mais limpo e eficiente."

Conceito de performance mid-power

O E-WAY H2, desenvolvido pela IVECO BUS, é um conceito único de mid-power para fornecer energia e potência e alcançar a mais alta eficiência em termos de alcance e capacidade de passageiros. O E-WAY H2 se beneficia de uma célula de combustível Hyundai, alimentada por 4 tanques de hidrogênio.  Também é equipado com uma bateria FPT Industrial NMC de 69 kWh e um motor elétrico Siemens ELFA 3 de 310 kW. Para otimizar a estratégia de divisão de energia a hidrogênio e oferecer o melhor desempenho, o E-WAY H2 possui uma plataforma de controle de veículos elétricos (eVeCoP) com software totalmente desenvolvido internamente. A autonomia do veículo é estimada em 450 quilômetros em condições normais de operação.

Alto nível de personalização para a melhor experiência do passageiro

O E-WAY H2 está disponível na configuração padrão de 12m e oferece um design moderno e atraente, com uma carroceria aerodinâmica e a adição de calotas a pedido, para uma perfeita integração ao ambiente urbano. Pode acomodar até 110 passageiros de acordo com as regulamentações locais. Uma bomba de calor de CO2 e um sistema de distribuição de fluxo de ar otimizado garantem um excelente conforto térmico a bordo. As diferentes opções de design de interiores, juntamente com a ampla gama de materiais, tipos de assentos, equipamentos e opções, ajudam a criar as melhores condições para o bem-estar e conforto dos passageiros.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

FRASLE MOBILITY APRESENTA SOLUÇÕES NA INA PAACE AUTOMECHANIKA MÉXICO

A Frasle Mobility, por meio das marcas Fras-le, Fremax e Controil, estará presente na INA PAACE Automechanika, considerada a mais importante feira do setor automotivo na América Latina e que ocorre de 10 a 12 de julho na Cidade do México. No estande 3701, a companhia exibe ao mercado gama de produtos que inclui pastilhas leves e pesadas Fras-le, discos Fremax, cilindros e servo freio Controil e amortecedores Nakata.

A Fremax exibe, ainda, discos de freio com a tecnologia Safety Check, que facilita a identificação do desgaste do disco de freio, e a linha de produtos Fremax Maxcoating, revestidos com pintura que contém nanotecnologia exclusiva e patenteada que aumenta a resistência à corrosão.

Esta é a quarta vez que as marcas Frasle Mobility participam da feira, espaço de conexão com clientes e fornecedores e oportunidade de mostrar as soluções da companhia para veículos leves, por meio de novas tecnologias em produtos.

Clique aqui e saiba mais sobre a INA PAACE Automechanika México.

Frasle Mobility
ANK Reputation

segunda-feira, 8 de julho de 2024

NISSAN: MINIATURA DE ESPORTIVO 240Z VENCE CONCURSO DE CUSTOMIZAÇÃO DA MARCA.

Carrinho de 7 cm de comprimento venceu 36 concorrentes na disputa no Salão Diecast 2024

Miniatura do 240Z

Ter muita criatividade e precisão para fazer inúmeras modificações em miniaturas de carros de apenas 7 cm de comprimento, esse foi o desafio que customizadores de todo o Brasil aceitaram para disputar a categoria Nissan do concurso realizado no Salão Diecast. Na edição 2024 do evento, o maior encontro de miniaturas do país, que foi realizado em São Paulo nesse final de semana, 37 miniaturas muito especiais disputaram o troféu dado pela Nissan e o vencedor foi inspirado na tradição esportiva da marca japonesa: um 240Z em homenagem ao piloto americano Jim "Fitzy" Fitzgerald, lenda do automobilismo nas décadas de 1960 a 1980.

Para vencer o concurso, que teve um número recorde de participantes, o esportivo em escala reduzida superou customizações de modelos tão distintos como um Kicks, utilitários esportivos Patrol, muitos GT-R, bólidos de competição e picapes. A disputa foi acirrada, com 21 das 37 miniaturas tendo recebido votos dos oito jornalistas e influenciadores que fizeram parte do júri. Cada um deles escolheu os cinco modelinhos que acharam os melhores e os cinco mais votados foram para a final. A decisão do vencedor de 2024 foi feita pela equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que tem sua sede no Brasil.

"A customização do 240Z foi escolhida pela qualidade das adaptações realizadas e pelo carro ser um ícone que traz a história da Datsun – uma marca da Nissan. A aplicação dos adesivos também chama a atenção pela precisão, incluindo no aerofólio", afirma John Sahs, diretor de d[Design da Nissan América Latina.

Foi exatamente na história da marca que Wilquer Lima, autor da melhor miniatura, buscou inspiração para fazer a customização do 240Z original. Ele buscou homenagear o piloto Jim Fitzgerald, que venceu mais de 300 corridas com carros da Datsun entre os anos 1960 e 1980, conquistando, inclusive, o campeonato dos Estados Unidos de carros esporte. 

A pintura e a numeração da miniatura – 38 – remete as do carro de corrida Datsun 280ZX usado por Fitzgerald no fim da década 1970. A traseira foi trocada por uma de outro modelinho, depois foi refeita e ganhou um enorme aerofólio. Como a tampa do capô é móvel, o customizador Wilquer Lima também retrabalhou o motor da miniatura original. Já o interior recebeu novos painel e bancos, entre outros detalhes.

Wilquer Lima, a miniatura do 240Z e o troféu conquistado.

"O maior desafio foi o acabamento, os detalhes. Tive muita atenção na finalização, mas isso requer muita precisão e paciência", conta Wilquer Lima, que, além do troféu de campeão dado pela Nissan, ganhou o direito de ir conhecer o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro. É lá que é produzido o Nissan Kicks, um sucesso de vendas da marca no Brasil e que também chamou muita atenção no Salão Diecast 2024.

A Nissan expos um Nissan Kicks "de verdade", em sua versão topo de linha Exclusive, e miniaturas de diferentes escaladas do utilitário esportivo. Mostrado pela primeira vez ao público, o modelo de 1 metro de comprimento do carro-conceito Nissan Extrem despertou a curiosidade dos visitantes. Ele foi feito em 2012 pela equipe de design da Nissan juntamente com o conceito em tamanho real, que foi revelado no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Eles foram os primeiros exercícios de design do projeto de desenvolvimento de um utilitário esportivo compacto pensado no Brasil, que, em 2016, daria origem exatamente ao Nissan Kicks.

No espaço da Nissan no Salão Diecast, os visitantes também puderam ver miniaturas dos mais diversos modelos da empresa, da picape Frontier ao 100% elétrico LEAF, passando pelo esportivo GT-R, o kei car Sakura e os bólidos da equipe da marca na Fórmula E.

Em sua quinta edição, o Salão Diecast reuniu cerca de 8 mil pessoas e milhares de miniaturas no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Além do concurso de customização, o evento contou com exposição de coleções, palestras, troca e venda de miniaturas.

Nissan Brasil

BANCO CNH ANUNCIA MUDANÇAS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Instituição financeira tem novidades na diretoria e uma nova área

Fernanda Baltazar, Marcelo Dalcuche e Jucivaldo Feitosa.

O Banco CNH anuncia mudanças em sua estrutura organizacional, nas diretorias Comercial e de Seguros e na de Commercial Lending, além da criação da diretoria de Gestão de Produtos Financeiros. Os anúncios estão em linha com o comprometimento em oferecer as melhores soluções de negócio, estar mais próximo dos concessionários e marcas, e garantir a melhor experiência de financiamento para seus clientes. 

“As novas nomeações visam fortalecer ainda mais a capacidade do Banco em atender às necessidades dos seus clientes e parceiros, além de reconhecer talentos internos e investir em inovação”, afirma o presidente da instituição, Heberson Góes.

Fernanda Baltazar assume a Diretoria Comercial e de Seguros do Banco CNH substituindo Marcio Contreras, que agora ocupa a posição de Diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina. Formada em Administração internacional de negócios pela UFPR e pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE, Fernanda trabalhou por quase 10 anos na área de crédito, tendo vasta experiência na avaliação de clientes de diferentes países, segmentos e portes. Com passagem pela ExxonMobil, iniciou sua trajetória no Banco CNH em 2013 atendendo a marca IVECO, e sua última posição foi como Gerente comercial retail para a marca Case IH, dando suporte à rede de concessionários por todo o Brasil nas operações de financiamento com o Banco.

A Diretoria Commercial Lending passa a ser comandada por Marcelo Dalcuche, antes responsável pela área de Business Solutions. Formado pelo Centro Universitário Curitiba e com especializações Green Belt – Lean Six Sigma Methodology, Melhoria Contínua e Mapeamento de Processos e Qualidade, o profissional tem onze anos de experiência no Banco CNH, tendo coordenado a equipe de qualidade, aplicando ferramentas de melhoria contínua, e revisão de processos, além de atuação na governança de dados.

Jucivaldo Feitosa fica responsável pela Diretoria de Gestão de Produtos Financeiros, uma nova área criada pelo Banco CNH para focar ainda mais na experiência do cliente, priorizando inovação em tecnologias, análise de dados, pesquisa de mercado, entre outros. Com mais de 30 anos de experiência, o profissional está há 10 anos no Banco CNH, tendo ocupado as posições de Diretor Comercial, de Marketing e Seguro e de Diretor Commercial Lending, seu posto anterior.

Banco CNH Com 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction - e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

SETOR DE LOGÍSTICA FORTALECE ECONOMIA DO NORDESTE

Com investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia, o setor de logística tem experimentado um crescimento notável no Nordeste, transformando-se em um pilar fundamental para impulsionar a economia regional. Muitas empresas nacionais e internacionais têm encontrado na região não apenas um mercado promissor, mas também um ambiente propício para expansão e inovação. Diante deste cenário favorável, será realizada a primeira edição da Multimodal Nordeste, de 6 a 8 de agosto, no Recife Expo Center.

De acordo com o presidente da Associação Nordestina de Logística (Anelog) e sócio-diretor da FOCUS-TRIGUEIRO Consultoria & Treinamento, Fernando Trigueiro, o setor de logística tem vocação para crescer exponencialmente no Nordeste. “Temos 1,6 milhão de km² de área, o que representa aproximadamente 18% do território brasileiro, precisamos ter os meios de transporte adequados, as estradas em bom estado, usar mais a cabotagem e melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos. Logística requer velocidade. As empresas já entenderam que precisam melhorar os processos de logística sob pena de perder competitividade”, analisa.

Outra preocupação de quem lidera o setor de logística é o déficit de mão de obra especializada. “Temos poucos cursos superiores voltados à logística. Quem quer trabalhar nesse setor precisa estar sempre atualizado, utilizar a inteligência artificial para trabalhar para o homem. Outra questão é o investimento em sustentabilidade, seja na emissão de carbono ou no descarte do lixo, por exemplo, que ainda precisam ganhar mais força no mercado da Região”, enfatiza o sócio diretor da Multimodal Nordeste, Domênico Carneiro.

Levantamento realizado pelo setor indica que o crescimento na região chega a 3% ao ano. Um dos principais motores desse crescimento tem sido a modernização dos portos, essenciais para o escoamento da produção local e para a facilitação do comércio internacional. Portos como o de Suape, em Pernambuco, e o Porto de Salvador, na Bahia, têm se destacado não apenas pela movimentação de cargas, mas também pela adoção de tecnologias que otimizam operações e reduzem custos logísticos.

“Além dos portos, a malha rodoviária tem sido alvo de melhorias constantes, com novas estradas e duplicações que facilitam o transporte terrestre de mercadorias. Isso não apenas encurta distâncias, mas também aumenta a eficiência das operações logísticas, tornando a região mais competitiva no cenário nacional”, acredita o sócio diretor da Multimodal Rodrigo da Fonte.

Outro ponto é o investimento em centros de distribuição e hubs logísticos. Grandes empresas têm escolhido o Nordeste para instalar seus centros de distribuição, aproveitando não apenas a localização estratégica, mas também os incentivos fiscais oferecidos por alguns estados da região. Isso tem gerado empregos diretos e indiretos, dinamizando a economia local.

Aliás, após a pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico recebeu um grande impulso. Tanto que refletiu na ocupação dos galpões no Nordeste. Isso porque, anteriormente, os principais ocupantes eram indústrias de bens de consumo, enquanto em 2023, empresas de transporte e logística passaram a ser os principais clientes.

Profissionais do setor que queiram se atualizar sobre esse e outros temas podem conferir a Multimodal Nordeste 2024 que já está com credenciamento aberto no site https://multimodalnordeste.com.br . A feira acontecerá no Pavilhão Sul do Recife Expo Center com a participação de mais de 80 marcas e uma expectativa de movimentação econômica superior a R$ 250 milhões. Nos três dias de evento, são esperadas aproximadamente 5 mil pessoas, entre especialistas, empresários e autoridades para discutir as tendências e desafios da logística multimodal na região.

