segunda-feira, 5 de agosto de 2024

RAÍZEN POWER LEVA SHELL RECHARGE COMO RECARGA OFICIAL DE CARROS ELÉTRICOS NO FESTIVAL INTERLAGOS 2024

Pelo segundo ano consecutivo, a Shell Recharge, marca licenciada pela Raízen Power no Brasil, será a rede oficial de recarga para veículos eletrificados no Festival Interlagos Automóveis, um dos maiores eventos de experiências automotivas do Brasil. 

Entre os dias 8 e 11 de agosto, a marca disponibilizará oito carregadores de até 180 kW de potência, mais que o dobro do número de conectores do ano anterior, em um lounge de 300 m². O espaço também vai oferecer ativações para o público, estimado em 150 mil visitantes ao longo dos quatro dias.

O Festival traz o maior salão de exposição de carros da América Latina e uma programação com shows de drift, arena eSport, experiências de test-drive e possibilidade de testes na pista de habilidades e off-road. Com a presença da Shell Recharge, o público poderá realizar testes nas pistas incluindo a experiência de carregamento para os carros eletrificados.

Nesse ano, a Raízen Power também garantirá que toda a energia elétrica consumida durante o evento receba I-RECs, certificados globais de rastreamento de atributos ambientais que garantem zero emissões de carbono relacionadas à geração da eletricidade.

“Como parte do propósito de democratizar o acesso à energia renovável e à mobilidade sustentável, estamos empolgados em oferecer a experiência da nossa solução de recarga no Festival. Temos atuado para ofertar essa infraestrutura em pontos de conveniência e locais estratégicos para deslocamentos mais longos, como forma de tornar a jornada mais fluída. Ainda, é uma alegria poder tornar o evento mais sustentável com I-REC, o mesmo certificado que atesta a energia que utilizamos na nossa rede”, comenta Rafael Rebello, diretor de Mobilidade Elétrica da Shell Recharge na Raízen Power.

Consolidada como líder em infraestrutura de recarga rápida no Brasil, a rede Shell Recharge implementou mais de 280 pontos de carregamento desde a sua chegada ao País, em 2022. Na frente de soluções de energia elétrica, a Raízen Power é uma das três maiores comercializadoras do País, com 3,0 GW médios negociados na safra 2023’24 e mais de 100 mil clientes conectados ao seu portfólio de soluções, atendendo desde pessoas físicas até grandes empresas.

Para mais informações sobre o evento ou a compra de ingressos, clique aqui e acesse o site oficial do Festival Interlagos Automóveis 2024.

Raízen Power
Loures Consultoria -- Comunicação e Relações Corporativas

KIA BRASIL PATROCINA 52ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

A Kia Brasil patrocina o Festival de Cinema de Gramado 2024, uma das maiores e mais tradicionais premiações do Cinema no Brasil, e será a marca responsável pelo transporte oficial do evento. 

Com o apoio do Grupo Sun Motors, concessionária Kia em Porto Alegre, serão fornecidas dez unidades do Kia Sportage para os serviços de transfer dos artistas, produtores, diretores e staff do festival. Além do apoio logístico ao evento, a Kia estará com a nova Carnival, recém-chegada ao Brasil, exposta na Rua Coberta, próximo aos artistas que passarem pelo tapete vermelho.

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto, e premiará os melhores longas-metragens brasileiros, latinos e documentais, e curtas-metragens gaúchos, e homenageará atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.

“A Kia está presente no Festival de Cinema de Gramado há quase duas décadas, e a cada edição, o evento sempre consegue se superar e ficar ainda melhor. Este ano, mesmo diante de todos os desafios da catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul, a organização se superou para preparar um evento ainda mais bonito. Estamos muito ansiosos com o festival, que será à altura do que o povo gaúcho merece”, afirma Gustavo Gandini, Diretor de Operações da Kia Brasil.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

COMO SERÁ O MOTOR DO AMANHÃ? O FPT INNOVATION DAY 2024 DISCUTE.


3ª edição do evento de inovação da FPT Industrial abordará protagonismo brasileiro em biocombustíveis, modelagem digital de motores e avanço da eletrificação no Brasil

Com várias novidades, o FPT Innovation Day, evento de inovação promovido pela FPT Industrial na planta de Sete Lagoas (MG), chega a 2024 ainda mais "conectado", com discussões voltadas ao powertrain do amanhã. Ao longo de dois dias, em 6 e 7 de agosto, o público formado por startups, parceiros e universidades estará imerso em um universo de criação e o estímulo para aplicação de novas tecnologias, reforçando o protagonismo da FPT Industrial para um futuro sustentável.

As palestras e painéis de discussão abordarão três temas principais, estimulando os conceitos de inovação que cercam o protagonismo brasileiro em biocombustíveis, a modelagem digital no desenvolvimento de motores e o avanço da eletrificação no Brasil:

> MAHLE + BE8 Uma visão geral sobre os combustíveis e biocombustíveis não somente no Brasil e na América Latina, como também no mundo. As principais demandas dos mercados e inovações em combustíveis, desafios associados, incentivos governamentais e o quanto tudo isso contribui para a descarbonização.

> FPT + SIEMENS Projetar um motor não é mais como fazíamos antigamente. Muitas inovações tem ajudado engenheiros e projetistas no processo de desenvolvimento: desde ferramentas de desenho até os mais inteligentes softwares de simulação aplicada aos motores de combustão, sistemas de pós tratamento, entre outras soluções.

> WEG + TE CONNECTIVITY Num contexto de eletrificação que ocorre globalmente, com crescimento acelerado no Brasil, quais são as mais recentes inovações em motores elétricos, sensores, conectores? Quais os diferenciais que esses componentes precisam ter para atender às especificidades do mercado brasileiro?

Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina, afirma que o Brasil possui grandes vantagens em biocombustíveis para alimentar os motores do futuro e o Programa MOVER, do Governo Federal, é um importante estímulo nesta jornada. Não teremos uma única solução de descarbonização no setor de transporte de cargas e no agronegócio. O desafio passa pela viabilização das múltiplas soluções de energia, seja do ponto de vista técnico ou pela aderência, em função da realidade econômica da nossa região.

"Nossa estratégia multi energia aborda diversas soluções, desde os desenvolvimentos de motores a gás e biometano à ePowertrain, 100% elétricos. Localmente, também desenvolvemos o motor Cursor 13 etanol, revelado na Agrishow 2024, para aplicações off-road, no agronegócio. É uma alternativa limpa, sobretudo para o segmento de cana-de-açúcar, que produz esse combustível", aponta.

A gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina, Bárbara Loureiro, destaca ainda a importância de valorizar o espírito de inovação entre as pessoas, desde as atitudes mais simples. “A FPT Industrial se baseia no respeito pelo meio ambiente e no compromisso com o bem-estar das pessoas”.

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

VEÍCULOS ELÉTRICOS: SOFTWARE DA VOLTBRAS JÁ AJUDOU EMPRESAS A CONCRETIZAR 350 MIL TRANSAÇÕES DE RECARGA.

O software está disponível em clientes de 7 países da América Latina e 50% dos usuários de carro elétrico utilizam algum app white label desenvolvido pela empresa.

De acordo com um estudo da Boston Consulting Group de que um a cada dez carros vendidos no país até 2030 será elétrico, a demanda por pontos de recarga cresce exponencialmente. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estima que 80 mil pontos de recarga deverão ser instalados para atender essa demanda emergente.

Desde 2022, o Brasil iniciou a cobrança pela recarga pública de veículos elétricos, e empresas pioneiras começaram a oferecer esse serviço. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério das Minas e Energia (MME), a previsão é que, em 2030, sejam vendidos 180 mil carros eletrificados por ano. Esse crescimento será impulsionado pela queda nos preços dos veículos elétricos, graças ao desenvolvimento de baterias com matérias-primas mais abundantes e econômicas.

A cobrança de recargas no Brasil já está em prática em eletropostos de uso público, estacionamentos, condomínios e outros locais. Normalmente, a tarifação é feita por minuto de conexão ou por kWh, e os usuários são tarifados através de um aplicativo da rede de recarga. Carregadores gratuitos ainda desempenham um papel importante na expansão da infraestrutura, mas enfrentam desafios como disponibilidade limitada, tempo de espera, velocidade de carregamento mais lenta e manutenção inadequada.

Diante do desafio de gerenciar a cobrança de recargas de veículos elétricos de forma escalável, a VoltBras surge como uma solução de tecnologia completa para quem deseja montar uma rede de recarga para carros elétricos. A empresa proporciona uma plataforma que facilita a observação e análise de dados em tempo real, além de garantir um fluxo de cobrança simples e seguro. Inclusive, o software da companhia já ajudou as empresas a concretizar mais de 350 mil transações de recarga.

Como Funciona

A empresa oferece facilidade e segurança nas transações, todas realizadas com cartão de crédito pré-cadastrado e pré-aprovação de crédito, garantindo saldo suficiente e utilizando tecnologia antifraude. Também é possível adicionar saldo no wallet do aplicativo, por meio do pix.

Bernardo Durieux, CEO da VoltBras, comenta que o dashboard gerencial do sistema permite acesso fácil a todas as tarifas, datas de alteração, detalhes das recargas e informações relevantes para a gestão da rede. Mesmo com preços diferentes em cada conector, os gestores têm uma visão completa do desempenho de cada um, possibilitando decisões estratégicas.

Um dos destaques da VoltBras é o recurso de split payment, que divide os valores recebidos entre todos os envolvidos no fornecimento do serviço de recarga, assegurando uma receita equitativa para todos os participantes.

Ao todo 50% dos usuários de carros elétricos, já utilizaram alguns dos aplicativos da VoltBras, além de serem responsáveis por mais de 30% das bases de carregadores públicos gestionados no Brasil.

“Estimamos continuar nos desenvolvendo e proporcionando ainda mais recursos e suporte para os consumidores de carros elétricos, para que cada vez mais pessoas possam aderir ao modelo e com acessos simples e práticos”, finaliza o CEO.

A VoltBras é uma empresa que se destaca no setor de tecnologia para gestão de monitoramento e operação de carregadores de veículos elétricos. Ela fornece soluções que permitem aos clientes focarem no crescimento de seus negócios na área de mobilidade elétrica. A empresa não opera pontos de recarga próprios, tampouco fornece carregadores ou energia elétrica, posicionando-se estrategicamente como uma parceira dedicada em vez de competir diretamente com seus clientes. Com opções de cobrança por kWh ou por minuto, a VoltBras oferece total controle e liberdade para criar planos de preços e modelos tarifários personalizados, adaptados aos diversos modelos de negócios e preferências dos clientes.

A VoltBras
MGA Press

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS PARTICIPA DA 15ª EDIÇÃO DA CONCRETE SHOW

A Volkswagen Caminhões e Ônibus marcará presença na 15ª edição da Concrete Show South America, o maior evento da cadeia construtiva na América Latina, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no São Paulo Expo (SP). A feira irá trazer diversas experiências e inovações para o setor, reunindo 400 marcas nacionais e internacionais, com lançamentos e novas tendências com as melhores soluções para o mercado.

Durante o evento, a marca apresentará o VW Constellation 31.320 8x4 bomba-lança, além de dois VW Constellation 33.260 8x4 implementado com betoneira. Os caminhões VW vocacionais saem de fábrica já preparados para o encarroçamento, proporcionando soluções sob medida para diversas aplicações.

Configurados para entregarem o melhor desempenho nas operações, os modelos destinados a betoneiras contam com Tomada de Força Traseira no motor (REPTO), suspensão reforçada, pneus de uso misto, entre outros itens essenciais. A linha também inclui veículos para atividades de apoio, como autobomba em construções de grande porte.

"A participação na Concrete Show é uma oportunidade ímpar para mostrarmos ao mercado nossas inovações e a versatilidade dos nossos caminhões vocacionais. Estamos comprometidos em oferecer soluções que atendam às necessidades específicas do setor de construção, com veículos que são referência em eficiência e robustez," afirmou Giulianno Nasi, Supervisor de Marketing do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Em 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou as implementações, segundo dados da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), representando 36,7% do volume total de veículos emplacados pelos associados, o que corresponde a mais de 22.200 unidades.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

domingo, 4 de agosto de 2024

INMETRO PUBLICA APROVAÇÃO DE MODELO DE NOVO SISTEMA DE PESAGEM AUTOMÁTICO PARA RODOVIAS BRASILEIRAS

Com o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a nova balança eletrônica HS-WIM vai pesar 100% dos veículos, 24h por dia, dar segurança viária e reduzir a emissão de gases-estufa,

Foto: Ecovias do Cerrado/Divulgação

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou  no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 402/2024, aprovando três modelos de instrumentos de pesagem automático de veículos rodoviários em movimento.

De forma inédita, no Brasil, o grupo Ecorodovias desenvolveu sistema de pesagem em alta velocidade, em inglês High Speed Weigh-in-Motion ou HS-WIM com a mesma precisão das balanças lentas tradicionais. Essa tecnologia só existe hoje na Europa, em países como a Suíça e a República Tcheca.

Desse modo, em breve os caminhões, carretas e todos os veículos de carga, que trafegam nas rodovias brasileiras não vão mais precisar parar o veículo para fazer a pesagem de suas cargas.

Isso porque a pesagem das cargas será feita por meio das “balanças eletrônicas” (HS-WIM), assim como ocorre hoje à fiscalização de velocidade com os veículos automotivos.

Este projeto faz parte do sand box regulatório coordenado pela ANTT em cooperação com o Inmetro.

O que é o HS-WIM

O sistema de pesagem em alta velocidade, do inglês, High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), são tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle de rodovias em fluxo livre.

Dessa forma, permitem a caracterização do tráfego, fiscalização, cobrança de pedágio, fiscalização de transporte e quaisquer outras funções relacionadas ao conhecimento do tráfego rodoviário sem que o usuário da rodovia sinta a interferência da operação do equipamento no seu fluxo.

Isso significa que não será mais necessário reduzir a velocidade ou controlar a posição do veículo para permitir o funcionamento da operação desejada.

Portanto, a pesagem em alta velocidade, por meio do equipamento HS-WIM, é um desses dispositivos tecnológicos revolucionários.

Realidade nas rodovias

“Por meio dessa tecnologia, o HS-WIM, pesaremos 100% dos veículos, 24h por dia, melhorando a segurança viária, a experiência do usuário e o controle da emissão de gases-estufa. Além disso, com o apoio do Inmetro, conseguimos avançar mais rápido e, brevemente, deve ser uma realidade em todas as rodovias do Brasil”, explica o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, informa que o sistema de pesagem em alta velocidade (High Speed Weigh-in-Motion – HS-WIM) está alinhado às diretrizes do Governo Federal, refletindo um compromisso com a sociedade. Ele destaca a colaboração entre o Inmetro, a ANTT e as concessionárias para o desenvolvimento do setor e a modernização dos processos.

Período de testes

A tecnologia HS-WIM passou por um período de testes a partir do Sandbox regulatório, na BR-365, em Uberlândia-MG, rodovia concedida ao grupo EcoRodovias.

Com a homologação do Inmetro sobre o equipamento, agora, a ANTT vai poder aplicar o HS-WIM aos novos contratos de concessão rodoviária e renovação dos já existentes.

Benefícios

A tecnologia da pesagem em alta velocidade apresenta uma série de benefícios em relação ao sistema tradicional de pesagem em balança paralela à rodovia:
- menor tempo de viagem por evitar paradas;
- pesagem 24h de todos os veículos que transitam na rodovia;
- diminuição no número de acidentes, necessidades de socorro médico e mecânico;
- diminuição de engarrafamentos;
- diminuição em 20% da emissão de gases do efeito estufa;
- diminuição dos gastos dos transportadores com manutenção do sistema de frenagem do veículo;
- pórtico mais barato que a balança tradicional, com sustos de operação também reduzidos, entre outros benefícios.

Excesso de cargas

O diretor de Metrologia Legal, do Inmetro, Marcelo Morais, ressaltou também os benefícios da implementação deste primeiro modelo de balança aprovado para pesagem em velocidade de trânsito no país.

“Com isso será possível fiscalizar 100% da frota, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa medida tornará a fiscalização do excesso de cargas mais eficiente através de novas tecnologias, aumentando a precisão dos dados e permitindo ações preventivas ao acompanhar de perto os instrumentos, conforme afirmou Morais", pontuou Morais.

Detalhes do novo sistema

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito descreve a Portaria 402/2024 como um projeto inovador de fiscalização 4.0 para as estradas brasileiras, projetado para aumentar a confiança e a segurança. Destaca ainda melhoria das fiscalizações, assegurando que os veículos circulem nas rodovias brasileiras com a carga correta.

“Os benefícios incluem maior eficiência e agilidade nas operações de fiscalização, com todos os órgãos delegados do país preparados para implementar o sistema após treinamentos específicos. Por outro lado, estas medidas visam garantir a segurança dos cidadãos, promover um comércio justo e contribuir para a preservação ambiental”, destacou Márcio André Brito.

Clique aqui e leia a íntegra a Portaria 402/22024 do Inmetro.

Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

JONATHAN WHEATLEY SERÁ O CHEFE DE EQUIPE DA AUDI NA FÓRMULA 1

Após a nomeação de Mattia Binotto na liderança do projeto da Audi na Fórmula 1, a marca das quatro argolas avança no realinhamento de sua estrutura de controle para ingressar na principal competição do automobilismo global. A fabricante alemã anuncia o britânico Jonathan Wheatley, detentor de uma carreira consagrada na F1. “Estou muito satisfeito por termos conseguido contratar Jonathan Wheatley como chefe de equipe para nossa equipe de Fórmula 1”, celebra Gernot Döllner, CEO da AUDI AG. “Jonathan desempenhou um papel importante em muitas vitórias em corridas de Fórmula 1 e títulos de Campeonatos Mundiais em sua carreira na F1 até o momento, e possui uma vasta experiência no paddock. Ele é uma contratação muito valiosa à nossa equipe.”

A carreira de Jonathan Wheatley na Fórmula 1 começou no início dos anos 90, na Benetton, onde se tornou mecânico-chefe. Ele então se mudou para a recém-fundada equipe Red Bull Racing, onde teve muito sucesso como Diretor Esportivo. Em seu tempo na Red Bull Racing, Wheatley esteve envolvido na vitória de todos os seis Campeonatos Mundiais de Construtores e sete de Pilotos. Mattia Binotto e Jonathan Wheatley chefiarão juntos a nova equipe administrativa da Sauber Motorsport AG. Em seus novos cargos, ambos se reportarão diretamente a Gernot Döllner na função de Presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG. Eles assumirão conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso da equipe na competição. Existe uma divisão clara de funções e as responsabilidades foram definidas individualmente.

Como COO e CTO, Mattia Binotto assume a gestão operacional da Sauber Motorsport AG na unidade de Hinwil, na Suiça, e o desenvolvimento técnico dos futuros carros de corrida. Nesta função, ele será a interface técnica geral entre as equipes de desenvolvimento em Hinwil e a Audi Formula Racing GmbH na unidade da Audi na cidade de Neuburg, na Alemanha, que é responsável pelo desenvolvimento da motorização do veículo que está sendo desenvolvido para a Fórmula 1.

Até julho de 2025,  Jonathan Wheatley completará a equipe administrativa da Audi para a Fórmula 1 nas funções de Diretor de Equipe e porta-voz da gestão. Ele se concentrará, acima de tudo, no desempenho da fabricante na competição, na gestão operacional de todas as etapas da corrida e na representação da Audi no nível de Diretor de Equipe em assuntos relacionados à Fórmula 1.

A escolha pela dupla gestão da equipe integra o realinhamento da estrutura de controle da futura equipa de fábrica no contexto da aquisição total de todas as ações do Grupo Sauber pela Audi. “Com a nomeação de Jonathan e Mattia demos um passo decisivo para a nossa entrada na Fórmula 1”, diz Gernot Döllner. “Estou convencido de que com os dois conseguiremos combinar um nível extremamente alto de competência para a Audi. A sua experiência e capacidade irão ajudar a nos estabelecer rapidamente no competitivo universo da Fórmula 1”.

“Estou extremamente orgulhoso de ter feito parte da jornada da Red Bull Racing nos últimos dezoito anos e partirei com muitas boas lembranças. No entanto, a oportunidade de desempenhar um papel ativo na entrada da Audi na Fórmula 1 como chefe de uma equipa é uma perspectiva excepcionalmente excitante, e estou ansioso pelo desafio. Também estou feliz por trabalhar junto com Mattia, que conheço há muitos anos e que é a pessoa certa para colaborar neste projeto", declara Jonathan Wheatley.

“Conheço Jonathan há muitos anos e o considero um especialista experiente e comprometido em automobilismo. Estamos perto de  2026 e estou ansioso para formar a nova equipe de corrida da Audi junto com Jonathan e liderá-la ao sucesso”, conclui Mattia Binotto, COO e CTO da Sauber Motorsport AG.

Audi do Brasil

MINIESCAVADEIRAS SÃO OS DESTAQUES DA YANMAR NA 15ª EDIÇÃO DO CONCRETE SHOW

Na 15ª edição do Concrete Show, a YANMAR - multinacional japonesa fabricante de máquinas e soluções compactas para diferentes segmentos da indústria, entre eles, o de construção civil -, apresenta um diversificado portfólio de miniescavadeiras (de 1 a 3 e 10 toneladas), além de rompedor hidráulico, grupo gerador e motor industrial à diesel. O evento, que acontece entre 06 e 08 de agosto no São Paulo Expo, reúne as principais tendências e novidades em equipamentos, produtos e serviços para o setor construtivo.

Anderson Oliveira, gerente Comercial de Construção Civil e de Produtos de Força da YANMAR South America, destaca que a participação da empresa na feira tem diversos objetivos, mas principalmente mostrar como as soluções da marca podem beneficiar o mercado de concreto. “Estamos sempre em busca de fortalecer o relacionamento com os clientes, gerar novos negócios, ampliar o networking, mas também temos como intuito mostrarmos de perto todas as vantagens na utilização de máquinas compactas nas atividades desse setor. As miniescavadeiras YANMAR são versáteis e podem, por exemplo, realizar diversas tarefas em espaços confinados, como demolições, escavações e nivelamento”, destaca.

Miniescavadeiras YANMAR de 1 e 2 toneladas

ViO12 - Com apenas 1.265kg, a ViO12 tem potência de 9.3Kw. O modelo permite ajustar as esteiras entre 830mm e 1000mm, garantindo estabilidade e acesso a lugares estreitos. Também é equipada com esteira de borracha e motor diesel YANMAR três cilindros, modelo 3TNV70. Leva eficiência em uma máquina ultra compacta, ideal para abertura de piscinas, obras de saneamento,  jardinagem, entre outras aplicações.

ViO20 - Criada para aumentar a produtividade e diminuir o desperdício de tempo, a máquina conta com o exclusivo sistema de engate rápido, excelente para uso de implementos. Também é equipada com a tecnologia SA-R e o verdadeiro Giro Zero. Possui de 2.125kg a 2.225kg de peso operacional e 14.6kw de potência.

Miniescavadeiras YANMAR de 3 toneladas

ViO30 e VIO35 - A ViO30 e a ViO35 chegaram ao mercado brasileiro no final de 2014 com peso operacional de 3.175kg a 3.825kg a depender da configuração da esteira e cabine, tendo opção de cabinada com ar condicionado, o qual é superior a concorrência em termos de desempenho. Vem equipada com um motor YANMAR 3 cilindros, modelo 3TNV88-ZSBV, com 20.4kw de potência. Possuem engate rápido hidráulico que facilita a utilização de implementos como rompedores, perfuratrizes e placas compactadoras. O engate rápido, aliado à linha hidráulica adicional de série, aumenta a diversificação e, consequentemente, gera maior lucratividade. Além do peso operacional, os dois modelos possuem algumas diferenças dimensionais em sua largura e no conjunto braço/lança. Isso confere a ViO35, maior estabilidade no manuseio de materiais e maior profundidade de escavação. Já a ViO30, garante a adequação em trabalhos confinados. Deste modo, a marca disponibiliza a solução ideal para cada tipo de trabalho, dentro da mesma classe.

Miniescavadeira YANMAR de 10 toneladas

SV100 - Com 54.7kw de potência no motor e 9.825kg de peso operacional, a miniescavadeira YANMAR SV100, possui, dentre as principais características, um peso operacional que possibilita mais facilidade durante o transporte da máquina, além de rendimento de trabalho similar às escavadeiras de 12 toneladas disponíveis no mercado. Como diferencial, possui características exclusivas das miniescavadeiras YANMAR, como deslocamento lateral da lança e lâmina frontal. A máquina também conta com dispositivo mecânico de inversão de comando operacional, ideal para diferentes perfis de operadores.

Linha de rompedores hidráulicos YANMAR

Rompedor hidráulico SB43 - Reconhecido pela qualidade e por oferecer excelente relação entre potência e peso, o implemento da marca entrega uma performance superior, pois possui uma estrutura projetada para suportar alto poder de impacto. Ele também requer menos fluxo de óleo, ajudando a reduzir a fadiga na bomba hidráulica. O modelo também conta com um número mínimo de peças, resultando na redução dos custos de manutenção e maior durabilidade.

Produtos de Força da YANMAR

Motor industrial à diesel 4TNV84T-DSA - Certificado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente (US EPA TIER 2 ), o modelo é considerado mundialmente como “amigo da natureza”. Com potência de 7,9 a 91 cv, a linha de motores TNV possui opções de 2, 3 e 4 cilindros. Refrigerado a água por radiador, reúne entre os diferenciais, baixos níveis de ruído, emissão de gases e de consumo de combustível. O modelo conta ainda com válvulas solenóide para a partida e parada do motor, sistema de segurança com sensor de temperatura e pressão do óleo lubrificante.

Grupo Gerador YBG22TE -  Com potência de 22 KVA, o modelo versatilidade uma vez que pode atender as necessidades de construções, indústrias, comércios, residências e locadoras.

YANMARFundada em 1912 em Osaka, no Japão, a YANMAR foi a primeira empresa a ter sucesso ao fazer um motor compacto a diesel para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca possui 65 anos de atuação e está localizada em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo. Como pioneira na indústria de motores a diesel, a YANMAR é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e de motores industriais, maquinário agrícola, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos. Para isso, investe na melhoria contínua dos seus produtos para que eles possam trabalhar com excelência dentro dos seus segmentos e em todos os seus processos.Guiados pelo espírito pioneiro de liderança mundial em tecnologia, a YANMAR conta com seis centros de pesquisa espalhados pelo mundo todo. Ao longo da sua história, realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre como compromisso o bem-estar social e ambiental

YANMAR
NR7 Full Cycle Agency

PRODUÇÃO DA MARCOPOLO CRESCE 33% NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

A Marcopolo registrou receita líquida de R$ 1,9 bilhão no 2T24, crescimento de 43,4% em relação ao 2T23. O valor reflete o melhor desempenho do mercado em todos os segmentos de produtos, com aumento no volume de vendas e crescimento da produção. No período, a produção consolidada companhia foi de 3.998 unidades, com crescimento de 32,8%, sendo 3.355 unidades feitas no Brasil, 36,4% superior à do 2T23, enquanto no exterior foram 643 unidades, 16,7% superior às unidades produzidas no mesmo trimestre do ano anterior.

A produção do 2T24 marca uma etapa importante no processo de recuperação de volumes no mercado brasileiro, com destaque para os modelos rodoviários, que mantiveram uma carteira de pedidos saudável devido aos investimentos de clientes em renovação de frotas. O movimento é justificado pela demanda crescente de pessoas que optam por viajar de ônibus tanto em trajetos de longa distância, como no turismo e transporte público.

“Buscamos alcançar resultados ainda melhores, para isso investimos continuamente no aprimoramento de nossos produtos, com soluções cada vez mais tecnológicas e sustentáveis. O setor de mobilidade está em constante evolução e, ao longo de nossos 75 anos de história, nos preparamos para acompanhar essas transformações”, pontua José Antonio Valiati, Diretor de Relações com Investidores.

No 2T24, o lucro bruto foi de R$ 509,9 milhões, com margem de 26,1%, contra R$ 276,2 milhões e margem de 20,2% no 2T23. O EBITDA foi de R$ 382,3 milhões no segundo trimestre de 2024 – margem de 19,5%. No 2T23, o EBITDA foi de R$ 158 milhões e margem de 11,6%. Os números são explicados pelo crescimento de vendas e melhora no desempenho das operações internacionais da companhia.

A companhia também aplicou recursos na modernização das instalações industriais, com uma nova Central de Infamáveis, em Caxias do Sul (RS), que contou com investimento de aproximadamente R$ 45 milhões, além do desenvolvimento de novos produtos, como os modelos elétricos. A Marcopolo segue ainda com a ampliação da fábrica localizada em São Mateus (ES), que deve ser concluída no segundo semestre de 2024, onde serão instaladas as linhas de montagem de chassis elétricos.

Caminho da Escola

No segundo trimestre deste ano, a empresa entregou 959 veículos ao programa Caminho da Escola. Desse total, foram 500 micros e 459 Volare. Com o grande volume de entregas, a companhia dedicou parte de sua linha de produção de ônibus urbanos para a fabricação dos modelos escolares.

Atuação internacional

As operações internacionais da companhia registraram números crescentes e consistentes. A Marcopolo Austrália (Volgren) alcançou números recorde no 2T24, fruto de uma carteira de pedidos saudável e bom ritmo de produção. A fabricação de veículos local cresceu 40,9% na comparação entre o 2T24 e o 2T23, chegando em 162 unidades.

O México também é destaque, com um avanço gradual nas vendas de urbanos e rodoviários, entre eles o G8 que passou a ser fabricado no país e já tem entregas previstas para o final de 2024 e início de 2025.

Na África do Sul, a MASA avançou com as boas perspectivas de vendas, principalmente com o lançamento do G8 na região. A unidade fabricou 134 veículos 2T24, crescimento de 52,3% em relação ao 2T23.

Enquanto na Argentina, com a Metalsur, a companhia identificou sinais de recuperação, com aumento de unidades produzidas e entregues na comparação com o 1T24. A partir dos próximos trimestres, a companhia espera uma melhoria no desempenho, justificada pelo processo de revitalização das frotas, após longos anos de subrenovação.

“Diante dos números apresentados, projetamos bons resultados para o segundo semestre de 2024. Crescemos em comercialização de produtos e produção, recuperamos resultados nas operações internacionais e, agora, estamos focados em ampliar a eficiência operacional e a produtividade. Essas ações ampliarão o nosso nível de entregas, potencializando as margens e volumes de vendas”, pontua José Antonio Valiati.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CAMINHÕES VOLKSWAGEN COMPLETAM 10 ANOS SALVANDO VIDAS NO CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO

Há dez anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Corpo de Bombeiros de São Paulo trilham um caminho de sucesso conjunto. Desde 2014, a montadora fornece veículos sob medida para compor uma frota robusta e especialmente projetada para atender às necessidades da corporação em operações de salvamento e suporte, inclusive em cenário florestal para corporações de bombeiros de todo o Brasil, demonstrando a versatilidade dos veículos da montadora e expertise de seu time de engenheiros.

Entre os modelos que mais marcaram esta trajetória, a família Constellation chama atenção por sua confiabilidade, robustez e alto desempenho, características essenciais para garantir a eficiência e segurança das operações do Corpo de Bombeiros. A família é representada atualmente pelo VW 18. 260 4x2 com caixa de transmissão automática, versão escolhida para as operações de resgate e com modificações sob medida para a aplicação.

De acordo com o tenente-coronel Elton Marcel Dorce, do Centro de Suprimento e Manutenção do Material Operacional de Bombeiros de São Paulo, o Constellation é referência de versatilidade e se adequa às suas principais demandas. “Entre os modelos presentes na corporação, o 18.260 é a maior referência e está presente em diferentes tipos de operação. O modelo é bem dimensionado e se adaptou muito bem às modificações necessárias para receber a bomba de incêndio que utilizamos. Além disso, a transmissão automática e motorização o tornam ideal para a aplicação.”

“O Constellation 18.260 4x2 entregue aos bombeiros é mais um exemplo de nossa engenharia sob medida. Tendo em vista as características da operação e cumprindo com as exigências e especificações técnicas do edital, trabalhamos junto aos implementadores para entregar veículos com entre eixo e suspensão especiais para este cenário, resultando em caminhões com alta confiabilidade e robustez”, destaca Pedro Teixeira, consultor de Vendas ao Governo da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Atendimentos fora de estrada

Na zona rural e florestal, os caminhões VW também se mostraram à altura dos desafios. “As atividades da corporação são realizadas em diferentes regiões do estado e exigem que as viaturas estejam preparadas para acessá-las de forma efetiva em caso de chamados. Deste modo, o Delivery 11.180 4x4 se torna peça estratégica na frota”, completa o tenente-coronel Elton Marcel Dorce.

O modelo entrega agilidade e força para encarar qualquer terreno. O modelo é equipado com tração 4x4 e com controle de tração (ATC), em que sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento.

Pronto atendimento e agilidade

Além dos pontos relacionados aos veículos, o sargento Reduan Gama, responsável técnico do setor de projetos da unidade, sinaliza que o atendimento pós-vendas e ampla cobertura nacional são diferenciais da marca. “Graças à fabricação nacional, o atendimento oferecido pelas concessionárias da montadora é extremamente ágil e capilarizado. Contamos com caminhões operando em diferentes munincípios do Estado de São Paulo e temos o suporte técnico à disposição sempre que necessário. Desta forma nossa frota não fica parada e estamos aptos a atender aos chamados com a prontidão necessária”, compartilha.

Com a solidez de uma década de parceria, a VWCO e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo seguem firmes em seu compromisso de trabalhar juntos para aprimorar os serviços prestados à comunidade. “Mais do que fornecer caminhões, construímos uma relação de confiança com o Corpo de Bombeiros”, completa Adriana Cecconello, gerente de Vendas ao Governo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Compreendemos a importância do trabalho da corporação e nos dedicamos a oferecer os veículos e o atendimento que os auxiliem da melhor forma possível no cumprimento de sua missão: salvar vidas.”

Volkswagen Caminhões e Ônibus

sábado, 3 de agosto de 2024

NISSAN EXPÕE VERSA SR COM PINTURA JAPONESA VENCEDORA DO CONCURSO DE DESIGN DA MARCA NA FESTA DA CEREJEIRA EM FLOR

Chegou a vez de mais um evento tradicional da cultura nipo-brasileira receber o Nissan Versa SR com a arte que homenageia a imigração japonesa no país. O veículo que materializa o projeto de Lian Pieri, vencedor do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan, agora está exposto na 53ª edição da Festa da Cerejeira em Flor, em Campos do Jordão (SP).

O carro personalizado é resultado de uma acirrada competição, a mais disputada da história do concurso, para escolher a pintura que melhor representasse o Nissan Emotional Geometry Design. Assim é chamada a linguagem de desenho da marca, que transmite energia, desperta a emoção por meio da estética e alinha a tradição à modernidade. O projeto de Lian, estudante de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), incorpora referências históricas como o navio Kasato Maru, que deu início a um fluxo contínuo de imigração de japoneses para o Brasil, e mantém em todos os grafismos a aparência da arte pintada à mão, em referência às pinceladas da caligrafia tradicional japonesa, Shodō.

"A interpretação de Lian ao tema da cultura japonesa junto ao Nissan Emotional Geometry Design foi muito bem implementada. Os elementos como Monte Fuji, o Samurai e o Tori se encaixaram ao Nissan Versa 2025 com fluidez e harmonia. As cores escolhidas por ele também se conectam ao DNA da Nissan", explica Fernando Andrade, designer da Nissan América Latina e um dos jurados do concurso da marca que seleciona projetos de estudantes de Design e Desenho Industrial de todo o Brasil.

Todos esses conceitos dialogam em perfeita harmonia com a proposta da Festa da Cerejeira em Flor, em Campos do Jordão. O evento reproduz o hanami, costume japonês de contemplar o florescimento da cerejeira (sakura) e celebrar a chegada da primavera por meio de um dos principais símbolos do Japão. Sua história remonta ao intercâmbio cultural decorrente da imigração e à necessidade de um povo de fincar raízes num novo local sem jamais esquecer sua origem.

Após as doações das primeiras mudas ao Brasil e à adaptação plena da espécie ao clima de Campos do Jordão entre as décadas de 1930 e 1960, a florada das cerejeiras começou a atrair imigrantes japoneses que tinham saudade do espetáculo que presenciavam em sua terra natal. O número de visitantes aumentou progressivamente e o evento também cresceu, incorporando festividades musicais, danças, artesanato, culinária e outras manifestações culturais nipo-brasileiras.

O Versa SR com a pintura mais japonesa é uma das atrações da edição deste ano do Festival da Cerejeira em Flor, até domingo, 4 de agosto, e nos dias 10 e 11 de agosto (sábado e domingo).

O Nissan Versa 2025 mantém os itens consagrados da linhagem, como espaço interno, design atual e moderno, amplo porta-malas e uma lista de equipamentos recheada desde a versão de entrada Sense. Agora, a fabricante japonesa lança mais uma versão: o Nissan Versa SR. Com essa quarta opção na linha, a Nissan passa a oferecer ainda mais opções aos consumidores que procuram um veículo moderno e que entrega um excelente pacote de equipamentos e tecnologias.

O modelo traz itens que realçam seu estilo, oferecendo exclusividade aos clientes que buscam algo a mais em um sedã (Premium Excitement). Externamente, o Nissan Versa SR apresenta emblemas de identificação na grade frontal e traseira, retrovisores externos e grade na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas. Por dentro, o visual é diferenciado. A nova versão é claramente identificada pelas costuras em laranja. O painel conta com acabamento em black piano e o volante com material sintético premium.

Serviço
Exposição do Versa SR com a pintura japonesa na Festa de Cerejeira em Flor
Parque da Cerejeira de Campos do Jordão
Av. Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173 - Campos do Jordão (SP)
4 de agosto (domingo)
10 de agosto (sábado)
11 de agosto (domingo)
Horário: 9h às 16h

Nissan Brasil

STELLANTIS AMPLIA A LINHA SUSTAINera NO BRASIL.

Rumo ao objetivo de se tornar uma empresa carbono neutro até 2038, a Stellantis amplia a linha SUSTAINera e passa a oferecer uma gama ainda maior de peças automotivas remanufaturadas no Brasil.

A linha SUSTAINera, que já contava com cinco famílias de peças remanufaturadas (turbocompressor, caixas de direção, caixa de câmbio automática, motores de partida, alternadores), agora oferece bombas de alta pressão, bicos injetores diesel, compressores de ar-condicionado, diferencial traseiro e caixa de transferência/conversor de torque. Ao todo, são oito famílias de peças remanufaturadas e, até o final de 2024, o catálogo será ampliado para 13 famílias com mais de 180 componentes, incluindo motores a diesel, bombas de alta pressão, bicos injetores, rodas de liga leve e eletrônicos.

As peças SUSTAINera estão disponíveis para todas as marcas de veículos Stellantis vendidas no Brasil (Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram) e são as únicas do mercado remanufaturadas por uma montadora de veículos em toda a região. As peças são remanufaturadas conforme especificações de fábrica, assegurando o mesmo desempenho e garantia das peças originais MOPAR, ao mesmo tempo em que oferecem opções de manutenção com preços mais acessíveis.

“A peça remanufaturada é cerca de 20% mais barata que uma peça nova, além de ser uma opção mais sustentável, uma vez que utiliza até 80% menos matérias-primas e até 40% menos energia no processo de remanufatura. Isso significa uma menor demanda de recursos e otimização do processo produtivo, o que resulta na redução na emissão de CO2 no meio ambiente”, explica Paulo Solti, Vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul. “Esse modelo de negócios dedicado a iniciativas de economia circular representa o compromisso da Stellantis com soluções de produtos e serviços sustentáveis, seguros e acessíveis”, completa.

Expansão dos canais de venda

Lançada globalmente pela Stellantis em 2022, a SUSTAINera estreou no Brasil oferecendo as primeiras linhas de produtos remanufaturados, distribuídos, inicialmente, por meio de concessionárias das marcas Stellantis. Com a expansão da linha, os consumidores agora também podem adquirir os produtos SUSTAINera de forma online, na loja oficial no Mercado Livre, e na DPK, negócio especializado no segmento de distribuição de peças automotivas, que conta com 18 armazéns em todo o país.

SUSTAINera

SUSTAINera é uma alternativa de produto sustentável dentro da linha de Peças e Serviços da Companhia: ela oferece aos clientes - motoristas, profissionais de manutenção e reparos - soluções sustentáveis, seguras e acessíveis, sem comprometer a qualidade e preservando o meio ambiente - ao reduzir o desperdício, o uso de recursos do planeta e a pegada de carbono. SUSTAINera desempenha um papel fundamental na estratégia de descarbonização da Stellantis, que visa a atingir o carbono líquido zero até 2038.

Economia Circular

A Stellantis tem uma unidade de negócios global focada em atividades de economia circular, com base na Estratégia 4R (Remanufatura, Reparo, Reutilização e Reciclagem) para estender a vida útil dos produtos (peças e veículos) e reduzir o desperdício, retornando o material ao ciclo de produção de novos produtos, formando assim um ecossistema integrado, vital para preservar e proteger os recursos do planeta.

Remanufatura: peças usadas, gastas ou defeituosas são recuperadas, desmontadas, limpas e remanufaturadas de acordo com as especificações originais de montadora, com o mesmo desempenho e garantia das peças originais. Mais de 12.000 números de peças em 38 linhas de produtos, incluindo baterias de veículos elétricos, estão disponíveis em nível global.

Reparo: peças gastas são reparadas e reinstaladas nos veículos dos clientes. Os centros de reparo eletrônico, dedicados às baterias de veículos elétricos, estão presentes em 24 locais ao redor do mundo.

Reutilização: peças originais multimarcas em boas condições, recuperadas de veículos em fim de vida útil, são reutilizadas em outros veículos. São mais de 7 milhões de peças disponíveis em estoque, vendidas em mais de 160 países por meio da plataforma B-Parts.

Reciclagem: materiais reciclados de peças, resíduos de produção/manutenção e veículos em fim de vida útil são reinseridos no processo de fabricação de novos carros e produtos de pós-venda. Em 2023, mais de 2 milhões de peças foram coletadas para reciclagem.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas.

Stellantis

TECNOLOGIA AUMENTA SEGURANÇA NO TRANSPORTE DE CARGAS PESADAS

Foto: segs.com.br

O transporte de cargas no Brasil é a espinha dorsal da economia nacional, movimentando bilhões de reais anualmente. Contudo, em um país de dimensões continentais como o nosso, a logística é um desafio diário que envolve desde caminhões de médio porte até gigantes do transporte pesado, inclusive as chamadas cargas excepcionais, que frequentemente exigem escolta de "batedores" para garantir a segurança em vias públicas.

Nesse contexto, tecnologias de gestão têm se tornado indispensáveis para assegurar a eficiência e a segurança desse mercado vital, como, por exemplo, a telemetria, que consiste no monitoramento remoto de veículos, motoristas e cargas.

“A capacidade de monitorar tudo relacionado ao transporte em tempo real é uma das principais vantagens da telemetria. Esse recurso permite que gestores de frota acompanhem a localização exata dos caminhões, a velocidade instantânea, o consumo de combustível e até mesmo as frenagens bruscas. Informações críticas também podem ser consultadas a qualquer momento, possibilitando uma tomada de decisão mais embasada e ágil”, explica Victor Vilas Boas Cavalcanti, CEO da Infleet, que tem desenvolvido soluções inteligentes em gestão de frotas, inclusive para empresas que trabalham com cargas pesadas.

Victor Vilas Boas Cavalcanti

As condições das rotas e o desempenho dos veículos com cargas pesadas são pontos de muita importância, como destaca Victor: "Primeiro, porque algumas cargas não podem circular em certas vias, e ter essa rota pré-definida e monitorada ajuda as empresas a evitarem problemas logísticos e até multas. Já em relação aos veículos, cargas maiores demandam mais dos caminhões, e com a telemetria, é possível estar a par em tempo real sobre as condições dos veículos."

Outro ponto fundamental é o cuidado com um dos maiores “bens” do setor de logística: os motoristas, que, para trabalhar com cargas pesadas, precisam, além da capacitação técnica, contar com o suporte dos gestores. "Por isso, a telemetria é fundamental, pois ela proporciona um monitoramento detalhado das condições dos veículos e da conduta dos motoristas. Dados como o uso do cinto de segurança, RPMs e a temperatura do motor podem ser usados para promover uma direção mais segura e preventiva. Isso não elimina imprevistos, mas certamente minimiza os riscos associados a falhas humanas ou mecânicas”, explica Cavalcanti.

O setor de engenharia civil, que abrange um diversificado leque de veículos e máquinas, desde caminhões e tratores até guindastes e escavadeiras, é um exemplo real de como as tecnologias de gestão são cruciais. Para o especialista, além do aspecto financeiro, dado o alto custo dos equipamentos e a necessidade imperativa de gerenciamento de frotas, a tecnologia se destaca especialmente quando aplicada para reduzir os índices de acidentes. Segundo a Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, em 2022, foram registradas 2.538 mortes por acidentes de trabalho no país, sendo 3% dessas no setor de construção civil, com uma alta incidência de acidentes fatais em atividades de transporte rodoviário.

“A videotelemetria oferece uma transformação significativa na gestão de frotas no setor de cargas pesadas, promovendo uma segurança aprimorada, redução de custos e aumento na eficiência operacional. Ao implementar essa tecnologia de maneira adequada, as empresas podem prevenir acidentes, reduzir despesas e melhorar a produtividade, fomentando um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente”, reforça o CEO.

Infleet
Engenharia de Comunicação

BORGWARNER FORNECE À BUICK EMBREAGEM ÚMIDA E MÓDULO DE CONTROLE HIDRÁULICO PARA NOVA TRANSMISSÃO HÍBRIDA DE 2 VELOCIDADES

A transmissão híbrida será usada na nova van GL8 PHEV da Buick

A BorgWarner fornece sua embreagem úmida e módulo de controle hidráulico para a transmissão híbrida de 2 velocidades da novíssima van GL8 PHEV da Buick, cuja produção começou em junho de 2024. Como primeira transmissão híbrida plug-in de grande e médio porte produzida pela General Motors na China para o mercado chinês, a embreagem úmida e o módulo de controle hidráulico da BorgWarner, que aumentam a eficiência, contribuirão para definir um novo padrão para híbridos plug-in.

“O mercado chinês para veículos de nova energia está evoluindo rapidamente, exigindo várias tecnologias inovadoras. Estamos muito felizes em contribuir com a embreagem úmida e o módulo de controle hidráulico para a transmissão híbrida de 2 velocidades do GL8 da Buick para melhorar seu desempenho”, disse Isabelle McKenzie, vice-presidente da BorgWarner Inc. e presidente e gerente geral da Drivetrain and Morse Systems. “Esta colaboração com a Buick não apenas demonstra a proeza técnica da BorgWarner, mas também ressalta nossa capacidade de P&D local na China.”

A embreagem úmida para a transmissão híbrida de 2 velocidades melhora a eficiência do sistema por meio de baixo torque de arrasto, apresentando um design axial e radial compacto e utilizando a tecnologia de fricção de última geração da BorgWarner para garantir a mais alta confiabilidade. O módulo de controle hidráulico para a transmissão híbrida de 2 velocidades oferece vantagens como uma ampla faixa de ajuste de pressão, alta precisão de controle, baixo vazamento e alta eficiência. Com um design compacto e leve, ele facilita o controle da pressão da embreagem e o resfriamento para a embreagem e o motor elétrico, e integra a bomba E-tandem e o sensor de temperatura.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

BMW GROUP SEGUE PRODUZINDO PRÓXIMA GERAÇÃO DE BATERIAS DE ALTA VOLTAGEM COM FOCO LOCAL E IMPACTO GLOBAL

Serão construídos cinco novos locais de montagem mundial para baterias de alta voltagem de 6ª geração

A Neue Klasse marcará uma nova era de condução totalmente elétrica no BMW Group – cujo sucesso dependerá fortemente da produção de baterias de alta voltagem poderosas. Dessa forma, o BMW Group está expandindo significativamente sua rede de produção para a próxima geração de baterias de alta voltagem.

“Estamos estabelecendo cinco novas fábricas em três continentes para produzir nossas baterias de alta voltagem de sexta geração”, explicou Milan Nedeljković, membro do Conselho de Produção da BMW AG. Em todo o mundo, o princípio “local for local” se aplicará: "A conexão próxima entre a produção de baterias e a produção de veículos faz parte da nossa estratégia", explica Markus Fallböhmer, Vice-Presidente Sênior de Produção de Baterias da BMW AG. Na prática, essa ação irá ajudar o BMW Group a aumentar a resiliência de sua produção.

Produção de baterias e veículos estreitamente conectada

A Neue Klasse será a primeira a incorporar as novas células cilíndricas. Elas representam um salto tecnológico para o BMW Group, oferecendo densidade de energia, tempos de carregamento e autonomia significativamente melhorados. Elas serão montadas em novas instalações localizadas o mais próximo possível das fábricas dos veículos, de acordo com o princípio “local for local”. Instalações de montagem de última geração para baterias de alta voltagem de sexta geração estão atualmente em construção em Irlbach-Strasskirchen, na Baixa Baviera; Debrecen, na Hungria, Woodruff, próximo à Fábrica Spartanburg nos EUA; Shenyang, na China e em San Luis Potosí, no México. Com a abordagem “local for local” em prática, a produção poderá continuar mesmo caso ocorram eventos políticos ou econômicos inesperados. Além disso, as curtas distâncias entre as fábricas de baterias e veículos reduzirão a pegada de carbono da produção de carros. O BMW Group também segue modernizando suas fábricas, garantindo e criando empregos.

Neue Klasse será lançada primeiro na Fábrica Debrecen em 2025

Os primeiros veículos da Neue Klasse serão produzidos na nova fábrica do BMW Group a partir de 2025, em Debrecen. A fabricação de baterias de alta voltagem e veículos será lançada em paralelo. Com o centro de treinamento em Debrecen aberto desde o outono de 2023 e o centro de comunicações em uso desde fevereiro de 2024, muitos funcionários já estão trabalhando em escritórios locais. Enquanto isso, a equipe de produção está se preparando para seus novos empregos em vários locais da rede de produção do BMW Group. Isso garantirá um início mais tranquilo da produção de pré-série e um lançamento bem-sucedido da série na segunda metade de 2025. Atualmente, os edifícios finais estão sendo concluídos e deverão ser entregues às tecnologias até o final do ano.

Baterias de alta voltagem da Baixa Baviera

O BMW Group também irá fabricar baterias de alta voltagem para os modelos Neue Klasse na Alemanha – especificamente em Irlbach-Straßkirchen, na Baixa Baviera. A nova instalação fornecerá baterias de alta voltagem de sexta geração para as fábricas de automóveis alemãs. O BMW Group recebeu permissão para construir a nova fábrica de montagem de baterias de alta voltagem em abril de 2024 e ergueu o primeiro pilar para o prédio de produção no final de junho de 2024. O edifício de produção deverá estar fechado com fachada e telhado até o final do ano. Os cidadãos de Straßkirchen anteriormente votaram a favor da vinda do BMW Group para sua área, com uma clara maioria no referendo de setembro de 2023.

China produzirá a Neue Klasse a partir de 2026

A partir de 2026, os veículos da Neue Klasse também serão fabricados pela BMW Brilliance Automotive (BBA) em Shenyang, na China, onde as baterias de alta voltagem de sexta geração necessárias para os carros também serão fabricadas localmente. O prédio de produção foi concluído em novembro de 2023, após 21 meses sendo construído. A instalação tanto de planta quanto de maquinaria está em andamento desde março de 2024. Preparando-se para o lançamento da Neue Klasse, o BMW Group também montou sua maior rede de P&D fora da Alemanha, com instalações em Pequim, Xangai, Shenyang e em Nanjing.

Neue Klasse no México a partir de 2027

Em San Luis Potosí, no México, a capacidade adicional de produção está sendo estabelecida para a produção em série da Neue Klasse começar em 2027. A construção da nova fábrica de montagem de baterias de alta voltagem começou em maio de 2024 e terá mais de 80.000 metros quadrados de espaço de produção quando concluída. Mas a integração da montagem de baterias não é a única mudança na Fábrica de San Luis Potosí - a oficina de carrocerias está configurada para crescer para mais de 90.000 metros quadrados no total, enquanto os espaços de montagem de veículos e logística serão ampliados em quase 10.000 metros quadrados. O BMW Group é o primeiro fabricante premium a fabricar carros totalmente elétricos e baterias de alta voltagem no México (e um pioneiro na indústria). Além disso, a empresa planeja expandir os sistemas fotovoltaicos, que é a tecnologia utilizada para gerar energia elétrica a partir da irradiação dos raios solares, dentro da fábrica e assim dobrar a energia gerada a partir de fotovoltaicos. A proposta é gerar mais de 20% da demanda atual de eletricidade diretamente nas instalações da fábrica no futuro.

Fábrica do BMW Group em Woodruff: baterias de alta voltagem para Spartanburg

A eletromobilidade também está avançando na Carolina do Sul. A Fábrica do BMW Group em Woodruff cobrirá uma área de cerca de 93 hectares e consistirá em um prédio de tecnologia, além de estruturas auxiliares, um centro de energia, um restaurante para funcionários, um corpo de bombeiros e um campus de talentos. Mais de 300 novos empregos serão criados. Quando a construção for concluída- espera-se que em 2026 - Woodruff montará baterias de alta voltagem para carros totalmente elétricos fabricados na vizinha Fábrica Spartanburg. A cerimônia de inauguração do primeiro prédio aconteceu em junho de 2023.

Expertise em baterias concentrada em Parsdorf e em Munique

Células de bateria protótipo como as da Neue Klasse, que serão lançadas em 2025, já estão sendo produzidas no Centro de Competência em Fabricação de Células (CMCC) do BMW Group em Parsdorf, no leste de Munique. O CMCC foi construído para complementar o Centro de Competência em Células de Bateria (BCCC), onde o trabalho de desenvolvimento é realizado. O CMCC amplia o melhor produto para a produção em série. Na prática, produto e processo ambos são interligados de forma única pela colaboração estreita entre os setores de divisões, desenvolvimento, compras e produção. O BMW Group também opera outras plantas de pré-série e linhas piloto para futuras baterias de alta voltagem localizadas em Munique e em cidades próximas de Parsdorf e Hallbergmoos.

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