segunda-feira, 19 de agosto de 2024

XBRI PNEUS PREVÊ INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 1,5 BI EM PRIMEIRA PLANTA NACIONAL

Em 2023, a marca comercializou mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil, ou o equivalente a R$ 4,5 bilhões de faturamento em vendas para o mercado.

Após registrar mais um ano de crescimento recorde em 2023, a marca brasileira XBRI Pneus, um dos maiores players do setor na América Latina, revelou planos para investir acima de R$ 1,5 bilhão na construção de sua primeira fábrica em território nacional. Em fase de estudos para aquisição de terreno, a planta, uma vez concluída, fará da XBRI Pneus a primeira indústria genuinamente brasileira de pneus radiais de carga e passeio com produção em larga escala, visto que as demais companhias fabricantes instaladas no país possuem, todas, suas sedes no exterior.

O projeto da fábrica de pneus prevê o que existe de mais moderno no segmento e terá como foco a sustentabilidade, por meio da reciclagem de produtos e da geração da própria energia a partir de fontes limpas, incluindo a produção de hidrogênio branco. Além do objetivo principal de atender ao mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e à indústria automotiva nacional, a planta também funcionará como plataforma de exportação para os EUA.

Com o mercado em expansão, o Brasil conta com grande potencial de crescimento, tendo, em média, uma frota de 250 carros para cada mil pessoas, metade do que se observa na Europa e um quarto da proporção quando comparado ao mercado norte-americano.

Até o momento, executivos da XBRI Pneus já se reuniram com representantes dos governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo para discutir condições e oportunidades para a definição do local mais estratégico para a construção das instalações. Há, também, conversas para a aquisição de área no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. O novo parque fabril gerará milhares de empregos diretos e indiretos e refletirá o compromisso de longo prazo da XBRI Pneus com o crescimento e o desenvolvimento econômico do país.

Formação de mercado “A XBRI Pneus foi fundada há 36 anos e posicionou-se estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no exterior”, explica Samer Nasser, Diretor de Relações Institucionais da marca. “Hoje, os custos de produção, logística e tributários para exportação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção daqui, de modo que entendemos que chegou a hora de fazermos esse investimento.”

Sobre o timing para a conclusão do processo de escolha do site e início das obras, o executivo explica que, além da conclusão de todos os estudos e projetos executivos, é fundamental que o Governo Federal não ceda às pressões para a elevação do imposto de importação de pneus, atualmente em discussão na Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“A lógica é a seguinte: para que possamos nos instalar aqui, precisamos seguir formando mercado para nossos pneus, com rede de distribuição e comercialização; para isso, é fundamental que tenhamos produtos a preços competitivos para vender”, resume Nasser, que lembra que, além do imposto de importação, os pneus fabricados no exterior já sofrem com medidas antidumping contra fabricantes chineses.

“Sem contar que a elevação do imposto de importação de 16% para 35%, como está sendo pleiteado, pressionará a inflação como um todo, tendo em vista que os pneus são o segundo item na formação de custos do setor de transportes, do qual depende toda produção e comércio nacional”, complementa.

Faturamento e crescimento Hoje, a XBRI Pneus já está entre os principais players nacionais. Seus produtos são homologados para serem usados por grandes montadoras, como Volkswagen e Stellantis, e em algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são comercializados nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus.

Para se ter uma ideia, em 2023, a XBRI Pneus comercializou mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil. Em valor de revenda de seus clientes, estima-se um faturamento na ordem de R$ 4,5 bilhões. A expectativa da empresa é que o faturamento de 2024 seja 20% maior.

Apesar das barreiras ao produto importado, a XBRI Pneus não é contra a indústria nacional. Pelo contrário, está determinada a contribuir para o crescimento do setor com planos de estabelecer uma fábrica em solo brasileiro. A empresa defende a ampliação da competitividade como forma de estabelecer um mercado mais saudável e justo, destacando que os pneus importados passam por rigorosos controles de qualidade e já pagam todos os tributos, incluindo a taxa de dumping, se tornando um produto altamente taxado.

“Consolidando-se como a primeira indústria genuinamente nacional de pneus, a XBRI Pneus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do Brasil e com a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos. Nossa marca está pronta para enfrentar os desafios e continuar crescendo, beneficiando consumidores e impulsionando a economia”, diz Nasser.

XBRI Pneus
Ricardo Viveiros ﹠ Associados — Oficina de Comunicação

VOCÊ SABE O QUE É SONDA LAMBDA, ÁRVORE DE MANIVELAS, IMPULSOR DE PARTIDA E BURRINHO DE FREIO?

Peças desconhecidas precisam passar por check-up e manutenção para garantir a eficiência e a segurança do veículo

Um veículo possui, em média, mais de 3.000 peças, podendo chegar a mais de 70.000. Muitas são bem conhecidas de todos, como a suspensão, vela de ignição, pastilhas de freio e pneus. Entretanto, existem outras que são fundamentais para a estrutura, funcionamento e segurança do veículo, mas que não são conhecidas pelos proprietários, mesmo aqueles que têm um bom conhecimento sobre carros.

Sonda lambda, árvore de manivelas, impulsor de partida e burrinho de freio são alguns exemplos de itens “menos populares” de um veículo. E todos eles são parte do conjunto que permite ao veículo se locomover em segurança e com bom desempenho pelas ruas e estradas.

Cada peça de um veículo é estudada e projetada para garantir o melhor funcionamento e a condução mais segura possível. Por isso, mantê-las sempre em bom estado é fundamental para que não se tenha surpresas desagradáveis ao longo do caminho.

Vamos conhecer mais um pouco sobre cada uma delas e como manter o seu bom estado de conservação?

Sonda lambda - também conhecida como sensor de oxigênio, ela tem a função de enviar um sinal elétrico para o sistema de injeção eletrônica para mostrar a presença de oxigênio nos gases do escape. O objetivo é controlar a quantidade de combustível enviada ao motor. Quando há problemas na sonda lambda, o consumo de combustível pode sofrer um aumento, provocar problemas na marcha lenta e impactar negativamente o catalisador, além de aumentar a emissão de gases poluentes. Por isso, é importante ficar atento a essas alterações.

Burrinho de freio - é um cilindro hidráulico que, como o nome indica, faz parte do sistema de freio do carro e tem a função de acionar a pressão hidráulica dos freios. Se não estiver funcionando adequadamente, pode impactar negativamente todo o sistema. Quando está com problemas no burrinho de freio, o pedal de freio, ao ser acionado, pode ir até o assoalho. Se isso acontecer, é hora de verificar essa peça para garantir seu pleno funcionamento e a segurança nas frenagens.

Árvore de manivelas - mais conhecida como virabrequim, a árvore de manivela tem a função de receber as forças criadas pelos movimentos dos pistões durante a queima de combustível, ou seja, transforma o movimento alternativo dos pistões em movimento rotativo. É uma das peças mais importantes do motor de um carro, portanto sua manutenção é essencial para ele se manter em movimento e por isso as trocas de óleo dentro do prazo indicado pelo fabricante é fundamental para manter o bom funcionamento e evitar o efeito cascata em outras peças do motor. Além de verificar o nível e o estado de conservação do óleo, fique atento a vibrações e barulhos acima do normal e ao aumento significativo no consumo de combustível.

Impulsor de partida - faz parte do motor de partida do carro, sendo responsável por dar início ao movimento do motor, transformando a energia elétrica em mecânica. Por ser uma das peças mais exigidas durante a partida, pede uma atenção especial do proprietário. O principal sinal de problema no impulsor de partida é o barulho ou dificuldade ao ligar o carro. Se isso acontecer, é hora de levar para o check-up.

“Normalmente cuidamos mais das peças mais conhecidas e aquelas cujo mau funcionamento fica logo explícito. Mas essas peças são fundamentais e a falta de cuidado pode impactar outras partes do carro e, ainda pior, impedir que o veículo funcione adequadamente, inclusive em relação à segurança. Por isso, além de ficar sempre atento aos indicativos de problema, fazer uma revisão periódica garante segurança e economia”, afirma Danilo Ribeiro, coordenador do CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal.

Vale lembrar que tão importante quanto fazer a manutenção preventiva e corretiva é qual peça comprar. Ela deve ser sempre original, já que peças falsas ou de baixa qualidade podem fazer o problema retornar rapidamente, trazer riscos de falhas durante o uso, perda de segurança, impactar itens que estão em bom estado e gastos mais expressivos de reparação.

“Sempre que optamos por peças genuínas ou de marcas originais, temos a garantia de estarmos colocando nos veículos peças de qualidade e com garantia, que foram projetadas para essa finalidade e que são fabricadas com os materiais adequados. Diferente das peças falsas, que não oferecem isso e ainda trazem perda de segurança na condução e gastos mais expressivos na manutenção”, conclui Danilo.

A DPaschoal atua no setor automotivo desde 1949 e concentra suas atividades na prestação de serviços automotivos especializados e na revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas. Conta com mais de 120 lojas próprias, localizadas em oito estados, e oferece produtos e serviços nos segmentos de veículos leves, pesados e agrícolas, além dos 28 centros de distribuição de pneus e peças, com atuação em todo o território nacional. Trabalhando com a multicanalidade, a DPaschoal oferece diversas plataformas para atender os diferentes tipos de clientes e parceiros, com propostas B2B e B2C, atuando em e-commerce e lojas físicas. Clique aqui e saiba mais.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, clique aqui. 

DPaschoal
Stellantis
Alfapress

GWM LANÇA PROGRAMA PCD PARA O ORA 03 COM PREÇOS A PARTIR DE R$ 129.600 E SEM PERDER EQUIPAMENTOS

GWM ORA 03 Skin e GT estão disponíveis para compra dentro do novo programa

A GWM Brasil lança seu Programa PCD, que oferece condições exclusivas para pessoas com deficiência. Inicialmente disponível para a linha ORA 03, o benefício é a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), além de uma condição especial para os clientes da autotech, com bônus de R$ 19.000 para a versão GT e de R$ 15.000 para o Skin, proporcionando dessa maneira preços a partir de R$ 129.600.

“Com o Programa PCD, a GWM busca facilitar o acesso aos seus veículos para pessoas com alguma limitação de mobilidade, oferecendo modelos que garantem tecnologia, modernidade e segurança aos condutores e passageiros. O grande diferencial desse programa é o nível de equipamentos de conforto e segurança oferecido dentro dessa faixa de preço, que só está disponível em veículos que custam R$ 50 mil acima. Nenhum outro modelo PCD se aproxima de um ORA 03 nesse quesito”, ressalta Alexandre Oliveira, diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil.

Com preço de tabela de R$ 150.000, o ORA 03 Skin 2023/2024 passa a ser oferecido por R$ 129.600, graças à redução de R$ 5.400 do benefício fiscal e R$ 15.000 do bônus GWM exclusivo para esse programa.

Já na versão GT na linha 2023/2024, o preço de tabela cai de R$ 184.000 para R$ 158.400, devido ao bônus GWM de R$ 19.000 mais R$ 6.600 de benefício fiscal. O ORA 03 GT linha 2024/2024 reduz seu preço de R$ 187.000 para R$ 161.280 na opção PCD, com bônus GWM de R$ 19.000 e R$ 6.720 de benefício fiscal. A única versão que não está habilitada para o programa é a série especial ORA 03 GT Approve.

Respeito ao público PCD: sem perder itens de série

Quando se pensa em modelos para o público PCD, a primeira coisa que vem à mente são veículos que tiveram dezenas de equipamentos retirados para se encaixar nessa categoria. Mas isso não acontece com o programa PCD da linha GWM ORA 03, pois as versões Skin e GT mantêm o mesmo nível de equipamentos de conforto e segurança disponíveis ao público tradicional.

Com 4.235 mm de comprimento e 2.650 mm de entre-eixos, o GWM ORA 03 tem o espaço de um hatch médio. As duas versões são equipadas com o mesmo motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, que oferece 171 cv de potência e 250 Nm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 k/h em 8,2 segundos

Entre os equipamentos de série, o modelo 100% elétrico da GWM conta com 7 airbags, condução semiautônoma no nível 2+ e o maior nível de segurança da categoria, o que o fez ser eleito o carro mais seguro da sua categoria no crash test da EURO NCAP.

Todas as versões também trazem de série rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro ecológico, acabamento interno premium, faróis full led, sensor de chuva, fechamento das janelas por controle remoto, conectividade com AppleCar e Android Auto sem fio, 5 modos de condução, One Pedal Drive (OPD), painel digital de 10,25 polegadas e central multimídia de 10,25 polegadas, entre outros.

A principal diferença entre as versões está na capacidade energética da bateria. No ORA 03 Skin, a bateria é de 48 kWh, com autonomia de 310 km no ciclo WLTP (232 km no padrão Inmetro), enquanto na opção GT é de 63 kWh, com 400 km no ciclo WLTP (319 km no padrão Inmetro). O GT oferece também mais equipamentos de série, como teto solar panorâmico, bancos com ajuste elétrico, massagem e recurso Easy Entry, tampa do porta-malas com abertura elétrica e Park Assist com 12 sensores de estacionamento e 5 câmeras, entre outros.

Para ver a lista completa dos itens de série das duas versões do ORA 03, clique no link do GWM Media Center.

Todos os modelos da GWM saem de fábrica com garantia de 5 anos para o veículo e 8 anos ou 200 mil km para a bateria da alta voltagem. A marca ainda oferece 2 anos do seu Pacote Tranquilidade, que consiste em um carregador portátil de 3,6 kW, proteção total de dois anos para a bateria em caso de danos físicos ou elétricos – além da garantia de fábrica –, Tag GWM/Veloe por um ano para pedágios e cancelas de estacionamento, recompra garantida e a conveniência do serviço exclusivo Tomorrow Assistance, formado por oficina remota para revisões, pequenos reparos e carro cortesia.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

MARCOPOLO FORTALECE ATUAÇÃO INTERNACIONAL, CONQUISTA PRÊMIO EXPORTAÇÃO E INVESTE EM SOLUÇÕES PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE

Posicionada entre as principais desenvolvedoras de mobilidade do mundo, a Marcopolo conquistou, mais uma vez, o Prêmio Exportação ADVB/RS, na categoria Indústria. A conquista reforça a sua atuação internacional com presença em mercados estratégicos.

e/d: Gabriel Isaacsson, representante Regional Sul APEX – BRASIL, fez a entrega da premiação a Juliano Leoratto, consultor de Operações Comerciais Mercado Externo da Marcopolo. Foto: Divulgação Marcopolo.

No último ano, as exportações e negócios no exterior representaram R$ 2,66 bilhões, com crescimento de vendas no México (981 veículos entregues), Austrália (407) e África do Sul (362). Na comparação com 2022, os volumes representam expansão de 44,9%, 24,1% e 35,1% respectivamente.

O desempenho é justificado pela consolidação da família G8 no México, comercialização de soluções de maior valor agregado, além do reforço de presença da marca em eventos internacionais, como a Busworld Europe, um dos mais importantes eventos da indústria do ônibus do planeta, realizado ano passado na Bélgica.

Aliado a isso, a companhia também se destaca por atuar alinhada aos objetivos globais de redução das emissões de gases poluentes no setor de transporte de passageiros. Nesse sentido, a operação da Marcopolo na China está posicionada como hub de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias.

A junção das ações direcionadas ao mercado internacional consolidou a Marcopolo entre os destaques setoriais do 52º Prêmio Exportação ADVB/RS, na categoria indústria. O reconhecimento, no ano em que a companhia completa 75 anos de atuação, reforça o compromisso de desenvolver negócios inovadores, com uma atuação contínua para elaborar projetos que contribuam com o avanço da mobilidade no Brasil e exterior, com o foco de proporcionar a melhor experiência aos operadores, motoristas e passageiros, com conforto, segurança e eficiência.

“Sempre buscamos novas tecnologias e metodologias que possam nos ajudar a atingir os melhores resultados. Estamos de olho no constante processo de evolução que o mundo apresenta, a fim de oferecer soluções inovadoras, alinhadas às demandas do mercado, e proporcionar a satisfação dos clientes e passageiros”, afirma José Luis Moraes Goes, diretor de Operações Internacionais e Comercial Mercado Externo da Marcopolo.

No último ano, as operações internacionais da Marcopolo no exterior entregaram 2.262 unidades, volume 9,6% superior a 2022. A receita líquida consolidada da companhia foi de R$ 1,83 bilhão, crescimento de 50,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“O transporte de passageiros é o nosso core business e temos uma visão sustentável para expandir a atuação nos mercados em que atuamos. Seguimos a tendência mundial de sustentabilidade e investimos de forma contínua em soluções para reduzir a pegada de carbono no setor de transporte, por meio do desenvolvimento de produtos e de componentes mais eficientes do ponto de vista ambiental”, reforça Goes.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

VOLVO AVANÇA NA ATUALIZAÇÃO DE SEU PORTFÓLIO DE CARREGADEIRAS COM AS NOVAS L110H E L120H

Carregadeira Volvo L110H

A Volvo Construction Equipment está lançando no Brasil as carregadeiras de rodas L110H e L120H, produzidas em sua fábrica brasileira, localizada em Pederneiras (SP). Os modelos trazem melhorias que elevam a produtividade em até 12% e a economia de combustível em até 28% em relação às antecessoras. As novas máquinas entregam elevada disponibilidade em segmentos como mineração, indústria, construção civil e também em obras de infraestrutura pesada.

As novas Volvo L110H e L120H são máquinas versáteis que complementam a atualização tecnológica e o portfólio de carregadeiras da marca. Agora são 11 modelos, que começam com a L60H, com peso operacional de 13.600 kg, e vai até a L350H (56.300 kg). A L110H tem peso operacional de 20.700 kg. Já a L120H, de 21.600 kg.

“Estamos com uma linha completa, para toda a faixa de pesos. São modelos de última geração, a mesma disponível na Europa e nos EUA”, afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil.

Novidades e avanços

As carregadeiras têm o novo motor Volvo D8L. São 228 hp na L110H e 241 hp na L120H. É um propulsor 5% mais potente e com níveis de confiabilidade e eficiência superiores à versão anterior. Tem alto torque a baixas rotações, como nas demais carregadeiras Volvo série H.

A função Eco Pedal ajuda na economia de combustível ao orientar o operador a reduzir a rotação do equipamento a níveis de alta eficiência.

O Controle de Tração (Rimpull Control) regula a tração dos pneus em terrenos escorregadios para evitar deslizamento e gasto excessivo de combustível.

O Desligamento Postergado do Motor (Delayed Engine Shutdown) auxilia no resfriamento do propulsor, o que garante maior vida útil dos componentes.

Carregadeira Volvo L120H

Outro destaque é a nova transmissão, que pode ser equipada com a tecnologia OptiShift. “Esse sistema Volvo usa algoritmos inteligentes para otimizar a troca de marchas, o torque e a pressão do óleo, adaptando-se às condições de trabalho em tempo real”, explica Guilherme Ferreira, especialista de produto da Volvo CE.

Uma nova função de Controle de Força de Tração traz mais eficiência no carregamento e melhora o desempenho nos aclives. Com isso, reduz o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

Para facilitar a manutenção, as carregadeiras Volvo L110H e L120H oferecem acesso irrestrito a componentes vitais. O capô do motor tem abertura elétrica.

Segurança

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal Volvo com os produtos da marca, o acesso seguro ao equipamento é prioridade. O pega-mão está destacado em cor laranja para atenção do operador nos três pontos de apoio para subir e descer da escavadeira. Degraus com chapas corrugadas evitam escorregões.

O operador conta com cinto de segurança de 3 pontos de série. Inventado pela Volvo, o dispositivo é um dos grandes legados da marca em benefício de toda a sociedade.

As escavadeiras oferecem quatro pacotes de luzes para atender qualquer operação, com opção em lâmpadas LED ou halógenas.

O limite de carga de tombamento aumentou em 4% na L110H e 6% na L120H.

Ergonomia e produtividade

Dentro da cabine, o assento do operador tem apoio lombar, de cabeça e braços, com regulagens de altura, profundidade e inclinação. O painel digital foi redesenhado. A interface é mais amigável e com mais funções, o que reduziu o número de botões na coluna.

Em toda a série H, os comandos são agora eletro-hidráulicos, o que aumenta o conforto e a precisão nos movimentos. As alavancas têm a opção de joystick. E uma novidade: equipamentos com a 4ª função hidráulica oferecem o joystick opcional com as 4 funções integradas.

As novas carregadeiras trazem de série o Volvo Co-Pilot, conjunto de tecnologias que aumentam a produtividade, a eficiência e a segurança. Estão disponíveis funcionalidades como o Assistente de Carregamento (Load Assist), Sistema de Medição de Carga (Task Mode) e Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), dentre outras.

Serviços

Os proprietários das novas carregadeiras Volvo têm à disposição um portfólio completo de serviços que elevam ainda mais a produtividade dos equipamentos:

Planos de Serviço – disponíveis nas opções Blue, Silver e Gold, contemplam inspeções, manutenção preventiva e reparo. A inclusão de serviços conectados nas ofertas é uma novidade ao mercado.

CareTrack – plataforma de telemetria que permite acompanhar a localização e o desempenho das máquinas em tempo real. Otimiza a gestão e a manutenção da frota.

ActiveCare – serviço de monitoramento ativo das máquinas em campo através dos dados de telemetria. Gera relatórios de desempenho para ajudar a identificar oportunidades de melhorar a eficiência da operação.

Connected Map – mais novo lançamento Volvo, é uma ferramenta completa de controle operacional que possibilita acompanhar a localização, a velocidade e a operação de toda a frota de máquinas, de diversas marcas, em um determinado local de trabalho.

E-commerce de peças – plataforma que oferece ampla variedade de componentes genuínos para os equipamentos Volvo. 
Visite marketplace.volvoce.com.br ou clique aqui.

Fabricadas no Brasil Produzidas no País, as carregadeiras Volvo L110H e L120H podem ser adquiridas por meio do Finame, linha de financiamento especial do BNDES operada por agentes financeiros como a Volvo Financial Services.

Grupo Volvo América Latina

MAIOR “TRACBEL SHOW” DA HISTÓRIA SERÁ REALIZADO EM 24 CASAS DO GRUPO POR TODO O BRASIL

A Tracbel está realizando no próximo dia 22, quinta-feira, o maior evento comercial do Grupo já realizado no Brasil. Centenas de consultores e técnicos estarão à postos presencialmente na matriz e nas filiais por todas as regiões brasileiras. Eles também atuarão numa grande estrutura digital montada pelo time de e-commerce para a comercialização de caminhões, máquinas e serviços. É a primeira vez que o “Tracbel Show” reúne todas as linhas do portfólio de veículos comerciais e equipamentos oferecidos pela empresa em 24 unidades simultaneamente, com condições especiais, num único momento e que duram apenas até o fim do estoque.

Neste dia, serão oferecidas retroescavadeiras Bull, carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados Volvo, além de empilhadeira Kalmar e máquinas de outras marcas. "Teremos taxas especiais para aquisição de caminhões novos e seminovos, preços promocionais e muitas possibilidades favoráveis de uma única vez", complementa Carlos Melnec, CEO da área de veículos comerciais do Grupo, que possui 11 casas estrategicamente espalhadas pelo Norte e Nordeste do Brasil.

"Nunca mobilizamos tantos profissionais num único evento e com tantas oportunidades de negócio tão vantajosas", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel e da divisão de máquinas. 

Escavadeiras

A Tracbel está inclusive oferecendo agora mais facilidades para aquisição de escavadeiras, que estão tendo uma utilização muito ampla no País, nos segmentos de construção, mineração e até no agronegócio, além de serem muito procuradas por empresas de locação. 

Elas serão comercializadas com uma taxa de 0,99%, com 20% de entrada em um parcelamento em até 36 vezes. As escavadeiras Volvo são reconhecidas mundialmente por sua alta tecnologia, baixo consumo de combustível, muita segurança, excepcional capacidade de elevação e manutenção e conservação simplificadas. A “Tracbel Show” oferecerá escavadeiras de esteiras e de rodas, de todos os tamanhos, desde as grandes e médias, até as compactas,

Caminhões

A Tracbel comercializará nesta oportunidade toda a sua linha de caminhões, desde o FH e o VM, até o FMX e o VMX, em variadas configurações de motor e eixos e pacotes de acabamento, também com condições excepcionais. Eles atendem aplicações que vão desde longas distâncias, passando por transporte urbano, até operações off road e regionais. 

O FH 6x4, por exemplo, é o caminhão mais vendido do País há vários anos entre todas as categorias. O evento ainda oferecerá veículos seminovos pela internet e nos estoques das casas. Todos os seminovos são inspecionados e têm certificado de origem. Os interessados poderão conferir as ofertas e definir a compra na internet e, se preferir, conferir o caminhão presencialmente na concessionária mais próxima.

As condições do “Tracbel Show”, inclusive para outros produtos, como planos de serviços e peças genuínas, são inéditas e limitadas aos equipamentos, caminhões e itens em estoque. Os Planos de Serviço para máquinas estão com um desconto de 15% no site durante o período do evento. No Plano de Serviço o cliente contrata uma das coberturas e tem uma série de vantagens, a começar pelo fato de poder executar a manutenção em qualquer uma das casas da Tracbel. Eles ganham mais flexibilidade em seu negócio, podendo alterar rapidamente sua estratégia, independentemente de sua localização.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

GRAMADO DARÁ DESTAQUE A PRODUTOS COLONIAIS

Connection Terroirs do Brasil terá exposição de produtos e uma ampla oferta de conteúdo com palestras. O evento ocorre de 28 a 31 de agosto.

Gramado está se tornando referência nacional na ênfase aos produtos com certificação de origem ao receber o Connection Terroirs do Brasil, que é a maior vitrine de promoção de produtos com territorialidade. O evento está marcado para ocorrer de 28 a 31 de agosto, no centro da cidade, e terá uma programação diversificada sob organização da Rossi e Zorzanello Eventos e Empreendimentos, e correalização do Sebrae.

A Rua Coberta e o Palácio dos Festivais serão os palcos principais do evento, que deverá proporcionar à comunidade local e visitante uma imersão na realidade dos produtos com certificado de origem.

O Brasil possui 116 produtores certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 51 deles estarão na cidade. A Rua Coberta vai receber uma exposição com comercialização de produtos ao público. O Cine Embaixador terá uma grade de conteúdo com mais de 15 palestrantes, que irão abordar temas como o desenvolvimento do turismo a partir dos produtos de origem e a transformação de territórios, entre outros.

“Foi pensando em toda a riqueza que os brasileiros produzem utilizando a terra e a natureza com responsabilidade, e com o objetivo de dar a projeção e o reconhecimento merecidos, que criamos o Connection Terroirs do Brasil. É um evento voltado a promover os produtos típicos e únicos”, pondera o CEO do evento, Eduardo Zorzanello.

Quando o assunto é terroirs do Brasil, o destaque é sobre a qualidade, identidade e tradição. E além de uma produção genuína, o local de sua produção acaba se tornando destino turístico, a exemplo do Vale dos Vinhedos. “Ao garantir um selo de originalidade como a Indicação Geográfica, aquela região tem na mão a oportunidade de se desenvolver como um destino turístico, movimentando a economia local e possibilitando que toda a região cresça. Um exemplo é o café da Região do Cerrado Mineiro, que através do turismo oferece experiências criadas a partir de suas fazendas, torrefações, cooperativa e cafeterias, que ainda estimulam o empreendedorismo e a criatividade como oferta turística”, reforça Luciana Thomé, curadora do evento.

Produtos de Origem – Na Alameda Terroir, que será na Rua Coberta, o público encontrará uma exposição que reúne dezenas de produtos que refletem a diversidade e a riqueza do terroir brasileiro. Cada um desses produtos possui características únicas, resultantes da combinação do solo, clima e o saber-fazer das comunidades de cada região.

Haverá, entre outros, exposição de vinhos e espumantes, cafés, queijos, melado, mel, arroz, própolis, guaraná, aguardente, cerâmica, banana, maçã, uva, cacau, Tambaqui, erva-mate, bordado, farinha de mandioca, calçado e chocolate artesanal de Gramado.

Palco de Conteúdo – Grandes nomes, personalidades e cases de sucesso vão compartilhar sua vida e experiências trazendo grandes debates sobre mercado, sustentabilidade, inovação, produtos de origem e turismo.

Solidariedade – A exposição da Rua Coberta tem acesso gratuito ao público. Já para participar da área de conteúdos é necessário efetuar um credenciamento, o valor deste investimento será doado integralmente ao município de Santa Tereza/RS, que sofreu severamente com as enchentes. A credencial também permite acesso gratuito em mais de 10 parques temáticos da região.

Mais informações e inscrições no site (https://www.connectionexperience.com.br) e pelas redes sociais @connectionexperience.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

domingo, 18 de agosto de 2024

NOVO PORSCHE 911 TURBO 50 YEARS

Para comemorar o 50º aniversário do 911 Turbo, a Porsche está lançando um modelo exclusivo de aniversário de seu icônico carro esportivo. 

O 911 Turbo 50 Years combina desempenho excepcional e os melhores materiais com elementos de design exclusivos. O interior e o exterior evocam modelos históricos do 911 Turbo, complementados por elementos de estilo atemporais e contemporâneos. Um pacote opcional Heritage Design refina ainda mais a estética do modelo de aniversário. A Porsche limitou o 911 Turbo 50 Years, que é baseado na última geração do 911 Turbo S, a 1.974 unidades em homenagem ao ano em que o primeiro 911 Turbo fez sua estreia.

Quando foi introduzido, em 1974, o Porsche 911 Turbo Type 930 redefiniu os limites do que era possível. Ele trouxe a tecnologia de turboalimentação, usada como referência nos carros de corrida 917/10 e 917/30 para um carro esportivo de produção, combinando desempenho superior com um design único e uma usabilidade no dia a dia sem precedentes. O modelo de aniversário 911 Turbo 50 Years – baseado no 911 Turbo S introduzido em 2019 – presta homenagem e reinterpreta esse legado. Os gráficos laterais em vinil são uma referência ao visual histórico do Porsche 911 RSR Turbo apresentado no Salão de Frankfurt em 1973, que foi um precursor do 911 Turbo. 

Ele apresenta a cor exclusiva do Porsche Turbo, Turbonite, que aqui faz sua primeira aparição em um 911. Turbonite também é usado em detalhes na tampa do motor traseiro, na tampa do tanque de combustível e no brasão da Porsche. É também utilizado como cor contrastante no logotipo do modelo Turbo 50. Outra referência histórica é o uso do Anthracite Grey na lâmina da asa traseira, na saia traseira, na base dos retrovisores e nas molduras das entradas de ar. Um emblema na grade da tampa do motor traseiro exibe um ícone de turbocompressor e os anos 1974–2024. Quando a porta é aberta, o projetor de LED delineia a imagem de um turbocompressor no chão ao lado do carro. O 911 Turbo 50 Years vem com o jogo de rodas Exclusive Design do 911 Turbo S em Turbonite como item de série.

Interior que remete ao espírito dos anos 1970

O interior do 911 Turbo 50 Years também é recheado de detalhes da história do Turbo. Como uma homenagem exclusiva aos primeiros modelos do Porsche 911 Turbo, o icônico tartan McKenzie adorna os painéis centrais dos assentos e os painéis interiores das portas. Contrastes adicionais em Turbonite diferenciam ainda mais o carro do modelo regular de produção em série 911 Turbo S. 

Esses detalhes em Turbonite incluem os cintos de segurança, controles, costuras decorativas, tiras com inserções em couro preto e o brasão da Porsche no volante esportivo GT. Um logotipo iluminado Turbo 50, por sua vez, aparece nas soleiras das portas, que são acabadas em alumínio escovado preto. O logotipo é bordado nos apoios de cabeça dos bancos esportivos Adaptive Sports Seats Plus. Há também um logotipo Turbo 50 na parte traseira do assento esquerdo traseiro. Acima do porta-luvas, há uma placa de aniversário em alumínio, que exibe tanto o logotipo Turbo 50 quanto o número individual de edição limitada do carro esportivo. A coluna A, os parasóis e o forro do teto são revestidos em Race-Tex perfurado. Um relógio analógico Porsche Design Subsecond com um design especial Turbo 50 adorna o painel.

Ainda mais história com o pacote Heritage Design

O pacote opcional 50 Years of Turbo Heritage Design, inspirado historicamente, complementa o modelo de aniversário com numerosos recursos de design e equipamentos exclusivos adicionais que remetem aos modelos 911 Turbo dos anos 1970. A cor base do pacote Heritage Design é a pintura Aventurine Green Metallic. Alternativamente, as cores padrão do 911 e as cores do programa Paint to Sample também estão disponíveis. Um dos componentes do pacote Heritage Design é um gráfico decorativo de alta qualidade em Branco (acabamento acetinado) composto por três elementos: o pirulito com números de carro individualmente selecionáveis entre 0 e 99, o logotipo de 50 anos de Turbo e um logotipo da Porsche. Aqueles que preferem um visual minimalista podem dispensar alguns ou todos os elementos grá-ficos. O brasão histórico da Porsche de 1964 é usado no capô dianteiro, bem como nas tampas centrais das rodas Sport Classic, pintadas em Prata Brilhante e Branco (acabamento acetinado). Os logotipos Turbo 50 e Porsche na traseira são em Ouro. No interior, recursos adicionais em couro e outros elementos de design tartan completam o modelo de aniversário. O painel, o porta-luvas e as inserções dos encostos dos bancos são revestidos com o padrão clássico. O brasão histórico da Porsche é montado no volante, enquanto o compartimento de armazenamento do console central exibe o logotipo Porsche Exclusive Manufaktur gravado no couro. Os mostradores no painel de instrumentos e o relógio Sport Chrono no pacote Heritage Design são acabados em verde.

Excepcional em desempenho, estilo e história

Tecnicamente, o Porsche 911 Turbo 50 Years é baseado no 911 Turbo S que está em produção desde 2019. Seu motor boxer biturbo de 3,7 litros com geometria variável das turbinas (VTG) entrega 478 kW (650 cv) e 800 Nm de torque. Com um peso em ordem de marcha de 1.640 quilos, o resultado é uma relação peso-potência de 2,52 kg/cv. O 911 Turbo 50 precisa de apenas 2,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 200 km/h em apenas 8,9 segundos. A potência é transmitida às rodas pela transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades (PDK) e pelo sistema de tração integral ativo Porsche Traction Management (PTM) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), incluindo o bloqueio do diferencial traseiro controlado eletronicamente com distribuição de torque totalmente variável. Um sistema de escape esportivo com ponteiras pretas vem de série. A suspensão esportiva Porsche Active Suspension Management (PASM) rebaixada em 10 milímetros e o sistema de elevação no eixo dianteiro também estão incluídos como padrão, assim como os faróis de matriz de LED, incluindo o Porsche Dynamic Light System Plus. As pinças de freio do sistema de freios PCCB padrão têm acabamento preto.

Cronógrafo exclusivo para um carro esportivo atemporal

Exclusivamente para os proprietários do 911 Turbo 50 Years, a Porsche Design Timepieces está lançando um relógio especial em homenagem ao modelo de aniversário. O cronógrafo 911 Turbo 50 Years é equipado com o movimento Porsche Design WERK 01.200 certificado pelo COSC, com função flyback. Como o veículo, o relógio é limitado a 1.974 unidades e combina design clássico com tecnologia moderna. Seu mostrador preto com elementos em Turbonite é uma réplica perfeita do relógio no painel. A pulseira, feita de couro preto com costura decorativa em Turbonite, possui fecho dobrável. A caixa transparente oferece uma visão do rotor de enrolamento no mesmo estilo das rodas do 911 Turbo 50. O número de edição limitada gravado na caixa de titânio corresponde ao número de edição limitada do veículo. O cronógrafo também está disponível em uma versão especial em conjunto com o pacote Heritage Design.

Porsche Brasil

ZF AFTERMARKET ADOTA NOVA TECNOLOGIA EM SEU CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM ITU (SP) COM FOCO NA OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA

Com a implementação total da nova esteira seletora com capacidade para classificar três mil volumes por hora, a ZF Aftermarket estará preparada para atender maiores demandas de peças de reposição

A fim de proporcionar mais agilidade nas entregas ao setor de reposição no Brasil, a ZF Aftermarket iniciou a instalação de uma nova esteira seletora, 100% automatizada, em seu Centro de Distribuição instalado em Itu, SP.  O equipamento, também chamado de “sorter”, é utilizado para classificar e separar produtos com base em critérios específicos, como destino, rota ou pedidos de clientes. A função principal da nova esteira seletora é agilizar e otimizar o fluxo de peças, garantindo que os produtos certos sejam direcionados para os destinos corretos de maneira mais eficiente e 30% mais rápida. “Essa tecnologia proporcionará uma melhoria significativa na velocidade e precisão do processo de distribuição de peças, contribuindo para uma operação mais eficiente aos nossos clientes”, afirma Bruno Silva, gerente sênior de operações da ZF Aftermarket.

De acordo com o executivo, o novo recurso está em expansão gradual de capacidade e a previsão é que atinja seu potencial integral de operação até o final deste ano.

O novo equipamento está instalado em uma área de 300 metros quadrados e sua aplicação se destina a 85% das peças armazenadas no CD - Centro de Distribuição, já que as peças de formatos maiores e acima de 11 quilos não são inseridas nesse processo, como por exemplo, transmissões e eixos. Atualmente o CD de Itu armazena um total de 23 mil itens das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW. A empresa possui uma das maiores operações do mercado de reposição do Brasil, movimentando mensalmente cerca de cinco milhões de autopeças. É importante mencionar, que este número não inclui o volume movimentado pela marca WABCO, também pertencente à ZF Aftermarket, cujo CD de peças está instalado em Campinas, SP.

O novo sorter foi inteiramente desenvolvido no Brasil após meses de pesquisa. Essas pesquisas tiveram como referência os maiores players de logística em atuação no País. Após a avaliação dos equipamentos em operação, a ZF decidiu importar parte do equipamento para evitar que as peças se acumulassem ao passar pela curva da esteira seletora, corrigindo imperfeições de esteiras já existentes no País e entregando ao processo ainda mais agilidade.

Para a operação, quatro rebocadores são utilizados para alimentar o sorter. Quando chegar a sua plena capacidade, a nova esteira seletora poderá classificar três mil volumes/hora, atendendo a uma necessidade diária de movimentação de 20 mil volumes em um turno, que seguirão na sua totalidade para o mercado de reposição de peças. Com isso, a operação será otimizada em mais de 30% para atender à crescente demanda de peças, tanto do mercado interno como externo.

Toda a movimentação do sorter é guiada por códigos de barras dos produtos, garantindo eficiência e precisão. De acordo com Bruno, todos os colaboradores foram treinados para operar com o novo sistema. “A nova linha é flexível e permite ajustes para atender a diferentes requisitos de logística. Há total confiabilidade no novo processo, que inclui dois tipos de conferências automatizadas, além de estar integrado ao sistema RFID – Radio Frequency Identification”, explica o executivo. Com isso, as etiquetas fixadas nas embalagens permitem que os produtos sejam rastreados ao longo de toda a cadeia de reposição.

“A digitalização vem transformando profundamente a operação logística da ZF Aftermarket e além de agilidade, trouxe inteligência, eficiência operacional e maior capacidade de responder rapidamente a desafios e mudanças no mercado”, conclui.

ZF
MM EDITORIAL

MARCA COOPER TRAZ PARA O BRASIL A LINHA DE PNEUS PARA CAMINHÕES E ÔNIBUS COOPER WORKS SERIES

  Cooper Work Series RHA | Cooper Work Series RHD

A Goodyear anuncia a chegada da linha Cooper Works Series no Brasil com produtos voltados para caminhões e ônibus. O novo portifólio visa atender as principais necessidades dos caminhoneiros autônomos, pequenas e médias frotas do país, que operam no serviço regional de transporte de carga e passageiros. Incorporada em 2021, a marca americana Cooper Tires tem mais de um século de tradição desde sua fundação em 1914, e agora, com esse lançamento, passa a ser produzida no Brasil pela Goodyear, promovendo qualidade superior, ótimo desempenho e um bom custo-beneficio.

"Entedemos as necessidades dos caminhoneiros e estamos trazendo a marca Cooper Tires e toda uma linha de produtos para o mercado brasileiro afirma Debora da Cruz, diretora de Marketing da empresa. "Com os pneus Cooper Work Series, nosso objetivo é oferecer aos motoristas produtos que superem suas expectativas, proporcionando qualidade, confiança, durabilidade a um preço justo."

Cooper Work Series RHA

Ideal para todas as posições, disponível inicialmente na medida 295/80R22.5, apresenta banda de rodagem mais larga, com ombros robustos para melhor distribuição de peso no piso e maior quilometragem. Conta também com a tecnologia de proteção lateral que preserva o costado contra danos, aumentando a durabilidade da carcaça; além de protetores de sulco que minimizam a retenção de pedras e uma carcaça reforçada com a tecnologia Duralife, que contempla controles rigorosos de qualidade, materiais premium e tecnologias que permitem o uso máximo da carcaça; e a exclusiva tecnologia Wear Square, que ajuda a identificar o momento certo para a troca, indicando o nivel de desgaste da banda de rodagem.

Cooper Work Series RHD

O modelo Cooper Works Series RHD, é indicado para aplicação em eixos de tração, disponível na medida 295/80R22.5, oferece banda de rodagem mais larga para melhor distribuição de carga no piso e maior quilometragem; tecnologia Cooper Smart Traction, projetada com intertravamentos dos blocos, que controlam seu movimento, proporcionando desgaste regular; proteção lateral; sulcos protegidos; e carcaça com tecnologia Duralife.

Desafios do Mercado e Estratégia da Marca

No exigente mundo do transporte rodoviário, cada detalhe faz a diferença. Os pneus são componentes essenciais que afetam diretamente a segurança, o consumo de combustível e os custos de manutenção de caminhões. Optar por pneus de alta qualidade, como os da linha Cooper da Goodyear, não é apenas uma escolha inteligente, mas uma necessidade para operadores e motoristas que priorizam segurança e eficiência.

Pneus de qualidade, com tecnologia avançada de compostos e design inteligente da banda de rodagem, oferecem maior resistência ao desgaste e melhor aderência em diversas condições climáticas, garantindo uma condução mais segura.

Além da segurança, pneus de alta qualidade também contribuem diretamente para a economia operacional. A durabilidade superior dos pneus significa menos substituições e menos tempo parado para manutenção, aumentando a disponibilidade dos veículos e otimizando o fluxo de trabalho dos operadores.

"Ao escolher os pneus Cooper Work Series, os motoristas não estão apenas investindo em produtos de alta qualidade, mas também em um suporte constante para suas jornadas nas estradas brasileiras", destaca Debora da Cruz. "Estamos comprometidos em oferecer não apenas pneus, mas soluções que ajudem os caminhoneiros a garantir segurança em cada viagem através da nossa rede de revendedores, espalhada por todo o país e que pode ajudar otimizar seus custos operacionais com assistência técnica especializada e produtos de qualidade." 

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Com 71 mil colaboradores, e 54 fábricas em 21 países do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.

Goodyear do Brasil
Ideal H K

sábado, 17 de agosto de 2024

MERCEDES-BENZ AMPLIA VENDAS E SERVIÇOS PARA AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS EM OITO NOVAS CIDADES

Mercedes-Benz EQA

Rede de atendimento agora tem 20 concessionárias preparadas para automóveis 100% elétricos

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil segue acreditando na eletrificação do mercado brasileiro, aumentando e preparando sua rede de concessionários para o futuro da mobilidade. Desde março de 2020, a marca tem como um de seus objetivos para o Brasil a eletrificação de seu portfólio, trazendo produtos e serviços que se adaptem aos estilos de vida e necessidades dos clientes brasileiros.

A partir de agosto de 2024, a marca passa a oferecer automóveis 100% elétricos também nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São José do Rio Preto/SP, Recife/PE, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Natal/RN e Goiânia/GO. Os novos concessionários se juntam a rede atual já em operação nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Vitória/ES, São José/SC, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS.

No total, agora são 20 concessionários da marca totalmente preparados com equipes de vendas e pós-vendas especialmente treinadas, ferramental e equipamentos exclusivos para esse tipo de tecnologia.

“Aumentar nossos pontos de atendimento é uma clara declaração de que acreditamos na eletrificação do  mercado brasileiro. Com esses novos pontos, estamos confiantes em oferecer nossos produtos e serviços a um grupo cada vez maior de clientes em mais regiões do país”, diz Marcelo Calonga, Head de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Atualmente, a marca possui o maior portfólio de automóveis 100% elétricos entre as marcas de luxo no país, com um total de sete modelos, entre sedans e SUV’s. 

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

ALLISON TRANSMISSION FAZ PARCERIA COM A CUMMINS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES DE CAMPO BEM-SUCEDIDOS COM NOVO MOTOR A GÁS NATURAL

O cavalo-mecânico Peterbilt equipado com motor Cummins X15N e uma transmissão Allison da Série 4000, puxando reboques duplos de cimento a granel, demonstrou desempenho e produtividade acima das expectativas.

A Allison Transmission fez uma parceria com a Cummins para testar e validar o novo motor Cummins X15N de 15 litros, a gás natural, equipado com uma transmissão automática Allison da Série 4000™. A Sandman, frotista de transporte de cimento a granel com sede em San Jose, Califórnia, concluiu com sucesso mais de 80 mil quilômetros rodados em avaliação de campo e relata melhorias significativas na eficiência de combustível e no desempenho dos veículos. O caminhão avaliado, um cavalo-mecânico Peterbilt puxando reboques duplos de cimento a granel, demonstrou desempenho e produtividade impressionantes, fato resultante da combinação do motor X15N com a transmissão Allison.

“Há mais de 20 anos aderimos às transmissões automáticas Allison, o que mudou o mundo para nossos motoristas. Eles transportam cargas de quase 40 toneladas no trânsito pesado entre San Jose e São Francisco várias vezes ao dia, percorrendo um percurso com inúmeras arrancadas e paradas”, comenta Victor Landaverde, Gerente de Frota da Sandman. “Estamos entusiasmados com o desempenho do motor Cummins X15N, que recebeu uma transmissão da Série 4000, e o impacto potencial que ele pode trazer para nossa frota de mais de 100 caminhões a gás natural equipados com Allison. Os testes de campo foram impecáveis ao longo de mais de 80 mil quilômetros e, além de atingirem excelente eficiência de combustível e o aprimoramento do freio-motor, a potência consistentemente mais forte durante as trocas de marchas melhoraram significativamente nossas operações.”

As transmissões da Série 4000 foram projetadas para oferecer maior desempenho e consumo de combustível otimizado. Seu conversor de torque multiplica a força do motor para melhorar significativamente a capacidade de arrancada, dirigibilidade e produtividade geral. O pareamento da Série 4000 com o X15N, que é 226 quilos mais leve do que a versão a diesel do motor de 15 litros, proporcionará economia adicional de combustível e redução das emissões para as frotas, reduzindo o custo total de propriedade do veículo e, ao mesmo tempo, apoiando objetivos de responsabilidade social corporativa. A transmissão da Série 4000 usada na avaliação da Sandman também contava com o FuelSense® 2.0, conjunto exclusivo de software e controles eletrônicos que podem proporcionar uma economia de combustível de até 6%.

“As transmissões totalmente automáticas Allison são agnósticas em termos de combustível, o que significa que podem ser agregadas com várias fontes de energia, incluindo diesel, gás natural, híbrido elétrico, célula de combustível ou bateria. À medida que a indústria continua a avaliar veículos elétricos e trabalha para superar os obstáculos enfrentados pela adoção dessa tecnologia, espera-se que mais clientes adotem motores de combustíveis alternativos como solução para atender às crescentes restrições de emissões”, disse Rohan Barua, Vice-presidente de Vendas da América do Norte, Canal Global e Pós-venda da Allison Transmission. “Estamos ansiosos por essa parceria com a Cummins e com os demais fabricantes de caminhões, o que ajudará os usuários a reduzir a pegada de carbono sem sacrificar a produtividade e a eficiência da frota. Estamos confiantes de que a combinação do motor Cummins X15N com uma Allison 4000 é a solução ideal.”

Os caminhões Peterbilt e Kenworth equipados o motor X15N e as transmissões automáticas Allison já estão disponíveis para encomenda. Para saber mais sobre a vantagem da Allison com motores a gás natural clique aqui.

A Allison Transmission (NYSE: ALSN) é projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos comerciais e de defesa e a maior produtora global de transmissões totalmente automáticas médias e pesadas que melhoram a maneira como o mundo funciona. Os produtos Allison são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões urbanos (distribuição, lixo, construção, incêndio e emergência), ônibus (escola, transporte coletivo e rodoviário), motorhomes, veículos e equipamentos fora de estrada (energia, mineração e aplicações de construção) e veículos de defesa (táticos com rodas e esteiras). Fundada em 1915, a empresa está sediada em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença em mais de 150 países, a Allison possui sedes regionais na Holanda, China e Brasil, fábricas nos EUA, Hungria e Índia, bem como recursos globais de engenharia, incluindo centros de engenharia de eletrificação em Indianápolis, Indiana, Auburn Hills, Michigan e Londres no Reino Unido. A Allison também possui aproximadamente 1.600 distribuidores e revendedores independentes em todo o mundo.

Allison Transmission
Press Consultoria

JOGOS OLÍMPICOS REVELAM O PODER DA MULHER EM QUALQUER ATIVIDADE. Por Luiz Carlos Secco*

As mulheres, na delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos de Paris, formaram um grupo mais numeroso que o masculino e participaram com 153 atletas, representando 55% do total de 276 esportistas. Também foram elas que conquistaram maior número de medalhas do nosso País. Das 20 que alcançadas, 12 foram obtidas pelas mulheres, sete pelos homens e uma por equipe mista no judô.

Foram ainda as únicas a conquistar as medalhas de ouro, vencidas por Beatriz Souza, no judô; Rebeca Andrade, na ginástica artística, e Ana Patrícia e Duda, em vôlei de praia. Pela primeira vez, as mulheres superaram os homens na história do esporte brasileiro.

Ao tomar conhecimento do empoderamento feminino peço a todos que se solidarizem com a homenagem que presto às mulheres pelo desenvolvimento do País. Em todas as atividades cresce a presença da mulher que, além do esporte, passam a ocupar posições de destaque na indústria automobilística, setor bancário, medicina, eventos, empresas diversas e até em voos interplanetários.

Mas além da homenagem peço compreensão para as que ainda não tiveram oportunidade de expor as suas virtudes fora das atividades convencionais e, pelas informações mal transmitidas, que limitam as mulheres a atividades tradicionais. Poucos são os líderes que têm a coragem de abrir oportunidades às mulheres para atividades diferentes ou de maior relevância e um deles é o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra.

Esse dirigente modernizou o automobilismo brasileiro, introduzindo novas categorias no esporte e incentivando as mulheres a participarem das corridas, como pilotos, dirigentes, engenheiras, mecânicas, diretoras da entidade e até fiscais de pista.

Ao longo de meus mais de 60 anos trabalhando no setor automobilístico conheci alguns casais que interromperam sua união por abuso da velocidade. Por mais que suas esposas pedissem, a paixão pelas emoções foi maior e, por não serem compreendidas, cansaram-se de sofrer e preferiram a paz.

Eu tive a sorte de minha mulher me dar forte ajuda e, além de compreensão e apoio ao meu trabalho, sempre me incentivou e até me ajudou em avaliações de novos automóveis e, ainda, me deu importante apoio para conseguir descobrir carros em teste e aceitou me acompanhar em viagens de pesquisa para a descoberta de veículos em fase de desenvolvimento.

Entre as viagens em que me acompanhou, descobri o percurso e o horário em que as fábricas realizavam testes e, em uma delas aceitou me acompanhar, em plena madrugada, a convidei a me acompanhar até o litoral.

Para não abandonar meus 5 pequenos filhos em casa, os acomodei no espaço formado pelo compartimento traseiro e desci a velha estrada de Santos onde descobri carros da Volkswagen submetidos a teste de desenvolvimento. Esse percurso, de tão perigoso, chegou a ser permitido somente com autorização prévia da polícia rodoviária.

Com a importante informação, na madrugada seguinte convidei o repórter fotográfico Oswaldo Luiz Palermo que se encarregou de registrar um a um todos os novos modelos.

Em outra viagem com a família encontramos mais uma novidade da Volkswagen, em plena rodovia Dutra, que fotografamos e forneci as imagens ao diretor de redação Miguel Jorge que as publicou no jornal O Estado de S. Paulo. Era o automóvel Gol, que se tornou um dos modelos mais vendidos da empresa.

Uma tarde recebi do chefe da equipe Ford, Luiz Antonio Greco, o empréstimo de um Ford Maverick com sistema de alimentação quadrijet e como deveria devolvê-lo no dia seguinte só podia fazer as medições na madrugada. Por não encontrar um amigo para me ajudar convidei minha mulher para me acompanhar e descemos para o litoral para obter os números da avaliação.

Há um longo trecho entre Itanhaém e Peruíbe com mais de três quilômetros planos, onde pudemos atingir a velocidade máxima do automóvel.

Essas medições exigem os registros a velocidade atingida em dois sentidos. E, seguindo as regras, fizemos a primeira cronometragem no sentido Norte-Sul e registramos a velocidade de 216 quilômetros. Durante a pausa entre as passagens e surpreso com o resultado, comentei com minha mulher a marca atingida porque, por ser de madrugada, ela não podia enxergar no velocímetro o ponteiro que indica velocidade e também não pôde ver o deslocamento do carro na escuridão.

Ao saber da velocidade, negou-se a percorrer o percurso Sul-Norte. Por ser apenas uma avaliação que me permitiu conhecer o nível de velocidade do Maverick Quadrijet relevei a preocupação de minha esposa e retornamos para São Paulo.

Fotos: Rafael Ribeiro CBF/FIVB/Divulgação/Esporte News Mundo/Internet/Agência Brasil EBC/UOL/William Lucas/COB/Instagram/Reprodução

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.