terça-feira, 27 de agosto de 2024

A EMPOLGAÇÃO E O ESPETÁCULO DAS CORRIDAS DE RUA ESTÃO DE VOLTA! Por Luiz Carlos Secco*

A etapa da Stock Car, realizada em Belo Horizonte no último fim de semana, comprovou que o automobilismo brasileiro pode promover espetáculos empolgantes, seguros e comercialmente de sucesso em autódromos e fora deles, nas ruas de cidades brasileiras.

Em Belo Horizonte, apesar do receio de muitos para corridas de rua, pelo perigo que representa para o público e para os pilotos, a prova atingiu todos os objetivos traçados pelos promotores Sérgio Sette Câmara e Emanuel Júnior. Motivados pelo desejo de promover um festival mesclado por atrações como a Disney, com entretenimento e diversões para as famílias, promoveram, em um fim de semana de festa, uma corrida com grandes atrações para o público.

Para Giovani Guerra, presidente da CBA, e Fernando Julianelli, CEO da empresa de marketing Vicar, de todas as capitais brasileiras que não têm autódromos, Belo Horizonte é a que possui o maior potencial para oferecer uma relação saudável com o automobilismo, seja pelo tamanho do mercado e amor pelo esporte a motor, e inclusive foi candidata a receber uma prova do Campeonato Mundial da Fórmula E.

Fernando Julianelli define que o entusiasmo mineiro é a palavra correta para a receptividade de todos para a corrida da Stock Car, que reúne os carros mais velozes e os melhores pilotos brasileiros. Um sonho antigo de quem ama e vive esse esporte, como um mineiro que torce pelo Atlético ou para o Cruzeiro.

Outra vitória de Julianelli e também de Giovanni Guerra foi provar que promover corridas de rua implica em muitas dificuldades, semelhantes às das provas em autódromos. A diferença está na montagem da pista, com a certeza absoluta de segurança, pessoal de suporte experiente e de causar o menor número possível problemas para o trânsito. Para ele, o Mineirão e sua esplanada foram locais perfeitos para centralizar o público e proporcionar conforto e segurança para os torcedores e os pilotos.

As informações transmitidas pelos executivos me tranquilizou, reduzindo a preocupação que ainda sinto lembrando de acidentes ocorridos nos anos de 1960 pela falta de segurança, que vi no circuito da Gávea, no Rio de Janeiro, onde o público invadia a pista, para ver melhor os carros passarem e alguns abusavam ficando próximos dos carros, sem qualquer preocupação. Em Petrópolis, onde três acidentes resultaram na morte de dois pilotos.

Esses acidentes nas voltas iniciais da prova acentuaram o clima de perigo, e me lembro que corri até o diretor da prova aconselhá-lo a usar a bandeira vermelha para interromper a competição e ele me fez a pergunta: “a Imprensa apoia essa decisão”, o que respondi que o clima no ambiente exigia a paralisação da corrida. O diretor da prova aceitou a minha opinião e interrompeu a prova.

Sobre o apoio necessário, Julianelli informa que nenhuma categoria do mundo conseguiria realizar uma corrida nas ruas de uma cidade sem a participação das autoridades locais. Esclareceu que desde o início a prefeitura e o governo estadual entenderam o projeto como um novo atrativo para impulsionar a economia e o turismo locais, gerando movimento para o comércio e impostos para serem aplicados em setores carentes. E que as empresas entenderam da mesma forma, salientando o potencial de visibilidade para a cidade e as marcas envolvidas.

Para Julianelli, o público entendeu o poder de um evento que o público ama e que a corrida em Belo Horizonte foi espetacular, a ponto de terem que promover uma entrevista coletiva dois dias depois do evento. Um episódio que nunca houve na história da Stock Car.

Os pilotos demonstraram muito entusiasmo, embora soubessem dos desafios de um empreendimento da importância da corrida, e demonstraram muita satisfação e estarem recompensados pelos profissionais das equipes, patrocinadores e, principalmente os fãs mineiros. O mesmo ocorreu com as empresas que entenderam o potencial e salientaram a força e a visibilidade para a cidade e as marcas participantes.

Fernando Julianelli, com sua vida ligada ao marketing, comentou o comportamento dos moradores da região com a corrida. Salientou que a população ficou feliz por ter a Stock Car competindo nas ruas de Belo Horizonte e que a festa do fim de semana, com diversas atrações na esplanada, fez com que todos esperem por novas corridas.

Ele resume enfatizando que todos os patrocinadores comentam sobre um retorno a BH em 2025 porque o evento foi enormemente aprovado por todos.

O Mineirão e a sua esplanada foram locais perfeitos para centralizar o público e as demais atrações, como shows, praça de alimentação, entretenimento e todos atenderam o público com muita eficiência.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
 Clique aqui e ouça agora

*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

CAIO: VIAÇÃO MIRACATIBA RENOVA SUA FROTA COM MAIS 30 UNIDADES DO APACHE VIP.

A Viação Miracatiba, cliente tradicional Caio, investiu em mais trinta unidades do modelo Apache Vip da quinta geração. Os ônibus vão operar na cidade de Itapecerica da Serra, localizada na Região Metropolitana de São Paulo.

O município paulista, de aproximadamente 178 mil habitantes, se destaca principalmente no setor de turismo devido ao seu clima subtropical e paisagens naturais.

O representante de vendas da Caio na região de São Paulo, Gildo Rego Vendramini, enfatiza a relevância dessa renovação de frota para a marca.  “Para a Caio, é gratificante fazer parte de mais uma renovação de frota no transporte público de Itapecerica da Serra. Esta sinergia entre Caio e Viação Miracatiba confirma a importância de proporcionar conforto e segurança aos passageiros”.

Apache Vip

Todos os ônibus são da quinta geração, possuem 13,200 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis da Mercedes-Benz OF-1726 L/59, com tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

Os veículos também possuem equipamentos de cobrança como catracas eletromecânicas e validadores, além de outras tecnologias embarcadas, como alarme de ré, iluminação em led no salão interno, tomadas USB, sistema multiplex e preparação para microcâmeras.

Para um transporte mais acessível, os ônibus possuem poltronas reservadas e adaptadas, além de um espaço reservado para PcDs, como o box para cadeirante, com cinto de segurança de 3 pontos.

Particularidades

Os ônibus possuem algumas especificidades na quantidade de portas e itinerários. Dos 30 Apache Vip, 22 unidades possuem três portas tipo fole no lado direito da carroceria e oito unidades possuem cinco portas nos dois lados (esquerdo e direito). Todas as portas são tipo fole com acionamento eletropneumático, para evitar aberturas inesperadas durante o trajeto.

Os veículos de cinco portas também possuem cinco itinerários, enquanto os de três portas possuem quatro itinerários. Todos foram instalados estrategicamente na parte externa das carrocerias, facilitando a visão das linhas durante o embarque de passageiros.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores, ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

VOLKSWAGEN FINANCIAL SERVICES ENTREGA KOMBI ESTILIZADA AO PROGRAMA SOCIAL ASMARA, IDEALIZADO PELA ONG GERANDO FALCÕES

A Volkswagen Financial Services Brasil, empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen no país, realizou a doação de uma VW Kombi estilizada ao programa social ASMARA. A iniciativa, idealizada pela ONG Gerando Falcões, é focada na geração de renda extra para mulheres moradoras de favelas e periferias, a partir da venda direta de itens doados à organização.

e/d: Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, ao lado de Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services para o Brasil e América do Sul. Foto: Divulgação VWFS Brasil.

A cerimônia de entrega do veículo aconteceu nesta segunda-feira (26), no pátio da sede da companhia, na cidade de São Paulo. No evento, estiveram presentes Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS para o Brasil e América do Sul, Luis Fabiano Alves Penteado, Diretor de Pessoas, Jurídico e Assuntos Governamentais da VWFS Brasil, Petrina Santos, Gerente Executiva de Sustentabilidade e Assuntos Governamentais da VWFS Brasil, e Mayra Santana Silva, Gerente Executiva de Recursos Humanos da VWFS Brasil, além de Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

A Kombi disponibilizada pela empresa foi customizada e adaptada às necessidades do ASMARA, com o intuito de garantir uma melhor mobilidade para as integrantes da iniciativa, que poderão utilizar o veículo tanto nos processos de coleta, retirada e transporte dos donativos comercializados, como também para a realização de bazares itinerantes.

“A entrega dessa Kombi é mais um importante resultado da trajetória de parceria e colaboração de longa data que temos trilhado ao lado da Gerando Falcões. Temos uma conexão especial com a organização, além de total confiança no trabalho realizado em prol da comunidade. Acreditamos que nossa missão como empresa é ser a chave da mobilidade e isso inclui a mobilidade social, que certamente será favorecida pelo programa ASMARA”, destacou CEO da VWFS para o Brasil e América Latina, Rodrigo Capuruço.

A doação da Kombi também vai possibilitar o aumento das vendas das mulheres participantes do programa, como explica Sérgio Rocha, CMO da Gerando Falcões: “Estamos muito felizes com essa doação da VWFS. A Kombi vai nos ajudar a potencializar a estratégia de vendas, pois nossas Maras poderão comercializar seus produtos em diferentes lugares indo além das suas próprias comunidades, como por exemplo, realizar bazares itinerantes em empresas parceiras, feiras livres e regiões de concentração de comércio. Outro ponto relevante é que com o carro em circulação, também será possível fazer o recrutamento de novas participantes para a iniciativa”, salienta.

Criado com a missão de gerar renda rápida e contribuir com a superação da pobreza nas favelas, ASMARA estimula mulheres a recuperarem a autoestima e conquistarem autonomia e independência financeira por meio de uma jornada de desenvolvimento que as permite realizar sonhos e alcançar metas de vida.

Periodicamente, a Gerando Falcões lança editais junto à sua rede de mais de 2 mil ONGs, convidando líderes sociais a implementarem o programa. As instituições selecionadas são responsáveis por convocar e selecionar mulheres da comunidade para integrar a iniciativa. O processo inclui uma etapa de preparação psicossocial, treinamento de vendas e relacionamento com clientes.

A partir daí, as participantes, chamadas de “Maras”, recebem da Gerando Falcões um kit composto por 45 peças de vestuário, além de produtos de beleza e eletroportáteis, batizado de “Sacola de Oportunidades”. Os itens são destinados à revenda e servem como uma espécie de microcrédito, que facilita e incentiva a jornada empreendedora dessas mulheres, que não realizam nenhum desembolso financeiro para receber as mercadorias.

Parte do valor arrecadado com a venda dos produtos doados é revertido em renda para as participantes do programa. No início do mês de agosto, o projeto bateu a marca de R$ 500 mil pagos em comissões, sendo a primeira oportunidade de geração de renda para muitas dessas mulheres. O restante da quantia contribui para a manutenção de um ciclo virtuoso de prosperidade social, que inclui a sustentabilidade financeira da iniciativa, além da colaboração com os custos arcados pela Gerando Falcões, incluindo logística, impostos e demais despesas.

A Volkswagen Financial Services Brasil é constituída pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen, Volkswagen Corretora de Seguros e LM Soluções de Mobilidade. Fundada em 1956, a empresa dispõe de uma gama de produtos para facilitar o acesso a veículos de passeio, comerciais, caminhões e ônibus Volkswagen e MAN Latin America, automóveis Volkswagen, Audi e Porsche e motocicletas Ducati. Com uma base de mais de 800 mil clientes ativos no Brasil e atendimento a mais de 700 concessionários das marcas, em todas as regiões do país, a VWFS tem a missão de ser a chave da mobilidade, por meio de seu amplo portfólio de serviços e soluções.

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas. Nosso trabalho é realizado com força de uma Rede de ONGs. Ou seja, somos uma ONG que apoia e acelera o trabalho de outras ONGs e líderes sociais que atuam em periferias e favelas em todo o Brasil. Estamos unidos por uma missão audaciosa: transformar a pobreza das favelas em peça de museu antes de Marte ser colonizado. Fazemos isso por meio de programas e tecnologias sociais escaláveis e de alto impacto, capazes de gerar resultados de longo prazo como a Falcons University, Favela 3D, Decolagem e ASMARA.

GENERAL MOTORS ADERE AO MOVIMENTO PELA EQUIDADE RACIAL

A General Motors é a mais nova associada do Movimento pela Equidade Racial (MOVER). Formado por 50 empresas, o Movimento atua de forma colaborativa para que mais profissionais negros tenham acesso às oportunidades no mercado de trabalho.

Até 2030, o Movimento pretende impactar mais de 3 milhões de pessoas negras com cursos, capacitação e conscientização. Já neste ano, a expectativa é incluir mais 1.200 lideranças negras nas empresas associadas.

“Uma de nossas premissas globais é nos tornarmos a empresa mais diversa e inclusiva do mundo. Promover uma cultura de diversidade e antirracista com ações e práticas efetivas é parte essencial desse objetivo. Nossa associação ao Movimento pela Equidade Racial (MOVER) permitirá mais oportunidades de alcançarmos esse propósito”, garante Adriana Quintas, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da GM América do Sul.

As empresas associadas ao Movimento pela Equidade Racial assumem o compromisso de gerar mais 10 mil lideranças e 3 milhões de impactos para pessoas negras até 2030.

“Atuamos na aceleração de processos e programas das empresas, promovendo a diversidade e a inclusão em todos os níveis organizacionais, com um foco especial nas posições de liderança. A colaboração entre empresas e indústrias de diferentes setores amplia a agenda de equidade racial, gerando impactos significativos no combate ao racismo estrutural no mundo corporativo”, afirma Natalia Paiva, Diretora Executiva do Movimento pela Equidade Racial (MOVER).

Ações na GM

A GM tem atuado para ser um agente catalisador de transformação e um ator proativo para liderar o processo de transformação e evolução da indústria automotiva. Com o passar dos anos, a companhia desenvolveu políticas para garantir que talentos sejam atraídos, se sintam incluídos e se desenvolvam.

Entre diversas ações, a GM lançou no fim de 2021, de forma pioneira, o TRACK, o primeiro programa de trainee do setor automotivo exclusivo para talentos negros. Já na primeira edição, recebeu mais de 5 mil inscrições e selecionou 16 profissionais com até 3 anos de formados para trabalhar em diversas áreas da GM, entre elas Finanças, Manufatura, Vendas e Marketing, Compras, Engenharia, entre outras. Mais de 40% das pessoas aprovadas foram mulheres.

Em continuidade a essa jornada, em 2023, a empresa lançou o TRACK – Livres e Talentosas, edição do programa de trainees só para mulheres, que identificou profissionais talentosas que serão preparadas para, no futuro, estarem aptas a ocupar cargos de liderança dentro da companhia. No total, foram mais de 9 mil inscritas, sendo que, das 19 brasileiras aprovadas, 50% se autodeclararam pretas e pardas. Este ano, a companhia lançou o TRACK 2024 – A Sua História Importa, edição do programa de trainees para mulheres negras, com o objetivo de ampliar a representatividade feminina e negra no quadro de colaboradores da GM.

Para dar tração à jornada de diversidade da GM, tem sido essencial a atuação dos grupos de afinidade - ERGs (Employee Resource Groups, em inglês). Atualmente, a GM na América do Sul conta com 6 grupos de afinidade: GM Women (mulheres e gênero), GMAAN (étnico-racial), GM Able (pessoas com deficiência), GM Plus (LGBTQ+), GM Indigenous People (povos indígenas) e o recém-lançado GM Generations, que tem a finalidade de enaltecer a convivência entre as diversas gerações dentro da empresa.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site GM.

General Motors América do Sul

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

ALLISON E AGRALE FAZEM PARCERIA PARA EXPORTAR ÔNIBUS TOTALMENTE AUTOMÁTICOS PARA O CHILE

Por meio da contínua e produtiva colaboração entre as empresas, a Allison Transmission e a Agrale S.A. estão exportando ônibus totalmente automáticos para o Chile. Atualmente, as primeiras unidades produzidas no Brasil estão a caminho do país andino e devem entrar em serviço logo após sua homologação. A entrega dessas 70 unidades deverá ser concluída até o final do ano. Os novos veículos serão usados por diversas empresas para o transporte urbano em diferentes regiões do país.

Os novos ônibus foram selecionados para o sistema de transporte público chileno para melhorar tanto a eficiência quanto o conforto dos usuários. Os novos veículos, que são representados e distribuídos no Chile pela Andes Motor, são construídos sobre o chassi Agrale MT 9000 LE (Low Entry) com motor traseiro. A transmissão usada é Allison da Série T2100 xFE de seis  marchas, que foi acoplada ao motor Cummins 3.8 de 162 cv que  atende emissões da norma Euro V.

Os veículos equipados com Allison têm o desempenho maximizado ao mesmo tempo em que colaboram para a redução das emissões e dos níveis de ruído do motor, levando a uma melhor experiência para motoristas e passageiros. Os ônibus automáticos comprovadamente são mais eficientes nas mais variadas situações topográficas das cidades e têm excelente capacidade de partida em aclives com inclinações superiores a 20%.

“As transmissões automáticas Allison tem exigências mínimas de manutenção, o que significa menor tempo de parada e menores custos de manutenção. Cada troca de marcha é feita automaticamente no momento certo, permitindo que cada condutor gerencie precisamente a velocidade e a eficiência do trabalho. Trocas automáticas e contínuas protegem toda a transmissão, bem como a carga transportada, enquanto proporciona uma condução suave e confortável”, comenta Edson Ares Sixto Martins, Diretor de Vendas da Agrale S.A.

As transmissões automáticas foram integradas nos modelos exportados como um diferencial fundamental do chassi MT 9000 para reduzir a fadiga do operador em condições urbanas e melhorar o conforto do passageiro no trânsito lento.

“Os condutores dos ônibus equipados com transmissões Allison beneficiam-se do fato de poder manter ambas as mãos no volante e a atenção na estrada para uma melhor operação. Além disso, a melhor manobrabilidade permite um controle superior do veículo, assim como os fatores de produtividade serem melhores, aliado a diminuição do cansaço por parte do operador do ônibus durante grandes períodos de trabalho”, complementa Martins.

Agrale e Allison têm um relacionamento de longa data, e esta não é a primeira vez que as empresas desenvolvem um projeto de ônibus urbano. Anteriormente, o chassi Agrale MA 17 recebeu uma transmissão Allison da Série 3000™ com retardador integrado. Esse chassi, com motor dianteiro e transmissão totalmente automática, é sucesso na Argentina, além de despertar interesse em outros mercados da América do Sul.

"Tanto a Allison Transmission quanto a Agrale S.A. estão comprometidas em fazer o melhor produto para nossos clientes, desta vez para o transporte urbano no Chile. Nossas transmissões combinam a atuação do conversor de torque com os controles adaptativos de última geração, o que diminui os solavancos no trem de força do ônibus e proporciona aceleração mais rápida e menor consumo de combustível a frota. Além disso, as automáticas Allison contam com um sistema de monitoramento eletrônico constante, o que permite maior praticidade na verificação do nível do fluido lubrificante, simplifica a manutenção e evita paradas desnecessárias”, afirma Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission.

A Allison Transmission (NYSE: ALSN) é uma projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos comerciais e de defesa e a maior fabricante global de transmissões totalmente automáticas de médio e pesado porte que melhoram a maneira como o mundo funciona. Os produtos Allison são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões rodoviários (distribuição, lixo, construção, incêndio e emergência), ônibus (escola, trânsito e ônibus), motorhomes, veículos e equipamentos fora de estrada (aplicações de energia, mineração e construção) e veículos de defesa (táticos com rodas e esteiras). Fundada em 1915, a empresa está sediada em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença em mais de 150 países, a Allison tem sedes regionais na Holanda, China e Brasil, instalações de fabricação nos EUA, Hungria e Índia, bem como recursos globais de engenharia, incluindo centros de engenharia de eletrificação em Indianápolis, Indiana, Auburn Hills, Michigan e Londres no Reino Unido. A Allison também tem aproximadamente 1.600 distribuidores e revendedores independentes em todo o mundo.

Allison Transmission
Press Consultoria

LAT.BUS GERA VENDA DE 472 ÔNIBUS MARCOPOLO

Nos primeiros sete meses de 2024, a produção de ônibus cresceu quase 10% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em julho, o aumento em relação a junho de 2023 foi de 43,9%, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).

Esse desempenho pode ser sentido pelo volume de negócios realizados pela Marcopolo na Lat.Bus, maior evento do segmento do transporte rodoviário de passageiros da América Latina. De acordo com Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, foram 472 pedidos fechados de micros e rodoviários das marcas Marcopolo e Volare.

“O mercado de ônibus está mais aquecido do que no ano passado, em quase todos os segmentos. Apenas no escolar é que a demanda está abaixo da esperada. Se os pedidos do programa Caminho da Escola estivessem acontecendo em um ritmo maior, a produção brasileira superaria as 24 mil unidades neste ano”, explica o executivo.

Na Lat.Bus, a Marcopolo fechou a venda de 194 rodoviários, dos quais 106 da Geração 8 e cerca de 90 Viaggio 1050. Da marca Volare, foram 278 unidades, sendo 149 somente do novo Fly 12, 35 dos novos modelos Attack 8 Robust e Attack 10, além de outras 94 unidades do atual portfólio.

“Realmente, o desempenho de vendas na Lat.Bus foi acima das nossas expectativas, sobretudo dos modelos recém-lançados, como o Viaggio G8 1050 e os modelos Volare Attack 8 Robust, Attack 10 e Fly 12. Além disso, o nosso inédito Volare Attack 9 elétrico híbrido a etanol e o Attivi Integral despertaram grande interesse do mercado”, finaliza Ricardo Portolan.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

NEW HOLLAND APRESENTA NA EXPOINTER NOVIDADES PARA TODOS OS PERFIS DE PRODUTORES

Entre os destaques da marca estão o trator T6.140 Electro Command™ e o novo aplicativo para gestão agrícola, o FieldOps™

T6.140 Electro Command™

A New Holland apresenta na 47ª edição da Expointer, que ocorre até 1º de setembro em Esteio (RS), uma linha completa de soluções e produtos voltados a todos os perfis de produtores, independentemente do tamanho da operação. Entre os lançamentos estão o trator T6.140 Electro Command™, com motor eletrônico, e o novo aplicativo para gestão agrícola, o FieldOps™, que ajuda o agricultor a ter uma melhor tomada de decisão com base nas informações da frota e na análise dos dados agronômicos. Outro destaque é a nova linha de plantadeiras PL4000.

“Esta edição da Expointer é mais do que especial, pois marca a retomada do agronegócio no Rio Grande do Sul após os eventos climáticos que afetaram o estado. Inspirados pela força, resiliência e capacidade de superação do povo gaúcho, a New Holland vai seguir inovando e colaborando para construir um futuro mais sustentável e mais preparado para enfrentar as adversidades”, diz Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Motor eletrônico

No segmento de tratores de média potência, a marca apresenta o novo T6.140 Electro Command™, que tem motor eletrônico, nova transmissão e uma cabine que traz muito conforto e espaço para o operador, sendo um dos destaques dessa categoria. Produzido no Brasil, o trator foi desenvolvido com a ajuda dos clientes da marca, por meio de pesquisas e testes de campo onde a palavra do agricultor ajudou a definir as melhores configurações que atendessem às suas necessidades.

O novo motor do T6.140, de 141 cv de potência, com reserva de torque de até 35%, e transmissão Electro Command™ 16x16 e 32x32 com super redutor Creeper, extremamente equilibrada, permite respostas rápidas, com maior aproveitamento da potência e menor consumo de combustível.

O T6.140 Electro Command™ vem também com telemetria de série. Ele é equipado com o novo módulo de processamento de dados e conectividade P&CMf, sendo possível o gerenciamento da operação através do aplicativo do cliente, o FieldOps™. O T6.140 é equipado ainda com o IntelliView™ IV Plus, combinando o software já consagrado e conhecido pelos operadores por ser simples e intuitivo. Dessa forma, entregamos ao cliente maior capacidade de memória e processamento com uma melhor experiência de toque e visão do monitor.

A cabine espaçosa e confortável do T6.140 Electro Command™ é outro ponto positivo. Comparada à cabine do T7, ela garante conforto e segurança ao operador com uma excelente área envidraçada que proporciona total controle operacional. O banco de suspensão a ar e a estrutura de proteção ROPS garantem tranquilidade durante o trabalho. Os controles e alavancas foram ergonomicamente posicionados para facilitar o dia a dia do operador, garantindo menor fadiga e maior eficiência nas atividades diárias.

Novo aplicativo

Outra solução que a New Holland mostra na Expointer é o FieldOps™, um novo aplicativo para gestão agrícola disponível para dispositivos móveis e web. Versátil e fácil de utilizar, ele reúne em um único lugar, monitoramento em tempo real, visualização remota, interface intuitiva e melhor performance, benefícios pensados para uma melhor jornada do cliente no gerenciamento dos dados da operação.

A agricultura está se tornando cada vez mais digital, com um crescimento exponencial de máquinas conectadas. O FieldOps™ é um aplicativo completo e fácil de utilizar, que unifica as principais necessidades de gestão operacional num único local, evitando que o cliente utilize soluções digitais fragmentadas e múltiplos aplicativos ou plataformas.

O FieldOps™ foi criado para simplificar todo o fluxo de trabalho dos clientes, desde o momento em que se conectam às suas máquinas até a análise após a safra. A sua interface totalmente nova otimiza os fluxos de trabalho, simplifica a gestão agrícola e disponibiliza os dados a partir de qualquer lugar.

SERVE+DIGITAL

A New Holland também  apresenta na Expointer o SERVE+DIGITAL, uma entrega diferenciada de valor para os clientes que possuem máquinas conectadas operando em campo e contam com o atendimento e suporte da Central de Inteligência para aumentar a disponibilidade das máquinas em campo.

O SERVE+DIGITAL foi criado com os clientes e para os clientes e possui como principal diferencial a personalização dos serviços, ou seja, o cliente tem a oportunidade de personalizar a oferta de acordo com a realidade do seu negócio. Dentre as opções de oferta estão o monitoramento das máquinas, suporte remoto, envio de relatório e mapas agronômicos, calibração das máquinas, além das opções de variadas de serviços e treinamentos.

PL4000

Pensando nos pequenos e médios produtores, a New Holland  exibe na Expointer sua nova linha de plantadeiras, a PL4000, que amplia ainda mais o portfólio de soluções da marca voltadas para todos os perfis de agricultores. A nova PL4000 (de 7 a 13 linhas) para grãos graúdos, como soja e milho, é fruto de uma parceria com a ICV Agro Parts, e a comercialização estará disponível exclusivamente por meio da rede de concessionários New Holland.

"Este segmento de plantadeiras menores e semeadeiras tem um enorme potencial de mercado e a nova linha de produtos da New Holland irá dar mais opções ao agricultor para escolher o produto ideal para a sua operação agrícola. Essas novas plantadeiras são mecânicas, com distribuidor de prato ou vácuo, de 7 a 13 linhas, rígidas ou articuladas, com caixa suspensa/pipoqueira e marcador", explica Eduardo Kerbauy.

O modelo PL4000 se diferencia no mercado por sua excelente capacidade de adubo (média de 200kg/linha), sendo compacta para o transporte, com o inovador sistema de estabilização da ferramenta de adubo e caixa de redução no distribuidor de sementes, permitindo maior eficiência, praticidade e excelência no plantio.

As novas plantadeiras e semeadeiras fazem uma combinação perfeita com a linha de tratores da New Holland abaixo de 145cv, além de contar com toda a garantia, assistência técnica e confiabilidade da rede de concessionários New Holland, que é um diferencial da marca.

Serviço
47ª Expointer – até 1º de setembro, das 8h às 20h30
Parque de Exposições Assis Brasil
Esteio - Rio Grande do Sul

A New Holland, pertencente à CNH, é uma marca próxima do cliente, que valoriza o agronegócio e possui soluções completas para todos os tipos de culturas agrícolas, seja qual for o segmento e o tamanho da operação. Os agricultores contam com uma oferta de produtos e serviços inovadores, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras, feno e forragem, além de equipamentos específicos para biomassa, silvicultura e agricultura de precisão, complementada por serviços financeiros feitos sob medida e planejados por especialistas. Com uma rede de distribuidores global altamente profissional e o compromisso com a excelência, a New Holland garante a melhor experiência para cada cliente. A New Holland é uma marca da CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) líder global no setor de bens de capital com experiência industrial comprovada, uma ampla gama de produtos e presença mundial

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

CAXIAS URBANO PASSA A UTILIZAR O SISTEMA PRÓXIMA PARADA, DA LUMINATOR BRASIL

Passageiros do transporte urbano de Caxias do Sul recebem informações do trajeto por áudio

Caxias Urbano, a marca do transporte coletivo urbano caxiense operada pela Visate, empresa referência no Rio Grande do Sul pela excelência dos serviços prestados, acaba de instalar em 12 veículos de sua frota o sistema Próxima Parada, da Luminator Brasil. A cidade passa a ser a primeira do estado a oferecer aos passageiros um serviço mais completo e com informações sobre as paradas do trajeto. Os ônibus estão operando nos principais corredores da cidade, percorrendo toda a região central, entre os EPIs (Estação Principal de Integração) Floresta e Imigrante.

O sistema Próxima Parada é uma das mais recentes tecnologias disponíveis para o conforto e informação ao passageiro, e fornece informações visuais e por áudio sobre as paradas ao longo do trajeto das linhas, proporcionando mais comodidade e segurança para os usuários e colaborando para paradas mais rápidas e eficientes. Além disso, oferece possibilidades de veiculação de publicidade.

Essa tecnologia está em expansão nas cidades brasileiras, como nos ônibus do sistema BRT, do Rio de Janeiro, da Linha Verde, de Curitiba, Linha Verde de São José dos Campos e no BRT de Sorocaba. Também é equipamento padrão no sistema de transporte urbano RED Mobilidad, de Santiago, no Chile, um dos mais modernos e eficientes do mundo. Nos ônibus chilenos, o produto fornecido é o mais completo que incorpora telas TFT e oferecem, além do mapa de linhas das próximas paradas, também a possibilidade de veiculação de vídeos de publicidade.

O Próxima Parada ainda é pouco conhecido e utilizado no Brasil e em outros países da América Latina. “Esse sistema já está em uso nos principais operadores da Europa há mais de 10 anos e com tecnologia desenvolvida e aprovada pelas normas automotivas (ECE-R10 Bus), que garante o mais alto padrão de qualidade para o produto”, garante o executivo. “Alguns órgãos reguladores do transporte coletivo urbano das cidades brasileiras não têm conhecimento dessa importante tecnologia que colabora com a elevação ainda maior do padrão de qualidade dos serviços. Nosso objetivo é tornar o produto mais conhecido para que, nos próximos editais, ou então em momentos de renovação de frota, os ônibus já saiam de fábrica com a tecnologia instalada”, afirma Guilherme Demore.

A Luminator Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, atua no mercado latino-americano há 25 anos e faz parte do Luminator Technology Group, dos Unidos, que desenvolve e produz soluções de tecnologia mundialmente reconhecidas que aumentam a inteligência, segurança e eficiência para operações de transporte público. Combinando pesquisa e desenvolvimento estratégico com aquisições inteligentes, possui atuação global, com centros de engenharia na América Latina, Europa e EUA, atuação em cerca de 85 países e mais de 300 mil produtos fornecidos para ônibus e trens em todo o mundo.

Luminator Brasil
Secco Consultoria de Comunicação

FPT INDUSTRIAL E PAUNY: UMA ALIANÇA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO NA ARGENTINA

Linha de tratores Convencional 205A e 205CC da Pauny é equipada com motores N45 produzidos na fábrica de Córdoba

A FPT Industrial anunciou o primeiro projeto conjunto com a Pauny, empresa líder na fabricação de máquinas agrícolas na Argentina. A colaboração representa um passo significativo para a integração e o fortalecimento da produção no país vizinho.

As empresas se unem para oferecer produtos que não apenas impulsionam o crescimento econômico e a criação de empregos na região, como também garantem maior independência tecnológica e de fabricação. Trabalhando juntas, FPT Industrial e Pauny garantem tratores totalmente nacionais, reforçando a confiança dos agricultores na qualidade e durabilidade de suas ferramentas.

“Ao combinar a excelência de duas empresas argentinas, não estamos apenas impulsionando o crescimento econômico em nossa região, mas também oferecendo aos nossos clientes a garantia de eficiência e qualidade com um produto totalmente nacional. Essa colaboração demonstra nosso compromisso compartilhado com o desenvolvimento de tecnologia de ponta e a produção local, garantindo que nossos agricultores tenham o maquinário mais avançado e confiável para realizar suas operações”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América Latina, Carlos Tavares.

O primeiro fruto dessa colaboração é a nova linha de tratores Convencional 205A e 205CC da Pauny, equipados com motores N45 da FPT Industrial produzidos na fábrica de Córdoba. A Série NEF de motores é conhecida por sua confiabilidade e potência, oferecendo desempenho superior em várias condições de trabalho agrícola.

Raul Giai Levra, presidente da Pauny, afirma que a marca optou pelos motores FPT Industrial para o lançamento do novo trator devido a qualidade indiscutível do produto. “Além disso procuramos tornar nossos tratores o mais nacionais possível. A proximidade da fábrica, também localizada em Córdoba, tem um valor significativo para nós”.

Especificações técnicas do motor N45
Cilindrada do motor: 4.5l
Potência máxima: 78 kW (104 hp) @ 2200 rpm
Torque máximo: 450 Nm @ 1200 rpm
Número de Cilindros/Válvulas: 4 / 2
Aspiração: Turbocompressor

Presentes na Agroactiva

A Pauny expôs seus novos modelos na Agroactiva, um dos eventos mais prestigiados do setor agrícola na Argentina, que aconteceu em junho. A aliança entre a FPT Industrial e a Pauny é um marco na produção agrícola argentina, promovendo a inovação e a eficiência no campo. Este projeto conjunto não só fortalece o setor, mas também promove o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local.

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

CAIO E INBRASP APOIAM PROJETO NAURÚ DE NATAÇÃO E VIABILIZAM ENVIO DE ATLETAS PARA AS PARALIMPÍADAS 2024 DE PARIS

Com uma longa trajetória de apoio e patrocínio a ações e eventos que beneficiam a comunidade, a Caio e a Inbrasp, empresas do Grupo Caio, se orgulham em patrocinar, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a equipe de natação de rendimento do Projeto Naurú, que classificou 17 atletas para as Paralimpíadas de Paris, cuja cerimônia de abertura será em 28 de agosto.

“Nossos paratletas serão a vitrine que representará o Brasil e o apoio financeiro, além de beneficiá-los, também contribuirá com todos os centros esportivos do Naurú, distribuídos pelo país. São pessoas com histórias emocionantes e únicas”, comenta Antônio Luiz Cândido, treinador de natação do projeto.

Tânia Pires de Souza, gerente de Comunicação e Marketing da Caio, destaca a importância da unidade entre o empresariado e os projetos sociais: “Participar dessa corrente positiva, que busca incentivar e dar visibilidade aos atletas paralímpicos, é muito gratificante para as empresas. Parcerias como essas restauram a solidariedade e transformam vidas”, afirma.

De Botucatu para Paris: paixão que movimenta

Do total dos 17 paratletas da equipe Naurú, classificados para as Paralimpíadas Paris 2024, três fazem parte do Polo de Botucatu, uma das cidades que aloca empresas do Grupo Caio: Patrícia Santos, Cecília Araújo e Raquel Viel.

Os paratletas do Time Naurú têm histórico de vitórias nas Paralimpíadas, inclusive na de Tóquio 2021. Dos 24 atletas enviados em 2021, oito retornaram com medalhas. Patrícia Santos conquistou o bronze em Tóquio, no revezamento 4x50 metros livres - 20 pontos, competindo na classe S4 (comprometimento físico-motor), e este ano planeja fazer história novamente. “Essa é minha terceira edição, e passei por muitas adaptações dentro e fora da água. Aprimorei técnicas e me preparei psicologicamente. Agora me sinto mais focada e pronta para alcançar bons resultados, em parte devido à tranquilidade financeira proporcionada por empresas como a Caio e a Inbrasp, que abraçam nosso projeto e potencializam nosso sonho”, relata Patrícia.

Atletas de Botucatu que representarão a Seleção Brasileira nas Paralimpíadas

Cecília Araújo, medalhista de prata nos 50 metros livres S8, em 2021, também compartilha sua emocionante história com a modalidade. “A natação entrou em minha vida como forma de reabilitação, mas se tornou minha paixão e profissão. Aos dois anos de idade, fui diagnosticada com paralisia cerebral, então a natação veio mais como uma forma de tratamento, e permaneci nela até hoje, com 25 anos. Por isso, tenho muito orgulho de representar mais uma vez nossa nação através deste esporte maravilhoso”, compartilha.

Raquel Viel, nadadora da Naurú desde 2009, portadora de deficiência visual congênita, conta sobre os desafios enfrentados após sua primeira participação nas Paralimpíadas de 2012, em Londres: “Ter me classificado para as Paralimpíadas de 2024, foi uma grande vitória e surpresa para mim. Após participar da edição no Rio de Janeiro, fui diagnosticada com câncer de mama, o que me levou a uma cirurgia que deixou sequelas em meu braço. Tive que me reinventar e, aos poucos, aperfeiçoar meu nado. Embora eu não atinja mais os índices que alcançava antes, luto diariamente para reconquistá-los”.

Naurú

O Projeto Naurú (bravo, herói, guerreiro, em tupi guarani), fundado em 2010 pela velocista e multimedalhista paraolímpica Verônica Hipólito, abrange diversas modalidades esportivas, incluindo natação, atletismo, esgrima, bocha e esportes de areia.

As atividades são realizadas em diferentes municípios do Estado de São Paulo, como Botucatu, Indaiatuba, Caraguatatuba, Santo André e São Paulo, além de outras cidades brasileiras, como Maringá (PR), São Bento do Sul (SC), Brasília (DF) e Marechal Deodoro (AL). Com mais de 500 atletas assistidos, o projeto é utilizado como meio de transformação social, promovendo o desenvolvimento biopsicossocial de todos os envolvidos.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores, ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

InbraspA Inbrasp é uma unidade industrial que há mais de 15 anos atua na transformação de plásticos de engenharia para a fabricação de peças destinadas ao setor automobilístico, agroindustrial, máquinas de movimentação de terra e de encarroçamento de ônibus. A produção utiliza os processos de manufatura de alta tecnologia, com equipamentos de última geração para Extrusão de Chapas, Termoformagem a Vácuo Vaccum Forming Injeção Termoplástica, Injeção RIM DCPD, Pintura e Colagem por Adesivos.

Caio

VIAÇÃO JACAREÍ ADQUIRE NOVOS VISSTA BUSS 365 BUSSCAR

Para modernizar a frota e melhorar o serviço prestado, a Viação Jacareí, sediada em São José dos Campos (SP), investiu em duas unidades do Vissta Buss 365, da família NB1 Busscar, encarroçados em chassi Mercedes-Benz O-500 RS 1938/30. 

O salão de passageiros é composto por 50 poltronas Class Superpullman, com apoio de braços, pernas e pés. Todos os assentos possuem cinto de segurança retrátil de três pontos e tomadas USB individuais. O painel de serviços conta com luz de leitura e dutos de ar-condicionado.

Destaque em conforto e tecnologia, o modelo apresenta câmbio automático, sanitário traseiro modular, roteador wi-fi e quatro monitores LED de 15”. O Vissta Buss 365 ainda dispõe de display de mensagem no salão com relógio e indicador de sanitário ocupado, câmera de ré e sensor de estacionamento com display e sinal sonoro e visual.

Família NB1

Lançada em maio de 2023, a Nova Família Busscar contempla os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365. Os veículos da família NB1 trazem o que há de melhor em tecnologia, segurança e qualidade, alinhados com um desenho único, que envolve um design aerodinâmico e linhas harmônicas, dando a sensação de que o carro está sempre em movimento.

Entre os diferenciais dos veículos estão o conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, a iluminação lateral e o retrovisor com desenho aerodinâmico e de maior visibilidade. O excelente custo-benefício ficou por conta do bagageiro mais amplo e do conjunto óptico de iluminação modular individualizadas, que facilita a manutenção e reposição, sem necessidade de trocar o conjunto todo.

Todos esses atributos contribuem para uma aparência mais imponente dos ônibus, que possuem delimitadoras exclusivas e aerofólio que cooperam na performance da aerodinâmica. A linha NB1 apresenta um CX de 0,38 - podendo chegar a 0,36, dependendo dos opcionais da carroceria – e força de arrasto de 4,2%, que pode representar uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação.

Viação Jacareí

Há 50 anos no mercado, a Viação Jacareí é uma empresa que se consolidou no ramo de transporte de passageiros do Vale do Paraíba, iniciando sua operação com apenas três ônibus. Atualmente, a empresa possui mais de 290 veículos entre ônibus, micros e vans, e conta com mais de 650 colaboradores.

A sede da Viação Jacareí, localizada em São José dos Campos, possui 19.000m², sendo 3.500m² de área construída. A empresa atua integrando as cidades de Caçapava, São José dos Campos, Jacareí, Santa Isabel, Igaratá, Guararema e Mogi das Cruzes.

Busscar

GENERAL MOTORS LANÇA PLATAFORMA ONLINE PARA COMPRA E VENDA DE VEÍCULOS SEMINOVOS DE TODAS AS MARCAS

Projeto começa no Estado do Rio Grande do Sul e vai abranger todas as regiões do Brasil

A General Motors lança o portal Chevrolet Seminovos , uma plataforma online para compra e venda de veículos seminovos de todas as marcas, com garantia e confiabilidade.

O novo serviço já está disponível para consumidores do Rio Grande do Sul e, em breve, será expandido para outros Estados.

“Ao criar sua própria plataforma de compra e venda de carros usados multimarcas no Brasil, a GM disponibiliza a infraestrutura, a qualidade dos serviços e a capilaridade da rede de concessionários Chevrolet para oferecer uma experiência mais completa aos clientes", explica Carlos Casagrande, diretor Nacional de Vendas da General Motors.

Todos os carros da plataforma são certificados pela Chevrolet e seguem rigorosos padrões de inspeção para garantir qualidade e confiabilidade. Contam ainda com o Seguro Proteção Mecânica da Chevrolet Serviços Financeiros, uma cobertura de reparos mecânicos por 12 meses e assistência OnStar, para modelos elegíveis.

A plataforma também tem a facilidade do cliente simular um plano de financiamento de acordo com seu orçamento. Após escolher o veículo, o cliente terá acesso à todos os produtos financeiros oferecidos pela Chevrolet Serviços Financeiros. “Além de oferecer veículos de todas as marcas, temos o objetivo comum de tornar a aquisição de um seminovo acessível para todos”, garante Casagrande.

Como funciona

Para comprar – Acessando a plataforma, o cliente tem à disposição diversas opções de filtros de busca, como localidade, marca, modelo, opcionais, faixa de preço, entre outros. Basta selecionar o modelo de preferência, fazer o agendamento para conhecer o veículo e fechar o negócio direto na concessionária.

Para vender – O proprietário do veículo seminovo faz o cadastro com os dados do modelo no portal Chevrolet Seminovos. De acordo com a localização do veículo, concessionárias Chevrolet da região fazem suas ofertas e a melhor proposta é enviada ao cliente. Aceitando, leva-se então o veículo até a concessionária compradora, que realiza uma inspeção. Após validação da documentação e da condição do veículo o cliente já recebe o valor estipulado pelo negócio.

De acordo com Casagrande, o portal Chevrolet Seminovos funciona também como um canal adicional de negócios para as concessionárias da marca, já que o comércio de veículos usados representa quatro em cada cinco automóveis vendidos no país.

Conheça mais
Chevrolet Seminovos - www.chevroletseminovos.com.br
Chevrolet Serviços Financeiros - www.chevroletsf.com.br
Chevrolet - www.chevrolet.com.br

General Motors América do Sul

domingo, 25 de agosto de 2024

BMW COMEMORA 40 ANOS DO BMW M5: SUPER SEDÃ ESPORTIVO QUE REVOLUCIONOU SEU SEGMENTO

Na década de 1970, os veículos esportivos tinham uma única missão: serem mais rápidos, sem se preocupar em levar mais de um passageiro. Ao mesmo tempo, um sedã estava muito mais focado em transportar confortavelmente 4 ou mais pessoas, enquanto o desempenho dinâmico e a velocidade não eram prioridades.

Com os modelos Neue Klasse, a BMW demonstrou ao mundo que era perfeitamente viável alcançar um desempenho incrível em um veículo que também poderia ser usado no dia a dia. Levar o carro para a pista em um evento no fim de semana e usá-lo para levar as crianças à escola na segunda-feira se tornou uma possibilidade real.

M535i, prólogo do M5

Quando o BMW M535i foi lançado em 1980, ele uniu mundos que, até então, estavam separados: direção esportiva, conforto e elegância, tudo isso nas dimensões do BMW Série 5, um sedã premium de classe mundial. Uma ideia revolucionária, pois naquela época os motores mais potentes eram reservados para sedãs de superluxo, coupés ou carros esportivos tradicionais. O novo modelo topo de linha da Série 5 (E12) da BMW seguiu seu próprio caminho: quatro portas, design discreto, tecnologia de ponta e um motor diretamente derivado do automobilismo, que distinguiam o BMW M535i. Um folheto do veículo o descreveu de forma adequada: "Um sedã compacto de luxo, com aparência executiva, mas com o desempenho e potencial de condução de um sofisticado carro esportivo". Assim nasceu o primeiro modelo de alto desempenho.

1984: BMW M5 (E28S)

A BMW Motorsport GmbH foi surpreendida pelo sucesso do BMW M535i e logo iniciou o trabalho de desenvolvimento para lançar, em 1984, outro M535i baseado no E28, sucessor do E12, antes da chegada da primeira geração do BMW M5 (o E28S) naquele mesmo ano. O modelo era equipado com o célebre motor de seis cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro, cilindrada de 3,5 litros e 286 cv, que também havia sido testado em corridas e era muito similar ao motor do superesportivo BMW M1 de motor central. Com um coletor de admissão com borboletas individuais para cada um dos 6 cilindros, o motor impulsionava o M5 original de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e atingia uma velocidade máxima de 245 km/h. Assim, o primeiro BMW M5 se tornou o sedã de quatro portas de produção em série mais rápido da história.

1988: BMW M5 (E34S/E34/5S)

Com a chegada do BMW Série 5 E34, foi preparada também a introdução da segunda geração do M5 (E34S) em 1988, marcando um aumento de potência e desempenho por parte da BMW Motorsport GmbH. O motor de seis cilindros em linha, com cilindrada aumentada para 3,6 litros, alcançou 315 cv; potência suficiente para levar o M5 pela primeira vez até os 250 km/h. Uma atualização desse veículo em 1992 (conhecida como E34/5S) aumentou a cilindrada para 3,8 litros, e a potência chegou a 340 cv. Desde 1992, o BMW Série 5 também estava disponível em uma versão Touring, e nessa variante de carroceria foram produzidas pouco menos de 900 unidades, tornando-o um clássico muito valorizado.

1998: BMW M5 (E39S)

A subsidiária esportiva da BMW AG, renomeada como BMW M GmbH em 1993, manteve-se fiel à sua tradição com a terceira geração do M5, apresentada em 1998. O BMW M5 E39S compartilhava todas as características de estilo de seus precursores. No entanto, sob o capô deste novo veículo encontrava-se um motor V8 de quatro válvulas por cilindro, com cinco litros de cilindrada (4.941 cc), que entregava 400 cv e 500 Nm de torque, enviado para as rodas traseiras através de uma caixa de câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima deste novo BMW M5, que levava 5,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, era limitada eletronicamente a 250 km/h.

2005: BMW M5 (E60/E61)

A quarta geração do BMW M5 (o E60) trouxe novamente o mundo do automobilismo para o BMW M5. A BMW M GmbH confiou em um motor V10 de novo desenvolvimento e altas rotações com cinco litros de cilindrada, próximo em seu conceito ao motor BMW P84 da Fórmula 1, utilizado pelo Williams FW27. O motor V10 atingia sua potência máxima de 507 cv a impressionantes 7.750 rpm.

Este motor de quatro válvulas por cilindro acelerava a quarta geração do BMW M5 de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Pela primeira vez, os condutores do BMW M5 podiam desativar o limitador de velocidade adicionando o pacote M Driver, o que permitia ao BMW M5 alcançar uma velocidade máxima de 305 km/h. Outro elemento adicionado foi a caixa de câmbio sequencial M (SMG) com sete marchas e o sistema Launch Control para obter a máxima aceleração a partir de um total de imobilização. Este BMW M5 também esteve disponível na versão Touring (E61) a partir de 2007.

2011: BMW M5 (F10M)

A quinta geração do BMW M5 (o F10M) entrou em cena em 2011. Como substituto do motor V10, esta versão montava um V8 de 4,4 litros BMW M TwinPower Turbo que permitiu ao BMW M5 superar novamente a geração anterior. O novo BMW M5 agora desenvolvia quase o dobro da potência (560 cv) do BMW M5 original. Seu torque máximo de 680 Nm também era o dobro do oferecido pelo E28S, que tinha 340 Nm. A tecnologia BMW M TwinPower Turbo permitiu ao último BMW M5, com uma transmissão de dupla embreagem M de sete marchas, passar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 315 km/h. As melhorias continuaram em 2013 com o Pacote de Competição para o M5, que elevou a potência para 575 cv. Em 2014, chegou o modelo da edição especial 30 Jahre M5 (30 anos de M5), limitada a 300 unidades, que gerava 600 cv e prestava homenagem ao BMW M5 E28S original.

Em 2016, começaram as vendas da edição especial M5 Competition Edition, limitada a 200 unidades, com 600 cv de potência.

2017: BMW M5 (F90)

No BMW M5 (F90), a BMW M GmbH escreveu o próximo capítulo em uma história de sucesso baseada em uma receita aparentemente simples: desempenho esportivo inigualável e usabilidade extraordinária reunidos em um conjunto superior. Para isso, continuava a utilizar o motor V8, embora pela primeira vez associado a uma tração integral inteligente M xDrive, que permitia transmitir com maior eficácia os 600 cv e 750 Nm que desenvolvia, alcançando de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada).

Posteriormente, ofereceu-se uma versão Competition, com 625 cv de potência, que reduzia para 3,3 segundos no 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de nada menos que 305 km/h, e como topo de gama, o CS, que alcançava 635 cv e conseguia reduzir o tempo para 3 segundos na mesma prova de aceleração.

2024: BMW M5 (G90/G99)

O BMW M5 entra em uma nova era. Com 40 anos de história, o lendário sedã de altas performances chega à sua sétima geração. E o modelo executivo da BMW M GmbH conta pela primeira vez com um sistema de propulsão híbrido plug-in M HYBRID, que fornece ao novo BMW M5 uma potência máxima de 727 cv e um torque máximo do sistema de 1.000 Nm. O motor a combustão se beneficia da mais moderna tecnologia M TwinPower Turbo, de um coletor de escape cruzado e de uma separação otimizada do óleo. Desenvolve uma potência máxima de 585 cv e um torque máximo de 750 Nm. A potência máxima do motor elétrico é de 197 cv. Tem um torque nominal de 280 Nm, mas uma etapa de pré-engrenagem permite aumentar o torque efetivo na entrada da transmissão até 450 Nm. O novo BMW M5 já iniciou sua produção na fábrica de Dingolfing, mas ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.

Meses depois do BMW M5 Sedan, como novidade, essa tecnologia chegará ao novo BMW M5 Touring nos mercados que oferecem essa versão. A variante Touring retorna à família BMW M após o último modelo lançado em 2007. Dessa forma, completam-se 40 anos de história da BMW M GmbH em sedãs executivos com o foco na tecnologia M HYBRID e a reintrodução do BMW M5 Touring.

 BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group