terça-feira, 24 de setembro de 2024

FENATRAN: SETOR DE PESADOS EM ALTA IMPULSIONA O CREDENCIAMENTO ANTECIPADO.

A menos de dois meses de sua abertura, a RX Brasil, empresa organizadora da 24ª edição da FENATRAN, anuncia o aumento de 30% no número de pré-credenciados para o evento que ocorre de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo. A maior feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina vai apresentar mais de 600 marcas com os principais lançamentos de produtos e serviços para os segmentos, entre caminhões, implementos rodoviários, softwares de gestão e soluções tecnológicas para otimização de toda a cadeia de supply chain.

O aumento no interesse de transportadores, frotistas, motoristas e operadores logísticos pelo evento também ocorre entre os profissionais que ocupam cargos de destaques nas organizações. Do total de cadastrados, 54% possuem poder de decisão ou recomendação nas empresas.

Segundo Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da FENATRAN, o resultado ratifica a relevância da feira dentro da cadeia de transporte. “Esse aumento no interesse dos visitantes pelo evento com tanta antecedência demonstra a importância da FENATRAN para o segmento. Não é por acaso que reúne os principais players do setor, além de ser uma excelente vitrine para as empresas mostrarem seus lançamentos”, afirma.

Outro fator que justifica o aumento do pré-credenciamento é o otimismo com os resultados apresentados pela Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Em agosto, o setor de transporte rodoviário de cargas fechou o mês com alta de 10% na produção de caminhões na comparação com o mês de julho. Frente ao mesmo período do ano passado, o incremento foi de 36,1%. Já no acumulado do ano a produção de caminhões alcançou 89,4 mil unidades, alta de 40,7% com relação às 63,5 mil unidades de janeiro a agosto de 2023.

Mais de 40 horas de conteúdos

Uma das novidades desse edição da FENATRAN, o Espaço de Conteúdo será o ponto de encontro para os interessados em desenvolvimento profissional e networking. Situado no Pavilhão 8,  terá mais de 40 horas de palestras e painéis ao longo da semana.

A programação tem início no dia 05 de novembro, com a Rota Fenatran que debate os novos modelos de negócios e desafios para o mercado de caminhões, matrizes energéticas mais sustentáveis e as principais perspectivas para 2025. O Espaço de Conteúdo terá ainda mais uma edição do Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, no dia 06 e o 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre no dia 07 de novembro.

Outra atração    que retorna em 2024 é o FENATRAN Experience. Realizado em um circuito exclusivo na área externa do SP Expo, permite aos visitantes testarem caminhões e veículos comerciais das marcas Ford, IVECO, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O projeto é patrocinado pela Addiante e Eaton.

Além da Anfavea, a FENATRAN tem parceria institucional e apoio da NTC -  Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - e ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. O evento tem entrada gratuita e já está com o credenciamento para visitantes aberto no site FENATRAN (www.fenatran.com.br).

FENATRAN - Feira Internacional do Transporte de Carga
SD&Press

DISCOVERY COMEMORA 35 ANOS DE VERSATILIDADE COM MOTORIZAÇÃO NOVA E MAIS POTENTE

Discovery 2025

Este ano, o Discovery comemora 35 anos de versatilidade criativa com uma nova versão do seu SUV de sete lugares. O carro segue sendo um SUV familiar excepcional que se estabeleceu como referência em versatilidade e abrangência de uso desde 1989.

Com alto desempenho e eficiência, o novo motor a diesel D350 mild-hybrid está disponível na nova edição do Discovery. Proporcionando ainda mais potência e aceleração, ele se junta à linha existente de motores a gasolina e a diesel, todos com a tecnologia 48V Mild-Hybrid Electric Vehicle (MHEV). As pré-encomendas já estão abertas em todo o Brasil, com preços a partir de R$755.505.

Gustavo Coura, gerente da marca Discovery e Defender no Brasil, disse: “Por 35 anos, o Discovery estabeleceu o padrão para os SUVs familiares e estamos orgulhosos de comemorar essa conquista. A flexibilidade de sete lugares, a cabine espaçosa e a engenhosidade inigualável da família Discovery fazem dela a parceira perfeita para as aventuras da família, pois transforma as atividades cotidianas em experiências excepcionais”.

Desde seu lançamento no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1989, o Discovery vem definindo o padrão para SUVs familiares de sete lugares, combinando inovação com espaço e praticidade. Seu teto elevado, ideal para famílias, tornou-se uma marca registrada do Discovery, criando sua silhueta distinta. A segurança e a robustez também estão na essência do Discovery. Em 1998, o carro apresentou a tecnologia pioneira Active Cornering Enhancement (ACE), usando barras estabilizadoras eletronicamente controladas para reduzir a inclinação da carroceria. Um ano depois, tornou-se o primeiro SUV a introduzir airbags duplos frontais, e a tecnologia Terrain Response da JLR fez sua estreia no Discovery em 2004.

Sua reputação como um SUV altamente versátil e robusto está bem estabelecida. O Discovery provou sua eficiência em operações com a Cruz Vermelha Austríaca - que recebeu um Discovery Emergency Response Vehicle especialmente adaptado em 2018 para apoiar atividades de busca e resgate - e se destaca como veículo de reboque. Sua capacidade impressionante ficou evidente quando um modelo com especificações de fábrica puxou um trem rodoviário de 110 toneladas por 16 km no deserto australiano, em 2017.

Eficiência poderosa

O novo Discovery D350 conta com o motor a diesel Ingenium de seis cilindros e 3,0 litros com 350cv - um aumento de 50cv em relação ao D300. O torque também foi aumentado para 700 Nm, ajudando o D350 a acelerar de 0 a 60 mph em 5,9 segundos (0 a 100 km em 6,3 segundos), seis décimos de segundo mais rápido que o D300 anterior.

Com a tecnologia mild-hybrid, que coleta e armazena a energia gerada durante a desaceleração e a reutiliza para auxiliar o motor durante a aceleração, ele proporciona uma economia de combustível combinada de 34,0mpg (8,3l/100km) no ciclo de testes WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Disponível em toda a linha Discovery, incluindo o Discovery Commercial, o D350 se junta aos modelos a diesel D250 e aos modelos a gasolina P300 e P360 existentes, oferecendo aos clientes uma opção de sistemas de propulsão.

Ano do modelo Discovery Sport 2025

O Discovery Sport 2025, fabricado na planta da JLR em Itatiaia, no Brasil, incorpora a tecnologia flex-fuel, que permite o uso de etanol como combustível - uma solução alinhada ao compromisso da JLR com a neutralidade de carbono. Essa flexibilidade atende às necessidades dos consumidores brasileiros, oferecendo uma opção mais ecológica e com menor impacto ambiental. As pré-encomendas também estão abertas em todo o Brasil, com preços a partir de R$448.450.

Especificações

O Discovery continua sendo o SUV full-size mais capaz e versátil do mercado, com todos os modelos apresentando capacidade de reboque de 3.500 kg e tecnologia Advanced Tow Assist, que elimina o estresse de manobras complexas de marcha à ré.

A capacidade do Discovery é apoiada pelo All Terrain Progress Control, que permite que os motoristas definam e mantenham uma velocidade constante em condições desafiadoras. Ele está disponível juntamente com o Terrain Response 2, que oferece modos de direção que otimizam uma série de configurações do veículo para se adequar a diferentes condições de solo. Uma profundidade de travessia de até 900 mm proporciona mais confiança.

Juntamente com a ampla linha de acessórios da Land Rover - que inclui um pacote 'For Dogs' projetado para melhorar o conforto dos companheiros caninos e um pacote 'Biking Adventures' perfeitamente adequado para excursões em duas rodas - é fácil ver por que, nos últimos 35 anos, o Discovery se estabeleceu como o SUV familiar ideal para ir a qualquer lugar. 

A JLR está constantemente buscando maneiras de melhorar a especificação, o design e a produção de seus veículos, peças e acessórios, e as alterações ocorrem continuamente. Embora todos os esforços sejam feitos para produzir literatura atualizada, este documento não deve ser considerado um guia exaustivo para as especificações ou disponibilidade atuais, nem constitui uma oferta para a venda de qualquer veículo, peça ou acessório em particular. Todos os valores são estimativas do fabricante.

Jaguar Land Rover
PinePR

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

CONSÓRCIO IVECO BUS: MOBILITY É SELECIONADA POR GRAND REIMS PARA PROJETO DE ÔNIBUS ELÉTRICOS BRT

Como parte de um projeto para oferecer serviço de alto nível e zero emissão, a francesa Grand Reims Mobility escolheu o modelo BRT GX 437 ELEC LINIUM. Vinte articulados elétricos de alto nível fornecidos pelo fabricante estarão em funcionamento em duas linhas de BRT a partir do outono de 2025:

Linha 1 conectando o futuro campus da NEOMA Business School/ESAD no emergente distrito de Port Colbert e a Universidade de Reims Champagne Ardenne

Moulin de la Housse, passando pela estação central de Reims e a linha "les Sacres", um dos principais eixos do centro da cidade em completa remodelação.

Linha 2 que liga a estação central de Reims à cidade de Cormontreuil, passando pelo distrito de Châtillons, que será requalificado no âmbito da renovação urbana.

"Estamos muito satisfeitos com a escolha de Grand Reims, que posiciona claramente a IVECO BUS como um parceiro de referência, tanto pela relevância da nossa oferta em termos de ônibus de alto nível, como pela nossa experiência em eletromobilidade. Estamos convencidos de que os passageiros e a população apreciarão o conforto destes veículos, oferecendo um ambiente mais respeitoso e silencioso", afirma Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS na Europa.

Os vinte ônibus elétricos BRT de 18 metros, espaçosos e confortáveis, têm uma larga capacidade de passageiros e podem acomodar até 142 pessoas. O interior moderno, com grandes superfícies de vidro e articulações translúcidas, deixa muito espaço para a luz natural. A iluminação LED colorida permite uma variação do ambiente interior. Telas de informações e portas USB estarão disponíveis para o uso dos passageiros. Os veículos terão um sistema de câmeras substituindo os tradicionais espelhos retrovisores externos.

A autonomia é garantida por baterias de alta capacidade. O conforto térmico é proporcionado por uma bomba de calor com consumo de energia reduzido, operando com CO2 sem emissões de gases de efeito estufa.

Ao optar pelo GX 437 ELEC LINIUM, Grand Reims está dando um passo à frente no enriquecimento de sua oferta de transporte com uma solução de mobilidade limpa e sustentável.

A chegada desses veículos elétricos também exige uma adaptação do pátio e dos métodos de trabalho do operador da rede de ônibus de Reims.

A instalação de uma infraestrutura de carregamento adequada é necessária e será implantada pela Mobility. A instalação incluirá 32 pontos de carregamento, correspondendo à capacidade de longo prazo do pátio de Huet para acomodar veículos elétricos. O desafio é criar uma infraestrutura de carregamento que seja fácil de usar para o operador e capaz de suportar mudanças de rede ao longo do tempo.

Durante os trabalhos, as equipes da Mobility operarão em estreita colaboração com os serviços de Grand Reims, seus escritórios de design de consultoria e a operadora da rede, para garantir a segurança no local e a continuidade do serviço de transporte.

Além da infraestrutura de carregamento, a Mobility também implantará o software de monitoramento e carregamento inteligente Cway, que permitirá ao operador de rede controlar o equipamento e otimizar o carregamento do veículo. O carregamento diário de várias dezenas de veículos elétricos requer um planejamento cuidadoso para suavizar os picos de consumo, garantindo que cada veículo seja carregado adequadamente. O cronograma de carregamento é calculado com base nos horários de serviço, características do veículo, condições climáticas e tarifas de eletricidade.

A infraestrutura de carregamento e o software de controle Cway implantado pela Mobility permitirão que o operador gerencie a carga de forma eficaz, garantindo que a rede funcione corretamente e obtenha economia de energia. Isso permitirá que a rede explore totalmente seus novos veículos elétricos GX 437 ELEC LINIUM.

Mobility

Subsidiária da Vinci Energies, Mobility é responsável pelo estudo, gerenciamento, implementação e comissionamento de projetos de infraestrutura de transporte:
• Energia de tração (subestação, technicentre, etc.)
• Sistemas de carregamento para frotas técnicas
• Soluções de supervisão / Hypervision
• Sinalização ferroviária (trem, bonde, metrô, portos, etc.)
• Sistemas eletromecânicos, estradas e túneis
• Gestão do tráfego rodoviário
Mais informações sobre a Mobility, visite o site. (http://www.mobility-way.com)

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

VOLVO INICIA VALIDAÇÃO DE CAMINHÕES PESADOS 100% ELÉTRICOS NA LOGÍSTICA DE SUA FÁBRICA NO BRASIL

Em nova fase do estudo conjunto com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) sobre distribuição de carga nos eixos de caminhões elétricos, a Volvo inicia o uso, em caráter experimental, desses veículos com zero emissões na logística de seu complexo industrial em Curitiba (PR), para o abastecimento de diversos componentes nas linhas de produção. A iniciativa traz uma redução de 738 toneladas de emissões de CO2 por ano, dentro do compromisso da marca com a descarbonização nos transportes e nas suas próprias operações de manufatura.

Realizada pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, a operação é executada por dez caminhões Volvo FM Electric, em rotas diversas no Paraná e Santa Catarina até a fábrica da Volvo em Curitiba. “Estamos conciliando nossa contribuição para esse estudo conjunto com a Senatran com as metas de descarbonizar nossas próprias operações de transporte. Nossos caminhões elétricos são classificados como ZEV (zero emission vehicles/veículos com zero emissões)”, afirma Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.

Alan Holzmann

Descarbonização

Os caminhões FM Electric que abastecem a produção da Volvo rodam até 380 quilômetros por dia, em diversas viagens de ida e vinda entre os fornecedores e a fábrica. A recarga das baterias é feita nos intervalos e após a jornada diária. 

“Além de ajudar nossos clientes na descarbonização de suas frotas, temos a meta de reduzir emissões em nossas próprias operações industriais e de transporte, chegando a zero CO2 em 2040. O uso de caminhões pesados elétricos é parte importante dessa iniciativa”, observa Bettina Konig, diretora de operações de transporte de manufatura da Volvo.

Bettina Konig

Dentre os componentes transportados estão os quadros de chassi dos ônibus e caminhões. O sistema funciona em Just In Time, um regime de gestão que encaixa as peças de acordo com a demanda diária. Qualquer eventualidade ou atraso pode comprometer o fluxo da fábrica. “Os caminhões Volvo FM Electric entregam os quadros de chassi diretamente na linha de produção diversas vezes ao dia, nos dois turnos de atividade da planta. Além de zero emissões, há redução substancial de ruído”, assegura Aline Gaensly, head de compras de serviços logísticos da Volvo.

Jornada sustentável

A eletrificação do fluxo logístico de peças é mais um marco na jornada de sustentabilidade da Volvo em suas operações no Brasil. Toda a energia da fábrica de Curitiba vem de fontes 100% renováveis. Além disso, há mais de 15 anos todos os resíduos são destinados de forma circular: mais de 50 mil toneladas deixaram de seguir para aterro desde 2008. Mais recentemente, a Volvo foi pioneira na introdução do abastecimento de seus veículos na fábrica com o Diesel Verde R5, medida que tem poupado a emissão de 400 toneladas anuais de CO2 na planta. Nos últimos cinco anos, houve redução de 30% nas emissões por veículo produzido em Curitiba. “A introdução de caminhões elétricos em nossa logística de recebimento de peças é mais uma das diversas ações para reduzir ainda mais nossa pegada de carbono”, diz Bettina. Na Europa, a marca já tem fábricas totalmente livres de CO2 em Skövde (Suécia) e Ghent (Bélgica).

Avanços na eletromobilidade

Em 2019, a Volvo foi a primeira entre as fabricantes tradicionais a oferecer caminhões 100% elétricos na Europa. De lá para cá, a oferta se expandiu para diversos continentes. Atualmente há 4.200 caminhões elétricos Volvo em operação em 48 países. Eles fazem parte do objetivo da marca de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. 

No Brasil, o modelo elétrico da Volvo é o FM Electric, um caminhão pesado de até 50 toneladas de CMT, com potência de 490 kW (660 hp). 

Seu carregamento total pode ser feito de 1h30 até 8 horas, dependendo do tipo de carregador. É dotado de alta tecnologia, suspensão a ar em todos os eixos, freios de regeneração, vários dispositivos de segurança, muito conforto e reduzidíssimo nível de ruído. É um veículo para uma série de operações, desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

Grupo Volvo América Latina

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS INICIA HOMOLOGAÇÕES DO E-VOLKSBUS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus dá mais um passo para o início da comercialização do seu primeiro ônibus 100% elétrico, o e-Volksbus. O veículo finalizou sua fase de testes com a SP Trans em São Paulo, e inicia em seu próximo destino, a URBS, em Curitiba dando continuidade ao rigoroso processo de homologação.

Essas homologações são essenciais para garantir a segurança, o desempenho e a manutenção do chassi elétrico, assegurando que ele atenda a todos os requisitos antes de ser lançado ao mercado. “Durante o processo, o e-Volksbus é submetido a um ciclo intenso de testes, rodando no mínimo 10 horas diárias. A autonomia da bateria é levada ao limite, com avaliações detalhadas sobre a durabilidade, frenagem, e comportamento do veículo em subidas e descidas”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Além disso, o processo inclui a avaliação da carroceria, acabamento e pintura, garantindo que cada detalhe do e-Volksbus esteja em conformidade com os mais altos padrões de qualidade.

“Com essa nova fase de homologações, a VWCO reforça seu compromisso com a inovação, se preparando para a comercialização de um veículo que irá transformar o transporte urbano”, complementa Chaves.

Pioneirismo na eletromobilidade

Como parte de seu propósito de desenvolver soluções de transporte sustentável para todos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida no Brasil um verdadeiro centro de inteligência em eletromobilidade, com pioneirismo em diversas soluções tecnológicas, principalmente no desenvolvimento e produção do primeiro caminhão elétrico da América Latina, o e-Delivery.

A montadora segue forte no seu propósito de liderar o processo de descarbonização do transporte de cargas, garantindo altos padrões de eficiência energética e economia operacional, e redefinindo o transporte público urbano para uma mobilidade sustentável, combinando tecnologia, conforto e segurança.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

domingo, 22 de setembro de 2024

COMISSÃO FEMININA DE AUTOMOBILISMO DA CBA PARTICIPA DA REUNIÃO ANUAL DA FIA THE WOMEN IN MOTORSPORT COMMISSION

Realizado em Paris, o encontro anual FIA The Women In Motorsport Commission (FIA WIM), a comissão feminina da Federação Internacional de Automobilismo, reuniu suas participantes, entre as quais está Bia Figueiredo, representante brasileira desde 2022, para trocar ideias, traçar estratégias e compartilhar experiências com comissões femininas de cerca de 20 países, incluindo a do Brasil.

Integrantes da FIA WIM

“É um evento importante em termos de relacionamento e para ganharmos experiência. E também nos dá uma perspectiva da dimensão do trabalho que estamos fazendo no Brasil com o FIA Girls on Track. Por mais que ainda estejamos longe do que buscamos alcançar em efetiva participação de mulheres trabalhando no automobilismo, percebemos que estamos à frente de vários outros países. Isso nos estimula ainda mais”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Uma das decorrências do intercâmbio entre Bia, a especialista em marketing esportivo Bruna Frazão e a engenheira Rachel Loh, que integram a CFA, com as participantes do encontro deve ser a apresentação do trabalho da comissão brasileira com o FIA Girls on Track para a comissão feminina de automobilismo da Irlanda, a convite dela.

“Os projetos do Brasil servem de modelo, de exemplo para outros lugares do mundo. Já se notou isso no FIA American Congress, em  agosto, em Lima, em que a Bia foi convidada para falar sobre o assunto”, comenta Bruna Frazão. Também chama a atenção a maciça participação brasileira no Programa de Mentoria para Mulheres no Automobilismo, lançado pela FIA em junho, que teve 800 inscritas e 300 selecionadas.

“Essas coisas não atenuam nossos desafios, mas é um retorno gratificante ver que meninas e mulheres do Brasil estão empenhadas em conquistar seu espaço no motorsport e perceber que o mundo está acompanhando o que estamos fazendo”, ela completa.

Outras interações importantes se deram com Helena Hicks, da Females in Motorsports, plataforma sobre automobilismo feminino mantida por voluntárias, e com o More Than Equal, projeto criado pelo ex-piloto David Coulthard e pelo empresário Karel Komarek, focado na competitividade justa, que deve vir a resultar em resoluções técnicas, como, por exemplo, tamanhos diferentes de chassis para carros pilotados por homens ou mulheres.

“Conversamos bastante com a Karen Webb Moss e a Kate Beaven sobre ações conjuntas para o futuro”, conta Rachel Loh.

e/d: Bruna Frazão, Bia Figueiredo e Rachel Loh

Do ponto de vista esportivo, o papo entre Bia, Rachel e Bruna com a pilota turca de rally Burcu Çetinkaya, presidente da FIA WIM, girou em torno do Sertões. A ideia é trazê-la para disputar a maior competição off-road nacional.

“Por enquanto foi uma sugestão durante um jantar. Começou em tom de brincadeira, mas, quem sabe não se torna realidade?”, diz Bia, que recentemente participou de um dia de prova na edição 2024 do rally.

Trabalhos desenvolvidos no Brasil com pilotos portadores de deficiência também foram tema de conversa com Sara Mariani, diretora de sustentabilidade, diversidade e inclusão da FIA, área à qual atualmente está vinculada a FIA WIM. “Esse assunto extrapola nosso trabalho, mas é uma satisfação mostrar que nosso automobilismo vem se empenhando pela inclusão”, conclui Rachel Loh.

Sala de Imprensa da CFA e do FIA Girls on Track Brasil
Comunicação CBA
EC Press
Estela Craveiro
contato@estelacraveiro.com.br

HONEYWELL E SAMSUNG E&A FECHAM ACORDO PARA REDUZIR EMISSÕES ENERGÉTICAS

A Honeywell (Nasdaq: HON) anunciou um acordo colaborativo com a SAMSUNG E&A para a comercialização de soluções que visam a reduzir emissões de carbono em usinas de energia. Além de contribuir para o combate de mudanças climáticas,  a  iniciativa também reforça o alinhamento do portfólio da Honeywell com três megatendências poderosas: automação industrial, o futuro da aviação e a transição energética.

No acordo, a SAMSUNG E&A, um provedor de soluções totais para a indústria global de energia, vai oferecer aos seus clientes a tecnologia avançada de captura de carbono por solvente (ASCC) da Honeywell, buscando contribuir para que usinas de energia reduzam as emissões de carbono e possam cumprir suas metas ambientais.

“Como dois líderes em captura de carbono, essa colaboração destaca a importância das abordagens cooperativas na redução das emissões de gases de efeito estufa,” disse Hong Namkoong, presidente e CEO da SAMSUNG E&A. “A implementação das tecnologias de captura de carbono permite-nos oferecer soluções viáveis e mais sustentáveis para clientes globais durante a transição energética.”

A captura, utilização e armazenamento de carbono (“Carbon Capture, Utilization and Storage”, ou “CCUS” na sigla em inglês) pode reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), atuando como uma importante medida durante a transição esperada de combustíveis fósseis para fontes de energia que utilizem menores quantidades de carbono . Essas tecnologias podem ajudar a reduzir o impacto ambiental de várias indústrias responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa.

“A Honeywell é reconhecida, há muito tempo, como uma das líderes globais em tecnologia de captura de carbono e sua colaboração com a SAMSUNG E&A apenas evidencia seu compromisso com a redução de emissões e enfrentamento dos desafios climáticos,” disse Ken West, presidente e CEO da Honeywell Energy and Sustainability Solutions. “Com décadas de experiência e um amplo portfólio de soluções de captura de carbono, estamos prontos para ajudar as empresas a atender às expectativas crescentes de mitigação de carbono e metas ambientais cada vez mais rigorosas, reduzindo as emissões das fontes existentes.”

“Nossa meta é desenvolver soluções e tecnologias que auxiliem nossos clientes a alcançarem um crescimento consistente em seus negócios, enquanto colaboram para um mundo mais sustentável. Acreditamos que a inovação e a sustentabilidade caminham juntas, e, cada passo que damos, contribuímos para a criação de um mundo mais consciente sobre a importância de termos um futuro mais verde e eficiente,” afirma José Fernandes, CEO da Honeywell para a América Latina.

As tecnologias CCUS da Honeywell foram desenvolvidas e implementadas em numerosas aplicações globalmente. Entre 2023 e 2030, a empresa estima que as suas tecnologias CCUS terão um impacto cumulativo de mitigação de 320 milhões de toneladas métricas de CO2e.[1]

Para mais informações sobre as tecnologias CCUS da Honeywell, clique aqui e visite o site.

[1] A metodologia para estimar o impacto de mitigação de GEE (gases de efeito estufa) está disponível em Investor Honeywell (leia em "ESG/Informações ESG/Impacto de Mitigação de GEE das Tecnologias da Honeywell"). Esta estimativa é baseada nas licenças atuais e projetadas das tecnologias Honeywell UOP Separex, ASCC e hidrogênio azul para captura de dióxido de carbono de gases de processo e fluxos de gases residuais, bem como nas datas previstas de início de operação das plantas.

A Honeywell é uma empresa operacional integradora que atende uma ampla variedade de setores e regiões geográficas em todo o mundo. Seu negócio está alinhado com três megatendências poderosas – automação, futuro da aviação e transição energética – sustentadas pelo sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge IoT. Como parceiro de confiança, ajuda organizações a resolverem os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções e inovações viáveis por meio dos segmentos de negócios de Tecnologias Aeroespaciais, Automação Industrial, Automação Predial e Soluções de Energia e Sustentabilidade que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, mais seguro e mais sustentável.

A SAMSUNG E&A é um provedor de soluções totais, oferecendo soluções abrangentes em áreas que vão desde o desenvolvimento de projetos, engenharia, aquisição, construção e comissionamento até a operação e manutenção (O&M), liderando a indústria global de energia em transição energética, processamento de petróleo e gás, refinaria, petroquímica, ambiental, industrial e bio. A SAMSUNG E&A tem fornecido serviços excepcionais orientados para o cliente, completando mais de 1.500 projetos em todo o mundo em regiões como o Oriente Médio, Ásia, Américas e Europa.

Edelman

KIA BRASIL É A MONTADORA OFICIAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTSAL

A Kia Brasil fechou parceria com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e a SPORTS HUB para tornar-se a “Montadora oficial do Campeonato Brasileiro de Futsal”, temporada 2024. A parceria reforça o compromisso da Kia em apoiar o esporte nacional.

“O apoio de uma marca global como a Kia traz uma grande contribuição para o futsal, garantindo mais visibilidade e infraestrutura para o desenvolvimento do esporte. A confiança depositada pela Kia na CBFS e SPORTS HUB demonstra o prestígio do futsal no cenário esportivo brasileiro e mundial. Além disso, essa colaboração possibilitará a realização de ações conjuntas, como a promoção de iniciativas voltadas ao esporte, o que beneficia tanto os atletas quanto os torcedores”, afirma Marcos Antonio Madeira, presidente da Confederação Brasileira de Futsal.

O diretor de Operações da Kia Brasil, Gustavo Gandini, por sua vez, ressalta que “a montadora tem uma longa trajetória de envolvimento com o esporte em diversas partes do mundo. A Kia é patrocinadora de grandes eventos, como a Copa do Mundo da FIFA, o Australian Open, e no Brasil, o Rio Open, e irá continuar a investir nos esportes por acreditar em seu poder de unir as pessoas e transformar vidas. Esse histórico de suporte comprova a seriedade e o comprometimento da marca com o desenvolvimento das modalidades esportivas”.

A parceria com o Campeonato Brasileiro de Futsal reforça ainda mais essa conexão entre a Kia Brasil e o esporte, promovendo o futsal em âmbito nacional e proporcionando um campeonato ainda mais bem-estruturado.

Ao final da temporada, a Kia Brasil como montadora oficial do Campeonato Brasileiro presenteará a equipe campeã da competição com um Kia Stonic híbrido zero quilômetro. 

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

sábado, 21 de setembro de 2024

IVECO BUS E ZF FORTALECEM COLABORAÇÃO PARA ACELERAR A PRÓXIMA GERAÇÃO DE SOLUÇÕES DE MOBILIDADE ELÉTRICA

e/d: Domenico Nucera, Presidente da Unidade de Negócios de Ônibus do Grupo Iveco; e Peter Laier, Membro do Conselho de Administração da ZF e responsável pela divisão de Soluções para Veículos Comerciais.

A IVECO BUS, marca de ônibus urbanos, intermunicipais e turísticos do Iveco Group NV (EXM: IVG), e a ZF, líder global em tecnologia que fornece produtos e sistemas avançados de mobilidade para automóveis de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, escolheram o palco internacional da IAA Transportation em Hannover, Alemanha, para avançar sua colaboração na implantação de soluções inovadoras de mobilidade elétrica para descarbonização do transporte de passageiros.

A IVECO BUS e a ZF compartilham o mesmo compromisso de transformar o setor de transporte e liderar a mudança para um futuro mais sustentável, combinando sólida expertise tecnológica em soluções de propulsão de energia alternativa, como eletrificação. A colaboração comercial com a ZF dará suporte à estratégia abrangente de eletrificação da IVECO BUS e ao desenvolvimento de uma nova arquitetura nascida com emissão zero que equipará a próxima geração de veículos, complementando as capacidades tecnológicas.

“Esta nova parceria demonstra nosso comprometimento em colaborar com players inovadores que são motivados a ultrapassar os limites da inovação tecnológica em apoio à transição energética”, comentou Domenico Nucera, Presidente da Unidade de Negócios de Ônibus do Grupo Iveco. “A eletrificação é um facilitador essencial para atingir os objetivos de descarbonização da indústria de ônibus. Ao aprimorar nossa colaboração com a ZF, líder global em tecnologia em produtos e sistemas avançados de mobilidade, aceleraremos o desenvolvimento da próxima geração de nossas soluções de e-mobilidade.”

“Este próximo passo em nosso relacionamento com a IVECO BUS, com foco em nossas soluções inovadoras de e-mobilidade, destaca como nossos investimentos estratégicos em tecnologias de descarbonização estão dando resultado”, diz o Prof. Dr. Peter Laier, Membro do Conselho de Administração da ZF e responsável pela divisão de Soluções para Veículos Comerciais. “Estamos honrados pela confiança que a IVECO BUS depositou em nós como parceira para o desenvolvimento estratégico de soluções de e-mobilidade. Estamos ansiosos para aprofundar ainda mais nosso relacionamento enquanto trabalhamos juntos para fornecer soluções de transporte de passageiros mais sustentáveis.”

O IVECO Group N.V. (EXM: IVG) é o lar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e sua missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, uma marca pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de transporte de massa e ônibus premium; IDV, para equipamentos de defesa e proteção civil altamente especializados; ASTRA, líder em veículos pesados de pedreira e construção de grande escala; MAGIRUS, fabricante de veículos e equipamentos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36.000 pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 31 centros de P&D.

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas avançados de mobilidade para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. Sua ampla gama de produtos é voltada principalmente para fabricantes de veículos, provedores de mobilidade e empresas iniciantes nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, proteger o clima e melhorar a mobilidade segura. Juntamente com o setor automotivo – automóveis de passageiros e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas de construção e agrícolas, energia eólica, propulsão marítima, acionamentos ferroviários e sistemas de teste. Com cerca de 168.700 funcionários em todo o mundo, a ZF registrou vendas de € 46,6 bilhões no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção em 31 países.

JAC HUNTER GANHA CINCO ESTRELAS NO TESTE DE SEGURANÇA DO ANCAP

Picape recebeu a nota máxima no crash test do ANCAP

Em pré-lançamento no Brasil e à venda em mercados como a Austrália e África do Sul, a JAC HUNTER HD 4X4 AT recebeu cinco estrelas nos testes de impacto e segurança do ANCAP - Australasian New Assessment Program -, programa que avalia carros novos lançados nos mercados da Austrália e países asiáticos.

A HUNTER foi aprovada em todos os quesitos de proteção. A picape se destacou nas avaliações com boas notas para proteção a adultos (85%), crianças (87%), pedestres (87%) e assistentes de segurança (89%).

Para conseguir as cinco estrelas, o veículo tem que atingir pontuações mínimas de 80% para adultos e crianças, 70% para pedestres e 70% em assistências ativas de segurança.

"A JAC claramente se empenhou para trazer altos níveis de performance em segurança para o mercado da Austrália com a T9 (HUNTER) e deve ser elogiada por alcançar esses fortes resultados com a sua primeira oferta", afirma a CEO do ANCAP, Carla Hoorweg.

JAC Motors Brasil
Grupo SHC

RANDON REÚNE EM ARARAQUARA MAIS DE 200 PROFISSIONAIS EM TREINAMENTO DE VENDAS

Evento renova alinhamento de estratégias comerciais com a rede de distribuição, celebrando os 75 anos da empresa e preparando equipes para os desafios da Fenatran 2024.

Foto: Glauber Cunha/Divulgação Randon

A Randon, maior fabricante de semirreboques da América Latina e figurando entre as maiores do mundo, reuniu em Araraquara, no interior de São Paulo, mais de 200 profissionais de toda sua rede de distribuição para um grande encontro de treinamento de vendas. Conhecido como “Move”, o evento se traduziu em um relevante momento para a renovação e alinhamento de estratégias comerciais. Os participantes puderam se atualizar dos diferenciais dos mais recentes produtos da marca, a linha 75 anos, além da preparação para os desafios de vendas e novidades para a Fenatran 2024 – principal feira do setor.

“Um dos diferenciais da nossa empresa é a Rede de Distribuidores e parceiros espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Nossos clientes identificam com as melhores notas de avaliação, em pesquisas de satisfação, o conhecimento transmitido pelas equipes de vendas sobre produtos, informações técnicas e aconselhamento. Isso é fruto do preparo contínuo que dedicamos a todo time, buscando sempre mais qualidade no atendimento, mais agilidade e mais segurança aos nossos clientes”, salienta o gerente de marketing e gestão de rede, Diego Slongo Andreis.

Em seus 75 anos de atuação, a Randon já entregou mais de 550 mil unidades no Brasil e para mais de 70 países. São produtos projetados e desenvolvidos baseados em pilares como a inovação, a segurança e a qualidade dos implementos, com sustentabilidade e clientes satisfeitos. A Randon conta hoje com uma sólida Rede de Distribuidores estrategicamente localizada em dezenas de pontos do país. Além disso, é o principal exportador brasileiro de implementos rodoviários, com uma rede internacional composta por mais de 190 pontos de distribuição.

Randon
ANK Reputation

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

MARCOPOLO RAIL PARTICIPA DA 15º EDIÇÃO DA INNOTRANS NA ALEMANHA

Marcopolo Rail, unidade de negócios pertencente à Marcopolo S.A. e especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, participa da 15º edição da Innotrans, que será realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, em Berlim, na Alemanha

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário, com o objetivo de buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor, para a melhoria contínua de seus produtos e serviços.

“A cada ano, a Marcopolo Rail amplia a sua atuação nos mercados brasileiro e internacional. Este ano entregamos os primeiros carros para o People Mover do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e vamos fornecer composições para o segmento ferroviário, no Chile. Os recentes investimentos realizados na fábrica de Caxias do Sul nos garantem padrão internacional de qualidade e eficiência para competir globalmente”, destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

A Marcopolo Rail possui em seu portfólio de produtos trens para linhas regionais, intercidades, turísticas. Atuando nestes segmentos com o Prosper Intercity, um produto versátil, desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros, com opção de propulsões DMU (Diesel Multiple Units) e Híbrida. Possui também soluções urbanas, como VLTs de piso alto (Prosper City), piso baixo (Prosper TRAM) e material rodante para People Movers, atuando com produtos de design moderno e projetados para revolucionar o transporte ferroviário urbano de passageiros, com baixos custos de implementação e operação, e muito conforto.

Marcopolo RailAlinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, VLTs, bem como fabricação de material rodante para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

AH, É GUERRA! Por Marli Gonçalves*

A guerra sempre parece estar bem próxima, e não é de hoje. Quer dizer, mais uma, porque elas nunca se encerram. Mas o bafo mais quente se acentua na nossa nuca a cada dia, em guerras particulares, muito além das muitas que estão no tabuleiro, e que parecem apenas esperar sua vez para entrar em cena.

Terror, terrorismo, terroristas, as palavras e seus sentidos estão sempre sendo atualizadas, quem é um, quem é outro, os papeis se alternam de forma exponencial neste século. Esses dias se alteraram de forma mais clara ainda, e também os perigos de morte. Suas formas. Acrescente a balas perdidas, acidentes, estar na hora errada no lugar errado. Já não são mais terroristas suicidas paramentados com bombas em volta do corpo, em suas cinturas, prestes a encontrar virgens prometidas e Allah. São equipamentos digitais envenenados que explodem por ação remota de seus inimigos, aos quais pouco importa quem estará por perto. Uma ordem. Um OK. E o ao redor vai aos ares.

Quanto temíamos o tal botão vermelho, ou telefone vermelho, ou a tal pasta que o presidente mais poderoso do planeta carrega onde quer que vá e daria uma ordem mortal caso sentisse ameaça! Na imaginação, haveria um boom enorme, e uma bomba atômica eclodiria. Na realidade ninguém mais sabe qual exatamente pode ser essa ordem. De qual inteligência poderá vir, se artificial, humana, ou ambas em conluio.

A morte agora é um fantasma, veste outras roupas, usa a tecnologia (mais uma vez) para o mal. Os fantasmas invisíveis se multiplicam, pequeninos, espalhados, e ninguém mais pode garantir onde estão localizados, nem sequer como estão camuflados. Podem estar em letras impressas nas redes. Em ordens vindas dos que se autointitulam líderes, sejam autoridades, poderosos dirigentes de nações, milícias, chefes de organizações criminosas, hackers, disseminadores de mentiras, fabricantes de realidades inexistentes que ampliam em busca de seguidores, nas esquinas. Até nos aplicativos de relacionamento pode ser encontrada sem querer.

A natureza vem se rebelando, e também nos declara guerra, com o ar dos ventos e furacões; o fogo das queimadas; a água das inundações, ou da sua ausência, e ela é vida; a terra que treme, balançando, abrindo brechas, engolindo o que encontrar sobre ela.

É guerra feia. Claro, até porque nenhuma guerra pode ser bonita, e em todas embora apelem que a fazem por justiça, em qualquer dos seus lados serão dizimados inocentes, até porque também a Justiça muda seu sentido como camaleão. Já não se consegue discernir onde está a razão. Seus motivos se embaralham com a parcialidade, seja religiosa, política, busca de mostrar a força que dissemina ditaduras, o controle, o poder financeiro, a imposição do medo. Quem apoia quem, quem se dói se outro é atacado.

Como ficarmos e vivermos tranquilos, mesmo que longe dos bombardeios diários que sabemos ao longe, mas no mesmo planeta? Ou mais perto, sabendo que em um país vizinho são mantidos em cárcere e torturados centenas de pessoas, sob um inquietante silêncio de “democratas”? Que nas casas e em nossas ruas mulheres são perseguidas e mortas por quem alega amar demais, ter posse de suas vidas. Onde não se pode nem atravessar uma rua sem temer encontrar um veículo com um assassino desatinado na direção, com pressa.

Não há mais primavera árabe. Ali para aqueles lados a guerra corre solta, agora. Risca os céus. Explode nas mãos de quem porta equipamentos que podem estar dirigidos à distância. Hoje, amanhã e depois, sabe-se lá até quando. E até se um dia acabará nos envolvendo a todos do planeta dada sua escalada.

Até a mais linda das estações chega transtornada com as emergências climáticas que mudam o roteiro inclusive do nascimento das flores que a caracteriza. Pensamos em energia elétrica, mas de onde a tiraremos e a que preço? Já pensam novamente em mudar nossos horários, uma hora a mais, depois a menos, até o verão que se aproxima com fortes expectativas escaldantes.

Seguimos. É mesmo uma guerra esse dia a dia.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

AUTOPEÇAS DA RANDONCORP ESTREIAM NA IAA TRANSPORTATION, A MAIOR FEIRA GLOBAL DE TRANSPORTE

Foto: Márcio Campos/Divulgação Randoncorp

As empresas da vertical de autopeças da Randoncorp marcam presença na IAA Transportation, considerada uma das maiores feiras de mobilidade do mundo com foco em transporte comercial e logística. Pela primeira vez, a companhia leva ao evento, que inicia nesta terça (17) e segue até 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha, portfólio para a mobilidade das marcas Castertech, Master e Suspensys, com foco na rentabilidade e sustentabilidade. A exposição fica localizada no pavilhão 26, estande A25.

Especializada em soluções de sistemas de rodagem e suportes fundidos e usinados, a Castertech levará novidades em tambores de freio e cubos de roda da linha-conceito N-Series Materials, desenvolvidos com nanotecnologia, que deixa os produtos mais leves, sem comprometer a resistência do material, resultando em menor desgaste e melhor dissipação do calor.

Já a Master, empresa joint-venture da Randoncorp com o grupo Cummins, exibe portfólio de câmaras de freio com tecnologia exclusiva para o mercado. Em destaque, a Câmara VHO, solução com proteção otimizada contra contaminantes externos, design que evita a corrosão da mola de estacionamento e com elevada transmissão de força. Com uma vida útil superior a 700 mil acionamentos no estacionamento e 1 milhão no freio de serviço, as câmaras VHO foram amplamente testadas e aprovadas em diversas aplicações, garantindo a durabilidade.

Como solução-destaque em inovação, está o e-Sys, que conta com sistema de tração auxiliar elétrico pioneiro no mundo. A solução tem um conceito inovador e sustentável, pois conta com um algoritmo inteligente que faz com que o motor passe a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias que alimentarão o motor elétrico. O projeto é conduzido pela Suspensys, empresa do grupo líder em inovação na América Latina e um dos maiores players globais no desenvolvimento de tecnologias para o segmento, que tem ganhado relevância na oferta de tecnologias em eletrificação.

Randoncorp: referência em soluções para a mobilidade sustentável

O e-Sys, com tecnologia disruptiva e inédita no mundo, exemplifica os esforços da Randoncorp em liderar a transição energética do setor de transportes, focando em soluções que reduzam as emissões e sejam benéficas para a saúde e os ecossistemas. A multinacional brasileira é referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade. Com 75 anos de história, alcança presença global e liderança nos setores em que atua, produzindo soluções em equipamentos, sistemas automotivos e serviços para o transporte, apoiados na valorização das pessoas, na geração do lucro com sustentabilidade, na confiança, na inovação e na tecnologia.

“Consideramos nosso dever investir em inovação disruptiva contínua e sustentável, gerando soluções alinhadas aos novos desafios do mercado e necessidades dos consumidores e do planeta. Somos reconhecidos pelo avanço global em tecnologias inovadoras para a mobilidade. Nossa presença na IAA Transportation reforça nosso compromisso de oferecer tecnologias e soluções completas e competitivas para a cadeia de valor, gerando ganhos significativos para o negócio de nossos clientes e para o planeta”, destaca Ricardo Escoboza, COO de Autopeças da Randoncorp.

Randoncorp
ANK Reputation