sábado, 12 de outubro de 2024

IVECO BUS: LÍDER NO CAMINHO DA ESCOLA, MARCA FORNECE 253 ÔNIBUS ESCOLARES AO ESTADO DO CEARÁ.

Fornecimento confirma a eficiência, a confiabilidade e o melhor TCO do portfólio de IVECO BUS, que garante acesso seguro e a permanência de alunos em escolas públicas de todo o país.

A IVECO BUS realizou mais uma entrega significativa de ônibus escolares do programa Caminho da Escola nesta sexta-feira (11), durante solenidade do Ministério da Educação (MEC) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, em Fortaleza, no Ceará. 

Marca líder do programa, a IVECO BUS fornecerá, ao todo, 253 unidades para municípios do estado do Ceará. O fornecimento confirma a eficiência, a confiabilidade e o melhor TCO do portfólio de IVECO BUS, que garante acesso seguro e a permanência de alunos em escolas públicas de todo o país.

e/d: Fernanda Pacobahyba, Presidente do FNDE; Camilo Santana, Ministro da Educação; Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República; Danilo Fetzner, Vice-Presidente da IVECO BUS para a América Latina; e Elmano de Freitas, Governador Ceará

Além do Ceará, a IVECO BUS também atende pedidos expressivos de aquisição de veículos das secretarias de Estado de Educação dos estados da Bahia, Pernambuco e do Mato Grosso.

A entrega em Fortaleza está incluída no Novo PAC e visa beneficiar, especialmente, estudantes do Ensino Fundamental e Médio da zona rural de 113 municípios cearenses. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também serão beneficiados.

Pela primeira vez no Caminho da Escola, a marca oferece o ORE 3 (Ônibus Rural Escolar 3), com 3.500 unidades habilitadas, além de 3.600 unidades ORE 2 (Ônibus Rural Escolar 2). 

“Esta nova entrega no Ceará reforça o nosso protagonismo na renovação de frota do transporte escolar brasileiro, fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas de educação em todo o país”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “O Brasil é referência com o Caminho da Escola. Como parceiros, nos orgulhamos em fazer parte de mais este grande momento, trabalhando junto ao Governo do Ceará para entregar produtos de ponta para os municípios e zonas rurais do estado".

Portfólio robusto, desenvolvido e produzido no Brasil

Confortáveis e espaçosos, os modelos escolares da IVECO BUS combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança. O BUS 15-210 ORE 3 é equipado com motor FPT Industrial de 210 cavalos de potência, com capacidade para 59 alunos + motorista. Já o BUS 10-190 ORE 2 tem motor de 190 cv, com capacidade para 44 alunos + o motorista.

“Produzidos no Brasil, os IVECO BUS para o Caminho da Escola têm a maior potência da categoria, representando uma solução robusta e com excelente relação custo x benefício para a renovação de frota dos municípios brasileiros”, ressalta Débora Rocha, gerente de Vendas de Licitações da IVECO BUS.

Rede preparada, website e atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola tem dois anos de garantia, plano de manutenção incluído com pelo menos duas revisões gratuitas, rede preparada e especializada para atender os clientes do programa em pontos de atendimento em todo o Brasil. 

No website (www.ivecobus.com.br/caminhodaescola), prefeituras e secretarias de todo o país tem acesso à informações detalhadas sobre o portfólio. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

REUNIDAS PAULISTA ANUNCIA A AQUISIÇÃO DE NOVOS ÔNIBUS

Nova frota formada por oito unidades com chassis Scania e carroceria Comil possui avançadas tecnologias do mercado

Foto: Gabriela Zari/Divulgação Scania.

A Reunidas Paulista terá uma frota de oito novos ônibus para seus passageiros a partir deste fim de semana. Eles foram apresentados em um desfile no trajeto entre Paraty e Angra dos Reis, neste sábado (12). A aquisição reforça o compromisso da empresa em transportar seus clientes com máximo conforto e segurança nas linhas rodoviárias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A Reunidas Paulista tem sede administrativa em Araçatuba (SP).

“A missão da empresa é oferecer soluções eficientes na prestação de serviços de transportes de pessoas e cargas, com alto nível de qualidade e máxima segurança. Somos incansáveis em oferecer o melhor para nosso passageiro. Prova disso é que constantemente renovamos e aperfeiçoamos nossos processos e qualificamos nossos colaboradores”, afirma Marcela Constantino, diretora da Reunidas. “Nosso foco são as pessoas e a melhoria na experiência delas em viver os valores Reunidas.”

Todos os ônibus adquiridos já estão dentro da moderna norma Euro 6 e reduzem as emissões de gases poluentes e causam menor impacto para o meio ambiente. “Os modelos Euro 6 são considerados uma evolução tecnológica em benefício ao meio ambiente, uma vez que as emissões são menores e com maior eficiência energética. Além disso, prometem redução no consumo de combustível. São vantagens que superam a economia de diesel. Mas, principalmente, que contribuem para a saúde pública diminuindo a poluição e são um grande passo na direção da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental”, diz Marcela Constantino.

A nova frota da Reunidas é formada por quatro modelos Scania K 370 4x2 e por quatro unidades do K 410 6x2 DD. As oito carrocerias são da Comil. Os quatro K 370 farão a linha de São Paulo a Paraty e Angra dos Reis. Já os de dois andares K 410 seguirão pelo interior de São Paulo e na linha Araçatuba a Rio de Janeiro e na Bauru a Rio de Janeiro.

“A Reunidas Paulista é super tradicional e respeitada no mercado. A Reunidas preza principalmente pela segurança e conforto, valores que alinhados à sustentabilidade também buscamos entregar aos clientes. Trata-se da primeira compra da empresa dos nossos produtos Euro 6, que prometem uma economia de diesel de até 8% sobre a geração anterior e trazem a eficiência energética dos motores XPI. Além disso, foi a venda inaugural dos produtos com o Acelerador Inteligente de fábrica, tecnologia que reduz o consumo de combustível em 3%”, comenta Gustavo Cecchetto, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil. “A preocupação com a segurança se materializa também no PAZ, o Programa Acidente Zero da Reunidas. Em 2024, a Scania recebeu toda a equipe da empresa na fábrica e entregamos essa premiação para os motoristas. Essa valorização da direção defensiva faz toda a diferença nas estradas”, diz.

