sábado, 31 de agosto de 2024

BMW APRESENTA O NOVO BMW M5 TOURING NOS EUA.

Tão aguardado e desejado pelos clientes da marca, o novo BMW M5 Touring foi apresentado durante o Monterey Car Week na Califórnia

Com visual musculoso e extremamente esportivo, o modelo tem, pela primeira vez na história, um conjunto de propulsão híbrido. Chamado de M Hybrid, esse sistema une um motor V8 de 4,4 litros e um motor elétrico integrado à transmissão M Steptronic de oito velocidades. 

Juntos, esses motores resultam em uma potência total de 727 cv e 1.000 Nm de torque, que levam o novo BMW M5 Touring de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima padrão é de 250 km/h, mas pode ser aumentada para 305 km/h caso o modelo esteja equipado com o pacote M Driver opcional. 

O início das vendas do novo BMW M5 Touring está previsto para novembro de 2024 e seguirá de perto o início da produção na Planta do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha. Os mercados que receberão o modelo em primeira mão serão Alemanha e os EUA, seguidos por Grã-Bretanha, Canadá e Suíça. Não há previsão de venda do novo BMW M5 Touring no Brasil.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

TRANSPORTADORA DA JBS USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA SALVAR VIDAS NO TRÂNSITO

Sistema de Inteligência Artificial implementado pela JBS em sua frota de caminhões é capaz de identificar fatores de risco e evitar acidentes de trânsito. Adotado pela TRS, transportadora da divisão de Novos Negócios da Companhia, o sistema emite alertas ao detectar sinais de fadiga do motorista, uso de celular ao volante, não utilização de cinto de segurança e risco de colisões. Desde a implementação da ferramenta, em 2022, os alertas ajudaram a evitar mais de mil potenciais acidentes.

É o caso de Jhon Lenon da Silva Patrício, cuja vida foi salva por meio da intervenção do sistema. Durante uma viagem, Patrício demonstrou sinais de sonolência. Alertada pela ferramenta, a equipe da TRS contatou o motorista. Ele relatou ao atendente estar sofrendo de dores no peito e mal-estar. Imediatamente, o resgate foi acionado e o profissional, socorrido. Patrício estava sofrendo um infarto e a agilidade no atendimento foi fundamental para evitar o agravamento do quadro. “Posso dizer que o sistema salvou minha vida, porque eu estava infartando e não sei se conseguiria chamar ajuda. Mas atendi a ligação da empresa e o resgate chegou a tempo de me socorrer”, conta Patrício.

O gerente de riscos da TRS, Leandro Ferraz, reforça que a ferramenta é mais uma iniciativa da Companhia em prol da segurança do time. “Atualmente, contamos com uma série de treinamentos e ações focados na segurança e qualidade de vida dos motoristas. E com o complemento da implementação do sistema de câmeras inteligentes nos caminhões da nossa frota, e em ônibus que levam nossos colaboradores, estamos conseguindo evitar acidentes identificando situações de risco”, afirma. Ele informa ainda que, para garantir o cumprimento do tempo de descanso obrigatório dos motoristas, os veículos ficam bloqueados.

O sistema é composto por três câmeras instaladas nos caminhões: uma na cabine, com foco no comportamento do motorista, outra direcionada para os olhos do profissional e uma terceira, focada na rodovia. Um sistema de Inteligência Artificial analisa em tempo real os dados coletados e identifica se o colaborador apresenta sinais de distração, fadiga, se está bocejando ou mexendo no celular, bem como se está utilizando o cinto de segurança, realizando ultrapassagem em faixa contínua ou se corre o risco de colisão frontal. A IA é capaz, ainda, de avaliar a íris do motorista e a sequência e velocidade do piscar dos olhos, indicando se o profissional está sonolento ou com um comportamento que possa ser considerado anormal.

Em situações de risco, o programa emite um sinal de alerta instantâneo dentro da cabine e, na sequência, aciona a central de monitoramento. Um profissional habilitado analisa os dados e inicia um protocolo de segurança, que consiste em contatar o condutor para verificar a situação, efetuando perguntas elaboradas por profissionais da medicina. Se for necessário, o motorista é auxiliado no processo de parada do veículo no ponto seguro mais próximo.

Havendo reincidência de alertas de sonolência do motorista, ele será encaminhado para área de saúde para realização de exames de detecção de possíveis doenças relacionadas à qualidade de sono do condutor.

Entre junho de 2022 a junho de 2024, os cerca de 1.500 veículos da frota da empresa que contam com o sistema registraram uma queda de 20% no número de alertas de fadiga por quilômetros rodados.

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

JBS
FSB

MERCEDES-BENZ CELEBRA 200 MIL VANS VENDIDAS NO BRASIL E LINHA SPRINTER É SINÔNIMO DA CATEGORIA

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil celebra, neste mês de agosto, o marco de 200.000 unidades de vans vendidas no país, considerando a Sprinter e a pioneira MB 180. A linha de veículos comerciais leves da marca está presente no mercado brasileiro há mais de 30 anos e criou o segmento de Large Vans com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas.

“Atingir 200 mil vans da Mercedes-Benz vendidas no Brasil é um marco histórico para nós e reflexo de muito trabalho e dedicação ao longo de mais de 30 anos no país. Nosso veículo é amplamente reconhecido no mercado brasileiro por sua confiabilidade e versatilidade, além de ser referência no segmento. Nossa tradição é marcada por uma combinação de durabilidade, tecnologia avançada e desempenho que atende tanto ao setor de transporte de passageiros, veículos de resgate e de cargas”, afirma Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Ícone de versatilidade, eficiência e conforto

Os veículos Sprinter destinados ao mercado brasileiro são fabricados pela Mercedes-Benz na Argentina e contam com quatro configurações, incluindo van para passageiro, furgão vidrado, furgão e chassi com cabine (Sprinter Truck). Dessa forma, a marca oferece o portfólio mais completo do segmento com 64 possibilidades de aplicação a partir dos modelos 315 Street, 417 e 517.

Transportadores, autônomos e empreendedores contam com diversas opções para escolher o modelo apropriado às suas necessidades. As vans de passageiros apresentam diferentes tamanhos e número de ocupantes que podem ser utilizadas para transporte escolar, turismo, traslados e fretamento. Enquanto os furgões e chassis com cabine são destinados à distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além de prestação de serviços e negócios sobre rodas para empreendedores.

Para atender a todas as demandas do setor, a marca também conta com a linha Street, que pode ser dirigida por motoristas com habilitação da categoria B, a mesma exigida para automóveis. Com alto padrão de qualidade e equipamentos disponíveis, a Sprinter também se tornou referência no segmento de motorhome, que teve grande crescimento nos últimos anos.

Sendo assim, a Mercedes-Benz é a marca com soluções completas de mobilidade para pessoas e cargas. A Sprinter é ideal para entregas rápidas, especialmente nos centros urbanos, que estão cada vez mais congestionados e com circulação limitada para veículos de entregas. Dessa forma, ela assegura facilidade para o dia a dia do motorista, atuando com eficiência e versatilidade em todas as situações, seja nas vias centrais, no interior dos bairros, em ladeiras e nas curtas distâncias.

Trajetória de sucesso

A Sprinter estreou em 1995 na Alemanha e fez parte de um marco histórico ao ser o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber oficialmente seu nome próprio. Essa designação, hoje, representa uma categoria inteira de veículos.

Lançada no Brasil em 1997, a Sprinter foi a sucessora da MB 180, primeira família de modelos da marca nesse segmento no Brasil, importado da Espanha entre 1994 e 1997. A segunda geração foi lançada em 2012, já equipada com sistemas de assistência avançados, como o pioneiro programa eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista.

Em sua terceira geração, a atual, oferece ainda mais recursos de segurança e conforto para o motorista e passageiros. Além do design interno ergonômico, conta com importantes funções e equipamentos de segurança ativa, como o ESP adaptativo mais completo da categoria, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré.

Com um portfólio repleto de possibilidades, a Mercedes-Benz trouxe para o mercado de comerciais leves inovações tecnológicas e exclusividades, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), o ESP Adaptativo 9I®, a direção elétrica e o sistema multimídia MBUX com espelhamento de smartphone, piloto automático e volante multifuncional. Com esses diferenciais, a linha Sprinter alcança o nível mais alto da categoria e evidencia o seu pioneirismo no segmento.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

NOVOS VOLKSBUS JÁ SÃO REFERÊNCIA DE MERCADO EM DIVERSOS SEGMENTOS

Com 30 anos no mercado, a família Volksbus está completa e com a melhor oferta de produtos de sua história. O portfólio versátil oferece ao cliente desde opções para garantir maior conforto nas viagens de longa distância a configurações especiais para operação off-road, por exemplo, além do entre-eixo adaptado às necessidades do frotista. Entre as opções mais buscadas pelos clientes estão o Volksbus 11.180 e o 17.230, sucessores dos modelos mais vendidos da VW.

O Volksbus 11.180 é um dos mais novos modelos da linha, também disponível nas versões rural, fretamento e rodoviário. Em sua versão urbana, o motor de 3,8 litros entrega 180 cv de potência e 600 Nm de torque, garantindo melhor performance nas aplicações. O modelo também conta com o opcional de suspensão mista – metálica na dianteira e pneumática na traseira. Ideal para as aplicações urbana e fretamento de curta e média distância, este chassi pode receber carrocerias de até 10 metros, transportando até 39 passageiros sentados.

Sinônimo de robustez redobrada, o Volksbus 11.180 R topa qualquer desafio e está preparado para as operações off-road. A versão rural do veículo conta com o sistema de suspensão reforçada e elevada em relação ao solo, para um melhor desempenho fora de estrada. Além disso, o modelo traz um motor ainda mais potente em sua versão Euro 6 e eixo traseiro com bloqueio do diferencial, o que ajuda o veículo a vencer terrenos acidentados e escorregadios.

No caso do Volksbus 17.230 S, o veículo está equipado com motor de 4,6 litros, que entrega 230 cv de potência e 850 Nm de torque. O modelo também traz a transmissão manual de seis velocidades de série ou a opcional automática de oito velocidades. Podendo receber carrocerias de até 13,2 metros, o 17.230 S transporta até 42 passageiros na versão urbana. Assim como todos os produtos da família Volksbus, ambos contam com a tecnologia SCR no sistema de emissões e possibilitam conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e baixos níveis de emissões.

Tecnologia de série

A Volkswagen Caminhões e Ônibus investe na digitalização para incrementar essa experiência. O painel completa essa composição de forma a favorecer o melhor ângulo de visão para o motorista. Agrega também mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia. As opções – todas personalizáveis – vão desde informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos.

O pacote tecnológico da VWCO também inclui o avanço das transmissões automáticas para veículos com motores dianteiro e traseiro, o que confere ainda mais conforto e segurança. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Já para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto.

Conforto em todas as aplicações

No quesito conforto, os novos ônibus da Volkswagen dispõem de ergonomia adaptada a fim de oferecer melhor manobrabilidade e direção aprimorada para os motoristas. Por esse motivo, o painel de instrumentos passa a ter um melhor ângulo de visão e funcionalidades exclusivas, o que favorece a operação do veículo. Além disso, o volante foi remodelado com multirregulagem de série e a alavanca de marchas foi reposicionada, tornando a experiência na direção muito mais fácil.

Aprimorando ainda mais o conceito sob medida, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem variações para seus chassis, de acordo com a aplicação do veículo e o tipo de suspensão: rural (R) com suspensão reforçada e plataforma elevada; suspensão pneumática (S); suspensão pneumática no chassi piso alto (SH); e suspensão pneumática no chassi piso baixo (SL). Dos Volksbus de 9 a 22 toneladas, todos os chassis dispõem da configuração de suspensões pneumáticas para escolha dos clientes.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

KIA APRESENTA SEU PRIMEIRO VEÍCULO 100% ELÉTRICO A SER COMERCIALIZADO NO BRASIL

A Kia apresentou nesta semana seu primeiro veículo 100% elétrico a ser comercializado no país, o SUV médio EV5, versão única Land, que traz uma nova era de mobilidade elétrica para atender às necessidades das famílias da geração Y, cuja essência combina design transformador, versatilidade e conforto excepcional para oferecer um veículo harmonioso. Cada atributo do EV5 foi projetado e desenvolvido para atender às necessidades das famílias modernas e aumentar seu prazer em cada viagem.

Com alcance de 402 km, de acordo com o INMETRO junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e de 550 km, segundo WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, o Kia EV5 é equipado com uma bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, estrutura tipo lâminas, 220,4 Ah de capacidade, tensão operacional de 400V, que gera 88,16 kwh de energia, além de uma bateria de baixa tensão (auxiliar), de chumbo ácido, 45 Ah de capacidade e 12V de tensão operacional.

Por essas características do sistema de bateria de alta tensão, o Kia EV5 desenvolve potência máxima de 160 kW ou 217,5 cv, torque de 31,6 Kgf.m, rpm máxima de 13.800, performance que confere ao modelo de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. Ainda de acordo com a metrologia INMETRO, o EV5, classificado com a nota A, faz, na cidade, 37,6 km/l equivalente, e 30,5 km/l equivalente na estrada. A eficiência energética do motor elétrico é de 0,63 MJ/km rodado.

Quanto ao recarregamento, em corrente contínua (DC) de 360 kW, a bateria do EV5 pode ser “abastecida” em 27 minutos (80%) e em estação de 50 kW em 83 minutos (também 80%); enquanto em corrente alternada (AC), de 11 kW (rede trifásica), em 8h10, e com unidade de 7 kW (rede bifásica) em 9h40.

De tração 4x2, a suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. A direção é elétrica, sua transmissão é composta por sistema de engrenagem de redução. O EV5 vem equipado com freios a discos de 17 polegadas nas quatro rodas, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e EBD.

As dimensões do Kia EV5 são de 4.615 mm (comprimento), 1.875 mm (largura), 1.715 mm (altura) e entre-eixos de 2.750 mm. Com essas medidas, o EV5 excede no conceito de design e de estética no segmento de SUV médio, ao mostrar presença marcante, ousada e nova, redefinindo a categoria com a aclamada filosofia de design da marca "opostos unidos". A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros (VDA) e, com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros.

Ao integrar sutilmente paisagens naturais e arquitetura contemporânea, o Kia EV5 apresenta linhas fortes e sólidas. O novo modelo apresenta uma interpretação moderna da grade frontal, também chamada de nariz de tigre, da Kia por meio de um proposta ampla e única, toda moldada com paixão e precisão.

Alicerçado em “ousado por natureza”, um dos cinco pilares de design “opostos unidos”, o EV5 apresenta uma carroceria sólida e potente complementada por uma superfície suave e ressonante, que visa despertar a criatividade e atender às necessidades de famílias e indivíduos ambientalmente conscientes que buscam inovação.

De todos os ângulos, a natureza confiante e digna do EV5 é refletida em seus para-lamas e linhas largas, criando uma silhueta sólida e única. Os pilares D, recuados, destacam ainda mais a praticidade do EV5, acentuando a amplitude do banco traseiro e do porta-malas, ao mesmo tempo em que fornecem um amplo campo de visibilidade.

Elementos de design distintos da Kia, como o “nariz de tigre” e o capô sólido, combinam-se para formar um elegante ‘tiger face’ digital, eclipsando a grade tradicional para transmitir uma impressão limpa e poderosa. Ao melhorar ainda mais o design externo frontal, o EV5 incorpora a “iluminação de mapa estelar” tridimensional formada por luzes diurnas (DRL). Inspirado por constelações repletas de estrelas, o EV5  introduz formas dinâmicas ao longo da linha da lâmpada, enfatizando ainda mais o design “tiger face”.

Na traseira, um spoiler estendido e rebaixado mantém o perfil distinto do SUV enquanto melhora a eficiência aerodinâmica e significa o status do EV5 como um veículo elétrico inovador nascido para oferecer uma nova era de mobilidade familiar segura e sustentável. A placa de proteção inferior técnica e extensa enfatiza ainda mais a natureza robusta e protetora do EV5, enquanto a linha de separação da porta traseira fornece uma assinatura nítida e limpa para o design.

As opções de pintura externa do EV5 incluem um total de oito cores: branco neve, prata marfim, prata marfim opaco, azul gelo, azul maré, preto noite estelar, cinza mineral e verde iceberg.

Espaço interior

A pesquisa da Kia revelou que as famílias da geração Y agora consideram o interior de seu SUV EV não apenas como um lugar para sentar com segurança e conforto ao viajar, mas como um "espaço" adicional para viver sua vida. Para enfrentar esse desafio, os designers de interiores da Kia reinventaram completamente o espaço interno do veículo. Inspirando-se ainda mais no SUV EV9, foi adotado no EV5 um amplo espaço interno que está mais próximo em conceito e execução de um lounge doméstico do que de uma cabine de carro tradicional.

Aqui, mais uma vez, o pilar de design "ousado por natureza" desempenhou um papel crucial, garantindo que o design interno do EV5 seja focado na criação de uma mistura de novos espaços e formas, buscando um conceito de harmonia entre a natureza e os elementos artificiais. Isso resulta em uma convergência transformadora de forma e função para garantir uma experiência envolvente e confortável para todos os ocupantes e fornecer um ambiente acolhedor para atividades de lazer.

Os detalhes de design da cabine do EV5 foram cuidadosamente escolhidos, e o acabamento geral foi executado para criar um ambiente interno que combina uma sensação de bem-estar relaxante, inspiração pessoal e pura diversão para a família.

O painel central sofisticado do EV5 serve como um recurso de design definidor, ao mesmo tempo em que oferece praticidade líder na classe e interação intuitiva e perfeita com os ocupantes.

Recheado de ADAS

A exemplo dos features de outros modelos da Kia, o EV5 está recheado de tecnologias de condução semi-autônoma, o ADAS - Advanced Driver-Assistance System: alertas de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente (DAW - Driver Attention Warning w/ Leading Vehicle Departure Alert); de prevenção de colisão por ponto cego (BCA - Blind-spot Collision-avoidance Assist) traseiro; de saída de faixa de rodagem (LDW - Lane Departure Warning); de saída em segurança (SEW - Safe Exit Warning); assistentes de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA - Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist); de centralização na faixa de rodagem (LFA - Lane Following Assist); de farol alto (HBA - High Beam Assist); permanência na faixa de rodagem (LKA - Lane Keep Assist); para prevenção de colisão frontal (FCA - Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas; para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT); câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM - Rear View Monitor) e de visão 360° (SVM - Surround View Monitor); monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM – Blind-spot View Monitor); piloto automático adaptativo (SCC - Smart Cruise Control) com assistente de congestionamentos e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW - Park Distance Warning, Forward & Reverse).

Garantia e preço 

No Brasil, disponível apenas na versão única Land, o EV5 tem garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e de 8 anos ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem. O preço de lançamento do EV5 é de R$ 399.990,00, cujo pacote inclui um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW e as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, são gratuitas.

KIA Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

SÓ QUERO DENGO. Por Marli Gonçalves*

Não é mais nem xodó, que é mais namorinho, próximo, amorzinho, relação, que já deu letra de música, e poderia ser considerado pedir muito. Dengo, não; é livre. É só fazer um gesto e quem recebe fica bem contente, o mundo melhor, mais pacífico. Podia até ser esse um recado para a primavera que se aproxima. Mais dengo, por favor. E mais de um minuto de atenção.

Ficar esperando xodó cansa. Dengo também, mas é muito mais fácil apelar publicamente por um. No sentido de carinho, manha, atenção, delicadeza. Produtos absolutamente em falta na prateleira dos relacionamentos humanos. Ninguém parece ouvir mais ninguém com atenção. Ou, na verdade, escuta o que quer, e só a parte que for favorável. Sempre só parecem prontos a reagir ou discordar, ou ainda mudar de assunto, de cobra para lagarto, criando polêmicas como as que temos visto por metro. Outro dia li um comentário que me fez rir, e também refletir sobre isso, de uma jornalista que afirmava que agora só se consegue falar e ser ouvido na terapia, pagando.

A instantaneidade das rede sociais tem claramente um papel importante nesse comportamento que tenho visto ser apontado por diversas pessoas, que vêm clamando por, digamos, um minuto de atenção. De consideração pela sua fala, pelo o que quer dizer. Simples assim. E a falta disso está levando cada dia mais à individualidade, o famoso melhor ficar quieto, para não arrumar confusão. Levando ao medo, à não participação, a uma neutralidade perigosa. Isso não é bom, não será positivo.

Ao mesmo tempo, fala-se em democracia e liberdade de expressão e pensamento como se fosse feijão com arroz, mas só no momento que convém e como cansaremos de ver mais uma vez na campanha eleitoral, quando os caras (e as caras) as defendem para mentir, desinformar, retroceder; e apelam porque querem continuar nessa toada, cada dia mais presente e perigosa. Não podemos subestimar esse problema nas relações interpessoais, senão viveremos o inferno da solidão e do silêncio. Da apatia.

Claro, não dá para amarrar ninguém numa cadeira esperando assim ser ouvido. Nem ficar reclamando toda hora que não foi compreendido corretamente nos segundos que falou e obteve em seguida alguma palavra ou, às vezes, apenas um grunhido. Quando falo em dengo, falo em um mínimo de consideração, a famosa empatia, palavra lembrada, mas muito pouco exercida. Não é querer ou precisar escutar problemas, não é isso, mas escutar, conversas do cotidiano. Um bom começo.

Não precisa ir muito longe. Quase todos têm, creio, ao menos um grupo de conversas no WhatsApp (sorte de quem consegue fugir disso, mas é difícil). Seja de trabalho. Afinidades. Velhos amigos. Ou de família, onde percebo que grande parte dos conflitos acontece, e esse não tenho até porque sou só eu e meu irmão. Interesses. Repara como um “fala”, por escrito também, ou nos chatos áudios; o outro não escuta ou aparece só para mostrar birra. Nem percebem que muitos dos outros participantes não estão por ali já há algum tempo, e é só procurar saber, muitos estão vivendo situações onde antes de mais nada precisam de solidariedade, uma gota de carinho, um dengo, que perguntem se está bem.

Tenho sabido de muita gente doente ou cuidando de alguém. Eu mesma nos últimos dez dias estou bem jururu com um resfriado forte que me tirou energia, força vital, e talvez até por isso tenha pensado no quanto ao menos um dengo sempre é bom. Cura.

Depois podemos falar sobre tudo isso, olho nos olhos e, se der, por mais de um minuto.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

NOVO CITROËN C3 YOU! REFORÇA ACESSIBILIDADE E PERFORMANCE PARA CONSUMIDORES PCD E TAXISTAS


O novo Citroën C3 YOU! já surpreendeu o mercado ao ser lançado como o hatch mais rápido de seu segmento e também o modelo automático e com motor turbo mais acessível do Brasil. Além desses atributos, o Novo C3 YOU! também entrega um pacote altamente competitivo para diferentes tipos de público que possuem benefícios fiscais previstos em lei.

Para clientes PCD elegíveis, o novo C3 YOU! pode partir de R$ 82.259, dependendo da legislação local. Já taxistas podem adquirir a novidade por valores de até R$ 78.839, também conforme regulamentação vigente.

Equipado com o premiado motor Turbo 200, o novo C3 YOU! tem 130 cv com etanol. Essa potência, somada ao moderno câmbio automático CVT de sete marchas, permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em só 8,4 segundos. Além disso, o C3 YOU! segue com todos os atributos que o tornaram um modelo único em seu segmento, com muita atitude SUV, amplo espaço interno e o maior espaço da categoria.

O novo C3 YOU! já pode ser encomendado nas mais de 170 concessionárias Citroën espalhadas pelo Brasil.

CitroënDesde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

BANCO CNH OFERECE LINHAS DE CRÉDITO DO PLANO SAFRA E RECURSOS PRÓPRIOS NA EXPOINTER.

Instituição financeira leva soluções diversificadas para o produtor rural, como seguros customizados e cartão de crédito para peças e serviços

O Banco CNH, celebrando 25 anos de atuação no Brasil, está presente mais uma vez na Expointer, que acontece até domingo, 1º de setembro, em Esteio (RS). Nesta edição da feira, a instituição financeira destaca as linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025 para compra de máquinas agrícolas e de construção das marcas da CNH - Case IH, New Holland, New Holland Construction e CASE Construction Equipment - além de soluções financeiras e de seguros adaptadas às necessidades de cada cliente.

Um dos maiores tomadores de recursos do Plano Safra entre os bancos de montadora, o Banco CNH leva todo o seu know-how ao evento com uma equipe especializada para garantir os melhores negócios para clientes e concessionários. “Além das opções de crédito subsidiadas, temos também campanhas exclusivas, com condições diferenciadas via CDC para atender as necessidades de clientes de todos os portes e daqueles que não se enquadram nas linhas do BNDES. Para nós é muito importante podermos dar esse suporte ao produtor gaúcho, que tanto contribui para a agricultura”, explica Fernanda Baltazar, Diretora Comercial e de Seguros do Banco CNH.

Outro destaque da instituição financeira para fomentar os negócios na Expointer é a campanha especial para as vendas de peças e serviços realizadas com o Cartão de Crédito do Banco CNH, com tarifas exclusivas e opções de pagamento parcelados e únicos. Com o Cartão de Crédito do Banco CNH – 100% digital e exclusivo para clientes da instituição para compras realizadas nas concessionárias credenciadas das marcas CNH - os clientes realizam suas operações de forma simples, rápida e segura, além de contarem com vantagens customizadas e exclusivas, como prazos flexíveis.

Apoio à rede de concessionários e clientes

Com forte presença na região e ciente dos impactos causados pelas enchentes, recentemente, o Banco CNH presta suporte aos clientes elegíveis nas áreas atingidas, por meio do “Programa BNDES Emergencial para o Rio Grande do Sul”, linha de financiamento do Governo Federal destinado ao Estado.

“Dentre as ações para atender concessionários e clientes afetados, o Banco CNH está intensificando suas ações de apoio na região, facilitando o processo de abertura de sinistros e indenização de máquinas e equipamentos segurados. Além disso, nossa equipe de cobrança está atuando de maneira diferenciada junto aos clientes que sofreram impactos financeiros e possuem contratos de financiamento vigentes”, explica Fernanda.

Banco CNHCom 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

IVECO NA RETA FINAL DA COPA TRUCK COM EXPECTATIVA DE RESULTADOS POSITIVOS NA ETAPA DO PARANÁ

Pilotos buscam repetir boas atuações em Cascavel para conquistar pontos que os levarão ao título da competição. Foto: Rodrigo Ruiz | Divulgação IVECO Copa Truck.

Após uma etapa desafiadora em Interlagos, em São Paulo, os caminhões e pilotos IVECO vão com toda a potência neste final de semana para o Paraná, em Cascavel, na última fase de classificação para a grande final da Copa Truck 2024, que será realizada em Goiânia, no mês de dezembro. O autódromo Zilmar Beux, localizado na cidade paranaense, tem sido favorável aos pilotos Wellington Cirino (#6) e Danilo Dirani (#28), ambos na categoria Super Truck Pro, que colecionam vitórias e pódios ao longo das temporadas anteriores.

“A experiência de Cirino e Dirani em Cascavel será de muita valia para colocarmos nossos brutos no pódio. Temos atualmente um conjunto bem equilibrado que permite aos pilotos contar com a robustez do nosso caminhão nas mais adversas situações da corrida”, afirma Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports, na categoria Super Truck Pro, e Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, na categoria Super Truck Elite, completam o time IVECO na competição. Destaque também para a estreia do piloto baiano Diogo Moscato, da Scuderia CH, que teve passagens recentes pela NASCAR Brasil e ag0ra irá pilotar um pesado da IVECO na Copa Truck.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO fazem parte do time para a temporada 2024 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, o melhor caminhão fabricado pela montadora no Brasil, que estará presente no grid de largada.

Calendário da Copa Truck 2024
-   1 de setembro - Cascavel (PR)
- 13 de outubro - Rio Grande do Sul* (RS)
- 17 de novembro - Curvelo (MG)
-   8 de dezembro - Goiânia (GO)

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicacão de Resultado

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

IVECO BUS COMERCIALIZA 10 DAILY MINIBUS E 32 BUS 17-280 PARA OPERADORES DO SUL DO PAÍS

Este novo sucesso celebra o caminho de confiança da IVECO BUS, marca que oferece o que há de melhor no mercado, com um portfólio voltado às necessidades dos clientes brasileiros.

Depois do sucesso de vendas durante a Lat.Bus/Transpúblico 2024, um dos maiores eventos do setor de transportes de passageiros, realizada em São Paulo, a IVECO BUS alcança mais um importante fornecimento com a comercialização de um total de 42 unidades da Daily Minibus e do chassi BUS-17-280 para quatro empresas operadoras da região Sul do País.

Com o suporte do concessionário Florença, este novo sucesso celebra o caminho de confiança da IVECO BUS, marca que oferece o que há de melhor no mercado com um portfólio de produtos robusto e competitivo, voltado às necessidades dos clientes brasileiros.

As entregas para a região Sul incluem 7 unidades do BUS 17-280 Urbano e 1 Daily Minibus 50-180 para a Viação Graciosa, de Curitiba (PR); 5 BUS 17-280 Urbano, 7 BUS 17-280 Fretamento e 9 Daily Minibus 45-160 para a Viação Castelo Branco, de Quatro Barras (PR); 5 unidades do BUS 17-280 Urbano para a Oceânica Sul, para operação em Pontal do Paraná (PR), Guaratuba (PR) e Itapoá (SC); e 8 BUS 17-280 Urbano para a Viação Santa Clara, para operação na Grande Curitiba e Novo Hamburgo (RS).

“A confiança destes importantes clientes na IVECO BUS confirma nosso posicionamento, que se apoia em uma base sólida de relacionamento”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Apoiamos nossos parceiros como uma verdadeira parceira e consultora, junto à Rede de Concessionários, para entrega de soluções com o melhor Custo Total Operacional (TCO)”.

Danilo Maccachero, gerente Nacional de Vendas da IVECO BUS, ressalta que as vendas refletem o empenho do time IVECO BUS para fornecer produtos eficientes, confiáveis e sustentáveis, respeitando os custos operacionais da região. “Assim fornecemos um conjunto completo, adequado às necessidades específicas de cada cliente, com os melhores resultados”, afirma.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

DIVEIMPORT RENOVA FROTA DA ETUL 4 COM 20 APACHE VIP CAIO

A Diveimport, concessionária da Mercedes-Benz Brasil no Peru e tradicional cliente Caio, adquiriu 20 ônibus urbanos do modelo Apache Vip, quinta versão, para integrarem a frota da operadora ETUL 4. Esses veículos trafegarão no transporte coletivo de Lima, capital peruana.

Lima é a cidade mais populosa do Peru e uma das maiores da América Latina, e conta com aproximadamente 10 milhões de habitantes. A capital, além de ser a porta de entrada para destinos como o Lago Titicaca e Machu Picchu, possui centros históricos preservados e uma arquitetura rica.

O representante de vendas de exportação da Caio, Fabien Accariès, ressalta que essa aquisição reforça a confiança da concessionária e da operadora na qualidade e desempenho dos produtos Caio, visto que ambas possuem em sua frota outros ônibus da marca.

"A Caio é referência no tradicional mercado de mobilidade urbana, sempre oferecendo aos passageiros um transporte seguro, eficiente e confortável. Essa renovação de frota na capital peruana reflete nosso compromisso com o atendimento nacional e internacional.", destaca Fabien Accaries.

Apache Vip

Todos os ônibus são da quinta geração, possuem 12,5 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721, comportando até 87 passageiros.

Para a segurança dos passageiros, os ônibus foram equipados com duas portas tipo fole, posicionadas na parte dianteira e traseira do lado direito da carroceria e seis janelas com acionamento de emergência. Além disso, possuem poltronas com assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Para possibilitar uma direção cômoda e segura aos motoristas, os veículos contêm uma poltrona estofada com sistema de amortecimento hidráulico e alarme de limite de velocidade. Outras tecnologias embarcadas incluem pontos para instalações de câmera de ré, validador eletrônico, monitor no painel do motorista e três microcâmaras internas.

Todos os ônibus também possuem um itinerário eletrônico em led, localizado na parte frontal da carroceria.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores, ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

STELLANTIS AMPLIA LOJAS OFICIAIS DAS MARCAS NO MERCADO LIVRE

Clientes da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram podem adquirir peças genuínas e originais, lubrificantes e acessórios no marketplace

Todas as marcas que fazem parte do portfólio da Stellantis, líder do setor automotivo no Brasil e na América do Sul, agora contam com lojas oficiais no Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina. Os clientes da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram podem adquirir no Mercado Livre uma ampla variedade de itens, incluindo peças, lubrificantes e acessórios.

As lojas de cada marca contam com produtos da Mopar, Bproauto e SUSTAINera. As três marcas integram a estratégia da Stellantis em oferecer acessórios e peças genuínas, peças de reposição e remanufaturadas para todos os públicos e necessidades. Com isso, a Stellantis consolida sua participação no mercado de reposição através de sua estrutura de peças e serviços na América do Sul, capaz de atender às demandas mais complexas dos consumidores.

“Nosso objetivo com a abertura das lojas oficiais no Mercado Livre é proporcionar mais comodidade aos clientes, oferecendo a alternativa de adquirir produtos automotivos online, além das compras nas concessionárias. Essa estratégia reforça a liderança da Stellantis como maior distribuidor de autopeças na América do Sul, que atende aos consumidores em suas necessidades de mobilidade limpa, segura e acessível. Dessa forma, garantimos um atendimento de pós-venda com máxima qualidade, eficiência e credibilidade”, ressalta Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul.

Estratégia de aftermarket da Stellantis

A estrutura de Peças e Serviços da Stellantis é responsável por oferecer um portfólio diverso de marcas capazes de atender às diferentes demandas dos consumidores na região.

A Mopar é a marca de peças genuínas e acessórios originais da Stellantis, que oferece produtos desenvolvidos para assegurar a compatibilidade com cada modelo das diferentes marcas da Stellantis, certificando também que o veículo se mantenha com os parâmetros necessários dentro do período de garantia.  O catálogo global abrange mais de 500 mil itens, distribuídos em mais de 150 mercados ao redor do mundo.

A Bproauto é a marca da Stellantis que chegou ao Brasil para atender o mercado de distribuição, com mais de 1600 referências de peças e lubrificantes com aplicações multimarcas, capaz de atender a todo o mercado de reposição. Com foco nos reparadores independentes, a Bproauto se beneficia da ampla experiência da Stellantis no desenvolvimento de peças e acessórios com alta qualidade e preços competitivos, garantindo durabilidade e economia para veículos seminovos com diferentes idades e quilometragem.

Ainda dentro da estratégia de Peças e Serviços da Stellantis, a linha de peças remanufaturadas SUSTAINera é uma alternativa de produtos sustentáveis, seguros e acessíveis. São peças remanufaturadas conforme especificações de fábrica, assegurando o mesmo desempenho e garantia das peças originais Mopar, ao mesmo tempo em que oferecem opções de manutenção com preços mais competitivos.

Stellantis

VIBRA SE POSICIONA COMO MAIOR PLATAFORMA MULTIENERGIA DO BRASIL E DIVULGA ESTRATÉGIA PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS

A Vibra, maior companhia de distribuição e energia do país, promoveu o Vibra Investor Day nesta quinta-feira (29) e divulgou seu plano de crescimento com cinco eixos estratégicos para consolidar sua liderança no setor. São eles: expansão da rede de postos; ampliação significativa do seu portfólio de clientes no segmento B2B com olhar especial para o agronegócios; ampliação de sua infraestrutura logística; reforço em renováveis com retorno ao acionista e crescimento em lubrificantes. Por meio dessas cinco avenidas de crescimento, a companhia se posiciona como a maior plataforma multienergia do Brasil.

"Estamos em um novo momento na companhia. Nos últimos quatro trimestres, tivemos uma entrega de resultados bastante consistentes: arrumamos a casa e colocamos a Vibra em um outro patamar operacional. Nos preparamos com processos e gestão para esse novo ciclo”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra. “Queremos, agora, nos consolidar como a maior plataforma multienergia do Brasil por meio de uma nova etapa de crescimento, sustentando os resultados que conseguimos até aqui”, afirma.

Os cinco eixos estratégicos vão colocar a companhia em um patamar de liderança bem acima de seus pares de mercado.“A Vibra não apenas lidera o mercado, mas também se posiciona como uma referência em gestão e inovação, comprometida em entregar soluções de alto valor e em evoluir continuamente para atender às demandas de um mercado dinâmico e competitivo”, diz Ernesto Pousada.

Rede de Postos

A companhia anunciou sua estratégia de crescimento para a rede de postos com a oferta de um portfólio completo e soluções integradas em cada revenda para atrair e fidelizar o consumidor final. O objetivo é expandir a rede de postos, as marcas franqueadas e gerar crescimento de volume e margem. Uma das estratégias mais fortes adotadas, por exemplo, é embandeirar postos com potencial de crescimento.

A empresa tem a meta também de dobrar a quantidade de lojas BR Mania nos postos nos próximos anos, chegando a ter presença em mais de 25% da rede, com ganhos de até 16% de volume por cada posto com novas lojas. O combate à ilegalidade é outro pilar relevante e traz benefícios tanto para a companhia como para o revendedor.

Agronegócio

Parte do crescimento da Vibra passa pelo agronegócio. A empresa planeja expandir a venda de lubrificantes e combustíveis, sobretudo diesel, nas regiões em que o agro está mais presente, além de criar soluções específicas para o mercado. Para suportar esse crescimento, foram investidos R$150 milhões em infraestrutura logística no Arco Norte, no Centro Oeste e no Matopiba, e a empresa irá investir outros R$ 300 milhões nos próximos anos. Além disso, a empresa criou uma diretoria específica para o setor.

Crescimento em lubrificantes

No mercado de lubrificantes, a Vibra tem a ambição de dobrar o Ebitda. Somente nos últimos 3 anos, o Ebitda de Lubrax no mercado brasileiro cresceu 35%, e a companhia vê grande potencial de crescimento por meio de parcerias com montadoras e concessionárias e também avançando no mercado na América Latina. A inauguração da nova fábrica de lubrificantes, com capacidade para produzir 500 milhões de litros de óleo lubrificante por ano, suporta esse potencial de crescimento.

Comerc e reforço em renováveis

A companhia destacou a importância da aquisição da totalidade da Comerc para consolidar sua plataforma multienergia. Considerando apenas as sinergias imediatas, a Vibra estima que cerca de R$1,4 bi sejam capturados, com otimização de estrutura fiscal, de contratos de seguro, de licenças e com a redução de custo de dívida, com o custo de captação da Vibra. Com a Comerc, Vibra dá um passo importante em projetos de geração distribuída e eficiência energética, além de focar em opções de crescimento em geração centralizada e na reciclagem de ativos.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo em todo o Brasil, contemplando segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.

A Vibra possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina e atende o mercado por meio da marca Lubrax, reconhecida por ser a mais lembrada pelos consumidores em diversas premiações. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em projetos que visam a transição energética, por meio de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, caminha para se tornar uma das principais companhias de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos para seus clientes visando diferentes demandas. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Vibra Energia
InPress Porter Novelli

IVECO: PROGRAMA CAMINHOS PARA ELAS ENCERRA PRIMEIRA FASE DO PROJETO COM 17 CAMINHONEIRAS FORMADAS.

Além das primeiras turmas concluídas, a ação teve encontros com foco na equidade de gênero no setor de transportes

O Programa Caminhos para Elas, uma iniciativa da IVECO em parceria com o SEST SENAT, dedicada a promover a equidade de gênero no setor de transporte, está alcançando marcos significativos em sua trajetória. Após seu lançamento em março deste ano, o programa encerra a primeira fase do projeto com a formação de 17 caminhoneiras que fazem parte da primeira turma da iniciativa.

Destaca-se também a série de encontros em São Paulo (SP), Contagem (MG) e Curitiba (PR), que reuniram aproximadamente 200 participantes, incluindo representantes de transportadoras, empresas, entidades do setor e mulheres em busca de novas oportunidades de carreira no segmento. Os eventos têm o objetivo de fomentar o debate sobre a igualdade de gênero, apresentar a iniciativa e engajar empresas na contratação e retenção de mulheres motoristas.

Os encontros também foram uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam para ingressar e prosperar no setor de transporte. O programa não só proporciona a formação necessária, mas também busca abrir portas para aquelas que ainda não possuem experiência na área, garantindo que tenham a chance de se destacar no mercado de trabalho.

“O Caminhos para Elas reforça que a educação é o melhor caminho para fomentar a qualificação profissional das profissionais do transporte. Em breve, teremos novas ações nesse sentido”, afirma Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group.

A executiva destaca também que o apoio de instituições como o SEST SENAT tem sido fundamental para o sucesso do Programa Caminhos para Elas. “Esta parceria é essencial para a qualidade da qualificação das formadas e para promover a inclusão e diversidade dentro das transportadoras, ajudando a criar um ambiente de trabalho mais equitativo e acessível”, conclui Lucilene.

Programa Caminhos para Elas

O programa visa capacitar caminhoneiras por meio de um curso híbrido (presencial e online) realizado nas unidades do SEST SENAT, com o objetivo de quebrar barreiras e pavimentar o caminho para que as mulheres possam avançar no setor de transportes. O Caminhos para Elas representa a concretização de um anseio por mudanças efetivas no mercado de trabalho e reforça a importância da educação para fomentar a qualificação profissional no transporte.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

COM 12 ANOS PILOTANDO EM INTERLAGOS. Por chicolelis*

Autódromo de Interlagos. Foto: Beto Issa Divulgalçao F1

Você deve pensar que se trata de algo comum, uma jovem com 12 anos andando na pista de Interlagos ( logo após um treino de F1, em 1994. A vitória foi de Michael Schumacher, embora Ayrton Senna tenha sido o pole e liderado por 21 voltas), sem nenhum treino, com esporádicas aulas de direção nas alamedas da USP, como era comum acontecer naqueles tempos.

Pois bem, logo após o treino enquanto eu atendia os jornalistas convidados, o Tigur (Cláudio Toledo), que muitos de vocês devem conhecer e com aquela irresponsabilidade da época (hoje ele é um sujeito sério, pai de família e tudo), pegou uma Ipanema (versão SW do Kadett)  e levou aquela jovem senhorita, minha filha mais nova, para conhecer a pista de Interlagos.

Eu ouvia o cantar de pneus e não tinha ideia do que estava acontecendo e muito menos imaginava que ao volante daquele carro estaria minha filha, acelerando fortemente, sentindo-se a maior piloto nas curvas do Autódromo José Carlos Pace, merecidamente homenageado na semana passada, por iniciativa do meu amigo Ricardo Caruso e do empresário Paulo Louco (eles tomaram a iniciativa de trasladar os restos mortais do piloto de um cemitério no Interior, para junto ao monumento do “Moco” em Interlagos).

Quando sai do HC, não vi a Ipanema que estava usando, no lugar onde a deixara. E não podia estar mesmo. Os pneus que cantavam pela pista eram os dela. Instante depois chegam os dois. Minha pequena tremendamente excitada (e não era para menos) me abraçou ainda trêmula de emoção.

Olhei para o Tigur que fazia “cara de que não é comigo” e nem olhou para mim. Nem precisava! E eu não tinha o que fazer, já que nada havia acontecido. Comecei a rir e abracei minha filha sem nada dizer, apenas perguntando (sem necessidade, claro!) se ela havia gostado.

Ela nunca esqueceu a aventura, embora não tenha certeza do ano em que aconteceu, mas falar o nome “Tigur” para ela é receber um lago sorriso de alegria.

Já que falei em Interlagos

Bem este episódio tem como personagens meu filho Thiago, um amigo dele e o Marcos Zamponi (o Zampa, sobre o qual já contei algumas histórias). Depois de um treino da F1 (não lembro o ano), saímos de Interlagos e, por sugestão do Zampa, fomos almoçar (na verdade, já era hora do jantar)  em um restaurante na rua Renato Paes de Barros (no Itaim, em São Paulo (SP).

Sentados, os dois começaram a ouvir as histórias do Zampa, que não parava de falar. E eles não paravam de rir.

Quando saímos da churrascaria e deixamos o Zampa na casa dele, passamos defronte de uma casa de lanches e ouvi, pasmo, um pedido do meu filho: pai, podemos comer um sanduiche aqui?

- Como, acabamos de sair do restaurante!

- Pois é pai, mas o seu amigo é tão engraçado que a gente só deu muita risada e nem conseguiu comer nada.

Assim era o Zampa!

Assim era o Tigur!


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.