quinta-feira, 26 de setembro de 2024

MONROE ATINGE MARCA DE 17 MILHÕES DE AMORTECEDORES INTELIGENTES E É REFERÊNCIA ENTRE OS SUPERCARROS

Suspensao CVSA2 Kinetic

A Monroe, marca da DRiV, divisão do mercado de reposição do grupo global Tenneco Automotive, superou a marca de 17 milhões de amortecedores inteligentes produzidos, se consagrando entre as líderes no desenvolvimento e oferta de soluções semiativas de suspensão e amortecimento para a indústria automotiva. Esse marco é justificado pela presença da linha Intelligent Suspension em alguns dos mais icônicos supercarros da atualidade, como o elétrico, Rivian R1T Quad-Motor e o superesportivo, McLaren 750S.

Lançada na primeira metade dos anos 2000, a linha de amortecedores inteligentes Monroe utiliza uma avançada tecnologia, que associa sistemas hidráulicos e eletrônicos, capazes de se adaptar às mudanças da superfície do solo em intervalos de milissegundos. Com isso, o sistema é capaz de oferecer uma experiência de condução única, aliando conforto, segurança e um alto controle de direção.

Desde que foram lançados, os amortecedores eletrônicos da Monroe se tornaram referência no segmento de veículos de alta tecnologia e performance, equipando modelos, como Mercedes SL Roadster, Volkswagen ID4, BMW Ix3, além de veículos das marcas Mitsubishi, Nissan, Seat, Skoda, Volvo, entre outras.

Produzida em unidades fabris na Europa e na China, a linha Monroe Intelligent Suspension oferece o “estado da arte” em soluções de suspensão semiautônoma, e traz o know how e o pioneirismo de mais de 100 anos em inovação da Monroe no desenvolvimento de amortecedores para a indústria automotiva.

Os amortecedores convencionais trabalham com única curva de amortecimento, ou seja, o sistema mantém o mesmo comportamento, independentemente do terreno que o carro está rodando. Os sistemas inteligentes, no entanto, se utilizam de sensores, que podem ajustar automaticamente o amortecimento do veículo, de acordo com a superfície que o pneu está aderindo.

É a combinação de sofisticados sistemas hidráulicos, com poderosas Unidades de Controle Eletrônico (ECU), capazes de processar informações como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a pressão do freio e outros dados de controle do chassi, para ajustar independentemente o nível de amortecimento de cada amortecedor. Essas interações podem ocorrer em até 100 vezes por segundo, garantindo alta precisão e eficiência.

Recentemente, os amortecedores inteligentes Monroe tiveram sua eficiência atestada durante a disputa da famosa prova de Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), também conhecida como “Race to the Clouds” (Corrida para as Nuvens). A competição é disputada anualmente no estado do Colorado, nos Estados Unidos e desafia a perícia dos pilotos em uma subida de 20 Km até o cume do Pikes Peak, em um trajeto com mais de 156 curvas, até uma altura de 1.440 metros.

Em 2023, o piloto Gardner Nichols aproveitou a tecnologia de ponta de seu Rivian R1T Quad-Motor, equipado com o sistema Monroe Intelligent Supension, para estabelecer o recorde de tempo de subida de 11 minutos e 23 segundos, na categoria Exibition. Neste ano, Nichols, que também é engenheiro de desempenho sênior da Rivian, bateu seu próprio recorde, com 10 minutos e 53 segundos. Segundo ele, o sistema inteligente da Monroe ajuda a entrar e sair das curvas com maior velocidade, “mantendo o veículo firmemente conectado ao solo”.

Famosa por produzir alguns dos supercarros mais desejados e exclusivos do mundo, a McLaren utiliza o sistema de suspensão inteligente CVSA2/Kinetic® H2 em seu novo modelo, McLaren 750S, lançado no início deste ano. Durante o lançamento, jornalistas que tiveram a oportunidade de dirigir o superesportivo afirmaram que o sistema de suspensão torna o novo McLaren "o supercarro mais apropriado para o dia a dia de todos os tempos". Disponível nos estilos cupê e spider, o 750S apresenta a terceira geração do sistema Proactive Chassis Control da McLaren, com o sistema CVSA2/Kinetic H2 da Monroe como peça central.

O conjunto é interconectado hidraulicamente, composto por quatro amortecedores eletrônicos leves CVSA2 semiativos com tecnologia de controle de rolagem hidráulica adaptativa. Isso ajuda a manter o equilíbrio e a estabilidade do veículo em todas as condições para melhor desempenho, eficiência, conforto e segurança, mesmo em pavimentos irregulares. Além de seus múltiplos benefícios de desempenho, o CVSA2/Kinetic ajuda a reduzir o peso do veículo, substituindo barras estabilizadoras mecânicas, comparativamente mais pesadas.

"Nossa parceria com a Monroe Intelligent Suspension foi fundamental para moldar a experiência de direção altamente elogiada do 750S. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar com a equipe da Monroe, enquanto embarcamos em modelos futuros que são centrais para nossa visão para o futuro" comentou Charles Sanderson, diretor técnico da McLaren Automotive Ltd.

DRiV
Grupo Printer Comunicação

CAIO RENOVA FROTA DA ACOMTUS COM 8 APACHE VIP, GERAÇÃO CINCO.

Acomtus - Associação Cooperativa de Transportes Urbanos de Santa Ana (Acomtus, tradicional cliente da Caio e empresa privada em El Salvador, adquiriu recentemente oito ônibus Caio modelo Apache Vip, da quinta geração. Esses veículos vão operar em um serviço VIP na cidade de Santa Ana.

Todos os ônibus adquiridos estão equipados com ar condicionado, um item indispensável para a renovação da frota de Santa Ana, onde a temperatura máxima diária gira em torno de 31ºC. A cidade, uma das maiores de El Salvador, é também importante destino turístico, reconhecida por sua rica cultura e tradições salvadorenhas.

O representante de vendas de exportação da Caio, Fabien Accariès, celebrou mais uma renovação de frota da Acomtus e projeta: “Acreditamos que as futuras renovações de frota continuarão sendo feitas com as carrocerias Caio, por atenderem às necessidades de operação, com robustez e qualidade”.

Apache Vip V

Os Apache Vip adquiridos têm 11,355 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418. Com embarque e motorização dianteira, os veículos comportam até 76 pessoas, sendo 44 passageiros sentados e 31 em pé.

Os ônibus contam com poltronas injetadas, totalmente estofadas e com encosto de cabeça, proporcionando maior conforto ergonômico durante os trajetos. Além disso, para um transporte mais acessível, foram reservados 4 assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Pensando na segurança dos passageiros, as unidades possuem duas portas fole com atuação pneumática, posicionadas na parte dianteira e traseira dos ônibus, além de possuir acionamento de emergência instalado na porta da frente.

Todos os veículos foram equipados com itinerários eletrônicos em LED, instalados na parte frontal e na lateral direita de cada carroceria, que contribuem para a melhor visibilidade das linhas. Outras tecnologias embarcadas são encontradas nas unidades, como alarme de ré com atenuador noturno, iluminação em LED no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus, além de contar com preparação para sistema wi-fi.

Grupo Caio

BUSSCAR FAZ NOVAS ENTREGAS À EXPRESSO ITAMARATI, DO GRUPO COMPORTE.

Novos Vissta Buss DD e Vissta Buss 400 estão reforçando a frota da operadora

Já estão reforçando a frota da Expresso Itamarati, empresa com sede em São José do Rio Preto (SP), novos ônibus encarroçados pela Busscar. Desta vez, a operadora adquiriu nove Vissta Buss DD e oito Vissta Buss 400, ambos acoplados em chassis Mercedes-Benz O-500 RSD 2438 com câmbio automático.

O modelo double decker 6x2 conta com sanitário, ar-condicionado, gerenciador de áudio e vídeo e geladeiras em ambos os salões. No piso superior, 44 poltronas Class Leito Turismo compõem o salão de passageiros. Já o salão inferior é composto por oito poltronas Class Leito. Todos os assentos possuem tomadas USB individuais, porta copos e apoio para braços, pernas e pés.

A cabine do motorista é equipada com aparelho multimídia touchscreen, aparelho de rádio adicional, além de câmera de ré e sensor de estacionamento que auxiliam o motorista nas manobras. Duas unidades do Vissta Buss DD receberam pintura clássica, diferente da pintura padrão utilizada nos demais veículos.

Os ônibus Vissta Buss 400 apresentam 48 poltronas Class Leito Turismo na configuração de layout, todas equipadas com viscoelástico, percinta elástica, tomadas USB e apoio de braços, pernas e pés. O veículo dispõe, ainda, de geladeira, ar-condicionado e sanitário.

Busscar

BAJAJ COMPLETA 10 MIL MOTOS VENDIDAS NO BRASIL

Marco representa o acumulado de emplacamentos desde o início das operações da Bajaj no Brasil, em dezembro de 2022.

Bajaj Dominar 250

A Bajaj do Brasil acaba de alcançar o volume de 10 mil motocicletas vendidas no mercado brasileiro, desde que iniciou as operações no País, em dezembro de 2022. Desde então, a marca vem comemorando importantes conquistas. Além da rápida expansão da rede de concessionárias, que já conta com 23 endereços, espalhados pelas 5 regiões do Brasil, a empresa também tem visto as vendas aumentarem mensalmente.

De janeiro a agosto de 2024, foram emplacadas 5.316 motocicletas dos modelos Dominar 160, Dominar 200, Dominar 250 e Dominar 400, o que representa um crescimento de mais de 140% em relação às vendas do mesmo período de 2023, comprovando o crescimento consistente da marca.

Em 2024, a média mensal está em 665 motos comercializadas, enquanto em 2023 foram 329 motos por mês.

No resultado acumulado por modelo, a Dominar 160 representou 11% do volume total desde dezembro de 2022, enquanto a Dominar 200 foi responsável por 16% das vendas e a Dominar 400 por 70%. A Dominar 250, lançada no mês de agosto, já superou 250 unidades vendidas.

“Para nós, do time Bajaj do Brasil, alcançar as primeiras 10 mil motos emplacadas é uma imensa satisfação e um marco muito importante na nossa trajetória no mercado brasileiro. Somos gratos pela excelente aceitação do público à nossa marca e nossos produtos. Seguiremos trabalhando arduamente para seguirmos atendendo às expectativas, com a abertura de novas concessionárias, produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício, excelência em serviços pós-vendas e foco no relacionamento com os clientes”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.

Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.

A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.

Atualmente, os 4 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 10.000 motocicletas da marca e a meta para 2024 é triplicar o volume de 2023, superando as 12.000 motos. Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.

Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 23 endereços, localizados em Campinas (SP); Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Vitória (ES); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Belém (PA); Manaus (AM); Marabá (PA); Maceió (AL); Caruaru (PE); Recife (PE) e Salvador (BA).

Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em João Pessoa (PB), Arapiraca (AL), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e também outras unidades na cidade de São Paulo.

Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.

Bajaj do Brasil

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: RANDON ENTREGA LOTE DE RODOTRENS BASCULANTES MOVIDOS A BIOCOMBUSTÍVEL

Foto: Samuel Zulianelo/Divulgação Randon.

Com foco em inovar com sustentabilidade, a Randon segue dedicada no desenvolvimento de soluções alinhadas a um futuro sustentável para o planeta, para as pessoas e para os negócios. A empresa, que sustenta o posto de maior fabricante de semirreboques da América Latina e uma das maiores do mundo no segmento, fez a entrega de um lote de Rodotrens Basculantes para a AMAGGI, empresa brasileira de agronegócio. A negociação foi finalizada no final de 2023, e a entrega simbólica ocorreu nesta terça-feira, dia 24 de setembro, na sede da AMAGGI, em Cuiabá (MT). Representou a Randon o diretor de Negócio, Julio C. Becker. Da AMAGGI, participaram o diretor de Logística e Operações, Claudinei Zenatti, e o gerente de Logística, Anilton Carmo.

A frota, que será utilizada no transporte de grãos, é abastecida com o B100, biocombustível puro, produzido a partir de matéria orgânica de origem vegetal pela própria Amaggi. O combustível não tem adição de combustíveis fósseis e utiliza insumos de grãos, em um processo de economia circular. O movimento reforça os esforços da Randon em estabelecer parcerias com clientes atuantes na agenda ESG, que buscam diminuir o próprio impacto ambiental com operações mais limpas, utilizando combustíveis ‘verdes’ – caso da AMAGGI.

“A parceria com a AMAGGI representa um passo importante em nossa busca por liderar a transição energética do setor de transportes de carga, com soluções que reduzam as emissões e sejam benéficas para a saúde e para os ecossistemas. Nosso foco está em inovar na mobilidade sustentável, por meio do desenvolvimento de tecnologias e soluções verdes, que contribuam para um mundo melhor para as pessoas. Também é uma satisfação ter a parceria com a AMAGGI, que está na vanguarda produzindo o próprio biodiesel,” ressalta Júlio Becker, diretor de Negócio Randon.

RandonA história da expansão do transporte de cargas está diretamente ligada à evolução da Randon, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento. Maior fabricante de semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo, a Randon – uma das empresas da Randoncorp - é um player de mercado reconhecido internacionalmente. Ao longo de 75 anos, já são mais de 550 mil implementos rodoviários produzidos, entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, basculante, tanque, furgão, sider, frigorífico, canavieiro, florestal, silo, carga geral, carga seca, entre outros. A Randon atua, ainda, no segmento de vagões ferroviários. São seis unidades industriais no Brasil: Caxias do Sul-RS (sede), Araraquara-SP, Chapecó-SC, Erechim-RS (por meio da joint venture Randon Triel-HT), Messias-AL (dedicada à fabricação e montagem de carrocerias Sobre Chassi) e uma unidade de montagem de carrocerias Sobre Chassi em Paulínia-SP. Possui ainda um centro de distribuição em Linhares-ES e duas unidades de fabricação no exterior, na Argentina e nos Estados Unidos.

AMAGGIFundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável. Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. E, no exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura. A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão. A Companhia possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente 5,6 mil produtores rurais e, em 2023, comercializou cerca de 20 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.

Randon
ANK Reputation

UNIÃO TRANSPORTE BRASÍLIA (UTB) RENOVA FROTA COM 40 APACHE VIP CAIO

Tradicional cliente Caio, a empresa União Transporte Brasília, mais conhecida como UTB, atua no transporte coletivo de passageiros na região metropolitana de Brasília (DF). Para renovar a frota da capital brasileira e de cidades vizinhas, a viação optou pela aquisição do modelo urbano mais vendido no país, Apache Vip Caio, geração cinco. Das 40 unidades adquiridas, 30 já foram entregues à empresa e as outras 10 unidades estão em produção.

Doniselma Ribeiro de Lima, representante de vendas da Caio na região de Brasília, comenta “Os veículos destinados à UTB, além de manterem a robustez e modernidade, características marcantes do Apache Vip, estão equipados com itens que se alinham a missão da operadora - Transportar pessoas com segurança, pontualidade e conforto”.

Apache Vip

Os ônibus comportam até 86 pessoas, sendo 46 passageiros sentados, 38 em pé, um cobrador e um motorista. Os veículos foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721, com 12,765 metros de comprimento, suspensão pneumática e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

As poltronas desse modelo são estofadas, com encosto de cabeça e apoio para os braços, proporcionando maior conforto aos passageiros. Visando um transporte inclusivo e acessível, os veículos dispõem de sete assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de uma poltrona para pessoa com obesidade e um espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada de cão-guia. Na porta traseira também há outro item de acessibilidade que facilita o embarque e desembarque de passageiros: o elevador semiautomático.

Os veículos apresentam tecnologias embarcadas, como alarme de ré com atenuador noturno, tomadas USB para recargas de dispositivos móveis, teclado com sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas na parte elétrica do ônibus. Também possuem oito alto-falantes, preparação para microcâmeras e iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus. Além disso, contam com catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores.

Os ônibus também foram equipados com três itinerários eletrônicos localizados em diferente locais: frontal, base do painel e lateral direita, proporcionando melhor visibilidade das linhas para os passageiros.

Caio Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

FESTURIS DIVULGA GRAMADO INTERNACIONALMENTE

O Festuris vem realizando neste mês de setembro, uma extensa agenda de encontros, visando a 36ª edição do evento! Seus organizadores marcaram encontros em Punta Del Este no Uruguai, Buenos Aires na Argentina, Lima no Peru e Brasília.