A Reunidas Paulista tem claro os quatro principais benefícios para os passageiros com sua nova frota de oito ônibus zero km. A modernização do serviço, a sustentabilidade, o aumento da capacidade operacional e a eficiência na prestação dos serviços. A chegada dos novos veículos é um precursor dos investimentos na modernização do serviço que a Reunidas vem fazendo para oferecer uma experiência ímpar aos clientes. Outra boa notícia é a concretização do comprometimento com a sustentabilidade, pois a tecnologia Euro 6 minimiza os impactos ao meio ambiente e possibilita expandir as operações.

Além da frota nova, a Reunidas Paulista oferece um amplo pacote de vantagens para seus passageiros. Há suporte 24 horas e sistema de monitoramento dos ônibus durante as viagens via web (sistema de rastreamento). Por meio desse sistema, a empresa acompanha o itinerário do veículo em tempo real, e a forma de condução dos motoristas. Fator que também colabora para a reciclagem personalizada dos profissionais. Para ampliar o bom desempenho e o apoio a eles há os Programas de Valorização por resultados para motoristas e PAZ (Programa Acidente Zero).

Salas VIP modernas com todo o conforto para o passageiro

No campo virtual, a Reunidas tem presença ativa nas redes sociais em busca do bom relacionamento com os clientes por meio de campanhas assertivas e uma atitude de pronto-atendimento. A Reunidas Paulista conta com salas VIP nos dois pontos de sua maior demanda: na grande São Paulo e em Paraty (RJ). Na sala VIP em São Paulo os clientes podem usufruir de toaletes com área para banho, de toalhas e kit higiene. Para trabalhar, eles podem utilizar o espaço office com Wi-Fi disponível, cafés e snacks.

Cobertura diferenciada em mais de 100 rotas

A Reunidas Paulista atende aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul em mais de 100 rotas. Oferece serviços de transporte de passageiros por vias terrestres em linhas regulares e sob a forma de turismo, fretamento contínuo e eventual. Há também o ramo de transporte de encomendas e cargas, trabalhando com compromisso, qualidade, segurança e sustentabilidade. 

“A Reunidas Paulista espera que a introdução destes oito novos ônibus proporcione melhorias significativas na qualidade do serviço prestado, com ênfase na pontualidade e na satisfação dos passageiros. Além disso, a modernização da frota deve impactar positivamente no desempenho financeiro da empresa, garantindo a continuidade e expansão de suas operações. Estamos comprometidos com a excelência no transporte coletivo e acreditamos que esta nova aquisição será um importante passo na busca por um serviço de qualidade superior e sustentável. O passageiro terá a melhor experiência conosco”, conclui Marcela Constantino.

Scania: chassis com o menor custo total de operação do mercado

Os modelos Scania K 370 4x2 e K 410 6x2 são verdadeiros sucessos no mercado. Nessa compra, eles foram equipados com rodas de alumínio. “A Reunidas comprou o 4x2 com freio Retarder para trazer mais segurança e conforto na direção. O 410 já o traz de série. Ou seja, os veículos ficam muito mais seguros. Vale destacar que estamos fazendo um trabalho a quatro mãos para aprimorar a direção dos motoristas e ampliar a condução segura via conectividade”, complementa Gustavo Cecchetto.

A rota escolhida para a atuação dos produtos, do interior de São Paulo até o litoral sul do Rio de Janeiro (passando por uma boa parte da chamada Costa Verde), precisa de ônibus rodoviários com robustez, superior eficiência energética e máxima economia e disponibilidade. “É o que nossos modelos vão entregar à Reunidas”, afirma Cecchetto.

Ambos são equipados com motores de 13 litros, que proporcionam uma longevidade para a operação. “O modelo de 370 cavalos desenvolve torque de 1.900Nm, mais do que suficiente para essa rota. Já o 410 cavalos, que desenvolve torque de 2.150Nm, é o nosso campeão de vendas. Ele vai trazer um equilíbrio perfeito de motor, consumo, segurança, conforto e disponibilidade na operação DD, pois com os dois andares a carroceria é mais alta e leva mais passageiros”, salienta Cecchetto.

Scania

IVECO ESTÁ DE OLHO NA GRANDE FINAL DA COPA TRUCK 2024

A IVECO está preparada para mais um desafio na etapa de Tarumã, autódromo localizado na cidade de Viamão (RS), marcada pela expectativa de resultados positivos após a recente etapa em Cascavel. Este é um momento crucial para a Copa Truck 2024, já que Tarumã, com sua pista exigente e veloz, pode ser decisivo na definição dos finalistas que lutarão pelo título em Goiânia em dezembro.

Após a boa performance em Cascavel, onde pilotos como Wellington Cirino (#6) e Danilo Dirani (#28) tiveram bons resultados, a IVECO chegou ao Rio Grande do Sul com a confiança renovada. Cirino e Dirani, que competem na categoria Super Truck Pro, possuem um histórico forte no circuito, o que pode ser um diferencial nesta etapa.

"A experiência deles será fundamental para garantir que nossos caminhões se destaquem em Tarumã, aproveitando a robustez e a confiabilidade que a IVECO oferece. Com um conjunto equilibrado e a força dos pilotos, estamos prontos para enfrentar os próximos desafios, mirando resultados que possam garantir um lugar entre os finalistas e manter viva a esperança de conquistar o título na grande decisão em Goiânia", destaca Maurício Corrêa, gerente de Marketing da marca.

Além de Cirino e Dirani, a equipe conta com Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), ambos da Dakar Motorsports, e Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, que disputam a Super Truck Elite. Diogo Moscato, da Scuderia CH, completa o time IVECO.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO fazem parte do time para a temporada 2024 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, o melhor caminhão fabricado pela montadora no Brasil, que estará presente no grid de largada. 

Calendário da Copa Truck 2024 
- 13 de outubro - Tarumã (RS)
- 17 de novembro - Curvelo (MG)
-   8 de dezembro - Goiânia (GO)

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

MINHA PAIXÃO PELO TREM. Por chicolelis*

Foto: Mário Bock

Uma  linda foto do colega Mário Bock  me remeteu às deliciosas viagens de trem que fiz, na infância com meus pais e irmão, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Confesso que me deu uma enorme tristeza ver aquela locomotiva ali, desrespeitosamente  abandonada num canto qualquer desta terra descoberta por Cabral.

O que diz Mário Bock: "Esta foto linda, mas triste, eu fiz em 1974, portanto tem exatos 50 anos. O título que dei à foto foi "fim da linha", essa composição parou e morreu desse jeito na fazenda Ipanema, próximo à Sorocaba, onde serviu à usina siderúrgica que havia lá, por sinal a primeira do Brasil e inaugurada por dom Pedro II. Hoje resta bem conservado o enorme prédio do alto-forno, mas sem nenhum maquinário em seu interior. A velha “Maria Fumaça” fotografada não tem mais, provavelmente foi derretida como ferro velho. Judiação. Interessante é que a locomotiva com os vagões já devia estar parada ali por anos, tempo em que quase tudo desapareceu do cenário, inclusive os trilhos, menos ela que permaneceu prá contar história”.

Mais uma inspiração para essa coluna é que a minha cidade, Santos, tem um coração, o porto. Sendo o maior da América Latina,  é o principal responsável pelas exportações brasileiras e também pela mercadoria que entra em nosso País. E como o santista sabe que este coração continua pulsando forte, dia e noite? Pelo apito do trem da RUMO, empresa de logística que atua em todo o território nacional, quando adentram o nosso porto. Mas o que mais me atrai no apito desse trem é me lembrar das minhas viagens de trem.

Foto: Rumo/Divulgação

Cada viagem, com o trem puxado pelas antigas locomotivas a vapor, popularmente chamadas de “Maria Fumaça” era uma festa, saindo da estação da Luz, em São Paulo, até a Central do Brasil no Rio. Uma viagem feita no chamado “Trem Prata”, que não tem mais (infelizmente) com sua cabine onde havia um beliche, pia e de barulho, só o “toc toc” característico de uma trem. Sem contar, claro, o apito nas passagens de nível e o surgimento de algum obstáculo (em geral animais) na linha. Uma característica do lado de cima do beliche era uma espécie de cinto de segurança, uma cinta bem larga, que descia do teto da cabine, bem no centro do leito.

As viagens direto para Minas, não tinham o “Trem de Prata”, apesar da distância bem maior  (664 km, contra 400 km do Rio). Mas tinha uma curiosidade, a baldeação, quando chegando a Conselheiro Lafayete, todo mundo pegava suas bagagens e mudava de trem. Acontecia em razão da diferença de bitola. A que servia o trem saindo de São Paulo era mais larga que a usada em Minas Gerais. A grande diferença é que, nesta segunda, o trem balançava muito e eu e meu irmão, Luiz Antônio, o “Lubi”, nascido em Ponte Nova (MG), ficávamos brincando, exageradamente, jogando o corpo de um lado pro outro. Até vir a bronca da mãe ou do pai.

Homens encapotados

Uma coisa que sempre me intrigou nas viagens de trem para Minas, eram aqueles homens usando umas capas muito compridas, quase arrastando no chão, chapéus e óculos, semelhantes àqueles usados por motociclistas antigamente. Um dia perguntei ao meu pai, o porquê  daquele modo estranho de se vestir.

- Sabe, Francisco (nunca esqueço a resposta, do meu pai) é que essas pessoas têm medo da fuligem (teve que explicar o que era fuligem) que entra nos vagões, vinda lá da máquina, pois às vezes a janela do trem está aberta e é perigoso para queimar a roupa ou até ferir os olhos. Por isso eu sempre escolho bancos de costas para o sentido da estrada, para que isso não nos queime.

Eu vi muita fuligem entrando pela janela e atingindo pessoas dentro do trem. Uma vez o vestido de uma moça quase pegou fogo e foi a maior gritaria dentro do vagão. Ai, todo mundo fechou as janelas, não apenas os vidros, mas também as venezianas (lembra  do que se trata?) e viajamos com muito calor. Mas era divertido viajar de trem, mesmo no trecho mineiro que, balançando muito, nos obrigava a andar sempre segurando no apoio dos bancos, para ir ao banheiro ou ao restaurante.

Trem Belo Horizonte - Vitória. Foto: montesclarosecoturismo.com.br.

Mas falando mais de trem, uma viagem que ainda pretendo fazer é aquela  entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). A estrada de ferro foi construída em 1904 e assumida pela Vale do Rio Doce em 1997. Transporta carga e passageiros, sendo que esses últimos viajam em vagões fabricados na Romênia em 2013. O trecho tem 664 km que é percorrido a uma velocidades entre 60 e 67 km/h (o trem bala no Japão, corre a 360 km; na China, 350 km/h e o TGV, na França, 320 km/h), em cerca de 13 horas, passando por 30 estações, entre elas Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade e onde foi reeleito prefeito o Marco Antônio Lage, ex-diretor de Comunicação da Fiat. 

Quem nunca viajou de trem, precisa fazê-lo, seja em pequenos passeios que existem em várias regiões, ou em viagens longas como a de 900 km entre São Luiz, no Maranhão, e Parauapebas, no Pará. Tudo em 16 horas, passando por 27 municípios e parando em 10 estações. Boa viagem!


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

TUDO VIROU UMA IMENSA BRINCADEIRA? Por Marli Gonçalves*

Vamos falar um pouco mais sério: tudo virou brincadeira? Tenho percebido uma tendência à uma quase infantilização de temas importantes, debates, ações. Como se para fugir de responsabilidade, solução ou participação, seja melhor achincalhar bobamente na vida e em redes sociais com tiradas sem noção.

Um TikTok gigantesco parece ser o mais novo sonho de consumo, até mesmo de quem não conhece a rede das dancinhas, e porque envolve o público de todas as idades. Mas aproveitando os festejos às crianças, dia, mês, aproveito para dar uma beliscada, lembrando que elas ainda podem brincar. Nós, não, e tem muitos levando a vida assim, na flauta.

