quarta-feira, 23 de outubro de 2024

GUILHERME FERREIRA É O NOVO GERENTE DE SUPORTE A VENDAS DA VOLVO CE NA AMÉRICA LATINA

Executivo será responsável pela condução da área de Suporte a Vendas, em um momento de transformação do portfólio de produtos para o mercado latino-americano. A expansão da introdução de novos modelos de máquinas elétricas, dentro do compromisso global da marca de redução de emissões, também faz parte do escopo.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Guilherme tem mais de 15 anos de experiência na área de gestão de portfólio, incluindo os últimos sete anos na Volvo CE.

"Nossa organização está em um momento crucial de transformação na indústria de equipamentos de construção. Meu objetivo é aplicar minha experiência para expandir nosso portfólio de produtos e serviços, garantindo que atendam às necessidades específicas de nossos clientes no mercado latino-americano. Estamos comprometidos em oferecer soluções inovadoras, como a eletromobilidade, que não apenas aumenta a produtividade dos clientes, mas também contribui para um futuro mais sustentável na construção", afirma Guilherme.

Volvo Construction EquipmentA Volvo CE é referência global em equipamentos de construção de alta tecnologia e qualidade. Com forte presença na América Latina, a empresa atua em diversos países, tendo como principais mercados Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México. Focada em qualidade e inovação, a marca investe continuamente em soluções que maximizam a produtividade e a eficiência operacional de seus clientes.

Grupo Volvo América Latina

terça-feira, 22 de outubro de 2024

E-MOB SALÃO DA MOBILIDADE VERDE COMEÇOU COM DESTAQUE PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS E PRESENÇA DE MARCAS LÍDERES DO MERCADO

O Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes (E-MOB) abriu suas portas nesta terça-feira (22), no São Paulo Expo, apresentando as principais inovações no mercado de veículos elétricos e híbridos, baterias, soluções de recarga e infraestrutura. Com uma programação que vai até 24 de outubro, o E-MOB reflete o avanço crescente do mercado de mobilidade verde no Brasil e no mundo.

Este ano, o evento ganha ainda mais relevância com a participação de grandes marcas como GWM, BYD, Moura, Brasol, WEG, Teld, Keysight, Marcopolo, Eletra e Caio, Clamper, Borgwarner, BenLG, Yala, Autel, Siemens, Concept e Livoltek, que trazem novidades que vão desde baterias e carregadores até soluções avançadas de mobilidade elétrica e micromobilidade. Um dos destaques internacionais é a presença da marca russa Cartrek, que apresenta sua plataforma de mobilidade compartilhada configurável, destacando-se pela compatibilidade com diferentes tipos de veículos e hardwares.

A GWM, por exemplo, participa do evento pelo segundo ano consecutivo. A empresa marca presença com a exposição, em seu estande, do ORA 03 GT, veículo elétrico que combina desempenho esportivo e eficiência, e o Haval H6 HEV, com sua tecnologia híbrida, que se destaca pela economia de combustível e baixas emissões. “Estamos entusiasmados em participar do E-MOB novamente e em apresentar nossas soluções em mobilidade sustentável. Acreditamos que a inovação é a chave para o futuro do transporte, e estamos comprometidos em oferecer veículos que atendam às demandas do mercado e do meio ambiente”, afirma Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

“O Salão da Mobilidade Verde cresce para se consolidar como um espaço estratégico para novos negócios e discussões da cadeia completa da Mobilidade Verde: da geração e distribuição de energia, passando pela infraestrutura de recarga, componentes, baterias e veículos”, esclarece Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável – IBMS e da MES Eventos, organizadora do E-MOB.

“Quando falamos em mobilidade sustentável no Brasil, duas ideias contrastantes vêm à mente: o enorme potencial de mercado, considerando o tamanho da frota atual e o grande desafio de expandir esse segmento. A interação entre diferentes atores é fundamental para melhor compreensão sobre as vantagens desta realidade inevitável e necessária para o entendimento das principais demandas do mundo em relação aos investimentos em energias renováveis e desenvolvimento sustentável”, comenta Janayna Bhering - Coordenadora Executiva da PNME – Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.

Eletra e Caio apresentam ônibus escolar elétrico

A Eletra e a Caio deram um grande passo para a mobilidade sustentável no Brasil ao produzirem os primeiros ônibus escolares elétricos 100% brasileiros. Os novos modelos representam uma revolução no transporte escolar, prometendo viagens mais confortáveis, silenciosas, sustentáveis e seguras para as crianças e jovens. Além disso, os ônibus elétricos oferecem soluções avançadas para os desafios de mobilidade enfrentados pelo país.

O modelo de 9,6m, com capacidade para 41 passageiros sentados e uma vaga para cadeirante, oferece autonomia de até 140 km, também utiliza recarga regenerativa para aproveitar a energia da frenagem. Já o modelo 11,3m (amarelo), que está no estande da Caio/Eletra, no E-MOB 2024, comporta até 52 passageiros sentados e uma cadeira de rodas, possui autonomia de 110/120 km e recarga em movimento. Os modelos são equipados com ar-condicionado e carrocerias Foz Super da Caio, motor e baterias da WEG, tração e integração da Eletra.

No último dia do evento, o Diretor da Fórmula E Brasil, Guilherme Birello, estará presente na Arena de Conteúdo contando um pouco mais sobre o projeto que vai para a sua 11ª edição com mais de 410 milhões de fãs e eventos realizados em 6 continentes. O executivo apresentará como a Fórmula E é o primeiro esporte a alcançar carbono neutro desde sua concepção e como atrai públicos diferentes, tendo 46% de seus fãs do sexo feminino.

Além disso, os participantes do E-MOB 2024 terão um cupom exclusivo de 20% de desconto válido para todas as categorias de ingresso da arquibancada do E-Prix São Paulo que acontece no dia 7 de dezembro e marca o início da temporada. Com uma estrutura que engloba ainda a Fan Village, com ativações de marca, simuladores, shows e desafios, o Emotion Club, área VIP para networking e experiências exclusivas, e o Race Suites, camarotes privados para convidados e marcas, o evento marcará a primeira corrida oficial do carro mais rápido do mundo, o Gen3 Evo, que faz de 0-100 km/h em 1,82s.

O acesso ao E-MOB é gratuito ao público interessado na exposição das novidades do setor e conecta grandes players da indústria com marcas e serviços especializados do mercado. O credenciamento de visitantes deve ser feito exclusivamente por meio do site (https://salaoemob.com.br/visitante)

C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

Além da exibição de produtos e soluções, o E-MOB é o ponto de encontro para discussão das mais recentes tendências globais do setor de mobilidade verde, desde a transição para energias renováveis até a integração de tecnologias voltadas para cidades inteligentes. Com a mentoria de conteúdo da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), o congresso aborda temas essenciais para o futuro do setor, com painéis de líderes e especialistas que discutirão as principais tendências, políticas públicas, regulamentações e o avanço da infraestrutura para veículos elétricos e híbridos.

A programação do C-MOVE foi dividida em três dias. Nesta terça-feira (22), os temas incluíram inovações em sistemas de ônibus elétricos, políticas públicas para o fomento da mobilidade sustentável no Brasil, além de minerais estratégicos e o futuro das baterias. Amanhã, dia 23, traz debates sobre oportunidades de negócios na infraestrutura de carregamento, descarbonização do transporte de cargas urbano, infraestrutura para recarga de frotas elétricas e interoperabilidade, alternativas sustentáveis para veículos pesados e soluções de micromobilidade urbana.

Por fim, na quinta-feira (24), a programação do Congresso Move, promovido pela ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, traz à tona temas essenciais para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. O destaque do dia será a discussão sobre segurança e prevenção de incêndios em operações de recarga de veículos elétricos (VEs) em edifícios residenciais e comerciais, além de um panorama sobre as melhores práticas internacionais de prevenção e segurança com VEs.

Outro tema de grande relevância no workshop da ABVE será a avaliação das oportunidades da cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil e na cidade de São Paulo. Esse encontro promete trazer uma atualização rica e estratégica para todos os participantes, permitindo-lhes estar à frente das transformações tecnológicas e do desenvolvimento da mobilidade verde.

Arena de Conteúdo E-MOB – Capacitação e Aprendizado para Profissionais

A Arena de Conteúdo será um dos grandes diferenciais do E-MOB 2024, oferecendo uma programação técnica que ajudará profissionais a se aprofundarem nos principais temas e desafios do setor de mobilidade elétrica e híbrida. Dentre as atividades programadas, destacam-se dois cursos que prometem atrair grande interesse:

Terça, 22 de outubro: Workshop: Mercado e os Tipos de Estações de Recarga (Carregadores VHE). Este curso, conduzido pela empresa especializada Flex Company, apresentou uma análise detalhada sobre os diferentes tipos de estações de recarga, desde as mais acessíveis até as mais avançadas, além de discutir como essas tecnologias estão moldando o futuro da mobilidade elétrica. Ideal para profissionais que buscam entender o papel crucial das estações de recarga no ecossistema de veículos híbridos e elétricos.

Quarta, 24 de outubro: Workshop: Oportunidades em Reparação, Segurança e Estrutura de Veículos Híbridos e Elétricos. Também conduzido pela Flex Company, o painel será uma oportunidade para os profissionais do setor mergulharem nas principais oportunidades que o mercado de veículos elétricos e híbridos oferece, com foco em reparação, segurança e estrutura desses veículos. O curso também abordará as melhores práticas e as demandas emergentes que estão moldando o futuro do mercado automotivo.

Para participar especificamente do Congresso C-MOVE, os interessados deverão fazer sua inscrição por meio deste link (https://euvou.events/E-MOB2024).

E-MOB
Assessoria de Imprensa
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br
Vinicius Barbosa de Lima
limavinibarbosa@gmail.com

ABVE ELEVA ESTIMATIVA DE VENDAS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS PARA MAIS DE 160 MIL UNIDADES EM 2024

O presidente da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Ricardo Bastos, afirmou na manhã desta terça-feira (22) que os 150.000 veículos eletrificados previstos para serem comercializados ao longo de 2024 devem ser atingidos já no próximo mês. 

“Nossa expectativa, agora, é de atingir um volume de vendas superior a 160.000 unidades até o final de dezembro”, afirmou o executivo. Esse volume representará um crescimento 70% sobre os 93.927 emplacamentos de 2023, destacou Bastos.

A afirmação de Bastos ocorreu durante a cerimônia de abertura do E-MOB - Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes e do C-MOVE - Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), dos quais a ABVE é parceira institucional estratégica.

O Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes (E-MOB) abriu suas portas apresentando inovações no mercado de veículos elétricos e híbridos, baterias, soluções de recarga e infraestrutura. Com programação que vai até 24 de outubro, o E-MOB reflete o avanço crescente do mercado de mobilidade verde no Brasil e no mundo.

Este ano, o evento ganha ainda mais relevância com a participação de grandes marcas como GWM, BYD, BorgWarner, Moura, Brasol, WEG, Teld, Keysight, Marcopolo, Eletra, Caio, Clamper, BenLG, Yala, Autel, Siemens, Concept e Livoltek, que trazem novidades que vão desde baterias e carregadores até soluções avançadas de mobilidade elétrica e micromobilidade.

A feira acontece das 13h às 20h, até quinta-feira (24) com entrada gratuita. Entre as atrações, os visitantes poderão testar carros elétricos e híbridos, bicicletas, patinetes, triciclos e motocicletas eletrificadas. O evento também inclui o C-MOVE, seu braço de conteúdo, com apresentações e debates de especialistas sobre temas ligados à eletromobilidade, das 10h às 17h, com entrada paga.

No dia 24, a programação do Congresso C-MOVE, promovido pela ABVE, trará à tona temas essenciais para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. O destaque deste dia será a discussão sobre segurança e prevenção de incêndios em operações de recarga de veículos elétricos (VEs) em edifícios residenciais e comerciais, além de um panorama sobre as melhores práticas internacionais de prevenção e segurança com VEs. Representantes dos bombeiros estarão presentes nessas discussões.

Clique aqui para mais informações sobre o evento (www.salaoemob.com.br)

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma entidade criada para apoiar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e todo o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de transporte sustentável e a descarbonização da economia. Os 130 associados da ABVE são empresas grandes, médias, pequenas, multinacionais e startups, que abrangem toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. A ABVE divide-se em oito áreas de atuação: Veículos Leves, Pesados, Levíssimos, Componentes, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Segurança e Tributação.

ABVE
Grupo Printer Comunicação

BORGWARNER APRESENTA INOVAÇÕES EM TECNOLOGIAS DE ELETRIFICAÇÃO NO SALÃO E-MOB 2024

A BorgWarner está apresentando pela primeira vez no Brasil, durante o E-MOB - Salão da Mobilidade Verde&Cidade Inteligentes, suas soluções de recarregamento DC que fornecem uma faixa de potência escalável de 120 kW até 600 kW. Estas estações de carregamento rápido são a solução ideal para aplicações em frotas de veículos comerciais elétricos, máquinas de construção e industriais elétricas e postos de carregamento público que necessitam de rapidez na recarga. O encontro acontece na São Paulo Expo, localizado na capital paulista, entre 22 e 25 de outubro.

O sistema de carregamento rápido da BorgWarner pode ser construído a partir de um design modular que compõe sistemas de conversão de energia (PCS) separados e distribuidores de energia (dispenser) que podem ser instalados a até 150 metros de distância, como também módulos integrados com sistema de conversão de energia e distribuidores num mesmo equipamento.

“Temos um portfólio completo de soluções de recarga rápida, e nossa intensão é começar a disponibilizar de acordo com a demanda da região a diversos usos, desde frotas de ônibus e veículos comerciais a máquinas dos setores de construção, industrial, portos e aeroportos”, afirma Marcelo Rezende, Diretor Geral da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil. “Nossa estratégia é atender às necessidades desse mercado com o nosso diferencial que é atendimento, suporte e serviço local, estruturando os planos para produção no país”.

Além dos recarregadores rápidos, também estará exposto o sistema de baterias para veículos comerciais elétricos e seus componentes, fabricados em Piracicaba (SP), incluindo o Sistema de Gerenciamento de Bateria, a Caixa de Junção, a Unidade de Controle de Carregamento Direto e a Unidade de Controle de Acionamento Elétrico.

“Acreditamos que a eletrificação faz parte das soluções de descarbonização para o país, e por isso, disponibilizamos cada vez nosso portfólio global para ajudar nossos clientes a atender os requisitos de emissões”, diz Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

A empresa expõe ainda as tecnologias para híbridos e elétricos, como o eFan de Alta Voltagem e o Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH). O sistema eFan foi projetado para resfriar componentes como a célula de combustível, o motor de tração, o freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos a bateria ou com célula de combustível. Os HVCHs mantêm temperaturas consistentes em todo o veículo para facilitar a máxima eficiência de carregamento, durabilidade e autonomia.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

CARREGAMENTO ULTRARRÁPIDO INAUGURA UMA NOVA ERA NAS RODOVIAS ELÉTRICAS DO BRASIL

Com a crescente adoção dos veículos elétricos, a infraestrutura de recarga ultrarrápida promete transformar o transporte e impulsionar a mobilidade sustentável nas estradas brasileiras

A revolução nas rodovias elétricas está em curso, e o carregamento ultrarrápido para veículos elétricos se destaca como um fator crucial para essa transformação. Com o aumento contínuo da frota de veículos elétricos (VEs) no país, a demanda por soluções de recarga rápidas e eficientes se torna cada vez mais urgente.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o número de VEs em circulação no Brasil aumentou 41% em 2023. A expectativa é que, até 2030, esses veículos representem 30% da frota nacional, exigindo uma rede de carregamento robusta. Em âmbito global, a International Energy Agency (IEA) prevê que mais de 130 milhões de veículos elétricos estarão nas ruas até 2030, intensificando a necessidade de estações de recarga ultrarrápida.

As rodovias equipadas com essa tecnologia serão essenciais para essa transição. O carregamento ultrarrápido permite que as baterias alcancem até 80% de carga em apenas 20 a 30 minutos, proporcionando a conveniência necessária para longas viagens.

Evandro Mendes, CEO da Eletricus, ressalta a importância dessa infraestrutura no Brasil: "O futuro das nossas rodovias está na eletrificação. Para que os veículos elétricos sejam uma alternativa viável e competitiva, é fundamental contar com uma infraestrutura que possibilite carregamentos rápidos e eficientes. A Eletricus está investindo pesadamente em estações de recarga ultrarrápida para garantir que os motoristas possam viajar sem se preocupar com a autonomia dos seus veículos."

A Eletricus lidera esse movimento com a meta de instalar 200 novas estações de recarga ao longo das principais rodovias do país até o final de 2025. Essas estações serão posicionadas estrategicamente para oferecer fácil acesso aos motoristas, viabilizando viagens mais longas com maior tranquilidade.

Além disso, a energia usada para alimentar essas estações virá de fontes limpas, como solar e eólica, garantindo que todo o processo de recarga seja sustentável e reduza ainda mais a pegada de carbono. "Nosso compromisso é fornecer soluções que beneficiem os motoristas e, ao mesmo tempo, contribuam para um futuro mais verde e sustentável" , reforça Mendes.

Essa mudança estrutural nas rodovias brasileiras está alinhada com os compromissos internacionais de redução das emissões de carbono e com as metas nacionais de eletrificação de uma parte significativa da frota até 2035. Com o apoio de empresas como a Eletricus, o Brasil avança rumo a uma era de transporte mais eficiente, seguro e ecológico.

A Eletricus é referência no mercado de soluções de recarga para veículos elétricos, reconhecida por sua excelência e inovação. Em cinco anos de atuação, consolidou-se como uma das principais referências do setor em nosso país em soluções de recarga para veículos elétricos, atendendo os diferentes setores industriais, comerciais, condomínios corporativos e residenciais. A Eletricus oferece soluções completas de produtos e serviços para cada cliente, desde análise de cargas e instalação, desenvolvimento dos projetos até a manutenção contínua dos equipamentos, garantindo confiabilidade, segurança, economia e sustentabilidade em todas as suas instalações.

Eletricus
Virei Notícia

BANCO CNH CRESCE NO RANKING DAS 500 MAIORES EMPRESAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL.

Instituição subiu 19 posições no ranking geral e integra a lista das 100 maiores empresas do Paraná

Heberson de Góes, presidente do Banco CNH; e Jéssica Kosak, gerente de Operações e Marketing.

O Banco CNH, celebrando 25 anos de atuação no Brasil, está mais uma vez no ranking das “500 Maiores do Sul”, do Grupo Amanhã, ocupando a 59ª colocação, subindo 19 posições em relação ao ano passado. O prêmio é um reconhecimento às empresas com melhor performance financeira e que mais geram valor e relevância para o ambiente de negócios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Banco também compõe o ranking dos 100 Maiores do Paraná, na 21ª posição.

A instituição alcançou ainda a 28ª posição em Receita Líquida e 14° lugar em Patrimônio Líquido do Paraná, subindo 10 e 4 colocações em relação ao ano passado, respectivamente. 

“Para nós, estar entre as maiores empresas da região sul, onde temos importantes clientes, é uma validação de nossa estratégia e do impacto positivo que buscamos gerar em nossos mercados. Este prêmio reflete não apenas nossos resultados financeiros, mas também uma governança sólida e robusta, além do nosso compromisso com a excelência operacional e a criação de valor para nossos clientes, colaboradores e parceiros de negócio”, comemora Heberson de Góes, presidente do Banco CNH.

A gerente de Operações e Marketing do Banco CNH, Jéssica Kosak, representou a instituição na cerimônia de premiação das empresas paranaenses, que aconteceu nesta segunda-feira (21), na FIEP, em Curitiba-PR.

Promovido pelo Grupo Amanhã, com o apoio técnico da PwC Brasil, o ranking “500 Maiores do Sul” tem como metodologia o VPG – Valor Ponderado de Grandeza –, resultado da soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido – lucro ou prejuízo – do exercício.

Banco CNHCom 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

GEBRÜDER WEISS COMEMORA 20 ANOS NA SÉRVIA.

Desde o seu início, há duas décadas, a empresa de logística investiu mais de 20 milhões de euros no desenvolvimento de sua rede e serviços na Sérvia.

Funcionários comemoraram 20 anos da Gebrüder Weiss na Sérvia Foto: Gebrüder Weiss/Bogdanovic.

Vinte anos após entrar no mercado sérvio, a empresa internacional de transporte e logística Gebrüder Weiss faz um balanço positivo. “A Sérvia passou por um desenvolvimento econômico notável nos últimos anos. Nossa decisão de estabelecer um centro logístico central para os Bálcãs Ocidentais aqui provou ser a correta”, explicou Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss, durante coletiva de imprensa em Belgrado, na última semana.

A Sérvia se tornou um mercado de aquisição atraente para peças automotivas, alimentos, têxteis e móveis, com cerca de 70 por cento das exportações indo para a UE. Além disso, o país dos Balcãs é o principal fornecedor de produtos agrícolas para muitos de seus países vizinhos, incluindo Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedônia do Norte.

Hoje, a Gebrüder Weiss oferece aos seus clientes na Sérvia transporte de carga terrestre, aérea e marítima , desembaraço aduaneiro e soluções de logística. Remessas de carga de grupagem vão para países vizinhos e para o mercado único da UE várias vezes por semana. O provedor de logística tem um total de 20.000 metros quadrados de espaço logístico no país. Em 2023, a empresa gerou uma receita líquida de 53 milhões de euros.

Unidade de Dobanovci. Foto: Gebrüder Weiss

Além de sua sede em Dobanovci, perto de Belgrado, a Gebrüder Weiss tem três outros locais na Sérvia: em Novi Sad, no norte, e em Niš e Strojkovce, perto de Leskovac, no sul. Um novo armazém logístico em Dobanovci iniciou suas operações recentemente. A empresa já investiu mais de 20 milhões de euros em suas instalações logísticas. "Até o final do ano, teremos investido um milhão de euros adicionais em nossos serviços de entrega em domicílio e espaço adicional de armazém", diz Thomas Schauer, gerente regional para a Europa Central e Sudeste da Gebrüder Weiss.

Outra área de foco é a sustentabilidade. Por exemplo, a unidade de Dobanovci obtém toda a sua eletricidade de uma usina de energia solar, reduzindo as emissões de CO2 em 90 toneladas por ano. Oito caminhões a gás natural (GNC) operam em quatro rotas para a indústria de bens de consumo. Além disso, detergentes e agentes de limpeza são transportados de forma sustentável por ferrovia para a Alemanha. 

Gebrüder Weiss utiliza oito caminhões movidos a gás para transportar bens de consumo na Sérvia. Foto: Gebrüder Weiss/Zlatkovic.

"Todos os anos, 1.500 contêineres rodam por ferrovia de Budapeste para a área do Ruhr. Isso nos economiza mais de mil toneladas de CO2 em comparação com o transporte convencional por caminhão", explica Roland Raith, gerente nacional da Sérvia na Gebrüder Weiss. No ano que vem, os transportadores eletrônicos de emissão zero também serão usados ​​para entregas a clientes finais na Sérvia.

Começando com um pequeno escritório em Belgrado em 2004, a Gebrüder Weiss agora emprega 300 pessoas na Sérvia. 

Equipe de Transporte Terrestre na unidade de Belgrado. Foto: Gebrüder Weiss / Bogdanovic.

A Gebrüder Weiss foi uma das primeiras empresas de logística a implementar o princípio de treinamento duplo para jovens profissionais lá. Desde 2018, os jovens profissionais têm recebido treinamento no trabalho e acadêmico em cooperação com a Escola Técnica e de Transporte em Belgrado. "Oferecemos aos jovens profissionais perspectivas de carreira de longo prazo em uma variedade de ocupações de logística", diz Roland Raith.

e/d: Wolfram Senger-Weiss, CEO; Roland Raith, Country Manager para a Sérvia e Thomas Schauer, Regional Manager para a Europa Central e Sudeste, por ocasião da coletiva de imprensa da Gebrüder Weiss. Foto: Gebrüder Weiss / Bogdanovic.

Gebrüder Weiss Sérvia
- Fundada: 2004
- Receita anual de 2023: 53 milhões de euros
- Funcionários: 300
- Área de logística: 20.000 metros quadrados
- Volume de investimento desde a entrada no mercado: mais de 20 milhões de euros
- Última expansão: 3.600 metros quadrados de novo espaço de depósito na sede da Dobanovci
- Remessas terrestres movimentadas em 2023: 290.000
- Entregas ao domicílio em 2023: 62.000

A Gebrüder Weiss Holding AG, sediada em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos com cerca de 8.600 funcionários em 180 locais próprios. A empresa gerou receitas de 2,46 bilhões de euros em 2023. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Os pontos fortes gêmeos da competência digital e física permitem que a Gebrüder Weiss responda de forma rápida e flexível às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e saiba mais (www.gw-world.com).

Gebrüder Weiss

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS INOVA LOGÍSTICA AGRÍCOLA COM PROJETO DE ENTREGAS DE 24H A 48H

A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, vem inovando o setor com seu novo serviço de entrega fracionada, o Fast Delivery. Criado em 2022, o projeto tem como objetivo agilizar as operações logísticas, entregando insumos aos produtores rurais em 24h a 48h.

Para atingir essa meta, a Bravo realizou uma série de ações de estruturação, incluindo o redimensionamento e redesenho da frota, com veículos menores, para garantir flexibilidade e agilidade nas entregas, e a criação de pontos de apoio para redistribuição de cargas. Além disso, a empresa aperfeiçoou e desenvolveu tecnologias exclusivas, voltadas para essa operação, tais como APP’s de suporte aos motoristas para auxiliar na localização do destino, que é obtido através da latitude e longitude do cliente final, e roteirização com sequenciamento com as mesmas medidas.

Segundo Jonathan Delpino, gerente comercial e especialista em logística para o agro, “hoje, apesar desse modelo de entregas em 24h a 48h ser comum para bens de consumo, para o agro, que precisa enfrentar os desafios de estradas não pavimentadas e de longas distâncias, inovar nesse nível é algo que traz um grande diferencial para o cliente final, agregando valor para as empresas que podem oferecer esse serviço em suas vendas e trazendo um enorme orgulho para a Bravo, que é pioneira neste projeto”.

O modelo atende consumidores finais, a partir das indústrias ou revendas que possuem estoque na Bravo, facilitando o acesso aos produtos, como em períodos de repique ou em aplicações de insumos em pequenas áreas, onde o produtor precisa apenas de uma pequena quantidade do produto de forma rápida para resolver seu problema. “O projeto quer ampliar a acessibilidade do produtor aos insumos e garantir que a indústrias e revendas possam atendê-lo com maior rapidez. Ter esse serviço é importante para garantir a aplicação emergencial e, consequentemente, uma maior produtividade”, diz.

Mercado

O sucesso do Fast Delivery fez a Bravo verificar que é possível avançar muito nesse modelo. O potencial de mercado para esse tipo de negócio é muito grande, visto que pode ser oferecido tanto para indústrias, quanto para revendas que desejam ter um operador logístico.

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão.

Bravo Serviços Logísticos
Alfapress Comunicações

NEW HOLLAND CONSTRUCTION LEVA SOLUÇÕES VERSÁTEIS E CONECTADAS PARA A PAVING EXPO 2024

A New Holland Construction, marca da CNH, apresenta seu portfólio de máquinas e soluções para infraestrutura viária e rodoviária na 7ª edição da Paving Expo. Um dos maiores eventos do setor no país, a feira acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de outubro.

Atenta às tendências do mercado e às necessidades do segmento, a New Holland leva ao evento um pacote robusto e versátil de produtos conectados para o suporte em cada etapa da pavimentação, desde a preparação do terreno, espalhamento e transporte de materiais, até o nivelamento, compactação do solo, além do acabamento e limpeza, tanto para o asfalto quanto para o concreto. O público poderá ver a motoniveladora RG 170B.EVO, o rolo compactador V110PD, a minicarregadeira L330 e a mini escavadeira E35D, lançada recentemente. Saiba mais aqui.

“O mercado de infraestrutura está em constante evolução e sabemos que os desafios são muitos. Por isso, nosso foco está em oferecer soluções versáteis, que aumentem a eficiência, melhorem a produtividade e reduzam o tempo de operação” explica Rafael Barbosa, gerente de Marketing de Produto e Treinamento da New Holland Construction para a América Latina.

Sempre com foco no cliente, a marca apresenta, em primeira mão na América Latina, o My New Holland Construction, sua mais nova plataforma que auxilia o cliente na gestão da frota. O Brasil foi o primeiro país escolhido para receber a novidade, que é um lançamento global. A ferramenta foi cuidadosamente projetada para atender do operador ao proprietário do equipamento, maximizando os benefícios e elevando a experiência de telemetria da New Holland Construction.

No My New Holland Construction, o usuário pode acessar os dados de operação gerados pelo sistema de telemetria das máquinas, facilitando a gestão da frota. Na ferramenta é possível monitorar em tempo real a localização e status das máquinas, acompanhar a análise de performance e ter a visão geral das principais informações dos equipamentos, permitindo ao cliente acompanhar métricas e indicadores para otimizar a eficiência das operações e da máquina.

O sistema de telemetria da marca é oferecido de fábrica para toda sua linha de equipamentos. Durante a Paving, os visitantes poderão ver os serviços conectados que a marca oferece em tempo real no estande através do FleetConnect Center, centrais localizadas na fábrica de Contagem/MG e nos concessionários da marca, que analisam e gerenciam os alertas gerados pela frota no campo, auxiliando os clientes da marca na tomada de decisões antecipadas e baseadas em dados.

“A vantagem para os concessionários New Holland é fornecer um suporte mais preciso às frotas dos clientes, com ferramentas avançadas que permitem ações preventivas quando necessário”, afirma Marcelo Barbosa, gerente de Serviços da New Holland Construction.

FLEETPRO: economia em peças de reposição

Também estarão expostos no estande da New Holland na Paving Expo, peças de reposição e implementos FLEETPRO, da CNH, com opções para os clientes que buscam preço competitivo e garantia de fábrica. Comprometida com a qualidade e a evolução contínua do portfólio, a marca apresenta no evento uma série de novidades que poderão ser vistas no estande, como a Vassoura Recolhedora, Rompedor Hidráulico e lâminas curvas.

Banco CNH comemora 25 anos no Brasil e leva condições especiais à feira

Celebrando 25 anos de história no Brasil, em uma trajetória de solidez e confiança, o Banco CNH estará presente na Paving Expo como principal parceiro comercial da New Holland Construction. Com a missão de compreender as necessidades dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, na feira o Banco trará opções diferenciadas de financiamento, como campanhas CDC e condições especiais para aquisição de seguros. A instituição contará com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes, consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

Serviço
New Holland Construction na Paving Expo
De: 22 a 24 de outubro, das 13h às 20h 
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto 333 - São Paulo, SP 02055-000
Clique aqui para mais informações.

New Holland Construction
Rede Comunicação de Resultado

VOLVO CAMINHÕES: NOVOS HEXATRENS FMX 6×6 PARA 250 TONELADAS OTIMIZAM AS OPERAÇÕES DE LOGÍSTICA FLORESTAL DA SUZANO.

Já estão em operação os novos caminhões Volvo FMX 6x6 para 250 toneladas, em conjuntos hexatrens. Transportando toras de eucalipto exclusivamente em estradas fechadas, dentro de fazendas, os novos veículos são mais um projeto da engenharia da marca para garantir produtividade ainda maior para as imensas composições off-road com seis reboques, as maiores em operação no País. Inovações permitiram aumento de 25% na capacidade máxima, na comparação com a versão anterior, de 200 toneladas.

O maior veículo florestal do mundo faz parte das operações de transporte da Suzano, uma gigante do setor e maior produtora global de celulose de eucalipto proveniente de florestas plantadas. Os 14 hexatrens Volvo FMX 6x6 com motor de 540 cv puxam cargas para abastecer a nova fábrica da empresa, localizada no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A unidade começou a operar recentemente, dando prosseguimento às operações florestais do Projeto Cerrado, que recebeu investimentos de R$ 22,2 bilhões. O complexo reúne alta capacidade de produção e várias práticas de sustentabilidade como, por exemplo, o uso ainda mais eficiente da bioenergia.

Mais robustez

Com a nova aquisição, a Suzano agora soma 47 unidades do Volvo FMX hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades. As novas composições (cavalo mecânico mais os implementos) têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores. O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e longarinas duplas. Além disso, o veículo recebeu um novo eixo com tração dianteira.

“Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação. O projeto é mais um importante passo na parceria da Volvo com a Suzano, que precisa de soluções customizadas para ampliar a produtividade, mas por meio de iniciativas que não impactem o meio ambiente”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.

Jeseniel Valério

Outra novidade foi a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para eventual auxílio de tração, que pode acontecer em uma aplicação severa como o transporte florestal.

"A parceria entre Suzano e Volvo vem de longa data. No projeto de Ribas do Rio Pardo, optamos pela Volvo como fornecedora devido ao seu reconhecimento no mercado e à disposição para atender nossas necessidades de desenvolver um veículo com CMT de até 250 toneladas. O desempenho do caminhão tem sido consistente com o escopo proposto, trazendo um custo-benefício dentro do esperado", destaca Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Em utilização pela Suzano desde 2019, quando foram implantados na Unidade Três Lagoas, os hexatrens trafegam somente dentro das fazendas de eucalipto da empresa, diferentemente dos caminhões bitrens ou tritrens, o que contribui para reduzir bastante o tráfego nas rodovias. Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a companhia chegará a cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens, o que resulta em menor consumo de combustível no transporte de madeira e, consequentemente, menor emissão de CO₂/m³.

O Volvo FMX vem ganhando espaço cada vez maior no segmento vocacional. “Além da aplicação florestal, o veículo amplia sua participação em operações canavieiras e de mineração, principalmente por sua robustez, alta disponibilidade mecânica e eficiente consumo de combustível”, assegura Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo.

Gigante sustentável

Formada por um time de mais de 40 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, a Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.

Com 12 fábricas no Brasil, e outras na América do Norte e na Europa, a companhia tem capacidade instalada anual de 13,4 milhões de toneladas de celulose, 1,7 milhão de toneladas de papéis e 280 mil toneladas de itens de higiene. Abastece mais de 100 países e seus produtos incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, bem como novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global, alcançando mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

A indústria de celulose e papel brasileira está entre os maiores players do setor no mundo. A produção local de celulose em 2023 foi de 24,3 milhões de toneladas. Maior exportador mundial, o País vendeu 18 milhões de toneladas de celulose no mercado externo no ano passado e tem 220 empresas e 255 unidades fabris nessa área.

Grupo Volvo América Latina

XCMG VAI LANÇAR UM DOS CAMINHÕES MAIS POTENTES DO BRASIL DURANTE A FENATRAN: O E7-80T, DE 747 CV E CMT DE 80 TON.

São 747 cv de potência, 2.800 Nm de torque máximo, 80 toneladas de CMT e nenhuma partícula de emissão de poluentes. Denominado E7-80T, o novo caminhão-trator é produzido pela XCMG e é 100% elétrico. Possui 400 kWh de capacidade máxima de baterias, o que lhe rende, em condições de operação com carga completa, 150 km de autonomia. Se estiver tracionando somente um implemento, com 49 ton de carga, o E7-80T amplia sua autonomia para 250 km. Sua recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomada de corrente contínua (DC).

O modelo será uma das principais novidades da XCMG durante a Fenatran, que vai ocorrer de 4 a 8 de novembro, na São Paulo Expo. A marca vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país e já anuncia a linha mais diversificada de modelos 100% elétricos do mercado nacional, com produtos que vão de 10 até 80 toneladas.

“Nossa linha de produtos será composta de modelos leves, médios e do extrapesado E7-80T, todos 100% elétricos”, informa Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG. Orientada para se mover em direção a um desenvolvimento mais sustentável, digital e inteligente, formulando a visão de “XCMG Verde”, a montadora aprimora constantemente seus produtos eletrificados. O objetivo é comprometer-se em criar modelos neutros na emissão de carbono, contribuindo com o meio ambiente.

Mas isso não é tudo. A XCMG desenvolve outros tipos de tecnologias sustentáveis para a propulsão de seus veículos. Os caminhões 100% elétricos não são a única solução proporcionada pela empresa, que já oferece comercialmente em outros países veículos movidos por biocombustíveis e hidrogênio. “Estamos trabalhando na homologação de um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que ele pode gerar. Mas anote aí: não haverá similar nacional com suas capacidades”, promete Senda.

XCMG

A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) está presente no mercado brasileiro desde 2004. A gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira no ranking chinês e uma das maiores do mundo. Produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário.

No segmento de guindastes, a XCMG é a maior referência mundial. No Brasil, a empresa já realizou mais de 20 mil entregas de veículos.

Instalada em Pouso Alegre, MG, a XCMG possui uma fábrica que consumiu investimentos de US$ 500 milhões para ser erguida, em 2014. Possui 45 concessionários no Brasil, além de outras quatro unidades focadas no suporte ao produto e distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).

XCMG
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

FESTURIS CELEBRA REINÍCIO DOS VOOS NO SALGADO FILHO

Aeroporto de Porto Alegre reabre a 17 dias da abertura da Feira Internacional de Turismo de Gramado

O aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, recebeu o primeiro voo comercial na manhã desta segunda-feira, dia 21 de outubro, com muita festa e emoção. A equipe do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, acompanhou a retomada das atividades da pista de pousos e decolagens. Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, que presenciou o pouso, resumiu a solenidade: “É um momento marcante para todos nós. O Rio Grande do Sul sabe o quanto nos fez falta o aeroporto”.

Eram 8h03 quando tocou o solo o avião da Azul Linhas Aéreas trazendo 174 passageiros que partiram de Campinas, entre eles o CEO da Azul, John Rodgerson. No setor de desembarque um grande e animado público fez a recepção do voo, entre eles o governador Eduardo Leite e o ministro Paulo Pimenta. O trade turístico da serra esteve em peso e festejou muito o reinício das operações.

O avião foi todo personalizado pela empresa aérea com uma pintura de saudação ao Rio Grande do Sul. O número do voo, 2603, foi escolhido com um significado especial, o aniversário de Porto Alegre. E o piloto Henrique Schneider, 25 anos, também teve um dia marcante. Ele teve seu pedido atendido pela Azul para ser o responsável pelo voo, pois é natural de Ivoti e além de ser no dia do seu aniversário, esta foi a primeira vez que conduziu um voo para a capital do seu estado. E assim que o avião iniciou o taxiamento após o pouso, ele fez questão de mostrar pela janela da cabine uma bandeira do Rio Grande do Sul.

Operação do aeroporto

Logo em seguida, às 8h20, pousou o segundo avião, este vindo de Congonhas com a Gol Linhas Aéreas. Segundo a concessionária Fraport, serão realizados 71 pousos e decolagens envolvendo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília neste primeiro dia de operação, atendendo cerca de 9 mil pessoas.

A partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.

A pista vai funcionar das 8h às 22h com capacidade para 181 voos entre pousos e decolagens, isso significa 70% da capacidade total do aeroporto. Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.

 O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 devem participar.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

RANDONCORP ANUNCIA AQUISIÇÃO DE EMPRESA BRITÂNICA REFERÊNCIA EM SISTEMAS DE FREIO PARA VEÍCULOS COMERCIAIS

Transação efetivada por meio da unidade Master Freios está entre as maiores da história da companhia

Foto: Georgia Tomé/Divulgação Randoncorp

A Randoncorp comunicou ao mercado, nesta quinta-feira, 17 de outubro, que a Master Freios, joint-venture com o grupo Cummins, está adquirindo o controle do Grupo EBS – European Braking Systems, do Reino Unido, referência em soluções de sistemas de freios e reposição para veículos comerciais. A transação, que ainda depende do cumprimento dos termos estabelecidos no contrato para ser efetivada, é de aproximadamente 56 milhões de libras esterlinas, ou cerca de 410 milhões de reais – entre as maiores da história da companhia.

Maior fabricante de sistemas de freios para caminhões, ônibus e semirreboques da América Latina, a Master Freios atua há 38 anos no mercado brasileiro e internacional, com liderança nacional no fornecimento para montadoras, e forte presença em produtos de reposição. Além de freios pneumáticos e hidráulicos, nas versões disco e tambor, a empresa também possui em seu portfólio sistemas de atuação e controle, como válvulas, câmaras de freio, sistemas de ABS, ajustadores de freio e peças em alumínio injetado.

Com a aquisição, a Master Freios passa a incorporar a expertise, estrutura e rede de distribuição do Grupo EBS, presente em mercados fortes de países europeus e asiáticos. A European Braking Systems está entre as líderes no mercado de reposição no Reino Unido e conta com um amplo portfólio de soluções de reposição na indústria automotiva, atuando na fabricação e distribuição de componentes de freios a ar, sistemas de controle de veículos comerciais, como câmaras, válvulas, cilindros e servos para embreagem, entre outros produtos. A empresa conta com duas unidades no Reino Unido e está presente também na China, Irlanda, Estados Unidos, Países Baixos e Romênia.

“Hoje a Master defende a liderança no fornecimento de peças originais para montadoras. Essa transação vai diversificar nosso portfólio e aumentar a exposição para o mercado de reposição de componentes, para que possamos entregar ainda mais soluções aos nossos parceiros”, pontua o diretor de negócios da Master, Bernardo Soares.

“É uma negociação importante para a história da Master Freios, projetando a empresa para um novo patamar, associando uma maior resiliência de receita com atuação global. Além de avanços significativos no segmento do aftermarket, a partir desse movimento, a empresa passará a alcançar novos clientes na Europa e na Ásia, contribuindo significativamente para as estratégias de internacionalização da companhia”, complementa o vice-presidente Executivo para América do Sul e COO da vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.

Com unidades de produção localizadas no Rio Grande do Sul e rede de vendas consolidada com atuação na América Latina, a Master Freios é destaque no desenvolvimento de freios para veículos comerciais com padrões de reconhecimento mundial, entregando aos clientes produtos com alta tecnologia, qualidade e performance, garantindo ainda mais segurança nas estradas.

“Temos uma estratégia clara de buscar a diversificação dos nossos negócios, seja em segmentos de atuação ou pela nossa presença global. A cada movimento, vamos impulsionando nossas verticais de negócios nesse objetivo geral, levando a expertise, liderança e excelência que o mercado já conhece para novas geografias, garantindo, assim, uma jornada de crescimento sustentável”, reforça o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Randoncorp
ANK Reputation

MARCOPOLO RECEBE VICE-GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO EM SÃO MATEUS

Visita teve como objetivo apresentar o ônibus elétrico da companhia e os avanços da expansão da fábrica na cidade

A Marcopolo recebeu o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, para apresentar o primeiro Attivi Integral, ônibus elétrico com chassi e carroceria próprios da marca, finalizado na fábrica de São Mateus.

A visita destacou também os avanços para a ampliação da capacidade produtiva da operação no estado. A iniciativa representa um salto na produção de veículos fabricados por dia, que passará de 16 para até 26 unidades diárias, além da ampliação da contratação de profissionais em até 20%.

“Nosso objetivo é acompanhar os avanços da mobilidade com as melhores soluções para o transporte e os investimentos em São Mateus é um exemplo desse trabalho. A fábrica está em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais, por isso apostamos na ampliação da capacidade técnica e produtiva da companhia na região”, pontua Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

Os investimentos da Marcopolo em São Mateus já resultam em marcos importantes para a empresa e também para o estado, como a primeira exportação feita a partir da unidade. Pela primeira vez, 50 ônibus urbanos montados no Espírito Santo serão enviados ao mercado internacional e circularão em Luanda, na Angola.

"A ampliação da operação da Marcopolo é uma conquista para o Espírito Santo. É gratificante quando as políticas públicas de incentivos contribuem para a consolidação e crescimento de empresas que têm a capacidade de gerar oportunidades às pessoas. Novas linhas de produção são mais postos de trabalho, mais empregos, mais renda e desenvolvimento na região e no estado. Agora o Espírito Santo produz ônibus 100% elétrico e exporta ônibus para outro continente. Tecnologia e qualidade de produtos capixabas para o Brasil e mundo", destaca o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

A ESPERA. Por Marli Gonçalves*

Já reparou que estamos sempre à espera de algo, alguma coisa? À espera de iluminação sem que necessariamente seja elétrica. Por menor que seja, por maior que seja, breves, longas, doidas, a vida nos traz uma sucessão de esperas que, enfim, e talvez, a qualquer hora encerrem algum capítulo. Me diga: dá para viver sem ansiedade?

Milhões de paulistanos passaram a semana esperando a luz, a energia elétrica apagada depois de alguns minutos de ventos e chuvas que escancaram o que sempre ando dizendo, que São Paulo está se tornando cada dia mais impraticável e em diversos sentidos. Inclusive em seus comandos, as instituições, governo e empresas das quais dependemos. A cada previsão do tempo continuamos esperando transtornos e, pior, a ocorrência de alguma desgraça, faça chuva, sol, calor ou frio.

Brasileiros torcedores do futebol, por exemplo, esperam que se faça luz, mas na Seleção Brasileira, que anda faz tempo uma coisinha bem chata e sonolenta de se acompanhar, sem brilho. Antes era alegria.

Esperamos por aí o surgimento não só de novos craques, como também de lideranças diversas que realmente nos empolguem, novos quadros, personalidades interessantes que de alguma forma substituam os tantos que se aposentam ou nos deixam saudosos. Os mitos verdadeiros nos abandonam. Os ídolos passam à História, ficamos por aqui lendo seus livros, ouvindo suas músicas, admirando suas artes.

Esperamos alguma salvação – daí buscamos céus, terras, o invisível, o indizível. Ouvimos promessas que nunca se concretizam, enfim, o que até já sabemos, mas elegemos sempre quem faz as mais irreais, até parece para ter a certeza da decepção, parte desse cotidiano – e o que dá conversa e vazão à raiva nos anos seguintes quando até de muitas nos esquecemos.

Aguardamos momentos, mensagens, respostas às muitas dúvidas, o acesso aos sonhos que internamente todos cultivamos. Um olhar especial sobre nós, nem sempre de amor ou romântico, mas de reconhecimento do qual nunca intimamente desistimos.

Ah, alguma explicação, certamente você aí espera. Seja sobre o que pode ter acontecido, se fez algo errado, se falou o que não devia, talvez não tenha sido suficientemente claro, corajoso ou competente. Cada vez o silêncio e a ausência trazem mais inquietação. No amor, isso é cruel.

Aguardamos. Quando preparamos um alimento, seu sabor. Quando plantamos, o florescer. O que criamos, seja projeto, gente ou bicho, crescer. Imagino sempre a espera da mãe por um filho, o misto de angústia, alegria, medo. Concluo que todos sempre temos, de alguma forma, gestações que nos trazem os mesmos sentimentos.

Esperamos que nada nos faça mal, e que não façamos inimigos. Que sobrevivamos com alguma dignidade, força e saúde porque o contrário é a morte, a tal única certeza um dia. Esperamos ter razão.

Haja paciência.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br.