Promoveram conexão com players do turismo e marcas internacionais, fortalecendo a imagem de Gramado como destino turístico de destaque.

Nesta semana, nos dias 26 e 27, a CEO do Festuris, Marta Rossi, acompanhada pela gerente de comunicação Cibele Marcon, o executivo comercial Abimael Rodrigues, o brand designer Moisés Castilhos e o administrador Sérgio Prade estarão no Uruguai, onde ocorre a Gramado Summit Punta Del Este. Eduardo e Juliana Zorzanello viajaram para o Uruguai ainda no domingo, e nesta segunda-feira (23), estiveram reunidos com o Ministério do Turismo do Uruguai.

De 28 de setembro a 1º de outubro, a gerente de projetos especiais, Kênia Jaeger, estará em Buenos Aires, na Argentina, para participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina, que vai reunir dezenas de países e o Brasil é o grande homenageado desta edição.

“A FIT sempre está no calendário do Festuris, pois encontramos muitas possibilidades de relacionamentos e prospecções, além dos principais destinos internacionais estarem lá” destaca Kênia.

Também nesta semana, de 25 a 28, a executiva comercial do Festuris, Endi Betin, e o jornalista Fernando Gusen participam da ABAV Expo em Brasília, realizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens e que deve receber mais de 40 mil participantes. Na capital federal uma das agendas é com o ministro do Turismo, Celso Sabino.

“A presença em eventos globais permite estabelecer parcerias estratégicas com operadores turísticos e agentes de viagens, ampliando a rede de contatos e oportunidades de negócios. A troca de experiências com outros destinos também enriquece o conhecimento local, contribuindo para a inovação nos serviços oferecidos”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

O FESTURIS - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.


HORSE PASSA A OFERECER SERVIÇOS AVANÇADOS DE TESTES DE POWERTRAIN NO BRASIL

Empresa abre acesso para fabricantes aos seus serviços de teste de motor e emissões em sua planta em Curitiba, no Brasil. Engenheiros podem avaliar powertrains em condições de laboratório ou em ambientes de condução reais.

A HORSE, divisão da HORSE Powertrain Limited e líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, passa a oferecer seus serviços avançados de motor e emissões para fabricantes automotivos na planta de Curitiba, no Paraná. Essa instalação fornecerá serviços de teste para marcas automotivas sul-americanas.

Como uma das primeiras na América do Sul, a instalação de testes de Curitiba possui equipamentos de ponta, laboratórios e oficinas para atender às exigentes demandas automotivas da região. Ela oferece serviços especializados, incluindo testes de desenvolvimento de calibração de base, testes de durabilidade, testes de emissões para motores e gestão do processo de Conformidade de Produção (COP).

“É extremamente empolgante abrir as portas da nossa instalação de testes de última geração em Curitiba. Com dinamômetros de motor modernos, laboratórios de emissões, instalações de homologação e uma equipe dedicada de engenheiros e técnicos, esse centro de excelência oferece um recurso valioso para a região. A capacidade de Curitiba cria oportunidades incomparáveis para entregar soluções personalizadas e eficientes para as demandas específicas dos nossos clientes nos mercados sul-americanos”, afirma Wesley Palma, Diretor da Planta HORSE Curitiba.

Instalações de ponta

A instalação de testes em Curitiba apresenta várias tecnologias avançadas que permitem à HORSE desenvolver e homologar powertrains, localmente, para mercados-chave da América do Sul.

Há três bancadas de testes para o desenvolvimento da calibração de base de motores, que utilizam os mais recentes equipamentos. Operando em dois turnos, as três bancadas têm uma capacidade combinada de 6.500 horas por ano.

Apesar de a planta de Curitiba estar situada a uma altitude de 920 metros, a área de testes de motores possui um sistema avançado de pressurização que permite realizar os ensaios no nível do mar.

A HORSE também tem acesso a extensas pistas de teste e rotas de condução, permitindo a avaliação do powertrain nas mais variadas condições e ambientes de condução.

Testes de emissões

Além disso, há um Laboratório de Emissões Veiculares (LEV) para desenvolvimento de calibração de emissões e homologação final de emissões. Operando em um ciclo de quatro turnos, o laboratório tem capacidade para realizar testes por 4.500 horas por ano e possui ISO17025 (CRL0609).

A instalação também conta com um laboratório químico que pode medir e analisar as emissões de aldeídos, subprodutos do etanol, muito usados na região. Além disso, abriga uma câmara de testes evaporativos de veículos  (VVTSHED) para a detecção completa e eliminação de vapores de combustível de powertrains em desenvolvimento. Capaz de acomodar um veículo inteiro, ela permite que os engenheiros avaliem todo o sistema de combustível em operação.

Os testes de emissões de escapamento também podem ser realizados, tanto em condições de laboratório quanto em situações reais de condução. Por meio de um Sistema Portátil de Medição de Emissões (PEMS) acoplado ao veículo e ao sistema de escape é possível capturar com precisão os dados de emissão de escape em um cenário de condução real. Combinado com os extensos testes em bancada, isso permite que os engenheiros garantam que os powertrains sejam testados e homologados de acordo com os mais recentes padrões de Emissões Reais de Condução (RDE).

"O mercado brasileiro possui um dos critérios mais rigorosos para testes de emissões e consumo de combustível no mundo, incluindo testes evaporativos. Temos orgulho de agora oferecer ao mercado soluções de teste que atendem a esses padrões, garantindo alta qualidade e mobilidade sustentável”, afirma João Dias, Gerente do Centro de P&D da HORSE no Brasil.

HORSE
Grupo Printer Comunicação

IVECO E SENAI FIRMAM PARCERIA PARA A IMPLANTAÇÃO DA IVECO ACADEMY EM BELO HORIZONTE

Centro de treinamento vai capacitar profissionais e fortalecer a conexão entre a indústria e a educação técnica

A IVECO, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio do SENAI-MG, anunciou a implantação da IVECO Academy na unidade SENAI Horto, em Belo Horizonte (MG). A cerimônia, realizada nesta terça-feira (24), que formalizou um termo de cooperação que garantirá a utilização do espaço por uma década, contou com a presença de Marcio Querichelli, presidente da IVECO na América Latina; Michele Ziosi, vice-presidente Sênior de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Iveco Group; e Flávio Roscoe, presidente da FIEMG. 

e/d: Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina; Michele Ziosi, diretor de Relações Públicas e Sustentabilidade do Iveco Group; Flávio Roscoe, presidente da Fiemg e Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. 

Marcio Querichelli acrescenta que essa iniciativa representa um importante passo para o desenvolvimento da mão de obra qualificada no setor de transportes, impulsionando a competitividade da indústria local. “Ao firmarmos essa parceria com o SENAI, estamos criando um espaço inovador de aprendizado que vai muito além da simples formação técnica. Queremos cultivar um ambiente que promova a excelência, a inovação e a prática contínua, preparando nossos profissionais para os desafios de um mercado em constante evolução. Por meio da IVECO Academy, teremos a oportunidade de moldar as habilidades e competências necessárias para atender às demandas específicas da indústria automotiva, alinhando a educação técnica às necessidades reais do setor.”

O SENAI ficará responsável pela adequação e reforma das instalações, preparando-as para o novo centro de treinamento da IVECO Academy, enquanto a IVECO se compromete a realizar um aporte financeiro mensal para a manutenção do espaço. As atividades serão conduzidas em conjunto, utilizando a infraestrutura e toda expertise do SENAI e os maquinários e equipamentos da montadora, que servirão para as aulas práticas dos alunos.

Os investimentos aportados serão de R$ 2,7 milhões na área destinada à IVECO Academy, que contará com aproximadamente 1380,5m² (prazo da obra de 12 meses), incluindo salas de estudo e espaço para aulas práticas, com conclusão prevista em seis meses. O acordo, contrato de 5 anos renováveis por mais 5 anos, também prevê a utilização de outras unidades do Senai em Minas Gerais. Além de capacitar os concessionários da rede IVECO, a nova unidade oferecerá suporte à fábrica e abrangerá outras linhas de negócios do grupo.

“Essa parceria busca não apenas capacitar profissionais para o setor automotivo, mas também fortalecer a conexão entre a indústria e a educação técnica, promovendo um ambiente de aprendizado e inovação que atenda as demandas atuais e futuras do mercado. Desde o lançamento, a IVECO Academy tem alcançado resultados impressionantes, com mais de 16 mil participações em treinamentos e mais de 12 mil horas de capacitação dentro do universo IVECO. Com essa parceria vamos utilizar a força dessas duas grandes marcas para expandir o impacto que a IVECO Academy tem na sociedade e no mercado de trabalho”, destaca Bernardo Brandão, diretor geral de Peças e Serviços da IVECO para a América Latina.

Para Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, esta iniciativa reforça o compromisso do SENAI-MG em promover a educação profissional de qualidade atrelada às demandas da indústria. “Ao unir a expertise do SENAI em formação técnica com a inovação e tecnologia da IVECO, somos portadores de futuro, preparando aos alunos e profissionais para os desafios do setor automotivo. Acreditamos que essa colaboração contribuirá significativamente para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, fortalecendo a competitividade da nossa indústria e gerando novas oportunidades para a sociedade”, disse Roscoe.

A IVECO Academy LATAM

A IVECO Academy LATAM foi criada para 0 desenvolvimento dos profissionais da Rede de Concessionárias da América Latina com o objetivo de inovar as trilhas de aprendizagem nas áreas Comercial, Técnica, de Peças e Acessórios, além de implementar novos padrões de atendimento. Uma das inovações de destaque é o canal da IVECO Academy LATAM no YouTube, com conteúdos exclusivos e de fácil acesso para consulta. O canal já tem mais de 3 mil inscritos e mais de 80 mil visualizações, o que garantiu à IVECO Academy LATAM o primeiro lugar no ranking entre as outras quatorze IVECO Academies no mundo, dentro de um programa promovido pela matriz, na Itália.

IVECO

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Para mais informações sobre a IVECO, clique aqui e visite o site www.iveco.com.br.

SENAI-MG

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI-MG) é uma instituição de referência em educação profissional e tecnológica no estado. Com 64 unidades e cerca de 250 mil alunos, o SENAI-MG oferece cursos de formação inicial e continuada, ensino técnico e superior, atendendo às demandas da indústria por mão de obra qualificada. A instituição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, promovendo a inovação e a competitividade do setor industrial por meio da capacitação profissional e do incentivo à pesquisa e desenvolvimento. Para mais informações sobre o SENAI-MG, clique aqui e viste o site www.fiemg.com.br.

Foto: Sebastião Jacinto Júnior/Divulgação Iveco.

IVECO
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VOLGREN LANÇA NOVOS ÔNIBUS NO NATIONAL BUS AND COACH SHOW 2024

A Volgren, empresa pertencente à Marcopolo S.A. e líder australiana na produção de ônibus, esteve presente no National Bus and Coach Show 2024, realizado nos dias 17 e 18 de setembro no Brisbane Convention and Exhibition Centre. Os lançamentos apresentados foram o Volgren Optimus Elétrico, com opções de chassis Yutong E12 e BYD BC12 ‘Blade 1’, e o Volgren Optimus a Hidrogênio, desenvolvido em parceria com a Wrightbus.

O ônibus urbano Volgren Optimus elétrico, solução testada e aprovada que os operadores implementaram com sucesso em Melbourne, Sydney, Brisbane e Perth, foi projetado para adequação a vários chassis diesel, hibridos, elétricos e hidrogênio, e está em conformidade com os mais altos níveis de padrões de qualidade, segurança e inflamabilidade para ônibus na Austrália. Os modelos têm autonomia de até 350 quilômetros e é oferecido em diferentes opções de comprimento total, variando de 11,7m a 12,5m e possui uma das carrocerias de ônibus de emissão zero mais leves de sua classe, resultado de milhares de horas de pesquisa e testes dinâmicos.

O Volgren Optimus a Hidrogênio começou a ser desenvolvido em 2022, quando a companhia assinou um acordo histórico com a Wrightbus, um dos principais fabricantes de ônibus de hidrogênio da Europa, para introduzir os primeiros ônibus de célula de combustível movidos a hidrogênio para o mercado australiano. Os ônibus de célula de combustível de hidrogênio desempenharão um papel importante na transição para o transporte de emissão zero e a Volgren está comprometida em acelerar essa tecnologia empolgante.

Além dos lançamentos, empresa expôs ainda o ônibus urbano Volgren Optimus elétrico, com chassi Volvo BZL e o rodoviário Marcopolo Audace 1050, com chassi Volvo B8R, atualmente produzido na Marcopolo China.

A Volgren é a maior fabricante de ônibus da Austrália, com cerca de 70% de participação e operações de fabricação e suporte pós-venda no país. A empresa construiu seu primeiro ônibus em 1979 e, hoje, projeta e fabrica ônibus de transporte público de todos os tipos, em várias tecnologias, incluindo veículos de emissão zero.

Marcopolo
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MERCEDES-BENZ A.G. AMPLIA PARCERIA COM OBJETIVO DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO NA REGIÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA

A Mercedes-Benz A.G. e a empresa norueguesa Hydro anunciaram um aumento em sua parceria estratégica, durante a Semana do Clima de Nova Iorque, que acontece até o próximo dia 29, melhorando a integração vertical da produção de alumínio e lançando o programa “Corredor” para o desenvolvimento a longo prazo na Amazônia.

Foto: João Ramid/Norsk Hydro

As empresas assinaram um “Memorando de Entendimento” (MoU) para a colaboração com ONGs locais e parceiros do Governo do Estado do Pará, tendo como objetivos o respeito aos direitos humanos, a geração de renda para as comunidades locais e o desenvolvimento de cadeias de valor de alta biodiversidade e baixo teor de carbono na Amazônia brasileira.

O novo programa “Corredor” visa criar um impacto positivo para as comunidades ao longo do mineroduto de 244 quilômetros de polpa de bauxita operado pela Hydro, que atravessa sete municípios no Estado do Pará - da mina de bauxita em Paragominas até a refinaria de alumínio, em Barcarena. O objetivo principal é envolver as comunidades locais na cadeia de fornecimento de alumínio e capacitá-las para melhorar o seu bem-estar econômico, ecológico e social.

A Mercedes-Benz fará parte do programa de governança, ajudando a estabelecer as estruturas necessárias e a construir conhecimento para a gestão sustentável do risco nas cadeias de fornecimento de matérias-primas. O modelo de negócio do Grupo Mercedes-Benz conduz a mudanças significativas na tecnologia, nos produtos e na força de trabalho. Tem o potencial de se tornar um modelo para o envolvimento das comunidades locais e de se envolver verticalmente em áreas mineiras vulneráveis.

O programa está fundamentado em três pilares estratégicos

- Desenvolvimento Ecológico: Identificar obstáculos ao desenvolvimento Ecológico e encontrar soluções para melhorar as condições econômicas baseadas na natureza no território.

- Desenvolvimento Social: Abordagem em larga escala ao desenvolvimento social, visando as necessidades humanas básicas, o bem-estar e as oportunidades. O programa irá procurar formas práticas de implementar melhorias nas condições de vida das comunidades, tanto nos centros urbanos como principalmente nas zonas rurais.

- Conservação do ambiente e da biodiversidade: Trabalhar na conservação da biodiversidade na Amazônia, necessária para garantir ganhos positivos para a natureza e para as pessoas. O programa tem como objetivo identificar oportunidades para reduzir a degradação das florestas como primeiro objetivo, mas com a ambição de contribuir para a regeneração da natureza.

Os projetos funcionarão em estrita conformidade com as leis e regulamentos locais. Além disso, o programa será implementado por uma organização de projeto multi-institucional composto por empresas e organizações. Os parceiros incluem (mas não se limitam a) Hydro Brasil, Alunorte, MPSA, Mercedes-Benz, IPAM Amazonia, IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), CEA (Centro de Empreendedorismo da Amazônia), Fundo de Sustentabilidade Hydro e BCG.

A Hydro é uma empresa norueguesa líder em alumínio e energia que constrói negócios e parcerias para um futuro mais sustentável. Desde 1905, a Hydro tem transformado recursos naturais em produtos valiosos para pessoas e empresas, criando um local de trabalho seguro e protegido para seus 31.000 empregados em mais de 140 localidades e 40 países. Hoje, a Hydro possui e opera vários negócios e tem investimentos com base em indústrias sustentáveis. A Hydro está presente numa ampla gama de segmentos de mercado para alumínio e reciclagem de metais, além de energia e renováveis. A Hydro está empenhada em liderar o caminho para um futuro mais sustentável, criando sociedades mais viáveis através do desenvolvimento de recursos naturais em produtos e soluções de formas inovadoras e eficientes.

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil faz parte do Mercedes-Benz Group AG, que é uma das companhias do setor automotivo mais bem-sucedidas do mundo. O Grupo é um dos principais fornecedores globais dos segmentos de Automóveis de luxo e Vans premium. Segundo o estudo da Interbrand de 2023, a Mercedes-Benz é a marca automotiva mais valiosa do mundo. No Brasil, a sede está localizada na cidade de São Paulo e a empresa conta com um local para preparação de veículos em Cariacica, no Espírito Santo, além do centro logístico de peças de reposição e de treinamento em Limeira, no interior de São Paulo. Os fundadores da empresa, Gottlieb Daimler e Karl Benz, fizeram história ao inventar o automóvel em 1886. Como pioneira da engenharia automotiva, a Mercedes-Benz trabalha para moldar o futuro da mobilidade de forma segura e sustentável. Assim, o foco da empresa permanece em tecnologias inovadoras, bem como em produtos cada vez mais seguros e atrativos.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

terça-feira, 24 de setembro de 2024

FPT INDUSTRIAL ANUNCIA A CHEGADA DO MOTOR R24, PARA GERAÇÃO DE ENERGIA, AO BRASIL E ARGENTINA.

O novo G-Drive R24 expande a linha de geração de energia da marca, com uma solução inovadora e de alta qualidade para várias aplicações

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao design, produção e venda de sistemas de powertrain de baixo impacto ambiental, anuncia o início da comercialização do motor G-Drive R24 na América Latina. Este produto inovador, lançado no Brasil e na Argentina, se destaca por seu design compacto e sua capacidade de fornecer resultados importantes em várias aplicações de geração de energia.

O novo modelo é disponibilizado ao mercado por meio da Rede de Distribuidores da FPT Industrial, presente em todo o território nacional.

O novo G-Drive R24 está disponível nas versões aspirada e turboalimentada, oferecendo uma solução eficiente para aplicações de trem de força e emergência, com faixas de potência de até 40kW @ 1800rpm. Projetado para completar a linha de geração de energia no segmento de motores de baixa cilindrada, este motor de quatro cilindros combina potência, confiabilidade, eficiência e baixos custos operacionais. Além disso, oferece oportunidades significativas em aplicações de motobombas e aplicações industriais que atualmente trabalham a 1500 RPM ou 1800 RPM, graças à facilidade de intercambialidade rotacional dos motores.

Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial na América Latina, comenta sobre este lançamento: "A introdução do R24 no Brasil e na Argentina representa um passo significativo na expansão do nosso portfólio de produtos. Este novo motor não apenas reforça nosso compromisso em fornecer soluções confiáveis e de alta qualidade para nossos clientes, mas também destaca nossa capacidade de inovar e nos adaptar às necessidades do mercado. Na FPT Industrial, nos dedicamos a fornecer produtos que não apenas atendam, mas superem as expectativas de nossos clientes."

Uma das características mais marcantes do R24 é a possibilidade de realizar operações de manutenção em apenas um lado do motor, o que simplifica e agiliza as tarefas, reduzindo assim os tempos de inatividade. Além disso, seu design inclui radiador e filtro de ar integrados, ocupando um espaço mínimo e facilitando sua instalação em qualquer ambiente.

O G-Drive R24 oferece excelente resposta a cargas transitórias, ideal para qualquer aplicação de energia motriz ou de espera, graças à sua bomba mecânica simples e confiável. Além disso, a capacidade de comutação entre 50/60 Hz proporciona uma gestão eficiente do inventário para os clientes, adaptando-se às diferentes necessidades do mercado.

Com a chegada do R24, a FPT Industrial reafirma seu compromisso em fornecer soluções inovadoras e de alta qualidade que atendam às demandas de seus clientes.

Especificações técnicas do motor R24
- Cilindrada do motor (L): 2.4
- Disposição dos cilindros: 4 em linha
- Potência máxima em stand-by: 40kW @ 1800rpm (para 60hz)
- Padrão de emissão: Não emissionado

FPT Industrial
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LUMINATOR APRESENTA NA INNOTRANS 2024 SOLUÇÕES PARA O TRANSPORTE INTELIGENTE

A Luminator Technology Group (Luminator), líder no fornecimento de sistemas de informação ao passageiro, sistemas de segurança por vídeo e soluções de iluminação, participa da Innotrans 2024 e apresenta suas soluções para um transporte ferroviário inteligente. Na visão da empresa, a mobilidade sustentável e eficiente demanda novos padrões e novos sistemas inteligentes.

A digitalização no transporte público é impulsionada por sistemas de informação e comunicação. A padronização de interfaces e novas soluções proporcionam uma fácil integração de funcionalidades "plug and play". Os sistemas de gerenciamento de dados da Luminator fornecem informações para os passageiros e operadores que podem ser trocados de forma padronizada, além de proporcionar mais segurança e confiabilidade por intermédio da vigilância por vídeo.

A Luminator Technology Group (Luminator) oferece um portfólio abrangente de soluções de sistemas inteligentes para transporte público em todo o mundo. Esses sistemas podem ajudar os operadores de ônibus e trens a lidar com o aumento constante de redes de tecnologia de informação e a atender à sua crescente necessidade de informação, segurança e dados atualizados.

Além de informações para passageiros a bordo de trens e ônibus, a Luminator oferece também sistemas de segurança por vídeo. Estes sistemas incorporam a mais recente tecnologia de ponta, como sistemas de informação de passageiros full-IP baseados no padrão ITxPT, displays de destino LED de alta resolução, displays estacionários em tempo real com tecnologia e-paper ou sistemas de segurança de vídeo full-IP com câmeras, gravadores e monitores com conexão direta ao backoffice.

O portfólio de produtos é completado pelas unidades de controle e aplicativos de software correspondentes. A Luminator desenvolveu seu próprio sistema de gerenciamento de dados para a troca eficiente e segura de dados de tráfego. Ele integra vários protocolos e serviços no setor ferroviário e de transporte público e é usado para troca de dados entre diferentes provedores. Além disso, este sistema chamado de Luminator Suite pode ser usado para controlar autorizações de acesso e concentrar dados de tráfego para transmissão para hubs de dados nacionais.

A Luminator Brasil comemora em 2024, 25 anos de atuação nos mercados brasileiro e da América Latina. Especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, a companhia trabalha para crescer mais de 10% este ano e consolidar a sua presença e liderança em alguns países da América Latina. Com unidade em Caxias do Sul, a Luminator fornece sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. A empresa tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail.

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GEBRÜDER WEISS ABRE NOVO TERMINAL EM POPESTI-LEORDENI, NA GRANDE BUCARESTE.

A empresa internacional de transporte e logística Gebrüder Weiss expandiu sua rede de localização na Romênia. A sudeste de Bucareste, em Popesti-Leordeni, o provedor de logística lançou oficialmente as operações em um novo terminal, após um grande investimento de 20 milhões de euros.

“O segundo terminal complementa nossa instalação existente a oeste da capital, em Bolintin-Deal, facilitando assim uma distribuição ainda mais eficiente de mercadorias na área metropolitana. Dessa forma, oferecemos condições de primeira classe para fornecer suporte logístico ainda melhor à economia emergente da Romênia”, afirma Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss.

O terminal moderno tem uma área de cerca de 19.000 metros quadrados para logística de depósito, transbordo, administração e conexões de transporte favoráveis ​​para o porto de Constanta, no Mar Negro, e a vizinha Bulgária. 

Ele é equipado com bombas de calor, e a instalação de um sistema fotovoltaico (PV) está sendo considerada para o futuro, juntamente com estações de carregamento para veículos elétricos. Um dos clientes do local é um fabricante internacional de tintas, para quem a Gebrüder Weiss armazena 12.000 paletes para distribuição em todo o país.

“O aumento da carga de tráfego na capital exige uma solução de dois terminais que nos permita abastecer a área metropolitana de duas direções geográficas, tornando assim a distribuição de mercadorias mais eficiente”, explica o gerente nacional Viorel Leca. 

Foto 1 - Na inauguração oficial do novo terminal logístico em Popești-Leordeni, em 19 de setembro, e/d: Thomas Moser, Diretor e Gerente Regional Mar Negro/CEI; Viorel Leca, Gerente Nacional Romênia; e Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss. Foto: Tiberiu Mînzu. Foto 2: A equipe Gebrüder Weiss em frente ao novo terminal.

Nos primeiros seis meses de 2024, o novo hub movimentou 78.000 remessas com um peso total de mais de 35.000 toneladas. “Em vista da nossa atual taxa de ocupação de depósito de 70%, estamos planejando expandir nosso portfólio de clientes em um futuro próximo. O terreno adquirido, com uma área total de 70.000 metros quadrados, nos permite construir espaços adicionais de armazenamento e cross-dock, dependendo de projetos futuros", acrescentou Viorel Leca.

30º aniversário da Gebrüder Weiss Romênia

A inauguração do novo terminal coincide com a comemoração do trigésimo aniversário da entrada da Gebrüder Weiss no mercado da Romênia. A Gebrüder Weiss opera uma rede abrangente de 13 locais nas principais regiões econômicas do país.

“Nos últimos 30 anos, o desenvolvimento econômico da Romênia tem sido impressionante, e o país se tornou um local de fabricação muito procurado. Vamos dar suporte ao crescimento da indústria e do comércio na Romênia com nosso know-how de logística para o futuro”, diz Thomas Moser, Diretor e Gerente Regional do Mar Negro/CEI na Gebrüder Weiss.

A entrega de produtos encomendados on-line ao cliente final se tornou uma história de sucesso, especialmente nas cidades. A Gebrüder Weiss oferece seus Serviços de Entrega em Domicílio na Romênia desde 2018.

No ano passado, 700 funcionários lidaram com cerca de 1,1 milhão de remessas. Entre os clientes incluem-se empresas internacionais dos setores automotivo, de tecnologia e de bens de consumo. De suas unidades na Romênia, o provedor de logística opera transportes por caminhão para a Alemanha, França, Hungria e República Tcheca e lida com transportes de carga aérea e marítima para destinos em todo o mundo.

30º aniversário da Gebrüder Weiss Roménia: os funcionários da sede, perto de Bucareste, em clima festivo. Foto: Tiberiu Mînzu.

A Gebrüder Weiss Holding AG, sediada em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos com cerca de 8.600 funcionários em 180 locais próprios. A empresa gerou receitas de 2,46 bilhões de euros em 2023. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Os pontos fortes, gêmeos da competência digital e física, permitem que a Gebrüder Weiss responda de forma rápida e flexível às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio século – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis.

* Fotos: Divulgação / Gebrüder Weiss

Gebrüder Weiss