terça-feira, 17 de setembro de 2024

MERCEDES-BENZ eACTROS 600 ELÉTRICO À BATERIA SERÁ PRODUZIDO EM SÉRIE A PARTIR DE NOVEMBRO

A Daimler Truck, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, ressalta sua trajetória para o transporte sustentável na IAA Transportation 2024, maior feira internacional do setor, que será realizada até 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha. O foco da Companhia se concentra nos tópicos de descarbonização e digitalização. A presença da Daimler Truck no evento traz o caminhão Mercedes-Benz eActros 600 elétrico à bateria como seu destaque. Com o seu novo carro-chefe elétrico, o fabricante pretende descarbonizar o transporte de longa distância, que é responsável por dois terços – e, portanto, a maior parte – das emissões de CO2 no tráfego de caminhões.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora[1] e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 proporcione uma autonomia de 500 quilômetros[2] sem carregamento intermediário. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas, refletindo o uso padrão com 40 toneladas de peso bruto total combinado. Este número pode ser excedido significativamente, dependendo do estilo de condução e da rota envolvida. O eActros 600 será capaz de se deslocar por mais de 1.000 quilômetros por dia. Isso é possível graças ao carregamento intermediário durante os intervalos de descanso do motorista, desde que existam instalações de carregamento disponíveis.

Neste verão europeu, dois protótipos de produção quase de série participaram de um percurso de teste de quase sete semanas para demonstrar o desempenho operacional do eActros 600, percorrendo mais de 15.000 quilômetros por 22 países europeus. Este foi o percurso de teste mais extenso na história da Mercedes-Benz Trucks. 

Cada um dos dois caminhões totalmente elétricos viajou com um PBTC de 40 toneladas e utilizou exclusivamente estações de carregamento públicas. Os veículos demonstraram com sucesso a elevada eficiência energética do eActros 600 ao longo do tour europeu. Em toda a duração da viagem, o protótipo provido com equipamentos especiais de medição registrou um consumo médio de condução de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros.[3] Calculando o teor energético do diesel, esse número se traduziria em um consumo aproximado de 10 litros por 100 quilômetros, praticamente impossível de ser alcançado com um caminhão de propulsão convencional. Nos inúmeros estágios diários do tour, teria sido até mesmo teoricamente possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Em média, foi possível cobrir com a energia recuperada cerca de 25% da energia consumida de tração do eActros 600.

Dependendo da rota, topografia e temperatura, o consumo diário variou entre 85 quilowatts-hora por 100 quilômetros – durante o percurso em descida de Madri a Bilbao (aprox. 360 quilômetros), sob condições muito boas de estrada e clima – e 140 quilowatts-hora por 100 quilômetros de Alta ao Cabo Norte (aprox. 240 quilômetros) com uma temperatura mais baixa de 7 graus Celsius, com uma parte do percurso consistindo de estradas sem pavimentação. Ao longo da jornada, cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, a maior parte do tempo ao volante, colocaram à prova o desempenho operacional do outro protótipo – não somente em termos de consumo, mas também, por exemplo, em termos de dinâmica de direção. Mesmo com este veículo, o consumo foi somente cerca de 6% a mais em média. Isso significa que a autonomia indicada de 500 quilômetros com uma carga de bateria se comprovou como um fator de planejamento realista durante a viagem.

A Daimler Truck programou o início da produção em série do eActros 600 para o final de novembro deste ano na planta da Mercedes-Benz Trucks em Wörth. Os primeiros veículos de clientes deverão ser produzidos e emplacados antes do final de 2024. Além disso, as plantas da Daimler Truck de Mannheim, Kassel e Gaggenau desempenham um papel importante nesse contexto. Elas fornecem os componentes necessários para a tração à bateria elétrica do eActros 600, como o eixo de roda elétrico, componentes de transmissão e a caixa dianteira, combinando inúmeros componentes de alta e baixa tensão, utilizando para isso o espaço de instalação anterior do motor à combustão.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “Já apresentamos há alguns anos nossa visão do transporte sustentável do futuro. Para nós, a IAA Transportation 2024 orbita claramente em torno da implementação dessa visão. Estamos fornecendo veículos de série à bateria elétrica nas quantidades requeridas por nossos clientes.”

Como parte do “Media Night” da Daimler Truck, que aconteceu domingo em Hanover, o eActros 600 fez uma viagem noturna para Berlim de ida e volta. Em primeiro lugar, para fazer uma demonstração ao vivo da sua usabilidade no cotidiano e, em segundo lugar, para enviar uma mensagem aos decisores políticos, não só em Berlim, mas também em Bruxelas, que é: os veículos da Daimler Truck com zero emissões já estão prontos, agora, a infra-estrutura de carregamento deve seguir o exemplo.

Karin Rådström, Chefe Mundial da Mercedes-Benz Trucks e próxima CEO da Daimler Truck a partir de outubro: “Nosso eActros 600 é uma forte alternativa para um caminhão a diesel, graças à sua autonomia de 500 quilômetros com uma carga de bateria. Com sua elevada eficiência energética, ele será lucrativo para operadores de frotas. Agora é imperativo para os governos, o setor de energia e a indústria atuarem em conjunto para avançar com a expansão da infraestrutura de carregamento pública”.

Como as vendas tiveram início no final do ano passado, a Daimler Truck já registrou 2.000 pedidos para o eActros 600. Além disso, há também muitas cartas de intenção totalizando um número de quatro dígitos.

Nova marca TruckCharge para infraestrutura elétrica e carregamento de caminhões

Para simplificar e tornar lucrativa a mobilidade elétrica (e-mobility) para os seus clientes, além da aquisição de caminhões elétricos, a Daimler Truck está lançando a nova marca TruckCharge na Europa para coincidir com o início da IAA. Este nome reúne as ofertas da empresa relativas à infraestrutura elétrica e o carregamento de caminhões elétricos, isto é, consultoria e infraestrutura, bem como a operação de terminais eletrificados para transportadoras e empresas industriais. Parte da oferta inclui o Fleetboard Charge Management, que fornece uma visão holística de todas as interações entre os caminhões elétricos da frota e as próprias estações de carregamento da empresa, o Charging Card, que permite o carregamento sem dinheiro em movimento, e o financiamento do infraestrutura de carregamento.

Mais destaques da Daimler Truck na IAA Transportation 2024

Os destaques adicionais da Daimler Truck na IAA deste ano incluem o FUSO Next Generation eCanter como veículo de coleta de lixo totalmente elétrico, o caminhão Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível de hidrogênio, o lançamento do Mercedes-Benz Actros L com aerodinâmica aperfeiçoada, a estreia mundial do novo ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro K à bateria com distância entre eixos mais curta e o lançamento do Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach.

Outro ponto focal da Daimler Truck no evento é um veículo definido por software, previsto como a próxima revolução tecnológica. Dessa forma, a Daimler Truck apresenta na IAA a sua visão para veículos altamente inteligentes, possível salto quântico especificamente em termos de segurança, conforto e eficiência.

A presença conjunta de Martin Daum e de Karin Rådström na Daimler Truck Media Night é de significância particular. Como a empresa anunciou no começo deste mês de setembro, o Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG nomeou Karin Rådström como a nova CEO da Companhia a partir de 1º de outubro de 2024, e ela ocupará esta função até 31 de janeiro de 2029.

Karin Rådström

Karin Rådström sucederá Martin Daum, que renunciará simultaneamente ao cargo de CEO, abrindo caminho para o próximo capítulo da transformação da empresa. Martin Daum permanecerá como membro pleno do Conselho Administrativo até 31 de dezembro de 2024, a fim de apoiar uma transição tranquila. Por enquanto, Karin Rådström continuará responsável mundial pela Mercedes-Benz Trucks até que sua sucessão seja decidida.

A Daimler Truck fornece uma perspectiva sobre veículos definidos por software

Juntamente com a descarbonização do transporte, a Daimler Truck também planeja assumir um papel de liderança na transformação digital e está mirando o futuro na direção de veículos comerciais definidos por software. A geração mais recente de caminhões, como o eActros 600 e o Actros L, já é equipada com uma arquitetura mecatrônica aperfeiçoada em termos de evolução. Ela permite o processamento de dados com uma velocidade até 20 vezes maior que as gerações anteriores.

Além das funções aprimoradas dos sistemas de segurança mais recentes, como Active Brake Assist 6 ou Active Sideguard Assist 2, essa arquitetura mecatrônica também permite melhorias em termos de conforto do motorista e conectividade. Isso inclui as funções Multimedia Cockpit Interactive 2 ou Connected Traffic Warnings, que podem detectar advertências de perigo e encaminhá-las aos veículos na vizinhança imediata. No futuro, será possível ativar muitas dessas funções de forma remota (via antena) no próprio caminhão, sem uma visita à oficina.

Para utilizar plenamente o poder do software e alcançar um possível salto quântico, será necessário reduzir o número de unidades de controle descentralizadas com os seus diversos sistemas operacionais e redefinir totalmente a arquitetura mecatrônica. Para isso, Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração responsável pelo Grupo de Tecnologia de Caminhões da Daimler Truck, apresentou na Daimler Truck IAA Media Night a visão corporativa para veículos inteligentes definidos por software com um horizonte de tempo em torno de dez anos. Esta revolução tecnológica futura na Daimler Truck está configurada para implementação entre as marcas de veículos e tecnologias de tração da empresa.

Andreas Gorbach: “O futuro do transporte por caminhões é sem emissões e baseado em software. Este é o motivo pelo qual estamos redefinindo a arquitetura de nossos veículos e pretendemos desenvolver um padrão industrial juntamente com o Grupo Volvo: uma arquitetura enxuta e de alto desempenho, com um sistema operacional dedicado. Isso nos permitirá assentar a fundação para os veículos comerciais definidos por software, que possam oferecer aos nossos clientes um nível de segurança, conforto e eficiência sem precedentes. Após muitos passos evolucionários, estamos próximos de um salto revolucionário à frente – e escrever o código para o futuro do transporte em caminhões.”

Os veículos definidos por software com aplicativos customizados fornecidos pela Daimler Truck, clientes e fornecedores terceirizados são idealizados para estender além das funcionalidades atuais de caminhões e ônibus – particularmente em termos de segurança, conforto e eficiência. Por exemplo, é concebível que o veículo ofereça uma proteção ainda maior para o motorista e os outros usuários da via, reconhecendo os perigos antes que a capacidade dos sentidos humanos possa fazê-lo. Além disso, o caminhão do futuro poderá assumir tarefas administrativas e de documentação, por exemplo, transmitindo os documentos de frete e entrega em formato digital ou reservando um espaço de estacionamento juntamente com uma estação de carregamento e até uma vaga de chuveiro, bem como o pedido antecipado da refeição favorita do motorista.

O caminhão definido por software pode se tornar um parceiro de negócio ativo para empresas de logística, pois o poder computacional de alto desempenho possibilita que grandes volumes de dados – como topografia, tráfego ou preços de energia e hidrogênio ao longo de uma rota – sejam analisados em tempo real e otimizados de forma remota (via antena) no veículo de forma contínua. Isso poderá tornar a operação dos veículos ainda mais eficiente e, desse modo, tornar os negócios dos clientes ainda mais bem-sucedidos.

A joint-venture planejada entre a Daimler Truck e o Grupo Volvo formará a base dessa visão. O objetivo é desenvolver conjuntamente uma plataforma de veículo definido por software como um padrão para a indústria de veículos comerciais e, portanto, potencialmente também para outros parceiros e clientes. A joint-venture terá a incumbência de especificar e adquirir unidades centrais de computação poderosas, que sejam incorporadas aos veículos no futuro e que serão capazes de processar grandes volumes de dados.

A joint-venture pretende desenvolver o sistema operacional e a plataforma de programação como base para que a Daimler Truck e o Grupo Volvo possam criar seus aplicativos diferenciados e separados aos clientes. Adicionalmente, os ciclos de desenvolvimento de software e hardware serão desacoplados entre si no futuro, o que possibilitará também aos clientes comprar ofertas digitais adicionais e implementar atualizações remotas (via antena), mesmo após a compra do veículo. Isso significa que os veículos permanecerão atualizados por um tempo maior.

FUSO Next Generation eCanter: variantes totalmente elétricas em todo o mundo

Caminhões Next Generation eCanter totalmente elétricos da FUSO serão apresentados em diversas variantes de carroçaria na IAA 2024 em Hannover. Destaque para um veículo de coleta de lixo com peso bruto total de 8,55 toneladas. Este Next Generation eCanter tem carroçaria da KAOUSSIS com dispositivo de elevação e agitação automatizada de recipientes de coleta, um sistema de enxágue de recipientes integrado e um compactador de 4m³. Com uma distância entre eixos de 3.400 mm e um balanço curto da carroçaria, este caminhão leve neutro em CO2 é particularmente ágil e fácil de manobrar, sendo ideal para aplicação em áreas urbanas.

FUSO Next Generation eCanter

Em seu estande na IAA, a FUSO também exibirá um Next Generation eCanter de 8,55 toneladas de PBT com distância entre eixos de 4.450 mm, com carroçaria baú e recursos de segurança e conforto de última geração: Assistência de Frenagem Ativa 6, Sistema de Informação de Ponto Cego (BSIS), Assistente Inteligente de Velocidade e Assistente de Atenção como padrão. Os visitantes da feira poderão experimentar variantes adicionais do caminhão leve elétrico na Driving Experience, organizada pelas marcas Mercedes-Benz e FUSO.

Karl Deppen, Membro da Diretoria da Daimler Truck e responsável pela Daimler Truck Asia: “Como um pioneiro da mobilidade elétrica, o FUSO eCanter tem se comprovado um polivalente no transporte neutro em CO2 no veículo. Atualmente disponível em 38 mercados, ele demonstra suas habilidades no serviço diário para clientes em todo o mundo: a mobilidade elétrica funciona! Com mais de 100 variantes, o eCanter atende a 85% dos casos de uso de veículos convencionais, sendo, desse modo, adequado para os mais diversos usos dos nossos clientes.”

Tecnologia de propulsão à base de hidrogênio para complementar os caminhões movidos à bateria elétrica

Após os caminhões movidos puramente por bateria elétrica, as tecnologias baseadas em hidrogênio podem, na opinião da Daimler Truck, se transformar em uma solução adequada para descarbonizar aplicações muito flexíveis e particularmente rigorosas no transporte pesado de longa distância. Com o caminhão Mercedes-Benz GenH2, um veículo “recordista” está sendo exibido na IAA Transportation 2024. Demonstrando a praticidade da utilização de hidrogênio líquido no transporte rodoviário de carga, o protótipo rodoviário da Companhia, o caminhão Mercedes-Benz GenH2, concluiu no ano passado uma viagem de 1.047 quilômetros pela Alemanha com um abastecimento de hidrogênio líquido e sob condições reais.

Após uma rigorosa fase de testes na pista de provas e nas vias públicas, os caminhões Mercedes-Benz GenH2 chegaram agora a um estágio avançado de implantação em várias aplicações do dia a dia nas primeiras frotas de clientes. A Daimler Truck iniciou recentemente os primeiros testes de cinco caminhões Mercedes-Benz GenH2 com a Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann&Winz. Estes clientes têm a oportunidade de ganhar experiência prática com caminhões com célula de combustível em uma fase inicial de testes de cerca de um ano. Por meio dessa colaboração, a equipe de desenvolvimento da Daimler Truck adquire informações valiosas sobre as operações reais de caminhões movidos a hidrogênio líquido e aprende sobre as necessidades específicas dos clientes, que podem ser consideradas no desenvolvimento em série.

Martin Daum: “Nos últimos anos temos demonstrado com nosso amplo portfólio de caminhões elétricos e ônibus de série, com o caminhão Mercedes-Benz GenH2 e com as várias parcerias que estamos no caminho certo com nossa dupla estratégia, isto é, com tecnologias de propulsão baseadas em baterias e em hidrogênio. As duas tecnologias têm os seus méritos e nossos clientes precisarão de ambas. Por isso, precisamos agora de um impulso ainda maior dos políticos e do setor de energia, especialmente em termos de propulsores baseados em hidrogênio, para estabelecer a infraestrutura correspondente juntamente com os veículos e permitir obter a paridade de custos para os nossos clientes”.

Lançamento na IAA 2024: Actros L com design futurista e motores econômicos

Com o novo Actros L, cujo lançamento foi reservado para a IAA Transportation, a Mercedes-Benz Trucks se mantém como uma das líderes no setor também para caminhões com propulsores convencionais. O Actros L se caracteriza por um design veicular futurista, aerodinâmica otimizada, muitos recursos de segurança, motores econômicos, alto nível de dinâmica de direção e sistemas de assistência de última geração. A seção dianteira mais longa e outras medidas aerodinâmicas levam a economias de combustível de até 3%.

Actros L

O conjunto de propulsão otimizado, agora disponível para alguns modelos, com transmissão G291-12 e eixo traseiro RAR 2.278d, garante uma experiência de condução melhorada, especialmente ao acelerar sobre vias inclinadas. Além disso, o Actros L oferece um deslocamento mais silencioso e agradável graças à menor rotação a 80 km/h, o que ajuda a reduzir ainda mais o consumo de combustível.

A Daimler Buses realiza a estreia mundial do eCitaro K à bateria elétrica

Na IAA 2024, a Daimler Buses apresenta o mais jovem membro de sua frota eCitaro. O ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro K à bateria elétrica celebra sua estreia mundial no evento. Com uma distância entre eixos mais curta em cerca de 1,5 metro, ele se adequa a usos nos quais um maior grau de manobrabilidade constitui uma vantagem. O eCitaro K compacto também demonstra seus pontos fortes nos domingos, em horários de menor movimento ou como reserva durante os horários de pico. No entanto, com sua capacidade para até 84 passageiros, ele também está bem equipado para tarefas de transporte maiores.

O ônibus urbano está disponível com, no mínimo, quatro e, no máximo, seis conjuntos de baterias. Com a configuração máxima, o eCitaro K permite uma autonomia superior a 300 quilômetros sob condições favoráveis ​​– durante toda a vida útil da bateria.

O ônibus rodoviário Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach é outro lançamento da Daimler Buses no IAA 2024. Como tradição, a Daimler Buses utiliza um ônibus como este para demonstrar o nível atual da tecnologia de segurança. O fabricante também expõe no evento um representante da nova geração de ônibus intermunicipais SetraMultiClass LE.

Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “Estamos conduzindo ativamente a transformação para o transporte de passageiros neutro em CO2 no veículo. Nosso novo eCitaro K significa que, enquanto isso, temos cinco ônibus urbanos eletrificados em nosso portfólio, o que nos permite cobrir praticamente todos os usos relevantes no transporte público. Além disso, oferecemos, junto com nossa subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH, soluções prontas para operação de uma frota de ônibus urbanos elétricos”.

Atividades da Mercedes-Benz Trucks e da FUSO na feira

De 17 a 20 de setembro, a Mercedes-Benz Trucks estará realizando o show “Transformed!” no final da noite em seu estande, onde os visitantes podem tomar contato com o tópico da transformação. Entre os convidados do show estão Jutta Kleinschmidt, a primeira mulher a vencer o Rally Dakar, e Karlheinz Brandenburg, o inventor do formato MP3. Estas e outras importantes personalidades de vários segmentos da sociedade comentarão como ter sucesso no primeiro passo em direção à mudança. Os visitantes poderão assistir ao vivo, a partir das 14h00. Os episódios individuais estarão disponíveis para visualização no Hub da Marca Mercedes-Benz em www.mercedes-benz-trucks.com/iaa-2024 a partir das 21h00.

Além disso, a Mercedes-Benz Trucks e a FUSO vão oferecer aos visitantes do estande a oportunidade de dar uma volta ao volante ou no banco do passageiro em todo o portfólio de caminhões elétricos. Como parte de uma experiência de realidade virtual, os visitantes também vão entrar em contato com o mundo elétrico da Mercedes-Benz Trucks e descobrir o ecossistema de mobilidade elétrica, que consiste de caminhões, serviços e soluções de carregamento. Um parque de carregamento móvel foi construído especificamente para este fim na área de exposição. Nesse local, a TruckCharge mostra a operação dos caminhões elétricos sob condições da vida real. Além disso, haverá muitas possibilidades de se obter consultoria e se envolver de qualquer outra forma em relatos pessoais de qualquer lugar no estande. Adicionalmente, haverá passeios guiados no estande para se obter informações detalhadas sobre os veículos e as soluções integradas da Mercedes-Benz Trucks.

O “European Testing Tour 2024” e o eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks concluiu com sucesso seu “eActros 600 European Testing Tour 2024” no final de julho deste ano. Após uma viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de 45 dias, os dois protótipos quase de série do Mercedes-Benz eActros 600 retornaram a Wörth am Rhein, de forma segura e íntegros. O tour começou oficialmente em Frankfurt am Main em 11 de junho. Nesse período, um dos caminhões viajou exatamente 15.269 quilômetros e o outro 15.939.

Depois de viajar para o Norte, passando pela Alemanha, Dinamarca e Suécia, os dois caminhões chegaram ao primeiro grande destaque da etapa, bem na hora do solstício de verão: o Cabo Norte na Noruega, o ponto mais ao Norte da Europa que pode ser alcançado por estrada. A partir do final de junho, a rota do comboio foi em direção ao Sul, passando pela Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovênia, Itália, França e Espanha. Depois de uma parada em Tarifa, na Espanha, o lugar mais ao Sul da Europa Continental, que também marcou o próximo grande destaque da turnê, a viagem mais uma vez tomou a direção Norte – de volta à Alemanha, passando por Portugal, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

Com o “eActros 600 EuropeanTesting Tour 2024”, a Mercedes-Benz Trucks ganhou ampla experiência em uma grande variedade de rotas por diferentes topografias e zonas climáticas, com atenção no consumo de energia. O fabricante pretende agora compartilhar essas conclusões com os clientes interessados.

Na estrada, os caminhões elétricos foram expostos a temperaturas médias diárias variando entre 11 e 33 graus Celsius. As velocidades médias diárias variaram entre 52 e 82 quilômetros por hora.

As experiências da equipe do tour com o carregamento em estações públicas variaram bastante. Em muitas ocasiões, eles tiveram que desengatar o semirreboque sempre que a infraestrutura foi projetada somente para acomodar veículos de passageiros. Por outro lado, eles também visitaram algumas estações de carregamento de caminhões de última geração.

Cerca de 60% das viagens de longa distância de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são abaixo de 500 quilômetros, significando que a infraestrutura de carregamento no terminal e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a expansão contínua da infraestrutura de recarga pública é vital para tornar o caminhão elétrico viável para o transporte de longa distância em toda a Europa.

Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá, posteriormente, o carregamento de megawatts (MCS). Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks carregaram com sucesso, pela primeira vez, um protótipo do eActros 600 em uma estação de carregamento com uma potência de um megawatt no centro de desenvolvimento e testes interno em Wörth am Rhein. Os clientes podem solicitar uma pré-instalação para MCS. A tecnologia MCS é planejada para retrofit no caso destes modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação de carregamento adequada com uma potência de cerca de um megawatt[4].

O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh[5]. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço.

Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade do veículo e dos componentes comparáveis aos de um Actros convencional pesado e para longa distância. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após este período, a condição de integridade das baterias ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. Isso possibilita uma maior autonomia com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o Actros 600 oferece uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.

O caminhão elétrico de longa distância é caracterizado por um design fundamentalmente novo e purista, com linhas claras e formato aerodinâmico. A essência do conceito dos caminhões Mercedes-Benz para o transporte de longa distância com baterias elétricas é oferecer aos clientes uma solução completa que consiste em tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços.

Produção flexível do Mercedes-Benz eActros 600 em Wörth

O eActros 600 será fabricado na linha de montagem existente na planta de Wörth, em paralelo e de forma flexível com os caminhões a diesel. Uma vez montados todos os componentes de alta tensão, nas várias etapas de produção, todo o sistema é colocado em operação e o caminhão estará pronto para condução. Para preparar de forma ideal a fabricação em série, a equipe de produção trabalha em contato próximo com os desenvolvedores. Isso garante que a experiência adquirida na construção dos protótipos seja incorporada ao desenvolvimento posterior do veículo.

Soluções de serviço abrangentes e novos serviços digitais garantem um uso ainda mais eficiente do veículo

Independentemente do segmento ou tipo de condução, a alta disponibilidade e os custos previsíveis são fatores essenciais de sucesso para as transportadoras. A Daimler Truck está dando a sua contribuição para esse quesito, não somente com veículos modernos, mas também na forma de vários serviços e novas ferramentas digitais. Além disso, os serviços clássicos e digitais abrangentes estão se tornando cada vez mais interconectados. Este ecossistema de serviços integrados garante que os clientes utilizem seus veículos de forma ainda mais eficiente. Os visitantes da Mercedes-Benz Trucks na IAA Transportation 2024 poderão ter uma experiência virtual de tudo o que está por trás dessas tecnologias na Experience Tower no Pavilhão 19.

Daimler Truck Financial Services a caminho de se tornar uma prestadora de serviços integrados para mobilidade elétrica

A Daimler Truck Financial Services (DTFS) está evoluindo de apenas uma prestadora de serviços financeiros para uma prestadora de serviços integrados para mobilidade elétrica. Em conjunto com a Daimler Truck e os parceiros, a empresa busca estabelecer um ecossistema abrangente e integrado, que suporte a implantação de veículos com zero emissões, oferecendo uma solução de fornecedor único, o que inclui financiamento de veículos, infraestrutura de carregamento, contratos de manutenção e eletricidade. Essa transformação abre novas oportunidades de crescimento em áreas como carregamento, financiamento de infraestrutura, seguros, soluções de pagamentos e locações.

A DTFS já implementou o “Charging as a Service” (CaaS) nos EUA e oferece o produto “Green Lease” para o FUSO eCanter no Japão. Na Europa, a DTFS fornece opções de leasing flexíveis para o eActros 300/400 e 600, incluindo serviços e reparos. A empresa também está desenvolvendo novos produtos de seguros feitos sob medida para veículos elétricos e expandindo suas soluções de locação e pagamentos para mais mercados. Com cerca de 1.900 funcionários, a DTFS é uma das maiores prestadoras de serviços financeiros cativos do mundo no setor de veículos comerciais, com atividades em 17 países e planos de expansão adicional.

[1] O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. A capacidade nominal da nova bateria, com base em condições de contorno definidas internamente, pode variar dependendo do caso de uso e das condições ambientes.

[2] A autonomia foi determinada internamente sob condições de teste específicas, após o pré-condicionamento com um cavalo mecânico 4x2 com 40 ton de PBTC a 20°C de temperatura externa, em operação de longa distância, e pode se desviar dos valores determinados de acordo com a Regulamentação (EU) 2017/2400.

[3] O consumo médio total de condução nos testes do “eActros 600 European Tour” em 2024 (distância percorrida 15.269 quilômetros com PBTC de 40 ton); o protótipo quase de série teve configuração total projetada para máxima eficiência, pneus com resistência de rodagem otimizada em testes (disponibilidade prevista para 2025) e estilo de condução econômico.

[4] Com base em simulações internas, uma vez que um padrão vinculativo e uniforme do Megawatt Charging System (MCS) está sendo desenvolvido atualmente.

[5] A capacidade nominal da nova bateria, com base em condições de contorno definidas internamente, pode variar dependendo do uso e das condições ambientes.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus Brasil

IVECO GROUP APRESENTA SUA ESTRATÉGIA MULTIENERGÉTICA E LANÇA SOLUÇÕES INOVADORAS NA IAA TRANSPORTATION 2024

Iveco S-eWay Rigid

O Iveco Group é um dos protagonistas da IAA Transportation 2024, feira internacional de logística, veículos comerciais e transporte, realizada em Hannover, Alemanha, de 17 a 22 de setembro. Por meio de suas marcas IVECO e FPT Industrial, o Grupo apresenta sua ampla oferta multienergética e lança novos produtos e inovações.

A IVECO expõe uma ampla gama de veículos alimentados por diversas fontes de energia — incluindo HVO (biodiesel de segunda geração), gás natural, biometano, eletricidade e hidrogênio — e lança mundialmente dois novos veículos elétricos a bateria: o caminhão pesado S-eWay na sua configuração rígida e o caminhão leve eMoovy.

O S-eWay "Rígido" foi totalmente projetado pela IVECO, incluindo o software de bordo. Ele tem uma autonomia de 400 km, e sua carga rápida pode fornecer 200 km adicionais de autonomia em menos de 45 minutos. O novo veículo possui um eixo eletrificado FPT Industrial com potência máxima de 490 kWh, tornando-o ideal para missões urbanas e regionais. Esta versão rígida amplia a oferta de eletromobilidade pesada da linha S-eWay, que já inclui a versão articulada.

Iveco eMoovy

 O eMoovy, um caminhão totalmente elétrico a bateria, na faixa de 2,5 a 3,5 toneladas, oferece uma solução ideal de zero emissões para missões urbanas, como entregas porta a porta. Ele tem uma autonomia de 320 km e possui a recarga mais rápida do segmento: até 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos. Suas configurações de armazenamento de energia têm potência máxima de 76 kWh, e a cabine estabelece um novo padrão de conforto a bordo, semelhante ao de um carro. O eMoovy, produzido pela Hyundai e personalizado e distribuído no mercado europeu pela IVECO, é o mais recente resultado da bem-sucedida parceria entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company.

 Uma visão para um futuro de zero emissões de carbono

 Desde sua fundação, o Iveco Group adotou uma abordagem tecnologicamente neutra e multienergética para a descarbonização, apoiando os clientes na transição para o transporte de zero emissões. O Grupo oferece a solução certa para diversas circunstâncias, requisitos e missões de cada cliente, utilizando tecnologias avançadas e oferecendo todas as opções de propulsão.

 No estande da IVECO, o público poderá conferir o protótipo do S-eWay equipado com um motor de combustão interna a hidrogênio XCURSOR de 13 litros, um conceito de caminhão pesado híbrido com um eixo elétrico e um motor CURSOR de 9 litros a hidrogênio como range-extender. Esses motores foram desenvolvidos pela FPT Industrial, a marca do Iveco Group especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental.

 A FPT Industrial também tem seu próprio espaço de exposição na IAA, onde esses motores e outros produtos são apresentados em telas interativas. O já mencionado XCURSOR 13 é um motor multicombustível de base única, projetado com um núcleo comum e otimizado para funcionar com vários combustíveis: diesel, gás natural e hidrogênio. O CURSOR 9 H2 é uma solução de zero emissões de CO2 para transporte pesado, enquanto o novo protótipo N67 Hythane é alimentado por uma mistura de hidrogênio e metano. A marca também exibe a última geração de seus eixos elétricos para aplicações leves, médias e pesadas, além de sistemas de baterias para veículos leves.

Serviços aprimorados e novos mercados

 IVECO e FPT Industrial oferecem uma gama de serviços para melhorar a experiência do cliente. Entre eles: novas soluções de bordo que podem ser integradas aos aplicativos dos clientes e de terceiros por meio do sistema de infotainment; tecnologias que fornecem informações em tempo real aos motoristas; motores conectados à central de controle para monitoramento remoto. Também são apresentados diversos serviços baseados em inteligência artificial, destinados a melhorar o tempo de uso, a segurança e a produtividade, como diagnóstico preditivo, monitoramento da saúde do motorista e roteamento inteligente.

 A IVECO CAPITAL está presente na IAA Transportation com uma gama completa de serviços financeiros para compra, aluguel ou leasing de veículos comerciais, atendendo às necessidades em constante evolução dos clientes. Além de financiamentos, seguros e o portfólio de produtos e serviços "IVECO services", a IVECO CAPITAL oferece novos serviços recentemente lançados, como o IVECO PAY e um novo cartão de serviços de mobilidade em colaboração com a Eurowag. Também é apresentada a Premium Protect, nova cobertura de seguro completa criada para o mercado alemão.

 A GATE apresenta seu modelo de negócios inovador de pagamento por uso, projetado para o aluguel de longo prazo de veículos comerciais ecológicos, e anuncia a expansão para a Alemanha, seu segundo mercado após a Itália.

 Olof Persson, CEO do Iveco Group, comentou: "A IAA Transportation é um evento importante para a indústria de transportes global e um palco ideal para apresentarmos nossas gamas inovadoras de veículos, motores e serviços. O Iveco Group realmente oferece uma escolha completa de soluções com todas as opções de propulsão: estamos totalmente preparados para qualquer direção que nosso setor tomar, pois temos todas as tecnologias, desde motores a gás natural até motores de combustão a hidrogênio, propulsões elétricas a bateria e células de combustível a hidrogênio. Somos pioneiros em combustíveis alternativos há mais de 25 anos e continuamos totalmente comprometidos em liderar a transição energética com nossa sólida estratégia de produtos, perfeitamente alinhada ao plano de investimentos de longo prazo do Grupo e ao nosso roadmap tecnológico".

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores.

Iveco Group

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

CHEVROLET INICIA PRÉ-VENDA DO BLAZER EV

A pré-venda do Blazer EV começa a partir de 17 de setembro na página da Chevrolet na internet, e as entregas do primeiro SUV esportivo premium da marca iniciam em outubro. Os proprietários de veículos elétricos da GM membros do Clube MyEV têm a oportunidade de fazer a compra com um dia de antecedência.

Todos que aderirem à ação de pré-venda do Blazer EV contam com os seguintes benefícios:

- Escolha entre duas opções de carregadores residenciais rápidos, portátil de até 7 kWh ou wallcharger de até 22 kWh.

- Um ano de crédito para recarga pública na rede EZVolt de até 1.200 kWh, o suficiente para rodar 5.600 km, em média.

- Agendamento antecipado em até 24 horas para recarga nos aparelhos da EZVolt via aplicativo da Chevrolet.

- Quatro anos de serviços OnStar além de myChevrolet App e 20 GB mensal para o Wi-Fi nativo do carro.

- Dois anos de cobertura do Chevrolet Road Service e um ano de isenção de mensalidade do Sem Parar.

- Três anos de revisões programadas gratuitas (ou até 30 mil quilômetros) com opção de serviço leva e traz.

- Donos de Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV têm R$ 40 mil de valorização na troca pelo Blazer EV.

- Condição especial para blindagem avançada com manutenção da garantia de fábrica do veículo.

Os interessados no Blazer EV podem conhecer mais sobre o veículo pelo EV Live, canal de atendimento virtual com especialistas em elétricos da Chevrolet para demonstração online do produto. As consultas são agendadas no próprio site da marca.

Outra novidade é que o SUV elétrico será ofertado também por meio de assinatura exclusiva para pessoa jurídica, com planos de 12, 24 e 36 meses, pela GM Fleet, marcando a estreia do serviço em abrangência nacional.

Além de tudo elétrico

O Blazer EV chega para reimaginar o conceito de automóvel e de experiência do usuário, com tecnologias inovadoras, como a plataforma Ultium e o cockpit virtual com Google built-in. O modelo chega na configuração mais potente e completa disponível hoje globalmente, com acabamento RS, tração traseira, 347 cv de potência e bateria de 102 kWh.

É prazeroso e divertido de guiar, sem abrir mão do conforto, espaço interno e muita segurança. Além disso, oferece a maior autonomia da categoria: 481 km no ciclo do Inmetro, enquanto vai de 0 a 100 km/h em meros 5,8 segundos. Rápido também é o tempo de recarga, cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.

Outro pilar de inovação está na conectividade. O painel é todo digital e configurável, composto por duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos. Além disso, permite conexão com um número superior de serviços e pode interagir com casas inteligentes.

O Blazer EV faz parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca.

ChevroletFundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet.

General Motors América do Sul

BUSSCAR COMEMORA 78 ANOS DE HISTÓRIA COM LANÇAMENTO DE PRODUTO E AUMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA

Encarroçadora catarinense registra nova fase promissora com lançamento do modelo double decker Panorâmico DD NB1

Prestes a completar 78 anos da marca, no dia 17 de setembro, a encarroçadora catarinense Busscar comemora o aniversário com o aumento da capacidade produtiva para atender a demanda de fabricação do Panorâmico DD NB1, novo ônibus double decker lançado em agosto na Lat.Bus Transpúblico – Feira Latino-americana de Transporte, realizada em São Paulo (SP).

Com diversas unidades reservadas, o Panorâmico DD NB1 começará a ser produzido em escala a partir do primeiro trimestre de 2025, o que exige ampliação da linha de produção e contratação de mão de obra qualificada.

Segundo o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, a expectativa da empresa é alcançar 20% do Market Share em 2025. “Para atingirmos nosso objetivo de participação no mercado, precisamos captar mão de obra, o que é um grande desafio, visto que Joinville, cidade onde está localizada a fábrica, possui pleno emprego”, aponta Corso.

Vale lembrar que a marca Busscar e seus ativos produtivos foram adquiridos pelo grupo Caio Induscar em 2017 e em maio de 2018 a produção foi iniciada. Nos anos seguintes, a encarroçadora seguiu em ritmo constante de crescimento e, mesmo enfrentando desafios como a Pandemia Covid-19, em 2022 atingiu o 2º lugar na produção de ônibus rodoviários no mercado brasileiro.

Em 2023, a marca conquista novo posicionamento com o lançamento da Família NB1, apresentando os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365. O design inovador e a qualidade dos produtos da família NB1 resultaram na conquista do iF Design Award 2024, prêmio internacional de excelência em design.

Para Paulo Corso, o Panorâmico DD, carro-chefe da Família NB1, marca a nova fase promissora da Busscar. “O Panorâmico DD apresenta diversos atributos que são novidade no mercado, como os faróis auxiliares superiores de longo alcance, novas poltronas Leito com braços rebatíveis e a maior cabine do motorista do mercado. De modo geral, o veículo, junto dos outros modelos da Família NB1, foi bem aceito pelo público e nos dará a oportunidade de ampliar nossos negócios”, avalia o diretor comercial.

Atualmente, a Busscar possui capacidade produtiva de 15 ônibus por dia e apresenta uma gama de produtos composta por ônibus rodoviários, micro-ônibus que atendem ao Programa Caminho da Escola, além da fabricação própria de peças e componentes para poltronas de passageiros, porta-pacotes, sanitários, portas e janelas.

Linha do tempo
2017 - Marca Busscar e ativos produtivos são adquiridos pelo Grupo Caio Induscar
2018 - Lançamento dos modelos El Buss 320, Vissta Buss 340, Vissta Buss 360, Vissta Buss 400 e Vissta Buss DD
2019 - Lançamento do modelo El Buss 320L
2020 - Lançamento do modelo El Buss 340
2021 - Lançamento do modelo El Buss FT
2022 - Busscar conquista 2º lugar na produção de ônibus rodoviários no mercado brasileiro
2023 - Lançamento da Família NB1
2024 - Família NB1 recebe prêmio internacional iF Design
2024 - Lançamento do modelo Panorâmico DD NB1

Busscar

VIAÇÃO BELA SINTRA RENOVA FROTA COM MAIS 4 UNIDADES DO APACHE VIP CAIO

Bela Sintra, do Grupo da Viação Miracatiba, cliente tradicional Caio, investiu em mais quatro ônibus do modelo Apache Vip da quinta geração, o urbano mais vendido do Brasil. Os veículos vão operar no transporte coletivo do município de Itapecerica da Serra, localizado na Grande São Paulo.

A cidade paulista, conhecida por sua beleza natural e paisagens deslumbrantes, possui uma área total de aproximadamente 151,458 Km² e uma população de cerca de 178 mil habitantes.

O representante de vendas da Caio na região de São Paulo, Gildo Rego Vendramini, enfatiza que a aquisição dos Apache Vip na frota da Bela Sintra fortalece a parceria da Caio com o Grupo da Viação Miracatiba: “É gratificante para a Caio contribuir com essa renovação de frota e colaborar com o transporte público da cidade de Itapecerica da Serra. Parcerias como essas nos motivam a continuar crescendo e aperfeiçoando nossos serviços”.

Apache Vip

Todos os ônibus são da quinta geração, possuem 9,7 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis da Mercedes-Benz OF-1619/52, com tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

Para a segurança dos passageiros, os ônibus foram equipados com portas tipo fole e janelas com vidros panorâmicos colados e acionamento de emergência. Já para o conforto térmico, todos contam com ar condicionado.

Os veículos também possuem equipamentos de cobrança como catracas eletromecânicas e validadores, além de outras tecnologias embarcadas, como alarme de ré, iluminação em led no salão interno e preparação para microcâmeras.

Na parte externa do ônibus foram instalados quatro itinerários eletrônicos que facilitam a visão das linhas durante o embarque de passageiros.

Caio - Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores, ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Caio Induscar 

VOLVO PENTA LEVA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EXPERIÊNCIA VIRTUAL AO SÃO PAULO BOAT SHOW 2024.

A Volvo Penta chega ao São Paulo Boat Show com atrações para quem gosta de tecnologia aliada a soluções inovadoras: IPS, D1-30 e simulador virtual de atracação. Além da Volvo Penta Store, com vestuário e acessórios exclusivos da marca, e uma ilha de sustentabilidade, apresentando as iniciativas da marca em prol dos oceanos. E um convidado especial, Vilfredo Schurmann.


Nesta edição do São Paulo Boat Show, o maior evento náutico da América Latina, que acontece de 19 a 24 deste mês, a Volvo Penta mostra porque é referência em motores e sistemas de propulsão para o segmento marítimo. O sistema IPS (Inboard Performance System), tecnologia pioneira da marca, é uma das atrações. Um sistema de propulsão que em quase 20 anos já entregou mais de 35 mil unidades.

O IPS tem se tornado cada vez mais popular devido aos seus benefícios em termos de desempenho, eficiência e facilidade de uso, tornando-o uma escolha frequente para embarcações de diversos tamanhos e aplicações. 

Volvo Penta IPS

O sistema de propulsão IPS é um conjunto único de tecnologias que inclui motores, hélices e controles eletrônicos integrados para proporcionar uma experiência de navegação otimizada e melhor manobrabilidade. Além disso, sua eficiência de combustível ajuda a reduzir os custos operacionais a longo prazo.

A Volvo Penta também promoverá o contato dos visitantes do Boat Show com o D1-30 Saildrive com hélice folding, um sistema de propulsão de alta tecnologia, desenvolvido especificamente para atender às necessidades de veleiros.

Volvo Penta D1-30

“Eventos como o São Paulo Boat Show nos permitem mostrar produtos consagrados pela inovação e uso de tecnologia. Mas também evidenciam que a Volvo Penta preza pela alta qualidade e exclusividade no segmento marítimo de lazer. Outro ponto fundamental para nós é destacar o cuidado que temos com o meio ambiente e o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South América.

Gabriel Barsalini

Motivos para atracar no estande

Não será fácil passar rapidamente pelos 180 m² do estande da Volvo Penta. No espaço, estará o simulador de atracação virtual, permitindo que os visitantes explorem todas as funcionalidades avançadas do joystick de última geração. Trata-se de uma experiência imersiva inigualável, uma vez que esta tecnologia simula com precisão a experiência de atracação de um barco, evidenciando a simplicidade e eficiência proporcionadas pelo uso do joystick Volvo Penta.

Já a Volvo Penta Store dará aos visitantes a oportunidade de adquirir peças de vestuário e acessórios exclusivos, como t-shirts, bonés, chaveiros e óculos de sol. É a primeira loja Volvo Penta fora de Gotemburgo, na Suécia, onde fica a matriz da marca. Com uma novidade: alguns produtos poderão ser personalizados no local.

O estande também será um ponto de interação. Os centros autorizados estarão presentes com atendimento especial para os clientes que buscarem informações sobre cuidados e planos de manutenção para os motores de suas embarcações. “Além de marcar nossa presença como marca Volvo Penta, fizemos questão de contar com a rede de autorizados, a fim de oferecer aos clientes um atendimento completo, com informações capazes de proporcionar uma navegação segura e tranquila a todos”, afirma Elpídio Narde, diretor comercial da Volvo Penta South América.

Elpídio Narde

No lounge, ambientado com mobiliário da Arquitettá, serão disponibilizados serviços financeiros voltados ao setor por meio da Volvo Financial Services. E o evento CEOs Talk levará os CEOs dos principais estaleiros brasileiros para um bate-papo com lideranças Volvo. Além da parceira Volvo Cars, falando sobre marketing de luxo.

No centro do estande, uma ilha de sustentabilidade evidencia as iniciativas da marca em prol dos oceanos e da busca do equilíbrio dos efeitos climáticos. No local, o velejador Vilfredo Schurmann, patriarca da família, terá um encontro com os visitantes, ao lado da maquete do famoso veleiro Kat, que possui motores Volvo Penta. Atração prevista para o dia 20, às 19h30.

Volvo Penta, Made to move you

A Volvo Penta tem mantido sua posição nos mercados marítimos comercial e de lazer no Brasil e em toda a América do Sul, com destaque para a liderança no segmento marítimo de lazer, embarcações acima de 40 pés, com presença nos maiores estaleiros do País. Ela é a divisão de motores do Grupo Volvo, da Suécia, que atua também no mercado de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e serviços financeiros. No Brasil, a Volvo Penta foi fundada em 1977, é líder em motores para iates de alto desempenho. A marca tem ainda participação importante no segmento agro, de embarcações comerciais, além de destacada presença em motores estacionários para geração de energia. Atuação que faz jus ao mote da marca: Made to move you, ou Feito para mover você.

São Paulo Boat Show

Essa será a 27ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece desde 1998, e reunirá mais de 120 marcas e 150 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. Em 2023, cerca de 150 embarcações foram expostas, desde pequenos barcos de entrada até os mais luxuosos iates. Na ocasião, mais de 600 barcos foram vendidos e diversos negócios foram fechados em setores como tecnologia embarcada, motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo. O São Paulo Boat Show será realizado no São Paulo Expo.

Grupo Volvo América Latina

IVECO AVANÇA NA “ESTRADA DA MUDANÇA” COM OFERTA DE EMISSÃO ZERO REVELADA NA IAA 2024

A IVECO, a marca de veículos comerciais do Iveco Group, implementa sua estratégia para trazer soluções de carbono zero em todos os segmentos e aplicações para dar suporte aos seus clientes em sua jornada para emissão zero na IAA Transportation 2024, plataforma líder para logística, veículos comerciais e o setor de transporte. Sua exibição no evento mostra o progresso da montadora em sua jornada de descarbonização, alcançada por meio de sua estratégia multienergética, um ecossistema crescente de parceiros, um portfólio de serviços integrados e inovação.

A IVECO está exibindo sua linha estendida de veículos movidos a HVO, gás natural, propulsão elétrica a bateria e hidrogênio — resultado de sua abordagem neutra em termos de tecnologia para a descarbonização. A marca também está abrindo caminho com dois veículos novos em sua estreia global na IAA: o S-eWay Rigid, de emissão zero para serviços pesados, e o eMoovy, veículo comercial leve elétrico desenvolvido com a Hyundai, fazendo sua estreia na parte superior do segmento médio de até 3,5 t.

Durante a coletiva de imprensa realizada no estande da marca, Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group, descreveu a estratégia sólida da marca. “Temos uma estratégia clara e consistente fundada em quatro pilares: Servitização, o que chamamos de ‘InnovAction’, um forte Ecossistema de Parceiros e nossa abordagem Multi-Energia. Por meio da servitização, direcionamos nossos negócios da venda de hardware puro para a venda de soluções de mobilidade integradas prontas para uso. ‘InnovAction’ é a nossa maneira de garantir que estamos prontos para qualquer desafio futuro, reformulando nosso pessoal e processos para atingir a excelência operacional e eficiência. Estamos alavancando o ecossistema de parceiros que construímos com empresas líderes, com ideias semelhantes e orientadas para a inovação, para atingir novos patamares tecnológicos e estender nossa linha para o benefício de nossos clientes, compartilhando investimentos e know-how. Por fim, continuamos a progredir em direção ao transporte com emissão zero, explorando o potencial de todas as tecnologias e combustíveis disponíveis hoje e amanhã para satisfazer todas as aplicações de veículos e missões do cliente e estar prontos para o cenário em evolução.”

A estratégia da IVECO está impulsionando uma evolução e expansão constantes de seu portfólio, oferecendo uma escolha completa de tecnologias de propulsão para dar suporte a seus clientes em sua transição para emissões zero sem comprometer o desempenho e o custo total de propriedade. “Aqui na IAA, estamos revelando os produtos mais recentes resultantes de nossa abordagem neutra em termos de tecnologia. O novíssimo S-eWay Rigid e o eMoovy complementam nossa forte linha elétrica para oferecer aos nossos clientes a flexibilidade de uma gama estendida de veículos com o DNA profissional, versatilidade, desempenho e robustez que são a marca registrada da marca IVECO.”

Roteiro de inovação do Iveco Group 

A visão da marca também é sustentada pelo roteiro de inovação do Iveco Group, que visa fornecer lucratividade empresarial orientada por TCO para seus clientes, bem-estar do motorista e soluções para todas as missões de transporte, priorizando três territórios: Multienergia, Veículos definidos por software e Direção autônoma.

Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital do Iveco Group, explicou: “O território Multi-Energia leva à investigação da ampliação da nossa oferta de emissão zero de nova geração para estarmos prontos para qualquer tecnologia que se desenvolva nos próximos anos. No território de Veículos Definidos por Software, exploramos a riqueza de informações fornecidas pela conectividade, já que o big data coletado e analisado pela Inteligência Artificial está pronto para revolucionar a indústria. Por fim, a IVECO tem uma base sólida em Direção Autônoma, já que a Direção Assistida é uma realidade em nossos veículos, abrindo caminho para novos níveis de segurança e eficiência na estrada.”

Estratégia da IVECO para mudança e inovação ilumina o caminho para o transporte de emissão zero

A IVECO está exibindo sua visão em um estande impactante que cobre 3.500 metros quadrados, onde os visitantes descobrirão suas últimas inovações por meio de três estruturas interativas na cor azul no coração do logotipo da IVECO, um símbolo da energia pulsando na IVECO e impulsionando a transformação da indústria de transporte, que proporciona aos visitantes uma experiência imersiva ilustrando como a IVECO interpreta seus principais ativos de capacidade, centralidade do motorista e produtividade empresarial.

A área renovável do estande demonstra como a IVECO “impulsiona a mudança” ao exibir sua oferta multienergética de veículos nas faixas leve, média e pesada: uma exibição das mais recentes soluções avançadas de mobilidade da marca integradas com sua ampla gama de portfólio de serviços desenvolvidos para dar suporte aos clientes enquanto eles seguem pela jornada em direção a zero emissões.

O novo S-eWay Rigid e eMoovy, fazendo sua estreia internacional, são as últimas adições à oferta da IVECO de veículos elétricos a bateria. Também estão em exposição os desenvolvimentos da marca em tecnologia de hidrogênio, com o protótipo de um S-Way equipado com um motor de combustão interna de hidrogênio de 13 litros e o conceito de um caminhão híbrido para serviço pesado com um sistema de extensão de alcance alimentado por um motor Cursor 9 H2 desenvolvido pela FPT Industrial, marca do Iveco Group.

A área de entretenimento do estande oferece aos visitantes uma exibição emocionante que mostra uma seleção de parcerias da IVECO com marcas lendárias dos mundos da música e do automobilismo, baseadas em valores compartilhados de inovação, paixão e sustentabilidade. Elas incluem um IVECO S-Way ostentando orgulhosamente a pintura Metallica Special Edition, criada para a parceria com a banda icônica, e uma Moto Repsol Honda, representando o vínculo contínuo da marca com a MotoGP como fornecedora de caminhões e patrocinadora oficial da equipe Repsol Honda e da Mooney VR46 Racing Team.

A IVECO está exibindo em sua Área Externa, cobrindo 1.000 metros quadrados, mais de 20 veículos desenvolvidos em colaboração com sua rede confiável de encarroçadores. Esta área também inclui uma célula de combustível S-eWay com pintura Metallica, simbolizando o apoio da IVECO ao sólido compromisso da Goodyear FIA ETRC com práticas sustentáveis e inovação em esportes motorizados, bem como seu papel pioneiro na promoção do hidrogênio dentro da comunidade de corridas de caminhões.

Um artista de aerógrafo também personalizará um caminhão pesado IVECO com um design gráfico exclusivo do Metallica durante a IAA como uma homenagem ao vínculo especial que conecta a IVECO com a banda.

Os visitantes também terão a oportunidade de experimentar em primeira mão 13 veículos das linhas leve, média e pesada da IVECO na área de Test Drive. A frota de test-drive inclui o eMoovy elétrico a bateria, o S-eWay Rigid e o S-Way de nova geração com tecnologia de direção autônoma PlusDrive que agora está sendo testado com clientes reais na Alemanha.

A IVECO CAPITAL e a GATE têm espaços dedicados nesta área, onde estão apresentando as abrangentes soluções financeiras personalizadas para atender às diferentes missões dos clientes e a inovadora fórmula de pagamento por uso projetada para o aluguel de longo prazo de veículos comerciais verdes.

Novo IVECO S-eWay Rigid: solução de emissão zero para transporte urbano e regional

O IVECO S-eWay Rigid foi projetado para flexibilidade e versatilidade sem igual com uma escolha de modelos, cabines, suspensões e distâncias entre eixos, e a disponibilidade de 4, 5 ou 7 baterias em diferentes layouts permitindo configurações para todas as aplicações. Com um alcance de até 400 km e até 350 kW de capacidade de carregamento rápido, ele oferece uma solução perfeita para aplicações urbanas e regionais. A cabine oferece conforto sem esforço e uma experiência superior ao motorista com uma direção sem ruído e vibração. O IVECO S-eWay Rigid, com seu DNA elétrico, está pronto para missões urbanas e regionais.

Novo eMoovy: a primeira cabine de chassi BEV no segmento médio 2,5t - 3,5t

A IVECO traz sua experiência comprovada e herança profissional para um novo segmento com o eMoovy, projetado do zero em parceria com a Hyundai Motor Company para fornecer uma solução de emissão zero para missões urbanas para profissionais de transporte. A primeira cabine de chassi elétrico no segmento.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO

A LIGAÇÃO ENTRE DOENÇAS REUMÁTICAS E SAÚDE MENTAL: COMO A DEPRESSÃO E ANSIEDADE AFETAM AS CONDIÇÕES CRÔNICAS

Pessoas com doenças reumáticas enfrentam um impacto significativo na qualidade de vida

No Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, levantam-se pautas importantes como doenças psicológicas, também conhecidas como transtornos mentais. Mas poucas pessoas sabem que esses tipos de doenças podem ter ligação também com doenças reumáticas.

Doenças reumáticas englobam diversas condições que afetam o sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

Sintomas de ansiosos e depressivos como mudanças de humor, estresse, incerteza em relação ao futuro, fadiga e medo são comuns na vida de pessoas com doenças reumáticas. “O efeito da ansiedade em pessoas com artrite reumatoide, fibromialgia e outras doenças podem prejudicar a qualidade de vida e até mesmo na evolução do tratamento”, diz a médica reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg. “O distanciamento da sociedade e de atividades físicas faz com que as pessoas convivam com dores que podem parecer mais intensas e os sintomas físicos mais aflorados, gerando mais dificuldade nas atividades do dia a dia”, ressalta.

É de extrema importância se atentar aos aspectos físicos da doença, mas é preciso cuidar das relações emocionais envolvidas. O reumatologista deve encaminhar a pessoa a um profissional de saúde mental para realizar o suporte e acompanhamento.

“A ajuda e incentivo de familiares e amigos são fundamentais, porém muitos querem ser independentes e não querem receber ajuda, sendo assim o espaço da pessoa deve ser respeitado, mas sempre com um acompanhamento adequado”, finaliza Schainberg que ressalta que a depressão e ansiedade causam a redução de qualidade de vida.

Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos.

Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg

A Dra. Cláudia declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.

Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.

Assessoria de Imprensa
Ana Carolini Lima
ana@afontecomunica.com.br

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

MARCOPOLO CONCLUI PRIMEIRA ENTREGA DO NOVO MODELO VIAGGIO G8 1050 PARA A BOA ESPERANÇA

A Marcopolo concluiu, no início de setembro, a entrega dos 25 novos ônibus Marcopolo Viaggio G8 1050 adquiridos pela operadora de transporte Boa Esperança, de Belém do Pará. A empresa foi a primeira a adquirir unidades do novo modelo que já estão em utilização em linhas na capital paraense.

Foto: Ronaldo Santos/Divulgação Marcopolo.

“A Boa Esperança é parceira da Marcopolo há quase 50 anos e tem grande tradição em renovar sua frota com os nossos mais recentes lançamentos. Os Viaggio G8 1050 desenvolvidos ampliam o padrão de conforto, segurança e tecnologia para passageiros, motorista e operadora, pois incorporam todas as inovações introduzidas na Geração 8 para elevar índices de economia e eficiência”, enfatiza Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.

Os 25 Viaggio G8 1050 da Boa Esperança possuem chassi Scania K 320 4X2, com 13.200 mm de comprimento total e capacidade para 50 passageiros, em poltronas executivas, com tomadas USB e porta-copos. Entre os equipamentos destacam-se o elevador, para total acessibilidade, sistemas de ar-condicionado Spheros 356 e de monitoramento, assim como de áudio e vídeo com preparação para DVD e monitor no salão.

Boa EsperançaEmpresa paraense Boa Esperança foi criada em 1971, encurtando distâncias e integrando o estado às outras regiões do País. Possui frota de última geração e atua, sobretudo, em linhas entre diversas cidades dos estados do Pará e Maranhão.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

VOLVO CONQUISTA O SELO MAIOR VALOR DE REVENDA VEÍCULOS COMERCIAIS EM QUATRO CATEGORIAS

Os modelos Volvo FH e Volvo VM apresentam os melhores índices de valorização em diversos segmentos do mercado de caminhões usados

O levantamento anual é realizado pela agência de notícias Autoinforme, em parceria a Textofinal Comunicação, com cobertura editorial do portal Frota News. Concedido aos modelos de menor depreciação ao longo de três anos de uso, o selo é um dos mais tradicionais reconhecimentos da indústria automotiva brasileira.

Volvo FH

O Volvo FH 540 6x2 foi reconhecido na categoria acima de 500 cv, com uma valorização de 8,6% no seu valor de revenda, a maior entre todos os veículos em sua faixa de peso. Além disso, o Volvo FH 460 6x2 foi o vencedor na categoria caminhão pesado de 400 a 499 cv, com valorização de 3,9%. Outro destaque da marca foi o modelo Volvo VM 270 8x4, com 4,4% de valorização. Já o Volvo VM 270 4x2 registrou apenas 2% de depreciação, a menor em seu segmento e configuração. 

Volvo VM

"Estamos muito contentes com estes reconhecimentos. O estudo é extremamente respeitado no mercado e é baseado em uma análise rigorosa, que avalia fatores como preço, liquidez, durabilidade, robustez, consumo de combustível e todos os demais pontos que influenciam a decisão de compra dos transportadores”, assegura Rogério Kowalski, gerente comercial de Seminovos Volvo.

Ladeado pelos jornalistas Décio Costa (e) e Joel Leite (d), Marco Greiffo, Head de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina, recebeu as premiações.  

Para formar o índice de valorização foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em julho de 2021 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em junho de 2024. “A depreciação/valorização depende de vários fatores: tamanho do veículo, marca, rede de revendedores, pós-vendas, segmento, volume de venda e aceitação no mercado. Nossa expectativa é que a certificação sirva de balizador para fabricantes, distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, assegura Joel Leite, editor da agência Autoinforme. Desde a primeira edição, em 2015, a Volvo já foi agraciada nove vezes com o Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais.

Linha Volvo 2025

Os modelos Volvo FH condecorados pela pesquisa acabam de ter seus modelos 2025 lançados no Brasil, com evoluções notáveis em produtividade e segurança. Entre os destaques estão os Retrovisores por Câmeras, opcional que aprimora a aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível. Traz enorme ganho também em segurança, graças a uma visibilidade mais ampla e monitores com imagens de altíssima qualidade do entorno do veículo, mesmo em condições de baixa luminosidade.

O sistema I-See intensifica o uso da conectividade e da inteligência artificial, agora para prever as melhores marchas não apenas nas subidas e descidas, mas também em curvas e rotatórias, otimizando o desempenho e a segurança. Outro destaque é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que detecta a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança e conforto ao motorista.

Grupo Volvo América Latina