Um exemplo: a abstenção pavorosa na eleições, a falta de comprometimento diante das urnas, a brincadeira de achar que um fanfarrão poderia governar uma das maiores cidades do mundo. Andei perguntando por aí – não qual foi o voto, que essa é informação absolutamente individual e secreta. Mas perguntando como foi, se foi, se pegou fila, essas coisas. Foi assim que fiquei chocada ao encontrar mais quem simplesmente não foi votar. Abstenção como forma de protesto, o que seria razoável? Não. Ouvi: “preguiça”, “fiquei dormindo”, “que coisa chata”, “era longe o local” (mas nunca pensou em mudar), “tinha de subir o morro”, “fiquei esperando minha mãe e ela só chegou à noite”. Ouvi isso junto de gargalhadas, inclusive tirando uma até dos resultados. Esses são os cidadãos que estamos criando. Nada importa. Seja o que Deus quiser.

E o pior é que todas essas respostas vieram com um “tudo bem” e pessoas que nem estão aí para nenhuma justificativa, inclusive oficial. Como se fosse nada. Também, uma multa de pouco mais de 3 reais não parece assustar muito, e ninguém acha que um dia pode precisar daquele canhotinho, de estar em dia. O futuro está lá longe, assim como para as crianças.

Não sou a favor de que a eleição seja obrigatória, mas é. Esse é o jogo. Óbvio: não estou falando de quem já é isento, ou para quem não é obrigatório, entre 16 e 18 anos, ou a partir dos 70, embora tenha visto muitas pessoas quase se arrastando para ir às urnas, ou ainda sobre quem estava viajando. Uso o exemplo eleições por ser o mais fresco, recente. Mas isso tem se repetido em muitos outros momentos.

Enquanto exaustivas análises essa semana ficaram nesta de direita, centro, esquerda, quem apoiou quem, e se isso influenciou, minha observação é sobre a falta de compromisso social, com a sociedade, os seres cada dia mais alheios, e o que certamente explica muitos outros comportamentos, inclusive a violência. O negacionismo geral. A boiada. O surgimento de tranqueiras. Nada importa. Tudo vira folclore. Dá clique nas redes. É piada, ou engraçado. Influenciadores de qualquer coisa, seguidos, numa distopia tipo “Ensaio sobre a Cegueira”, filme de Fernando Meirelles, de 2008. E, em profusão, um assunto enterra o outro continuamente.

Soltos assim esses comportamentos já mudam o rumo de nossas histórias, de todos nós. Precisa lembrar que ser contra o sistema é outra coisa, bem diferente, mais sólida. Estratégica e intencional. Com objetivo.

Não é brinquedo não. Ninguém vai querer brincar de esconde-esconde depois, como tantos já tivemos que fazer durante anos terríveis, para fugir do pega-pega da repressão.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


sexta-feira, 11 de outubro de 2024

CARRO ELÉTRICO: COM 58 ELETROPOSTOS DE CARGA RÁPIDA DA VOLVO CAR BRASIL NAS ESTRADAS, JÁ É POSSÍVEL IR DE PELOTAS (RS) ATÉ ILHÉUS (BA).

Reafirmando seu compromisso com a eletrificação e os consumidores de carros elétricos, a Volvo Car Brasil anuncia que já é possível sair do Rio Grande do Sul e ir até o sul da Bahia em rota interligada pelos eletropostos de carga rápida da montadora. Os cerca de 20 mil usuários do app Volvo Car Eletropostos que forem percorrer 3.094 km da rota que interliga as regiões Sul e Nordeste utilizando o aplicativo, passarão por locais como São José (SC), Balneário Camboriú (SC), Cajati (SP), Ubatuba (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), São Matheus (ES), até chegar ao destino final em Ilhéus (BA).

Outra marca importante, é a presença do primeiro eletroposto instalado na região Norte, em Presidente Figueiredo (AM). Com isso, o projeto de eletrificação da Volvo Car Brasil está presente, agora, nas cinco regiões do país, totalizando 58 eletropostos.

Além dos pontos nas estradas, toda a rede de concessionários também está à disposição com equipamentos de carga rápida, para facilitar e viabilizar novas rotas, de forma complementar aos eletropostos. Além dos pontos de estrada os clientes Volvo também podem utilizar a rede de concessionários com carregadores de carga rápida.

Dos 101 eletropostos que a Volvo Car Brasil irá instalar nas rodovias, 58 já estão à disposição da frota de mais de 150 mil carros “recarregáveis” (totalmente elétricos e Híbridos Plug-In) que rodam atualmente no país – conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Assim, a marca sueca expande ainda mais a cobertura viária, para interligar o país por inteiro. A Volvo Car Brasil tem uma estratégia muito bem desenhada com parceiros e concessionários, mapeando as rotas mais utilizadas por seus clientes e pontos que ligam as mais diversas regiões.

“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Os emplacamentos de veículos eletrificados no Brasil têm aumentado a cada dia e o nosso objetivo é oferecer um futuro melhor para a mobilidade elétrica no país e para o mercado consumidor que já acredita e utiliza esta tecnologia. Temos trabalhado continuamente para que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais", afirma Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil.

Atualmente, todos os pontos de carga rápida da Volvo possuem também um ponto de carga de conveniência, realizada por meio de um Wallbox, com capacidade de carga de até 22 kWh. Desde a primeira instalação, em maio de 2022, até o dia 30 de Setembro deste ano, os eletropostos rápidos da Volvo já realizaram 51.712 recargas em todo o país, totalizando um consumo de 1.292.464 kWh.

“Conectar o Brasil da Região Sul à Região Nordeste é motivo de muito orgulho. São mais de 21.722 km ligados para que clientes de veículos elétricos possam fazer viagens. Além de possibilitar rotas pelo litoral do país, também estamos focados no interior dos estados. Também é um momento especial por ter o primeiro eletroposto instalado na região Norte, completando as cinco regiões do país”, comemora Guilherme Galhardo, Head de Eletrificação e Diretor de Digital da Volvo Car Brasil, que completa.

“Ao final do projeto, teremos um investimento total de cerca de R$70 milhões na economia brasileira e entendemos que também colaboramos com um futuro melhor e mais sustentável para todos. Mas ainda temos muito trabalho pela frente", comenta Galhardo.

Serviço

● Para clientes Volvo: recarga gratuita

● Para o público geral: R$ 4,00 (valor kWh)

● Taxa de conectividade: R$ 2,50 (cobrança única quando inicia a recarga, exceto para clientes Volvo)

● Taxa de ociosidade: R$ 5,00/minuto (Esta taxa será aplicada tanto aos carregadores de carga rápida (DCs) como aos de carga padrão (ACs), que estejam instalados nos mesmos locais, e incidirá a partir do 16º minuto a contar da conclusão da recarga).

ENDEREÇOS DOS CARREGADORES QUE FAZEM PARTE DA ROTA SUL A NORDESDE

PELOTAS (RS): Posto Buffon B91 – Rod. BR 392, Km 64 - Padre Reus, 96050-500

PORTO ALEGRE (RS): Concessionária Volvo IESA - Av. Érico Veríssimo, 1600 - Azenha, Porto Alegre - RS, 90160-180

SÃO JOSÉ (SC): Posto Galo - Rua Gerôncio Thives, 1099 - Barreiros

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC): Km 138 N 138, BR-101 - Nova Esperança, 88336-200 – American Oil

CURITIBA (PR): Concessionária Volvo Open Point - Rua Jerônimo Durski, 925 - Campina do Siqueira, Curitiba - PR, 80730-290

CAJATI (SP): Rod. Régis Bittencourt, Km 500 - Sentido Sul, 11950-000 – Posto Ongarato

RIVIERA DE SÃO LOURENÇO (SP): Supermercado Pão de Açúcar - Av. Marginal, 2717 - Riviera de São Lourenço, Bertioga - SP, 11250-000

UBATUBA (SP): Supermercado Pão de Açúcar - Rua Guarani, 374 - Centro, Ubatuba - SP, 11680-000

ANGRA DOS REIS (RJ): Posto Vale do Café - Rua Itatiaia, S/N, Japuiba

RIO BONITO (RJ): Posto Kid Dolar - BR-101, 237 - Boqueirão, Silva Jardim - RJ, 28820-000

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) - Shopping Guarus - Av. Sen. José Carlos Pereira Pinto, 442/590 - Parque Calabouco

VITÓRIA (ES): Concessionária Volvo Vitória - Av. Fernando Ferrari, 460 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29060-220

SÃO MATEUS (ES): Posto Rio Negro - Rod Governador Mário Covas, 493

EUNÁPOLIS (BA): Novo Posto Verão - Av. Antônio Carlos Magalhães, 1978 - Encanto Das Aguas, Eunápolis - BA

ENDEREÇOS DE TODOS OS 58 ELETROPOSTOS VOLVO EM FUNCIONAMENTO

SUL

ITAJAÍ (SC): R. José Testoni, 1 - Dom Bosco, 88307-098 – Posto Universitário Rede Galo

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC): Km 138 N 138, BR-101 - Nova Esperança, 88336-200 – American Oil

SÃO JOSÉ (SC): R. Gerôncio Thives, 1099 - Barreiros – Posto Galo

IMBAÚ (PR): BR 376, Km 394 Rua Charqueada, 84250-000 – Lanchonete Soledad 2

CORBÉLIA (PR): Trevo Principal de – Centro (-24.79270653, -53.28881830) – Hotel Peroza

PELOTAS (RS): Posto Buffon B91 – Rod. BR 392, Km 64 - Padre Reus, 96050-500

LAGES (SC): Av. Luiz de Camões, 2647 - Maria Luíza, 88519-000 – American Oil

MARINGÁ (PR): Posto Piloto - R. Estados Unidos, 555 - Jardim America, Maringá - PR, 87045-091

SUDESTE

ANDRADINA (SP): R. Gabriel Teixeira de Barros, 991 - Parque São Gabriel, 16901-227 – Savana Parque Hotel

ANGRA DOS REIS (RJ): Rua Itatiaia, S/N, Japuiba, -22.969441394958114, -44.298774209501 – Posto Vale do Café

AVARÉ (SP): Rod. Pres. Castello Branco, km 247, 18705-050 – Posto Bizungão

BARRA MANSA (RJ): Rod. Pres. Dutra, Km 275 - 27338-000 – Posto Metano

BOTUCATU (SP): R. Emílio Cani, 981 - Vila Santa Therezinha De Menino Jesus, 18606-730 – Posto Orbi

CAJATI (SP): Rod. Régis Bittencourt, Km 500 - Sentido Sul, 11950-000 – Posto Ongarato

CAMPOS ALTOS (MG): BR-262, km 598 - Zona Rural – Posto HG

CAPITÓLIO (MG): Estrada Vicente Conegas, SN – Morro Preto – Hotel Quinta dos Cabeças

GUARAREMA (SP): Av. Gen. Porfírio da Paz, 176, 08900-000 – Paradouro Batistella

LIMEIRA (SP): SP-330, km 137, via Mário Peixoto de Oliveira, s/n - Distrito Industrial Anhangüera 13487-530 – Rancho Mineiro

PARACATU (MG): Rodovia BR 040, KM 40,6- Amoreiras II, 38600-000 – Posto Paracatu

PERDÕES (MG): BR-381, km 677, 37260-000 – Posto Crossville

PORTO FERREIRA (SP): Av. João Martins Da Silveira Sobrinho, 2101, 13660-000 – Posto 6

RIVIERA DE SÃO LOURENÇO (SP): Av. Marginal, 2717 - Riviera de São Lourenço, Bertioga - SP, 11250-000 - (-23.789724318149155, -46.03198438690738)

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ (MG):  Rod. Fernão Dias, Km 790 - S/N - Zona Rural, São Gonçalo do Sapucaí - MG, 37490-000 (-21.94508808340264, -45.619955063434716)

SÃO SEBASTIÃO (SP):  Rod. Dr. Manoel Hipólito Do Rêgo, 2501 - Praia Do Arrastão, 11605-136 – Auto Posto Igararece

TRÊS MARIAS (MG): Rod. BR 040, Km 281, S/N, 39205-000 – Posto Mar Doce

UBATUBA (SP): Rua Guarani, 374 - Centro, Ubatuba - SP, 11680-000 – GPA Ubatuba

RIO BONITO (RJ): Posto Kid Dolar - BR-101, 237 - Boqueirão, Silva Jardim - RJ, 28820-000

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) - Shopping Guarus - Av. Sen. José Carlos Pereira Pinto, 442/590 - Parque Calabouco

MARÍLIA (SP): Rod. SP Km 322 - zona Rural,17500-002  – Auto Posto Gigantão

SÃO MATEUS (ES): Rod Governador Mário Covas, 493 – Seac, -18.746152875817213, -39.86062066473389 – Posto Rio Negro BR Petrobrás Grupo Nazarão

PRESIDENTE PRUDENTE (SP): Av. Manoel Goulart, 2400 - Jardim das Rosas, 19060-000  – Prudenshopping

SÃO CARLOS (SP): Rod. Washington Luís, km 222 - Zona Rural, São Carlos - SP, 13560-970 (-22.09343228745159, -47.8313130677845) – Castelo Plaza

PENÁPOLIS (SP): Rod. Srg. Luciano Arnaldo Covolan, s/n - Parque Industrial, Penápolis - SP, 16300-000 - Penápolis Garden Shopping

PETRÓPOLIS (RJ): Rod. BR 040, km 62  - Itaipava, Petrópolis - RJ, 25740-320 - Villa Itaipava Resort 

CENTRO-OESTE

ITUMBIARA (GO): Avenida Beira Rio, 1100 - B. Nova Aurora - 75522-330 – Hotel Beira Rio

NOVA MOTUM (MT): BR-163, Km 582, 78450-000 – Posto Águia Branca

PRIMAVERA DO LESTE (MT): BR-070 - Parque Industrial, 78850-000 – Posto Alvorada

RONDONÓPOLIS (MT): BR-364, Km 211 Zona Rural, 78700-000 – Restaurante Sinuelo

SINOP (MT): Rodovia BR 163, km 844 - zona rural, 78551-970 – Posto Trevão

ANÁPOLIS (GO): Fazenda Barreiro do Meio 2 - Rodovia, BR-153, 3661, 75132-400 (-16.3810589,-48.9513697) – Hotel Denali

SIMOLÂNDIA (GO): BR-020 - Zona Rural,73930-000  – Auto Posto DDD

CATALÃO (GO): R. Guimarães Rosa, 85 Bairro Bolanger, Catalão - GO, 75710-710 - Go in Catalão

NORDESTE

AÇU (RN): Rodovia, BR-304 KM 110,2, 59650-000 – Posto Florestal

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO (SE): Av. Ananias Fernandes dos Santos, 12 - Centro, 49820-000 – Posto Canindé

MATA DE SÃO JOÃO (BA): BA-099, Km 74 - s/n - Linha Verde, 48282-970, 44054-128 – Sauipe Premium

SALGUEIRO (PE): Av. Cel.  Veremundo Soares, 551 - N.S. Aparecida, 56000-000 – Salgueiro Plaza Hotel

SOUSA (PB): Av. Gastão Medeiros Forte, 5857 - Jardim Sorrilandia, Sousa - PB (-6.778226624030077, -38.2401229512412) – Posto Chabocão

ALAGOINHAS (BA): Rod. Governador Mário Covas (-12.1667799,-38.4226074) – Posto 2A.

EUNÁPOLIS (BA): Av. Antônio Carlos Magalhães, 1978 - Encanto Das Aguas, Eunápolis - BA, 45825-000 (-16.3724185852219, -39.56257814204475) – Novo Posto Verão

IBOTIRAMA (BA): Rodovia BR-242 Km 468, s/n, 47520-000 – Hotel Serra do Rio

SEABRA (BA): Rodovia BR-242 Km 400 – Laranjeiras, 46900-000 – Auto Posto DDD 242

CANUDOS (BA): Rodovia BR-116 Km 119, -9.969847534723232, -39.162387689062115 – Posto Real

EUCLIDES DA CUNHA (BA): BR-116, km 215, s/n ÁREA URBANA, 48500-000 – Posto Ralene

CARUARU (PE): BR-104 km 68,8, 55034-630 – Posto Ceaka

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS (AL): Sítio Escorrega Rodovia BR 101, km 159, 57250-000 – Engenho Caraçuípe

ITABERABA (BA): Rodovia BR 242, Km 88, s/n Sede, Itaberaba - BA, 46880-000 - Posto Santa Helena

CAMPINA GRANDE (PB): R. José Bernardino - Vila Cabral, Campina Grande - PB, 58408-027 - Complexo Heron Marinho.

NORTE

PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM): Posto Bemol - Rodovia BR-174, 886 - Centro, Pres. Figueiredo - AM, 69735-000

Volvo Car Brasil 

A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O EX30, novo SUV elétrico compacto que é o modelo mais acessível da marca sueca atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa, no mercado brasileiro, em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.

O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil 
Inside Out PR

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

VOLVO FIGURA, MAIS UMA VEZ, NO RANKING GPTW DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR NO BRASIL.

A edição 2024 da pesquisa Great Place to Work (GPTW) destaca as 175 melhores organizações do Brasil, a partir da opinião de seus próprios funcionários. O certame avalia clima organizacional, práticas de gestão de pessoas e define o índice de confiança dos colaboradores em cada uma das empresas participantes. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (9), em evento em São Paulo. 

O ranking brasileiro é uma iniciativa da consultoria global Great Place to Work, em parceria com a revista Época Negócios e o jornal Valor Econômico. Dividindo empresas por porte e setor, a classificação é definida a partir da avaliação de critérios como desenvolvimento, liderança, comunicação, reconhecimento e benefícios, dentre outros.

Representantes da Volvo receberam a placa GPTW 2024

“A Volvo tem uma estratégia de sustentabilidade baseada nos pilares ‘Clima’, ‘Recursos’ e ‘Pessoas’. Esse novo reconhecimento mostra que mantemos alto engajamento dos nossos colaboradores, os quais chamamos internamente de ‘Gente Volvo’, com os nossos propósitos, cultura e valores organizacionais”, assegura Alejandra Vago, vice-presidente de Pessoas e Cultura da Volvo na América Latina.

Ambiente colaborativo e saudável

A Volvo teve excelente desempenho em todas as dimensões avaliadas na pesquisa Great Place to Work 2024. O item Orgulho teve a nota mais alta, com 98 pontos. Mas as notas de todos os subgrupos foram similares, com poucas variações, demonstrando que a organização é consistente em suas práticas corporativas. O ranking reflete o forte indicativo de que a Volvo oferece um ambiente de trabalho equilibrado e inclusivo, reconhecido por colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos.

As práticas relacionadas aos pilares Talento, Diversidade, Bem-estar e Ambiente de Trabalho (TDBA) foram identificadas como uma fortaleza da Volvo, reforçando ainda mais a percepção de um ambiente colaborativo, saudável e de grande respeito à diversidade. 

“Estamos muito orgulhosos da nossa posição nesse novo reconhecimento nacional. Nossos colaboradores aprovam e valorizam as práticas de gestão de pessoas que adotamos para manter uma cultura colaborativa e duradoura, em que todos se desenvolvem e se engajam ", afirma Alejandra Vago.

Constância

Além de mais uma vez figurar entre empresas de todos os setores, a Volvo segue como uma das melhores do segmento automotivo brasileiro. Em quase 20 anos, a marca recebeu esse mesmo reconhecimento diversas vezes, tanto na pesquisa GPTW como em outras importantes avaliações do gênero.

Em 2023, outras duas empresas do grupo receberam certificação GPTW: a Volvo Financial Services, divisão que atua em financiamentos, seguros, consórcio e locação de caminhões; e a Dipesul, concessionária Volvo no Rio Grande do Sul.

Great Place to Work

Presente em 98 países, o GPTW é uma referência global em estudos sobre ambientes de trabalho. A organização realiza uma análise criteriosa baseada na percepção dos próprios funcionários, avaliando aspectos como confiança, respeito e satisfação no ambiente corporativo. Para que uma empresa seja bem classificada, é necessário que uma amostra mínima de colaboradores responda à pesquisa e que pelo menos sete em cada dez funcionários avaliem a empresa de maneira positiva.

>> Clique aqui e conheça o ranking GTPW 2024

Grupo Volvo América Latina

VOLKSWAGEN CONQUISTA O CERTIFICADO GREAT PLACE TO WORK PELO 3º ANO

Volkswagen do Brasil se mantém como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa de cultura e engajamento GPTW (Great Place To Work), respondida voluntariamente pelos colaboradores.

A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work (GPTW) pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. Essa importante certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.

A avaliação Great Place To Work (GPTW) conta com 63 perguntas divididas em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os colaboradores respondem voluntariamente ao questionário. Na pesquisa deste ano, a Volkswagen do Brasil teve entre os destaques o aumento de 18 pontos percentuais no número de colaboradores participantes, ficando bem acima da média das empresas com o mesmo porte. O orgulho de contar a outras pessoas que trabalha na Volkswagen permanece como o pilar mais forte da pesquisa.

“Na Volkswagen do Brasil, temos as pessoas como prioridade e é gratificante esse retorno positivo dos nossos colaboradores. A conquista da certificação Great Place To Work pelo terceiro ano consecutivo nos enche de orgulho e o aumento significativo de participantes, bem acima da média de empresas de mesmo porte, demonstra evolução constante. As nossas pessoas acreditam na pesquisa de clima, reconhecem que ações são realizadas e querem colocar sua voz para contribuir com a transformação cultural da Nossa VW rumo a uma empresa cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas”, afirma o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

Volkswagen conquista o selo Great People Mental Health

A pesquisa Great Place To Work (GPTW) conta com uma parceria com o Great People Mental Health, que usa metodologia baseada em neurolinguagem, com ferramentas de IA (Inteligência Artificial), para avaliar o índice de bem-estar dos colaboradores. A análise é feita com base nos dados qualitativos da pesquisa aplicada, focando na forma como os colaboradores responderam às questões abertas (dissertativas).

A Volkswagen do Brasil conquistou o selo Great People Mental Health, com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação da empresa nessa avaliação de bem-estar.

Volkswagen integra Censo de Diversidade & Inclusão à pesquisa GPTW

Outra novidade deste ano na pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil foi o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa contou com perguntas adicionais para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear as principais demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos.

Este é o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW. Em relação ao seu primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.

“Evoluir constantemente como uma empregadora de excelência é um compromisso da Volkswagen do Brasil. Atuamos diariamente na construção de um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo e a conquista da certificação Great Place To Work (GPTW) pelo terceiro ano consecutivo revela que estamos no caminho certo. O selo Great People Mental Health, conquistado logo na primeira vez em que participamos dessa certificação, destaca o índice de bem-estar positivo dos nossos colaboradores e é motivo de grande satisfação para todos nós. E a inclusão do Censo de Diversidade Great People Diversity, neste ano, tornou os resultados da pesquisa ainda mais significativos, permitindo o cruzamento de dados com foco em planos de ações robustos e na evolução contínua”, diz Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Volkswagen é Top Employer pelo 6º ano consecutivo

A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2024 a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.

Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil alcançou a excelente nota de 90,2% nas melhores práticas de Recursos Humanos avaliadas pela pesquisa, bem acima da média considerada benchmark (82%). Desde 2019, quando conquistou o Top Employer pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil registrou crescimento de 19,2 pontos percentuais no resultado da pesquisa.

No Brasil, a Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.

Volkswagen é Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora” pelo 3º ano consecutivo

Em 2024, a Volkswagen do Brasil integrou novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores empregadoras no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integrou esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

O estudo Randstad Employer Brand Research é realizado globalmente pela Randstad há mais de 20 anos em 32 países. Desde 2019 ele é feito no Brasil, abordando os principais atributos de uma marca empregadora na visão dos talentos, a percepção do público sobre os principais empregadores do mercado e o reflexo de sua atratividade para os colaboradores.

Na edição 2024, foram entrevistados mais de 4.500 brasileiros e as 150 maiores empregadoras do País foram avaliadas. Há destaque para dois novos pilares que impactam o cotidiano dos talentos: inteligência artificial e equidade no trabalho. Para os talentos, os fatores mais importantes na escolha de um empregador são progressão na carreira, salários e benefícios atrativos, ambiente de trabalho agradável, equidade e gestão sólida.

Volkswagen está entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’

A Volkswagen do Brasil também conquistou neste ano a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.

Com uma política de Diversidade & Inclusão robusta, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota 100, logo na primeira vez em que participou da pesquisa, em 2024.

O estudo avalia a equidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil, além de práticas e políticas corporativas em apoio à comunidade LGBTQIA+ e na erradicação da LGBTfobia. Em sua 3ª edição, a pesquisa certificou 79 empresas no Brasil neste ano, um aumento de 39% nas organizações certificadas em relação a 2023. Neste ano, foram 124 empresas participantes, 36% a mais do que na edição anterior.

Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.

A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano passado, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.

Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares LGBTQIAP+, gênero, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).

Saúde e bem-estar

A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Wellhub (Gympass) e o Zenklub. A VW também conta com áreas de convivência nas fábricas, academia ao ar livre, entre outras ações.

Volkswagen do Brasil

NISSAN FOCA EM INICIATIVAS PARA CUIDAR DA SAÚDE EMOCIONAL DE SEUS COLABORADORES

No Dia Mundial da Saúde Mental, fabricante japonesa reafirma seu compromisso com um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.

A Nissan tem como compromisso a criação de um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Certificada pelo Great Place to Work nos últimos três anos no Brasil, a fabricante japonesa de automóveis destaca seus valores corporativos e iniciativas para a promoção da saúde emocional de seus colaboradores.

Por meio do Nissan Way, sua cultura organizacional, a companhia promove internamente valores como respeito mútuo, colaboração e garantia do desenvolvimento integral. Esses princípios contribuem para a construção de um ambiente de trabalho que valoriza tanto o crescimento profissional quanto o bem-estar pessoal.

“Aqui na Nissan temos um compromisso com o bem-estar integral de nossos colaboradores, tendo a saúde emocional como um valor fundamental. Desta maneira, buscamos oferecer, além dos valores intrínsecos à nossa cultura, iniciativas que promovam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado”, explica Wagner Corrêa, gerente sênior de Recursos Humanos da Nissan do Brasil.

Dentre as iniciativas e ferramentas da Nissan no Brasil, destacam-se:

Liderança consciente – novo programa global Nissan Leadership Way tem como pilar o conceito de que o cérebro e o coração são elementos indivisíveis para quem desempenha uma função de liderança. Muitos estudos têm concluído que liderar com compaixão pode estar associado a um menor esgotamento emocional dos colaboradores. No Brasil, a Nissan realiza ainda “trilhas de saúde emocional”, encontros presenciais com as lideranças e especialistas externos para debater o tema sob o viés da liderança.  

Programa Way of Working (WOW) - apresentado no final de 2020, a Nissan se tornou a primeira fabricante na América do Sul a oferecer até 80% de trabalho remoto como padrão para 100% dos colaboradores das áreas administrativas, que se mantém em vigor permitindo que os talentos da Nissan tenham grande autonomia e flexibilidade.

Plataforma de Saúde Emocional OrienteMe - plataforma disponível a colaboradores e dependentes para diagnóstico sobre saúde emocional e, a partir do resultado, acompanhamento semanal com psicólogo conveniado, entre outros serviços como meditação.

Equipe Multidisciplinar de Saúde Nissan – Equipe formada por médicos, assistente social, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos para proporcionar aos colaboradores suporte à saúde, promovendo o bem-estar físico, mental e social e melhorias contínuas na qualidade de vida. Disponível presencialmente aos funcionários do Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) e de maneira remota nas demais localidades.

Wellhub – plataforma disponível para colaboradores e dependentes que os conecta à parceiros para atividades físicas (academias, estúdios, personal trainers), terapia, nutrição e qualidade do sono.

Nissan do Brasil

IVECO BUS ANUNCIA GRANDES INVESTIMENTOS INDUSTRIAIS EM ANNONAY PARA ATENDER À DEMANDA POR ÔNIBUS ELÉTRICOS E BATERIAS ELÉTRICAS

Durante mesa-redonda sobre o tema "A estratégia industrial da Europa: a mobilidade é uma oportunidade para reindustrializar a Europa?", realizada na EuMo Expo em Estrasburgo, França, Domenico Nucera, presidente da IVECO BUS e presidente da divisão de Ônibus da European Automobile Manufacturers' Association (ACEA), destacou os principais desafios que todas as partes interessadas no setor de ônibus devem enfrentar para apoiar a aceleração da transição para veículos com zero emissões e cumprir os ambiciosos regulamentos europeus.

Até 2030, 90% dos novos ônibus urbanos deverão ter zero emissões, um desafio que exige investimentos industriais significativos para os fabricantes que pretendem manter a produção europeia competitiva de veículos com zero emissões.

Para isso, a IVECO BUS decidiu eletrificar este ano a sua histórica fábrica francesa em Annonay, a fim de integrar a produção dos modelos elétricos HEULIEZ GX ELEC e IVECO E-WAY nas suas linhas de montagem, que até agora só eram geridas pela unidade de Rorthais, também localizada na França. As linhas também receberão a produção dos novos modelos E-WAY-H2 de células de combustível. Além disso, uma unidade dedicada à montagem de baterias elétricas de última geração também será introduzida no local, permitindo que a IVECO BUS controle toda a sua cadeia de valor para melhor atender seus clientes franceses e europeus. O fabricante estará melhor posicionado do que nunca para enfrentar os desafios da transição energética necessária.

"Manter a produção competitiva na Europa é um desafio, mas também uma oportunidade de reindustrialização", diz Domenico Nucera. "Estamos enfrentando o desafio da transição energética investindo maciçamente em nossas habilidades na França, bem como na Itália e na República Tcheca."

A fabricante também anunciou um plano de investimento maciço de 600 milhões de euros nos próximos anos. A maioria será dedicada ao desenvolvimento de uma nova plataforma de veículos de zero emissão para os segmentos urbano e interurbano na Europa, capitalizando as fábricas existentes e o centro de P&D na França.

Embora os esforços dos fabricantes sejam essenciais, o sucesso dessa revolução industrial exigirá a mobilização de todas as partes interessadas. O apoio financeiro dos Estados e da União Europeia será crucial para esta transformação, juntamente com uma cooperação reforçada com os operadores de transportes públicos.

"Se todos nós, como partes interessadas, trabalharmos juntos de forma eficaz, podemos enfrentar com sucesso esses desafios e aproveitar ao máximo as oportunidades que eles apresentam para a reindustrialização da Europa", conclui Domenico Nucera.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado