domingo, 25 de agosto de 2024

RAMPAGE REBEL IGNITION E 2500 RODEO SÃO DESTAQUES DA RAM NA EXPOINTER 2024

Rampage Rebel Ignition e 2500 Rodeo Edition

As picapes mais desejadas no mundo do agronegócio estão expostas na 47ª edição da Expointer, maior feira de exposição de animais da América Latina. O evento, que começou no dia 24, seguirá até o dia 1 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), onde os visitantes podem ver de perto todo o poder inigualável das picapes Ram além de conferir os últimos lançamentos da marca.

Vivendo seu melhor ano no mercado brasileiro, a marca do carneiro montanhês exibe toda a sua linha de modelos em seu estande no evento. O grande destaque fica por conta da Rampage, que completou seu primeiro aniversário recentemente e está presente nas versões Laramie, R/T, Rebel e a mais nova edição limitada Rebel Ignition, que chegou para celebrar o marco de 1 ano de sucesso da primeira picape Ram desenvolvida e produzida no Brasil.

Outro importante destaque da marca é a também exclusiva Ram 2500 Rodeo Edition, série especial que homenageia os 77 anos do primeiro rodeio realizado no país. Carregada de muita tecnologia e luxo, a picape possui como grande diferencial um assento extra entre motorista e passageiro, aumentando a capacidade do modelo para transportar até seis ocupantes no total.

Além das novidades, quem passar pelo evento poderá ver também a Rampage Rebel com a Yamaha Tracer 900 GT na caçamba, graças à parceria firmada entre as marcas, em que são fornecidas picapes Rampage para apoiar as operações da Yamaha Racing Brasil nos principais campeonatos de motociclismo na terra e no asfalto em todo o país, evidenciando a paixão pela esportividade e competição que ambas carregam em comum. Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer e adquirir os produtos da grife do carneiro na Ram Store, loja de lifestyle da marca. Além de literalmente vestir a camisa da Ram, também é possível conferir itens em couro como chapéus, botas, mala de viagem, necessaire e muito mais.

E não para por aí, a topo de gama 3500 Longhorn equipada com seu potente motor turbo diesel Cummins® de 377 cv de potência e 1.150 Nm de torque é presença destacada. Sem deixar de mencionar a 1500, que não poderia ficar de fora com toda a sua força, tecnologia, capacidade e luxo.

Comprovando sua aderência com o universo do agronegócio, a Ram também estará presente durante a final do “Freio de Ouro”, torneio de habilidades de montaria exclusivo do Cavalo Crioulo que ocorre há mais de 40 anos, com etapas nacionais e internacionais. A etapa final ocorre na Arena do Cavalo Crioulo, dentro das instalações do Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorrerá a Expointer. Os vencedores levarão prêmios da única marca especializada em picapes premium no mercado nacional.

Expointer
De 24 de agosto a 01 de setembro, das 8h às 20:30h
Parque de Exposições Assis Brasil
BR 116 KM 13 - Esteio - Rio Grande do Sul

RAM - Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do diverso portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

RAM
Stellantis

RZK RENTAL EXPANDE ATUAÇÃO NO MATOPIBA

Colheitadeira RZK Rental

A RZK Rental está ampliando sua presença no setor agro, destacando-se pela oferta de soluções inovadoras em locação de equipamentos para produções no campo e obras na cidade. A empresa tem se expandindo principalmente na região que compõem a fronteira denominada Matopiba, composta pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Junta, a produção dessa região ultrapassou a marca de 19 milhões de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Joicieli Alves Proceski, gerente regional da RZK Rental para o Matopiba, novos grupos empresariais estão investindo fortemente nos projetos de locação da empresa e, significativamente, em culturas que têm apresentado crescimento nos últimos anos. “A aceitação tem sido muito positiva, especialmente porque o Matopiba é uma fronteira agrícola em expansão. Grandes empresas do agronegócio estão chegando na região, e o produtor local também tem expandido sua área agricultável. Com isso, a locação de máquinas surge como uma alternativa atrativa para evitar volumosos desembolsos iniciais ou na própria consolidação da cultura. Estamos observando um aumento na demanda, principalmente em culturas como grãos, cana e algodão, e isso nos motiva a continuar investindo em tecnologia e parcerias para melhor atender nossos clientes”, comenta.

A locação de máquinas, como as oferecidas pela RZK Rental, tem sido fundamental para quem almeja crescimento e produtividade, sem a necessidade de aumentar despesas e ativos na compra de equipamentos. Um exemplo é a CP 770, uma colheitadeira de algodão de alto valor agregado, que agora pode ser acessada por meio de locação.

Desde o início das operações, a RZK Rental tem conquistado a confiança dos produtores, com referências sólidas de grandes grupos e uma demanda crescente no mercado. A empresa adota uma abordagem personalizada, buscando entender as necessidades específicas de cada cliente, para oferecer soluções, seja por meio de locação ou venda dos seus equipamentos seminovos com financiamento próprio. Além disso, a empresa está explorando novas oportunidades e parcerias em regiões estratégicas, com o objetivo de expandir ainda mais sua rede de atendimento.

Atualmente, a RZK Rental tem sido uma importante aliada na transformação do setor agro brasileiro, promovendo um modelo de locação inovador, já consolidado em mercados internacionais. "Estamos trazendo um diferencial muito significativo para os produtores da região, oferecendo a possibilidade de locar o que há de mais moderno no mercado agrícola e de uma marca extremamente consolidada no mercado. Somos uma locadora de produtos monomarca, com máquinas novas, assistência técnica, garantia, acompanhamento digital e o mais importante, com projetos personalizados para cada produtor. Trabalhamos dessa forma porque entendemos que cada cliente é único e assim, podemos otimizar seus investimentos. destaca Joicieli.

Com uma estrutura sólida e o suporte de um grupo já consolidado no mercado agrícola, a RZK Rental está pronta para continuar sua expansão, levando inovação e eficiência para o campo brasileiro.

O Grupo RZK trabalha para criar um futuro melhor todos os dias e perpetuar seus valores. Fundado pelo empresário José Ricardo Rezek há quase quatro décadas, o Grupo RZK é uma holding familiar que atua em setores-chave da economia brasileira como agronegócio, pecuária, energia, empreendimentos, concessões, mídia e telecomunicações. Presente em mais de 20 estados e 200 municípios, o grupo conta com mais de 1.000 colaboradores. As empresas – RZK Empreendimentos, RZK Agrícola, RZK Concessões, RZK Energia, RZK Rental, Primavera Máquinas, RZK Digital e SOL by RZK – trazem transformações inovadoras que impactam positivamente a vida de milhões de brasileiros, agregando valor à sociedade. O Grupo RZK é reconhecido por suas práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance). Em 2023, foi premiado por suas iniciativas de sustentabilidade empresarial, destacando-se na redução de emissões de carbono e na gestão eficiente de recursos naturais.

Grupo RZK​​
Giusti Comunicação

sábado, 24 de agosto de 2024

HARLEY-DAVIDSON CELEBRA 40 ANOS DA FAMÍLIA SOFTAIL

Relembre a história da icônica família, que conta com modelos lendários como Fat Boy e Heritage Classic

Harley-Davidson Fat Boy 114 2024

A fusão ideal de forma e função: há 40 anos, a Harley-Davidson apresentava uma nova família de motos, a Softail®. A suspensão traseira oculta e uma balança traseira com design inovador deram ao quadro o perfil das hardtails clássicas, caracterizadas pela ausência da suspensão traseira. O chassi Softail® viria a se consolidar como um sucesso e se tornou a base de modelos icônicos da fabricante desde o modelo original, a FXST Softail, lançada em 1984. O design evoluiu funcionalmente ao longo de 40 anos, mas mantém as mesmas linhas clássicas da hardtail original.

Uma família de Cruisers

A versão atual do chassi Softail, introduzido em 2018, é a base de oito modelos do lineup global de motos Cruiser da Harley-Davidson para 2024. Cada modelo da família foi desenvolvido para oferecer estabilidade e leveza, proporcionando agilidade e desempenho que irão exceder as expectativas dos motociclistas mais exigentes.

Harley-Davidson Heritage Classic 114 2024

O centro do atual chassi Softail é o monoamortecedor traseiro, localizado por baixo do assento, preservando assim as linhas “hardtail” clássicas da família. Posicionado de forma otimizada para maior eficiência, o amortecedor conta também com um fácil acesso para o ajuste da pré-carga, permitindo aos motociclistas uma regulagem adequada para cada situação de pilotagem. Todos os modelos Softail® são equipados com o consagrado motor Milwaukee-Eight®, com balanceiros duplos para reduzir as vibrações, o que proporciona mais conforto durante a pilotagem e permite que o motor seja montado diretamente no quadro, reforçando a rigidez.

A linha Cruiser 2024 é a mais diversificada do portfólio de motos da Harley-Davidson, com modelos que vão do nostálgico ao moderno. Independentemente do caminho e do destino, a versatilidade de uma Harley-Davidson® Cruiser torna a viagem mais agradável. 

Os modelos Cruiser 2024 incluem:

- Softail® Standard: Este modelo representa a experiência essencial de uma Harley-Davidson® Cruiser, com um quadro leve e esguio, cromados clássicos e acabamentos polidos, tudo isso a um preço que deixa espaço no orçamento para uma customização.

- Street Bob® 114: a atitude Bobber pura e simples, desde o guidão mini ape ao paralama traseiro encurtado, combinado com tecnologias atuais como o painel digital junto ao guidão e o característico farol dianteiro em LED. O modelo indicado para motociclistas que buscam equilíbrio entre estilo, desempenho e facilidade de condução.

- Low Rider® S: modelo que apresenta o inconfundível estilo da Costa Oeste dos Estados Unidos e uma performance impressionante, antes atingida somente com um investimento significativo em acessórios.

- Low Rider® ST: os alforjes removíveis e a carenagem aerodinâmica tornam esta motocicleta uma máquina com capacidade para viagens, mas sem renunciar ao estilo e ao desempenho.

- Breakout® 117: Com um estilo chopper longo e esguio, a Breakout é mais musculosa do que qualquer outra moto. A potência do Milwaukee-Eight® 117 é entregue ao asfalto através de um pneu traseiro de 240 mm, com o paralama bobtail contribuindo para destacar as dimensões do composto traseiro.

- Heritage Classic 114: A quintessência da cruiser americana, com detalhes vintage de tirar o fôlego e puro estilo rock ‘n’ roll, traz para os tempos atuais da Softail® a pura nostalgia, já que é inspirada nos modelos Harley-Davidson® da década de 1950.

- Fat Boy® 114: um ícone da Harley-Davidson, que domina as estradas com sua presença imponente e inconfundível. Equipada com rodas em alumínio fundido e se destaca pelo design único do farol dianteiro.

- Fat Bob® 114: Construída para conquistar as ruas com potência e agilidade, esta moto possui um arsenal completo de tecnologia de alto desempenho – freio dianteiro com disco duplo, suspensão dianteira de garfo invertido, como nas motos de competição, além do sistema de escape no estilo 2-1-2.

Origens da Softail

No início dos anos 80, a Harley-Davidson procurou o engenheiro independente Bill Davis e adquiriu um conceito de moto que tinha como característica uma suspensão traseira equipada com amortecedores ocultos em um quadro Big Twin. Os engenheiros da Harley-Davidson aperfeiçoaram o design e, em 1984, nasceu a FXST Softail®. O modelo contava com um estilo clean e as linhas clássicas de uma hardtail, as favoritas dos customizadores, mas sem sacrificar o conforto e a dirigibilidade por ser equipada com suspensão traseira completa. O posicionamento dos amortecedores a gás, instalados verticalmente abaixo da transmissão, permitiu a redução da altura do assento em relação ao solo.

Harley-Davidson FXST Softail 1984

O modelo FXST Softail de 1984 também promoveu a estreia do motor Evolution® V-Twin, que substituiria o antigo motor Shovelhead gradativamente na linha Big Twin. Naquele período a empresa vivia dificuldades financeiras, então a chegada do motor Evolution e do chassi Softail® foi fundamental para colocar novamente a Harley-Davidson em uma posição competitiva no mercado.

Harley-Davidson Fat Boy 1990

“Quando eu me lembro do momento em que a FXST Softail foi lançada e do impacto no mercado – estávamos com dificuldades para atrair novos proprietários – é que me dou conta do quanto o novo chassi e o novo motor foram fundamentais para a nossa sobrevivência”, destacou Willie G. Davidson, antigo diretor de design da marca no livro ‘100 anos de Harley-Davidson’. “A família Softail tem sido um sucesso de vendas e segue como uma das favoritas entre os motociclistas. É uma linha que combina com sucesso nossa herança e a tecnologia atual, atraindo os motociclistas da Harley por todo o mundo”, acrescentou.

A versatilidade da plataforma Softail veio a permitir a introdução de novos modelos de motocicletas numa vasta gama de estilos. 

Alguns destaques históricos incluem:

- 1986 Heritage Softail - A dianteira, o para-lamas dianteiro com contorno completo, as rodas e o farol proeminente remetem ao estilo da FL Hydra-Glide de 1949. É um visual clássico que diz “Harley-Davidson” tanto para os que já conheciam a história da marca quanto para os que não conheciam.

- 1988 Softail Springer™ - O modelo reviveu o design Springer para a suspensão dianteira, que havia sido visto pela última vez em 1952. Uma aposta arrojada em termos visuais.

- 1990 Fat Boy® - Um dos modelos mais emblemáticos da história da Harley-Davidson, que se distingue pelas rodas de alumínio fundido e pela presença imponente. A motocicleta segue sendo produzida até hoje.

- 1999 Softail Deuce™ - Talvez a mais radical das Softail customizadas de fábrica, a Deuce introduziu um novo tanque de gasolina “esticado”, elegantes barras deslizantes cromadas, um para-lamas traseiro inédito e o novo motor Twin Cam 88B™.

- 2008 Cross Bones™ - Este modelo com o puro estilo bobber vintage apresentava uma dianteira Springer™ com um pneu largo, rodas com aros pretos, um assento de molas individual, estribos em meia-lua e pintura Denim lisa.

A Harley-Davidson, Inc. é a empresa-mãe da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. Nossa visão: Construir nossa lenda e liderar nossa indústria por meio de inovação, evolução e emoção. Nossa missão: Mais do que construir máquinas, representamos a busca atemporal pela aventura. Liberdade para a alma. Desde 1903, a Harley-Davidson tem definido a cultura das motocicletas com uma crescente variedade de motocicletas de ponta, distintas e personalizáveis, além de experiências de pilotagem e acessórios excepcionais, equipamentos e roupas de pilotagem. A Harley-Davidson Financial Services oferece financiamento, seguros e outros programas para ajudar os motociclistas da Harley-Davidson a pegarem a estrada

Harley-Davidson
Approach Comunicação

JEEP® MARCA PRESENÇA NA EXPOINTER

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in

A Jeep® marca presença na 47ª edição da Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que acontece entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Por lá, os visitantes poderão conferir de perto as novidades da gama nacional e ainda o Wrangler e o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in.

Quem passar pelo estande da marca que é referência em SUVs poderá contemplar toda a sua gama nacional – Renegade, Compass e Commander – que recentemente completaram 1 milhão de unidades vendidas e estão recheados de novidades nas linhas 2025. Vale ressaltar que os três modelos ainda trazem a garantia de fábrica de 5 anos.

   Jeep Renegade Night Eagle | Jeep Commander Blackhawk

O público vai conhecer de perto a versão Night Eagle do icônico Renegade, que carrega o motor mais potente da categoria, o T270 de 185 cv. Enquanto Compass e Commander estarão presentes na versão Blackhawk, ostentando o potente motor Hurricane de 272 cv que garante ainda mais aceleração e performance.

Jeep Compass Blackhawk | Jeep Wrangler Rubicom

E não é só isso: o Novo Wrangler, o único SUV que permite a remoção do teto e das portas para uma verdadeira Open Air Experience, simbolizando o autêntico espírito off-road da marca, também marcará presença. Recém-chegado ao Brasil com um visual renovado, ele promete atrair todas as atenções. O público ainda poderá conhecer de perto o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in (imagem de abertura), ícone que incorpora a legítima representação da essência da Jeep.

47ª Expointer 2024
24/08 a 01/09 das 8h às 20h30 
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116 KM 13 - Esteio - Rio Grande do Sul

Expointer - Considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina com destaque nacional e internacional, a Expointer está em sua 47ª edição. Os visitantes terão inúmeras opções de entretenimento, com mais de 400 eventos e atrações além do Festival Sou do Sul, também realizado no espaço.

Jeep®
Stellantis

BORGWARNER AMPLIA A APLICAÇÃO DO SEU TURBOCOMPRESSOR FLEX FABRICADO NO BRASIL COM O NOVO CITROËN C3

A BorgWarner, líder em turboalimentação flex na América Latina, equipa o novo Citroën C3 YOU! com seu turbocompressor B01 produzido pela companhia em sua fábrica localizada em Itatiba (SP). Outros veículos do grupo Stellantis também são equipados com turbocompressores da série B01 da BorgWarner, como Fiat Strada, Fiat Pulse, Fiat Fastback, Fiat Toro, Jeep Compass, Jeep Commander, Jeep Renegade, Peugeot 208, Peugeot 2008 e Citroën C3 Aircross.

A aplicação de turbocompressores em carros de passeio com motorização de baixa cilindrada, amplia a gama e a acessibilidade a veículos que reduzem consumo e emissões no mercado brasileiro. Estamos muito contentes em produzir no país cerca de 50% dos turbos que equipam os veículos flex nacionais.”, afirma Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

A tecnologia de turbocompressor da BorgWarner oferece melhor desempenho do motor com eficiência energética, enquanto reduz as emissões e o consumo de combustível. Uma das vantagens do produto é o design compacto, que além de permitir rápida instalação em motores menores, oferece excelente desempenho e economia de combustível. 

Para maximizar a eficiência energética, o design dos componentes é otimizado para redução de peso e maior robustez, o que significa ser mais leve e resistente. Com este turbocompressor da BorgWarner, o Citroën C3 YOU! se torna o carro turbo mais rápido do segmento, com aceleração de 0 a 100km/h em apenas 8,4 segundos, de acordo com a Citroën.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

MERCEDES-BENZ LANÇA NOVOS MODELOS ON-ROAD E OFF-ROAD DOS CAMINHÕES EXTRAPESADOS ATEGO

Caminhões Mercedes-Benz Atego 3133 e 1933

Dando sequência à renovação da linha de caminhões Atego, anunciada em fevereiro deste ano, a Mercedes-Benz lança agora os novos modelos 1933 4x2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6x4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira) para sua família de caminhões extrapesados. Com isso, a marca passa a oferecer 13 modelos Atego ao mercado, entre médios, semipesados e extrapesados, que permitem múltiplas opções de configuração de cabinas (Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo), tração (4x2, 6x2, 8x2, 6x4 e 8x4), entre-eixos e itens de desempenho, segurança e conforto. Dessa maneira, a linha atende às mais diversas necessidades dos clientes, reforçando a imagem de versatilidade dos caminhões Atego.

“Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, passamos a cobrir importantes segmentos que antes eram atendidos pelos veículos Axor, que fizeram história no País pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de preservar os atributos do Axor amplamente reconhecidos pelos transportadores e motoristas, os novos Atego agregam mais robustez, tecnologia, modernidade, segurança e conforto, além de menor custo de manutenção”.

Com esses lançamentos, a Linha Atego passa a ser a maior família de modelos no portfólio da marca, que também conta com os caminhões Accelo (segmentos de leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road). “Atualmente, a Linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez. “Somente no segmento de semipesados, alcançamos 28% de participação de mercado com os caminhões Atego no primeiro semestre de 2024, com mais de 3.700 unidades emplacadas”.

De acordo com o executivo, a renovação do Atego é mais um resultado concreto do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. “Ou seja, continuamos avançando sempre. A gente não para de evoluir e de inovar”, destaca Jefferson Ferrarez. “Esta linha de caminhões com a estrela de três pontas conta com amplo sucesso junto a frotistas, transportadores, autônomos e motoristas por sua versatilidade de aplicação e flexibilidade na oferta de diversos modelos, versões e itens de configuração. Dessa forma, atende todas as demandas dos nossos clientes com qualidade e rentabilidade”.

Atego 1933 para logística e transporte de curtas e médias distâncias

O novo extrapesado Atego 1933 LS 4x2, cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática, foi desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933. É indicado para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run, assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques como baú carga seca ou frigorificado, sider, contêiners e vários outros.

Seguindo a padronização de componentes da Linha Atego Euro 6, o novo extrapesado oferece os elevados níveis de segurança, conforto, robustez e produtividade desta família de caminhões Mercedes-Benz.

Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 45,1 toneladas, atendendo a pedidos dos operadores, o cavalo mecânico 1933 é indicado para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). Ele já nasce com a nova identidade visual dos modelos Atego rodoviários, que segue o padrão da Linha Actros.

“O Atego 1933 é equipado com o consagrado motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos e com a caixa de mudanças automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades”, diz Jefferson Ferrarez. “Este câmbio é 40% mais rápido e apresenta um comando de trocas de marchas e de embreagem otimizados, o que resulta em mudanças de velocidades mais rápidas e precisas e em menor consumo de combustível”.

Com robustez de caminhão extrapesado em seu DNA, o novo Atego 1933 se destaca pelo chassi similar ao do caminhão Actros, com eixo traseiro NFD de 13 toneladas sem redução nos cubos. Isso traz mais resistência, menos manutenção e mais produtividade para a operação.

O Atego 1933 conta com suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar, o que facilita o acoplamento de implementos. E com o controle remoto da suspensão no posto do motorista, a atividade fica ainda mais fácil para o operador e aumenta a sua produtividade.

O novo Atego 1933 oferece opções de tanques de diesel de 300 até 890 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, conforme a necessidade da aplicação. O ângulo de entrada em relação ao antigo Axor é maior, de 20 graus, aumentando a proteção contra eventual quebra do spoiler do caminhão e de outros componentes nas lombadas ou outras irregularidades da via.

Conforme o padrão da Linha Atego, o 1933 tem como grande destaque a cabina mais espaçosa do mercado, proporcionando muito mais conforto e bem-estar a bordo para o motorista. Para este modelo, são três versões de cabina disponíveis: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, com cama e climatizador. O posto do motorista é ergonômico, com banco de até 11 regulagens, o que significa mais conforto enquanto dirige o caminhão.

O volante multifuncional desse Atego, juntamente com a alavanca de câmbio na coluna de direção, promove mais interação do motorista com o veículo e facilita o seu trabalho. Isso evita que ele tire as mãos do volante durante a operação, contribuindo para a sua segurança. A partida é por botão, de acordo com o conceito de chave inteligente, trazendo ainda mais praticidade para o condutor.

Em termos de tecnologias de segurança, o Atego 1933 se destaca por vários itens de série: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.

Atego 3133 6x4 para construção, mineração e apoio no campo

“O Atego 3133 6x4 é um extrapesado que traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz, com a alma do Arocs”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Ouvindo os pedidos dos clientes e também dos motoristas, esse caminhão chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar sua gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada”.

Alinhado à nova linha visual da Linha Atego e seguindo o padrão do Arocs, este novo Mercedes-Benz é oferecido aos clientes nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.

O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece potência de 321 cavalos, com torque de 1.250 Nm. Este motor, o mesmo que equipava o Axor 3133, agora está compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6). Assim como no Atego 1933, a ele junta-se o câmbio automatizado Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades, trazendo os mesmos componentes e otimizando trocas de marchas e de embreagem.

O Atego 3133 6x4 off-road conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. Vem equipado, de série, com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada e que atua nos eixos traseiros e dianteiro, auxiliando a operação do caminhão nos mais diversos tipos de terreno.

O diferencial de mercado do Atego 3133 está no chassi. Com longarinas mais leves e resistentes, molas reforçadas e eixo com redução nos cubos, o veículo carrega o DNA de um extrapesado e se torna similar ao Arocs por sua robustez, item valorizado no antigo Axor. Isso significa que esse Atego é resistente e apto para atividades que exigem força, podendo atuar em aplicações fora de estrada, como caminhão basculante, tanque, guindaste, Romeu-e-Julieta, betoneira e também como veículo de apoio.

Opcionalmente, o Atego 3133 pode receber engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes.

O Atego 3133 oferece opções de tanque de diesel de 300 ou 600 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, de acordo com a aplicação, sem a necessidade de muitas paradas para abastecimento.

Com ângulo de entrada mais elevado em 27 graus, o Atego 3133 possui grade dianteira de faróis e chapa protetora de cárter e de filtro, a fim de evitar a quebra de componentes do veículo nas operações em terrenos acidentados.

Alinhando-se ao padrão da Linha Atego, a cabina do 3133 é espaçosa e confortável. Além disso, oferece ainda espaço extra para equipamentos e ferramentas, de acordo com a demanda do operador.

Outros itens, como banco de até 11 regulagens, volante multifuncional, alavanca de câmbio na coluna de direção, partida por botão e amplo pacote de tecnologias de segurança são os mesmos do Atego 1933, reforçando o padrão de qualidade da linha. Além disso, como opcional, o Atego 3133 pode ser equipado com Retarder Voith, o que aumenta a segurança e a economia operacional.

Novo visual mais clean e aerodinâmico do Atego rodoviário e urbano

O Atego rodoviário e urbano chegou ao mercado, no início do ano, com uma frente mais moderna, identificada com a família Actros. Entre as novidades incluem-se novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que traz modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez de fixação.

Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões da Linha Accelo, o que favorece a intercambiabilidade de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

Design e robustez do Arocs no novo Atego fora de estrada

O Atego para operações fora de estrada ganhou um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

Vale destacar que o design robusto da versão off-road está disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus), que facilita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

Linha 2024 acentua a versatilidade de aplicação dos caminhões Atego

Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista. Já os modelos vocacionais, por sua vez, nascem com toda a evolução introduzida na linha Euro 6, como, por exemplo, os sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.

“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.

Portfólio Atego 2024
- 1419
- 1719
- 1726 / 1733 plataforma
- 1933 4x2
- 2429 6x2
- 2433 6x2
- 3033 8x2
- 2730 6x4
- 3133 6x4
- 3330 8x4
- 1729 vocacional compactador de lixo
- 1733 vocacional bombeiro

Consolidando um diferencial de mercado, a Linha Atego segue oferecendo quatro versões de cabinas para mais opções de escolha pelos clientes: Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo.

Também conforme a demanda do cliente, a Mercedes-Benz, por meio do CTC (Custom Tailored Center – Centro de Customização), oferece uma série de possibilidades para os veículos, com destaque para a suspensão pneumática que proporciona mais produtividade, conforto e robustez.

Atego 1729 compactador de lixo

Lançamento da Linha 2024, o novo caminhão semipesado Atego 1729, vocacional como compactador de lixo, tem capacidade para 17,1 ton de PBT (peso bruto total), podendo chegar a 24,1 ton de PBT com terceiro eixo instalado por empresas implementadoras do mercado.

O Atego 1729 oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).

Esse modelo Atego vem equipado com o consagrado motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), oferecendo potência de 286 cv e elevado torque de 1.100 Nm. Seu trem de força conta também com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial. A tomada de força na traseira do motor é original Mercedes-Benz, com torque de 600 Nm, e sai de fábrica pronta para implementação, adequando-se à aplicação do veículo.

Este caminhão vocacional traz algumas novidades para atender as condições severas da aplicação de coleta de resíduos, como a nova suspensão dianteira de molas de três lâminas e suspensão traseira de molas curtas reforçadas, sem contra feixe no entre eixos de 3.850 mm para compactadores de até 15 m³ e com o contra feixe no entre eixos de 4.800 mm para compactadores de até 19 m³. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre as novidades do Atego 1729 compactador de lixo destacam-se ainda novo banco mais confortável para três acompanhantes e escape vertical mais longo. Essa versão vocacional apresenta para-choque dianteiro off-road que aumenta o ângulo de entrada do veículo, sendo mais resistente e menos suscetível a quebras.

Atego 1733 bombeiro

Com PBT de 17,1 ton e distância entre eixos de 4.800 mm, o novo Atego 1733 bombeiro vem equipado com o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Este motor também atende ao Proconve P8 (Euro 6), oferecendo 321 cv de potência e 1.250 Nm de torque. Seu trem de força conta com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.

A tomada de força para este caminhão vocacional é do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional), com torque máximo de 600 Nm. Por meio do Centro de Customização da própria Empresa (CTC) é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de transferência.

A suspensão dianteira é composta por molas de três lâminas. A suspensão traseira conta com molas curtas reforçadas, sem contra feixe. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre os itens disponíveis para o Atego 1733 bombeiro incluem-se o novo banco para três acompanhantes, para-choque dianteiro off-road ou urbano, e caixa de baterias com tampa.

Facilidade para instalação de implementos, telemetria e rastreador

A Linha Atego 2024 tem mais novidade para o mercado: será oferecida uma preparação para tomadas de força no câmbio montadas por terceiros. Isso facilita a instalação, além de preservar e evitar retrabalhos no sistema eletroeletrônico do veículo.

Outros itens já disponíveis e conhecidos agregam mais conectividade para os caminhões Atego. Este é o caso da preparação para instalação de sistemas de rastreamento de outros fabricantes. A interface traduz os dados CAN internos do veículo no formato normalizado SAE J1939 e os transmite ao respectivo sistema.

Outra possibilidade é a interface da eletroeletrônica do implemento com o caminhão, o que evita retrabalhos nos chicotes originais do veículo, como, por exemplo, o sistema de iluminação da carroçaria.

Já o módulo PSM de 2ª geração, necessário para instalação de tomada de força com rotação variável, permite realizar funções mais complexas, como controle remoto da embreagem, bloqueio de arranque do motor, bloqueio de marcha ré, entre outros.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

FIAT LEVA ARGO ENDURANCE E TITANO PARA A EXPOINTER, MAIOR FEIRA AGROPECUÁRIA A CÉU ABERTO DA AMÉRICA LATINA

A Fiat não poderia ficar de fora de uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Por isso, quem passar pela Expointer poderá ver de perto toda a gama da marca. O evento, que começa neste sábado (24), seguirá até o dia 1 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Fiat Argo Endurance

Um dos destaques do estande da Fiat é o Argo Endurance, nova versão do hatch, sucesso em vendas no país, que irá fazer a sua primeira aparição pública durante a feira. O modelo traz atributos e características para que se mantenha como uma ótima opção para diferentes perfis de clientes, conciliando versatilidade, robustez, performance e custo-benefício. Tanto é que ele traz suspensão elevada, ângulo de entrada de 20,5º e 33º de saída, altura de solo de 186 mm, protetor de cárter e pneus de uso misto.

Fiat Titano

Outro destaque da marca é a Titano, modelo lançado neste ano para completar o seu portfólio de picapes, expandir a participação no mercado e ainda colocar a Fiat em um novo segmento, o de D-picapes. Na Expointer, os visitantes irão ver as versões Volcano e Ranch do modelo, além da Titano New Rolland, um show-car que materializa a parceria da Fiat com a empresa de máquinas e soluções agrícolas.

Claro que as demais picapes da marca não poderiam faltar. A líder do mercado brasileiro, a Strada leva as versões Endurance, Freedom, Ranch e Ultra. Já a Toro marca presença com as configurações Endurance, Freedom e Ranch.

Fiat Strada_Ranch

Além das picapes, também estará exposta sua linha Fiat Professional, com Fiorino, Scudo e Ducato, que recentemente estrearam a sua linha 2025. Para completar,  Mobi Trekking, Argo Trekking, Cronos Precision e Fastback Impetus estarão no estande da marca. O escorpião mais famoso do mundo também marca presença com o Pulse Abarth e Fastback Abarth.

47ª Expointer 2024
De 24/08 a 01/09, das 8h às 20h30
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116 KM 13 - Esteio - Rio Grande do Sul

FIAT
Stellantis

JOHN DEERE VAI EXPOR MAIS DE 20 MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS NA EXPOINTER 2024

Trator 3036EN

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, marca presença na 47ª Expointer, que ocorre entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul. No evento, mais de 20 máquinas e implementos que atendem do pequeno ao grande produtor serão apresentados, entre eles os tratores estreitos 5080EN e 3036EN para culturas especiais; e o trator 8R 410 EVT, com transmissão variável elétrica.

A participação da John Deere nesta edição da Expointer é especialmente significativa, considerando o recente impacto das chuvas no Rio Grande do Sul. “Após as enchentes, a prioridade da companhia foi apoiar a recuperação do estado. Participar da Expointer é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a região e demonstrar como nossas soluções podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e eficiente do setor agrícola”, afirma Horácio Meza, diretor de Vendas da John Deere Brasil.

Outro destaque da companhia no evento é o John Deere Precision Upgrades, pacote de atualizações que permite a aplicação de tecnologias avançadas em equipamentos de gerações anteriores, inclusive de outros fabricantes. Além disso, neste ano o estande da empresa será dividido por estações de ciclos produtivos, exibindo máquinas utilizadas desde o plantio e colheita até a pulverização e preparação do solo. Cada estação contará com um totem explicativo sobre agricultura de precisão e pacotes de upgrades.

Equipamentos

Com um novo design de cabine, um dos destaques é o trator estreito 5080EN que oferece uma experiência aprimorada ao operador, resultando em até 15% mais visibilidade e uma redução de até 25% nas vibrações, especialmente quando equipado com a opção de assento pneumático. Esse aprimoramento não apenas aumenta a segurança no trabalho, mas melhora a produtividade e reduz a fadiga do operador. “Esse modelo é utilizado principalmente em culturas especiais. Um dos benefícios é que ele tem cabine e já sai de fábrica conectado, oferecendo ao operador acompanhamento completo da máquina em tempo real por meio do John Deere Operations Center™", conta Gustavo Barden, gerente divisional de Vendas da John Deere Brasil.

O modelo 3036EN, também destaque no evento, é focado na agricultura familiar e em pequenas propriedades, ideal para o cultivo de árvores frutíferas e granjas. Com um motor compacto de 36HP e torque máximo de 109Nm, o 3036EN apresenta dimensões compactas.

No estande, ainda estarão disponíveis os tratores 7M 230, 6190M e 6150J, ideais para o cultivo de grãos como arroz, soja e milho. A Série 5E será apresentada como uma solução para pequenas propriedades, atendendo desde a pecuária leiteira até o cultivo de café, fumo, frutas, hortaliças e grãos. O modelo 6100J, com o pulverizador PV1008, é voltado para pecuária de corte e pequenos e médios produtores de grãos. As colheitadeiras S760 e S440 também farão parte da exposição, com a S760 equipada para milho e a S440 voltada para arrozais. Para aplicações de defensivos e fertilizantes, os pulverizadores PLA 125J e M4030 com tecnologia Exactapply estarão expostos. A plantadeira 1109, com caixa longitudinal de sementes, e a carregadeira frontal 673SL, que se destaca pela capacidade de levante, completam o portfólio.

Entre os tratores maiores está o 8R 410 EVT, projetado para operar em condições severas. Nesse modelo, já disponível para venda, os motores hidrostáticos foram substituídos por geradores elétricos (EVT, do inglês "Electrical Variable Transmission", que significa "Transmissão Variável Elétrica"), oferecendo mais confiabilidade, durabilidade e eficiência. As mudanças resultam em melhor aceleração e maior precisão no controle da velocidade do trator. Além disso, a máquina se destaca por sua cabine moderna e espaçosa, novo design externo e pacote de iluminação premium com LEDs. "A troca de marchas suave proporciona um controle superior ao operador, facilitando a manutenção da aceleração. Outro grande diferencial é que, por ser um sistema elétrico, a geração de energia pode ser compartilhada com outros equipamentos", explica Barden.

Na linha amarela, o público vai poder conferir a retroescavadeira 310 P, equipada com motor eletrônico que oferece mais eficiência de combustível e economia de até 20% no consumo. A escavadeira 210 P, com tecnologias que aumentam a eficiência e durabilidade, também será exibida ao público. Esta máquina conta com três modos de operação - ECO, Power e High Power - e um sistema integrado de nivelamento 2D, auxiliando os operadores na execução de trabalhos de escavação. A pá-carregadeira 524 P e o rolo compactador completam a linha de produtos.

Conectividade e pós-vendas

Os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer o Centro de Soluções Conectadas (CSC), um serviço de suporte remoto que utiliza dados colhidos pelas máquinas para identificar oportunidades de redução de custos e otimização de equipamentos. O Brasil possui 43 CSCs, a maior concentração do mundo, auxiliando a gestão dos produtores e garantindo que 85% dos chamados sejam resolvidos a distância, reduzindo custos e o tempo de máquina parada.

No pós-vendas, o programa John Deere Fidelidade terá um lugar reservado. A iniciativa transforma compras de serviços e peças em prêmios. Uma ativação especial será realizada na feira para clientes já cadastrados e novos participantes.

A companhia também destaca a Unimil by John Deere, uma marca que oferece peças para todas as etapas do ciclo produtivo. Além disso, os visitantes poderão experimentar os Smart Glasses, óculos de realidade aumentada que conectam técnicos no campo a especialistas ao redor do mundo, permitindo comunicação técnica em tempo real.

Banco John Deere

Na Expointer 2024, os clientes que desejarem adquirir equipamentos John Deere terão acesso a linhas de crédito exclusivas do Plano Safra 2024/25. Para agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), as taxas de juros serão de 5% a.a. No Moderfrota, as taxas chegam a 11,5% a.a., enquanto o Moderfrota Pronamp e o Crédito Empresarial têm taxas de 10,5% a.a. Todos os financiamentos oferecem até sete anos para pagamento.

Além disso, o Banco John Deere vai oferecer financiamento para peças e serviços, com prazos de até 12 meses para quitação.

John DeereA Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere.

John Deere
CDI Comunicação

AMPLO PORTFÓLIO DE ENERGIA DA CUMMINS DESTACA ABORDAGEM DIVERSIFICADA VOLTADA AO CLIENTE NA IAA TRANSPORTATION 2024

A Cummins Inc. anuncia um portfólio completo de soluções de energia na IAA Transportation 2024, com foco em apoiar os fabricantes de caminhões na transição para as novas regulamentações Euro 7 e CO2 HDV da União Europeia.

Motor Cummins X10

De 17 a 22 de setembro, em Hannover, Alemanha, os visitantes do estande da Cummins poderão conhecer uma variedade de soluções, como um motor diesel avançado com sistema de pós-tratamento pronto para atender às regulamentações Euro 7, um motor de hidrogênio com emissão zero e as tecnologias de células de combustível e baterias de hidrogênio da Accelera by Cummins. A empresa também exibirá um amplo portfólio de tecnologias de trem de força, incluindo eixos de acionamento traseiro, eixos elétricos e sistemas de freios, marcando a exposição mais abrangente de suas tecnologias de potência até hoje.

“Com a aproximação dos regulamentos Euro 7 e CO2 HDV na Europa, as escolhas tecnológicas para energia estão cada vez mais desafiadoras e complexas. Estamos comprometidos em fornecer uma ampla gama de soluções de energia, líderes de mercado, que reduzam as emissões de gases de escape e de efeito estufa, sem comprometer o desempenho, a confiabilidade e o custo total de propriedade que nossos clientes e o setor de transporte necessitam para operar seus negócios”, afirma Jennifer Rumsey, presidente e CEO da Cummins.

Essas soluções de energia refletem o compromisso da Cummins com sua estratégia Destino ao Zero, que busca promover tecnologias baseadas em motores, enquanto expande suas ofertas de emissões zero. Essa abordagem permite que o setor alinhe a disponibilidade tecnológica com a infraestrutura, garantindo que os clientes possam atender aos novos regulamentos europeus de forma prática e com múltiplas opções.

Entre os destaques do evento, estará o portfólio de produtos da Cummins, incluindo o motor X10, pronto para Euro 7, e o motor de combustão interna de hidrogênio X15H. Esses produtos acompanham um dos mais recentes sistemas de pós-tratamento, a transmissão Eaton-Cummins e componentes como a suspensão dianteira independente Meritor® MIS-10, o eixo traseiro 17X HE e os freios a disco ELSA 225 H. Essas tecnologias são projetadas para aumentar a eficiência de combustível, reduzir emissões e melhorar o desempenho do veículo, apoiando a transição do setor para as novas regulamentações.

A Cummins também demonstrará seu avanço no ecossistema completo de hidrogênio, com componentes como turbocompressor eletrônico, compressor eletrônico, bomba de recirculação de hidrogênio, injetor e ejetor de célula de combustível. Além disso, o mais recente sistema de armazenamento de hidrogênio Tipo IV da NPROXX, fruto da joint venture da Cummins com a ETC, também estará em exibição.

Adicionalmente, a Cummins apresentará uma tela interativa com tecnologias de trem de válvulas, turbocompressores, pós-tratamento, dosadores e eixos, permitindo uma experiência imersiva para os visitantes.

Accelera™ by Cummins

O Accelera by Cummins fornece um portfólio diversificado de soluções de emissão zero para as indústrias economicamente mais vitais do mundo, capacitando-as a acelerar a transição para um futuro sustentável. O Accelera, um segmento de negócios da Cummins Inc., é um fornecedor e integrador de componentes, focado em baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, motores de tração e inversores, soluções integradas de trem de força e eletrolisadores. Atualmente, a Accelera tem operações na América do Norte, em toda a Europa e na China. Clique aqui saiba mais sobre a Accelera da Cummins,

A Cummins, líder global em soluções de energia, é uma corporação de segmentos de negócios complementares que projeta, fabrica, distribui e faz a manutenção de um amplo portfólio de soluções de energia. Com sede em Columbus, Indiana (EUA), a Cummins emprega aproximadamente 75.500 pessoas comprometidas em impulsionar um mundo mais próspero. Ela opera uma rede robusta de distribuição e suporte em mais de 190 países e territórios. A Cummins faturou cerca de US$ 735 milhões em vendas de US$ 34,1 bilhões em 2023.

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

SÃO PAULO, JÁ IMPRATICÁVEL. PODE PIORAR. Por Marli Gonçalves*

São Paulo corre mais perigo. Respirar, ver, ouvir, andar, morrer. Respirar ofegante com tanta poluição, ar seco; ver a desgraça e a miséria em cada esquina; e ouvir que um candidato à Prefeitura surgiu do buraco mais profundo e avança e que haja tantos que ainda não saibam ou entendam o perigo que a sua falsidade e ignorância representa. São Paulo pode ficar ainda mais impraticável.

Falo da cidade. Pode ficar pior ainda. Uma das maiores cidades do mundo, São Paulo, cantada em verso e prosa como desenvolvida, rica, contemporânea, moderna, virou propaganda enganosa e caminha rapidamente para se tornar completamente impraticável, mais do que já está em seu árido cotidiano. Aqui temos sentido as mudanças climáticas de forma monstruosa, na poluição que chega a formar visíveis riscos no horizonte, mostrando crepúsculos de avermelhados tons infernais. A miséria se espalha nas ruas, e ela é muito além de qualquer Cracolândia que possa ainda ser descrita. Violência no dia a dia, além de bandidos, na saúde, no transporte coletivo, nos preços, nas dificuldades diárias de seus habitantes em tudo.

Nesses últimos dias há sobretudo uma densa névoa que antecipa – como se quisesse servir como sinal de alerta – sobre um futuro ainda mais tenebroso sem medidas adequadas, se não houver o controle e não forem difundidas - e que cheguem a todos - as informações sobre o farsante que se candidata oculto sob um boné. Metido a esperto, cheio de processos numa vida pregressa que o tornou milionário como coach, o tal Pablo Marçal. Comprovadamente ligado a gentes e organizações criminosas, exemplo dos riscos da vida digital, resultado das constantes tentativas de destruição do jornalismo sério trocado por dancinhas, mensageiro do conservadorismo de costumes que eles próprios não seguem, intitulando-se de direita e ultrapassando qualquer limite da razão. Influenciadores e influenciados de um mundo irreal que tentam ultrapassar a fronteira se tornando real, dominante. O famoso dinheiro espalhado nos caminhos. O machinho alfa e seus companheirinhos.

Está difícil respirar o ar cheio de pó de construções que sobem céleres em todas as esquinas de todos os bairros, desenfreadas e visivelmente não fiscalizadas – ora, depois conseguem anistias de suas malfeitorias - e que abriram espaço destruindo a memória, as vilas, casas, tampando a luz do Sol, e ainda numa barulheira infernal. Poluição sonora, esse horror para o qual nunca se dá devida atenção e que nos deixa dia a dia mais estressados, surdos, doentes.

Fotografou? Não. Mas vi. Não há foto para mostrar. A dignidade deles vale mais, acredite em mim. Na calçada um homem dorme dentro de um daqueles plásticos usados para abrigar cuidadosamente sem amassar, nos cabides, vestidos de luxo, longos, vestidos de noivas, que ele deve ter achado jogado no lixo de uma das tais áreas nobres, todas devastadas, perdendo “nobreza” a cada dia. Pensei na sua criatividade, ali dentro, quentinho, abrigado, inspirado talvez naqueles sacos que embrulham defuntos. De qualquer forma, uma “casa” fácil de ser recolhida, mais leve do que uma barraca. A senhora muito velha diariamente largada, sentada em uma das principais ruas dos Jardins, segura um velho e desfiado chapéu de palha nas mãos, e, silenciosa, clama por ajuda, apenas com forças para agitá-lo. Seu rosto traduz, mais do que as suas necessidades, sua vida e abandono.

Por favor, atenção, as eleições estão bem próximas, pouco mais de um mês. Essas, municipais, prefeito, vereadores, são as mais importantes para mudar o que nos cerca, nossa cidade, os impostos que pagamos com tanta dificuldade.

Estamos em mais uma emergência: de bom senso e civilidade.

*Imagem de abertura - Foto: Ricardo Hernandes




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

LECAR ANUNCIA FÁBRICA NO ESPÍRITO SANTO

Anunciada ao público em dezembro de 2023, a montadora brasileira Lecar, fundada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, já tem um lugar para chamar de seu. O novo endereço, assim como detalhes de seu modelo Lecar 459 Híbrido, foram divulgados em uma coletiva de imprensa realizada ontem em São Paulo. A empresa irá se instalar no município de Sooretama, no Espírito Santo, a 119 km da capital, Vitória.

O investimento será da ordem de R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões em obras de instalações e R$ 630 milhões em automações para linha de montagem. O capital será proveniente de recursos próprios e investidores privados. A empresa analisa, ainda, a busca de financiamentos junto à Sudene, BNB, Bandes, Finep e BNDES.

Durante o evento, que contou com a presença de jornalistas, parceiros e autoridades, a montadora ressaltou que a localização estratégica da fábrica foi decisiva para a escolha. A cidade fica a apenas 25 km do aeroporto de Linhares e a 100 km do complexo portuário do Espírito Santo, que é responsável por 23% das exportações e importações do Brasil.

Não à toa, a região concentra um importante polo industrial, com a presença de grandes players, como Marcopolo, Volare, Agrale, Randon e Weg. Representantes destas empresas também estiveram presentes na coletiva, apresentando suas contribuições para a fábrica e expectativas com o projeto.

Durante o evento foram apresentados pequenos spoilers sobre o novo modelo de design e motor do 459 Híbrido, deixando o foco principal para a planta industrial, que fica às margens da BR 101 e conta com 460 mil metros quadrados. A empresa terá isenção e benefícios fiscais referentes à construção e funcionamento por um período de 10 anos.

Todos esses benefícios fazem com que a Lecar ande em velocidade máxima rumo à solidificação de uma empresa de mobilidade sustentável genuinamente brasileira. “Depois de avaliarmos opções em vários estados, chegamos à conclusão de que o Espírito Santo, terra onde a empresa teve sua origem, seria o melhor local para materializarmos este sonho”, destaca Assis.

A construção do prédio ficará sob responsabilidade da Machine Desenvolvimento. Para a linha de montagem, a Lecar poderá contar com a Comau, multinacional italiana especializada em automação industrial e robótica avançada.

Com mais de 25 anos de experiência na indústria automotiva brasileira, a Comau tem forte presença internacional e está trabalhando em projetos com grandes fabricantes de veículos elétricos e fábricas de baterias. A Falcare Equipamentos Industriais atuará nas instalações e automações da linha de pintura e montagem, com foco no uso de materiais altamente tecnológicos e sustentáveis. Dentre seus recursos destinados a essa missão, está a tecnologia da Geico SPA, uma das maiores líderes mundiais em sistemas de pintura.

O foco ecológico vai ao encontro do propósito da montadora. Alinhamento de extremo orgulho para as partes. “É uma honra, para nós, fazermos parte desta história. Somos uma empresa nacional, contribuindo para uma linha de montagem mais sustentável de outra empresa 100% brasileira, na certeza de que contribuiremos para levar à população um veículo tecnológico, amigável ao meio ambiente e aderente às necessidades da nossa população”, ressalta Nivaldo Falcare, CEO da empresa.

Serão 100 mil metros de área construída, sendo 130 trabalhadores diretos na fase de obra e cerca de 300 na fase de instalações e linha de produção. O lançamento da pedra fundamental acontecerá ainda em 2024 e a previsão de inauguração é agosto de 2026.

Quando pronta, a fábrica terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano, com cerca de 1.500 funcionários diretos e até 3 mil indiretos. A planta será destinada a produzir, inicialmente, o Lecar 459 Híbrido, e contará com uma pista de testes e rigorosos controles de produção e qualidade.

Atenta às questões ambientais, a fábrica irá buscar as certificações LEED OURO e Selo Verde, visando segurança, pontualidade, produtividade e redução de resíduos. O espaço contará com sistema de geração de energia solar, além de reaproveitamento de água de chuva.

Visando impactar positivamente a comunidade local, a Lecar planeja a criação de um programa de qualificação de mão de obra, laboratório de inovação, além de remuneração e benefícios compatíveis com a indústria automobilística. “O Brasil está diante da oportunidade de se tornar um grande protagonista da mobilidade sustentável mundial. Não vamos poupar esforços para colocar nosso país no caminho para o futuro”, finaliza Assis.

A Lecar é uma montadora de carros do Brasil. A empresa irá lançar o Lecar 459 Híbrido, um veículo nacional.

Lecar
InformaMídia