terça-feira, 22 de abril de 2025

SÃO PAULO OKTOBERFEST CONFIRMA DATAS E ANUNCIA PRÉ-VENDA EXCLUSIVA PARA CLIENTES BRADESCO

A São Paulo Oktoberfest, principal festival da cultura alemã de São Paulo, confirma sua 8ª edição no Parque Villa-Lobos entre 19 de setembro e 5 de outubro, e anuncia o início a partir desta terça-feira (22) da pré-venda exclusiva para clientes pessoa física do Bradesco dos cartões de débito e crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio de todas as bandeiras. O evento será realizado sempre às sextas, sábados e domingos, retomando seu formato com três finais de semana completos de celebração. O festival deste ano reforça seu protagonismo cultural e coincidirá simbolicamente com as datas da Oktoberfest de Munique, em uma conexão e sintonia direta com o evento original.

A pré-venda de ingressos exclusiva para clientes, pessoa física, dos cartões de débito e crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio de todas as bandeiras, acontece a partir de hoje, 22 de abril até 24 de abril às 10h, com desconto de 20% sobre todos os ingressos da modalidade inteira – de R$ 138,00 por R$ 110,40 – nas compras realizadas online por meio do website da São Paulo Oktoberfest (https://saopaulooktoberfest.com.br) ou na bilheteria física, apenas nos dias de evento. Limitado a 4 ingressos por CPF. O benefício garante ao cliente acesso antecipado ao evento, além do direito à caneca oficial colecionável, retirada no local. O ingresso permite ao comprador escolher a data da visita à festa até 16 de junho, conforme a agenda preferida de atrações musicais e culturais do festival.

As vendas de ingressos para o público em geral terão início em maio, com detalhes sobre preços, categorias e benefícios sendo divulgados brevemente. Todas as vendas de ingressos estarão disponíveis exclusivamente através do site oficial do festival (www.saopaulooktoberfest.com.br).

A edição 2025 contará com uma estrutura ainda mais ampla, plana e reforçada, garantindo melhor acessibilidade, conforto e segurança para o público, O público contará com experiências que celebram a diversidade cultural, a tradição e a alegria, e uma programação musical rica e democrática distribuída em três palcos principais. São eles o Palco Biertent, situado na tenda principal, onde se apresentam os principais shows do festival; o Palco Bradesco, com ativações e atrações bastante especiais para o público; e o Coreto das Apresentações Artísticas, que receberá grupos típicos germânicos e performances culturais.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o acesso ao Parque de Diversões estará inteiramente incluído no valor do ingresso, garantindo entretenimento completo e sem custo adicional para todas as crianças, jovens e famílias.

Outro ponto de destaque é a ampliação da experiência gastronômica: além das mais de 80 opções já consagradas dentro do evento, serão inauguradas duas novas áreas dedicadas exclusivamente à culinária alemã, com cardápios típicos e originais que reforçam o papel do festival como referência em cultura e gastronomia germânica.

O festival em São Paulo é o único evento fora da Alemanha a contar com o apoio formalizado do Governo do Estado da Baviera e da própria Oktoberfest de Munique, uma parceria inédita que chancela oficialmente a São Paulo Oktoberfest como um evento autêntico, original e reconhecido internacionalmente.

“Essa parceria inédita, pelo segundo ano consecutivo, fortalece de maneira muito consistente os nossos laços culturais e turísticos com a Alemanha e reconhece, de forma oficial, a autenticidade, a originalidade e a qualidade do nosso festival”, afirma Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente do evento.

Desde 2017 no calendário oficial da cidade, a São Paulo Oktoberfest já recebeu mais de 600 mil visitantes, consolidando-se como uma das mais relevantes festas temáticas de São Paulo e referência em integração cultural, entretenimento de qualidade e turismo de experiência.

São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

segunda-feira, 21 de abril de 2025

PLÁSTICO GANHA PROTAGONISMO NA MOBILIDADE

De bicicletas a aviões, material reduz peso, melhora segurança e impulsiona inovação.

© Copyright © 2014 Boeing. All Rights Reserved.

A mobilidade moderna está cada vez mais conectada à inovação, e um dos protagonistas dessa transformação é o plástico. De bicicletas a aviões, passando por caminhões, ônibus e automóveis, o material tem presença crescente no setor de transportes pela sua leveza, resistência, versatilidade, eficiência energética e econômica.

Nos carros, os polímeros já representam entre 8 e 10% do peso total dos veículos. No Brasil, isso equivale a cerca de 100 a 150 quilos de plástico por automóvel, enquanto na Europa esse número ultrapassa os 200 quilos. Esses materiais são usados em peças e componentes como painéis, revestimentos internos e externos, alavancas, tampas de porta-malas, colunas de revestimento, entre outros. O resultado é um acabamento mais moderno, maior conforto, economia de combustível e redução das emissões de gases do efeito estufa.

Além disso, a utilização de plásticos reciclados também tem ganhado força no setor automotivo. Segundo levantamento do Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, desenvolvido pela MaxiQuim, foram consumidas 71 mil toneladas de resinas recicladas pós-consumo (PCR) pelo setor em 2023. Esse volume inclui cerca de 38,5 mil toneladas de polipropileno reciclado (PP PCR), usado em peças de reposição e compostos, 20 mil toneladas de PET reciclado, aplicado na fabricação de tapetes, revestimentos internos e cintos de segurança, e 3 mil toneladas de poliestireno reciclado (PS), também presente em peças reutilizadas.

“O setor automotivo tem uma oportunidade única de se beneficiar cada vez mais com a utilização de plásticos reciclados, reduzindo custos e melhorando sua sustentabilidade. À medida que a indústria adota soluções com melhor impacto, não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também impulsiona um movimento que pode transformar o mercado global”, explica Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

No transporte coletivo, ainda dominante no Brasil — especialmente o rodoviário, responsável por 92% das viagens terrestres diárias —, o uso do plástico também é estratégico. O setor de transporte ocupa hoje a quinta posição entre as atividades essenciais para o país e representa 3,5% do PIB nacional. Com mais de 140 milhões de passageiros transportados anualmente em viagens interestaduais e internacionais, os ônibus precisam aliar conforto, segurança e leveza. E, o plástico é parte essencial dessa equação.

Além de reduzir o peso dos veículos, o plástico pode ser reaproveitado de forma inteligente pela indústria. Peças antigas e retalhos descartados são transformados em componentes para sistemas de refrigeração, faróis, lanternas, motor e suspensão. Essa circularidade contribui para a redução de resíduos e reforça a importância da sustentabilidade no setor.

Aviação aposta no plástico para o futuro da mobilidade aérea

No setor aéreo, o uso do plástico também avança. Airbus e Boeing, as duas maiores fabricantes de aviões do mundo, estão investindo no desenvolvimento de aeronaves mais leves e eficientes, com a adoção de materiais plásticos e compósitos. O objetivo é substituir gradualmente as séries Airbus A320 e Boeing 737 por modelos com peças termoplásticas, mais leves e de produção automatizada.

Esses materiais - que combinam fibras de carbono, vidro ou aramida com resinas especiais - permitem maior resistência, menor peso e economia de energia na produção. A possibilidade de soldagem por ultrassom, por exemplo, elimina a necessidade de rebites e autoclaves, otimizando tempo e recursos.

Com aplicações cada vez mais inovadoras e sustentáveis, o plástico tem se tornado peça-chave para o futuro da mobilidade. Para saber mais sobre o assunto, acesse o e-book elaborado pelo Movimento Plástico Transporte que explora a presença do material no segmento, destacando inovação, sustentabilidade e os caminhos para uma economia circular.

Movimento Plástico Transforma

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Movimento Plástico Transforma
Virta Comunicação Corporativa

LANCHA TRITON FLYER 34 HT FAZ ESTREIA NACIONAL EM UM DOS MAIORES EVENTOS NÁUTICOS DA AMÉRICA LATINA

Triton Flyer 34 HT

Há poucos dias para um dos maiores eventos náuticos da América Latina, o Rio Boat Show, que reunirá os principais players do setor entre os dias 26 de abril e 4 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o público pode esperar uma série de novidades que prometem encantar os apaixonados pelo universo náutico, inclusive modelos ao estilo "carro de luxo”, com teto solar e design sofisticado.

Entre os destaques está a nova lancha de 34 pés com configuração que inclui moderno Hard Top (HT) retrátil, da fabricante nacional Triton Yachts, que fará sua estreia durante o evento. A solução  além de ventilar para uma navegação mais confortável, sem abrir mão da conexão com o ambiente externo, impressiona por ser um elemento estratégico do design, e realça sua elegância esportiva integrada às linhas da embarcação. O modelo é uma nova versão da Triton Flyer 34 T-Top, que já é um sucesso da marca. Outro atrativo que chama atenção para a lancha é o amplo solário, ideal para banhos de sol e momentos de relaxamento a bordo.

"A nova Triton Flyer 34 HT nasce com a missão de atender um público exigente, que busca conforto, segurança e sofisticação a bordo. A versão T-Top já nos mostrou a força desse projeto, com um retorno extremamente positivo do mercado. Um diferencial importante é o amplo solário, especialmente generoso para uma lancha dessa categoria, que proporciona ainda mais conforto em momentos de lazer, sem falar no hard top, uma extensão do desenho do barco. Escolhemos o Rio para este lançamento, pois é uma região que reúne alguns dos destinos náuticos mais desejados do mundo. Estamos animados e otimistas para este lançamento. Temos certeza que será mais um grande sucesso da marca”, destaca Allan Cechelero, diretor de marketing.

Assim como na versão T-Top, a Triton Flyer 34 HT mantém os principais atrativos que encantaram o público, como um amplo espaço para banhos de sol na proa, com três espreguiçadeiras com encosto reclinável, além de um design imponente que reforça a identidade da marca. O cockpit central, com o posto de comando, oferece ótima visibilidade e ergonomia, enquanto a popa traz um espaçoso solário, perfeito para encontros entre amigos ou família. O espaço gourmet é completo, com mesa para refeições e sofá em “L”, além de um deck lateral (open deck) que valoriza ainda mais a circulação a bordo.

No interior, o modelo conta com cama de casal na proa e na meia-nau, cozinha equipada e banheiro fechado com chuveiro e dois quartos. Comporta até 14 pessoas durante o dia e quatro para pernoite. Com preço inicial a partir de R$1,3 milhões, a nova Triton Flyer 34 HT chega para reforçar o portfólio da marca, que hoje abrange modelos entre 23 e 52 pés.

A Triton Yachts é uma consagrada linha de barcos projetada e construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil, com 40 anos de mercado. A marca é referência no segmento de lanchas de passeio e conta com modelos que variam de 23 a 52 pés, reconhecidos pela segurança, qualidade construtiva, suporte aos clientes e inovação constante em design e materiais. Nos Estados Unidos, os modelos são comercializados sob a marca Hanover, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional. Clique aqui e visite o site

Triton Yachts
Rotas Comunicação

NA NT EXPO 2025, A EMPRETEC É UM PONTO DE ENCONTRO ESTRATÉGICO PARA SOLUÇÕES NO SETOR FERROVIÁRIO.

Guindaste Kirow

Com trajetória de mais de cinco décadas, a Empretec é uma empresa familiar que se destaca pela entrega de soluções personalizadas para setores essenciais como equipamentos para construção e manutenção de ferrovias, equipamentos rodoviários, transporte, infraestrutura, saneamento, telecomunicações, eletrificação e movimentação de cargas. Com sua expertise consolidada, promete uma presença marcante na NT Expo 2025, maior evento do setor ferroviário da América Latina.

Localizada em Guarulhos (SP), a empresa é reconhecida pela sua capacidade de desenvolver e produzir equipamentos sob medida, com equipe qualificada de engenheiros e técnicos focados em atender às necessidades específicas de cada cliente. Líder no desenvolvimento de soluções para o setor ferroviário, receberá clientes, parceiros e profissionais do setor em seu estande (B030), onde apresentará inovações tecnológicas e soluções customizadas, reforçando sua atuação tanto no Brasil quanto no mercado internacional.

Com portfólio diversificado, incluindo produtos como rebocador, caminhão rodoferroviário, guindaste e outras soluções personalizadas, a empresa reafirma sua posição como facilitadora de negócios para o setor ferroviário, tanto no Brasil quanto em outros mercados. Seus produtos atendem não só a demanda nacional, mas também clientes internacionais, com exportações para Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Estônia, Chile, Argentina, Peru e Bolívia.

Conectando o Brasil ao mundo

“Durante o evento, teremos a oportunidade de dialogar com executivos de importantes empresas e entidades de relevância do setor, ampliando sua rede de contatos e solidificando parcerias estratégicas. A feira é palco ideal para fortalecer nossa presença no mercado, apresentando soluções inovadoras e contribuindo para o desenvolvimento do setor ferroviário em uma escala global”, conta Guilherme Nurchis, diretor da Empretec.

Segundo ele, além de ser oportunidade para divulgar seus produtos e serviços, a participação da Empretec na NT Expo é uma vitrine de sua capacidade de entregar soluções completas em equipamentos ferroviários, desde a pesquisa e desenvolvimento até a implementação e pós-venda, com abordagem consultiva que visa sempre o melhor desempenho e a satisfação dos clientes.

“A trajetória da Empretec é reflexo do nosso compromisso contínuo com qualidade, inovação e entrega de soluções que atendam às necessidades do setor. A NT Expo será uma ocasião para apresentarmos nossa visão de futuro e, ao mesmo tempo, fortalecer nosso papel como facilitadora de negócios no Brasil e no exterior. Estamos ansiosos para estreitar ainda mais o diálogo com nossos parceiros e seguir avançando em soluções que transformem o setor ferroviário”, conclui o executivo.

Serviço
NT Expo 2025
De 22 a 24 de abril de 2025
Distrito Anhembi
Estande Empretec: B030

A Empretec é uma empresa brasileira, líder na fabricação de equipamentos e soluções para o setor ferroviário. Atuando desde 1970 no mercado nacional e internacional, além do mercado interno, exporta para países como Estados Unidos, Alemanha, Chile e Argentina. De cunho familiar, também oferece soluções customizadas para os setores rodoviário, transporte, infraestrutura, saneamento, telecomunicações, eletrificação e movimentação de cargas. Localizada em Guarulhos (SP), conta com equipe qualificada de engenheiros e técnicos, capaz de desenvolver e produzir equipamentos sob medida, atendendo às necessidades específicas de seus clientes. Clique aqui e visite o site.

Empretec
AllMoving Consultoria e Comunicação Integrada

NSTECH MARCA PRESENÇA NA INTERMODAL

A nstech, líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, anuncia presença na Intermodal de 2025, principal evento direcionado para modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário das américas. A edição acontece de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, e essa é a quarta participação consecutiva da empresa no evento. Por meio da presença, a marca reforça a solidez de seu ecossistema e seu portfólio de produtos por meio de ativações com as respectivas soluções e a eficácia para cada perfil de público, seja embarcador, transportador, operador, corretora ou seguradora logística.

Dentre os produtos em destaque, estarão torre de controle, TMS (gestão de transporte) para transportador e embarcador, YMS (gestão de pátio), gestão de risco e cadastro de motoristas e veículos. Esta última solução está em evidência pois a empresa anunciará uma novidade de desenvolvimento de solução e redução de sinistralidade para os clientes.

No estande, também haverá sala específica para negócios e networking. Enquanto marca que impulsiona o network effect, ou seja, o poder de uma comunidade de contatos, a nstech reforça o seu compromisso de foco do cliente, estratégia de negócios que identifica e satisfaz as necessidades do consumidor, identificando seus problemas e quais produtos os resolverão. Além disso, o estande também conta com estúdio para gravação de conteúdos.

Segundo Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech, "Nossa presença na Intermodal é estratégica. Vamos mostrar como nossas soluções, quando combinadas, criam um ecossistema logístico conectado, eficiente e colaborativo. Essa é a direção do futuro do transporte doméstico no Brasil — e é o que estamos construindo junto com nossos clientes e parceiros”.

Atuante no setor há 4 anos, a nstech já está presente em diversos países e possui mais de 75 mil clientes ativos no Brasil, América Latina, Europa, África e EUA. São mais de R$ 15,5 trilhões em mercadorias monitoradas, 160 milhões de fretes trafegando mensalmente e mais de 2,4 milhões de motoristas cadastrados, o maior banco de dados do Brasil.

Serviço
nstech na Intermodal 2025
De 22 a 24 de abril, das 13h às 21h
Distrito Anhembi
Estande nstech: G080
Inscrições pelo link oficial do evento

A nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina e pioneira na categoria plataforma Open Logistics. Reúne mais de 100 soluções que hoje atendem cerca de 75 mil clientes do setor, incluindo as maiores empresas do mundo. Centrada na resolução das dores de todo o ecossistema logístico, oferece tecnologias completas e modulares para que as empresas possam evoluir seus negócios, crescer mais gastando menos, fazer entregas mais eficientes e impactar a sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos. Reúne mais 2,3 milhões de motoristas em seu banco de dados, o maior do Brasil, e está presente em 15 países — Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, EUA, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. A nstech impulsiona as empresas para o futuro da logística através da construção da “Logistics Advantage”, fazendo o mundo funcionar melhor para todos. Clique aqui e visite o site

nstech
P!Ne PR

sábado, 19 de abril de 2025

CEMIG UTILIZA TECNOLOGIA DE NANOSSATÉLITES PARA REDUZIR INVASÕES DE SUAS REDES DE ALTA TENSÃO

Projeto tem investimento de mais de R$ 2 milhões e objetivo de identificar novas ocupações irregulares sob linhas de alta tensão da companhia.

Com a utilização de imagens de nanossatélites - pequenos satélites artificiais com massa menor que 10 kg - a Cemig pretende ampliar a identificação de edificações que invadem a linha de servidão de suas Linhas de Transmissão (LTs) e Distribuição (LDs). Com investimento total de R$ 2 milhões, nos últimos cinco anos, o projeto utiliza a plataforma Planet, que conta com mais de 130 nanossatélites Dove, para obter imagens diárias da rede da companhia em toda a área de concessão da empresa, que abrange 774 municípios mineiros.

As imagens fornecidas pela plataforma Planet, dos Estados Unidos, são processadas pela empresa nacional SCCON no Brasil, que utiliza algoritmos de inteligência artificial para detectar alterações no uso e ocupação do solo.

De acordo com o engenheiro de Transmissão da Cemig, Carlos Alexandre do Nascimento, a combinação da tecnologia de nanossatélites e o processo mais eficaz de notificações em campo foi fundamental para os resultados positivos obtidos.

“A Cemig validou em campo que a tecnologia de nanossatélites é uma ferramenta poderosa para a gestão de ativos do setor elétrico e está investindo também em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D - nessa área de grande relevância científica (tem um P&D D0664 com Senai-SC que desenvolve uma plataforma inovadora de processamento de imagens de satélites)”, explica.

Além da identificação de invasões, a Cemig está explorando outras aplicações para as imagens de nanossatélites, como a classificação dos tipos de solo, a medição do crescimento da vegetação, o monitoramento da limpeza de faixa e o controle de ocupações em áreas de reservatórios das hidrelétricas.

“Com esse monitoramento em tempo real, a Cemig vai ter subsídios para identificar as construções irregulares e realizar fiscalizações em campo e notificar os responsáveis para que a obra seja paralisada”, afirma.

Um projeto piloto para monitoramento de limpeza de faixa está sendo conduzido em duas linhas de transmissão, uma na Região Metropolitana de Minas Gerais (RMBH) e outra no Norte do estado.

Invasões representam risco para a população

A ocupação humana das faixas de segurança de linhas aéreas de alta tensão é um problema que ocorre em diversas companhias de energia. As ocupações não são, em sua grande maioria, de famílias de baixa renda sem opções de moradia, que encontram nas faixas de segurança uma área disponível para se estabelecerem, mesmo em condições irregulares por normas técnicas e precárias de segurança, mas também em condomínios de alto luxo, indústrias e pontos comerciais, etc.

Com o monitoramento por nanossatélites, a Cemig percorre periodicamente as linhas onde há invasões de faixa, e, quando confirma alguma nova ocupação, promove a judicialização e a conscientização do responsável pela invasão sobre os riscos ali existentes.

“Essa fiscalização de ocupações irregulares sob suas linhas de alta tensão é muito importante e uma forma de preservação da vida dos ocupantes e da população. Esses locais têm risco de acidentes elétricos”, explica.

“Por tratar-se de um problema de difícil solução e que envolve a responsabilização do poder público, o objetivo da companhia é impedir novas ocupações e essa nova tecnologia tem se mostrado bastante eficaz”, complementa.

Atualmente, o monitoramento por nanossatélite está sendo utilizado em conjunto com as inspeções terrestres e melhora a performance operacional da mão de obra das equipes de campo da Cemig.

Outras soluções por imagens de satélite

Recentemente, a Cemig teve aprovado um projeto que tem como objetivo desenvolver uma plataforma computacional de análise de imagens de satélites. A iniciativa, com previsão de 24 meses de execução, conta com a participação de equipes de engenharia de Linhas de alta tensão, realizada em parceria entre a transmissora, distribuidora e a geradora da Cemig.

Cemig

SÃO PAULO OKTOBERFEST CONFIRMA DATAS E ANUNCIA PRÉ-VENDA EXCLUSIVA PARA CLIENTES BRADESCO

A São Paulo Oktoberfest, principal festival da cultura alemã de São Paulo, confirma sua 8ª edição no Parque Villa-Lobos entre 19 de setembro e 5 de outubro, e anuncia o início da pré-venda exclusiva para clientes pessoa física do Bradesco dos cartões de débito e crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio de todas as bandeiras. O evento será realizado sempre às sextas, sábados e domingos, retomando seu formato com três finais de semana completos de celebração. O festival deste ano reforça seu protagonismo cultural e coincidirá simbolicamente com as datas da Oktoberfest de Munique, em uma conexão e sintonia direta com o evento original.

A pré-venda de ingressos exclusiva para clientes, pessoa física, dos cartões de débito e crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio de todas as bandeiras acontece do dia 22 de abril às 10h até 24 de abril às 10h, com desconto de 20% sobre todos os ingressos da modalidade inteira – de R$ 138,00 por R$ 110,40 – nas compras realizadas online por meio do website da São Paulo Oktoberfest (https://saopaulooktoberfest.com.br) ou na bilheteria física, apenas nos dias de evento. Limitado a 4 ingressos por CPF. O benefício garante ao cliente acesso antecipado ao evento, além do direito à caneca oficial colecionável, retirada no local. O ingresso permite ao comprador escolher a data da visita à festa até 16 de junho, conforme a agenda preferida de atrações musicais e culturais do festival.

As vendas de ingressos para o público em geral terão início em maio, com detalhes sobre preços, categorias e benefícios sendo divulgados brevemente. Todas as vendas de ingressos estarão disponíveis exclusivamente através do site oficial do festival (www.saopaulooktoberfest.com.br).

A edição 2025 contará com uma estrutura ainda mais ampla, plana e reforçada, garantindo melhor acessibilidade, conforto e segurança para o público, O público contará com experiências que celebram a diversidade cultural, a tradição e a alegria, e uma programação musical rica e democrática distribuída em três palcos principais. São eles o Palco Biertent, situado na tenda principal, onde se apresentam os principais shows do festival; o Palco Bradesco, com ativações e atrações bastante especiais para o público; e o Coreto das Apresentações Artísticas, que receberá grupos típicos germânicos e performances culturais.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o acesso ao Parque de Diversões estará inteiramente incluído no valor do ingresso, garantindo entretenimento completo e sem custo adicional para todas as crianças, jovens e famílias.

Outro ponto de destaque é a ampliação da experiência gastronômica: além das mais de 80 opções já consagradas dentro do evento, serão inauguradas duas novas áreas dedicadas exclusivamente à culinária alemã, com cardápios típicos e originais que reforçam o papel do festival como referência em cultura e gastronomia germânica.

O festival em São Paulo é o único evento fora da Alemanha a contar com o apoio formalizado do Governo do Estado da Baviera e da própria Oktoberfest de Munique, uma parceria inédita que chancela oficialmente a São Paulo Oktoberfest como um evento autêntico, original e reconhecido internacionalmente.

“Essa parceria inédita, pelo segundo ano consecutivo, fortalece de maneira muito consistente os nossos laços culturais e turísticos com a Alemanha e reconhece, de forma oficial, a autenticidade, a originalidade e a qualidade do nosso festival”, afirma Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente do evento.

Desde 2017 no calendário oficial da cidade, a São Paulo Oktoberfest já recebeu mais de 600 mil visitantes, consolidando-se como uma das mais relevantes festas temáticas de São Paulo e referência em integração cultural, entretenimento de qualidade e turismo de experiência.

