domingo, 28 de julho de 2024

KORE E HIKVISON FECHAM PARCERIA PARA TELEMETRIA DE FROTAS

A KORE Wireless, uma das maiores empresas globais em conectividade e serviços de Internet das Coisas (IoT), e a Hikvision, fornecedora líder mundial de produtos de segurança, anunciam parceria para oferecer ao mercado nova solução completa especificamente dedicada a melhorar a performance de frotas.

Estima-se que o mercado brasileiro de frete e logística atualmente tem um tamanho de US$ 104,79 bilhões, devendo chegar a 129,34 bilhões até 2029, o que significa crescimento a uma taxa média anual de 4,30% (fonte: Mordor Intelligence). O valor investido pelo setor privado em transporte e logística no período de 2022 a 2026 deve chegar a R$ 124,3 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, principalmente nos segmentos de agricultura, pesca e silvicultura, construção, manufatura, petróleo e gás, mineração e pedreiras, comércio atacadista e varejista.

Devido à alta possibilidade de redução de custos, maior eficiência operacional e poder de fidelização de clientes, a área de serviços logísticos tem ocupado cada vez mais a posição de ponto crítico de atenção para muitas empresas e fator-chave para seus resultados, tendo as inovações tecnológicas como fortes aliadas neste desempenho. Ferramentas de IoT, muitas vezes associadas à Inteligência Artificial, têm sido indispensáveis para maior eficiência de todos os processos logísticos, principalmente ao contribuir para evitar perdas, prevenir acidentes e programar manutenções antes que qualquer problema surja.

Ferramentas de telemetria Hikvison-KORE

Formado por uma câmera frontal para o veículo, uma câmera interna na cabine, SIM cards e plataforma de gestão, o novo conjunto de ferramentas permite obter informações em tempo real sobre as principais métricas de desempenho do veículo e o comportamento do motorista. Com a gestão logística mais precisa, automática e em tempo real, é possível aumentar a segurança de cargas, condutores e vias, reduzindo o número de acidentes, ao mesmo tempo em que há melhor desempenho e redução dos custos operacionais.

A câmera frontal Hikvision ADAS AE DI2032 G40 tem GPS e módulo WiFi integrados, alerta de riscos para colisão frontal e com pedestres, desvios das faixas de rodagem e leitura de placas com limites de velocidade. Suporta vídeo ao vivo, playback e configuração via APP, funções IA, com G sensor e duplo SD card (até 256GB cada). A câmera interna Hikvision DSM AE-VC154T-IT acompanha movimentos, expressões e comportamento do motorista em tempo real, como sonolência, distração, uso do celular, cigarro, falta de cinto de segurança e, até mesmo, bloqueio da câmera ou a própria ausência de condutor, conseguindo detectar condições de maior risco ao volante, com alertas imediatos à central e, inclusive, alertas de voz para o condutor.

Associada a estes dispositivos, a multiconectividade KORE, com qualquer tecnologia e operadora e SIM cards de qualquer formato. Uma plataforma de gestão customizada à KORE e a seus clientes, com foco total na gestão das imagens e eventos registrados pelo conjunto de câmeras, permite, também, acompanhar roteirização, controle de jornadas, gestão de combustíveis e de filas, com geração automática de relatórios e de acordo com toda a legislação vigente. Com um completo set de APIs que permite a total integração do módulo de videotelemetria, o cliente KORE pode integrar o módulo de gestão de imagens a qualquer outra plataforma de forma simples e escalável.

“São duas líderes globais dedicadas a ampliar a aplicação de ferramentas de IoT, simplificando seu uso e operação”, afirma Júlio Tesser, VP Latam da KORE. “Como a área logística na América Latina, especialmente no Brasil, ainda depende fortemente do transporte por rodovias, as empresas deste setor estão cada vez mais adeptas a novas tecnologias que otimizem sua gestão”.

“Em conjunto com a KORE, estamos oferecendo soluções que contribuem para aumentar a segurança em rodovias e avenidas, ao mesmo tempo em que resultam em melhores resultados operacionais para empresas e profissionais”, afirma Rafael Cardoso, Business Development Manager de soluções automotivas, da Hikvision. “O Brasil é um dos mercados de maior potencial em todo mundo para iniciativas tecnológicas voltadas para a segurança no segmento de rodovias e estamos cada vez mais dedicados no desenvolvimento desse setor.”

A Hikvision é a fornecedora líder mundial de produtos e soluções de segurança. Com uma ampla e altamente qualificada força de trabalho de P&D, a Hikvision fabrica um conjunto completo de produtos e soluções abrangentes para uma ampla variedade de mercados verticais. Além do setor de segurança, a Hikvision amplia seu alcance para os setores de tecnologia doméstica inteligente, automação industrial e eletrônica automotiva para alcançar sua visão de longo prazo. Os produtos Hikvision também fornecem inteligência de negócios avançada para usuários finais, o que pode permitir operações mais eficientes e maior sucesso comercial. Clique aqui e visite o site.

KORE é pioneira, líder e consultora de confiança no fornecimento de soluções e serviços de IoT de grande importância. Capacitamos organizações de todos os tamanhos a melhorar os resultados operacionais e comerciais, simplificando a complexidade da IoT. Nosso profundo conhecimento e experiência em IoT, alcance global, soluções desenhadas sob medida e agilidade de implantação aceleram e impactam materialmente nos resultados comerciais de nossos Clientes. Clique aqui e visite o site.

KORE Wireless
Assessoria de Imprensa
Fernando Sant'Ana
fernando@fernandosantana.com.br
Hikvision
Assessoria de Imprensa
NB Press
Anna Carolina Agacci

SOL E VENTO IMPULSIONAM CAMINHO PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE NO CEARÁ

Com uma média anual de 2.500 horas de sol e muito vento, o Ceará se posiciona como um estado promissor para a produção de hidrogênio verde. Um estudo realizado pela ENGIE mapeou o potencial eólico e solar do estado, indicando que o Ceará poderia gerar energia suficiente para abastecer mais de 23 milhões de residências.

Essa combinação de recursos naturais coloca o estado em uma posição estratégica para liderar a produção de hidrogênio verde no Brasil. Aproveitando essa vantagem, o FIEC Summit 2024, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), reunirá líderes do setor produtivo, acadêmicos, autoridades públicas e a sociedade nos dias 12 e 13 de agosto no Centro de Eventos do Ceará para discutir as oportunidades e desafios do hidrogênio verde. As inscrições para o evento ainda estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas para participação presencial ou remota.

Um dos destaques da programação é o painel sobre a cadeira produtiva do hidrogênio verde, no qual a CEO da ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde), Fernanda Delgado, o Fundado da Hytron, Daniel Gabriel Lopes, o Vice-presidente da Clean Energy, David Burns e o Diretor da Unidade de Negócios da Siemens, Fabio Koga participarão debatendo a produção do hidrogênio verde a partir de energias limpas.

O Ceará possui abundância de recursos naturais renováveis que permitem essa produção sustentável. A alta insolação do estado, com média anual de 2.500 horas de sol, fornece um recurso natural abundante para a geração de energia fotovoltaica, essencial na produção de hidrogênio verde por meio da eletrólise. Além disso, o estado também possui um enorme potencial eólico, com 94 GW de capacidade de geração eólica onshore, segundo estudo da ENGIE.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o estado possui 100 parques eólicos que geram 2.577 megawatts (MW), com outros 72 empreendimentos em construção que somarão 2.876 MW. Além disso, 26 empreendimentos de eólica offshore aguardam licenciamento, com potencial de gerar 64,9 GW. Na energia solar, o Ceará conta com uma capacidade instalada de 1.559 MW em 35 empreendimentos, enquanto 419 parques solares em construção adicionarão 16.738,3 MW de potência.

Além dos recursos naturais, a infraestrutura do Ceará também é um fator fundamental para a produção de hidrogênio verde. A Desenvolvedora de Negócios Sênior de amônia limpa no Porto de Rotterdam, Duna Uribe, palestrará sobre infraestrutura portuária e suas interligações para distribuição na União Européia. Duna, já foi Diretora Executiva do Complexo do Pecém e conhece a estrutura e a vantagem logística do Ceará para o escoamento da produção de hidrogênio verde.

O estado possui uma rede de transmissão de energia em expansão, o que viabiliza o transporte do hidrogênio verde para centros de consumo. De acordo com um mapeamento de oportunidades apresentado pela FIEC em parceria com o Governo do Estado, o Ceará tem potencial de atrair mais de US$ 30 bilhões (aproximadamente R$ 163,6 bilhões) em investimentos na área de hidrogênio verde até 2031. A capacidade de geração de energia é estimada em até 11 gigawatts (GW), com o Porto do Pecém projetando uma capacidade instalada de 6 GW até 2034. Este desenvolvimento deverá duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região.

O FIEC Summit é uma plataforma para explorar as oportunidades transformadoras do hidrogênio verde, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir desafios e inovações. A programação inclui conferências, exposições e oportunidades de networking. Entre os principais palestrantes estão Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC; Luis Viga, Country Manager Brasil da Fortescue; Fernanda Delgado, CEO da ABIHV; Armando Abreu, Presidente da Qair Brasil; David Burns, Vice-presidente de Clean Energy; Duna Uribe, Desenvolvedora de Negócios Sênior no Porto de Rotterdam; Fabio Koga, Diretor da Siemens; e Hugo Diogo, Gerente da Fortescue, entre outros.

Serviço
FIEC Summit
12 e 13 de agosto de 2024
Centro de Eventos do Ceará - Pavilhão Leste - Portão D
Clique aqui e acesse o site do evento 
Clique aqui e faça a sua inscrição

FIEC Summit
Engaja Comunicacão

sábado, 27 de julho de 2024

PORSCHE PLANEJA UM TRIO DE MOTORES PARA O CAYENNE NA PRÓXIMA DÉCADA

A quarta geração do Porsche Cayenne será totalmente elétrica

Há mais de 20 anos, o Cayenne tem se destacado por sua capacidade de proporcionar uma ampla gama de qualidades, combinando o desempenho característico de condução da Porsche, excelente conforto no dia a dia e grande capacidade em condições off-road. Os futuros modelos do SUV continuarão essa história de sucesso, mantendo todas as características familiares do carro.

"O Cayenne sempre definiu o carro esportivo em seu segmento. No meio da década, a quarta geração estabelecerá padrões no segmento como um SUV elétrico", diz Blume, CEO da Porsche AG. "Ao mesmo tempo, na próxima década, nossos clientes ainda poderão escolher entre uma ampla gama de modelos potentes e eficientes a combustão e híbridos." A terceira geração do Cayenne será ainda mais aprimorada e continuará a ser oferecida ao lado da quarta geração, totalmente elétrica.

A atual geração do Cayenne, que no ano passado recebeu uma das mais extensas atualizações de produto na história da Porsche, será desenvolvida com um grande investimento tecnológico no futuro. Aqui, os desenvolvedores se concentrarão, entre outras coisas, nos motores, em particular na melhoria da eficiência do V8 desenvolvido pela Porsche e fabricado em Zuffenhausen. Medidas técnicas extensas garantirão que o motor biturbo esteja preparado para cumprir com os requisitos legislativos futuros.

Estabelecendo novos padrões no segmento de SUVs como meta de desenvolvimento

A Porsche está firmemente comprometida com a eletromobilidade. "Nossa estratégia de produto poderia nos permitir entregar mais de 80% de nossos novos carros totalmente eletrificados em 2030 – dependendo da demanda de nossos clientes e do desenvolvimento da eletromobilidade nas regiões do mundo", diz Blume. Como um modelo completamente redesenhado e reestilizado, a quarta geração do best-seller Cayenne é destinada a apoiar significativamente o crescimento da eletromobilidade na Porsche.

O SUV de luxo totalmente elétrico é baseado em um desenvolvimento abrangente da Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts. "A flexibilidade da arquitetura PPE nos permite integrar a tecnologia mais recente nas áreas de sistemas de alta tensão, trem de força e chassi. Vamos utilizar o potencial da eletrificação para elevar o Cayenne a um nível completamente novo em vários aspectos – por exemplo, no desempenho de condução", diz Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. Além das características de condução da Porsche, os objetivos de desenvolvimento incluem alta capacidade e estabilidade de carregamento, alta eficiência e um alto nível de conforto e usabilidade no dia a dia.

Milhões de quilômetros de testes pela frente

Após uma fase prolongada de desenvolvimento e testes digitais, bem como os primeiros testes de condução nas pistas de prova do Centro de Desenvolvimento em Weissach, os primeiros protótipos camuflados do Cayenne totalmente elétrico já saíram da fábrica da Porsche.

"Os testes no mundo real começaram, e este é um dos marcos mais importantes do processo de desenvolvimento", diz Michael Schätzle, Vice-presidente da Linha de Produtos Cayenne. Até a data de lançamento, os protótipos terão completado vários milhões de quilômetros de testes em todo o mundo, sob condições climáticas e topográficas extremas. "Dessa forma, garantimos a durabilidade e a confiabilidade do hardware, do software e de todas as funções do carro de acordo com nossos altos padrões de qualidade", diz Schätzle. 

A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Salvador.

Porsche Brasil

BMW GROUP ADOTA SISTEMA DE PURIFICAÇÃO DE EXAUSTÃO ELÉTRICA PARA REDUZIR CO2 EM SUAS ÁREAS DE PINTURA

O BMW Group está implementando um novo método de purificação de exaustão em suas áreas de pintura, utilizando eletricidade em vez de gás natural. Na prática, este método permite que as altas temperaturas necessárias para a purificação térmica dos gases de exaustão sejam geradas por eletricidade, eliminando a dependência de combustíveis fósseis. Michele Melchiorre, que é a responsável pelo Sistema de Produção do BMW Group, revela que essa tecnologia é o passo final para operar as áreas de pintura com energia renovável. 

O sistema já foi testado nas plantas de Regensburg, na Alemanha, e na BMW Brilliance, na China, e será implementado em produção em série na planta de Dingolfing e na futura planta de Debrecen, na Hungria. 

O novo sistema, denominado eRTO (oxidação térmica regenerativa elétrica), purifica os gases de exaustão das cabines de pintura e áreas de secagem ao aquecê-los em um leito de mídia cerâmica, onde os resíduos de solvente são queimados. Essa purificação, que antes dependia de gás natural, agora é realizada exclusivamente com eletricidade de fontes renováveis. 

O sistema eRTO foi inicialmente testado em operações contínuas na planta de Regensburg e está sendo validado na planta Lydia da BMW Brilliance, na China. A planta de Dingolfing já converteu uma de suas linhas de pintura para utilizar o novo método, e a nova planta em Debrecen, prevista para 2025, usará apenas essa tecnologia para a purificação de exaustão.

BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group 

NOVO CITROËN C3 RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS NA LINHA 2025

O Novo Citroën C3, único hatch com atitude SUV em seu segmento, está ainda mais equipado em sua linha 2025. O modelo agora passa adotar a chave do tipo canivete em todas as versões, reforçando o compromisso da Citroën de sempre atender às demandas de seus clientes. Além disso, readequações na gama tornam o modelo ainda mais competitivo.

Agora os itens do pacote Plus, que incluem desembaçador, lavador e limpador traseiro e sistema de som com conexão Bluetooth passam a ser de série na versão Live, que segue sendo a porta de entrada da gama do Novo C3.

E como acessibilidade segue sendo um pilar essencial da Citroën, todas as novidades do Novo Citroën C3 2025 não impactaram na tabela de preços públicos sugeridos, que segue a mesma do modelo anterior.

Eleito Carro Urbano do Ano do World Car Awards, o Novo C3 reúne muita versatilidade, eficiência e amplo espaço interno, com o maior porta-malas da categoria. Sua atitude SUV lhe dá capacidade de enfrentar diferentes tipos de piso sem que haja comprometimento do conforto a bordo, além da acessibilidade que vai além da compra, com revisões a preços fixos e valores competitivos de seguro e manutenção.

CitroënDesde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA/ Euronext Milan: STLAM/ Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. 

Citroën
Stellantis

FRASLE MOBILITY ESTREIA NOVA FASE DE PROGRAMA DE ECONOMIA CIRCULAR DE PRODUTOS DA FREMAX

Iniciativa passa a se chamar Recycle Max e marca novo momento, com projeções de expansão na cobertura de regiões do país

Entre as ações da Frasle Mobility em economia circular, que estimulam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, uma das principais iniciativas da Companhia passa por um novo momento, com nova identidade e projeção de expansão para novas regiões do país. O programa que envolve os produtos da marca Fremax e promove o reuso de discos e tambores de freio, passa a se chamar Recycle Max. Conhecido anteriormente no mercado de reposição como Descarte Seguro, também está chegando neste ano em novas localidades do Sudeste brasileiro, depois da iniciativa estar bem consolidada, principalmente nos três estados do Sul.

No Recycle Max, os produtos são coletados em oficinas mecânicas parceiras e enviados novamente para a fábrica, onde são reincorporados na produção, gerando novos componentes. Hoje, cerca de 10% da matéria-prima usada é proveniente desse processo. De forma periódica, equipes do programa vão até os parceiros para a coleta dos discos e tambores de freio usados, que devem ficar em lugares apropriados para a coleta. Em 2023, foram recicladas 343,8 mil peças com essa iniciativa, o que significa cerca de 2,4 mil toneladas de matéria-prima virgem que deixou de ser aplicada no processo produtivo.

Ao todo, o Recycle Max conta com 1,4 mil oficinas parceiras, recolhe uma média de 250 toneladas por mês, e agora abrange os três estados do Sul e os quatro do Sudeste do país. Todos os envolvidos são certificados pela participação e destinação correta dos resíduos.

“Cada vez mais as nossas empresas buscam desenvolver boas práticas de sustentabilidade em suas operações e produtos, de acordo com nossos compromissos ESG. Entre elas, destaco as ações de economia circular, que estimulam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos”, afirma Anderson Pontalti, COO da Frasle Mobility e líder corporativo da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Randoncorp.

Frasle Mobility
Randoncorp
ANK Reputation

BLAZER EV ABRE NOVO CAPÍTULO DE CONECTIVIDADE NA CHEVROLET

Multimídia do SUV elétrico opera exclusivamente com Google Built-In, que independe de smartphone para acessar aplicativos e ainda é capaz de interagir com casas inteligentes

A Chevrolet prepara o lançamento do Blazer EV, carro que inaugura um novo momento da marca no país. Além da inovadora plataforma Ultium, outro destaque tecnológico do SUV elétrico premium está no mais alto nível de conectividade veicular ofertado hoje globalmente. É o Google Built-in, que permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.

“O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica mais evoluída, transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor e com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de fazer com smartphone”, explica Plinio Cabral, diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul.

O Google Built-in agrega, entre outros, Google Assistant, Google Maps e o Google Play. Além de garantir maior integração do multimídia com o próprio veículo, o sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, tudo isso alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.

Assim, o carro é capaz de traçar rotas otimizadas, mostrando inclusive o percentual de carga estimado da bateria no destino. Caso a autonomia não seja suficiente, postos de recarga serão sugeridos pelo caminho.

O Blazer EV é o primeiro Chevrolet equipado com uma nova geração de multimidia desenvolvida unicamente com o Google Built-in, ampliando o conceito de cockpit digital introduzido no nosso mercado pela picape Silverado.

Outro diferencial do Blazer EV está no tamanho da tela do multimídia: 17,7” polegadas, a maior da categoria. Vale destacar ainda que o sistema nativo é programado para aproveitar toda a área do visor, explorando inclusive bordas curvilíneas.

O Google Built-in ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre a previsão do tempo ou outras buscas.

Por meio deste sistema também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme, para abrir o portão da garagem ou até mesmo criar rotinas baseadas no GPS do veículo.

Mais uma vantagem: o Google Built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos e serviços, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e de troca de mensagens.

É possível ainda definir diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do sistema e a dados pessoais dos usuários.

App da Chevrolet ganha mapa que indica trajeto ideal para EVs

O aplicativo da Chevrolet que permite comandar funções do veículo a distância, consultar o status de manutenção e agendar revisões pelo smartphone traz novidades exclusivas para os EVs da marca. O objetivo das novas funcionalidades é facilitar o dia a dia do usuário de veículos elétricos. A atualização coincide com a iminência da chegada do Blazer EV e do Equinox EV.

Novas funcionalidades do app:

Encontrar uma estação de carregamento – além de localizar uma estação pública de recarga compatível, é possível também acompanhar o status do aparelho, se ele está “disponível” ou “em “uso”, quando a informação estiver disponível. Permite estabelecer filtros, para que se procure, por exemplo, apenas estações gratuitas.

Planejador de Rotas – o usuário informa o seu destino e o aplicativo indica as estações de abastecimento ao longo do caminho com a informação de carga estimada em cada ponto, além disso é capaz de apontar uma rota otimizada para que o motorista possa viajar sem preocupação com a autonomia.

Raio de autonomia de bateria - as novas funcionalidades do myChevrolet App trazem inclusive gráficos, como o que informa o raio limite de autonomia com o nível de carga do veículo naquele momento, baseando-se, entre outros fatores, no seu histórico de condução.

O aplicativo específico para EVs da Chevrolet está disponível para o Bolt EV e o Bolt EUV equipados com OnStar e com qualquer pacote de conectividade ativo.

Chevrolet
General Motors América do Sul

PREÇO ACESSÍVEL E TECNOLOGIA SÃO PRINCIPAIS FATORES PARA TROCA DE VEÍCULO NO BRASIL, DIZ PESQUISA.

Ambiente digital é o mais utilizado pelos consumidores brasileiros na busca por um novo carro

Foto: Reprodução Tecnolab

Com o objetivo de mapear o processo de escolha de um veículo, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta sua mais recente pesquisa sobre tendências e hábitos de consumo dos usuários da plataforma ao trocar de carro.

Segundo o novo levantamento, para 62% dos entrevistados a busca por um carro começa nos classificados online. Outro meio que se destaca nessa etapa inicial são as concessionárias, às quais 29% das pessoas ouvidas recorrem atualmente. Ambos os canais são, inclusive, os mais requisitados entre os jovens de 18 a 25 anos, que contabilizam 64% do total de respondentes do estudo.

Das plataformas online mais utilizadas na busca por um automóvel no Brasil, a Webmotors é a opção escolhida pela maioria dos respondentes (95%). Quanto ao tempo investido para escolha do carro, “3 meses” é a alternativa mais citada por 26% dos entrevistados, seguida por “1 semana” (24%).

No que diz respeito aos principais fatores para o usuário decidir sobre o modelo preferido, “conforto” é o tópico mais mencionado pelos participantes da pesquisa (67%). Na sequência, aparecem “preço acessível” (56%) e “tecnologia” (52%). O estudo também mostra que o “fator tecnológico” é importante para 65% daqueles que compraram um carro zero quilômetro neste ano.

Por outro lado, as dificuldades mais latentes na hora de tomar a decisão de comprar um automóvel, segundo a pesquisa da Webmotors, são “encontrar um preço acessível” (80%), “achar o modelo desejado” (75%) e “encontrar as especificações do veículo” (56%).

Faixas de preços mais procuradas

O levantamento aponta que 83% dos respondentes adquiriram um veículo seminovo com faixas de preço entre R$ 50 mil a 80 mil (27%), R$ 80 mil a R$ 120 mil (24%) e até R$ 50 mil (23%). Uma concessionária ou loja foi o local de compra mais acessado por 76% dos respondentes, contra 24% que realizaram a aquisição do automóvel diretamente de outra pessoa física.

Quanto à categoria, 39% dos compradores optaram pelo SUV na aquisição de seu novo carro, à frente de sedã (29%), hatch (22%), picape (7%) e crossover (3%). Destes, 95% escolheram um carro de motor à combustão.

Forma de pagamento mais utilizada

A pesquisa revela que 45% dos usuários utilizaram o financiamento do veículo como modo de pagamento. O financiamento foi dividido em três modalidades: entrada em dinheiro; o carro atual como entrada; e financiamento total. Ao todo, 87% dos respondentes disseram que pesaria na escolha da instituição financeira ter algum tipo de desconto em produtos ou experiências.

De acordo com a CMO da Webmotors, Natalia Spigai, a procura por um carro maior, tecnológico e que cause menos dor de cabeça, especialmente após muito tempo com o modelo atual, são os principais gatilhos para a troca de veículo. “Nesse momento, a maioria dos usuários considera um automóvel que traga mais benefícios para o dia a dia. A motivação para a decisão é, portanto, a necessidade, afinal, as pessoas desejam um veículo que traga atualizações tanto em tecnologia quanto em suas funcionalidades”, explica.

Comodidade e realização de um sonho são outros pontos importantes na hora da escolha. “Contudo, o consumidor busca um veículo que tenha um bom custo-benefício, seja econômico, confortável e tenha um preço acessível, sendo essencial para atender às suas expectativas”, acrescenta Natalia.

O levantamento da Webmotors ouviu 664 pessoas. A amostragem teve em sua composição 16% de mulheres e 84% de homens, a maior parte dos entrevistados na faixa etária de 36 a 45 anos (31%) e habitantes da região sudeste (68%).

Webmotors

A Webmotors foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à Carsales, que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a Carsales aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

Webmotors
RPMA Comunicação

LÁ VEM ELAS, AS MOTOS IRREGULARES. Por chicolelis*

Quem não se irrita com aqueles “bibibibi” dos motociclistas que trafegam pelos “corredores” nas grandes cidades? Eles alegam que é para avisar aos motoristas que estão passando e que eles não devem mudar de faixa. Bem, mas a maioria deles não respeita o motorista, mesmo que este tenham sinalizado seu movimento. E passam, geralmente seguidos por muitos outros.

Mas, este não é o único problema causado por alguns usuários de motocicletas. Muitos são aqueles que ao trocarem os escapamentos dos seus veículos, o fazem por peças não certificadas, que, sem abafadores, emitem barulho acima dos decibéis permitidos pela lei e, pior, também poluem por ar.

             Escapamento original. Foto: Abraciclo X Escapamento irregular. Foto: Roberto Silveira

O excesso de ruído, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) prejudica o descanso, gerando estresse, perturbando o sono, causando danos ao metabolismo e cardiovasculares. E a queima inadequada do combustível causa danos ao meio ambiente, como ocorre com os automóveis, caminhões e ônibus.

Neste sábado, dia 27 de julho, a Rua das Motos será palco de um emocionante show de freestyle do renomado piloto Jorge Negretti. O evento, em comemoração ao Dia do Motociclista, promete trazer muita adrenalina e emoção para todos os presentes. As atividades se estenderão até às 16h.

Negretti, conhecido por suas habilidades impressionantes e performances de tirar o fôlego, fará a sua apresentação a bordo da Kawasaki KX250. Ele compartilhou sua expectativa para o evento: “Estou muito animado para me apresentar na Rua das Motos neste Dia do Motociclista. É sempre um prazer imenso encontrar e interagir com outros apaixonados por motos. Quero convidar todos para estarem conosco nesse dia tão especial. Venham viver essa experiência incrível!”

Sonia Harue Ando, diretora comercial e de marketing da Kawasaki, destacou a importância do evento: “Este é um dia muito especial para um público tão especial. A apresentação de Jorge Negretti é uma oportunidade única de celebrar a paixão pelo motociclismo. Estamos honrados em fazer parte deste momento e proporcionar uma experiência inesquecível para todos os fãs.”

O show de freestyle de Jorge Negretti é uma oportunidade imperdível para os fãs de motociclismo. Não perca a chance de ver de perto um dos maiores nomes do esporte em ação. Todos os apaixonados por motos estão convidados a celebrar este dia com muita energia e entusiasmo junto com Jorge Negretti.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

BRASIL REGISTRA AUMENTO DA FROTA E TECNOLOGIA TENTA CONTER ACIDENTES E INFRAÇÕES COM MOTOS

Câmera captura motociclista sem capecete no Pará. Imagem: Velsis

Este 27 de julho marca o dia do motociclista. A data é uma oportunidade de alertar sobre a importância da segurança no trânsito especialmente no Brasil, onde a frota de motocicletas cresceu 78% em uma década, também se faz necessário o uso de tecnologias para reduzir acidentes e infrações.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de setembro de 2023, uma em cada três cidades brasileiras têm mais motos registradas do que qualquer outro tipo de veículo motorizado, por ser um veículo de baixo custo comercial, de fácil mobilidade e praticidade, sendo útil em cidades com grande tráfego terrestre. A Senatran aponta ainda, que o total de motos nas vias brasileiras subiu de 18 milhões, em 2013, para impressionantes 32 milhões em 2023, representando um salto de 78% em uma década.

Dados atuais da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, mostram que o número de motocicletas emplacadas entre os meses de janeiro a junho de 2024 é de 932.940, um aumento de 18%, se comparado com 2023, quando 779.719 motocicletas foram emplacadas.

Para que se tenha ideia em 13 estados brasileiros a frota de motocicletas é maior do que a de outros veículos, segundo o Relatório Dados do Setor de Duas Rodas 2023, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais existem mais motocicletas do que condutores habilitados na categoria A.

Paralelamente a isso, mais de 1 milhão de pessoas foram internadas no Brasil, vítimas de sinistros envolvendo motos, em 2023, segundo informações do Ministério da Saúde, o que representa um aumento de 32% nos últimos dez anos.

Enquanto os carros oferecem uma estrutura mais sólida e segura ao redor dos ocupantes, as motocicletas expõem diretamente o condutor e o passageiro aos riscos do ambiente viário e, em caso de acidentes, os ocupantes de motocicletas enfrentam uma probabilidade 26 vezes maior de falecer do que os condutores de automóveis.

Dados como estes fazem com que cidades e estados brasileiros busquem meios de reduzir infrações e a tecnologia, aliada a inteligência artificial, têm sido fundamentais para evitar acidentes com veículos e motos.

A tecnologia chamada doopler, por exemplo, permite registrar e capturar a imagem do veículo e da moto em qualquer local da via.

“É possível capturar instantaneamente a imagem da moto, inclusive entre faixas, permitindo a perfeita identificação quanto à marca, modelo, placa, local, data e horário da infração e, adicionalmente, pode gerar um vídeo, tornando o registro ainda mais incontestável”, explica o especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, que também é diretor-presidente da Velsis, fabricante de tecnologia em trânsito.

Os equipamentos – instalados em cidades como São Paulo, Curitiba, Salvador, Anápolis e nos estados do Pará – detectam ainda transporte irregular em motos, falta de capacete, conversões proibidas e retornos irregulares.

“Todas as informações geradas pelos sensores permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar comportamento e tendências de comportamento dos condutores, inclusive das motos, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, explica Guilherme Araújo.

Número de infrações por motos

Dados registrados pelos equipamentos da Velsis em Curitiba, Espírito Santo, Salvador e Anápolis mostraram que um alto percentual de motociclistas ainda atua de forma imprudente no trânsito. O monitoramento registra apenas atitudes que podem ser tornar infração, após a validação dos agentes de trânsito.

Em Curitiba - município que conquistou o prêmio internacional de cidade inteligente - foram registradas 1,22 milhões de capturas de imagens de comportamento irregular dos motoristas no trânsito entre julho de 2023 a junho de 2024.

Destas, 450.76 foram cometidas por motociclistas, o que representa 37% do total. Em 2024, até o começo de maio, já são 10.031 acidentes registrados. Já o número de vítimas fatais, que em 2011 foi de 310, caiu para 166 em 2022 – uma redução de 46,5% no período.9 de mai. de 2024

O diferencial do sistema de monitoramento são equipamentos não intrusivos (doppler) de detecção de veículos e parte do programa Muralha Digital, da prefeitura de Curitiba

“É uma das tecnologias mais avançadas do mundo e os sensores que empregamos têm alcance de centenas de metros, monitorando todo o trajeto percorrido pelo motorista, seja mudança de faixa, conversões bem como alteração de velocidade ao longo de toda a região monitorada”, reforça Guilherme Araújo, diretor presidente da Velsis, empresa responsável pela instalação de 135 equipamentos na região Sul de Curitiba.

No estado do Espírito Santo - que passou a monitorar as vias com equipamentos contendo câmeras de alta definição, aliado aos medidores de velocidade - foi possível detectar que das 305 mil infrações de trânsito contabilizadas entre julho de 2023 e junho de 2024 - 40% foram cometidas por motociclistas.

Para reduzir as infrações, o estado lançou o projeto Cerco Inteligente que conta com um sistema formado por 900 câmeras, instaladas em 290 pontos de fiscalização, incluindo as divisas do Estado, e que monitoram cerca de 1650 faixas em vias e rodovias. Os equipamentos são dotados de softwares que também conseguem emitir dados como a tentativa de motociclistas driblar o radar pela calçada, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão, ultrapassagem e conversão proibida.

Na cidade de Anápolis, em Goiás, entre julho de 2023 e junho de 2024, foram contabilizadas 589,57 mil infrações, sendo 127,38 mil ocasionadas por motociclistas e 56% delas referente a excesso de velocidade.

Já a cidade de Salvador representa um avanço no Brasil no que se refere a reduzir o número de acidentes no trânsito. Foram contabilizadas 808 mil infrações - entre julho de 2023 a junho de 2024 - mas apenas 7,49% atribuídas às motocicletas.

Desde 2016, Salvador tem a menor taxa de mortes por 100 mil habitantes no trânsito e a redução foi conseguida mesmo com aumento da frota de 31% no período. Em 2018, sua taxa foi de 3,99 – número que, segundo a OMS, equivale ao da Dinamarca e 55% menos letal do que em 2011.

Velsis
Comunicore

sexta-feira, 26 de julho de 2024

“RANDON 75 ANOS. A GENTE PUXA A HISTÓRIA PRA FRENTE” MARCA A CAMPANHA COMEMORATIVA QUE A SPR ASSINA PARA A RANDON

Ação institucional utiliza recursos de inteligência artificial para dar vida e movimento às imagens que misturam o passado e o presente da marca icônica no segmento de implementos rodoviários

Uma marca ícone que escreveu e puxa a história do seu segmento merece uma comemoração especial e memorável para celebrar seus 75 anos. Com esse propósito nasceu a campanha institucional comemorativa da Randon, maior fabricante de semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo, assinada pela agência SPR. Com o conceito “Randon 75 anos. A gente puxa a história pra frente”, a ação institucional pontua essa data tão significativa na história da empresa.

A campanha evidencia e valoriza a liderança da marca que atravessa o tempo e se mantém na vanguarda, destacando a contínua inovação sem esquecer suas raízes e tradição. A Randon inspira e lidera, guiando o setor com inovação e visão de futuro. Alinhada ao posicionamento da marca "Só inova quem se move", a ação exalta 75 anos de tradição e modernidade. Junto com a campanha institucional, a data histórica ganhou uma série especial comemorativa de produtos: a linha New R 75. Além de uma padronização exclusiva dos semirreboques, com cores e grafismos únicos em dourado – como uma joia rara –, o produto é entregue com itens especiais de fábrica, como a tecnologia Randon Smart e condições de aquisição diferenciadas.

“Em colaboração com o cliente, desenvolvemos a ideia do reflexo, onde uma linha comemorativa, que se caracteriza por design e tecnologia de ponta, reflete produtos antigos numa referência e homenagem à história e à evolução contínua da marca”, explica Fábio Henckel, diretor de criação da SPR. A campanha comemorativa foi concebida a partir de imagens que ilustram essa transição histórica misturando o passado e o presente em produtos emblemáticos da Randon, como graneleiro, basculante, sider e tanque. 

"A Randon puxa o mercado. Foi com esse pensamento que a SPR entrou nesse audacioso projeto para comemorar os 75 anos da história desta marca. Nossa equipe de atendimento identificou a oportunidade, e a partir daí todo o time Randon foi puro entusiasmo, esbanjando coragem e atuando ativamente em todo o processo criativo. Tivemos coautoria e muita troca de insights em todos os momentos”, destaca Henckel.

Recursos de IA na campanha

Para traduzir o conceito e dar movimento e vida a ideias tão complexas, foram utilizadas diferentes Inteligências Artificiais (IA), que contaram com a expertise da Tazum Vídeo. “O desafio era contar a história de 75 anos de uma das maiores empresas de implementos rodoviários do mundo através do resgate de imagens históricas do seu acervo, do espelhamento de produtos antigos, modelados e criados com a maior fidelidade possível por meio de desenhos e fotos. Com o avanço das tecnologias de IA, utilizamos recursos para ampliar a qualidade e nitidez dos filmes históricos ainda de rolo, disponibilizados pelo Memorial Randon”, detalha Felipe Fedrizzi, diretor geral da Tazum.

Nas adaptações do vídeo para o formato 9:16 (vertical) também foi utilizada IA para ampliar a faixa de cenário das imagens e trazer a composição perfeita para a cena. Além disso, foi possível aperfeiçoar e redesenhar os produtos históricos da marca com a modelagem completa em 3D. Ao longo do vídeo eles aparecem para marcar as gerações e décadas. Um exemplo é a cena do primeiro semirreboque, que exigiu um processo de reconstrução do cenário através de uma foto, utilizando recursos de inteligência artificial e fidelizando aos aspectos, colorização e elementos reais com busca em outras imagens do acervo Memorial Randon. 

O resultado do uso de IA pode ser conferido ao clicar na tela

A equipe de criação da SPR se envolveu fortemente em todo o processo criativo e de produção, a fim de garantir belas imagens que reforçam visualmente o comparativo entre o passado e o futuro, criando uma metáfora gráfica para essa marca icônica que carrega tanta história e todos os dias inspira evolução e movimento.

“O que somos hoje é reflexo do passado e isso é o que vai nos levar para o futuro. A campanha institucional dos 75 anos valoriza esse passado com um olhar nostálgico, enaltece o presente e aponta para onde a empresa está indo, sem esquecer de agregar todos os pilares da Randon: eletromobilidade, modularidade, inteligência embarcada e sustentabilidade”, reforça Diego Slongo Andreias, gerente de marketing da Randon.

A celebração do aniversário de 75 anos terá uma robusta presença em mídia digital e redes sociais, com conteúdo exclusivo que reforça a campanha, além da presença em portais parceiros e rádios, garantindo uma ampla divulgação e sustentação ao longo do ano.

Clique na tela e confira o filme da campanha


Randoncorp
ANK Reputation

NÓS, OS ATLETAS DA VIDA. Por Marli Gonçalves*

Somos todos atletas. Vai negar que todos os dias corremos atleticamente provas importantes de sobrevivência? Que devíamos até ganhar troféus porque a tocha é que corre atrás da gente, bem quente e acesa, fumegante? Nos próximos dias, ao acompanhar a Olimpíada de Paris 2024 vamos observar bem os esforços dos que, acima de todas as dificuldades, ainda se dedicam aos esportes em busca de honrar o país.

Parece que eles estavam em casa, resolveram sair para ir até a padaria da esquina comprar um pãozinho, calçaram um chinelinho e saíram. Ouvi essa descrição sobre as roupinhas horrorosas que fizeram para os uniformes das equipes brasileiras que nos representam, e lá em Paris, por acaso, a Capital da moda. Exagero à parte, puxa vida, como ficaram feinhos e pobres os trajes, dos quais, creio, só se salva a jaqueta bordada a mão. Dou razão à Anita que comparou essa pobreza justamente à luta, “como o atleta é tratado no país”, e no qual foi seguida por alguns dos principais e reconhecidos nomes do esporte nacional.

Mais um motivo que compara as Olimpíadas aos nossos dias. Temos de recorrer muitas vezes às marcas populares, como a da Riachuelo, a responsável pala confecção, e que está correndo para se justificar. Alguém aí sabe se a marca foi escolhida lá no governo passado, do amigo do dono? Se não foi, pior ainda.

Mas voltando aos esportes. Tenho me sentido em plenas competições aquáticas. Do trampolim, olhando os desafios para me atirar sem fazer plof feio na água. Competindo numa raiazinha qualquer de canto com forças muito maiores, e tentando todos os movimentos para manter, antes de tudo, a cabeça fora d`água, para respirar. Borboleta, nado de peito aberto, de costas.

Brincadeiras à parte, nessa edição, o Brasil será representado por 276 atletas, a terceira maior delegação do país em uma Olimpíada, atrás apenas dos jogos do Rio 2016 e de Tóquio 2020, igual à delegação dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Ao todo serão apresentadas 43 modalidades.

Muitas nós conhecemos bem, maratonas atléticas, saltos de obstáculos, esgrima contra fascistas. Tentamos saltos ornamentais belos, nas verdadeiras piruetas atrás de ao menos pagar contas e manter o nome limpo. No ping-pong somos a bolinha. No golfe, a bola que acerta os buracos, empurrada pelas tacadas planejadas que tomamos em nossos traseiros. Temos diversas formas tais como as bolas que mudam de acordo com o que disputamos – uma se alonga, outra é mais pesada, muda a cor, tamanho, a força com a qual são impulsionadas, por raquetes, por uma, duas, várias mãos, ou equipes inteiras adversárias. Países em luta, onde divisões políticas andam se estabelecendo de forma perigosa.

Pelo menos que as guerras pausem nesses dias.

A nossa batalha, diária, continua, e continuará, desviando da mira onde somos, especialmente as mulheres, o alvo não de flechas disparadas por arcos, mas de balas e armas brancas que nos tiram da existência. Pelo menos esse ano, lá na França, teremos a paridade de gêneros pela primeira vez na História.

Com esse espírito, que somos todos atletas, e que também estaremos lá na França. Vamos torcer por nossas fadas sobre rodinhas ou os Netunos sobre pranchas, pelas pequeninas que voam em acrobacias nas barras, por todos e todas que derrubam adversários nos ringues e tablados. A cavalo, bike, barquinhos ou só com os ágeis tênis nos pés dos movimentos do breaking, dança pela primeira vez nos Jogos.

Vamos remando. Seja em qualquer campo, e de qualquer forma, dia após dia, somos atletas vitoriosos, se não nos esportes, na vida. Palmas para nós!




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

ÔNIBUS ARTICULADOS MERCEDES-BENZ O 500 DESTACAM-SE COMO SOLUÇÕES EFICIENTES E RENTÁVEIS PARA BRT E CORREDORES

Com alta capacidade de passageiros, esses modelos da consagrada família O 500 oferecem conforto e segurança para o motorista e os usuários do transporte coletivo

A Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários do Brasil. Atualmente, o abrangente portfólio se destaca pela exclusiva tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), reduzindo acentuadamente o índice de emissões de poluentes.

No segmento de urbanos, as soluções Mercedes-Benz para sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas envolvem dois modelos de chassis de ônibus com Piso Baixo para grande volume de passageiros: O 500 UA 2938 6x2 (articulado) e O 500 UDA 3738 8x2 (super articulado). Estes dois veículos oferecem total acessibilidade em nível baixo da via, tanto à direita junto à calçada, quanto à esquerda nos pontos centrais das avenidas.

O articulado O 500 UA pode receber carroçarias de até 18,6 metros de comprimento, para até 135 passageiros, sendo até 38 assentos, conforme a configuração interna do ônibus. Já o super articulado O 500 UDA está apto para carroçarias de 23 metros, para 175 passageiros e 57 assentos.

Na linha de chassis Mercedes-Benz, o portfólio inclui ainda os articulados MA e os super articulados MDA, ambos com Piso Alto, para atender todas as demandas dos sistemas de transporte coletivo urbano e dos operadores.

Tecnologia BlueTec 6 reduz as emissões de poluentes

Tanto o O 500 UA quanto o UDA são equipados com o motor OM 460 LA de 381 cv de potência a 1.600 rpm e 1.900 Nm de torque a 1.100 rpm. Os motores com tecnologia BlueTec 6 asseguram acentuada diminuição das emissões de poluentes. São 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP) em relação aos motores Proconve P7 (Euro 5).

“O BlueTec 6 traz contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente, benefícios especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que podem desfrutar de um ar mais limpo”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável, em sintonia com os pilares ESG da Empresa”.

“Pensando nas pessoas e na sociedade, nossas equipes sempre olham com muita atenção para a mobilidade, o meio ambiente e a qualidade de vida. Dessa forma, sempre trazemos novas soluções eficientes e confiáveis para o transporte de passageiros”, afirma Walter Barbosa “Estes são os casos dos nossos chassis de ônibus articulados, soluções ideais para transporte de massa e mobilidade urbana, condições típicas de grandes cidades no País”.

Chassis UA e UDA asseguram robustez e eficiência operacional

A Mercedes-Benz oferece duas opções de caixas automáticas para os chassis de ônibus articulados e super articulados de Piso Baixo: ZF Ecolife de 6 marchas, com retarder incorporado (série para UA e opcional para UDA) e Voith Diwa 6 de 4 marchas, também com retarder incorporado (série para UDA e opcional para UA).


Estes chassis de ônibus Mercedes-Benz são reconhecidos pelo alto padrão de qualidade, conforto e segurança para o motorista e os passageiros. Destaque para itens como suspensão pneumática integral, suspensão controlada eletronicamente (ECAS), ajoelhamento bilateral e elevação, freios a disco em todas as rodas, sistema de frenagem eletrônico (EBS), freio-motor adicional Top Brake, ABS e ASR. Também conta com sistema de desligamento automático do motor (EIS), tacógrafo digital e volante multifuncional com teclas.

Mais destaques e novidades da linha BlueTec 6

Diversas novidades da linha BlueTec 6 trazem ainda mais vantagens para os clientes em termos de economia, eficiência, redução de emissões e praticidade no dia a dia da operação e no encarroçamento. Alguns itens são de série e outros opcionais, conforme o modelo e a escolha do cliente:

- Assistente de rampa – maior comodidade e segurança para o motorista.

- Novo painel de instrumentos com tela central colorida: facilita a visualização de forma prática e mais interativa.

- Mais informações para extração de dados para telemetria com a conexão FMS 4.0.

- ECOdrive: função que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica por meio de feedbacks em tempo real no painel, com navegação por seis telas diferentes.

- Volante multifuncional de teclas: facilita a navegação para o motorista, sem que ele tire as mãos do volante. Isso aumenta a segurança na direção, com o motorista podendo dedicar mais atenção ao tráfego das ruas ou das estradas.

- Regulagem da coluna de direção: torna a condução do veículo ainda mais confortável e prática.

- Sistema de desligamento automático do motor, programável: se o veículo está ocioso por 5 minutos, essa tecnologia desliga o motor, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes.

- Polia adicional para ar-condicionado.

- FleetBus – serviço de telemetria e conectividade para gestão de frota de ônibus, solução completa para o cliente (opcional)

- Driver Score: mostra uma visão resumida com a pontuação do motorista, permitindo que ele melhore o dia a dia da sua performance na direção do veículo (opcional).

Mais soluções para o segmento de ônibus urbanos

É da Mercedes-Benz a mais completa linha de ônibus urbanos do mercado brasileiro, com portfólio baseado nas famílias LO, OF e O 500. Com micros, ônibus convencionais e padron, articulados e super articulados, oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT (Bus Rapid Transit), corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.

Todo o portfólio de chassis de ônibus da marca será destaque no estande da Mercedes-Benz na LatBus 2024. Trata-se do principal evento do setor de ônibus do Brasil e América Latina, que será realizado, entre os dias 6 e 8 de agosto, em São Paulo, capital.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus