quinta-feira, 1 de agosto de 2024

IVECO COMEMORA MARCO COM A PRODUÇÃO DO DAILY DE NÚMERO 1,8 MILHÃO NA FÁBRICA DE SUZZARA, NA ITÁLIA.

A IVECO comemora o marco de 1,8 milhão de Dailys produzidos na fábrica de Suzzara, na Itália, unidade que ganhou reputação de excelência na fabricação de veículos leves. É a casa do famoso Daily, veículo pioneiro que se reinventa continuamente, lançando muitas inovações e sendo revolucionário no setor sem abandonar suas origens. Com destaque para a versatilidade, ele atende perfeitamente aos requisitos específicos dos clientes, sejam quais forem as operações. O Daily construiu seu sucesso duradouro no mercado com base nesses pontos fortes exclusivos. Agora, o Daily consolidou ainda mais a posição como líder em soluções de transporte sustentáveis, ficando totalmente elétrico em toda a linha.

Fulvio Carillo, gerente Industrial da IVECO em Suzzara, afirma que o marco alcançado comprova o sucesso do Daily, veículo produzido na fábrica há mais de 45 anos. “Este sucesso duradouro destaca a presença crescente no mercado de um veículo comercial que estabeleceu novos padrões de inovação. Os pontos fortes são a versatilidade e a eficiência, qualidades continuamente reconhecidas durante a história do modelo. Temos muito orgulho nesta conquista, sabendo que o Daily ganhou popularidade entre clientes que valorizam a versatilidade e a durabilidade excepcionais, além do desempenho excepcional”, completou.

Apesar da consolidação do Daily no mercado, a IVECO tem lançado constantemente inovações em termos de tecnologia a bordo e funcionalidade nas cabines, bem como expandindo o portfólio de serviços facilitados pela conectividade avançada, para fazer do Daily o parceiro ideal a cada cliente, dando conta de cada missão. Desde 2007, a fábrica trabalha com um sistema de produção específico que visa evitar falhas, desperdícios e acidentes.

O 1.800.000º veículo foi entregue à Tesco, principal supermercado do Reino Unido 

Ele faz parte de uma frota de entrega em domicílio de 571 veículos eletrificados que a rede implantou

A Tesco usa veículos IVECO Daily na frota de entrega desde 2010. A empresa optou pela IVECO para fazer a transição da frota para o transporte ecológico lançando o eDaily, que permite entregas a clientes com zero emissão pela instalação de baterias modulares inovadoras. O motor elétrico gera um desempenho potente com eficiência usando 140 kW e 400 Nm de torque disponível. Com capacidade de carregamento rápido de 80 kW, é possível adicionar 99 km de alcance em apenas 30 minutos, e um carregador de bordo de 22 kW faz com que a Tesco aumente a carga de carregadores CA nas lojas locais.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

quarta-feira, 31 de julho de 2024

FENATRAN ANUNCIA ABERTURA DO CREDENCIAMENTO PARA EDIÇÃO 2024

Evento que acontece em novembro, no São Paulo Expo, vai reunir mais de 600 marcas da cadeia de transporte rodoviário de cargas e receber mais de 66 mil visitantes

A 24ª edição da FENATRAN abre o credenciamento para visitantes na próxima segunda-feira, dia 05 de agosto. A maior feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina acontece de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo, e vai contar com a presença de mais de 600 marcas expositoras. Realizado pela RX Brasil a cada dois anos, o evento deve receber 66 mil pessoas.

Para se cadastrar, os participantes devem clicar neste linkacessar o site da FENATRAN e preencher as informações requisitadas. A credencial permite a entrada gratuita durante os cinco dias de feira, inclusive ao Espaço de Conteúdo, ponto de encontro para os interessados em desenvolvimento profissional e networking, situado no Pavilhão 8.

Ao longo da semana, a programação vai contar com muitas horas de palestras e painéis para os setores de transporte e logística. No dia 05 de novembro, a Rota Fenatran debate os novos modelos de negócios e desafios para o mercado de caminhões, matrizes energéticas mais sustentáveis e as principais perspectivas para 2025. O Espaço de Conteúdo terá ainda mais uma edição do Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, no dia 06 e o 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre no dia 07 de novembro.

Outra atração que retorna em 2024 é o FENATRAN Experience. Realizado em um circuito exclusivo na área externa do SP Expo, permite aos visitantes testarem caminhões das marcas Ford, IVECO, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O projeto é patrocinado pela Addiante e Eaton.

“O visitante, além de ver de perto o que há de mais avançado no segmento de transporte de cargas, terá a oportunidade de realizar bons negócios diretamente com a marca expositora. A FENATRAN vai apresentar as principais novidades das montadoras, dos implementos rodoviários e fabricantes de equipamentos e acessórios, entre outros”, afirma Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da FENATRAN. “O evento conecta pessoas e gera oportunidades”, complementa.

A FENATRAN tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, entre elas a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.
RX – In the business of building businesses

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX. *Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada neste link

FENATRAN 2024
SD&Press

SUPER CARROS CONFIRMA FERRARI, PORSCHE, LAMBORGHINI E NISSAN GTR PARA TEST DRIVE NO FESTIVAL INTERLAGOS 2024

A SUPER CARROS, sediada em Gramado, RS, dona da maior frota de superesportivos do Brasil para locação turística, fechou acordo com os organizadores do Festival Interlagos Automóvel 2024, que será realizado entre 8 e 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos.

Na próxima semana, entre 8 e 11 de agosto, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, vai receber o maior evento de experiência motor do mundo: o Festival Interlagos Automóvel 2024, que tem estimativa de público de 150 mil pessoas.

Concebido para ser uma experiência única para os visitantes, o evento vai proporcionar três propostas em um só espaço – a oportunidade de ver e conhecer os carros expostos ao vivo (serão 19 montadoras no evento), um ambiente completamente destinado à negociação de venda desses automóveis e a chance de guiar na mítica pista do Autódromo os carros que o cliente escolher.

Em se tratando de test drive, uma das principais atrações será a frota destinada pela Super Carros para participar do Festival: Ferrari Portofino, Ferrari California, Lamborghini Gallardo, Nissan GTR e Porsche 911.  Todos esses modelos poderão ser reservados com antecedência, permitindo ao visitante guiá-los pela pista do Autódromo. O acesso pode ser feito pelo site (www.festivalinterlagos.com.br). 

“Na prática, quem não sonha em dirigir uma Ferrari na icônica pista de Interlagos?” questiona Gustavo Mandelli, da Super Carros. Além das inúmeras atrações planejadas em cada metro quadrado do evento, uma das experiências para os visitantes na pista do autódromo será justamente o test drive com alguns dos mais desejados superesportivos do mundo. “Vamos levar para o maior templo do automobilismo os principais superesportivos que sempre encantaram várias gerações de fãs de automóveis e colaborar para tornar o evento numa experiência inédita para muita gente”, disse Mandelli.

Salão Super Carros, em Gramado, RS

Conhecida em todo o país por realizar sonhos de aficionados por automóveis, promovendo locações turísticas desses modelos para os visitantes, o Salão Super Carros é sediado em Gramado, nas Serras Gaúchas. A empresa possui à disposição dos apaixonados por superesportivos mais de 30 modelos, entre exemplares da Porsche, McLaren, Lamborghini, Tesla, Ford Mustang, BMW M3 e M4 e Nissan GTR até Chevrolet Camaro, Corvette C6 e C7, Dodge Challenger, além de uma frota de cinco exemplares de Ferrari.

O cliente tem a opção de realizar passeios de carona ou ao volante, além de registrar tudo com fotos. O Drive Experience oferecido pela empresa é realizado na rodovia Gramado-Canela. Fundado em 2009, a empresa está instalada em um espaço de 2.400m². Possui diversas outras atrações: centro de simuladores, jogos, cinema 9D, lojas motorsport, cafeteria, entre outros.

Festival Interlagos Automóvel 2024
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

NATURA LANÇA FROTA DE CARRETAS MOVIDAS A GÁS BIOMETANO PARA REDUZIR 82% DAS EMISSÕES DE CARBONO

Veículos farão o transporte unificado, tanto coleta quanto entrega, de matéria-prima, insumos e produtos acabados de Natura e Avon, envolvendo fornecedores, fábricas, centros de distribuição e terceiros no estado de São Paulo.

Dando mais um passo significativo rumo ao objetivo de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, a Natura acaba de lançar a primeira frota de carretas movidas a gás biometano. A substituição dos atuais veículos a diesel por 20 novos com combustível verde reduzirá as emissões de carbono em 82%, contribuindo para o cumprimento das metas públicas da Visão 2030 da companhia, denominada Compromisso com a Vida. A mudança engloba 35% de toda a operação de fretes pesados da Natura no Brasil.

As novas carretas farão o transporte unificado de coleta e entrega de matéria-prima, insumos e produtos acabados da Natura e da Avon. Isso envolverá fornecedores, fábricas, hubs, centros de distribuição e terceiros no estado de São Paulo. A frota consiste em 20 cavalos mecânicos – compostos pela cabine, motor e rodas de tração – e 50 carretas, que transportam as mercadorias. Os novos equipamentos serão responsáveis por cerca de 1.250 viagens mensais.

Eduardo Sá, diretor executivo de Operações e Logística da Natura, explica que um dos maiores desafios do projeto foi unificar três circuitos de entregas diferentes com um único fornecedor que atendesse à demanda e aos requisitos operacionais, em especial a disponibilidade de veículos abastecidos por biocombustíveis. A empresa escolhida foi a Reiter Log. A parceria também resultará em uma redução significativa no custo de frete, economizando anualmente aproximadamente R$1,2 milhão. “Pretendemos ampliar ainda mais a nossa frota verde e, neste momento, estamos estudando a rota São Paulo-Minas Gerais com nossos fornecedores e toda a nossa rede de parceiros para que possam criar, junto da Natura, um corredor verde com pontos de abastecimento”, acrescenta.

Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, destaca que o projeto é um marco importante para a empresa, já que a Natura tem um compromisso público para ajudar a acelerar a agenda de baixo carbono.

"Temos a meta de zerar emissões líquidas de carbono para escopo 1 e 2 e reduzir 42% do escopo 3 até 2030, seguindo a iniciativa Science Based Targets (SBTi). A implementação dessa frota verde não só permitirá melhorar o nível de serviço, com qualidade e segurança, mas também colaborar para a construção de um futuro mais sustentável. Promover mudanças estruturais exige engajamento de todos os nossos fornecedores e estamos trabalhando intensamente para que nossos parceiros adotem, cada vez mais, práticas sustentáveis e regenerativas em suas cadeias”, destaca a executiva.

Regeneração rumo ao Net Zero

Para alcançar suas metas, a Natura intensificou o desenvolvimento de produtos e projetos com foco na regeneração, conceito adotado pela companhia no final de 2023 e que define toda sua estratégia de negócios. Esse posicionamento parte do princípio de que os desafios globais da humanidade demandam ações que vão além da sustentabilidade e exigem, não apenas a conservação, mas também a restauração do que já foi degradado pela ação humana, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.

Diretamente para os consumidores, a regeneração se materializa em produtos como o primeiro hidratante corporal concentrado do mundo. Natura EKOS Concentrado de Castanha é resultado de três anos de estudos do time de inovação da marca e possui apresentação inédita: ao misturar o creme concentrado de apenas 30ml com a água, o consumidor, na sua própria casa, transforma o produto em um poderoso hidratante de 250 ml. O frasco é 100% feito com plástico retirado dos rios da Amazônia, reutilizável, e utiliza 81% menos material plástico em relação ao refil convencional, o que diminui em 55% a geração de resíduos. Em relação às emissões de CO2, o novo produto emite 38% menos gases do efeito estufa na atmosfera e requer 75% menos caminhões para o transporte.

NaturaFundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Clique aqui para mais informações.

Natura
Weber Shandwick 

CONSÓRCIO MERCEDES-BENZ APRESENTA SOLUÇÕES FINANCEIRAS NA LAT.BUS

Entre os dias 6 e 8 de agosto, o Consórcio Mercedes-Benz participará da Feira Latinoamericana do Transporte (Lat.Bus), que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista. Durante o evento, a marca apresentará novas linhas de chassis de ônibus e soluções de consórcio, como o plano Vozes da Estrada Vol. 8, que, em 2025, sorteará um chassi de ônibus Lo 916 entre os clientes que adquirirem uma cota de consórcio.

Além disso, a empresa proporcionará uma experiência exclusiva para mais de 40 clientes durante a feira, incluindo viagem, hospedagem e uma visita à fábrica da Mercedes-Benz.

"A ação reflete nosso compromisso em oferecer não apenas soluções financeiras de excelência, mas também experiências que agreguem valor real aos nossos parceiros e clientes. Esperamos que todos aproveitem ao máximo esta oportunidade de explorar as novas tecnologias no segmento e fortalecer ainda mais nossa parceria com o setor de transporte”, afirma Claudio Jesus, Diretor do Consórcio Mercedes-Benz.

Consórcio Mercedes-Benz

O Consórcio Mercedes-Benz traz um portfólio completo, dedicado a toda a linha de caminhões, automóveis, ônibus e vans, que amplia as opções de aquisição dos veículos da marca para os clientes. Com planos customizados que atendem às necessidades dos diversos tipos de aplicações, o consórcio traz para os clientes da rede uma solução financeira moderna, planejada e econômica. O Consórcio Mercedes-Benz assegura muitas vantagens aos participantes, com destaque para a isenção de cobrança de taxa de inscrição e fundo de reserva. Além disso, oferece uma das menores taxas do mercado.

Consórcio Mercedes-Benz
RPMA Comunicação

VOLARE ENTREGA OS PRIMEIROS 170 MICROS DO CAMINHO DA ESCOLA PARA O GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

A Volare, líder brasileira na produção de micro-ônibus e pertencente à Marcopolo S.A., fez, recentemente, a entrega dos primeiros 170 micro-ônibus para o Governo do Estado de Pernambuco, dentro do programa Caminho da Escola do Governo Federal. Os veículos fazem parte de um lote de 442 unidades e foram entregues pela concessionária Compacto.

Os 170 micro-ônibus Volare são dos modelos Attack 8 4x4 (ORE1 4x4) manual, Attack 8 (ORE1) com transmissão automática e Volare Access (Onurea2), de piso baixo. E serão utilizados para o transporte escolar em municípios de todo o estado.

“A cada ano, a presença dos micros Volare cresce no programa Caminho da Escola, fruto do desenvolvimento de modelos específicos para o transporte escolar em cada região, quer seja em centros urbanos e em zonas rurais. Isso é possível graças à ampla linha de produtos da marca e à cobertura nacional da nossa rede de concessionários, destaca Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare.

Os micro-ônibus Volare Attack 8 (ORE 1 automático) e Attack 8 4x4 (ORE 1 4X4) contam com dispositivo de acessibilidade do tipo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, capacidade para acomodar 29 estudantes, além do motorista, em poltronas tipo Sofá 3x2, tacógrafo, passa balsa traseiro, meia parede em tubo, porta-mochila e porta-pacotes.

Os veículos Attack 8 4x4 (ORE 1 4X4) e Volare Attack 8 (ORE 1 automático) possuem design moderno e atraente, e se destacam pela robustez, baixo custo de manutenção e baixo consumo de combustível. São destinados ao transporte de estudantes do ensino básico na zona rural para uso em vias pavimentadas e não pavimentadas que estão em condições precárias de trafegabilidade, e tem, respectivamente, 7.300mm e 7.420mm de comprimento total, sistema de ar-condicionado: 75.000 (BTU / kW) e transmissões manual Eaton ESBO 6106A e automática Allison T2100 xFE®, ambas de 6 velocidades. As unidades ORE 1 4x4 têm ainda tração nas quatro rodas (eixos dianteiro e traseiro).

Os micro-ônibus Volare Access Escolar (ONUREA 2 PB) são destinados ao transporte de estudantes do ensino básico na zona urbana, indicados para uso em vias pavimentadas, com piso baixo facilitando o acesso, inclusive daqueles com mobilidade reduzida, pois são equipados com rampa de acesso para embarque e desembarque. Possuem comprimento total de 7.515mm e podem transportar 22 estudantes, mais motorista e auxiliar, sistema de ar-condicionado: 75.000 (BTU / kW) e transmissão manual Eaton ESBO 6106ª, ambas de 6 velocidades.

O Volare Access (Onurea PB) foi o primeiro micro-ônibus desenvolvido no País com piso baixo central, motor traseiro e suspensão total a ar. Essas características proporcionam um rodar mais suave e confortável, já o rebaixamento da suspensão e o uso de rampa dobrável, no lugar de plataforma elevatória, torna o embarque e desembarque mais ágil, o que otimiza o tempo de viagem e facilita o acesso para estudantes com dificuldade de locomoção.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação
                                                    

VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA PROMOVE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PARA EQUIPES DE MANUTENÇÃO

Os colaboradores da área de manutenção da Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, receberam na última semana dois treinamentos de atualização técnica, ministrados por especialistas das fabricantes Mercedes-Benz Brasil e Marcopolo. Participaram representantes de todas as bases da Viação Águia Branca, do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Os encontros ocorreram na matriz da empresa, em Cariacica (ES).

Entre os dias 16 e 18 de julho, as equipes participaram de um treinamento sobre produtos e tecnologias aplicadas aos veículos Euro 6, da Mercedes-Benz, um sistema definido por um conjunto de normas que regulamentam a baixa emissão de poluentes para motores a diesel. Ministrado pelo instrutor técnico Wesley Fernando Silva, da Savana Veículos, o curso foi o primeiro treinamento do ano fornecido pela Mercedes e trouxe atualizações a respeito do funcionamento mecânico e elétrico dos chassis dos veículos.

Já o curso de atualização da Marcopolo ocorreu entre os dias 24 e 26 de julho e abordou a operação e a manutenção mecânica e elétrica da carroceria do ônibus modelo G8. Considerado o mais avançado no país em termos de segurança e inovação, o modelo G8 foi lançado com exclusividade pela Marcopolo em ação conjunta com a Águia Branca, em setembro de 2021.

Com foco nas equipes de mecânicos, lanterneiros, eletricistas e instrutores de motoristas, treinamentos como esses são promovidos regularmente nas diferentes bases da Viação Águia Branca e têm como objetivo manter as equipes atualizadas e familiarizadas com as novas tecnologias presentes nos ônibus.

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, tem o propósito de mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. Fundada há 77 anos, a empresa é Líder em todos os mercados em que atua. Investindo continuamente em segurança, conforto e qualidade, a Águia Branca promove excelência em experiências de viagem para cerca de 9 milhões de passageiros por ano e atua em mais de 700 localidades em oito estados - Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Viação Águia Branca
Approach Comunicação

FPT INDUSTRIAL É DESTAQUE NA LAT.BUS 2024 COM SOLUÇÃO PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Motor N60 CNG, movido a gás natural ou biometano, promove sustentabilidade por meio da redução no consumo de combustível e pela diminuição nas emissões de ruído e poluentes

A FPT Industrial estará presente na Lat.Bus/Transpúblico 2024, um dos mais relevantes eventos do setor de transporte de passageiros da América Latina, de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo. Destaque para o motor N60 CNG para ônibus, que demonstra o compromisso da marca com a sustentabilidade e a eficiência energética para seus clientes.

O motor N60 CNG é projetado para operar com gás natural (GNV e GNL) ou biometano, utilizando tecnologia de combustão estequiométrica que promove redução no consumo de combustível de até 40%, em comparação com o motor a diesel, e na emissão de ruídos. Além disso, emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO2) e até 10% menos dióxido de carbono (CO2) quando abastecido com gás natural. Utilizando biometano, as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 95%, contribuindo assim para a descarbonização do transporte de passageiros.

João Abreu, especialista de Marketing de Produto da FPT Industrial, explica que além dos benefícios econômicos e ambientais, os motores da marca são desenvolvidos com o conceito "Diesel Like", que garante o desempenho equivalente aos motores a diesel em termos de potência e torque, mas com as vantagens adicionais como, por exemplo, redução de emissões. “Esta tecnologia avançada não só responde às crescentes demandas por soluções sustentáveis, mas também estabelece um novo padrão de eficiência operacional e respeito ao meio ambiente no setor de transportes”, afirma Abreu.

A participação da FPT Industrial na Lat.Bus 2024 reforça seu papel como líder global em motores a gás natural, com uma presença consolidada em mercados chave da América Latina, como Peru, Bolívia, Colômbia e Argentina. Com mais de 90 mil unidades vendidas globalmente e ampla aplicação em transporte urbano de passageiros, a empresa demonstra seu compromisso em oferecer soluções inovadoras que impulsionam o progresso tecnológico e contribuem para um futuro mais limpo e sustentável.

Série NEF: confiabilidade e baixo custo operacional

A Série NEF da FPT Industrial se destaca pela eficiência e versatilidade. Com motores compactos e potentes, oferece com o FPT N60 CNG até 204 hp (150 kW) de potência e torque máximo de 750 Nm a 1.400 rpm, ideal para ônibus e também caminhões, de 6 a 18 toneladas. Os motores não só atendem as exigências de desempenho das aplicações urbanas, mas também são reconhecidos por sua confiabilidade e baixo custo operacional, maximizando assim a rentabilidade para frotistas e operadores.

A confiabilidade da renomada Série NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos, utilizados em mais de 1.800 aplicações diferentes. Além do uso em transporte rodoviário, os motores da Série NEF também são empregados nos setores de agricultura, construção, indústria, marítimo e geração de energia, destacando-se pela sua versatilidade e desempenho confiável.

“Estamos um passo à frente no segmento, com motores que combinam performance, eficiência energética e responsabilidade ambiental. Somos a melhor opção para operadores que buscam rentabilidade e sustentabilidade em suas frotas”, finaliza Abreu.

Especificações técnicas do motor N60 CNG
- Cilindrada: 5.9l
- Potência máxima [hp/kW]: 204/150 @ 2.700 rpm
- Torque máximo [Nm]: 750 @ 1.400 rpm
- Número de Cilindros/Válvulas: 6 / 2
- Turbocompressor: WG
- Sistema de Injeção: MPI (Multi Point Injection)
- Diâmetro x Curso [mm]: 102 x 120
- Dimensões C /L /A [mm]: 1095 x 726 x 857

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

YAMAHA FORTALECE APOIO À EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO AO PATROCINAR FÓRMULA SAE BRASIL 2024

Com intuito de fortalecer apoio à educação e inovação no setor automobilístico, a Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, anuncia patrocínio para a 20ª edição da Fórmula SAE BRASIL 2024, competição que oferece aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo um carro tipo Fórmula.

O evento está sendo realizado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (São Paulo), até domingo, 4 de agosto. Esta edição conta com a participação de mais de mil estudantes de engenharia, vindos de 58 instituições de ensino superior, incluindo 54 brasileiras e quatro estrangeiras, representando o Chile, Peru, México e Venezuela.

Durante os três dias de evento, os carros passarão por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que incluem projeto, custo, e uma apresentação de marketing. As equipes brasileiras vencedoras poderão representar o país na competição mundial da SAE International nos Estados Unidos.

"Estamos orgulhosos de reforçar nosso compromisso com a educação e inovação ao oferecer apoio a esta tradicional competição que incentiva os alunos a desenvolver habilidades fundamentais para o setor automotivo", destaca, Afonso Cagnino, gerente de Relações Institucionais e Comunicação da Yamaha.

Além do patrocínio ao evento, a Yamaha fornece suporte à equipes competidoras. No Fórmula combustão, a empresa patrocina, com motores e peças de reposição, as equipes Poli Racing (Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo), em São Paulo (SP), e FSAE Unicamp (Unicamp – Universidade Federal de Campinas), em Campinas (SP).

Na modalidade elétrica, a organização apoia, com peças, a equipe E-Cactus | UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que desenvolve seu veículo elétrico em Mossoró - Rio Grande do Norte.

Fernando Novaes, capitão da FSAE Unicamp, destaca a importância do apoio de patrocinadores e como a competição oferece oportunidade para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. "Patrocínios, como o da Yamaha, são importantes para garantir a boa performance e a confiabilidade do projeto. Sem esse suporte, as despesas poderiam limitar nosso progresso e impactar a apresentação geral do carro. As habilidades técnicas adquiridas, como calibração de motores, utilização de softwares CAD e CAE, e processos de manufatura, incluindo usinagens e solda, são fundamentais para o futuro profissional dos alunos. Além disso, a experiência em lidar com tarefas relacionadas a patrocinadores, prospecção e relações públicas, também contribui para a carreira.”

Frederico Gregório, capitão da E-Cactus, explica que um dos principais desafios da equipe para desenvolver um carro elétrico, é estar em Mossoró (RN), longe de grandes centros urbanos. "Pelo fato de estarmos distantes da maior parte dos fornecedores, um dos maiores problemas que encontramos é, justamente, a obtenção de materiais essenciais para construção do veículo. Isso explica, em parte, por que a nossa equipe é a única no estado e há apenas três na categoria elétrica no Nordeste. Nesse sentido, a parceria com a Yamaha desempenha papel crucial, proporcionando peças de extrema qualidade e eficiência ao projeto, e trazendo motivação aos membros da equipe."

Matheus Peres, capitão da Poli Racing, enfatiza a parceria pioneira com a Yamaha, iniciada em 2012. "Ao longo desses 12 anos, o apoio da companhia tem sido primordial, já que, sendo um projeto estudantil, todos os recursos, financeiros e técnicos, são desenvolvidos internamente. Com a parceria, garantimos peças de reposição e assistência técnica para resolver os desafios que enfrentamos."

Carros

Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

História

A Fórmula SAE surgiu nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

20ª Competição Fórmula SAE BRASIL
De 31 de julho a 4 de agosto
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). 
Rodovia SP 135, Km 13,5
Distrito Tupi - Piracicaba - SP
Clique aqui para mais informações.

Yamaha do Brasil
Grupo Printer Comunicação

terça-feira, 30 de julho de 2024

REVO APRESENTA PICAPE PARA USO PELAS FORÇAS ARMADAS

A REVO acaba de apresentar ao mercado nacional uma nova proposta de veículo adaptado para uso em operações militares. Concebida pela equipe de Engenharia de Protótipos da empresa, a picape Mitsubishi L200 Triton Militarizada recebeu diversos aprimoramentos para adequá-la às necessidades apontadas pelas Forças Armadas.

Maior empresa de adaptação veicular do Brasil, a REVO produz uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, veículos desenvolvidos para atividades vinculadas ao agronegócio e motocicletas especiais, além de contar com uma linha de produção interna para blindagens. E, agora, também, modelos perfeitamente direcionados a atividades ligadas à Defesa.

O CEO da REVO, Flavio Padovan, animou-se com o primeiro protótipo. “A Mitsubishi L200 Triton Militarizada passou por uma transformação completa, o que elevou suas capacidades com o propósito de atender às mais rigorosas demandas desse segmento. Desde sua estrutura até o sistema elétrico, cada detalhe foi reforçado para suportar estresses mecânicos e ambientais extremos”, explicou.

O modelo recebeu dezenas de transformações. Externamente, salta aos olhos a cor Verde Floresta e a adoção de um snorkel, que eleva a instalação do filtro de ar do motor e possibilita a travessia de até 1 metro de profundidade em terrenos alagados, além de ter suspensão elevada em 2 polegadas. 

“Essas alterações não só colocam essa picape em condições ideais para atravessar riachos, por exemplo, como ampliam sua performance em situações mais radicais de off-road”, destacou Padovan.

Outros destaques externos que demarcam a forte personalidade da Mitsubishi L200 Triton Militarizada

·      Guincho com capacidade de 12.000 libras (cerca de 5.440 kg), ferramentas de apoio (pá, picareta e machado), além de um galão de combustível de 20 litros e suporte removível.

·      Protetores nos faróis, lanternas e olhos de gato asseguram que o veículo mantenha sua visibilidade e segurança, enquanto um robusto sistema de proteção na caçamba oferece segurança aos ocupantes e flexibilidade para carga.

·      Para-choque frontal reforçado com quebra-mato para transpor terrenos com vegetação mais alta e lâmina vertical acoplada ao para-choque dianteiro para corte de fios (o objetivo é proteger o para-brisa), além de um sistema de proteção contra tombamentos na caçamba a fim de proteger os acompanhantes, feitos em estrutura de aço Schedule (mesmo material utilizado em usinas de petróleo, capaz de suportar grandes forças de deformação e rompimento).

·      Ainda na caçamba, a L200 Triton Militarizada recebe capota de lona e 2 bancos reclináveis, equipados com cintos de segurança que transportam até 4 pessoas (tropas militares), mas que podem ser rebatidos para que a caçamba seja utilizada para transporte de pequenas cargas.

·      Para-choque traseiro feito de aço com perfil de 4 mm, que recebe luzes militares, ganchos de reboque e içamento, tomada 12 volts para trailers de transporte de munições ou carga geral e engate tipo “G” (especificação militar).

·      Com todas as modificações implantadas, o veículo foi especialmente preparado, para ser içado para dentro de porta aviões, através de guindastes, ou transportado via área por helicópteros.

Já na parte interna, a picape L200 Triton Militarizada possui GPS multimídia, luz de mapa militar e um inclinômetro. Todo sistema elétrico foi redimensionado para receber o processo de conversão, permitindo que as luzes originais do veículo sejam desabilitadas em operações noturnas e ações militares, mais discretas, contribuem para esta função. Bancos e assoalho foram revestidos com material impermeável.

REVOMaior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m2 de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

GWM BRASIL LANÇA PLATAFORMA PRÓPRIA DE E-COMMERCE

A GWM Brasil acaba de lançar uma plataforma própria de e-commerce para venda das linhas Haval H6 e ORA 03, que pode ser acessada tanto no aplicativo My GWM quanto no site da empresa (www.gwmmotors.com.br). Denominada Loja GWM, essa iniciativa visa proporcionar aos consumidores uma experiência de compra integrada, unificando os ambientes físicos das concessionárias aos digitais e oferecendo uma jornada de consumo muito mais completa.

Com essa nova plataforma, o app My GWM – que combina a função de rede social e comunidade colaborativa para donos e amantes da marca, aliadas ao serviço de monitoramento e controle do veículo ­– passa agora a servir também como ferramenta de compra online, ampliando ainda mais a conveniência no momento da compra.

É importante ressaltar que a Loja GWM vem se somar ao já conhecido processo de compra digital pelo Mercado Livre, que desde o início da operação da autotech no Brasil, em abril de 2023, contabilizou mais de 24 mil unidades de Haval H6 e ORA 03 vendidos no Brasil.

“A GWM havia inovado ao comercializar seus carros por meio da plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre. E agora, mais uma vez, a empresa sai na frente, ao disponibilizar mais canais de venda, direto da montadora, que podem ser acessados pelo computador ou até mesmo pelo celular”, explica Charles Silva Jr., Head de E-Commerce da GWM Brasil.

A nova plataforma, desenvolvida em colaboração com o time de Pesquisa & Desenvolvimento da matriz na China, oferece recursos avançados aos clientes da marca. Entre eles, a visualização 3D Interativa, onde os consumidores podem explorar os modelos desejados em alta qualidade, interagir com a parte externa do veículo e verificar o acabamento interno em detalhes. Outro diferencial é a possibilidade de acompanhar todo o processo da compra do veículo adquirido, desde o pedido até a chegada do carro à concessionária.

Charles também destaca: “A compra pode ser feita em qualquer dia e horário, mesmo quando as concessionárias estão fechadas”. Atributo importante, uma vez que, segundo pesquisa da GWM, 23% das vendas de veículos desde a estreia da montadora no país ocorreram durante à noite, aos domingos e feriados.

Com esse lançamento, a GWM conclui a primeira fase de sua estratégia digital e inicia, a partir deste mês, o desenvolvimento da segunda fase, que vai aprimorar ainda mais a jornada do cliente, oferecendo novas possibilidades de compra, serviços e experiências, tanto online quanto nas 71 concessionárias físicas em todo o Brasil. “Com a chegada da Loja GWM, ampliamos as possibilidades aos consumidores, por meio de uma experiência ágil, simples e segura”, completa.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

SOLUÇÃO DA HONEYWELL PRETENDE MELHORAR A SEGURANÇA NAS PISTAS DOS AEROPORTOS

Com o intuito de aumentar a segurança nas pistas dos aeroportos, a divisão área da Honeywell (NASDAQ: HON) está se preparando para lançar o Surf-A, um sistema de alerta de superfície que fornecerá um “terceiro par de olhos” para os pilotos de aeronaves. A empresa fez a demonstração da solução em junho em uma série de voos entre Seattle e Yakima, Washington, nos Estados Unidos, usando seu banco de testes Boeing 757. Se tudo correr conforme o planejado, a solução poderá ser certificada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), agência norte-americana que regula o transporte aéreo, e estará disponível para comercialização em um prazo de 12 a 18 meses.

O Surf-A avisa os pilotos que estão na aeronave sobre o perigo de invasões, saídas ou outros incidentes que possam ocorrer nas pistas. O software usa dados GPS e ADS-B para monitorar o tráfego e fornece um alerta auditivo ao piloto quando seus algoritmos determinam que o avião está em uma trajetória que pode resultar em uma colisão nos próximos 30 segundos.

Os pilotos que usam a ferramenta podem ouvir quatro alertas diferentes: “tráfego na reta final”, “tráfego atrás da aeronave”, “tráfego na pista” e “tráfego cruzando a pista”. Além dos alertas auditivos, mensagens de texto também aparecem no display de navegação do piloto.

“O comandante é quem toma as decisões finais sobre o que fazer com essas informações”, disse Thea Feyereisen, pesquisadora técnica sênior da Honeywell Aerospace que está ajudando a desenvolver o sistema Surf-A. “Assim como se o seu copiloto tivesse dito: ‘Ei, tem alguém na pista’, a nossa solução funciona como ‘terceiro par de olhos’ para a equipe.”

A solução baseia-se no sistema de alerta e aconselhamento de pista já certificado da Honeywell e no software SmartRunway/SmartLanding, que usa a localização GPS da aeronave combinada com dados geográficos para fornecer alertas a bordo quando um piloto está em risco de ultrapassar a pista ou pousar em uma superfície errada. Essas ferramentas também podem alertar os pilotos quando os flaps de decolagem não estão ajustados, uma aproximação está instável ou se uma pista é muito curta, por exemplo.

A próxima evolução desta tecnologia da Honeywell é o Surf-IA (Consciência Situacional na Superfície do Aeroporto com Indicações e Alertas), que adiciona indicadores visuais mais sofisticados aos displays de voo. Desde 2018, a companhia têm realizado uma série de testes com essas ferramentas em colaboração com a Airbus e a Dassault.

Enquanto o Surf-IA se destina ao ajuste avançado em novas aeronaves, o Surf-A mais básico estará disponível, num período de 12 a 18 meses, como um retrofit acessível e simples de instalar, explicou Feyereisen. “Nosso desejo é que isso não seja apenas uma opção de adaptação futura, mas também de modernização, e levar essa capacidade a todos os tipos de aeronaves.” 

A Honeywell é uma empresa operacional integrada que atende uma ampla variedade de setores e regiões geográficas em todo o mundo. Nosso negócio está alinhado com três megatendências poderosas – automação, o futuro da aviação e transição energética – sustentadas por nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge IoT. Como parceiro de confiança, ajudamos as organizações a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções e inovações viáveis através dos nossos segmentos de negócios de Tecnologias Aeroespaciais, Automação Industrial, Automação Predial e Soluções de Energia e Sustentabilidade que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, mais seguro e mais sustentável.

Honeywell
Edelman

CONHEÇA AS MULHERES QUE IMPULSIONAM A NISSAN NA FÓRMULA E

Em funções-chave, elas estão fazendo a equipe da Nissan progredir – e o esporte também.

Veículos elétricos podem ser conhecidos por serem silenciosos, mas um dia em uma corrida de Fórmula E é tudo, menos isso. A pista está cheia de atividade, desde engenheiros fazendo ajustes finais de programas de computador até carros de corrida voando a velocidades próximas a 320 km/h.

Para muitos no mundo automotivo, essa atmosfera eletrizante representa um objetivo de vida: trabalhar em esportes motorizados como a Fórmula E. No entanto, é necessário enfrentar um território bastante competitivo para conseguir uma posição nesse meio. E em um espaço tradicionalmente dominado por homens, pode ser ainda mais difícil para as mulheres se destacarem. Em todo o mundo, a participação feminina em esportes motorizados é estimada em cerca de 10%.

Cristina Mañas Fernández e Charlotte Henry, membros-chave da Equipe Nissan de Fórmula E, estão quebrando o molde e ajudando a abrir um novo caminho para as mulheres nos esportes motorizados.

"Eu era uma das dez mulheres em uma turma de engenharia com 100 pessoas na minha universidade", disse Henry, uma engenheira de sistemas.

Na Nissan, no entanto, elas dizem que as coisas são diferentes. Com mulheres atuando como gerente de equipe, gerente de comunicações e coordenadora de equipe — assim como a colega Mañas Fernández — Henry sempre se sentiu bem-vinda.

"Quando comecei na Nissan, foi fácil. Eles não se importavam com meu gênero", ela disse. "Você só precisa ser apaixonada."

Henry com o carro Nissan Formula E GEN3 #23 no E-Prix de Portland de 2024

Encontrar tempo com Mañas Fernández e Henry em um dia de corrida não é pouca coisa — ambas estão fazendo modificações de última hora nos veículos e garantindo que cada elemento seja otimizado para as condições atuais. Em um esporte onde vencedores e perdedores geralmente estão separados por menos de um décimo de segundo, cada detalhe conta.

Mañas Fernández, chefe de desempenho e simulação da Equipe Nissan de Fórmula E, explicou que essas preparações finais são uma das melhores partes do trabalho. Mesmo durante a qualificação — as voltas antes da corrida que determinam a posição do piloto no grid de largada — a equipe às vezes precisa fazer ajustes no veículo.

"Não importa quanta preparação você faça, sempre há um grau de ajuste de última hora, o que é divertido", disse Mañas Fernández.

Enquanto Mañas Fernández faz essas mudanças, ela trabalha frequentemente com Henry, que monitora o veículo da garagem da Nissan. Seus rádios estão constantemente tocando enquanto os pilotos dão suas últimas voltas de treino e o carro é avaliado por investigadores da FIA (a organização que supervisiona a Fórmula E e a Fórmula 1).

"É um trabalho bastante difícil e movimentado", disse Henry. "Requer um nível incrível de trabalho em equipe."

As funções de ambas envolvem classificar uma quantidade enorme de dados sobre o desempenho do veículo — da temperatura dos pneus ao movimento da suspensão nas curvas. O desafio, diz Mañas Fernández, é determinar quais dados são úteis. Isso é especialmente difícil nos minutos finais antes da corrida, enquanto a equipe trabalha para preparar o carro com base nas condições da pista e nos dados mais recentes do veículo.

"Quanto mais rápido você puder utilizar dados que são significativos para nós, mais fácil será ajudar na tomada de decisões na pista", disse ela.

Mañas Fernández conversa com Richard Morin, engenheiro de desempenho de pneus da Equipe Nissan de Fórmula E, antes do E-Prix de Portland de 2024

Mañas Fernández disse que os membros da Equipe Nissan de Fórmula E se dedicam a trabalhar de forma coesa e subir ao pódio. Desde que entrou para a Fórmula E, em 2018, a Nissan garantiu um lugar no pódio 46 vezes, incluindo 19 vitórias.

"Você realmente não pensa se está trabalhando com uma mulher ou um homem. Eles são seus colegas, e você continua com o trabalho", disse ela.

As duas elogiaram a colocação de mulheres em funções de engenharia pela Nissan, o que ainda é raro no mundo do automobilismo.

"Você pode ver que temos mais mulheres em funções técnicas do que outras equipes, o que é bom", disse Fernández. "Se você for adequado para a função, a Nissan está aberta a lhe dar a oportunidade."

Uma vez na equipe, a Nissan fornece orientação aos recém-chegados, algo que se tornou especialmente importante à medida que a equipe cresceu.

"É uma loucura o quanto mudou em apenas um ano. Temos muitas pessoas novas e trabalhamos muito duro", disse Henry. "É o casamento perfeito de organização e paixão."

Mañas trabalhando no computador ao lado de outros membros da equipe Nissan Formula E

Mañas Fernández e Henry esperam inspirar a próxima geração de engenheiras a considerar uma carreira no automobilismo. Elas disseram que há vários caminhos para chegar ao pit lane, mas algumas coisas podem ajudar a aumentar as chances de alguém. Um diploma em engenharia é geralmente obrigatório, mas o mais importante, diz Mañas Fernández, é a capacidade de trabalhar com dados.

"Acho que isso é fundamental hoje em dia porque você está lidando com uma quantidade enorme deles", disse ela.

Embora a busca por um emprego em automobilismo possa ser frustrante às vezes, Fernández encorajou as pessoas a não desistirem.

"Continue batendo nas portas. Algumas delas estarão fechadas, mas eventualmente uma se abrirá", disse ela. "Tente obter alguma experiência prática também. Acho que às vezes há uma divergência entre a teoria e a experiência prática. Então, obtenha um pouco das duas para ter as melhores oportunidades."

A 10ª temporada da categoria acabou em 21 de julho, com Oliver Rowland ficando em primeiro na corrida final e a equipe de Fórmula E da Nissan, em quarto lugar. A equipe já está de olho na Temporada 11. A pré-temporada pode ser ainda mais movimentada, já que a escala de mudanças é muito maior do que entre as corridas. Mas, acima de tudo, eles continuam animados por fazer parte do esforço maior e compartilhado da Nissan para vencer corridas e levar o esporte adiante.

"Minha parte favorita do trabalho é trabalhar com esta equipe", disse Henry.

Nissan Brasil

AUDI DO BRASIL LANÇA NOVO Q3 EM VERSÃO INÉDITA PERFORMANCE BLACK PLUS

Audi Q3 Performance Black Plus

A Audi do Brasil anuncia a chegada da nova versão Performance Black Plus para a família Q3, modelo da marca das quatro argolas montado na fábrica em São José dos Pinhais (PR). A nova versão topo de linha já está disponível na rede de 42 concessionárias da marca em todo o país aos preços a partir de R$ 358.990,00 (SUV) e R$ 378.990,00 (Sportback).

A nova versão Performance Black Plus ganhou detalhes na carroceria que deixaram o seu visual ainda mais esportivo e exclusivo. Entre as novidades estão o acabamento preto brilhante nos frisos decorativos, Audi Rings e nas inscrições do modelo. Já os para-choques S Line ganharam pintura na região inferior na cor da carroceria, além dos arcos que realçam as rodas Audi Sport de 20 polegadas.

Internamente, o modelo ganhou duas opções de cores para revestimento dos bancos em couro sintético com inscrições S Line (preto e cinza), além de pacote de luzes customizáveis que transformam a experiência de condutor e passageiros a bordo do cockpit, tornando-a mais imersiva e envolvente.

Audi Q3 Performance Black Plus

"Estamos lançando a nova versão topo de linha Performance Black Plus como uma sucessora da série especial Anniversary Edition, que foi limitada a 100 unidades e logo se tornou um sucesso de vendas. Ambas compartilham elementos estéticos e foram idealizadas para atender a um público exigente que busca tecnologia, conforto e estilo em um veículo versátil para enfrentar os desafios do dia-a-dia nas grandes cidades e nas escapadas nos fins de semana" afirma Marcos Quaresma, Gerente de Estratégia de Negócios da Audi do Brasil.

Os novos Q3 e Q3 Sportback oferecem motorização 2.0 litros de 231 cavalos de potência,  340 Nm de torque e transmissão tiptronic de oito velocidades que proporciona trocas de marchas mais ágeis e confortáveis. Com excelente dirigibilidade, estabilidade em curvas e desempenho impressionante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h.

Audi Q3 Sportback Performance Black Plus

Entre os equipamentos de série, destaque para o Audi Drive Select com seis modos de condução (Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road); controle eletrônico de estabilidade (ESC); ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go; sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning); e teto solar panorâmico “Open-Sky”. Audi Virtual Cockpit com tela TFT de 10,25 polegadas; central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Os itens opcionais são Faróis Full LED Matrix (R$ 8.500,00) e Sistema de Som SONOS (R$ 7.000,00). Em relação às dimensões, são 4,50 metros (comprimento), 1,84 metro (largura) – 2,02 metros com retrovisores, 1,56 metro (altura) e 2,68 metros (entre eixos). O peso total é de 1.676 quilos.

Audi Q3 Performance Black Plus

Além da nova versão Performance Black Plus, a família Q3 é composta, na carroceria SUV, pela versões Q3 Prestige 2.0 TFSI Tiptronic quattro (R$ 297.990,00) e Q3 Performance 2.0 TFSI Tiptronic quattro (R$ 329.990). Já na carroceria Sportback, na versão Q3 Sportback Performance 2.0 TFSI Tiptronic quattro (R$ 349.990,00). Os preços e versões consideram o ano e modelo 24/24.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os s veículos da montadora começaram a ser vendidos oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil