sexta-feira, 30 de agosto de 2024

SÓ QUERO DENGO. Por Marli Gonçalves*

Não é mais nem xodó, que é mais namorinho, próximo, amorzinho, relação, que já deu letra de música, e poderia ser considerado pedir muito. Dengo, não; é livre. É só fazer um gesto e quem recebe fica bem contente, o mundo melhor, mais pacífico. Podia até ser esse um recado para a primavera que se aproxima. Mais dengo, por favor. E mais de um minuto de atenção.

Ficar esperando xodó cansa. Dengo também, mas é muito mais fácil apelar publicamente por um. No sentido de carinho, manha, atenção, delicadeza. Produtos absolutamente em falta na prateleira dos relacionamentos humanos. Ninguém parece ouvir mais ninguém com atenção. Ou, na verdade, escuta o que quer, e só a parte que for favorável. Sempre só parecem prontos a reagir ou discordar, ou ainda mudar de assunto, de cobra para lagarto, criando polêmicas como as que temos visto por metro. Outro dia li um comentário que me fez rir, e também refletir sobre isso, de uma jornalista que afirmava que agora só se consegue falar e ser ouvido na terapia, pagando.

A instantaneidade das rede sociais tem claramente um papel importante nesse comportamento que tenho visto ser apontado por diversas pessoas, que vêm clamando por, digamos, um minuto de atenção. De consideração pela sua fala, pelo o que quer dizer. Simples assim. E a falta disso está levando cada dia mais à individualidade, o famoso melhor ficar quieto, para não arrumar confusão. Levando ao medo, à não participação, a uma neutralidade perigosa. Isso não é bom, não será positivo.

Ao mesmo tempo, fala-se em democracia e liberdade de expressão e pensamento como se fosse feijão com arroz, mas só no momento que convém e como cansaremos de ver mais uma vez na campanha eleitoral, quando os caras (e as caras) as defendem para mentir, desinformar, retroceder; e apelam porque querem continuar nessa toada, cada dia mais presente e perigosa. Não podemos subestimar esse problema nas relações interpessoais, senão viveremos o inferno da solidão e do silêncio. Da apatia.

Claro, não dá para amarrar ninguém numa cadeira esperando assim ser ouvido. Nem ficar reclamando toda hora que não foi compreendido corretamente nos segundos que falou e obteve em seguida alguma palavra ou, às vezes, apenas um grunhido. Quando falo em dengo, falo em um mínimo de consideração, a famosa empatia, palavra lembrada, mas muito pouco exercida. Não é querer ou precisar escutar problemas, não é isso, mas escutar, conversas do cotidiano. Um bom começo.

Não precisa ir muito longe. Quase todos têm, creio, ao menos um grupo de conversas no WhatsApp (sorte de quem consegue fugir disso, mas é difícil). Seja de trabalho. Afinidades. Velhos amigos. Ou de família, onde percebo que grande parte dos conflitos acontece, e esse não tenho até porque sou só eu e meu irmão. Interesses. Repara como um “fala”, por escrito também, ou nos chatos áudios; o outro não escuta ou aparece só para mostrar birra. Nem percebem que muitos dos outros participantes não estão por ali já há algum tempo, e é só procurar saber, muitos estão vivendo situações onde antes de mais nada precisam de solidariedade, uma gota de carinho, um dengo, que perguntem se está bem.

Tenho sabido de muita gente doente ou cuidando de alguém. Eu mesma nos últimos dez dias estou bem jururu com um resfriado forte que me tirou energia, força vital, e talvez até por isso tenha pensado no quanto ao menos um dengo sempre é bom. Cura.

Depois podemos falar sobre tudo isso, olho nos olhos e, se der, por mais de um minuto.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

NOVO CITROËN C3 YOU! REFORÇA ACESSIBILIDADE E PERFORMANCE PARA CONSUMIDORES PCD E TAXISTAS


O novo Citroën C3 YOU! já surpreendeu o mercado ao ser lançado como o hatch mais rápido de seu segmento e também o modelo automático e com motor turbo mais acessível do Brasil. Além desses atributos, o Novo C3 YOU! também entrega um pacote altamente competitivo para diferentes tipos de público que possuem benefícios fiscais previstos em lei.

Para clientes PCD elegíveis, o novo C3 YOU! pode partir de R$ 82.259, dependendo da legislação local. Já taxistas podem adquirir a novidade por valores de até R$ 78.839, também conforme regulamentação vigente.

Equipado com o premiado motor Turbo 200, o novo C3 YOU! tem 130 cv com etanol. Essa potência, somada ao moderno câmbio automático CVT de sete marchas, permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em só 8,4 segundos. Além disso, o C3 YOU! segue com todos os atributos que o tornaram um modelo único em seu segmento, com muita atitude SUV, amplo espaço interno e o maior espaço da categoria.

O novo C3 YOU! já pode ser encomendado nas mais de 170 concessionárias Citroën espalhadas pelo Brasil.

CitroënDesde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

BANCO CNH OFERECE LINHAS DE CRÉDITO DO PLANO SAFRA E RECURSOS PRÓPRIOS NA EXPOINTER.

Instituição financeira leva soluções diversificadas para o produtor rural, como seguros customizados e cartão de crédito para peças e serviços

O Banco CNH, celebrando 25 anos de atuação no Brasil, está presente mais uma vez na Expointer, que acontece até domingo, 1º de setembro, em Esteio (RS). Nesta edição da feira, a instituição financeira destaca as linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025 para compra de máquinas agrícolas e de construção das marcas da CNH - Case IH, New Holland, New Holland Construction e CASE Construction Equipment - além de soluções financeiras e de seguros adaptadas às necessidades de cada cliente.

Um dos maiores tomadores de recursos do Plano Safra entre os bancos de montadora, o Banco CNH leva todo o seu know-how ao evento com uma equipe especializada para garantir os melhores negócios para clientes e concessionários. “Além das opções de crédito subsidiadas, temos também campanhas exclusivas, com condições diferenciadas via CDC para atender as necessidades de clientes de todos os portes e daqueles que não se enquadram nas linhas do BNDES. Para nós é muito importante podermos dar esse suporte ao produtor gaúcho, que tanto contribui para a agricultura”, explica Fernanda Baltazar, Diretora Comercial e de Seguros do Banco CNH.

Outro destaque da instituição financeira para fomentar os negócios na Expointer é a campanha especial para as vendas de peças e serviços realizadas com o Cartão de Crédito do Banco CNH, com tarifas exclusivas e opções de pagamento parcelados e únicos. Com o Cartão de Crédito do Banco CNH – 100% digital e exclusivo para clientes da instituição para compras realizadas nas concessionárias credenciadas das marcas CNH - os clientes realizam suas operações de forma simples, rápida e segura, além de contarem com vantagens customizadas e exclusivas, como prazos flexíveis.

Apoio à rede de concessionários e clientes

Com forte presença na região e ciente dos impactos causados pelas enchentes, recentemente, o Banco CNH presta suporte aos clientes elegíveis nas áreas atingidas, por meio do “Programa BNDES Emergencial para o Rio Grande do Sul”, linha de financiamento do Governo Federal destinado ao Estado.

“Dentre as ações para atender concessionários e clientes afetados, o Banco CNH está intensificando suas ações de apoio na região, facilitando o processo de abertura de sinistros e indenização de máquinas e equipamentos segurados. Além disso, nossa equipe de cobrança está atuando de maneira diferenciada junto aos clientes que sofreram impactos financeiros e possuem contratos de financiamento vigentes”, explica Fernanda.

Banco CNHCom 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

IVECO NA RETA FINAL DA COPA TRUCK COM EXPECTATIVA DE RESULTADOS POSITIVOS NA ETAPA DO PARANÁ

Pilotos buscam repetir boas atuações em Cascavel para conquistar pontos que os levarão ao título da competição. Foto: Rodrigo Ruiz | Divulgação IVECO Copa Truck.

Após uma etapa desafiadora em Interlagos, em São Paulo, os caminhões e pilotos IVECO vão com toda a potência neste final de semana para o Paraná, em Cascavel, na última fase de classificação para a grande final da Copa Truck 2024, que será realizada em Goiânia, no mês de dezembro. O autódromo Zilmar Beux, localizado na cidade paranaense, tem sido favorável aos pilotos Wellington Cirino (#6) e Danilo Dirani (#28), ambos na categoria Super Truck Pro, que colecionam vitórias e pódios ao longo das temporadas anteriores.

“A experiência de Cirino e Dirani em Cascavel será de muita valia para colocarmos nossos brutos no pódio. Temos atualmente um conjunto bem equilibrado que permite aos pilotos contar com a robustez do nosso caminhão nas mais adversas situações da corrida”, afirma Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports, na categoria Super Truck Pro, e Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, na categoria Super Truck Elite, completam o time IVECO na competição. Destaque também para a estreia do piloto baiano Diogo Moscato, da Scuderia CH, que teve passagens recentes pela NASCAR Brasil e ag0ra irá pilotar um pesado da IVECO na Copa Truck.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO fazem parte do time para a temporada 2024 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, o melhor caminhão fabricado pela montadora no Brasil, que estará presente no grid de largada.

Calendário da Copa Truck 2024
-   1 de setembro - Cascavel (PR)
- 13 de outubro - Rio Grande do Sul* (RS)
- 17 de novembro - Curvelo (MG)
-   8 de dezembro - Goiânia (GO)

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicacão de Resultado

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

IVECO BUS COMERCIALIZA 10 DAILY MINIBUS E 32 BUS 17-280 PARA OPERADORES DO SUL DO PAÍS

Este novo sucesso celebra o caminho de confiança da IVECO BUS, marca que oferece o que há de melhor no mercado, com um portfólio voltado às necessidades dos clientes brasileiros.

Depois do sucesso de vendas durante a Lat.Bus/Transpúblico 2024, um dos maiores eventos do setor de transportes de passageiros, realizada em São Paulo, a IVECO BUS alcança mais um importante fornecimento com a comercialização de um total de 42 unidades da Daily Minibus e do chassi BUS-17-280 para quatro empresas operadoras da região Sul do País.

Com o suporte do concessionário Florença, este novo sucesso celebra o caminho de confiança da IVECO BUS, marca que oferece o que há de melhor no mercado com um portfólio de produtos robusto e competitivo, voltado às necessidades dos clientes brasileiros.

As entregas para a região Sul incluem 7 unidades do BUS 17-280 Urbano e 1 Daily Minibus 50-180 para a Viação Graciosa, de Curitiba (PR); 5 BUS 17-280 Urbano, 7 BUS 17-280 Fretamento e 9 Daily Minibus 45-160 para a Viação Castelo Branco, de Quatro Barras (PR); 5 unidades do BUS 17-280 Urbano para a Oceânica Sul, para operação em Pontal do Paraná (PR), Guaratuba (PR) e Itapoá (SC); e 8 BUS 17-280 Urbano para a Viação Santa Clara, para operação na Grande Curitiba e Novo Hamburgo (RS).

“A confiança destes importantes clientes na IVECO BUS confirma nosso posicionamento, que se apoia em uma base sólida de relacionamento”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Apoiamos nossos parceiros como uma verdadeira parceira e consultora, junto à Rede de Concessionários, para entrega de soluções com o melhor Custo Total Operacional (TCO)”.

Danilo Maccachero, gerente Nacional de Vendas da IVECO BUS, ressalta que as vendas refletem o empenho do time IVECO BUS para fornecer produtos eficientes, confiáveis e sustentáveis, respeitando os custos operacionais da região. “Assim fornecemos um conjunto completo, adequado às necessidades específicas de cada cliente, com os melhores resultados”, afirma.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

DIVEIMPORT RENOVA FROTA DA ETUL 4 COM 20 APACHE VIP CAIO

A Diveimport, concessionária da Mercedes-Benz Brasil no Peru e tradicional cliente Caio, adquiriu 20 ônibus urbanos do modelo Apache Vip, quinta versão, para integrarem a frota da operadora ETUL 4. Esses veículos trafegarão no transporte coletivo de Lima, capital peruana.

Lima é a cidade mais populosa do Peru e uma das maiores da América Latina, e conta com aproximadamente 10 milhões de habitantes. A capital, além de ser a porta de entrada para destinos como o Lago Titicaca e Machu Picchu, possui centros históricos preservados e uma arquitetura rica.

O representante de vendas de exportação da Caio, Fabien Accariès, ressalta que essa aquisição reforça a confiança da concessionária e da operadora na qualidade e desempenho dos produtos Caio, visto que ambas possuem em sua frota outros ônibus da marca.

"A Caio é referência no tradicional mercado de mobilidade urbana, sempre oferecendo aos passageiros um transporte seguro, eficiente e confortável. Essa renovação de frota na capital peruana reflete nosso compromisso com o atendimento nacional e internacional.", destaca Fabien Accaries.

Apache Vip

Todos os ônibus são da quinta geração, possuem 12,5 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721, comportando até 87 passageiros.

Para a segurança dos passageiros, os ônibus foram equipados com duas portas tipo fole, posicionadas na parte dianteira e traseira do lado direito da carroceria e seis janelas com acionamento de emergência. Além disso, possuem poltronas com assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Para possibilitar uma direção cômoda e segura aos motoristas, os veículos contêm uma poltrona estofada com sistema de amortecimento hidráulico e alarme de limite de velocidade. Outras tecnologias embarcadas incluem pontos para instalações de câmera de ré, validador eletrônico, monitor no painel do motorista e três microcâmaras internas.

Todos os ônibus também possuem um itinerário eletrônico em led, localizado na parte frontal da carroceria.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores, ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

STELLANTIS AMPLIA LOJAS OFICIAIS DAS MARCAS NO MERCADO LIVRE

Clientes da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram podem adquirir peças genuínas e originais, lubrificantes e acessórios no marketplace

Todas as marcas que fazem parte do portfólio da Stellantis, líder do setor automotivo no Brasil e na América do Sul, agora contam com lojas oficiais no Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina. Os clientes da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram podem adquirir no Mercado Livre uma ampla variedade de itens, incluindo peças, lubrificantes e acessórios.

As lojas de cada marca contam com produtos da Mopar, Bproauto e SUSTAINera. As três marcas integram a estratégia da Stellantis em oferecer acessórios e peças genuínas, peças de reposição e remanufaturadas para todos os públicos e necessidades. Com isso, a Stellantis consolida sua participação no mercado de reposição através de sua estrutura de peças e serviços na América do Sul, capaz de atender às demandas mais complexas dos consumidores.

“Nosso objetivo com a abertura das lojas oficiais no Mercado Livre é proporcionar mais comodidade aos clientes, oferecendo a alternativa de adquirir produtos automotivos online, além das compras nas concessionárias. Essa estratégia reforça a liderança da Stellantis como maior distribuidor de autopeças na América do Sul, que atende aos consumidores em suas necessidades de mobilidade limpa, segura e acessível. Dessa forma, garantimos um atendimento de pós-venda com máxima qualidade, eficiência e credibilidade”, ressalta Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul.

Estratégia de aftermarket da Stellantis

A estrutura de Peças e Serviços da Stellantis é responsável por oferecer um portfólio diverso de marcas capazes de atender às diferentes demandas dos consumidores na região.

A Mopar é a marca de peças genuínas e acessórios originais da Stellantis, que oferece produtos desenvolvidos para assegurar a compatibilidade com cada modelo das diferentes marcas da Stellantis, certificando também que o veículo se mantenha com os parâmetros necessários dentro do período de garantia.  O catálogo global abrange mais de 500 mil itens, distribuídos em mais de 150 mercados ao redor do mundo.

A Bproauto é a marca da Stellantis que chegou ao Brasil para atender o mercado de distribuição, com mais de 1600 referências de peças e lubrificantes com aplicações multimarcas, capaz de atender a todo o mercado de reposição. Com foco nos reparadores independentes, a Bproauto se beneficia da ampla experiência da Stellantis no desenvolvimento de peças e acessórios com alta qualidade e preços competitivos, garantindo durabilidade e economia para veículos seminovos com diferentes idades e quilometragem.

Ainda dentro da estratégia de Peças e Serviços da Stellantis, a linha de peças remanufaturadas SUSTAINera é uma alternativa de produtos sustentáveis, seguros e acessíveis. São peças remanufaturadas conforme especificações de fábrica, assegurando o mesmo desempenho e garantia das peças originais Mopar, ao mesmo tempo em que oferecem opções de manutenção com preços mais competitivos.

Stellantis

VIBRA SE POSICIONA COMO MAIOR PLATAFORMA MULTIENERGIA DO BRASIL E DIVULGA ESTRATÉGIA PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS

A Vibra, maior companhia de distribuição e energia do país, promoveu o Vibra Investor Day nesta quinta-feira (29) e divulgou seu plano de crescimento com cinco eixos estratégicos para consolidar sua liderança no setor. São eles: expansão da rede de postos; ampliação significativa do seu portfólio de clientes no segmento B2B com olhar especial para o agronegócios; ampliação de sua infraestrutura logística; reforço em renováveis com retorno ao acionista e crescimento em lubrificantes. Por meio dessas cinco avenidas de crescimento, a companhia se posiciona como a maior plataforma multienergia do Brasil.

"Estamos em um novo momento na companhia. Nos últimos quatro trimestres, tivemos uma entrega de resultados bastante consistentes: arrumamos a casa e colocamos a Vibra em um outro patamar operacional. Nos preparamos com processos e gestão para esse novo ciclo”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra. “Queremos, agora, nos consolidar como a maior plataforma multienergia do Brasil por meio de uma nova etapa de crescimento, sustentando os resultados que conseguimos até aqui”, afirma.

Os cinco eixos estratégicos vão colocar a companhia em um patamar de liderança bem acima de seus pares de mercado.“A Vibra não apenas lidera o mercado, mas também se posiciona como uma referência em gestão e inovação, comprometida em entregar soluções de alto valor e em evoluir continuamente para atender às demandas de um mercado dinâmico e competitivo”, diz Ernesto Pousada.

Rede de Postos

A companhia anunciou sua estratégia de crescimento para a rede de postos com a oferta de um portfólio completo e soluções integradas em cada revenda para atrair e fidelizar o consumidor final. O objetivo é expandir a rede de postos, as marcas franqueadas e gerar crescimento de volume e margem. Uma das estratégias mais fortes adotadas, por exemplo, é embandeirar postos com potencial de crescimento.

A empresa tem a meta também de dobrar a quantidade de lojas BR Mania nos postos nos próximos anos, chegando a ter presença em mais de 25% da rede, com ganhos de até 16% de volume por cada posto com novas lojas. O combate à ilegalidade é outro pilar relevante e traz benefícios tanto para a companhia como para o revendedor.

Agronegócio

Parte do crescimento da Vibra passa pelo agronegócio. A empresa planeja expandir a venda de lubrificantes e combustíveis, sobretudo diesel, nas regiões em que o agro está mais presente, além de criar soluções específicas para o mercado. Para suportar esse crescimento, foram investidos R$150 milhões em infraestrutura logística no Arco Norte, no Centro Oeste e no Matopiba, e a empresa irá investir outros R$ 300 milhões nos próximos anos. Além disso, a empresa criou uma diretoria específica para o setor.

Crescimento em lubrificantes

No mercado de lubrificantes, a Vibra tem a ambição de dobrar o Ebitda. Somente nos últimos 3 anos, o Ebitda de Lubrax no mercado brasileiro cresceu 35%, e a companhia vê grande potencial de crescimento por meio de parcerias com montadoras e concessionárias e também avançando no mercado na América Latina. A inauguração da nova fábrica de lubrificantes, com capacidade para produzir 500 milhões de litros de óleo lubrificante por ano, suporta esse potencial de crescimento.

Comerc e reforço em renováveis

A companhia destacou a importância da aquisição da totalidade da Comerc para consolidar sua plataforma multienergia. Considerando apenas as sinergias imediatas, a Vibra estima que cerca de R$1,4 bi sejam capturados, com otimização de estrutura fiscal, de contratos de seguro, de licenças e com a redução de custo de dívida, com o custo de captação da Vibra. Com a Comerc, Vibra dá um passo importante em projetos de geração distribuída e eficiência energética, além de focar em opções de crescimento em geração centralizada e na reciclagem de ativos.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo em todo o Brasil, contemplando segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.

A Vibra possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina e atende o mercado por meio da marca Lubrax, reconhecida por ser a mais lembrada pelos consumidores em diversas premiações. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em projetos que visam a transição energética, por meio de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, caminha para se tornar uma das principais companhias de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos para seus clientes visando diferentes demandas. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Vibra Energia
InPress Porter Novelli

IVECO: PROGRAMA CAMINHOS PARA ELAS ENCERRA PRIMEIRA FASE DO PROJETO COM 17 CAMINHONEIRAS FORMADAS.

Além das primeiras turmas concluídas, a ação teve encontros com foco na equidade de gênero no setor de transportes

O Programa Caminhos para Elas, uma iniciativa da IVECO em parceria com o SEST SENAT, dedicada a promover a equidade de gênero no setor de transporte, está alcançando marcos significativos em sua trajetória. Após seu lançamento em março deste ano, o programa encerra a primeira fase do projeto com a formação de 17 caminhoneiras que fazem parte da primeira turma da iniciativa.

Destaca-se também a série de encontros em São Paulo (SP), Contagem (MG) e Curitiba (PR), que reuniram aproximadamente 200 participantes, incluindo representantes de transportadoras, empresas, entidades do setor e mulheres em busca de novas oportunidades de carreira no segmento. Os eventos têm o objetivo de fomentar o debate sobre a igualdade de gênero, apresentar a iniciativa e engajar empresas na contratação e retenção de mulheres motoristas.

Os encontros também foram uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam para ingressar e prosperar no setor de transporte. O programa não só proporciona a formação necessária, mas também busca abrir portas para aquelas que ainda não possuem experiência na área, garantindo que tenham a chance de se destacar no mercado de trabalho.

“O Caminhos para Elas reforça que a educação é o melhor caminho para fomentar a qualificação profissional das profissionais do transporte. Em breve, teremos novas ações nesse sentido”, afirma Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group.

A executiva destaca também que o apoio de instituições como o SEST SENAT tem sido fundamental para o sucesso do Programa Caminhos para Elas. “Esta parceria é essencial para a qualidade da qualificação das formadas e para promover a inclusão e diversidade dentro das transportadoras, ajudando a criar um ambiente de trabalho mais equitativo e acessível”, conclui Lucilene.

Programa Caminhos para Elas

O programa visa capacitar caminhoneiras por meio de um curso híbrido (presencial e online) realizado nas unidades do SEST SENAT, com o objetivo de quebrar barreiras e pavimentar o caminho para que as mulheres possam avançar no setor de transportes. O Caminhos para Elas representa a concretização de um anseio por mudanças efetivas no mercado de trabalho e reforça a importância da educação para fomentar a qualificação profissional no transporte.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

COM 12 ANOS PILOTANDO EM INTERLAGOS. Por chicolelis*

Autódromo de Interlagos. Foto: Beto Issa Divulgalçao F1

Você deve pensar que se trata de algo comum, uma jovem com 12 anos andando na pista de Interlagos ( logo após um treino de F1, em 1994. A vitória foi de Michael Schumacher, embora Ayrton Senna tenha sido o pole e liderado por 21 voltas), sem nenhum treino, com esporádicas aulas de direção nas alamedas da USP, como era comum acontecer naqueles tempos.

Pois bem, logo após o treino enquanto eu atendia os jornalistas convidados, o Tigur (Cláudio Toledo), que muitos de vocês devem conhecer e com aquela irresponsabilidade da época (hoje ele é um sujeito sério, pai de família e tudo), pegou uma Ipanema (versão SW do Kadett)  e levou aquela jovem senhorita, minha filha mais nova, para conhecer a pista de Interlagos.

Eu ouvia o cantar de pneus e não tinha ideia do que estava acontecendo e muito menos imaginava que ao volante daquele carro estaria minha filha, acelerando fortemente, sentindo-se a maior piloto nas curvas do Autódromo José Carlos Pace, merecidamente homenageado na semana passada, por iniciativa do meu amigo Ricardo Caruso e do empresário Paulo Louco (eles tomaram a iniciativa de trasladar os restos mortais do piloto de um cemitério no Interior, para junto ao monumento do “Moco” em Interlagos).

Quando sai do HC, não vi a Ipanema que estava usando, no lugar onde a deixara. E não podia estar mesmo. Os pneus que cantavam pela pista eram os dela. Instante depois chegam os dois. Minha pequena tremendamente excitada (e não era para menos) me abraçou ainda trêmula de emoção.

Olhei para o Tigur que fazia “cara de que não é comigo” e nem olhou para mim. Nem precisava! E eu não tinha o que fazer, já que nada havia acontecido. Comecei a rir e abracei minha filha sem nada dizer, apenas perguntando (sem necessidade, claro!) se ela havia gostado.

Ela nunca esqueceu a aventura, embora não tenha certeza do ano em que aconteceu, mas falar o nome “Tigur” para ela é receber um lago sorriso de alegria.

Já que falei em Interlagos

Bem este episódio tem como personagens meu filho Thiago, um amigo dele e o Marcos Zamponi (o Zampa, sobre o qual já contei algumas histórias). Depois de um treino da F1 (não lembro o ano), saímos de Interlagos e, por sugestão do Zampa, fomos almoçar (na verdade, já era hora do jantar)  em um restaurante na rua Renato Paes de Barros (no Itaim, em São Paulo (SP).

Sentados, os dois começaram a ouvir as histórias do Zampa, que não parava de falar. E eles não paravam de rir.

Quando saímos da churrascaria e deixamos o Zampa na casa dele, passamos defronte de uma casa de lanches e ouvi, pasmo, um pedido do meu filho: pai, podemos comer um sanduiche aqui?

- Como, acabamos de sair do restaurante!

- Pois é pai, mas o seu amigo é tão engraçado que a gente só deu muita risada e nem conseguiu comer nada.

Assim era o Zampa!

Assim era o Tigur!


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

MERCEDES-BENZ GLB 2025 TRAZ MAIS POTÊNCIA E TRAÇÃO INTEGRAL NAS QUATRO RODAS

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC AMG Line  | Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC Progressive 

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil segue ampliando as possibilidades de escolha para seus clientes no mercado brasileiro com mais uma novidade na sua Linha 2025. A partir de setembro, o novo Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC, um SUV urbano e jovial estará disponível em toda a rede de concessionários do país em duas versões de acabamento, motor 4 cilindros eletrificado mais potente e, agora, com tração integral nas quatro rodas.

Principal estrela da Linha 2025, a nova motorização que equipa o GLB 220 4MATIC é a 4 cilindros em linha eletrificada com rede 48V que entrega ainda mais performance, com 190 cv e torque de 300 NM. Completa o pacote de novidades o sistema de tração integral nas quatro rodas 4MATIC, que eletronicamente é capaz de direcionar a tração para o a roda que tiver melhor aderência, aumento a segurança e o controle em qualquer tipo de terreno.

O sistema de tração integral “4MATIC” é totalmente variável através do uso do torque sob demanda. Dependendo da perda de aderência das rodas, o 4MATIC envia o torque excedente para o eixo traseiro conforme necessário. Especialmente em estradas molhadas, é possível sentir imediatamente a melhora na estabilidade e na dirigibilidade. Ele intervém em situações especiais no momento em elas que ocorrem. A base para isso é a perfeita interação entre o 4MATIC e os sistemas demais eletrônicos de frenagem, controle e tração, como o ABS, ESP® e 4ETS.

Além dessas características, o novo GLB 220 4MATIC também vai se destacar fora do asfalto. Ambas as versões são equipadas de série com o Pacote Off-Road Engineering, que pode ser acionado via um programa de condução OFFROAD disponível para seleção através do DYNAMIC SELECT. Esse programa de condução Off-Road otimiza a tração superfícies de baixa aderência como areia ou lama. Para isso, ele ajusta a entrega de potência do motor e o controle do ABS para terrenos com essas características.

Junto com esse pacote, o novo modelo também passa a oferecer o sistema de “Regulação de velocidade em descidas: a regulação de velocidade em descidas (DSR) suporta a condução controlada em descidas através de frenagem direcionadas. Esse sistema pode ser selecionado na tela central e, uma vez ativada, mantém uma baixa velocidade selecionada entre 2 km/h e 18 km/h. Com o menu especial “Off-road”, a tela central traz uma representação realista da inclinação, ângulo de inclinação e configurações técnicas selecionadas, ajudando o condutor a avaliar corretamente as manobras de condução em terrenos fora de estrada.

As duas versões de acabamento, AMG Line e Progressive, foram criadas para atender aos clientes com todos os tipos de estilos e personalidades.

A linha Progressive se caracteriza por um padrão de acabamento externo e interno que busca o refinamento e o luxo em cada detalhe, com novas combinações de materiais e cores. No exterior, a grade do radiador segue o padrão Mercedes-Benz com acabamento cromado, saídas de escapamento cromadas, um spoiler traseiro com faixa decorativa em cromo e rodas de liga leve de 18’. 

No interior, o acabamento em alumínio e os detalhes cromados no volante e nas saídas de ar enfatizam um estilo mais dinâmico e requintado. O elegante volante esportivo multifuncional em couro proporciona uma sensação de conforto e segurança. Graças as teclas sensíveis ao toque, os clientes podem operar a maioria das funções sem precisar tirar as mãos do volante.

Na linha AMG Line, todos os detalhes externos, como grade do radiador, para-choques exclusivos e as rodas AMG de liga-leve de 19’ evocam o DNA esportivo da Mercedes-AMG. E outros elementos no interior, como os assentos esportivos revestidos em ARTICO/DINAMICA material usado na F1 e o volante multifuncional esportivo em couro, reforçam essa personalidade própria. 

“O novo GLB 220 4MATIC vai trazer ainda mais versatilidade para nossa Linha 2025. Seja um cliente mais jovial ou mais tradicional, temos a opção que se encaixa perfeitamente em seu estilo de vida”, diz Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Assim como nos demais modelos da Linha 2025 de automóveis compactos da Mercedes-Benz, a digitalização também está presente com a integração sem fio de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto que oferece acesso aos aplicativos mais importantes do telefone. Os clientes também pode usar aplicativos de terceiros, como o Spotify, de forma rápida e fácil. E a bateria do smartphone pode ser recarregada diretamente no console central por meio do sistema de carregamento sem fio por indução. Toda essa conectividade faz parte do sistema de entretenimento inteligente Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que torna mais simples algumas atividades como trocar a música ou ajustar o ar-condicionado via comandos de voz.

A segurança ativa e passiva está presente em vários itens de suas longas listas de equipamentos de série. Os modelos estão equipados com o sistema de Faróis FULL LED High Performance, que iluminam as ruas com um feixe amplo de forma muito mais precisa do que os faróis convencionais. A luz branca quente uniforme dos faróis de LED é próxima à temperatura de cor da luz do dia. Isso cansa menos os olhos e ajuda a manter a concentração por mais tempo, além de proporcionar uma sensação de relaxamento. Graças ao grande alcance dos faróis, as situações de trânsito e os obstáculos podem ser vistos mais cedo, permitindo reações mais rápidas.

O Assistente de distância ativa DISTRONIC adapta automaticamente sua velocidade a veículos mais lentos à frente. A distância desejada pode ser configurada em várias etapas, seja no trânsito da cidade ou em rodovias. Até uma velocidade de 160 km/h, o DISTRONIC pode manter essa velocidade sem que o condutor precise frear ou acelerar constantemente. O veículo então acelerará até a velocidade escolhida de acordo do programa de condução selecionado. Se o condutor precisar intervir, um aviso visual e sonoro poderá ser dado.

Principais Equipamentos

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC Progressive
Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
Ar-condicionado THERMOTRONIC (2 zonas)
Assentos conforto com revestimento ARTICO, elétricos e memória
Faróis FULL LED High Performance com faróis altos adaptativos
Pacote Estacionamento com câmera de ré e assistente de estacionamento PARKTRONIC
Pacote de iluminação interior
Pacote de Engenharia Off-Road
Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante (espelho interno) 
Sistema KEYLESS-GO 
Sistema MBUX
o Ativação por voz “Hey Mercedes”
o Duas telas de 10,25”
o Carregamento sem fio para aparelhos celulares
o Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)  

Sistemas de assistência de condução semiautônoma
o Assistente de distância ativa DISTRONIC 
o Assistente ativo de manutenção de faixa
o Assistente ativo de frenagem 
o Assistente de ponto cego

Terceira fila de assentos

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC AMG Line (equipamentos adicionais)
Assentos esportivos com revestimento ARTICO/DINAMICA
Burmester® Surround Sound System (12 alto-falantes e 710W de potência)
Rodas AMG de liga leve de 19’ 

Principais dados técnicos

 

GLB 220 4MATIC Progressive

GLB 220 4MATIC          AMG Line

Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Tanque de combustível /reserva (L)

Comprimento / Largura / Altura

4 em linha

1.991

190/5.500

300/1.800-4.000

8G-DCT

7,9

214*

1.765

235/55 R18

565-1.800

60/6

4.634 / 2.020 / 1.692

4 em linha

1.991

190/5.500

300/1.800-4.000

8G-DCT

7,9

214*

1.765

235/50 R19

565-1.800

60/6

4.634 / 2.020 / 1.692

*limitada eletronicamente

Os novos modelos da linha 2025 já estão disponíveis para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preços sugeridos de:

Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC Progressive R$ 369.900,00 
Mercedes-Benz GLB 220 4MATIC AMG Line         R$ 399.900,00 

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

ÁGUIA BRANCA É A PRIMEIRA EMPRESA DE ÔNIBUS DO BRASIL A RECEBER A CERTIFICAÇÃO ISO 39001

A Viação Águia Branca, empresa do Grupo Águia Branca, com sede no Espírito Santo e com rotas em oito estados, transportando 7,3 milhões de passageiros por ano, é a primeira empresa do setor no Brasil a receber a ISO 39001, certificação máxima que uma empresa pode ter, em nível internacional, de seu sistema de gestão de segurança viária. A certificação é um reconhecimento concedido a empresas que adotam padrões internacionais em suas práticas de segurança e gestão de frotas rodoviárias. A Águia Branca também detém a ISO 9001, sistema de gestão da qualidade de desempenho.

Para a CEO da Viação Águia Branca, Paula Barcellos Tommasi Côrrea, receber esse selo é resultado de muito trabalho e foco nos padrões de segurança: "Este reconhecimento é um marco muito importante. Temos uma abordagem rigorosa e detalhada, que é fundamental para garantir a segurança de nossos passageiros e colaboradores. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para atingir este padrão de excelência e a certificação ISO 39001 reflete nosso compromisso inegociável com a segurança operacional e a qualidade."

Renan Chieppe, vice-presidente da Divisão Passageiros do Grupo Águia Branca, explica que a segurança sempre foi um valor inegociável da empresa: “Nos dedicamos muito ao longo dos 78 anos da Viação Águia Branca para construir uma empresa segura e com processos bem definidos. Fomos pioneiros no Brasil na criação e implantação do Medicina do Sono, no ano 2000, um programa que analisa, caso a caso, se nossos motoristas estão aptos a assumir o volante. Nos trechos mais longos, o motorista faz paradas estratégicas para exercícios leves na sala de estimulação. Ser a primeira empresa de transporte rodoviário de passageiros a obter a certificação ISO 39001 reforça nosso compromisso diário com a segurança operacional", afirma.

Durante o processo de certificação, foram auditados mais de 40 processos de segurança nas principais bases de Gestão Operacional da empresa, localizadas nas cidades de Cariacica (ES), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A WeSafety, empresa do mesmo Grupo, realizou toda a consultoria e implementação de suporte para que a Águia Branca fosse certificada. Além da Viação Águia Branca, a WeSafety, que tem reconhecimento da Fundação Vanzolini como uma consultoria especializada nesta certificação, já iniciou o processo de preparação de outras empresas, como a Pedra Azul, Penedo e São João.

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, tem o propósito de mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. Fundada há 78 anos, a empresa é Líder em todos os mercados em que atua. Investindo continuamente em segurança, conforto e qualidade, a Águia Branca promove excelência em experiências de viagem para cerca de 9 milhões de passageiros por ano e atua em mais de 700 localidades em oito estados - Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Viação Águia Branca
Approach Comunicação

BANCO BV FECHA PARCERIA COM TRANSPORTADORA DIGITAL MOTZ

O negócio tem o intuito de facilitar o acesso ao financiamento de veículos pesados para caminhoneiros autônomos

O mercado de financiamento de veículos pesados registrou um crescimento de 15,5% nos quatro primeiros meses do ano, alcançando um total de quase 95 mil veículos adquiridos no mesmo período, de acordo com a B3. Ainda nessa linha, dados do SENATRAN também revelam uma média de 4,4 milhões de motoristas registrados no Brasil, sendo que, desses, em torno de 700 mil são autônomos, segundo um levantamento da CNT (Confederação Nacional de Transporte).

É neste cenário em que cada vez mais motoristas conquistam seus caminhões por meio do financiamento, que o Banco BV, um dos maiores bancos privados do país e líder em financiamento de veículos leves usados, firmou parceria com a Motz, transportadora digital que impulsiona a jornada do caminhoneiro.

O acordo entre o BV, uma instituição financeira do Banco do Brasil e do Grupo Votorantim, e a Motz, também dentro do ecossistema do Grupo Votorantim, facilita o acesso ao financiamento de pesados para caminhoneiros autônomos. Com uma análise detalhada do histórico de cada solicitante, o banco analisa a viabilidade de concessão de crédito e oferece condições mais atrativas. Além disso, também disponibiliza aos motoristas cadastrados na Motz atendimento com consultores especializados no segmento, trazendo mais agilidade e assertividade ao processo.

“O BV é o banco do crédito. Somos líderes no financiamento de veículos leves usados há onze anos consecutivos e estamos crescendo também no ramo de pesados. Nossa parceria com a Motz reforça nossa atuação neste mercado e nosso compromisso em alcançar cada vez mais brasileiros. Oferecemos uma linha de crédito exclusiva para caminhoneiros, além de um pacote completo que inclui apoio integral, desde a cotação até a assinatura do financiamento”, Jamil Ganan, superintendente da BU de Autofinance do banco BV.

Presente em todo o território nacional, o BV conta com um time multidisciplinar de especialistas que atuam em lojas e concessionárias atentos às necessidades dos clientes e às demandas do mercado.

“Com o propósito de facilitar o dia a dia dos caminhoneiros por meio de um ecossistema de benefícios, acreditamos que oferecer melhores condições de compra é essencial para o desenvolvimento dessa categoria. Além disso, as ofertas do BV em conjunto com a Motz serão estratégicas para expandir o número veículos cadastrados em nosso portfólio, uma vez que o financiamento facilitado permite que um único caminhoneiro autônomo possa ter mais de um veículo, aumentando, assim, a capilaridade e qualidade dos serviços”, explica André Pimenta, CEO da Motz.

A colaboração entre as duas empresas faz parte do ecossistema de benefícios da Motz, sendo o banco BV a primeira companhia em nível nacional a integrar o portfólio de parcerias da transportadora digital. Outras organizações regionais já fazem parte do ecossistema, garantindo benefícios em áreas como combustível, saúde, alimentação e manutenção dos veículos, tanto para os motoristas autônomos cadastrados na Motz quanto seus familiares.

O financiamento oferecido pelo banco BV reforça o compromisso da Motz de facilitar e agilizar a jornada do caminhoneiro autônomo e dos embarcadores por todo o Brasil. Alinhado com essa estratégia, em 2023, a transportadora digital registrou 55 mil motoristas cadastrados em sua base e presença em mais de 140 pontos de expedição pelo país.

A Motz é a transportadora digital da Votorantim Cimentos, criada com o espírito de startup, ágil, inovadora e com muita tecnologia. Tem como objetivo conectar as cargas de embarcadores com os motoristas autônomos, aliando a solidez, a capilaridade e a segurança no atendimento. Com mais de 55 mil motoristas cadastrados em sua base, a Motz está presente em mais de 140 pontos de expedições em todo o Brasil, com atuação nas principais cidades e corredores de transporte rodoviário no país. Foram mais de 698 mil viagens em 2023, registrando a média de 79 viagens a cada hora. Para mais informações clique aqui.

O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo e Corporate & Investment Banking. Em sua estratégia de negócios, reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder de financiamento de placas solares, especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos automóveis que financia. Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público "Compromissos para um futuro mais leve 2030".

Motz
PinePR
 
BV
Nova PR

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

HP E RÁPIDO ARAGUAIA COLOCAM MAIS 60 ÔNIBUS CAIO EM CIRCULAÇÃO

A HP Transportes Coletivos e a Rápido Araguaia adquiriram, recentemente, 60 ônibus Caio, a diesel e elétricos, para atender à Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), unidade sistêmica composta por todas as linhas e serviços de transporte coletivo que servem Goiânia e os 18 municípios integrados.

Caio eMillennium elétrico

Dos 60 ônibus, dez são da carroceria eMillennium, com o chassi Scania piso alto, 15 metros, sistema de eletrificação Eletra e baterias Weg, sendo cinco da HP Transportes Coletivos e outras cinco da Rápido Araguaia. Já as 50 unidades do Apache Vip V, de chassi Volkswagen, com 3º eixo direcional, são 25 da Rápido Araguaia e as outras 25 da HP. 

O representante da Caio, Neomar Guimarães Costa, destaca a sustentabilidade na escolha dos veículos elétricos: “Estes ônibus elétricos refletem a importância que a HP e a Rápido Araguaia dão à população, uma vez que não poluem e são silenciosos. São empresas que a cada dia aperfeiçoam o transporte público goianiense”. 

Os ônibus elétricos 

Os 10 ônibus eletrificados, são do modelo eMillennium, com lotação total para 101 passageiros, encarroçadas sobre o chassi Scania K310 IB6X2*4, piso alto, de 15 metros, com 3º eixo direcional, sistema de eletrificação Eletra e baterias Weg.

Cada unidade é equipada com elevador automático na porta central, do lado direito da carroceria; assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; e área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, garantindo total acessibilidade. 

As unidades contam ainda com ar condicionado, catracas eletromecânicas com três braços, bloqueador de portas original do chassi, Iluminação dos degraus em LED, preparação para seis câmeras e USB. 

Todos os ônibus possuem itinerários eletrônicos em LED e sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas no sistema elétrico do ônibus, proporcionando maior segurança. 

Apache Vip

Os 50 Apache Vip, da quinta geração, com lotação total para 104 passageiros, foram encarroçados sobre chassi Volkswagen, com 15 metros de comprimento. Dos 37 assentos estofados, seis são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Com embarque central, as unidades possuem cinco portas, sendo três do lado direito (dianteira, central e traseira) e duas do lado esquerdo (central e traseira). As tecnologias embarcadas dos ônibus incluem ar condicionado, catraca eletromecânica, bloqueadores de portas, tomadas USB, iluminação interna em led, pontos para a instalação de microcâmeras, preparação para sistema wi-fi, itinerário eletrônico, entre outras.

Caio - Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção. Mais informações: Outras informações podem ser obtidas no site Caio.

Grupo Caio