sexta-feira, 12 de julho de 2024

NISSAN APRESENTA VERSA SR COM A PINTURA JAPONESA QUE GANHOU O CONCURSO ACADÊMICO DE DESIGN 2024

Projeto vencedor da edição mais acirrada da competição virou realidade e está exposto no Festival do Japão, em São Paulo.

A mais nova versão do Nissan Versa, a SR, acaba de ganhar uma pintura em homenagem à imigração japonesa e ao Nissan Emotional Geometry Design, presente em cada detalhe do trabalho. O projeto, que incorpora referências históricas como o navio Kasato Maru, ganhou vida em um veículo de verdade e é um dos destaques do estande da Nissan no 25º Festival do Japão, em São Paulo, que abriu as portas nesta sexta-feira, e vai até domingo (14).

O criador da arte é o estudante de design Lian Pieri, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo. Ele venceu a edição mais acirrada do Concurso Acadêmico de Design da Nissan com um conceito que traz a história do Japão e da imigração para o Brasil. O navio Kasato Maru transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses vinculados ao acordo estabelecido entre os dois países, e foi a partir dele que se iniciou um fluxo contínuo de imigração de japoneses.

"A interpretação de Lian ao tema da cultura japonesa junto ao Nissan Emotional Geometry Design foi muito bem implementada. Os elementos como Monte Fuji, o Samurai e o Tori se encaixaram ao Nissan Versa 2025 com fluidez e harmonia. As cores escolhidas por ele também conectam ao DNA da Nissan", explica Fernando Andrade, designer da Nissan América Latina e um dos jurados do concurso.

Além de participar do evento e ver sua obra transformada em realidade, o estudante também terá a oportunidade de acompanhar um dia de trabalho da equipe de Design da Nissan, trocando experiências e obtendo orientações sobre carreira e design.

Detalhes que comunicam uma história milenar

Lian buscou manter em todos os grafismos de seu projeto a aparência da arte pintada à mão, em referência às pinceladas da caligrafia tradicional japonesa, Shodō. "Na lateral esquerda, apliquei um samurai de maneira a ser predominante neste lado. Sempre tentando encaixar as figuras nas melhores regiões e linhas do Versa para evidenciá-las", explica Lian.

Na lateral direita, o estudante representou as ondas dos mares japoneses. Na região do para-choque traseiro, inseriu uma Sakura, árvore japonesa. É dela que partem as folhas em um suposto movimento por toda lateral do Versa.

Na traseira, Lian desenhou o Monte Fuji e um círculo vermelho que representa o Japão, a Terra do Sol Nascente. "Conectei todos os cantos do carro de forma a trazer uma obra fluida, de forma que o vermelho do Sol se transforma na estampa da lateral esquerda e na cerejeira da lateral direita", descreve.

Para a parte frontal, o vencedor do concurso reservou algo mais discreto. "Projetei algo bem encaixado nas linhas do carro para trazer um pouco da ideia de ser um adesivo original de fábrica. Apliquei um vermelho nos detalhes da grade frontal para dar ênfase a esses detalhes do modelo. Já no capô inseri uma grafia que completasse a obra", complementa.

Serviço
Nissan no 25º Festival do Japão de São Paulo
Horários de funcionamento:
12 de julho (sexta-feira) – das 11h às 21h
13 de julho (sábado) – das 9h às 21h
14 de julho (domingo) – das 9h às 18h
Local:
São Paulo Expo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Clique aqui para mais informações

Nissan Brasil

quinta-feira, 11 de julho de 2024

GENERAL MOTORS INVESTE R$ 1,2 BILHÃO EM GRAVATAÍ E ANUNCIA A PRODUÇÃO DE MODELO INÉDITO

Novo veículo será lançado em 2026 para ampliar a linha de compactos da Chevrolet

Foto: Fabio Gonzalez/Divulgação GM

O presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou que a empresa vai investir R$ 1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí-RS. O montante será destinado à produção de um novo veículo Chevrolet em um segmento ainda não explorado pela marca no país. Esta é uma das ações da primeira fase do pacote de R$ 7 bilhões que serão aplicados de 2024 a 2028, marcando o período de maior transformação da empresa no Brasil.

“Este novo carro será lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para a região, com o propósito de ampliar a linha Chevrolet. A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o Estado do Rio Grande do Sul”, explica Chamorro. Os investimentos no complexo industrial gaúcho também beneficiam os modelos Onix e o Onix Plus, que já são produzidos por lá.

O produto inédito vem para atender uma demanda crescente do consumidor em relação a estilo, eficiência energética e tecnologia. Tudo isso com a confiabilidade e prestígio da marca Chevrolet, que possui uma ampla rede nacional de concessionárias, além da plataforma OnStar, que oferece serviços de segurança e emergência e uma experiência única de conectividade.

Esta primeira fase do novo ciclo de investimento da GM vem para coroar o início das comemorações do centenário da empresa no Brasil, que acontece em 2025. Ao longo deste período, a empresa promoverá a renovação completa do portfólio de veículos, desenvolvendo tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios.

24 anos e 4,7 milhões de unidades produzidas

A fábrica da GM em Gravataí iniciou suas atividades em 20 de julho de 2000 e já soma mais de 4,7 milhões de unidades produzidas

Além de ter sido a primeira unidade da empresa no Brasil fora do Estado de São Paulo, inaugurou globalmente o conceito de condomínio industrial, reunindo os principais fornecedores, que estão estrategicamente posicionados para otimizar o processo produtivo.

Referência em gestão de pessoas e produtividade no conceito de manufatura 4.0, a fábrica também se destaca por suas práticas sustentáveis. Foi pioneira ao conquistar a certificação Zero Aterro, cuja conformidade requer que todos os materiais sejam reciclados, reaproveitados ou co-processados.

Outro destaque do complexo é seu índice de eficiência energética. A unidade possui as certificações ISO 9.001, ISO 14.001 e ISO 50.001, que atestam a conduta correta em relação ao meio ambiente.

Gravataí também conquistou o prêmio Energy Star Challenge for Industry Recognition, concedido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), que reconhece empresas que reduziram significativamente seu consumo energético e são referência na utilização de recursos naturais.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas aquí.

General Motors América do Sul

FORD MAVERICK, APESAR DOS MUITOS ADMIRADORES, NÃO TEVE SUCESSO NO BRASIL. Por Luiz Carlos Secco*

Lee Iacocca, que foi o poderoso presidente mundial da Ford comprovou, com a sua própria empresa, que o lançamento de um novo carro sob a coordenação da área de finanças dificilmente tem êxito. E a comprovação dessa verdade, que poderia ter ocorrido em todos os países nos quais a Ford tinha fábrica, precisaria ser no Brasil?

Realmente, a Ford brasileira foi uma das empresas que confirmaram a teoria de Lee Iacocca. E essa decisão ocorreu há exatos 50 anos, quando a montadora fez o lançamento do Maverick no Brasil, em junho de 1973.

Antes do seu lançamento no País, a empresa realizou uma pesquisa com a participação de mais de dois mil clientes que teria indicado que a maioria dos entrevistados teria escolhido o automóvel Ford Taunus, produzido na Alemanha, para o mercado brasileiro. Mas a Ford deixou de seguir a eleição dos clientes por considerar muito elevado o valor necessário para cumprir todo o programa e optou pelo Ford Maverick, dos Estados Unidos.

Essa história não foi confirmada por parte de quem conheceu a empresa, o que foi transformado no primeiro capítulo de um enredo que nunca foi perfeitamente esclarecido.

A que mais prevaleceu, mas que os admirados do automóvel não confirmam, é que, em vez de lançar o Maverick como nascera nos Estados Unidos, os homens de finanças da Ford convenceram a empresa a utilizar alguns componentes já existentes no Brasil para reduzir os custos, principalmente o motor de 6 cilindros e 3.000 cm3 de capacidade cúbica, usado no Itamaraty, versão de luxo do Aero-Willys, automóvel de tamanho médio da empresa que a Ford havia adquirido em 1967.

Esse motor era de uma geração mais antiga e oriundo da Kayser Corporation, o que desagradou alguns jornalistas especializados, que o consideraram ultrapassado e de consumo elevado, principalmente pela coincidência de após o lançamento do Maverick no Brasil ter ocorrido a primeira crise internacional do petróleo.

Na fase de comercialização do Maverick surgiram as insatisfações com o nível de desempenho e consumo do motor de 6 cilindros do modelo básico, programado para ser o de maior volume de vendas pelo menor preço. O desempenho não correspondeu às expectativas dos clientes, acrescido de itens relativos a conforto interno, desconfortável acesso ao interior do veículo e visibilidade traseira deficiente.

A estreia do Maverick no mercado brasileiro teve grande repercussão porque, em corridas o automóvel empolgou os aficionados, com vitórias nas corridas 500 Quilômetros de Interlagos, 6 Horas de Tarumã e 25 Horas de Interlagos.

Na área promocional, em outubro do ano de lançamento, o publicitário Mauro Salles acertou com o Ministério dos Transportes e o Ministério do Turismo e também com o Departamento Nacional de Rodagens – DNER, Embratur e Empresa de Correios e Telégrafos, a realização do Reide da Integração Nacional com uma viagem por todo o País.

Ao longo de quase um mês, o Reide foi idealizado como incentivo à construção de estradas percorrendo 11 mil quilômetros, com um Maverick, um Corcel cupê e uma Belina para incentivar o transporte rodoviário brasileiro.

A área de jornalismo também participou fortemente da divulgação do reide e da promoção do Maverick, com forte distribuição de notícias e, após a viagem, a entrega de automóveis para testes de jornalistas e realização de eventos que resultassem em reportagens positivas para o automóvel. Um dos participantes foi José Carlos Pace, piloto da Fórmula 1 que teve participação de um teste publicado no Jornal da Tarde.

Para reverter a má imagem do veículo, elevar as vendas e desenvolver um modelo de menor consumo, para demonstrar a preocupação com a economia de combustível, a Ford decidiu utilizar na linha Maverick uma versão de menor consumo, aproveitando a disponibilidade do motor Ford, de 2.300 cm3 produzido na fábrica de Taubaté e exportado para o Japão, para equipar a pick-up Courier; Inglaterra, para o automóvel Capri e para os Estados Unidos, aplicado no Mustang e no Thunderbird.

Com o lançamento dessa versão, a Ford promoveu o primeiro test-drive de longa distância realizado no Brasil, com a reunião de jornalistas em viagem de ida e volta entre Recife e João Pessoa, na distância de 200 quilômetros.

Essa nova versão entusiasmou parte do público, mas não fez as vendas deslancharem.

A grande atração da linha sempre foi a versão esportiva, equipada com motor V8 de 4.900 centímetros cúbicos de cilindrada. Embora com vendas limitadas pelo maior preço, fez a alegria dos clientes aficionados.

Para atender a esse público esportivo e ampliar o desempenho do novo carro nas pistas sobre o Chevrolet Opala, que lançou o motor 250-S a Ford adotou um kit de carburação quadrijet, que elevou a potência a mais de 250 cavalos que o ajudou a se impor como um carro vencedor nas pistas.

Mas com as críticas recebidas da imprensa e os aspectos que não agradaram os consumidores, as vendas perderam a intensidade e, em 1979, a Ford interrompeu a produção do Maverick que, nos seis anos de presença no mercado completou 108.000 unidades.

O modelo esportivo, pelo estilo atraente e desempenho nas pistas, ganhou a fama de mito, mantido até hoje por uma legião de admiradores, por intermédio do Clube do Maverick.

A paixão pelo Maverick foi confirmada pelos associados do Ford Clube do Maverick, com o encontro de aproximadamente 150 colecionadores, na Garage do Maverick, nos dias 3 e 4 deste mês, no bairro da Moóca, e no dia 10, em Curitiba, organizado pelo Maverick Clube do Paraná. O calendário de comemorações dos 50 anos prevê outros eventos para a Bahia, em agosto, e também para outubro, no Nordeste do País.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

MERCEDES-BENZ INICIA ENTREGA DE VEÍCULOS SPRINTER PARA INICIATIVA CULTURAL ITINERANTE DO GOVERNO FEDERAL

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil anuncia a venda de 36 furgões Sprinter para a iniciativa cultural itinerante MovCEU, idealizada pelo Ministério da Cultura para atender comunidades de baixa renda. Os veículos começam a ser entregues neste mês e farão parte do projeto que visa oferecer infraestrutura para atividades culturais, como uma biblioteca móvel, estúdio de produção audiovisual, cinema ao ar livre e palco para apresentações, promovendo o enriquecimento cultural e união das comunidades.

“É uma grande satisfação para nós da Mercedes-Benz iniciar as entregas de uma venda como essa que representa muito mais do que uma negociação. Ficamos orgulhosos em ver a nossa Sprinter associada a um projeto que traz diversos benefícios culturais e de lazer para a sociedade”, afirma Fabio F. Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Em parceria com a Mobile Solutions Serviços Automotivos e inspirado no CineSolar, primeiro cinema itinerante do país movido a energia solar e apoiado pela Mercedes-Benz desde 2017, foi desenvolvido um veículo adaptado para levar cultura e lazer às periferias urbanas e rurais de municípios com menos de 20 mil habitantes. 

O produto alcançou sucesso em um Pregão Eletrônico (modalidade licitatória utilizada pelo governo brasileiro para contratar bens e serviços), com a venda operacionalizada pelo concessionário Mardisa de Brasília.

A linha Sprinter é referência no segmento pela oferta de soluções inovadoras e customizadas para atender uma ampla diversidade de aplicações. São vários entre-eixos (comprimentos), PBT’s (carga útil), e altura de teto que se adaptam às mais diversas necessidades dos clientes. Com o maior portfólio do mercado, a marca oferece o veículo ideal para atender qualquer tipo de empreendimento, garantindo aos clientes ainda mais sucesso em seu campo de atuação.

MovCEU

O MovCEU é um equipamento cultural itinerante voltado à realização de ações culturais em áreas predominantemente ocupadas por famílias de baixa renda, inseridas em municípios com menos de 20 mil habitantes, em áreas rurais ou em áreas urbanas com restrições para construção de equipamentos culturais públicos. Pode servir como biblioteca, estúdio para produção de conteúdo audiovisual, cinema de rua, palco para apresentações diversas, oficinas educativas, entre outros. Mais informações estão disponíveis neste link.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

IVECO BUS ASSINA TERCEIRO ACORDO COM A ÖBB POSTBUS PARA MAIS DE 900 UNIDADES DO CROSSWAY

A IVECO BUS anunciou a assinatura de um novo acordo plurianual com a Österreichische Postbus AG, maior empresa de ônibus da Áustria e líder de mercado em serviços de ônibus regionais. Este terceiro acordo abrange o fornecimento de um novo lote de mais de 900 CROSSWAY e CROSSWAY LE, com 550 unidades a serem entregues nos próximos dois anos. As 350 unidades restantes serão entregues até o final de 2028.

Os novos ônibus se somam aos quase 1.300 CROSSWAY que já fazem parte da frota ÖBB Postbus, que é hoje a maior frota de CROSSWAYs em operação na região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) e uma das maiores da Europa.

A IVECO BUS e a ÖBB Postbus dão um novo passo na sua cooperação de longa data com a assinatura, em 9 de julho, de um terceiro contrato plurianual para o fornecimento de mais de 900 CROSSWAY e CROSSWAY LE até o final de 2028. As entregas das primeiras 550 unidades serão divididas nos próximos 2 anos, com as 350 unidades restantes até o fim de 2028. Com uma frota de cerca de 2.200 unidades, a ÖBB Postbus terá a maior frota de CROSSWAYs em operação na região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) e uma das maiores na Europa.

Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS Europe, afirma: “Estamos orgulhosos por termos sido selecionados mais uma vez para este terceiro contrato. A confiança renovada da ÖBB Postbus em nós representa um grande sucesso para a nossa marca, e agradecemos calorosamente pelo apoio contínuo aos nossos modelos CROSSWAY, que se afirma cada vez mais como líder no mercado austríaco. É uma honra apoiar a ÖBB Postbus em sua missão de tornar as viagens ainda mais atraentes."

Alfred Loidl, membro do conselho da ÖBB Postbus, acrescentou: "Estamos muito satisfeitos em continuar nossa colaboração bem-sucedida de longa data com a IVECO BUS. O objetivo é oferecer aos passageiros um serviço ainda mais confortável e de qualidade em suas viagens".

A ÖBB Postbus selecionou o CROSSWAY nas versões Low Entry e Low Decker, com 10 e 12 metros de comprimento. Combinando eficiência operacional, versatilidade e desempenho, o CROSSWAY já vendeu mais de 60 mil unidades, tornando-se referência no segmento intercity na Europa. Produzida na fábrica de Výsoké Mýto, na República Checa, a linha CROSSWAY se beneficia do know-how secular do maior fabricante de ônibus da Europa.

Na foto: Erhan EREN, diretor de Negócios Alemanha & Alpes da IVECO BUS, Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS Europe, Alfred Loidl, membro do Conselho de Administração da ÖBB Postbus e Ewald KOLLER, head da divisão Técnica, TI e Inovação da ÖBB Postbus.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

A CHEGADA DAS MARCAS AUTOMOTIVAS CHINESAS NO BRASIL E AS CINCO CHAVES PARA UMA ESTRATÉGIA DE SUCESSO. Por Filippo Vidal*

Foto autoo.com.br

Quando chegaram ao Brasil, as marcas chinesas de automóveis sofreram com o preconceito dos consumidores. Havia uma razão para isso. As montadoras traziam para cá modelos de qualidade questionável – com exceção da CAOA Chery e da JAC Motors, que fizeram um bom trabalho desde o início. Hoje, no entanto, vemos nossas ruas “invadidas” por novas marcas, como a BYD e a GWM, que estão conquistando a confiança e até a admiração dos brasileiros a um ritmo assustador.

Cerca de três anos atrás, quando me perguntavam sobre a presença dos carros elétricos no Brasil, eu respondia cético que iria demorar vinte anos para vingarem por aqui. Queimei a língua, evidentemente. E as marcas da China vêm cumprindo um importante papel nesse movimento. Vale a pena refletir, portanto, sobre as chaves do sucesso das marcas chinesas.

Produto no centro

Para quem tem um mínimo de embasamento de marketing, não é surpreendente constatar que empresas que se concentram na qualidade do produto podem melhorar a satisfação do cliente, a reputação da marca, a percepção de preço e a fidelidade do cliente. Nesse aspecto, as marcas chinesas fizeram o trabalho direitinho. Essa é uma antiga regra de qualquer mercado, que foi esquecida por diversas empresas que operam no Brasil há muito mais tempo. Pois é, as novas marcas chinesas entenderam que o consumidor brasileiro é cada vez mais informado e exigente, principalmente aquele que está disposto a desembolsar valores superiores a R$ 150.000,00 para a compra de um carro. CAOA Chery, BYD e GWM entenderam a importância de trazer produtos com plataformas de última geração, tecnologia de ponta, acabamento primoroso e motores confiáveis (não vamos esquecer que os modelos que são trazidos por aqui já rodam na China – maior mercado automotivo do mundo – há alguns anos). É só entrar em uma concessionária dessas marcas, testar os carros e “sentir” a qualidade com as próprias mãos. Como prova disso, essas marcas oferecem condições de garantia acima da média do mercado, demonstrando ter grande confiança em suas próprias qualidades.

Aposta elétrica

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de veículos eletrificados leves no Brasil atingiu um total de 49.052 unidades vendidas nos primeiros oito meses de 2023, um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram emplacados 27.812 automóveis. Grande parte desse crescimento deve-se à chegada das novas marcas chinesas. Basta pensar que o BYD Dolphin é hoje o veículo elétrico mais vendido do país. Só em outubro de 2023 emplacou 1366 unidades. Em um mercado em que as marcas europeias, japonesas e norte-americanas já estavam oferecendo modelos elétricos ou híbridos com um posicionamento premium de nicho (alguns exemplos são BMW i3, Peugeot e208, Renault Zoe, Lexus UX, Volvo C40, Nissan Leaf, entre outros), as marcas chinesas como BYD e GWM chegaram com a ousadia de oferecer linhas completamente eletrificadas, não apostando em nenhum modelo 100% a combustão. Isso fez com que essas marcas trabalhassem um posicionamento de “especialista em elétricos” no Brasil, conquistando um segmento de mercado que nenhuma outra marca teve a coragem de ocupar antes. Fizeram isso apostando em uma posição vanguardista na descarbonização graças às altas tecnologias aplicadas nos modelos. Por exemplo, a BYD criou uma tecnologia própria à base de lítio: as baterias Blade revolucionaram a indústria de veículos elétricos por terem um carregamento mais rápido, mais autonomia e mais potência, ocupando menos espaço e com a maior durabilidade do mercado. Não é à toa que a BYD fornece suas baterias para nada mais, nada menos que a Tesla.

Design como aspiração

Se olhamos os modelos dessas marcas, todos proporcionam design de última geração. A BYD tem modelos como o Seal e o Dolphin, da linha “Ocean”, inspirada nos animais marinhos e no oceano pelo contorno sofisticado da carroceria, com linhas retas e formas fluidas, inspiração que chega até no naming dos modelos. A GWM trouxe modelos como o ORA GT, criado por Emanuel Derta, designer que antes trabalhava na Porsche (a inspiração é bastante visível...). Mas o design não se limita só aos carros, e sim envolve a experiência de marca como um todo. Além da interface digital dos carros proporcionar user experiences responsivas e intuitivas, as concessionárias também trazem um novo ar para o mercado automotivo brasileiro, com ambientes minimalistas e contemporâneos que colocam a interação com os carros no centro da experiência, bem como áreas de lazer e interação com a marca. BYD e GWM, principalmente, entenderam muito bem que é preciso fazer com que o processo de compra se torne cada vez mais simples e prático para o cliente final. Esse foco no design de experiência foi um dos principais fatores que fizeram com que essas marcas se tornassem aspiracionais no Brasil, roubando até clientes de marcas muito respeitadas como Toyota e Honda.

Estratégia comerciais valentes

Parece mais tempo, mas a BYD e a GWM chegaram no mercado automotivo brasileiro só em 2021 (na verdade a BYD já atuava no país antes, com sua linha de veículos comerciais). Desde aquele ano, se apresentaram com uma estratégia comercial bastante agressiva, investindo em garantir boa capilaridade das concessionárias disponíveis nos principais polos econômicos do país, bem como em uma estratégia de precificação corajosa. Por exemplo, o lançamento do BYD Dolphin por R$ 149.800 no final de junho de 2023 provocou os concorrentes, que se viram forçados a baixar o preço de seus carros elétricos de entrada e, assim, todo o mercado de eletrificados sofreu um reajuste para baixo, favorecendo o consumidor brasileiro. Essa “guerra de preços” intensificou-se ainda mais no final de 2023, em vista da volta do imposto para veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro de 2024. As marcas chinesas também não são nada tímidas em lançamentos de novos modelos, contribuindo para trazer uma imagem mais fresca para suas marcas: se a BYD em um ano lançou o Yuan Plus, o Dolphin e o Seal; a GWM estreou com o Haval H6, o Haval H6 GT PHEV e o Ora, trazendo um line-up completo para o panorama automotivo brasileiro desde seu primeiro momento no Brasil. A CAOA Chery também trouxe o Tiggo 8 Plug-in, promovendo também constantes atualizações em sua linha de carros. Além disso, se a CAOA Chery já tem fábrica em Anápolis e Jacareí, a BYD e a GWM também terão fábricas no país – a BYD comprou a unidade de Camaçari na Bahia que antes era da Ford, enquanto a GWM assumiu a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).

Entendimento do consumidor brasileiro

Às vezes um dos fatores mais decisivos para esse sucesso é até o mais óbvio e que deveria ser aplicado por qualquer empresa que quer operar em um país: a necessidade de entender as dores e os desejos do cliente local. Segundo uma pesquisa da Bain & Company, um quarto dos proprietários de carros no Brasil consideraria migrar para um veículo elétrico. O custo da gasolina/etanol, o impacto no meio ambiente e o interesse em novas tecnologias são as principais razões para a mudança, enquanto os obstáculos são o preço, a rede de recarga pouco capilar e a falta de clareza sobre a tecnologia embarcada nos carros. CAOA Chery, BYD e GWM entenderam muito bem a paixão que o brasileiro tem pelo setor automotivo, bem como a frustração de décadas por não ter acesso a modelos que se encontram fora do país e que tem qualidade superior. Em um cenário em que os carros vendidos no Brasil passavam por uma “tropicalização” (principalmente falando dos modelos mais caros produzidos por montadoras instaladas no país), que implicava na maioria dos casos simplificação de projetos, as marcas chinesas mantiveram a mesma qualidade oferecida fora do país, além de investir pesadamente em acessibilidade para que o brasileiro médio ganhasse familiaridade com a tecnologia e, assim, o boca a boca fizesse o resto do trabalho. Além disso, essas marcas estão cientes das principais ansiedades do brasileiro relacionadas à compra de um veículo elétrico e, por isso, estão investindo em providenciar mais acesso à recarga e ao entendimento de suas tecnologias. Basta pensar que em 2023 a GWM Brasil fechou uma parceria com a WEG para o desenvolvimento de uma rede de recarga rápida para carros elétricos no Brasil.

Então, o que vai acontecer nos próximos anos? Para imaginar isso é só olharmos para alguns números. Em 2022 foram vendidos 26,8 milhões de carros novos na China. Lá são produzidos automóveis com mais de 150 marcas diferentes. Existe uma oferta enorme de novas marcas e modelos de carros chineses, que além disso sofrem facelifts a cada dois anos e cada geração tem uma vida útil de 4 anos. No Brasil, marcas como Seres (já oferecida no país) e a próxima a chegar Omoda, serão provavelmente entre os novos protagonistas de 2024 ao lado de CAOA Chery, BYD e GWM que já têm planos bem agressivos. A BYD, por exemplo, lançará o Mini Dolphin (Seagull fora do Brasil) logo no início do ano a um preço próximo dos R$ 100.000,00. Tudo indica que, se os players mencionados obtiverem sucesso duradouro, novas marcas chegarão.

* Filippo Vidal, diretor e sócio da FutureBrand São Paulo,  é nascido e criado na Itália, construiu uma extensa carreira internacional, vivendo em países como África do Sul, China, Espanha e agora no Brasil. Chegou na FutureBrand São Paulo, em 2018, trazendo um olhar estratégico para projetos locais e internacionais. Em 2020 foi nomeado diretor, sendo responsável por aprimorar a conexão da consultoria com os outros escritórios da FutureBrand ao redor do mundo e liderando o processo de internacionalização de diversas marcas nacionais e internacionais. Foto: Pedro Saad.

PinePR
Gabriela Caruso
gabriela.caruso@pinepr.com

ABEIFA ALERTA: PLEITO DE MAIS IMPOSTOS É RETROCESSO.

Diante do recente pleito de aumento imediato do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos para 35%, a Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores se posiciona contrária a quaisquer mudanças de regras e apoia previsibilidade nas políticas industriais do setor automotivo brasileiro, sobretudo em respeito aos clientes/consumidores que têm o direito ao acesso e a escolha por tecnologias de ponta.

A entidade reforça o argumento de que políticas protecionistas não trazem benefícios ao Brasil, ressaltando que nos anos 1990, não fossem a abertura do mercado interno para veículos importados, o país não teria o parque industrial de hoje com algumas dezenas de fabricantes.

“Nos encontramos na iminência de ter um grave retrocesso do setor automotivo brasileiro”, alerta Marcelo de Godoy, presidente da Abeifa, para quem “medidas protecionistas ou barreiras alfandegárias artificiais são sempre ineficazes. A médio e longo prazos, são prejudiciais a toda a cadeia automotiva e em especial ao Brasil. As importações, além de regular o mercado interno por meio da competitividade de tecnologias e de preços, desafiam as montadoras locais a melhorar seus próprios produtos e ao aumento efetivo das exportações, o que vale dizer que a competitividade coloca em xeque a indústria local”.

A Abeifa também se manifesta contrária à inclusão dos veículos elétricos no imposto seletivo, da reforma tributária, em tramitação, e à exclusão desses modelos na isenção do IPVA, privilegiando somente os veículos híbridos abastecidos com hidrogênio ou etanol, no Estado de São Paulo.

Marcelo de Godoy, presidente da Abeifa. Foto: Ricardo Hernandes

“Os veículos elétricos são mundialmente reconhecidos como uma das principais soluções para a redução das emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade do ar e o combate às mudanças climáticas”, argumenta Godoy, ”ignorar essa categoria de veículos no incentivo fiscal demonstra falta de alinhamento com as tendências globais e com os compromissos ambientais assumidos pelo Brasil. Além disso, a exclusão dos veículos elétricos da isenção do IPVA desestimula a adoção de uma tecnologia limpa e eficiente, dificultando o avanço do mercado de veículos elétricos no país. Essa decisão contraria os interesses dos consumidores que buscam alternativas mais sustentáveis e dos fabricantes que investem em inovação e sustentabilidade”.

Números do semestre

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 7.979 unidades, das quais 7.830 importadas e 149 veículos de produção nacional, anotaram em junho último alta em suas vendas de 3,2% ante maio, quando foram comercializadas 7.728 unidades. Comparado a junho do ano passado, o aumento é de 231,4%: 7.979 unidades contra 2.408 veículos.

Na importação, as 7.830 unidades vendidas significaram aumento de 3,3% ante as 7.582 unidades de maio último e alta de 247,1% ante junho de 2023; enquanto na produção nacional – com 149 unidades – alta de vendas foi de 2,1% ante maio último e queda de 2% ante junho de 2023.

No acumulado de janeiro a junho, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma 45.766 unidades, 223,9% mais em relação aos primeiros seis meses de 2023, quando foram emplacadas 14.131 unidades. O acumulado somente de importados anotou crescimento de 235,3%: 44.921 unidades ante as 13.397 unidades do ano passado. No entanto, respondem por 23,2% do total de importados no primeiro semestre do ano.

Destaque especial novamente para ao dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a junho: os 41.417 veículos eletrificados importados e emplacados pelas associadas à Abeifa representam 52,2% do mercado total de 79.303 unidades emplacadas.

Participações

Em junho último, com 7.979 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,94% do mercado total de autos e comerciais leves (202.474 unidades). Se consideradas somente as 7.830 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 3,86% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 149 veículos, significaram marketshare de 0,07%.

As 45.766 unidades emplacadas nos primeiros seis meses do ano representam marketshare de 4,25% do total de 1.077.062 unidades do mercado interno brasileiro.


Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

quarta-feira, 10 de julho de 2024

HARLEY-DAVIDSON LOW RIDER ST GANHA SÉRIE ESPECIAL INSPIRADA NA MÚSICA

A H-D Low Rider® ST Enthusiast Tobacco Fade 2024 chega ao Brasil neste mês

A Harley-Davidson anuncia a chegada do modelo Low Rider® ST Enthusiast Tobacco Fade neste mês para o mercado brasileiro. Os modelos da Coleção Enthusiast® celebram a essência dos motociclistas Harley-Davidson® e são inspirados em suas histórias ao redor do mundo.

A pintura Tobacco Fade e o esquema gráfico, inspirados no clássico acabamento em madeira sunburst visto pela primeira vez em guitarras, baixos e baterias de rock and roll dos anos 60, fazem desta moto uma obra de arte para qualquer amante da música.

Além da pintura premium Tobacco Fade, aplicada pela Harley-Davidson utilizando ferramentas de pintura de precisão de última geração concebidas para executar os detalhes do painel em gradiente, os modelos Enthusiast® 2024 destacam-se pelo medalhão do tanque de combustível inspirado no disco de vinil, exclusivo deste modelo, e pelos gráficos estilizados em forma de palheta de guitarra no para-lamas dianteiro. A exclusiva Low Rider® ST também apresenta o logótipo Enthusiast® no para-lamas traseiro.

A Low Rider® ST Enthusiast Tobacco Fade estará à venda em julho em toda a rede de concessionárias Harley-Davidson® a partir de R$ 147.148,00. A edição especial da Low Rider® está disponível em quantidades limitadas em todo o mundo.

A Low Rider® ST

A Harley-Davidson® Low Rider® ST é uma moto V-Twin Sport Touring para os motociclistas que gostam de um estilo elegante e querem o desempenho icónico do motor Milwaukee-Eight® 117 V-Twin. O modelo Low Rider® ST conecta os motociclistas com a pura atitude Harley-Davidson. As características mecânicas são idênticas às do modelo 2024 Low Rider® ST.

A Harley-Davidson, Inc. é a empresa-mãe da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. Nossa visão: Construir nossa lenda e liderar nossa indústria por meio de inovação, evolução e emoção. Nossa missão: Mais do que construir máquinas, representamos a busca atemporal pela aventura. Liberdade para a alma. Desde 1903, a Harley-Davidson tem definido a cultura das motocicletas com uma crescente variedade de motocicletas de ponta, distintas e personalizáveis, além de experiências de pilotagem e acessórios excepcionais, equipamentos e roupas de pilotagem. A Harley-Davidson Financial Services oferece financiamento, seguros e outros programas para ajudar os motociclistas da Harley-Davidson a pegarem a estrada. Clique aqui e saiba mais

Harley-Davidson
Approach Comunicação

BUSSCAR: EMPRESA DE MINERAÇÃO ADQUIRE NOVOS EL BUSS 320L

Ônibus montados em chassi Mercedes-Benz OF-1726 foram destinados à Herculano Mineração

A empresa Herculano Mineração, situada em Itabirito (MG), investiu em dois El Buss 320L Busscar. Os veículos de motor dianteiro foram entregues em julho e contam com chassi Mercedes-Benz OF-1726.

A empresa optou por compor o salão de passageiros com 47 poltronas Class Soft, tomadas USB em todos os assentos, descanso para braços e descanso para pés com balancim. No painel de serviços, estão à disposição dos passageiros ar-condicionado com dutos individuais e luz de leitura.

Os ônibus também possuem wi-fi, câmera de ré e sensor de estacionamento. A poltrona do motorista conta com amortecedor pneumático, apoio de cabeça e cinto de segurança retrátil de três pontos.

Herculano Mineração

A Herculano Mineração, fundada em janeiro de 1992, tem como principal atividade a extração, o beneficiamento e a comercialização de minério de ferro e minério de ferro manganês. A empresa situada em Itabirito, Minas Gerais, possui uma posição geográfica que facilita sua logística, ficando próximo a importantes clientes e terminais ferroviários.

Busscar

MANUTENÇÃO PREVENTIVA É GARANTIA DE EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Para garantir a operação contínua e eficiente das máquinas agrícolas, a manutenção periódica e preventiva, principalmente no período do pré-plantio, é essencial para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e evitar paradas inesperadas. Pensando nisso, a Case IH, marca da CNH, reconhecida por sua inovação e compromisso com a qualidade, lança a campanha promocional de peças Pró-Plantio.

São quase mil itens de reposição para tratores, plantadeiras e pulverizadores com descontos de 10% a 30%, como filtros, correias e rolamentos, além de lubrificantes e itens de agricultura de precisão. A campanha é válida para compras nas mais de 170 concessionárias espalhadas pelo país, assim como no e-commerce.

Na loja online Case IH é possível adquirir itens de manutenção preventiva e corretiva com rapidez e facilidade, com cobertura de entrega em todo o território nacional. É possível também optar por retirar a compra diretamente na loja mais próxima.

“O campo não pode parar e a manutenção preventiva das máquinas trazem diversos benefícios como redução de custos com reparo, aumento da vida útil dos equipamentos e maior segurança para o operador”, ressalta Ludmila Giori, diretora de Marketing de Parts & Service da Case IH.

A campanha Pró-Plantio segue até o dia 31 de agosto em toda rede de concessionários e na loja online.

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Clique aqui para mais informações sobre a Case IH.

Case IH
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MERCEDES-BENZ INICIA OPERAÇÕES DE SUA NOVA CENTRAL DE PEÇAS DE CAMINHÕES E ÔNIBUS EM ITUPEVA

Nova Central de Distribuição e Logística de Peças está localizada na altura do km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, com fácil acesso às principais estradas do estado, aeroportos e à fábrica de São Bernardo do Campo.

Unidade abriga 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados

A Mercedes-Benz do Brasil, uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina, iniciou as operações de sua nova Central de Distribuição e Logística de Peças. A partir de agora, a unidade passa a ocupar um galpão do condomínio logístico da HGLG na cidade paulista de Itupeva, em localização privilegiada.

A operação da nova Central passa a ser feita em parceria com a Penske Logistics, líder no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e também na América do Norte.

A Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil, instalada antes em Campinas (SP), foi totalmente transferida para o novo endereço: Estrada Joaquim Bueno Neto, 9.835, bairro Jardim Alegre, em Itupeva. O local fica bem próximo ao km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital. Principais distâncias: cidade de São Paulo (71 km), Campinas (30 km), Porto de Santos (153 km), Aeroporto de Viracopos (26 km) e Rodoanel Mário Covas (48 km), que dá fácil acesso às rodovias Anhanguera, Dutra, Ayrton Senna, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Imigrantes e Anchieta.

Ganhos de performance e eficiência

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos imediatos de performance e eficiência, além de potenciais benefícios futuros”, diz Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do segmento de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 8.000.000 de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de 380 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para mais de 50 países”.

“Na nova Central, com pé direito de 12 metros, verticalizamos o estoque. Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse conceito de armazém, otimizamos a operação”, afirma Silvio Renan Souza. “Evoluímos também em processos internos e em softwares. Como exemplo, utilizamos o WMS (Warehouse Management System), sistema on line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição. E já estamos preparando o voice picking para implantação ainda este ano”.

 “Tudo o que oferecíamos até agora foi mantido e vamos fazer ainda mais. A nova Central nos traz ganhos de inteligência logística e operacional, com mais eficiência, agilidade e produtividade. Queremos aumentar a velocidade das entregas, fazendo as peças chegarem aos clientes o mais rápido possível, contribuindo assim para a disponibilidade de seus caminhões ou ônibus”.

Penske Logistics visa relação duradoura e vantajosa para todos

“É uma grande satisfação para a Penske Logistics Brasil anunciar esta parceria com a Mercedes-Benz Brasil. Não mediremos esforços para que nossa relação seja duradoura e vantajosa para ambas as empresas e ainda mais para os clientes da marca, a partir da otimização contínua de todas as etapas da operação pelas quais seremos responsáveis. Utilizaremos todo o know-how adquirido nestes mais de 25 anos em que estamos no País, com o que há de mais avançado em tecnologia e processos para a cadeia logística”, afirma Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics Brasil.

Presente em território nacional desde 1998, a Penske Logistics atende a todo o País, empregando diretamente mais de mil funcionários. A empresa conta com espaço total de armazém de 340 mil metros quadrados.

Estrutura ampla, moderna e sustentável

O galpão da HGLG que abriga a nova Central recebeu duas certificações muito importantes: “Empreendimento Classe AAA”, que indica nível máximo de qualidade, padrão de construção e tecnologia de sistemas prediais, e “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes.

