segunda-feira, 6 de julho de 2015

FPT INDUSTRIAL INVESTE EM MODERNIZAÇÃO DA LINHA DE PRODUÇÃO DE MOTORES NEF E S8000 EM SETE LAGOAS (MG).

A FPT Industrial realizou um importante investimento para modernizar a sua linha de montagem de motores da Família NEF e S8000 na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais. O projeto foi iniciado em abril de 2014 e faz parte de uma série de ações de melhoria contínua, que vêm sendo aplicadas em várias áreas da empresa na América Latina.  

Com base nos processos de busca constante pela excelência, entre 2013 e 2014, a equipe de manufatura da FPT Industrial no Brasil decidiu pela modernização da linha de montagem dos motores da família NEF e S8000. Foram então definidos novos processos e adquiridos novos equipamentos que trouxeram maior produtividade à linha de produção da unidade mineira. 

Os motores da Família NEF e S8000, adequados ao mercado brasileiro de máquinas agrícolas, de construção, caminhões e para o segmento de geração de energia, passaram a ser produzidos com novas tecnologias de automação industrial. “Adquirimos robôs e apertadeiras (máquinas responsáveis pela fixação de parafusos) que elevaram a qualidade final dos nossos motores”, explica Izidro Penatti, Diretor da Planta da FPT Industrial em Sete Lagoas.

Operados por meio de câmeras, os robôs aplicam silicone no processo construtivo que envolve a vedação dos componentes dos motores. As apertadeiras possuem controles para medir a força do torque e o ângulo de aplicação dos parafusos, elevando ainda mais a qualidade dos processos. Ambos os produtos (robôs e apertadeiras) têm impactos diretos e positivos no processo industrial, e eliminam possíveis falhas decorrentes de trabalhos manuais.

Além disso, a FPT Industrial também investiu na instalação de bancadas de testes, que garantem a ampliação do processo de qualidade. Com essas ações, a FPT atingiu um melhor nível de excelência.  “A melhoria na produtividade nos qualifica, inclusive a atender com mais rapidez novos clientes”, complementa o Penatti.

Apesar da atual situação econômica que envolve os segmentos de caminhões, máquinas de construção e agrícola, a FPT Industrial mantém o seu plano de investimentos em tecnologia e desenvolvimento e seu compromisso de entregar motores cada vez mais eficientes e sustentáveis ao mercado.
 
MM Editorial
Marta de Souza 
marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini
simone@mmeditorial.com.br
(11) 2941-7568

A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, com potência máxima de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv), cilindradas de 2,3L a 20,1L e transmissões com torque máximo de 200Nm a 500Nm. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.000 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas e 6 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Duas delas, na América Latina, em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina), além de um centro de P&D em Belo Horizonte (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial uma empresa completa. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.

VOLKSWAGEN COMEÇA A DISTRIBUIR O NOVO JETTA PRODUZIDO NO BRASIL.

Sedã médio será ofertado em volume complementar às unidades importadas, que são fabricadas em Puebla, no México.

O presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels; executivos e colaboradores da empresa em foto que marca o início da distribuição do Novo Jetta nacional às concessionárias da marca.

A Volkswagen do Brasil começa neste mês a distribuir à Rede de Concessionárias da marca as primeiras unidades do Novo Jetta produzidas na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que recebeu nova infraestrutura específica para a produção. O sedã médio está sendo fabricado no Brasil na versão Comfortline, em volume complementar às unidades importadas, que são produzidas em Puebla, no México.

O Novo Jetta é considerado um dos sedãs de maior sucesso da história, sendo um dos mais vendidos do mundo, com mais de 14 milhões de unidades comercializadas desde 1979. Com a chegada do Novo Jetta e a produção do Novo Golf, que terá início no segundo semestre deste ano na fábrica de São José dos Pinhais (PR); além da fabricação do up! em Taubaté (SP) e da linha de motores EA211 em São Carlos (SP),  a Volkswagen passa a contar com produtos globais em todas as suas unidades no Brasil.

“O Novo Jetta produzido na unidade Anchieta é feito com base nos padrões de qualidade do Grupo Volkswagen. É um modelo que combina excelente espaço interno e de porta-malas, com conforto e sofisticação, e uma lista abrangente de equipamentos de série. É um carro global, que vem ao encontro das necessidades de nossos clientes brasileiros”, afirmou o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal, o “Novo Jetta é o melhor sedã de segmento médio atualmente produzido no Brasil, o que nos abrirá novas oportunidades de vendas”.

Atualmente, o Novo Jetta é oferecido em três versões, com excelente relação custo-benefício, sendo que a Comfortline é a intermediária. A linha 2015 conta ainda com a Highline (topo de linha) e a nova Trendline (lançada  neste ano), que atende uma demanda de mercado, aumentando a gama de configurações. O Novo Jetta é oferecido exclusivamente com transmissão automática de seis marchas. As configurações Comfortline e Trendline vêm com motor 2.0l Total Flex, de até 120 cv, associado à transmissão automática AQ250 Tiptronic (segunda geração) de seis marchas. A versão Highline traz o motor 2.0l TSI, de 211 cv, e a transmissão DSG (DQ250) de seis marchas e dupla embreagem.

Entre as características que tornaram o Jetta um dos carros mais admirados e desejados sempre se destacou seu comportamento dinâmico. Todas as versões do modelo 2015 utilizam sistema de suspensão traseira do tipo Multilink, com novas molas e amortecedores, que ganharam calibração específica. Outras novidades são os portfólios diferenciados de rodas de liga leve para cada versão e de cores da carroceria, com destaque para a nova tonalidade metálica “Azul Silk”.

Comfortline – Requinte e sofisticação


O Novo Jetta produzido na Anchieta, na versão Comfortline, alia requinte e sofisticação. Sua extensa lista de itens de série inclui ar-condicionado Climatic com saída para o banco traseiro, rodas de liga leve de 16 polegadas em estilo “Atlanta”, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência hidráulica, novo volante global da marca revestido de couro com hastes para troca de marcha (shift paddles) com ajustes de altura e distância e comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia. Acabamento interno em couro sintético native (preto ou bege) e controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control) também são de série.

Complementam a lista de itens de série do Novo Jetta Comfortline o apoia braço com tomada de 12V adicional, porta-luvas refrigerado, sistema de som RCD510 com tela colorida de 6,5 polegadas sensível ao toque (touchscreen), seis alto-falantes, iluminação da placa de licença em LED, freios ABS com EBD (distribuição das forças de frenagem), controle de tração (ASR) e quatro airbags: dois frontais e dois laterais.

A versão Comfortline oferece como opcional o teto solar e o pacote Exclusive, que conta com sistema de infotainment RNS315 com navegação integrada, sistema Coming & Leaving Home, sensor de chuva, rodas “Queensland” de 17 polegadas e pneus 225/45, sistema Kessy (permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por botão), entre outros. O ar-condicionado digital Climatronic, também opcional, tem duas zonas de climatização (motorista e passageiro) e saída para o banco traseiro, conta com layout semelhante ao do Passat – a temperatura é exibida em mostrador digital.

Highline – Esportividade superior


Topo de linha para o Novo Jetta, a versão Highline traz recursos como direção com assistência elétrica, rádio RCD510 com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5 polegadas, 8 alto-falantes, entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth, retrovisor interno eletrocrômico, rodas exclusivas “Lancaster” de 17 polegadas, entre outros.

O Novo Jetta Highline também é equipado com seis airbags – dois dianteiros, dois laterais para os ocupantes da frente e dois do tipo cortina, que protegem a área das janelas laterais de todo o veículo –, bloqueio do diferencial (EDS) e controle de estabilidade (ESC).

O sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC) reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O Novo Jetta Highline traz de série o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem), uma função adicional do sistema ESC. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Outro diferencial do sedã Volkswagen em seu segmento é o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

O Novo Jetta Highline é equipado com a nova geração do motor 2.0l TSI, da família EA888. O motor utiliza sistema de injeção direta de combustível, turbocompressor e quatro válvulas por cilindro, com comando de válvulas variável (admissão), gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações. Ele é uma referência do conceito de downsizing: alto desempenho com baixo consumo de combustível.

Soma-se a isso o fato de o motor 2.0l TSI estar associado à transmissão automática DSG com dupla embreagem e seis velocidades, que executa trocas de marchas com muita rapidez e suavidade, sem interrupção de torque. A transmissão também pode ser acionada manualmente por meio da alavanca posicionada no console ou pelas aletas (shift paddles) posicionadas junto ao volante.

Como opcionais, o modelo oferece, além do teto solar panorâmico, dois pacotes de equipamentos: Exclusive e Premium. O primeiro acrescenta ao sedã Volkswagen bancos de couro (com sistema de aquecimento para os dianteiros em duas opções de cores: preto ou bege) e sensores de chuva e de luminosidade.

Já o módulo Premium traz todos os itens do “Exclusive”, além de sistema de infotainment RNS315 com navegação integrada, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), faróis bixenônio com luzes diurnas de LED e ajuste elétrico do assento do motorista.

Trendline – Excelente custo-benefício


A versão Trendline estreou neste ano para o Novo Jetta, trazendo excelente relação custo-benefício. Sua extensa lista de itens de série inclui bancos revestidos em tecido preto, direção com assistência hidráulica, ar-condicionado Climatic, rodas de liga leve “Sedona” de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alarme com comando remoto “keyless”.

Complementam a lista de itens de série do Novo Jetta Trendline o apoia braço com tomada de 12V adicional e saída de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, sistema de som RCD320G (CD Player, entrada USB e conexão Bluetooth), iluminação da placa de licença em LED, volante com ajustes de altura e distância, freios ABS com EBD (distribuição das forças de frenagem), controle de tração (ASR) e quatro airbags: dois frontais e dois laterais.

Design aperfeiçoado


Os designers criaram um novo visual para a dianteira e para a traseira do Novo Jetta (opcionalmente com faróis bixenônio, luz diurna de LED e lanternas traseiras em LEDs para a versão Highline). No interior, o novo modelo traz aparência ainda mais sofisticada e confortável, com novo volante e detalhes inéditos de decoração. Por tudo isso, este é o melhor Jetta de todos os tempos.

A Volkswagen reestilizou a dianteira e a traseira do Novo Jetta. A novidade pode ser identificada imediatamente pela nova dianteira, com a grade do radiador redesenhada, atravessada por três filetes, faróis opcionais bixenônio direcionais e com iluminação de curvas, indicadores direcionais e luzes de condução diurna de LEDs, além de novo para-choque.

Os faróis bixenônio, da versão Highline, têm design diferenciado. As luzes de condução diurna são formadas por 15 LEDs, ao lado e abaixo do módulo de xenônio. Elas criam uma assinatura luminosa inconfundível de dia ou à noite. Um elemento cromado entre as luzes de condução diurna de LEDs e o módulo de xenônio destaca ainda mais o design dos faróis.

A nova faixa visual formada pela grade do radiador e os faróis, assim como a entrada de ar aumentada, dão ao Novo Jetta aparência mais imponente e exclusiva.

Assim como a dianteira, a parte de trás do carro também foi modificada pelos designers. Desse ângulo, a tampa do porta-malas, os logos e o para-choque identificam o Novo Jetta. Uma característica típica do DNA de design da Volkswagen é a orientação inconfundível das linhas traseiras. A tampa do porta-malas agora passa a contar com uma borda aerodinâmica.

Nas laterais, as linhas da tampa traseira se estendem para os para-lamas traseiros e no contorno bem definido da silhueta do carro, junto à chamada linha de caráter. Sob ela ficam as novas lanternas traseiras em LEDs na versão Highline, formando uma faixa brilhante, juntamente com o logotipo Volkswagen.

Em posição inferior, as linhas laterais da tampa do porta-malas (com largura de acesso otimizada) agora correm para baixo, dominando o design. Na parte de baixo, o novo para-choque e a ponteira dupla de escapamento complementam o visual imponente da traseira.
Algumas mudanças podem ser percebidas à primeira vista. As entradas de ar e as molduras nas laterais das colunas “A” foram aperfeiçoadas. Um olhar mais de perto revela mudanças nos painéis inferiores da carroceria junto ao eixo traseiro.

O carro mede agora 4,65 m de comprimento, com 1,77 m de largura (sem espelhos) e 1,47 m de altura, o que garante amplo espaço interno, em especial para os passageiros do banco de trás. Essas dimensões, juntamente com a bitola de 1,53 m na dianteira e 1,53 m na traseira, também contribuem para maior conforto de rodagem e estabilidade.

Em todas as versões do Novo Jetta, o banco traseiro é rebatível e dividido na proporção 40/60, aumentando a versatilidade do interior. Seu porta-malas tem capacidade para 510 litros de bagagem, um dos melhores da categoria.

Interior aprimorado


Um entre os muitos pontos fortes do Novo Jetta é seu interior, que eleva o carro à categoria imediatamente superior com seu amplo espaço, visual sofisticado e ergonomia excepcional com controles intuitivos. Tudo isso foi aperfeiçoado no Novo Jetta. A atualização do Novo Jetta é evidenciada pelo novo conjunto de instrumentos, com aparência circular, um mostrador central colorido multifuncional (versão Highline), uma nova geração de volante, novos detalhes no console central, acabamento em preto brilhante ao redor da alavanca do câmbio, novos frisos cromados ao redor dos controles do sistema Climatronic, novos controles das saídas de ar e iluminação ambiente (maçanetas e assoalho dianteiro).

O interior do Novo Jetta oferece a mais minuciosa perfeição e operação intuitiva. O layout dos instrumentos é funcional e harmonioso. Logo acima da alavanca de câmbio ficam os controles do console central para o sistema de climatização, rádio e navegação. Nessa região, o console é ligeiramente voltado para o motorista para criar um cockpit que atenda de forma ideal às necessidades do condutor.

O Novo Jetta traz em todas as suas versões o sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas de criança. O sedã está disponível em seis opções de cores: duas sólidas (Branco Puro e Preto Ninja), uma perolizada (Preto Mystic) e três metálicas (Prata Sargas, Cinza Platinum e Azul Silk). 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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ACELERADAS.
Por Edison Ragassi*

GP INGLATERRA: 
WILLIAMS SE ATRAPALHA COM A CHUVA E HAMILTON VENCE

Parecia que Felipe Massa iria quebrar o jejum de vitórias. Mas os deuses da F1 escolheram beneficiar o piloto da casa e ainda ajudar os alemães.



O circuito de Silverstone é considerado o que quase todos os pilotos conhecem com as palmas das mãos. Isso porque, a maioria deles passou pela F3 inglesa, a qual realiza várias provas neste autódromo que é considerado um templo do automobilismo.

E com todo este conhecimento é fácil imaginar que em determinadas situações, alguém tire um coelho da cartola e conquiste um resultado pouco provável. 

E este pouco provável quase aconteceu! As Mercedes dominaram os treinos classificatórios, Hamilton fez a pole e Rosberg marcou o segundo tempo, tudo como o esperado.  A surpresa da classificação foram as Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas marcarem terceiro e quarto melhor tempo, quando esperava-se a Ferrari de Sebastian Vettel melhor.

Apagadas as luzes vermelhas, Massa em manobra sensacional, colocou o carro no meio das Mercedes e assumiu a ponta. A prova de que os carros do time inglês estavam muito bem é que Bottas seguiu o brasileiro e eles começaram a abrir.

Massa sofreu pressão do companheiro, autorizado pelo time, mas resistiu. O brasileiro e o finlandês conseguiram manter vantagem, a qual foi perdida por erro de estratégia do time.

A Williams deixou a Mercedes parar primeiro. Ai Hamilton assumiu a ponta e quando Massa voltou dos boxes não conseguiu mais atacar. 

Outro erro de estratégia aconteceu no final da prova. Os engenheiros ficaram em dúvida se trocariam os compostos lisos por intermediários, pois chovia em algumas partes do circuito. Quando decidiram, as Mercedes e a Ferrari de Vettel já tinham trocado. Ai restou a quarta e quinta posição para o time de Frank, que podia ter até vencido, mas nem no pódio chegou.

E o outro Felipe da corrida, o Nasr (Sauber) não completou a volta de apresentação. O carro teve câmbio travado e fez o brasileiro abandonar.

Marcaram pontos no GP da Inglaterra
1- Lewis Hamilton
2- Nico Rosberg
3- Sebastian Vettel
4- Felipe Massa
5- Valtteri Bottas
6- Daniil Kvyat
7- Nico Hulkenberg
8- Kimi Raikkonen
9- Sergio Perez
10- Fernando Alonso

O campeonato é liderado por Hamilton com 194 pontos, Rosberg tem 177 na segunda colocação e Vettel é terceiro, soma 135 pontos. Massa é o sexto 74 e Felipe Nasr permanece com 16 pontos é o 11º.

No GP da Inglaterra Massa pilotou bem, mostrou que tem experiência e pode levar a Williams ao caminho das vitórias. Se ele continuar assim, vai conquistar pelo menos uma vitória nesta temporada, ele não pode é desanimar.

A próxima etapa será dia 26/06, o GP da Hungria. Pelo retrospecto do ano passado, a pista não favoreceu as Williams, mas na Inglaterra eles mostraram evolução, e talvez consigam enfrentar as Mercedes, pois a pista é muito travada.

Rapidinhas


Frustração
Felipe Massa não conseguiu esconder o desagrado com a equipe ao final do GP da Inglaterra. "Fiz uma largada maravilhosa, um ritmo de corrida brigando com as Mercedes hoje, algo que não tinha acontecido esse ano. Fica um pouco de frustração, porque precisávamos de uma estratégia perfeita", declarou o brasileiro na entrevista coletiva.

Azar de uns...
Se por um lado a chuva atrapalhou os planos de pódio da Williams, ajudou Vettel na Ferrari. O alemão reconheceu. "Sem a chuva não conseguiríamos estar no pódio. Fomos pacientes, e acertamos o momento de parar. Não foi um presente, Papai Noel não estava lá me dizendo que deveria parar. Foi uma decisão da equipe", afirmou ele.

Jogou pra torcida

Correndo em casa, Hamilton não teve vida fácil e proporcionou um belo espetáculo para os fãs que lotaram as arquibancadas. Ele ofereceu a vitória para o público. “Primeiro, obrigado a todos por virem e fazerem o meu fim de semana. Queria ganhar essa para vocês. Minha mãe está ali embaixo. Estou muito feliz, não dá para imaginar como estou feliz. Comecei a me segurar na última volta para garantir que ia chegar. Que comece a festa”, falou na entrevista coletiva ainda no pódio.











Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br.

domingo, 5 de julho de 2015

GAÚCHOS VENCEM A PRIMEIRA EDIÇÃO DOS 800KM DE PINHAIS.

 
Foram necessárias 5h27min59s994 para o carro n°5 da equipe MC Tubarão ser o primeiro a completar a distância de 800km e conquistar a vitória na primeira edição da prova que recoloca a capital paranaense em meio às tradições de provas de longa duração.

A bordo do protótipo gaúcho Tubarão, Oswaldo, Eduardo e Guilherme Scheer quase ficaram de fora da prova ainda na volta de apresentação: uma falha no filtro de óleo o deixou parado a caminho do grid de largada, sendo necessário rebocá-lo de volta aos boxes e atrasar a largada para limpeza de pista.


Após a troca do filtro, o carro foi rapidamente recolocado à pista conseguindo alinhar em sua posição no grid (4º lugar), o que significou praticamente uma pole position, uma vez que os três primeiros abandonaram logo após o warm-up.

Pole position, o Audi R8 da Ebrahim Motors teve um problema detectado no fim do dia de sábado: a equipe trabalhou toda a madrugada e ainda tentou reparar o motor do carro alemão horas antes da largada, mas não foi possível. O protótipo Predador-Audi de Duda e Jair Bana (G-Stage) teve problema também no motor, e o protótipo catarinense da Power Imports Racing Team teve que se retirar logo após o warm up por problemas na transmissão.

Na largada, liderança do protótipo Tubarão, seguido pelo Spyder Race comandado por Leandro Totti (LT Team) que apesar de ser da categoria P3, mantinha-se à frente do Vectra V8 da Absoluta Racing (GP1). Totti lutou bravamente enquanto manteve-se na pista, mas um problema mecânico o fez abandonar ainda na 36ª volta.

Sem a pressão dos carros mais rápidos e com a temperatura fria na pista, os gaúchos da MC Tubarão conseguiram desenvolver um ritmo tranquilo de prova. Ainda após 4h30 de prova o carro n° 5 sofreu um drive through por excesso de velocidade nos boxes, mas a vantagem já estava firmada.

Os paulistas da Absoluta Racing terminaram a prova segunda colocação, mostrando resistência: "Temos um carro resistente, mas esse é o ritmo dele. Temos ainda como evoluir o carro, quem sabe para a próximo poderemos estar melhores”, comentou Ney Faustini que correu ao lado de Ricardo Gravina.

Na categoria GT2 a BMW M3 GTS também da equipe MC Tubarão contou com o gaúcho Miguel Paludo, ex-piloto que andou nas categorias de acesso à Nascar, além de Henry Visconde e Victor Steyer. Os gaúchos chegaram à sofrer pressão do Linea Turbo n° 37 da equipe Cesinha Competições dos pilotos Carlos Brockveld e Marcelo Campagnolo, mas com problemas os paranaenses perderam algumas voltas e a chance de lutarem pela vitória; o outro Linea Turbo da equipe Cordova Motorsport abandonou devido a um acidente. Com a vitória, os gaúchos saíram do Paraná com um aproveitamento de 100% da equipe.

Entre os protótipos da P3 a liderança mudou de mãos por diversas vezes: além do início de prova do Spyder n° 73 de Leandro Totti e Maicon Tumiati, após a quebra foi a vez de outro paranaense assumir a ponta, a equipe Cesinha Competições colocou o n° 99 de Cesar Bonilha, Davi Dal Pizzol e Rodrigo Bonora na liderança, mas um acidente deixou o Spyder fora da prova por muitas voltas para manutenção.

Fazendo uma corrida de aprendizagem e constante, a vitória ficou com o piloto da Fórmula Truck Raijan Mascarello que dividiu o protótipo Spyder n° 78 com seu filho Vitor Mascarello, estreante no automobilismo.

Na categoria P2, mais uma vitória em família: agora foi a vez dos Pardo (Admir, André e Diego) a bordo do Aldee n° 40 superarem o Aldee n° 33 da equipe Billi Motor Sport dos pilotos Billy Zonta, Alex Sandre Morais e Roberto Bau.

Curiosamente, a Cordova Motorsport levou o troféu de primeiro lugar em duas categorias e com os mesmos pilotos: na T1 com o Renault Clio n° 206 e na T2 com o Peugeot 207 n° 207 com o quarteto Marcelo Ramos, Marcelo Karan, José Cordova e Gustavo Kiryla. Atração da prova como a única mulher a participar da prova, a catarinense Hag Schultz terminou a corrida em segundo lugar na categoria T2 a bordo do VW Gol n° 146 da equipe Bonora Racing, ao lado de Ricardo Holtiman, Marcio Franz e Rodrigo Bonora.

O valente Chevrolet Classic n° 177 dos pilotos Davi dal Pizzol e Lucio Seidel (Seidel Preparações) conquistaram a vitória na categoria Marcas da prova.

O chefe da equipe MC Tubarão, Né Andrade não escondeu a felicidade da vitória fora de casa: "A corrida foi muito boa, conseguimos manter ritmo e economizar bastante equipamento. O carro ainda tem muito a evoluir, mas o resultado foi excelente”, comentou. Mais cedo, Guilherme Scheer comentou sobre o incidente no início da prova: "Imaginávamos que a corrida teria acabado para nós antes mesmo da largada, mas felizmente era apenas um problema no filtro de óleo que foi rapidamente trocado e conseguimos ainda alinhar no grid sem perda alguma”, comentou o jovem piloto de 25 anos que venceu ao lado do pai (Osvaldo), do irmão Eduardo e de "Tiel” Andrade.

Com o resultado positivo da prova, aceitação de pilotos e equipes além da visibilidade através da transmissão ao vivo, os organizadores se mostraram confiantes e já iniciam a preparação para a edição 2016 dos 800km: "Sempre quis realizar uma prova aqui na capital, por desejo dos próprios pilotos e o resultado foi muito positivo”, comentou Daniel da Daniel Procópio Motorsport. Adalberto Monteiro da Força Livre Motorsport também comentou sobre a prova: "Ficamos satisfeitos com a primeira edição, precisamos melhorar e evoluir em alguns aspectos, mas acredito que a semente foi plantada e em 2016 poderemos ter um evento ainda melhor”, finalizou.

Resultado final dos 800km de Pinhais

1) 5-Oswaldo/Eduardo/Guilherme Scheer/G. Andrade (GP1) - 217 voltas em 5h27min59s994
2) 25-N. Faustini/R. Gravina (GP1), à 10 voltas
3) 64-D.Paludo/H.Visconde/V.Steyer (GT2), à 22 voltas
4) 78-Raijan/Vitor Mascarello (P3), à 23 voltas
5) 177-D.Dal Pizzol/L.Seidel (M), à 31 voltas
6) 99-C.Bonilha/D. Dal Pizzol/R. Bonora (P3), à 32 voltas
7) 10-A.Sermann/B.Cazuni/L.Ferreira (M), à 32 voltas
8) 207-M.Ramos/J.Cordova/M.Karan/G. Kiryla (T2), à 36 voltas
9) 90-V.Pinheiro/A.Pezzetti/L.Guerra (P3), à 37 voltas
10) 257-S.Botto/A.Apolonio/J.Zeni (P3), à 37 voltas
11) 37-M. Campagnolo/C. Brockveld (GT2), à 38 voltas
12) 40-Admir/Diego/Andre Pardo (P2), à 44 voltas
13) 146-R.Bonora/H.Schultz/M.Franz R.Holtimann (T2), à 71 voltas
14) 206-M.Ramos/J.Cordova/M.Karan/ C.Kyrila (T1), à 80 voltas
15) 86-V.Palma/V.Barbosa (P3), à 86 voltas
16) 30-A.Sermann/R.Tassi/B.Cazuni (T1), à 117 voltas
17) 33-B.Zonta/A.Morais/V.Weiss/ R.Bau (P2), à 174 voltas
18) 73-L.Totti/M.Tumiati (P3), à 181 voltas
19) 94-Claudio/Gustavo Kiryla/J. Cordova/M. Karam (GT2), à 189 voltas

Melhor volta: #5 – Tubarão-Corvette V8 (MC Tubarão) em 1:23.758 na 150ª volta

Os 800 km de Pinhais aconteceu no Autódromo Internacional de Curitiba e contou com o apoio da Prefeitura de Pinhais, Bana Pneus / Pirelli, patrocínio de Motul, organização de Daniel Procópio Motorsport e Força Livre Motorsport e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo e Confederação Brasileira de Automobilismo.

Mais informações: www.facebook.com/endurance800km.

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sábado, 4 de julho de 2015

TOYOTA E LEXUS MARCAM PRESENÇA NO FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO.

Visitantes poderão desfrutar do “Drive Experience” e conhecer de perto os atributos dos veículos das duas marcas, como por exemplo o SUV da foto, Lexus RX350

Toyota e Lexus realizam ação conjunta pela primeira vez e participam do Festival de Inverno de Campos do Jordão 2015, com exposição e test-drive de seus veículos. Até dia 02 de agosto, os visitantes poderão conhecer de perto os modelos das marcas, além de desfrutar do “Drive Experience”, no sazonal shopping Market Place.

Quem passar pelo evento poderá explorar os atributos dos modelos Prius, o híbrido mais vendido no mundo, Corolla, líder na categoria de sedãs médios no país, Hilux, líder no segmento de picapes médias a diesel e RAV4, todos da Toyota.

Também será possível conhecer os SUVs NX200t, recém-lançado no Brasil, e RX350, da Lexus. De segunda a quinta-feira, todos os veículos estarão em exposição e, de sexta-feira a domingo, haverá test-drive. 

A ação é resultado da união das concessionárias Toyota Nippokar, T-Drive e Tsusho.

SERVIÇO

Temporada de Inverno Market Plaza
Market Plaza Campos do Jordão
Av. Macedo Soares, 499,
Campos do Jordão - SP
de 03 Julho a 02 Agosto de 2015
Segunda-feira a quinta-feira, das 12h às 21h30.
Sexta-feira e sábado, das 12h às 22h30.
Domingo, das 12h às 18h30.
Drive Experience
Sexta-feira a domingo, das 12h às 18 horas

Toyota do Brasil 
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A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP) e um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Lon dres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.

DUCATI MONSTER 821 TEM FINANCIAMENTO ESPECIAL PELA DUCATI FINANCIAL SERVICES.

Modelo passa a integrar o plano Ducati Red Pass, que oferece parcelas reduzidas e  garantia de recompra do bem.

A Ducati Financial Services, marca do Banco Volkswagen, oferece condições especiais de financiamento para a nova motocicleta Ducati. A Monster 821, que acaba de ser lançada e terá fabricação nacional, passa a integrar o Ducati Red Pass.

Pelo plano, o consumidor pode financiar qualquer modelo com no mínimo 30% de entrada, mais 24 prestações, sendo 23 reduzidas e a final no valor de 50% da moto, e garantia de recompra pelas concessionárias da marca após dois anos. “Nesta condição, o cliente pode pagar a 24ª parcela com a própria moto, cujo valor também pode ser utilizado como entrada em uma nova. Se preferir, pode quitar o saldo restante e continuar com o bem”, afirma Alessandro Lora Ronco, superintendente Executivo de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da companhia. “Assim, tem a chance de sempre estar com um veículo zero arcando com prestações bem baixas”.

A Monster 821 preserva toda a mística da Monster 796 e representa a próxima geração de cilindrada média da família, com novas soluções técnicas.

Urbana, ágil e estilosa, um dos destaques do modelo é o chassi com pontos de fixação no cabeçote, como na Panigale. O motor Desmodrômico utiliza vários recursos importantes e altamente eficientes para oferecer impressionantes 112 cv a 9.250 rpm um torque máximo de 9,1kgm a 7.750 rpm. 

A oferta é válida a partir de 1º de julho em toda a rede de distribuidores autorizados da Ducati no Brasil.

Saiba mais no:

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Fernanda Marques
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A Volkswagen Serviços Financeiros é responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen em todo o mundo. No Brasil, o conglomerado é constituído pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen e Volkswagen Corretora de Seguros. Fundada em 1956, a empresa dispõe de uma gama de produtos para facilitar o acesso a veículos de passeio, comerciais, caminhões e ônibus Volkswagen e MAN Latin America, automóveis Audi e motocicletas Ducati. Entre os produtos oferecidos estão opções de Financiamento, Consórcio, Seguro e Leasing Operacional/ Gestão de frotas. A Volkswagen Serviços Financeiros conta com sete regionais distribuídas pelo Brasil. No total, atende mais de 700 concessionários das marcas. A instituição possui uma base de mais de 980 mil clientes ativos no Brasil. 

CASA DA MÃE JOANA*
Por Marli Gonçalves.

RAIVA DO NADA, RAIVA DE TUDO. MAS NÃO PODEMOS BABAR.

Preste atenção enquanto é tempo. Raiva é sentimento ruim, que faz mal à saúde e especialmente ao fígado, de onde não podem sair suas explosões porque se perdem em violência desmedida. Estamos vivendo um momento muito delicado. Decisões não devem ser tomadas com a cabeça quente, mamãe sempre me dizia. Para não se arrepender depois do tarde demais.

Aprendi muitas coisas apanhando da vida. Continuo aprendendo, apanhando, mas sempre tentando evoluir, ter um prumo, certo equilíbrio, um mínimo de coerência. Para isso, antes de mais nada, como todos, preciso controlar a raiva. Todo dia, que raiva não é coisa que se cure de vez nunca. Aliás, convenhamos, nunca faltam coisas para nos dar raiva, muita raiva. O caso é como lidar com isso, quando o sapato está apertado, as bolhas estourando, e alguém vem e ainda pisa bem pisadinho. Garanto que tem tanto disso para cima de mim que chego a pensar que apertei- devo ter apertado muito - o pescoço ou outra parte de algum padre em alguma encarnação.

Raiva é querer quebrar tudo (se fizer barulho, estilhaçar, ribombar, então, quanto mais melhor! - Vira show), ficar com sangue quente, bater na mesa, chutar tudo pela frente, fazer cara feia, ser agressivo. Existe porque parecemos maiores, mais fortes e intimidadores quando estamos com raiva, mas isso é bobagem, e em alguns casos mais radicais pode ser apenas mera covardia. Cachorro que ladra não morde; se tentar, pode levar uma paulada. Cachorro com raiva é doença. Raiva em gente é sentimento que pode transbordar perigoso. Canaliza!

O Brasil está na corda bamba, em uma das piores crises de sua história, com as dificuldades se avolumando nas mãos de um governo incompetente e cheio de chupins. Mas digam-me do que adianta, dois, três pingados raivosos irem berrar impropérios na cabeça da presidente, nos Estados Unidos, se filmando para mostrar para a galera? Qual é o bem que faz sair xingando petistas em restaurantes e locais públicos? O que adianta enfiar menores na cadeia se nada é feito para ajudá-los a viver sem roubar, traficar, matar, e imitar os mais velhos? Do que adianta ficarem se xingando nas redes sociais, se ameaçando, inclusive escrevendo umas bombas que primeiro atingem a eterna e coitada língua portuguesa?

Só aumenta a intolerância, e estamos andando para trás nesse quesito de forma expressiva.

Se a Marieta Severo é otimista, qual o problema? Se o Zeca Camargo achou excessivo o show em torno de uma morte do moço que - sim, uma parte do país não o conhecia, eu, inclusive - no que isso vai mudar nossas vidas? Por que mudar o nome das pessoas escrevendo com xingamentos, gostar e aplaudir quando algo de mal lhes acontece, desejar que morram? Isso não é humano. Não é sapiens. Isso é apenas ser troglodita.

Luz subindo, comida subindo, remédios subindo, tudo subindo. Dinheiro sumindo. Moro aqui, vivo em cidade grande que tem sido vítima diária da incompetência desses seres que andam corroendo nossas esperanças. Todo dia uma notícia ruim, esquisita, uma parte do tapete que se levanta mostrando muita poeira. Sei bem o que é ter raiva. Vivem me atiçando.

Mas descobri, dando uma estudada sobre ela, que é muito particular. O mundo exterior é apenas uma desculpa. A raiva começa e acaba na gente mesmo. Pode acabar até matando seu hospedeiro, há estudos e filosofias que garantem: raiva e outras emoções correlatas como o ressentimento, frustração, indignação, irritação, amargura e ódio, são estados emocionais que podem afetar muito o fígado, um filtro que fica, portanto, entupido, na minha simplista explicação.

Raiva é coisa séria. Se guardar, pode explodir, e sem qualquer controle. Se exalar, pode fazer uma catástrofe. Tem quem carregue raiva por tantos anos que vira deprimido, anda por aí devagar, fala até com voz suave, mas cheia de raiva por dentro que você percebe só no olhar. Mas como ninguém nem mais se olha!...

Pronto, dei a volta. Tudo isso só para dizer uma coisa: raiva não muda um país.

Não adianta só gritar, nem esculhambar. Tem de agir. E para isso precisaremos ter calma, muita calma nessa hora. Em política, até raiva é combinada, dizia Ulysses Guimarães, com toda a sua sabedoria.

São Paulo, 2015







Marli Gonçalves é jornalista - Pode ter raiva. Só não pode babar, nem espumar. Nem morder ninguém. Nem pensar que isso vai resolver esse problemão que enfrentamos.
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter.



VOLKSWAGEN AMPLIA A OFERTA DE ITENS DE SÉRIE.

A Volkswagen amplia a oferta de equipamentos de série e reforça ainda mais a relação custo-benefício das linhas up!, Gol e Voyage. Com isso, as versões 2016 desses modelos passam a ter novos itens de série e preços ainda mais competitivos em seus respectivos segmentos.

up!


Para o take up!, por exemplo, passam a ser de série a antena de teto e a preparação para o sistema de som. O preço sugerido para o modelo parte de R$ 30.660. Também é nova a estratégia de preços para o carro “completo”. Agora, o take up! (na carroceria 4 portas) equipado com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e trava elétricos, coluna de direção com ajuste de altura e pneus “verdes” (com baixa resistência ao rolamento) passa a ser tabelado a R$ 37.890 – economia para o consumidor de R$ 911, em comparação à mesma configuração com a oferta de opcionais anterior.

Na versão intermediária, o move up! passa a ser “completo” desde a base. Na linha 2016 do compacto, oferecido na carroceria de 4 portas, são de série ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e trava elétricos, coluna de direção com ajuste de altura, sistema de som, espelhos retrovisores com ajuste elétrico e alarme “keyless”. Todos esses itens, somados a computador de bordo, maçanetas e capas dos retrovisores pintados na cor do veículo, faróis com máscara negra, por R$ 40.390 – abatimento de R$ 1.711 ao preço desses itens vendidos separadamente. E por mais R$ 1.010 (R$ 41.400), o move up! recebe sensor de estacionamento, rodas de liga leve 14” estilo “Amsterdam”, faróis e lanterna de neblina.

Ar-condicionado e sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters também passam a integrar a lista de série do cross up!, que agora custa R$ 43.930 – economia de R$ 1.901 ante o valor desses equipamentos vendidos separadamente. O high up! tem nova tabela: R$ 44.940 e ganha as mesmas novidades do cross up!, além do revestimento dos bancos em native. Nessa versão a economia gerada pela nova estratégia é de R$ 742, considerando a prática anterior com o modelo equipado com o acabamento native.

Nas versões topo de linha black up!, red up! e white up! os itens de série permanecem os mesmos, porém, o preço sugerido diminuiu R$ 310, passando de R$ 45.900 para R$ 45.590.

Gol


Modelo de entrada da linha Gol, o Gol Special (oferecido exclusivamente com motor 1.0) recebe como equipamentos de série antena de teto, preparação para sistema de som e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Outra novidade é em relação ao preço, que também diminuiu. No modelo de duas portas o preço agora é de R$ 31.240 e no de quatro portas, R$ 33.320.

A versão Trendline 1.6 teve seu preço reposicionado: a tabela agora parte de R$ 37.140 (menos R$ 4.820 – isto é, 11,3% a menos do que a tabela anterior).

A configuração Comfortline (tanto 1.0 como 1.6) passa a incorporar nos itens de série o ar-condicionado. E o preço também diminuiu, comparado à tabela de preços anterior quando equipada com o ar-condicionado. Com isso a versão 1.0 passou de R$ 44.800 para R$ 42.190 e de R$ 49.660 para R$ 46.860. Redução de 6% no preço de ambas as configurações.

O Gol Highline (ofertado exclusivamente com o motor 1.6 de até 104 cv) e o Gol Rallye (equipado com o novo motor 1.6 MSI de até 120 cv) mantêm os equipamentos de série, mas tiveram uma redução de 5% em seus respectivos preços sugeridos, partindo de R$ 51.500 (desconto de R$ 2.010) e de R$ 54.530 (menos R$ 2.180). Outro que está ainda mais competitivo é o Gol Track, que passou de R$ 40.710 para R$ 39.760 (abatimento de R$ 950).

Voyage


O sedã derivado do Gol também traz boas novidades em seus preços. O Voyage Trendline (oferecido nos motores 1.0 e 1.6) agora parte de R$ 40.530 e de R$ 44.540. Outra redução de preço foi em relação aos opcionais. Quando equipado com ar-condicionado e direção hidráulica, o modelo agora custa R$ 44.440 (motor 1.0) e R$ 48.450 (motor 1.6). Reposicionamentos de preço que representam uma economia para o cliente de 2% (R$ 690) e de 4% (R$ 1.820), respectivamente.

Assim como o Gol Comfortline, o Voyage Comfortline incorpora como item de série o ar-condicionado. Ao comparar a tabela de preços anterior considerando o sistema de ar-condicionado, o preço do modelo 1.0 foi reduzido de R$ 47.020 para R$ 46.450 (menos 1%) e no com o motor 1.6 foi de R$ 52.400 para R$ 50.800 (- 3%). A maior redução de preço na linha Voyage aparece na versão topo de linha Evidence, que agora é ofertada por R$ 55.290 (abatimento de R$ 2.670, ou 4,7%).

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sexta-feira, 3 de julho de 2015

IVECO BUS.
NOVO MAGELYS PERMITE ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL DE ATÉ 7%.

Modelo apresentado na Europa conta com motor cursor Euro VI e linhas aerodinâmicas que podem registrar uma redução no custo operacional de até 20 mil euros em três anos.

A nova versão do Magelys, um dos destaques da Iveco na Europa, em testes de aerodinâmica.

A Iveco Bus anunciou importantes alterações nos modelos de ônibus Magelys, um dos líderes de mercado na Europa, permitindo economia de combustível que pode chegar a 20 mil euros em três anos. Os resultados são fruto das pesquisas de redução do TCO, sigla em inglês para custo total de propriedade, estimativa financeira projetada para avaliar os custos diretos e indiretos relacionados a um investimento importante.

A ambição por desempenho é uma das principais características para o desenvolvimento dos produtos Iveco. Alguns exemplos da constante evolução da marca são os motores Cursor Euro V, reconhecidos por sua confiabilidade, que agora abrem caminho para o novo Cursor Euro VI, ainda mais eficiente em termos de consumo e respeito ao meio ambiente.

A nova tecnologia traz ao mercado o exclusivo sistema de redução catalítica HI-SCR, patenteado pela FPT Industrial, que representa uma solução simples para o maior desafio da indústria no momento: a adaptação às novas regras europeias de emissões.

Entre muitas outras melhorias, incluindo uma transmissão aprimorada para atender múltiplas relações de eixo traseiro disponíveis, a Iveco Bus decidiu ir ainda mais longe, aplicando também uma série de avanços na aerodinâmica dos veículos.


Depois de intensivos testes no túnel de vento, o time de engenharia da marca redefiniu as colunas do para-brisa, suportes do espelho retrovisor e o formato dos cantos do para-choque dianteiro. Tudo isso para simplificar a resistência aerodinâmica, facilitando o fluxo de ar no veículo.

O resultado da combinação de todas as melhorias totaliza uma economia extra de 7% de combustível em relação à versão anterior do veículo, índice que leva em conta uma velocidade estável de 100 km/h em rodovia, registrando uma redução operacional de até 20 mil euros em um período de três anos.

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
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Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.