quinta-feira, 7 de novembro de 2024

LUPA DO BEM VENCE COMO “DINAMIZADORES” NO PRÊMIO IMPACTOS POSITIVOS DE 2024

Projeto já mapeou mais de 400 pequenas e médias ONGs, impactando cerca de 15 mil pessoas da América Latina direta e indiretamente.

O Lupa do Bem, uma iniciativa dedicada a fomentar o crescimento de pequenas e médias organizações sociais da América Latina, leva o Prêmio Impactos Positivos de 2024, na categoria Ecossistemas de Impacto como “Dinamizadores”. Os vencedores foram escolhidos por votação pública e pela avaliação de um corpo de jurados especializados, conforme os critérios de impacto socioambiental e econômico, inovação e qualidade de execução.

Em três anos de atuação, o Lupa do Bem já mapeou e integrou mais de 400 pequenas e médias ONGs à sua rede, impactando direta e indiretamente mais de 15 mil pessoas. Com um enfoque jornalístico, a iniciativa entrevista líderes dessas causas, destacando o impacto real que promovem em suas comunidades bem como os principais desafios que enfrentam. Como extensão das coberturas realizadas, o projeto conta com o podcast LupaCast, que funciona como um boletim informativo sobre os principais temas abordados.

Além de dar visibilidade às ONGs, o Lupa do Bem desempenha um papel educativo, apoiando a formalização e o fortalecimento das atividades no terceiro setor. O projeto elaborou uma coleção de três e-books gratuitos: Guia de Mobilização de Recursos, Como Começar uma ONG e Voluntariado nas Organizações, este último lançado neste mês. Com linguagem acessível e modelos de documentos práticos, os materiais estão disponíveis para download gratuito no site.

“Receber o Prêmio Impactos Positivos é um reconhecimento ao trabalho que realizamos com tanto empenho e dedicação,” comemora Fabiana Rosa, cofundadora e coordenadora do Lupa do Bem. “Esse prêmio é uma celebração não só para nós, mas para todas as ONGs e líderes comunitários que dedicam suas vidas a transformar a realidade local. É uma honra contribuir para amplificar essas vozes e levar mais longe o impacto positivo que geram.”

O Lupa do Bem, uma iniciativa da Sherlock Communications, é uma rede dedicada a fomentar o crescimento de pequenas e médias organizações sociais no Brasil e na América Latina. Com mais de 400 organizações mapeadas e integradas à rede, o Lupa ajuda ONGs a contarem suas próprias histórias através de matérias jornalísticas e a mostrarem o impacto real que geram nas comunidades locais. Além de ampliar a visibilidade dessas causas, o Lupa do Bem cumpre com um papel educativo para a manutenção e formalização das atividades voltadas para o terceiro setor. Por meio destas ações, cerca de 15.000 pessoas já foram impactadas, fortalecendo projetos sociais e incentivando a geração de mudanças positivas. Para saber mais, visite o site e as redes sociais no Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.

Lupa do Bem
Sherlock Communications

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

SALVADOR BOAT SHOW: OFICINAS E EXPERIÊNCIAS NÁUTICAS RECEBEM CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Foto: Will Recarey / Divulgação

O Salvador Boat Show desembarcou na Bahia Marina, 100% realizado sobre as águas, em passarelas flutuantes. Os visitantes poderão conhecer, até 10 de novembro, muitas novidades náuticas incluindo 30 barcos em exposição e uma ampla gama de produtos e serviços do setor.

Além disso, em parceria com o Instituto de Cegos da Bahia e a associação I9 Vela, que trabalha com crianças da periferia da cidade em vulnerabilidade social,  o Salvador Boat Show oferece oficinas e experiências sensoriais.

“As ações envolvem uma experiência em um veleiro, direcionada a pessoas com deficiência visual, além de oficinas práticas de navegação para crianças. Essas iniciativas refletem a nossa visão de inclusão que valoriza a integração social, reforça a importância do aprendizado náutico como ferramenta de transformação e o acesso à náutica para todos”, informa Thalita Vicentini, diretora-geral da Boat Show Eventos.

Em uma ação pioneira a bordo do veleiro Marujo's Stanley, modelo Farr, de 42 pés, o evento oferece uma experiência imersiva com os alunos do Instituto de Cegos da Bahia, que acontece na quinta-feira (7). Focada em sons, toques e nos elementos do vento, a atividade permite uma conexão com o ambiente náutico. Com duração aproximada de uma hora, a imersão oferece aos participantes a chance de interagir com a tripulação, explorar a estrutura do veleiro, aprender noções básicas de navegação e sentir a energia do mar.

“Este tipo de ação é essencial para promover a cultura náutica e incentivar a prática de esportes no mar, além de fortalecer o turismo náutico da região. A parceria entre o veleiro Marujo’s Stanley e o Salvador Boat Show envolve experiências exclusivas para o público, e proporciona vivências náuticas em um dos veleiros mais destacados da região", destaca Agatha Wicks, assessora de Marketing do Veleiro Marujo’s Stanley.

Outra iniciativa do evento é a parceria com a I9 Vela, associação que trabalha com crianças da periferia de Salvador que estará no evento ensinando aos visitantes a montar e desmontar um barco a vela, além dos princípios da navegação. Além disso, irão apresentar um veleiro monotipo construído pelos próprios integrantes da associação.

"Participar do 1º Salvador Boat Show representa para nós o embarque em um sonho náutico voltado à equidade e inclusão social. Acreditamos que os alunos beneficiados pelo projeto I9 Vela ainda não têm plena dimensão de quão transformadora é essa oportunidade para as comunidades de Salvador. Este projeto teve início há três anos com um curso gratuito de vela, destinado a crianças e adolescentes de áreas socioeconomicamente vulneráveis”,  explica Juan Sobral, velejador há mais de duas décadas e coordenador do i9 Vela.

Com seus projetos sociais, a I9 Vela já impactou mais de 580 crianças e adolescentes.

Serviço
Salvador Boat Show
De 6 a 10 de novembro
Bahia Marina
Av. Lafayete Coutinho, 1010, Salvador - BA
Acesso: R$ 40,00 + Taxas
Ingressos disponíveis aqui
Organização: Boat Show Eventos
Apoio Institucional: SAC Náutico e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador.

VIBRA ENTREGA RESULTADOS SÓLIDOS EM 3T24, COM GESTÃO FOCADA EM RESULTADOS E RENTABILIDADE.

Base de Belém. Foto: Camila Picolo/Divulgação Vibra

A Vibra, líder no mercado de distribuição de combustível e uma das maiores empresas de energia do Brasil, divulgou nesta terça-feira, dia 05, seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024. O período foi marcado por uma performance consistente, com destaque para a manutenção de margens robustas e demonstrando a eficácia da estratégia de gestão focada em resultados e rentabilidade.

Os dados indicam que o terceiro trimestre foi o melhor do ano para a Vibra, com o lucro líquido registrando um crescimento expressivo de 234,74% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 4,2 bilhões.

No mesmo período, o Ebitda ajustado da companhia atingiu R$ 1,987 bilhão, apresentando um crescimento de 28,2% em relação ao 2T24 e uma redução de 14,8% em relação ao 3T23. A margem Ebitda ajustada foi de R$ 212 por m³, demonstrando a eficiência operacional da Vibra em um ambiente de mercado mais equilibrado em termos de oferta e demanda.

É o quinto trimestre consecutivo com margens EBITDA superiores a R$ 150/m³, indicando uma alta eficiência na geração de lucro operacional, o que sugere um controle rigoroso sobre os custos e crescente demanda pelos produtos ou serviços da empresa. Para a Vibra, um dos pontos relevantes que motivaram os fortes resultados neste trimestre é a atuação próxima aos clientes tanto B2B quanto a revenda, alcançados por conta da estratégia do projeto Cliente na Veia, implantado há mais de um ano.

A Vibra registrou ainda um fluxo de caixa livre (FCLF) de R$ 1,8 bilhão no trimestre, resultado, principalmente, dos maiores volumes vendidos, de sua disciplina na gestão de custos. A alavancagem da companhia foi reduzida para 0,6x, refletindo a solidez do balanço e a capacidade de diminuir o endividamento.

"A Vibra está mais forte do que nunca. Os resultados do terceiro trimestre refletem a nossa capacidade de navegar em um mercado desafiador e entregar resultados sólidos para nossos acionistas, atendendo o mercado com qualidade, garantindo a segurança energética em todo o território nacional de forma bastante competitiva”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Foco em crescimento sustentável e criação de valor

O fechamento da aquisição da Comerc, aprovada pelo CADE, está previsto para janeiro de 2025. A integração da Comerc deverá gerar sinergias e impulsionar o crescimento do Ebitda da Vibra já a partir do início do primeiro trimestre de 2025. A Vibra estima que cerca de R$ 1,4 bi sejam capturados, com otimização de estrutura fiscal, de contratos de seguro, de licenças e com a redução de custo de dívida, com o custo de captação da Vibra. Com a Comerc, a Vibra dá um passo importante em projetos de geração distribuída e eficiência energética, além de focar em opções de crescimento em geração centralizada e na reciclagem de ativos, adicionando uma nova dimensão ao crescimento do Ebitda e ao potencial de criação de valor da plataforma multienergia da companhia.

A Vibra segue comprometida com a busca contínua pela excelência operacional e com a execução de sua estratégia de crescimento, focada em cinco avenidas principais, base para sua estratégia de crescimento nos próximos anos. A companhia está determinada a avançar em market-share de forma estratégica, sem renunciar à rentabilidade, mantendo o foco em uma atuação disciplinada e sustentável.

Vibra
InPress Porter Novelli

terça-feira, 5 de novembro de 2024

CHIEKO AOKI SERÁ HOMENAGEADA COM MEDALHA DO MÉRITO TURÍSTICO

A cerimônia que reconhece personalidades que participam ativamente no desenvolvimento do turismo no estado será amanhã (6) na capital paulista.

Foto: Blue Tree Hotels / Divulgação. 

Chieko Aoki, conhecida como a “Dama da Hotelaria” e presidente da rede Blue Tree Hotels, será homenageada, nesta quarta-feira, 6 de novembro, com a "Medalha do Mérito Turístico", concedida pelo Governo do Estado de São Paulo às personalidades de destaque na promoção do turismo paulista. O evento, que será realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, contará com a presença de diversas autoridades.

Ao lado de importantes personalidades do turismo como Jarbas Favoretto e Mário Carlos Beni, Chieko Aoki será reconhecida por sua contribuição e dedicação ao desenvolvimento do turismo do Estado de São Paulo.  A solenidade marcará também o lançamento oficial da Academia de Turismo SP, uma iniciativa governamental voltada para impulsionar o setor turístico no estado.

Chieko Aoki

Uma das empresárias mais influentes do Brasil, Chieko Aoki é o nome por trás do sucesso da Blue Tree Hotels, rede que fundou em 1997. Pioneira em um setor historicamente dominado por homens, a sra. Aoki, como é chamada por colaboradores e parceiros de negócios, transformou a Blue Tree em uma das maiores redes hoteleiras do Brasil com excelência em hospitalidade e em gestão hoteleira, com mais de 4 mil apartamentos e espaços de eventos distribuídos de Manaus a Rio Grande do Sul.   Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações no Japão e nos Estados Unidos, Chieko é reconhecida pelo método próprio em hospitalidade, a Alma Blue Tree, com foco em cuidar e conectar pessoas – clientes, colaboradores e investidores, assim como a todas as pessoas, para promover a convivência harmônica no mundo.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

KIA BRASIL PATROCINA NATAL LUZ DE GRAMADO 2024

A Kia Brasil está patrocinando o Natal Luz de Gramado, um dos maiores e mais tradicionais eventos de Natal do Brasil. A 39ª edição do Natal Luz ocorre até 19 de janeiro de 2025, em Gramado (RS), e deve receber neste ano mais de dois milhões de visitantes, com boas perspectivas após retomada das operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Durante a programação do evento, os modelos Sportage e o novo EV5, primeiro veículo 100% elétrico da marca no país, participarão, intercaladamente, do Grande Desfile de Natal, que este ano retorna para o centro da cidade, na Avenida das Hortênsias, todas as quartas, sextas e domingos às 20h, quando também acontece o acendimento das luzes diariamente às 20h.

Em sua segunda ativação, a Kia marcará presença com o modelo Sportage em estande ao lado da Avenida das Hortênsias, onde estarão concentradas atrações musicais de quarta a domingo às 18h.

“Patrocinamos o Natal Luz de Gramado como incentivo a um evento inspirador que traz toda magia e encanto desta época do ano e reflete o compromisso da Kia de proporcionar momentos de inspiração sempre que o consumidor estiver em contato com nossa marca”, afirma Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Brasil.

A Kia deseja mover as pessoas de uma forma que as inspirem conforme as necessidades de mobilidade evoluem, criando experiências significativas, únicas e centrada no aspecto humano, em sustentabilidade e mobilidade inteligente.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

NISSAN FRONTIER TARMAC: CAMINHONETE ÚNICA E PRONTA PARA AS PISTAS.

Colaboração entre a Nissan Motorsports, a Forsberg Racing e a Nissan Design America, conceito combina motor superalimentado, carroceria de fibra de carbono e suspensão NISMO rebaixada.

A Nissan Motorsports e a lenda das corridas Chris Forsberg estão revivendo uma era amada na cultura das picapes. Em parceria com o Nissan Design America (NDA), transformaram uma Nissan Frontier em uma ‘fera’ de perfil baixo e com alta performance.

O resultado é a Nissan Frontier TARMAC Concept, que fará sua estreia mundial na feira Specialty Equipment Market Association (SEMA) em Las Vegas, entre os dias 5 e 8 de novembro.

“Vinte anos atrás, ter uma picape de alto desempenho era definitivamente uma coisa legal. Mas hoje em dia, muito raramente, você vê picapes de alto desempenho rebaixadas”, diz Forsberg. “Eu não construo uma picape rebaixada desde 2003. Parecia divertido – era diferente”, completa.

Os membros da equipe Nissan Motorsports, Kevin Lutz e Paul Boyer, começaram a sonhar com o projeto em 2021 e estavam ansiosos para torná-lo realidade. “Os estandes do SEMA SHOW costumavam ser preenchidos com picapes médias de alto desempenho e rebaixadas. Então, é fácil imaginar um retorno dessa tendência”, afirma Lutz. “Proprietários de picapes como a Frontier frequentemente adoram personalizar seus veículos, então estamos considerando como podemos atender melhor às suas necessidades.”

A TARMAC é uma verdadeira homenagem às muscle trucks (picapes com apelo esportiva, motor potente, tamanho e desempenho elevados) do passado, ao mesmo tempo em que apresenta melhorias substanciais de desempenho para se adequar à era moderna.

“Este conceito ousado e chamativo foi a maneira perfeita de mostrar alguns dos nossos próximos produtos de desempenho NISMO para a Frontier”, disse Boyer, que atuou como gerente de projeto do conceito TARMAC. Projetados para desempenho em ruas e não em trilhas, tem uma enorme potência indo para as rodas traseiras.

Forsberg adicionou uma superalimentação refrigerada a água ao motor V6 de 3,8 litros, bem como um protótipo de admissão de ar frio NISMO de fibra de carbono e escapamento de alto desempenho. Isso aumentou a potência da TARMAC para impressionantes 440 cavalos e 55,2 kgfm de torque. 

Os freios NISMO foram instalados usando montagens personalizadas e incluem rotores flutuantes e ranhurados de duas peças para extrema potência nas frenagens. Há duas pinças na parte traseira, uma das quais ligada a um freio de mão personalizado para prática de drifiting.

A modificação mais marcante está na suspensão: para atingir a postura próxima ao solo, a Nissan Motorsports desenvolveu uma versão personalizada do seu protótipo de suspensão de rua de alto desempenho NISMO para a Frontier, apresentando uma suspensão com amortecedores semiestruturais nos quais as molas que suportam o peso do veículo estão montadas no próprio amortecedor (coil over) totalmente ajustável na frente e um kit flip e entalhe em C na traseira.

A aparência do conceito reflete seu alto desempenho. Ele apresenta carroceria de fibra de carbono por toda parte, incluindo o spoiler da porta traseira, a cobertura do capô e os para-lamas ultra largos, que tornam a carroceria 4 polegadas mais larga do que uma Frontier regular. A fibra de carbono contrasta com a pintura Afterburn Orange. Para colocar toda a potência do TARMAC no asfalto, o time equipou a picape com rodas NISMO personalizadas de fibra de carbono de 20 polegadas com pneus Yokohama Advan 315/35.

Por dentro, há um volante exclusivo de fibra de carbono e bancos Recaro, que são revestidos com estofamento personalizado para complementar o exterior laranja vibrante. E graças ao novo freio de mão manual, o freio de estacionamento regular foi removido.

“Queríamos que a sensação de desempenho continuasse no interior”, disse Forsberg.

A equipe de Forsberg colaborou com os designers da NDA em San Diego, que forneceram feedback sobre as principais modificações na postura e na carroceria da picape. O desenvolvimento do carro-conceito durou seis meses.

Hiren Patel, gerente sênior de design exterior da NDA, aconselhou Forsberg enquanto ele trabalhava na construção personalizada.

“Ver o veículo no meio da construção dá uma ótima ideia do seu potencial, mas também é impressionante ver a quantidade de trabalho e consideração que foram investidos nele”, disse Patel. “Foi muito divertido participar.”

Patel, que trabalhou anteriormente na Frontier da geração atual, aplicou sua vasta experiência com picapes e SUVs para ajudar a reinventar esta Frontier como um conceito pronto para as pistas.

“Picapes são realmente pessoais para mim. Há muito potencial para modificação e personalização para uma paleta muito ampla de gostos e preferências”, disse ele. “Com a TARMAC, é legal ver a Frontier imaginada de uma forma não-típica.”

Forsberg tem uma história de décadas de parceria com a Nissan. Tudo começou em 2003, quando ele comprou um 350Z e se conectou com a equipe Nissan Motorsports em corridas na Califórnia. Desde então, ele competiu em inúmeros eventos em veículos Nissan – muitos dos quais ele personalizou com sua equipe internamente – do circuito de drift a corridas off-road. Mais recentemente, a Forsberg colaborou com a NISMO Off Road para criar a Frontier Forsberg Edition.

TARMAC é a mais recente vitrine da paixão de Forsberg por desempenho e seu relacionamento com a Nissan Motorsports. Ele espera que o conceito lembre as pessoas da praticidade divertida das picapes “muscle”, ao mesmo tempo em que os apresenta aos motoristas mais jovens.

“Quero trazer de volta essa nostalgia e mostrar que uma picape também pode ter desempenho. Você pode ter uma picape divertida, rápida e pronta para a pista e ainda jogar coisas na caçamba”, disse Forsberg.

O conceito Frontier TARMAC se junta a uma linha emocionante de veículos Nissan e INFINITI estreando no SEMA Show 2024 em Las Vegas. Explore o que mais a Nissan tem guardado, aqui.

Nissan Brasil

LÍNGUAS. E LÍNGUAS SOLTAS POR AÍ. Por Marli Gonçalves*

Impressionante o estrago que uma língua solta batendo nos dentes, consciente ou distraída, malvada ou engraçadinha, pode fazer. Em épocas eleitorais as línguas ganham protagonismo porque podem derrubar até quem já estava subindo ao pódio.

Desde criança a gente sempre ouviu um sábio conselho dos mais velhos, para tentar manter a língua quieta lá dentro da boca, e esta fechada. Pensar antes de falar, para evitar problemas. Aprendemos? Não. Duvido que algum de nós já não tenha escorregado e falado mais do que devia, e depois tentado se desculpar tentando explicar que não era exatamente bem aquilo que queria expressar. Isso quando não tem outra pessoa que precisa correr para consertar o linguarudo. Saia justa. O presidente dos Estados Unidos, Biden, acaba de emitir uma frase muito infeliz sobre os eleitores do adversário Trump (“lixo”). Por sua vez um comediante de palanque de encomenda de Trump acertou os porto riquenhos falando horrores, destilando preconceitos (“ilha flutuante de lixo”).

Línguas são o pavor dos profissionais de marketing político. Como contê-las, como amarrá-las? Cortar não pode. Aí vem o corre-corre para conter os sangramentos.

Também acontece dela, a língua, se soltar como quem não quer nada – e isso tem de ser acompanhado sempre por uma cara de nuvem, de inocente. Querem exemplo maior do que o do governador Tarcísio de Freitas, que de bobo não tem é nada, no dia do segundo turno da eleição em São Paulo juntar em uma coletiva uma investigação antiga de PCC nas prisões com o nome do candidato Guilherme Boulos? Ora, ops! – foi sem querer. Então, tá. E no país do momento, parece, ficou tudo por isso mesmo. A língua continuará solta e faceira daqui pra frente. Assim como as eleições sendo tratadas de forma irresponsável.

Pois bem, esses fatos dos tempos que vivemos me fez recordar de muitos outros e famosos tipos de língua, além da deliciosa, a língua de gato; a de chocolate, que a do gato mesmo é  muito áspera e faz cosquinha.

A língua de chicote, aquela que fala e se arrepende recolhida (um pouco a tal do momento eleitoral) é bem comum. É também aquela que que fala tudo o que pensa, doa a quem doer, chicoteia.

Achei uma engraçada, a língua de lixa, que usam para, digamos, definir uma língua que “visitou muitas bocas”. Também anda comum com esse negócio aí de “ficar”, “beijar muuuito”, como dizem os jovens. Mas aí eles têm de aguentar, além dos sapinhos, as línguas de trapo. Os indiscretos, fofoqueiros, linguarudos, que gostam de cuidar da vida dos outros. Se bem que o termo acabou criado um ótimo grupo musical, o Língua de Trapo.

Claro, falei logo no início do língua solta. Mas tem língua presa. Só que isso tem nome mais complicado, médico: anquiloglossia. Uma condição que dificulta a fala, e pode ser operada se descoberta a tempo, pelo que vi.  Coisa séria.

A língua de sogra, aquele negocinho de festa que a gente sopra e ele estica, também tem esse nome porque em geral sogras não são amadas; quando se metem na vida do casal podem enrolá-los. Assim como a língua enrolada que precisa ser levada muito a sério e requer cuidados, porque quando aparece pode ser sinal de grave distúrbio do sistema nervoso central, como um AVC.

Mas a língua também anda servindo de enfeite. Tem quem a corte, divida - dizem para dar maior prazer sexual quando... vocês sabem. É a tal língua de cobra; procedimento estético, perigoso, não recomendado, e que pode dar ruim, bem ruim. Mas cada um sabe o quer fazer no próprio corpo, como tantas várias modificações na moda por aí.

Enfim, a língua dá muito samba. Mais um conselho, aos traidores: não bata com a língua nos dentes. E dá até uma praguinha bem dolorosa:

-  Se for falar mal de mim, morda a língua!




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

USE APOIO AO SENTAR NO BANCO DO CARRO. Por chicolelis*

Foto meramente ilustrativa: thehindu.com. Fonte: autoentusiastas.com.br.

Nesta semana, tomando café com uma amiga fisioterapeuta, a Dirce dos Santos, falei a ela sobre uma dor “nas costas” que andava sentindo. Sem pestanejar, a Dirce deu o diagnóstico: é o banco do carro. Surpreendi-me, mas ela disse, que não é só o banco do carro que eu estava usando, é o banco de todos os autos, inclusive o dela. Isso, porque, segundo ela, o assento de todos os modelos são, equivocadamente, “afundados” quando chegam ao encosto.

Daí, pedi que ela explicasse como isso acontece. Ela explicou e eu coloquei as explicações dela nesta minha coluna dessa semana.

A maioria de nós sabe que o nosso corpo tem a coluna vertebral na região das costas, que o divide exatamente no meio e faz nosso corpo realizar diversos movimentos como, por exemplo, inclinar para frente, para os lados, girar para trás e para frente, etc.

A coluna é formada por vértebras alinhadas no sentido longitudinal do corpo. Fisiologicamente, para que exerçam todas essas funções as vértebras são separadas umas das outras e no meio delas, para amortecer e garantir os espaços, temos os discos intervertebrais e para garantir o alinhamento delas temos as facetas articulares de cada lado da vértebra.

Para garantir a saúde da nossa coluna e não causar dores, é muito importante o espaço entre as facetas laterais e o disco que separa uma vértebra da outra na frente delas. Observando a coluna de lado veremos que ela tem curvas, duas para a frente na região cervical (pescoço) e na região lombar chamadas lordose e que são MUITO IMPORTANTES para garantir os movimentos SEM PRESSÃO nas facetas e discos intervertebrais. Se houver pressão nessas estruturas teremos no inicio dores e com o tempo deterioração dos tecidos.

Aqui vamos falar da região lombar. Quando sentamos dobramos nosso quadril (onde a cabeça do fémur encaixa no osso ilíaco de cada lado). À medida que descemos em direção ao assento a pelve se move para trás para apoiar o peso do corpo sobre a coluna lombar que está encaixada entre os dois ilíacos. No final do movimento, ao sentar, a pelve alinha-se com o assento e a coluna lombar neste movimento leva a curva lordose para trás retificando a curva.

Sentados

Ao sentarmos retificamos a lordose lombar e, portanto, diminuem os espaços interfacetários (dor) sensação de tratamento. Quando sentamos em algum assento muito macio, sofá muito macio, por exemplo, a pélvis afunda e a LORDOSE que estava retificada, no assento plano vai fazer uma curva contraria à ela, causando a CIFOSE que é a curva contraria, como nesta foto e podemos ver a diminuição dos espaços entre as facetas.

O problema está no desalinhamento dos ilíacos com a coluna. Foto: Dirce dos Santos. Fonte:autoentusiastas.com.br

Alguns pacientes que reclamam destas dores na coluna quando dirigem por algum período de tempo. Entre os meus pacientes, alguns ainda não desenvolveram problemas mais graves na coluna. Então, avaliando os assentos dos carros, inclusive o meu, percebi que o assento não é plano, ele tem curvatura para baixo no encontro com o encosto.

Dirce reforça o que já foi dito, que o encosto, como na foto abaixo e a pélvis inclinando-se para trás ocasiona a CIFOSE comprimindo os espaços interfacetários e, o que é mais grave, comprime também os DISCOS INTERVERTEBRAIS que, ao longo de algum tempo, pode ocasionar problemas graves.

Tratando

No tratamento para reorganização da curva lombar, a pessoa tem que saber sobre esta dinâmica da coluna e usando os conceitos de Ergonomia que é o ajuste do meio ambiente ao homem observando uma “compensação” no espaço que esta inclinado no assento do banco do carro. É necessário salientar que mesmo elevando esse assento, a inclinação permanece.

Também é preciso esclarecer que este não é o único motivo de dores na região lombar, mas é um dos fatores importantes. Qualquer tratamento não tem sucesso se esta questão ergonômica não for solucionada. O paciente sai bem de um consultório, mas se ficar algum tempo no banco do carro sem o ajuste ele perde o tratamento e volta a ter os mesmos sintomas.

Note bem que a almofada (pode ser uma toalha de banho dobrada) fica no ASSENTO e NÃO no encosto do banco. É PARA SENTAR SOBRE A COMPENSAÇÃO, destaca a fisioterapeuta.

Coluna e ilíacos alinhados com ajuda de um almofada. Foto: Dirce dos Santos. Fonte: autoentusiastas.com.br

Obs.: No dia seguinte passei a usar uma almofada no banco do carro e as dores começaram a diminuir.

Dirce dos Santos
Formada  pela Faculdade de Medicina da USP em 1973
e-mail: dirce.fisio@icloud.com
WhatsApp (11) 993 782 351

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

CAMINHÃO LEVE 100% ELÉTRICO, XCMG E3-10T É O GRANDE LANÇAMENTO DA MONTADORA A ESTREAR NA FENATRAN.

Produzido na China, mas com reais chances de ser montado futuramente também no Brasil, modelo leve 100% elétrico da XCMG possui PBT de 10 toneladas e é principal lançamento da montadora durante a Fenatran.


Durante a Fenatran, de 4 a 8 de outubro, no São Paulo Expo, a principal atração do estande da XCMG (pavilhão 8) será o caminhão leve E3-10T (100% elétrico, com zero emissão de poluentes), que apresenta PBT (Peso Bruto Total) de 10 toneladas. Frente à demanda gerada por operadores de logística e empresas com frota própria – e que atuam fortemente com políticas de ESG –, os caminhões leves, que geralmente atuam nas entregas urbanas de last mile (última milha), têm aumentado sensivelmente as vendas de versões 100% elétricas.

De olho nesse segmento, e com a vantagem de apresentar uma rede de concessionários com 45 pontos de vendas e assistência técnica no Brasil, a XCMG vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país, anunciando, nesta Fenatran, a linha mais diversificada de modelos 100% elétricos do mercado nacional, com caminhões que vão de 10 até 80 toneladas.

“Teremos uma linha 100% elétrica com várias novidades. Mas, indiscutivelmente, esse modelo de 10 toneladas será o nosso principal produto na Fenatran. Estou bem ansioso pelo início da feira”, antecipa Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG.

Equipado com motor de 270 cv de potência e 1.100 Nm de torque máximo, 10 toneladas de PBT e capacidade máxima de bateria de 107 kWh, garantindo autonomia de até 250 km a depender da rota e da carga, o modelo 100% elétrico da XCMG ainda terá outro argumento forte de vendas nesse período de lançamento: o preço. “Vamos divulgar durante a Fenatran”, garante Senda.

Focado no last mile e enquadrado na categoria de VUC – o comprimento total do E3-10T é de 6,065 metros –, o caminhão leve 100% elétrico da XCMG começa a ser vendido já durante a Fenatran. “Estamos programando as primeiras entregas ainda nesse ano”, promete o executivo da XCMG. A recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomadas de corrente alternada de 11 kW (AC) e contínua (DC).

XCMG

A XCMG - Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd. - está presente no mercado brasileiro desde 2004. A gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira no ranking chinês e uma das maiores do mundo. Produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário. 

No segmento de guindastes, a XCMG é a maior referência mundial. No Brasil, a empresa já realizou mais de 20 mil entregas de veículos.

Instalada em Pouso Alegre, MG, a XCMG possui uma fábrica que consumiu investimentos de US$ 500 milhões para ser erguida, em 2014. Possui 45 concessionários no Brasil, além de outras quatro unidades focadas no suporte ao produto e distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).

XCMG - Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

RECEITA DA MARCOPOLO CRESCE 43% NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Marcopolo Volare Híbrido

A Marcopolo registrou receita líquida de R$ 2,3 bilhões no 3T24, um crescimento de 43,3% ante o 3T23. A receita corresponde a 4.186 unidades, das quais 75% foram vendidas no Brasil, 9,2% foram exportadas do Brasil e 15,8% faturadas no exterior.

No 3T24, houve incremento de 37,8% da produção em relação ao mesmo trimestre do ano passado: do total de 4.133 unidades, 3.476 foram produzidas no Brasil, um incremento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, e 657 unidades no exterior, 9% acima da produção do 3T23. No acumulado dos 9 meses de 2024, a variação da produção foi de 20,2% em relação aos 9 primeiros meses de 2023, fechando com 11.392 unidades.

“A companhia intensificou seu ritmo de produção, aproximando-se dos volumes planejados. O crescimento reflete o ganho de maturidade e maior experiência do quadro de pessoal na busca por maiores níveis de eficiência”, ressalta José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.

No terceiro trimestre de 2024, o lucro bruto atingiu R$ 576,8 milhões, com margem de 24,9%. O EBITDA totalizou R$ 466 milhões, com margem de 20,1%, e o lucro líquido foi de R$ 335,7 milhões, com margem de 14,5%. De acordo com a companhia, o desempenho é reflexo da melhoria do cenário do mercado, com ampliação dos volumes vendidos internamente, do melhor desempenho das operações internacionais e da evolução das exportações a partir do Brasil, com crescimento de entregas no segmento rodoviário e avanço das vendas dos modelos G8.

A Marcopolo segue líder no mercado brasileiro de carrocerias, alcançando participação de mercado de 47,6%. O destaque ficou com o incremento de 4,6 pontos percentuais de participação de mercado no segmento rodoviário. O segmento de ônibus rodoviários se manteve na dianteira dos negócios com boas perspectivas para o final do ano. “Fatores como o alto custo de passagens aéreas e do transporte individual favorecem a opção pelo ônibus e tem mantido a demanda crescente”, pontua Valiati.

A Marcopolo mantém o foco na modernização de suas fábricas e lançamento de novos produtos. No último trimestre, a companhia investiu um total de R$ 91 milhões, sendo R$ 33,6 milhões nas plantas localizadas em Caxias do Sul (RS), R$ 46,1 milhões destinados para a planta de São Mateus (ES) e R$ 5,7 milhões para a Apolo (Plásticos). No terceiro trimestre, a Marcopolo também lançou o Volare Fly 12, um super micro com quase 12 metros de comprimento e que cria um novo segmento de mercado, bem como apresentou o Volare Attack Híbrido, modelo em desenvolvimento que inova ao oferecer um sistema de combustão de etanol que alimenta baterias para um motor elétrico.

Mercado internacional

Os resultados da companhia no exterior se mantêm crescentes e consistentes, segundo o diretor de Relações com Investidores. A Marcopolo México (Polomex) teve bom desempenho e iniciou as entregas do modelo urbano Attivi elétrico que será utilizado no transporte coletivo de Monterrey. A Marcopolo Austrália (Volgren) mantém perspectivas positivas, com resultados recordes e expansão de margens. A Marcopolo África do Sul (MASA) segue com resultados positivos e o lançamento do modelo G8 deverá alavancar negócios no segmento rodoviário no país. A Marcopolo Argentina (Metalsur) começa a materializar trajetória de recuperação de volumes e resultados, com novo crescimento de unidades produzidas e entregues na comparação com o 2T24. A colombiana Superpolo segue mostrando boa performance e perspectivas positivas para o restante de 2024.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

INSTITUTO GENERAL MOTORS COMEMORA 30 ANOS COM NOVO POSICIONAMENTO INSTITUCIONAL

IGM assume maior protagonismo nas iniciativas de combate às mudanças climáticas e reforça seu compromisso com os ODS da ONU

O Instituto General Motors (IGM) celebra 30 anos de impacto positivo na sociedade e lança seu novo posicionamento institucional, que destaca a inovação socioambiental. Esse reposicionamento é fruto de um abrangente plano de expansão que estabelece pilares estratégicos nas áreas de Educação STEAM, Proteção Climática e Voluntariado. Dessa forma, o IGM consolida sua liderança nas iniciativas de combate às mudanças climáticas, reafirmando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Somos um dos institutos empresariais pioneiros no país e estamos focados no desenvolvimento sustentável. Incluir o combate às mudanças climáticas e à inovação socioambiental em nossa atuação reforça o compromisso com a criação de um mundo melhor para as próximas gerações”, explica Daniela Kraemer, presidente do IGM.

Em seu novo ciclo, o IGM adota o propósito de "Mover pessoas e cidades para futuros mais sustentáveis", traduzindo a visão de longo prazo e fortalecendo o vínculo entre suas iniciativas e a atuação global da General Motors. O reposicionamento substitui a antiga causa do Instituto e amplia seu escopo para ações conectadas diretamente com os ODS e inovação socioambiental.

O IGM reforça seu compromisso com a Agenda 2030, agora ampliado para oito ODS, incluindo os focados em combate à pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, e ação climática. As iniciativas socioambientais do Instituto buscam gerar impactos positivos nas comunidades onde a General Motors opera, conectando diretamente os desafios locais às prioridades globais.

Nova Identidade Visual e Compromisso com o Futuro

Para marcar este novo ciclo, o IGM apresenta uma identidade visual moderna e fluída, refletindo sua missão de inovação socioambiental. O novo logotipo representa a união entre a inovação, sustentabilidade e o aspecto humano, simbolizando o impacto positivo gerado pelo voluntariado corporativo em prol das comunidades. 

Para mais informações sobre o novo posicionamento do IGM, clique aquivisite o site reformulado (www.chevrolet.com.br/marca/instituto-gm), e conheça o plano de expansão e a contribuição da instituição para o desenvolvimento sustentável.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site GM (www.gm.com)

General Motors América do Sul

CORTECO ALERTA SOBRE COMO IDENTIFICAR PEÇAS ORIGINAIS E EVITAR PREJUÍZO AO BOLSO E AO VEÍCULO

Empresa reforça a importância de conferir as características da embalagem para evitar a compra de retentores falsificados


A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, alerta sobre a importância de adquirir peças originais para garantir a segurança, o desempenho e a durabilidade do veículo, além de evitar prejuízo financeiro. Dentro deste contexto, é essencial que o consumidor esteja atento aos detalhes da embalagem do produto, bem como às informações que constam nela.

Para auxiliar o profissional da reparação e o consumidor na identificação de uma peça original Corteco, a empresa reforça que seus produtos são comercializados em embalagens padronizadas, seguindo a identidade visual da marca. Além disso, é recomendável verificar informações, como:

Part number: trata-se de um código único que identifica cada peça e facilita a consulta e a compra.

Data de fabricação: informa a data de produção da peça, garantindo a qualidade do produto.

Código de barras: permite a rastreabilidade da peça desde a fabricação até o ponto de venda.

Informações sobre aplicação: especifica os modelos de veículos compatíveis com a peça, evitando possíveis falhas na instalação.

“Os nossos produtos não são vendidos a granel. Estão sempre em embalagens padronizadas da marca. Portanto, tenha cuidado e lembre-se de que todos esses dados sobre os produtos Corteco são importantes para evitar problemas com a garantia”, explica Ricardo Piffer, diretor de Vendas e Operações da Corteco.

Normalmente, as peças falsas apresentam problemas no momento da instalação, justamente, por não atenderem às especificações corretas, de acordo com os padrões mundiais exigidos pelas montadoras. “A falsificação de peças é um problema sério que afeta a segurança dos motoristas e a vida útil dos veículos. Ao adquirir peças originais, os consumidores e os aplicadores garantem a qualidade, a performance e a segurança”, acrescenta Piffer.

Para conferir mais dicas, assista aos vídeos no perfil da Corteco:
Instagram - Embalagens Retentores Moto
Instagram - Embalagens Retentores de Válvula

A Corteco recomenda que, ao menor sinal de dúvida ou desconfiança, o cliente não faça a compra do produto e entre em contato com a empresa por meio de seus canais oficiais. São eles: Serviço de Atendimento ao Cliente (08000.194.111), Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, site (www.corteco.com.br) ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg.

Corteco
Essência Comunicação

TOYOTA LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL DE SUA NOVA FÁBRICA DE SOROCABA (SP)

A Toyota do Brasil reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país ao lançar a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba (SP) em cerimônia com a presença de autoridades, colaboradores e parceiros de negócios.

A iniciativa faz parte do maior plano de investimento da Toyota no país: R$ 11 bilhões até 2030, permitindo à empresa expandir a capacidade produtiva de veículos e motores, além de introduzir dois novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com o uso de biocombustíveis com expressiva eficiência energética e alta tecnologia.

As obras de expansão do parque fabril de Sorocaba acontecem em um terreno de 400 mil m², o equivalente a 40 campos de futebol. Esta é uma das maiores terraplanagens em execução no Estado de São Paulo na atualidade. A nova fábrica terá uma área total de 160 mil m², com início das operações previsto para 2026.

Assim como a fábrica atual, a nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos – estamparia, funilaria, pintura e montagem. A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar de maneira sólida e expressiva sua capacidade produtiva local, apoiando a expansão das vendas e a exportação para 23 países.

Como resultado do ciclo de investimentos no Brasil, o parque fabril de Sorocaba vai criar 2.000 novos postos de trabalho até 2030. Somente a expansão da fábrica de Sorocaba permitirá a criação de 500 novos postos a partir de 2026. Somando-se aos empregos indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.

“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais nossas operações no país. A ampliação da fábrica de Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

O investimento de R$ 11 bilhões e o projeto de expansão do parque fabril da Toyota em Sorocaba foram viabilizados graças a iniciativas favoráveis e a melhora do ambiente de negócios implementadas pelo Estado de São Paulo, que contribuíram substancialmente para a promoção da competitividade e da previsibilidade das atividades do setor industrial.

Introdução de novos modelos eletrificados

A expansão do parque fabril permitirá à Toyota introduzir novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex, visando consolidar o protagonismo da marca no país em eletrificação e exportações para diversos países.

O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil. Ambos os modelos vão ajudar a democratizar a tecnologia híbrida flex, reconhecida por ser prática, acessível e sustentável.

“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.

Localização de peças e componentes

O aumento da capacidade de produção e a introdução dos novos modelos eletrificados ainda produzirá resultados positivos para o parque de fornecedores, pois permitirá a localização adicional de peças, componentes e sistemas de alta tecnologia, contribuindo para o adensamento da cadeia produtiva local. Como resultado, haverá atração de investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias e fornecedores, gerando ainda mais emprego e renda para o país.

“A expansão da fábrica de Sorocaba vai promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no país e em toda a região da América Latina”, completa Evandro Maggio.

Compromisso com a sustentabilidade

A nova operação da Toyota em Sorocaba será concebida no conceito Ecofactory, que segue padrões internacionais de ecoeficiência ao adotar práticas e tecnologias sustentáveis com foco na redução das emissões de gases que causam o efeito estufa, economia de energia e água, além da diminuição do volume de resíduos.

Um dos grandes destaques será a otimização do processo de pintura, que não utilizará água na cabine. Com este novo método, a Toyota conseguirá uma redução de 20% na emissão de CO2 apenas com a substituição do solvente por tinta à base de água na pintura dos veículos.

O novo edifício também adotará o uso de energia certificada de fonte limpa e renovável e a utilização de lâmpadas LED, que reduzem significativamente o consumo elétrico. A taxa de reciclabilidade dos resíduos gerados na operação será superior a 99%.

Outro fator que contribui com a descarbonização é a concentração dos principais fornecedores a apenas 1 km da fábrica. Essa proximidade otimiza o transporte e a logística, reduzindo a circulação de caminhões e o consumo de combustível, além de fortalecer as parcerias com a comunidade local e estimular o desenvolvimento econômico regional.

Por fim, a área logística de recebimento de peças terá uma quantidade maior de pontos de entrega, resultando em uma redução de até 10% no tempo e na distância percorrida pelas empilhadeiras para abastecimento das linhas de produção.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR