segunda-feira, 28 de abril de 2025

PLATAFORMA QUE INTEGRA POTENCIAL NATURAL DO SOLO, NEGOCIAÇÕES DE TERRAS E CRÉDITO RURAL CHEGA AO MERCADO NACIONAL

A Agrishow, que acontece em Ribeirão Preto-SP até 2 de maio, será palco do lançamento oficial do Green X Territorial, plataforma que unifica o fluxo de emissão de laudos para arrendamento, venda, crédito e seguros rurais. 

A iniciativa nasce da parceria estratégica entre o Grupo Piccin, reconhecido pela inovação em máquinas e soluções agrícolas; da Quanticum, empresa referência em tecnologia para diagnósticos e mapeamento de solos tropicais e, a Easyland, startup do Grupo Piccin especializada em intermediação de terras.

Fruto dessa união, a nova fusão Green X Territorial conecta análises científicas do solo a processos digitais de comercialização de terras e ainda avaliação de risco, criando uma solução inédita no Brasil. “A plataforma oferece uma solução única, que democratiza o acesso a laudos técnicos confiáveis, agiliza transações e crédito rural e reduz riscos na tomada de decisão no campo”, explica Douglas Fahl Vitor, engenheiro agrônomo e Head de Inovação, do Grupo Piccin.

Utilizando dados de mais de 850 milhões de hectares processados pela Quanticum, a plataforma entrega análises 100% remotas sobre o risco e potencial natural de uso e ocupação da terra, dispensando coletas presenciais e gerando relatórios que atendem bancos, seguradoras, produtores, cooperativas e investidores. “Entre os diferenciais, estão indicadores de aptidão agrícola, avaliação de preços de terra, riscos de sinistro, potencial de sequestro de carbono e até recomendações de fontes ideais de fósforo conforme a tipologia de argila de cada propriedade, estruturas naturais do solo muito pequenas menores do que 0,002 milímetros ”, detalha o especialista. O intuito, não é subistituir as análises de fertilidade convencionais como quantidade de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e matéria orgânica, pelo contrário.

Esse diagnóstico antecipado e preventivo, ajuda a melhorar a recomendação e uso dos adubos quanto a dose. O primeiro laboratório do Brasil já foi homologado na tecnologia com capacidade para análise de mais de 200 mil amostras por ano. A tecnologia, patenteada em 2023, se tornou a primeira dessa linha no Brasil e América Latina. No Brasil, a tecnologia nascida com DNA da UNESP Jaboticabal e reconhecida cientificamente pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, já ganhando vários prêmios, dentre eles chancelados pelo MAPA, EMBRAPA, FAPESP, Sebrae, Ministérios de Ciência e Tecnologia, dentre outras entidades técnicas.

Além da inovação tecnológica, a novidade também se destaca pelos resultados práticos já obtidos no campo: ganhos de produtividade de até 10 sacas de soja com recomendações personalizadas de manejo, redução de custos de corretivos em até 25%, controle mais eficiente da erosão, diminuição do uso de defensivos e até ajuda na estratégia de colheita do café, como já foi apresentado no Japão, pelo grande especialista brasileiro Professor Flávio Borém. “Estamos colocando nas mãos do produtor um mapa completo e inteligente da sua propriedade, com informações que impactam diretamente a produtividade, a gestão de custos e a sustentabilidade de forma preventiva, não só corrigindo, mas antecipando, algo crucial no cenário do planeta”, afirma Fahl.

Segundo o profissional, o lançamento na feira é estratégico. “A Agrishow reúne justamente o público que buscamos: produtores, investidores, cooperativas, bancos e seguradoras. Estar presente nesse ambiente nos dá visibilidade, credibilidade e a chance de criar conexões que podem acelerar a adoção do Green X Territorial no mercado brasileiro e mundial, afinal, o agronegócio começa no solo, e a tecnologia tem aplicação em solos latino-americanos, como já comprovado em testes na Colômbia, Guatemala e Paraguai ”. Durante o evento, os visitantes poderão interagir diretamente com o time de especialistas e realizar análises personalizadas de suas propriedades em tempo real. Basta informar as coordenadas da fazenda para visualizar na tela laudos de aptidão agrícola, riscos de sinistro, potenciais produtivos e sugestões de manejo específicas para seu solo.

Além disso, haverá gravações de podcasts ao vivo com pesquisadores da Quanticum com informações sobre o assunto e o lançamento. Além disso, quem adquirir equipamentos das linhas Advanced, Master Cafeeira ou Master Hidráulica terá acesso a análises personalizadas via Green X Territorial, como mapas de risco de compactação, potencial para cafés especiais e recomendação da fonte ideal de fósforo conforme a tipologia de argila, minerais naturais do solo, que já estão nos talhões dos produtores, mas que não aparecem nas análises convencionais.

Por meio dessa tecnologia, é possível saber qual talhão tem mais chances de se compactar primeiro, antecipando manobras e retomadas pós-chuva na área, além de risco de perda de solo e nutrientes por erosão. Dois talhões lado a lado, cobertos com 80% de palha, cuja a única diferença são os tipos de argila (minerais naturais do solo como hematita, goethita, gibbsita e csulinita), a perda de solo por erosão em apenas um anos pode variar de 1 a 0,2 t ano/hectare. Tudo integrado ao manejo da próxima safra.

Após o lançamento na Agrishow, a plataforma terá oficialmente suas operações comerciais. “Já temos conversas em andamento com potenciais parceiros e clientes, e acreditamos que a feira será o ponto de partida para consolidar nossa presença no mercado, mostrando que ciência de ponta aplicada de forma prática no dia a dia, é rentável”, finaliza o head da Piccin.

Piccin
Ruralpress

TECFIL INAUGURA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM GUARULHOS E REFORÇA EFICIÊNCIA LOGÍSTICA

A Tecfil, maior fabricante de filtros da América Latina, acaba de inaugurar seu novo Centro de Distribuição em Guarulhos (SP). A iniciativa marca um passo estratégico para otimizar a logística da empresa, unificando as operações de seus dois antigos CDs em um único local, situado a apenas 5 km de sua fábrica e mais próximo das principais transportadoras.

“O novo CD integra nosso plano de crescimento, reforçando a posição da Tecfil de liderança no setor”, afirma Rogel Delgado Santos, diretor Financeiro e de Logística da Tecfil. Com um centro logístico moderno e integrado, a empresa dá um passo estratégico para manter a eficiência e a qualidade no atendimento, consolidando sua atuação no mercado de filtros automotivos.

Ele explica que a decisão de centralizar as atividades do Centro de Distribuição visa gerar sinergia entre as marcas próprias Tecfil e Vox, além de integrar as operações OEM, OES e Multimarcas. “Essa mudança proporcionará maior eficiência e flexibilidade na distribuição dos produtos, melhorando significativamente o atendimento ao cliente”, diz.

A estrutura conta com uma área de armazenagem de 26 mil m² e capacidade para 27 mil posições-palete, permitindo estocar cerca de 15 milhões de filtros. A expedição mensal alcança aproximadamente 7 milhões de unidades, operando em 32 docas, com possibilidade de expansão para mais 6 mil m².

Investimento em tecnologia

Para garantir a alta performance da operação, a Tecfil investiu em tecnologia de ponta, alinhada as práticas da Indústria 4.0. O armazém opera com um sistema de gestão (WMS), permitindo movimentações 100% automatizadas por coletores de dados, sem interferência manual.

Também foi implementado um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), que melhora a gestão dos fretes e a rastreabilidade das entregas, proporcionando maior transparência e segurança para os clientes. Ambos os sistemas são interconectados entre si e integrados ao ERP SAP 4Hana, garantindo maior agilidade e capacidade de troca de dados.

Outra novidade é a implementação de um novo sistema de S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) e S&OE (Execução), que visa aprimorar o planejamento de estoque, vendas, produção e compras, a fim de assegurar um nível de serviço de excelência. Para isso, utiliza Inteligência Artificial (IA), que analisa o comportamento da demanda e define a melhor estratégia para a empresa.

A sustentabilidade também é um pilar desse projeto. O CD recebeu a certificação internacional EDGE, que atesta seu compromisso com a eficiência energética, a redução de emissões de CO2, o consumo racional de água e o uso de materiais sustentáveis.

“A nova estrutura logística da Tecfil foi projetada para elevar o nível de serviço ao cliente, reduzindo prazos de entrega, garantindo maior disponibilidade de estoque e de distribuição mais eficiente, com uma capacidade suficiente para atender às demandas crescentes do mercado”, conclui.

TecfilMaior fabricante de filtros automotivos da América Latina e uma empresa 100% brasileira, a Tecfil conta com uma unidade fabril e um centro de distribuição, localizados no município de Guarulhos, ocupando uma área construída aproximada de 53 mil m². Conta com mais de 1.300 colaboradores e produz mais de 5.800 modelos de filtros para todos os mercados, destinados a milhares de modelos de veículos, o que inclui todas as marcas de automóveis, motos, o setor de caminhões, de máquinas pesadas e implementos agrícolas. A empresa se destaca por fornecer filtros originais de fábrica para diversas montadoras. Atualmente, a marca está presente em todo o Brasil e exporta para mais de 60 países, levando ao mercado filtros com alta capacidade e qualidade.

Tecfil
GPCOM Comunicação Corporativa

FATURAMENTO DO TURISMO REGISTRA MAIOR RECORDE EM FEVEREIRO, APONTA FECOMERCIOSP

Setor registrou alta de 5,3% em relação ao ano anterior; destaque para as viagens de avião, com crescimento de 9,8%

Foto: Divulgação Embratur e Sebrae

* Linoel Dias

O desempenho positivo da economia em fevereiro com mais dias úteis foram os fatores que favoreceram a alta do Turismo no segundo mês do ano, apontando o maior recorde da série histórica — com faturamento de R$ 16,5 bilhões, de acordo com a pesquisa Faturamento do Turismo Nacional, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento foi superior a 5,3%, enquanto no acumulado do bimestre, a alta foi de 5,5%, totalizando R$ 37,3 bilhões, também um recorde.

De acordo com a FecomercioSP, a expectativa é de manter o mesmo ritmo positivo para os próximos meses, visto que o cenário econômico e a condição das famílias estão mais favoráveis diante da taxa de desemprego baixa. E mesmo com a alta da inflação e o aumento dos juros, os empresários estão resilientes, apontando um crescimento acima de 2%.

No entanto, destaca que o Turismo nacional tende a perder competitividade com a reintrodução da exigência de vistos para estadunidenses, canadenses e australianos, já que a burocracia é um fator determinante de decisão. Outro impacto negativo para o faturamento é o fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) em março — originalmente previsto para continuar até 2027 —, o que afeta a previsibilidade e o planejamento dos negócios.

Análise nacional por setores

As viagens por transporte aéreo foram o grande destaque, com faturamento de R$ 4,1 bilhões e crescimento anual de 9,8%, incentivado, principalmente, pelas viagens corporativas. Em decorrência do aumento da demanda, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a alta anual é de 7%. Além disso, a tarifa média manteve-se no mesmo patamar da do ano passado.

Outros segmentos que se destacaram foram agências de viagens, operadoras turísticas e demais serviços relacionados, que faturaram R$ 1,3 bilhão, um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Resultados nos Estados

No desempenho regional, o Estado do Espírito Santo se sobressaiu, com alta de 16,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado, acumulando expansão de 13,4% entre janeiro e fevereiro.

Seguindo o mesmo caminho, Sergipe apresentou crescimento anual de 12,3% e Santa Catarina, alta de 11,4%, frente ao incentivo causado pela presença de turistas argentinos e a visibilidade de Balneário Camboriú no começo do ano.

Rio de Janeiro e São Paulo responderam por 45% do faturamento nacional, apontando, respectivamente, crescimentos anuais de 6,7% e 5,2%.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

TÜV RHEINLAND CRESCE DOIS DÍGITOS E FORTALECE POSIÇÃO NO MERCADO

A TÜV Rheinland, um dos maiores grupos globais de inspeção e certificação, registrou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024, um crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior (2,44 bilhões de euros em 2023). As operações internacionais representaram 52,4% do total, com destaque para as regiões da Índia, Oriente Médio e África (IMEA) e Grande China, que apresentaram os maiores índices de crescimento.

O número de colaboradores também aumentou significativamente: ao final de 2024, a empresa contava com 25.900 profissionais ao redor do mundo, frente aos 23.335 registrados no ano anterior. Desse total, 63,3% atuam fora da Alemanha.

Novos serviços, laboratórios e aquisições estratégicas

“Mesmo diante de incertezas econômicas e políticas em diferentes regiões do mundo, tivemos um desempenho muito positivo. Em 2024, nossos colaboradores contribuíram, mais uma vez, para tornar o mundo um lugar mais seguro. Ampliamos nosso portfólio de serviços, inauguramos novos laboratórios e realizamos aquisições estratégicas”, destacou o CEO Dr.-Ing. Michael Fübi, durante a apresentação dos resultados do grupo.

O lucro operacional (EBIT) alcançou 214,8 milhões de euros em 2024, mais que o dobro do registrado no ano anterior (103,9 milhões de euros), ultrapassando pela primeira vez a marca de 200 milhões de euros. Já o EBIT ajustado somou 225,4 milhões de euros, um aumento de 23,3% em relação a 2023 (174,2 milhões de euros), com margem ajustada de 8,3% (ante 7,1% no ano anterior).

“Registramos crescimento significativo em todos os principais indicadores financeiros, o que nos proporciona uma base sólida para seguir crescendo com rentabilidade e continuar investindo em nosso futuro”, disse Philipp Kortüm, CFO da TÜV Rheinland. O patrimônio líquido aumentou em 122,9 milhões de euros, totalizando 754,2 milhões ao fim do ano. A taxa de capital próprio subiu para 26,3% (2023: 25,1%). O fluxo de caixa das atividades operacionais somou 283 milhões de euros, 39,2% acima do ano anterior (203,3 milhões de euros).