“A Insight Feiras e Negócios assina toda a produção, execução e realização da feira Multimodal Nordeste. Sabemos do impacto desse setor para impulsionar o desenvolvimento de toda a região e acreditamos que a feira promoverá um grande encontro entre fornecedores e compradores, proporcionando muito networking e bons negócios”, declara a sócia diretora Tatiana Menezes.

O evento tem o patrocínio do Complexo Industrial Portuário de Suape, da NEQ Empilhadeiras, apoio da Mais Vida Cobertura Médica e Travelex Bank, além do apoio institucional da Associação Nordestina de Logística (Anelog), da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), da Rede CIN e as federações FIEPE, FIEA, FIEPB, FIEPI, FIERN e FIEB.

Recife Expo Center

O Recife Expo Center está sendo erguido em uma área total de 8 mil m². Terá um pavilhão com 4.100 m², um auditório para 1.500 pessoas e dez salas multifuncionais com capacidade de 100 até 190 pessoas. Acompanhe as redes sociais e fique por dentro das atualizações do Recife Expo Center (@recifeexpocenter). Clique aqui e visite o site Recife Expo Center.

Serviço
Multimodal Nordeste.
de 6 a 8 de agosto de 2024 das 14h às 20h.
Recife Expo Center – Pavilhão Sul.
Cais Santa Rita, 46, São José, Recife – PE.
Clique aqui e visite o site Multimodal Nordeste.

Multimodal Nordeste
Solar da Comunicação por Rachel Motta

VIAÇÃO RÁPIDO BRASIL INVESTE NA FAMÍLIA NB1, PREMIADA COM O SELO IF DESIGN AWARD 2024.

Operadora adquiriu três Vissta Buss 365 e dois Vissta Buss 345

A Viação Rápido Brasil, com sede na capital paulista, está agregando à sua frota dois Vissta Buss 345 montado em chassi Mercedes-Benz O-500 R e três Vissta Buss 365 com chassi Mercedes-Benz O-500 RS. Os veículos, ambos da família NB1, reconhecida internacionalmente com o selo de excelência em design, foram entregues em julho.

O Vissta Buss 345 foi configurado com 46 poltronas Class Superpullman revestidas em viscoelástico, com cinto de segurança abdominal retrátil, apoio de braços e apoio de pés com balancim. O modelo dispõe de sanitário, ar-condicionado e tomadas USB.

A poltrona do motorista conta com amortecedor pneumático, apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos retrátil. Itinerário eletrônico e sensor de estacionamento também compõem o veículo.

Família NB1

Lançada em maio de 2023, a Nova Família Busscar contempla os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365. Os veículos da família NB1 trazem o que há de melhor em tecnologia, segurança e qualidade, alinhados com um desenho único, que envolve um design aerodinâmico e linhas harmônicas, dando a sensação de que o carro está sempre em movimento.

Entre os diferenciais dos veículos estão o conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, a iluminação lateral e o retrovisor com desenho aerodinâmico e de maior visibilidade. O excelente custo-benefício ficou por conta do bagageiro mais amplo e do conjunto óptico de iluminação modular individualizadas, que facilita a manutenção e reposição, sem necessidade de trocar o conjunto todo.

Todos esses atributos contribuem para uma aparência mais imponente dos ônibus, que possuem delimitadoras exclusivas e aerofólio que cooperam na performance da aerodinâmica. A linha NB1 apresenta um CX de 0,38 - podendo chegar a 0,36, dependendo dos opcionais da carroceria – e força de arrasto de 4,2%, que pode representar uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação.

Busscar

domingo, 7 de julho de 2024

NOVO PEUGEOT 2008: UMA NOVA REFERÊNCIA EM DESIGN, TECNOLOGIA E EXPERIÊNCIA A BORDO.

Para a PEUGEOT, o mundo é melhor com beleza, sofisticação e exclusividade. E assim é o Novo PEUGEOT 2008, um veículo que alça esses atributos a patamares altíssimos, especialmente com a nova versão GT e o Novo E-2008.

Um carro novo, com design impactante, irresistível e único no mundo inteiro. Com o Novo PEUGEOT 2008, a marca fortalece sua identidade inovadora e felina, ao passo que eleva os padrões de elegância, tecnologia e robustez em seu segmento.

Não é exagero afirmar que o Novo PEUGEOT 2008 rouba toda a atenção por onde passa, afinal, é impossível ficar alheio a uma personalidade tão marcante e atraente. Sua nova postura, por si só, ilustra de maneira muito expressiva o movimento de luxo que o SUV experimenta e compartilha com seus admiradores.

O lançamento do Novo PEUGEOT 2008 representa a estreia da atual identidade da Marca no Brasil, um design assinalado por traços únicos e igualmente replicados globalmente.

A novidade traz consigo uma nova versão do emblemático GT, que exibe um estilo ainda mais robusto e imponente.

Dotado de elementos inconfundíveis, o veículo esbanja ousadia e modernidade, com doses de sofisticação e tecnologia de última geração na mesma proporção. Um automóvel perfeito para quem gosta de SUV tanto quanto de se destacar – e que está a pouquíssimos passos de começar a circular no país.

A PEUGEOT também confirma a chegada do Novo E-2008, a versão 100% elétrica que vai deixar a nova gama 2008 ainda mais completa – e, vale dizer, carrega uma série de novidades eletrizantes.

Um veículo que promete e entrega tudo que o consumidor anseia, tanto no sentido racional quanto no emocional:
- Um design magnético, cheio de atitude
- Encantamento, por meio de uma experiência a bordo imersiva e única
- Prazer de condução incomparável

Com o Novo 2008, a PEUGEOT se mostra ainda mais magnética, potente e eletrizante. Você não perde por esperar...

PEUGEOT
Stellantis

CASA DOS VENTOS RECEBE CERTIFICAÇÃO DIAMOND DO GLOBAL CARBON COUNCIL

Certificação para emissão de créditos de carbono foi concedida para o complexo eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte.

A Casa dos Ventos, líder em energia renovável e protagonista da transição energética no Brasil, tornou-se a primeira geradora da América Latina a obter a certificação “diamond” para emissão de créditos de carbono do Global Carbon Council (GCC). Esta conquista foi alcançada para a primeira etapa do Complexo Eólico Rio do Vento, com capacidade instalada de 504 MWm. Somando suas duas fases, o complexo é um dos maiores do mundo, totalizando 1.038 MW. O parque é o maior projeto, em termos de geração de créditos de carbono, atestado pela GCC.

O selo permite à Casa dos Ventos expandir seu portfólio de soluções sustentáveis e impulsionar a comercialização de créditos de carbono. “A certificação concedida ao Rio do Vento amplia nossa oferta de soluções para apoiar nossas parceiros nas diversas fases de sua transição energética”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da empresa.

A certificação concedida ao Rio do Vento pelo Global Carbon Council é um processo que valida e verifica ativos e suas contribuições para a redução de emissões de gases de efeito estufa para que possam gerar créditos de carbono. O selo da GCC assegura que os projetos estão em conformidade com padrões internacionais rigorosos e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas.

O projeto ainda contribui com 6 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, contendo assim o selo Diamond junto ao GCC, que é considerado o mais alto da certificadora.

O Brasil possui o mercado voluntário de carbono, em que as empresas optam por adquirir créditos para compensar e/ou remover suas emissões de gases de efeito estufa. Segundo dados da McKinsey, a comercialização desse tipo de produto pode movimentar globalmente US$ 50 bi até 2030.

A consultoria também destaca o potencial do Brasil para se tornar uma das maiores nações do mundo nesse segmento, com uma capacidade de viabilizar 15% da oferta global total desses créditos.

Casa dos Ventos

Somos referência em energia renovável e protagonista na transição energética do Brasil. Com quase duas décadas de atuação, temos conhecimento em todos os elos da cadeia do setor e trabalhamos para que nossos clientes tenham redução de custos e atinjam suas metas de emissão de forma eficiente e sustentável.

Para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuímos, conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. Aceleramos nosso crescimento por meio da joint venture com a TotalEnergies, uma das maiores empresas de energia do mundo, e nos tornamos o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país.

Somos signatários do Pacto Global da ONU e trabalhamos de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG; preservamos os biomas locais e desenvolvemos projetos sociais nas comunidades em que estamos presentes, de modo a contribuirmos para impulsionar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono. 

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Casa dos Ventos
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