domingo, 14 de julho de 2024

MERCEDES-AMG C 63 S E PERFORMANCE TRAZ A TECNOLOGIA HÍBRIDA DA F1 DIRETO PARA AS RUAS

Versão exclusiva “F1 Edition” entrega ainda mais exclusividade e personalização

A Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil lança no Brasil o quarto modelo equipado com o sistema AMG E PERFORMANCE. O novo Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE traz o trem de força híbrido projetado para máximo desempenho, combinando o motor AMG 4 cilindros turbo de 2.0 litros com uma Unidade de Tração Elétrica (EDU) no eixo traseiro para oferecer uma experiência de condução única e personalizada.

Dependendo do modo de condução, o motor elétrico aumenta a potência e o torque e se adaptam para proporcionar uma experiência de condução única. A condução totalmente elétrica também é possível. O trem de força elétrico e a bateria de alta performance com 400 volts são desenvolvimentos exclusivos da AMG. Assim como na Fórmula 1, a bateria é especificamente projetada para rápida entrega e carregamento de energia com resfriamento direto das células.

A potência total do sistema combinado é de 680 cv, o torque máximo combinado do sistema é de 1.020 Nm e pela primeira vez em um Mercedes-AMG C 63, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ está disponível para transferir a potência de tração para o asfalto, incluindo um Modo Drift para ainda mais prazer de condução. Além disso, o novo superesportivo é equipado com o eixo traseiro direcional, outra característica única neste segmento.

Design exterior: a forma segue a função

O design do novo C 63 S E PERFORMANCE difere dos demais Classe C em suas proporções ainda mais marcantes. A dianteira é 50 mm mais longa e os para-lamas dianteiros são mais largos. No geral, as dimensões exteriores diferem consideravelmente das do Mercedes-Benz Classe C. São 83 mm a mais em comprimento, 76 mm em largura no eixo dianteiro e 10 mm no entre eixos, o que se traduzem em um AMG C 63 S ainda mais poderoso e alongado.

Uma nova característica distintiva e exclusiva do C 63 S E PERFORMANCE é a estreita saída de ar no centro do capô, que se transita elegantemente para as duas elevações de potência. Uma novidade em um modelo de produção Mercedes-AMG, um emblema redondo com o brasão da AMG substitui a estrela da Mercedes com a coroa de louros no capô. Elementos característicos continuam a ser a grade do radiador específica da AMG com estrias verticais e a o para-choque dianteiro da AMG em design de asa a jato. Grandes entradas de ar direcionam o fluxo de ar especificamente para suas várias funções. Dois painéis de ar controlados eletronicamente (atrás da grade do radiador e na saia dianteira) permitem que o ar seja regulado conforme necessário.

Saias laterais combinando, o para-choque traseiro com grande difusor, bem como os dois acabamentos de escape duplo trapezoidal externamente nervurados completam o design. Detalhes exclusivos na traseira incluem um spoiler na tampa do porta-malas, a tampa de carregamento plug-in e a designação do modelo contra um fundo vermelho. O emblema "E PERFORMANCE" nos para-lamas indica a motorização híbrida.

Interior elegante, luxuoso e muito esportivo

No interior, os bancos esportivos AMG com um layout especial de estofamento e um padrão de costura distintivo contribuem para a impressão refinada. Existem também muitas opções individuais disponíveis para o interior. Cores exclusivas e vários estofamentos em couro nappa com o emblema AMG em relevo nos apoios de cabeça dianteiros enfatizam o lado esportivo ou luxuoso do C 63 S E PERFORMANCE.

O sistema de infoentretenimento MBUX inclui vários displays e funções específicos da AMG e do sistema híbrido. Estes incluem os displays no quadro de instrumentos, no display central multimídia em orientação vertical na console central e no head-up display.

A visualização do quadro de instrumentos pode ser personalizada com diferentes estilos de exibição e visualizações. O estilo “Supersport” exclusivo AMG oferece a opção de exibir vários conteúdos através de uma estrutura de menu vertical. Estes incluem um menu com temperaturas específicas do sistema híbrido ou um menu de configuração que exibe as configurações atuais para a suspensão ou transmissão. Além disso, o condutor também pode exibir um mapa de navegação ou dados de consumo no display mesmo no estilo “Supersport”.

O display head-up também oferece estilos de exibição específicos da AMG, como Race e Supersport. Estes podem ser acessados através do menu principal no quadro de instrumentos. Gráficos de alta qualidade no display multimídia também visualizam o fluxo de energia de todo o sistema de tração, velocidade, potência, torque e temperatura do motor elétrico, bem como a temperatura da bateria de maneira específica da AMG. O tempo pode ser mostrado em um cronômetro analógico da IWC.

Sistema híbrido AMG específico E PERFORMANCE: motor a combustão na frente, motor elétrico na traseira

No novo Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE, o motor turbo de quatro cilindros e 2.0 litros é combinado com um motor elétrico síncrono de imã permanente (PSM), uma bateria de alto desempenho desenvolvida em Affalterbach e tração integral variável AMG Performance 4MATIC+.

A potência total de 680 cv e o torque máximo do sistema de 1.020 Nm permitem um desempenho de condução impressionante, acelerando de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. A aceleração só termina a uma velocidade de 280 km/h. O motor elétrico de 204 cv está posicionado no eixo traseiro, onde é integrado com uma transmissão de duas velocidades acionada eletricamente e o diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente em uma unidade compacta de acionamento elétrico (EDU). Especialistas referem-se a esse layout como um híbrido P3. A bateria leve de alto desempenho também está localizada na traseira, acima do eixo traseiro.

Inspirada na Fórmula 1, desenvolvida em Affalterbach: a bateria de alto desempenho AMG

Quando a estratégia de eletrificação foi definida, ficou claro desde o início que todos os componentes essenciais seriam desenvolvidos em Affalterbach. Entre eles está a bateria de alto desempenho AMG O desenvolvimento do sistema de armazenamento de energia de íons de lítio é inspirado por tecnologias que se provaram eficazes nos modelos de corrida híbridos da equipe Mercedes-AMG Petronas F1. Durante o desenvolvimento, os especialistas de motores de Fórmula 1 High Performance Powertrains (HPP) em Brixworth trocaram conhecimentos com a Mercedes-AMG em Affalterbach para a criação da bateria de alto desempenho AMG.

95 cv de potência contínua e até 204 cv de potência máxima

A bateria de alto desempenho oferece uma capacidade de 6,1 kWh, saída contínua de 95 cv e saída de pico de 204 cv por dez segundos. O carregamento é feito através do carregador AC a bordo de 3,7 kW, em estações de carregamento, wallbox ou tomada doméstica. A bateria é projetada para entrega e absorção rápida de energia, não para a maior autonomia possível. No entanto, a autonomia elétrica de 13 quilômetros (método WLTP) permite um raio de ação prático, por exemplo, para condução tranquila e totalmente elétrica da área residencial até a periferia da cidade ou até a rodovia.

A busca contínua por inovação: resfriamento direto das células da bateria.

A base para o alto desempenho da bateria AMG de 400 volts é seu inovador sistema de resfriamento direto: pela primeira vez, um líquido refrigerante de alta tecnologia, baseado em um líquido eletricamente não condutivo, circula por todas as 560 células, resfriando-as individualmente. Cada bateria necessita de uma temperatura definida para uma entrega ótima de potência.

Para o resfriamento direto, os especialistas da AMG tiveram que desenvolver novos módulos de resfriamento com apenas milímetros de espessura. Cerca de 14 litros de refrigerante circulam de cima para baixo por toda a bateria, passando por cada célula com a ajuda de uma bomba elétrica de alto desempenho especialmente desenvolvida, também fluindo através de um trocador de calor óleo/água acoplado diretamente à bateria. Isso conduz o calor para um dos dois circuitos de baixa temperatura (LT) do veículo. De lá, ele segue para o refrigerador LT na frente do carro, que libera o calor para o ar ambiente. O sistema é projetado para garantir uma distribuição uniforme de calor na bateria.

Como resultado, a bateria está sempre dentro de uma janela de temperatura operacional consistente e ideal, com uma média de 45° Celsius, não importa quantas vezes seja carregada ou descarregada. Apenas o resfriamento direto eficaz torna possível o uso de células com densidade de potência muito alta. Graças a essa solução individual, o sistema de bateria é particularmente leve e compacto.

Motor AMG quatro cilindros de 2.0 litros com turbocompressor de gases de escape assistido eletricamente

O motor AMG de quatro cilindros e 2.0 litros foi desenvolvido inteiramente em Affalterbach seguindo o princípio “Um Homem, Um Motor”. Assim, a Mercedes-AMG combina a habilidade artesanal de seus funcionários altamente qualificados com métodos de produção de última geração e um alto grau de digitalização.

Internamente denominado M139l (l para instalação longitudinal), é o primeiro motor de série do mundo a ser equipado com um turbocompressor de gases de escape assistido eletricamente. Esse sistema inovador é derivado diretamente da tecnologia que a equipe Mercedes-AMG Petronas F1 vem utilizando com tanto sucesso na principal categoria do automobilismo há muitos anos. A nova forma de turbo compressão garante uma melhor resposta em todas as faixas de rotações, proporcionando uma experiência de condução ainda mais dinâmica e eficiente.

Princípio funcional do turbocompressor de gases de escape assistido eletricamente em detalhes

Um motor elétrico, com cerca de quatro centímetros de espessura, é integrado diretamente no eixo do turbocompressor entre a roda da turbina no lado do escape e a roda do compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, ele aciona diretamente o eixo do turbocompressor e, assim, acelera a roda do compressor, antes que o fluxo de gases de escape assuma o acionamento de maneira convencional.

Isso melhora significativamente a resposta desde a marcha lenta, reduzindo o turbo-lag.

O motor à combustão reage ainda mais rapidamente aos comandos do pedal do acelerador e a experiência de condução como um todo é muito mais dinâmica. Além disso, a eletrificação do turbocompressor permite um torque mais alto em baixas rotações. Isso também aumenta a agilidade e otimiza a aceleração a partir da imobilidade. Mesmo quando o condutor retira o pé do acelerador ou freia, a tecnologia é capaz de manter a pressão de impulso o tempo todo. Isso garante uma resposta contínua e imediata.

Alimentado pelo sistema elétrico embarcado de 400 volts, o turbocompressor de gases de escape elétrico opera em velocidades de até 150.000 rpm. O turbocompressor, o motor elétrico e a eletrônica de potência estão conectados ao circuito de refrigeração do motor de combustão para garantir um ambiente de temperatura ideal em todos os momentos.

O design de competição “closed-deck” do motor M139 assegura alta rigidez em conjunto com baixo peso e permite pressões de combustão máximas de até 160 bar. As áreas ao redor dos cilindros são principalmente sólidas, e a placa de cobertura é penetrada apenas por pequenos dutos para o líquido de arrefecimento e óleo do motor.

Outro destaque é a injeção de combustível em dois estágios. No primeiro estágio, injetores piezoelétricos especialmente rápidos e precisos entregam o combustível nas câmaras de combustão a pressões de até 200 bar. O segundo estágio adiciona injeção de combustível na admissão com válvulas solenoides, necessária para alcançar a potência específica alta do motor.

O motor de quatro cilindros mais potente do mundo

No C 63 S, a unidade de quatro cilindros desenvolve 476 cv a 6.725 rpm. Isso o torna o motor de quatro cilindros de produção em série mais potente do mundo. O torque máximo de 545 Nm está disponível entre 5.250 e 5.500 rpm.

Um gerador de partida com correia (RSG) combina um alternador e um motor de arranque em um único componente. O RSG inicia o motor de combustão e garante o fornecimento básico aos componentes auxiliares, como o ar-condicionado ou os faróis. Isso também ocorre quando o veículo está parado em um semáforo e o nível de carga da bateria de alta tensão não é mais suficiente para suportar o sistema elétrico embarcado de baixa tensão. O RSG é integrado à rede de alta tensão de 400 volts.

A potência é transmitida pela transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), na qual uma embreagem de partida a úmido substitui o conversor de torque. Isso reduz o peso e, graças à sua menor inércia, otimiza a resposta ao pedal do acelerador, especialmente durante arrancadas e mudanças de carga. O software é calibrado para garantir tempos de troca extremamente curtos, bem como reduções múltiplas rápidas, se necessário. Além disso, a função de partida RACE START garante uma aceleração ótima a partir da imobilidade.

Oito modos de condução AMG

Os oito modos de condução AMG DYNAMIC SELECT - "Electric", "Comfort", "Battery Hold", "Sport", "Sport+", "RACE", "Slippery" e "Individual" - são ajustados precisamente para a nova tecnologia de propulsão. Eles oferecem uma experiência de condução variada, desde eficiente até dinâmica. Os modos de condução ajustam parâmetros importantes: resposta do motor e transmissão, características de direção, amortecimento do chassi ou o som. O modo BOOST do motor elétrico também depende do modo de condução selecionado, podendo ser ajustada pelo display no console central ou pelos botões no volante AMG. Contudo, algo é comum em todos os modos: a potência máxima do motor elétrico, com um impulso de 204 cv, pode ser facilmente demandada por meio da função kick-down.

Como padrão, o híbrido de alto desempenho começa silenciosamente ("Modo Silencioso") no modo de condução "Comfort", com o motor elétrico ligado. No painel de instrumentos, o ícone "Ready" sinaliza que o veículo está pronto para rodar. Além disso, um potente e sonoro som de partida típico da AMG é emitido no interior através dos alto-falantes do veículo como feedback acústico, indicando prontidão para partir. Um leve toque no pedal do acelerador é tudo o que é necessário para colocar o híbrido AMG em movimento.

Nova experiência sonora em todas as condições de condução

Ao dirigir apenas com energia elétrica, o sistema de alerta acústico do veículo, exigido por lei, avisa os arredores da aproximação do híbrido de alto desempenho. Um som AMG especialmente composto, de baixa frequência e modulado pela velocidade, é emitido para o exterior por meio de um alto-falante na frente e de uma soundbar com dois alto-falantes na traseira do veículo.

Além disso, os desenvolvedores da AMG oferecem uma experiência sonora mais avançada. Para isso, captam o som real do motor de combustão interna através de um sensor de pressão no sistema de escape e o enriquecem antes de ser emitido no interior através do sistema de som. Isso possibilita vivenciar o característico som AMG de maneira próxima e pessoal. Além disso, a assinatura sonora é modulada pelos alto-falantes externos, dentro do escopo dos requisitos legais aplicáveis nos respectivos mercados. A intensidade depende do programa de condução selecionado, mas pode ser ajustada individualmente no display no console central ou do botão no volante. Em todas as situações, um ponto importante permanece igual: o AMG C 63 é imediatamente reconhecido acusticamente como um AMG sob todas as condições.

Controle de tração via motor elétrico

O controle da dinâmica veicular também se beneficia do sistema híbrido. Em vez da intervenção de frenagem pelo ESP®, o motor elétrico pode controlar a tração assim que uma roda sinaliza muito deslizamento. Para isso, o sistema de controle inteligente reduz o torque de condução do motor elétrico que é transferido para a roda através do diferencial traseiro de deslizamento limitado. O resultado é que o ESP® não precisa intervir, ou apenas o faz mais tarde. Vantagem: o motor de combustão interna pode assim operar com um torque mais alto, melhorando a agilidade e aumenta a eficiência. Além disso, a energia “destruída” durante a frenagem pode ser usada para recarregar a bateria.

Suspensão de alto desempenho AMG RIDE CONTROL com sistema de amortecimento adaptativo

A suspensão AMG RIDE CONTROL com Sistema de Amortecimento Adaptativo combina dinâmica de condução esportiva com um alto nível de conforto. A base para isso é fornecida pelo eixo dianteiro, com juntas de direção especialmente desenvolvidas e juntas de suspensão no braço de controle da mola, e pelo eixo traseiro, que também apresenta elastocinemática projetada para dinâmica de condução.

Com base nisso, o amortecimento em cada roda individual é ajustado continuamente à demanda atual - sempre levando em conta o nível de suspensão pré-selecionado, o estilo de condução e a condição da superfície da estrada. Além de uma melhoria na qualidade de condução e conforto, isso leva, acima de tudo, a um aumento na segurança de condução.

Esse formato utilizado pelo AMG C 63 S E Performance já provou seu valor em modelos de competição da categoria GT3 e nas ruas com o AMG GT Black Series. Os componentes-chave são amortecedores feitos de materiais leves que podem mover significativamente mais fluido hidráulico do que sistemas convencionais: em vez de um pistão estreito, um disco significativamente maior desloca o óleo no amortecedor. Cada amortecedor é equipado com duas válvulas eletro-hidráulicas externas, que agem independentemente uma da outra para controlar a absorção e a pressão. Durante o processo, o software de controle do sistema monitora continuamente dados operacionais, como ângulo de volante, velocidade, aceleração e movimento da carroceria.

Direção com três estágios AMG e eixo traseiro esterçante

O layout da direção também contribui para o aumento da dinâmica e conforto. O sistema de direção com três estágios AMG, por exemplo, apresenta uma taxa de geometria variável que se adapta ao programa de condução selecionado. Em altas velocidades, a assistência de direção diminui; em baixas velocidades, ela é constantemente aumentada. Como resultado, apenas uma quantidade comparativamente pequena de força é necessária em baixas velocidades, assim como ao manobrar e estacionar. Ao dirigir mais rápido, o controle ideal do veículo é mantido. Nos ajustes de suspensão "Sport" e "Sport+", o condutor também experimenta significativamente mais feedback sobre as condições de condução através do volante.

As rodas traseiras operam com um ângulo máximo de esterçamento de 2,5 graus. Até este ponto, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras em velocidades de até 100 km/h (variável dependendo da configuração do AMG DYNAMICS). Isso leva a um encurtamento virtual da distância entre eixos e resulta em uma entrada nas curvas significativamente mais ágil, menor esforço de direção e maior capacidade de manobra. Isso reduz perceptivelmente o círculo de viragem ao fazer curvas ou estacionar.

Em velocidades acima de 100 km/h (variável dependendo da configuração do AMG DYNAMICS), as rodas traseiras viram em paralelo às rodas dianteiras - até um máximo de 0,7 graus. A extensão virtual da distância entre eixos tem um efeito positivo na estabilidade de condução: ele constrói rapidamente força lateral ao mudar de direção, permitindo que o veículo responda mais diretamente aos comandos de direção.

O sistema integrado de controle dinâmico AMG DYNAMICS influencia as estratégias de controle do ESP® (Programa Eletrônico de Estabilidade), da tração integral e do diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente. Isso aumenta a agilidade sem comprometer a estabilidade do veículo. O sistema utiliza os sensores disponíveis para avaliar a velocidade, aceleração lateral, ângulo de direção e taxa de guinada entre outras informações.

Bom controle e resistência à fadiga: o sistema de freios de alto desempenho AMG

Em linha com as cifras extremas de potência e desempenho associado, o novo AMG C 63 utiliza o sistema de freios de alto desempenho AMG com pinças fixas de seis pistões na frente e pinças flutuantes de um pistão na traseira. O sistema de freios impressiona com distâncias de frenagem muito curtas, máxima estabilidade e resistência à fadiga sob uso intenso. Além disso, se destaca por uma longa vida útil e uma resposta especialmente rápida. Os recursos de conforto incluem Assistente de Partida em Subida e pré-travagem/secagem em condições molhadas.

Estratégia especial para as pistas de corrida

O AMG TRACK PACE, a telemetria de dados para uso em pista de corrida, também está integrado. O software registra mais de 80 dados específicos do veículo, como velocidade, aceleração, ângulo de direção e atuação do pedal de freio, dez vezes por segundo enquanto pilota em uma pista. Além disso, os tempos de volta e de cada setor são exibidos. O sistema também pode distribuir de forma inteligente o uso da energia elétrica ao longo de uma volta para otimizar o tempo de volta com o uso direcionado da potência do motor elétrico. Esta estratégia do modo BOOST baseada na pista já está armazenada para 30 pistas conhecidas.

Versão exclusiva “F1 Edition”

A versão "F1 Edition" combina vários itens de individualização com um visual inspirado no automobilismo de competição. O acabamento externo na cor cinza alpino MANUFAKTUR é uma característica única. Detalhes em acabamento vermelho nas laterais e nos para-choques, e um gradiente da cor cinza para preto com o logo AMG adicionam ainda mais personalidade a essa edição especial. As rodas forjadas AMG de 20 polegadas com 5 raios duplos são pintadas em preto fosco e trazem as bordas vermelhas, seguindo o esquema de cores das rodas do Medical Car da Mercedes-AMG na F1.

O Pacote Aerodinâmico AMG melhora a condução em altas velocidades, incluindo recursos aerodinâmicos como um difusor frontal maior, os painéis de longarina redesenhados, placa difusora adicional e um spoiler na tampa do porta-malas. O Pacote AMG Night II incrementa a aparência inspirada no automobilismo da "F1 Edition". 

O interior é caracterizado pelo contraste entre preto e vermelho. Os bancos AMG Performance são estofados em couro nappa Exclusivo preto com costura vermelha e logos AMG gravados nos encostos de cabeça dianteiros. Além disso, há cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento AMG em fibra de carbono com linha vermelha. O volante AMG Performance em couro nappa/microfibra DINAMICA com costura vermelha e os painéis das soleiras das portas AMG com iluminação vermelha "AMG" também seguem o esquema de cores da "F1 Edition".

Principais equipamentos

Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE

> Acabamento interno em fibra de carbono AMG

> AMG TRACK PACE (análise de tempos de volta, setores e aceleração em autódromos)

> Assentos revestidos em couro Nappa, dianteiros com ajustes elétricos (inclui lombar) e função memória

>Sistemas de direção semiautônoma
- Assistentes Ativos de Distância DISTRONIC, de Frenagem, de Manutenção de Faixa e de Ponto Cego
- Pre-Safe Impulse Side
- Proteção de Pedestres
- Suporte para manobras evasivas

> Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°

> Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD

> Iluminação ambiente de 64 cores

> MBUX
- Tela central de 11,9’
- Burmester® Surround Sound System (710W) e Dolby Atmos®
- Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto) & Wireless Charging
- Navegação com realidade aumentada e Head-up display

> Pacote AMG Night de acabamentos externos

> Faróis DIGITAL LIGHT

> KEYLESS-GO (Abertura de porta, fechamento da tampa do porta-malas e partida sem chaves)

> Quadro de instrumentos do condutor de 12,3’

> Sistema de esterçamento do eixo traseiro (até 2,5°)

> Teto solar panorâmico

Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE “F1 Edition” (equipamentos adicionais)

> Assentos AMG Performance

> Acabamento interno em preto e costuras em vermelho

> Acabamento interno AMG em fibra de carbono preto/vermelho

> Cintos de segurança na cor vermelha

> Pacote Aerodinâmico AMG (difusores e spoilers)

> Pintura especial - Cinza Alpino Manufaktur

> Rodas AMG forjadas de 20” pintadas em preto fosco com bordas vermelhas

> Tapetes exclusivos com logo F1 Edition

Dados técnicos

Sistema Híbrido

 

AMG C 63 S E PERFORMANCE

Layout

 

P3: motor à combustão na dianteira, motor elétrico no eixo traseiro

Potência

Cv

680

Torque

Nm

1.020

Motor à combustão

 

 

Tipo

 

Motor Quatro Cilindros de 2.0 litros turbo

Cilindrada

cc

1.991

Potência

cv/rpm

476/6.750

Torque

Nm/rpm

545/5.250-5.500

Motor Elétrico

 

 

Tipo

 

Motor Permanentemente Síncrono (PSM)

Potência

cv

204

Torque

Nm

320

Capacidade energética

kWh

6,1

Autonomia elétrica

Km

13

 

 

 

Tração

 

AMG Performance 4MATIC+ (totalmente variável)

Transmissão

 

AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Rodas/Pneus

 

265/35 R20 (f)

275/35 R20 (t)

Comprimento / largura / altura

mm

4.842 / 2.033 / 1.458

Entre-eixos

mm

2.875

Porta-malas

l

280

Peso

kg

2.165

Tanque combustível / reserva

l

60/10

0-100 km/h

s

3,4

Velocidade Máxima

km/h

280

Os novos Mercedes-AMG C 63 S E PERFORMANCE já pode ser encomendado em todos os concessionários da marca no país ao preço público sugerido a partir de R$ 906.900,00 e R$ 1.015.900,00 na versão F1 Edition.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

A FAMÍLIA AUDI A5 MARCA O PRÓXIMO PASSO NA OFENSIVA DE MODELOS DA MARCA.

Detalhe da traseira do novo Audi A5

A estreia global do Audi Q6 e-tron na primavera europeia foi o ponto de partida da série de lançamentos que a Audi fará nos próximos dois anos - a marca das quatro argolas lançará no período um total de 20 novos modelos, sendo dez deles totalmente elétricos. 

O CEO da Audi AG, Gernot Döllner, fez declarações a respeito dos próximos lançamentos da fabricante, que começam com o novo Audi A5 que será revelado nos próximos dias:

Um portfólio pensado para o futuro

“Nos próximos anos, expandiremos gradativamente a nossa gama de modelos elétricos. Ao mesmo tempo, rejuvenesceremos o nosso portfólio de modelos com motores a combustão. Isto nos dará uma posição robusta e flexível à medida que fazemos a transição para o portfólio totalmente elétrico.”

Próximos lançamentos de modelos

“Nos próximos dias, apresentaremos a nova família de modelos Audi A5. O Audi A6 e-tron será lançado no final de julho e o novo Audi Q5 no outono europeu.” Os três veículos ainda não estão confirmados no mercado brasileiro.

Audi A5 – A esportividade moderna encontra proporções premium

“A nova família Audi A5 terá a sua estreia mundial no dia 16 de julho deste ano e representa o início da próxima geração de motores a combustão, que serão mais eficientes graças à condução parcialmente elétrica.”

Audi A6 e-tron – Repensando o segmento de médio-alto porte

“O A6 e-tron é o primeiro Audi 100% elétrico disponível para nossos clientes nas carrocerias Sportback e Avant. O seu design marcante e o seu excelente desempenho, eficiência e autonomia oferecem muitas razões para mudar agora para a mobilidade elétrica.”

Audi Q5 – Receita de sucesso da terceira geração

“O Audi Q5 representa o sucesso da Audi há mais de 15 anos. Com a terceira geração do nosso SUV de maior sucesso, começaremos a rejuvenescer o nosso portfólio de SUVs com motores a combustão e versões parcialmente eletrificadas no outono europeu.”

Vorsprung durch Technik

“Temos uma visão clara para redefinir o nosso lema “Vorsprung durch Technik”, focada em design, arquitetura do interior, dinâmica de condução e eficiência. Com nossos novos modelos Q6 e-tron, A6 e-tron, A5 e Q5, não deixaremos dúvidas sobre o caminho que estamos trilhando.”

 Audi do Brasil

FUN MOTORS LANÇA NOVO MINI QUADRICICLO ELÉTRICO

Além da versão elétrica (E-Flash), primeiro mini quadriciclo elétrico da marca, a empresa lança o Flash 49 com motor de combustão.

A paixão pelo off-road atravessa gerações. As características dos veículos, como potência, velocidade e estilo irreverente, conquistam não apenas pais, filhos e avós, mas também as crianças. Nesse contexto, produtos especialmente voltados para os pequenos, estão se transformando cada vez mais em uma introdução natural ao universo automotivo.

A Fun Motors, fabricante paulista de veículos off-road, aposta no sucesso entre a garotada com o lançamento do E-Flash, um mini quadriciclo elétrico para crianças entre 3 e 6 anos. O E-Flash destaca-se por seus diferenciais como os três níveis de velocidade, permitindo aos pais controlar a velocidade ideal para seu filho. Com 800W de potência, totalmente elétrico, o veículo possui suspensão dianteira independente e freio a disco, proporcionando segurança e conforto durante a pilotagem.

"Com uma velocidade máxima de 35 km/h e autonomia de até 18 km ou 45 minutos de uso contínuo, o E-Flash também oferece carregamento rápido, garantindo menos tempo de espera e mais tempo de diversão para as crianças", comenta o diretor da empresa, Ricardo Kasaki.

O E-Flash destaca-se ainda por ser silencioso, sem ruídos, o que o torna ideal para uso em condomínios e áreas residenciais. Sua natureza elétrica não apenas oferece uma opção ambientalmente consciente, mas também proporciona uma experiência de condução tranquila e sem perturbações sonoras para os vizinhos. Esta característica faz do E-Flash uma escolha excelente para os pais que desejam que seus filhos desfrutem de diversão ao ar livre sem incomodar o ambiente ao redor.

Júlio Rocha, parceiro da Fun Motors, com os novos produtos para a criançada.

Os quadriciclos são ideais para brincadeiras e diversão, adaptando-se a diversos tipos de terrenos e trilhas off-road. Kasaki comenta: "O E-Flash tem se tornado popular entre as crianças, proporcionando uma experiência longe das telas, desenvolvendo novas habilidades, criando amizades e aproveitando o espaço ao ar livre".

O E-Flash também promove o desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais, essenciais para o crescimento das crianças, como coragem, espírito de superação, equilíbrio e noção espacial, como destaca o diretor da empresa.

Além do E-Flash, a Fun Motors também lança o Flash 49, a versão a combustão. O modelo vem equipado com diferenciais, como rack dianteiro e traseiro, partida elétrica, transmissão automática, freios a disco e amortecedores hidráulicos. O botão corta corrente, o limitador de velocidade e o cordão de segurança, garantem tranquilidade para os pais durante o uso do veículo por seus filhos.

Os veículos oferecem às crianças um senso de independência e responsabilidade ao pilotarem: os pequenos aprendem a tomar decisões e a lidar com diversas situações. "Ao assumirem o controle da direção, aprimoram suas habilidades de coordenação motora e desenvolvem a capacidade de lidar com diferentes situações de forma segura e divertida", finaliza Kasaki.

O Grupo Unique atua no mercado off-road e tem em seu ecossistema de marcas a Fun Motors e a CFMOTO Brasil. O grupo está presente em todo Brasil por meio das mais de 120 revendas. Conta com mais de 100 colaboradores que estão divididos na Fábrica em Manaus, Centro Logístico e Matriz Administrativa em Piracicaba. Seu estoque possui mais de 100 mil peças, garantindo atendimento à demanda nacional. Clique aqui e saiba mais.

Grupo Unique
Engenharia de Comunicação

RAM FAZ PARCERIA GLOBAL COM A UNIVERSAL PICTURES, WARNER BROS E AMBLIN ENTERTAINMENT PARA O NOVO FILME TWISTERS

A continuação do longa de 1996 exibe toda a tensão e adrenalina de dois caçadores de tempestades a bordo das potentes picapes da Ram

A marca Ram e a Universal Pictures estão se unindo mais uma vez, desta vez como Universal, Warner Bros. O épico filme de ação da Amblin Entertainment, "Twisters", chegou aos cinemas de todo o mundo dia 11 de julho junto com a nova campanha publicitária da marca Ram,"Answer Your Calling". A ideia é celebrar o retorno da adrenalina e da emoção das picapes nas telonas que levará o público para dentro de uma das forças mais maravilhosas e destrutivas da natureza. Glen Powell, estrela de "Twisters", será visto navegando em tempestades traiçoeiras em potentes picapes da Ram.

"Quando o filme 'Twister' foi lançado em 1996, nosso herói estava ao volante de uma Ram 2500", disse Olivier François, diretor global de Marketing da Stellantis. "Quando soubemos que a Universal Pictures estava filmando a continuação de 'Twisters', não havia dúvida de que uma picape do carneiro voltaria a aparecer como o veículo heroico do filme. As estrelas se alinharam ainda mais sabendo que o próprio Glen Powell é de fato proprietário de uma picape Ram, adicionando ainda mais autenticidade e credibilidade ao que se espera que seja um dos maiores filmes da temporada."

"Como proprietário de uma picape Ram, foi uma explosão de emoções trabalhar com uma marca que ultrapassa expectativas e abraça desafios", disse Powell. "Estou incrivelmente grato por esta oportunidade de continuar minha jornada com a marca Ram, trazendo a emoção da aventura para os entusiastas de picapes em todos os lugares.”

"Answer Your Calling" é a terceira parte da evolução contínua das campanhas publicitárias da Ram, nos Estados Unidos, criada em parceria com a Agência Doner, que leva os espectadores ao passeio de suas vidas enquanto poderosas picapes ajudam as estrelas do filme a perseguirem, fugirem e manobrarem tudo o que a mãe natureza lhes joga. A campanha de marketing global "Answer Your Calling" já está sendo divulgada ao redor do mundo. Veiculado no Facebook, Instagram e TikTok, o vídeo de 30 segundos, também se estenderá pela TV e canais oficiais da Ram como no YouTube: assista aqui.

A pré-estreia do filme no Brasil contou com sessões exclusivas em diversas cidades espalhadas pelo País. Especialmente na cidade de Brasília a pré-estreia foi realizada em formato de Drive In e a marca Ram proporcionou um espaço exclusivo para clientes Ram e suas picapes.

Ram - Em 2009, a marca Ram foi transmitida como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entrar ve que se referem à qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilit extraterritoriamente que contava do trabalho pesado e de transportar familiamente para onde elas precisam. A RAM parte do diverso portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

A Stellantis N. V. (NYSE: Stla/ Euronext Milan: STLAM/ Euronext Paris: STLAP), uma das principais fabricantes de automóveis, um dos principais fabricantes do mundo com o objectivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acesso a todos. É mais conhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automóveis, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A stellantis est executando seu Dare Forward 2030, um plano estratégico que abre caminho para alcançar a ambicionosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade zero carbono em 2038, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Clique aqui e visite o site Stellantis.

Stellantis

BRASÍLIA RECEBE O PRIMEIRO BOAT SHOW DA REGIÃO

Os principais nomes da náutica nacional e internacional estarão reunidos, na Concha Acústica no Lago Paranoá, em Brasília, DF, para apresentar as principais novidades e lançamentos em embarcações para esportes e lazer. A primeira edição do Brasília Boat Show, de 14 a 18 de agosto, é uma realização do Grupo Náutica, responsável pelos principais eventos náuticos da América Latina, em parceria com a F2 Entretenimento. Novidade confirmada para o evento são os test drives, de barcos, jets, veículos e UTVs, que são utilitários 4x4.

“Estamos preparando muitas atrações para o Boat Show de Brasília com inúmeras novidades. Este será um evento no formato boutique, com 10 estaleiros expondo embarcações na água e em terra. Queremos proporcionar uma experiência náutica para toda a família, com playground, tenda musical, vila gastronômica e test drives. Além disso, teremos atividades aquáticas com o objetivo de promover a diversidade náutica e atrair o público de todo o Centro-Oeste”, comenta  a diretora do Grupo Náutica e Boat Show Eventos,

Além de lanchas, jets, pontoons para os diversos gostos e estilos, o evento trará variedade de produtos e equipamentos, além de uma estrutura com estandes flutuantes, exclusividade do Grupo Náutica no país por meio da Metalu. Outra atração confirmada é a campanha “Só jogue na água o que o peixe pode comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo (in memoriam) com exposições e atrações interativas para toda a família.

“Brasília é um importante polo náutico brasileiro e é um demonstrativo do enorme potencial das águas interiores para o turismo e economia. O público da região já está integrado a essa cultura, a de aproveitar atividades esportivas e de lazer nas águas e são consumidores exigentes que buscam produtos cada vez mais confortáveis e tecnológicos. O Boat Show, o primeiro do Centro-Oeste brasileiro, chega para contribuir com a náutica nessa bela região do país com atrações para os mais variados estilos, desde pequenas embarcações e jets, passando por lanchas a modelos de maior  porte’, destaca Thalita Vicentini.

Centro-Oeste, náutica em números*

- O Centro-Oeste é responsável por concentrar mais de 30% dos 42 mil quilômetros de águas interiores do Brasil.
- Além do Lago Paranoá, com 48 km² de área e 80 km de extensão de margem, rios como Paraná, Paraguai, Tocantins e Araguaia são propícios para a navegação, para a prática de esportes e lazer.
- Rios e lagos do Centro-Oeste têm grande potencial para a navegação que, somados, possuem mais de 12,8 mil quilômetros de extensão.
- Entre os 10 estados com mais embarcações de esporte e recreio registradas no país, o Distrito Federal está na 5ª colocação, seguido de Mato-Grosso (7º) e Mato Grosso do Sul (9º), segundo dados da Acobar. No total, os 3 estados somam mais de 87,8 mil barcos de lazer e representam 15% do total, que é de 594.739. Há grande potencial de crescimento.
- Rios, lagos e lagoas da região Centro-Oeste concentram especialmente embarcações de até 60 pés.
*Fonte: Acobar

Serviço
Brasília Boat Show
De 14 a 18 de agosto
Concha Acústica no Lago Paranoá, Brasília/DF
Custo: R$ 40,00 + Taxas
Ingressos no Ticket 360
Organização: Boat Show Eventos

Boat Show Eventos
Rotas Comunicação

sábado, 13 de julho de 2024

BAJAJ FECHA PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024 COM MAIS DE 140% DE CRESCIMENTO EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2023

A Bajaj do Brasil fechou o primeiro semestre de 2024 com 3.617 motocicletas vendidas dos modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. O resultado representa um crescimento de mais de 140% em relação às vendas do mesmo período de 2023 e 46% em comparação ao segundo semestre do ano passado, comprovando o crescimento consistente da marca.


Motos Bajaj Dominar 160 e Dominar 200, ano/modelo 2024/2025. Foto: Bajaj/Divulgação

Em 2024, a média mensal está em 602 motos comercializadas, enquanto em 2023 foram 316 motos por mês. Com a inauguração da fábrica da marca em Manaus (AM), que ocorreu no mês de junho, o volume mensal do segundo semestre chegará a 1.400 unidades, permitindo à Bajaj do Brasil fechar o ano com 12.000 unidades vendidas, triplicando o resultado de 2023.

No resultado por modelo, a Dominar 160 representou 13% do volume total do primeiro semestre, enquanto a Dominar 200 foi responsável por 15% das vendas e a Dominar 400 por 72%.

A marca já anunciou também a chegada da Dominar 250 à linha de produtos fabricados no Brasil, fortalecendo ainda mais a sua presença no mercado brasileiro. O novo modelo começa a ser produzido em Manaus ainda neste mês e estará na rede de concessionárias de todo o País a partir de agosto.

“Com a fábrica em operação em Manaus e nossa rede de concessionárias em ritmo acelerado de crescimento, direcionamos agora o nosso foco para a expansão da linha de produtos Bajaj disponíveis no Brasil, buscando atender os mais variados perfis de motociclistas em todas as regiões do nosso País”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.

Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 150 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.

A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.

Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 8.000 motocicletas da marca e a meta para 2024 é triplicar o volume de 2023, superando as 12.000 motos. Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.

Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 21 endereços, localizados em Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Belém (PA), Manaus (AM), Marabá (PA), Maceió (AL), Caruaru (PE), Recife (PE) e Salvador (BA).

Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e também outras unidades na cidade de São Paulo.

Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.

>Clique aqui e visite o site da Bajaj do Brasil

Bajaj do Brasil

CARRO FORA DE LINHA... ESTÁ VALORIZANDO NO MERCADO NACIONAL.

Você acha que carro fora de linha desvaloriza muito? Pesquisa Mobiauto mostra o contrário!

Citroen C4 Picasso 2018

A Mobiauto acaba de divulgar um levantamento que desmonta uma “verdade absoluta” do mercado de carros seminovos e usados do país. Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a empresa pesquisou o comportamento de preços de carros de segmentos praticamente extintos. E é possível apostar: na primeira vez que você adquiriu seu primeiro carro usado, e isso pode ter ocorrido há 20 anos, ou há 10 anos, ou há 5 anos – não importa –, alguém deve ter dito para que você evitasse “comprar carros fora de linha”. Não é verdade?

Essa é uma daquelas lendas que prevaleceram ao longo de décadas no Brasil. A Mobiauto já havia feito um levantamento em 2023 que apontava o contrário e trazia boas notícias aos donos de carros descontinuados, mostrando que as perdas nas cotações eram bem aceitáveis. Mas o que dizer de carros que pertencem a segmentos que desapareceram? Parece muito pior do que um carro fora de produção. Isso se traduz em um “segmento rejeitado pelos novos compradores”, não? A interrupção de oferta de modelos de uma certa categoria – como a das station wagons, por exemplo – mostra, claramente, o desinteresse do consumidor brasileiro pelo tipo de carroceria em questão, certo?

Certamente isso não é mais verdade

Peruas (station wagons), minivans (ou monovolumes) e hatchbacks médios são segmentos que sumiram das prateleiras dos concessionários de veículos zero km. Exceção feita a uma ou outra perua superesportiva da Audi, ou de uma minivan sul-coreana, ou ainda de hot-hatches de origem britânica (respectivamente), a verdade é que não se produz mais nenhum modelo dos segmentos mencionados acima com volumes significativos de vendas.

O departamento de Dados e Estatísticas da Mobiauto calculou o as cotações de preços de vários exemplares dessas três categorias. Inicialmente os valores médios entre janeiro e maio de 2023 e, posteriormente, comparou-os ao mesmo período deste ano, extraindo sua variação.

Se você quer uma boa notícia desde já, lá vai: na média, esses carros perderam somente 5,21% no último ano. Em outro levantamento recente, a Mobiauto apurou que, na média de todo o mercado de seminovos, a depreciação de um ano para cá foi de 9,48%. Na prática, isso quer dizer que os “fora de linha” perderam muito menos que os seminovos. Nada mau.

Foram pesquisados 27 veículos desses três segmentos, com anos/modelos que variaram entre 2013 e 2023, compondo um levantamento total de 91 carros apurados. Como critério, os analistas da Mobiauto só consideraram veículos com número expressivo de anúncios, tanto no primeiro período como no ano seguinte.

O economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, que coordenou o trabalho, acredita que o estudo da empresa esteja derrubando uma daquelas regras que indicavam que carros fora de linha tivessem desvalorizações acentuadas.

Sant Clair de Castro Jr

“Entendo que esse fenômeno era herança dos anos 80, quando o mercado era composto por somente quatro montadoras e, sim, um carro fora de linha perdia mais preço que os demais. Hoje, porém, com dezenas de marcas e algumas centenas de modelos diferentes, os veículos descontinuados possuem clientela fiel, tanto que seguram preços com naturalidade. Dá para observar esse fenômeno com os clientes de minivans, que compõem a grande maioria dos modelos mais bem ranqueados na pesquisa”, explica.

Por qual motivo, então, esses carros teriam desaparecido como zero km, mas mantiveram a chama acesa nos usados? “Foi o fenômeno dos SUVs. As minivans deixaram de ser fabricadas porque a ampla maioria dos consumidores preferiu partir para SUV´s. O segredo dessa história é que o mercado de usados é muito maior e mais democrático, permitindo que elas continuassem em alta através de uma clientela menor, mas fiel”, diz Castro Jr.

Mais especificamente sobre os resultados da pesquisa, eles realmente surpreenderam. De um total de 91 modelos avaliados, 12 obtiveram o êxito de anotar valorização de um ano para cá, tendo o Citroën C4 Picasso 2018 como campeão, com 8,39% de alta nos preços. “Por que uma valorização tão acentuada neste modelo? Simples: ele tem somente seis anos de uso, um custo final acessível, ao redor de R$ 100 mil, versus um padrão excepcional de acabamento para o valor em si. E a alta nos preços decorre das poucas unidades à venda e da alta procura”, opina Castro Jr.“

Confira os dez veículos mais valorizados do levantamento

“Note que o Top 10 traz sete veículos diferentes. Isso significa que o fenômeno ‘fora de linha’ realmente não incomoda mais. Não se trata de um mérito de uma ou outra marca ou um ou outro veículo. E sim uma conquista geral de praticamente todo o mercado, tanto que você encontra de tudo: carro nacional ou importado e veículos dos três segmentos pesquisados”, acentua o executivo. Veja agora os dez piores.

Para o executivo que coordenou o levantamento, as variáveis são as mesmas: há carros produzidos no Brasil ou vindos de fora e persiste a presença de peruas, minivans e hatches. Onde estaria a diferença? “Repare no ano/modelo dessa tabela acima. São carros bem mais novos. Se os campeões de valorização tinham, em média, nove anos de uso, esses modelos que se saíram mal na pesquisa possuem pouco mais de cinco anos. É o tal movimento de um carro desvalorizar mais logo depois que é comprado”, comenta.

A MOBIAUTO – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

STIHL INAUGURA USINA FOTOVOLTAICA COM MAIS DE 2,1 MIL PAINÉIS SOLARES NA FÁBRICA EM SÃO LEOPOLDO

A energia produzida torna o prédio em que está instalada a estrutura, uma das maiores do País em telhados, autossuficiente. Ou seja, produzirá toda a energia que consome ao longo do ano.

A STIHL, inaugurou recentemente a expansão do Centro de Distribuição, localizado na fábrica de São Leopoldo, e nesse prédio foi instalada uma das maiores usinas fotovoltaicas de telhado do Brasil, inaugurada nesta sexta-feira, 12 de julho. São, ao todo, mais de 2,1 mil painéis instalados na cobertura do prédio, que tem 21.600m². Com capacidade total de mais de 1 MWp a usina será capaz de gerar até 1,4 GWh por ano. Isto torna o prédio 43 - que abriga o Centro de Distribuição e áreas administrativas - autossuficiente, ou seja, produzirá toda a energia que consome ao longo do ano. Esta energia solar gerada representa 10% da demanda total da empresa, que equivale ao consumo de mais de 820 residências e poderia atender a carga diária de mais de 80 veículos elétricos.

“O investimento faz parte do compromisso da STIHL em neutralizar emissões de carbono, aumentar a eficiência energética, consumir apenas energia limpa, além de produzir o máximo possível em sua sede. Os investimentos da STIHL estão sempre alinhados com conceitos de sustentabilidade e inovação focados na competitividade da empresa no mercado global, desta forma, seguiremos destinando esforços para aumentar a capacidade de produção de energia limpa na fábrica de São Leopoldo”, afirma o presidente da STIHL, Cláudio Guenther.

O sistema de fixação contém mais de 11 mil grampos que não perfuram o telhado e garante a resistência a ventos de mais de 160 km/h. Foram instalados também 9 inversores, que transformam a produção de energia contínua em energia alternada, com 100 kW cada, além de 33 km de cabos.

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 5 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 3 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 55 mil revendedores especializados no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas. A STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001, ISO 9001 e a ISO 45001.

STIHL
Enfato Multicomunicação

BORGWARNER DIVULGA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE 2024

A BorgWarner publicou seu Relatório de Sustentabilidade de 2024, “Impulsionando o Progresso”. O relatório partilha o progresso da empresa no cumprimento dos seus objetivos de sustentabilidade.

“A visão de longa data da BorgWarner é um mundo limpo e com eficiência energética, e tenho orgulho de liderar uma empresa onde nossos objetivos de negócios andam de mãos dadas com nossos objetivos de sustentabilidade”, disse Frédéric Lissalde, presidente e CEO da BorgWarner. “Aplaudo toda a nossa equipe pela sua dedicação e excelência em produtos inovadores para uma mobilidade mais limpa, dando saltos no sentido de alcançar os nossos objetivos climáticos e outros de sustentabilidade, e investindo nas nossas pessoas.”

Na BorgWarner, sustentabilidade significa entregar valor a todas as partes interessadas hoje e amanhã. Em 2023, a empresa obteve progressos notáveis em relação aos seus objetivos descritos no relatório, incluindo:

- Obter 87% da receita proveniente de veículos elétricos e de produtos híbridos e de combustão que reduzem emissões, posicionando a empresa como líder em mobilidade limpa;

- Reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos Escopos 1 e 2 em 32% em relação à linha de base de 2021, progredindo em sua meta validada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) de reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) dos Escopos 1 e 2 em 85% em 2030;

- Envolver equipes de gerenciamento e engenharia da cadeia de suprimentos para avançar na meta da empresa de reduzir as emissões de Escopo 3 em 25% até 2030, em comparação com uma linha de base de 2021;

- Instalar ou expandir instalações de energia solar em nove instalações para ajudar a impulsionar um aumento anual de 48% no uso de energia renovável desde 2022;

- Alcançar uma taxa de desvio de resíduos de 92,7% em locais rastreados, superando a meta de 85%;

- Preencher 64% dos cargos de liderança através de colocações internas, superando a meta de 50%; • Investir US$ 3,6 milhões em treinamento e desenvolvimento de funcionários para apoiar uma força de trabalho qualificada para atingir as metas de negócios;

- Realizar sobretudo benchmarks sobre o sentimento de inclusão e pertencimento dos colaboradores na pesquisa de engajamento da empresa; e • Atingir 81,6% de conclusão de seu questionário de avaliação de sustentabilidade com fornecedores relevantes, superando sua meta. 

Clique aqui e leia o relatório completo.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação