Com intuito de fortalecer apoio à educação e inovação no setor automobilístico, a Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, anuncia patrocínio para a 20ª edição da Fórmula SAE BRASIL 2024, competição que oferece aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo um carro tipo Fórmula.
O evento está sendo realizado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (São Paulo), até domingo, 4 de agosto. Esta edição conta com a participação de mais de mil estudantes de engenharia, vindos de 58 instituições de ensino superior, incluindo 54 brasileiras e quatro estrangeiras, representando o Chile, Peru, México e Venezuela.
Durante os três dias de evento, os carros passarão por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que incluem projeto, custo, e uma apresentação de marketing. As equipes brasileiras vencedoras poderão representar o país na competição mundial da SAE International nos Estados Unidos.
"Estamos orgulhosos de reforçar nosso compromisso com a educação e inovação ao oferecer apoio a esta tradicional competição que incentiva os alunos a desenvolver habilidades fundamentais para o setor automotivo", destaca, Afonso Cagnino, gerente de Relações Institucionais e Comunicação da Yamaha.
Além do patrocínio ao evento, a Yamaha fornece suporte à equipes competidoras. No Fórmula combustão, a empresa patrocina, com motores e peças de reposição, as equipes Poli Racing (Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo), em São Paulo (SP), e FSAE Unicamp (Unicamp – Universidade Federal de Campinas), em Campinas (SP).
Na modalidade elétrica, a organização apoia, com peças, a equipe E-Cactus | UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que desenvolve seu veículo elétrico em Mossoró - Rio Grande do Norte. |
Fernando Novaes, capitão da FSAE Unicamp, destaca a importância do apoio de patrocinadores e como a competição oferece oportunidade para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. "Patrocínios, como o da Yamaha, são importantes para garantir a boa performance e a confiabilidade do projeto. Sem esse suporte, as despesas poderiam limitar nosso progresso e impactar a apresentação geral do carro. As habilidades técnicas adquiridas, como calibração de motores, utilização de softwares CAD e CAE, e processos de manufatura, incluindo usinagens e solda, são fundamentais para o futuro profissional dos alunos. Além disso, a experiência em lidar com tarefas relacionadas a patrocinadores, prospecção e relações públicas, também contribui para a carreira.”
Frederico Gregório, capitão da E-Cactus, explica que um dos principais desafios da equipe para desenvolver um carro elétrico, é estar em Mossoró (RN), longe de grandes centros urbanos. "Pelo fato de estarmos distantes da maior parte dos fornecedores, um dos maiores problemas que encontramos é, justamente, a obtenção de materiais essenciais para construção do veículo. Isso explica, em parte, por que a nossa equipe é a única no estado e há apenas três na categoria elétrica no Nordeste. Nesse sentido, a parceria com a Yamaha desempenha papel crucial, proporcionando peças de extrema qualidade e eficiência ao projeto, e trazendo motivação aos membros da equipe."
Matheus Peres, capitão da Poli Racing, enfatiza a parceria pioneira com a Yamaha, iniciada em 2012. "Ao longo desses 12 anos, o apoio da companhia tem sido primordial, já que, sendo um projeto estudantil, todos os recursos, financeiros e técnicos, são desenvolvidos internamente. Com a parceria, garantimos peças de reposição e assistência técnica para resolver os desafios que enfrentamos."
Carros
Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.
História
A Fórmula SAE surgiu nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.
De 31 de julho a 4 de agosto
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).
Rodovia SP 135, Km 13,5
Distrito Tupi - Piracicaba - SP
Clique aqui para mais informações.
Grupo Printer Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário