terça-feira, 6 de agosto de 2024

BMW E SID SPECIAL PAINT SE UNEM PARA CRIAR CAPACETE EXCLUSIVO PARA PROPRIETÁRIOS DO BMW M3 CS

Raí Caldato, designer responsável pelo desenho do capacete de Lewis Hamilton criou identidade de capacete que acompanha as 17 unidades exclusivas do esportivo. Referência mundial em personalização de capacetes, Sid Special Paint foi a responsável pela produção da arte.

Um carro exclusivo merece uma ação exclusiva. Pensando nisso, o BMW Group Brasil e a Sid Special Paint selaram uma parceria exclusiva como parte das ações de lançamento do novo modelo BMW M3 CS. Os 17 felizes proprietários do BMW M3 CS ganharam, para compor ainda mais o caráter exclusivo do modelo, um capacete exclusivo, personalizado e numerado de acordo com o respectivo M3 CS.

A Sid Special Paint, responsável pela identidade visual de lendas do automobilismo mundial como Ayrton Senna, foi a responsável pela produção e personalização dos cascos, que contam com uma arte exclusiva feita pelo renomado designer Raí Caldato, parceiro oficial do estúdio e responsável pela identidade visual do capacete de Lewis Hamilton, o maior vencedor da história da Fórmula 1.

“O BMW M3 CS é um carro com tiragem limitada mundial. Trazer essas 17 unidades para o Brasil foi fruto de muito esforço do nosso time e não poderíamos deixar de celebrar isso. Presentear os compradores com um capacete tão exclusivo e lindo, feito em parceria com a Sid Special Paint e com o Raí Caldato, é muito importante para melhorar ainda mais a experiência exclusiva dos nossos clientes”, explica Tatiana Biasetton, Head de Marketing e CRM BMW Brasil.

De acordo com Alan Mosca, sócio da Sid Special Paint, desde o primeiro contato com a equipe da BMW, o projeto teve o objetivo de capturar a essência das linhas modernas e elegantes do M3 CS. “O capacete reflete características marcantes do modelo, criando uma identidade visual que se conecta imediatamente ao carro, transmitindo ao mesmo tempo sofisticação, velocidade, luxo e inovação".

“O design do capacete traz inspiração nas próprias linhas internas e externas do novo BMW M3 CS, que combinam traços retos e curvilíneos, como a linha de caráter da carroceria, linhas do painel e console central interno e, de maneira mais evidente, na grade duplo rim, tradicional assinatura visual da BMW. A ideia é que o proprietário possa identificar seu novo veículo através do design do capacete, antes mesmo de perceber os detalhes personalizados”, explica Caldato.

“A parceria com a BMW é uma honra muito grande. Trata-se de uma marca que prima pela excelência, conforto, inovação e alto desempenho. Estamos animados com esse projeto e que seja o primeiro de muitas outras ações”, afirma Stella Mosca, sócia da Sid Special Paint.

BMW M3 CS

Sinônimo de desempenho elevado ao extremo, o BMW M3 CS é o mais potente da história e tem diversas modificações para ser ainda mais rápido. Debaixo do capô, o modelo usa um motor baseado no M4 GT3 de corrida. São seis cilindros em linha, tecnologia TwinPower Turbo com pressão das duas turbinas aumentada (de 1,7 para 2,1 bar) para render 550 cv de potência e 650 Nm de torque. São 40 cv a mais que as versões M3 Competition e Competition Track.

A transmissão M Steptronic tem oito marchas e a tração é integral xDrive. Com esse conjunto, o M3 CS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e leva 11,1 segundos para atingir 200 km/h a partir do zero. A velocidade máxima é limitada em 302 km/h.

Disponível nas cores Verde Signal, Cinza Brooklyn e Preto Safira, o BMW M3 CS se destaca visualmente pela grade BMW em forma de rim e sem moldura, para reduzir o peso, e com design inspirado nos carros de corrida. Projetado especialmente para este modelo, os recursos estéticos incluem linhas de contorno vermelhas e o emblema “M3 CS” na parte superior das duas barras horizontais da grade. Tanto o emblema do modelo na frente quanto seu equivalente na tampa do porta-malas têm superfícies pretas com borda vermelha.

Os assentos M Carbon também contribuem para manter o peso baixo na cabine. O silenciador traseiro de titânio, por sua vez, reduz em mais de 4 kg o peso do sistema de escapamento instalado no novo BMW M3 CS. As várias reduções resultam em uma diminuição de cerca de 20 kg em comparação com o BMW M3 Competition.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group 

VOLVO LANÇA NA LATBUS O CHASSI BZRT, BIARTICULADO 100% ELÉTRICO PARA SISTEMAS BRT

Atendendo à crescente demanda das cidades por redução de emissões de CO2, a Volvo apresenta na LatBus 2024 seu novo chassi elétrico de alta capacidade. Batizado de BZRT – Bus Zero Rapid Transit, o modelo estará disponível como articulado ou biarticulado e vai ser produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR), que será base de exportações do modelo para mercados que demandam ônibus de alta capacidade, avançada tecnologia e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros. Projetado para receber carrocerias de até 28 metros para levar até 250 passageiros, o BZRT é o maior veículo elétrico do mundo.

“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

André Marques

Características consagradas

O lançamento do BZRT marca um novo capítulo da bem-sucedida história da Volvo em ônibus de alta capacidade e avançada tecnologia. A novidade preserva as características consagradas dos veículos articulados e biarticulados da marca, com o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão extremamente robustos.

O motor elétrico fica na parte central, o que assegura melhor distribuição de carga e viabiliza carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. O projeto avançado e inteligente garantiu que todos os componentes elétricos e mecânicos ficassem abaixo do piso. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina. Com larga experiência, a marca tem mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em circulação no mundo.

Alexandre Selski

Alto desempenho

O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Possui também uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O trem de força tem a mesma base tecnológica presente nos caminhões e equipamentos de construção elétricos da Volvo.


A depender da demanda de cada cidade, o BZRT pode vir com 6 ou 8 baterias. “Isso resulta em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Ele poderá ainda ter uma opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

O posto de trabalho do motorista tem um painel de instrumentos totalmente digital com mais de 90 funções, o mesmo do já consagrado chassi rodoviário B510R. O condutor customiza diferentes modos de visualização, conforme as informações que desejar priorizar.

Mais segurança

O BZRT utiliza alto grau de tecnologia e conectividade embarcada em contribuição à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com os veículos da marca. Pode ser habilitado com “Zonas de Segurança”, sistema que garante o controle automático de velocidade do ônibus à distância. O dispositivo funciona por meio do mapeamento, via GPS, de áreas mais propensas a acidentes, ou de regiões perto de terminais, escolas e hospitais, a critério do órgão gestor das cidades.

O veículo é dotado ainda de sensores de placas de trânsito, com indicação de avisos no painel. Eles identificam os sinais, detectam o limite de velocidade das vias e alertam o motorista para manter o ônibus na velocidade adequada, evitando acidentes e multas. Mais um destaque é o Alerta de Ponto Cego Lateral, sistema que avisa sobre a presença de pedestres, ciclistas, motociclistas ou qualquer obstáculo que possa resultar em colisão.

Outro grande salto tecnológico é o VDS (Volvo Dynamic Steering), sistema que controla a condução com acuracidade, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade da direção.

Histórico de sucesso

Há anos a Volvo é referência em ônibus de grande capacidade. O biarticulado da marca nasceu há mais de três décadas no BRT de Curitiba, numa evolução dos articulados. O modelo sempre entregou alta eficiência, transportando mais passageiros com menos emissões. Dezenas de cidades na América Latina empregam este tipo de veículo para levar grandes quantidades de pessoas com rapidez e segurança, com expressivo ganho em qualidade de vida nos deslocamentos diários. Agora, a estas características se somam a ausência total de emissões e baixíssimo nível de ruído, deixando o conceito ainda melhor.

Grupo Volvo América Latina

FRASLE MOBILITY APRESENTA INOVAÇÕES ALINHADAS À ECONOMIA VERDE EM SIMPÓSIO DA SAE BRASIL

A Frasle Mobility é patrocinadora do 17º Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade promovido pela SAE Brasil, que ocorre nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo (SP). Pela primeira vez, a companhia participa do encontro que é referência para a apresentação de novas tecnologias que atendam ao futuro da mobilidade brasileira.

Nos debates que envolvem estratégias e inovações da cadeia de materiais automotivos, sustentabilidade e transição energética serão temas-destaque do Simpósio. Nesse contexto, a Frasle Mobility mostra como investe na inovação sustentável com soluções alinhadas ao conceito de ‘economia verde’.

Um dos destaques do portfólio da companhia no evento é a linha Composs, com tecnologia de materiais compósitos estruturais, constituídos a partir da combinação de matérias-primas que resultam em produtos mais leves, com melhor desempenho e durabilidade quando comparados com soluções tradicionais construídas em aço ou alumínio. A tecnologia já é utilizada em suportes de para-lamas e lanternas desenvolvidos para veículos comerciais.

Outra solução sustentável é a tecnologia Copper Free, com desenvolvimento de pastilhas de freio livres de cobre. Desde 2017, a companhia estuda a aplicação de novas matérias-primas e combinações que pudessem compensar a retirada do metal das formulações de fricção. A iniciativa objetivou, em um primeiro momento, atender a exigências do mercado norte-americano, que vai restringir a utilização de cobre em componentes automotivos a partir do ano que vem. Considerando os ganhos ambientais e de desempenho, a linha de pastilhas comerciais GreenTech Copper Free já vem sendo requisitada por clientes OEM na Europa e China, e, futuramente, deve chegar também ao mercado brasileiro.

A companhia exibe, ainda, a tecnologia Maxcoating, da Fremax, aplicada em discos de freio revestidos com pintura que contém nanotecnologia exclusiva com alta resistência à corrosão, o que pode dobrar a vida útil da peça.

A descarbonização também é foco da Frasle Mobility, que apresenta modelo de sapata ferroviária com redução de 43% nas emissões de gases, utilizando matérias-primas menos carbono-intensivas.

Contribuindo com o debate sobre sustentabilidade no segmento, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Frasle Mobility, Diego Masotti, conduz o painel ‘Jornada de Compósitos Estruturais na Indústria Automotiva: Inovação e Sustentabilidade’ no segundo dia do evento.

Clique aqui e saiba mais sobre o 17º Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade da SAE Brasil.

Frasle Mobility
ANK Reputation

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

IVECO DAILY 3,5 TONELADAS CONQUISTA O “PRÊMIO CAMPEÃO DE REVENDA 2024” NA CATEGORIA ‘CAMIONETA DE CARGA’

Modelo é líder absoluto no segmento chassi-cabine e referência no transporte urbano de cargas

A IVECO celebra mais um marco significativo ao conquistar o título de "Campeão de Revenda 2024" – Frota e Cia, com o Daily 3,5 toneladas na categoria ‘Camioneta de Carga’. Este reconhecimento destaca o produto como o melhor veículo chassi-cabine do mercado, evidenciando sua excelência em design, tecnologia e desempenho.

O Daily 3,5 ton., líder absoluto no segmento de chassi-cabine, combina robustez e desempenho superiores com um design europeu moderno e uma série de inovações tecnológicas. Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da IVECO para a América Latina, ressalta que a linha Daily continua a evoluir com novas versões que ampliam suas capacidades e características.

“O Daily 3,5 ton. é parte desta linha, que inclui modelos variando de 3 a 7,2 toneladas e opções como chassi-cabine, furgão, minibus e uma versão dedicada para motorhome. Equipado com o motor FPT F1C Max, da FPT Industrial, o caminhão oferece o melhor TCO do segmento”, conclui Fraga.

Entre as inovações recentes da linha Daily estão o Daily Hi-Matic e o eDaily. O Daily Hi-Matic, com sua transmissão automática, é o primeiro veículo comercial leve com câmbio automático fabricado no Brasil, proporcionando maior conforto e permitindo aos motoristas focar na operação com mais eficiência. Por sua vez, o eDaily representa uma revolução com sua plataforma de chassi modular e tração traseira elétrica, oferecendo um alcance de até 300 km e potência de 100 a 140 kW, adequando-se a diversas aplicações profissionais.

“Com todos esses atributos, o Daily continua a definir padrões de excelência no setor, consolidando ainda mais sua posição como líder no segmento em que atua e a principal escolha entre transportadores e autônomos. Melhor que um Daily, só outro Daily”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

IPIRANGA LUBRIFICANTES E TEXACO APRESENTAM NOVIDADES NA FENASUCRO & AGROCANA 2024

A Ipiranga Lubrificantes e a Texaco apresentarão o portfólio completo de produtos com os lançamentos mais recentes na Fenasucro & Agrocana 2024, em Sertãozinho (SP). 

A feira acontecerá entre os dias 13 e 16 de agosto, das 14h às 20h, e durante o evento os visitantes poderão conhecer o portfólio completo das marcas para o segmento, além de novos produtos e inovações que ampliam a experiência do consumidor.

Destinados para maquinários e equipamentos pesados como caminhões, tratores, entre outros, as marcas trazem portfólios com produtos direcionados para os setores do agronegócio, logística e industriais. A Ipiranga Lubrificantes e a Texaco, marcas geridas pela ICONIC, terão um estande integrado, localizado no corredor D do pavilhão, - stand 48 -, e contam com um time completo de especialistas para apresentar e esclarecer sobre as aplicações de todas as linhas de produtos.

“Participar, mais uma vez, da Fenasucro & Agrocana 2024 reforça o nosso compromisso com desenvolvimento do setor sucroalcooleiro. Em linha com a nossa estratégia de crescimento e visão de longo prazo, iremos apresentar não apenas o nosso portfólio completo, mas as novidades em produtos e soluções, sempre com o objetivo de suportar o crescimento deste setor de extrema relevância para nossa economia. Seguimos investindo e oferecendo os melhores produtos e serviços. Nossa participação com o estante integrado é uma forma de proporcionar um diálogo próximo aos especialistas, empresários e visitantes do evento”, analisa Paulo Gomes, diretor comercial da ICONIC, gestora das marcas Texaco e Ipiranga Lubrificantes.

A Fenasucro & Agrocana é considerada uma das maiores feiras de bioenergia do mundo. Em sua 30ª edição, o evento reunirá produtores, empresas e especialistas que apresentam equipamentos, serviços, soluções, novas tecnologias e tendências que confirmam e impulsionam o Brasil como referência global na produção de energia limpa, renovável e sustentável.

A feira fica localizada em uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar e de etanol do país. A expectativa da organização é receber profissionais e especialistas de mais de 50 países para a apresentação de tecnologias e conhecimentos relacionados à produção de fontes alternativas. Na última edição, a Fenasucro & Agrocana alcançou um volume de negócios em torno de R$ 8,3 bilhões, sendo o perfil do público visitante formado por cerca de 60% de tomadores de decisão.

Portfólio completo

Durante o evento será possível conhecer o portfólio completo de soluções para motor, transmissão e equipamentos pesados das marcas. Reconhecidas no mercado agro por sua performance e excelência, Ipiranga Lubrificantes e Texaco Lubrificantes irão apresentar os últimos lançamentos.

Ipiranga Lubrificantes

Os visitantes poderão conhecer o novo Ipiranga Brutus Performance CK-4 10W30. O produto é um semissintético projetado para veículos Euro VI (pós 2023) e Euro V, que atende aos requisitos ACEA E11, API CK-4 e é aprovado pelas montadoras Volvo e Mercedez Bens, além de atender também a frota da DAF. Entre os principais benefícios está a economia de combustível com o excelente intervalo de troca de até 90 mil km, a proteção na partida a frio e a proteção ao filtro DPF. Além disso, a Ipiranga Lubrificantes irá apresentar os seus novos rótulos ao setor. A marca está atualizando e padronizando a comunicação dos produtos para oferecer ainda benefícios e melhorias aos consumidores, facilitando a identificação da aplicação do produto por meio das imagens nos rótulos.

A grande novidade é a inclusão de um QR CODE que, ao ser escaneado, direciona o consumidor para uma página com diversas informações sobre o produto, como vídeos, aplicações, boletins técnicos, entre outras. Essa inovação promete melhorar significativamente a experiência do consumidor na escolha do produto, permitindo um conhecimento detalhado sobre a opção selecionada.

Texaco

A Texaco levará como destaque a nova identidade visual dos óleos multifuncionais TDH Oil e TDH Oil Special em novos rótulos. O lançamento dos novos rótulos, oferece ao cliente mais informações sobre os produtos, como viscosidade, aprovações e atendimentos, com uma roupagem mais moderna e alinhada com o posicionamento tecnológico da marca.

Os óleos lubrificantes multifuncionais TDH Oil e TDH Oil Special são recomendados para a lubrificação de componentes de equipamentos de terraplenagem e fora de estrada, especialmente de transmissões, comandos finais, diferenciais, freios úmidos e sistemas hidráulicos de tratores e equipamentos agrícolas. Ambos conferem maior estabilidade térmica, resistência à oxidação, operação suave e maior durabilidade do equipamento.

ICONIC
FSB holding

RAÍZEN POWER LEVA SHELL RECHARGE COMO RECARGA OFICIAL DE CARROS ELÉTRICOS NO FESTIVAL INTERLAGOS 2024

Pelo segundo ano consecutivo, a Shell Recharge, marca licenciada pela Raízen Power no Brasil, será a rede oficial de recarga para veículos eletrificados no Festival Interlagos Automóveis, um dos maiores eventos de experiências automotivas do Brasil. 

Entre os dias 8 e 11 de agosto, a marca disponibilizará oito carregadores de até 180 kW de potência, mais que o dobro do número de conectores do ano anterior, em um lounge de 300 m². O espaço também vai oferecer ativações para o público, estimado em 150 mil visitantes ao longo dos quatro dias.

O Festival traz o maior salão de exposição de carros da América Latina e uma programação com shows de drift, arena eSport, experiências de test-drive e possibilidade de testes na pista de habilidades e off-road. Com a presença da Shell Recharge, o público poderá realizar testes nas pistas incluindo a experiência de carregamento para os carros eletrificados.

Nesse ano, a Raízen Power também garantirá que toda a energia elétrica consumida durante o evento receba I-RECs, certificados globais de rastreamento de atributos ambientais que garantem zero emissões de carbono relacionadas à geração da eletricidade.

“Como parte do propósito de democratizar o acesso à energia renovável e à mobilidade sustentável, estamos empolgados em oferecer a experiência da nossa solução de recarga no Festival. Temos atuado para ofertar essa infraestrutura em pontos de conveniência e locais estratégicos para deslocamentos mais longos, como forma de tornar a jornada mais fluída. Ainda, é uma alegria poder tornar o evento mais sustentável com I-REC, o mesmo certificado que atesta a energia que utilizamos na nossa rede”, comenta Rafael Rebello, diretor de Mobilidade Elétrica da Shell Recharge na Raízen Power.

Consolidada como líder em infraestrutura de recarga rápida no Brasil, a rede Shell Recharge implementou mais de 280 pontos de carregamento desde a sua chegada ao País, em 2022. Na frente de soluções de energia elétrica, a Raízen Power é uma das três maiores comercializadoras do País, com 3,0 GW médios negociados na safra 2023’24 e mais de 100 mil clientes conectados ao seu portfólio de soluções, atendendo desde pessoas físicas até grandes empresas.

Para mais informações sobre o evento ou a compra de ingressos, clique aqui e acesse o site oficial do Festival Interlagos Automóveis 2024.

Raízen Power
Loures Consultoria -- Comunicação e Relações Corporativas

KIA BRASIL PATROCINA 52ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

A Kia Brasil patrocina o Festival de Cinema de Gramado 2024, uma das maiores e mais tradicionais premiações do Cinema no Brasil, e será a marca responsável pelo transporte oficial do evento. 

Com o apoio do Grupo Sun Motors, concessionária Kia em Porto Alegre, serão fornecidas dez unidades do Kia Sportage para os serviços de transfer dos artistas, produtores, diretores e staff do festival. Além do apoio logístico ao evento, a Kia estará com a nova Carnival, recém-chegada ao Brasil, exposta na Rua Coberta, próximo aos artistas que passarem pelo tapete vermelho.

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto, e premiará os melhores longas-metragens brasileiros, latinos e documentais, e curtas-metragens gaúchos, e homenageará atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.

“A Kia está presente no Festival de Cinema de Gramado há quase duas décadas, e a cada edição, o evento sempre consegue se superar e ficar ainda melhor. Este ano, mesmo diante de todos os desafios da catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul, a organização se superou para preparar um evento ainda mais bonito. Estamos muito ansiosos com o festival, que será à altura do que o povo gaúcho merece”, afirma Gustavo Gandini, Diretor de Operações da Kia Brasil.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

COMO SERÁ O MOTOR DO AMANHÃ? O FPT INNOVATION DAY 2024 DISCUTE.


3ª edição do evento de inovação da FPT Industrial abordará protagonismo brasileiro em biocombustíveis, modelagem digital de motores e avanço da eletrificação no Brasil

Com várias novidades, o FPT Innovation Day, evento de inovação promovido pela FPT Industrial na planta de Sete Lagoas (MG), chega a 2024 ainda mais "conectado", com discussões voltadas ao powertrain do amanhã. Ao longo de dois dias, em 6 e 7 de agosto, o público formado por startups, parceiros e universidades estará imerso em um universo de criação e o estímulo para aplicação de novas tecnologias, reforçando o protagonismo da FPT Industrial para um futuro sustentável.

As palestras e painéis de discussão abordarão três temas principais, estimulando os conceitos de inovação que cercam o protagonismo brasileiro em biocombustíveis, a modelagem digital no desenvolvimento de motores e o avanço da eletrificação no Brasil:

> MAHLE + BE8 Uma visão geral sobre os combustíveis e biocombustíveis não somente no Brasil e na América Latina, como também no mundo. As principais demandas dos mercados e inovações em combustíveis, desafios associados, incentivos governamentais e o quanto tudo isso contribui para a descarbonização.

> FPT + SIEMENS Projetar um motor não é mais como fazíamos antigamente. Muitas inovações tem ajudado engenheiros e projetistas no processo de desenvolvimento: desde ferramentas de desenho até os mais inteligentes softwares de simulação aplicada aos motores de combustão, sistemas de pós tratamento, entre outras soluções.

> WEG + TE CONNECTIVITY Num contexto de eletrificação que ocorre globalmente, com crescimento acelerado no Brasil, quais são as mais recentes inovações em motores elétricos, sensores, conectores? Quais os diferenciais que esses componentes precisam ter para atender às especificidades do mercado brasileiro?

Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina, afirma que o Brasil possui grandes vantagens em biocombustíveis para alimentar os motores do futuro e o Programa MOVER, do Governo Federal, é um importante estímulo nesta jornada. Não teremos uma única solução de descarbonização no setor de transporte de cargas e no agronegócio. O desafio passa pela viabilização das múltiplas soluções de energia, seja do ponto de vista técnico ou pela aderência, em função da realidade econômica da nossa região.

"Nossa estratégia multi energia aborda diversas soluções, desde os desenvolvimentos de motores a gás e biometano à ePowertrain, 100% elétricos. Localmente, também desenvolvemos o motor Cursor 13 etanol, revelado na Agrishow 2024, para aplicações off-road, no agronegócio. É uma alternativa limpa, sobretudo para o segmento de cana-de-açúcar, que produz esse combustível", aponta.

A gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina, Bárbara Loureiro, destaca ainda a importância de valorizar o espírito de inovação entre as pessoas, desde as atitudes mais simples. “A FPT Industrial se baseia no respeito pelo meio ambiente e no compromisso com o bem-estar das pessoas”.

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

VEÍCULOS ELÉTRICOS: SOFTWARE DA VOLTBRAS JÁ AJUDOU EMPRESAS A CONCRETIZAR 350 MIL TRANSAÇÕES DE RECARGA.

O software está disponível em clientes de 7 países da América Latina e 50% dos usuários de carro elétrico utilizam algum app white label desenvolvido pela empresa.

De acordo com um estudo da Boston Consulting Group de que um a cada dez carros vendidos no país até 2030 será elétrico, a demanda por pontos de recarga cresce exponencialmente. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estima que 80 mil pontos de recarga deverão ser instalados para atender essa demanda emergente.

Desde 2022, o Brasil iniciou a cobrança pela recarga pública de veículos elétricos, e empresas pioneiras começaram a oferecer esse serviço. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério das Minas e Energia (MME), a previsão é que, em 2030, sejam vendidos 180 mil carros eletrificados por ano. Esse crescimento será impulsionado pela queda nos preços dos veículos elétricos, graças ao desenvolvimento de baterias com matérias-primas mais abundantes e econômicas.

A cobrança de recargas no Brasil já está em prática em eletropostos de uso público, estacionamentos, condomínios e outros locais. Normalmente, a tarifação é feita por minuto de conexão ou por kWh, e os usuários são tarifados através de um aplicativo da rede de recarga. Carregadores gratuitos ainda desempenham um papel importante na expansão da infraestrutura, mas enfrentam desafios como disponibilidade limitada, tempo de espera, velocidade de carregamento mais lenta e manutenção inadequada.

Diante do desafio de gerenciar a cobrança de recargas de veículos elétricos de forma escalável, a VoltBras surge como uma solução de tecnologia completa para quem deseja montar uma rede de recarga para carros elétricos. A empresa proporciona uma plataforma que facilita a observação e análise de dados em tempo real, além de garantir um fluxo de cobrança simples e seguro. Inclusive, o software da companhia já ajudou as empresas a concretizar mais de 350 mil transações de recarga.

Como Funciona

A empresa oferece facilidade e segurança nas transações, todas realizadas com cartão de crédito pré-cadastrado e pré-aprovação de crédito, garantindo saldo suficiente e utilizando tecnologia antifraude. Também é possível adicionar saldo no wallet do aplicativo, por meio do pix.

Bernardo Durieux, CEO da VoltBras, comenta que o dashboard gerencial do sistema permite acesso fácil a todas as tarifas, datas de alteração, detalhes das recargas e informações relevantes para a gestão da rede. Mesmo com preços diferentes em cada conector, os gestores têm uma visão completa do desempenho de cada um, possibilitando decisões estratégicas.

Um dos destaques da VoltBras é o recurso de split payment, que divide os valores recebidos entre todos os envolvidos no fornecimento do serviço de recarga, assegurando uma receita equitativa para todos os participantes.

Ao todo 50% dos usuários de carros elétricos, já utilizaram alguns dos aplicativos da VoltBras, além de serem responsáveis por mais de 30% das bases de carregadores públicos gestionados no Brasil.

“Estimamos continuar nos desenvolvendo e proporcionando ainda mais recursos e suporte para os consumidores de carros elétricos, para que cada vez mais pessoas possam aderir ao modelo e com acessos simples e práticos”, finaliza o CEO.

A VoltBras é uma empresa que se destaca no setor de tecnologia para gestão de monitoramento e operação de carregadores de veículos elétricos. Ela fornece soluções que permitem aos clientes focarem no crescimento de seus negócios na área de mobilidade elétrica. A empresa não opera pontos de recarga próprios, tampouco fornece carregadores ou energia elétrica, posicionando-se estrategicamente como uma parceira dedicada em vez de competir diretamente com seus clientes. Com opções de cobrança por kWh ou por minuto, a VoltBras oferece total controle e liberdade para criar planos de preços e modelos tarifários personalizados, adaptados aos diversos modelos de negócios e preferências dos clientes.

A VoltBras
MGA Press

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS PARTICIPA DA 15ª EDIÇÃO DA CONCRETE SHOW

A Volkswagen Caminhões e Ônibus marcará presença na 15ª edição da Concrete Show South America, o maior evento da cadeia construtiva na América Latina, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no São Paulo Expo (SP). A feira irá trazer diversas experiências e inovações para o setor, reunindo 400 marcas nacionais e internacionais, com lançamentos e novas tendências com as melhores soluções para o mercado.

Durante o evento, a marca apresentará o VW Constellation 31.320 8x4 bomba-lança, além de dois VW Constellation 33.260 8x4 implementado com betoneira. Os caminhões VW vocacionais saem de fábrica já preparados para o encarroçamento, proporcionando soluções sob medida para diversas aplicações.

Configurados para entregarem o melhor desempenho nas operações, os modelos destinados a betoneiras contam com Tomada de Força Traseira no motor (REPTO), suspensão reforçada, pneus de uso misto, entre outros itens essenciais. A linha também inclui veículos para atividades de apoio, como autobomba em construções de grande porte.

"A participação na Concrete Show é uma oportunidade ímpar para mostrarmos ao mercado nossas inovações e a versatilidade dos nossos caminhões vocacionais. Estamos comprometidos em oferecer soluções que atendam às necessidades específicas do setor de construção, com veículos que são referência em eficiência e robustez," afirmou Giulianno Nasi, Supervisor de Marketing do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Em 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou as implementações, segundo dados da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), representando 36,7% do volume total de veículos emplacados pelos associados, o que corresponde a mais de 22.200 unidades.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

domingo, 4 de agosto de 2024

INMETRO PUBLICA APROVAÇÃO DE MODELO DE NOVO SISTEMA DE PESAGEM AUTOMÁTICO PARA RODOVIAS BRASILEIRAS

Com o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a nova balança eletrônica HS-WIM vai pesar 100% dos veículos, 24h por dia, dar segurança viária e reduzir a emissão de gases-estufa,

Foto: Ecovias do Cerrado/Divulgação

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou  no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 402/2024, aprovando três modelos de instrumentos de pesagem automático de veículos rodoviários em movimento.

De forma inédita, no Brasil, o grupo Ecorodovias desenvolveu sistema de pesagem em alta velocidade, em inglês High Speed Weigh-in-Motion ou HS-WIM com a mesma precisão das balanças lentas tradicionais. Essa tecnologia só existe hoje na Europa, em países como a Suíça e a República Tcheca.

Desse modo, em breve os caminhões, carretas e todos os veículos de carga, que trafegam nas rodovias brasileiras não vão mais precisar parar o veículo para fazer a pesagem de suas cargas.

Isso porque a pesagem das cargas será feita por meio das “balanças eletrônicas” (HS-WIM), assim como ocorre hoje à fiscalização de velocidade com os veículos automotivos.

Este projeto faz parte do sand box regulatório coordenado pela ANTT em cooperação com o Inmetro.

O que é o HS-WIM

O sistema de pesagem em alta velocidade, do inglês, High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), são tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle de rodovias em fluxo livre.

Dessa forma, permitem a caracterização do tráfego, fiscalização, cobrança de pedágio, fiscalização de transporte e quaisquer outras funções relacionadas ao conhecimento do tráfego rodoviário sem que o usuário da rodovia sinta a interferência da operação do equipamento no seu fluxo.

Isso significa que não será mais necessário reduzir a velocidade ou controlar a posição do veículo para permitir o funcionamento da operação desejada.

Portanto, a pesagem em alta velocidade, por meio do equipamento HS-WIM, é um desses dispositivos tecnológicos revolucionários.

Realidade nas rodovias

“Por meio dessa tecnologia, o HS-WIM, pesaremos 100% dos veículos, 24h por dia, melhorando a segurança viária, a experiência do usuário e o controle da emissão de gases-estufa. Além disso, com o apoio do Inmetro, conseguimos avançar mais rápido e, brevemente, deve ser uma realidade em todas as rodovias do Brasil”, explica o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, informa que o sistema de pesagem em alta velocidade (High Speed Weigh-in-Motion – HS-WIM) está alinhado às diretrizes do Governo Federal, refletindo um compromisso com a sociedade. Ele destaca a colaboração entre o Inmetro, a ANTT e as concessionárias para o desenvolvimento do setor e a modernização dos processos.

Período de testes

A tecnologia HS-WIM passou por um período de testes a partir do Sandbox regulatório, na BR-365, em Uberlândia-MG, rodovia concedida ao grupo EcoRodovias.

Com a homologação do Inmetro sobre o equipamento, agora, a ANTT vai poder aplicar o HS-WIM aos novos contratos de concessão rodoviária e renovação dos já existentes.

Benefícios

A tecnologia da pesagem em alta velocidade apresenta uma série de benefícios em relação ao sistema tradicional de pesagem em balança paralela à rodovia:
- menor tempo de viagem por evitar paradas;
- pesagem 24h de todos os veículos que transitam na rodovia;
- diminuição no número de acidentes, necessidades de socorro médico e mecânico;
- diminuição de engarrafamentos;
- diminuição em 20% da emissão de gases do efeito estufa;
- diminuição dos gastos dos transportadores com manutenção do sistema de frenagem do veículo;
- pórtico mais barato que a balança tradicional, com sustos de operação também reduzidos, entre outros benefícios.

Excesso de cargas

O diretor de Metrologia Legal, do Inmetro, Marcelo Morais, ressaltou também os benefícios da implementação deste primeiro modelo de balança aprovado para pesagem em velocidade de trânsito no país.

“Com isso será possível fiscalizar 100% da frota, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa medida tornará a fiscalização do excesso de cargas mais eficiente através de novas tecnologias, aumentando a precisão dos dados e permitindo ações preventivas ao acompanhar de perto os instrumentos, conforme afirmou Morais", pontuou Morais.

Detalhes do novo sistema

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito descreve a Portaria 402/2024 como um projeto inovador de fiscalização 4.0 para as estradas brasileiras, projetado para aumentar a confiança e a segurança. Destaca ainda melhoria das fiscalizações, assegurando que os veículos circulem nas rodovias brasileiras com a carga correta.

“Os benefícios incluem maior eficiência e agilidade nas operações de fiscalização, com todos os órgãos delegados do país preparados para implementar o sistema após treinamentos específicos. Por outro lado, estas medidas visam garantir a segurança dos cidadãos, promover um comércio justo e contribuir para a preservação ambiental”, destacou Márcio André Brito.

Clique aqui e leia a íntegra a Portaria 402/22024 do Inmetro.

Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

JONATHAN WHEATLEY SERÁ O CHEFE DE EQUIPE DA AUDI NA FÓRMULA 1

Após a nomeação de Mattia Binotto na liderança do projeto da Audi na Fórmula 1, a marca das quatro argolas avança no realinhamento de sua estrutura de controle para ingressar na principal competição do automobilismo global. A fabricante alemã anuncia o britânico Jonathan Wheatley, detentor de uma carreira consagrada na F1. “Estou muito satisfeito por termos conseguido contratar Jonathan Wheatley como chefe de equipe para nossa equipe de Fórmula 1”, celebra Gernot Döllner, CEO da AUDI AG. “Jonathan desempenhou um papel importante em muitas vitórias em corridas de Fórmula 1 e títulos de Campeonatos Mundiais em sua carreira na F1 até o momento, e possui uma vasta experiência no paddock. Ele é uma contratação muito valiosa à nossa equipe.”

A carreira de Jonathan Wheatley na Fórmula 1 começou no início dos anos 90, na Benetton, onde se tornou mecânico-chefe. Ele então se mudou para a recém-fundada equipe Red Bull Racing, onde teve muito sucesso como Diretor Esportivo. Em seu tempo na Red Bull Racing, Wheatley esteve envolvido na vitória de todos os seis Campeonatos Mundiais de Construtores e sete de Pilotos. Mattia Binotto e Jonathan Wheatley chefiarão juntos a nova equipe administrativa da Sauber Motorsport AG. Em seus novos cargos, ambos se reportarão diretamente a Gernot Döllner na função de Presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG. Eles assumirão conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso da equipe na competição. Existe uma divisão clara de funções e as responsabilidades foram definidas individualmente.

Como COO e CTO, Mattia Binotto assume a gestão operacional da Sauber Motorsport AG na unidade de Hinwil, na Suiça, e o desenvolvimento técnico dos futuros carros de corrida. Nesta função, ele será a interface técnica geral entre as equipes de desenvolvimento em Hinwil e a Audi Formula Racing GmbH na unidade da Audi na cidade de Neuburg, na Alemanha, que é responsável pelo desenvolvimento da motorização do veículo que está sendo desenvolvido para a Fórmula 1.

Até julho de 2025,  Jonathan Wheatley completará a equipe administrativa da Audi para a Fórmula 1 nas funções de Diretor de Equipe e porta-voz da gestão. Ele se concentrará, acima de tudo, no desempenho da fabricante na competição, na gestão operacional de todas as etapas da corrida e na representação da Audi no nível de Diretor de Equipe em assuntos relacionados à Fórmula 1.

A escolha pela dupla gestão da equipe integra o realinhamento da estrutura de controle da futura equipa de fábrica no contexto da aquisição total de todas as ações do Grupo Sauber pela Audi. “Com a nomeação de Jonathan e Mattia demos um passo decisivo para a nossa entrada na Fórmula 1”, diz Gernot Döllner. “Estou convencido de que com os dois conseguiremos combinar um nível extremamente alto de competência para a Audi. A sua experiência e capacidade irão ajudar a nos estabelecer rapidamente no competitivo universo da Fórmula 1”.

“Estou extremamente orgulhoso de ter feito parte da jornada da Red Bull Racing nos últimos dezoito anos e partirei com muitas boas lembranças. No entanto, a oportunidade de desempenhar um papel ativo na entrada da Audi na Fórmula 1 como chefe de uma equipa é uma perspectiva excepcionalmente excitante, e estou ansioso pelo desafio. Também estou feliz por trabalhar junto com Mattia, que conheço há muitos anos e que é a pessoa certa para colaborar neste projeto", declara Jonathan Wheatley.

“Conheço Jonathan há muitos anos e o considero um especialista experiente e comprometido em automobilismo. Estamos perto de  2026 e estou ansioso para formar a nova equipe de corrida da Audi junto com Jonathan e liderá-la ao sucesso”, conclui Mattia Binotto, COO e CTO da Sauber Motorsport AG.

Audi do Brasil

MINIESCAVADEIRAS SÃO OS DESTAQUES DA YANMAR NA 15ª EDIÇÃO DO CONCRETE SHOW

Na 15ª edição do Concrete Show, a YANMAR - multinacional japonesa fabricante de máquinas e soluções compactas para diferentes segmentos da indústria, entre eles, o de construção civil -, apresenta um diversificado portfólio de miniescavadeiras (de 1 a 3 e 10 toneladas), além de rompedor hidráulico, grupo gerador e motor industrial à diesel. O evento, que acontece entre 06 e 08 de agosto no São Paulo Expo, reúne as principais tendências e novidades em equipamentos, produtos e serviços para o setor construtivo.

Anderson Oliveira, gerente Comercial de Construção Civil e de Produtos de Força da YANMAR South America, destaca que a participação da empresa na feira tem diversos objetivos, mas principalmente mostrar como as soluções da marca podem beneficiar o mercado de concreto. “Estamos sempre em busca de fortalecer o relacionamento com os clientes, gerar novos negócios, ampliar o networking, mas também temos como intuito mostrarmos de perto todas as vantagens na utilização de máquinas compactas nas atividades desse setor. As miniescavadeiras YANMAR são versáteis e podem, por exemplo, realizar diversas tarefas em espaços confinados, como demolições, escavações e nivelamento”, destaca.

Miniescavadeiras YANMAR de 1 e 2 toneladas

ViO12 - Com apenas 1.265kg, a ViO12 tem potência de 9.3Kw. O modelo permite ajustar as esteiras entre 830mm e 1000mm, garantindo estabilidade e acesso a lugares estreitos. Também é equipada com esteira de borracha e motor diesel YANMAR três cilindros, modelo 3TNV70. Leva eficiência em uma máquina ultra compacta, ideal para abertura de piscinas, obras de saneamento,  jardinagem, entre outras aplicações.

ViO20 - Criada para aumentar a produtividade e diminuir o desperdício de tempo, a máquina conta com o exclusivo sistema de engate rápido, excelente para uso de implementos. Também é equipada com a tecnologia SA-R e o verdadeiro Giro Zero. Possui de 2.125kg a 2.225kg de peso operacional e 14.6kw de potência.

Miniescavadeiras YANMAR de 3 toneladas

ViO30 e VIO35 - A ViO30 e a ViO35 chegaram ao mercado brasileiro no final de 2014 com peso operacional de 3.175kg a 3.825kg a depender da configuração da esteira e cabine, tendo opção de cabinada com ar condicionado, o qual é superior a concorrência em termos de desempenho. Vem equipada com um motor YANMAR 3 cilindros, modelo 3TNV88-ZSBV, com 20.4kw de potência. Possuem engate rápido hidráulico que facilita a utilização de implementos como rompedores, perfuratrizes e placas compactadoras. O engate rápido, aliado à linha hidráulica adicional de série, aumenta a diversificação e, consequentemente, gera maior lucratividade. Além do peso operacional, os dois modelos possuem algumas diferenças dimensionais em sua largura e no conjunto braço/lança. Isso confere a ViO35, maior estabilidade no manuseio de materiais e maior profundidade de escavação. Já a ViO30, garante a adequação em trabalhos confinados. Deste modo, a marca disponibiliza a solução ideal para cada tipo de trabalho, dentro da mesma classe.

Miniescavadeira YANMAR de 10 toneladas

SV100 - Com 54.7kw de potência no motor e 9.825kg de peso operacional, a miniescavadeira YANMAR SV100, possui, dentre as principais características, um peso operacional que possibilita mais facilidade durante o transporte da máquina, além de rendimento de trabalho similar às escavadeiras de 12 toneladas disponíveis no mercado. Como diferencial, possui características exclusivas das miniescavadeiras YANMAR, como deslocamento lateral da lança e lâmina frontal. A máquina também conta com dispositivo mecânico de inversão de comando operacional, ideal para diferentes perfis de operadores.

Linha de rompedores hidráulicos YANMAR

Rompedor hidráulico SB43 - Reconhecido pela qualidade e por oferecer excelente relação entre potência e peso, o implemento da marca entrega uma performance superior, pois possui uma estrutura projetada para suportar alto poder de impacto. Ele também requer menos fluxo de óleo, ajudando a reduzir a fadiga na bomba hidráulica. O modelo também conta com um número mínimo de peças, resultando na redução dos custos de manutenção e maior durabilidade.

Produtos de Força da YANMAR

Motor industrial à diesel 4TNV84T-DSA - Certificado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente (US EPA TIER 2 ), o modelo é considerado mundialmente como “amigo da natureza”. Com potência de 7,9 a 91 cv, a linha de motores TNV possui opções de 2, 3 e 4 cilindros. Refrigerado a água por radiador, reúne entre os diferenciais, baixos níveis de ruído, emissão de gases e de consumo de combustível. O modelo conta ainda com válvulas solenóide para a partida e parada do motor, sistema de segurança com sensor de temperatura e pressão do óleo lubrificante.

Grupo Gerador YBG22TE -  Com potência de 22 KVA, o modelo versatilidade uma vez que pode atender as necessidades de construções, indústrias, comércios, residências e locadoras.

YANMARFundada em 1912 em Osaka, no Japão, a YANMAR foi a primeira empresa a ter sucesso ao fazer um motor compacto a diesel para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca possui 65 anos de atuação e está localizada em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo. Como pioneira na indústria de motores a diesel, a YANMAR é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e de motores industriais, maquinário agrícola, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos. Para isso, investe na melhoria contínua dos seus produtos para que eles possam trabalhar com excelência dentro dos seus segmentos e em todos os seus processos.Guiados pelo espírito pioneiro de liderança mundial em tecnologia, a YANMAR conta com seis centros de pesquisa espalhados pelo mundo todo. Ao longo da sua história, realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre como compromisso o bem-estar social e ambiental

YANMAR
NR7 Full Cycle Agency

PRODUÇÃO DA MARCOPOLO CRESCE 33% NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

A Marcopolo registrou receita líquida de R$ 1,9 bilhão no 2T24, crescimento de 43,4% em relação ao 2T23. O valor reflete o melhor desempenho do mercado em todos os segmentos de produtos, com aumento no volume de vendas e crescimento da produção. No período, a produção consolidada companhia foi de 3.998 unidades, com crescimento de 32,8%, sendo 3.355 unidades feitas no Brasil, 36,4% superior à do 2T23, enquanto no exterior foram 643 unidades, 16,7% superior às unidades produzidas no mesmo trimestre do ano anterior.

A produção do 2T24 marca uma etapa importante no processo de recuperação de volumes no mercado brasileiro, com destaque para os modelos rodoviários, que mantiveram uma carteira de pedidos saudável devido aos investimentos de clientes em renovação de frotas. O movimento é justificado pela demanda crescente de pessoas que optam por viajar de ônibus tanto em trajetos de longa distância, como no turismo e transporte público.

“Buscamos alcançar resultados ainda melhores, para isso investimos continuamente no aprimoramento de nossos produtos, com soluções cada vez mais tecnológicas e sustentáveis. O setor de mobilidade está em constante evolução e, ao longo de nossos 75 anos de história, nos preparamos para acompanhar essas transformações”, pontua José Antonio Valiati, Diretor de Relações com Investidores.

No 2T24, o lucro bruto foi de R$ 509,9 milhões, com margem de 26,1%, contra R$ 276,2 milhões e margem de 20,2% no 2T23. O EBITDA foi de R$ 382,3 milhões no segundo trimestre de 2024 – margem de 19,5%. No 2T23, o EBITDA foi de R$ 158 milhões e margem de 11,6%. Os números são explicados pelo crescimento de vendas e melhora no desempenho das operações internacionais da companhia.

A companhia também aplicou recursos na modernização das instalações industriais, com uma nova Central de Infamáveis, em Caxias do Sul (RS), que contou com investimento de aproximadamente R$ 45 milhões, além do desenvolvimento de novos produtos, como os modelos elétricos. A Marcopolo segue ainda com a ampliação da fábrica localizada em São Mateus (ES), que deve ser concluída no segundo semestre de 2024, onde serão instaladas as linhas de montagem de chassis elétricos.

Caminho da Escola

No segundo trimestre deste ano, a empresa entregou 959 veículos ao programa Caminho da Escola. Desse total, foram 500 micros e 459 Volare. Com o grande volume de entregas, a companhia dedicou parte de sua linha de produção de ônibus urbanos para a fabricação dos modelos escolares.

Atuação internacional

As operações internacionais da companhia registraram números crescentes e consistentes. A Marcopolo Austrália (Volgren) alcançou números recorde no 2T24, fruto de uma carteira de pedidos saudável e bom ritmo de produção. A fabricação de veículos local cresceu 40,9% na comparação entre o 2T24 e o 2T23, chegando em 162 unidades.

O México também é destaque, com um avanço gradual nas vendas de urbanos e rodoviários, entre eles o G8 que passou a ser fabricado no país e já tem entregas previstas para o final de 2024 e início de 2025.

Na África do Sul, a MASA avançou com as boas perspectivas de vendas, principalmente com o lançamento do G8 na região. A unidade fabricou 134 veículos 2T24, crescimento de 52,3% em relação ao 2T23.

Enquanto na Argentina, com a Metalsur, a companhia identificou sinais de recuperação, com aumento de unidades produzidas e entregues na comparação com o 1T24. A partir dos próximos trimestres, a companhia espera uma melhoria no desempenho, justificada pelo processo de revitalização das frotas, após longos anos de subrenovação.

“Diante dos números apresentados, projetamos bons resultados para o segundo semestre de 2024. Crescemos em comercialização de produtos e produção, recuperamos resultados nas operações internacionais e, agora, estamos focados em ampliar a eficiência operacional e a produtividade. Essas ações ampliarão o nosso nível de entregas, potencializando as margens e volumes de vendas”, pontua José Antonio Valiati.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CAMINHÕES VOLKSWAGEN COMPLETAM 10 ANOS SALVANDO VIDAS NO CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO

Há dez anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Corpo de Bombeiros de São Paulo trilham um caminho de sucesso conjunto. Desde 2014, a montadora fornece veículos sob medida para compor uma frota robusta e especialmente projetada para atender às necessidades da corporação em operações de salvamento e suporte, inclusive em cenário florestal para corporações de bombeiros de todo o Brasil, demonstrando a versatilidade dos veículos da montadora e expertise de seu time de engenheiros.

Entre os modelos que mais marcaram esta trajetória, a família Constellation chama atenção por sua confiabilidade, robustez e alto desempenho, características essenciais para garantir a eficiência e segurança das operações do Corpo de Bombeiros. A família é representada atualmente pelo VW 18. 260 4x2 com caixa de transmissão automática, versão escolhida para as operações de resgate e com modificações sob medida para a aplicação.

De acordo com o tenente-coronel Elton Marcel Dorce, do Centro de Suprimento e Manutenção do Material Operacional de Bombeiros de São Paulo, o Constellation é referência de versatilidade e se adequa às suas principais demandas. “Entre os modelos presentes na corporação, o 18.260 é a maior referência e está presente em diferentes tipos de operação. O modelo é bem dimensionado e se adaptou muito bem às modificações necessárias para receber a bomba de incêndio que utilizamos. Além disso, a transmissão automática e motorização o tornam ideal para a aplicação.”

“O Constellation 18.260 4x2 entregue aos bombeiros é mais um exemplo de nossa engenharia sob medida. Tendo em vista as características da operação e cumprindo com as exigências e especificações técnicas do edital, trabalhamos junto aos implementadores para entregar veículos com entre eixo e suspensão especiais para este cenário, resultando em caminhões com alta confiabilidade e robustez”, destaca Pedro Teixeira, consultor de Vendas ao Governo da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Atendimentos fora de estrada

Na zona rural e florestal, os caminhões VW também se mostraram à altura dos desafios. “As atividades da corporação são realizadas em diferentes regiões do estado e exigem que as viaturas estejam preparadas para acessá-las de forma efetiva em caso de chamados. Deste modo, o Delivery 11.180 4x4 se torna peça estratégica na frota”, completa o tenente-coronel Elton Marcel Dorce.

O modelo entrega agilidade e força para encarar qualquer terreno. O modelo é equipado com tração 4x4 e com controle de tração (ATC), em que sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento.

Pronto atendimento e agilidade

Além dos pontos relacionados aos veículos, o sargento Reduan Gama, responsável técnico do setor de projetos da unidade, sinaliza que o atendimento pós-vendas e ampla cobertura nacional são diferenciais da marca. “Graças à fabricação nacional, o atendimento oferecido pelas concessionárias da montadora é extremamente ágil e capilarizado. Contamos com caminhões operando em diferentes munincípios do Estado de São Paulo e temos o suporte técnico à disposição sempre que necessário. Desta forma nossa frota não fica parada e estamos aptos a atender aos chamados com a prontidão necessária”, compartilha.

Com a solidez de uma década de parceria, a VWCO e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo seguem firmes em seu compromisso de trabalhar juntos para aprimorar os serviços prestados à comunidade. “Mais do que fornecer caminhões, construímos uma relação de confiança com o Corpo de Bombeiros”, completa Adriana Cecconello, gerente de Vendas ao Governo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Compreendemos a importância do trabalho da corporação e nos dedicamos a oferecer os veículos e o atendimento que os auxiliem da melhor forma possível no cumprimento de sua missão: salvar vidas.”

Volkswagen Caminhões e Ônibus

sábado, 3 de agosto de 2024

NISSAN EXPÕE VERSA SR COM PINTURA JAPONESA VENCEDORA DO CONCURSO DE DESIGN DA MARCA NA FESTA DA CEREJEIRA EM FLOR

Chegou a vez de mais um evento tradicional da cultura nipo-brasileira receber o Nissan Versa SR com a arte que homenageia a imigração japonesa no país. O veículo que materializa o projeto de Lian Pieri, vencedor do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan, agora está exposto na 53ª edição da Festa da Cerejeira em Flor, em Campos do Jordão (SP).

O carro personalizado é resultado de uma acirrada competição, a mais disputada da história do concurso, para escolher a pintura que melhor representasse o Nissan Emotional Geometry Design. Assim é chamada a linguagem de desenho da marca, que transmite energia, desperta a emoção por meio da estética e alinha a tradição à modernidade. O projeto de Lian, estudante de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), incorpora referências históricas como o navio Kasato Maru, que deu início a um fluxo contínuo de imigração de japoneses para o Brasil, e mantém em todos os grafismos a aparência da arte pintada à mão, em referência às pinceladas da caligrafia tradicional japonesa, Shodō.

"A interpretação de Lian ao tema da cultura japonesa junto ao Nissan Emotional Geometry Design foi muito bem implementada. Os elementos como Monte Fuji, o Samurai e o Tori se encaixaram ao Nissan Versa 2025 com fluidez e harmonia. As cores escolhidas por ele também se conectam ao DNA da Nissan", explica Fernando Andrade, designer da Nissan América Latina e um dos jurados do concurso da marca que seleciona projetos de estudantes de Design e Desenho Industrial de todo o Brasil.

Todos esses conceitos dialogam em perfeita harmonia com a proposta da Festa da Cerejeira em Flor, em Campos do Jordão. O evento reproduz o hanami, costume japonês de contemplar o florescimento da cerejeira (sakura) e celebrar a chegada da primavera por meio de um dos principais símbolos do Japão. Sua história remonta ao intercâmbio cultural decorrente da imigração e à necessidade de um povo de fincar raízes num novo local sem jamais esquecer sua origem.

Após as doações das primeiras mudas ao Brasil e à adaptação plena da espécie ao clima de Campos do Jordão entre as décadas de 1930 e 1960, a florada das cerejeiras começou a atrair imigrantes japoneses que tinham saudade do espetáculo que presenciavam em sua terra natal. O número de visitantes aumentou progressivamente e o evento também cresceu, incorporando festividades musicais, danças, artesanato, culinária e outras manifestações culturais nipo-brasileiras.

O Versa SR com a pintura mais japonesa é uma das atrações da edição deste ano do Festival da Cerejeira em Flor, até domingo, 4 de agosto, e nos dias 10 e 11 de agosto (sábado e domingo).

O Nissan Versa 2025 mantém os itens consagrados da linhagem, como espaço interno, design atual e moderno, amplo porta-malas e uma lista de equipamentos recheada desde a versão de entrada Sense. Agora, a fabricante japonesa lança mais uma versão: o Nissan Versa SR. Com essa quarta opção na linha, a Nissan passa a oferecer ainda mais opções aos consumidores que procuram um veículo moderno e que entrega um excelente pacote de equipamentos e tecnologias.

O modelo traz itens que realçam seu estilo, oferecendo exclusividade aos clientes que buscam algo a mais em um sedã (Premium Excitement). Externamente, o Nissan Versa SR apresenta emblemas de identificação na grade frontal e traseira, retrovisores externos e grade na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas. Por dentro, o visual é diferenciado. A nova versão é claramente identificada pelas costuras em laranja. O painel conta com acabamento em black piano e o volante com material sintético premium.

Serviço
Exposição do Versa SR com a pintura japonesa na Festa de Cerejeira em Flor
Parque da Cerejeira de Campos do Jordão
Av. Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173 - Campos do Jordão (SP)
4 de agosto (domingo)
10 de agosto (sábado)
11 de agosto (domingo)
Horário: 9h às 16h

Nissan Brasil