A área útil da Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil é de aproximadamente 45.000 metros quadrados. A área total do condomínio da HGLG é de mais de 234.000 metros quadrados, contando com um total de cerca de 90.000 metros quadrados locáveis de galpões, o que permite futuras expansões.

São 12 módulos de armazéns, 126 docas e 4 rampas de acesso para empilhadeiras. As docas possuem nivelamento eletrohidráulico, otimizando o ajuste da plataforma à altura da carroçaria do veículo para as operações de carregamento e descarregamento. O pé direito chega a 12 metros e a capacidade do piso é de 6 toneladas por metro quadrado.

Sustentabilidade ambiental é uma característica valorizada na nova Central. O local dispõe de estação de tratamento de efluentes e caixa de retenção de águas pluviais. As telhas são zipadas, caracterizadas por uma estrutura contínua sem emendas, e o isolamento termoacústico utiliza Facefelt, feltro de lã de vidro. O sistema de iluminação conta com lâmpadas do tipo LED e com luz natural Zenital, por meio de aberturas no teto. As empilhadeiras são elétricas, movidas por baterias de lítio, mais ecológicas e adequadas a ambientes internos.

A Central conta ainda com áreas administrativa e de convivência, mezaninos expansíveis, infraestrutura de depósitos e serviços, além de restaurante com capacidade para 500 pessoas. A portaria blindada controla o acesso durante 24 horas por dia. Destaque também para circuito fechado de TV e amplo estacionamento para carretas e outros veículos.

A segurança do armazém e das pessoas é preservada por um sistema completo de combate a incêndios, com hidrantes e sprinklers em toda a área de armazenagem.

Penske Logistics

A Penske Logistics é uma empresa da Penske Transportation Solutions com sede em Reading, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A empresa é líder no fornecimento de soluções inovadoras de cadeia de abastecimento e logística. A Penske oferece soluções que incluem transporte dedicado, gestão de centros de distribuição, logística principal, gestão de fretes, gestão de transportes, corretagem de fretes e uma ampla gama de tecnologias para manter o mundo em movimento.

Mercedes-Benz do Brasil - Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training no interior de São Paulo. Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

EDUARDO ZORZANELLO: O EMPRESÁRIO DESTAQUE DE GRAMADO.

A Câmara de Vereadores de Gramado em sessão ordinária de segunda-feira, dia 8, outorgou o título de Empresário Destaque para Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi e Zorzanello Feiras e Eventos, organizador da Festuris - Feira Internacional de Turismo e do Connection Experience - Terroirs do Brasil.

Eduardo Zorzanello durante discurso na Câmara de Vereadores. Foto: Paulo Vargas/Câmara de Vereadores de Gramado.

A homenagem foi sugerida pelo Sindicato do Turismo da Serra Gaúcha, com base na trajetória de contribuição em prol da qualificação e profissionalização do turismo de Gramado e regional e também por promover e divulgar o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo.

Em discurso, Eduardo destacou entre outras colocações: “Quero dividir essa homenagem com todos que estão vibrando com essa conquista, que não é só minha. E a palavra que define esse momento é gratidão. Agradeço de coração à Câmara por outorgar essa distinção e ao Sindtur pela indicação do meu nome. É reflexo de um trabalho que não é de agora, é um trabalho dedicado, árduo e com muita perseverança em prol do desenvolvimento do turismo e do setor de eventos de Gramado e região”.

Eduardo é formado em Direito pela UCS e atua na empresa, desde 2009, com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho desempenhado por Marta e Silvia desde 1988. Ao longo dos últimos 15 anos, acumulou experiências na promoção de importantes eventos e liderando entidades representativas no setor turístico.

“Nada teria acontecido, se não fosse, lá no passado, a determinação, a garra e a vontade de duas mulheres, que foram incentivadas por um grande mentor, meu pai Enoir Zorzanello. Muito obrigado por ter incentivado elas lá em 88 a abrirem a empresa com o intuito de provocar uma transformação na economia, no social e na sustentabilidade”.

Eduardo agradeceu ainda a família, a esposa Juliana e a filha Duda, e projetou o futuro: “Temos que pensar em uma Gramado  moderna, sem perder as raízes e deixar legados para as novas gerações”, finalizou.

CONNECTION E FESTURIS – Eduardo Zorzanello, ao lado de Marta Rossi, são os organizadores líderes de dois importantes eventos em Gramado/RS: o Connection Terroirs do Brasil é a maior vitrine brasileira de promoção dos produtos de origem. e o Festuris - Feira Internacional de Turismo,palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.


DANA CELEBRA 77 ANOS DE ATIVIDADES NO BRASIL

A Dana, uma das empresas líderes no setor automotivo mundial, comemora 77 anos de presença ativa no Brasil, com importante participação na evolução e desenvolvimento da indústria automobilística nacional. A marca, uma das mais tradicionais e reconhecidas do mercado nacional, mantém sua trajetória de crescimento de seus negócios no País, ampliando a sua participação no fornecimento às montadoras, no mercado de reposição e na exportação.

A presença da Dana na indústria automobilística brasileira é singular. Poucas empresas têm uma imagem tão forte de qualidade, longevidade, de pioneirismo e liderança. O crescimento contínuo dos negócios, a excelência dos produtos, o estreito relacionamento e reconhecimento dos clientes e parceiros e o foco em programas de sustentabilidade fazem parte da estratégia da companhia para seguir crescendo no País.

Nesses últimos anos, a Dana, líder global em sistemas de transmissão e propulsão eletrificada, vem desenvolvendo soluções para atender às novas demandas por eletrificação. A empresa vem liderando a transformação que já está ocorrendo no setor rumo à descarbonização e a veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis nos mercados mais evoluídos do mundo.

Os investimentos realizados no Brasil na última década, permitiram que a fabricante ampliasse o seu fornecimento para as montadoras instaladas no País, com grande ênfase no segmento de veículos comerciais, ampliando o seu pacote de produtos, modernizando suas linhas de produção e aprimorando os seus processos de fabricação.

As soluções Dana estão presentes em todos os caminhões e ônibus e na grande maioria dos automóveis e picapes fabricados ou comercializados no Brasil. A empresa tem crescido consistentemente, com o lançamento de novos produtos e serviços, e a ampliação do seu portfólio.

Dana

Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa ajuda a moldar o progresso sustentável através das suas soluções de energia limpa e convencionais que apoiam praticamente todos os fabricantes de veículos mundiais com sistemas de transmissão e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.

Com sede em Maumee, Ohio, nos EUA, a empresa reportou vendas de 10,6 bilhões de dólares em 2023, com 42.000 pessoas em 31 países em seis continentes. Com uma história iniciada em 1904, a Dana foi nomeada entre as “Empresas Mais Éticas do Mundo” em 2023 e 2024 pela Ethisphere e como uma das “Empresas Mais Responsáveis da América do Norte em 2023” pela Newsweek. A empresa é impulsionada por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar uns aos outros, inspirar a inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um empregador de primeira linha.

Dana
Secco Consultoria de Comunicação

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS DIVULGA NOVO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Dados referentes a 2023 reafirmam propósito, missão, visão e valores praticados pela empresa

A Volkswagen Caminhões e Ônibus lança a segunda edição do seu Relatório de Sustentabilidade, disponível para download no site VWCO. A publicação destaca os principais avanços, compromissos e impactos da companhia em sua estratégia ambiental, social e de governança (ESG) referentes ao ano de 2023.

“Entregamos mais valor na forma de veículos e serviços inovadores e eficientes, tomamos ações de efeito imediato para reduzir impactos ambientais, adotamos iniciativas de valorização de nossos colaboradores e apoiamos projetos sociais que hoje beneficiam milhares de pessoas. Tudo isso com o objetivo de garantir um futuro cada vez mais sustentável para o nosso setor”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

Por meio do Programa Futuro, que promove ações e alavanca boas práticas para um legado ainda mais sustentável para as gerações futuras, a empresa ampliou principalmente iniciativas de impacto positivo ao meio ambiente. O uso de combustível renovável na frota de veículos flex da companhia foi uma das ações, que em conjunto com outras, resultaram em uma redução de 10,7 pontos percentuais nas emissões de carbono das operações (escopos 1 e 2).

A VWCO aumentou a sua eficiência energética graças a iniciativas como a compra de energia renovável certificada (iRec), sendo 71% para a fábrica de Resende (RJ) em adição a 100% já existente nas operações em Vinhedo (SP). Também registrou melhorias nos indicadores operacionais por veículo produzido nas operações de Resende, México e Vinhedo em comparação a 2022, como a redução de 15% no uso de energia, 12% no consumo de água, 34% no uso de gás natural e 36% em resíduos para aterro sanitário. Além disso, 15% do aço utilizado pela empresa são compostos por sucata metálica reciclada.

Iniciativas sociais

Dentre as iniciativas sociais, a VWCO lançou o Programa Co.de School em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, Volkswagen Financial Services, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Senai, visando promover a educação e a capacitação tecnológica. A criação da VWTB Academy é outro destaque, oferecendo formação e desenvolvimento de competências para os colaboradores da companhia.

Paralelamente, foi instituído o Programa de Proteção às Mulheres, reafirmando o compromisso da empresa de inclusão e auxilio complementar às colaboradoras vítimas de violência, garantindo segurança social, jurídica, financeira e apoio psicológico. . E por fim, a empresa implementou um programa de remuneração variável atrelado às metas ESG para executivos, incentivando o avanço da representatividade de mulheres em cargo de liderança e descarbonização de suas operações e produtos.

“Os dados do novo Relatório de Sustentabilidade são uma evidência clara de que nossa empresa vivencia seu propósito, missão, visão e valores. Desenvolvendo soluções de transporte sustentável para todos, atuando em parceria com nossas pessoas e também com parceiros de negócios, sempre de forma respeitosa, solidária e responsável”, diz Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VWCO.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.

GRUPO TRATON

Com suas marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN e Navistar, a TRATON SE é controladora do GRUPO TRATON e um dos principais fabricantes de veículos comerciais do mundo. Seu portfólio de produtos inclui caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. “Transformando o Transporte Juntos. Para um mundo sustentável”: esta intenção reforça a ambição da empresa de ter um impacto duradouro e sustentável no negócio de veículos comerciais e no crescimento comercial do Grupo.

Clique aqui e leia o Relatório de Sustentabilidade da VWCO

Volkswagen Caminhões e Ônibus

CAMPANHA DA VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA ENGAJA A TORCIDA PARA AS OLIMPÍADAS COM DECORAÇÃO E AÇÕES ESPECIAIS

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca e transportadora oficial do Time Brasil, convida os passageiros a entrarem no clima olímpico para acompanharem o Brasil durante os jogos Paris2024. 

Ao longo do mês, diversas agências espalhadas pelo Brasil estarão decoradas de maneira especial para receberem a torcida. A empresa, ainda, conta com ônibus customizados em artes exclusivas, que já estão circulando em linhas que cruzam o país, a fim de espalharem o espírito olímpico pelas estradas do país. Os Jogos Olímpicos também serão tema das campanhas digital, de TV e de rádio da marca.

A campanha, que tem o mote “Eu sou mais Brasil”, traz personalização dos pontos de vendas, totens nas rodoviárias e promoções temáticas nos canais de venda da empresa. Nas salas vips da Viação Águia Branca, localizadas nas principais rodoviárias onde a empresa atua, as televisões estarão sintonizadas nos jogos, para que os passageiros não percam nenhum momento da atuação dos atletas do Brasil.

Além disso, no dia 26 de julho, dia da abertura oficial das Olimpíadas, a Viação Águia Branca vai realizar uma ação em parceria com a Docile, fabricante de doces e guloseimas, no Terminal Tietê, em São Paulo, com o tema "A medalha da gentileza". Para valorizar este momento junto com a torcida, as marcas vão distribuir pacotes de balas para todos os passageiros que embarcarem com a Águia.

A Viação Águia Branca se tornou transportadora oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2022 e, desde então, lançou quatro ônibus personalizados e realizou uma campanha online para que o público escolhesse os designs utilizados em cada um dos veículos. A marca apoiou o COB com o transporte da delegação que participou dos Jogos da Juventude e durante eventos pré-olímpicos de Esgrima e de Basquete, além do transporte das confederações que estiveram no Prêmio Brasil Olímpico.

A empresa promoveu uma apresentação especial da equipe de Ginástica Rítmica na rodoviária de Vitória, além de uma ação em parceria com o COB para levar alunos de escolas legado do Rio de Janeiro para uma manhã de atividades no centro de treinamento do Comitê, com a presença do mascote Ginga. A Viação Águia Branca também apoiou o transporte de escolas para o COB Expo e para o Dia Olímpico, evento que marcou um mês para o início dos Jogos Olímpicos Paris2024.

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, tem o propósito de mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. Fundada há 77 anos, a empresa é Líder em todos os mercados em que atua. Investindo continuamente em segurança, conforto e qualidade, a Águia Branca promove excelência em experiências de viagem para cerca de 9 milhões de passageiros por ano e atua em mais de 700 localidades em oito estados - Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Viação Águia Branca
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