A Daimler Truck, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, ressalta sua trajetória para o transporte sustentável na IAA Transportation 2024, maior feira internacional do setor, que será realizada até 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha. O foco da Companhia se concentra nos tópicos de descarbonização e digitalização. A presença da Daimler Truck no evento traz o caminhão Mercedes-Benz eActros 600 elétrico à bateria como seu destaque. Com o seu novo carro-chefe elétrico, o fabricante pretende descarbonizar o transporte de longa distância, que é responsável por dois terços – e, portanto, a maior parte – das emissões de CO2 no tráfego de caminhões.
A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora[1] e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 proporcione uma autonomia de 500 quilômetros[2] sem carregamento intermediário. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas, refletindo o uso padrão com 40 toneladas de peso bruto total combinado. Este número pode ser excedido significativamente, dependendo do estilo de condução e da rota envolvida. O eActros 600 será capaz de se deslocar por mais de 1.000 quilômetros por dia. Isso é possível graças ao carregamento intermediário durante os intervalos de descanso do motorista, desde que existam instalações de carregamento disponíveis.
Neste verão europeu, dois protótipos de produção quase de série participaram de um percurso de teste de quase sete semanas para demonstrar o desempenho operacional do eActros 600, percorrendo mais de 15.000 quilômetros por 22 países europeus. Este foi o percurso de teste mais extenso na história da Mercedes-Benz Trucks.
Cada um dos dois caminhões totalmente elétricos viajou com um PBTC de 40 toneladas e utilizou exclusivamente estações de carregamento públicas. Os veículos demonstraram com sucesso a elevada eficiência energética do eActros 600 ao longo do tour europeu. Em toda a duração da viagem, o protótipo provido com equipamentos especiais de medição registrou um consumo médio de condução de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros.[3] Calculando o teor energético do diesel, esse número se traduziria em um consumo aproximado de 10 litros por 100 quilômetros, praticamente impossível de ser alcançado com um caminhão de propulsão convencional. Nos inúmeros estágios diários do tour, teria sido até mesmo teoricamente possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Em média, foi possível cobrir com a energia recuperada cerca de 25% da energia consumida de tração do eActros 600.
Dependendo da rota, topografia e temperatura, o consumo diário variou entre 85 quilowatts-hora por 100 quilômetros – durante o percurso em descida de Madri a Bilbao (aprox. 360 quilômetros), sob condições muito boas de estrada e clima – e 140 quilowatts-hora por 100 quilômetros de Alta ao Cabo Norte (aprox. 240 quilômetros) com uma temperatura mais baixa de 7 graus Celsius, com uma parte do percurso consistindo de estradas sem pavimentação. Ao longo da jornada, cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, a maior parte do tempo ao volante, colocaram à prova o desempenho operacional do outro protótipo – não somente em termos de consumo, mas também, por exemplo, em termos de dinâmica de direção. Mesmo com este veículo, o consumo foi somente cerca de 6% a mais em média. Isso significa que a autonomia indicada de 500 quilômetros com uma carga de bateria se comprovou como um fator de planejamento realista durante a viagem.
A Daimler Truck programou o início da produção em série do eActros 600 para o final de novembro deste ano na planta da Mercedes-Benz Trucks em Wörth. Os primeiros veículos de clientes deverão ser produzidos e emplacados antes do final de 2024. Além disso, as plantas da Daimler Truck de Mannheim, Kassel e Gaggenau desempenham um papel importante nesse contexto. Elas fornecem os componentes necessários para a tração à bateria elétrica do eActros 600, como o eixo de roda elétrico, componentes de transmissão e a caixa dianteira, combinando inúmeros componentes de alta e baixa tensão, utilizando para isso o espaço de instalação anterior do motor à combustão.
Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “Já apresentamos há alguns anos nossa visão do transporte sustentável do futuro. Para nós, a IAA Transportation 2024 orbita claramente em torno da implementação dessa visão. Estamos fornecendo veículos de série à bateria elétrica nas quantidades requeridas por nossos clientes.”
Como parte do “Media Night” da Daimler Truck, que aconteceu domingo em Hanover, o eActros 600 fez uma viagem noturna para Berlim de ida e volta. Em primeiro lugar, para fazer uma demonstração ao vivo da sua usabilidade no cotidiano e, em segundo lugar, para enviar uma mensagem aos decisores políticos, não só em Berlim, mas também em Bruxelas, que é: os veículos da Daimler Truck com zero emissões já estão prontos, agora, a infra-estrutura de carregamento deve seguir o exemplo.
Karin Rådström, Chefe Mundial da Mercedes-Benz Trucks e próxima CEO da Daimler Truck a partir de outubro: “Nosso eActros 600 é uma forte alternativa para um caminhão a diesel, graças à sua autonomia de 500 quilômetros com uma carga de bateria. Com sua elevada eficiência energética, ele será lucrativo para operadores de frotas. Agora é imperativo para os governos, o setor de energia e a indústria atuarem em conjunto para avançar com a expansão da infraestrutura de carregamento pública”.
Como as vendas tiveram início no final do ano passado, a Daimler Truck já registrou 2.000 pedidos para o eActros 600. Além disso, há também muitas cartas de intenção totalizando um número de quatro dígitos.
Nova marca TruckCharge para infraestrutura elétrica e carregamento de caminhões
Para simplificar e tornar lucrativa a mobilidade elétrica (e-mobility) para os seus clientes, além da aquisição de caminhões elétricos, a Daimler Truck está lançando a nova marca TruckCharge na Europa para coincidir com o início da IAA. Este nome reúne as ofertas da empresa relativas à infraestrutura elétrica e o carregamento de caminhões elétricos, isto é, consultoria e infraestrutura, bem como a operação de terminais eletrificados para transportadoras e empresas industriais. Parte da oferta inclui o Fleetboard Charge Management, que fornece uma visão holística de todas as interações entre os caminhões elétricos da frota e as próprias estações de carregamento da empresa, o Charging Card, que permite o carregamento sem dinheiro em movimento, e o financiamento do infraestrutura de carregamento.
Mais destaques da Daimler Truck na IAA Transportation 2024
Os destaques adicionais da Daimler Truck na IAA deste ano incluem o FUSO Next Generation eCanter como veículo de coleta de lixo totalmente elétrico, o caminhão Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível de hidrogênio, o lançamento do Mercedes-Benz Actros L com aerodinâmica aperfeiçoada, a estreia mundial do novo ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro K à bateria com distância entre eixos mais curta e o lançamento do Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach.
Outro ponto focal da Daimler Truck no evento é um veículo definido por software, previsto como a próxima revolução tecnológica. Dessa forma, a Daimler Truck apresenta na IAA a sua visão para veículos altamente inteligentes, possível salto quântico especificamente em termos de segurança, conforto e eficiência.
A presença conjunta de Martin Daum e de Karin Rådström na Daimler Truck Media Night é de significância particular. Como a empresa anunciou no começo deste mês de setembro, o Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG nomeou Karin Rådström como a nova CEO da Companhia a partir de 1º de outubro de 2024, e ela ocupará esta função até 31 de janeiro de 2029.
Karin Rådström sucederá Martin Daum, que renunciará simultaneamente ao cargo de CEO, abrindo caminho para o próximo capítulo da transformação da empresa. Martin Daum permanecerá como membro pleno do Conselho Administrativo até 31 de dezembro de 2024, a fim de apoiar uma transição tranquila. Por enquanto, Karin Rådström continuará responsável mundial pela Mercedes-Benz Trucks até que sua sucessão seja decidida.
A Daimler Truck fornece uma perspectiva sobre veículos definidos por software
Juntamente com a descarbonização do transporte, a Daimler Truck também planeja assumir um papel de liderança na transformação digital e está mirando o futuro na direção de veículos comerciais definidos por software. A geração mais recente de caminhões, como o eActros 600 e o Actros L, já é equipada com uma arquitetura mecatrônica aperfeiçoada em termos de evolução. Ela permite o processamento de dados com uma velocidade até 20 vezes maior que as gerações anteriores.
Além das funções aprimoradas dos sistemas de segurança mais recentes, como Active Brake Assist 6 ou Active Sideguard Assist 2, essa arquitetura mecatrônica também permite melhorias em termos de conforto do motorista e conectividade. Isso inclui as funções Multimedia Cockpit Interactive 2 ou Connected Traffic Warnings, que podem detectar advertências de perigo e encaminhá-las aos veículos na vizinhança imediata. No futuro, será possível ativar muitas dessas funções de forma remota (via antena) no próprio caminhão, sem uma visita à oficina.
Para utilizar plenamente o poder do software e alcançar um possível salto quântico, será necessário reduzir o número de unidades de controle descentralizadas com os seus diversos sistemas operacionais e redefinir totalmente a arquitetura mecatrônica. Para isso, Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração responsável pelo Grupo de Tecnologia de Caminhões da Daimler Truck, apresentou na Daimler Truck IAA Media Night a visão corporativa para veículos inteligentes definidos por software com um horizonte de tempo em torno de dez anos. Esta revolução tecnológica futura na Daimler Truck está configurada para implementação entre as marcas de veículos e tecnologias de tração da empresa.
Andreas Gorbach: “O futuro do transporte por caminhões é sem emissões e baseado em software. Este é o motivo pelo qual estamos redefinindo a arquitetura de nossos veículos e pretendemos desenvolver um padrão industrial juntamente com o Grupo Volvo: uma arquitetura enxuta e de alto desempenho, com um sistema operacional dedicado. Isso nos permitirá assentar a fundação para os veículos comerciais definidos por software, que possam oferecer aos nossos clientes um nível de segurança, conforto e eficiência sem precedentes. Após muitos passos evolucionários, estamos próximos de um salto revolucionário à frente – e escrever o código para o futuro do transporte em caminhões.”
Os veículos definidos por software com aplicativos customizados fornecidos pela Daimler Truck, clientes e fornecedores terceirizados são idealizados para estender além das funcionalidades atuais de caminhões e ônibus – particularmente em termos de segurança, conforto e eficiência. Por exemplo, é concebível que o veículo ofereça uma proteção ainda maior para o motorista e os outros usuários da via, reconhecendo os perigos antes que a capacidade dos sentidos humanos possa fazê-lo. Além disso, o caminhão do futuro poderá assumir tarefas administrativas e de documentação, por exemplo, transmitindo os documentos de frete e entrega em formato digital ou reservando um espaço de estacionamento juntamente com uma estação de carregamento e até uma vaga de chuveiro, bem como o pedido antecipado da refeição favorita do motorista.
O caminhão definido por software pode se tornar um parceiro de negócio ativo para empresas de logística, pois o poder computacional de alto desempenho possibilita que grandes volumes de dados – como topografia, tráfego ou preços de energia e hidrogênio ao longo de uma rota – sejam analisados em tempo real e otimizados de forma remota (via antena) no veículo de forma contínua. Isso poderá tornar a operação dos veículos ainda mais eficiente e, desse modo, tornar os negócios dos clientes ainda mais bem-sucedidos.
A joint-venture planejada entre a Daimler Truck e o Grupo Volvo formará a base dessa visão. O objetivo é desenvolver conjuntamente uma plataforma de veículo definido por software como um padrão para a indústria de veículos comerciais e, portanto, potencialmente também para outros parceiros e clientes. A joint-venture terá a incumbência de especificar e adquirir unidades centrais de computação poderosas, que sejam incorporadas aos veículos no futuro e que serão capazes de processar grandes volumes de dados.
A joint-venture pretende desenvolver o sistema operacional e a plataforma de programação como base para que a Daimler Truck e o Grupo Volvo possam criar seus aplicativos diferenciados e separados aos clientes. Adicionalmente, os ciclos de desenvolvimento de software e hardware serão desacoplados entre si no futuro, o que possibilitará também aos clientes comprar ofertas digitais adicionais e implementar atualizações remotas (via antena), mesmo após a compra do veículo. Isso significa que os veículos permanecerão atualizados por um tempo maior.
FUSO Next Generation eCanter: variantes totalmente elétricas em todo o mundo
Caminhões Next Generation eCanter totalmente elétricos da FUSO serão apresentados em diversas variantes de carroçaria na IAA 2024 em Hannover. Destaque para um veículo de coleta de lixo com peso bruto total de 8,55 toneladas. Este Next Generation eCanter tem carroçaria da KAOUSSIS com dispositivo de elevação e agitação automatizada de recipientes de coleta, um sistema de enxágue de recipientes integrado e um compactador de 4m³. Com uma distância entre eixos de 3.400 mm e um balanço curto da carroçaria, este caminhão leve neutro em CO2 é particularmente ágil e fácil de manobrar, sendo ideal para aplicação em áreas urbanas.
FUSO Next Generation eCanter |
Em seu estande na IAA, a FUSO também exibirá um Next Generation eCanter de 8,55 toneladas de PBT com distância entre eixos de 4.450 mm, com carroçaria baú e recursos de segurança e conforto de última geração: Assistência de Frenagem Ativa 6, Sistema de Informação de Ponto Cego (BSIS), Assistente Inteligente de Velocidade e Assistente de Atenção como padrão. Os visitantes da feira poderão experimentar variantes adicionais do caminhão leve elétrico na Driving Experience, organizada pelas marcas Mercedes-Benz e FUSO.
Karl Deppen, Membro da Diretoria da Daimler Truck e responsável pela Daimler Truck Asia: “Como um pioneiro da mobilidade elétrica, o FUSO eCanter tem se comprovado um polivalente no transporte neutro em CO2 no veículo. Atualmente disponível em 38 mercados, ele demonstra suas habilidades no serviço diário para clientes em todo o mundo: a mobilidade elétrica funciona! Com mais de 100 variantes, o eCanter atende a 85% dos casos de uso de veículos convencionais, sendo, desse modo, adequado para os mais diversos usos dos nossos clientes.”
Tecnologia de propulsão à base de hidrogênio para complementar os caminhões movidos à bateria elétrica
Após os caminhões movidos puramente por bateria elétrica, as tecnologias baseadas em hidrogênio podem, na opinião da Daimler Truck, se transformar em uma solução adequada para descarbonizar aplicações muito flexíveis e particularmente rigorosas no transporte pesado de longa distância. Com o caminhão Mercedes-Benz GenH2, um veículo “recordista” está sendo exibido na IAA Transportation 2024. Demonstrando a praticidade da utilização de hidrogênio líquido no transporte rodoviário de carga, o protótipo rodoviário da Companhia, o caminhão Mercedes-Benz GenH2, concluiu no ano passado uma viagem de 1.047 quilômetros pela Alemanha com um abastecimento de hidrogênio líquido e sob condições reais.
Após uma rigorosa fase de testes na pista de provas e nas vias públicas, os caminhões Mercedes-Benz GenH2 chegaram agora a um estágio avançado de implantação em várias aplicações do dia a dia nas primeiras frotas de clientes. A Daimler Truck iniciou recentemente os primeiros testes de cinco caminhões Mercedes-Benz GenH2 com a Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann&Winz. Estes clientes têm a oportunidade de ganhar experiência prática com caminhões com célula de combustível em uma fase inicial de testes de cerca de um ano. Por meio dessa colaboração, a equipe de desenvolvimento da Daimler Truck adquire informações valiosas sobre as operações reais de caminhões movidos a hidrogênio líquido e aprende sobre as necessidades específicas dos clientes, que podem ser consideradas no desenvolvimento em série.
Martin Daum: “Nos últimos anos temos demonstrado com nosso amplo portfólio de caminhões elétricos e ônibus de série, com o caminhão Mercedes-Benz GenH2 e com as várias parcerias que estamos no caminho certo com nossa dupla estratégia, isto é, com tecnologias de propulsão baseadas em baterias e em hidrogênio. As duas tecnologias têm os seus méritos e nossos clientes precisarão de ambas. Por isso, precisamos agora de um impulso ainda maior dos políticos e do setor de energia, especialmente em termos de propulsores baseados em hidrogênio, para estabelecer a infraestrutura correspondente juntamente com os veículos e permitir obter a paridade de custos para os nossos clientes”.
Lançamento na IAA 2024: Actros L com design futurista e motores econômicos
Com o novo Actros L, cujo lançamento foi reservado para a IAA Transportation, a Mercedes-Benz Trucks se mantém como uma das líderes no setor também para caminhões com propulsores convencionais. O Actros L se caracteriza por um design veicular futurista, aerodinâmica otimizada, muitos recursos de segurança, motores econômicos, alto nível de dinâmica de direção e sistemas de assistência de última geração. A seção dianteira mais longa e outras medidas aerodinâmicas levam a economias de combustível de até 3%.
Actros L |
O conjunto de propulsão otimizado, agora disponível para alguns modelos, com transmissão G291-12 e eixo traseiro RAR 2.278d, garante uma experiência de condução melhorada, especialmente ao acelerar sobre vias inclinadas. Além disso, o Actros L oferece um deslocamento mais silencioso e agradável graças à menor rotação a 80 km/h, o que ajuda a reduzir ainda mais o consumo de combustível.
A Daimler Buses realiza a estreia mundial do eCitaro K à bateria elétrica
Na IAA 2024, a Daimler Buses apresenta o mais jovem membro de sua frota eCitaro. O ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro K à bateria elétrica celebra sua estreia mundial no evento. Com uma distância entre eixos mais curta em cerca de 1,5 metro, ele se adequa a usos nos quais um maior grau de manobrabilidade constitui uma vantagem. O eCitaro K compacto também demonstra seus pontos fortes nos domingos, em horários de menor movimento ou como reserva durante os horários de pico. No entanto, com sua capacidade para até 84 passageiros, ele também está bem equipado para tarefas de transporte maiores.
O ônibus urbano está disponível com, no mínimo, quatro e, no máximo, seis conjuntos de baterias. Com a configuração máxima, o eCitaro K permite uma autonomia superior a 300 quilômetros sob condições favoráveis – durante toda a vida útil da bateria.
O ônibus rodoviário Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach é outro lançamento da Daimler Buses no IAA 2024. Como tradição, a Daimler Buses utiliza um ônibus como este para demonstrar o nível atual da tecnologia de segurança. O fabricante também expõe no evento um representante da nova geração de ônibus intermunicipais SetraMultiClass LE.
Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “Estamos conduzindo ativamente a transformação para o transporte de passageiros neutro em CO2 no veículo. Nosso novo eCitaro K significa que, enquanto isso, temos cinco ônibus urbanos eletrificados em nosso portfólio, o que nos permite cobrir praticamente todos os usos relevantes no transporte público. Além disso, oferecemos, junto com nossa subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH, soluções prontas para operação de uma frota de ônibus urbanos elétricos”.
Atividades da Mercedes-Benz Trucks e da FUSO na feira
De 17 a 20 de setembro, a Mercedes-Benz Trucks estará realizando o show “Transformed!” no final da noite em seu estande, onde os visitantes podem tomar contato com o tópico da transformação. Entre os convidados do show estão Jutta Kleinschmidt, a primeira mulher a vencer o Rally Dakar, e Karlheinz Brandenburg, o inventor do formato MP3. Estas e outras importantes personalidades de vários segmentos da sociedade comentarão como ter sucesso no primeiro passo em direção à mudança. Os visitantes poderão assistir ao vivo, a partir das 14h00. Os episódios individuais estarão disponíveis para visualização no Hub da Marca Mercedes-Benz em www.mercedes-benz-trucks.com/iaa-2024 a partir das 21h00.
Além disso, a Mercedes-Benz Trucks e a FUSO vão oferecer aos visitantes do estande a oportunidade de dar uma volta ao volante ou no banco do passageiro em todo o portfólio de caminhões elétricos. Como parte de uma experiência de realidade virtual, os visitantes também vão entrar em contato com o mundo elétrico da Mercedes-Benz Trucks e descobrir o ecossistema de mobilidade elétrica, que consiste de caminhões, serviços e soluções de carregamento. Um parque de carregamento móvel foi construído especificamente para este fim na área de exposição. Nesse local, a TruckCharge mostra a operação dos caminhões elétricos sob condições da vida real. Além disso, haverá muitas possibilidades de se obter consultoria e se envolver de qualquer outra forma em relatos pessoais de qualquer lugar no estande. Adicionalmente, haverá passeios guiados no estande para se obter informações detalhadas sobre os veículos e as soluções integradas da Mercedes-Benz Trucks.
O “European Testing Tour 2024” e o eActros 600
A Mercedes-Benz Trucks concluiu com sucesso seu “eActros 600 European Testing Tour 2024” no final de julho deste ano. Após uma viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de 45 dias, os dois protótipos quase de série do Mercedes-Benz eActros 600 retornaram a Wörth am Rhein, de forma segura e íntegros. O tour começou oficialmente em Frankfurt am Main em 11 de junho. Nesse período, um dos caminhões viajou exatamente 15.269 quilômetros e o outro 15.939.
Depois de viajar para o Norte, passando pela Alemanha, Dinamarca e Suécia, os dois caminhões chegaram ao primeiro grande destaque da etapa, bem na hora do solstício de verão: o Cabo Norte na Noruega, o ponto mais ao Norte da Europa que pode ser alcançado por estrada. A partir do final de junho, a rota do comboio foi em direção ao Sul, passando pela Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovênia, Itália, França e Espanha. Depois de uma parada em Tarifa, na Espanha, o lugar mais ao Sul da Europa Continental, que também marcou o próximo grande destaque da turnê, a viagem mais uma vez tomou a direção Norte – de volta à Alemanha, passando por Portugal, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
Com o “eActros 600 EuropeanTesting Tour 2024”, a Mercedes-Benz Trucks ganhou ampla experiência em uma grande variedade de rotas por diferentes topografias e zonas climáticas, com atenção no consumo de energia. O fabricante pretende agora compartilhar essas conclusões com os clientes interessados.
Na estrada, os caminhões elétricos foram expostos a temperaturas médias diárias variando entre 11 e 33 graus Celsius. As velocidades médias diárias variaram entre 52 e 82 quilômetros por hora.
As experiências da equipe do tour com o carregamento em estações públicas variaram bastante. Em muitas ocasiões, eles tiveram que desengatar o semirreboque sempre que a infraestrutura foi projetada somente para acomodar veículos de passageiros. Por outro lado, eles também visitaram algumas estações de carregamento de caminhões de última geração.
Cerca de 60% das viagens de longa distância de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são abaixo de 500 quilômetros, significando que a infraestrutura de carregamento no terminal e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a expansão contínua da infraestrutura de recarga pública é vital para tornar o caminhão elétrico viável para o transporte de longa distância em toda a Europa.
Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá, posteriormente, o carregamento de megawatts (MCS). Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks carregaram com sucesso, pela primeira vez, um protótipo do eActros 600 em uma estação de carregamento com uma potência de um megawatt no centro de desenvolvimento e testes interno em Wörth am Rhein. Os clientes podem solicitar uma pré-instalação para MCS. A tecnologia MCS é planejada para retrofit no caso destes modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação de carregamento adequada com uma potência de cerca de um megawatt[4].
O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh[5]. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço.
Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade do veículo e dos componentes comparáveis aos de um Actros convencional pesado e para longa distância. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após este período, a condição de integridade das baterias ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. Isso possibilita uma maior autonomia com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o Actros 600 oferece uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.
O caminhão elétrico de longa distância é caracterizado por um design fundamentalmente novo e purista, com linhas claras e formato aerodinâmico. A essência do conceito dos caminhões Mercedes-Benz para o transporte de longa distância com baterias elétricas é oferecer aos clientes uma solução completa que consiste em tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços.
Produção flexível do Mercedes-Benz eActros 600 em Wörth
O eActros 600 será fabricado na linha de montagem existente na planta de Wörth, em paralelo e de forma flexível com os caminhões a diesel. Uma vez montados todos os componentes de alta tensão, nas várias etapas de produção, todo o sistema é colocado em operação e o caminhão estará pronto para condução. Para preparar de forma ideal a fabricação em série, a equipe de produção trabalha em contato próximo com os desenvolvedores. Isso garante que a experiência adquirida na construção dos protótipos seja incorporada ao desenvolvimento posterior do veículo.
Soluções de serviço abrangentes e novos serviços digitais garantem um uso ainda mais eficiente do veículo
Independentemente do segmento ou tipo de condução, a alta disponibilidade e os custos previsíveis são fatores essenciais de sucesso para as transportadoras. A Daimler Truck está dando a sua contribuição para esse quesito, não somente com veículos modernos, mas também na forma de vários serviços e novas ferramentas digitais. Além disso, os serviços clássicos e digitais abrangentes estão se tornando cada vez mais interconectados. Este ecossistema de serviços integrados garante que os clientes utilizem seus veículos de forma ainda mais eficiente. Os visitantes da Mercedes-Benz Trucks na IAA Transportation 2024 poderão ter uma experiência virtual de tudo o que está por trás dessas tecnologias na Experience Tower no Pavilhão 19.
Daimler Truck Financial Services a caminho de se tornar uma prestadora de serviços integrados para mobilidade elétrica
A Daimler Truck Financial Services (DTFS) está evoluindo de apenas uma prestadora de serviços financeiros para uma prestadora de serviços integrados para mobilidade elétrica. Em conjunto com a Daimler Truck e os parceiros, a empresa busca estabelecer um ecossistema abrangente e integrado, que suporte a implantação de veículos com zero emissões, oferecendo uma solução de fornecedor único, o que inclui financiamento de veículos, infraestrutura de carregamento, contratos de manutenção e eletricidade. Essa transformação abre novas oportunidades de crescimento em áreas como carregamento, financiamento de infraestrutura, seguros, soluções de pagamentos e locações.
A DTFS já implementou o “Charging as a Service” (CaaS) nos EUA e oferece o produto “Green Lease” para o FUSO eCanter no Japão. Na Europa, a DTFS fornece opções de leasing flexíveis para o eActros 300/400 e 600, incluindo serviços e reparos. A empresa também está desenvolvendo novos produtos de seguros feitos sob medida para veículos elétricos e expandindo suas soluções de locação e pagamentos para mais mercados. Com cerca de 1.900 funcionários, a DTFS é uma das maiores prestadoras de serviços financeiros cativos do mundo no setor de veículos comerciais, com atividades em 17 países e planos de expansão adicional.
[1] O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. A capacidade nominal da nova bateria, com base em condições de contorno definidas internamente, pode variar dependendo do caso de uso e das condições ambientes.
[2] A autonomia foi determinada internamente sob condições de teste específicas, após o pré-condicionamento com um cavalo mecânico 4x2 com 40 ton de PBTC a 20°C de temperatura externa, em operação de longa distância, e pode se desviar dos valores determinados de acordo com a Regulamentação (EU) 2017/2400.
[3] O consumo médio total de condução nos testes do “eActros 600 European Tour” em 2024 (distância percorrida 15.269 quilômetros com PBTC de 40 ton); o protótipo quase de série teve configuração total projetada para máxima eficiência, pneus com resistência de rodagem otimizada em testes (disponibilidade prevista para 2025) e estilo de condução econômico.
[4] Com base em simulações internas, uma vez que um padrão vinculativo e uniforme do Megawatt Charging System (MCS) está sendo desenvolvido atualmente.
[5] A capacidade nominal da nova bateria, com base em condições de contorno definidas internamente, pode variar dependendo do uso e das condições ambientes.
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