segunda-feira, 29 de julho de 2024

PASSO A PASSO DA CORTECO PARA A TROCA DO RETENTOR TRASEIRO DO VIRABREQUIM DO VW GOL G5

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, facilita o dia a dia dos profissionais da reparação com um guia completo para a troca do retentor traseiro do virabrequim do Volkswagen Gol G5 (5200T). O passo a passo detalhado, disponível no canal da empresa no YouTube, garante um serviço preciso, eficiente e com a qualidade da marca.

Na primeira parte, o vídeo mostra detalhadamente o passo a passo da desmontagem das peças do motor, como a bateria, o escoamento do óleo do câmbio, a remoção das mangas de eixo, inclinação do motor, retirada da caixa de câmbio e do volante da embreagem. Todo o procedimento permite ao reparador ter acesso à peça que será substituída.

Em seguida, há a demonstração para realizar a troca da peça, orientando também sobre as ferramentas necessárias para o procedimento. Por fim, o vídeo mostra a montagem da peça nova e os cuidados para evitar danos. “Buscamos mostrar detalhadamente todo o processo de substituição do retentor traseiro do virabrequim, reforçando a maneira correta dessa manutenção para que ocorra de forma segura, eficiente e garanta a integridade de todo o sistema. Soma-se a isso o fato de oferecemos aos reparadores toda nossa expertise, com soluções completas para contribuir com o dia a dia deles”, explica Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Principais etapas da troca do retentor traseiro do virabrequim do VW Gol G5

Fase 1 – para ter acesso ao retentor
- Remova a bateria desligada do motor do veículo;
- Escoe o óleo do câmbio;
- Solte as mangas de eixo, incline o motor, retire a caixa de câmbio e o volante da embreagem.

Fase 2 – orientações para a correta troca do retentor
- Retire os parafusos que fixam a flange e com o auxílio rosqueie três parafusos de 6 mm contra a face do bloco do motor para retirar o retentor;
- Retire a cola localizada no flange do cárter para não prejudicar o funcionamento do novo retentor;
- Com um pano seco, efetue a limpeza no virabrequim e na face do bloco do motor para evitar a contaminação e garantir perfeita vedação do retentor;
- Retire o sensor do retentor a ser substituído para que seja usado no novo retentor.

Na sequência, monte o novo retentor. Não efetue a pré-lubrificação:
- Instale o sensor no retentor. Não é necessário o uso de cola. Isso pode provocar contaminação e vazamento de óleo;
- Utilize três parafusos de 6 mm sem cabeça como guia para a montagem e para garantir um perfeito alinhamento do retentor durante o procedimento;
- Nunca retirar a luva antes da instalação. A sua função é servir como guia de montagem e proteção do teflon de vedação;
- Coloque o retentor nos parafusos guias. Com as mãos, empurre-os contra a face do bloco do motor. A roda fônica e a luva plástica irão se destacar automaticamente;
- Descarte a luva protetora, retire os parafusos guia, coloque e fixe os parafusos de cabeça sextavada, e fixe a flange do retentor;
- Use a ferramenta raven 111050 para o posicionamento correto da roda fônica no motor. Para isso, posicione o parafuso da ferramenta na posição de cada furo do G5;
- Aplique uma fina camada de graxa na superfície da ferramenta para garantir um melhor contato com a roda fônica, dificultando o deslocamento da roda fônica no momento da montagem;
- Coloque o furo existente na roda fônica na referência de montagem da ferramenta aplicadora;
- Posicione os pinos de latão indicados na ferramenta nos furos existentes no eixo do virabrequim;
- Aperte os parafusos de forma alternada, aplicando meia volta em cada um deles. Dessa forma, evita o risco de deslocamento e amassamento da roda fônica;
- Solte os parafusos e retire a ferramenta. Assim, estará concluída a montagem do novo retentor traseiro do virabrequim no VW Gol G5.

Para assistir o vídeo na íntegra, clique aqui.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Clique aqui para mais informações.

Corteco
Essência Comunicação 

NEWPARTS LANÇA NOVA LINHA AUTOMOTIVA DE BOMBAS D´AGUA

A Newparts, marca própria de autopeças da Fortbras, está lançando no mercado de varejo uma linha de bombas d´agua com aplicação automotiva. Ampliando fortemente seu portfólio, esse é o sexto lançamento da marca neste ano, totalizando 23 famílias de produtos. Os demais haviam sido conjunto de tensor e polia, junta homocinética, capa de correia, polia de alternador e óleo para compressor. Com mais de 10 anos de história, a marca passou a fazer parte da Fortbras com a aquisição da União, em 2018. Já possui mais de 1.600 SKUs e é distribuída em toda a rede de 245 lojas Fortbras de todo o país.

“Após o lançamento da linha de tensor/polia, muitos clientes nos questionaram sobre a possibilidade de lançamento de uma família de bombas d’agua. Como vínhamos desenvolvendo esse produto com um parceiro que é referência de qualidade, conseguimos acelerar o lançamento e disponibilizar mais essa linha para nossos clientes, reunindo todos os fatores que prezamos na marca, como fornecedor de referência, qualidade original e garantia 100%”, explica Rogerio Messias, CEO da Fortbras.

Desde a fundação, a Newparts dedica-se a oferecer produtos de alta qualidade para atender às diversas necessidades dos proprietários de automóveis, oferecendo uma ampla gama de peças de reposição, que mantém um ritmo acelerado de expansão. “A Newparts cresceu significativamente seu leque de produtos nos últimos meses. E essa é uma das nossas prioridades para fixar a marca entre os clientes: oferecer uma gama cada vez mais diversificada de produtos, sempre prezando pela qualidade e pelo custo/benefício”, explica Messias.

FortbrasPresente em 20 Estados e 176 cidades do país, a Fortbras vem consolidando sua posição de maior rede de varejo de peças de reposição para carros de passeio, picapes, motocicletas e veículos pesados do Brasil, com 245 pontos de vendas de 17 marcas. Possui 5,5 mil colaboradores, 6 centros de distribuição, cerca de 300.000 SKUs (itens diferentes em estoque) e atende a mais de 700 mil clientes em todo o país.

Fortbras
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

domingo, 28 de julho de 2024

PREÇO MÉDIO DO FRETE POR QUILÔMETRO RODADO TEM ALTA DE 1,77% EM JUNHO, MAS FECHA SEMESTRE EM QUEDA DE 0,8% APONTA A EDENRED REPOM.

A última análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR) revela que, apesar da estabilidade no preço do diesel em junho - que segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), teve altas de 0,2% e 0,3% nos tipos comum e S-10, respectivamente, ante o mês anterior -, o valor médio do frete apresentou um acréscimo de 1,77% no comparativo com maio, passando de R$ 6,20 para R$ 6,31, o maior valor desde o registrado em janeiro deste ano.

“Esse retrato é especialmente impulsionado pelo aumento na demanda por frete, puxada pela recuperação na produção, sobretudo no milho segunda safra, gergelim e arroz, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o aquecimento do mercado da construção civil”, analisa Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Repom.

Na análise semestral, o IFR mostra uma queda de 0,8% no preço do frete, que em janeiro foi de R$ 6,36. Abril foi o mês com o menor valor, a R$ 6,17.

Para os próximos meses, a expectativa, segundo o executivo, continua sendo de estabilidade, apesar do recente anúncio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de uma atualização dos coeficientes dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de carga em mais de 1%. "Não descartamos a possibilidade de um viés de alta no preço do frete, motivada pelo comportamento do preço do diesel, que corresponde a cerca de 40% do custo do frete. Na primeira quinzena de julho, o preço do diesel foi influenciado pela oscilação do dólar e pelo encarecimento do biodiesel. Vale lembrar que o combustível não tem seus preços reajustados pela Petrobras a distribuidoras desde agosto do ano passado”, finaliza Fernandes.

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.

Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição.

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes. 

Visite os sites e saiba mais:
Edenred Ticket Log 
Edenred Repom

RPMA Comunicação

CONCESSÃO À INICIATIVA PRIVADA É APONTADA COMO SOLUÇÃO PARA A CADEIA LOGÍSTICA BRASILEIRA DURANTE LOGISTIQUE 2024

A concessão para a iniciativa privada foi apresentada como uma das soluções para os gargalos logísticos que impactam o agronegócio brasileiro durante o painel " O Impacto do Agronegócio Brasileiro na Geopolítica e Logística Mundial", realizado no segundo dia da Logistique 2024. O evento, em Balneário Camboriú (SC), reuniu especialistas de diferentes áreas para discutir o futuro do setor e os desafios que precisam ser superados para que ele alcance seu pleno potencial.

Os painéis do segundo dia da logística também apresentaram um panorama abrangente dos principais desafios e oportunidades que o setor enfrenta. A busca por soluções sustentáveis, a adoção de práticas maduras e a utilização estratégica da transformação digital são elementos chave para o sucesso das empresas e o desenvolvimento sustentável da economia.

A Logistique 2024 deixou claro que a infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e para sua consolidação como um dos principais fornecedores de alimentos do mundo. Segundo os especialistas, é necessário um esforço conjunto do governo, da iniciativa privada e do setor agropecuário para superar os desafios logísticos e garantir um futuro promissor para o agronegócio brasileiro.

Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura, chamou a atenção para o enorme potencial do agronegócio brasileiro, ainda "adormecido" em comparação com sua capacidade. Ele citou a frase dita por representantes de uma missão japonesa ao Brasil no início dos anos 2000: "Só tem medo de fome no mundo quem não conhece o Brasil". Turra ressaltou a importância do clima temperado dos três estados do Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - para o sucesso da agricultura brasileira.

O agronegócio brasileiro vivenciou um crescimento impressionante nos últimos 25 anos. A safra de grãos saltou de 78 milhões para 310 milhões de toneladas, e as exportações totais do país dispararam de 30 milhões para 300 milhões de toneladas. Apesar desse crescimento, a logística precária se configura como um gargalo que impede o setor de alcançar seu potencial máximo. O Brasil ocupa atualmente a 51ª posição no ranking mundial de desempenho logístico entre os grandes países.

Turra lembrou também que as exportações brasileiras de grãos no período cresceram 814% em 25 anos, enquanto a exportação de suínos cresceu mais de 400% no mesmo período. Ao mesmo tempo, a infraestrutura logística teve poucas alterações. “Apesar do crescimento exponencial do agronegócio brasileiro, a logística ainda é um gargalo que impede o setor de alcançar seu pleno potencial”, acrescentou.

Comparação com outros países

Neivor Canton, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, alerta para a infraestrutura logística inferior do Brasil em relação aos Estados Unidos e outros países do BRICS. Ele cita a proporção de quilômetros de rodovias pavimentadas (20:1 para os EUA e 7:1 para a Índia) e a malha ferroviária (1 km para cada 10 km dos EUA).

Airton Galinari, presidente-executivo da Coamo, por sua vez, ressaltou a importância da produção de grãos para o desenvolvimento da economia brasileira. Ele destaca que essa produção funciona como uma "moeda de troca" para o país, gerando divisas através da exportação e impulsionando diversos setores.

Reconfigurando as cadeias globais

O painel "Reconfiguração das Cadeias Globais: Oportunidades e os Impactos Logísticos para a Indústria" explorou as implicações da tendência de nearshoring para o panorama logístico. Especialistas debateram como empresas estão reavaliando suas cadeias de suprimentos, buscando mercados mais próximos para produção e distribuição. Essa reconfiguração apresenta oportunidades para o Brasil, que pode se destacar por sua posição geográfica estratégica e capacidade produtiva. No entanto, também exige ajustes na infraestrutura logística e nos modelos de operação, com foco na eficiência, flexibilidade e resiliência.

Crise Econômica Global

O painel "O Mundo está a caminho de uma nova crise econômica?" lançou um olhar crítico sobre os perigos do protecionismo e das políticas isolacionistas. Especialistas alertaram para os impactos negativos dessas medidas no comércio internacional e na recuperação econômica global. A cooperação internacional foi apontada como um caminho crucial para enfrentar os desafios da crise e construir um futuro mais próspero para todos.

Sustentabilidade em ação

O painel "Transformação Sustentável: O Papel do Mercado de Carbono e dos Combustíveis Alternativos na Economia Verde" colocou em foco a necessidade urgente de soluções sustentáveis para o setor logístico. Especialistas discutiram o papel do mercado de carbono e dos combustíveis alternativos na construção de uma economia verde. O Brasil foi alertado para o risco de se tornar dependente de soluções externas, necessitando investir em alternativas nacionais como o etanol e o biogás. Essa transição para um modelo mais sustentável abre um leque de oportunidades para o setor logístico, com a crescente demanda por soluções eficientes e ambientalmente responsáveis.

Maturidade Logística

O painel "Maturidade Logística: como Práticas Logísticas Maduras contribuem para o Planejamento e Desempenho do Negócio?" abordou a importância da adoção de práticas logísticas maduras para o sucesso das empresas. Especialistas destacaram como essas práticas contribuem para o planejamento estratégico, a otimização da cadeia de suprimentos e o aumento da competitividade. A maturidade logística se traduz em benefícios concretos, como redução de custos, aumento da produtividade e aprimoramento da experiência do cliente.

Transformação digital

O painel "Como a Transformação Digital está ajudando a crescer a Cadeia de Suprimentos e o Comércio Internacional" explorou o impacto da transformação digital no setor logístico. Especialistas demonstraram como tecnologias como inteligência artificial, IoT e big data estão revolucionando a cadeia de suprimentos, otimizando processos, tomando decisões mais inteligentes e impulsionando o crescimento do comércio internacional. A digitalização desobstrui o caminho para um futuro mais eficiente, transparente e conectado para o setor logístico.

Logistique

A Feira Logistique é um dos maiores e mais importantes eventos do setor logístico no Brasil, que reúne empresas, profissionais, entidades e autoridades do segmento. O evento tem como objetivo apresentar as novidades, as tendências e as soluções para os desafios logísticos dos principais setores que movimentam a economia nacional, como a indústria e o agronegócio.

A partir deste ano, a Feira Logistique passou a ter um novo posicionamento: conectar as principais cadeias e fluxos logísticos do Sul ao mercado global. Com isso, o evento expande o seu foco, abrangendo todas as interfaces da cadeia logística, transporte multimodal, comércio internacional, intralogística e supply chain. Ao ampliar o escopo, o evento oferece uma diversidade maior de soluções, atendendo as necessidades dos principais segmentos e possibilitando mais inovação e networking entre o setor.

Santa Catarina é um importante hub logístico, portuário e industrial do país, que movimenta grandes volumes de cargas, demandando por enorme volume de serviços e produtos logísticos.

Logistique 2024
Logistique Summit
Buriti Jornalistas Associados

KORE E HIKVISON FECHAM PARCERIA PARA TELEMETRIA DE FROTAS

A KORE Wireless, uma das maiores empresas globais em conectividade e serviços de Internet das Coisas (IoT), e a Hikvision, fornecedora líder mundial de produtos de segurança, anunciam parceria para oferecer ao mercado nova solução completa especificamente dedicada a melhorar a performance de frotas.

Estima-se que o mercado brasileiro de frete e logística atualmente tem um tamanho de US$ 104,79 bilhões, devendo chegar a 129,34 bilhões até 2029, o que significa crescimento a uma taxa média anual de 4,30% (fonte: Mordor Intelligence). O valor investido pelo setor privado em transporte e logística no período de 2022 a 2026 deve chegar a R$ 124,3 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, principalmente nos segmentos de agricultura, pesca e silvicultura, construção, manufatura, petróleo e gás, mineração e pedreiras, comércio atacadista e varejista.

Devido à alta possibilidade de redução de custos, maior eficiência operacional e poder de fidelização de clientes, a área de serviços logísticos tem ocupado cada vez mais a posição de ponto crítico de atenção para muitas empresas e fator-chave para seus resultados, tendo as inovações tecnológicas como fortes aliadas neste desempenho. Ferramentas de IoT, muitas vezes associadas à Inteligência Artificial, têm sido indispensáveis para maior eficiência de todos os processos logísticos, principalmente ao contribuir para evitar perdas, prevenir acidentes e programar manutenções antes que qualquer problema surja.

Ferramentas de telemetria Hikvison-KORE

Formado por uma câmera frontal para o veículo, uma câmera interna na cabine, SIM cards e plataforma de gestão, o novo conjunto de ferramentas permite obter informações em tempo real sobre as principais métricas de desempenho do veículo e o comportamento do motorista. Com a gestão logística mais precisa, automática e em tempo real, é possível aumentar a segurança de cargas, condutores e vias, reduzindo o número de acidentes, ao mesmo tempo em que há melhor desempenho e redução dos custos operacionais.

A câmera frontal Hikvision ADAS AE DI2032 G40 tem GPS e módulo WiFi integrados, alerta de riscos para colisão frontal e com pedestres, desvios das faixas de rodagem e leitura de placas com limites de velocidade. Suporta vídeo ao vivo, playback e configuração via APP, funções IA, com G sensor e duplo SD card (até 256GB cada). A câmera interna Hikvision DSM AE-VC154T-IT acompanha movimentos, expressões e comportamento do motorista em tempo real, como sonolência, distração, uso do celular, cigarro, falta de cinto de segurança e, até mesmo, bloqueio da câmera ou a própria ausência de condutor, conseguindo detectar condições de maior risco ao volante, com alertas imediatos à central e, inclusive, alertas de voz para o condutor.

Associada a estes dispositivos, a multiconectividade KORE, com qualquer tecnologia e operadora e SIM cards de qualquer formato. Uma plataforma de gestão customizada à KORE e a seus clientes, com foco total na gestão das imagens e eventos registrados pelo conjunto de câmeras, permite, também, acompanhar roteirização, controle de jornadas, gestão de combustíveis e de filas, com geração automática de relatórios e de acordo com toda a legislação vigente. Com um completo set de APIs que permite a total integração do módulo de videotelemetria, o cliente KORE pode integrar o módulo de gestão de imagens a qualquer outra plataforma de forma simples e escalável.

“São duas líderes globais dedicadas a ampliar a aplicação de ferramentas de IoT, simplificando seu uso e operação”, afirma Júlio Tesser, VP Latam da KORE. “Como a área logística na América Latina, especialmente no Brasil, ainda depende fortemente do transporte por rodovias, as empresas deste setor estão cada vez mais adeptas a novas tecnologias que otimizem sua gestão”.

“Em conjunto com a KORE, estamos oferecendo soluções que contribuem para aumentar a segurança em rodovias e avenidas, ao mesmo tempo em que resultam em melhores resultados operacionais para empresas e profissionais”, afirma Rafael Cardoso, Business Development Manager de soluções automotivas, da Hikvision. “O Brasil é um dos mercados de maior potencial em todo mundo para iniciativas tecnológicas voltadas para a segurança no segmento de rodovias e estamos cada vez mais dedicados no desenvolvimento desse setor.”

A Hikvision é a fornecedora líder mundial de produtos e soluções de segurança. Com uma ampla e altamente qualificada força de trabalho de P&D, a Hikvision fabrica um conjunto completo de produtos e soluções abrangentes para uma ampla variedade de mercados verticais. Além do setor de segurança, a Hikvision amplia seu alcance para os setores de tecnologia doméstica inteligente, automação industrial e eletrônica automotiva para alcançar sua visão de longo prazo. Os produtos Hikvision também fornecem inteligência de negócios avançada para usuários finais, o que pode permitir operações mais eficientes e maior sucesso comercial. Clique aqui e visite o site.

KORE é pioneira, líder e consultora de confiança no fornecimento de soluções e serviços de IoT de grande importância. Capacitamos organizações de todos os tamanhos a melhorar os resultados operacionais e comerciais, simplificando a complexidade da IoT. Nosso profundo conhecimento e experiência em IoT, alcance global, soluções desenhadas sob medida e agilidade de implantação aceleram e impactam materialmente nos resultados comerciais de nossos Clientes. Clique aqui e visite o site.

KORE Wireless
Assessoria de Imprensa
Fernando Sant'Ana
fernando@fernandosantana.com.br
Hikvision
Assessoria de Imprensa
NB Press
Anna Carolina Agacci

SOL E VENTO IMPULSIONAM CAMINHO PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE NO CEARÁ

Com uma média anual de 2.500 horas de sol e muito vento, o Ceará se posiciona como um estado promissor para a produção de hidrogênio verde. Um estudo realizado pela ENGIE mapeou o potencial eólico e solar do estado, indicando que o Ceará poderia gerar energia suficiente para abastecer mais de 23 milhões de residências.

Essa combinação de recursos naturais coloca o estado em uma posição estratégica para liderar a produção de hidrogênio verde no Brasil. Aproveitando essa vantagem, o FIEC Summit 2024, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), reunirá líderes do setor produtivo, acadêmicos, autoridades públicas e a sociedade nos dias 12 e 13 de agosto no Centro de Eventos do Ceará para discutir as oportunidades e desafios do hidrogênio verde. As inscrições para o evento ainda estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas para participação presencial ou remota.

Um dos destaques da programação é o painel sobre a cadeira produtiva do hidrogênio verde, no qual a CEO da ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde), Fernanda Delgado, o Fundado da Hytron, Daniel Gabriel Lopes, o Vice-presidente da Clean Energy, David Burns e o Diretor da Unidade de Negócios da Siemens, Fabio Koga participarão debatendo a produção do hidrogênio verde a partir de energias limpas.

O Ceará possui abundância de recursos naturais renováveis que permitem essa produção sustentável. A alta insolação do estado, com média anual de 2.500 horas de sol, fornece um recurso natural abundante para a geração de energia fotovoltaica, essencial na produção de hidrogênio verde por meio da eletrólise. Além disso, o estado também possui um enorme potencial eólico, com 94 GW de capacidade de geração eólica onshore, segundo estudo da ENGIE.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o estado possui 100 parques eólicos que geram 2.577 megawatts (MW), com outros 72 empreendimentos em construção que somarão 2.876 MW. Além disso, 26 empreendimentos de eólica offshore aguardam licenciamento, com potencial de gerar 64,9 GW. Na energia solar, o Ceará conta com uma capacidade instalada de 1.559 MW em 35 empreendimentos, enquanto 419 parques solares em construção adicionarão 16.738,3 MW de potência.

Além dos recursos naturais, a infraestrutura do Ceará também é um fator fundamental para a produção de hidrogênio verde. A Desenvolvedora de Negócios Sênior de amônia limpa no Porto de Rotterdam, Duna Uribe, palestrará sobre infraestrutura portuária e suas interligações para distribuição na União Européia. Duna, já foi Diretora Executiva do Complexo do Pecém e conhece a estrutura e a vantagem logística do Ceará para o escoamento da produção de hidrogênio verde.

O estado possui uma rede de transmissão de energia em expansão, o que viabiliza o transporte do hidrogênio verde para centros de consumo. De acordo com um mapeamento de oportunidades apresentado pela FIEC em parceria com o Governo do Estado, o Ceará tem potencial de atrair mais de US$ 30 bilhões (aproximadamente R$ 163,6 bilhões) em investimentos na área de hidrogênio verde até 2031. A capacidade de geração de energia é estimada em até 11 gigawatts (GW), com o Porto do Pecém projetando uma capacidade instalada de 6 GW até 2034. Este desenvolvimento deverá duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região.

O FIEC Summit é uma plataforma para explorar as oportunidades transformadoras do hidrogênio verde, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir desafios e inovações. A programação inclui conferências, exposições e oportunidades de networking. Entre os principais palestrantes estão Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC; Luis Viga, Country Manager Brasil da Fortescue; Fernanda Delgado, CEO da ABIHV; Armando Abreu, Presidente da Qair Brasil; David Burns, Vice-presidente de Clean Energy; Duna Uribe, Desenvolvedora de Negócios Sênior no Porto de Rotterdam; Fabio Koga, Diretor da Siemens; e Hugo Diogo, Gerente da Fortescue, entre outros.

Serviço
FIEC Summit
12 e 13 de agosto de 2024
Centro de Eventos do Ceará - Pavilhão Leste - Portão D
Clique aqui e acesse o site do evento 
Clique aqui e faça a sua inscrição

FIEC Summit
Engaja Comunicacão

sábado, 27 de julho de 2024

PORSCHE PLANEJA UM TRIO DE MOTORES PARA O CAYENNE NA PRÓXIMA DÉCADA

A quarta geração do Porsche Cayenne será totalmente elétrica

Há mais de 20 anos, o Cayenne tem se destacado por sua capacidade de proporcionar uma ampla gama de qualidades, combinando o desempenho característico de condução da Porsche, excelente conforto no dia a dia e grande capacidade em condições off-road. Os futuros modelos do SUV continuarão essa história de sucesso, mantendo todas as características familiares do carro.

"O Cayenne sempre definiu o carro esportivo em seu segmento. No meio da década, a quarta geração estabelecerá padrões no segmento como um SUV elétrico", diz Blume, CEO da Porsche AG. "Ao mesmo tempo, na próxima década, nossos clientes ainda poderão escolher entre uma ampla gama de modelos potentes e eficientes a combustão e híbridos." A terceira geração do Cayenne será ainda mais aprimorada e continuará a ser oferecida ao lado da quarta geração, totalmente elétrica.

A atual geração do Cayenne, que no ano passado recebeu uma das mais extensas atualizações de produto na história da Porsche, será desenvolvida com um grande investimento tecnológico no futuro. Aqui, os desenvolvedores se concentrarão, entre outras coisas, nos motores, em particular na melhoria da eficiência do V8 desenvolvido pela Porsche e fabricado em Zuffenhausen. Medidas técnicas extensas garantirão que o motor biturbo esteja preparado para cumprir com os requisitos legislativos futuros.

Estabelecendo novos padrões no segmento de SUVs como meta de desenvolvimento

A Porsche está firmemente comprometida com a eletromobilidade. "Nossa estratégia de produto poderia nos permitir entregar mais de 80% de nossos novos carros totalmente eletrificados em 2030 – dependendo da demanda de nossos clientes e do desenvolvimento da eletromobilidade nas regiões do mundo", diz Blume. Como um modelo completamente redesenhado e reestilizado, a quarta geração do best-seller Cayenne é destinada a apoiar significativamente o crescimento da eletromobilidade na Porsche.

O SUV de luxo totalmente elétrico é baseado em um desenvolvimento abrangente da Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts. "A flexibilidade da arquitetura PPE nos permite integrar a tecnologia mais recente nas áreas de sistemas de alta tensão, trem de força e chassi. Vamos utilizar o potencial da eletrificação para elevar o Cayenne a um nível completamente novo em vários aspectos – por exemplo, no desempenho de condução", diz Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. Além das características de condução da Porsche, os objetivos de desenvolvimento incluem alta capacidade e estabilidade de carregamento, alta eficiência e um alto nível de conforto e usabilidade no dia a dia.

Milhões de quilômetros de testes pela frente

Após uma fase prolongada de desenvolvimento e testes digitais, bem como os primeiros testes de condução nas pistas de prova do Centro de Desenvolvimento em Weissach, os primeiros protótipos camuflados do Cayenne totalmente elétrico já saíram da fábrica da Porsche.

"Os testes no mundo real começaram, e este é um dos marcos mais importantes do processo de desenvolvimento", diz Michael Schätzle, Vice-presidente da Linha de Produtos Cayenne. Até a data de lançamento, os protótipos terão completado vários milhões de quilômetros de testes em todo o mundo, sob condições climáticas e topográficas extremas. "Dessa forma, garantimos a durabilidade e a confiabilidade do hardware, do software e de todas as funções do carro de acordo com nossos altos padrões de qualidade", diz Schätzle. 

A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Salvador.

Porsche Brasil

BMW GROUP ADOTA SISTEMA DE PURIFICAÇÃO DE EXAUSTÃO ELÉTRICA PARA REDUZIR CO2 EM SUAS ÁREAS DE PINTURA

O BMW Group está implementando um novo método de purificação de exaustão em suas áreas de pintura, utilizando eletricidade em vez de gás natural. Na prática, este método permite que as altas temperaturas necessárias para a purificação térmica dos gases de exaustão sejam geradas por eletricidade, eliminando a dependência de combustíveis fósseis. Michele Melchiorre, que é a responsável pelo Sistema de Produção do BMW Group, revela que essa tecnologia é o passo final para operar as áreas de pintura com energia renovável. 

O sistema já foi testado nas plantas de Regensburg, na Alemanha, e na BMW Brilliance, na China, e será implementado em produção em série na planta de Dingolfing e na futura planta de Debrecen, na Hungria. 

O novo sistema, denominado eRTO (oxidação térmica regenerativa elétrica), purifica os gases de exaustão das cabines de pintura e áreas de secagem ao aquecê-los em um leito de mídia cerâmica, onde os resíduos de solvente são queimados. Essa purificação, que antes dependia de gás natural, agora é realizada exclusivamente com eletricidade de fontes renováveis. 

O sistema eRTO foi inicialmente testado em operações contínuas na planta de Regensburg e está sendo validado na planta Lydia da BMW Brilliance, na China. A planta de Dingolfing já converteu uma de suas linhas de pintura para utilizar o novo método, e a nova planta em Debrecen, prevista para 2025, usará apenas essa tecnologia para a purificação de exaustão.

BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group 

NOVO CITROËN C3 RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS NA LINHA 2025

O Novo Citroën C3, único hatch com atitude SUV em seu segmento, está ainda mais equipado em sua linha 2025. O modelo agora passa adotar a chave do tipo canivete em todas as versões, reforçando o compromisso da Citroën de sempre atender às demandas de seus clientes. Além disso, readequações na gama tornam o modelo ainda mais competitivo.

Agora os itens do pacote Plus, que incluem desembaçador, lavador e limpador traseiro e sistema de som com conexão Bluetooth passam a ser de série na versão Live, que segue sendo a porta de entrada da gama do Novo C3.

E como acessibilidade segue sendo um pilar essencial da Citroën, todas as novidades do Novo Citroën C3 2025 não impactaram na tabela de preços públicos sugeridos, que segue a mesma do modelo anterior.

Eleito Carro Urbano do Ano do World Car Awards, o Novo C3 reúne muita versatilidade, eficiência e amplo espaço interno, com o maior porta-malas da categoria. Sua atitude SUV lhe dá capacidade de enfrentar diferentes tipos de piso sem que haja comprometimento do conforto a bordo, além da acessibilidade que vai além da compra, com revisões a preços fixos e valores competitivos de seguro e manutenção.

CitroënDesde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA/ Euronext Milan: STLAM/ Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. 

Citroën
Stellantis

FRASLE MOBILITY ESTREIA NOVA FASE DE PROGRAMA DE ECONOMIA CIRCULAR DE PRODUTOS DA FREMAX

Iniciativa passa a se chamar Recycle Max e marca novo momento, com projeções de expansão na cobertura de regiões do país

Entre as ações da Frasle Mobility em economia circular, que estimulam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, uma das principais iniciativas da Companhia passa por um novo momento, com nova identidade e projeção de expansão para novas regiões do país. O programa que envolve os produtos da marca Fremax e promove o reuso de discos e tambores de freio, passa a se chamar Recycle Max. Conhecido anteriormente no mercado de reposição como Descarte Seguro, também está chegando neste ano em novas localidades do Sudeste brasileiro, depois da iniciativa estar bem consolidada, principalmente nos três estados do Sul.

No Recycle Max, os produtos são coletados em oficinas mecânicas parceiras e enviados novamente para a fábrica, onde são reincorporados na produção, gerando novos componentes. Hoje, cerca de 10% da matéria-prima usada é proveniente desse processo. De forma periódica, equipes do programa vão até os parceiros para a coleta dos discos e tambores de freio usados, que devem ficar em lugares apropriados para a coleta. Em 2023, foram recicladas 343,8 mil peças com essa iniciativa, o que significa cerca de 2,4 mil toneladas de matéria-prima virgem que deixou de ser aplicada no processo produtivo.

Ao todo, o Recycle Max conta com 1,4 mil oficinas parceiras, recolhe uma média de 250 toneladas por mês, e agora abrange os três estados do Sul e os quatro do Sudeste do país. Todos os envolvidos são certificados pela participação e destinação correta dos resíduos.

“Cada vez mais as nossas empresas buscam desenvolver boas práticas de sustentabilidade em suas operações e produtos, de acordo com nossos compromissos ESG. Entre elas, destaco as ações de economia circular, que estimulam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos”, afirma Anderson Pontalti, COO da Frasle Mobility e líder corporativo da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Randoncorp.

Frasle Mobility
Randoncorp
ANK Reputation

BLAZER EV ABRE NOVO CAPÍTULO DE CONECTIVIDADE NA CHEVROLET

Multimídia do SUV elétrico opera exclusivamente com Google Built-In, que independe de smartphone para acessar aplicativos e ainda é capaz de interagir com casas inteligentes

A Chevrolet prepara o lançamento do Blazer EV, carro que inaugura um novo momento da marca no país. Além da inovadora plataforma Ultium, outro destaque tecnológico do SUV elétrico premium está no mais alto nível de conectividade veicular ofertado hoje globalmente. É o Google Built-in, que permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.

“O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica mais evoluída, transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor e com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de fazer com smartphone”, explica Plinio Cabral, diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul.

O Google Built-in agrega, entre outros, Google Assistant, Google Maps e o Google Play. Além de garantir maior integração do multimídia com o próprio veículo, o sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, tudo isso alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.

Assim, o carro é capaz de traçar rotas otimizadas, mostrando inclusive o percentual de carga estimado da bateria no destino. Caso a autonomia não seja suficiente, postos de recarga serão sugeridos pelo caminho.

O Blazer EV é o primeiro Chevrolet equipado com uma nova geração de multimidia desenvolvida unicamente com o Google Built-in, ampliando o conceito de cockpit digital introduzido no nosso mercado pela picape Silverado.

Outro diferencial do Blazer EV está no tamanho da tela do multimídia: 17,7” polegadas, a maior da categoria. Vale destacar ainda que o sistema nativo é programado para aproveitar toda a área do visor, explorando inclusive bordas curvilíneas.

O Google Built-in ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre a previsão do tempo ou outras buscas.

Por meio deste sistema também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme, para abrir o portão da garagem ou até mesmo criar rotinas baseadas no GPS do veículo.

Mais uma vantagem: o Google Built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos e serviços, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e de troca de mensagens.

É possível ainda definir diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do sistema e a dados pessoais dos usuários.

App da Chevrolet ganha mapa que indica trajeto ideal para EVs

O aplicativo da Chevrolet que permite comandar funções do veículo a distância, consultar o status de manutenção e agendar revisões pelo smartphone traz novidades exclusivas para os EVs da marca. O objetivo das novas funcionalidades é facilitar o dia a dia do usuário de veículos elétricos. A atualização coincide com a iminência da chegada do Blazer EV e do Equinox EV.

Novas funcionalidades do app:

Encontrar uma estação de carregamento – além de localizar uma estação pública de recarga compatível, é possível também acompanhar o status do aparelho, se ele está “disponível” ou “em “uso”, quando a informação estiver disponível. Permite estabelecer filtros, para que se procure, por exemplo, apenas estações gratuitas.

Planejador de Rotas – o usuário informa o seu destino e o aplicativo indica as estações de abastecimento ao longo do caminho com a informação de carga estimada em cada ponto, além disso é capaz de apontar uma rota otimizada para que o motorista possa viajar sem preocupação com a autonomia.

Raio de autonomia de bateria - as novas funcionalidades do myChevrolet App trazem inclusive gráficos, como o que informa o raio limite de autonomia com o nível de carga do veículo naquele momento, baseando-se, entre outros fatores, no seu histórico de condução.

O aplicativo específico para EVs da Chevrolet está disponível para o Bolt EV e o Bolt EUV equipados com OnStar e com qualquer pacote de conectividade ativo.

Chevrolet
General Motors América do Sul

PREÇO ACESSÍVEL E TECNOLOGIA SÃO PRINCIPAIS FATORES PARA TROCA DE VEÍCULO NO BRASIL, DIZ PESQUISA.

Ambiente digital é o mais utilizado pelos consumidores brasileiros na busca por um novo carro

Foto: Reprodução Tecnolab

Com o objetivo de mapear o processo de escolha de um veículo, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta sua mais recente pesquisa sobre tendências e hábitos de consumo dos usuários da plataforma ao trocar de carro.

Segundo o novo levantamento, para 62% dos entrevistados a busca por um carro começa nos classificados online. Outro meio que se destaca nessa etapa inicial são as concessionárias, às quais 29% das pessoas ouvidas recorrem atualmente. Ambos os canais são, inclusive, os mais requisitados entre os jovens de 18 a 25 anos, que contabilizam 64% do total de respondentes do estudo.

Das plataformas online mais utilizadas na busca por um automóvel no Brasil, a Webmotors é a opção escolhida pela maioria dos respondentes (95%). Quanto ao tempo investido para escolha do carro, “3 meses” é a alternativa mais citada por 26% dos entrevistados, seguida por “1 semana” (24%).

No que diz respeito aos principais fatores para o usuário decidir sobre o modelo preferido, “conforto” é o tópico mais mencionado pelos participantes da pesquisa (67%). Na sequência, aparecem “preço acessível” (56%) e “tecnologia” (52%). O estudo também mostra que o “fator tecnológico” é importante para 65% daqueles que compraram um carro zero quilômetro neste ano.

Por outro lado, as dificuldades mais latentes na hora de tomar a decisão de comprar um automóvel, segundo a pesquisa da Webmotors, são “encontrar um preço acessível” (80%), “achar o modelo desejado” (75%) e “encontrar as especificações do veículo” (56%).

Faixas de preços mais procuradas

O levantamento aponta que 83% dos respondentes adquiriram um veículo seminovo com faixas de preço entre R$ 50 mil a 80 mil (27%), R$ 80 mil a R$ 120 mil (24%) e até R$ 50 mil (23%). Uma concessionária ou loja foi o local de compra mais acessado por 76% dos respondentes, contra 24% que realizaram a aquisição do automóvel diretamente de outra pessoa física.

Quanto à categoria, 39% dos compradores optaram pelo SUV na aquisição de seu novo carro, à frente de sedã (29%), hatch (22%), picape (7%) e crossover (3%). Destes, 95% escolheram um carro de motor à combustão.

Forma de pagamento mais utilizada

A pesquisa revela que 45% dos usuários utilizaram o financiamento do veículo como modo de pagamento. O financiamento foi dividido em três modalidades: entrada em dinheiro; o carro atual como entrada; e financiamento total. Ao todo, 87% dos respondentes disseram que pesaria na escolha da instituição financeira ter algum tipo de desconto em produtos ou experiências.

De acordo com a CMO da Webmotors, Natalia Spigai, a procura por um carro maior, tecnológico e que cause menos dor de cabeça, especialmente após muito tempo com o modelo atual, são os principais gatilhos para a troca de veículo. “Nesse momento, a maioria dos usuários considera um automóvel que traga mais benefícios para o dia a dia. A motivação para a decisão é, portanto, a necessidade, afinal, as pessoas desejam um veículo que traga atualizações tanto em tecnologia quanto em suas funcionalidades”, explica.

Comodidade e realização de um sonho são outros pontos importantes na hora da escolha. “Contudo, o consumidor busca um veículo que tenha um bom custo-benefício, seja econômico, confortável e tenha um preço acessível, sendo essencial para atender às suas expectativas”, acrescenta Natalia.

O levantamento da Webmotors ouviu 664 pessoas. A amostragem teve em sua composição 16% de mulheres e 84% de homens, a maior parte dos entrevistados na faixa etária de 36 a 45 anos (31%) e habitantes da região sudeste (68%).

Webmotors

A Webmotors foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à Carsales, que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a Carsales aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

Webmotors
RPMA Comunicação

LÁ VEM ELAS, AS MOTOS IRREGULARES. Por chicolelis*

Quem não se irrita com aqueles “bibibibi” dos motociclistas que trafegam pelos “corredores” nas grandes cidades? Eles alegam que é para avisar aos motoristas que estão passando e que eles não devem mudar de faixa. Bem, mas a maioria deles não respeita o motorista, mesmo que este tenham sinalizado seu movimento. E passam, geralmente seguidos por muitos outros.

Mas, este não é o único problema causado por alguns usuários de motocicletas. Muitos são aqueles que ao trocarem os escapamentos dos seus veículos, o fazem por peças não certificadas, que, sem abafadores, emitem barulho acima dos decibéis permitidos pela lei e, pior, também poluem por ar.

             Escapamento original. Foto: Abraciclo X Escapamento irregular. Foto: Roberto Silveira

O excesso de ruído, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) prejudica o descanso, gerando estresse, perturbando o sono, causando danos ao metabolismo e cardiovasculares. E a queima inadequada do combustível causa danos ao meio ambiente, como ocorre com os automóveis, caminhões e ônibus.

Neste sábado, dia 27 de julho, a Rua das Motos será palco de um emocionante show de freestyle do renomado piloto Jorge Negretti. O evento, em comemoração ao Dia do Motociclista, promete trazer muita adrenalina e emoção para todos os presentes. As atividades se estenderão até às 16h.

Negretti, conhecido por suas habilidades impressionantes e performances de tirar o fôlego, fará a sua apresentação a bordo da Kawasaki KX250. Ele compartilhou sua expectativa para o evento: “Estou muito animado para me apresentar na Rua das Motos neste Dia do Motociclista. É sempre um prazer imenso encontrar e interagir com outros apaixonados por motos. Quero convidar todos para estarem conosco nesse dia tão especial. Venham viver essa experiência incrível!”

Sonia Harue Ando, diretora comercial e de marketing da Kawasaki, destacou a importância do evento: “Este é um dia muito especial para um público tão especial. A apresentação de Jorge Negretti é uma oportunidade única de celebrar a paixão pelo motociclismo. Estamos honrados em fazer parte deste momento e proporcionar uma experiência inesquecível para todos os fãs.”

O show de freestyle de Jorge Negretti é uma oportunidade imperdível para os fãs de motociclismo. Não perca a chance de ver de perto um dos maiores nomes do esporte em ação. Todos os apaixonados por motos estão convidados a celebrar este dia com muita energia e entusiasmo junto com Jorge Negretti.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

BRASIL REGISTRA AUMENTO DA FROTA E TECNOLOGIA TENTA CONTER ACIDENTES E INFRAÇÕES COM MOTOS

Câmera captura motociclista sem capecete no Pará. Imagem: Velsis

Este 27 de julho marca o dia do motociclista. A data é uma oportunidade de alertar sobre a importância da segurança no trânsito especialmente no Brasil, onde a frota de motocicletas cresceu 78% em uma década, também se faz necessário o uso de tecnologias para reduzir acidentes e infrações.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de setembro de 2023, uma em cada três cidades brasileiras têm mais motos registradas do que qualquer outro tipo de veículo motorizado, por ser um veículo de baixo custo comercial, de fácil mobilidade e praticidade, sendo útil em cidades com grande tráfego terrestre. A Senatran aponta ainda, que o total de motos nas vias brasileiras subiu de 18 milhões, em 2013, para impressionantes 32 milhões em 2023, representando um salto de 78% em uma década.

Dados atuais da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, mostram que o número de motocicletas emplacadas entre os meses de janeiro a junho de 2024 é de 932.940, um aumento de 18%, se comparado com 2023, quando 779.719 motocicletas foram emplacadas.

Para que se tenha ideia em 13 estados brasileiros a frota de motocicletas é maior do que a de outros veículos, segundo o Relatório Dados do Setor de Duas Rodas 2023, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais existem mais motocicletas do que condutores habilitados na categoria A.

Paralelamente a isso, mais de 1 milhão de pessoas foram internadas no Brasil, vítimas de sinistros envolvendo motos, em 2023, segundo informações do Ministério da Saúde, o que representa um aumento de 32% nos últimos dez anos.

Enquanto os carros oferecem uma estrutura mais sólida e segura ao redor dos ocupantes, as motocicletas expõem diretamente o condutor e o passageiro aos riscos do ambiente viário e, em caso de acidentes, os ocupantes de motocicletas enfrentam uma probabilidade 26 vezes maior de falecer do que os condutores de automóveis.

Dados como estes fazem com que cidades e estados brasileiros busquem meios de reduzir infrações e a tecnologia, aliada a inteligência artificial, têm sido fundamentais para evitar acidentes com veículos e motos.

A tecnologia chamada doopler, por exemplo, permite registrar e capturar a imagem do veículo e da moto em qualquer local da via.

“É possível capturar instantaneamente a imagem da moto, inclusive entre faixas, permitindo a perfeita identificação quanto à marca, modelo, placa, local, data e horário da infração e, adicionalmente, pode gerar um vídeo, tornando o registro ainda mais incontestável”, explica o especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, que também é diretor-presidente da Velsis, fabricante de tecnologia em trânsito.

Os equipamentos – instalados em cidades como São Paulo, Curitiba, Salvador, Anápolis e nos estados do Pará – detectam ainda transporte irregular em motos, falta de capacete, conversões proibidas e retornos irregulares.

“Todas as informações geradas pelos sensores permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar comportamento e tendências de comportamento dos condutores, inclusive das motos, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, explica Guilherme Araújo.

Número de infrações por motos

Dados registrados pelos equipamentos da Velsis em Curitiba, Espírito Santo, Salvador e Anápolis mostraram que um alto percentual de motociclistas ainda atua de forma imprudente no trânsito. O monitoramento registra apenas atitudes que podem ser tornar infração, após a validação dos agentes de trânsito.

Em Curitiba - município que conquistou o prêmio internacional de cidade inteligente - foram registradas 1,22 milhões de capturas de imagens de comportamento irregular dos motoristas no trânsito entre julho de 2023 a junho de 2024.

Destas, 450.76 foram cometidas por motociclistas, o que representa 37% do total. Em 2024, até o começo de maio, já são 10.031 acidentes registrados. Já o número de vítimas fatais, que em 2011 foi de 310, caiu para 166 em 2022 – uma redução de 46,5% no período.9 de mai. de 2024

O diferencial do sistema de monitoramento são equipamentos não intrusivos (doppler) de detecção de veículos e parte do programa Muralha Digital, da prefeitura de Curitiba

“É uma das tecnologias mais avançadas do mundo e os sensores que empregamos têm alcance de centenas de metros, monitorando todo o trajeto percorrido pelo motorista, seja mudança de faixa, conversões bem como alteração de velocidade ao longo de toda a região monitorada”, reforça Guilherme Araújo, diretor presidente da Velsis, empresa responsável pela instalação de 135 equipamentos na região Sul de Curitiba.

No estado do Espírito Santo - que passou a monitorar as vias com equipamentos contendo câmeras de alta definição, aliado aos medidores de velocidade - foi possível detectar que das 305 mil infrações de trânsito contabilizadas entre julho de 2023 e junho de 2024 - 40% foram cometidas por motociclistas.

Para reduzir as infrações, o estado lançou o projeto Cerco Inteligente que conta com um sistema formado por 900 câmeras, instaladas em 290 pontos de fiscalização, incluindo as divisas do Estado, e que monitoram cerca de 1650 faixas em vias e rodovias. Os equipamentos são dotados de softwares que também conseguem emitir dados como a tentativa de motociclistas driblar o radar pela calçada, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão, ultrapassagem e conversão proibida.

Na cidade de Anápolis, em Goiás, entre julho de 2023 e junho de 2024, foram contabilizadas 589,57 mil infrações, sendo 127,38 mil ocasionadas por motociclistas e 56% delas referente a excesso de velocidade.

Já a cidade de Salvador representa um avanço no Brasil no que se refere a reduzir o número de acidentes no trânsito. Foram contabilizadas 808 mil infrações - entre julho de 2023 a junho de 2024 - mas apenas 7,49% atribuídas às motocicletas.

Desde 2016, Salvador tem a menor taxa de mortes por 100 mil habitantes no trânsito e a redução foi conseguida mesmo com aumento da frota de 31% no período. Em 2018, sua taxa foi de 3,99 – número que, segundo a OMS, equivale ao da Dinamarca e 55% menos letal do que em 2011.

Velsis
Comunicore

sexta-feira, 26 de julho de 2024

“RANDON 75 ANOS. A GENTE PUXA A HISTÓRIA PRA FRENTE” MARCA A CAMPANHA COMEMORATIVA QUE A SPR ASSINA PARA A RANDON

Ação institucional utiliza recursos de inteligência artificial para dar vida e movimento às imagens que misturam o passado e o presente da marca icônica no segmento de implementos rodoviários

Uma marca ícone que escreveu e puxa a história do seu segmento merece uma comemoração especial e memorável para celebrar seus 75 anos. Com esse propósito nasceu a campanha institucional comemorativa da Randon, maior fabricante de semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo, assinada pela agência SPR. Com o conceito “Randon 75 anos. A gente puxa a história pra frente”, a ação institucional pontua essa data tão significativa na história da empresa.

A campanha evidencia e valoriza a liderança da marca que atravessa o tempo e se mantém na vanguarda, destacando a contínua inovação sem esquecer suas raízes e tradição. A Randon inspira e lidera, guiando o setor com inovação e visão de futuro. Alinhada ao posicionamento da marca "Só inova quem se move", a ação exalta 75 anos de tradição e modernidade. Junto com a campanha institucional, a data histórica ganhou uma série especial comemorativa de produtos: a linha New R 75. Além de uma padronização exclusiva dos semirreboques, com cores e grafismos únicos em dourado – como uma joia rara –, o produto é entregue com itens especiais de fábrica, como a tecnologia Randon Smart e condições de aquisição diferenciadas.

“Em colaboração com o cliente, desenvolvemos a ideia do reflexo, onde uma linha comemorativa, que se caracteriza por design e tecnologia de ponta, reflete produtos antigos numa referência e homenagem à história e à evolução contínua da marca”, explica Fábio Henckel, diretor de criação da SPR. A campanha comemorativa foi concebida a partir de imagens que ilustram essa transição histórica misturando o passado e o presente em produtos emblemáticos da Randon, como graneleiro, basculante, sider e tanque. 

"A Randon puxa o mercado. Foi com esse pensamento que a SPR entrou nesse audacioso projeto para comemorar os 75 anos da história desta marca. Nossa equipe de atendimento identificou a oportunidade, e a partir daí todo o time Randon foi puro entusiasmo, esbanjando coragem e atuando ativamente em todo o processo criativo. Tivemos coautoria e muita troca de insights em todos os momentos”, destaca Henckel.

Recursos de IA na campanha

Para traduzir o conceito e dar movimento e vida a ideias tão complexas, foram utilizadas diferentes Inteligências Artificiais (IA), que contaram com a expertise da Tazum Vídeo. “O desafio era contar a história de 75 anos de uma das maiores empresas de implementos rodoviários do mundo através do resgate de imagens históricas do seu acervo, do espelhamento de produtos antigos, modelados e criados com a maior fidelidade possível por meio de desenhos e fotos. Com o avanço das tecnologias de IA, utilizamos recursos para ampliar a qualidade e nitidez dos filmes históricos ainda de rolo, disponibilizados pelo Memorial Randon”, detalha Felipe Fedrizzi, diretor geral da Tazum.

Nas adaptações do vídeo para o formato 9:16 (vertical) também foi utilizada IA para ampliar a faixa de cenário das imagens e trazer a composição perfeita para a cena. Além disso, foi possível aperfeiçoar e redesenhar os produtos históricos da marca com a modelagem completa em 3D. Ao longo do vídeo eles aparecem para marcar as gerações e décadas. Um exemplo é a cena do primeiro semirreboque, que exigiu um processo de reconstrução do cenário através de uma foto, utilizando recursos de inteligência artificial e fidelizando aos aspectos, colorização e elementos reais com busca em outras imagens do acervo Memorial Randon. 

O resultado do uso de IA pode ser conferido ao clicar na tela

A equipe de criação da SPR se envolveu fortemente em todo o processo criativo e de produção, a fim de garantir belas imagens que reforçam visualmente o comparativo entre o passado e o futuro, criando uma metáfora gráfica para essa marca icônica que carrega tanta história e todos os dias inspira evolução e movimento.

“O que somos hoje é reflexo do passado e isso é o que vai nos levar para o futuro. A campanha institucional dos 75 anos valoriza esse passado com um olhar nostálgico, enaltece o presente e aponta para onde a empresa está indo, sem esquecer de agregar todos os pilares da Randon: eletromobilidade, modularidade, inteligência embarcada e sustentabilidade”, reforça Diego Slongo Andreias, gerente de marketing da Randon.

A celebração do aniversário de 75 anos terá uma robusta presença em mídia digital e redes sociais, com conteúdo exclusivo que reforça a campanha, além da presença em portais parceiros e rádios, garantindo uma ampla divulgação e sustentação ao longo do ano.

Clique na tela e confira o filme da campanha


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