quinta-feira, 1 de agosto de 2024

ALLISON TRANSMISSION EXIBIRÁ NOVO ÔNIBUS ESCOLAR VOLARE AUTOMÁTICO NA LAT.BUS

A Allison Transmission, fabricante líder de soluções de propulsão para veículos convencionais e eletrificados e maior fabricante global de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais, estará presente na Lat.Bus & Transpúblico (Feira Latino-Americana de Transportes), que acontecerá de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. O estande da Allison está localizado na entrada da feira na Rua E, Estande 10.

Allison e o Programa Caminho da Escola

A Allison continua a promover ativamente soluções de propulsão para empresas de transporte público que buscam atender aos novos requisitos da indústria e melhorar a qualidade de vida de seus passageiros. Mais recentemente, Allison teve a oportunidade e o orgulho de equipar uma parcela significativa da frota de ônibus escolares do Brasil como parte do Programa Caminho da Escola, que visa proporcionar aos alunos de escolas públicas acesso a um transporte mais seguro e confiável.

A transmissão Allison Torqmatic® da Série 2100 xFE™ atende às três categorias do edital do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE) – agência federal ligada ao Ministério da Educação: Ônibus Escolar Rural I, Ônibus Escolar Rural I 4x4 e Ônibus Escolar Urbano com piso rebaixado, respectivamente com os chassis Volare Attack 8, Attack 8 4x4 e Access, todas em parceria com a Agrale. A primeira unidade do Programa equipada com uma Allison Automática, que atenderá as crianças que vivem nas regiões mais remotas do país, foi entregue em março no estado do Ceará. Um segundo e maior lote desses ônibus começou a ser entregue em maio, desta vez no estado de Pernambuco.

Esses ônibus vão garantir que os alunos do ensino fundamental público, que dependem de um transporte confiável para percorrer grandes distâncias por estradas rurais não pavimentadas para ir e voltar da escola diariamente, tenham acesso diário a essas instituições. A melhoria na qualidade do transporte que levou à inclusão de transmissões totalmente automáticas nos ônibus escolares também beneficia aos motoristas, que podem manter as duas mãos no volante, prestar total atenção às estradas e reduzir o cansaço. Os modelos totalmente automáticos são mais fáceis de operar em estradas com lama, cascalho ou areia, comuns nas áreas rurais das regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde irão operar os ônibus equipados com Allison.

O transporte público mundial escolheu as Allison Automáticas

Mais de 200 mil ônibus urbanos, que transportam em torno de 20 milhões de passageiros diariamente, compõem as frotas de transporte público das principais capitais do mundo e circulam com a mais ampla gama de transmissões automáticas Allison existente no planeta. A empresa tem modelos para equipar ônibus de tamanhos que variam de 7 a 27 metros, além também de oferecer soluções que apoiam iniciativas ambientais e sustentáveis, como sistemas híbridos de propulsão.

Com sua conceituada tecnologia xFE, que foi projetada para possibilitar uma operação de lock up (travamento) mais significativa do conversor de torque, a transmissão permanece mais tempo em marchas mais altas com rotações do motor mais baixas, proporcionando uma economia de combustível excepcional. As novas relações de marchas também permitem que o conversor de torque seja acionado em velocidades mais baixas, melhorando consideravelmente a economia de combustível.

Com maiores intervalos entre as manutenções e histórico comprovado de confiabilidade, as automáticas Allison também colaboram para o controle de custos das frotas. Com a Continuous Power Technology™ (Tecnologia de Potência Contínua) os desgastes e eventuais danos do veículo ficam significativamente reduzidos e proporcionam uma condução mais suave e confortável para o motorista.

“Esta colaboração entre Allison e Volare foi formada para apoiar diretamente os objetivos do programa Caminho da Escola, que se esforça para garantir que os alunos tenham transporte confiável para o sistema público de ensino”, disse Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission. “Esta é apenas uma pequena amostra do que podemos fazer pelo transporte público de passageiros no Brasil. Temos transmissões de todos os tamanhos para equipar os ônibus brasileiros, assim como fazemos no resto do mundo”.

A Allison Transmission (NYSE: ALSN) é projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos comerciais e de defesa e a maior produtora global de transmissões totalmente automáticas médias e pesadas que melhoram a maneira como o mundo funciona. Os produtos Allison são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões urbanos (distribuição, lixo, construção, incêndio e emergência), ônibus (escola, transporte coletivo e rodoviário), motorhomes, veículos e equipamentos fora de estrada (energia, mineração e aplicações de construção) e veículos de defesa (táticos com rodas e esteiras). Fundada em 1915, a empresa está sediada em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença em mais de 150 países, a Allison possui sedes regionais na Holanda, China e Brasil, fábricas nos EUA, Hungria e Índia, bem como recursos globais de engenharia, incluindo centros de engenharia de eletrificação em Indianápolis, Indiana, Auburn Hills, Michigan e Londres no Reino Unido. A Allison também possui aproximadamente 1.600 distribuidores e revendedores independentes em todo o mundo

Allison Transmission
Press Consultoria 

NA LAT.BUS, LUMINATOR CELEBRA 25 ANOS E REFORÇA LIDERANÇA DE MERCADO

Sistema Multiplex

A Luminator Brasil comemora na Lat.Bus 2024, 25 anos de atuação nos mercados brasileiro e sul-americano, e apresenta os seus mais recentes lançamentos em produtos, como os sistemas Multiplex e Próxima Parada. Especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, a companhia trabalha para crescer mais de 10% em 2024 e consolidar a sua presença e liderança em alguns países da América Latina.

“Temos muito orgulho de celebrar os nossos 25 anos no momento em que os desafios para a evolução do transporte de passageiros, como a eletrificação e a tecnologia, são vitais para a elevação do padrão de eficiência e qualidade no transporte urbano e rodoviário. A ampliação dos nossos negócios está baseada no crescimento previsto para o segmento de transporte urbano, com os investimentos anunciados na ampliação e qualificação da frota circulante no Brasil e em outros países da América Latina. Mas também estamos ampliando a nossa atuação em novos segmentos, como o metroferroviário, que deve ter novos projetos com foco na mobilidade sustentável e novos modais de transporte”, destaca Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil.

Com unidade em Caxias do Sul, a Luminator é líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. A empresa tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail.

Sistema Multiplex

Um dos mais recentes lançamentos da Luminator, o sistema Multiplex é destaque na Lat.Bus 2024. O equipamento proporciona vantagens e benefícios para o transporte público, com elevação da confiabilidade e diminuição de custos com componentes e de manutenção. O Multiplex substitui os botões de comando convencionais, que utilizam, em sua maior parte, teclas eletromecânicas, e permite realizar, em um só controle, todos os acionamentos da carroceria do veículo, como iluminações, sistema de ventilação, abertura e fechamento das portas e liga/desliga periféricos, entre outros. Além disso, possibilita a integração com o itinerário eletrônico para troca de rotas, o diagnóstico imediato de possíveis falhas em um componente, com indicação dessas falhas no display do painel.

Sistema Próxima Parada

Outra importante novidade da Luminator na Lat.Bus é o sistema Próxima Parada, uma das mais recentes tecnologias disponíveis para o conforto e informação ao passageiro, que fornece informações visuais e por áudio sobre as paradas ao longo do trajeto das linhas, proporcionando mais conforto, comodidade e segurança para os usuários e colaborando para paradas mais rápidas e eficientes. Além disso, oferece possibilidades de veiculação de publicidade para o passageiro.

Essa tecnologia está em expansão nas cidades brasileiras, como nos ônibus do sistema BRT, do Rio de Janeiro, da Linha Verde, de Curitiba, Linha Verde de São José dos Campos e, desde este mês de Julho também em veículos da Visate, na cidade de Caxias do Sul. Também é equipamento padrão no sistema de transporte urbano RED Mobilidad, de Santiago, no Chile, um dos mais modernos e eficientes do mundo. Nos ônibus chilenos, o produto fornecido é o mais completo que incorpora telas TFT e oferecem, além do mapa de linhas das próximas paradas, também a possibilidade de veiculação de vídeos de publicidade.

O Próxima Parada ainda é pouco conhecido e utilizado no Brasil e em outros países da América Latina. “Esse sistema já está em uso nos principais operadores da Europa há mais de 10 anos e com tecnologia desenvolvida e aprovada pelas normas automotivas (ECE-R10 Bus), que garante o mais alto padrão de qualidade para o produto”, garante o executivo. “Alguns órgãos reguladores do transporte coletivo urbano das cidades brasileiras não têm conhecimento dessa importante tecnologia que colabora com a elevação ainda maior do padrão de qualidade dos serviços. Nosso objetivo é tornar o produto mais conhecido para que, nos próximos editais, ou então em momentos de renovação de frota, os ônibus já saiam de fábrica com a tecnologia instalada”, afirma Guilherme Demore.

Aproximação do mercado latino-americano

Uma das ações da Luminator para consolidar a sua liderança nos mercados brasileiro e latino-americano é a realização de sua Convenção de Vendas simultaneamente à Lat.Bus. Reunindo os vendedores e representantes da marca do Brasil, e alguns outros países da América Latina, a empresa visa aperfeiçoar o conhecimento de sua equipe sobre os novos produtos. Para isso, o evento contará com a participação dos gerentes de Engenharia, Produção Industrial e do Coordenador de Assistência Técnica, que apresentarão os novos projetos em desenvolvimento, a importância do cuidado com a qualidade ao longo de todo o processo produtivo, destacando o controle de umidade e antiestática para os componentes eletrônicos e, por fim, toda a estrutura de atendimento e reposição rápida de peças para os clientes.

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

MARCOPOLO É FINALISTA NO PRÊMIO ALTAIR ENLIGHTEN 2024

A Marcopolo é uma das empresas finalistas do Prêmio Altair Enlighten 2024, premiação que destaca os maiores avanços em sustentabilidade e redução de peso que colaboram com a diminuição da pegada de carbono, mitigam o consumo de água e energia e aceleram os esforços de reutilização e reciclagem de materiais, e é realizada anualmente pela Altair, líder global em inteligência computacional, em conjunto com o Centro de Pesquisa Automotiva (CAR) e parceria com SAE, Automotive Engineering, Tech Briefs e Automobil Industrie.

A fabricante brasileira é a primeira do País a ser indicada como finalista do Prêmio Altair Enlighten, que chega à sua 10ª edição, na categoria Enabling Technology (Tecnologia facilitadora), que reconhece os avanços tecnológicos que permitem a redução do peso dos veículos, incluindo um material, processo de produção, método de design ou tecnologia de união.

“O produto apresentado foi uma alavanca de emergência para ônibus urbano e micro-ônibus, solução patenteada pela Marcopolo. A nova alavanca de emergência foi desenvolvida em materiais compósitos (polímero), utilizando ferramentas avançadas como otimização topológica e simulação estrutural, para determinar os materiais e geometria ideais para o componente. Isso resultou em uma notável redução de 76% no peso de cada mecanismo de emergência em comparação com a versão convencional em aço”, explica Felipe Biondo, coordenador de confiabilidade do produto da |engenharia Marcopolo.

A alavanca de emergência tem como função abrir de maneira fácil, rápida e confiável as janelas de emergência para evacuação dos passageiros em situações como acidentes ou incêndio. A peça desenvolvida é mais leve, intercambiável, que facilita a extração de janelas, simplifica a montagem e permite a padronização do componente em diferentes modelos, pois existem atualmente mais de 10 tipos diferentes para atender às diferentes aplicações.

O Prêmio Enlighten é a principal premiação a destacar os esforços da indústria automobilística mundial para o futuro sustentável. A premiação elege anualmente as melhores conquistas e as mais avançadas tecnologias disponíveis.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

FAÇA TURISMO (COM) SEGURO

Foto: melhoresdestinos.com.br 

Os brasileiros, em geral, têm o hábito ou cultura, de não contratar seguros, principalmente o de viagem. São várias as histórias e desculpas que, após economizar algum dinheiro, realizam uma bela excursão ou resolve curtir a tão sonhadas férias. Se preocupam com os mínimos detalhes: passagens, passeios, hotéis, veículos, mas esquecem o seguro viagem.

Para o especialista em seguros, Edgard von Villon Imbó, da EBS-Brasil Seguros, localizada na rua José Versolato, 101 – 12º andar – S. Bernardo do Campo – “a falta de hábito pode ser atribuída a uma combinação de fatores culturais, econômicos e de falta de informação.

Muitas pessoas não sabem a importância do seguro viagem e não entendem os riscos envolvidos em viajarem sem cobertura, como despesas médicas, perda de bagagem, cancelamento de voos, entre outros”.

Segundo ele, no Brasil, há uma cultura de improvisação e de resolver problemas conforme eles surgem, em vez de planejar antecipadamente. Isso se reflete na falta de planejamento financeiro e na não contratação de seguros.

O custo do seguro viagem pode ser um fator impeditivo para muitos brasileiros. Em um país onde a renda média é relativamente baixa, muitos preferem economizar esse dinheiro para gastar na própria viagem. Trata-se de um absoluto desconhecimento, pois é muito barato, pelo serviço e garantia que oferece.

Alguns acreditam, que o seguro viagem é desnecessário, especialmente se estão viajando para destinos considerados seguros ou se a viagem é curta. Subestimam os riscos e as possíveis complicações que podem ocorrer, em qualquer deslocamento a pé, bike, cavalo, moto, automóvel, ônibus, trem ou avião.

Outros imaginam, que estão cobertos pelo seguro viagem oferecido pelo cartão de crédito, sem verificar os detalhes e limitações dessa cobertura. Isso pode levar a uma falsa sensação de segurança.

As agências de viagens e companhias aéreas nem sempre incentivam a contratação de seguro viagem. Em muitos casos, o seguro é oferecido como um extra opcional, e não como uma parte essencial do pacote de viagem.

Se a pessoa nunca teve problemas em viagens anteriores ou não conhece alguém que tenha enfrentado dificuldades, ela pode subestimar a importância do seguro viagem, mas é só acessar sites de busca, que encontrarão diversos problemas enfrentados por turistas e viajantes.

Muitos brasileiros não conhecem todos os benefícios que um seguro viagem pode oferecer, como assistência médica, repatriação, assistência jurídica, entre outros. A falta de informação detalhada pode levar à percepção de que o seguro não vale a pena.

O tema sobre seguros é importante e extenso e vamos desdobrá-lo em outros capítulos.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

BLAZER EV REIMAGINA O SUV, A EXPERIÊNCIA AO VOLANTE E A CONECTIVIDADE

Fotos: Fabio Gonzalez/Divulgação GM Chevrolet

Primeiro utilitário esportivo elétrico premium da Chevrolet chega ao Brasil com a mais avançada tecnologia disponível globalmente pela marca

A Chevrolet apresenta o Blazer EV, o carro que simboliza o início do período de maior transformação da marca no país. O modelo chega para reimaginar o conceito de automóvel e de experiência do usuário, com tecnologias inovadoras, como a plataforma Ultium e o cockpit virtual com Google built-in.

O SUV elétrico premium da marca estreia na configuração mais potente e completa disponível hoje globalmente, com acabamento RS, tração traseira, 347 cv e bateria de 102 kWh. É prazeroso e divertido de guiar, sem abrir mão do conforto, espaço interno e muita segurança. Além disso, oferece a maior autonomia da categoria: 481 km no ciclo do Inmetro, enquanto vai de 0 a 100 km/h em meros 5,8 segundos. Rápido também é o tempo de recarga, cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.

Com estilo premiado internacionalmente, o Blazer EV conta com acabamento esportivo tanto por dentro como por fora. Destaque para as linhas atléticas, rodas aro 21 com apliques e proporções únicas para um SUV - mais comprido, largo e com teto mais baixo que o padrão. A bordo, a sensação é de estar em um carro do futuro. Tem ignição automática (sem chave ou botão), ajuste de resposta do volante e pedais, bem como recursos comandados por voz. Entre os vários sistemas de assistência, vale ressaltar o alerta de ponto cego para bicicletas e o alerta de acidente em cruzamentos, conjunto exclusivo no segmento.

Outro pilar de inovação está na conectividade. O painel é todo digital e configurável, composto por duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos. Além disso, permite conexão com um número superior de serviços e pode interagir com casas inteligentes.

O Blazer EV encanta também pelo conteúdo, superior até ao de SUVs elétricos de altíssimo luxo, inclusive com funcionalidades que só ele oferece. Este pacote inclui pré-condicionamento da bateria para carga rápida, pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos e assinatura de LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista.

Completa a lista: teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga, Head-up Display e opção de alerta vibratório no banco do condutor, por exemplo.

A pré-venda está planejada para começar em agosto, quando será divulgado o preço sugerido para o modelo. O Blazer EV fará parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca.

Reimaginando a experiência ao volante

O Blazer EV fica pronto para o motorista assim que ele embarca com a chave no bolso, bastando pressionar o pedal do freio e engatar a marcha para partir. Não há botão de ignição. Também não é necessário parear um smartphone para projetar aplicativos na tela do veículo, pois a sincronização de dados feita previamente é automática. O carro é capaz de reconhecer compromissos da agenda, sugerir o trajeto e indicar um ponto de recarga, caso a energia da bateria seja insuficiente.

O painel de instrumentos é configurável. São diversas opções de setup, com informações que vão desde estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio high definition da grife Bose.

Existem três modos pré-definidos de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento dinâmico do carro. Para os entusiastas, tem ainda um modo customizável para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador – como nos melhores simuladores de vídeo game. Até o sistema One Pedal, que otimiza a regeneração de energia para a bateria, tem níveis de calibração. No estágio de recuperação intensa é possível praticamente conduzir sem pressionar o pedal do freio, pois a desaceleração é controlada pelo gerador.

O condutor ainda tem o auxílio do controle de cruzeiro adaptativo, que segue a velocidade do fluxo do trânsito, e o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma frontal e traseira. Sem dúvida a segurança faz parte do DNA do Blazer EV. O alerta de ponto cego para bicicletas permanece ativo após o carro ser desligado para continuar monitorando o perímetro durante o desembarque.

A atmosfera tecnológica da cabine ganha uma pitada extra de requinte com as luzes ambiente que decoram as saídas de ar do painel, alusivas as do Camaro. No caso do Blazer EV, são 26 opções de cores.

Reimaginando o SUV

Cada traço da carroceria do SUV elétrico da Chevrolet foi pensado para que o modelo exale esportividade e elegância. A aparência atlética faz menção à tradição americana dos muscle cars, sem descuidar de aspectos técnicos, como baixo coeficiente aerodinâmico e as proporções perfeitas para equilibrar beleza com espaço interior aos cinco passageiros e suas bagagens (436 litros). Outra razão para que as linhas do Blazer EV sejam tão conectadas com o gosto local é que designers brasileiros fizeram parte da concepção do carro.

“Como responsável pelo exterior do Blazer EV, meu desafio foi desenhar um carro que expressasse o quão veloz ele realmente é, explorando isso através das suas dimensões e proporções. Quando você entra no carro e acelera, a sensação é que ele entrega tudo o que promete”, explica Raphael Molina.

A proposta estética arrojada do Blazer EV realmente se reflete na prática, com acelerações e retomadas vigorosas para o porte do carro. Apesar dos 4,88 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 2.495 kg, o modelo vai de 80 a 120 km/h em apenas 4,8s, excelente número para ultrapassagens confiantes na estrada. Tudo num silêncio surpreendente.

Outra característica perceptível é o baixo centro de gravidade da carroceria, já que a massa está concentrada na base da plataforma e o teto é ligeiramente rebaixado – o veículo tem 1,65 metros de altura, somando o rack. O comportamento dinâmico e a estabilidade impressionam positivamente, assim como o tamanho das rodas, algo comum a carros-conceito. Na pista, sua performance lembra a de um cupê potente.

Reimaginando os elétricos

O Blazer EV foi projetado desde o início para ser um veículo zero emissão. Seu diferencial está na tecnologia Ultium, modular e flexível. Suas baterias possuem uma composição química avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga muito mais ágil e conveniente.

A configuração de baterias do SUV da Chevrolet é a mais completa disponível para o modelo, composta por 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. O veículo tem autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro – o que traz tranquilidade para viagens longas.

Para o Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Na prática, é possível repor até 80% da energia em aproximadamente 40 minutos. Tudo isso posiciona o produto em uma outra classe de elétricos, muito mais evoluída que a maioria dos EVs ofertados no mercado.

Reimaginando a conectividade

Além da inovadora plataforma Ultium, outro destaque tecnológico do SUV elétrico da Chevrolet está no mais alto nível de conectividade veicular ofertado hoje globalmente. É o Google built-in, que permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.

“O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica superior transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor. Tudo isso com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de fazer com um smartphone”, explica Plinio Cabral, diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul.

O Google built-in agrega, entre outros, Google Assistant, Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.

Ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado dual zone e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre a previsão do tempo ou outras buscas.

Por meio deste sistema também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme, para abrir o portão da garagem ou até mesmo criar rotinas baseadas no GPS do veículo.

Mais uma vantagem: o Google built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos e serviços, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e plataforma de mensagens.

É possível definir diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do automóvel e a dados pessoais dos usuários.

O veículo conta com os recursos do OnStar e do myChevrolet app próprios para EVs. Entre eles, o que permite fazer o planejamento da rota, identificando os locais de recarga ao longo do caminho e a autonomia estimada até eles. O motorista ainda consegue consultar o status de disponibilidade do carregador e quanto tempo na tomada será necessário para completar a viagem.

O Blazer EV é o quarto dos seis lançamentos anunciados pela Chevrolet para 2024. O próximo é o Equinox EV. A marca trabalha em uma renovação integral de seu portfólio, bem como o desenvolvimento de tecnologias e produtos ainda inéditos no Brasil.

*Fotos: Fabio Gonzalez/Divulgação GM Chevrolet

Chevrolet
General Motors América do Sul

PROJETO CULTIVANDO CIDADANIA DA COCARI INAUGURA VIVEIRO DE MUDAS NA APAE DE PONTA GROSSA

O Projeto Cultivando Cidadania inaugurou oficialmente seu mais novo Viveiro de Mudas, patrocinado pelo Banco CNH, nesta quarta-feira (31), na APAE de Ponta Grossa (PR). A iniciativa da Cocari - Cooperativa Agropecuária e Industrial - promove a preservação ambiental por meio do plantio e cultivo de mudas nativas destinadas para o reflorestamento.

Dedicado ao desenvolvimento da cidadania, inclusão social e preservação do meio ambiente, o Cultivando Cidadania transformou a vida dos 61 alunos das APAEs participantes, que agora atuam como funcionários efetivos da Cocari, e em Ponta Grossa, das concessionárias Tratornew e Tratorcase, apoiadoras do projeto, na produção das mudas.

“O projeto promove conhecimento, desenvolvimento e integração, ações fundamentais para formar excelentes cidadãos. Essas mudas são distribuídas por meio de outros programas socioambientais da Cocari, o que gera uma cadeia de solidariedade, cooperação e preservação”, explica o presidente da Cocari, Dr. Marcos Antonio Trintinalha. “Em nome do Conselho de Administração da Cocari, agradeço os patrocinadores e apoiadores do projeto, Banco CNH, Tratornew, Tratorcase, Apae, IAT, poderes públicos municipal e estadual e convido a todos para conhecerem o Cultivando Cidadania, na Apae de Ponta Grossa. Ficamos felizes por semear a inclusão e impulsionar o futuro”, completa.

A estufa - com uma área exclusiva de 92,5m² no terreno da APAE - funciona como um viveiro e foi construída com recursos provenientes do Banco CNH. O local é a base para a recuperação de áreas degradadas e para a preservação da biodiversidade local, com ênfase nas matas ciliares e áreas de preservação legal, indispensáveis para a proteção dos recursos hídricos, fauna e flora. O objetivo da iniciativa é aumentar a produção dessas mudas, auxiliando na disponibilidade de espécies essenciais para a recuperação ambiental e destiná-las aos cooperados e clientes, oferecendo orientação técnica especializada.

“Essa inauguração marca o nosso comprometimento e dos nossos parceiros em contribuir tanto para o reflorestamento e preservação ambiental quanto para a inclusão social. Investir em iniciativas como essa é uma forma de fortalecer a sustentabilidade da nossa cadeia de valor”, afirma Heberson Góes, presidente do Banco CNH.

Cultivando Cidadania

Com foco na integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente, o projeto Cultivando Cidadania acontece desde 2009 e é realizado em outras cidades com a parceria da Bayer e apoio do Instituto Água e Terra (IAT). A produção das mudas ocorre em viveiros construídos nas Apaes de Cambira e Mandaguari, no Paraná; de Cristalina, em Goiás; e de Paracatu, em Minas Gerais. Nestes 15 anos já foram produzidas mais de 1,3 milhão de mudas. o que equivale a 781,4 hectares de área reflorestada. E fechamos 2023 com 134 mil mudas produzidas.

Parte das mudas são distribuídas através da Campanha Cocari Solidária, em que interessados adquirem vales-muda nas entidades sociais participantes e concorrem a prêmios no final do ano. As mudas também são distribuídas gratuitamente para recomposição de matas ciliares e áreas de Reserva Legal das propriedades de produtores cooperados e clientes da Cocari.

Banco CNHCom 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

Cocari Há 62 anos, a Cocari escreve sua história com muita dedicação, ética e responsabilidade, construindo um legado que fortalece e inspira seus membros e toda a cadeia produtiva brasileira. Somando mais de 11.540 cooperados e 2.340 colaboradores, a Cocari gera empregos, renda e desenvolvimento nos mais de 87 municípios em que atua, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, englobando unidades de atendimento, recebimento e armazenamento de grãos e unidades fabris. A Cocari atua em diversos segmentos, visando levar ao mercado soluções integradas como: comercialização de um amplo portfólio de insumos agropecuários, estruturas de recebimento, armazenamento e comercialização de grãos, linha de sementes próprias, as Sementes Cocari (soja, trigo e feijão), consultoria técnica agronômica e veterinária, serviços de inovação agrícola, produção e nutrição animal, com a fabricação de rações, suplementos e proteinados, fabricação de fios de algodão e mesclas diversas, energia fotovoltaica, linha própria de nutrição vegetal e tecnologia de aplicação - Éfforos, Café Cocari, Seguros, com a Cocari Corretora de Seguros, e-commerce (plataforma Vita Campo) e concessionárias de máquinas, com a Tratornew, revenda New Holland e a Tratorcase, revenda Case. No âmbito socioambiental investe, promove e apoia diversos projetos de cidadania e preservação do meio ambiente, tendo a cooperação como a base da sua atuação.

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

IVECO COMEMORA MARCO COM A PRODUÇÃO DO DAILY DE NÚMERO 1,8 MILHÃO NA FÁBRICA DE SUZZARA, NA ITÁLIA.

A IVECO comemora o marco de 1,8 milhão de Dailys produzidos na fábrica de Suzzara, na Itália, unidade que ganhou reputação de excelência na fabricação de veículos leves. É a casa do famoso Daily, veículo pioneiro que se reinventa continuamente, lançando muitas inovações e sendo revolucionário no setor sem abandonar suas origens. Com destaque para a versatilidade, ele atende perfeitamente aos requisitos específicos dos clientes, sejam quais forem as operações. O Daily construiu seu sucesso duradouro no mercado com base nesses pontos fortes exclusivos. Agora, o Daily consolidou ainda mais a posição como líder em soluções de transporte sustentáveis, ficando totalmente elétrico em toda a linha.

Fulvio Carillo, gerente Industrial da IVECO em Suzzara, afirma que o marco alcançado comprova o sucesso do Daily, veículo produzido na fábrica há mais de 45 anos. “Este sucesso duradouro destaca a presença crescente no mercado de um veículo comercial que estabeleceu novos padrões de inovação. Os pontos fortes são a versatilidade e a eficiência, qualidades continuamente reconhecidas durante a história do modelo. Temos muito orgulho nesta conquista, sabendo que o Daily ganhou popularidade entre clientes que valorizam a versatilidade e a durabilidade excepcionais, além do desempenho excepcional”, completou.

Apesar da consolidação do Daily no mercado, a IVECO tem lançado constantemente inovações em termos de tecnologia a bordo e funcionalidade nas cabines, bem como expandindo o portfólio de serviços facilitados pela conectividade avançada, para fazer do Daily o parceiro ideal a cada cliente, dando conta de cada missão. Desde 2007, a fábrica trabalha com um sistema de produção específico que visa evitar falhas, desperdícios e acidentes.

O 1.800.000º veículo foi entregue à Tesco, principal supermercado do Reino Unido 

Ele faz parte de uma frota de entrega em domicílio de 571 veículos eletrificados que a rede implantou

A Tesco usa veículos IVECO Daily na frota de entrega desde 2010. A empresa optou pela IVECO para fazer a transição da frota para o transporte ecológico lançando o eDaily, que permite entregas a clientes com zero emissão pela instalação de baterias modulares inovadoras. O motor elétrico gera um desempenho potente com eficiência usando 140 kW e 400 Nm de torque disponível. Com capacidade de carregamento rápido de 80 kW, é possível adicionar 99 km de alcance em apenas 30 minutos, e um carregador de bordo de 22 kW faz com que a Tesco aumente a carga de carregadores CA nas lojas locais.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

quarta-feira, 31 de julho de 2024

FENATRAN ANUNCIA ABERTURA DO CREDENCIAMENTO PARA EDIÇÃO 2024

Evento que acontece em novembro, no São Paulo Expo, vai reunir mais de 600 marcas da cadeia de transporte rodoviário de cargas e receber mais de 66 mil visitantes

A 24ª edição da FENATRAN abre o credenciamento para visitantes na próxima segunda-feira, dia 05 de agosto. A maior feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina acontece de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo, e vai contar com a presença de mais de 600 marcas expositoras. Realizado pela RX Brasil a cada dois anos, o evento deve receber 66 mil pessoas.

Para se cadastrar, os participantes devem clicar neste linkacessar o site da FENATRAN e preencher as informações requisitadas. A credencial permite a entrada gratuita durante os cinco dias de feira, inclusive ao Espaço de Conteúdo, ponto de encontro para os interessados em desenvolvimento profissional e networking, situado no Pavilhão 8.

Ao longo da semana, a programação vai contar com muitas horas de palestras e painéis para os setores de transporte e logística. No dia 05 de novembro, a Rota Fenatran debate os novos modelos de negócios e desafios para o mercado de caminhões, matrizes energéticas mais sustentáveis e as principais perspectivas para 2025. O Espaço de Conteúdo terá ainda mais uma edição do Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, no dia 06 e o 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre no dia 07 de novembro.

Outra atração que retorna em 2024 é o FENATRAN Experience. Realizado em um circuito exclusivo na área externa do SP Expo, permite aos visitantes testarem caminhões das marcas Ford, IVECO, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O projeto é patrocinado pela Addiante e Eaton.

“O visitante, além de ver de perto o que há de mais avançado no segmento de transporte de cargas, terá a oportunidade de realizar bons negócios diretamente com a marca expositora. A FENATRAN vai apresentar as principais novidades das montadoras, dos implementos rodoviários e fabricantes de equipamentos e acessórios, entre outros”, afirma Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da FENATRAN. “O evento conecta pessoas e gera oportunidades”, complementa.

A FENATRAN tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, entre elas a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.
RX – In the business of building businesses

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX. *Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada neste link

FENATRAN 2024
SD&Press

SUPER CARROS CONFIRMA FERRARI, PORSCHE, LAMBORGHINI E NISSAN GTR PARA TEST DRIVE NO FESTIVAL INTERLAGOS 2024

A SUPER CARROS, sediada em Gramado, RS, dona da maior frota de superesportivos do Brasil para locação turística, fechou acordo com os organizadores do Festival Interlagos Automóvel 2024, que será realizado entre 8 e 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos.

Na próxima semana, entre 8 e 11 de agosto, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, vai receber o maior evento de experiência motor do mundo: o Festival Interlagos Automóvel 2024, que tem estimativa de público de 150 mil pessoas.

Concebido para ser uma experiência única para os visitantes, o evento vai proporcionar três propostas em um só espaço – a oportunidade de ver e conhecer os carros expostos ao vivo (serão 19 montadoras no evento), um ambiente completamente destinado à negociação de venda desses automóveis e a chance de guiar na mítica pista do Autódromo os carros que o cliente escolher.

Em se tratando de test drive, uma das principais atrações será a frota destinada pela Super Carros para participar do Festival: Ferrari Portofino, Ferrari California, Lamborghini Gallardo, Nissan GTR e Porsche 911.  Todos esses modelos poderão ser reservados com antecedência, permitindo ao visitante guiá-los pela pista do Autódromo. O acesso pode ser feito pelo site (www.festivalinterlagos.com.br). 

“Na prática, quem não sonha em dirigir uma Ferrari na icônica pista de Interlagos?” questiona Gustavo Mandelli, da Super Carros. Além das inúmeras atrações planejadas em cada metro quadrado do evento, uma das experiências para os visitantes na pista do autódromo será justamente o test drive com alguns dos mais desejados superesportivos do mundo. “Vamos levar para o maior templo do automobilismo os principais superesportivos que sempre encantaram várias gerações de fãs de automóveis e colaborar para tornar o evento numa experiência inédita para muita gente”, disse Mandelli.

Salão Super Carros, em Gramado, RS

Conhecida em todo o país por realizar sonhos de aficionados por automóveis, promovendo locações turísticas desses modelos para os visitantes, o Salão Super Carros é sediado em Gramado, nas Serras Gaúchas. A empresa possui à disposição dos apaixonados por superesportivos mais de 30 modelos, entre exemplares da Porsche, McLaren, Lamborghini, Tesla, Ford Mustang, BMW M3 e M4 e Nissan GTR até Chevrolet Camaro, Corvette C6 e C7, Dodge Challenger, além de uma frota de cinco exemplares de Ferrari.

O cliente tem a opção de realizar passeios de carona ou ao volante, além de registrar tudo com fotos. O Drive Experience oferecido pela empresa é realizado na rodovia Gramado-Canela. Fundado em 2009, a empresa está instalada em um espaço de 2.400m². Possui diversas outras atrações: centro de simuladores, jogos, cinema 9D, lojas motorsport, cafeteria, entre outros.

Festival Interlagos Automóvel 2024
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

NATURA LANÇA FROTA DE CARRETAS MOVIDAS A GÁS BIOMETANO PARA REDUZIR 82% DAS EMISSÕES DE CARBONO

Veículos farão o transporte unificado, tanto coleta quanto entrega, de matéria-prima, insumos e produtos acabados de Natura e Avon, envolvendo fornecedores, fábricas, centros de distribuição e terceiros no estado de São Paulo.

Dando mais um passo significativo rumo ao objetivo de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, a Natura acaba de lançar a primeira frota de carretas movidas a gás biometano. A substituição dos atuais veículos a diesel por 20 novos com combustível verde reduzirá as emissões de carbono em 82%, contribuindo para o cumprimento das metas públicas da Visão 2030 da companhia, denominada Compromisso com a Vida. A mudança engloba 35% de toda a operação de fretes pesados da Natura no Brasil.

As novas carretas farão o transporte unificado de coleta e entrega de matéria-prima, insumos e produtos acabados da Natura e da Avon. Isso envolverá fornecedores, fábricas, hubs, centros de distribuição e terceiros no estado de São Paulo. A frota consiste em 20 cavalos mecânicos – compostos pela cabine, motor e rodas de tração – e 50 carretas, que transportam as mercadorias. Os novos equipamentos serão responsáveis por cerca de 1.250 viagens mensais.

Eduardo Sá, diretor executivo de Operações e Logística da Natura, explica que um dos maiores desafios do projeto foi unificar três circuitos de entregas diferentes com um único fornecedor que atendesse à demanda e aos requisitos operacionais, em especial a disponibilidade de veículos abastecidos por biocombustíveis. A empresa escolhida foi a Reiter Log. A parceria também resultará em uma redução significativa no custo de frete, economizando anualmente aproximadamente R$1,2 milhão. “Pretendemos ampliar ainda mais a nossa frota verde e, neste momento, estamos estudando a rota São Paulo-Minas Gerais com nossos fornecedores e toda a nossa rede de parceiros para que possam criar, junto da Natura, um corredor verde com pontos de abastecimento”, acrescenta.

Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, destaca que o projeto é um marco importante para a empresa, já que a Natura tem um compromisso público para ajudar a acelerar a agenda de baixo carbono.

"Temos a meta de zerar emissões líquidas de carbono para escopo 1 e 2 e reduzir 42% do escopo 3 até 2030, seguindo a iniciativa Science Based Targets (SBTi). A implementação dessa frota verde não só permitirá melhorar o nível de serviço, com qualidade e segurança, mas também colaborar para a construção de um futuro mais sustentável. Promover mudanças estruturais exige engajamento de todos os nossos fornecedores e estamos trabalhando intensamente para que nossos parceiros adotem, cada vez mais, práticas sustentáveis e regenerativas em suas cadeias”, destaca a executiva.

Regeneração rumo ao Net Zero

Para alcançar suas metas, a Natura intensificou o desenvolvimento de produtos e projetos com foco na regeneração, conceito adotado pela companhia no final de 2023 e que define toda sua estratégia de negócios. Esse posicionamento parte do princípio de que os desafios globais da humanidade demandam ações que vão além da sustentabilidade e exigem, não apenas a conservação, mas também a restauração do que já foi degradado pela ação humana, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.

Diretamente para os consumidores, a regeneração se materializa em produtos como o primeiro hidratante corporal concentrado do mundo. Natura EKOS Concentrado de Castanha é resultado de três anos de estudos do time de inovação da marca e possui apresentação inédita: ao misturar o creme concentrado de apenas 30ml com a água, o consumidor, na sua própria casa, transforma o produto em um poderoso hidratante de 250 ml. O frasco é 100% feito com plástico retirado dos rios da Amazônia, reutilizável, e utiliza 81% menos material plástico em relação ao refil convencional, o que diminui em 55% a geração de resíduos. Em relação às emissões de CO2, o novo produto emite 38% menos gases do efeito estufa na atmosfera e requer 75% menos caminhões para o transporte.

NaturaFundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Clique aqui para mais informações.

Natura
Weber Shandwick 

CONSÓRCIO MERCEDES-BENZ APRESENTA SOLUÇÕES FINANCEIRAS NA LAT.BUS

Entre os dias 6 e 8 de agosto, o Consórcio Mercedes-Benz participará da Feira Latinoamericana do Transporte (Lat.Bus), que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista. Durante o evento, a marca apresentará novas linhas de chassis de ônibus e soluções de consórcio, como o plano Vozes da Estrada Vol. 8, que, em 2025, sorteará um chassi de ônibus Lo 916 entre os clientes que adquirirem uma cota de consórcio.

Além disso, a empresa proporcionará uma experiência exclusiva para mais de 40 clientes durante a feira, incluindo viagem, hospedagem e uma visita à fábrica da Mercedes-Benz.

"A ação reflete nosso compromisso em oferecer não apenas soluções financeiras de excelência, mas também experiências que agreguem valor real aos nossos parceiros e clientes. Esperamos que todos aproveitem ao máximo esta oportunidade de explorar as novas tecnologias no segmento e fortalecer ainda mais nossa parceria com o setor de transporte”, afirma Claudio Jesus, Diretor do Consórcio Mercedes-Benz.

Consórcio Mercedes-Benz

O Consórcio Mercedes-Benz traz um portfólio completo, dedicado a toda a linha de caminhões, automóveis, ônibus e vans, que amplia as opções de aquisição dos veículos da marca para os clientes. Com planos customizados que atendem às necessidades dos diversos tipos de aplicações, o consórcio traz para os clientes da rede uma solução financeira moderna, planejada e econômica. O Consórcio Mercedes-Benz assegura muitas vantagens aos participantes, com destaque para a isenção de cobrança de taxa de inscrição e fundo de reserva. Além disso, oferece uma das menores taxas do mercado.

Consórcio Mercedes-Benz
RPMA Comunicação

VOLARE ENTREGA OS PRIMEIROS 170 MICROS DO CAMINHO DA ESCOLA PARA O GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

A Volare, líder brasileira na produção de micro-ônibus e pertencente à Marcopolo S.A., fez, recentemente, a entrega dos primeiros 170 micro-ônibus para o Governo do Estado de Pernambuco, dentro do programa Caminho da Escola do Governo Federal. Os veículos fazem parte de um lote de 442 unidades e foram entregues pela concessionária Compacto.

Os 170 micro-ônibus Volare são dos modelos Attack 8 4x4 (ORE1 4x4) manual, Attack 8 (ORE1) com transmissão automática e Volare Access (Onurea2), de piso baixo. E serão utilizados para o transporte escolar em municípios de todo o estado.

“A cada ano, a presença dos micros Volare cresce no programa Caminho da Escola, fruto do desenvolvimento de modelos específicos para o transporte escolar em cada região, quer seja em centros urbanos e em zonas rurais. Isso é possível graças à ampla linha de produtos da marca e à cobertura nacional da nossa rede de concessionários, destaca Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare.

Os micro-ônibus Volare Attack 8 (ORE 1 automático) e Attack 8 4x4 (ORE 1 4X4) contam com dispositivo de acessibilidade do tipo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, capacidade para acomodar 29 estudantes, além do motorista, em poltronas tipo Sofá 3x2, tacógrafo, passa balsa traseiro, meia parede em tubo, porta-mochila e porta-pacotes.

Os veículos Attack 8 4x4 (ORE 1 4X4) e Volare Attack 8 (ORE 1 automático) possuem design moderno e atraente, e se destacam pela robustez, baixo custo de manutenção e baixo consumo de combustível. São destinados ao transporte de estudantes do ensino básico na zona rural para uso em vias pavimentadas e não pavimentadas que estão em condições precárias de trafegabilidade, e tem, respectivamente, 7.300mm e 7.420mm de comprimento total, sistema de ar-condicionado: 75.000 (BTU / kW) e transmissões manual Eaton ESBO 6106A e automática Allison T2100 xFE®, ambas de 6 velocidades. As unidades ORE 1 4x4 têm ainda tração nas quatro rodas (eixos dianteiro e traseiro).

Os micro-ônibus Volare Access Escolar (ONUREA 2 PB) são destinados ao transporte de estudantes do ensino básico na zona urbana, indicados para uso em vias pavimentadas, com piso baixo facilitando o acesso, inclusive daqueles com mobilidade reduzida, pois são equipados com rampa de acesso para embarque e desembarque. Possuem comprimento total de 7.515mm e podem transportar 22 estudantes, mais motorista e auxiliar, sistema de ar-condicionado: 75.000 (BTU / kW) e transmissão manual Eaton ESBO 6106ª, ambas de 6 velocidades.

O Volare Access (Onurea PB) foi o primeiro micro-ônibus desenvolvido no País com piso baixo central, motor traseiro e suspensão total a ar. Essas características proporcionam um rodar mais suave e confortável, já o rebaixamento da suspensão e o uso de rampa dobrável, no lugar de plataforma elevatória, torna o embarque e desembarque mais ágil, o que otimiza o tempo de viagem e facilita o acesso para estudantes com dificuldade de locomoção.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação
                                                    

VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA PROMOVE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PARA EQUIPES DE MANUTENÇÃO

Os colaboradores da área de manutenção da Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, receberam na última semana dois treinamentos de atualização técnica, ministrados por especialistas das fabricantes Mercedes-Benz Brasil e Marcopolo. Participaram representantes de todas as bases da Viação Águia Branca, do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Os encontros ocorreram na matriz da empresa, em Cariacica (ES).

Entre os dias 16 e 18 de julho, as equipes participaram de um treinamento sobre produtos e tecnologias aplicadas aos veículos Euro 6, da Mercedes-Benz, um sistema definido por um conjunto de normas que regulamentam a baixa emissão de poluentes para motores a diesel. Ministrado pelo instrutor técnico Wesley Fernando Silva, da Savana Veículos, o curso foi o primeiro treinamento do ano fornecido pela Mercedes e trouxe atualizações a respeito do funcionamento mecânico e elétrico dos chassis dos veículos.

Já o curso de atualização da Marcopolo ocorreu entre os dias 24 e 26 de julho e abordou a operação e a manutenção mecânica e elétrica da carroceria do ônibus modelo G8. Considerado o mais avançado no país em termos de segurança e inovação, o modelo G8 foi lançado com exclusividade pela Marcopolo em ação conjunta com a Águia Branca, em setembro de 2021.

Com foco nas equipes de mecânicos, lanterneiros, eletricistas e instrutores de motoristas, treinamentos como esses são promovidos regularmente nas diferentes bases da Viação Águia Branca e têm como objetivo manter as equipes atualizadas e familiarizadas com as novas tecnologias presentes nos ônibus.

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, tem o propósito de mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. Fundada há 77 anos, a empresa é Líder em todos os mercados em que atua. Investindo continuamente em segurança, conforto e qualidade, a Águia Branca promove excelência em experiências de viagem para cerca de 9 milhões de passageiros por ano e atua em mais de 700 localidades em oito estados - Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Viação Águia Branca
Approach Comunicação

FPT INDUSTRIAL É DESTAQUE NA LAT.BUS 2024 COM SOLUÇÃO PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Motor N60 CNG, movido a gás natural ou biometano, promove sustentabilidade por meio da redução no consumo de combustível e pela diminuição nas emissões de ruído e poluentes

A FPT Industrial estará presente na Lat.Bus/Transpúblico 2024, um dos mais relevantes eventos do setor de transporte de passageiros da América Latina, de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo. Destaque para o motor N60 CNG para ônibus, que demonstra o compromisso da marca com a sustentabilidade e a eficiência energética para seus clientes.

O motor N60 CNG é projetado para operar com gás natural (GNV e GNL) ou biometano, utilizando tecnologia de combustão estequiométrica que promove redução no consumo de combustível de até 40%, em comparação com o motor a diesel, e na emissão de ruídos. Além disso, emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO2) e até 10% menos dióxido de carbono (CO2) quando abastecido com gás natural. Utilizando biometano, as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 95%, contribuindo assim para a descarbonização do transporte de passageiros.

João Abreu, especialista de Marketing de Produto da FPT Industrial, explica que além dos benefícios econômicos e ambientais, os motores da marca são desenvolvidos com o conceito "Diesel Like", que garante o desempenho equivalente aos motores a diesel em termos de potência e torque, mas com as vantagens adicionais como, por exemplo, redução de emissões. “Esta tecnologia avançada não só responde às crescentes demandas por soluções sustentáveis, mas também estabelece um novo padrão de eficiência operacional e respeito ao meio ambiente no setor de transportes”, afirma Abreu.

A participação da FPT Industrial na Lat.Bus 2024 reforça seu papel como líder global em motores a gás natural, com uma presença consolidada em mercados chave da América Latina, como Peru, Bolívia, Colômbia e Argentina. Com mais de 90 mil unidades vendidas globalmente e ampla aplicação em transporte urbano de passageiros, a empresa demonstra seu compromisso em oferecer soluções inovadoras que impulsionam o progresso tecnológico e contribuem para um futuro mais limpo e sustentável.

Série NEF: confiabilidade e baixo custo operacional

A Série NEF da FPT Industrial se destaca pela eficiência e versatilidade. Com motores compactos e potentes, oferece com o FPT N60 CNG até 204 hp (150 kW) de potência e torque máximo de 750 Nm a 1.400 rpm, ideal para ônibus e também caminhões, de 6 a 18 toneladas. Os motores não só atendem as exigências de desempenho das aplicações urbanas, mas também são reconhecidos por sua confiabilidade e baixo custo operacional, maximizando assim a rentabilidade para frotistas e operadores.

A confiabilidade da renomada Série NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos, utilizados em mais de 1.800 aplicações diferentes. Além do uso em transporte rodoviário, os motores da Série NEF também são empregados nos setores de agricultura, construção, indústria, marítimo e geração de energia, destacando-se pela sua versatilidade e desempenho confiável.

“Estamos um passo à frente no segmento, com motores que combinam performance, eficiência energética e responsabilidade ambiental. Somos a melhor opção para operadores que buscam rentabilidade e sustentabilidade em suas frotas”, finaliza Abreu.

Especificações técnicas do motor N60 CNG
- Cilindrada: 5.9l
- Potência máxima [hp/kW]: 204/150 @ 2.700 rpm
- Torque máximo [Nm]: 750 @ 1.400 rpm
- Número de Cilindros/Válvulas: 6 / 2
- Turbocompressor: WG
- Sistema de Injeção: MPI (Multi Point Injection)
- Diâmetro x Curso [mm]: 102 x 120
- Dimensões C /L /A [mm]: 1095 x 726 x 857

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais.

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