sábado, 24 de agosto de 2024

JEEP® MARCA PRESENÇA NA EXPOINTER

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in

A Jeep® marca presença na 47ª edição da Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que acontece entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Por lá, os visitantes poderão conferir de perto as novidades da gama nacional e ainda o Wrangler e o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in.

Quem passar pelo estande da marca que é referência em SUVs poderá contemplar toda a sua gama nacional – Renegade, Compass e Commander – que recentemente completaram 1 milhão de unidades vendidas e estão recheados de novidades nas linhas 2025. Vale ressaltar que os três modelos ainda trazem a garantia de fábrica de 5 anos.

   Jeep Renegade Night Eagle | Jeep Commander Blackhawk

O público vai conhecer de perto a versão Night Eagle do icônico Renegade, que carrega o motor mais potente da categoria, o T270 de 185 cv. Enquanto Compass e Commander estarão presentes na versão Blackhawk, ostentando o potente motor Hurricane de 272 cv que garante ainda mais aceleração e performance.

Jeep Compass Blackhawk | Jeep Wrangler Rubicom

E não é só isso: o Novo Wrangler, o único SUV que permite a remoção do teto e das portas para uma verdadeira Open Air Experience, simbolizando o autêntico espírito off-road da marca, também marcará presença. Recém-chegado ao Brasil com um visual renovado, ele promete atrair todas as atenções. O público ainda poderá conhecer de perto o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in (imagem de abertura), ícone que incorpora a legítima representação da essência da Jeep.

47ª Expointer 2024
24/08 a 01/09 das 8h às 20h30 
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116 KM 13 - Esteio - Rio Grande do Sul

Expointer - Considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina com destaque nacional e internacional, a Expointer está em sua 47ª edição. Os visitantes terão inúmeras opções de entretenimento, com mais de 400 eventos e atrações além do Festival Sou do Sul, também realizado no espaço.

Jeep®
Stellantis

BORGWARNER AMPLIA A APLICAÇÃO DO SEU TURBOCOMPRESSOR FLEX FABRICADO NO BRASIL COM O NOVO CITROËN C3

A BorgWarner, líder em turboalimentação flex na América Latina, equipa o novo Citroën C3 YOU! com seu turbocompressor B01 produzido pela companhia em sua fábrica localizada em Itatiba (SP). Outros veículos do grupo Stellantis também são equipados com turbocompressores da série B01 da BorgWarner, como Fiat Strada, Fiat Pulse, Fiat Fastback, Fiat Toro, Jeep Compass, Jeep Commander, Jeep Renegade, Peugeot 208, Peugeot 2008 e Citroën C3 Aircross.

A aplicação de turbocompressores em carros de passeio com motorização de baixa cilindrada, amplia a gama e a acessibilidade a veículos que reduzem consumo e emissões no mercado brasileiro. Estamos muito contentes em produzir no país cerca de 50% dos turbos que equipam os veículos flex nacionais.”, afirma Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

A tecnologia de turbocompressor da BorgWarner oferece melhor desempenho do motor com eficiência energética, enquanto reduz as emissões e o consumo de combustível. Uma das vantagens do produto é o design compacto, que além de permitir rápida instalação em motores menores, oferece excelente desempenho e economia de combustível. 

Para maximizar a eficiência energética, o design dos componentes é otimizado para redução de peso e maior robustez, o que significa ser mais leve e resistente. Com este turbocompressor da BorgWarner, o Citroën C3 YOU! se torna o carro turbo mais rápido do segmento, com aceleração de 0 a 100km/h em apenas 8,4 segundos, de acordo com a Citroën.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

MERCEDES-BENZ LANÇA NOVOS MODELOS ON-ROAD E OFF-ROAD DOS CAMINHÕES EXTRAPESADOS ATEGO

Caminhões Mercedes-Benz Atego 3133 e 1933

Dando sequência à renovação da linha de caminhões Atego, anunciada em fevereiro deste ano, a Mercedes-Benz lança agora os novos modelos 1933 4x2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6x4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira) para sua família de caminhões extrapesados. Com isso, a marca passa a oferecer 13 modelos Atego ao mercado, entre médios, semipesados e extrapesados, que permitem múltiplas opções de configuração de cabinas (Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo), tração (4x2, 6x2, 8x2, 6x4 e 8x4), entre-eixos e itens de desempenho, segurança e conforto. Dessa maneira, a linha atende às mais diversas necessidades dos clientes, reforçando a imagem de versatilidade dos caminhões Atego.

“Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, passamos a cobrir importantes segmentos que antes eram atendidos pelos veículos Axor, que fizeram história no País pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de preservar os atributos do Axor amplamente reconhecidos pelos transportadores e motoristas, os novos Atego agregam mais robustez, tecnologia, modernidade, segurança e conforto, além de menor custo de manutenção”.

Com esses lançamentos, a Linha Atego passa a ser a maior família de modelos no portfólio da marca, que também conta com os caminhões Accelo (segmentos de leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road). “Atualmente, a Linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez. “Somente no segmento de semipesados, alcançamos 28% de participação de mercado com os caminhões Atego no primeiro semestre de 2024, com mais de 3.700 unidades emplacadas”.

De acordo com o executivo, a renovação do Atego é mais um resultado concreto do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. “Ou seja, continuamos avançando sempre. A gente não para de evoluir e de inovar”, destaca Jefferson Ferrarez. “Esta linha de caminhões com a estrela de três pontas conta com amplo sucesso junto a frotistas, transportadores, autônomos e motoristas por sua versatilidade de aplicação e flexibilidade na oferta de diversos modelos, versões e itens de configuração. Dessa forma, atende todas as demandas dos nossos clientes com qualidade e rentabilidade”.

Atego 1933 para logística e transporte de curtas e médias distâncias

O novo extrapesado Atego 1933 LS 4x2, cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática, foi desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933. É indicado para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run, assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques como baú carga seca ou frigorificado, sider, contêiners e vários outros.

Seguindo a padronização de componentes da Linha Atego Euro 6, o novo extrapesado oferece os elevados níveis de segurança, conforto, robustez e produtividade desta família de caminhões Mercedes-Benz.

Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 45,1 toneladas, atendendo a pedidos dos operadores, o cavalo mecânico 1933 é indicado para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). Ele já nasce com a nova identidade visual dos modelos Atego rodoviários, que segue o padrão da Linha Actros.

“O Atego 1933 é equipado com o consagrado motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos e com a caixa de mudanças automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades”, diz Jefferson Ferrarez. “Este câmbio é 40% mais rápido e apresenta um comando de trocas de marchas e de embreagem otimizados, o que resulta em mudanças de velocidades mais rápidas e precisas e em menor consumo de combustível”.

Com robustez de caminhão extrapesado em seu DNA, o novo Atego 1933 se destaca pelo chassi similar ao do caminhão Actros, com eixo traseiro NFD de 13 toneladas sem redução nos cubos. Isso traz mais resistência, menos manutenção e mais produtividade para a operação.

O Atego 1933 conta com suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar, o que facilita o acoplamento de implementos. E com o controle remoto da suspensão no posto do motorista, a atividade fica ainda mais fácil para o operador e aumenta a sua produtividade.

O novo Atego 1933 oferece opções de tanques de diesel de 300 até 890 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, conforme a necessidade da aplicação. O ângulo de entrada em relação ao antigo Axor é maior, de 20 graus, aumentando a proteção contra eventual quebra do spoiler do caminhão e de outros componentes nas lombadas ou outras irregularidades da via.

Conforme o padrão da Linha Atego, o 1933 tem como grande destaque a cabina mais espaçosa do mercado, proporcionando muito mais conforto e bem-estar a bordo para o motorista. Para este modelo, são três versões de cabina disponíveis: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, com cama e climatizador. O posto do motorista é ergonômico, com banco de até 11 regulagens, o que significa mais conforto enquanto dirige o caminhão.

O volante multifuncional desse Atego, juntamente com a alavanca de câmbio na coluna de direção, promove mais interação do motorista com o veículo e facilita o seu trabalho. Isso evita que ele tire as mãos do volante durante a operação, contribuindo para a sua segurança. A partida é por botão, de acordo com o conceito de chave inteligente, trazendo ainda mais praticidade para o condutor.

Em termos de tecnologias de segurança, o Atego 1933 se destaca por vários itens de série: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.

Atego 3133 6x4 para construção, mineração e apoio no campo

“O Atego 3133 6x4 é um extrapesado que traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz, com a alma do Arocs”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Ouvindo os pedidos dos clientes e também dos motoristas, esse caminhão chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar sua gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada”.

Alinhado à nova linha visual da Linha Atego e seguindo o padrão do Arocs, este novo Mercedes-Benz é oferecido aos clientes nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.

O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece potência de 321 cavalos, com torque de 1.250 Nm. Este motor, o mesmo que equipava o Axor 3133, agora está compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6). Assim como no Atego 1933, a ele junta-se o câmbio automatizado Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades, trazendo os mesmos componentes e otimizando trocas de marchas e de embreagem.

O Atego 3133 6x4 off-road conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. Vem equipado, de série, com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada e que atua nos eixos traseiros e dianteiro, auxiliando a operação do caminhão nos mais diversos tipos de terreno.

O diferencial de mercado do Atego 3133 está no chassi. Com longarinas mais leves e resistentes, molas reforçadas e eixo com redução nos cubos, o veículo carrega o DNA de um extrapesado e se torna similar ao Arocs por sua robustez, item valorizado no antigo Axor. Isso significa que esse Atego é resistente e apto para atividades que exigem força, podendo atuar em aplicações fora de estrada, como caminhão basculante, tanque, guindaste, Romeu-e-Julieta, betoneira e também como veículo de apoio.

Opcionalmente, o Atego 3133 pode receber engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes.

O Atego 3133 oferece opções de tanque de diesel de 300 ou 600 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, de acordo com a aplicação, sem a necessidade de muitas paradas para abastecimento.

Com ângulo de entrada mais elevado em 27 graus, o Atego 3133 possui grade dianteira de faróis e chapa protetora de cárter e de filtro, a fim de evitar a quebra de componentes do veículo nas operações em terrenos acidentados.

Alinhando-se ao padrão da Linha Atego, a cabina do 3133 é espaçosa e confortável. Além disso, oferece ainda espaço extra para equipamentos e ferramentas, de acordo com a demanda do operador.

Outros itens, como banco de até 11 regulagens, volante multifuncional, alavanca de câmbio na coluna de direção, partida por botão e amplo pacote de tecnologias de segurança são os mesmos do Atego 1933, reforçando o padrão de qualidade da linha. Além disso, como opcional, o Atego 3133 pode ser equipado com Retarder Voith, o que aumenta a segurança e a economia operacional.

Novo visual mais clean e aerodinâmico do Atego rodoviário e urbano

O Atego rodoviário e urbano chegou ao mercado, no início do ano, com uma frente mais moderna, identificada com a família Actros. Entre as novidades incluem-se novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que traz modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez de fixação.

Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões da Linha Accelo, o que favorece a intercambiabilidade de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

Design e robustez do Arocs no novo Atego fora de estrada

O Atego para operações fora de estrada ganhou um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

Vale destacar que o design robusto da versão off-road está disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus), que facilita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

Linha 2024 acentua a versatilidade de aplicação dos caminhões Atego

Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista. Já os modelos vocacionais, por sua vez, nascem com toda a evolução introduzida na linha Euro 6, como, por exemplo, os sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.

“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.

Portfólio Atego 2024
- 1419
- 1719
- 1726 / 1733 plataforma
- 1933 4x2
- 2429 6x2
- 2433 6x2
- 3033 8x2
- 2730 6x4
- 3133 6x4
- 3330 8x4
- 1729 vocacional compactador de lixo
- 1733 vocacional bombeiro

Consolidando um diferencial de mercado, a Linha Atego segue oferecendo quatro versões de cabinas para mais opções de escolha pelos clientes: Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo.

Também conforme a demanda do cliente, a Mercedes-Benz, por meio do CTC (Custom Tailored Center – Centro de Customização), oferece uma série de possibilidades para os veículos, com destaque para a suspensão pneumática que proporciona mais produtividade, conforto e robustez.

Atego 1729 compactador de lixo

Lançamento da Linha 2024, o novo caminhão semipesado Atego 1729, vocacional como compactador de lixo, tem capacidade para 17,1 ton de PBT (peso bruto total), podendo chegar a 24,1 ton de PBT com terceiro eixo instalado por empresas implementadoras do mercado.

O Atego 1729 oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).

Esse modelo Atego vem equipado com o consagrado motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), oferecendo potência de 286 cv e elevado torque de 1.100 Nm. Seu trem de força conta também com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial. A tomada de força na traseira do motor é original Mercedes-Benz, com torque de 600 Nm, e sai de fábrica pronta para implementação, adequando-se à aplicação do veículo.

Este caminhão vocacional traz algumas novidades para atender as condições severas da aplicação de coleta de resíduos, como a nova suspensão dianteira de molas de três lâminas e suspensão traseira de molas curtas reforçadas, sem contra feixe no entre eixos de 3.850 mm para compactadores de até 15 m³ e com o contra feixe no entre eixos de 4.800 mm para compactadores de até 19 m³. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre as novidades do Atego 1729 compactador de lixo destacam-se ainda novo banco mais confortável para três acompanhantes e escape vertical mais longo. Essa versão vocacional apresenta para-choque dianteiro off-road que aumenta o ângulo de entrada do veículo, sendo mais resistente e menos suscetível a quebras.

Atego 1733 bombeiro

Com PBT de 17,1 ton e distância entre eixos de 4.800 mm, o novo Atego 1733 bombeiro vem equipado com o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Este motor também atende ao Proconve P8 (Euro 6), oferecendo 321 cv de potência e 1.250 Nm de torque. Seu trem de força conta com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.

A tomada de força para este caminhão vocacional é do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional), com torque máximo de 600 Nm. Por meio do Centro de Customização da própria Empresa (CTC) é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de transferência.

A suspensão dianteira é composta por molas de três lâminas. A suspensão traseira conta com molas curtas reforçadas, sem contra feixe. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre os itens disponíveis para o Atego 1733 bombeiro incluem-se o novo banco para três acompanhantes, para-choque dianteiro off-road ou urbano, e caixa de baterias com tampa.

Facilidade para instalação de implementos, telemetria e rastreador

A Linha Atego 2024 tem mais novidade para o mercado: será oferecida uma preparação para tomadas de força no câmbio montadas por terceiros. Isso facilita a instalação, além de preservar e evitar retrabalhos no sistema eletroeletrônico do veículo.

Outros itens já disponíveis e conhecidos agregam mais conectividade para os caminhões Atego. Este é o caso da preparação para instalação de sistemas de rastreamento de outros fabricantes. A interface traduz os dados CAN internos do veículo no formato normalizado SAE J1939 e os transmite ao respectivo sistema.

Outra possibilidade é a interface da eletroeletrônica do implemento com o caminhão, o que evita retrabalhos nos chicotes originais do veículo, como, por exemplo, o sistema de iluminação da carroçaria.

Já o módulo PSM de 2ª geração, necessário para instalação de tomada de força com rotação variável, permite realizar funções mais complexas, como controle remoto da embreagem, bloqueio de arranque do motor, bloqueio de marcha ré, entre outros.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

FIAT LEVA ARGO ENDURANCE E TITANO PARA A EXPOINTER, MAIOR FEIRA AGROPECUÁRIA A CÉU ABERTO DA AMÉRICA LATINA

A Fiat não poderia ficar de fora de uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Por isso, quem passar pela Expointer poderá ver de perto toda a gama da marca. O evento, que começa neste sábado (24), seguirá até o dia 1 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Fiat Argo Endurance

Um dos destaques do estande da Fiat é o Argo Endurance, nova versão do hatch, sucesso em vendas no país, que irá fazer a sua primeira aparição pública durante a feira. O modelo traz atributos e características para que se mantenha como uma ótima opção para diferentes perfis de clientes, conciliando versatilidade, robustez, performance e custo-benefício. Tanto é que ele traz suspensão elevada, ângulo de entrada de 20,5º e 33º de saída, altura de solo de 186 mm, protetor de cárter e pneus de uso misto.

Fiat Titano

Outro destaque da marca é a Titano, modelo lançado neste ano para completar o seu portfólio de picapes, expandir a participação no mercado e ainda colocar a Fiat em um novo segmento, o de D-picapes. Na Expointer, os visitantes irão ver as versões Volcano e Ranch do modelo, além da Titano New Rolland, um show-car que materializa a parceria da Fiat com a empresa de máquinas e soluções agrícolas.

Claro que as demais picapes da marca não poderiam faltar. A líder do mercado brasileiro, a Strada leva as versões Endurance, Freedom, Ranch e Ultra. Já a Toro marca presença com as configurações Endurance, Freedom e Ranch.

Fiat Strada_Ranch

Além das picapes, também estará exposta sua linha Fiat Professional, com Fiorino, Scudo e Ducato, que recentemente estrearam a sua linha 2025. Para completar,  Mobi Trekking, Argo Trekking, Cronos Precision e Fastback Impetus estarão no estande da marca. O escorpião mais famoso do mundo também marca presença com o Pulse Abarth e Fastback Abarth.

47ª Expointer 2024
De 24/08 a 01/09, das 8h às 20h30
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116 KM 13 - Esteio - Rio Grande do Sul

FIAT
Stellantis

JOHN DEERE VAI EXPOR MAIS DE 20 MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS NA EXPOINTER 2024

Trator 3036EN

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, marca presença na 47ª Expointer, que ocorre entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul. No evento, mais de 20 máquinas e implementos que atendem do pequeno ao grande produtor serão apresentados, entre eles os tratores estreitos 5080EN e 3036EN para culturas especiais; e o trator 8R 410 EVT, com transmissão variável elétrica.

A participação da John Deere nesta edição da Expointer é especialmente significativa, considerando o recente impacto das chuvas no Rio Grande do Sul. “Após as enchentes, a prioridade da companhia foi apoiar a recuperação do estado. Participar da Expointer é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a região e demonstrar como nossas soluções podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e eficiente do setor agrícola”, afirma Horácio Meza, diretor de Vendas da John Deere Brasil.

Outro destaque da companhia no evento é o John Deere Precision Upgrades, pacote de atualizações que permite a aplicação de tecnologias avançadas em equipamentos de gerações anteriores, inclusive de outros fabricantes. Além disso, neste ano o estande da empresa será dividido por estações de ciclos produtivos, exibindo máquinas utilizadas desde o plantio e colheita até a pulverização e preparação do solo. Cada estação contará com um totem explicativo sobre agricultura de precisão e pacotes de upgrades.

Equipamentos

Com um novo design de cabine, um dos destaques é o trator estreito 5080EN que oferece uma experiência aprimorada ao operador, resultando em até 15% mais visibilidade e uma redução de até 25% nas vibrações, especialmente quando equipado com a opção de assento pneumático. Esse aprimoramento não apenas aumenta a segurança no trabalho, mas melhora a produtividade e reduz a fadiga do operador. “Esse modelo é utilizado principalmente em culturas especiais. Um dos benefícios é que ele tem cabine e já sai de fábrica conectado, oferecendo ao operador acompanhamento completo da máquina em tempo real por meio do John Deere Operations Center™", conta Gustavo Barden, gerente divisional de Vendas da John Deere Brasil.

O modelo 3036EN, também destaque no evento, é focado na agricultura familiar e em pequenas propriedades, ideal para o cultivo de árvores frutíferas e granjas. Com um motor compacto de 36HP e torque máximo de 109Nm, o 3036EN apresenta dimensões compactas.

No estande, ainda estarão disponíveis os tratores 7M 230, 6190M e 6150J, ideais para o cultivo de grãos como arroz, soja e milho. A Série 5E será apresentada como uma solução para pequenas propriedades, atendendo desde a pecuária leiteira até o cultivo de café, fumo, frutas, hortaliças e grãos. O modelo 6100J, com o pulverizador PV1008, é voltado para pecuária de corte e pequenos e médios produtores de grãos. As colheitadeiras S760 e S440 também farão parte da exposição, com a S760 equipada para milho e a S440 voltada para arrozais. Para aplicações de defensivos e fertilizantes, os pulverizadores PLA 125J e M4030 com tecnologia Exactapply estarão expostos. A plantadeira 1109, com caixa longitudinal de sementes, e a carregadeira frontal 673SL, que se destaca pela capacidade de levante, completam o portfólio.

Entre os tratores maiores está o 8R 410 EVT, projetado para operar em condições severas. Nesse modelo, já disponível para venda, os motores hidrostáticos foram substituídos por geradores elétricos (EVT, do inglês "Electrical Variable Transmission", que significa "Transmissão Variável Elétrica"), oferecendo mais confiabilidade, durabilidade e eficiência. As mudanças resultam em melhor aceleração e maior precisão no controle da velocidade do trator. Além disso, a máquina se destaca por sua cabine moderna e espaçosa, novo design externo e pacote de iluminação premium com LEDs. "A troca de marchas suave proporciona um controle superior ao operador, facilitando a manutenção da aceleração. Outro grande diferencial é que, por ser um sistema elétrico, a geração de energia pode ser compartilhada com outros equipamentos", explica Barden.

Na linha amarela, o público vai poder conferir a retroescavadeira 310 P, equipada com motor eletrônico que oferece mais eficiência de combustível e economia de até 20% no consumo. A escavadeira 210 P, com tecnologias que aumentam a eficiência e durabilidade, também será exibida ao público. Esta máquina conta com três modos de operação - ECO, Power e High Power - e um sistema integrado de nivelamento 2D, auxiliando os operadores na execução de trabalhos de escavação. A pá-carregadeira 524 P e o rolo compactador completam a linha de produtos.

Conectividade e pós-vendas

Os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer o Centro de Soluções Conectadas (CSC), um serviço de suporte remoto que utiliza dados colhidos pelas máquinas para identificar oportunidades de redução de custos e otimização de equipamentos. O Brasil possui 43 CSCs, a maior concentração do mundo, auxiliando a gestão dos produtores e garantindo que 85% dos chamados sejam resolvidos a distância, reduzindo custos e o tempo de máquina parada.

No pós-vendas, o programa John Deere Fidelidade terá um lugar reservado. A iniciativa transforma compras de serviços e peças em prêmios. Uma ativação especial será realizada na feira para clientes já cadastrados e novos participantes.

A companhia também destaca a Unimil by John Deere, uma marca que oferece peças para todas as etapas do ciclo produtivo. Além disso, os visitantes poderão experimentar os Smart Glasses, óculos de realidade aumentada que conectam técnicos no campo a especialistas ao redor do mundo, permitindo comunicação técnica em tempo real.

Banco John Deere

Na Expointer 2024, os clientes que desejarem adquirir equipamentos John Deere terão acesso a linhas de crédito exclusivas do Plano Safra 2024/25. Para agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), as taxas de juros serão de 5% a.a. No Moderfrota, as taxas chegam a 11,5% a.a., enquanto o Moderfrota Pronamp e o Crédito Empresarial têm taxas de 10,5% a.a. Todos os financiamentos oferecem até sete anos para pagamento.

Além disso, o Banco John Deere vai oferecer financiamento para peças e serviços, com prazos de até 12 meses para quitação.

John DeereA Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere.

John Deere
CDI Comunicação

AMPLO PORTFÓLIO DE ENERGIA DA CUMMINS DESTACA ABORDAGEM DIVERSIFICADA VOLTADA AO CLIENTE NA IAA TRANSPORTATION 2024

A Cummins Inc. anuncia um portfólio completo de soluções de energia na IAA Transportation 2024, com foco em apoiar os fabricantes de caminhões na transição para as novas regulamentações Euro 7 e CO2 HDV da União Europeia.

Motor Cummins X10

De 17 a 22 de setembro, em Hannover, Alemanha, os visitantes do estande da Cummins poderão conhecer uma variedade de soluções, como um motor diesel avançado com sistema de pós-tratamento pronto para atender às regulamentações Euro 7, um motor de hidrogênio com emissão zero e as tecnologias de células de combustível e baterias de hidrogênio da Accelera by Cummins. A empresa também exibirá um amplo portfólio de tecnologias de trem de força, incluindo eixos de acionamento traseiro, eixos elétricos e sistemas de freios, marcando a exposição mais abrangente de suas tecnologias de potência até hoje.

“Com a aproximação dos regulamentos Euro 7 e CO2 HDV na Europa, as escolhas tecnológicas para energia estão cada vez mais desafiadoras e complexas. Estamos comprometidos em fornecer uma ampla gama de soluções de energia, líderes de mercado, que reduzam as emissões de gases de escape e de efeito estufa, sem comprometer o desempenho, a confiabilidade e o custo total de propriedade que nossos clientes e o setor de transporte necessitam para operar seus negócios”, afirma Jennifer Rumsey, presidente e CEO da Cummins.

Essas soluções de energia refletem o compromisso da Cummins com sua estratégia Destino ao Zero, que busca promover tecnologias baseadas em motores, enquanto expande suas ofertas de emissões zero. Essa abordagem permite que o setor alinhe a disponibilidade tecnológica com a infraestrutura, garantindo que os clientes possam atender aos novos regulamentos europeus de forma prática e com múltiplas opções.

Entre os destaques do evento, estará o portfólio de produtos da Cummins, incluindo o motor X10, pronto para Euro 7, e o motor de combustão interna de hidrogênio X15H. Esses produtos acompanham um dos mais recentes sistemas de pós-tratamento, a transmissão Eaton-Cummins e componentes como a suspensão dianteira independente Meritor® MIS-10, o eixo traseiro 17X HE e os freios a disco ELSA 225 H. Essas tecnologias são projetadas para aumentar a eficiência de combustível, reduzir emissões e melhorar o desempenho do veículo, apoiando a transição do setor para as novas regulamentações.

A Cummins também demonstrará seu avanço no ecossistema completo de hidrogênio, com componentes como turbocompressor eletrônico, compressor eletrônico, bomba de recirculação de hidrogênio, injetor e ejetor de célula de combustível. Além disso, o mais recente sistema de armazenamento de hidrogênio Tipo IV da NPROXX, fruto da joint venture da Cummins com a ETC, também estará em exibição.

Adicionalmente, a Cummins apresentará uma tela interativa com tecnologias de trem de válvulas, turbocompressores, pós-tratamento, dosadores e eixos, permitindo uma experiência imersiva para os visitantes.

Accelera™ by Cummins

O Accelera by Cummins fornece um portfólio diversificado de soluções de emissão zero para as indústrias economicamente mais vitais do mundo, capacitando-as a acelerar a transição para um futuro sustentável. O Accelera, um segmento de negócios da Cummins Inc., é um fornecedor e integrador de componentes, focado em baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, motores de tração e inversores, soluções integradas de trem de força e eletrolisadores. Atualmente, a Accelera tem operações na América do Norte, em toda a Europa e na China. Clique aqui saiba mais sobre a Accelera da Cummins,

A Cummins, líder global em soluções de energia, é uma corporação de segmentos de negócios complementares que projeta, fabrica, distribui e faz a manutenção de um amplo portfólio de soluções de energia. Com sede em Columbus, Indiana (EUA), a Cummins emprega aproximadamente 75.500 pessoas comprometidas em impulsionar um mundo mais próspero. Ela opera uma rede robusta de distribuição e suporte em mais de 190 países e territórios. A Cummins faturou cerca de US$ 735 milhões em vendas de US$ 34,1 bilhões em 2023.

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

SÃO PAULO, JÁ IMPRATICÁVEL. PODE PIORAR. Por Marli Gonçalves*

São Paulo corre mais perigo. Respirar, ver, ouvir, andar, morrer. Respirar ofegante com tanta poluição, ar seco; ver a desgraça e a miséria em cada esquina; e ouvir que um candidato à Prefeitura surgiu do buraco mais profundo e avança e que haja tantos que ainda não saibam ou entendam o perigo que a sua falsidade e ignorância representa. São Paulo pode ficar ainda mais impraticável.

Falo da cidade. Pode ficar pior ainda. Uma das maiores cidades do mundo, São Paulo, cantada em verso e prosa como desenvolvida, rica, contemporânea, moderna, virou propaganda enganosa e caminha rapidamente para se tornar completamente impraticável, mais do que já está em seu árido cotidiano. Aqui temos sentido as mudanças climáticas de forma monstruosa, na poluição que chega a formar visíveis riscos no horizonte, mostrando crepúsculos de avermelhados tons infernais. A miséria se espalha nas ruas, e ela é muito além de qualquer Cracolândia que possa ainda ser descrita. Violência no dia a dia, além de bandidos, na saúde, no transporte coletivo, nos preços, nas dificuldades diárias de seus habitantes em tudo.

Nesses últimos dias há sobretudo uma densa névoa que antecipa – como se quisesse servir como sinal de alerta – sobre um futuro ainda mais tenebroso sem medidas adequadas, se não houver o controle e não forem difundidas - e que cheguem a todos - as informações sobre o farsante que se candidata oculto sob um boné. Metido a esperto, cheio de processos numa vida pregressa que o tornou milionário como coach, o tal Pablo Marçal. Comprovadamente ligado a gentes e organizações criminosas, exemplo dos riscos da vida digital, resultado das constantes tentativas de destruição do jornalismo sério trocado por dancinhas, mensageiro do conservadorismo de costumes que eles próprios não seguem, intitulando-se de direita e ultrapassando qualquer limite da razão. Influenciadores e influenciados de um mundo irreal que tentam ultrapassar a fronteira se tornando real, dominante. O famoso dinheiro espalhado nos caminhos. O machinho alfa e seus companheirinhos.

Está difícil respirar o ar cheio de pó de construções que sobem céleres em todas as esquinas de todos os bairros, desenfreadas e visivelmente não fiscalizadas – ora, depois conseguem anistias de suas malfeitorias - e que abriram espaço destruindo a memória, as vilas, casas, tampando a luz do Sol, e ainda numa barulheira infernal. Poluição sonora, esse horror para o qual nunca se dá devida atenção e que nos deixa dia a dia mais estressados, surdos, doentes.

Fotografou? Não. Mas vi. Não há foto para mostrar. A dignidade deles vale mais, acredite em mim. Na calçada um homem dorme dentro de um daqueles plásticos usados para abrigar cuidadosamente sem amassar, nos cabides, vestidos de luxo, longos, vestidos de noivas, que ele deve ter achado jogado no lixo de uma das tais áreas nobres, todas devastadas, perdendo “nobreza” a cada dia. Pensei na sua criatividade, ali dentro, quentinho, abrigado, inspirado talvez naqueles sacos que embrulham defuntos. De qualquer forma, uma “casa” fácil de ser recolhida, mais leve do que uma barraca. A senhora muito velha diariamente largada, sentada em uma das principais ruas dos Jardins, segura um velho e desfiado chapéu de palha nas mãos, e, silenciosa, clama por ajuda, apenas com forças para agitá-lo. Seu rosto traduz, mais do que as suas necessidades, sua vida e abandono.

Por favor, atenção, as eleições estão bem próximas, pouco mais de um mês. Essas, municipais, prefeito, vereadores, são as mais importantes para mudar o que nos cerca, nossa cidade, os impostos que pagamos com tanta dificuldade.

Estamos em mais uma emergência: de bom senso e civilidade.

*Imagem de abertura - Foto: Ricardo Hernandes




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

LECAR ANUNCIA FÁBRICA NO ESPÍRITO SANTO

Anunciada ao público em dezembro de 2023, a montadora brasileira Lecar, fundada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, já tem um lugar para chamar de seu. O novo endereço, assim como detalhes de seu modelo Lecar 459 Híbrido, foram divulgados em uma coletiva de imprensa realizada ontem em São Paulo. A empresa irá se instalar no município de Sooretama, no Espírito Santo, a 119 km da capital, Vitória.

O investimento será da ordem de R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões em obras de instalações e R$ 630 milhões em automações para linha de montagem. O capital será proveniente de recursos próprios e investidores privados. A empresa analisa, ainda, a busca de financiamentos junto à Sudene, BNB, Bandes, Finep e BNDES.

Durante o evento, que contou com a presença de jornalistas, parceiros e autoridades, a montadora ressaltou que a localização estratégica da fábrica foi decisiva para a escolha. A cidade fica a apenas 25 km do aeroporto de Linhares e a 100 km do complexo portuário do Espírito Santo, que é responsável por 23% das exportações e importações do Brasil.

Não à toa, a região concentra um importante polo industrial, com a presença de grandes players, como Marcopolo, Volare, Agrale, Randon e Weg. Representantes destas empresas também estiveram presentes na coletiva, apresentando suas contribuições para a fábrica e expectativas com o projeto.

Durante o evento foram apresentados pequenos spoilers sobre o novo modelo de design e motor do 459 Híbrido, deixando o foco principal para a planta industrial, que fica às margens da BR 101 e conta com 460 mil metros quadrados. A empresa terá isenção e benefícios fiscais referentes à construção e funcionamento por um período de 10 anos.

Todos esses benefícios fazem com que a Lecar ande em velocidade máxima rumo à solidificação de uma empresa de mobilidade sustentável genuinamente brasileira. “Depois de avaliarmos opções em vários estados, chegamos à conclusão de que o Espírito Santo, terra onde a empresa teve sua origem, seria o melhor local para materializarmos este sonho”, destaca Assis.

A construção do prédio ficará sob responsabilidade da Machine Desenvolvimento. Para a linha de montagem, a Lecar poderá contar com a Comau, multinacional italiana especializada em automação industrial e robótica avançada.

Com mais de 25 anos de experiência na indústria automotiva brasileira, a Comau tem forte presença internacional e está trabalhando em projetos com grandes fabricantes de veículos elétricos e fábricas de baterias. A Falcare Equipamentos Industriais atuará nas instalações e automações da linha de pintura e montagem, com foco no uso de materiais altamente tecnológicos e sustentáveis. Dentre seus recursos destinados a essa missão, está a tecnologia da Geico SPA, uma das maiores líderes mundiais em sistemas de pintura.

O foco ecológico vai ao encontro do propósito da montadora. Alinhamento de extremo orgulho para as partes. “É uma honra, para nós, fazermos parte desta história. Somos uma empresa nacional, contribuindo para uma linha de montagem mais sustentável de outra empresa 100% brasileira, na certeza de que contribuiremos para levar à população um veículo tecnológico, amigável ao meio ambiente e aderente às necessidades da nossa população”, ressalta Nivaldo Falcare, CEO da empresa.

Serão 100 mil metros de área construída, sendo 130 trabalhadores diretos na fase de obra e cerca de 300 na fase de instalações e linha de produção. O lançamento da pedra fundamental acontecerá ainda em 2024 e a previsão de inauguração é agosto de 2026.

Quando pronta, a fábrica terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano, com cerca de 1.500 funcionários diretos e até 3 mil indiretos. A planta será destinada a produzir, inicialmente, o Lecar 459 Híbrido, e contará com uma pista de testes e rigorosos controles de produção e qualidade.

Atenta às questões ambientais, a fábrica irá buscar as certificações LEED OURO e Selo Verde, visando segurança, pontualidade, produtividade e redução de resíduos. O espaço contará com sistema de geração de energia solar, além de reaproveitamento de água de chuva.

Visando impactar positivamente a comunidade local, a Lecar planeja a criação de um programa de qualificação de mão de obra, laboratório de inovação, além de remuneração e benefícios compatíveis com a indústria automobilística. “O Brasil está diante da oportunidade de se tornar um grande protagonista da mobilidade sustentável mundial. Não vamos poupar esforços para colocar nosso país no caminho para o futuro”, finaliza Assis.

A Lecar é uma montadora de carros do Brasil. A empresa irá lançar o Lecar 459 Híbrido, um veículo nacional.

Lecar
InformaMídia

VOLKSWAGEN DO BRASIL INVESTE R$ 13 BILHÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) em evento realizado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de autoridades governamentais, colaboradores e parceiros de negócios. 

O aporte regional é parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil até 2028. No evento, a Volkswagen também anunciou que as fábricas Anchieta e Taubaté serão pioneiras no setor automotivo a ter biometano em sua matriz energética, que permite reduzir em até 99% as emissões de CO2 em parte do processo produtivo, se comparado à alternativa fóssil. Além disso, a Volkswagen concedeu em comodato 65 carros para treinamento de resgate do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

O investimento de R$ 13 bilhões nas unidades paulistas, até 2028, permitirá à fábrica Anchieta receber dois veículos inéditos. A unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil. A fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos. Esses modelos integram a nova ofensiva de produtos da Volkswagen do Brasil, que lançará 16 veículos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex. A Volkswagen também terá uma nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável (projeto MQB Hybrid). A nova ofensiva já teve dois lançamentos: o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, produzido em São José dos Pinhais (PR), e a Nova Amarok, fabricada em General Pacheco, na Argentina.

“O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da marca no País. Além disso, no Estado de São Paulo, temos a maior quantidade de concessionárias Volkswagen, sendo 123 lojas, que representam 26% da cobertura da Rede VW em todo o Brasil. O volume de vendas de modelos VW no Estado de São Paulo também é o maior do País, com 46% dos emplacamentos”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.

“A Volkswagen do Brasil é protagonista do novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro com o aporte robusto de R$ 16 bilhões até 2028. Desse total, R$ 13 bilhões serão aplicados em nossas três fábricas paulistas, que recebem projetos inovadores, inéditos, com foco em descarbonização e fundamentais em nossa ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos, movimentando a economia do Estado de São Paulo, onde a Volkswagen iniciou sua história de sucesso há 71 anos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Foi em São Bernardo do Campo que a Volkswagen iniciou sua expansão global, pois a unidade Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.

Volkswagen investe em Engenharia de excelência para Desenvolvimento do Produto

No Estado de São Paulo, a Volkswagen do Brasil conta com seu Centro de Design e Engenharia na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que também receberá parte dos investimentos. A Volkswagen do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.

Com a mais alta tecnologia e inovação, a área conta com quase 1.000 profissionais que atuam na Engenharia das fábricas Anchieta, Taubaté e Pacheco (Argentina), sendo que neste ano foram contratados mais de 100 engenheiros e engenheiras para reforçar o time de Inovação e Tecnologia.

O centro conta com 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais, sendo o único da Volkswagen com competências para motores Total Flex. No Estado de São Paulo, o desenvolvimento sustentável e tecnológico de veículos também é garantido por meio de parcerias com universidades, por exemplo, para biocombustíveis e etanol, com a Unicamp, USP e UFABC; para materiais sustentáveis e fibras naturais, com a Unesp; e para tecnologias, com o Instituto Eldorado, além de outras parcerias com Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, contando com aproximadamente 150 colaboradores parceiros para desenvolvimento de novas tecnologias.

O Centro de Design e Engenharia conta com laboratórios avançados na Anchieta, entre os quais dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de virtualidade com realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e UX (Experiência do Usuário). Dessa forma, a Anchieta é um complexo industrial completo, com centro de pesquisa, planejamento, desenvolvimento de novos produtos, produção e testes com a mais alta tecnologia e inovação. Além disso, a Volkswagen conta com um Campo de Provas, em Taubaté.

O Centro de Design e Engenharia da Volkswagen também foi responsável por pioneirismos que revolucionaram a indústria automotiva como:
• 1988: o Gol GTI, primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica.
• 2000: lançamento do motor 1.0l Turbo 16V com 112 cv e 15,8 kgfm com injeção direta. A Volkswagen foi a primeira marca a introduzir motores turbo no mercado brasileiro no Gol e Parati.
• 2003: 1º motor Total Flex, com o Gol 1.6l Total Flex. A tecnologia revolucionou o setor ao permitir o uso de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
• 2003: Fox, modelo 100% desenvolvido no Brasil e 1º carro com posição de sentar alta. Também foi exportado para a Europa.
• 2013: up! introduziu o motor 1.0l TSI com 3 cilindros.
• 2020: Nivus foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido na Região América do Sul a ser também fabricado e comercializado na Europa, com o nome Taigo. O Nivus foi o primeiro modelo da Volkswagen a trazer o sistema de infotainment VW Play, desenvolvido na região, que virou referência no mercado, é exportado para mais de 70 países e está disponível em seis idiomas. O Nivus também inovou ao ser o primeiro modelo desenvolvido sem o uso de protótipos físicos nas fases iniciais de desenvolvimento, apenas virtuais.

Engenharia Volkswagen conta com o mais avançado simulador solar do Grupo Volkswagen nas Américas

A Engenharia da Volkswagen do Brasil inaugurou em 2024 o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar para avaliação de veículos e de componentes automotivos. Localizado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador conhecido como SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar) foi projetado para simular a radiação solar desde o nascer até o pôr-do-sol, em condições ambientais de temperatura e umidade relativa controladas.

O equipamento foi projetado para realizar dois testes distintos: o intemperismo e o envelhecimento de peças - esse último, imprescindível para a realização de testes funcionais de componentes. Com isso, testes que poderiam durar períodos de até 1 ano, agora foram otimizados e são realizados em 25 dias.

Com o SoLiSi, a Engenharia da Volkswagen do Brasil entrou em uma nova era de desenvolvimento, possibilitando inúmeras inovações, com a certeza de oferecer a melhor qualidade, agilidade e maior segurança nos produtos da marca.

Sustentabilidade e inovação no desenvolvimento de veículos

Em linha com a estratégia global Way to Zero, da Volkswagen, que estabelece a neutralidade de carbono até 2050 no mundo, a Volkswagen do Brasil foi escolhida para receber o avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Way to Zero Center, inaugurado em 2022 na Anchieta, para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos. O time do Way to Zero Center avalia em conjunto com outras áreas, tecnologias com o melhor compromisso para o impacto ambiental, bem como sua viabilidade, além de contar com parcerias com universidades, institutos e empresas.

Pioneira em segurança veicular no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular em 1971 e realizou o primeiro crash-test na América Latina. O laboratório é localizado na fábrica Anchieta, sendo referência no Grupo Volkswagen. Na Anchieta também está o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil, que foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977.

A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, é referência em qualidade, produtividade e alta capacidade técnica há mais de 65 anos no País. Com vocação empreendedora, a área forneceu ferramentas para a produção do SUVW Taos na Argentina e México. Também produziu ferramentas para a Alemanha – incluindo os 100% elétricos VW ID.4 e ID.3 –, México, Argentina, China e Hungria e dispositivos de solda para países como México e Argentina.

A Volkswagen do Brasil conta também com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.

Processo sustentável: Anchieta e Taubaté serão pioneiras no uso de biometano

Com a sustentabilidade em seu DNA, as fábricas Anchieta e Taubaté serão as pioneiras no setor automotivo a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo.

A partir de 2024, as duas fábricas vão receber 1,35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, fornecidos pela Raízen. O volume de biometano adqurido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

Volkswagen concede 65 carros em comodato para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

A relação da Volkswagen com o Estado de São Paulo vai muito além da industrial e econômica, incluindo o compromisso social. Por isso, a empresa está concedendo em comodato 65 carros ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para serem utilizados em treinamentos de resgate de vítimas em acidentes de trânsito.

Esse é um compromisso comum, entre a Volkswagen e o Governo do Estado de São Paulo, em prol da população.

VW é a marca que mais cresce em volume de vendas e líder nos principais segmentos

A Volkswagen do Brasil é a marca que mais cresce em volume de vendas no País. De janeiro a julho de 2024, a Volkswagen entregou 204.565 unidades, um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado (179.992).

Além disso, a Volkswagen é líder nos segmentos mais importantes do mercado brasileiro: SUVs e hatches. No segmento dos SUVs, o de maior volume, a Volkswagen é líder com toda sua família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, que já venderam 89.970 unidades neste ano.

Da família, o T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 43 mil unidades entregues neste ano. O modelo acaba de ganhar uma renovação importante. O Novo T-Cross chegou em junho às concessionárias Volkswagen arrasando quarteirões. Apenas no primeiro fim de semana de vendas, teve 2.061 pedidos. O sucesso reforça a preferência dos brasileiros pelo Novo T-Cross, que também será exportado para 17 países da América Latina, entre os quais Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A liderança da Volkswagen no segmento de hatches, o segundo de maior volume do mercado, é garantida pelo Polo, que também é o carro de passeio mais vendido do Brasil, com mais de 78 mil unidades entregues neste ano. O sucesso é tanto que a Volkswagen lançou em 2024 duas novas versões do Polo: Polo Robust, voltado para o mercado agro, e o Polo Rock in Rio, uma série especial em homenagem ao maior festival de música e entretenimento do mundo, que completa 40 anos em 2024 e será patrocinado pela 5ª vez pela Volkswagen.

Unidades paulistas fabricaram mais de 22 milhões de veículos e 13,7 milhões de motores

Em 71 anos de Brasil, a Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25 milhões de unidades produzidas, das quais 22 milhões foram feitas no Estado de São Paulo, somando as fábricas Anchieta, inaugurada em 1959, e Taubaté, inaugurada em 1976. Atualmente, a Anchieta produz os modelos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro; e Taubaté fabrica o Polo Track e Novo Polo.

A fábrica de motores de São Carlos, inaugurada em 1996, já produziu mais de 13,7 milhões de propulsores. A unidade é referência tecnológica em propulsores inovadores e sustentáveis.

No Estado de São Paulo, a Volkswagen conta também com o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios de Vinhedo, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi do Brasil, empresas do Grupo Volkswagen. É o maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, com mais de 650 fornecedores ativos, mais de 78.000 tipos de peças e estoque de 15 milhões de unidades para atender todo o pós-vendas das três marcas.

Volkswagen investe R$ 3 bilhões no Paraná

Para completar o valor total de R$ 16 bilhões em investimentos até 2028, a Volkswagen do Brasil já havia anunciado R$ 3 bilhões para sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o Novo T-Cross.

Com o novo investimento, a unidade paranaense também receberá a produção de mais dois veículos: o sedã Novo Virtus, a partir de 2025, que continua sendo produzido na unidade Anchieta. A fábrica de São José dos Pinhais também receberá a produção de uma pick-up inédita.

Volkswagen do Brasil