sábado, 10 de agosto de 2024

OBSERVAÇÕES. UMA OU OUTRA ATÉ BOA. Por Marli Gonçalves*

Seguem observações cotidianas. Ando pelo mundo prestando atenção em tudo, cantarolando mais do que em cores e nomes, como na música Esquadros, de Adriana Calcanhoto, embora ela relate também muito do que também vejo e sinto.

É incontrolável, e natural, da minha personalidade, e creio até que é muito por isso sigo no jornalismo há tantas décadas, e escrevendo contando as impressões. Isso me vale um enorme cansaço no fim do dia. Meu irmão, brincando, até briga comigo: me chama de síndica quando observo as mínimas mudanças por aí, ao redor, algumas pequenas, que poderiam até ser consideradas desimportantes. Para mim, não são. São transformações, mudanças, progresso ou ruínas, lascas profundas na memória, e explicações ou comprovações. Comportamentos a serem registrados.

Observo, mentalmente meus olhos captam tudo ao redor, sempre fui assim, o que me garantiu várias vezes a sobrevivência em situações de risco. Sempre de alguma forma ligada, vendo, aliás, também ouvindo, pensando, anotando mentalmente o mundo passar na minha frente, tentando entender. E eu - e todos nós - caminhando nele enquanto gira, cada vez mais rápido, vertiginoso. Ciclos que vêm e vão com mais assiduidade do que as ondas que não vieram e frustraram muitos surfistas agora no Taiti, onde disputavam a Olimpíada.

Creio que as pessoas não deviam estar tão distraídas como muitas que noto, absortas em telas, na vida dos outros, em questões menores enquanto as principais podem afundá-las. É difícil, por exemplo, até sem querer, você ouvir a conversa de mais de duas pessoas e elas não estarem fritando uma outra que não está presente, e que onde estiver sua orelha esquerda deve ficar em chamas.

Mas nem tudo é para o mal, e apresento a maior novidade do momento que tenho reparado, no meio de tanta intolerância: a volta de uma certa gentileza; digo certa porque ainda não é generalizado. Mas mais gente que cruzo no caminho dá um sorriso, um bom dia, uma boa tarde. Dá licença. Para o carro na faixa para que os pedestres atravessem. Busca ser solidário em algo, ser necessário, dá atenção. Acho que começa uma reação ao muito que perdemos de qualidade de relacionamento durante a pandemia. Mesmo estando bem ciente que há uma grande loucura no ar, e cada vez sabendo mais de gente “normal” surpreendendo e tendo atitudes e reações absurdas, algumas violentas, e incontroláveis.

Tenho sabido, por outro lado, também de um número bem significativo de pessoas maravilhadas com uns remedinhos esquisitos para emagrecer. Ozempic, Wegovy, Monjouro; deve ter outros, e chegar mais porque rentáveis, ah, lá isso são. Todos muito caros, coisa para quem pode comprar, importar, conseguir por algum meio. Estão na moda. São indicados para diabetes, mas usados por quem não tem esse mal, doença terrível que conheço bem porque perdi minha mãe com ela. Na época, o máximo que tínhamos – e eu importava com muita dificuldade - era uma medicação alemã de liberação prolongada de insulina, o Lantus, hoje já no mercado e mais acessível.

Comento porque já vi desastres com modas como essa. Adolescente, quase pirei na época pré-vestibular com a indicação médica – e ele era bem conhecido: um tirava o apetite e ligava; outro, desligava. Como um interruptor. Parei a tempo. Teve quem não conseguiu.

Hoje, dizem, esses modernos ligam, deixam as pessoas se achando mais inteligentes e capazes; pior, sendo associados a outras drogas indicadas para quem tem TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Devo informar que estão espalhadas no mundo artístico, empresarial e político, entre as pessoas que comandam muitas vezes algo que nos diz respeito. O que explicaria até como de vez em quando somos informados de decisões e ações fora de parâmetros, de acidentes causados por playboys em possantes, promessas políticas feitas de dia e desfeitas à noite como Penélopes. Uma espécie de cocaína oficializada, inclusive por muitos daqueles que vêm batendo no peito contra a descriminalização de drogas como a maconha, essa planta com efeitos terapêuticos comprovados.

Temos muito a observar por aí. Além da magreza.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS APRESENTA PRIMEIRO MODELO DA FAMÍLIA E-VOLKSBUS

Após um ano do início de seus testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu primeiro modelo da família e-Volksbus desenvolvido em sua fábrica de Resende (RJ). Além de emitir zero carbono e reduzir ruídos, o ônibus elétrico e-Volksbus 22L garante altos padrões de eficiência energética e economia operacional, redefinindo o transporte público urbano para uma mobilidade sustentável, combinando tecnologia, conforto e segurança.

Com capacidade para transportar até 82 pessoas, podendo receber carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento, o modelo tem peso bruto total de 22 toneladas e está equipado com motor de 280 kW e torque máximo de 2.300 Nm. Acoplado a este motor está uma conjunto redutor capaz de elevar o torque de saída até 4.050 Nm, assegurando máxima performance nas operações e aclives urbanos.

O e-Volksbus 22L é alimentado por um conjunto com 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para aplicações severas com ampla segurança. Essa configuração proporciona uma autonomia de até 250 km, com 385 kW/h, em uma única carga de até três horas. Haverá ainda o opcional de oito packs de baterias, com uma autonomia menor.

O plugue de recarga do veículo, com capacidade para atender a carregadores de até 160 kW de potência, pode ser localizado na traseira ou na dianteira do ônibus, flexibilizando conforme a necessidade do cliente na garagem.

As baterias estão localizadas no teto e na traseira do veículo. Contam ainda com sistemas de gerenciamento térmico independentes, o que otimiza a performance e o consumo energético, assegurando uma boa equalização térmica dos packs de baterias. Isso facilita o processo de encarroçamento e assegura uma maior durabilidade para o sistema.

O sistema de direção do e-Volksbus tem redundância no seu funcionamento, permitindo maior confiabilidade e segurança durante a operação, entregando assistência hidráulica contínua para o motorista, em qualquer condição e com um controle total do veículo.

Com o sistema de frenagem regenerativa, com ajuste de quatro níveis de potência, o ônibus elétrico da VW é capaz de recuperar energia durante as desacelerações, aumentando sua eficiência energética durante a operação diária. Já o sistema Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente a performance do veículo para maximizar a autonomia.

Além disso, o ônibus elétrico VW vem com alta tecnologia em sistemas de segurança, proteção elevada para operação inclusive em regiões alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD. Oferece ainda a função “door brake”, que freia o veículo quando as portas são abertas para embarque e desembarque de passageiros.

A acessibilidade do veículo se destaca pelo seu conceito “low entry”, com piso baixo na parte central e dianteira, que somados ao sistema de ajoelhamento, de elevação e de agachamento, facilitam e agilizam o embarque e desembarque de passageiros. Outra configuração que contribui ainda mais com o conforto dos passageiros é a suspensão pneumática integral nos eixos dianteiro e traseiro, assegurando maior conforto para quem viaja no veículo. Entre os diferenciais do e-Volksbus, também está o ar-condicionado inteligente, completamente integrado ao sistema de controle eletrônico do chassi do veículo, permitindo o máximo conforto térmico aos passageiros e otimização energética.

O painel de instrumentos segue a mesma linguagem já consagrada no e-Delivery, trazendo informações de forma intuitiva e prática para o motorista acompanhar tanto o consumo quanto a recuperação de energia do sistema. O e-Volksbus conta também com conjunto de pneus reforçados, dedicados para a operação urbana de ônibus elétricos e capazes de suportar maior capacidade de carga.

A plataforma do chassis e-Volksbus tem como base o chassi modular da atual versão a diesel, assegurando robustez e durabilidade ao conjunto. Já a eletrificação mantém a mesma base da plataforma modular e-Delivery, amplamente testada e validada exaustivamente ao longo dos últimos cinco anos no Brasil e na América Latina.

Dessa forma, a Volkswagen Caminhões e Ônibus assegura a durabilidade dos componentes nas mais diversas condições de operação. Além disso, a rede de concessionárias e o centro de peças e acessórios já estão capacitados com todo o conhecimento técnico para apoiar a operação e pós-vendas do veículo, uma vez que o mesmo compartilha os componentes da plataforma e-Delivery.

Volkswagen Caminhões e Ônibus 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NISSAN CRIA TINTA QUE AJUDA A REDUZIR TEMPERATURA INTERNA DOS VEÍCULOS

A Nissan vem testando uma pintura automotiva inovadora com o objetivo de reduzir a temperatura ambiente do interior de um veículo em dias quentes e, assim, reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado. Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, especialista em produtos de resfriamento radiativo, a tinta incorpora metamateriais, que são compostos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza e que se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais.

O projeto faz parte da busca da Nissan por inovações diferenciadas que potencializem as viagens e ajudem a criar uma sociedade mais limpa e mais sustentável. Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de um ano no Aeroporto de Haneda, em Tóquio. A tinta fria da Nissan foi aplicada a um veículo de serviço Nissan NV100 operado pelos serviços aeroportuários da All Nippon Airways (ANA), com a colaboração da administração do aeroporto, Ltd., e da Radi-Cool Japan.

Com a sua grande pista aberta, o aeroporto de Haneda proporcionou o ambiente perfeito para realizar avaliações reais do desempenho da tinta sob um ambiente exposto a altas temperaturas.

Embora ainda esteja em fase de testes, os resultados até o momento têm sido impressionantes. Estacionado lado a lado sob o sol, um veículo tratado com a pintura fria da Nissan apresentou redução de até 12º Celsius nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco de até 5º Celsius em comparação a um veículo com pintura automotiva tradicional.

O desempenho de resfriamento da tinta é particularmente perceptível quando um veículo fica estacionado ao sol por um longo período. Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável de entrar, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo a uma temperatura confortável. Isso ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias. Em ambos os grupos motopropulsores, espera-se uma melhoria na eficiência, bem como no conforto dos ocupantes.

Inovação que se adapta

O metamaterial incorporado à pintura fria da Nissan apresenta duas partículas de microestrutura que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar que normalmente causariam vibrações em nível molecular dentro da resina da tinta tradicional para produzir calor.

A segunda partícula permite o verdadeiro avanço. Ele cria ondas eletromagnéticas, que neutralizam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da pintura fria da Nissan reduzem a transferência de calor para superfícies como o teto, capô, portas e painéis.

O desenvolvimento do projeto está sendo liderado por Susumu Miura, gerente sênior e especialista do Laboratório de Materiais Avançados e Processamento do Centro de Pesquisa da Nissan. Ele desempenhou um papel de liderança no premiado material acústico de redução de ruído da Nissan e dedicou grande parte da sua carreira na Nissan explorando formas de tornar os automóveis mais silenciosos, mais frios e mais eficientes.

"Meu sonho é criar carros mais climatizados sem consumir energia", explicou Miura. "Isto é especialmente importante na era dos veículos elétricos, onde a carga do funcionamento do ar-condicionado em dias quentes pode ter um impacto considerável no estado da carga", disse Miura.

Embora a tinta de resfriamento radiante não seja nova, ela é normalmente usada em edifícios e estruturas. Muitas vezes é muito espesso, exigindo aplicação com rolo de pintura. Sem qualquer acabamento transparente, pode deixar um resíduo calcário ao ser tocado.

Os principais desafios que Miura teve de considerar ao desenvolver uma versão para automóvel foram garantir que este pudesse incorporar um acabamento transparente, podendo ser aplicado através de uma pistola de pulverização (não um rolo) e cumprir os rigorosos padrões internos da Nissan à qualidade da pintura.

Desde o início do desenvolvimento em 2021, Miura e a sua equipe testaram mais de 100 amostras e estão atualmente avaliando uma espessura de 120 mícrons, aproximadamente seis vezes mais espessa do que a tinta automóvel típica. Eles confirmaram resistência ao sal e lascas, descascamento, arranhões, reações químicas, além de consistência de cor e capacidade de reparo. À medida que o desenvolvimento avança, Miura e a sua equipe continuam explorando opções mais finas que oferecem o mesmo nível de desempenho de refrigeração.

Enquanto os testes e o desenvolvimento estão em andamento, para Miura e sua equipe, a esperança é que um dia ele possa ser oferecido para pedidos especiais e em uma variedade de cores.

Miura vê um forte potencial, especialmente para aplicações em veículos comerciais leves, como vans, caminhões e ambulâncias, que passam a maior parte do dia circulando.

Nissan Brasil

CEGONHEIROS AINDA MANTÉM A TRADIÇÃO DE PASSAR A PAIXÃO DE PAI PARA FILHO

Categoria é uma verdadeira família e a paixão pelos caminhões
e pelas estradas persiste a cada geração

A Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Para além de lançamentos de produtos e serviços e oportunidade para realizar bons negócios, a Feira do Cegonheiro, como também é conhecida, é um momento de confraternização e de reunião anual da família em torno do universo dos caminhões. Uma demonstração disso é que a arte de transportar veículos zero-quilômetro tem passado de geração para geração, além de inspirar parentes de toda a árvore genealógica. O evento acontece em 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz).

A história da maioria dos cegonheiros começa igual a de inúmeros profissionais brasileiros. No auge da industrialização, entre as décadas de 1960 e 1980, um parente ou amigo migraram de várias regiões do país para o Sudeste, em busca de melhores condições de vida e trabalho. Um se estabelece, chama o outro, que chama mais um. No caso dos cegonheiros, a paixão pela estrada e por caminhões também os acompanha desde a infância.

“Muitos aprenderam a dirigir em tratores, ainda menores de idade. Outros, ficavam observando os caminhões passarem na pista, sonhando com o dia em que estariam naquele lugar”, conta José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg.

Por causa dessas histórias que se confundem, a categoria dos cegonheiros, representada pelo Sinaceg, se considera uma grande família, inclusive, com laços de sangue. A família do Boizinho é um exemplo.

No início dos anos 1970, de Maribondo, em Alagoas, veio o Clóvis Marques da Silva, seu irmão mais velho. Na sequência, chegaram outros irmãos e o cunhado, Benedito Galdino, pai do Márcio Galdino, diretor regional do Sinaceg. “Antes de se tornar cegonheiro, o pai teve vários empregos, todos ligados ao setor de transportes. Com visão empreendedora, comprou o primeiro caminhão em 1983 e começou a realizar o sonho de ser cegonheiro.”

O Márcio e o irmão, Marcos Galdino da Silva, acompanhavam o pai desde criança. Seguir a trajetória do senhor Benedito foi natural. “Minha primeira viagem sozinho foi em 1991: uma entrega de veículos no Rio de Janeiro.”

e/d: Boizinho no início da carreira e o pai do Diretor Regional do Sinaceg, Márcio Galdino.

O tempo passou. Deixaram a estrada, mas não a cegonha. A família Galdino tem uma transportadora, na qual trabalham, além dos filhos e filha, os netos do sr. Benedito. “Felizmente, com o trabalho que meu pai começou, conseguimos formar nossos filhos, que, hoje, ajudam a cuidar da parte administrativa da empresa”, diz Márcio Galdino, reforçando que o segmento já começa a sentir falta de mão-de-obra para a estrada. “A terceira geração não quer seguir no volante. É cada vez mais difícil encontrarmos cegonheiros com menos de 30 anos. As novas gerações mantêm os negócios da família, mas em outras atividades.” 

O Boizinho, o mais novo entre dez irmãos, foi um dos últimos a deixar Maribondo. Seu primeiro emprego foi como lavador de copos, no restaurante da prefeitura de São Bernardo do Campo, onde, inclusive, ganhou o apelido. “O chefe falava que eu trabalhava igual a um boi”, conta, lembrando que foi esse chefe que o ajudou a comprar o primeiro caminhão. “A partir daí, foram 21 anos de estrada, empreender na minha própria transportadora e deixar o volante para me dedicar mais ao Sinaceg.” 

Boizinho está na sua quarta gestão na diretoria do sindicato, sendo quatro como presidente e uma como vice, totalizando 17 anos. Dos quatro filhos, Ronaldo, conhecido como Júnior, Régis, Renan e Carol, os “meninos” seguem os passos do pai no segmento, mas longe do volante. “O Ronaldo também herdou a vontade de lutar por melhorias para a categoria. Atualmente, é vice-presidente da Feiceg (Federação Interestadual dos Cegonheiros).”

José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg, esposa e filhos, que tocam os negócios da família.

A essas histórias, juntam-se tantas outras de famílias de cegonheiros, que fazem da Expo de Transportes do ABCD um ponto de encontro. Entre um e outro estande, lançamentos de produtos e negócios, muita diversão, conversa para colocar em dia e causos para relembrar.

Serviço
24ª Expo de Transportes do ABCD
De 26 a 28 de setembro, das 16h às 22h
Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz)
Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 
Centro - São Bernardo do Campo
Entrada e estacionamento gratuitos

Conexão EventosFundada em 2011, a Conexão Eventos é especializada na criação e produção de eventos corporativos e particulares, como feiras, congressos, lançamentos, inaugurações, casamentos e confraternização, entre outros.

SinacegHá mais de 50 anos, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) representa a categoria dos cegonheiros, profissionais que transportam veículos zero-quilômetro pelo Brasil, contribuindo para o crescimento econômico e social do país.

24ª Expo de Transportes do ABCD
Grupo Printer Comunicação

RANDONCORP FECHA SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024 COM RECEITA LÍQUIDA CONSOLIDADA DE R$ 3 BILHÕES

A Randoncorp registrou no segundo trimestre de 2024 uma receita líquida consolidada de R$ 3 bilhões. O número representa um avanço de 17,6% em relação aos três primeiros meses deste ano, e de 7,5% na comparação com o segundo trimestre do ano passado. O EBITDA Ajustado somou R$ 431,2 milhões, com margem EBITDA Ajustada de 14,4%. A ampliação das receitas do mercado interno, impulsionada pela recuperação na produção de caminhões com maior demanda por peças e pelo bom nível de vendas de semirreboques aos setores da indústria e do agronegócio, foi um dos principais fatores que favoreceram esses números.

Entre as verticais de negócios da companhia, as unidades de Autopeças – Castertech, JOST Brasil, Master e Suspensys – tiveram desempenho positivo, com bons volumes de vendas no período. A vertical Montadora também avançou nesse quesito, com retomada do ritmo produtivo de semirreboques e maior disponibilidade de produtos para atender o mercado. Na vertical de Serviços Financeiros e Digitais foi registrada expansão das receitas oriundas de operações financeiras, com maior base de clientes, atingindo recordes históricos em algumas unidades.

“O que buscamos, cada vez mais, é reforçar a solidez da companhia, com resultados consistentes e crescentes. Temos um compromisso com a geração de valor para nossos investidores, parceiros, clientes e todas as comunidades onde estamos presentes”, salienta o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato.

Já a vertical Controle de Movimentos, que engloba os negócios da controlada Frasle Mobility, enfrentou meses mais desafiadores na comparação com períodos anteriores, impactados principalmente por despesas com o encerramento das atividades fabris da unidade Fanacif, no Uruguai, e a situação econômica na Argentina. A empresa fechou o segundo trimestre com receita líquida consolidada de R$ 980,3 milhões, alta de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Como destaque positivo, a Frasle Mobility comunicou a aquisição da Kuo Refacciones, líder do mercado automotivo de reposição do México. A conclusão da operação depende do cumprimento de condições precedentes, dentre elas, a aprovação das autoridades competentes.

“Foi um trimestre marcado por desafios relevantes para o negócio, incluindo o maior desastre climático vivenciado pelo Rio Grande do Sul, que prejudicou parte dos negócios no estado, além de impactos na cadeia logística. Apesar desse contexto desafiador, conseguimos alcançar resultados importantes. Isso demonstra que estamos focados em nosso plano estratégico de longo prazo, no qual projetamos uma empresa cada vez mais global e resiliente”, reforça o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Dos dados apurados na soma do primeiro semestre de 2024, a Randoncorp registrou uma receita líquida consolidada de R$ 5,5 bilhões, 1,6% acima na comparação com o mesmo período de 2023. O EBITDA Ajustado somou R$ 778 milhões, com margem EBITDA Ajustada de 14,1%. Já as receitas no mercado externo, que contabilizam as exportações a partir do Brasil com as operações em outros países, totalizaram nos seis meses US$ 204 milhões.

Destaque em ranking internacional

Pelo quinto ano consecutivo, a Randoncorp alcançou a primeira colocação do ranking Institutional Investor na categoria Small Caps do setor de Capital Goods. Nesta edição, a companhia liderou sete das oito categorias do prêmio, que reconhece as melhores práticas de relacionamento com o mercado de capitais. O ranking é organizado a partir de entrevistas com mais de 1,1 mil profissionais, entre investidores e analistas, que elegem os melhores executivos e empresas do mercado financeiro da América Latina.

Institutional Investor 2024 | Categorias com liderança da Randoncorp:
- Melhor CEO – Sérgio L. Carvalho;
- Melhor CFO – Paulo Prignolato;
- Melhor Conselho de Administração;
- Melhor Programa de Relações com Investidores;
- Melhor Time de Relações com Investidores;
- Melhores práticas ESG;
- Melhor evento com investidores;
- Melhor Profissional de RI – 2º e 3º lugares: respectivamente, gerente de RI e Finanças, Davi Coin Bacichette, e diretor de RI e Finanças, Esteban Mario Angeletti.
- Companhias Small Caps – 1º lugar geral

Principais números do trimestre e do semestre

* Os dados completos podem ser acessados no portal de Relações com Investidores da Randoncorp

Randoncorp
ANK Reputation

PROMETEON INICIA FABRICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PNEUS AEOLUS 22,5 POLEGADAS NO BRASIL

A Prometeon, líder no desenvolvimento, produção e comercialização de pneus comerciais, agro e OTR, começa a fabricar e comercializar no Brasil pneus da marca Aeolus, para caminhões, na medida 22,5 polegadas, a partir deste mês de agosto. A Aeolus e a Prometeon, ambas pertencentes a China National Tyre & Rubber Co, desenvolveram novas linha de produtos, feitas sob medida para as necessidades do mercado brasileiro.

O primeiro lançamento dessa parceria é a linha Neo Allroads, nas categorias S Max e D Max, desenvolvidos para uso rodoviário. O Neo Allroads S Max é aplicável a eixos direcionais e livres, enquanto o Neo Allroads D Max é destinado ao eixo trativo. Ambos estão disponíveis nas medidas 275/80R22.5 e 295/80R22.5.

As linhas Neo Allroads da Aeolus incorporam a tecnologia BeST - Belt Smooth Technology – garantindo melhor pressão de contato com o solo, resultando em um desgaste mais regular e maior rendimento quilométrico. Além de maior economia para os clientes, a tecnologia BeST também proporciona redução na geração de calor durante o uso do pneu, garantindo maior vida útil da carcaça e aumentando o índice de reforma.

Os novos produtos são fabricados na planta da Prometeon em Santo André (SP), compartilhando materiais e processos utilizados em todos os pneus desenvolvidos pela equipe de engenharia da Prometeon.

"Estamos muito satisfeitos com este lançamento”, fala Ricardo Susini, CEO da Prometeon para a América Latina. “Estes novos produtos reforçam nossa estratégia multimarcas e multitier para atender as necessidades dos diversos perfis de clientes. Os pneus Aeolus são distribuídos no mercado brasileiro há muitos anos e os clientes apreciam o desempenho e a eficiência destes produtos", ressalta Susini.

"No desenvolvimento dos pneus levamos em consideração as características do nosso mercado, nossas estradas e nossas condições climáticas, com a garantia de um produto feito com matérias-primas e processos que proporcionam mais desempenho e segurança com menor impacto ao meio ambiente", encerra Ricardo.

Este é o segundo grande lançamento da Prometeon neste ano. Em abril, chegou ao mercado a Serie 02, uma nova linha de pneus radiais que tem como base a inovação tecnológica com a marca Prometeon Engineered. Os lançamentos são resultado de um investimento de cerca de R$ 30 milhões.

Desenvolvidos no Brasil para o Brasil, os pneus Aeolus New Allroads, produzidos pela Prometeon, têm a garantia exclusiva original Prometec até a segunda reforma.

O Prometeon Tyre Group é o único fabricante de pneus que atua exclusivamente no setor comercial, com produtos para o transporte de mercadorias e pessoas, Agro e OTR. A Prometeon possui um portfólio multimarca e multitier, que inclui PROMETEON, PIRELLI, FORMULA, AEOLUS, SESTANTE, PHAROS e ANTEO entre suas principais marcas. O Grupo possui quatro fábricas (duas no Brasil, uma no Egito e uma na Turquia), três unidades de Pesquisa e Desenvolvimento (Itália, Brasil e Turquia), além de um Centro de Desenvolvimento (Egito). Presente nos cinco continentes, emprega aproximadamente oito mil pessoas de mais de 40 nacionalidades.

Prometeon Tyre Group
Néctar Comunicação Corporativa

ABEIFA: VENDA DAS ASSOCIADAS CRESCE 10,4% EM JULHO.

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 8.809 unidades, anotaram em julho último aumento em suas vendas de 10,4% ante junho, quando foram comercializadas 7.978 unidades. Comparado a julho do ano passado, a alta é de 206,7%: 8.809 unidades contra 2.872 veículos.

No acumulado de janeiro a julho, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma 54.574 unidades, 221% mais em relação aos primeiros sete meses de 2023, quando foram emplacadas 17.003 unidades.

Destaque especial novamente para ao dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a julho: os 49.188 veículos eletrificados importados e emplacados pelas associadas à Abeifa representam 52% do mercado total de 94.612 unidades emplacadas.

Participações

Em julho último, com 8.809 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,9% do mercado total de autos e comerciais leves (227.300 unidades). As 54.574 unidades emplacadas nos primeiros sete meses do ano representam marketshare de 4,2% do total de 1.304.354 unidades do mercado interno brasileiro.


Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

JOHN DEERE ANUNCIA ALIANÇA ESTRATÉGICA COM BRADESCO

A Deere & Company e o Banco Bradesco acabam de anunciar uma aliança estratégica inovadora para o mercado brasileiro. A joint venture de 50:50 tem como objetivo fornecer opções competitivas de financiamento para clientes, concessionários e distribuidores da John Deere no país.

Nos termos do acordo, o Bradesco - por meio de sua subsidiária Bradesco Holding de Investimentos - investirá no Banco John Deere, uma subsidiária integral da Deere & Company. Com a joint venture, ambas as instituições pretendem otimizar seu conjunto de serviços financeiros, produtos bancários e processos, fortalecendo sua capacidade de oferecer opções diferenciadas no mercado. O Banco John Deere e o Banco Bradesco potencializarão suas tecnologias disruptivas e intuitivas para atender às necessidades de clientes e dealers de maneira mais eficiente.

“A John Deere está comprometida em transformar a experiência de financiamento para seu público no Brasil”, explica Jorge Sivina, diretor regional da John Deere Financial. “Com essa joint venture, a John Deere Deere visa incrementar seu portfólio e diversificar suas opções de financiamento para equipamentos, peças e serviços, incluindo suas recém-lançadas soluções por assinatura.”

“Esta parceria representa um importante avanço para o Bradesco nos setores de agronegócio e construção, duas áreas-chave da economia brasileira”, analisa José Ramos Rocha Neto, diretor vice-presidente do Banco Bradesco. “Esperamos ampliar nossas opções de financiamento e serviços para clientes, concessionários e distribuidores da John Deere no Brasil”.

A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais, e a implementação da joint venture ocorrerá após as aprovações regulatórias e concorrenciais necessárias. Durante este período, os clientes continuarão utilizando os produtos e serviços do Banco John Deere normalmente. O Banco John Deere manterá sua marca existente.

A transação conta com o Banco Goldman Sachs como consultor financeiro exclusivo da Deere & Company, o escritório especializado em direito empresarial Pinheiro Neto Advogados como consultor jurídico, e a KPMG como consultora contábil.

John Deere - A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere.

Bradesco - Com uma história sólida de 83 anos, o Bradesco é um dos maiores bancos privados do País, que cresceu e evoluiu acompanhando as tendências e os ciclos econômicos do Brasil. Seu modelo administrativo tem a transparência e o compromisso com as boas práticas de governança corporativa. Nos últimos anos, o Bradesco acelerou a integração do atendimento físico com o digital para proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes. O Bradesco está presente em todo o território brasileiro com ampla rede de atendimento, e oferece atendimento segmentado por áreas de especialização e perfil de clientes. Como complemento ao atendimento local e para oferecer suporte aos clientes e às empresas brasileiras no exterior, bem como a investidores e empresas estrangeiras interessadas no Brasil, o Bradesco possui atuação internacional com presença em praças estratégicas como Miami, - com o Bradesco Bank -, Nova York, Londres, Luxemburgo e Hong Kong.

John Deere
CDI Comunicação

IVECO REVELARÁ INOVAÇÕES DE EMISSÃO ZERO, RESULTADO DE SUA ESTRATÉGIA MULTIENERGÉTICA, NA IAA TRANSPORTATION.

Marca continua na jornada pela descarbonização com diversas soluções alimentadas por um ecossistema robusto de parcerias

A IVECO, marca de veículos comerciais do Iveco Group, estará presente na IAA Transportation 2024, plataforma líder em logística, veículos comerciais e setor de transporte, que será realizada em Hannover, na Alemanha, de 17 a 22 de setembro. A montadora lidera sua jornada de transformação contínua, fundamentada em pontos como estratégia multienergética, ecossistema crescente de parceiros, portfólio de serviços integrados e inovação para atingir novos níveis de crescimento, eficiência e competitividade.

Impulsionada pela constante mudança em direção à descarbonização, a IVECO compartilhará as conquistas desse caminho com seus clientes, parceiros e profissionais da indústria em seu estande no Hall 24. A exposição da marca contará com uma frota representativa de sua extensa linha de veículos movidos a biodiesel, biometano, propulsão elétrica a bateria e hidrogênio. 

A IVECO também revelará dois novos veículos de emissão zero, que farão sua estreia global na IAA:
- Um novo veículo comercial leve elétrico, desenvolvido em parceria com a Hyundai, com o qual a IVECO estreará na parte superior do segmento de até 3,5 toneladas;
- O IVECO S-eWay rígido, uma solução de emissão zero versátil e flexível para atender a todos os requisitos urbanos e regionais.

A área interna apresentará as mais recentes soluções avançadas de mobilidade da marca, integradas a uma ampla gama de serviços digitais e financeiros desenvolvidos pela IVECO, com foco na jornada em direção a emissões zero, abordando as demandas de mercado e atendendo às metas de descarbonização.

A área externa de 1.000 metros quadrados exibirá mais de 20 veículos desenvolvidos em colaboração com a rede de encarroçadores da IVECO. Na área de Test Drive, a IVECO oferecerá aos visitantes a oportunidade de experimentar uma frota de 13 veículos em primeira mão, variando de caminhões leves a médios e pesados, incluindo os novos veículos elétricos a bateria e a nova geração IVECO S-Way com tecnologia de direção autônoma PlusDrive.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
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VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS LANÇA SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO URUGUAI

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com seu importador Lestido, ampliou sua presença no Uruguai com o lançamento de novos serviços de atendimento ao cliente. O programa Volks|Assistance e o Volks|Training visam melhorar a experiência dos clientes e aumentar a eficiência operacional dos caminhões VW no país.

O Volks|Assistance oferece um serviço de acompanhamento em rota integrado, através de uma central de atendimento para os clientes VW. Além do Uruguai, o serviço também está disponível no Chile e na Argentina, e com planos de expansão para mais mercados latinos.

“A parceria entre nosso importador Lestido e a VWCO, permite elevar a qualidade e a abrangência do suporte oferecido. Com este programa, podemos oferecer um atendimento mais unificado e relevante para nossos clientes em suas operações diárias," destaca Alberto Anselmo, supervisor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus e responsável pelo mercado uruguaio.

Além disso, o Volks|Training também chega ao país para melhorar a experiência do cliente. A iniciativa de capacitação destinada aos clientes, tem como objetivo proporcionar um conhecimento aprofundado dos produtos Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os treinamentos buscam maximizar a produtividade dos veículos de acordo com o modelo adquirido, diferenciando a marca no mercado.

"O Volks|Training é um grande diferencial para nós e nossos clientes. É uma oportunidade única para que eles conheçam a fundo nossos produtos e aproveitem ao máximo suas capacidades," comenta Alberto.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

NEW HOLLAND INAUGURA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA QUE MONITORA MÁQUINAS EM TEMPO REAL NO CAMPO

Localizada dentro da nova Galleria na fábrica de Curitiba (PR), a Central vai fornecer dados que ajudarão os clientes a aumentar a produtividade e reduzir os custos

Como parte de um ecossistema que tem como missão integrar o gerenciamento da frota de máquinas agrícolas dos clientes por meio de serviços conectados, a New Holland está inaugurando, na fábrica de Curitiba (PR), a Central de Inteligência New Holland.

Posicionada dentro da nova Galleria New Holland, que foi recém-reinaugurada, a Central de Inteligência permitirá monitorar em tempo real todas as máquinas da marca conectadas na América do Sul. Além disso, um time de especialistas ficará responsável por dar suporte aos concessionários e desenvolver projetos focados em aumentar a disponibilidade das máquinas em campo.

“A Central de Inteligência é muito mais que uma central de monitoramento. Ela foi criada para oferecer soluções que aumentem a produtividade e reduzam os custos, otimizando a operação dos clientes safra após safra. Ela é um centro de inteligência que permite usar os dados vindos do cliente para gerar informações que vão muito além de se a máquina está funcionando bem ou não”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

“Esta Central de Inteligência foi criada para gerar uma experiência para os nossos clientes, que poderão, inclusive, fazer um tour pela fábrica e conhecer este espaço, ver sua máquina conectada em tempo real, as informações geradas e conversar com um time de especialistas”, explica Márcio Contreras, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina.

Durante a visita, será possível também experimentar os óculos de realidade virtual, uma solução de treinamento que proporciona uma experiência com maior dinamismo e compreensão das principais funcionalidades das máquinas e seus componentes.

Além de o monitoramento em tempo real da frota ser feito pela Central de Inteligência, ele também é realizado pelos concessionários, por meio de suas próprias Centrais de Inteligência – com uma equipe técnica treinada pela New Holland – que atuam dentro de suas respectivas áreas de abrangência, e pelo próprio cliente, que pode monitorar suas máquinas por meio de um aplicativo. Este monitoramento funciona a partir de um pacote de serviços conectados que pode ser contratado junto ao concessionário.

Ecossistema de conectividade

A tecnologia da Central de Inteligência New Holland integra um ecossistema de conectividade que envolve: um time formado por pessoas focadas em resolver alertas gerados pelas máquinas; desenvolvimento de serviços conectados e tecnologias cada vez mais precisas para máquinas e clientes; treinamento de todo o time da concessionária tecnicamente e comercialmente; um time de suporte especializado nas novas tecnologias para o monitoramento. Ou seja, a Central de Inteligência é o local onde todos os departamentos se conectam. É o “cérebro” das concessionárias. Um local para tomada de decisão e elaboração de plano de ação.

Na Central de Inteligência, o técnico tem acesso a informações que vão auxiliá-lo na predição do que está ocorrendo na máquina conectada. São informações como alertas técnicos, códigos de falha e relatórios que servem de suporte para a análise da “saúde” da máquina. Ao detectar um alerta crítico, por exemplo, o técnico contacta o cliente e o suporte pode ocorrer remotamente ou, se necessário, o concessionário poderá enviar um técnico já com informações do que está ocorrendo com a máquina.

A Central de Inteligência é um local de referência para ajudar o time de técnicos na ida a campo, o time comercial na venda de máquinas e peças, e o time de treinamento e suporte. É um local dinâmico que será frequentado por todo o time da concessionária.

Para o cliente, as principais vantagens que a Central de Inteligência oferece são: agilidade na tomada de decisão; aumento da disponibilidade das máquinas (proatividade e prevenção de falhas, minimizando problemas); e melhora na performance em campo.

Monitoramento na palma da mão

Durante a Agrishow, a New Holland apresentou o novo aplicativo de gestão agrícola disponível para dispositivos móveis e web, o FieldOps™. Completo, versátil e fácil de utilizar, ele reúne em um único lugar monitoramento em tempo real, visualização remota, interface intuitiva e melhor performance, benefícios pensados para uma melhor jornada do cliente no gerenciamento dos dados da operação.

O FieldOps™ unifica as principais necessidades de gestão operacional num único local, evitando que o cliente utilize soluções digitais fragmentadas e múltiplos aplicativos ou plataformas. Ele foi criado para simplificar todo o fluxo de trabalho dos clientes, desde o momento em que se conectam às suas máquinas até a análise após a safra. A sua interface totalmente nova otimiza os fluxos de trabalho, simplifica a gestão agrícola e disponibiliza os dados a partir de qualquer lugar.

Já o SERVE+DIGITAL, é um pacote de serviços que possui uma entrega diferenciada de valor para os clientes com máquinas conectadas, contando com atendimento e suporte da Central de Inteligência. Ele foi criado com os clientes e para os clientes e possui como principal diferencial a personalização dos serviços, ou seja, o cliente tem a oportunidade de personalizar a oferta de acordo com a realidade do seu negócio.

Dentre as opções de oferta estão o monitoramento das máquinas, suporte remoto, envio de relatório e mapas agronômicos, calibração das máquinas, além das opções de variadas de serviços e treinamentos.

Nova Galleria

Inaugurada em 2013, a Galleria New Holland é um espaço pensado para proporcionar uma melhor experiência para colaboradores, concessionários, parceiros e clientes da marca. Ela passou por uma remodelação em 2024 e foi reinaugurada, abrigando agora também a Central de Inteligência.

“A New Holland é uma marca próxima, que valoriza as relações e experiências. Ao longo desses 11 anos, a Galleria se tornou o coração da nossa fábrica. Recebemos milhares de pessoas todos anos que visitam a nossa planta, onde também realizamos lançamentos de produtos, treinamentos com nossos times, coletivas de imprensa, eventos de inovação, entre tantas outras iniciativas. Aqui se tornou um espaço de convivência e experiência da marca”, diz Kerbauy.

A nova Galleria, além de ampliar a infraestrutura com um novo auditório, abriga um espaço multifocal, um showroom de máquinas – algumas delas com valor histórico, como o trator FORD 8 N e a primeira colheitadeira da marca produzida no Brasil, a NH 1530 –, além de produtos do portfólio corrente.

Com 1.600 m² de área construída, a Galleria foi projetada originalmente pelo arquiteto Carlo Malerba, do renomado escritório italiano Studio Carma, responsável por vários edifícios e fábricas de grandes empresas pelo mundo e tem como um dos pilares ser um espaço com práticas sustentáveis.

A New Holland, pertencente à CNH, é uma marca próxima do cliente, que valoriza o agronegócio e possui soluções completas para todos os tipos de culturas agrícolas, seja qual for o segmento e o tamanho da operação. Os agricultores contam com uma oferta de produtos e serviços inovadores, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras, feno e forragem, além de equipamentos específicos para biomassa, silvicultura e agricultura de precisão, complementada por serviços financeiros feitos sob medida e planejados por especialistas. Com uma rede de distribuidores global altamente profissional e o compromisso com a excelência, a New Holland garante a melhor experiência para cada cliente. A New Holland é uma marca da CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) líder global no setor de bens de capital com experiência industrial comprovada, uma ampla gama de produtos e presença mundial.

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NISSAN É ELEITA MAIS UMA VEZ UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO RIO DE JANEIRO PELA GREAT PLACE TO WORK

Pelo segundo ano consecutivo, a Nissan do Brasil foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro, onde a marca japonesa abriga sua sede administrativa e sua fábrica no Brasil - o Complexo Industrial de Resende, no Sul Fluminense, que emprega mais de 2.000 pessoas. Entre 225 inscritas e 80 premiadas, a Nissan figura como a 11ª melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro no ranking da Great Place To Work (GPTW), duas posições acima do ano passado.

A GPTW é uma consultoria global especializada no diagnóstico e transformação da cultura organizacional, e esta é a 17ª edição do ranking no estado. A consultoria analisa as avaliações voluntárias dos próprios funcionários das empresas inscritas. Nesta edição, 163.709 trabalhadores fluminenses responderam ao questionário. Na Nissan, a taxa de participação foi de 90%.

No mês passado, a Nissan do Brasil já tinha obtido, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação do Great Place to Work no país. O processo de avaliação da consultoria primeiro concede este selo às empresas que obtêm os índices exigidos de participação e de pontuação e, na sequência, formula os rankings em diferentes recortes – por setor econômico, por estado, por região, etc. O ranking nacional será divulgado em dezembro.

Em junho, a fabricante de automóveis foi premiada pela pesquisa HRC Equidade BR, realizada pelo Instituto +Diversidade e pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, como uma das Melhores Empresas para pessoas LGBTQIAPN+ trabalharem no país.

"Todos esses resultados consolidam a Nissan como uma grande marca empregadora no Brasil. São marcos importantes na trajetória da Nissan para promover um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo, trilhada por meio de compromissos e ações", explica Wagner Correa, gerente sênior de Recursos Humanos da Nissan do Brasil.

Liderança consciente

Como parte dos esforços para se tornar um excelente lugar para se trabalhar, a Nissan criou o programa Nissan Leadership Way, que tem como pilar o conceito de que o cérebro e o coração são elementos indivisíveis para quem desempenha uma função de liderança. Essa postura consciente busca um equilíbrio entre os resultados e as necessidades humanas com base em quatro valores (dois guiados pela cabeça e dois pelo coração). Cada um desses, por sua vez, se desdobra em dois comportamentos.

Cérebro:
- Criar o futuro: conectar a equipe com objetivos de longo prazo; promover novas ideias.
- Demostrar agilidade: adaptar-se rapidamente às mudanças; tomar decisões.

Coração:
- Demonstrar compaixão: agir com humildade; entender as necessidades individuais.
- Construir a confiança: promover um ambiente inclusivo; empoderar os demais e romper silos.

Muitos estudos têm concluído que liderar com compaixão pode estar associado a um menor esgotamento emocional dos colaboradores, assim como um menor absenteísmo no trabalho. Aqueles líderes que têm como foco o bem-estar da equipe conseguem promover o fortalecimento da fidelização e confiança na organização por parte dos colaboradores, entregando melhor desempenho individual e aumentando a motivação dos times. A liderança consciente com uma visão integradora é cada vez mais adotada nas empresas.

Nissan Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)

A Nissan tem como propósito oferecer a todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, capacidade, religião, idade ou cultura, os mesmos direitos, a mesma representação, oportunidades, apoio, compreensão e respeito, para alcançar seu máximo potencial, assegurando que os colaboradores, clientes e parceiros se sintam respeitados, valorizados e ouvidos.

Por isso, a cultura de Diversidade e Inclusão da empresa está ancorada no conceito de que "Conversas melhores levam a ações melhores", além de cinco princípios norteadores que são a base para construir uma cultura diversa e inclusiva.

- Transparência: Ouvir e falar com intenção.
- Coragem: Incomodar-se e inovar.
- Vulnerabilidade: Estar aberto, saber cometer erros, aprender e experimentar coisas novas.
- Equidade: Reconhecer que a equidade e a igualdade não são a mesma coisa.
- Inclusão: Garantir que nossas ações representem a todos

A Nissan também adotou a iniciativa "Inclusive Conversations", que estimula e guia os líderes a terem conversas sobre diversidade e outros temas sensíveis relacionados ao bem-estar e inclusão.

A empresa está comprometida em desenvolver estratégias para:
- Recrutamento: propósito de ter uma força de trabalho diversa
- Retenção: a Nissan tem como objetivo oferecer carreiras enriquecedoras aos seus colaboradores, para que eles possam maximizar seu potencial e ter acesso a grandes oportunidades.
- Capacitação e experiências: para respaldar nossa estratégia de DEI ao cultivar a aprendizagem, a compreensão e a conexão, impulsionando a jornada de cada colaborador. São oferecidas capacitações presenciais e virtuais aos colaboradores, com foco em temas de DEI que incluem a equidade racial, o pertencimento aos grupos LGBTQIA+ e a inclusão de deficiência, bem como experiências relacionadas ao bem-estar físico, emocional e mental.

Nissan Brasil

OS CRAQUES E EU. Por chicolelis*

e/d: Manoel Maria, ponta direita; Lima, meio campo, Chico Lelis, Edú e Abel, ambos ponta esquerda.

Nesta semana não vou falar de carros, ônibus ou caminhões. Vou falar sobre a grande emoção que vivi com grandes craques do meu amado Santos FC, que assisti muitas e muitas vezes no Estádio Urbano Caldeira ou outros estádios brasileiros.

Foi em um sábado qualquer de um dia de sol em Santos que pude encontrar, abraçar e falar da minha admiração por todos eles: Manoel Maria, Lima, Abel e Edu, craques do Santos, (dos tempos em que ali também brilhavam Pepe, que não pode comparecer, Mengálvio, que também não conseguiu ir, Coutinho, que já nos deixou e, claro, ele, o maior de todos os jogadores do Universo e de todos os tempo, o Rei Pelé).

Mas eu estava muito feliz, pude abraçar cada um daqueles quatro que, eu mais minha mãe Olinda e meu irmão Lub (Luiz Antônio) éramos separados pelos alambrados da Vila Belmiro (Urbano Caldeira) e de muitos outros estádios onde o Peixe jogava e lá íamos nós.

Mas eu estive com todos eles por causa de um outro grande craque do Santos FC. Não um craque de chuteiras, mas de ensinamentos e preparo dos jogadores santistas das décadas de 60 e 70, principalmente. Eu estava ali, naquele sábado, para ouvir o que aqueles meus quatro heróis, para saber o que eles pensavam daquele professor, que, além de ensinamentos no preparo físico, também lhes deu lições de vida, o professor Júlio Mazzei, com certeza o melhor de todos na sua função, reconhecido internacionalmente e grande responsável pelo sucesso do futebol (lá, Soccer) nos Estados Unidos, via Cosmos, time onde o Rei reiniciou sua carreira.

Pura emoção

Quando pedi a cada um deles que falassem o que achavam do professor Júlio Mazzei, via brilho de emoção em cada de seus olhos. Era como se eu mencionasse o nome de um ser de uma outra galáxia. Havia algo de paixão em cada palavra de cada um deles.

Manoel Maria (Manoel Maria Evangelista Barbosa dos Santos) , além enaltecer sua capacidade de ensinamentos na área esportiva, mencionava sempre que o “professor” lhes ensinou que “o caráter era algo que deveriam manter por toda a sua vida, dentro ou fora da sua vida profissional”.

O ponta direita, grande parceiro de Pelé nas cantorias, fez 167 gols pelo Peixe elogiou a postura de Júlio Mazzei, que sempre tratou a todos com carinho e buscando a particularidade de cada jogador “para que cada um de nós conseguisse dar o melhor de si, dentro e fora do campo”.

Abel, (Abel Verônico da Silva Filho)  que viera do América carioca, chegou ao Santos, em 1966, junto com o professor, que viera do Palmeiras. O ponta esquerda, que é pai do jornalista Abel Neto, da ESPN Sports e da Star +, desataca que Júlio Mazzei sempre mencionava a necessidade de se manter o caráter em todos os momentos da vida.

- Em 1972 – conta Abel – sai do Santos e fui jogar no México (em 84 foi para o Qatar) e quando soube da ida do professor para os Estados Unidos eu pensei: se ele faz parte, vai dar certo!

 O Edu, outro ponta esquerda do time santista, da Era Pelé, foi mais jovem jogador a participar da Copa do Mundo, em 1966, aos 16 anos. Ele considerava Júlio Mazzei como um grande amigo. “Mais que isso, acrescenta ele, um verdadeiro pai para mim e para outros jogadores da época”.

O jogador, que facilmente ficava a cima do peso, dizia para o professor que precisava melhorar o seu treino e ele alertava para não exagerar. Mas, ao mesmo tempo advertia o ponta dizendo que ele precisava melhorar condicionamento físico.

- Você precisa melhorar o seu preparo, porque a capacidade de jogar bola você já tem, conta Edu o que ouvia de Júlio Mazzei.

Além de ensinamentos no preparo físico, Mazzei também foi professor de Inglês do jogador. Edu conta que em todas as viagens ao exterior procurava sentar ao lado dele para aprender o idioma. E aprendeu!

Outro aspecto que Edu ressalta nos ensinamentos do professor é que ele sabia das necessidades de cada um no time. E conta que, em dias de chuva., quando o time treinava no Ginásio Athié Jorge Couri, ele ia fazer exercícios no campo, porque tinha pés chatos e o piso do ginásio era duro e lhe causava dor.

Edu, como seus colegas, destacou que “ele, o professor, ajudou-nos a formar nosso caráter e hoje, estamos aqui, reunidos com nossa família porque seguimos seu conselho”.

Lima, conhecido com o “Coringa” daquele melhor time do Mundo, também demonstra todo o seu carinho pelo professor Mazzei, lembrando que seus ensinamentos foram de grande importância para o seu desenvolvimento no futebol.

“Eu não poderia ter melhor preparador, orientador e amigo que o professor Júlio Mazzei. Ele nos ensinou a amar o que fazíamos. Quando terminava o treino, a maioria de nós não ia embora senão tivesse algum compromisso. Continuávamos treinando chutes ao gol, ensaiando novas jogadas. E ele, também não ia embora, ficava ali conosco até que fossemos embora. Sempre nos orientava na melhor forma de conviver com os companheiros do clube e com a família. O caráter, para ele, era a coisa mais importante, e isso todos nós carregamos em nossas vidas até hoje.

Foram algumas horas deliciosas em que eu pude registrar todo o carinho que esses quatro craques dedicaram - e ainda dedicam – aquele que todos chamam de amigo, pai,  protetor e professor. Não apenas pelos ensinamentos dentro do campo, mas, principalmente pelo que o professor Júlio Mazzei passou para todos eles no que diz respeito ao caráter, que todo mencionam emocionados. Foi muito gratificante registrar estes sentimentos.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

CHASSI 17-280 DA IVECO BUS ESTREIA NOVA VERSÃO SUSPENSÃO PNEUMÁTICA NA LAT.BUS 2024

Um dos maiores sucessos da IVECO BUS na América Latina, com a maior potência do segmento, o chassi BUS 17-280, escolha ideal para quem prioriza a rentabilidade, estreia na Lat.Bus/Transpúblico 2024 a nova versão Suspensão Pneumática, que entrega mais conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade ao motorista e economia ao operador. Disponível nas configurações urbano e rodoviário, a tecnologia atende a demanda de operadores que se debruçam em oferecer um serviço cada vez melhor para os usuários: uma nova realidade para ônibus de motor frontal.

A versão mantém os atributos de robustez, baixo consumo de combustível e redução de custo operacional do BUS 17-280 que fazem do modelo uma opção cada vez mais reconhecida no mercado.

As recentes vendas do BUS 17-280 comprovam o grande sucesso, com players referência que se tornaram clientes IVECO BUS ao optar pelo produto. Entre as entregas estão um total de 100 unidades programadas para a Rápido Sumaré, empresa integrante de um dos maiores conglomerados de transporte do Brasil, do estado de São Paulo; 30 unidades já fornecidas para a Expresso Nordeste, de Campo Mourão (PR); e 20 para a Italianinha Tour, de Matelândia (PR).

Em Minas Gerais, a Viação Minas Gerais (VMG), maior frotista IVECO BUS do Brasil, recebeu 8 novas unidades do BUS 17-280 ao longo do ano. Em São Paulo, a Transmimo, de Valinhos (SP), adquiriu 6 novos BUS 17-280; e a Transporte Padovani, de Hortolândia (SP), também optou pelo IVECO BUS ao adquirir 5 chassis encarroçados com a nova carroceria Roma M4, do parceiro Mascarello.

“Estamos entusiasmados com a grande aceitação do BUS 17-280 no mercado brasileiro. A confiança de grandes clientes no produto confirma nosso posicionamento, que se apoia em uma base sólida de relacionamento com parceria e consultoria”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Com a chegada do BUS 17-280 Suspensão Pneumática, os clientes passam a contar com uma opção de alta capacidade operacional e excelente relação custo x benefício, preparada para diferentes configurações, seja qual for a demanda”.

Suspensão dimensionada para a realidade local

Desenvolvida no Centro de Desenvolvimento de Produto do Complexo da Sete Lagoas (MG), a nova suspensão pneumática do BUS 17-280 foi dimensionada para a realidade do operador local, que muitas das vezes trafega com o ônibus em ruas, estradas e via com pavimentação irregular ou, até mesmo, em trechos de terra. Estas características demandam maior robustez e resistência ao conjunto.

A solução Full Air é composta por bolsões de ar, sendo 2 na dianteira e 4 na traseira; batentes auxiliares; válvulas niveladoras de altura; amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. O conjunto propicia um elevado padrão de conforto para os passageiros, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo.

O motorista terá maior comodidade na condução do ônibus, com ganhos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia. Além disso, na garagem o operador terá maior agilidade e a facilidade de manutenção da suspensão pneumática.

Como opcional, o modelo conta com o sistema kneeling, que permite o rebaixamento do veículo para proporcionar mais conforto no acesso dos passageiros.

“A dispensa de necessidade de molas reduz os custos de aquisição e substituição de peças, resultando em menos tempo de ônibus parado para eventuais reparos”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS. “Com o novo BUS 17-280 Suspensão Pneumática, ampliamos as opções de escolha. Os clientes continuam contando com a versão de suspensão metálica, selecionando a que melhor se encaixa às características da sua realidade”, explica.

Motorização Euro 6: potência e torque, com ainda mais eficiência

Além da inédita suspensão a ar de fábrica, o BUS 17-280 Suspensão Pneumática vem com motorização Euro 6 com sistema Hi-eSCR (Redução Catalítica Seletiva) sem EGR e injeção eletrônica Common Rail. A nova configuração do motor FPT N67 trouxe ainda mais eficiência ao modelo, que já se destacava pela potência, de 280 cavalos, e torque, de 950 Nm. A transmissão é ZF de seis velocidades.

O chassi produzido no Brasil foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor.

“A ampla faixa plana de torque máximo resulta em menos trocas de marchas e mais economia de combustível. É a garantia de ter um veículo rentável, econômico e de alta qualidade”, destaca Kazuto.

O PBT na faixa de 17 toneladas permite montar o BUS 17-280 Suspensão Pneumática com as principais carroceria disponíveis, com capacidade para até 70 passageiros + motorista.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

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