quinta-feira, 29 de agosto de 2024

MERCEDES-BENZ GLB 2025 TRAZ MAIS POTÊNCIA E TRAÇÃO INTEGRAL NAS QUATRO RODAS

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC AMG Line  | Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC Progressive 

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil segue ampliando as possibilidades de escolha para seus clientes no mercado brasileiro com mais uma novidade na sua Linha 2025. A partir de setembro, o novo Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC, um SUV urbano e jovial estará disponível em toda a rede de concessionários do país em duas versões de acabamento, motor 4 cilindros eletrificado mais potente e, agora, com tração integral nas quatro rodas.

Principal estrela da Linha 2025, a nova motorização que equipa o GLB 220 4MATIC é a 4 cilindros em linha eletrificada com rede 48V que entrega ainda mais performance, com 190 cv e torque de 300 NM. Completa o pacote de novidades o sistema de tração integral nas quatro rodas 4MATIC, que eletronicamente é capaz de direcionar a tração para o a roda que tiver melhor aderência, aumento a segurança e o controle em qualquer tipo de terreno.

O sistema de tração integral “4MATIC” é totalmente variável através do uso do torque sob demanda. Dependendo da perda de aderência das rodas, o 4MATIC envia o torque excedente para o eixo traseiro conforme necessário. Especialmente em estradas molhadas, é possível sentir imediatamente a melhora na estabilidade e na dirigibilidade. Ele intervém em situações especiais no momento em elas que ocorrem. A base para isso é a perfeita interação entre o 4MATIC e os sistemas demais eletrônicos de frenagem, controle e tração, como o ABS, ESP® e 4ETS.

Além dessas características, o novo GLB 220 4MATIC também vai se destacar fora do asfalto. Ambas as versões são equipadas de série com o Pacote Off-Road Engineering, que pode ser acionado via um programa de condução OFFROAD disponível para seleção através do DYNAMIC SELECT. Esse programa de condução Off-Road otimiza a tração superfícies de baixa aderência como areia ou lama. Para isso, ele ajusta a entrega de potência do motor e o controle do ABS para terrenos com essas características.

Junto com esse pacote, o novo modelo também passa a oferecer o sistema de “Regulação de velocidade em descidas: a regulação de velocidade em descidas (DSR) suporta a condução controlada em descidas através de frenagem direcionadas. Esse sistema pode ser selecionado na tela central e, uma vez ativada, mantém uma baixa velocidade selecionada entre 2 km/h e 18 km/h. Com o menu especial “Off-road”, a tela central traz uma representação realista da inclinação, ângulo de inclinação e configurações técnicas selecionadas, ajudando o condutor a avaliar corretamente as manobras de condução em terrenos fora de estrada.

As duas versões de acabamento, AMG Line e Progressive, foram criadas para atender aos clientes com todos os tipos de estilos e personalidades.

A linha Progressive se caracteriza por um padrão de acabamento externo e interno que busca o refinamento e o luxo em cada detalhe, com novas combinações de materiais e cores. No exterior, a grade do radiador segue o padrão Mercedes-Benz com acabamento cromado, saídas de escapamento cromadas, um spoiler traseiro com faixa decorativa em cromo e rodas de liga leve de 18’. 

No interior, o acabamento em alumínio e os detalhes cromados no volante e nas saídas de ar enfatizam um estilo mais dinâmico e requintado. O elegante volante esportivo multifuncional em couro proporciona uma sensação de conforto e segurança. Graças as teclas sensíveis ao toque, os clientes podem operar a maioria das funções sem precisar tirar as mãos do volante.

Na linha AMG Line, todos os detalhes externos, como grade do radiador, para-choques exclusivos e as rodas AMG de liga-leve de 19’ evocam o DNA esportivo da Mercedes-AMG. E outros elementos no interior, como os assentos esportivos revestidos em ARTICO/DINAMICA material usado na F1 e o volante multifuncional esportivo em couro, reforçam essa personalidade própria. 

“O novo GLB 220 4MATIC vai trazer ainda mais versatilidade para nossa Linha 2025. Seja um cliente mais jovial ou mais tradicional, temos a opção que se encaixa perfeitamente em seu estilo de vida”, diz Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Assim como nos demais modelos da Linha 2025 de automóveis compactos da Mercedes-Benz, a digitalização também está presente com a integração sem fio de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto que oferece acesso aos aplicativos mais importantes do telefone. Os clientes também pode usar aplicativos de terceiros, como o Spotify, de forma rápida e fácil. E a bateria do smartphone pode ser recarregada diretamente no console central por meio do sistema de carregamento sem fio por indução. Toda essa conectividade faz parte do sistema de entretenimento inteligente Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que torna mais simples algumas atividades como trocar a música ou ajustar o ar-condicionado via comandos de voz.

A segurança ativa e passiva está presente em vários itens de suas longas listas de equipamentos de série. Os modelos estão equipados com o sistema de Faróis FULL LED High Performance, que iluminam as ruas com um feixe amplo de forma muito mais precisa do que os faróis convencionais. A luz branca quente uniforme dos faróis de LED é próxima à temperatura de cor da luz do dia. Isso cansa menos os olhos e ajuda a manter a concentração por mais tempo, além de proporcionar uma sensação de relaxamento. Graças ao grande alcance dos faróis, as situações de trânsito e os obstáculos podem ser vistos mais cedo, permitindo reações mais rápidas.

O Assistente de distância ativa DISTRONIC adapta automaticamente sua velocidade a veículos mais lentos à frente. A distância desejada pode ser configurada em várias etapas, seja no trânsito da cidade ou em rodovias. Até uma velocidade de 160 km/h, o DISTRONIC pode manter essa velocidade sem que o condutor precise frear ou acelerar constantemente. O veículo então acelerará até a velocidade escolhida de acordo do programa de condução selecionado. Se o condutor precisar intervir, um aviso visual e sonoro poderá ser dado.

Principais Equipamentos

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC Progressive
Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
Ar-condicionado THERMOTRONIC (2 zonas)
Assentos conforto com revestimento ARTICO, elétricos e memória
Faróis FULL LED High Performance com faróis altos adaptativos
Pacote Estacionamento com câmera de ré e assistente de estacionamento PARKTRONIC
Pacote de iluminação interior
Pacote de Engenharia Off-Road
Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante (espelho interno) 
Sistema KEYLESS-GO 
Sistema MBUX
o Ativação por voz “Hey Mercedes”
o Duas telas de 10,25”
o Carregamento sem fio para aparelhos celulares
o Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)  

Sistemas de assistência de condução semiautônoma
o Assistente de distância ativa DISTRONIC 
o Assistente ativo de manutenção de faixa
o Assistente ativo de frenagem 
o Assistente de ponto cego

Terceira fila de assentos

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC AMG Line (equipamentos adicionais)
Assentos esportivos com revestimento ARTICO/DINAMICA
Burmester® Surround Sound System (12 alto-falantes e 710W de potência)
Rodas AMG de liga leve de 19’ 

Principais dados técnicos

 

GLB 220 4MATIC Progressive

GLB 220 4MATIC          AMG Line

Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Tanque de combustível /reserva (L)

Comprimento / Largura / Altura

4 em linha

1.991

190/5.500

300/1.800-4.000

8G-DCT

7,9

214*

1.765

235/55 R18

565-1.800

60/6

4.634 / 2.020 / 1.692

4 em linha

1.991

190/5.500

300/1.800-4.000

8G-DCT

7,9

214*

1.765

235/50 R19

565-1.800

60/6

4.634 / 2.020 / 1.692

*limitada eletronicamente

Os novos modelos da linha 2025 já estão disponíveis para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preços sugeridos de:

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC Progressive R$ 369.900,00 
Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC AMG Line         R$ 399.900,00 

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

ÁGUIA BRANCA É A PRIMEIRA EMPRESA DE ÔNIBUS DO BRASIL A RECEBER A CERTIFICAÇÃO ISO 39001

A Viação Águia Branca, empresa do Grupo Águia Branca, com sede no Espírito Santo e com rotas em oito estados, transportando 7,3 milhões de passageiros por ano, é a primeira empresa do setor no Brasil a receber a ISO 39001, certificação máxima que uma empresa pode ter, em nível internacional, de seu sistema de gestão de segurança viária. A certificação é um reconhecimento concedido a empresas que adotam padrões internacionais em suas práticas de segurança e gestão de frotas rodoviárias. A Águia Branca também detém a ISO 9001, sistema de gestão da qualidade de desempenho.

Para a CEO da Viação Águia Branca, Paula Barcellos Tommasi Côrrea, receber esse selo é resultado de muito trabalho e foco nos padrões de segurança: "Este reconhecimento é um marco muito importante. Temos uma abordagem rigorosa e detalhada, que é fundamental para garantir a segurança de nossos passageiros e colaboradores. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para atingir este padrão de excelência e a certificação ISO 39001 reflete nosso compromisso inegociável com a segurança operacional e a qualidade."

Renan Chieppe, vice-presidente da Divisão Passageiros do Grupo Águia Branca, explica que a segurança sempre foi um valor inegociável da empresa: “Nos dedicamos muito ao longo dos 78 anos da Viação Águia Branca para construir uma empresa segura e com processos bem definidos. Fomos pioneiros no Brasil na criação e implantação do Medicina do Sono, no ano 2000, um programa que analisa, caso a caso, se nossos motoristas estão aptos a assumir o volante. Nos trechos mais longos, o motorista faz paradas estratégicas para exercícios leves na sala de estimulação. Ser a primeira empresa de transporte rodoviário de passageiros a obter a certificação ISO 39001 reforça nosso compromisso diário com a segurança operacional", afirma.

Durante o processo de certificação, foram auditados mais de 40 processos de segurança nas principais bases de Gestão Operacional da empresa, localizadas nas cidades de Cariacica (ES), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A WeSafety, empresa do mesmo Grupo, realizou toda a consultoria e implementação de suporte para que a Águia Branca fosse certificada. Além da Viação Águia Branca, a WeSafety, que tem reconhecimento da Fundação Vanzolini como uma consultoria especializada nesta certificação, já iniciou o processo de preparação de outras empresas, como a Pedra Azul, Penedo e São João.

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, tem o propósito de mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. Fundada há 78 anos, a empresa é Líder em todos os mercados em que atua. Investindo continuamente em segurança, conforto e qualidade, a Águia Branca promove excelência em experiências de viagem para cerca de 9 milhões de passageiros por ano e atua em mais de 700 localidades em oito estados - Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Viação Águia Branca
Approach Comunicação

BANCO BV FECHA PARCERIA COM TRANSPORTADORA DIGITAL MOTZ

O negócio tem o intuito de facilitar o acesso ao financiamento de veículos pesados para caminhoneiros autônomos

O mercado de financiamento de veículos pesados registrou um crescimento de 15,5% nos quatro primeiros meses do ano, alcançando um total de quase 95 mil veículos adquiridos no mesmo período, de acordo com a B3. Ainda nessa linha, dados do SENATRAN também revelam uma média de 4,4 milhões de motoristas registrados no Brasil, sendo que, desses, em torno de 700 mil são autônomos, segundo um levantamento da CNT (Confederação Nacional de Transporte).

É neste cenário em que cada vez mais motoristas conquistam seus caminhões por meio do financiamento, que o Banco BV, um dos maiores bancos privados do país e líder em financiamento de veículos leves usados, firmou parceria com a Motz, transportadora digital que impulsiona a jornada do caminhoneiro.

O acordo entre o BV, uma instituição financeira do Banco do Brasil e do Grupo Votorantim, e a Motz, também dentro do ecossistema do Grupo Votorantim, facilita o acesso ao financiamento de pesados para caminhoneiros autônomos. Com uma análise detalhada do histórico de cada solicitante, o banco analisa a viabilidade de concessão de crédito e oferece condições mais atrativas. Além disso, também disponibiliza aos motoristas cadastrados na Motz atendimento com consultores especializados no segmento, trazendo mais agilidade e assertividade ao processo.

“O BV é o banco do crédito. Somos líderes no financiamento de veículos leves usados há onze anos consecutivos e estamos crescendo também no ramo de pesados. Nossa parceria com a Motz reforça nossa atuação neste mercado e nosso compromisso em alcançar cada vez mais brasileiros. Oferecemos uma linha de crédito exclusiva para caminhoneiros, além de um pacote completo que inclui apoio integral, desde a cotação até a assinatura do financiamento”, Jamil Ganan, superintendente da BU de Autofinance do banco BV.

Presente em todo o território nacional, o BV conta com um time multidisciplinar de especialistas que atuam em lojas e concessionárias atentos às necessidades dos clientes e às demandas do mercado.

“Com o propósito de facilitar o dia a dia dos caminhoneiros por meio de um ecossistema de benefícios, acreditamos que oferecer melhores condições de compra é essencial para o desenvolvimento dessa categoria. Além disso, as ofertas do BV em conjunto com a Motz serão estratégicas para expandir o número veículos cadastrados em nosso portfólio, uma vez que o financiamento facilitado permite que um único caminhoneiro autônomo possa ter mais de um veículo, aumentando, assim, a capilaridade e qualidade dos serviços”, explica André Pimenta, CEO da Motz.

A colaboração entre as duas empresas faz parte do ecossistema de benefícios da Motz, sendo o banco BV a primeira companhia em nível nacional a integrar o portfólio de parcerias da transportadora digital. Outras organizações regionais já fazem parte do ecossistema, garantindo benefícios em áreas como combustível, saúde, alimentação e manutenção dos veículos, tanto para os motoristas autônomos cadastrados na Motz quanto seus familiares.

O financiamento oferecido pelo banco BV reforça o compromisso da Motz de facilitar e agilizar a jornada do caminhoneiro autônomo e dos embarcadores por todo o Brasil. Alinhado com essa estratégia, em 2023, a transportadora digital registrou 55 mil motoristas cadastrados em sua base e presença em mais de 140 pontos de expedição pelo país.

A Motz é a transportadora digital da Votorantim Cimentos, criada com o espírito de startup, ágil, inovadora e com muita tecnologia. Tem como objetivo conectar as cargas de embarcadores com os motoristas autônomos, aliando a solidez, a capilaridade e a segurança no atendimento. Com mais de 55 mil motoristas cadastrados em sua base, a Motz está presente em mais de 140 pontos de expedições em todo o Brasil, com atuação nas principais cidades e corredores de transporte rodoviário no país. Foram mais de 698 mil viagens em 2023, registrando a média de 79 viagens a cada hora. Para mais informações clique aqui.

O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo e Corporate & Investment Banking. Em sua estratégia de negócios, reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder de financiamento de placas solares, especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos automóveis que financia. Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público "Compromissos para um futuro mais leve 2030".

Motz
PinePR
 
BV
Nova PR

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

HP E RÁPIDO ARAGUAIA COLOCAM MAIS 60 ÔNIBUS CAIO EM CIRCULAÇÃO

A HP Transportes Coletivos e a Rápido Araguaia adquiriram, recentemente, 60 ônibus Caio, a diesel e elétricos, para atender à Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), unidade sistêmica composta por todas as linhas e serviços de transporte coletivo que servem Goiânia e os 18 municípios integrados.

Caio eMillennium elétrico

Dos 60 ônibus, dez são da carroceria eMillennium, com o chassi Scania piso alto, 15 metros, sistema de eletrificação Eletra e baterias Weg, sendo cinco da HP Transportes Coletivos e outras cinco da Rápido Araguaia. Já as 50 unidades do Apache Vip V, de chassi Volkswagen, com 3º eixo direcional, são 25 da Rápido Araguaia e as outras 25 da HP. 

O representante da Caio, Neomar Guimarães Costa, destaca a sustentabilidade na escolha dos veículos elétricos: “Estes ônibus elétricos refletem a importância que a HP e a Rápido Araguaia dão à população, uma vez que não poluem e são silenciosos. São empresas que a cada dia aperfeiçoam o transporte público goianiense”. 

Os ônibus elétricos 

Os 10 ônibus eletrificados, são do modelo eMillennium, com lotação total para 101 passageiros, encarroçadas sobre o chassi Scania K310 IB6X2*4, piso alto, de 15 metros, com 3º eixo direcional, sistema de eletrificação Eletra e baterias Weg.

Cada unidade é equipada com elevador automático na porta central, do lado direito da carroceria; assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; e área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, garantindo total acessibilidade. 

As unidades contam ainda com ar condicionado, catracas eletromecânicas com três braços, bloqueador de portas original do chassi, Iluminação dos degraus em LED, preparação para seis câmeras e USB. 

Todos os ônibus possuem itinerários eletrônicos em LED e sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas no sistema elétrico do ônibus, proporcionando maior segurança. 

Apache Vip

Os 50 Apache Vip, da quinta geração, com lotação total para 104 passageiros, foram encarroçados sobre chassi Volkswagen, com 15 metros de comprimento. Dos 37 assentos estofados, seis são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Com embarque central, as unidades possuem cinco portas, sendo três do lado direito (dianteira, central e traseira) e duas do lado esquerdo (central e traseira). As tecnologias embarcadas dos ônibus incluem ar condicionado, catraca eletromecânica, bloqueadores de portas, tomadas USB, iluminação interna em led, pontos para a instalação de microcâmeras, preparação para sistema wi-fi, itinerário eletrônico, entre outras.

Caio - Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção. Mais informações: Outras informações podem ser obtidas no site Caio.

Grupo Caio

COM APOIO DA AUDI, CBVD BUSCA CONSOLIDAR O BRASIL COMO POTÊNCIA NO VÔLEI SENTADO NAS PARALIMPÍADAS DE PARIS 2024.

A Audi do Brasil e a CBVD (Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes) unem forças para levar o Brasil ao topo do pódio nesta edição dos Jogos Paralímpicos, que ocorrerá em Paris, na França, a partir desta quarta-feira (28) até 8 de setembro.

A parceria, que teve início em 2021, acompanhou todo o ciclo paralímpico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado e é um marco significativo na preparação da equipe. Através do apoio financeiro, as atletas puderam se dedicar integralmente à busca pela excelência e alta performance. O patrocínio, também, contemplou à CBVD com um Audi Q5 TFSIe adaptada para atender às necessidades administrativas da Confederação.

 A Seleção Feminina, atual campeã mundial, coleciona duas medalhas de bronze conquistadas de forma consecutiva nas Paralimpíadas do Rio 2016 e de Tóquio 2020, e tem apresentado um desempenho bastante positivo, o que a credencia como uma das favoritas na disputa pelo ouro paralímpico este ano. Ao investir na CBVD, a Audi contribui diretamente para a melhoria das condições de treinamento, proporcionando recursos essenciais para que a Seleção possa alcançar seu mais alto rendimento nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

“A Audi do Brasil apoia com muita satisfação a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes e a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado, além da bandeira de conscientização por um trânsito mais seguro. Estamos orgulhosos em promover a inclusão no esporte e em temas que impactam socialmente. Nós vivemos o progresso e acreditamos no potencial dos nossos atletas”, destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

O presidente da CBVD, Angelo Alves Neto, enfatiza a importância da iniciativa e as expectativas em relação à competição: "O patrocínio da Audi do Brasil tem sido fundamental durante toda a nossa preparação rumo às Paralimpíadas, em vista que a prática do paradesporto enfrenta muitos desafios. Desde o início dessa parceria, temos testemunhado um significativo avanço na qualidade da nossa equipe. Essa colaboração é um verdadeiro exemplo de como o apoio corporativo pode elevar o nível competitivo. Já colhemos grandes frutos, agora vamos em busca do maior deles. Estamos extremamente gratos e orgulhosos de contar com a Audi ao nosso lado nessa jornada.”

A colaboração impulsiona, também, a visibilidade do esporte paralímpico nas campanhas institucionais da Audi, que têm como objetivo promover a inclusão e a diversidade no esporte, além de alertar para a prevenção de acidentes no trânsito.

Atletas protagonizaram campanha institucional da marca das quatro argolas

 A websérie lançada, em 2022, contou com três episódios e foi gravada logo após a vitória da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado no campeonato mundial da modalidade que aconteceu em Sarajevo, na Bósnia. A campanha iniciou trazendo detalhes sobre o veículo Q5 TFSIe adaptado e, em seu segundo episódio, deu visibilidade à quatro atletas, que compartilharam suas histórias de superação e trajetórias de carreira esportiva. O último episódio concluiu com a importância do patrocínio da Audi para o incentivo à equipe.

Q5 TFSIe adaptada às necessidades dos atletas

O veículo recebeu uma série de modificações para atender o cotidiano da delegação feminina e masculina de vôlei sentado com eficiência e qualidade. 

O volante, por exemplo, recebeu uma alavanca compacta que pode ser manuseada de maneira simples e intuitiva, exigindo menos esforço em comparação ao volante comum e simplificando os movimentos de esterço para motoristas com mobilidade reduzida nas mãos.

Já os pedais foram substituídos por uma manopla posicionada de forma ergonômica e intuitiva à frente do condutor, que pode acelerar o veículo deslocando a peça em sentido horário e frear o modelo a empurrando para frente.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil

PEUGEOT APRESENTA TODOS OS DETALHES DO NOVO UTILITÁRIO BOXER MINIBUS E A CONECTIVIDADE DO MYPEUGEOT PRO

Chegou ao mercado mais um carro da Gama VUL PEUGEOT, o utilitário Boxer Minibus. O modelo já havia sido apresentado para o público no começo do ano no evento Smart City, em Curitiba, mas agora começa a ser vendido em duas versões: Boxer Minibus Comfort no valor de R$ 319.990 e o Executive no valor de R$ 329.990.

Essa nova variação do PEUGEOT Boxer foi totalmente pensada para os clientes frotistas da marca. Por isso, ele possui um design totalmente funcional, versátil, além de um motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cv e 34,7 kgfm de torque, que proporciona potência, agilidade e economia e ainda atende às normas do Proconve L7.

O Boxer Minibus, tem uma capacidade para até 19 pessoas e o design foi pensado nos mínimos detalhes para trazer maior comodidade, conforto e segurança para os usuários. Por isso, conta com novos faróis com DRL, para-choque robusto e emborrachado, proteção lateral, maçanetas de maior resistência com acionamento vertical, roda de aço 16 polegadas e maior proteção da caixa de rodas.

Além disso, vem com a mais completa lista de equipamentos de série do segmento, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, sistema start & stop e controle de estabilidade (ESP). Já o modelo Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros, tornando a van com um dos maiores bagageiros da categoria, com capacidade para até 1.000 litros.

O utilitário também chega com a novidade da conectividade para gestão de frotas.  O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital que traz diversas funcionalidades e benefícios, a fim de aumentar a eficiência e facilitar a vida de quem está à frente da frota. 

De fácil acesso e simples utilização, a plataforma entrega dados e informações em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

Gestão de frotas:
• Quilometragem rodada;
• Alertas de localização e ignição;
• Criação de cercas eletrônicas;
• Definição de roteiros;
• Relatórios de velocidade;
• Customização de relatórios;
• Cadastro de condutores;
• Agendamento de serviços online.

Rastreabilidade:
• Localização;
• Rastreamento;
• Mapeamento de rotas;
• Criação de pontos de referência;
• Últimas Posições.

Recuperação veicular:
• Suporte 24h;
• Recuperação do veículo (roubo ou furto);
• Equipe pronta-resposta (abrangência nacional);
• Atuação em conjunto com as autoridades policiais.
Comportamento do motorista:
• Dados de telemetria (aceleração, frenagem e curva);
• Análise de probabilidade de acidente e exposição ao risco;
• Score de Dirigibilidade e Ranking de motoristas e veículos (velocidade, km rodado, período de rodagem etc.).

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do PEUGEOT Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações. Com esta tecnologia, a PEUGEOT amplia o leque de benefícios e a sensação de tranquilidade quanto ao fluxo do negócio, contribuindo com a otimização de custos operacionais e do TCO – Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais. E a novidade chegará ao mercado por meio do PEUGEOT Boxer, modelo 2024/2024 - o primeiro veículo PEUGEOT com módulo de telemetria para gestão de frotas e recuperação veicular homologado pela fábrica.

PEUGEOT
 Stellantis

FUNCIONÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA NISSAN DÃO VIDA A MUROS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL FLUMINENSE.

Para marcar o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, cerca de 40 funcionários voluntários do Complexo Industrial da Nissan em Resende, ao Sul do Estado do Rio de Janeiro, dedicaram algumas horas de seu tempo para dar mais cor e vida aos muros de escolas municipais da região, que abriga a unidade fabril da marca no Brasil. Além de revitalizar o ambiente escolar, o programa ColoRir, que está em sua segunda edição, promove oficinas de grafite, reunindo educação e arte na região.

Este ano, os colaboradores voluntários da Nissan trabalharam na pintura das paredes de duas escolas públicas no município de Quatis: a Escola Municipal Professora Julieta Pereira Sampaio e o Ciep 492 Marciana Machado D Elias. Após a pintura base realizada por eles, os espaços receberam grafites pelas mãos do ilustrador Rodrigo Santana CB.

Os próprios alunos das escolas também tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com ele e deixar seu registro num espaço dedicado nos muros das escolas.

O ColoRir é um dos projetos do programa Voluntário de Valor da Nissan. Criado em 2013 para incentivar o protagonismo social entre os funcionários da empresa no Brasil, está alinhado ao Nissan Ambition 2030, estratégia global de sustentabilidade da marca. Em seus 11 anos de existência, o programa de voluntariado da Nissan já beneficiou quase 20 mil pessoas, com mais de 15 diferentes projetos que geram valor para a sociedade.

A Nissan acredita que cada cidadão deve desempenhar um papel ativo na sociedade, e com o ColoRir, a empresa reafirma seu compromisso em transformar os ambientes escolares em locais mais atraentes, seguros e inclusivos, promovendo alegria e bem-estar entre os alunos.

Clique aqui e saiba mais sobre o Nissan Colorir.

Nissan Brasil

FENATRAN: 74 NOVAS MARCAS ESTARÃO PRESENTES NA EDIÇÃO DE 2024.

Com principais lançamentos e tecnologias para o transporte rodoviário de cargas, evento ocupará os oitos pavilhões do SP Expo

Considerada a principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, a FENATRAN anuncia a entrada de 74 novas marcas em sua 24ª edição. Palco para geração de negócios e networking, o evento, que ocorre entre 04 e 08 de novembro, no SP Expo, deverá receber 66 mil participantes para conferir de perto as principais novidades entre produtos e serviços para os segmentos.

Ao todo serão 600 marcas nacionais e internacionais distribuídas em todos os pavilhões do maior centro de exibições do país. De acordo com a RX Brasil, empresa organizadora da feira, a chegada dos novos expositores contribui para o avanço de 20% da área ocupada. Ao todo serão mais de 100 mil metros quadrados com soluções para a cadeia de transporte rodoviário de cargas, entre montadoras de caminhões, fabricantes de implementos e acessórios, além de intralogística, tecnologia para armazéns e last mile para centros urbanos na MOVIMAT, que ocorre paralelamente à FENATRAN.

Entre as empresas que participam pela primeira vez estão as montadoras de origem chinesa TEVX Motors e XCMG Brasil; a divisão de acessórios da Thyssenkrupp; Rede de Postos Sim; Zion Logtec e Hangcha de operações logísticas; Olivo na área de implementos rodoviários, entre muitas outras.

Exemplo de um dos expositores estreantes é a Addiante que nasceu da união entre a Gerdau e Randoncorp e teve seu anúncio para o mercado na última edição feira, realizada em 2022. A empresa vai levar para o SP Expo um pacote de serviços de locação de veículos pesados, que contempla caminhões, implementos e máquinas. O espaço será dividido com a RANDS, vertical de serviços financeiros da acionista Randoncorp, que vai apresentar um portfólio que engloba consórcios, financiamentos, investimentos, seguros e frete pós-pago.

Fabio Leite, CEO da Addiante, comemora a participação no evento e diz que será uma excelente oportunidade para fortalecer a marca e expandir a rede de contatos. “Esperamos não apenas aumentar a visibilidade da Addiante no mercado, mas também nos conectar com potenciais clientes e parceiros estratégicos. E que nossas soluções inovadoras atraiam o interesse de empresas que buscam melhorar a eficiência, disponibilidade, segurança e rentabilidade através da locação de ativos pesados zero quilômetro”, comenta.

Novas conexões, novos negócios.

Pela primeira vez na FENATRAN, a Next Implementos, líder na fabricação de implementos para o setor eletricitário e energético no Brasil e América Latina, vai apresentar seu principal lançamento do ano: o SkyCity, uma cesta aérea de 15,5 metros para manutenções em redes de distribuição de energia elétrica. “Nessa primeira participação, esperamos fortalecer nosso posicionamento no mercado, apresentar nossas inovações e expandir a rede de contatos”, afirma José Ricardo Daniel Vieira, Diretor Comercial da Next. “Acreditamos que a feira será uma excelente oportunidade para fecharmos novos negócios, identificar tendências e oportunidades”, complementa.

A FENATRAN tem parceria institucional e apoio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). O evento tem entrada gratuita e já está com o credenciamento para visitantes aberto no site FENATRAN.

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.

FENATRAN
SD&Press

DA ROCHA À HISTÓRIA, CONHEÇA A ORIGEM DO NOME CITROËN BASALT, PRÓXIMO LANÇAMENTO DA MARCA NA AMÉRICA DO SUL.

Das aulas de ciência, passando pelos anos 1970 e chegando à América do Sul em 2024, o nome Basalt vai além do inédito SUV Coupe da Citroën. O modelo, antecipado pelo conceito Basalt Vision, adota o nome de uma das mais firmes rochas presentes na natureza. Não à toa, a palavra basalto tem como origem o termo “basanites”, que significa “pedra muito dura” em latim.

O basalto é uma rocha produzida por fusão a partir do magma, gerando um mineral com propriedades únicas. Como a poderosa rocha, o Citroën Basalt une atributos de diferentes segmentos para entregar aos consumidores da região um produto inovador, ousado e robusto. Ele é mais um representante da união dos principais pilares da Citroën, com muita força, estilo e bem-estar a bordo. Por falar nisso, o basalto é muito usado em técnicas de relaxamento muscular, ioga e outros tratamentos para alívio do stress.

E é claro que um carro tão surpreendente também teria história dentro dos mais de 105 anos de legado da Citroën. Em 1978 a marca lançou na Europa uma exclusiva série especial chamada GS Basalte. Ela incluía itens até então presentes somente em segmentos superiores, como o sistema de lavagem dos faróis, além de um design exclusivo composto por uma pintura bitom.

Citroën GS Basalte

Claro que essa fusão de elementos resultou em mais um sucesso para a Citroën, com as 1.800 unidades da série especial esgotadas rapidamente, tornando o GS Basalte um objeto de desejo entre entusiastas e colecionadores.

Com uma história tão rica e única, difícil não ficar ansioso pelo inédito SUV Coupe Citroën Basalt. Acompanhe o site oficial e as redes sociais da marca para receber sempre as últimas notícias deste lançamento que irá surpreender o mercado.

A marca Citroën

Desde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

Citroën
Stellantis

PLANTADEIRA CHEGA AO MERCADO PARA FORTALECER A AGRICULTURA FAMILIAR

Fabricada pela gaúcha Solumont, novo equipamento focado na agricultura de precisão já sairá de fábrica com controle e monitoramento de plantio, além de acionamento dos dosadores de semente e fertilizantes da FertiSystem.

Com o objetivo de acessibilizar as tecnologias mais eficientes de plantio a toda a classe produtora, a empresa Solumont, de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, está lançando sua primeira plantadeira voltada à agricultura familiar. O equipamento que já sairá de fábrica com um “combo” de soluções da FertiSystem, formado por dosadores de sementes e fertilizantes para tornar o plantio altamente eficiente e sustentável, destaca-se por ser robusto com alta tecnologia embarcada.

De acordo com o engenheiro agrônomo, gerente de marketing de produto e inteligência de mercado da FertiSystem, Álvaro Gottlieb, pensando sempre na durabilidade, usabilidade e alta eficiência, a Plantadeira CP da Solumont terá um grande potencial para o plantio, pois será capaz de realizar o controle total e automático da operação. “Com os dosadores FertiSystem já instalados eleva-se o nível de automatização. Isso quer dizer que o produtor reduzirá o seu custo/tempo de manutenção e terá maior economia no plantio, por meio de produtos de alta durabilidade e precisão”, ressalta.

O ‘combo tecnológico’ embarcado no equipamento contará com o dosador de fertilizantes, Auto-lub AP NG, que garante alta durabilidade dos componentes, tem baixa necessidade de manutenção e precisão na dosagem. Também compõe o dosador de sementes, Virgo, que tem manutenção simplificada, baixa quantidade de consumíveis e capacidade de trabalho com discos e anéis universais. Outro diferencial é o sistema de controle e monitoramento, VRA PRO, que garante o controle total da operação por meio de motores elétricos de alta durabilidade, monitoramento total da operação e taxa variável.

Segundo Gottlieb, toda essa tecnologia na aplicação precisa de sementes e adubos maximiza o potencial de crescimento das plantas, melhora a saúde do solo e reduz falhas e perdas. “Em termos econômicos, evita desperdícios, reduzindo o consumo de insumos e aumentando o retorno sobre o investimento. Práticas de agricultura de precisão também podem qualificar os produtores para incentivos fiscais e subsídios governamentais destinados a práticas agrícolas sustentáveis”, diz o especialista.

Mais detalhes do equipamento

A nova plantadeira da Solumont chega ao mercado com o propósito de solucionar os principais problemas do produtor. Equipada com o moderno sistema “Danper Line”, tecnologia própria e patenteada de molas pneumáticas, mantém a pressão constante em todas as linhas, independente do seu volume de ar interno, tanto no corte da palhada como na deposição da semente. Além de proporcionar estabilidade, sem trepidação e consequentemente, melhorando a emergência do cultivo. “Este sistema entrega um plantio de alta qualidade tanto em terrenos com grande declive, quanto em terrenos planos”, diz explica Nilson Petrikovski, sócio proprietário da Solumont.

Além disso, a Plantadeira CP conta com outras tecnologias importantes, como a de motores elétricos para taxa fixa e variável, tanto para adubo, como para semente, que otimiza o tempo de regulagem, e que pode ser feita por meio de um painel eletrônico ou pela tela do celular. A máquina também é apta a agricultura de precisão, dosando adubo e semente em quantidade exata em demanda ou área específica. “Essa máquina foi pensada e desenvolvida para proporcionar o melhor em quesitos de plantio para o homem do campo, trazendo como aliada a alta tecnologia e custo-benefício, atendendo assim, aquele que busca constantemente melhorias em seus processos produtivos com conforto, segurança e rentabilidade”, completa Petrikovski.

Ganhos a agricultura familiar

O novo lançamento da Solumont vai de encontro a uma demanda do mercado estimulado, principalmente, pelo novo Plano Safra do Governo Federal que vai garantir aos agricultores familiares melhores condições na concessão de crédito. Com juros menores e mais garantias de acesso, a iniciativa assegura R$ 85,7 bilhões para esse perfil de produtor com o intuito de fortalecer essa importante categoria e promover a produção sustentável de alimentos saudáveis para o Brasil.

De acordo com o especialista de mercado Rafael Luche, gerente de vendas, pós-vendas e marketing da FertiSystem, com este cenário, as agroindústrias focadas na agricultura familiar como a Solumont ganharam novo fôlego e melhoraram suas expectativas de vendas. “A propriedade de menor porte geralmente tem problemas de escassez de mão de obra, porém, ela busca rentabilidade, tanto quanto o agricultor empresarial. Por isso, soluções como a Plantadeira CP que possui alta tecnologia, facilita o manejo, pois garante maior eficiência e otimiza muitos processos. É uma máquina vocacionada à agricultura familiar com um completo pacote tecnológico”, destaca.

Ainda segundo Luche, por meio do acesso à essas tecnologias, o produtor tem a oportunidade de verticalizar receita, além de ter mais rentabilidade e mais produtividade em uma área menor. “Entendemos a vocação do nosso cliente e por isso buscamos parcerias que possam acelerar seu desenvolvimento. A Plantadeira CP tem os melhores atributos da Solumont, adicionados à soluções inteligentes para o plantio da FertiSystem, com o objetivo de melhorar a produção e, obviamente, a rentabilidade do nosso agricultor”, finaliza.

FertiSystemCom sede em Passo Fundo/RS, a FertiSystem surgiu em 2002 para trazer soluções inteligentes para o plantio. Atualmente, está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. A empresa é formada por um grupo técnico especializado focado em pesquisa, inovação e tecnologias aplicadas no plantio e na fertilização do solo.

Ruralpress

terça-feira, 27 de agosto de 2024

MARCOPOLO CHINA SUPERA MARCA DE 60 ÔNIBUS ENTREGUES PARA HONG KONG EM 2024

A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade, com fábricas em diversos países do mundo, entre eles a China, atingiu a marca de 60 ônibus entregues para Hong Kong em 2024. A companhia fornece veículos para a região desde 2012, principalmente os produtos da família Audace e, no total, já são quase 700 unidades comercializadas para esse mercado.

“A fábrica da China está apta para a produção seriada de diversas soluções desenvolvidas pela Marcopolo e isso é possível graças aos investimentos contínuos que realizamos em inovação e tecnologia, tanto no país como nas demais operações da companhia”, afirma José Luis Moraes Goes, diretor de operações internacionais e comercial mercado externo da Marcopolo.

Desde 2012, quando a companhia iniciou as vendas de veículos para Hong Kong, o portfólio de produtos passou por atualizações. Atualmente, são oferecidos ao mercado seis opções de marcas de chassis diferentes, tanto com europeias, bem como com chinesas.

“Sempre que pensamos em produzir ou implantar algo em determinada região, realizamos uma análise para identificar se aquele local conta com estrutura necessária para receber nossos novos veículos”, reforça Goes.

Aposta na descarbonização

Entre as inovações recentes desenvolvidas pela Marcopolo na planta chinesa está o Audace Fuel Cell, movido a célula de combustível de hidrogênio, apresentado em 2023 na Busworld Europe, e considerado um case de inovação da companhia. O trabalho foi desenvolvido em cooperação com a Allenbus, responsável pelo sistema de integração, e a Sinosynergy, desenvolvedora do sistema fuel cell.

“Os modelos comerciais com propulsão a hidrogênio são considerados alternativas sustentáveis em um mundo em que o processo de descarbonização está cada vez mais evidente em todos os setores. A China é um mercado que investe em tecnologias desta natureza e tem uma frota de mais de 20 mil veículos comerciais em operação, o que demostra o vasto campo de oportunidades que temos pela frente”, analisa Hans Jorg Ehlers, diretor geral da Marcopolo China.

Além do Audace Fuel Cell, a Marcopolo investe em outras soluções de propulsão elétrica e híbrida, diretamente alinhadas aos desafios globais de descarbonização e seus impactos. São cerca de 1.000 veículos em circulação em diferentes países, como Argentina, Austrália, Chile, China, Colômbia, Costa Rica e México.

Atuação no mercado internacional

A estratégia de fortalecimento da atuação da companhia no mercado internacional conta ainda com a meta de expansão das exportações para o Oriente Médio, África, Austrália, Filipinas e Nova Zelândia. Para isso, a companhia investe em parcerias com fabricantes locais, como na África Oriental, onde a Marcopolo colabora com um fabricante de carrocerias da região e fornece kits CKD (Completely Knocked Down; em português, veículo desmontado) para montagem local, a fim de superar a barreira dos direitos de importação. Já na Austrália, a empresa conta com três plantas, em Melbourne, Brisbane e Perth. Na América do Sul, destaque para vendas recentes ao Chile, Peru, Costa Rica, Uruguai e Equador.

Além destes mercados, a Marcopolo China pode ser uma solução para produtos específicos, como os veículos movidos a hidrogênio. Outro fator é o desenvolvimento de veículos que se adequem às necessidades do mercado, por exemplo, países que estejam com o crescimento de viagens rodoviárias e podem necessitar de ônibus de determinados modelos ou configurações. A companhia sempre busca aprimorar os seus projetos, de modo a colaborar com o segmento de mobilidade.

No 2T24, as exportações da Marcopolo a partir do Brasil representaram 10,4% da receita líquida, totalizando R$ 203,8 milhões, enquanto os negócios no mercado internacional representaram R$ 495,9 milhões da receita líquida, 25,4% do total registrado pela empresa no período.

Marcopolo - Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

BMW TEM OS CARROS ELÉTRICOS COM MAIOR ALCANCE DO BRASIL, DE ACORDO COM O INMETRO.

Repleto de lançamentos, praticamente semanais, o segmento de carros elétricos no Brasil é o que mais chama atenção atualmente. Contudo, apesar de todas as novidades, uma coisa permanece igual: a BMW tem os carros elétricos com maior alcance do mercado atualmente, de acordo com o Inmetro. 

Líder isolado desde o seu lançamento em 2021, o BMW iX, na versão xDrive 50, tem o impressionante alcance de até 528 quilômetros homologado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. 

Revolucionário em seu lançamento e com equipamentos jamais vistos no segmento automotivo, o iX impressiona em todos os sentidos. Sua grade regenerativa, a tecnologia semelhante ao do Boeing no teto-solar, o sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes, 1.615W de potência e função 4D são os principais destaques. Além disso, o modelo tem 523 cv e 765 Nm de torque, com capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

O segundo carro mais eficiente do Brasil também é da BMW. Trata-se do i7, sedã ultraluxuoso, que tem alcance de até 479 quilômetros, também homologado pelo PBEV. Carro mais tecnológico e luxuoso à venda no Brasil, o BMW i7 é equipado com um cinema de 31 polegadas e resolução 8k no banco traseiro, conexão 5G, sistema de som de 2.000w, 544 cv de potência e 745 Nm de torque instantâneo.

BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

PULVERIZADOR BRASILEIRO STARA IMPERADOR 4000, COM MOTOR CUMMINS QSB 6.7, É EXIBIDO NO MAIOR EVENTO NORTE-AMERICANO DO SETOR AGRÍCOLA.

Com orgulho de suas raízes brasileiras, a Stara leva ao mercado norte-americano o pulverizador Imperador 4000, equipado com o motor Cummins QSB 6.7. Essa exibição no Farm Progress Show 2024, o principal evento agrícola dos Estados Unidos, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto em Boone, Iowa, simboliza a força e a inovação da agricultura brasileira no cenário internacional.

“Este marco representa não apenas a excelência tecnológica da Stara, mas também a capacidade do Brasil de competir e liderar com soluções que combinam robustez, eficiência e sustentabilidade, atributos fundamentais para as aplicações no campo. Estamos muito orgulhosos em não só fazer parte, mas também de contribuir com o sucesso global deste equipamento”, diz Mariana Pivetta, Diretora de Vendas Off-Highway da Cummins.

O motor Cummins QSB 6.7, com seus 295 cv de potência, desempenha um papel vital no sucesso do Imperador 4000. Reconhecida por sua durabilidade e economia, essa motorização brasileira não apenas maximiza o desempenho, mas também traz uma redução de até 2,5% no consumo de combustível, algo crucial para a operação econômica e sustentável que o produtor rural precisa.

Vale reforçar que esse percentual de 2,5% no consumo de combustível é resultado de uma combinação de tecnologias desenvolvidas pela Stara em parceria com a Cummins. O Imperador 4000 também conta com reservatórios de alta capacidade, além de sistema hidráulico otimizado que identifica a quantidade de óleo necessária para a realização de diferentes atividades, principalmente a vazão da bomba de pulverização.

Com sua capacidade de enfrentar os terrenos mais desafiadores e entregar uma aplicação precisa e uniforme, o Imperador 4000 eleva o padrão de excelência nos campos, apresentando excelente capacidade de rampa, de 32%, e barras centrais que garantem 58% a mais de cauda no alvo (tecnologia exclusiva da Stara). São atributos que demonstram como a engenharia brasileira é capaz de oferecer soluções tecnológicas e eletrônicas que resolvem os desafios do agronegócio global.

O equipamento é o testemunho genuíno de que, quando a expertise da Stara se une à confiabilidade da motorização Cummins, o resultado é um produto que leva a força do campo brasileiro para o mundo.

A Stara conta com a maior e melhor linha de máquinas agrícolas do Brasil, oferecendo produtos nas linhas de plantio, distribuição, pulverização, além de uma grande variedade de implementos agrícolas. Com forte vocação tecnológica, comprovada pelo portfólio de produtos inovadores que são lançados, a Stara apresenta-se como uma empresa dinâmica que se antecipa às necessidades dos produtos rurais, gerando tecnologia voltada para o aumento da produtividade e do lucro na atividade. Atualmente a Stara está presente em todo o território brasileiro e também nos cinco continentes, exportando para mais de 35 países. Para mais informações, acesse o site Stara (https://www.stara.com.br).

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

BATERIAS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS PODEM SER 100% RECICLADAS

As baterias de lítio, que equipam a grande maioria dos veículos eletrificados (elétricos puros ou híbridos) rodando pelo mundo podem ser 100% recicladas, evitando qualquer risco ou prejuízo ao meio ambiente. A tecnologia para desenvolver este trabalho está difundida mundialmente e já é desenvolvida também no Brasil – as três principais empresas especializadas nessa atividade que operam no país são Re-Teck, Energy Source (associadas da Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e Lorene.

Essas empresas atuam no mercado brasileiro coletando e reciclando as baterias de lítio de aparelhos celulares, notebooks, tablets e máquinas de cartão. A tecnologia dessas baterias é a mesma utilizada pelas montadoras nos seus veículos eletrificados. “As baterias de lítio já fazem parte da sociedade brasileira há, pelo menos, 25 anos”, afirma Marcelo Cairolli, diretor de Infraestrutura da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e vice-Presidente de Negócios para América Latina da Re-Teck, que atua no Brasil desde 2016.

Para se ter ideia, de acordo com pesquisa divulgada em 2023 pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), o Brasil tinha então 249 milhões de smartphones e outros 115 milhões de tablets e notebooks ativos. “Isso equivale a 42,2 mil toneladas de baterias em operação. Portanto, essa não é uma tecnologia nova no país e as empresas de reciclagem que atuam nesse segmento são bem lucrativas e estão prontas para atender ao mercado automotivo”, acrescenta Cairolli.

Apesar deste cenário promissor, em 10 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação do texto base da Reforma Tributária, incluindo o carro elétrico no Imposto Seletivo, conhecido como o “Imposto do Pecado”. O projeto agora será apreciado pelo Senado. Este imposto foi criado para incidir sobre produtos ou atividades nocivos à saúde ou ao meio ambiente.

“Os veículos elétricos e híbridos reduzem ou cortam a zero as emissões de poluentes nocivos, diminuem a poluição sonora e contribuem com a redução dos gases do efeito estufa. Eles favorecem a saúde humana e o meio ambiente. Não faz qualquer sentido esse produto ser incluído no Imposto Seletivo”, argumenta Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

Reciclagem das baterias

Ao contrário do que muita gente imagina, a bateria de um veículo eletrificado não quebra ou estraga de um dia para o outro. Na verdade, assim como acontece nos aparelhos celulares, com o passar dos anos, suas células vão perdendo a capacidade de carregamento. No caso dos veículos elétricos, em geral, não é necessário trocar a bateria toda de uma vez: o consumidor poderá solicitar um teste das células e trocar apenas as que estão danificadas –  o processo é similar ao que já acontece no Brasil com as baterias de bicicletas elétricas. Estas células substituídas são enviadas para a reciclagem.

Essas células, feitas de lítio, são o componente mais importante da bateria e operam, basicamente, como as pilhas comuns que conhecemos, armazenando a energia necessária para manter o veículo em funcionamento. Os carros elétricos, dependendo do modelo, possuem milhares de células.

Quando o desempenho da maioria das células atinge a marca de 50% abaixo do normal, é a hora da substituição. Porém, aquela bateria usada ainda poderá ter uma “segunda vida” em aplicações estacionárias, incluindo sistemas de armazenamento de energia solar ou eólica para residências e empresas.

As baterias dos veículos possuem, em geral, garantia de oito anos e apresentam uma durabilidade que varia de 10 a 15 anos – e, portanto, ainda não existem modelos eletrificados no Brasil com baterias que necessitem da reciclagem. No momento em que as baterias que rodam atualmente pelo país começarem a chegar ao seu limite de durabilidade, as empresas de reciclagem estarão prontas para oferecer seus serviços para o mercado nacional.

Basicamente, estes serviços poderão incluir a coleta das baterias usadas por todo o país e a reciclagem de 100% do produto. A maior segurança que esse processo terá sucesso é o fato de os itens reciclados terem valor de venda no mercado global, similar ao de comodities, além de contribuírem com a preservação do meio ambiente.

Durante a reciclagem, que consiste na trituração das baterias, são gerados três tipos de produtos que são devidamente separados: plásticos, retalhos de alumínio e cobre e os chamados metais nobres (lítio, cobalto e níquel). Todos são recicláveis, mas os resíduos de metais nobres são os mais valiosos no mercado internacional e são conhecidos como “Massa Negra” (“Black Mass”) pela sua aparência – são um pó metálico e preto que posteriormente é enviado para separação dos metais e reaproveitamento na fabricação de novas baterias. Lítio, níquel e cobalto podem ser reciclados infinitas vezes.

Existe um interesse crescente, globalmente, pela “Massa Negra”. Grandes empresas internacionais já estão atuando nesse setor e algumas montadoras já anunciaram parcerias ou joint-ventures para explorar as oportunidades de reciclagem com as baterias de veículos eletrificados.

Tipos de baterias

As baterias de lítio são amplamente preferidas pelas montadoras por causa da sua eficiência elevada, bom desempenho em altas temperaturas e capacidade de reciclagem dos seus componentes. Mas existem, também, vários tipos de baterias de lítio, que proporcionam desempenhos diferentes. A escolha das indústrias leva em consideração fatores como autonomia, desempenho e custo. Atualmente, existem quatro tipos principais que equipam os carros: NMC (Lítio Níquel-Manganês-Cobalto), LFP (Lítio Ferro-Fosfato), NCA (Lítio Níquel-Cobalto-Alumínio) e Li-S (Lítio Enxofre).

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma entidade criada para apoiar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e todo o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de transporte sustentável e a descarbonização da economia. Os 124 associados da ABVE são empresas grandes, médias, pequenas, multinacionais e startups, que abrangem toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. A ABVE divide-se em seis áreas de atuação: Veículos Leves, Pesados, Levíssimos, Componentes, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Mais informações: clique aqui.

ABVE Comunicação
Grupo Printer Comunicação