quinta-feira, 31 de outubro de 2024

IVECO INAUGURA NOVA CONCESSIONÁRIA TORINO EM RONDONÓPOLIS (MT)

A IVECO deu mais um passo importante para reforçar o atendimento de vendas e pós-venda ao inaugurar a nova Concessionária Torino IVECO, que substitui a antiga unidade na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso. 

A mudança faz parte do plano da marca para ampliar a capilaridade e a modernização da rede de atendimento ao cliente no Brasil. O evento de inauguração contou com a presença de executivos da IVECO, incluindo Márcio Querichelli, presidente da marca para a América Latina, e os diretores Carlos Fraga (Marketing), Bernardo Brandão (Serviços) e Marco Pacheco (Comercial), além dos empresários Artur Fittipaldi, Renata Cortese e Júlio Marcantônio, da Torino.

e/d: Júlio Marcantônio, Marcio Querichelli, Renata Cortese e Arthur Fittipaldi.

A nova localização foi escolhida por sua relevância na região do agronegócio brasileiro, setor que impulsiona o segmento de transportes no país. A IVECO oferece diferentes soluções para atender a todas as necessidades do agronegócio, desde a linha Daily – utilizada para transporte entre Ceasas e supermercados – até a linha Tector, ideal para trajetos intermunicipais de produtos agrícolas, e a linha S-Way, caminhão pesado especializado no transporte do campo para a cidade.

“A IVECO entende a importância do agronegócio, um dos motores da economia brasileira. Essa inauguração atende ao crescimento de 35% da demanda por veículos na região no período entre 2021 e 2024. Essa inauguração em Rondonópolis, que substitui a antiga concessionária, reforça a posição da IVECO dentro do segmento e demonstra mais uma vez nosso empenho em ampiar a rede de atendimento ao cliente, incluindo um pós-venda de excelência”, diz Marcio.

A nova Concessionária Torino IVECO conta com mais de 10.200 m², gerando cerca de 40 novos empregos na região e sendo quase duas vezes maior que a estrutura anterior. Um destaque importante é a utilização de energia 100% fotovoltaica na instalação. A Rede de Atendimento IVECO já cobre todo o território nacional, de norte a sul, nas principais rotas de transporte de cargas.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

CHEVROLET SERVIÇOS FINANCEIROS TRANSFORMA O CENÁRIO DE REPAROS AUTOMOTIVOS NO BRASIL

A Chevrolet Serviços Financeiros, em colaboração com a Assistia e apoio da Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet (Abrac), anuncia a expansão nacional do Reparo Rápido. A solução exclusiva, que começou com um lançamento regional, agora está expandindo sua cobertura pelo Brasil. Trata-se de uma assinatura para pequenos reparos automotivos, que vem redefinindo a maneira com a qual os proprietários de veículos lidam com danos comuns e mantêm seus veículos sempre como novos.

O Reparo Rápido Chevrolet consiste em uma assinatura exclusiva e combina uma variedade de serviços automotivos essenciais, todos em um único pacote. A assinatura abrange:

SuperMartelinho®: reparo de amassados de até 30 cm que não danifiquem a pintura da lataria;

Funilaria rápida: reparo de amassados de até 50 cm que apresentem danos na pintura da lataria ou para-choques;

Vidros automotivos: troca de para-brisas e vidros automotivos;

Faróis, lanternas e retrovisores: troca de faróis, lanternas e retrovisores externos, incluindo pneus, rodas e componentes de suspensão em incidentes com buracos e guias.

Com cobertura para cerca de 75% dos acidentes veiculares, que resultam em riscos, ralados e amassados, o Reparo Rápido Chevrolet oferece tranquilidade aos proprietários de veículos ao enfrentar situações cotidianas. Com custo a partir de R$ 1,27 por dia e vigência flexível de 1 a 3 anos, o serviço exclusivo elimina valores de coparticipação ou taxas adicionais, tornando a manutenção acessível e conveniente.

O produto é elegível para pessoas físicas com veículos novos de modelos elegíveis. O pagamento pode ser feito via boleto ou incluído no financiamento com a Chevrolet Serviços Financeiros, e o serviço estará disponível para aquisição até 30 dias após o faturamento do veículo. Respaldados pelo uso de peças genuínas GM e ACDelco, os reparos são realizados nas Concessionárias Chevrolet, garantindo a qualidade e a confiabilidade da execução.

“O Reparo Rápido Chevrolet está transformando a experiência do cliente ao preservar seu veículo. Proporcionamos soluções imediatas e sem custos adicionais na hora de usar. Com acionamentos simples, por telefone ou site, a assinatura é a opção ideal para manter os carros como novos e livres de imprevistos”, afirma Ligia Pavan, executiva de Marketing e Desenvolvimento de Produto da GM Financial Brasil.

A Chevrolet Serviços Financeiros está entre os líderes de mercado de financiamento automotivo e faz parte da GM Financial, a subsidiária de financiamento cativo de propriedade integral da General Motors. Com operações no Brasil desde 1930, oferece soluções de financiamento, consórcio e seguros, com um portfólio de produtos inovadores e uma linha completa de alternativas para financiar e expandir os negócios dos concessionários.

A Assistia, líder mundial em serviços automotivos, com 29 anos de excelência no Brasil e uma presença em 39 países nos cinco continentes, é conhecida por sua expertise e qualidade em serviços automotivos. Com uma equipe global de 30.000 colaboradores, a empresa atende a mais de 18 milhões de clientes anualmente, ganhando destaque como referência internacional no setor. Sua reputação como o segundo maior comprador de vidros automotivos do mundo destaca a confiança depositada em seus serviços.

Chevrolet Serviços Financeiros
Brainstory

MICHELIN SERÁ PNEU OFICIAL DA NOVA SUPERMÁQUINA FERRARI F80

A Michelin foi escolhida como fornecedora exclusiva de equipamentos originais pela Ferrari para sua nova supermáquina F80, para a qual desenvolveu um pneu exclusivo inspirado na linha MICHELIN Pilot Sport Cup 2R, o K1.

O novo pneu K1 é o resultado de 15 meses de desenvolvimento e apresenta duas exclusividades mundiais: novas tecnologias do setor automobilístico e novos processos. É também o pneu mais largo já produzido pela Michelin para a Ferrari, com medidas 285/30R20 na dianteira e 345/30R21 na traseira, uma medida específica para supercarros.

A Michelin desenvolveu sistemas de modelagem exclusivos para os pneus, a fim de simular as situações mais extremas. Esses algoritmos patenteados e protegidos por criptografia são os mais avançados do mundo e permitem à marca fazer grandes avanços em pesquisa. Simultaneamente, a companhia liderou um programa virtual de desenvolvimento industrial para definir e otimizar seu processo de produção.

Os pneus F80 são produzidos usando as máquinas exclusivas C3M da Michelin. Este processo de produção, o único do gênero no mundo, é capaz de produzir com precisão de um décimo de milímetro, tornando cada pneu um item de alta costura.

Michelin está construindo uma liderança mundial na fabricação de compósitos e experiências que transformam vidas. Pioneira na ciência de materiais há mais de 130 anos, a Michelin utiliza a sua expertise única para contribuir significativamente para o progresso humano e para um mundo mais sustentável. Com base no seu profundo conhecimento em compósitos de polímeros, a Michelin está constantemente inovando para fabricar pneus e componentes de alta qualidade para aplicações em variadas áreas como mobilidade, construção, aeronáutica, energias de baixo carbono e saúde. O cuidado dedicado aos seus produtos e o profundo conhecimento do cliente inspiram a Michelin a oferecer as melhores experiências. Isto abrange desde o fornecimento de soluções conectadas baseadas em dados e IA para frotas profissionais até a recomendação de excelentes restaurantes e hotéis selecionados pelo Guia MICHELIN.

Michelin
Textual Comunicação

FESTURIS INCENTIVA A ARTE E A CULTURA NA FEIRA DE NEGÓCIOS

O 36° Festuris de Gramado, com abertura na próxima semana, terá a cultura como um dos importantes segmentos incentivado pela feira de negócios do turismo. Esse entendimento motivou a Rossi & Zorzanello a disponibilizar espaço para o movimento cultural de Gramado e região dentro do Festuris - Feira Internacional de Turismo. E pelo segundo ano consecutivo, integrantes de entidades culturais do município irão interagir com os visitantes nos corredores da feira de negócios.

Mais do que valorizar arte e artistas, a iniciativa remete à origem das fundadoras do Festuris, Marta Rossi e Silvia Zorzanello (em memória) que desde a juventude sempre se envolveram e lideraram iniciativas culturais de Gramado.

“A cultura está no nosso sangue”, afirma Marta Rossi, que atualmente integra a Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), instituição que estará presente na feira, com um estande.

Novamente, nos corredores da feira de negócios, artistas da Associação Cultural Artes Visuais Gramado (ACAVG) estarão pintando telas com as mais variadas técnicas.

A artista plástica Lourdes Abreu considera relevante essa participação dos artistas. “Vamos pintar, demonstrar e falar sobre artes visuais. Nossa proposta é ter muita interação com o público”, afirma Lourdes.

Os artistas visuais que estarão participando do evento são Lourdes Abreu, Ricardo Veras, Juliana Faber, Janice Teixeira, Rosângela Teixeira, Neusa Santarosa, Silvia Pilla, Ana Birnbaum, Adelvane Braga e Mara Fahrion.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

CONTINENTAL PNEUS LANÇA "A VOLTA AO MUNDO EM 80.000 KM": UMA JORNADA ESCRITA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Baseado no enredo e estilo do escritor Julio Verne, projeto realizado pela Continental Pneus relata uma viagem de carro por diversos continentes

Como seria a sequência de um dos maiores clássicos da literatura mundial se ela acontecesse em 2024, diante de uma nova realidade, mas com todos os elementos de aventura, drama, linguagem e características que fizeram da história original um sucesso absoluto? Mesclando o estilo único de Júlio Verne, a criatividade humana e as possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial, a resposta foi materializada em “A volta ao mundo em 80.000 km”.

O projeto traz para os dias atuais a trama de “A volta ao mundo em 80 dias”, lançado em 1873 por Verne. Para chegar no novo argumento, o livro original e outros textos do autor francês foram utilizados para treinar o ChatGPT com seu estilo e linguagem. Na sequência, prompts pensados cuidadosamente por um time de especialistas ajudaram a escrever capítulo por capítulo com base em um novo cenário, idealizado para ter início no Brasil e seguir uma narrativa inspirada na original, mas com elementos adaptados aos tempos atuais.

“O livro conta uma história inédita, mas que traz como base toda a essência de um dos maiores clássicos de Júlio Verne. Tudo foi pensado e executado para que os fãs de literatura tivessem a sensação de realmente estar lendo uma obra recém-lançada do autor, mas num cenário atual, com novos personagens e as adequações necessárias para garantir um enredo interessante e muito bem amarrado”, destaca Leandro Ramiro, Head de Marketing América do Sul da Continental Pneus – responsável pela realização e lançamento do projeto. 

Com conteúdo totalmente editorial, tendo apenas citações breves e contextualizadas da marca dentro trama, a iniciativa foi desenvolvida como uma forma especial de celebrar o mais recente lançamento da Continental: o UltraContact, pneu de ultra durabilidade, com a mais avançada tecnologia alemã e o único a oferecer 80 mil km de garantia. 

“Encontramos nesse clássico centenário, lançado apenas dois anos após o nascimento da Continental – em 1871 –, uma narrativa inspiradora para ser repensada dentro do contexto atual e que traz de forma natural uma conexão muito forte com o que queremos contar sobre nosso lançamento”, completa Rodrigo Bonilha, vice-presidente da Continental Pneus para a América do Sul.

A história

No livro original, Phileas Fogg, um gentleman britânico meticuloso, aposta sua fortuna afirmando ser possível dar a volta ao mundo em apenas 80 dias, embarcando então em uma jornada épica. Já “A volta ao mundo em 80.000 km” apresenta Phileas Fogg V, tataraneto do protagonista de Verne, que também é incentivado por uma aposta para realizar uma viagem audaciosa ao redor do planeta, mostrando que é possível percorrer 80 mil quilômetros de carro sem trocar os pneus. 

Durante a aventura, na qual Fogg V vai ganhando companheiros como o ajudante uruguaio Lionel Palacios e a bióloga equatoriana Valentina Aguilar, surgem inúmeros desafios, entre eles a perseguição implacável do investigador Alfredo Freitas, que suspeita que o personagem central esteja envolvido em atividades ilícitas.

O percurso começa em São Paulo e passa por uma série de paisagens e pontos turísticos, como o Maracanã, no Rio de Janeiro; a Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador; os Lençóis Maranhenses; e Foz do Iguaçú, no território nacional. Seguem ainda por longos quilômetros e diversos continentes, cruzando destinos como Argentina, Equador, Colômbia e Panamá, na América Latina; México e Estados Unidos, na América do Norte; Portugal, Espanha, Alemanha e Rússia, na Europa; Marrocos e Egito, na África; Arábia Saudita, Dubai e Índia, na Ásia, entre outros.

Apesar de usar outros meios de transporte durante a jornada por questões logísticas – sempre de forma meticulosamente adequada à história –, os 80 mil km contabilizados só consideram os trajetos rodados de carro – como consta na aposta de Fogg V com seus colegas.

Para dar vida à história, também foram desenvolvidas ilustrações exclusivas para cada capítulo, de acordo com seu contexto. Em contrapartida ao uso de IA na escrita, todas as imagens foram feitas por talentos humanos, assinadas por designers e diretores de arte da D’OM, agência responsável pela criação e realização do projeto para Continental – e que contou ainda com colaboração da Ariadna, operação do Equador responsável pelo atendimento à Continental na América Latina.

“Essa obra só foi possível pela união ideal entre a criatividade humana e a capacidade incrível que a Inteligência Artificial nos oferece de potencializar aquilo que pensamos. Nesse projeto, colocamos na IA nossas indicações detalhadas e o contexto de cada personagem e cada etapa da viagem, recebendo de volta um material de forma muito mais ágil e nativa, seguindo o estilo do livro original de Júlio Verne. Em seguida, finalizamos com a revisão e edição feita por gente que reúne as especialidades necessárias para que o texto se tornasse realmente uma obra literária interessante e emocionante”, detalha Filipe Cuvero, sócio-fundador e líder criativo da D’OM.

Para todos

Lançado nesta terça-feira, 29 de outubro – quando se celebrou o Dia Nacional do Livro –, “A volta ao mundo em 80.000 km” terá edição especial física limitada e sem venda direta, sendo distribuída para críticos literários, influenciadores, parceiros da marca e instituições selecionadas. Além disso, fãs de literatura também poderão concorrer a volumes impressos por meio de uma ação especial que será realizada nas redes sociais de @continentalpneus.

Para tornar a obra acessível a todos, ela estará disponível para download, de forma gratuita, em um hotsite no portal da Continental. O projeto também será transformado em audiobook, acessível inclusive por meio de assistentes de voz, como a Alexa.

Serviço
Livro: “A volta ao mundo em 80.000 km”
Autor: ChatGPT, Continental e D’OM – inspirado por Júlio Verne
Gênero: Ficção
Páginas: 307
Formatos: Físico, digital e audiolivro
Lançamento: 29 de outubro de 2024

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e de seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2023, a Continental gerou vendas de € 41,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 200.000 pessoas em 56 países e mercados. As soluções da Divisão de Pneus do grupo tornam a mobilidade mais segura, mais inteligente e mais sustentável. Seu portfólio premium abrange pneus para carros, caminhões, ônibus, duas rodas e pneus especiais, bem como soluções e serviços inteligentes para frotas e varejistas de pneus. A Continental oferece desempenho superior há mais de 150 anos e é um dos maiores fabricantes de pneus do mundo. No ano fiscal de 2023, o segmento de Pneus do grupo gerou vendas de € 14 bilhões. A Divisão de Pneus da Continental emprega mais de 56.000 pessoas em todo o mundo, com 20 locais de produção e 16 de desenvolvimento.

A D'OM Soluções Improváveis nasceu em 2021 da união dos talentos dos publicitários Mario D'Andrea, Filipe Cuvero e o grupo OM – o segundo maior grupo de comunicação 100% independente do Brasil. Mais do que campanhas, a D'OM entrega grandes ideias baseadas em inovação e dados do comportamento humano, sempre com objetivo de surpreender consumidores e criar conversas entre marcas e pessoas. A agência possui hoje clientes como Continental Pneus, General Tire, Pastilhas Valda, Superhist, Vero Internet Fibra, fraldas Mamypoko e lenços umedecidos Antimos, entre outros.

Continental Pneus
MLP Assessoria de Imprensa

ELECTRIC DAYS RETORNA AO BRASIL EM NOVEMBRO PARA SUA SEGUNDA EDIÇÃO

Honda Civic Híbrido

O Electric Days, evento global organizado pela Motorsport Network, chega à sua segunda edição no Brasil, e será realizado nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento reúne grandes nomes da indústria automotiva, especialistas em mobilidade elétrica, logística verde e ESG, além de fornecedores e startups, para discutir os rumos da eletrificação, descarbonização e transição energética no setor automotivo.

“Nossa 2ª edição do Electric Days Brasil segue a temática do evento europeu, levando a discussão para um parque público que torna possíveis ativações externas ao Pavilhão. Começamos agora um processo de expansão deste projeto que será anunciado no evento com a chegada de um grande parceiro internacional”, explica Fábio Trindade, Diretor Executivo da Motorsport Network Brasil.

Na ocasião, será promovida uma exposição diversificada de veículos eletrificados e tecnologias, além de mais de 20 horas de palestras e debates sobre eletrificação e sustentabilidade. Entre os patrocinadores do evento, estão players como Honda e BorgWarner.

Um dos veículos em exposição será o Honda Civic Híbrido, que se destaca pelos baixos índices de consumo e emissões de CO₂. Em sua 11ª geração, o modelo representa um avanço significativo em tecnologia e construção, posicionando-se em uma categoria superior. Com a tecnologia e:HEV, alcança um consumo de combustível excepcional, reforçando seu compromisso com eficiência e sustentabilidade.

Além das palestras e debates, o Electric Days apresentará soluções de logística verde e ESG, criando um ambiente propício para networking e novos negócios entre os principais players do setor. O evento, que conta com edições consagradas nos Estados Unidos e na Europa, terá uma ampla agenda composta por debates, palestras e apresentações de projetos destinados à redução das emissões de carbono, transição energética, sustentabilidade, infraestrutura para veículos eletrificados e ações socioambientais, com destaque para a desmistificação da eletrificação e descarbonização para empresas, e geração de negócios.

“O Electric Days é uma plataforma fundamental para conectar empresas automotivas, fornecedores e especialistas, promovendo diálogos sobre o futuro da mobilidade e as práticas de ESG no Brasil”, destaca Rodrigo Perini, Gerente de Projetos da Motorsport Network Brasil. O evento será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube do Portal Motor1, garantindo acesso gratuito ao conteúdo para um público mais amplo.

Para mais informações, clique aqui e visite o site oficial (www.electricdays.com.br)

Electric Days
Grupo Printer Comunicação

terça-feira, 29 de outubro de 2024

ARCELIO ALCEU DOS SANTOS JUNIOR É O NOVO PRESIDENTE DA FENABRAVE E FENACODIV

Após a realização de Assembleias Gerais Eleitorais Estatutárias, sendo uma realizada na manhã desta terça-feira (FENABRAVE- Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e outra à tarde (FENACODIV - Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos), Arcelio Alceu dos Santos Junior, foi eleito o novo Presidente da FENABRAVE e FENACODIV, para o Triênio 2025-2027.

Arcelio Junior já fazia parte da Diretoria Executiva da FENABRAVE na gestão do atual Presidente Andreta Jr., tendo sido Vice-Presidente de automóveis e comerciais leves e atualmente como 1º Vice-Presidente, e teve seu nome indicado pela totalidade das 56 Associações de Marca filiadas à FENABRAVE, tendo sido eleito, também por unanimidade, pelos 24 SINCODIV - Sindicatos de Concessionários de Veículos - que compõem a FENACODIV.

Arcelio Junior é nascido em Tupaciguara-MG, em 10/02/1973, e reside em Brasília, onde é diretor das concessionárias Planeta, com sede no Distrito Federal.

É graduado em economia e, em sua vida associativa, acumula experiência como Diretor da ABRAC - Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet, Presidente do SINCODIV-DF (em dois mandatos), Vice-Presidente do segmento de automóveis e comerciais leves da FENABRAVE e, atualmente é 1º Vice- Presidente da Federação.

Arcelio Junior se torna o presidente mais jovem eleito na história da FENABRAVE aos 51 anos de idade.

“Agradeço a DEUS pela honra de ter acompanhado o Presidente Andreta Jr. e em poder sucedê-lo, chegando ao cargo de Presidente da Federação do nosso setor aos 51 anos de idade, com apoio unânime de todas associadas. A conquista deste cargo, com o apoio de 100% de todo o setor de automóveis, comerciais leves, motocicletas, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e máquinas agrícolas é a realização de um sonho pessoal, que me motiva e exige fazer um trabalho extremamente dedicado, assim como todos os que me antecederam nesse cargo. Contarei com uma Diretoria heterogênea, compromissada com muito trabalho, ética e totalmente focada em desenvolver o nosso setor, além de um time de colaboradores e consultores extremamente competente. Teremos um forte trabalho estratégico em equipe”, reflete o Presidente Eleito, que assumirá o cargo a partir de 1 de janeiro de 2025.

O Setor da Distribuição de Veículos é formado por 7,8 mil Concessionárias, que representam os segmentos de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, motocicletas e máquinas agrícolas, instaladas em mais de 1mil municípios e que, juntas geram 315 mil empregos diretos e movimentam 5,65% do PIB Nacional. Vale ressaltar que 99% dessas empresas são de capital nacional e familiares. 

Sérgio Dante Zonta será o 1º Vice-Presidente da Fenabrave

Empresário do ramo de caminhões e ônibus, e titular da Concessionária W. Breitkopf, representante da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, Sérgio Dante Zonta será o novo 1º Vice-Presidente da FENABRAVE , que acompanhará a gestão de Arcelio Junior no próximo triênio.

Natural de Santa Catarina, Zonta é Graduado em Economia pela FURB - Universidade Regional de Blumenau e pós-graduado pela Fundação Don Cabral, em Novas Lideranças. Assim como Arcelio Junior, vinha atuando na FENABRAVE, na Diretoria Executiva de Andreta Jr., mas como Vice-Presidente representante dos segmentos de pesados (caminhões, ônibus e implementos rodoviários). Também foi Presidente da ACAV - Associação Brasileira dos Concessionários Volkswagen Truck & Bus, por duas gestões, entre os anos de 2009 e 2012.

Diretoria Executiva da Fenabrave para o triênio 2025-2027

Presidente: Arcelio Alceu dos Santos Junior
Primeiro vice-presidente: Sérgio Dante Zonta
Diretores
1º Segmento de autos e leves: José Braz Neto
2º Segmento de autos e leves: Marcelo Cyrino da Silva
3º Segmento de autos e leves: José Lewton de Carvalho Monteiro Júnior
4º Segmento de caminhões, ônibus e implementos roodoviários: Bruno Silveira Kroeber Volpini
5º Segmento de máquinas agrícolas: Cristiano de Souza Campos
6º Segmento de motocicletas: Leonardo Júlio Martins de Albuquerque Maranhão

Luiz Carlos Bianchini será 1º Vice-Presidente da Fenacodiv para o triênio 2025-2027

Ao lado de Arcelio Junior, eleito Presidente da FENACODIV- Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos , que tem representação sindical no Setor, estará o 1º Vice-Presidente Luiz Carlos Bianchini, além da Diretoria Executiva desta entidade.

Bianchini é engenheiro elétrico e Concessionário Peugeot e Citröen nas cidades de São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba, no interior paulista.

Além de ter sido Coordenador dos SINCODIV´s e do Conselho Fiscal da FENACODIV durante a gestão de Andreta Jr., entre os anos de 2022-2024, Luiz Carlos Bianchini também acumula experiência associativa anterior como Presidente das entidades ABRACOP/ABRACIT (Associação Brasileira dos Concessionários Peugeot/Citröen, respectivamente).

Diretoria Executiva da Fenacodiv para o triênio 2025-2027

Presidente: Arcelio Alceu dos Santos Junior
Vice-Presidente: Luiz Carlos Bianchini
Diretor: Carlos Fernandes da Silva Porto
Diretora: Miriana Davantel Boscardin
Diretora: Marcela Costa e Silva

Conselho Fiscal
Titulares
Glaúcio José Geara
Armando Boscardin
Paulo Cesar Boscolo
Suplentes
Marcelo Cyrino da Silva
José Mauricio Andreta Neto
Danilo Cabral Ferreira

Fenabrave
MCE Press

LEXUS APRESENTA O NOVO UX 300H NO BRASIL

Novo Lexus UX 300h chega ao mercado em versão única mais completo que seu antecessor

A Lexus do Brasil anunciou nesta terça-feira (29) a chegada do novo UX 300h, que representa a evolução do crossover urbano com a 5ª geração do Lexus Hybrid System, que inclui sistema de transmissão transaxle atualizado e baterias de íons de lítio, novos equipamentos de série, e conjunto mecânico mais potente, com 198 cv. Oferecido em versão única, o modelo tem preço sugerido de R$299.990.

O lançamento reforça a estratégia e o pioneirismo da Lexus no mercado brasileiro, onde a marca foi a primeira do segmento premium a oferecer 100% do portfólio eletrificado, além de contribuir com o objetivo global da empresa para reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035.

Crossover foi desenvolvido para aprimorar a experiência urbana

Sistema Híbrido de Quinta Geração

A 5ª geração do Lexus Hybrid System soma o motor 2.0 a gasolina com 152 cv de potência e 18,8 kgfm a um motor elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 14 cv a mais que o antecessor UX 250h –, o que garante desempenho mais responsivo ao crossover.

Além disso, o sistema híbrido fornece energia para recarregar a nova bateria leve e compacta com 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior metálico de níquel), instalada sob o banco traseiro para contribuir com a dinâmica ao volante, além de aumentar o conforto para os passageiros e a capacidade de armazenamento.

Já a nova transmissão transaxle continuamente variável do tipo planetária tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos para proporcionar uma experiência de troca de marchas mais rápida e suave.

Todas as mudanças reforçam o compromisso da Lexus com a sustentabilidade e com a experiência de condução de alto nível, inclusive com seletores de modos de condução que, além da opção Normal, oferece os modos ECO, que prioriza a economia de combustível, e Sport, que privilegia uma condução ainda mais dinâmica e ágil.

Design Exterior e Aerodinâmica

O novo Lexus UX 300h exibe a icônica spindle grille da marca, que forma conjunto com a assinatura luminosa de LED em "L" da Lexus nos faróis. Todas as superfícies da carroceria foram esculpidas para refletir a inspiração robusta e o perfil aerodinâmico, com paralamas alargados e rodas de 18” posicionadas nas extremidades da carroceria.

As molduras dos arcos das rodas foram desenvolvidas para direcionar o fluxo de ar, reduzindo a turbulência durante a condução. Esse mesmo cuidado foi tomado com as luzes traseiras Aero Stabilizing Blade Lights, que projetam uma assinatura noturna graças aos 120 LEDs, mas, também, canalizam o vento para contribuir com a estabilidade do crossover urbano. Já o spoiler traseiro, em conjunto com o assoalho plano, garante mais silêncio a bordo, além de contribuir para a redução do consumo de combustível.

Estrutura e Dinâmica de Condução

O crossover urbano foi desenvolvido sobre a plataforma de GA-C (Global Arquitecture – Compact), uma estrutura leve e rígida, com uso extensivo de aço de alta resistência, adesivos especiais e soldas a laser. Como resultado, o novo Lexus UX 300h combina esportividade ao conforto de uma condução mais luxuosa, suave e silenciosa. 

Com portas, para-lamas e capô feitos de alumínio, bem como tampa traseira produzida com materiais compósitos, o modelo reduz o centro de gravidade para apenas 59,4 cm, o que garante uma sensação de agilidade ao dirigir que normalmente é associada aos hatches esportivos, mas sem renunciar à altura da carroceria e da visibilidade.

Todo sistema de suspensão – McPherson na dianteira e Double Wishbone na traseira, ambas montadas em subquadros – foram ajustadas especialmente para oferecer uma combinação de agilidade e conforto. Já o Active Cornering Assist (ACA), uma função integrada com o Vehicle Stability Control (VSC), auxilia o motorista a manter a trajetória desejada ao atuar sobre os freios para melhorar a estabilidade e a precisão nas curvas.

Interior centrado no motorista

O interior do novo Lexus UX 300h recebeu quadro de instrumentos digital com tela de 12,3” com três diferentes estilos de mostradores que alteram o layout de acordo com o modo de condução. E o acabamento também está mais refinado, com novo layout para os botões dos comandos nas portas e seletor de marchas eletrônico do tipo joystick.

Toda a cabine foi desenvolvida para evocar a sensação de luxo, mas com a posição elevada dos bancos e a versatilidade de um crossover. O acesso ao UX 300h é facilitado pelo posicionamento ideal do ponto de quadril, pelo formato único do assento e pela coluna dianteira estreita, projetada para melhorar a visibilidade do motorista.

A abordagem centrada no ser humano é evidente no design baixo e discreto do painel, com acabamento inspirado no papel japonês washi e pensado para criar uma sensação acolhedora, mas também nos bancos com acabamento NuLuxe® (disponíveis em três cores: creme, preto e caramelo); aquecimento, ventilação e ajuste elétrico em 8 direções para os assentos dianteiros, além de suporte lombar para o motorista.

Já a central multimídia tem uma interface touchscreen intuitiva com telas antirreflexo de alta definição com 12,3” e compatibilidade para Apple CarPlay® sem fio e Android Auto™. Além disso, há cinco portas USB para atender às necessidades de carregamento dos dispositivos e um carregador por indução para smartphones no console central.

Para garantir segurança e comodidade a todos, o Lexus UX 300h possui o Safety Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como ciclistas ou motocicletas. Completam a lista de equipamentos teto solar elétrico, limpadores de pára-brisa com sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e tampa do porta-malas com abertura por sensor de movimento. 

Também há oito airbags: dois de joelho, para motorista e passageiro dianteiro; dois frontais; dois de cortina; e dois laterais, para motorista e o passageiro dianteiro.

Máxima segurança com Lexus Safety System+ 3.0O novo UX 300h traz de série o Lexus Safety System+ 3.0, um conjunto de recursos essenciais de segurança ativa e conveniência para o veículo que inclui:

Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Detecção de Pedestres – esse recurso é projetado para ajudar a detectar um veículo, pedestre, ciclista ou motociclista e fornecer um aviso visual/sonoro de colisão frontal, se o motorista não reagir, o sistema aciona a frenagem automática de emergência em velocidades entre aproximadamente 05 e 180 km/h. O PCS usa uma câmera e radar de ondas milimétricas para melhorar o desempenho e a confiabilidade;

Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar em Todas as Velocidades (DRCC): sistema adaptativo destinado ao uso em rodovias que usa tecnologia de radar e câmera para ajudar a manter velocidade e distância predefinidas dos veículos à frente, mesmo em tráfego stop-and-go. Se o sistema detectar uma aproximação maior do que a programada, ele desacelera automaticamente até uma parada completa, se necessário. Quando a estrada à frente se desobstrui, o veículo retorna à sua velocidade. O novo modelo também tem sistema de Gestão de Velocidade em Curvas, que ajuda a conduzir nas curvas quando o controle de cruzeiro está ativado;

Assistente de Manutenção de Faixa (LTA): quando o Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar de Alcance Completo (DRCC) está ativado e as marcações de faixa são detectadas, o Assistente de Manutenção de Faixa (LTA) usa as linhas na estrada e/ou os veículos à frente para fornecer assistência ativa à condução e ajudar a manter o veículo centralizado na sua faixa;

Alerta de Saída de Faixa com Assistente de Direção (LDA c/ SA): quando as marcações de faixa branca/amarela ou certas linhas de borda de estrada são detectadas a velocidades superiores a 50 km/h, o Alerta de Saída de Faixa com Assistente de Direção (LDA c/ SA) é projetado para emitir um aviso visual/sonoro de saída de faixa se uma saída de faixa inadvertida for detectada. Se o motorista não tomar uma ação corretiva, o sistema também é projetado para fornecer uma leve correção de direção para ajudar a manter o veículo na faixa;

Farol Alto Automático (AHB): acendimento e desativação automáticos automático do farol com reconhecimento de tráfego para evitar o ofuscamento do motorista à frente e veículos na direção oposta;

Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo;

Suporte à frenagem de estacionamento: dispositivo que emite aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e, caso necessário, atua com frenagem automática em velocidades de até 20km/h.

LexusCare

Atualmente, a Lexus opera com dez concessionárias estrategicamente distribuídas em algumas das principais cidades do Brasil. São duas unidades em São Paulo (SP), e uma unidade em cada uma das seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE) e a recém-inaugurada concessionária em Brasília (DF). A marca se dedica a atender as necessidades dos clientes em todos os seus pontos de contato, com o objetivo de oferecer a melhor experiência premium do mercado.

A Lexus destaca-se como a única marca automotiva premium no país a oferecer uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas, além de oito anos para o sistema híbrido. Esses benefícios reforçam o compromisso da Lexus com a qualidade, segurança e confiança dos proprietários de seus veículos.

Os clientes da Lexus também têm à disposição o LexusCare, um pacote completo de serviços e benefícios padronizados, que é inédito no Brasil. Esse programa proporciona uma experiência excepcional e exclusiva no segmento premium, incluindo pacotes de revisão com os valores mais competitivos do mercado. Dessa forma, a Lexus garante que seus clientes tenham acesso a manutenção de alta qualidade a preços fixos. 

A Lexus orgulha-se de oferecer a assistência 24 horas mais abrangente do mercado de luxo. Independentemente de qualquer problema ou pane no veículo, os clientes podem contar com o suporte especializado do LexusCare a qualquer momento e em qualquer lugar. Se necessário, a Lexus disponibiliza um veículo reserva durante o período de manutenção, proporcionando maior comodidade e conforto aos proprietários.

A eficiência no atendimento também é um ponto forte da Lexus. Aproximadamente 90% dos pedidos de peças de reposição, especialmente as mais solicitadas em casos de colisão, são atendidos prontamente, e os demais pedidos são resolvidos em até 25 dias, o tempo mais curto entre as marcas premium. Além disso, os clientes da Lexus contam com o suporte da ampla rede Toyota em todo o território nacional, o que reforça ainda mais a tranquilidade e segurança oferecidas pela marca.

LexusDesde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e o compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 11 modelos.

Lexus
Toyota do Brasil 
Giusti Creative PR

CUMMINS TRANSFORMA CENTRO TÉCNICO BRASIL EM REFERÊNCIA DE INOVAÇÃO APÓS INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

De um espaço de testes de motores para um laboratório altamente capacitado, destacando-se como um hub de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.

A Cummins, líder global em tecnologia, celebra um marco significativo em sua trajetória no País com a transformação do Centro Técnico Brasil, após investimentos de cerca de R$ 9 milhões desde o início de 2023. Fundada em 1980, a planta evoluiu de um espaço voltado para testes de motores a um laboratório altamente capacitado, atendendo às exigências dos mercados local e internacional.

"Nosso objetivo é sermos a primeira escolha da Cummins, de nossos clientes e parceiros na América Latina, além de um laboratório global reconhecido. Com a infraestrutura adequada e a expertise de nossa equipe, estamos prontos para atender às necessidades específicas de cada mercado, incluindo legislações complexas como América do Norte e Europa", afirma Rafael Torres, diretor executivo de Engenharia da Cummins.

O Centro Técnico Brasil não apenas realiza testes, mas também promove uma experiência colaborativa entre engenheiros da Cummins e seus parceiros. A infraestrutura, composta pelo Centro Piloto, Laboratório de Mecânica Aplicada e Laboratório de Desenvolvimento de Motores, oferece agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de novos projetos, por meio de um ambiente de testes rigorosos e personalizados, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade, eficientes e sustentáveis, alinhados às necessidades do mercado e promovendo a inovação contínua na indústria automotiva.

O Centro Piloto é uma instalação dedicada à montagem de veículos e máquinas, focada em testes de validação rigorosos. Com infraestrutura que inclui uma câmara fria capaz de atingir até -22°C, o centro oferece um ambiente ideal para realizar testes como IQA, cooling e consumo ISO. A equipe altamente capacitada realiza também validações em diferentes condições, abrangendo ciclos de operação em altitudes de até 5200 metros, além de testes para emissões. Parcerias com campos de provas e empresas de gerenciamento de dados por satélite permitem o monitoramento preciso da Unidade de Controle Eletrônico (ECU), garantindo a qualidade e o desempenho de qualquer aplicação veicular em qualquer local.

Já o Laboratório de Mecânica Aplicada é equipado com tecnologias avançadas para realizar testes abrangentes de desempenho e durabilidade. O Shaker ETS Solutions possibilita testes de fadiga, com forças de até 62 kN e frequência de até 2500 Hz em 3 dimensões. Esta instalação também realiza análises de pressão de vedação, testes de ruído/NVH e utiliza líquido penetrante para detecção de falhas estruturais.

Dedicado à pesquisa, inovação, auditoria e desenvolvimento de produtos, o Laboratório de Desenvolvimento de Motores da Cummins é um espaço focado em otimizar o desempenho e a eficiência dos motores, por meio de uma variedade de testes, desde avaliações de performance até análises de emissões de diversas normatizações de praticamente todos os países. Com infraestrutura avançada e métodos rigorosos de validação, o laboratório é essencial para a criação de produtos que atendam aos mais elevados padrões de qualidade e inovação na indústria automotiva global.

“Nossa abordagem é diferente; não entregamos apenas resultados, mas colaboramos diretamente com nossos clientes para encontrar soluções eficazes. Essa mentalidade colaborativa nos torna um parceiro estratégico”, destaca Torres.

Com a crescente demanda por motores mais limpos e eficientes, o Centro Técnico Brasil se posiciona para o futuro com um plano estratégico claro. A empresa está se preparando para a próxima mudança de legislação, que historicamente ocorre a cada 10 a 11 anos, garantindo que esteja sempre à frente das necessidades do mercado.

Dentre as certificações adquiridas ao longo dos anos de experiência operacional, o Centro Técnico Brasil destaca-se por possuir IATF 16949, ISO 14.001, ISO 45.001 e ISO 50.001. Além disso, integra a correlação interlaboratorial do IBAMA, certificado pelos renomados órgãos europeus VCA e IDIADA. O laboratório demonstra rigor na conformidade com a ISO 17025 e, até o final de janeiro de 2025, estará habilitado para certificação das agências norte-americanas EPA e CARB, refletindo seu compromisso com os mais altos padrões de qualidade e desempenho.

“O Centro Técnico Brasil representa nossa visão de futuro. Estamos prontos para enfrentar os desafios do setor automotivo e ser a primeira escolha para projetos na América Latina", conclui Torres.

Histórico de Inovação

O Tech Center da Cummins começou suas atividades em 1980, focando na validação de motores. Após reforma em 2007, o Centro Piloto passou por uma renovação que permitiu o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias em diversos veículos e máquinas, um passo crucial para atender à crescente demanda por motores mais eficientes e menos poluentes, especialmente após a introdução da legislação Euro III em 2005.

Em 2011, a Cummins inaugurou o Laboratório de Mecânica Aplicada, um avanço que permitiu a validação de componentes mecânicos críticos localmente, anteriormente importados. Com investimentos contínuos, o centro se adaptou rapidamente às mudanças nas legislações, garantindo a conformidade com os padrões internacionais.

Em 2023, o Centro Técnico Brasil se reposicionou no cenário global, abrindo suas portas para serviços externos e recebendo solicitações de desenvolvimento de outros países.

Cummins
Textofinal de Comunicação Integrada

MOTO HONDA CELEBRA O MARCO DE 30 MILHÕES DE MOTOCICLETAS PRODUZIDAS NO BRASIL

Com a presença do CEO Global na fábrica da Moto Honda, em Manaus (AM), a empresa celebra a trajetória de liderança no mercado nacional de motos


A Moto Honda da Amazônia comemora a produção de sua motocicleta número 30 milhões. A conquista foi protagonizada pela recém-lançada CG 160 Titan, versão topo de linha do primeiro modelo produzido pela empresa no Brasil.

Para celebrar esse importante marco, uma cerimônia interna foi realizada hoje na unidade fabril da empresa, em Manaus (AM), com a presença de Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda Motor Co. Ltd., que visita o Brasil pela primeira vez, e Arata Ichinose, Presidente da Moto Honda da Amazônia e Honda América do Sul.

Maior fabricante de motocicletas da América do Sul e líder absoluta do segmento no Brasil, a Honda começou a importar suas primeiras motocicletas para o país em 1971. Em 1976, instalou sua primeira fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus, e ao longo dos anos estruturou uma robusta operação de fabricação de componentes e montagem de motocicletas, além de contribuir para o estabelecimento de uma vasta cadeia de suprimentos no país.

“Alcançar a marca de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil é motivo de muito orgulho para a operação brasileira. Celebramos a conexão da marca com os brasileiros ao longo dos mais de 50 anos em que estamos no país, e tudo isso é possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, a parceria da rede de concessionárias e fornecedores e, claro, dos nossos clientes, que escolhem a Honda para fazer parte de suas vidas. A cada motocicleta produzida aqui em Manaus, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento da região e com a mobilidade no país, oferecendo qualidade, inovação e segurança em cada modelo que sai da nossa linha de montagem”, afirma Arata Ichinose.

Desde sua fundação, a Moto Honda contribui para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Ao se instalar na Zona Franca de Manaus, a fábrica promove a geração de empregos qualificados, renda, capacitação de pessoas e contribui para a preservação do meio ambiente ao inibir atividades baseadas na exploração de recursos naturais.

Trajetória de liderança no Brasil

Inaugurada em 1976, a fábrica da Moto Honda em Manaus (AM) é a mais verticalizada fábrica de motocicletas Honda em todo o mundo. Nas instalações, acontece um complexo processo produtivo que vai além da montagem de motocicletas e envolve o desenvolvimento de diversos componentes que integram o produto final, como chassi, rodas, banco, motor entre outros.

Além de líder no segmento de motocicletas, a Honda é a maior fabricante de veículos automotores do País. Diariamente, saem da linha de produção de Manaus cerca de 5.700 unidades e são produzidos 18 modelos de motocicletas, de 110 a 1000 cilindradas. Além da produção nacional, a empresa também comercializa modelos importados e oferece o maior line up de motocicletas do Brasil, com produtos que atendem aos mais variados perfis de clientes e são soluções de mobilidade para deslocamentos do dia a dia, trabalho e lazer.

O investimento constante no desenvolvimento de produtos da mais alta qualidade e tecnologia é uma premissa da Honda. A fábrica de Manaus possui uma elevada capacidade técnica e de engenharia necessárias para a fabricação de motocicletas. Além de atender o mercado nacional, a Moto Honda exporta para mais de 15 países, como Estados Unidos, Austrália e Mexico, entre outros, atendendo mercados altamente exigentes.

Com alta tecnologia para conseguir suprir a demanda nacional e internacional, a Honda conta com mais de 8 mil colaboradores diretos somente na fábrica de Manaus. Ao longo dos quase 50 anos na capital do Amazonas, a empresa investiu na qualificação dos recursos humanos e na valorização da mão de obra local. Hoje o quadro de funcionários é altamente qualificado e na unidade fabril há um moderno Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, onde ocorre o desenvolvimento multidisciplinar entre todos os departamentos responsáveis pelas atividades de novas tecnologias, processos e produtos.

Pioneira no segmento de motocicletas no Brasil e com investimentos contínuos no país, a marca contribuiu para o desenvolvimento de todo o setor. Por meio de sua ampla cadeia, a operação da Moto Honda promove crescimento econômico e social, não só na região da Amazônia, mas em todo o país. São mais de 1.100 pontos de venda, nas cinco regiões do Brasil, além de 120 fornecedores diretos de peças e matérias primas, ou seja, milhares de empregos e um polo estruturado, que leva tecnologia de ponta para Manaus.

Com uma contribuição social expressiva, seja pelos empregos gerados, investimentos, desenvolvimento tecnológico, as motocicletas geram valor e riqueza aos indivíduos, famílias e empreendedores e fazem parte da mobilidade no Brasil.

Compromisso com a Amazônia

Desde o início de suas atividades produtivas no Brasil, a Honda contribui ativamente com medidas de proteção ao meio ambiente, sobretudo na região da Amazônia, onde a fábrica de motocicletas está instalada.

A unidade conta com uma série de iniciativas focadas na ecoeficiência das operações, como uso de fontes limpas de energia elétrica, preservação e tratamento de água; além de ações de preservação da Biodiversidade na Amazônia e inovações tecnológicas nos produtos para melhoria do desempenho ambiental.

Honda no Brasil

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. 

De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. 

Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. 

Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). 

A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. 

Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. 

Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. 

Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

Honda Brasil

ADDIANTE CELEBRA 2 ANOS NA FEIRA E RESULTADO EXPRESSIVO COM MAIS DE 3100 ATIVOS ALUGADOS

A Addiante, joint-venture entre Gerdau e Randoncorp, celebra dois anos de trajetória e anuncia sua participação na Fenatran 2024, principal feira da América Latina no setor de transporte rodoviário de cargas. A empresa, que foi oficialmente lançada durante a última edição do evento em 2022, retorna consolidada como uma das principais referências no mercado de locação de veículos pesados.

Com mais de 3.100 ativos em sua frota, a Addiante comemora os resultados e projeta um crescimento sólido para os próximos anos. A expectativa é continuar expandindo de forma sustentável, sempre com foco no cliente e em soluções tecnológicas inovadoras.

"É uma satisfação imensa retornar à Fenatran, dois anos após o lançamento da Addiante, com resultados tão expressivos. Ver o crescimento da empresa e a confiança que conquistamos no mercado em tão pouco tempo reafirma que estamos no caminho certo. Nossa participação na Fenatran é uma oportunidade de celebrar essas conquistas e compartilhar com nossos parceiros e clientes o futuro promissor que estamos construindo juntos”, afirma Fábio Leite, CEO da Addiante.

Inovação e crescimento

Entre os principais destaques da Addiante a serem apresentados na FENATRAN está o lançamento do Portal do Cliente, desenvolvido com mais de 2 mil horas de trabalho e alimentado por décadas de expertise da equipe no setor de gestão de frotas e locação de veículos pesados. A plataforma coloca a tecnologia e a experiência ao serviço dos clientes, oferecendo gestão otimizada e acesso às melhores práticas do mercado.

“O mercado de transportes está em constante evolução e, com a Addiante, queremos continuar acompanhando esse ritmo, sempre colocando o cliente no centro de todas as nossas ações. Nossa expectativa é nos estabelecermos como um dos principais players em emplacamento no próximo ano, o que representaria um crescimento saudável e regular”, explica Leite.

Perspectivas para 2025

Com um crescimento acelerado desde sua fundação, a Addiante reforça seu compromisso em oferecer soluções de alta qualidade. ‘’Nestes dois anos, conseguimos formar uma equipe de profissionais que combinam vasta experiência no setor com outras qualidades essenciais. Isso nos permitiu criar uma empresa que se destaca pela agilidade, pelo foco no cliente e por uma gestão sólida e responsável", aponta o executivo.

“A Addiante vai continuar sendo competitiva, buscando sempre crescer junto ao mercado. Nosso foco está em manter a excelência no atendimento, buscando um crescimento alinhado às demandas dos nossos clientes e às tendências do setor”, completa Leite.

Ativações

Durante a FENATRAN, a Addiante realizará uma série de ativações tanto em seu estande quanto na Fenatran Experience, promovendo uma experiência tecnológica e interativa para o público.

No estande, a Addiante apresentará o seu Portal do Cliente e a sua Torre de Controle, com o objetivo de demonstrar ao público as funcionalidades e vantagens das plataformas.

Na Fenatran Experience, a companhia em parceria com a Rands promoverá uma ação especial com um simulador da Copa Truck em seu lounge, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva no universo das corridas. A empresa, que é patrocinadora da piloto Bia Figueiredo, atualmente líder do campeonato da Copa Truck 2024 na categoria Elite, reforça seu compromisso com a inovação e a alta performance, tanto no transporte rodoviário de cargas quanto no esporte a motor.

A Addiante é uma empresa especializada na locação de caminhões, implementos e máquinas, nascida da união entre a Gerdau e a Randoncorp. Com mais de 3.100 ativos locados em dois anos de atividade, a companhia busca promover um desenvolvimento mais sustentável da mobilidade por meio da inovação, tecnologia, governança ambiental (ESG), expertise e atendimento especializado às necessidades dos clientes. Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

Addiante
Agência Virta

KNORR-BREMSE ANUNCIA NOVA ERA DE FREIOS PARA REBOQUES COM O ITEBS X

O novo sistema de freios eletrônicos reforça o compromisso com a inovação no setor de transporte pesado, ao integrar tecnologia de ponta, segurança aprimorada e sustentabilidade

A Knorr-Bremse, líder mundial em sistemas de freios e fornecedora de subsistemas para veículos comerciais e ferroviários, lançou oficialmente no Brasil a nova linha de produção iTEBS X, na planta de Itupeva-SP, onde o produto será produzido em larga escala. Com uma proposta inovadora para o mercado automotivo, o iTEBS X é um sistema de controle eletrônico de freios que promete redefinir padrões de segurança, eficiência e sustentabilidade em reboques e semirreboques, posicionando-se como uma solução de alta tecnologia.

O iTEBS X traz funcionalidades exclusivas que prometem revolucionar a operação de veículos pesados. Entre os destaques, o sistema oferece controle de estabilidade (RSP/RSS), anti-bloqueio das rodas (ABS), e monitoramento de pneus (TPMS), garantindo maior segurança e eficiência operacional. A remanufatura do módulo eletrônico também é um diferencial, permitindo redução de custos para frotistas e prolongamento da vida útil dos componentes. “Estamos oferecendo uma solução completa que não só melhora a performance, mas também gera valor sustentável para toda a cadeia de transporte”, acrescenta Humberto Torrecillas, Diretor Técnico.

Fundada na Alemanha, a Knorr-Bremse está presente em diversos países, consolidando-se como uma das principais fornecedoras de sistemas de freios do mundo. O lançamento do iTEBS X destaca a capacidade da empresa em desenvolver tecnologias de ponta, seguindo as regulamentações internacionais, como ECER-13 e FMVSS 121/136. “A plataforma global do iTEBS X foi criada para atender às exigências de todos os principais mercados, integrando-se facilmente às suspensões dos veículos, garantindo versatilidade e segurança”, afirma Antônio Silva, Gerente de Vendas da Divisão de Trailer.

O sistema está em fase de testes com alguns clientes internacionais, que já estão dando respostas positivas sobre a tecnologia.“Estamos no início dos testes na América Latina, mas já recebemos retornos extremamente positivos. O iTEBS X atende a uma demanda crescente por sistemas de freios eletrônicos com controle de estabilidade, especialmente com a nova regulamentação que entra em vigor em 2025”, comenta o Gerente de Vendas. A expectativa da empresa é de que o novo sistema tenha um impacto expressivo no mercado global e regional.

Com o lançamento do iTEBS X, a Knorr-Bremse reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, alinhando-se às tendências do mercado automotivo. A empresa pretende consolidar sua liderança na América Latina, contribuindo para a segurança viária e redução de emissões de CO2. "Nossa visão é oferecer produtos que combinem tecnologia de ponta com responsabilidade ambiental, e o iTEBS X é o reflexo dessa estratégia", conclui Torrecillas.

A Knorr-Bremse é a líder mundial em sistemas de frenagem e fornecedora de subsistemas adicionais para veículos ferroviários e comerciais. Com mais de 100 anos de história, a empresa está presente em mais de 30 países, fornecendo soluções inovadoras que garantem a segurança, eficiência e sustentabilidade no transporte global. Reconhecida por sua excelência tecnológica, a Knorr-Bremse continua a liderar o desenvolvimento de sistemas de última geração, atendendo às rigorosas normas internacionais e moldando o futuro da mobilidade.

Knorr-Bremse
AlfaPress