São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

MERCADO DE TINTAS E REVESTIMENTOS NO BRASIL CRESCE 5,9% AO ANO E IMPULSIONA FUSÕES E AQUISIÇÕES CROSS-BORDER

Players globais têm demonstrado interesse no Brasil, buscando aquisições para entrar no país.

Foto: Divulgação Redirection International

O setor de tintas e revestimentos está passando por um momento crucial, tanto no cenário global quanto no brasileiro. Com o mercado mundial projetado para crescer a uma taxa anual composta de 4,8% até 2030 – impulsionado especialmente pela Ásia e pelas Américas – o Brasil desponta como o principal polo de expansão na América Latina, registrando um crescimento estimado de 5,9% ao ano, acima da média do PIB nacional (3,4%).

Um dos principais motores dessa transformação no Brasil tem sido a força de construção civil e materiais de construção – como reflexo em parte do mercado imobiliário. Paralelamente, o setor automotivo — um dos maiores consumidores de revestimentos — está em recuperação, estimulando a demanda por tintas de alto desempenho. E os revestimentos industriais também surgem com grande contribuição, já que estão se beneficiando do crescimento da indústria manufatureira no Brasil. Por consequência, esse ambiente de alto crescimento tem atraído a atenção de gigantes globais do setor, que vêm expandindo sua presença no Brasil por meio de aquisições ou parcerias estratégicas.

 “O setor de tintas e revestimentos no Brasil está vivendo um momento de grande interesse por parte de players globais, impulsionado pelo crescimento acima da média do mercado brasileiro em relação a economias mais maduras. Estamos observando um aumento expressivo em transações cross-border, com empresas estrangeiras buscando aquisições para entrar no país e expandir suas operações em segmentos mais tecnológicos e de maior valor agregado. Empresas com foco em tintas de alta performance e revestimentos especiais estão no foco das demandas que temos recebido”, afirma o economista e sócio da Redirection International, Gabriel Loest Cardoso.

M&A traz oportunidades e gera benefícios para todos os envolvidos

 Segundo o economista especialista em fusões e aquisições, o mercado global de fusões e aquisições no setor de tintas e revestimentos tem demonstrado sinais de aquecimento desde o segundo semestre de 2024. O especialista cita inclusive algumas transações e players que ocorrem nos últimos tempos no Brasil. Foram pelo menos 14 transações desde 2020. Dentre elas a aquisição da Suvinil pela AkzoNobel, consolidando a presença da multinacional no mercado local. Outra compra neste segmento foi da Lidor e da Polipox pela Soprema, ampliando o portfólio da empresa francesa no Brasil.

O economista explica que para as empresas internacionais, conquistar espaço no maior mercado da América Latina implica superar desafios logísticos, barreiras regulatórias e a concorrência local. Sendo assim, a estratégia de M&A se mostra como a via mais eficaz para garantir uma posição sólida.

“Esse aquecimento de M&A no mercado de tintas e revestimentos reflete não só a busca por escalabilidade e eficiência, mas também a necessidade de atender a uma base de clientes cada vez mais exigente, que valoriza inovação, sustentabilidade e desempenho", fala. “Já para as empresas locais a consolidação representa uma oportunidade de expansão operacional, acesso a novas tecnologias e melhoria das redes de distribuição”.

Outro dado que confirma essa tendência é o de que mais de 50% das aquisições feitas por empresas norte-americanas no setor de tintas foram direcionadas a mercados fora dos EUA. E o interesse tem sido mútuo da outra parte também. “O aumento dos custos das matérias-primas, as pressões na cadeia de suprimentos e a crescente demanda por soluções ambientalmente sustentáveis – com baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) – têm levado grupos menores a buscar fusões com esses players de maior porte”, completa Loest.

Essa movimentação de aquisições menores e complementares (bolt-on acquisitions) trazem várias vantagens, segundo o economista. “Elas se caracterizam por ser mais fáceis de integrar e gerar sinergias rapidamente. Muitas transações que vemos hoje envolvem a aquisição de novas capacidades – sejam produtos complementares para expandir portfólios, novas tecnologias ou uma presença geográfica ampliada”, resume.

Por fim, o especialista sócio da Redirection cita um último fator que também vem impulsionando essa tendência. Segundo ele, a reestruturação das cadeias globais de suprimentos está acelerando o movimento de re-shoring e near-shoring, onde empresas buscam aproximar pontos críticos da cadeia produtiva dos mercados consumidores finais. “Dentro desse contexto, uma solução para enfrentar tarifas e possíveis problemas logísticos no comércio internacional é deslocar parte da produção para mais perto do cliente final. Esse movimento novamente tem favorecido países como o Brasil, que se destaca como um hub estratégico para a América Latina e recebe crescente interesse de investidores estrangeiros”, finaliza.

Oportunidades claras

E as oportunidades em território brasileiro seguem sendo claras. “Os múltiplos de valuation estão em alta, especialmente em nichos de química especializada, o que reflete o potencial de valorização”, completa.

Dentre as oportunidades para as empresas que buscam M&A com o mercado brasileiro, Loest cita quatro exemplos: a consolidação de tintas e fornecedores de matérias-primas; a expansão geográfica, acompanhando o crescimento de cidades e regiões metropolitanas; o aumento de margens por meio da aquisição de empresas com tecnologias avançadas, voltadas para setores como automotivo e industrial; e ainda a aquisição de indústrias químicas como target visando pesquisa e desenvolvimento de mercados nichados com tecnologias diversas.

Redirection International é especializada em assessoria de Fusões & Aquisições para empresas locais e internacionais, em transações de middle market. Possui uma grande experiência em transações cross-border, com equipe atuante diretamente no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. É membro da ACG e, também, desenvolve uma rede de parceiros selecionados em todos os principais setores de negócios e regiões do mundo. Clique aqui e visite o site

Redirection International
NoAr Assessoria e Comunicação

PETROBRAS LANÇA ‘PROGRAMA FORTALECER’ PARA IMPULSIONAR A DIVERSIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA REVAP

Foto: Ehder de Souza | Agência Petrobras

A Petrobras está com inscrições abertas para um projeto de incentivo ao desenvolvimento inclusivo de micro e pequenas empresas do Vale do Paraíba, em São Paulo, região de abrangência da Refinaria Henrique Lage (Revap). Lançado recentemente, o “Programa Fortalecer” pretende apoiar e dar suporte a 30 potenciais fornecedores de grupos sub-representados, envolvendo mulheres, pessoas pretas e pardas, com deficiência e idosas. As inscrições para o projeto vão até o dia 28 de abril.

O programa tem parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e foi concebido com o objetivo de impulsionar a diversidade na cadeia de fornecimento da Revap, fortalecendo empresas locais e promovendo um ambiente mais inclusivo e sustentável.

Direcionado para empreendedores das cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté, o programa contempla vários serviços, como alimentação e buffet, eventos, manutenção elétrica interna de pequeno porte (facilites), serviços de engenharia (pequeno porte), locação e produção de fotos, fabricação e montagem de móveis.

Com aulas presenciais e virtuais, os participantes receberão capacitação em gestão financeira e de pessoas e liderança, formação em planejamento estratégico e consultoria em gestão, além de orientação para cadastro no Canal Fornecedor da Petrobras. O projeto visa estruturar e acompanhar o desenvolvimento das empresas inscritas, fortalecendo sua competitividade, sustentabilidade e capacidade de atender às demandas do mercado.

"O Programa Fortalecer é um reflexo claro do compromisso da Petrobras com a inclusão e a sustentabilidade. Fortalecer fornecedores locais não só garante entregas mais rápidas e maior eficiência nas nossas operações, como também dinamiza a economia regional. Estamos investindo em um ecossistema de fornecimento mais próximo, inovador e representativo da sociedade", afirma Alexandre Coelho, gerente geral da Revap.

Serviço
Programa Fortalecer
Inscrições abertas até 28/04/2025
Ficha de Inscrição - Chamada Pública do Programa Fortalecer.

Agência Petrobras

NOSSO NOVO (E VELHO) COTIDIANO. Por Marli Gonçalves*

Acordamos cedo e logo corremos para conferir se tem alguma guerra nova, se já estourou a Terceira, qual foi ou será a ameaça do dia vinda dos belicosos líderes mundiais. O celular na cabeceira da cama já apita com recados novos, brigas de amigos em grupos, novas fofocas, tentativas de golpes esperando qualquer distração. Novo e estranho cotidiano, que não para de nos surpreender nessa vida digital que a todos conecta.

Uma loucura as rotações por segundo que não nos deixam ficar de bobeira, distraídos, claro a não ser que sejamos algum tipo de eremita, totalmente imunes aos acontecimentos. Sempre tem algum que envolve, por curiosidade, interesse ou proximidade. Que nos afeta, como a mim afeta profundamente, por exemplo, saber de mais uma morte por feminicídio. De mais alguém que em um segundo nos abandona morto pela violência urbana que parece a cada dia mais incontrolável. Em mais uma ignorância ganhando corpo tentando dinamitar alguma vitória que chegamos a comemorar.

Nesse novo alucinante cotidiano que corre célere, fatos se sobrepõem a outros, deixando para trás os desfechos, e sempre nos dando a terrível sensação de repetição sem fim da História. Deixando para trás o rastro do medo e insegurança. Em todas as conversas a desilusão e enorme preocupação com os minutos seguintes, com o tal futuro – conhecedores profundos das coisas estão vendo, alertando, explicando, até por vivência e sabedoria, sinalizando para o mundo todo em marcha-a-ré em temas para os quais dedicamos tanto de nosso tempo. Digo nós, os que já viveram essas décadas que variaram de horror a alívio algumas vezes. Otimismo e pessimismo se alternando.

Somos uma tal geração prateada. Em ação, atenção! Nossos cabelos, se restam, prateados, grisalhos, brancos, ainda estão bem vivos nas ruas e em condições de fazer ainda boas revoluções em meio a essas transformações. Tanta atenção que foi devida à série Adolescência poderia ajudar a criar também outro foco para essa nossa, minha, de tantos, geração, momento, novos setênios, esses períodos - ciclos - de sete anos, cada um com características e desafios únicos, todos os raios de vida que consigamos alcançar. Teremos muito a dizer e fazer se nos mantivermos sintonizados.

“Velhescência” é palavra que não existe, embora ache que seria mais exata. Oficial é envelhescência, contraponto de adolescência, segundo quem criou o termo, o psicanalista e sociólogo Manoel Berlinck, a fase da vida entre 45 – 65 anos, esse período entre a maturidade e a velhice. Não apareceu ainda, que se saiba, quem definisse claramente o que ocorre nessa sequência, ou o a partir daí. No máximo, como recentemente, um sinal de mais a quem ultrapassa os 80, virando assim um Idoso +, com preferência maior nas filas de atendimento.

Tenho lido e ouvido muito falar em gerações, as nossas e no que as próximas encontrarão, de bom e de ruim, uma conversa original para mim que não deixarei descendentes. Mas absolutamente compreendo essa certa angústia quando encontro os amigos, muitos hoje avôs e avós, tornados assim bem mais jovens, e ainda com longa expectativa de vida e com diálogo aberto sobre tudo, coisa que no passado era quase inimaginável.

Tenho a esperança de que todos seremos ouvidos a tempo, nessa linha da vida, inclusive por conta da expansão das formas de comunicação às quais também já nos integramos, e sem o uso de secretos emojis. Nos comunicamos também com nossos pares, e de formas que também precisam ser estudadas para melhor compreensão e apoio. Vivemos mais onde há progresso. Ganhamos tempo por aqui.

Na política, na estética, muito além do marketing que já nos viu como alvo, acordamos a cada dia com mais vitalidade para participar, querendo nos informar e aprender mais, ansiando que de algum lugar estejam vindo melhores soluções, que a nossa passagem e conselhos garantam deixarmos um mundo melhor, que não exploda. Nem que seja pela terrível e própria inquietude do tempo que nos resta.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.



quinta-feira, 17 de abril de 2025

PARANÁ RECICLA 9,3 MILHÕES DE FILTROS AUTOMOTIVOS PELO PROGRAMA DESCARTE CONSCIENTE ABRAFILTROS ATÉ 2024 E ULTRAPASSA FROTA CIRCULANTE

Foto: Shutterstock | Coisas de Agora

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, em operação no Estado do Paraná desde fevereiro de 2013, desenvolvido pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, já reciclou até dezembro de 2024, 9.277.203 filtros usados do óleo lubrificante automotivo ou 3.423.288 quilos de material. Só no ano passado foram reciclados 1.246.466 filtros ou 459.946 quilos em 983 pontos de coleta em 74 municípios.

“Desde a implementação no Paraná, o volume de filtros usados do óleo lubrificante automotivo reciclado já ultrapassou o total da frota circulante do estado, que no final de 2024 era de 9.179.769 veículos”, afirma João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, demonstrando a relevância do programa. Os dados citados são provenientes do levantamento Frota por UF e Tipo de Veículo da SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito, órgão do Ministério dos Transportes.

Marco Antônio Simon, gestor do Descarte Consciente Abrafiltros, explica que o processo de reciclagem realizado pela Geoquímica – empresa do Grupo Supply Service, é complexo e de custo elevado, e as empresas de filtros associadas à Abrafiltros o custeiam totalmente. “Após a coleta e tratamento feito pela Geoquímica, o metal vai para siderúrgicas, o OLUC – Óleo Lubrificante Usado Contaminado para rerrefino, e o restante para coprocessamento em cimenteiras, com as cinzas utilizadas na fabricação do cimento, com 100% de reciclagem. Todos os resíduos têm destino ambientalmente adequado para outras cadeias produtivas”, diz.

Metas para 2025 – Simon ressalta que o programa tem metas gradativas e que aumentam paulatinamente tanto em volume reciclado quanto em pontos de coleta e municípios. Para 2025, o Plano de Logística Reversa prevê a reciclagem de 455.904,46 kg de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, em 1.080 pontos de coleta distribuídos em 84 cidades paranaenses. “Para os próximos anos, as tratativas junto ao Estado estão em curso visando a readequação do Plano de Logística Reversa e a assinatura de um novo Termo de Compromisso com metas de 2026 a 2029, documentação essencial para o setor e o pleno atendimento à legislação”, explica Simon.

No Paraná participam atualmente do programa 37 organizações com 62 CNPJs. “A Abrafiltros atua como entidade gestora e a participação no programa representa o melhor custo-benefício por ser uma iniciativa coletiva, com menor necessidade de investimento e de pessoal do que em iniciativas individuais, possibilitando que as empresas participantes cumpram a legislações ambientais de logística reversa pós-consumo, atendendo também as regulamentações em São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul para os filtros usados do óleo lubrificante automotivo, com o cumprimento das metas em todos os Estados”, finaliza Simon.

Mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros podem ser encontradas no site.

AbrafiltrosCriada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados

Abrafiltros
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

AVIAÇÃO GERAL ESPERA UM 2025 AINDA MELHOR DO QUE ANO ANTERIOR, E GOIÁS TEM MUITO A GANHAR

Foto: FreePik | Divulgação Antares Polo Aeronáutico

Os mais recentes números da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), que consolida dados levantados em 2024, reforçam a expectativa de um 2025 ainda melhor para o setor. Conforme o levantamento feito pela entidade, na comparação com 2023 o ano passado fechou com um crescimento de 6,7% na frota operacional de aeronaves executivas (aviões movidos a pistão e a turboélices, helicópteros a pistão e turbina e jatos). Num período de cinco anos, esse avanço foi ainda mais expressivo chegando a um aumento de 16,5% ou 1.419 novas aeronaves executivas acrescidas à frota operacional do país. Superando o número de 10 mil aviões e helicópteros, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos entre os países com a maior frota de aviação geral no mundo.

Além dos dados positivos da Abag, outro indicativo de que 2025 deve ser um ano ainda melhor para a aviação executiva brasileira é apresentado pela Vokan Seguros, empresa com mais dez anos de mercado e que atualmente é a líder em apólices de seguros para aeronaves no país. A companhia, que registrou um crescimento entre 25% e 30% em suas operações no ano de 2024, espera repetir e até mesmo superar esse percentual neste ano. Conforme projeção da Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), em 2025, a receita total da indústria da aviação deve ultrapassar US$ 1 trilhão pela primeira vez, marcando um aumento de 4,4% em comparação ao ano anterior.

A aviação geral brasileira reúne todos os segmentos de transporte aéreo, exceto a aviação comercial das companhias aéreas e a aviação militar, por isso o setor responde por uma extensa e dinâmica cadeia econômica de serviços e produtos, que vão desde a montagem das mais sofisticadas aeronaves a serviços de bordo e manutenção. “Dentro dessa gigantesca cadeia econômica que rege a avaliação geral, Goiás tem um papel estratégico para a perspectivas de novos negócios, uma vez que é um estado que está no centro do país e já há muito tempo é o segundo maior polo de manutenção aeronáutica”, afirma Paulo Roberto Costa, empresário que está à frente de um consórcio de empresas goianas responsável pela construção do Antares Polo Aeronáutico, que irá abrigar um aeroporto executivo na cidade de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia.

Essa importância estratégica do estado é respaldada nos números da Abag, que aponta Goiás como sede de 70 bases de manutenção aeronáutica, ficando atrás apenas de São Paulo, com 192. Entre os 26 estados e o Distrito Federal, Goiás está entre os oito com maior número de aeródromos privados e públicos. “Dentro da nossa vocação econômica para o agronegócio, também temos aqui em Goiás o quarto maior número de empresas de agro aviação”, salienta Paulo Roberto Costa, ao citar outros números da Abag.

Polo de aviação executiva

Obras de terraplanagem no Antares estão concluídas. Foto: Divulgação. 

Com 209 hectares de área total e localização privilegiada no centro do Brasil, o Antares Polo Aeronáutico será o mega empreendimento que deve fomentar, não só em Goiás, mas também em todo o centro-oeste brasileiro os vários negócios que integram a extensa cadeia de serviços da aviação geral, como agro-aviação, taxi-aéreo, serviços aeromédicos, manutenção de aeronaves, formação de pilotos, logística aérea e outros.

Com recursos 100% privados, o polo aeronáutico privado está sendo implantado pelas empresas goianas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações. O moderno aeroporto executivo, em sua primeira fase, contará com terminal de embarque e desembarque de passageiros, com uma pista de 2 mil metros de extensão e 30 metros de largura, e com toda infraestrutura completa para abrigar negócios de todos os segmentos da aviação geral, o que inclui cabeamento em fibra óptica, pavimentação asfáltica de alta qualidade, redes de água, esgoto e elétrica. “Mais que um aeroporto executivo, o Antares será um polo preparado para receber empresas de todos os segmentos da aviação geral. Teremos condições de abrigar também indústrias de peças, hangaragem, serviços aéreos especializados como UTIs aéreas, e até montadoras de aeronaves”, explica Paulo Roberto.

Antares Polo Aeronáutico
Comunicação Sem Fronteiras

CADA HISTÓRIA!!! (5). Por chicolelis*

O funcionário da área administrativa da fábrica vinha fazendo, há muito tempo, horas extras sem necessidade. Seu trabalho era muito burocrático e não exigia que isso acontecesse. Durante uma auditoria, o abuso foi descoberto. A primeira reação do responsável pelo setor foi a de demissão imediata, ainda que fosse uma pessoa exemplar, quer fosse no trabalho, quer fosse no relacionamento com os colegas.

Diante dessa condição do funcionário, o assunto chegou até o diretor de RH da GM do Brasil, Herbert Brenner, que puxou para si a responsabilidade de decidir como resolver o caso, mostrando, com a solução, o melhor das faces de um ser humano: a bondade e o respeito ao próximo.

Vovô Herbert Brenner

Nascido na Áustria, em Innsbruck (fica no Tirol, nos Alpes. Tem um funicular com 2.256 metros, desde o centro até o alto da montanha de onde partem os esquiadores) Herbert Brenner (“Seo” Brenner como o chamávamos), um homenzarrão, com 1,92 m de altura, atentos olhos verdes e um rosto sempre pronto para um largo sorriso. E, no quesito automóvel um pé de chumbo quando se tratava de acelerar pelas estradas.

Não era um diretor (ele já nos deixou) daqueles sempre prontos a fechar a cara e dar muitas broncas, como eram muitos diretores daquela área e de outras também. Sua grande preocupação era o bem estar dos funcionários o que, segundo ele, era a garantia de um bom resultado para a empresa.  E aí é que vem a bela história, para demonstrar o sentido humanitário do Sr. Brenner.

No dia em que a auditoria descobriu o que vinha acontecendo, há muito tempo, sem que houvesse necessidade para isso, foi um horror! Os chefes queriam sua demissão.

-Onde já se viu? Um absurdo! Era o mínimo que se falava no departamento em que ele trabalhava e também, no RH.

Pois bem, quando o assunto chegou ao diretor, “Seo” Brenner, ele ao invés de ter reações semelhantes aos dos seus subordinados, quis saber o porquê daquelas horas extras desnecessárias e mandou chamar o funcionário em sua sala.

E mandou me chamar também. E lá fui eu, só sabendo do motivo da reunião quando ele me contou.

Quando o funcionário chegou, certamente sabendo o motivo de ter sido chamado para a sala do diretor, o “Seo” Brenner o tratou com cordialidade, oferecendo café, água. Enfim, gentileza, que era uma de suas virtudes.

E pediu que o funcionário explicasse a razão daquelas horas extras irregulares. E ouviu algo que o fez sorrir levemente, como aconteceu comigo e com outras duas pessoas que estavam na sala.

- "Seo" Brenner,  acontece que eu fico até a hora em que o restaurante é aberto para o jantar. Janto aqui, e depois vou para casa. (Na época a fábrica operava em três turnos, dai o horário do jantar).

E, imensamente constrangido, confessou que sua esposa cozinhava tão mal, que ele não conseguia comer o que ela fazia. Por isso, jantava na fábrica e depois voltava para casa.

O diretor então, com uma voz mansa alertou-o de que aquilo era desonesto e que ele teria que ser demitido, pois se apropriara de valores de modo irregular.

O funcionário, com a voz embargada, em sua defesa revelou que jamais ficara com um único centavo do dinheiro daquelas horas extras. Ele doava os valores para a mesma entidade que a empresa colaborava. E que tinha todos os comprovantes dos depósitos para provar o que dizia.

Consultada a entidade, foram comprovadas as doações.

Diante disso, o "Seo" Brenner alertou o funcionário que ele não mais seria demitido, mas sim receberia uma advertência e suspensão por alguns dias (não lembro quantos), dispensando-o.

Quando ele saiu, o diretor pediu que alguém chamasse na sua sala o presidente do clube dos funcionários. Quando este chegou, o “Seo” Brenner orientou-o a promover, com urgência, um curso de culinária no clube e que tivesse a certeza de que a esposa daquele  funcionário, dele participasse.

Era um pé de chumbo

Ele morava em São José dos Campos e trabalhava em São Caetano do Sul, (porque não queria interferir na vida da família com mudanças) fazendo diariamente o trajeto de ida e volta, como muitos funcionários da empresa. Mas, nenhum deles era tão rápido quando o “Seo” Brenner.

Um dia, mesmo sabendo que seria difícil acompanhá-lo, por causa da sua fama de pé de chumbo, perguntei a ele se poderia segui-lo, pois precisava ir a um evento em São José dos Campos naquela noite. E ele sabia um caminho que evitava o trânsito complicado de São Paulo, no final da tarde.

Advertiu-me sobre a necessidade de ser rápido. Mas, nas poucas vezes em que me perdeu no retrovisor teve a gentileza de me esperar. Mas, quando alcançamos a Via Dutra, o pé  direito do “Seo” Brenner “pisou fundo”, e o motor 6 cilindros dos seu carro o fez desaparecer em poucos segundos. Mas aí eu já estava “em casa” como se diz na gíria.

Rei da “navalha”

E esse estilo “pé de chumbo”, sempre foi uma característica do personagem desta  coluna. Entre os anos 77 e 78 havia, na fábrica de São José dos Campos, um concurso de “navalhadas” no trânsito, promovido entre os colegas de trabalho. Segundo comentários, Brenner o venceu várias vezes, por estar sempre andando em alta velocidade.

Graxa ao invés de óleo

Sem o mínimo conhecimento de mecânica, mesmo trabalhando em uma indústria automobilística, nosso personagem um dia resolveu cuidar do motor da lancha da família. E lá foi ele, com um recipiente de graxa, colocando-a no lugar onde deveria colocar o óleo do motor. A cena foi registrada por um membro da família.

Esse era o “Seo” Brenner, uma pessoa gentil e generosa, inclusive com seu pé direito.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.