sábado, 12 de outubro de 2024

MINHA PAIXÃO PELO TREM. Por chicolelis*

Foto: Mário Bock

Uma  linda foto do colega Mário Bock  me remeteu às deliciosas viagens de trem que fiz, na infância com meus pais e irmão, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Confesso que me deu uma enorme tristeza ver aquela locomotiva ali, desrespeitosamente  abandonada num canto qualquer desta terra descoberta por Cabral.

O que diz Mário Bock: "Esta foto linda, mas triste, eu fiz em 1974, portanto tem exatos 50 anos. O título que dei à foto foi "fim da linha", essa composição parou e morreu desse jeito na fazenda Ipanema, próximo à Sorocaba, onde serviu à usina siderúrgica que havia lá, por sinal a primeira do Brasil e inaugurada por dom Pedro II. Hoje resta bem conservado o enorme prédio do alto-forno, mas sem nenhum maquinário em seu interior. A velha “Maria Fumaça” fotografada não tem mais, provavelmente foi derretida como ferro velho. Judiação. Interessante é que a locomotiva com os vagões já devia estar parada ali por anos, tempo em que quase tudo desapareceu do cenário, inclusive os trilhos, menos ela que permaneceu prá contar história”.

Mais uma inspiração para essa coluna é que a minha cidade, Santos, tem um coração, o porto. Sendo o maior da América Latina,  é o principal responsável pelas exportações brasileiras e também pela mercadoria que entra em nosso País. E como o santista sabe que este coração continua pulsando forte, dia e noite? Pelo apito do trem da RUMO, empresa de logística que atua em todo o território nacional, quando adentram o nosso porto. Mas o que mais me atrai no apito desse trem é me lembrar das minhas viagens de trem.

Foto: Rumo/Divulgação

Cada viagem, com o trem puxado pelas antigas locomotivas a vapor, popularmente chamadas de “Maria Fumaça” era uma festa, saindo da estação da Luz, em São Paulo, até a Central do Brasil no Rio. Uma viagem feita no chamado “Trem Prata”, que não tem mais (infelizmente) com sua cabine onde havia um beliche, pia e de barulho, só o “toc toc” característico de uma trem. Sem contar, claro, o apito nas passagens de nível e o surgimento de algum obstáculo (em geral animais) na linha. Uma característica do lado de cima do beliche era uma espécie de cinto de segurança, uma cinta bem larga, que descia do teto da cabine, bem no centro do leito.

As viagens direto para Minas, não tinham o “Trem de Prata”, apesar da distância bem maior  (664 km, contra 400 km do Rio). Mas tinha uma curiosidade, a baldeação, quando chegando a Conselheiro Lafayete, todo mundo pegava suas bagagens e mudava de trem. Acontecia em razão da diferença de bitola. A que servia o trem saindo de São Paulo era mais larga que a usada em Minas Gerais. A grande diferença é que, nesta segunda, o trem balançava muito e eu e meu irmão, Luiz Antônio, o “Lubi”, nascido em Ponte Nova (MG), ficávamos brincando, exageradamente, jogando o corpo de um lado pro outro. Até vir a bronca da mãe ou do pai.

Homens encapotados

Uma coisa que sempre me intrigou nas viagens de trem para Minas, eram aqueles homens usando umas capas muito compridas, quase arrastando no chão, chapéus e óculos, semelhantes àqueles usados por motociclistas antigamente. Um dia perguntei ao meu pai, o porquê  daquele modo estranho de se vestir.

- Sabe, Francisco (nunca esqueço a resposta, do meu pai) é que essas pessoas têm medo da fuligem (teve que explicar o que era fuligem) que entra nos vagões, vinda lá da máquina, pois às vezes a janela do trem está aberta e é perigoso para queimar a roupa ou até ferir os olhos. Por isso eu sempre escolho bancos de costas para o sentido da estrada, para que isso não nos queime.

Eu vi muita fuligem entrando pela janela e atingindo pessoas dentro do trem. Uma vez o vestido de uma moça quase pegou fogo e foi a maior gritaria dentro do vagão. Ai, todo mundo fechou as janelas, não apenas os vidros, mas também as venezianas (lembra  do que se trata?) e viajamos com muito calor. Mas era divertido viajar de trem, mesmo no trecho mineiro que, balançando muito, nos obrigava a andar sempre segurando no apoio dos bancos, para ir ao banheiro ou ao restaurante.

Trem Belo Horizonte - Vitória. Foto: montesclarosecoturismo.com.br.

Mas falando mais de trem, uma viagem que ainda pretendo fazer é aquela  entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). A estrada de ferro foi construída em 1904 e assumida pela Vale do Rio Doce em 1997. Transporta carga e passageiros, sendo que esses últimos viajam em vagões fabricados na Romênia em 2013. O trecho tem 664 km que é percorrido a uma velocidades entre 60 e 67 km/h (o trem bala no Japão, corre a 360 km; na China, 350 km/h e o TGV, na França, 320 km/h), em cerca de 13 horas, passando por 30 estações, entre elas Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade e onde foi reeleito prefeito o Marco Antônio Lage, ex-diretor de Comunicação da Fiat. 

Quem nunca viajou de trem, precisa fazê-lo, seja em pequenos passeios que existem em várias regiões, ou em viagens longas como a de 900 km entre São Luiz, no Maranhão, e Parauapebas, no Pará. Tudo em 16 horas, passando por 27 municípios e parando em 10 estações. Boa viagem!


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

TUDO VIROU UMA IMENSA BRINCADEIRA? Por Marli Gonçalves*

Vamos falar um pouco mais sério: tudo virou brincadeira? Tenho percebido uma tendência à uma quase infantilização de temas importantes, debates, ações. Como se para fugir de responsabilidade, solução ou participação, seja melhor achincalhar bobamente na vida e em redes sociais com tiradas sem noção.

Um TikTok gigantesco parece ser o mais novo sonho de consumo, até mesmo de quem não conhece a rede das dancinhas, e porque envolve o público de todas as idades. Mas aproveitando os festejos às crianças, dia, mês, aproveito para dar uma beliscada, lembrando que elas ainda podem brincar. Nós, não, e tem muitos levando a vida assim, na flauta.

Um exemplo: a abstenção pavorosa na eleições, a falta de comprometimento diante das urnas, a brincadeira de achar que um fanfarrão poderia governar uma das maiores cidades do mundo. Andei perguntando por aí – não qual foi o voto, que essa é informação absolutamente individual e secreta. Mas perguntando como foi, se foi, se pegou fila, essas coisas. Foi assim que fiquei chocada ao encontrar mais quem simplesmente não foi votar. Abstenção como forma de protesto, o que seria razoável? Não. Ouvi: “preguiça”, “fiquei dormindo”, “que coisa chata”, “era longe o local” (mas nunca pensou em mudar), “tinha de subir o morro”, “fiquei esperando minha mãe e ela só chegou à noite”. Ouvi isso junto de gargalhadas, inclusive tirando uma até dos resultados. Esses são os cidadãos que estamos criando. Nada importa. Seja o que Deus quiser.

E o pior é que todas essas respostas vieram com um “tudo bem” e pessoas que nem estão aí para nenhuma justificativa, inclusive oficial. Como se fosse nada. Também, uma multa de pouco mais de 3 reais não parece assustar muito, e ninguém acha que um dia pode precisar daquele canhotinho, de estar em dia. O futuro está lá longe, assim como para as crianças.

Não sou a favor de que a eleição seja obrigatória, mas é. Esse é o jogo. Óbvio: não estou falando de quem já é isento, ou para quem não é obrigatório, entre 16 e 18 anos, ou a partir dos 70, embora tenha visto muitas pessoas quase se arrastando para ir às urnas, ou ainda sobre quem estava viajando. Uso o exemplo eleições por ser o mais fresco, recente. Mas isso tem se repetido em muitos outros momentos.

Enquanto exaustivas análises essa semana ficaram nesta de direita, centro, esquerda, quem apoiou quem, e se isso influenciou, minha observação é sobre a falta de compromisso social, com a sociedade, os seres cada dia mais alheios, e o que certamente explica muitos outros comportamentos, inclusive a violência. O negacionismo geral. A boiada. O surgimento de tranqueiras. Nada importa. Tudo vira folclore. Dá clique nas redes. É piada, ou engraçado. Influenciadores de qualquer coisa, seguidos, numa distopia tipo “Ensaio sobre a Cegueira”, filme de Fernando Meirelles, de 2008. E, em profusão, um assunto enterra o outro continuamente.

Soltos assim esses comportamentos já mudam o rumo de nossas histórias, de todos nós. Precisa lembrar que ser contra o sistema é outra coisa, bem diferente, mais sólida. Estratégica e intencional. Com objetivo.

Não é brinquedo não. Ninguém vai querer brincar de esconde-esconde depois, como tantos já tivemos que fazer durante anos terríveis, para fugir do pega-pega da repressão.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


sexta-feira, 11 de outubro de 2024

CARRO ELÉTRICO: COM 58 ELETROPOSTOS DE CARGA RÁPIDA DA VOLVO CAR BRASIL NAS ESTRADAS, JÁ É POSSÍVEL IR DE PELOTAS (RS) ATÉ ILHÉUS (BA).

Reafirmando seu compromisso com a eletrificação e os consumidores de carros elétricos, a Volvo Car Brasil anuncia que já é possível sair do Rio Grande do Sul e ir até o sul da Bahia em rota interligada pelos eletropostos de carga rápida da montadora. Os cerca de 20 mil usuários do app Volvo Car Eletropostos que forem percorrer 3.094 km da rota que interliga as regiões Sul e Nordeste utilizando o aplicativo, passarão por locais como São José (SC), Balneário Camboriú (SC), Cajati (SP), Ubatuba (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), São Matheus (ES), até chegar ao destino final em Ilhéus (BA).

Outra marca importante, é a presença do primeiro eletroposto instalado na região Norte, em Presidente Figueiredo (AM). Com isso, o projeto de eletrificação da Volvo Car Brasil está presente, agora, nas cinco regiões do país, totalizando 58 eletropostos.

Além dos pontos nas estradas, toda a rede de concessionários também está à disposição com equipamentos de carga rápida, para facilitar e viabilizar novas rotas, de forma complementar aos eletropostos. Além dos pontos de estrada os clientes Volvo também podem utilizar a rede de concessionários com carregadores de carga rápida.

Dos 101 eletropostos que a Volvo Car Brasil irá instalar nas rodovias, 58 já estão à disposição da frota de mais de 150 mil carros “recarregáveis” (totalmente elétricos e Híbridos Plug-In) que rodam atualmente no país – conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Assim, a marca sueca expande ainda mais a cobertura viária, para interligar o país por inteiro. A Volvo Car Brasil tem uma estratégia muito bem desenhada com parceiros e concessionários, mapeando as rotas mais utilizadas por seus clientes e pontos que ligam as mais diversas regiões.

“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Os emplacamentos de veículos eletrificados no Brasil têm aumentado a cada dia e o nosso objetivo é oferecer um futuro melhor para a mobilidade elétrica no país e para o mercado consumidor que já acredita e utiliza esta tecnologia. Temos trabalhado continuamente para que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais", afirma Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil.

Atualmente, todos os pontos de carga rápida da Volvo possuem também um ponto de carga de conveniência, realizada por meio de um Wallbox, com capacidade de carga de até 22 kWh. Desde a primeira instalação, em maio de 2022, até o dia 30 de Setembro deste ano, os eletropostos rápidos da Volvo já realizaram 51.712 recargas em todo o país, totalizando um consumo de 1.292.464 kWh.

“Conectar o Brasil da Região Sul à Região Nordeste é motivo de muito orgulho. São mais de 21.722 km ligados para que clientes de veículos elétricos possam fazer viagens. Além de possibilitar rotas pelo litoral do país, também estamos focados no interior dos estados. Também é um momento especial por ter o primeiro eletroposto instalado na região Norte, completando as cinco regiões do país”, comemora Guilherme Galhardo, Head de Eletrificação e Diretor de Digital da Volvo Car Brasil, que completa.

“Ao final do projeto, teremos um investimento total de cerca de R$70 milhões na economia brasileira e entendemos que também colaboramos com um futuro melhor e mais sustentável para todos. Mas ainda temos muito trabalho pela frente", comenta Galhardo.

Serviço

● Para clientes Volvo: recarga gratuita

● Para o público geral: R$ 4,00 (valor kWh)

● Taxa de conectividade: R$ 2,50 (cobrança única quando inicia a recarga, exceto para clientes Volvo)

● Taxa de ociosidade: R$ 5,00/minuto (Esta taxa será aplicada tanto aos carregadores de carga rápida (DCs) como aos de carga padrão (ACs), que estejam instalados nos mesmos locais, e incidirá a partir do 16º minuto a contar da conclusão da recarga).

ENDEREÇOS DOS CARREGADORES QUE FAZEM PARTE DA ROTA SUL A NORDESDE

PELOTAS (RS): Posto Buffon B91 – Rod. BR 392, Km 64 - Padre Reus, 96050-500

PORTO ALEGRE (RS): Concessionária Volvo IESA - Av. Érico Veríssimo, 1600 - Azenha, Porto Alegre - RS, 90160-180

SÃO JOSÉ (SC): Posto Galo - Rua Gerôncio Thives, 1099 - Barreiros

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC): Km 138 N 138, BR-101 - Nova Esperança, 88336-200 – American Oil

CURITIBA (PR): Concessionária Volvo Open Point - Rua Jerônimo Durski, 925 - Campina do Siqueira, Curitiba - PR, 80730-290

CAJATI (SP): Rod. Régis Bittencourt, Km 500 - Sentido Sul, 11950-000 – Posto Ongarato

RIVIERA DE SÃO LOURENÇO (SP): Supermercado Pão de Açúcar - Av. Marginal, 2717 - Riviera de São Lourenço, Bertioga - SP, 11250-000

UBATUBA (SP): Supermercado Pão de Açúcar - Rua Guarani, 374 - Centro, Ubatuba - SP, 11680-000

ANGRA DOS REIS (RJ): Posto Vale do Café - Rua Itatiaia, S/N, Japuiba

RIO BONITO (RJ): Posto Kid Dolar - BR-101, 237 - Boqueirão, Silva Jardim - RJ, 28820-000

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) - Shopping Guarus - Av. Sen. José Carlos Pereira Pinto, 442/590 - Parque Calabouco

VITÓRIA (ES): Concessionária Volvo Vitória - Av. Fernando Ferrari, 460 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29060-220

SÃO MATEUS (ES): Posto Rio Negro - Rod Governador Mário Covas, 493

EUNÁPOLIS (BA): Novo Posto Verão - Av. Antônio Carlos Magalhães, 1978 - Encanto Das Aguas, Eunápolis - BA

ENDEREÇOS DE TODOS OS 58 ELETROPOSTOS VOLVO EM FUNCIONAMENTO

SUL

ITAJAÍ (SC): R. José Testoni, 1 - Dom Bosco, 88307-098 – Posto Universitário Rede Galo

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC): Km 138 N 138, BR-101 - Nova Esperança, 88336-200 – American Oil

SÃO JOSÉ (SC): R. Gerôncio Thives, 1099 - Barreiros – Posto Galo

IMBAÚ (PR): BR 376, Km 394 Rua Charqueada, 84250-000 – Lanchonete Soledad 2

CORBÉLIA (PR): Trevo Principal de – Centro (-24.79270653, -53.28881830) – Hotel Peroza

PELOTAS (RS): Posto Buffon B91 – Rod. BR 392, Km 64 - Padre Reus, 96050-500

LAGES (SC): Av. Luiz de Camões, 2647 - Maria Luíza, 88519-000 – American Oil

MARINGÁ (PR): Posto Piloto - R. Estados Unidos, 555 - Jardim America, Maringá - PR, 87045-091

SUDESTE

ANDRADINA (SP): R. Gabriel Teixeira de Barros, 991 - Parque São Gabriel, 16901-227 – Savana Parque Hotel

ANGRA DOS REIS (RJ): Rua Itatiaia, S/N, Japuiba, -22.969441394958114, -44.298774209501 – Posto Vale do Café

AVARÉ (SP): Rod. Pres. Castello Branco, km 247, 18705-050 – Posto Bizungão

BARRA MANSA (RJ): Rod. Pres. Dutra, Km 275 - 27338-000 – Posto Metano

BOTUCATU (SP): R. Emílio Cani, 981 - Vila Santa Therezinha De Menino Jesus, 18606-730 – Posto Orbi

CAJATI (SP): Rod. Régis Bittencourt, Km 500 - Sentido Sul, 11950-000 – Posto Ongarato

CAMPOS ALTOS (MG): BR-262, km 598 - Zona Rural – Posto HG

CAPITÓLIO (MG): Estrada Vicente Conegas, SN – Morro Preto – Hotel Quinta dos Cabeças

GUARAREMA (SP): Av. Gen. Porfírio da Paz, 176, 08900-000 – Paradouro Batistella

LIMEIRA (SP): SP-330, km 137, via Mário Peixoto de Oliveira, s/n - Distrito Industrial Anhangüera 13487-530 – Rancho Mineiro

PARACATU (MG): Rodovia BR 040, KM 40,6- Amoreiras II, 38600-000 – Posto Paracatu

PERDÕES (MG): BR-381, km 677, 37260-000 – Posto Crossville

PORTO FERREIRA (SP): Av. João Martins Da Silveira Sobrinho, 2101, 13660-000 – Posto 6

RIVIERA DE SÃO LOURENÇO (SP): Av. Marginal, 2717 - Riviera de São Lourenço, Bertioga - SP, 11250-000 - (-23.789724318149155, -46.03198438690738)

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ (MG):  Rod. Fernão Dias, Km 790 - S/N - Zona Rural, São Gonçalo do Sapucaí - MG, 37490-000 (-21.94508808340264, -45.619955063434716)

SÃO SEBASTIÃO (SP):  Rod. Dr. Manoel Hipólito Do Rêgo, 2501 - Praia Do Arrastão, 11605-136 – Auto Posto Igararece

TRÊS MARIAS (MG): Rod. BR 040, Km 281, S/N, 39205-000 – Posto Mar Doce

UBATUBA (SP): Rua Guarani, 374 - Centro, Ubatuba - SP, 11680-000 – GPA Ubatuba

RIO BONITO (RJ): Posto Kid Dolar - BR-101, 237 - Boqueirão, Silva Jardim - RJ, 28820-000

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) - Shopping Guarus - Av. Sen. José Carlos Pereira Pinto, 442/590 - Parque Calabouco

MARÍLIA (SP): Rod. SP Km 322 - zona Rural,17500-002  – Auto Posto Gigantão

SÃO MATEUS (ES): Rod Governador Mário Covas, 493 – Seac, -18.746152875817213, -39.86062066473389 – Posto Rio Negro BR Petrobrás Grupo Nazarão

PRESIDENTE PRUDENTE (SP): Av. Manoel Goulart, 2400 - Jardim das Rosas, 19060-000  – Prudenshopping

SÃO CARLOS (SP): Rod. Washington Luís, km 222 - Zona Rural, São Carlos - SP, 13560-970 (-22.09343228745159, -47.8313130677845) – Castelo Plaza

PENÁPOLIS (SP): Rod. Srg. Luciano Arnaldo Covolan, s/n - Parque Industrial, Penápolis - SP, 16300-000 - Penápolis Garden Shopping

PETRÓPOLIS (RJ): Rod. BR 040, km 62  - Itaipava, Petrópolis - RJ, 25740-320 - Villa Itaipava Resort 

CENTRO-OESTE

ITUMBIARA (GO): Avenida Beira Rio, 1100 - B. Nova Aurora - 75522-330 – Hotel Beira Rio

NOVA MOTUM (MT): BR-163, Km 582, 78450-000 – Posto Águia Branca

PRIMAVERA DO LESTE (MT): BR-070 - Parque Industrial, 78850-000 – Posto Alvorada

RONDONÓPOLIS (MT): BR-364, Km 211 Zona Rural, 78700-000 – Restaurante Sinuelo

SINOP (MT): Rodovia BR 163, km 844 - zona rural, 78551-970 – Posto Trevão

ANÁPOLIS (GO): Fazenda Barreiro do Meio 2 - Rodovia, BR-153, 3661, 75132-400 (-16.3810589,-48.9513697) – Hotel Denali

SIMOLÂNDIA (GO): BR-020 - Zona Rural,73930-000  – Auto Posto DDD

CATALÃO (GO): R. Guimarães Rosa, 85 Bairro Bolanger, Catalão - GO, 75710-710 - Go in Catalão

NORDESTE

AÇU (RN): Rodovia, BR-304 KM 110,2, 59650-000 – Posto Florestal

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO (SE): Av. Ananias Fernandes dos Santos, 12 - Centro, 49820-000 – Posto Canindé

MATA DE SÃO JOÃO (BA): BA-099, Km 74 - s/n - Linha Verde, 48282-970, 44054-128 – Sauipe Premium

SALGUEIRO (PE): Av. Cel.  Veremundo Soares, 551 - N.S. Aparecida, 56000-000 – Salgueiro Plaza Hotel

SOUSA (PB): Av. Gastão Medeiros Forte, 5857 - Jardim Sorrilandia, Sousa - PB (-6.778226624030077, -38.2401229512412) – Posto Chabocão

ALAGOINHAS (BA): Rod. Governador Mário Covas (-12.1667799,-38.4226074) – Posto 2A.

EUNÁPOLIS (BA): Av. Antônio Carlos Magalhães, 1978 - Encanto Das Aguas, Eunápolis - BA, 45825-000 (-16.3724185852219, -39.56257814204475) – Novo Posto Verão

IBOTIRAMA (BA): Rodovia BR-242 Km 468, s/n, 47520-000 – Hotel Serra do Rio

SEABRA (BA): Rodovia BR-242 Km 400 – Laranjeiras, 46900-000 – Auto Posto DDD 242

CANUDOS (BA): Rodovia BR-116 Km 119, -9.969847534723232, -39.162387689062115 – Posto Real

EUCLIDES DA CUNHA (BA): BR-116, km 215, s/n ÁREA URBANA, 48500-000 – Posto Ralene

CARUARU (PE): BR-104 km 68,8, 55034-630 – Posto Ceaka

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS (AL): Sítio Escorrega Rodovia BR 101, km 159, 57250-000 – Engenho Caraçuípe

ITABERABA (BA): Rodovia BR 242, Km 88, s/n Sede, Itaberaba - BA, 46880-000 - Posto Santa Helena

CAMPINA GRANDE (PB): R. José Bernardino - Vila Cabral, Campina Grande - PB, 58408-027 - Complexo Heron Marinho.

NORTE

PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM): Posto Bemol - Rodovia BR-174, 886 - Centro, Pres. Figueiredo - AM, 69735-000

Volvo Car Brasil 

A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O EX30, novo SUV elétrico compacto que é o modelo mais acessível da marca sueca atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa, no mercado brasileiro, em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.

O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil 
Inside Out PR

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

VOLVO FIGURA, MAIS UMA VEZ, NO RANKING GPTW DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR NO BRASIL.

A edição 2024 da pesquisa Great Place to Work (GPTW) destaca as 175 melhores organizações do Brasil, a partir da opinião de seus próprios funcionários. O certame avalia clima organizacional, práticas de gestão de pessoas e define o índice de confiança dos colaboradores em cada uma das empresas participantes. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (9), em evento em São Paulo. 

O ranking brasileiro é uma iniciativa da consultoria global Great Place to Work, em parceria com a revista Época Negócios e o jornal Valor Econômico. Dividindo empresas por porte e setor, a classificação é definida a partir da avaliação de critérios como desenvolvimento, liderança, comunicação, reconhecimento e benefícios, dentre outros.

Representantes da Volvo receberam a placa GPTW 2024

“A Volvo tem uma estratégia de sustentabilidade baseada nos pilares ‘Clima’, ‘Recursos’ e ‘Pessoas’. Esse novo reconhecimento mostra que mantemos alto engajamento dos nossos colaboradores, os quais chamamos internamente de ‘Gente Volvo’, com os nossos propósitos, cultura e valores organizacionais”, assegura Alejandra Vago, vice-presidente de Pessoas e Cultura da Volvo na América Latina.

Ambiente colaborativo e saudável

A Volvo teve excelente desempenho em todas as dimensões avaliadas na pesquisa Great Place to Work 2024. O item Orgulho teve a nota mais alta, com 98 pontos. Mas as notas de todos os subgrupos foram similares, com poucas variações, demonstrando que a organização é consistente em suas práticas corporativas. O ranking reflete o forte indicativo de que a Volvo oferece um ambiente de trabalho equilibrado e inclusivo, reconhecido por colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos.

As práticas relacionadas aos pilares Talento, Diversidade, Bem-estar e Ambiente de Trabalho (TDBA) foram identificadas como uma fortaleza da Volvo, reforçando ainda mais a percepção de um ambiente colaborativo, saudável e de grande respeito à diversidade. 

“Estamos muito orgulhosos da nossa posição nesse novo reconhecimento nacional. Nossos colaboradores aprovam e valorizam as práticas de gestão de pessoas que adotamos para manter uma cultura colaborativa e duradoura, em que todos se desenvolvem e se engajam ", afirma Alejandra Vago.

Constância

Além de mais uma vez figurar entre empresas de todos os setores, a Volvo segue como uma das melhores do segmento automotivo brasileiro. Em quase 20 anos, a marca recebeu esse mesmo reconhecimento diversas vezes, tanto na pesquisa GPTW como em outras importantes avaliações do gênero.

Em 2023, outras duas empresas do grupo receberam certificação GPTW: a Volvo Financial Services, divisão que atua em financiamentos, seguros, consórcio e locação de caminhões; e a Dipesul, concessionária Volvo no Rio Grande do Sul.

Great Place to Work

Presente em 98 países, o GPTW é uma referência global em estudos sobre ambientes de trabalho. A organização realiza uma análise criteriosa baseada na percepção dos próprios funcionários, avaliando aspectos como confiança, respeito e satisfação no ambiente corporativo. Para que uma empresa seja bem classificada, é necessário que uma amostra mínima de colaboradores responda à pesquisa e que pelo menos sete em cada dez funcionários avaliem a empresa de maneira positiva.

>> Clique aqui e conheça o ranking GTPW 2024

Grupo Volvo América Latina

VOLKSWAGEN CONQUISTA O CERTIFICADO GREAT PLACE TO WORK PELO 3º ANO

Volkswagen do Brasil se mantém como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa de cultura e engajamento GPTW (Great Place To Work), respondida voluntariamente pelos colaboradores.

A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work (GPTW) pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. Essa importante certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.

A avaliação Great Place To Work (GPTW) conta com 63 perguntas divididas em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os colaboradores respondem voluntariamente ao questionário. Na pesquisa deste ano, a Volkswagen do Brasil teve entre os destaques o aumento de 18 pontos percentuais no número de colaboradores participantes, ficando bem acima da média das empresas com o mesmo porte. O orgulho de contar a outras pessoas que trabalha na Volkswagen permanece como o pilar mais forte da pesquisa.

“Na Volkswagen do Brasil, temos as pessoas como prioridade e é gratificante esse retorno positivo dos nossos colaboradores. A conquista da certificação Great Place To Work pelo terceiro ano consecutivo nos enche de orgulho e o aumento significativo de participantes, bem acima da média de empresas de mesmo porte, demonstra evolução constante. As nossas pessoas acreditam na pesquisa de clima, reconhecem que ações são realizadas e querem colocar sua voz para contribuir com a transformação cultural da Nossa VW rumo a uma empresa cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas”, afirma o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

Volkswagen conquista o selo Great People Mental Health

A pesquisa Great Place To Work (GPTW) conta com uma parceria com o Great People Mental Health, que usa metodologia baseada em neurolinguagem, com ferramentas de IA (Inteligência Artificial), para avaliar o índice de bem-estar dos colaboradores. A análise é feita com base nos dados qualitativos da pesquisa aplicada, focando na forma como os colaboradores responderam às questões abertas (dissertativas).

A Volkswagen do Brasil conquistou o selo Great People Mental Health, com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação da empresa nessa avaliação de bem-estar.

Volkswagen integra Censo de Diversidade & Inclusão à pesquisa GPTW

Outra novidade deste ano na pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil foi o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa contou com perguntas adicionais para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear as principais demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos.

Este é o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW. Em relação ao seu primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.

“Evoluir constantemente como uma empregadora de excelência é um compromisso da Volkswagen do Brasil. Atuamos diariamente na construção de um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo e a conquista da certificação Great Place To Work (GPTW) pelo terceiro ano consecutivo revela que estamos no caminho certo. O selo Great People Mental Health, conquistado logo na primeira vez em que participamos dessa certificação, destaca o índice de bem-estar positivo dos nossos colaboradores e é motivo de grande satisfação para todos nós. E a inclusão do Censo de Diversidade Great People Diversity, neste ano, tornou os resultados da pesquisa ainda mais significativos, permitindo o cruzamento de dados com foco em planos de ações robustos e na evolução contínua”, diz Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Volkswagen é Top Employer pelo 6º ano consecutivo

A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2024 a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.

Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil alcançou a excelente nota de 90,2% nas melhores práticas de Recursos Humanos avaliadas pela pesquisa, bem acima da média considerada benchmark (82%). Desde 2019, quando conquistou o Top Employer pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil registrou crescimento de 19,2 pontos percentuais no resultado da pesquisa.

No Brasil, a Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.

Volkswagen é Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora” pelo 3º ano consecutivo

Em 2024, a Volkswagen do Brasil integrou novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores empregadoras no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integrou esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

O estudo Randstad Employer Brand Research é realizado globalmente pela Randstad há mais de 20 anos em 32 países. Desde 2019 ele é feito no Brasil, abordando os principais atributos de uma marca empregadora na visão dos talentos, a percepção do público sobre os principais empregadores do mercado e o reflexo de sua atratividade para os colaboradores.

Na edição 2024, foram entrevistados mais de 4.500 brasileiros e as 150 maiores empregadoras do País foram avaliadas. Há destaque para dois novos pilares que impactam o cotidiano dos talentos: inteligência artificial e equidade no trabalho. Para os talentos, os fatores mais importantes na escolha de um empregador são progressão na carreira, salários e benefícios atrativos, ambiente de trabalho agradável, equidade e gestão sólida.

Volkswagen está entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’

A Volkswagen do Brasil também conquistou neste ano a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.

Com uma política de Diversidade & Inclusão robusta, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota 100, logo na primeira vez em que participou da pesquisa, em 2024.

O estudo avalia a equidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil, além de práticas e políticas corporativas em apoio à comunidade LGBTQIA+ e na erradicação da LGBTfobia. Em sua 3ª edição, a pesquisa certificou 79 empresas no Brasil neste ano, um aumento de 39% nas organizações certificadas em relação a 2023. Neste ano, foram 124 empresas participantes, 36% a mais do que na edição anterior.

Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.

A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano passado, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.

Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares LGBTQIAP+, gênero, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).

Saúde e bem-estar

A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Wellhub (Gympass) e o Zenklub. A VW também conta com áreas de convivência nas fábricas, academia ao ar livre, entre outras ações.

Volkswagen do Brasil

NISSAN FOCA EM INICIATIVAS PARA CUIDAR DA SAÚDE EMOCIONAL DE SEUS COLABORADORES

No Dia Mundial da Saúde Mental, fabricante japonesa reafirma seu compromisso com um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.

A Nissan tem como compromisso a criação de um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Certificada pelo Great Place to Work nos últimos três anos no Brasil, a fabricante japonesa de automóveis destaca seus valores corporativos e iniciativas para a promoção da saúde emocional de seus colaboradores.

Por meio do Nissan Way, sua cultura organizacional, a companhia promove internamente valores como respeito mútuo, colaboração e garantia do desenvolvimento integral. Esses princípios contribuem para a construção de um ambiente de trabalho que valoriza tanto o crescimento profissional quanto o bem-estar pessoal.

“Aqui na Nissan temos um compromisso com o bem-estar integral de nossos colaboradores, tendo a saúde emocional como um valor fundamental. Desta maneira, buscamos oferecer, além dos valores intrínsecos à nossa cultura, iniciativas que promovam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado”, explica Wagner Corrêa, gerente sênior de Recursos Humanos da Nissan do Brasil.

Dentre as iniciativas e ferramentas da Nissan no Brasil, destacam-se:

Liderança consciente – novo programa global Nissan Leadership Way tem como pilar o conceito de que o cérebro e o coração são elementos indivisíveis para quem desempenha uma função de liderança. Muitos estudos têm concluído que liderar com compaixão pode estar associado a um menor esgotamento emocional dos colaboradores. No Brasil, a Nissan realiza ainda “trilhas de saúde emocional”, encontros presenciais com as lideranças e especialistas externos para debater o tema sob o viés da liderança.  

Programa Way of Working (WOW) - apresentado no final de 2020, a Nissan se tornou a primeira fabricante na América do Sul a oferecer até 80% de trabalho remoto como padrão para 100% dos colaboradores das áreas administrativas, que se mantém em vigor permitindo que os talentos da Nissan tenham grande autonomia e flexibilidade.

Plataforma de Saúde Emocional OrienteMe - plataforma disponível a colaboradores e dependentes para diagnóstico sobre saúde emocional e, a partir do resultado, acompanhamento semanal com psicólogo conveniado, entre outros serviços como meditação.

Equipe Multidisciplinar de Saúde Nissan – Equipe formada por médicos, assistente social, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos para proporcionar aos colaboradores suporte à saúde, promovendo o bem-estar físico, mental e social e melhorias contínuas na qualidade de vida. Disponível presencialmente aos funcionários do Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) e de maneira remota nas demais localidades.

Wellhub – plataforma disponível para colaboradores e dependentes que os conecta à parceiros para atividades físicas (academias, estúdios, personal trainers), terapia, nutrição e qualidade do sono.

Nissan do Brasil

IVECO BUS ANUNCIA GRANDES INVESTIMENTOS INDUSTRIAIS EM ANNONAY PARA ATENDER À DEMANDA POR ÔNIBUS ELÉTRICOS E BATERIAS ELÉTRICAS

Durante mesa-redonda sobre o tema "A estratégia industrial da Europa: a mobilidade é uma oportunidade para reindustrializar a Europa?", realizada na EuMo Expo em Estrasburgo, França, Domenico Nucera, presidente da IVECO BUS e presidente da divisão de Ônibus da European Automobile Manufacturers' Association (ACEA), destacou os principais desafios que todas as partes interessadas no setor de ônibus devem enfrentar para apoiar a aceleração da transição para veículos com zero emissões e cumprir os ambiciosos regulamentos europeus.

Até 2030, 90% dos novos ônibus urbanos deverão ter zero emissões, um desafio que exige investimentos industriais significativos para os fabricantes que pretendem manter a produção europeia competitiva de veículos com zero emissões.

Para isso, a IVECO BUS decidiu eletrificar este ano a sua histórica fábrica francesa em Annonay, a fim de integrar a produção dos modelos elétricos HEULIEZ GX ELEC e IVECO E-WAY nas suas linhas de montagem, que até agora só eram geridas pela unidade de Rorthais, também localizada na França. As linhas também receberão a produção dos novos modelos E-WAY-H2 de células de combustível. Além disso, uma unidade dedicada à montagem de baterias elétricas de última geração também será introduzida no local, permitindo que a IVECO BUS controle toda a sua cadeia de valor para melhor atender seus clientes franceses e europeus. O fabricante estará melhor posicionado do que nunca para enfrentar os desafios da transição energética necessária.

"Manter a produção competitiva na Europa é um desafio, mas também uma oportunidade de reindustrialização", diz Domenico Nucera. "Estamos enfrentando o desafio da transição energética investindo maciçamente em nossas habilidades na França, bem como na Itália e na República Tcheca."

A fabricante também anunciou um plano de investimento maciço de 600 milhões de euros nos próximos anos. A maioria será dedicada ao desenvolvimento de uma nova plataforma de veículos de zero emissão para os segmentos urbano e interurbano na Europa, capitalizando as fábricas existentes e o centro de P&D na França.

Embora os esforços dos fabricantes sejam essenciais, o sucesso dessa revolução industrial exigirá a mobilização de todas as partes interessadas. O apoio financeiro dos Estados e da União Europeia será crucial para esta transformação, juntamente com uma cooperação reforçada com os operadores de transportes públicos.

"Se todos nós, como partes interessadas, trabalharmos juntos de forma eficaz, podemos enfrentar com sucesso esses desafios e aproveitar ao máximo as oportunidades que eles apresentam para a reindustrialização da Europa", conclui Domenico Nucera.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

MERCEDES-BENZ APRESENTA PROTÓTIPOS DA NOVA ARQUITETURA MODULAR PARA VANS ELÉTRICAS

Nova plataforma VAN.EA revela o conceito da marca para as vans do futuro

Protótipos rodam em testes nas estradas da Europa

A Mercedes-Benz está implementando a próxima fase de sua estratégia de eletrificação com a VAN.EA (Mercedes-Benz Van Electric Architecture). Os primeiros protótipos estão em testes nas estradas da Europa e, no futuro, todos os novos desenvolvimentos de vans médias e grandes da marca utilizarão essa nova arquitetura elétrica modular e flexível.

A VAN.EA permite uma clara diferenciação entre vans posicionadas no segmento de luxo para uso privado e as vans comerciais no segmento premium. Considerando as vans luxuosas, o portfólio incluirá desde veículos familiares até shuttles VIP exclusivos e limusines espaçosas, projetadas para atender aos clientes com as mais altas exigências.

Em relação às tecnologias instaladas, as novas vans atendem a uma ampla variedade de requisitos dos clientes. Independentemente de serem com tração dianteira ou 4x4, todos os veículos estarão equipados com a versão mais recente do Sistema Operacional da Mercedes-Benz (MB.OS), além de um sistema de carregamento de 800 volts e um carregador AC de 22 kW.

Foi realizada uma viagem de longa distância no início de junho deste ano de Stuttgart, na Alemanha, até o Cabo Norte, na Noruega, com um veículo especialmente construído para testar o chassi, o trem de força elétrico, a bateria e os componentes de alta voltagem. Os testes atuais se concentram na interação de todos os componentes do veículo. Além disso, o próximo grande marco será o teste em clima frio na Suécia que acontecerá no inverno da Europa.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

IVECO NA FENATRAN 2024: ‘CRIANDO NOVOS CAMINHOS’ PARA O TRANSPORTE.

Montadora se posiciona como a única a oferecer um portfólio multienergético completo na América Latina

A IVECO se destacará na Fenatran 2024, que acontecerá de 4 a 8 de novembro em São Paulo, marcando a maior participação da montadora na história do evento. Sob o tema "Criando Novos Caminhos", a empresa reafirma sua liderança ao ser a única a oferecer um portfólio multienergético completo na América Latina, apresentando soluções sustentáveis em gás natural, biometano e propulsão elétrica.

“Na Fenatran, iremos demonstrar como a IVECO avança de forma consistente em sua jornada rumo à sustentabilidade no transporte. Temos orgulho de ser a única montadora com um portfólio multienergético completo, além de apresentarmos um sistema de conectividade único no mercado, por meio do IVECO ON e do NEXPRO Connect, que permite gerenciar 100% da frota em um único portal", afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

"Estamos sempre ao lado do cliente, oferecendo disponibilidade de peças e serviços conectados, promovendo assim o melhor TCO do mercado”, destaca Querichelli.

O estande da IVECO será uma verdadeira vitrine de inovação, exibindo novidades e lançamentos nas linhas Daily, Tector e S-Way, que simbolizam o compromisso da marca com a mobilidade sustentável. Os visitantes terão a oportunidade de participar de diversas ativações, incluindo um espaço externo dedicado a test-drives, proporcionando uma experiência prática. Um destaque especial será a nova coleção da loja IVECO Collection com a nova logomarca.

A presença da IVECO na Fenatran também reflete seu empenho pela sustentabilidade, alinhando-se ao objetivo de tornar o evento ‘carbono zero’, além de celebrar sua parceria com a banda Metallica, que trará ações especiais.

Com o foco na valorização da experiência do cliente, a IVECO criou para seus clientes uma imersão inédita em suas soluções de conectividade. Os sistemas de gestão de frotas são essenciais para a manutenção e serviços dos clientes, maximizando o desempenho dos veículos a cada quilômetro percorrido e utilizando a conectividade para extrair o máximo valor.

Além disso, por meio de parcerias estratégicas, a montadora oferecerá soluções financeiras personalizadas e colaborações com implementadores. A presença de marcas renomadas fortalecerá ainda mais a proposta de soluções completas para os clientes.

Com a expectativa de receber mais de 66 mil visitantes, a IVECO está preparada para consolidar sua visão inovadora e sustentável para o futuro do transporte na América Latina. A Fenatran será uma oportunidade única para explorar novas possibilidades de negócios e reforçar a presença comercial da IVECO na região.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

GEBRÜDER WEISS EXPANDE SEU CENTRO LOGÍSTICO EM TBILISI

Empresa de logística reage ao aumento do volume de comércio entre a Europa e a Ásia Central

A empresa internacional de transporte e logística Gebrüder Weiss ampliou seu terminal de logística em Tbilisi, Geórgia, em cerca de 13.000 metros quadrados em uma mudança que expandirá ainda mais suas capacidades na região do Cáucaso. “Esta expansão é nossa resposta à crescente demanda por serviços de transporte e logística na região, que estão crescendo em grande parte devido ao aumento do comércio entre a União Europeia, Geórgia e seus vizinhos Armênia e Azerbaijão”, explica Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss.

A localização de Tbilisi foi estabelecida em 2012. À direita: a mais recente expansão do centro de logística. Um total de 142.000 metros quadrados de espaço de armazenagem e manuseio estão agora disponíveis.

“Esta é a terceira vez que expandimos o centro de logística desde que ele foi inaugurado há doze anos. Com esta mudança, a primeira expansão em 2019 e a conexão do local com a rede ferroviária no ano seguinte, agora temos um total de 142.000 metros quadrados de armazenagem, espaço de manuseio, ferrovia, estacionamento e área aberta em Tbilisi, com mais de 177 funcionários fornecendo uma gama completa de serviços de logística para nossos clientes na região”, explica Alexander Kharlamov, gerente nacional para Geórgia na Gebrüder Weiss.

Na cerimônia de abertura da nova área do terminal de logística em Tbilisi (e/d): Robert Gerschner, Embaixador da Áustria na Geórgia; Thomas Moser, Diretor e Gerente Regional do Mar Negro/CEI; Alexander Kharlamov, Gerente do País Geórgia (ambos Gebrüder Weiss); Levan Davitashvili, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro do Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Geórgia; e Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss. 

“Também estamos usando esta expansão como uma oportunidade para desenvolver ainda mais nossos serviços de transporte na região do Cáucaso e aumentar nossa colaboração com o Cazaquistão, Uzbequistão e outros países da Ásia Central. Isso também beneficiará nossos clientes de contas-chave internacionais”, acrescenta Thomas Moser, gerente regional do Mar Negro/CEI na Gebrüder Weiss. O investimento mais recente de 11,5 milhões de euros no terminal de Tbilisi eleva o investimento total da empresa no local para mais de 25 milhões de euros desde sua criação.

Mais de uma década atrás, a Gebrüder Weiss reconheceu o potencial econômico inexplorado mantido pela Geórgia e a importância geoestratégica dos países da Ásia Central quando investiu pela primeira vez na região em 2012. Como resultado, a empresa escolheu estabelecer uma localização própria na Geórgia. 

O centro de logística no Aeroporto Internacional de Tbilisi se tornou um ponto central para a crescente troca de mercadorias entre a Europa e a Ásia Central, e dentro da região do Cáucaso. Os acordos de livre comércio com a União Europeia e a União Econômica Eurasiática impulsionaram ainda mais os níveis de comércio e fizeram da Geórgia um importante país de trânsito.

Hoje, fabricantes dos setores têxtil, de artigos domésticos, de alta tecnologia e automotivo fazem uso dos serviços da Gebrüder Weiss – desde transporte rodoviário e ferroviário até frete aéreo e marítimo , desembaraço aduaneiro e logística de depósito . Nos últimos cinco anos, a operação georgiana da Gebrüder Weiss processou cerca de 130.000 remessas pesando cerca de 470.000 toneladas.

A Gebrüder Weiss Holding AG, sediada em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos com cerca de 8.600 funcionários em 180 locais próprios. A empresa gerou receitas de 2,46 bilhões de euros em 2023. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Os pontos fortes gêmeos da competência digital e física permitem que a Gebrüder Weiss responda de forma rápida e flexível às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site.

Fotos: Giorgi Abdaladze / Divulgação Gebrüder Weiss

SOGIL DE GRAVATAÍ CONTARÁ COM 17 NOVOS ÔNIBUS URBANOS MARCOPOLO TORINO

A SOGIL – Sociedade de Ônibus Gigante, de Gravataí, no Rio Grande do Sul, incorporou, à sua frota 17 novos ônibus urbanos Marcopolo Torino. Desse total, 12 foram entregues à empresa em agosto e já estão sendo utilizados nas linhas de transporte do município. As outras cinco unidades integrarão a frota até o fim do ano.

“É muito importante poder participar da renovação de frota da SOGIL, cliente 100% Marcopolo e que investe na contínua atualização de seus veículos e na elevação do padrão de qualidade do transporte”, comenta Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.

Os ônibus Torino foram desenvolvidos em dois diferentes padrões, com duas e três portas. 

Os veículos de duas portas têm chassis Mercedes-Benz OF 1619 e 38 lugares, em poltronas City Estofadas. 

As unidades com três portas contam com chassis Mercedes-Benz OF 1721 e Volkswagen 17.230, com 42 poltronas City Estofadas. 

Doze unidades têm 12.700mm de comprimento e cinco têm 11.200mm. 

Todos os veículos contam com a tecnologia Euro 6 de emissões e possuem sistema de ar-condicionado, elevador ou dispositivo de acessibilidade, tomadas USB e sinal de Wi-Fi, itinerário eletrônico.

A SOGIL foi fundada em 1954, quando 16 empreendedores se uniram para assumir o transporte de trabalhadores e moradores de Gravataí até a capital Porto Alegre, até então realizada pela empresa Gravataiense. No início dos anos de 1960, a companhia ganhou o nome de SOGIL - Sociedade de Ônibus Gigante Ltda. e, com muito empenho e sucesso possui frota de aproximadamente 300 veículos. 

SOGIL
Secco Consultoria de Comunicação