domingo, 11 de agosto de 2024

LEXUS ANUNCIA NOVO RX 450H+ NO BRASIL

Primeira marca premium a ter um line-up 100% eletrificado no Brasil, a Lexus continua sua missão de unir luxo, tecnologia e eletrificação com a chegada do RX 450h+, o primeiro híbrido plug-in da marca no país. Ícone da descarbonização no segmento de luxo, o novo SUV da Lexus chega como a versão topo de linha da recém-lançada quinta geração do Lexus RX.

O Lexus RX 450h+ reúne em um mesmo pacote o design refinado característico da marca, a alta oferta de segurança e a experiência de dirigir prazerosa, reafirmando o compromisso da Lexus de criar produtos com entusiasmo, emoção e paixão.

O SUV reforça a liderança global da empresa em eletrificação, além de contribuir com o objetivo da Lexus de reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035. Esse compromisso remonta a 2005, quando o RX 400h – na segunda geração do modelo – foi apresentado como o primeiro SUV híbrido de luxo do mundo.

Eficiência e performance em um pacote tecnológico

O Lexus RX 450h+ é um ícone da descarbonização no segmento de luxo. Seu conjunto mecânico composto por um propulsor a combustão de 2.5 litros de quatro cilindros associado a dois motores elétricos – um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro – com bateria de íons de lítio de 18,1 kWh oferece autonomia de até 56 km no modo totalmente elétrico.

Com o melhor consumo da categoria, o SUV faz 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Já no modo elétrico – baseado na metodologia do Inmetro para equiparar consumo de energia ao uso de combustível (km/l e) –, a novidade faz 36,1 “km/l e” na cidade e 30,2 “km/l e” na estrada.

Com uma potência combinada de 308 cv e 23,6 kgfm de torque, o RX 450h+ traz o máximo da eficiência com alta performance. Esse conjunto mecânico leva o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.

Para aprimorar a experiência de condução, o RX 450h+ é equipado com a transmissão Hybrid Transaxle. Essa transmissão proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

O Lexus RX 450h+ é equipado com o sistema AWD controlado eletronicamente, o que proporciona uma experiência de direção confiante e esportiva, fundamentada na assinatura Lexus Driving Signature. Com distribuição de torque otimizada entre os eixos dianteiro e traseiro, o SUV é capaz de se adaptar às diversas condições de estrada e estilos de direção.

O SUV híbrido plug-in oferece de série um carregador portátil e uma wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em apenas 2h45min.

Design exterior elegante e inovador

A Lexus assumiu o desafio de criar uma identidade visual única para o Lexus RX 450h+ através do conceito Spindle Body, com uma grade frontal que combina forte presença e sofisticação.

O RX 450h+ traz um conjunto óptico composto por faróis de LEDs com acendimento e ajuste automáticos, além de altura personalizável e lavador. Os faróis têm função DRL em formato de “L”, que reproduzem a identidade visual da marca, remetendo ao logo da Lexus.

As molduras cromadas dos vidros laterais destacam a silhueta atlética da carroceria e ampliam a sensação de baixo centro de gravidade. O modelo também traz rodas de liga leve de 21 polegadas com acabamento diamantado e lanternas que se estendem para tampa do porta-malas, que oferece abertura e fechamento com a função hands-free.

O novo Lexus RX 450h+ chega ao Brasil com oito cores disponíveis: Branco Pérola, Prata Iridium, Cinza Cromo, Bronze, Preto Grafite e três exclusivas, sendo a Vermelho Rubio, Verde Musgo e Azul.

Interior centrado no ser humano

Pautado pelo princípio de Omotenashi da marca, termo em japonês que significa hospitalidade, o novo Lexus RX 450h+ foi desenvolvido de dentro para fora, ou seja, todos os comandos se mantêm em posição ergonômica e em posição intuitiva, enquanto o Head-Up display permite visualizar as principais informações no próprio para-brisas.

O design interior baseia-se no conceito Tazuna, centrado no ser humano, com assentos que permitem uma ligação mais profunda e intuitiva entre o automóvel e o condutor para uma melhor dirigibilidade, em uma cabine espaçosa e confortável para os passageiros com três cores disponíveis para o revestimento: Preto, Bege e Marrom.

Os bancos têm sistema de ventilação e aquecimento nas duas fileiras, enquanto motorista e passageiro têm até 14 ajustes elétricos e dez memórias de posição, além de volante com acabamento de couro e madeira. Para garantir o máximo de conforto aos ocupantes, a iluminação ambiente é temática e estão disponíveis seis portas USB-C, bem como uma tomada CA padrão de 120 V.

Para completar a hospitalidade da cabine, o teto panorâmico de vidro proporciona uma experiência mais expansiva para todos, enquanto as persianas retráteis em ambas as portas traseiras oferecem mais privacidade aos ocupantes.

Reforçando o compromisso pela comodidade e conforto, a central multimídia com ampla tela de 14” pode ser controlada pela voz, por meio da frase “Olá, Lexus”, oferecendo conectividade sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson® com 21 alto-falantes.

O Lexus RX 450h+ tem ar-condicionado automático e digital de tripla zona com sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro, sendo três níveis de resfriamento com opção de regulagem automática.

Segurança

No quesito segurança passiva, o RX 450h+ tem sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do mais sistema Lexus Safety System 3.0.

• Sistema de Saída de Faixa (LTA): o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.

• Sistema de Mudança de Faixa (LDA): o sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.

• Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).

• Farol Alto Adaptativo (AHS): acende e apaga parcialmente os LEDs do farol do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.

• Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC): utiliza laser, radar e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.

Outros itens de segurança

• Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.

• Suporte à frenagem de estacionamento: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e caso necessário age com frenagem automática enquanto possui velocidade de até 20km/h.

• Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA): sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar veículos que se aproximam por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro é emitido, junto com um alerta visual que se acende no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.

O SUV também oferece controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote: luzes de iluminação lateral (cornering lamp), sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA).

O novo Lexus RX 450h Plug-In também vem de série com freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, sistema Isofix, câmera de visão 360° e sistema de estacionamento automático.

Melhor experiência premium em todos os pontos de contato

Atualmente a Lexus tem dez concessionárias em algumas das principais cidades do Brasil: duas unidades em São Paulo (SP), uma no Rio de Janeiro (RJ), uma em Belo Horizonte (MG), uma em Curitiba (PR), uma em Porto Alegre (RS), uma em Vitória (ES), uma em Salvador (BA), uma no Recife (PE), além de uma recém-inaugurada unidade em Brasília (DF). E estamos focados em atender as necessidades dos nossos clientes em todos os seus pontos de contato com a marca e oferecer a melhor experiência premium do mercado.

Nos destacamos como a única automotiva premium no país a oferecer uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas, além de oito anos de garantia no sistema híbrido. Isso reafirma o compromisso da Lexus em fornecer confiança, qualidade e segurança aos proprietários dos veículos da marca.

Marca oferece garantia de cinco anos sem limite de quilometragem

Nossos clientes também contam com o LexusCare, em um conjunto completo de serviços e benefícios padronizados inédito no Brasil, proporcionando uma experiência ainda mais excepcional e exclusiva no segmento premium, além oferecer os valores mais competitivos do segmento premium quando o assunto é pacote de revisão. Com isso, os clientes da Lexus podem usufruir de uma manutenção de alta qualidade a preços fixos.

A Lexus se orgulha de oferecer a mais abrangente assistência 24 horas no mercado de luxo. Independentemente de qualquer problema ou pane no veículo, os clientes podem contar com a expertise e o suporte do LexusCare a qualquer hora, em qualquer lugar. E, caso seja necessário, a Lexus disponibiliza outro veículo durante todo o período de manutenção, gerando maior comodidade e conforto para os proprietários.

Temos uma capacidade de atender prontamente cerca de 90% de pedidos que envolvam peças de reposição (as que demandam mais volume por casos de colisão, por exemplo) e outros pedidos em no máximo 25 dias. Este é hoje o tempo mais curto entre as marcas premium e, além disso, nossos clientes podem contar com o suporte de toda a rede Toyota em território nacional, o que traz reforça o peace of mind dos nossos clientes.

PreçoO novo Lexus RX 450h+ chega em versão única com preço sugerido de R$ 609.990.

LexusDesde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e o compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 11 modelos.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

SCANIA ANUNCIA NOVO PAINEL DIGITAL PARA LINHA DE ÔNIBUS

A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania ganhará, de série, a partir de janeiro de 2025 um novo painel digital e uma nova arquitetura eletrônica. Essas novidades foram apresentadas pela Scania na Lat.Bus 2024.

“Não poderia haver melhor palco para esses lançamentos do que a Lat.Bus”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “No estande da marca, o visitante pôde ver em primeira mão como será o novo painel. A filosofia da Scania é trabalhar com a melhoria continua dos seus produtos. Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela.”

O novo painel digital tem 12,3’ polegadas com alta tecnologia embarcada e design moderno e de fácil acesso e manuseio. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.”

Marcelo Gallao

A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8x2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré. “Mais um passo fundamental para a total segurança do motorista e passageiros durante a viagem, e, consequentemente na preservação de vidas.”

No quesito conforto ao motorista passa a fazer parte da linha 2024/2025 o Acelerador Inteligente, além dos itens já de série suspensão eletropneumática e assistente de partida em rampa (Auto Hold).

Assessorias de Imprensa 
Scania | Operações Comerciais Brasil
Scania Latin America | Operação Industrial 

PEQUENAS EMPRESAS PRECISAM SER INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS

A inovação e sustentabilidade foram destacadas como práticas estratégicas para o comércio e prestação de serviços entre pequenas atividades e empresas de médio e grande portes. O conceito foi discutido na última semana durante o Fórum Regional de Inovação e Sustentabilidade, no auditório da ACISBEC - Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo.

e/d: Livio Giosa, presidente do CNDA; Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC; Vander Morales, presidente do Sindeprestem,; e Valter Pieracciani, sócio fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas; participaram do evento Foto: Raphael Federighi.

O evento ocorreu em parceria com o Sindeprestem - Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo -, que comemora, neste ano, 33 anos de sua fundação.

O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, abriu a apresentação e disse que é importante levar temas modernos e alinhados com o que está acontecendo no País e no mundo ao conhecimento dos associados e empreendedores em geral. “Esse é também o papel da entidade e ficamos satisfeitos com parceria que agregue informação”, disse.

Competitividade

Lívio Giosa, presidente do CNDA - Conselho Nacional de Defesa Ambiental - e Coordenador Geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental (IRES) explicou que inovação e sustentabilidade são fundamentais para gerar maior competitividade. “São conceitos essenciais para que as empresas tenham um desenvolvimento mais acelerado”, afirmou.

A sustentabilidade é um tema que está na agenda mundial no momento crítico das mudanças climáticas, segundo o executivo. “É mais do que necessário discutir o papel das organizações, dos colaboradores para que cada um faça a sua parte. As empresas do ABC têm um papel importante nessa questão porque representam um valor econômico grande para o Estado e para o país. Além do que precisam se diferenciar da concorrência”, concluiu.

Prática estratégica

Outro palestrante, Valter Pieracciani, sócio fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, concorda que a Região do ABC é um polo influenciador de mudanças da indústria e do comércio. “Estamos mostrando que a inovação está ao alcance de todos e deve ser praticada”, ressaltou.

De acordo com ele, os pequenos negócios correm o risco de perder os seus serviços para as grandes empresas. “No caso das grandes indústrias está ocorrendo a ‘serviceirização’. A solução é correr e inovar mais rápido que elas porque é possível. Aqui no Brasil nós somos inovadores, mas as pessoas chamam de marketing e de TI (tecnologia da informação). Inovação não é só para produtos novos, mas pelo processo e forma no negócio. Nós somos bons só que olhamos para a Alemanha”, destacou.

O presidente do Sindeprestem, Vander Morales, disse que a adoção de práticas sustentáveis ESG - Environmental Social Governance - coloca as empresas em destaque e agrega valor ao ecossistema do negócio. “Implementar boas práticas sustentáveis é um caminho sem volta”, finalizou.

ACISBECInstituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

ACISBEC
Atual Imagem Comunicação

sábado, 10 de agosto de 2024

CARRO ELÉTRICO CRIADO POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS É BICAMPEÃO NA 20ª EDIÇÃO DA FÓRMULA SAE

Carro elétrico criado pela B'Energy garantiu bicameponato para a equipe de estudantes da Facens

O grupo de 18 estudantes de cursos nas áreas de engenharia e tecnologia, além de um professor orientador, construiu o veículo usado na competição no Laboratório de Inovação e Competições Estudantis (LINCE) da Instituição e repetiu o feito um ano após a primeira conquista. O grupo foi o melhor entre 21 equipes de universidades de todo o Brasil. O evento reuniu mais de mil alunos de 58 instituições de ensino superior no início do mês de agosto.

Kariston Oliveira, coordenador do laboratório, conta que a equipe foi fundada há 12 anos por alunos da Facens. “Desde então, eles podem usufruir de toda a estrutura do laboratório, temos máquinas robustas e que suprem 100% da demanda dos estudantes. Eles ficam imersos nessa jornada de desenvolvimento e aprendizado na prática. Além disso, participar da competição promove uma integração entre diferentes cursos e fomenta uma troca importante para o crescimento de cada um”, diz. O LINCE é a base para o projeto e oferece toda a estrutura para que os carros sejam construídos do zero, com soldagem, moldes, e todas as ferramentas e equipamentos necessários, além de ter um espaço para os testes.

“Somos pioneiros na categoria elétrico e estamos escrevendo nossa história desde 2012, sempre buscando inovação e excelência. Além de termos sido campeões no último ano, também fomos vice-campeões em 2017, 2019 e 2022”, conta Lydia Souza, membro da equipe. Ela conta ainda que o carro pesa 222kg e vai de 0 a 100km/h em apenas três segundos. “A velocidade máxima que alcançamos é de 127km/h, com uma potência de 92CV e bateria de 300 volts”, acrescenta.

Carro à combustão

Outra equipe, a V8 Racing, que é composta por 30 estudantes, construiu um carro à combustão que ficou em 13º lugar entre 46 equipes brasileiras e uma equipe boliviana que participou da categoria. Neste ano, o time optou por simplificar o projeto, removendo parte do pacote aerodinâmico e o turbocompressor, resultando em um protótipo mais confiável e previsível que o carro usado em 2023.

“Estamos satisfeitos com o resultado. A equipe está se concentrando em treinar novos pilotos e se preparar para uma reestruturação, com o objetivo de voltar ao topo das competições”, explica Felipe Sanchez, vice-capitão do time.

Além disso, os estudantes podem usar toda a estrutura do LINCE para criar as peças, Sanchez conta que “todas foram prototipadas com impressão 3D antes da manufatura, como as mangas de eixo e os bellcrank, o que ajudou a acelerar o processo de testes antes da montagem final. Essas peças foram projetadas com softwares da empresa patrocinadora e então impressas, testadas e trabalhadas no Centro de Usinagem usinagem e com o torno manual do laboratório.”

A equipe V8 Racing conquistou o primeiro lugar na Fórmula SAE duas vezes, em 2007 e 2017. Além disso, foram vice-campeões cinco vezes (2005, 2006, 2008, 2009 e 2016) e ficaram em terceiro lugar três vezes (2011, 2014 e 2015).

O Centro Universitário Facens é um hub de inovação e tecnologia - um Smart Campus - conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, está entre as top 10 universidades brasileiras, ocupa o 2º lugar no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics entre as universidades privadas brasileiras e é signatária do Pacto Global da ONU, em um espaço verde de 100 mil m², com mais de 60 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC) e 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 47 anos de história sempre priorizaram a integração do mercado com a academia, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus estudantes e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas, organizações sociais e órgãos públicos ao futuro.

Centro Universitário Facens
CDI Comunicação

DELPHI SE TORNA LÍDER EM VENDAS DE COMPRESSORES DE AR-CONDICIONADO NO E-COMMERCE

A Delphi, marca do grupo PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, é uma das principais fornecedoras de componentes para gerenciamento térmico automotivo, no mercado de reposição do Brasil. Com um portfólio que abrange soluções para diferentes aplicações, a empresa vem ampliando constantemente sua linha de produtos, com lançamentos para diferentes segmentos. Recentemente, ela se tornou líder em vendas de compressores de ar-condicionado no e-commerce brasileiro, uma comprovação do reconhecimento e da preferência da marca pelos consumidores.

Por conta do aumento da demanda, a companhia investiu na expansão de seu portfólio local e lançou em maio os primeiros compressores da marca, para veículos pesados, totalizando 30 novos modelos para caminhões, escavadeiras e colheitadeiras. Com isso, o total de opções para o mercado local soma 99 linhas de produtos, com mais de 270 diferentes aplicações e a maior oferta em compressores de ar-condicionado para o segmento de reposição.

A importância do compressor de ar-condicionado

A chegada de soluções exclusivas para motores diesel trouxe mais competitividade para a marca, dentro do aftermarket de veículos comerciais. Assim como no mercado de carros de passeio, o uso do ar-condicionado contribui ativamente para o conforto dos ocupantes, regulando a temperatura interna da cabine. No entanto, em aplicações voltadas para o trabalho, isso se torna um elemento fundamental para a produtividade, como explica Amaury Oliveira, vice-presidente de aftermarket da PHINIA para a América do Sul: “Um ambiente termicamente regulado oferece maior conforto. Consequentemente, melhor disposição para o trabalho e maior eficiência operacional. Trabalhando confortavelmente, o operador conseguirá atingir maior produtividade e mais eficiência. Temos a liderança de vendas de compressores de ar-condicionado no meio online. Com esses lançamentos pretendemos chegar, também, à liderança nas vendas físicas”.

Considerando as principais necessidades operacionais neste segmento, a engenharia da PHINIA dimensionou a estrutura dos sistemas para fornecer maior capacidade de resfriamento, sem comprometer os parâmetros de durabilidade, eficiência e ruído, em aplicações mais severas. Com isso, foi possível dispor de uma solução adequada aos requisitos de uso e minimizar o impacto no consumo de combustível.

Os equipamentos comercializados pela marca entregam um design inteligente, que resulta em menores níveis de consumo, ruído e emissões. Seu mecanismo de compressão, juntamente com o design de placa oscilante, reduz o peso e o atrito entre as partes e produz uma movimentação harmônica no interior do produto, reduzindo o desgaste das peças. Combinados com a tecnologia do pistão e especificação OE, e com válvulas de controle integrada e de palheta especial, os compressores de ar-condicionado da Delphi oferecem um rápido e silencioso resfriamento da cabine, proporcionando melhor conforto aos passageiros.

Para garantir esses atributos, a PHINIA realiza um rigoroso controle de qualidade em toda a cadeia de fabricação, por meio de testes de durabilidade, vazamento, vibração, ruído e performance do resfriamento, submetendo os compressores a condições extremas, em simulações que correspondem a longos períodos de uso. Em testes de vazamento, por exemplo, é utilizado um gás para identificar possíveis vazamentos durante o funcionamento. Comparativamente, os dispositivos demonstraram capacidade de refrigeração 15% superior aos principais concorrentes, sem perda de desempenho e sinais de desgaste anormal. Para facilitar a manutenção, os projetos têm como fundamento proporcionar adequação e confiabilidade para as diversas aplicações. Para tal, todos os equipamentos vêm com uma carcaça externa, que corresponde à peça original, em conjunto com todos os acessórios necessários para uma rápida e fácil instalação.

Clique aqui para conhecer a linha de compressores de ar-condicionado Delphi e obter mais informações.

A PHINIA é líder de mercado e fornecedora independente de soluções e componentes de alta qualidade com mais de 100 anos de experiência em fabricação e relacionamentos com o setor, com um forte portfólio de marcas que inclui Delphi, Delco Remy® e Hartridge, com 13.200 funcionários e contando com 44 locais em 28 países, com sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Trabalhando em veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões pesados e médios, construção fora de estrada, aplicações marítimas, agrícolas e industriais) e veículos leves de passageiros, caminhões, vans e veículos utilitários esportivos, desenvolvemos sistemas de combustível e peças de reposição que mantêm motores de combustão operando com máximo desempenho, do modo mais limpo e eficiente possível, ao mesmo tempo em que investimos em futuras tecnologias que irão liberar o potencial de combustíveis alternativos. Ao fornecer o que o mercado precisa hoje para se tornar mais eficiente e sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolvemos produtos e soluções inovadores para um amanhã mais limpo, somos o parceiro de escolha para uma gama diversificada de clientes industriais e de aftermarket, ao impulsionar nossa jornada compartilhada rumo a um futuro neutro em carbono.

PHINIA
Grupo Printer Comunicação

OBSERVAÇÕES. UMA OU OUTRA ATÉ BOA. Por Marli Gonçalves*

Seguem observações cotidianas. Ando pelo mundo prestando atenção em tudo, cantarolando mais do que em cores e nomes, como na música Esquadros, de Adriana Calcanhoto, embora ela relate também muito do que também vejo e sinto.

É incontrolável, e natural, da minha personalidade, e creio até que é muito por isso sigo no jornalismo há tantas décadas, e escrevendo contando as impressões. Isso me vale um enorme cansaço no fim do dia. Meu irmão, brincando, até briga comigo: me chama de síndica quando observo as mínimas mudanças por aí, ao redor, algumas pequenas, que poderiam até ser consideradas desimportantes. Para mim, não são. São transformações, mudanças, progresso ou ruínas, lascas profundas na memória, e explicações ou comprovações. Comportamentos a serem registrados.

Observo, mentalmente meus olhos captam tudo ao redor, sempre fui assim, o que me garantiu várias vezes a sobrevivência em situações de risco. Sempre de alguma forma ligada, vendo, aliás, também ouvindo, pensando, anotando mentalmente o mundo passar na minha frente, tentando entender. E eu - e todos nós - caminhando nele enquanto gira, cada vez mais rápido, vertiginoso. Ciclos que vêm e vão com mais assiduidade do que as ondas que não vieram e frustraram muitos surfistas agora no Taiti, onde disputavam a Olimpíada.

Creio que as pessoas não deviam estar tão distraídas como muitas que noto, absortas em telas, na vida dos outros, em questões menores enquanto as principais podem afundá-las. É difícil, por exemplo, até sem querer, você ouvir a conversa de mais de duas pessoas e elas não estarem fritando uma outra que não está presente, e que onde estiver sua orelha esquerda deve ficar em chamas.

Mas nem tudo é para o mal, e apresento a maior novidade do momento que tenho reparado, no meio de tanta intolerância: a volta de uma certa gentileza; digo certa porque ainda não é generalizado. Mas mais gente que cruzo no caminho dá um sorriso, um bom dia, uma boa tarde. Dá licença. Para o carro na faixa para que os pedestres atravessem. Busca ser solidário em algo, ser necessário, dá atenção. Acho que começa uma reação ao muito que perdemos de qualidade de relacionamento durante a pandemia. Mesmo estando bem ciente que há uma grande loucura no ar, e cada vez sabendo mais de gente “normal” surpreendendo e tendo atitudes e reações absurdas, algumas violentas, e incontroláveis.

Tenho sabido, por outro lado, também de um número bem significativo de pessoas maravilhadas com uns remedinhos esquisitos para emagrecer. Ozempic, Wegovy, Monjouro; deve ter outros, e chegar mais porque rentáveis, ah, lá isso são. Todos muito caros, coisa para quem pode comprar, importar, conseguir por algum meio. Estão na moda. São indicados para diabetes, mas usados por quem não tem esse mal, doença terrível que conheço bem porque perdi minha mãe com ela. Na época, o máximo que tínhamos – e eu importava com muita dificuldade - era uma medicação alemã de liberação prolongada de insulina, o Lantus, hoje já no mercado e mais acessível.

Comento porque já vi desastres com modas como essa. Adolescente, quase pirei na época pré-vestibular com a indicação médica – e ele era bem conhecido: um tirava o apetite e ligava; outro, desligava. Como um interruptor. Parei a tempo. Teve quem não conseguiu.

Hoje, dizem, esses modernos ligam, deixam as pessoas se achando mais inteligentes e capazes; pior, sendo associados a outras drogas indicadas para quem tem TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Devo informar que estão espalhadas no mundo artístico, empresarial e político, entre as pessoas que comandam muitas vezes algo que nos diz respeito. O que explicaria até como de vez em quando somos informados de decisões e ações fora de parâmetros, de acidentes causados por playboys em possantes, promessas políticas feitas de dia e desfeitas à noite como Penélopes. Uma espécie de cocaína oficializada, inclusive por muitos daqueles que vêm batendo no peito contra a descriminalização de drogas como a maconha, essa planta com efeitos terapêuticos comprovados.

Temos muito a observar por aí. Além da magreza.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS APRESENTA PRIMEIRO MODELO DA FAMÍLIA E-VOLKSBUS

Após um ano do início de seus testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu primeiro modelo da família e-Volksbus desenvolvido em sua fábrica de Resende (RJ). Além de emitir zero carbono e reduzir ruídos, o ônibus elétrico e-Volksbus 22L garante altos padrões de eficiência energética e economia operacional, redefinindo o transporte público urbano para uma mobilidade sustentável, combinando tecnologia, conforto e segurança.

Com capacidade para transportar até 82 pessoas, podendo receber carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento, o modelo tem peso bruto total de 22 toneladas e está equipado com motor de 280 kW e torque máximo de 2.300 Nm. Acoplado a este motor está uma conjunto redutor capaz de elevar o torque de saída até 4.050 Nm, assegurando máxima performance nas operações e aclives urbanos.

O e-Volksbus 22L é alimentado por um conjunto com 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para aplicações severas com ampla segurança. Essa configuração proporciona uma autonomia de até 250 km, com 385 kW/h, em uma única carga de até três horas. Haverá ainda o opcional de oito packs de baterias, com uma autonomia menor.

O plugue de recarga do veículo, com capacidade para atender a carregadores de até 160 kW de potência, pode ser localizado na traseira ou na dianteira do ônibus, flexibilizando conforme a necessidade do cliente na garagem.

As baterias estão localizadas no teto e na traseira do veículo. Contam ainda com sistemas de gerenciamento térmico independentes, o que otimiza a performance e o consumo energético, assegurando uma boa equalização térmica dos packs de baterias. Isso facilita o processo de encarroçamento e assegura uma maior durabilidade para o sistema.

O sistema de direção do e-Volksbus tem redundância no seu funcionamento, permitindo maior confiabilidade e segurança durante a operação, entregando assistência hidráulica contínua para o motorista, em qualquer condição e com um controle total do veículo.

Com o sistema de frenagem regenerativa, com ajuste de quatro níveis de potência, o ônibus elétrico da VW é capaz de recuperar energia durante as desacelerações, aumentando sua eficiência energética durante a operação diária. Já o sistema Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente a performance do veículo para maximizar a autonomia.

Além disso, o ônibus elétrico VW vem com alta tecnologia em sistemas de segurança, proteção elevada para operação inclusive em regiões alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD. Oferece ainda a função “door brake”, que freia o veículo quando as portas são abertas para embarque e desembarque de passageiros.

A acessibilidade do veículo se destaca pelo seu conceito “low entry”, com piso baixo na parte central e dianteira, que somados ao sistema de ajoelhamento, de elevação e de agachamento, facilitam e agilizam o embarque e desembarque de passageiros. Outra configuração que contribui ainda mais com o conforto dos passageiros é a suspensão pneumática integral nos eixos dianteiro e traseiro, assegurando maior conforto para quem viaja no veículo. Entre os diferenciais do e-Volksbus, também está o ar-condicionado inteligente, completamente integrado ao sistema de controle eletrônico do chassi do veículo, permitindo o máximo conforto térmico aos passageiros e otimização energética.

O painel de instrumentos segue a mesma linguagem já consagrada no e-Delivery, trazendo informações de forma intuitiva e prática para o motorista acompanhar tanto o consumo quanto a recuperação de energia do sistema. O e-Volksbus conta também com conjunto de pneus reforçados, dedicados para a operação urbana de ônibus elétricos e capazes de suportar maior capacidade de carga.

A plataforma do chassis e-Volksbus tem como base o chassi modular da atual versão a diesel, assegurando robustez e durabilidade ao conjunto. Já a eletrificação mantém a mesma base da plataforma modular e-Delivery, amplamente testada e validada exaustivamente ao longo dos últimos cinco anos no Brasil e na América Latina.

Dessa forma, a Volkswagen Caminhões e Ônibus assegura a durabilidade dos componentes nas mais diversas condições de operação. Além disso, a rede de concessionárias e o centro de peças e acessórios já estão capacitados com todo o conhecimento técnico para apoiar a operação e pós-vendas do veículo, uma vez que o mesmo compartilha os componentes da plataforma e-Delivery.

Volkswagen Caminhões e Ônibus 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NISSAN CRIA TINTA QUE AJUDA A REDUZIR TEMPERATURA INTERNA DOS VEÍCULOS

A Nissan vem testando uma pintura automotiva inovadora com o objetivo de reduzir a temperatura ambiente do interior de um veículo em dias quentes e, assim, reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado. Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, especialista em produtos de resfriamento radiativo, a tinta incorpora metamateriais, que são compostos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza e que se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais.

O projeto faz parte da busca da Nissan por inovações diferenciadas que potencializem as viagens e ajudem a criar uma sociedade mais limpa e mais sustentável. Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de um ano no Aeroporto de Haneda, em Tóquio. A tinta fria da Nissan foi aplicada a um veículo de serviço Nissan NV100 operado pelos serviços aeroportuários da All Nippon Airways (ANA), com a colaboração da administração do aeroporto, Ltd., e da Radi-Cool Japan.

Com a sua grande pista aberta, o aeroporto de Haneda proporcionou o ambiente perfeito para realizar avaliações reais do desempenho da tinta sob um ambiente exposto a altas temperaturas.

Embora ainda esteja em fase de testes, os resultados até o momento têm sido impressionantes. Estacionado lado a lado sob o sol, um veículo tratado com a pintura fria da Nissan apresentou redução de até 12º Celsius nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco de até 5º Celsius em comparação a um veículo com pintura automotiva tradicional.

O desempenho de resfriamento da tinta é particularmente perceptível quando um veículo fica estacionado ao sol por um longo período. Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável de entrar, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo a uma temperatura confortável. Isso ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias. Em ambos os grupos motopropulsores, espera-se uma melhoria na eficiência, bem como no conforto dos ocupantes.

Inovação que se adapta

O metamaterial incorporado à pintura fria da Nissan apresenta duas partículas de microestrutura que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar que normalmente causariam vibrações em nível molecular dentro da resina da tinta tradicional para produzir calor.

A segunda partícula permite o verdadeiro avanço. Ele cria ondas eletromagnéticas, que neutralizam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da pintura fria da Nissan reduzem a transferência de calor para superfícies como o teto, capô, portas e painéis.

O desenvolvimento do projeto está sendo liderado por Susumu Miura, gerente sênior e especialista do Laboratório de Materiais Avançados e Processamento do Centro de Pesquisa da Nissan. Ele desempenhou um papel de liderança no premiado material acústico de redução de ruído da Nissan e dedicou grande parte da sua carreira na Nissan explorando formas de tornar os automóveis mais silenciosos, mais frios e mais eficientes.

"Meu sonho é criar carros mais climatizados sem consumir energia", explicou Miura. "Isto é especialmente importante na era dos veículos elétricos, onde a carga do funcionamento do ar-condicionado em dias quentes pode ter um impacto considerável no estado da carga", disse Miura.

Embora a tinta de resfriamento radiante não seja nova, ela é normalmente usada em edifícios e estruturas. Muitas vezes é muito espesso, exigindo aplicação com rolo de pintura. Sem qualquer acabamento transparente, pode deixar um resíduo calcário ao ser tocado.

Os principais desafios que Miura teve de considerar ao desenvolver uma versão para automóvel foram garantir que este pudesse incorporar um acabamento transparente, podendo ser aplicado através de uma pistola de pulverização (não um rolo) e cumprir os rigorosos padrões internos da Nissan à qualidade da pintura.

Desde o início do desenvolvimento em 2021, Miura e a sua equipe testaram mais de 100 amostras e estão atualmente avaliando uma espessura de 120 mícrons, aproximadamente seis vezes mais espessa do que a tinta automóvel típica. Eles confirmaram resistência ao sal e lascas, descascamento, arranhões, reações químicas, além de consistência de cor e capacidade de reparo. À medida que o desenvolvimento avança, Miura e a sua equipe continuam explorando opções mais finas que oferecem o mesmo nível de desempenho de refrigeração.

Enquanto os testes e o desenvolvimento estão em andamento, para Miura e sua equipe, a esperança é que um dia ele possa ser oferecido para pedidos especiais e em uma variedade de cores.

Miura vê um forte potencial, especialmente para aplicações em veículos comerciais leves, como vans, caminhões e ambulâncias, que passam a maior parte do dia circulando.

Nissan Brasil

CEGONHEIROS AINDA MANTÉM A TRADIÇÃO DE PASSAR A PAIXÃO DE PAI PARA FILHO

Categoria é uma verdadeira família e a paixão pelos caminhões
e pelas estradas persiste a cada geração

A Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Para além de lançamentos de produtos e serviços e oportunidade para realizar bons negócios, a Feira do Cegonheiro, como também é conhecida, é um momento de confraternização e de reunião anual da família em torno do universo dos caminhões. Uma demonstração disso é que a arte de transportar veículos zero-quilômetro tem passado de geração para geração, além de inspirar parentes de toda a árvore genealógica. O evento acontece em 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz).

A história da maioria dos cegonheiros começa igual a de inúmeros profissionais brasileiros. No auge da industrialização, entre as décadas de 1960 e 1980, um parente ou amigo migraram de várias regiões do país para o Sudeste, em busca de melhores condições de vida e trabalho. Um se estabelece, chama o outro, que chama mais um. No caso dos cegonheiros, a paixão pela estrada e por caminhões também os acompanha desde a infância.

“Muitos aprenderam a dirigir em tratores, ainda menores de idade. Outros, ficavam observando os caminhões passarem na pista, sonhando com o dia em que estariam naquele lugar”, conta José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg.

Por causa dessas histórias que se confundem, a categoria dos cegonheiros, representada pelo Sinaceg, se considera uma grande família, inclusive, com laços de sangue. A família do Boizinho é um exemplo.

No início dos anos 1970, de Maribondo, em Alagoas, veio o Clóvis Marques da Silva, seu irmão mais velho. Na sequência, chegaram outros irmãos e o cunhado, Benedito Galdino, pai do Márcio Galdino, diretor regional do Sinaceg. “Antes de se tornar cegonheiro, o pai teve vários empregos, todos ligados ao setor de transportes. Com visão empreendedora, comprou o primeiro caminhão em 1983 e começou a realizar o sonho de ser cegonheiro.”

O Márcio e o irmão, Marcos Galdino da Silva, acompanhavam o pai desde criança. Seguir a trajetória do senhor Benedito foi natural. “Minha primeira viagem sozinho foi em 1991: uma entrega de veículos no Rio de Janeiro.”

e/d: Boizinho no início da carreira e o pai do Diretor Regional do Sinaceg, Márcio Galdino.

O tempo passou. Deixaram a estrada, mas não a cegonha. A família Galdino tem uma transportadora, na qual trabalham, além dos filhos e filha, os netos do sr. Benedito. “Felizmente, com o trabalho que meu pai começou, conseguimos formar nossos filhos, que, hoje, ajudam a cuidar da parte administrativa da empresa”, diz Márcio Galdino, reforçando que o segmento já começa a sentir falta de mão-de-obra para a estrada. “A terceira geração não quer seguir no volante. É cada vez mais difícil encontrarmos cegonheiros com menos de 30 anos. As novas gerações mantêm os negócios da família, mas em outras atividades.” 

O Boizinho, o mais novo entre dez irmãos, foi um dos últimos a deixar Maribondo. Seu primeiro emprego foi como lavador de copos, no restaurante da prefeitura de São Bernardo do Campo, onde, inclusive, ganhou o apelido. “O chefe falava que eu trabalhava igual a um boi”, conta, lembrando que foi esse chefe que o ajudou a comprar o primeiro caminhão. “A partir daí, foram 21 anos de estrada, empreender na minha própria transportadora e deixar o volante para me dedicar mais ao Sinaceg.” 

Boizinho está na sua quarta gestão na diretoria do sindicato, sendo quatro como presidente e uma como vice, totalizando 17 anos. Dos quatro filhos, Ronaldo, conhecido como Júnior, Régis, Renan e Carol, os “meninos” seguem os passos do pai no segmento, mas longe do volante. “O Ronaldo também herdou a vontade de lutar por melhorias para a categoria. Atualmente, é vice-presidente da Feiceg (Federação Interestadual dos Cegonheiros).”

José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg, esposa e filhos, que tocam os negócios da família.

A essas histórias, juntam-se tantas outras de famílias de cegonheiros, que fazem da Expo de Transportes do ABCD um ponto de encontro. Entre um e outro estande, lançamentos de produtos e negócios, muita diversão, conversa para colocar em dia e causos para relembrar.

Serviço
24ª Expo de Transportes do ABCD
De 26 a 28 de setembro, das 16h às 22h
Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz)
Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 
Centro - São Bernardo do Campo
Entrada e estacionamento gratuitos

Conexão EventosFundada em 2011, a Conexão Eventos é especializada na criação e produção de eventos corporativos e particulares, como feiras, congressos, lançamentos, inaugurações, casamentos e confraternização, entre outros.

SinacegHá mais de 50 anos, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) representa a categoria dos cegonheiros, profissionais que transportam veículos zero-quilômetro pelo Brasil, contribuindo para o crescimento econômico e social do país.

24ª Expo de Transportes do ABCD
Grupo Printer Comunicação

RANDONCORP FECHA SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024 COM RECEITA LÍQUIDA CONSOLIDADA DE R$ 3 BILHÕES

A Randoncorp registrou no segundo trimestre de 2024 uma receita líquida consolidada de R$ 3 bilhões. O número representa um avanço de 17,6% em relação aos três primeiros meses deste ano, e de 7,5% na comparação com o segundo trimestre do ano passado. O EBITDA Ajustado somou R$ 431,2 milhões, com margem EBITDA Ajustada de 14,4%. A ampliação das receitas do mercado interno, impulsionada pela recuperação na produção de caminhões com maior demanda por peças e pelo bom nível de vendas de semirreboques aos setores da indústria e do agronegócio, foi um dos principais fatores que favoreceram esses números.

Entre as verticais de negócios da companhia, as unidades de Autopeças – Castertech, JOST Brasil, Master e Suspensys – tiveram desempenho positivo, com bons volumes de vendas no período. A vertical Montadora também avançou nesse quesito, com retomada do ritmo produtivo de semirreboques e maior disponibilidade de produtos para atender o mercado. Na vertical de Serviços Financeiros e Digitais foi registrada expansão das receitas oriundas de operações financeiras, com maior base de clientes, atingindo recordes históricos em algumas unidades.

“O que buscamos, cada vez mais, é reforçar a solidez da companhia, com resultados consistentes e crescentes. Temos um compromisso com a geração de valor para nossos investidores, parceiros, clientes e todas as comunidades onde estamos presentes”, salienta o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato.

Já a vertical Controle de Movimentos, que engloba os negócios da controlada Frasle Mobility, enfrentou meses mais desafiadores na comparação com períodos anteriores, impactados principalmente por despesas com o encerramento das atividades fabris da unidade Fanacif, no Uruguai, e a situação econômica na Argentina. A empresa fechou o segundo trimestre com receita líquida consolidada de R$ 980,3 milhões, alta de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Como destaque positivo, a Frasle Mobility comunicou a aquisição da Kuo Refacciones, líder do mercado automotivo de reposição do México. A conclusão da operação depende do cumprimento de condições precedentes, dentre elas, a aprovação das autoridades competentes.

“Foi um trimestre marcado por desafios relevantes para o negócio, incluindo o maior desastre climático vivenciado pelo Rio Grande do Sul, que prejudicou parte dos negócios no estado, além de impactos na cadeia logística. Apesar desse contexto desafiador, conseguimos alcançar resultados importantes. Isso demonstra que estamos focados em nosso plano estratégico de longo prazo, no qual projetamos uma empresa cada vez mais global e resiliente”, reforça o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Dos dados apurados na soma do primeiro semestre de 2024, a Randoncorp registrou uma receita líquida consolidada de R$ 5,5 bilhões, 1,6% acima na comparação com o mesmo período de 2023. O EBITDA Ajustado somou R$ 778 milhões, com margem EBITDA Ajustada de 14,1%. Já as receitas no mercado externo, que contabilizam as exportações a partir do Brasil com as operações em outros países, totalizaram nos seis meses US$ 204 milhões.

Destaque em ranking internacional

Pelo quinto ano consecutivo, a Randoncorp alcançou a primeira colocação do ranking Institutional Investor na categoria Small Caps do setor de Capital Goods. Nesta edição, a companhia liderou sete das oito categorias do prêmio, que reconhece as melhores práticas de relacionamento com o mercado de capitais. O ranking é organizado a partir de entrevistas com mais de 1,1 mil profissionais, entre investidores e analistas, que elegem os melhores executivos e empresas do mercado financeiro da América Latina.

Institutional Investor 2024 | Categorias com liderança da Randoncorp:
- Melhor CEO – Sérgio L. Carvalho;
- Melhor CFO – Paulo Prignolato;
- Melhor Conselho de Administração;
- Melhor Programa de Relações com Investidores;
- Melhor Time de Relações com Investidores;
- Melhores práticas ESG;
- Melhor evento com investidores;
- Melhor Profissional de RI – 2º e 3º lugares: respectivamente, gerente de RI e Finanças, Davi Coin Bacichette, e diretor de RI e Finanças, Esteban Mario Angeletti.
- Companhias Small Caps – 1º lugar geral

Principais números do trimestre e do semestre

* Os dados completos podem ser acessados no portal de Relações com Investidores da Randoncorp

Randoncorp
ANK Reputation

PROMETEON INICIA FABRICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PNEUS AEOLUS 22,5 POLEGADAS NO BRASIL

A Prometeon, líder no desenvolvimento, produção e comercialização de pneus comerciais, agro e OTR, começa a fabricar e comercializar no Brasil pneus da marca Aeolus, para caminhões, na medida 22,5 polegadas, a partir deste mês de agosto. A Aeolus e a Prometeon, ambas pertencentes a China National Tyre & Rubber Co, desenvolveram novas linha de produtos, feitas sob medida para as necessidades do mercado brasileiro.

O primeiro lançamento dessa parceria é a linha Neo Allroads, nas categorias S Max e D Max, desenvolvidos para uso rodoviário. O Neo Allroads S Max é aplicável a eixos direcionais e livres, enquanto o Neo Allroads D Max é destinado ao eixo trativo. Ambos estão disponíveis nas medidas 275/80R22.5 e 295/80R22.5.

As linhas Neo Allroads da Aeolus incorporam a tecnologia BeST - Belt Smooth Technology – garantindo melhor pressão de contato com o solo, resultando em um desgaste mais regular e maior rendimento quilométrico. Além de maior economia para os clientes, a tecnologia BeST também proporciona redução na geração de calor durante o uso do pneu, garantindo maior vida útil da carcaça e aumentando o índice de reforma.

Os novos produtos são fabricados na planta da Prometeon em Santo André (SP), compartilhando materiais e processos utilizados em todos os pneus desenvolvidos pela equipe de engenharia da Prometeon.

"Estamos muito satisfeitos com este lançamento”, fala Ricardo Susini, CEO da Prometeon para a América Latina. “Estes novos produtos reforçam nossa estratégia multimarcas e multitier para atender as necessidades dos diversos perfis de clientes. Os pneus Aeolus são distribuídos no mercado brasileiro há muitos anos e os clientes apreciam o desempenho e a eficiência destes produtos", ressalta Susini.

"No desenvolvimento dos pneus levamos em consideração as características do nosso mercado, nossas estradas e nossas condições climáticas, com a garantia de um produto feito com matérias-primas e processos que proporcionam mais desempenho e segurança com menor impacto ao meio ambiente", encerra Ricardo.

Este é o segundo grande lançamento da Prometeon neste ano. Em abril, chegou ao mercado a Serie 02, uma nova linha de pneus radiais que tem como base a inovação tecnológica com a marca Prometeon Engineered. Os lançamentos são resultado de um investimento de cerca de R$ 30 milhões.

Desenvolvidos no Brasil para o Brasil, os pneus Aeolus New Allroads, produzidos pela Prometeon, têm a garantia exclusiva original Prometec até a segunda reforma.

O Prometeon Tyre Group é o único fabricante de pneus que atua exclusivamente no setor comercial, com produtos para o transporte de mercadorias e pessoas, Agro e OTR. A Prometeon possui um portfólio multimarca e multitier, que inclui PROMETEON, PIRELLI, FORMULA, AEOLUS, SESTANTE, PHAROS e ANTEO entre suas principais marcas. O Grupo possui quatro fábricas (duas no Brasil, uma no Egito e uma na Turquia), três unidades de Pesquisa e Desenvolvimento (Itália, Brasil e Turquia), além de um Centro de Desenvolvimento (Egito). Presente nos cinco continentes, emprega aproximadamente oito mil pessoas de mais de 40 nacionalidades.

Prometeon Tyre Group
Néctar Comunicação Corporativa

ABEIFA: VENDA DAS ASSOCIADAS CRESCE 10,4% EM JULHO.

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 8.809 unidades, anotaram em julho último aumento em suas vendas de 10,4% ante junho, quando foram comercializadas 7.978 unidades. Comparado a julho do ano passado, a alta é de 206,7%: 8.809 unidades contra 2.872 veículos.

No acumulado de janeiro a julho, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma 54.574 unidades, 221% mais em relação aos primeiros sete meses de 2023, quando foram emplacadas 17.003 unidades.

Destaque especial novamente para ao dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a julho: os 49.188 veículos eletrificados importados e emplacados pelas associadas à Abeifa representam 52% do mercado total de 94.612 unidades emplacadas.

Participações

Em julho último, com 8.809 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,9% do mercado total de autos e comerciais leves (227.300 unidades). As 54.574 unidades emplacadas nos primeiros sete meses do ano representam marketshare de 4,2% do total de 1.304.354 unidades do mercado interno brasileiro.


Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada