quarta-feira, 28 de agosto de 2024

COM APOIO DA AUDI, CBVD BUSCA CONSOLIDAR O BRASIL COMO POTÊNCIA NO VÔLEI SENTADO NAS PARALIMPÍADAS DE PARIS 2024.

A Audi do Brasil e a CBVD (Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes) unem forças para levar o Brasil ao topo do pódio nesta edição dos Jogos Paralímpicos, que ocorrerá em Paris, na França, a partir desta quarta-feira (28) até 8 de setembro.

A parceria, que teve início em 2021, acompanhou todo o ciclo paralímpico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado e é um marco significativo na preparação da equipe. Através do apoio financeiro, as atletas puderam se dedicar integralmente à busca pela excelência e alta performance. O patrocínio, também, contemplou à CBVD com um Audi Q5 TFSIe adaptada para atender às necessidades administrativas da Confederação.

 A Seleção Feminina, atual campeã mundial, coleciona duas medalhas de bronze conquistadas de forma consecutiva nas Paralimpíadas do Rio 2016 e de Tóquio 2020, e tem apresentado um desempenho bastante positivo, o que a credencia como uma das favoritas na disputa pelo ouro paralímpico este ano. Ao investir na CBVD, a Audi contribui diretamente para a melhoria das condições de treinamento, proporcionando recursos essenciais para que a Seleção possa alcançar seu mais alto rendimento nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

“A Audi do Brasil apoia com muita satisfação a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes e a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado, além da bandeira de conscientização por um trânsito mais seguro. Estamos orgulhosos em promover a inclusão no esporte e em temas que impactam socialmente. Nós vivemos o progresso e acreditamos no potencial dos nossos atletas”, destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

O presidente da CBVD, Angelo Alves Neto, enfatiza a importância da iniciativa e as expectativas em relação à competição: "O patrocínio da Audi do Brasil tem sido fundamental durante toda a nossa preparação rumo às Paralimpíadas, em vista que a prática do paradesporto enfrenta muitos desafios. Desde o início dessa parceria, temos testemunhado um significativo avanço na qualidade da nossa equipe. Essa colaboração é um verdadeiro exemplo de como o apoio corporativo pode elevar o nível competitivo. Já colhemos grandes frutos, agora vamos em busca do maior deles. Estamos extremamente gratos e orgulhosos de contar com a Audi ao nosso lado nessa jornada.”

A colaboração impulsiona, também, a visibilidade do esporte paralímpico nas campanhas institucionais da Audi, que têm como objetivo promover a inclusão e a diversidade no esporte, além de alertar para a prevenção de acidentes no trânsito.

Atletas protagonizaram campanha institucional da marca das quatro argolas

 A websérie lançada, em 2022, contou com três episódios e foi gravada logo após a vitória da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado no campeonato mundial da modalidade que aconteceu em Sarajevo, na Bósnia. A campanha iniciou trazendo detalhes sobre o veículo Q5 TFSIe adaptado e, em seu segundo episódio, deu visibilidade à quatro atletas, que compartilharam suas histórias de superação e trajetórias de carreira esportiva. O último episódio concluiu com a importância do patrocínio da Audi para o incentivo à equipe.

Q5 TFSIe adaptada às necessidades dos atletas

O veículo recebeu uma série de modificações para atender o cotidiano da delegação feminina e masculina de vôlei sentado com eficiência e qualidade. 

O volante, por exemplo, recebeu uma alavanca compacta que pode ser manuseada de maneira simples e intuitiva, exigindo menos esforço em comparação ao volante comum e simplificando os movimentos de esterço para motoristas com mobilidade reduzida nas mãos.

Já os pedais foram substituídos por uma manopla posicionada de forma ergonômica e intuitiva à frente do condutor, que pode acelerar o veículo deslocando a peça em sentido horário e frear o modelo a empurrando para frente.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil

PEUGEOT APRESENTA TODOS OS DETALHES DO NOVO UTILITÁRIO BOXER MINIBUS E A CONECTIVIDADE DO MYPEUGEOT PRO

Chegou ao mercado mais um carro da Gama VUL PEUGEOT, o utilitário Boxer Minibus. O modelo já havia sido apresentado para o público no começo do ano no evento Smart City, em Curitiba, mas agora começa a ser vendido em duas versões: Boxer Minibus Comfort no valor de R$ 319.990 e o Executive no valor de R$ 329.990.

Essa nova variação do PEUGEOT Boxer foi totalmente pensada para os clientes frotistas da marca. Por isso, ele possui um design totalmente funcional, versátil, além de um motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cv e 34,7 kgfm de torque, que proporciona potência, agilidade e economia e ainda atende às normas do Proconve L7.

O Boxer Minibus, tem uma capacidade para até 19 pessoas e o design foi pensado nos mínimos detalhes para trazer maior comodidade, conforto e segurança para os usuários. Por isso, conta com novos faróis com DRL, para-choque robusto e emborrachado, proteção lateral, maçanetas de maior resistência com acionamento vertical, roda de aço 16 polegadas e maior proteção da caixa de rodas.

Além disso, vem com a mais completa lista de equipamentos de série do segmento, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, sistema start & stop e controle de estabilidade (ESP). Já o modelo Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros, tornando a van com um dos maiores bagageiros da categoria, com capacidade para até 1.000 litros.

O utilitário também chega com a novidade da conectividade para gestão de frotas.  O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital que traz diversas funcionalidades e benefícios, a fim de aumentar a eficiência e facilitar a vida de quem está à frente da frota. 

De fácil acesso e simples utilização, a plataforma entrega dados e informações em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

Gestão de frotas:
• Quilometragem rodada;
• Alertas de localização e ignição;
• Criação de cercas eletrônicas;
• Definição de roteiros;
• Relatórios de velocidade;
• Customização de relatórios;
• Cadastro de condutores;
• Agendamento de serviços online.

Rastreabilidade:
• Localização;
• Rastreamento;
• Mapeamento de rotas;
• Criação de pontos de referência;
• Últimas Posições.

Recuperação veicular:
• Suporte 24h;
• Recuperação do veículo (roubo ou furto);
• Equipe pronta-resposta (abrangência nacional);
• Atuação em conjunto com as autoridades policiais.
Comportamento do motorista:
• Dados de telemetria (aceleração, frenagem e curva);
• Análise de probabilidade de acidente e exposição ao risco;
• Score de Dirigibilidade e Ranking de motoristas e veículos (velocidade, km rodado, período de rodagem etc.).

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do PEUGEOT Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações. Com esta tecnologia, a PEUGEOT amplia o leque de benefícios e a sensação de tranquilidade quanto ao fluxo do negócio, contribuindo com a otimização de custos operacionais e do TCO – Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais. E a novidade chegará ao mercado por meio do PEUGEOT Boxer, modelo 2024/2024 - o primeiro veículo PEUGEOT com módulo de telemetria para gestão de frotas e recuperação veicular homologado pela fábrica.

PEUGEOT
 Stellantis

FUNCIONÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA NISSAN DÃO VIDA A MUROS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL FLUMINENSE.

Para marcar o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, cerca de 40 funcionários voluntários do Complexo Industrial da Nissan em Resende, ao Sul do Estado do Rio de Janeiro, dedicaram algumas horas de seu tempo para dar mais cor e vida aos muros de escolas municipais da região, que abriga a unidade fabril da marca no Brasil. Além de revitalizar o ambiente escolar, o programa ColoRir, que está em sua segunda edição, promove oficinas de grafite, reunindo educação e arte na região.

Este ano, os colaboradores voluntários da Nissan trabalharam na pintura das paredes de duas escolas públicas no município de Quatis: a Escola Municipal Professora Julieta Pereira Sampaio e o Ciep 492 Marciana Machado D Elias. Após a pintura base realizada por eles, os espaços receberam grafites pelas mãos do ilustrador Rodrigo Santana CB.

Os próprios alunos das escolas também tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com ele e deixar seu registro num espaço dedicado nos muros das escolas.

O ColoRir é um dos projetos do programa Voluntário de Valor da Nissan. Criado em 2013 para incentivar o protagonismo social entre os funcionários da empresa no Brasil, está alinhado ao Nissan Ambition 2030, estratégia global de sustentabilidade da marca. Em seus 11 anos de existência, o programa de voluntariado da Nissan já beneficiou quase 20 mil pessoas, com mais de 15 diferentes projetos que geram valor para a sociedade.

A Nissan acredita que cada cidadão deve desempenhar um papel ativo na sociedade, e com o ColoRir, a empresa reafirma seu compromisso em transformar os ambientes escolares em locais mais atraentes, seguros e inclusivos, promovendo alegria e bem-estar entre os alunos.

Clique aqui e saiba mais sobre o Nissan Colorir.

Nissan Brasil

FENATRAN: 74 NOVAS MARCAS ESTARÃO PRESENTES NA EDIÇÃO DE 2024.

Com principais lançamentos e tecnologias para o transporte rodoviário de cargas, evento ocupará os oitos pavilhões do SP Expo

Considerada a principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, a FENATRAN anuncia a entrada de 74 novas marcas em sua 24ª edição. Palco para geração de negócios e networking, o evento, que ocorre entre 04 e 08 de novembro, no SP Expo, deverá receber 66 mil participantes para conferir de perto as principais novidades entre produtos e serviços para os segmentos.

Ao todo serão 600 marcas nacionais e internacionais distribuídas em todos os pavilhões do maior centro de exibições do país. De acordo com a RX Brasil, empresa organizadora da feira, a chegada dos novos expositores contribui para o avanço de 20% da área ocupada. Ao todo serão mais de 100 mil metros quadrados com soluções para a cadeia de transporte rodoviário de cargas, entre montadoras de caminhões, fabricantes de implementos e acessórios, além de intralogística, tecnologia para armazéns e last mile para centros urbanos na MOVIMAT, que ocorre paralelamente à FENATRAN.

Entre as empresas que participam pela primeira vez estão as montadoras de origem chinesa TEVX Motors e XCMG Brasil; a divisão de acessórios da Thyssenkrupp; Rede de Postos Sim; Zion Logtec e Hangcha de operações logísticas; Olivo na área de implementos rodoviários, entre muitas outras.

Exemplo de um dos expositores estreantes é a Addiante que nasceu da união entre a Gerdau e Randoncorp e teve seu anúncio para o mercado na última edição feira, realizada em 2022. A empresa vai levar para o SP Expo um pacote de serviços de locação de veículos pesados, que contempla caminhões, implementos e máquinas. O espaço será dividido com a RANDS, vertical de serviços financeiros da acionista Randoncorp, que vai apresentar um portfólio que engloba consórcios, financiamentos, investimentos, seguros e frete pós-pago.

Fabio Leite, CEO da Addiante, comemora a participação no evento e diz que será uma excelente oportunidade para fortalecer a marca e expandir a rede de contatos. “Esperamos não apenas aumentar a visibilidade da Addiante no mercado, mas também nos conectar com potenciais clientes e parceiros estratégicos. E que nossas soluções inovadoras atraiam o interesse de empresas que buscam melhorar a eficiência, disponibilidade, segurança e rentabilidade através da locação de ativos pesados zero quilômetro”, comenta.

Novas conexões, novos negócios.

Pela primeira vez na FENATRAN, a Next Implementos, líder na fabricação de implementos para o setor eletricitário e energético no Brasil e América Latina, vai apresentar seu principal lançamento do ano: o SkyCity, uma cesta aérea de 15,5 metros para manutenções em redes de distribuição de energia elétrica. “Nessa primeira participação, esperamos fortalecer nosso posicionamento no mercado, apresentar nossas inovações e expandir a rede de contatos”, afirma José Ricardo Daniel Vieira, Diretor Comercial da Next. “Acreditamos que a feira será uma excelente oportunidade para fecharmos novos negócios, identificar tendências e oportunidades”, complementa.

A FENATRAN tem parceria institucional e apoio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). O evento tem entrada gratuita e já está com o credenciamento para visitantes aberto no site FENATRAN.

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.

FENATRAN
SD&Press

DA ROCHA À HISTÓRIA, CONHEÇA A ORIGEM DO NOME CITROËN BASALT, PRÓXIMO LANÇAMENTO DA MARCA NA AMÉRICA DO SUL.

Das aulas de ciência, passando pelos anos 1970 e chegando à América do Sul em 2024, o nome Basalt vai além do inédito SUV Coupe da Citroën. O modelo, antecipado pelo conceito Basalt Vision, adota o nome de uma das mais firmes rochas presentes na natureza. Não à toa, a palavra basalto tem como origem o termo “basanites”, que significa “pedra muito dura” em latim.

O basalto é uma rocha produzida por fusão a partir do magma, gerando um mineral com propriedades únicas. Como a poderosa rocha, o Citroën Basalt une atributos de diferentes segmentos para entregar aos consumidores da região um produto inovador, ousado e robusto. Ele é mais um representante da união dos principais pilares da Citroën, com muita força, estilo e bem-estar a bordo. Por falar nisso, o basalto é muito usado em técnicas de relaxamento muscular, ioga e outros tratamentos para alívio do stress.

E é claro que um carro tão surpreendente também teria história dentro dos mais de 105 anos de legado da Citroën. Em 1978 a marca lançou na Europa uma exclusiva série especial chamada GS Basalte. Ela incluía itens até então presentes somente em segmentos superiores, como o sistema de lavagem dos faróis, além de um design exclusivo composto por uma pintura bitom.

Citroën GS Basalte

Claro que essa fusão de elementos resultou em mais um sucesso para a Citroën, com as 1.800 unidades da série especial esgotadas rapidamente, tornando o GS Basalte um objeto de desejo entre entusiastas e colecionadores.

Com uma história tão rica e única, difícil não ficar ansioso pelo inédito SUV Coupe Citroën Basalt. Acompanhe o site oficial e as redes sociais da marca para receber sempre as últimas notícias deste lançamento que irá surpreender o mercado.

A marca Citroën

Desde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

Citroën
Stellantis

PLANTADEIRA CHEGA AO MERCADO PARA FORTALECER A AGRICULTURA FAMILIAR

Fabricada pela gaúcha Solumont, novo equipamento focado na agricultura de precisão já sairá de fábrica com controle e monitoramento de plantio, além de acionamento dos dosadores de semente e fertilizantes da FertiSystem.

Com o objetivo de acessibilizar as tecnologias mais eficientes de plantio a toda a classe produtora, a empresa Solumont, de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, está lançando sua primeira plantadeira voltada à agricultura familiar. O equipamento que já sairá de fábrica com um “combo” de soluções da FertiSystem, formado por dosadores de sementes e fertilizantes para tornar o plantio altamente eficiente e sustentável, destaca-se por ser robusto com alta tecnologia embarcada.

De acordo com o engenheiro agrônomo, gerente de marketing de produto e inteligência de mercado da FertiSystem, Álvaro Gottlieb, pensando sempre na durabilidade, usabilidade e alta eficiência, a Plantadeira CP da Solumont terá um grande potencial para o plantio, pois será capaz de realizar o controle total e automático da operação. “Com os dosadores FertiSystem já instalados eleva-se o nível de automatização. Isso quer dizer que o produtor reduzirá o seu custo/tempo de manutenção e terá maior economia no plantio, por meio de produtos de alta durabilidade e precisão”, ressalta.

O ‘combo tecnológico’ embarcado no equipamento contará com o dosador de fertilizantes, Auto-lub AP NG, que garante alta durabilidade dos componentes, tem baixa necessidade de manutenção e precisão na dosagem. Também compõe o dosador de sementes, Virgo, que tem manutenção simplificada, baixa quantidade de consumíveis e capacidade de trabalho com discos e anéis universais. Outro diferencial é o sistema de controle e monitoramento, VRA PRO, que garante o controle total da operação por meio de motores elétricos de alta durabilidade, monitoramento total da operação e taxa variável.

Segundo Gottlieb, toda essa tecnologia na aplicação precisa de sementes e adubos maximiza o potencial de crescimento das plantas, melhora a saúde do solo e reduz falhas e perdas. “Em termos econômicos, evita desperdícios, reduzindo o consumo de insumos e aumentando o retorno sobre o investimento. Práticas de agricultura de precisão também podem qualificar os produtores para incentivos fiscais e subsídios governamentais destinados a práticas agrícolas sustentáveis”, diz o especialista.

Mais detalhes do equipamento

A nova plantadeira da Solumont chega ao mercado com o propósito de solucionar os principais problemas do produtor. Equipada com o moderno sistema “Danper Line”, tecnologia própria e patenteada de molas pneumáticas, mantém a pressão constante em todas as linhas, independente do seu volume de ar interno, tanto no corte da palhada como na deposição da semente. Além de proporcionar estabilidade, sem trepidação e consequentemente, melhorando a emergência do cultivo. “Este sistema entrega um plantio de alta qualidade tanto em terrenos com grande declive, quanto em terrenos planos”, diz explica Nilson Petrikovski, sócio proprietário da Solumont.

Além disso, a Plantadeira CP conta com outras tecnologias importantes, como a de motores elétricos para taxa fixa e variável, tanto para adubo, como para semente, que otimiza o tempo de regulagem, e que pode ser feita por meio de um painel eletrônico ou pela tela do celular. A máquina também é apta a agricultura de precisão, dosando adubo e semente em quantidade exata em demanda ou área específica. “Essa máquina foi pensada e desenvolvida para proporcionar o melhor em quesitos de plantio para o homem do campo, trazendo como aliada a alta tecnologia e custo-benefício, atendendo assim, aquele que busca constantemente melhorias em seus processos produtivos com conforto, segurança e rentabilidade”, completa Petrikovski.

Ganhos a agricultura familiar

O novo lançamento da Solumont vai de encontro a uma demanda do mercado estimulado, principalmente, pelo novo Plano Safra do Governo Federal que vai garantir aos agricultores familiares melhores condições na concessão de crédito. Com juros menores e mais garantias de acesso, a iniciativa assegura R$ 85,7 bilhões para esse perfil de produtor com o intuito de fortalecer essa importante categoria e promover a produção sustentável de alimentos saudáveis para o Brasil.

De acordo com o especialista de mercado Rafael Luche, gerente de vendas, pós-vendas e marketing da FertiSystem, com este cenário, as agroindústrias focadas na agricultura familiar como a Solumont ganharam novo fôlego e melhoraram suas expectativas de vendas. “A propriedade de menor porte geralmente tem problemas de escassez de mão de obra, porém, ela busca rentabilidade, tanto quanto o agricultor empresarial. Por isso, soluções como a Plantadeira CP que possui alta tecnologia, facilita o manejo, pois garante maior eficiência e otimiza muitos processos. É uma máquina vocacionada à agricultura familiar com um completo pacote tecnológico”, destaca.

Ainda segundo Luche, por meio do acesso à essas tecnologias, o produtor tem a oportunidade de verticalizar receita, além de ter mais rentabilidade e mais produtividade em uma área menor. “Entendemos a vocação do nosso cliente e por isso buscamos parcerias que possam acelerar seu desenvolvimento. A Plantadeira CP tem os melhores atributos da Solumont, adicionados à soluções inteligentes para o plantio da FertiSystem, com o objetivo de melhorar a produção e, obviamente, a rentabilidade do nosso agricultor”, finaliza.

FertiSystemCom sede em Passo Fundo/RS, a FertiSystem surgiu em 2002 para trazer soluções inteligentes para o plantio. Atualmente, está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. A empresa é formada por um grupo técnico especializado focado em pesquisa, inovação e tecnologias aplicadas no plantio e na fertilização do solo.

Ruralpress

terça-feira, 27 de agosto de 2024

MARCOPOLO CHINA SUPERA MARCA DE 60 ÔNIBUS ENTREGUES PARA HONG KONG EM 2024

A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade, com fábricas em diversos países do mundo, entre eles a China, atingiu a marca de 60 ônibus entregues para Hong Kong em 2024. A companhia fornece veículos para a região desde 2012, principalmente os produtos da família Audace e, no total, já são quase 700 unidades comercializadas para esse mercado.

“A fábrica da China está apta para a produção seriada de diversas soluções desenvolvidas pela Marcopolo e isso é possível graças aos investimentos contínuos que realizamos em inovação e tecnologia, tanto no país como nas demais operações da companhia”, afirma José Luis Moraes Goes, diretor de operações internacionais e comercial mercado externo da Marcopolo.

Desde 2012, quando a companhia iniciou as vendas de veículos para Hong Kong, o portfólio de produtos passou por atualizações. Atualmente, são oferecidos ao mercado seis opções de marcas de chassis diferentes, tanto com europeias, bem como com chinesas.

“Sempre que pensamos em produzir ou implantar algo em determinada região, realizamos uma análise para identificar se aquele local conta com estrutura necessária para receber nossos novos veículos”, reforça Goes.

Aposta na descarbonização

Entre as inovações recentes desenvolvidas pela Marcopolo na planta chinesa está o Audace Fuel Cell, movido a célula de combustível de hidrogênio, apresentado em 2023 na Busworld Europe, e considerado um case de inovação da companhia. O trabalho foi desenvolvido em cooperação com a Allenbus, responsável pelo sistema de integração, e a Sinosynergy, desenvolvedora do sistema fuel cell.

“Os modelos comerciais com propulsão a hidrogênio são considerados alternativas sustentáveis em um mundo em que o processo de descarbonização está cada vez mais evidente em todos os setores. A China é um mercado que investe em tecnologias desta natureza e tem uma frota de mais de 20 mil veículos comerciais em operação, o que demostra o vasto campo de oportunidades que temos pela frente”, analisa Hans Jorg Ehlers, diretor geral da Marcopolo China.

Além do Audace Fuel Cell, a Marcopolo investe em outras soluções de propulsão elétrica e híbrida, diretamente alinhadas aos desafios globais de descarbonização e seus impactos. São cerca de 1.000 veículos em circulação em diferentes países, como Argentina, Austrália, Chile, China, Colômbia, Costa Rica e México.

Atuação no mercado internacional

A estratégia de fortalecimento da atuação da companhia no mercado internacional conta ainda com a meta de expansão das exportações para o Oriente Médio, África, Austrália, Filipinas e Nova Zelândia. Para isso, a companhia investe em parcerias com fabricantes locais, como na África Oriental, onde a Marcopolo colabora com um fabricante de carrocerias da região e fornece kits CKD (Completely Knocked Down; em português, veículo desmontado) para montagem local, a fim de superar a barreira dos direitos de importação. Já na Austrália, a empresa conta com três plantas, em Melbourne, Brisbane e Perth. Na América do Sul, destaque para vendas recentes ao Chile, Peru, Costa Rica, Uruguai e Equador.

Além destes mercados, a Marcopolo China pode ser uma solução para produtos específicos, como os veículos movidos a hidrogênio. Outro fator é o desenvolvimento de veículos que se adequem às necessidades do mercado, por exemplo, países que estejam com o crescimento de viagens rodoviárias e podem necessitar de ônibus de determinados modelos ou configurações. A companhia sempre busca aprimorar os seus projetos, de modo a colaborar com o segmento de mobilidade.

No 2T24, as exportações da Marcopolo a partir do Brasil representaram 10,4% da receita líquida, totalizando R$ 203,8 milhões, enquanto os negócios no mercado internacional representaram R$ 495,9 milhões da receita líquida, 25,4% do total registrado pela empresa no período.

Marcopolo - Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

BMW TEM OS CARROS ELÉTRICOS COM MAIOR ALCANCE DO BRASIL, DE ACORDO COM O INMETRO.

Repleto de lançamentos, praticamente semanais, o segmento de carros elétricos no Brasil é o que mais chama atenção atualmente. Contudo, apesar de todas as novidades, uma coisa permanece igual: a BMW tem os carros elétricos com maior alcance do mercado atualmente, de acordo com o Inmetro. 

Líder isolado desde o seu lançamento em 2021, o BMW iX, na versão xDrive 50, tem o impressionante alcance de até 528 quilômetros homologado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. 

Revolucionário em seu lançamento e com equipamentos jamais vistos no segmento automotivo, o iX impressiona em todos os sentidos. Sua grade regenerativa, a tecnologia semelhante ao do Boeing no teto-solar, o sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes, 1.615W de potência e função 4D são os principais destaques. Além disso, o modelo tem 523 cv e 765 Nm de torque, com capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

O segundo carro mais eficiente do Brasil também é da BMW. Trata-se do i7, sedã ultraluxuoso, que tem alcance de até 479 quilômetros, também homologado pelo PBEV. Carro mais tecnológico e luxuoso à venda no Brasil, o BMW i7 é equipado com um cinema de 31 polegadas e resolução 8k no banco traseiro, conexão 5G, sistema de som de 2.000w, 544 cv de potência e 745 Nm de torque instantâneo.

BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

PULVERIZADOR BRASILEIRO STARA IMPERADOR 4000, COM MOTOR CUMMINS QSB 6.7, É EXIBIDO NO MAIOR EVENTO NORTE-AMERICANO DO SETOR AGRÍCOLA.

Com orgulho de suas raízes brasileiras, a Stara leva ao mercado norte-americano o pulverizador Imperador 4000, equipado com o motor Cummins QSB 6.7. Essa exibição no Farm Progress Show 2024, o principal evento agrícola dos Estados Unidos, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto em Boone, Iowa, simboliza a força e a inovação da agricultura brasileira no cenário internacional.

“Este marco representa não apenas a excelência tecnológica da Stara, mas também a capacidade do Brasil de competir e liderar com soluções que combinam robustez, eficiência e sustentabilidade, atributos fundamentais para as aplicações no campo. Estamos muito orgulhosos em não só fazer parte, mas também de contribuir com o sucesso global deste equipamento”, diz Mariana Pivetta, Diretora de Vendas Off-Highway da Cummins.

O motor Cummins QSB 6.7, com seus 295 cv de potência, desempenha um papel vital no sucesso do Imperador 4000. Reconhecida por sua durabilidade e economia, essa motorização brasileira não apenas maximiza o desempenho, mas também traz uma redução de até 2,5% no consumo de combustível, algo crucial para a operação econômica e sustentável que o produtor rural precisa.

Vale reforçar que esse percentual de 2,5% no consumo de combustível é resultado de uma combinação de tecnologias desenvolvidas pela Stara em parceria com a Cummins. O Imperador 4000 também conta com reservatórios de alta capacidade, além de sistema hidráulico otimizado que identifica a quantidade de óleo necessária para a realização de diferentes atividades, principalmente a vazão da bomba de pulverização.

Com sua capacidade de enfrentar os terrenos mais desafiadores e entregar uma aplicação precisa e uniforme, o Imperador 4000 eleva o padrão de excelência nos campos, apresentando excelente capacidade de rampa, de 32%, e barras centrais que garantem 58% a mais de cauda no alvo (tecnologia exclusiva da Stara). São atributos que demonstram como a engenharia brasileira é capaz de oferecer soluções tecnológicas e eletrônicas que resolvem os desafios do agronegócio global.

O equipamento é o testemunho genuíno de que, quando a expertise da Stara se une à confiabilidade da motorização Cummins, o resultado é um produto que leva a força do campo brasileiro para o mundo.

A Stara conta com a maior e melhor linha de máquinas agrícolas do Brasil, oferecendo produtos nas linhas de plantio, distribuição, pulverização, além de uma grande variedade de implementos agrícolas. Com forte vocação tecnológica, comprovada pelo portfólio de produtos inovadores que são lançados, a Stara apresenta-se como uma empresa dinâmica que se antecipa às necessidades dos produtos rurais, gerando tecnologia voltada para o aumento da produtividade e do lucro na atividade. Atualmente a Stara está presente em todo o território brasileiro e também nos cinco continentes, exportando para mais de 35 países. Para mais informações, acesse o site Stara (https://www.stara.com.br).

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

BATERIAS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS PODEM SER 100% RECICLADAS

As baterias de lítio, que equipam a grande maioria dos veículos eletrificados (elétricos puros ou híbridos) rodando pelo mundo podem ser 100% recicladas, evitando qualquer risco ou prejuízo ao meio ambiente. A tecnologia para desenvolver este trabalho está difundida mundialmente e já é desenvolvida também no Brasil – as três principais empresas especializadas nessa atividade que operam no país são Re-Teck, Energy Source (associadas da Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e Lorene.

Essas empresas atuam no mercado brasileiro coletando e reciclando as baterias de lítio de aparelhos celulares, notebooks, tablets e máquinas de cartão. A tecnologia dessas baterias é a mesma utilizada pelas montadoras nos seus veículos eletrificados. “As baterias de lítio já fazem parte da sociedade brasileira há, pelo menos, 25 anos”, afirma Marcelo Cairolli, diretor de Infraestrutura da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e vice-Presidente de Negócios para América Latina da Re-Teck, que atua no Brasil desde 2016.

Para se ter ideia, de acordo com pesquisa divulgada em 2023 pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), o Brasil tinha então 249 milhões de smartphones e outros 115 milhões de tablets e notebooks ativos. “Isso equivale a 42,2 mil toneladas de baterias em operação. Portanto, essa não é uma tecnologia nova no país e as empresas de reciclagem que atuam nesse segmento são bem lucrativas e estão prontas para atender ao mercado automotivo”, acrescenta Cairolli.

Apesar deste cenário promissor, em 10 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação do texto base da Reforma Tributária, incluindo o carro elétrico no Imposto Seletivo, conhecido como o “Imposto do Pecado”. O projeto agora será apreciado pelo Senado. Este imposto foi criado para incidir sobre produtos ou atividades nocivos à saúde ou ao meio ambiente.

“Os veículos elétricos e híbridos reduzem ou cortam a zero as emissões de poluentes nocivos, diminuem a poluição sonora e contribuem com a redução dos gases do efeito estufa. Eles favorecem a saúde humana e o meio ambiente. Não faz qualquer sentido esse produto ser incluído no Imposto Seletivo”, argumenta Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

Reciclagem das baterias

Ao contrário do que muita gente imagina, a bateria de um veículo eletrificado não quebra ou estraga de um dia para o outro. Na verdade, assim como acontece nos aparelhos celulares, com o passar dos anos, suas células vão perdendo a capacidade de carregamento. No caso dos veículos elétricos, em geral, não é necessário trocar a bateria toda de uma vez: o consumidor poderá solicitar um teste das células e trocar apenas as que estão danificadas –  o processo é similar ao que já acontece no Brasil com as baterias de bicicletas elétricas. Estas células substituídas são enviadas para a reciclagem.

Essas células, feitas de lítio, são o componente mais importante da bateria e operam, basicamente, como as pilhas comuns que conhecemos, armazenando a energia necessária para manter o veículo em funcionamento. Os carros elétricos, dependendo do modelo, possuem milhares de células.

Quando o desempenho da maioria das células atinge a marca de 50% abaixo do normal, é a hora da substituição. Porém, aquela bateria usada ainda poderá ter uma “segunda vida” em aplicações estacionárias, incluindo sistemas de armazenamento de energia solar ou eólica para residências e empresas.

As baterias dos veículos possuem, em geral, garantia de oito anos e apresentam uma durabilidade que varia de 10 a 15 anos – e, portanto, ainda não existem modelos eletrificados no Brasil com baterias que necessitem da reciclagem. No momento em que as baterias que rodam atualmente pelo país começarem a chegar ao seu limite de durabilidade, as empresas de reciclagem estarão prontas para oferecer seus serviços para o mercado nacional.

Basicamente, estes serviços poderão incluir a coleta das baterias usadas por todo o país e a reciclagem de 100% do produto. A maior segurança que esse processo terá sucesso é o fato de os itens reciclados terem valor de venda no mercado global, similar ao de comodities, além de contribuírem com a preservação do meio ambiente.

Durante a reciclagem, que consiste na trituração das baterias, são gerados três tipos de produtos que são devidamente separados: plásticos, retalhos de alumínio e cobre e os chamados metais nobres (lítio, cobalto e níquel). Todos são recicláveis, mas os resíduos de metais nobres são os mais valiosos no mercado internacional e são conhecidos como “Massa Negra” (“Black Mass”) pela sua aparência – são um pó metálico e preto que posteriormente é enviado para separação dos metais e reaproveitamento na fabricação de novas baterias. Lítio, níquel e cobalto podem ser reciclados infinitas vezes.

Existe um interesse crescente, globalmente, pela “Massa Negra”. Grandes empresas internacionais já estão atuando nesse setor e algumas montadoras já anunciaram parcerias ou joint-ventures para explorar as oportunidades de reciclagem com as baterias de veículos eletrificados.

Tipos de baterias

As baterias de lítio são amplamente preferidas pelas montadoras por causa da sua eficiência elevada, bom desempenho em altas temperaturas e capacidade de reciclagem dos seus componentes. Mas existem, também, vários tipos de baterias de lítio, que proporcionam desempenhos diferentes. A escolha das indústrias leva em consideração fatores como autonomia, desempenho e custo. Atualmente, existem quatro tipos principais que equipam os carros: NMC (Lítio Níquel-Manganês-Cobalto), LFP (Lítio Ferro-Fosfato), NCA (Lítio Níquel-Cobalto-Alumínio) e Li-S (Lítio Enxofre).

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma entidade criada para apoiar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e todo o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de transporte sustentável e a descarbonização da economia. Os 124 associados da ABVE são empresas grandes, médias, pequenas, multinacionais e startups, que abrangem toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. A ABVE divide-se em seis áreas de atuação: Veículos Leves, Pesados, Levíssimos, Componentes, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Mais informações: clique aqui.

ABVE Comunicação
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A EMPOLGAÇÃO E O ESPETÁCULO DAS CORRIDAS DE RUA ESTÃO DE VOLTA! Por Luiz Carlos Secco*

A etapa da Stock Car, realizada em Belo Horizonte no último fim de semana, comprovou que o automobilismo brasileiro pode promover espetáculos empolgantes, seguros e comercialmente de sucesso em autódromos e fora deles, nas ruas de cidades brasileiras.

Em Belo Horizonte, apesar do receio de muitos para corridas de rua, pelo perigo que representa para o público e para os pilotos, a prova atingiu todos os objetivos traçados pelos promotores Sérgio Sette Câmara e Emanuel Júnior. Motivados pelo desejo de promover um festival mesclado por atrações como a Disney, com entretenimento e diversões para as famílias, promoveram, em um fim de semana de festa, uma corrida com grandes atrações para o público.

Para Giovani Guerra, presidente da CBA, e Fernando Julianelli, CEO da empresa de marketing Vicar, de todas as capitais brasileiras que não têm autódromos, Belo Horizonte é a que possui o maior potencial para oferecer uma relação saudável com o automobilismo, seja pelo tamanho do mercado e amor pelo esporte a motor, e inclusive foi candidata a receber uma prova do Campeonato Mundial da Fórmula E.

Fernando Julianelli define que o entusiasmo mineiro é a palavra correta para a receptividade de todos para a corrida da Stock Car, que reúne os carros mais velozes e os melhores pilotos brasileiros. Um sonho antigo de quem ama e vive esse esporte, como um mineiro que torce pelo Atlético ou para o Cruzeiro.

Outra vitória de Julianelli e também de Giovanni Guerra foi provar que promover corridas de rua implica em muitas dificuldades, semelhantes às das provas em autódromos. A diferença está na montagem da pista, com a certeza absoluta de segurança, pessoal de suporte experiente e de causar o menor número possível problemas para o trânsito. Para ele, o Mineirão e sua esplanada foram locais perfeitos para centralizar o público e proporcionar conforto e segurança para os torcedores e os pilotos.

As informações transmitidas pelos executivos me tranquilizou, reduzindo a preocupação que ainda sinto lembrando de acidentes ocorridos nos anos de 1960 pela falta de segurança, que vi no circuito da Gávea, no Rio de Janeiro, onde o público invadia a pista, para ver melhor os carros passarem e alguns abusavam ficando próximos dos carros, sem qualquer preocupação. Em Petrópolis, onde três acidentes resultaram na morte de dois pilotos.

Esses acidentes nas voltas iniciais da prova acentuaram o clima de perigo, e me lembro que corri até o diretor da prova aconselhá-lo a usar a bandeira vermelha para interromper a competição e ele me fez a pergunta: “a Imprensa apoia essa decisão”, o que respondi que o clima no ambiente exigia a paralisação da corrida. O diretor da prova aceitou a minha opinião e interrompeu a prova.

Sobre o apoio necessário, Julianelli informa que nenhuma categoria do mundo conseguiria realizar uma corrida nas ruas de uma cidade sem a participação das autoridades locais. Esclareceu que desde o início a prefeitura e o governo estadual entenderam o projeto como um novo atrativo para impulsionar a economia e o turismo locais, gerando movimento para o comércio e impostos para serem aplicados em setores carentes. E que as empresas entenderam da mesma forma, salientando o potencial de visibilidade para a cidade e as marcas envolvidas.

Para Julianelli, o público entendeu o poder de um evento que o público ama e que a corrida em Belo Horizonte foi espetacular, a ponto de terem que promover uma entrevista coletiva dois dias depois do evento. Um episódio que nunca houve na história da Stock Car.

Os pilotos demonstraram muito entusiasmo, embora soubessem dos desafios de um empreendimento da importância da corrida, e demonstraram muita satisfação e estarem recompensados pelos profissionais das equipes, patrocinadores e, principalmente os fãs mineiros. O mesmo ocorreu com as empresas que entenderam o potencial e salientaram a força e a visibilidade para a cidade e as marcas participantes.

Fernando Julianelli, com sua vida ligada ao marketing, comentou o comportamento dos moradores da região com a corrida. Salientou que a população ficou feliz por ter a Stock Car competindo nas ruas de Belo Horizonte e que a festa do fim de semana, com diversas atrações na esplanada, fez com que todos esperem por novas corridas.

Ele resume enfatizando que todos os patrocinadores comentam sobre um retorno a BH em 2025 porque o evento foi enormemente aprovado por todos.

O Mineirão e a sua esplanada foram locais perfeitos para centralizar o público e as demais atrações, como shows, praça de alimentação, entretenimento e todos atenderam o público com muita eficiência.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

CAIO: VIAÇÃO MIRACATIBA RENOVA SUA FROTA COM MAIS 30 UNIDADES DO APACHE VIP.

A Viação Miracatiba, cliente tradicional Caio, investiu em mais trinta unidades do modelo Apache Vip da quinta geração. Os ônibus vão operar na cidade de Itapecerica da Serra, localizada na Região Metropolitana de São Paulo.

O município paulista, de aproximadamente 178 mil habitantes, se destaca principalmente no setor de turismo devido ao seu clima subtropical e paisagens naturais.

O representante de vendas da Caio na região de São Paulo, Gildo Rego Vendramini, enfatiza a relevância dessa renovação de frota para a marca.  “Para a Caio, é gratificante fazer parte de mais uma renovação de frota no transporte público de Itapecerica da Serra. Esta sinergia entre Caio e Viação Miracatiba confirma a importância de proporcionar conforto e segurança aos passageiros”.

Apache Vip

Todos os ônibus são da quinta geração, possuem 13,200 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis da Mercedes-Benz OF-1726 L/59, com tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

Os veículos também possuem equipamentos de cobrança como catracas eletromecânicas e validadores, além de outras tecnologias embarcadas, como alarme de ré, iluminação em led no salão interno, tomadas USB, sistema multiplex e preparação para microcâmeras.

Para um transporte mais acessível, os ônibus possuem poltronas reservadas e adaptadas, além de um espaço reservado para PcDs, como o box para cadeirante, com cinto de segurança de 3 pontos.

Particularidades

Os ônibus possuem algumas especificidades na quantidade de portas e itinerários. Dos 30 Apache Vip, 22 unidades possuem três portas tipo fole no lado direito da carroceria e oito unidades possuem cinco portas nos dois lados (esquerdo e direito). Todas as portas são tipo fole com acionamento eletropneumático, para evitar aberturas inesperadas durante o trajeto.

Os veículos de cinco portas também possuem cinco itinerários, enquanto os de três portas possuem quatro itinerários. Todos foram instalados estrategicamente na parte externa das carrocerias, facilitando a visão das linhas durante o embarque de passageiros.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores, ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

VOLKSWAGEN FINANCIAL SERVICES ENTREGA KOMBI ESTILIZADA AO PROGRAMA SOCIAL ASMARA, IDEALIZADO PELA ONG GERANDO FALCÕES

A Volkswagen Financial Services Brasil, empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen no país, realizou a doação de uma VW Kombi estilizada ao programa social ASMARA. A iniciativa, idealizada pela ONG Gerando Falcões, é focada na geração de renda extra para mulheres moradoras de favelas e periferias, a partir da venda direta de itens doados à organização.

e/d: Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, ao lado de Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services para o Brasil e América do Sul. Foto: Divulgação VWFS Brasil.

A cerimônia de entrega do veículo aconteceu nesta segunda-feira (26), no pátio da sede da companhia, na cidade de São Paulo. No evento, estiveram presentes Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS para o Brasil e América do Sul, Luis Fabiano Alves Penteado, Diretor de Pessoas, Jurídico e Assuntos Governamentais da VWFS Brasil, Petrina Santos, Gerente Executiva de Sustentabilidade e Assuntos Governamentais da VWFS Brasil, e Mayra Santana Silva, Gerente Executiva de Recursos Humanos da VWFS Brasil, além de Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

A Kombi disponibilizada pela empresa foi customizada e adaptada às necessidades do ASMARA, com o intuito de garantir uma melhor mobilidade para as integrantes da iniciativa, que poderão utilizar o veículo tanto nos processos de coleta, retirada e transporte dos donativos comercializados, como também para a realização de bazares itinerantes.

“A entrega dessa Kombi é mais um importante resultado da trajetória de parceria e colaboração de longa data que temos trilhado ao lado da Gerando Falcões. Temos uma conexão especial com a organização, além de total confiança no trabalho realizado em prol da comunidade. Acreditamos que nossa missão como empresa é ser a chave da mobilidade e isso inclui a mobilidade social, que certamente será favorecida pelo programa ASMARA”, destacou CEO da VWFS para o Brasil e América Latina, Rodrigo Capuruço.

A doação da Kombi também vai possibilitar o aumento das vendas das mulheres participantes do programa, como explica Sérgio Rocha, CMO da Gerando Falcões: “Estamos muito felizes com essa doação da VWFS. A Kombi vai nos ajudar a potencializar a estratégia de vendas, pois nossas Maras poderão comercializar seus produtos em diferentes lugares indo além das suas próprias comunidades, como por exemplo, realizar bazares itinerantes em empresas parceiras, feiras livres e regiões de concentração de comércio. Outro ponto relevante é que com o carro em circulação, também será possível fazer o recrutamento de novas participantes para a iniciativa”, salienta.

Criado com a missão de gerar renda rápida e contribuir com a superação da pobreza nas favelas, ASMARA estimula mulheres a recuperarem a autoestima e conquistarem autonomia e independência financeira por meio de uma jornada de desenvolvimento que as permite realizar sonhos e alcançar metas de vida.

Periodicamente, a Gerando Falcões lança editais junto à sua rede de mais de 2 mil ONGs, convidando líderes sociais a implementarem o programa. As instituições selecionadas são responsáveis por convocar e selecionar mulheres da comunidade para integrar a iniciativa. O processo inclui uma etapa de preparação psicossocial, treinamento de vendas e relacionamento com clientes.

A partir daí, as participantes, chamadas de “Maras”, recebem da Gerando Falcões um kit composto por 45 peças de vestuário, além de produtos de beleza e eletroportáteis, batizado de “Sacola de Oportunidades”. Os itens são destinados à revenda e servem como uma espécie de microcrédito, que facilita e incentiva a jornada empreendedora dessas mulheres, que não realizam nenhum desembolso financeiro para receber as mercadorias.

Parte do valor arrecadado com a venda dos produtos doados é revertido em renda para as participantes do programa. No início do mês de agosto, o projeto bateu a marca de R$ 500 mil pagos em comissões, sendo a primeira oportunidade de geração de renda para muitas dessas mulheres. O restante da quantia contribui para a manutenção de um ciclo virtuoso de prosperidade social, que inclui a sustentabilidade financeira da iniciativa, além da colaboração com os custos arcados pela Gerando Falcões, incluindo logística, impostos e demais despesas.

A Volkswagen Financial Services Brasil é constituída pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen, Volkswagen Corretora de Seguros e LM Soluções de Mobilidade. Fundada em 1956, a empresa dispõe de uma gama de produtos para facilitar o acesso a veículos de passeio, comerciais, caminhões e ônibus Volkswagen e MAN Latin America, automóveis Volkswagen, Audi e Porsche e motocicletas Ducati. Com uma base de mais de 800 mil clientes ativos no Brasil e atendimento a mais de 700 concessionários das marcas, em todas as regiões do país, a VWFS tem a missão de ser a chave da mobilidade, por meio de seu amplo portfólio de serviços e soluções.

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas. Nosso trabalho é realizado com força de uma Rede de ONGs. Ou seja, somos uma ONG que apoia e acelera o trabalho de outras ONGs e líderes sociais que atuam em periferias e favelas em todo o Brasil. Estamos unidos por uma missão audaciosa: transformar a pobreza das favelas em peça de museu antes de Marte ser colonizado. Fazemos isso por meio de programas e tecnologias sociais escaláveis e de alto impacto, capazes de gerar resultados de longo prazo como a Falcons University, Favela 3D, Decolagem e ASMARA.