Maior aquisição da história da companhia

Em 2024, a TÜV Rheinland intensificou seus investimentos em aquisições estratégicas. Entre os destaques estão a Safetec, referência em gestão de riscos na Noruega, e a Bilprovningen, uma das principais empresas de inspeção de veículos e máquinas da Suécia – esta última, a maior aquisição já realizada na história do grupo. Além dessas, outras quatro aquisições foram concretizadas, incluindo operações na China e na Alemanha. “A TÜV Rheinland adquiriu um total de 16 empresas nos últimos dois anos, o que fortaleceu significativamente nossa posição no mercado. Seguiremos atuando de forma ativa na consolidação do setor global de inspeções”, ressaltou Fübi.

Impulsionando o progresso por meio de investimentos e novos serviços

Em 2024, a TÜV Rheinland manteve o ritmo de investimentos em suas unidades e equipamentos técnicos, destinando 86,1 milhões de euros – valor próximo ao do ano anterior (87,9 milhões de euros). Entre os destaques estão os modernos laboratórios em Taicang e Shenzhen, na China, onde especialistas realizam testes em baterias, produtos elétricos e eletrônicos inteligentes, módulos fotovoltaicos e eletrônicos automotivos.

“Estamos abrindo caminho para o progresso tecnológico, tornando-o seguro. Isso se reflete não apenas nos nossos investimentos em infraestrutura laboratorial, mas também no desenvolvimento de novos serviços voltados para áreas como geração e certificação de hidrogênio, inteligência artificial e suporte à indústria automotiva no avanço da condução automatizada”, destacou Fübi.

A TÜV Rheinland também avançou em suas próprias metas de sustentabilidade em 2024. Um dos marcos do ano foi a conquista do selo Ouro da EcoVadis, principal avaliadora global de práticas sustentáveis. Iniciativas voltadas à compra responsável, bem como à saúde e segurança ocupacional, contribuíram diretamente para esse reconhecimento. Um dos destaques foi a redução de 12% na taxa de acidentes com afastamento em relação ao ano anterior, refletindo o compromisso contínuo da empresa com o bem-estar de seus colaboradores.

Foco em Inteligência Artificial

A TÜV Rheinland tem direcionado esforços para acompanhar as transformações impulsionadas pela crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) nos negócios. Entre os focos da empresa estão o uso seguro da tecnologia – tanto em suas operações internas quanto nos serviços oferecidos aos clientes. Para isso, a organização vem promovendo treinamentos aprofundados sobre IA para seus colaboradores e criou novas posições especializadas na área.

“Os avanços em IA só serão sustentáveis com regulamentações, padronizações e auditorias realizadas por terceiros independentes, como a TÜV Rheinland. Afinal, a tecnologia precisa ser segura para conquistar aceitação social”, destacou Fübi. “É por isso que estamos investindo na preparação dos nossos profissionais e na antecipação de cenários de aplicação da IA. Queremos estar na linha de frente quando o assunto for auditoria em inteligência artificial.”

Dez anos de crescimento sob a liderança de Fübi

Michael Fübi assumiu a presidência da TÜV Rheinland AG há dez anos, em 1º de janeiro de 2015. Desde então, a empresa consolidou sua posição entre os dez maiores provedores globais de serviços de testes e inspeções, trilhando uma trajetória consistente de crescimento – tanto no mercado alemão quanto internacionalmente. Esse avanço pode ser observado, por exemplo, no aumento de 33% no número de colaboradores ao longo do período, que passou de 19.480 para 25.900. A receita em 2024 alcançou 2,71 bilhões de euros, cerca de 57% a mais do que em 2014 (1,73 bilhão de euros). O lucro operacional (EBIT) cresceu 95% no mesmo intervalo, de 110,2 milhões para 214,8 milhões de euros. Já a margem EBIT atingiu 7,9% em 2024, um aumento de 1,5 ponto percentual em relação a 2014 (6,4%).

2025 começa com força total

Nos três primeiros meses de 2025, a empresa já registrou crescimento de aproximadamente 14% na receita. “A TÜV Rheinland está em uma posição muito sólida. Esperamos mais um ano de forte crescimento – por um mundo seguro e sustentável, hoje e amanhã”, concluiu Fübi.

Mais informações no Relatório de Sustentabilidade e Financeiro.

TÜV Rheinland: há 150 anos tornando o mundo mais seguro

A TÜV Rheinland é uma das principais fornecedoras de serviços de testes e inspeções do mundo, com receita anual superior a 2,7 bilhões de euros e cerca de 26.000 colaboradores em mais de 50 países. Seus especialistas altamente qualificados testam sistemas e produtos técnicos, viabilizam a inovação e apoiam empresas na transição para uma atuação mais sustentável. A empresa capacita profissionais em diversas áreas e certifica sistemas de gestão conforme padrões internacionais. Com expertise reconhecida em áreas como mobilidade, fornecimento de energia e infraestrutura, a TÜV Rheinland assegura qualidade independente em todas as etapas, inclusive em tecnologias emergentes, como hidrogênio verde, inteligência artificial e condução autônoma. Dessa forma, contribui para um futuro mais seguro e melhor para todos. Desde 2006, a TÜV Rheinland é signatária do Pacto Global da ONU, que promove a sustentabilidade e combate à corrupção.

TÜV Rheinland
Intelligenzia

RECICLUS IMPULSIONA SUSTENTABILIDADE COM COLETA GRATUITA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

A Reciclus - Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação, que, desde 2017, já coletou mais de 47,8 milhões de lâmpadas em todo o Brasil, desempenha esforços para promover o acesso gratuito à coleta e destinação ambientalmente correta de lâmpadas fluorescentes em instituições públicas de saúde e ensino, como escolas, universidades e hospitais públicos. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais negativos e proteger a saúde pública, prevenindo a contaminação por mercúrio – substância altamente tóxica presente em lâmpadas desse tipo.

As instituições interessadas podem entrar em contato com a Reciclus por meio do e-mail reciclus@reciclus.org.br e manifestar interesse, informando o nome da instituição, quantidade de lâmpadas fluorescentes armazenadas (se possível, com foto) e o município responsável pelo armazenamento.

Critérios de participação

Para viabilizar a coleta, é necessário atender a alguns critérios básicos, como o armazenamento mínimo de mil lâmpadas fluorescentes em um único local.

Após o primeiro contato, a equipe da Reciclus solicita informações complementares – tais como dados do local – para avaliar a viabilidade da operação.

No caso de instituições de ensino, quando a coleta é aprovada, são alinhadas ações de educação ambiental por meio do Programa Reciclus Educa, que oferece gratuitamente materiais educativos sobre o tema para professores(as) e estudantes.

Abrangência nacional é desafiadora

Classificadas como resíduos perigosos devido ao mercúrio, as lâmpadas fluorescentes exigem tratamento especializado. A escassez de empresas qualificadas para o serviço em todos os estados, aliada ao alto custo de transporte e destinação, dificulta o acesso ao descarte ambientalmente correto. “Nosso objetivo é incentivar que, desde o início, futuras aquisições e licitações considerem a destinação ambientalmente correta, incorporando a logística reversa no planejamento dessas organizações”, destaca Camilla Horizonte, Gerente de Marketing e Operações na Reciclus.

Além da operação de coleta e destinação correta, a Reciclus, desde 2021, dedica-se à disseminação de educação ambiental. O Programa Reciclus Educa já distribuiu mais de 140 mil materiais educativos exclusivos e capacitou mais de 1,2 mil educadores(as) em todo o Brasil, reforçando o seu compromisso com a construção da consciência ambiental.

Para mais informações sobre os pontos de coleta e parcerias, clique aqui e acesse o site (www.reciclus.org.br) ou entre em contato pelo e-mail contato@reciclus.org.br.

ReciclusDesde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 47,8 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.

Reciclus
Sing Comunicação

sábado, 26 de abril de 2025

LOCAÇÃO DE MÁQUINAS PREMIUM NO AGRONEGÓCIO CRESCE 20%

Colheitadeira CP770 da John Deere

Quem nunca cobiçou aquela Ferrari? No agronegócio não é diferente. Produtores de médio e grande porte tem encontrado na locação a melhor fórmula para ter equipamentos de primeira linha que garantem até 40% de redução de custos resultantes de operação mais eficiente, manutenção e maior eficiência no campo.

"Registramos aumento de 20% na procura por locação. São grandes e médios clientes do agronegócio além de um grupo novo e organizado formado por cooperativas, o que é uma mudança significativa para o reconhecimento da importância da tecnologia no aumento da produtividade", afirma Eduardo Martinatti, diretor da RZK Rental.

O aumento da procura pela locação se explica também pelo cenário atual. O setor de máquinas e equipamentos registrou queda de 8,6% no Brasil em 2024, segundo dados da Abimaq. As vendas passaram a ter uma nova dinâmica de mercado, e o aluguel de equipamentos trouxe a flexibilidade e o acesso à tecnologia de ponta se tornam diferenciais importantes para o planejamento e a operação no campo.

Martinatti explica que a locação é uma ferramenta de gestão que libera capital de investimento, oferece acesso às máquinas mais avançadas do mercado e garante flexibilidade operacional para enfrentar safras desafiadoras ou acelerar o ritmo das operações.

O executivo dá o exemplo da colhedora CP770 da John Deere, a “Ferrari do agro”, avaliada em aproximadamente R$ 7 milhões. O cobiçado equipamento, reconhecido como um dos mais tecnológicos do mercado, já pode ser alugado por produtores rurais na RZK Rental a primeira empresa do Brasil a oferecer a locação desse modelo por um valor médio de 190 a 240 dólares por hectare por safra.

"Essa locação dá acesso a maquinário premium e oferece uma economia operacional que pode chegar até 30% ao agricultor, considerando a redução de custos com aquisição, impostos, manutenções (preditivas, preventivas e corretivas) e acesso a dados e mapas de colheita que antes não eram entregues por outros prestadores de serviços", afirma.

Além da CP770, a RZK Rental também é a primeira e maior locadora do país a oferecer outros equipamentos de alta tecnologia e eficiência, com capacidade de colheita e time de gestão capacitado para tirar o maior rendimento na produção.

"Acreditamos que existe um bom espaço para a locação de equipamentos agrícolas no mercado atual, principalmente quando aliada à tecnologia e ao suporte especializado. Trazer a CP770 com essa excelência traz para os grandes grupos algumas conclusões como, por exemplo, se tenho ganhos operacionais que podem chegar a 13% a mais, então posso ter em meu parque de colhedoras de algodão 13% menos máquinas", diz Martinatti.

A RZK Rental apresentará essas e outras soluções em tecnologia e locação de maquinário agrícola durante a Agrishow 2025, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina. A presença da empresa na feira reforça seu compromisso com a inovação no campo e será uma oportunidade para os visitantes conhecerem de perto os benefícios do modelo de locação com suporte técnico especializado.

A empresa também se destaca por operar no modelo full service, que inclui assistência técnica especializada durante toda a locação. Isso garante mais segurança e continuidade nas operações, com manutenção rápida e suporte técnico que evita perdas de desempenho ou paradas prolongadas.

Com atuação nos setores agrícola, a RZK Rental oferece um portfólio diversificado que inclui colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, tratores, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás-carregadeiras, retroescavadeiras, entre outros equipamentos. A empresa se posiciona como uma parceira estratégica para produtores e empreendedores que buscam soluções eficientes e sustentáveis para suas operações.

RZK Rental
VFR Comunicação

YAMAHA NÁUTICA DESTACA MOTOR F350B E CHAVE DE PRESENÇA EKS NO RIO BOAT SHOW 2025

A Yamaha Náutica, única fabricante de motores de popa nacional e produtora de waverunners com alto desempenho e tecnologia, marca presença na 26ª edição do Rio Boat Show 2025, com a apresentação de duas novidades: o motor F350B e a chave de presença EKS.

Maior salão náutico outdoor da América Latina, o evento, organizado pelo Boat Show, acontece de 26 de abril a 4 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), com vista para a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor.

O novo motor F350B V6 SDI de 4,3 litros será o destaque do estande (P9) da Yamaha Náutica. Recém-lançado no mercado brasileiro, o propulsor é ideal para enfrentar águas desafiadoras, principalmente na pesca offshore.

Com aceleração ágil e desempenho de ponta em diversas condições de navegação, o F350B oferece retomadas rápidas e segurança em alto-mar. Sua rabeta possui nova engrenagem de engate, projetada com quatro estrias adicionais na conexão com o eixo do hélice, aprimorando a transferência de torque. Além disso, o sistema de amortecimento no engate (SDS) da Yamaha reduz o ruído normalmente associado às mudanças de direção da rotação do hélice. Desta forma, o motor proporciona mais torque para a navegação, sem deixar de lado a percepção de suavidade e conforto.

Com design inovador e muita tecnologia, o F350B é equipado com o sistema de refrigeração da Yamaha, que mantém temperaturas ideais e aumenta a durabilidade do motor. Além disso, a tecnologia de proteção contra superaquecimento garante que ele opere de forma segura.

Este modelo possui o Sistema de Direção Elétrica Integrado da Yamaha, que proporciona mais espaço para armazenamento, conforto e segurança na navegação. Conectado digitalmente à caixa de direção do motor, ele dispensa a necessidade de cabos aparentes e bombas externas, oferecendo um controle responsivo, com direção estável e segura.

Compatível com o Sistema Helm Master® EX, este modelo acompanha de fábrica o nível 2 do sistema, composto pelo sistema de direção, tela CL5 touchscreen e comando 6X9, Single ou Quádruplo, conforme a quantidade de motores de popa na embarcação. Suas tecnologias de redução de ruído e vibração garantem uma experiência de navegação silenciosa e agradável.

O F350B tem 3 anos de garantia para uso lazer e 1 ano ou 600 horas para uso comercial (o que ocorrer primeiro).

“O novo F350B foi desenvolvido para atender às exigências da pesca offshore, unindo potência, durabilidade, tecnologia e conforto, tudo isso com a confiabilidade da Yamaha”, destaca Andreia Jesus, supervisora de Marketing da Yamaha Náutica.

Outra novidade será a Chave EKS, componente do sistema Helm Master EX®, que oferece mais segurança e praticidade. Com ela, é possível controlar a alimentação elétrica da embarcação à distância, permitindo travar e destravar o sistema de proteção da embarcação. Junto a botoeira start/stop, o item permite dar partida no motor de popa sem a necessidade de uma chave mecânica, apenas aproximando a Chave EKS do cocktip, onde está localizado o comando.

Também estarão expostos no estande da Yamaha Náutica quatro motores de popa, com potências que variam de 6 a 150 HP: F6C, F25GMH, F40F, F150L e três modelos dos WaveRunners: FX Cruiser HO, FX Cruiser SVHO e o SuperJet.

Condições especiais

Durante o Rio Boat Show, a Yamaha Náutica oferecerá condições exclusivas para aquisição de motores de popa. A ação reforça o compromisso da marca em ampliar o acesso à tecnologia de ponta e estimular a renovação da frota náutica nacional, com produtos de alto desempenho e confiabilidade.

“Participar do Rio Boat Show é mais uma oportunidade para nos conectar diretamente com o público apaixonado pelo universo náutico e apresentar, na prática, a tecnologia e a robustez dos produtos Yamaha”, completa.

Serviço
Rio Boat Show 2025 
De 26 de abril a 4 de maio. 
Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N - Glória, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Yamaha do Brasil
Grupo Printer Comunicação

BILL O’CONNELL É O NOVO CHIEF SECURITY OFFICER DA COMMVAULT

Bill O’Connell 

A Commvault, líder global em soluções de resiliência cibernética e proteção de dados para ambientes híbridos de nuvem, anunciou a nomeação de Bill O’Connell como seu novo Chief Security Officer (CSO). O executivo traz quase duas décadas de experiência nas áreas de cibersegurança, gestão de riscos e privacidade de dados, com passagens por organizações como Roche e ADP.

Com sólida trajetória em liderança estratégica e operacional em segurança da informação, O’Connell terá como principal missão fortalecer ainda mais a postura de segurança da Commvault, contribuindo diretamente para a proteção dos ativos mais críticos de clientes, parceiros e colaboradores em um cenário global cada vez mais desafiador.

“A Commvault está na linha de frente da entrega de soluções líderes em ciber resiliência para empresas em todo o mundo”, afirma Bill O’Connell. “Estou entusiasmado com a oportunidade de contribuir para a consolidação da empresa como referência em inovação e confiança no setor, promovendo a segurança em todos os níveis da organização.”

Antes de ingressar na Commvault, O’Connell liderou programas técnicos, operacionais e estratégicos voltados à proteção de dados e infraestrutura crítica na Roche. Anteriormente, ocupou diversas posições de liderança em segurança na ADP, sendo responsável global pelas áreas de segurança de aplicações, softwares e produtos.

“A ampla experiência de Bill em cibersegurança, privacidade de dados, segurança de produtos e resposta a incidentes representa um reforço importante para nossa equipe de liderança”, destaca Sanjay Mirchandani, presidente e CEO da Commvault. “Estamos muito satisfeitos em recebê-lo e confiantes de que sua expertise contribuirá significativamente para o avanço da nossa atuação como líderes em ciber resiliência.”

O’Connell é graduado em Administração pela Universidade de Maryland, onde também obteve seu MBA e um certificado de pós-graduação em Política de Cibersegurança. O executivo atuou como presidente do Conselho de Diretores da National Cyber Security Alliance e segue envolvido em grupos de trabalho do setor voltados à inteligência de ameaças e à proteção da privacidade.

Commvault
Capital Informação

GRAVAÇÃO DE CHASSIS AUTOMÁTICA E COM VISÃO COMPUTACIONAL SERÁ APRESENTADA NA EXPOMAFE 2025

Sistema que integra gravação e rastreabilidade estará em exposição durante uma das maiores feiras do setor metal-mecânico da América Latina

A Indústria 4.0 deve movimentar US$ 5,62 bilhões até 2028, impactando diretamente setores como o Metal-Mecânico, onde a automação, a inteligência artificial e a digitalização dos processos produtivos têm impulsionado ganhos em eficiência, rastreabilidade e qualidade, segundo projeções da International Market Analysis Research and Consulting, analisadas pelo Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A GravoMark, empresa especializada em personalização e identificação de produtos, é um dos exemplos desse movimento. Com atuação em gravação a laser, impressão e rotulagem, a empresa se prepara para apresentar suas soluções na Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (EXPOMAFE), principal evento da indústria Metal-Mecânica da América Latina, que acontece de 6 a 10 de maio, em São Paulo.

Um dos destaques que a GravoMark levará à EXPOMAFE é a Hikrobot, solução de visão computacional capaz de detectar falhas imperceptíveis ao olho humano. Integrada ao processo de gravação e leitura, essa tecnologia permite a rastreabilidade precisa de produtos.

Uma renomada montadora japonesa de automóveis já utiliza essa inovação para aprimorar a qualidade e a rastreabilidade em sua linha de produção. A tecnologia tem sido importante para garantir que cada etapa da fabricação atenda aos mais altos padrões do setor automotivo, reduzindo erros e aumentando a eficiência na marcação de chassis da nova geração de seus veículos. "Durante a gravação, a câmera da Hikrobot realiza uma inspeção minuciosa, assegurando que não haja falhas no processo. A solução percebe erros mínimos e, ao mesmo tempo em que verifica a gravação, inicia a rastreabilidade do produto", explica Juliano Moura, gerente da GravoMark.

Solução percebe erros e inicia a rastreabilidade do produto

Com essa tecnologia, os componentes são avaliados em tempo real quanto a medidas, cor, peso e padrão. "O cenário é gigantesco. Antes, esse trabalho era manual, feito por uma pessoa que verificava ponto a ponto. Agora, conseguimos um check-up completo e com alta precisão", destaca Moura.

Novidades na EXPOMAFE

Além da Hikrobot, a GravoMark levará outras soluções inovadoras ao evento. A empresa apresentará produtos da TecnoMark, linha de marcação distribuída no Brasil, além de máquinas de micropuncionamento (bancadas elétricas e pneumáticas), tecnologias de gravação a laser e máquinas de micropuncionamento portáteis.

"As máquinas portáteis geram grande interesse por serem pequenas, modernas, sem fio e autônomas. Elas possuem capacidade de marcar metais como se fossem manteiga, utilizando comandos via smartphone ou tablet", compara Moura.

EXPOMAFE 

Promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a EXPOMAFE é um dos maiores eventos do setor, reunindo os avanços tecnológicos e tendências globais da cadeia produtiva do metal. Além de apresentar novidades, a feira é um espaço estratégico para networking e fechamento de negócios. "Sempre participamos do evento e as conexões que fazemos são muito positivas. Levaremos nosso portfólio completo e a certeza de muitos bons negócios", afirma Moura.

Serviço
Expomafe
De 6 a 10 de maio de 2025, das 10 às 19 horas
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5

GravoMarkCriada em 2021, a GravoMark nasceu da aquisição da filial brasileira da multinacional francesa Gravotech. A empresa atua com soluções tecnológicas para rastreabilidade e gravação de metais em componentes e peças automotivas, utilizando técnicas como riscagem, micropuncionamento e laser. Com um portfólio robusto, a GravoMark se destaca por oferecer não apenas máquinas de gravação, mas também soluções tecnológicas embarcadas, contando com a qualidade dos produtos Gravotech, presente em 35 países. A estreia oficial da GravoMark aconteceu na Feimec 2022, consolidando sua posição no mercado brasileiro

GravoMark
Engenharia de Comunicação

CUMMINS APRESENTA TECNOLOGIAS QUE ELEVAM A PRODUTIVIDADE E PREPARAM O CAMPO PARA O FUTURO

Reconhecida pela confiabilidade de suas soluções para clientes do setor agrícola, a Cummins Brasil promove na Agrishow 2025 um portfólio estratégico, alinhado às necessidades do campo. A empresa alia experiência e inovação para oferecer tecnologias que impulsionam a produtividade, reduzem emissões e antecipam os desafios futuros - em linha com a estratégia global de sustentabilidade Destino ao Zero.

Sistema de pós-tratamento Cummins Single Module

Entre os destaques, está o sistema de pós-tratamento de emissões, que marca a entrada da Cummins em um novo capítulo da transição energética no agronegócio. As novidades apresentadas ainda incluem o motor eletrônico QSF 4.5, o mesmo motor de 4 cilindros da líder em tecnologia de energia, porém na versão mecânica e com cárter estrutural — solução da empresa para o setor de tratores, essencial para o conceito monobloco. O portfólio exposto nesta edição da Agrishow reforça o compromisso da Cummins com tecnologias cada vez mais eficientes, sustentáveis e conectadas às demandas do campo.

Com presença no setor agrícola, a Cummins Brasil se destaca especialmente no segmento de pulverizadores, onde mantém 52% de participação de mercado. A marca é reconhecida por aliar desempenho, durabilidade e suporte técnico, consolidando sua posição como referência para as operações no campo .

A Cummins desenvolve e oferece soluções energéticas que equilibram a realidade operacional do agronegócio com o compromisso ambiental e regulatório. “Os motores a diesel seguem como base das operações no campo e vêm evoluindo com foco em eficiência, redução de emissões e compatibilidade com até 20% de biodiesel (B20), oferecendo mais flexibilidade e sustentabilidade aos nossos clientes”, afirma Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil.

Pós-tratamento de emissões: visão de futuro para o campo

Alinhada às futuras exigências ambientais do Brasil (MAR-II) e da América Latina, a Cummins apresenta pela primeira vez ao setor agrícola sua tecnologia de pós-tratamento de emissões. O sistema foi projetado para atender Tier 4 Final e Stage V com alta eficiência, compacidade e integração otimizada em equipamentos como tratores, pulverizadores e colheitadeiras.

Com design modular e patenteado, o sistema é até 60% menor e 40% mais leve que os modelos convencionais, facilitando a instalação e reduzindo o impacto nos projetos dos fabricantes. O mixer de ureia exclusivo assegura a atomização ideal do Arla 32, neutralizando a emissão de poluentes. A solução é capaz de reduzir em até 80% o material particulado (MP), 70% os óxidos de nitrogênio (NOx), além de contribuir para a redução de monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) — entregando alto desempenho ambiental e operacional, totalmente alinhado ao Destino ao Zero.

“A tecnologia que hoje é referência no transporte on-road chega ao campo com a robustez e a inteligência que o agro exige. O sistema de pós-tratamento da Cummins foi desenvolvido para antecipar as exigências ambientais do setor e, ao mesmo tempo, oferecer aos fabricantes uma solução viável, eficiente e compatível com os desafios de projeto. É uma plataforma pronta para aplicações futuras, exportações e evolução tecnológica das máquinas agrícolas brasileiras”, afirma Daniel Malaman, gerente geral da Cummins Emission Solutions.

Cárter estrutural: projeto essencial para tratores

Atenta às necessidades específicas do setor agrícola, a Cummins desenvolveu o cárter estrutural para os motores de 4.5 litros — uma solução essencial para aplicações em tratores com conceito monobloco. Nessa arquitetura, o próprio motor passa a integrar a estrutura de sustentação do equipamento, contribuindo para redução de peso e otimizações no projeto do equipamento agrícola.

Projetado para suportar as condições severas do campo, o sistema passou por validações virtuais e testes de bancada, garantindo robustez, durabilidade e flexibilidade para os fabricantes. Além de contribuir para a integridade estrutural do trator, este equipamento permite ajustes relevantes no projeto das máquinas agrícolas, como ampliação da autonomia de combustível e aumento da capacidade de carga — atributos que fazem diferença na produtividade e eficiência no dia a dia da operação no campo.

“O desenvolvimento do cárter estrutural representa uma resposta direta às demandas do segmento de tratores. Aplicamos nosso conhecimento em engenharia para criar uma base resistente e versátil, que oferece liberdade aos fabricantes para otimizar seus projetos com foco em eficiência, durabilidade e desempenho. É tecnologia Cummins aplicada à realidade do campo brasileiro”, afirma Biadola.

Motores Cummins que evoluem com o agro

A linha de motores Cummins segue em constante evolução para atender às demandas do campo. O motor de 4.5 litros diesel, disponível nas versões eletrônica (QSF 4.5) e mecânica (F 4.5), é reconhecido por sua robustez e pela maior densidade de potência da categoria no Brasil. Com potências que variam de 80 hp a 210 hp, e operação entre 2.200 e 2.300 rpm, os modelos oferecem facilidade de integração e manutenção simplificada, sendo ideais para aplicações em tratores, pulverizadores e outras máquinas especializadas.

Entre os atributos operacionais, destacam-se os intervalos de troca de óleo e filtros que chegam a até 500 horas, dependendo do perfil de uso, o que contribui para a redução de paradas, maior disponibilidade e otimização do custo total de propriedade (TCO).

Já o motor QSB 6.7, que teve sua potência ampliada para 295 hp, mantém sua relevância no campo com torque de 1.051 Nm e redução de até 9% no consumo específico de combustível em plena carga a 1.800 rpm. A evolução desse motor reflete o compromisso da Cummins em entender continuamente as necessidades do setor e adaptar sua engenharia para maximizar a eficiência, o desempenho e a rentabilidade das operações agrícolas.

Como parte do portfólio Cummins para o agronegócio, o motor QSB 6.7 segue relevante neste setor. Com potência de até 295 hp, torque de 1.051 Nm e redução de até 9% no consumo específico de combustível em plena carga a 1.800 rpm, a solução reflete o compromisso da empresa com a eficiência, o desempenho e a rentabilidade das operações agrícolas.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

sexta-feira, 25 de abril de 2025

SANTA CATARINA CONSOLIDA LIDERANÇA LOGÍSTICA COM INOVAÇÃO E CRESCIMENTO ACIMA DA MÉDIA

Com alta de 12% no setor, o estado avança em tecnologia, infraestrutura e atrai novos investimentos. NDI Log é destaque no movimento de transformação logística catarinense.

Foto Ronaldo Silva Conti | Divulgação NDI Log

O setor logístico catarinense vive um de seus melhores momentos. Com crescimento de 12% em 2024, segundo o IBGE, o estado se posiciona como referência nacional em transporte e armazenamento, impulsionado por inovação, infraestrutura moderna e uma localização estratégica que favorece a integração com os principais mercados do país e do exterior.

Nesse cenário, a NDI Log, empresa com mais de 15 anos de atuação no estado, tem papel de destaque. A companhia apostou forte em tecnologia e eficiência operacional para acompanhar a evolução do mercado e colheu os frutos. Entre as principais inovações adotadas está o uso da tecnologia RFID para rastreamento em tempo real. “Essa tecnologia traz mais controle e segurança, além de melhorar a experiência do cliente final”, afirma Gricel Bargueño, gerente de marketing da NDI Log.

A empresa também reforçou sua estrutura com investimentos em automação, integração de sistemas e capacitação de equipe – medidas aceleradas pelas exigências do período pós-pandemia. “Aprendemos que logística de qualidade precisa estar pronta para o inesperado”, completa Bargueño.

O desempenho econômico do estado acompanha esse ritmo. Em 2024, Santa Catarina movimentou mais de US$11,6 bilhões em exportações e US$33,7 bilhões em importações, sendo o segundo maior importador do Brasil. A modernização dos portos e aeroportos e o crescimento da indústria – que subiu 6,3% até setembro, segundo a FIESC – reforçam o papel estratégico da região no cenário nacional.

A produção industrial cresceu 6,3% até setembro, puxada por setores como metalurgia, alimentos e tecnologia, segundo a FIESC. Cidades como Joinville, Itajaí e Chapecó vêm recebendo novos investimentos, enquanto o varejo em polos como Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville aquece a demanda logística regional.

Santa Catarina não é apenas um polo de transporte de cargas, mas sim um motor de desenvolvimento econômico. “Estamos vivendo um momento único. O estado tem tudo para continuar crescendo, e quem apostar em inovação e bom atendimento vai sair na frente”, conclui Gricel Bargueño.

A combinação de inovação, infraestrutura moderna e adaptação rápida às demandas globais coloca o estado como uma das principais áreas logísticas do Brasil. Empresas que investem em tecnologia e eficiência, são exemplo do caminho para um futuro promissor, com Santa Catarina se consolidando cada vez mais como referência no setor.

A NDI Log é uma empresa localizada em Barra Velha, Santa Catarina, com um Centro de Distribuição próprio de 11.500 m². Estrategicamente posicionada em um dos principais corredores de importação e exportação do Brasil, próxima dos portos de Itapoá (98km), Itajaí (45km) e Navegantes (40km), e às margens da BR 101, a empresa combina uma localização privilegiada com expertise e experiência para oferecer soluções logísticas de alta qualidade. Dentre os serviços oferecidos pela empresa se destacam o gerenciamento estratégico de estoques de produtos variados adaptado às demandas do cliente, a descrição minuciosa do conteúdo do estoque, evitando desperdícios e perdas de materiais, o uso de tecnologia avançada para identificar, separar e preparar pedidos, além dos diversos serviços de valor agregado, como etiquetagem, repaletização e conferência.

NDI Log
Growth Global

PETROBRAS E VALE CELEBRAM PARCERIA PARA TESTE COM BUNKER DE CONTEÚDO RENOVÁVEL

A Petrobras, por meio da Petrobras Singapore, e a Vale fecharam parceria comercial para o abastecimento de um navio afretado pela mineradora com Very Low Sulfur (VLS) B24, combustível marítimo com 24 % de biodiesel de segunda geração. Em colaboração com a empresa Oldendorff Carriers, o navio graneleiro Luise Oldendorff foi abastecido em Singapura, em 22/04/2025, para a realização de testes.

Abastecimento do navio Luise Oldendorff com Very Low Sulfur (VLS) B24

O produto foi formulado pela própria Petrobras Singapore (PSPL) em seus tanques arrendados localmente, pela mistura de 76% de óleo combustível fóssil proveniente das refinarias do Sistema Petrobras e 24% de UCOME, biocombustível originado do processamento de óleo de cozinha usado (UCO), comprado na região.

A Petrobras Singapore possui a certificação ISCC EU, a qual garante que seu produto atende aos rigorosos critérios de sustentabilidade, requisito que acompanha toda a cadeia logística do biocombustível envolvida nesse processo.

O teste com biobunker dá continuidade à parceira estratégica entre a Petrobras e a Vale, que prevê o fornecimento de produtos com foco em competitividade e no avanço da pauta de descarbonização.

“Estamos desenvolvendo combustíveis cada vez mais sustentáveis e honrando nosso compromisso de descarbonização das nossas atividades. A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa, para entregar ao mercado produtos mais verdes e reforçar nossa estratégia de descarbonização”, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

“A Vale tem um firme compromisso de promover a descarbonização das suas operações. Nesse contexto, nossa área de navegação tem avaliado diversos cenários para reduzir as emissões de GEE no transporte marítimo, o que inclui o desenvolvimento de soluções multicombustíveis para navios novos e existentes que transportam nossos produtos globalmente. A Petrobras é uma parceira muito importante nesse processo”, afirma o CEO da Vale, Gustavo Pimenta.

Os testes com combustíveis alternativos em navios afretados pela Vale são parte de uma série de iniciativas da mineradora para fomentar e apoiar a descarbonização no transporte marítimo global, alinhadas às metas de redução de emissões da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). A Vale tem a meta de reduzir suas emissões de escopos 1 e 2 em 33% até 2030. A empresa também se comprometeu com a redução de 15% nas emissões do escopo 3 até 2035, relacionadas à cadeia de valor, da qual a maioria das emissões do transporte marítimo faz parte.

Para a Petrobras, a comercialização do bunker com conteúdo renovável está alinhada à estratégia de desenvolvimento e oferta de novos produtos, em direção a um mercado de baixo carbono, e de inovar para gerar valor para o negócio, viabilizando soluções em novas energias e descarbonização. O Plano de Negócios 2025-2029 da companhia prevê investimento de US$ 16,3 bilhões em iniciativas de transição energética, englobando, além dos projetos em Energias de Baixo Carbono, projetos para descarbonização das operações e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que permeia todos os segmentos. Esse volume representa 15% do CAPEX total previsto para o quinquênio (contra 11% no plano anterior) e um aumento de 42% em relação ao plano anterior.

Agência Petrobras

SENSIBILIDADE, COM OU SEM RAZÃO. Por Marli Gonçalves*

Andei percebendo que tenho excesso de sensibilidade, aliás, de sensibilidades, tantas são as coisas que, de alguma forma, cada vez mais ou emocionam, perturbam, fazem sofrer, chorar ou sorrir. Ou fazem mal, mesmo que não seriamente. Fora também perceber que outras não mais afetam, o agora “Não tô nem aí”

O ponto de partida para pensar no assunto é quase uma bobagem, mas é de bobagem em bobagem que a gente vai se conhecendo, percebendo inclusive as mudanças que vêm com o tempo. É preciso sempre estar bastante atento a si mesmo na caminhada. E sensibilidade pode ser um ponto.

Essa semana passei uns dias a trabalho em uma gigantesca feira de logística, Intermodal South America, que reuniu mais de quinhentos stands de tudo, mas tudo mesmo, relacionado a portos, transportes, navios, cabotagem, o que se pensar em volta do tema, até robôs. Foi no chamado Distrito Anhembi, um daqueles enormes locais de evento que se multiplicam em São Paulo, sempre centro de negócios, e onde até para chegar se enfrenta stress e multidões, e o que já começa a mexer de forma sensível com quem é mais acostumada ao silêncio e encontro de poucas pessoas.

Lá, e certamente em todos os eventos desse tipo, a quantidade de sons e luzes é indescritível; tudo é feito para causar impacto, chamar a atenção. Percorre-se quilômetros em seu interior – no final dos dias, vi bem isso no meu marcador diário de passos. Tem quem adore, ou vá apenas atrás de brindes, e pelo que vi nesse momento de crise não passaram de sacolas e canetas. Tá bem, admito, aproveitei e refiz meu estoque de sacolas para levar às compras, evitando os sacos plásticos.

Mas o resultado é sair de lá esgotada, e imagino bem como ficam os organizadores e participantes. No meu caso, essa sensibilidade se agravou pelo vício, desde criança, em ler tudo o que passa na minha frente, de quem dá Graças a Deus pela Lei Cidade Limpa instituída aqui na Capital (embora esta esteja sendo atacada seriamente de todos os lados, e especialmente por painéis de led surgindo disfarçadamente em todos os cantos, fora o descaso da Prefeitura com faixas e cartazes em postes). Imagine isto numa feira com mais de quinhentas marcas, símbolos, “ativações”, como chamam. Uma dessas, uma estridente buzina que tocava de quando em quando anunciando algum negócio fechado – mas uma daquelas buzinas de navio, sabe qual? Um foooomm profundo. Cada vez mais tenho sensibilidade a sons, o das obras que destroem e constroem a barulhenta cidade, fora as musiquinhas por aí que vou te contar, intragáveis.

Claro que sei que sensibilidade é muito mais do que isso, e além da dor, como a terrível quando ataca nossos dentes nos prazerosos momentos de um bom sorvete. É uma capacidade. Um sentimento, sensorial como o que descrevi, emocional, social, uma forma de cada um ver e sentir o seu ao redor, os fatos aos quais é suscetível. Esses dias a morte do Papa Francisco certamente mexeu com a sensibilidade de alguns milhões de pessoas. Um dos motivos é justamente lembrar o quanto de temas aos quais ele era plenamente sensível e a importância de suas ações e palavras na tentativa de transformação do planeta que cada vez vive uma realidade tão inóspita e incerta.  Agora ainda mais.

Sensibilidade é capacidade de sentir, e até a reagir a estímulos. É muitas vezes a empatia. A capacidade de solidariedade ao sofrimento alheio. É emoção, o perceber muito mais do que o que se apresenta diante de nós. É até um sofrer coletivo em momentos duros, expressivos e que, mesmo distantes, sentimos, e muitos nos deixam à flor da pele, essa expressão que tudo tem de bonita.

E você? É sensível especialmente ao quê? Já pensou sobre isso? Pode até ser bobagem. Ou não.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


SUPER TERMINAIS INVESTE R$ 180 MILHÕES PARA DOBRAR NÚMERO DE GUINDASTES ELÉTRICOS E AUMENTAR ESTRUTURA EM MANAUS

O setor portuário do Amazonas receberá um investimento de R$ 180 milhões do Super Terminais para aumentar a capacidade de operação e a sustentabilidade ambiental de suas operações. O anúncio foi feito durante a Intermodal, maior feira de logística integrada das Américas. O valor inclui a compra de três guindastes 100% elétricos e a ampliação em 20% do tamanho de seu píer, acompanhando o salto do setor naval da Zona Franca de Manaus (ZFM), que registrou aumento de 741% no faturamento apenas em janeiro deste ano.

Super Terminais vai dobrar o número de seus guindastes elétricos modelo ESP 10. Foto: portosenavios.com.br 

O Super Terminais vai dobrar o número de seus guindastes elétricos modelo ESP 10 da empresa alemã Konecranes Gottwalde de três, já em operação, para seis no total. Com entrega em 2026, os equipamentos, de alta tecnologia, serão importados da Alemanha e permitirão uma redução de 5,2 mil litros de óleo hidráulico por ano – com consequente diminuição nas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs).

“Optar novamente pela tecnologia da Konecranes foi uma decisão estratégica. Os três guindastes adquiridos em 2023 comprovaram não apenas seu caráter inovador, mas também impactaram diretamente nossos resultados operacionais. Tivemos um ano recorde em eficiência e movimentação, reflexo direto dessa modernização. Com os novos equipamentos, damos continuidade a esse avanço, reafirmando nosso compromisso com a excelência e a sustentabilidade”, avalia Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.

Os guindastes usados convencionalmente no setor portuário são do tipo mecânicos hidráulicos. Nesse modelo, os equipamentos são impulsionados pela mecânica de fluídos, em que um conjunto de bombas hidráulicas, interligado por mangueiras contendo óleo hidráulico, para fazer a operação de içamento e giro das cargas.

No caso dos elétricos, um conjunto de motores atua diretamente nas funcionalidades de içamento e giro. Eles são eletrificados por uma tensão de 13.8 kV, que passa por um transformador de 440V, alimentando os motores.

Mais espaço

Também foi anunciada a ampliação do píer flutuante em 20%, de 600 metros para 720 metros. Serão 14,4 mil metros quadrados de área. O setor naval da Zona Franca de Manaus registrou um crescimento de 741% no faturamento de janeiro de 2025 (em comparação com dezembro de 2024), segundo dados do Painel Econômico do Amazonas. Em relação a janeiro de 2024, o avanço foi de 405%, consolidando o segmento como um dos mais dinâmicos da indústria local.

O desempenho é impulsionado pela demanda do agronegócio do Centro-Oeste, especialmente pela safra recorde de soja estimada em 164,4 milhões de toneladas, parte da qual é escoada por balsas produzidas em Manaus.

Super Terminais - Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica – e a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade

Super Terminais
GBR Comunicação