sábado, 26 de julho de 2025

MOMENTO “MÃOS AO ALTO!”. Por Marli Gonçalves*

Momento pavoroso vivemos, o país sombrio em um compasso de espera, inseguro. Que momento triste este ao qual o mundo assiste diariamente a famélicos sendo abatidos enquanto estendem pequenas bacias por alimentos e água em meio a tumultos e tiros. Tem mais, e não dá mesmo para fingir que está tudo bem.

Nos juraram há décadas que jamais veríamos novamente horrores como os da Segunda Grande Guerra, mas não é de hoje que se multiplicam e, agora, pleno Século XXI, surgem diariamente ainda mais violentos diante de nós – não há como fechar os olhos, tampar os ouvidos e não falar sobre isso, como os famosos macaquinhos. As coisas se juntam de forma assustadora, na geopolítica, na diplomacia mundial, nas emergências climáticas, nos ataques de poderosos, e os nossos do dia a dia, onde nem andar de ônibus mais é tranquilo; nem andar nas ruas. Nem ser mulher. Ser gente anda bem perigoso. Os números do aumento da violência recém divulgados são aterrorizantes.

Não há IA, IB ou C, guru ou previsão de futuro que melhore esse quadro que acaba, como disse um amigo, deixando esse ar tão pesado. Ele comentava sobre a dificuldade de temas para escrever, e o que é verdade. Os leitores (e nós, que escrevemos) tentam fugir dessa realidade, amam quando entregamos textos mais divertidos. Mas chega uma hora que é impossível, por favor, perdão, entendam.

“Mãos ao alto!”. O país mais poderoso do mundo nos ataca, chantageia, e agora até aponta com desfaçatez um “preço” para que possamos seguir sem problemas econômicos que podem se tornar bem graves daqui a menos de uma semana se efetivados com tarifas escorchantes impostas sobre os nossos produtos. Agora, além de atentar contra decisões do Judiciário, botaram o olho gordo sobre as nossas riquezas, as terras raras, alguns de nossos minérios. Querem acesso às reservas, somos a segunda maior do mundo, de nióbio, lítio, grafite, cobre, cobalto, urânio, entre outros elementos. Terra brasileira, já marcada ao longo da história, colonizada, explorada, roubada. Desrespeitada. Soberania é bom – e dela devemos gostar e defendê-la com unhas e dentes.

No campo internacional, digam, como sermos felizes ao despertar diariamente informados – e como se fosse normal - de dezenas de mortes, muitas crianças que nada tem a ver com guerras dos homens? Em Gaza, como se fuziladas diante de um paredão, mas sem vendas, apenas empunhando latas velhas, bacias e tigelas vazias e encardidas, ossos à mostra, imagens marcantes que correm o mundo, indiscutíveis realidades. Ok, não, não esqueci nem da África, nem da Ucrânia, nem do raio que o parta dos terroristas do Hamas. Mas vejo também o povo de Israel nas ruas contra os desmandos de seu empedernido dirigente, pedindo apenas que parem. Esperando a volta dos reféns ou apenas de seus corpos.

É um caldo grosso e amargo que não desce pela goela. É o destempero e verdadeira loucura em atitudes, como as de tacar pedras em ônibus, envenenar crianças com bolinhos, sequestrar, estuprar ou matar mulheres a facadas, as despedaçando ou desfigurando, adolescentes matando adolescentes. Gente matando gente por nada, pela rua em discussões vãs ou por mero prazer, inclusive executadas por policiais que deveriam estar nos protegendo.

Aqui e ali, algum protesto. Aqui e ali, também, algum devaneio verbal vindo do fígado do governante, acuado, e o que não ajuda em nada o equilíbrio. Aqui e ali, mais alguma chantagem do Congresso e da oposição do momento que é repleta de ignorância, e que nem se pode dizer de direita, nem sabem o que é isso, acham bonito serem horríveis. Aqui e ali, ainda, a vaidade na mais alta Corte, onde no plenário trocam gentilezas e, nos corredores, olhares tortos, fofocas e senões. A informação, essa musa, mastigada ao bel prazer de interesses. Aqui e ali, “Mãos ao Alto!”.

Você está sendo filmado, só para depois virar notícia. Uma hora a coisa estoura, e o agourento agosto já bate à porta.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.



sexta-feira, 25 de julho de 2025

BIOCOMBUSTÍVEL IMPULSIONA USO DO MILHO E AMPLIA FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS NO CAMPO COM APOIO DO MELHORAMENTO GENÉTICO

Produção brasileira de etanol de milho deve alcançar 10 bilhões de litros por ano até 2030, podendo representar até 40% do mercado nacional

Foto: PRImage Factory / GettyImages / Divulgação TMG - Tropical Melhoramento e Genética

A produção brasileira de biocombustível derivado do milho cresceu de 520 milhões de litros em 2017 para 4,5 bilhões de litros em 2022, um aumento de 800% em cinco anos. Especialistas projetam que, até 2030, o etanol de milho poderá representar 40% da produção nacional de biocombustíveis, com um volume estimado em 10 bilhões de litros anuais.

A expansão da indústria de etanol de milho no Brasil está diretamente ligada ao avanço do melhoramento genético do cereal. Francisco Soares, presidente da Tropical Melhoramento & Genética (TMG), explica que a busca por híbridos mais eficientes tem sido estratégica para atender à demanda da indústria. “O produtor que mira esse mercado prioriza híbridos que entregam estabilidade de produção, alto teto produtivo, precocidade e bom desempenho em diferentes ambientes. Isso garante o volume necessário para a indústria sem comprometer a rentabilidade”, afirma.

A adoção de híbridos adaptados às condições do Cerrado, principal região produtora do cereal, com maior tolerância a estresses hídricos e térmicos, têm permitido o cultivo em áreas antes consideradas de menor aptidão para a cultura. Os dados da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) revelam uma concentração regional, com Mato Grosso liderando ao saltar a moagem de milho para a produção de etanol de apenas 0,23 milhões de toneladas na safra 2014/15 para impressionantes 12,5 milhões de toneladas na safra 2024/25. “É o melhoramento genético que viabiliza essa expansão. Quando desenvolvemos híbridos mais tolerantes a condições extremas, abrimos novas fronteiras agrícolas com segurança produtiva e rentabilidade para o produtor”, destaca Francisco.

Rumo ao destaque global

O avanço no melhoramento genético tem garantido ao Brasil maior competitividade na produção de grãos e consequentemente de etanol de milho. Além de elevar a produtividade, a uniformidade e composição dos grãos melhora a eficiência industrial na conversão do amido em etanol. Esse biocombustível também se destaca por reduzir em até 70% as emissões de gases de efeito estufa em comparação à gasolina e por gerar produtos de valor, como o DDG (Dried Distillers Grains) e o óleo de milho. Recentemente, o DDG começou a ser exportado para a China, o que potencializa ainda mais esse modelo produtivo.

O País já ocupa a segunda posição no ranking global de produção, atrás apenas dos Estados Unidos, que produziram 16,1 bilhões de galões em 2024 (o equivalente a aproximadamente 61 bilhões de litros), enquanto o Brasil atingiu 8,78 bilhões de galões (cerca de 33,2 bilhões de litros) no mesmo ano, segundo o Statista.

“O mercado de etanol de milho no Brasil vive um momento de rápida expansão, impulsionado tanto pela demanda crescente por fontes renováveis de energia quanto pelos avanços tecnológicos na produção agrícola. O melhoramento genético tem sido fundamental para ampliar as fronteiras do cultivo, garantindo maior produtividade e sustentabilidade. Esse biocombustível ganha espaço estratégico na matriz energética nacional, contribuindo para a diversificação e segurança do setor e contribuindo sobremaneira para a industrialização em estados produtores, como exemplo o MT”, completa Soares.

A TMG - Tropical Melhoramento e Genética é uma empresa brasileira multiplataforma que conta com um banco de germoplasma muito adaptado, produtivo e atua há mais de 20 anos para oferecer aos produtores rurais soluções genéticas para algodão, soja e milho. Em seu portfólio, estão cultivares e híbridos desenvolvidos com biotecnologias disponíveis no mercado, visando entregar inovação ao campo e contribuir para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. A matriz da TMG está localizada em Cambé (PR) e a companhia conta também com uma unidade em Rondonópolis (MT), além de 14 bases de pesquisa e desenvolvimento espalhadas por seis estados, nas principais regiões produtoras brasileiras, com ensaios e experimentos de campo (RS: Passo Fundo e Palmeiras das Missões - PR: Cambé, Marilândia, Campo Mourão – MS: Dourados - MT: Sapezal, Roo-BVP, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste – GO: Rio Verde, Chapadão do Céu – BA: Luís Eduardo Magalhães). A empresa possui também parceria comercial e cooperação técnica com grandes players do mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse o site

TMG - Tropical Melhoramento e Genética
CDI Comunicação

SUDESTE LIDERA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA NAVAL COM MAIS DE R$ 1,54 BILHÃO VIA FUNDO DA MARINHA MERCANTE

Investimentos em estaleiros e embarcações reforçam papel estratégico da região na retomada da indústria naval brasileira

O mapa de investimentos da indústria naval brasileira ganhou novos contornos com a última rodada de aprovações do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Na 59ª reunião do Conselho Diretor do FMM, foram aprovados 14 projetos inéditos em todo o país. Desses, oito estão localizados na região Sudeste, que concentra R$ 1,54 bilhão em novos aportes.

No Rio, foram seis iniciativas com foco na construção de embarcações, modernizações e reparos especializados. Empresas como Oceanpact, CBO, Posidonia e Magallanes lideram os investimentos no estado, que ultrapassam R$ 800 milhões e devem gerar mais de 2.193 empregos diretos.

A retomada fluminense se deve, em grande parte, à força da cadeia offshore no estado, que abriga a maior concentração de operações ligadas à exploração de petróleo e gás no país. A demanda por embarcações de apoio, reparo e modernização está diretamente conectada à atividade intensa na Bacia de Campos e à estrutura logística consolidada na região.

Em São Paulo, foi aprovado um projeto, que soma R$ 123,5 milhões, com foco na construção e reparo de rebocadores e empurradores fluviais. A atuação da Wilson Sons é o destaque no estado, com frentes abertas no litoral paulista, especialmente no estaleiro do Guarujá. A previsão é de 88 empregos diretos.

Para o diretor do Departamento de Navegação e Fomento da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Burlier, o Rio de Janeiro reafirma sua posição estratégica na indústria naval nacional com seis novos projetos priorizados na última reunião do Conselho do FMM. As iniciativas, voltadas à construção, modernização e reparo de embarcações, devem fortalecer a cadeia produtiva e impulsionar a geração de empregos no estado.

“O Rio de Janeiro tem papel central na retomada da indústria naval brasileira. É o berço desse setor estratégico, e nesta rodada do Fundo da Marinha Mercante recebeu seis novos projetos, que somam mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos e vão gerar milhares de empregos qualificados no estado”, afirmou Burlier.

Minas Gerais e Espírito Santo não tiveram projetos contemplados nesta rodada, mas integram o contexto logístico beneficiado pelas operações previstas na região.

Os dados integram o conjunto de deliberações da 59ª Reunião Ordinária do CDFMM, realizada em julho. No total, o fundo aprovou R$ 6,6 bilhões em investimentos. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, desde 2023 já foram priorizados quase R$ 70 bilhões em projetos navais pelo FMM — valor três vezes superior ao total aprovado durante os quatro anos da gestão anterior (2019 a 2022), que somou cerca de R$ 23 bilhões.

Esse avanço revela uma mudança de escala na política industrial e logística do país. Se, no governo anterior, o volume médio anual girava em torno de R$ 5,7 bilhões, o atual governo autorizou R$ 30,8 bilhões apenas em 2024, consolidando a retomada da indústria naval brasileira como eixo estratégico para a geração de empregos e desenvolvimento regional.

Ministério de Portos e Aeroportos

LÍDER AVIAÇÃO EXPANDE PRESENÇA NA AMÉRICA LATINA E REFORÇA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL NA ARGENTINA

Empresa participou como patrocinadora oficial do Argentina Operators Conference 2025 e apresentou soluções homologadas internacionalmente em manutenção de aeronaves executivas

A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, deu mais um passo em sua expansão internacional ao participar como patrocinadora oficial do Argentina Operators Conference 2025, evento promovido pela Honeywell na quarta-feira (23), em Puerto Madero, Buenos Aires.

A empresa chegou à capital argentina para apresentar ao mercado regional sua estrutura robusta de manutenção aeronáutica, com diferenciais que a posicionam como hub estratégico para operadores de toda a América Latina, incluindo homologações simultâneas da ANAC Argentina, FAA (EUA) e EASA (Europa); Centro de Serviço Autorizado das marcas Gulfstream, Bell Helicopter e Leonardo; Dealer oficial Honeywell e Infraestrutura especializada com mais de 66 anos de atuação e escala continental.

“Acreditamos na força da aviação executiva para integrar mercados e impulsionar negócios em toda a América Latina. Estar na Argentina com nossa expertise técnica e parcerias globais reforça esse compromisso”, afirma o diretor comercial de manutenção de aeronaves, Thiago Damasceno.

A participação também marca o fortalecimento das relações da empresa com operadores estrangeiros, fabricantes e autoridades aeronáuticas da região, posicionando a Líder como ponto de apoio confiável para aeronaves internacionais que operam no continente.

Líder AviaçãoÉ a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 66 anos, conta com mais de 1,3 mil colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 21 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros. Clique aqui e saiba mais

Líder Aviação
Focal 3 Comunicação

FS INICIA A CONSTRUÇÃO DE NOVA UNIDADE INDUSTRIAL, EM CAMPO NOVO DO PARECIS (MT)

Obra será concluída em dezembro de 2026 e contará com investimento de R$ 2 bilhões

A FS – Fueling Sustainability –, uma das maiores produtoras de etanol e nutrição animal do Brasil, anuncia a construção da quarta unidade da companhia, no estado de Mato Grosso. As obras da FS em Campo Novo do Parecis iniciaram em junho deste ano e deverão ser concluídas em dezembro de 2026.

Com investimento previsto de R$ 2 bilhões, a nova planta terá capacidade para produzir, anualmente, 540 milhões de litros de etanol, 935 mil toneladas de coprodutos para nutrição animal, 69 mil toneladas de óleo técnico de milho e 56 mil MWh de energia elétrica.

“A implantação da nova unidade da FS segue o nosso plano de expansão de fornecimento de biocombustíveis e alimentos sustentáveis e de baixa pegada de carbono para o Brasil e o mundo. A decisão pelo investimento na planta de Campo Novo do Parecis foi potencializada pela aprovação do projeto Combustível do Futuro, que resultou no E30 e, em breve, permitirá o E35”, diz o CEO da FS, Rafael Abud.

Durante as obras, a unidade em Campo Novo do Parecis deve gerar 600 empregos diretos e oito mil indiretos.

A FS já possui outras três unidades em atividade nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste, todas no estado de Mato Grosso. O plano de expansão contempla ainda uma quinta unidade industrial, no município de Querência, onde a empresa já iniciou trabalhos de preparação, como terraplanagem e infraestrutura básica.

A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil a utilizar milho em 100% da produção. Com capacidade produtiva de mais de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano, possui ainda tecnologia de ponta para a fabricação de produtos para nutrição animal, óleo de milho e bioeletricidade. 100% da produção de etanol da FS é resultado da plantação de milho de segunda safra, o que torna esse biocombustível ainda mais sustentável, uma vez que maximiza o uso de áreas agrícolas já abertas. Além disso, a geração de combustível renovável em um sistema integrado à produção de alimento, proporciona ganhos ambientais, sociais e econômicos.

A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil a utilizar milho de segunda safra em 100% da produção. Hoje, com três unidades, em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste, todas no estado de Mato Grosso, a empresa tem capacidade para produzir cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano. Além disso, conta com tecnologia de ponta para a fabricação de produtos para nutrição animal, óleo de milho e bioeletricidade. A companhia está em processo de expansão que visa a atingir capacidade produtiva de 5 bilhões de litros de etanol por ano. A FS prioriza a sustentabilidade e nela investe constantemente, com o objetivo de consolidar a agenda de desenvolvimento sustentável e fortalecer seus compromissos de longo prazo com a sociedade

A FS
Ketchum

quinta-feira, 24 de julho de 2025

BAYER APRESENTA QUATRO LANÇAMENTOS EM SEU PORTFÓLIO INTEGRADO DURANTE O CONGRESSO BRASILEIRO DA SOJA

Lançamentos fazem parte da estratégia da empresa de disponibilizar soluções robustas ao produtor para um manejo eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas

Estande da Bayer no 10º Congresso Brasileiro de Soja, em Campinas

A Bayer, líder em tecnologia e inovação agrícola, marca presença no 10º Congresso Brasileiro de Soja, em Campinas (SP) para anunciar lançamentos importantes em seu portfólio integrado e participar das discussões sobre produtividade sustentável no Mercosul. Entre as novidades, estarão: um herbicida pré-emergente, um novo conceito e uma molécula para tratamento de sementes; um fungicida da família Fox; e um inseticida.

“A Bayer vem se consolidando cada vez mais como a principal parceira do agricultor. E é a empresa que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no setor, capaz de oferecer a solução mais completa, desde a biotecnologia até defensivos. Na última safra, foi a companhia que mais cresceu na cultura da soja e, para sustentar este crescimento, estamos fazendo o lançamento de quatro produtos durante o Congresso, já voltados para a safra 2025/26 que se iniciará em breve”, afirma Guilherme Hungueria, gerente de marketing para cultivos da Bayer.

A primeira novidade, visa oferecer um tratamento de sementes adequado, que ajude a proteger a lavoura em seus primeiros estágios – considerado um período crítico – e otimize o trabalho do agricultor. Pensando nisso, a Bayer lança um novo conceito para o tratamento de sementes (TS) que apresenta uma série de benefícios com o objetivo de ajudar o produtor antes e depois do plantio. “Os pacotes Guardião e Guardião+ visam proteger a semente e a plântula até pelo menos o estádio V4/V5, cerca de 30 dias após a semeadura, contra microrganismos, pragas e doenças iniciais, garantindo o melhor estabelecimento da cultura. São soluções completas desenhadas para um resultado efetivo”, afirma o gerente técnico de portfólio para soja e algodão da Bayer, Felipe Stefaroli.

Os pacotes Guardião e Guardião+ contam com produtos de alta eficácia, com opções para proteção contra pragas, doenças iniciais e nematoides, com excelentes resultados em campo. E este TS acaba de ganhar um reforço, o novo fungicida Evergol®, primeira carboxamida da Bayer permitindo a rotação de ativos, a fim de evitar a resistência no manejo de fungos de solo e que chega para somar na proteção de doenças da soja.

Com a semente bem protegida começam as preocupações com o ambiente de plantio, e uma das principais é a dificuldade em lidar com a resistência das plantas daninhas aos princípios ativos atuais. No Brasil, cerca de 60% da área cultivada com soja enfrenta problemas com plantas daninhas resistentes a pelo menos um princípio ativo, indica um estudo realizado pela Bayer. Projeções apontam que, até 2030, a quantidade pode ultrapassar os 65%. E a preocupação futura é que as plantas daninhas desenvolvam resistência a múltiplos princípios ativos.

Com isso, a Bayer já prepara o lançamento do herbicida Convintro® Duo, que irá representar um avanço importante no combate a plantas daninhas, com um ativo inédito no país, o Diflufenicam, aplicado antes da emergência das plantas daninhas que, junto com o Metribuzim, trará alto espectro de controle, especialmente para o capim-pé-de-galinha e espécies de caruru, que são de difícil erradicação.

“O Convintro® Duo possui efeito pré-emergente, evitando ou reduzindo a emergência de novas plantas nos primeiros 30 – 35 dias, sem afetar a cultura da soja. É uma excelente ferramenta para complementar o controle de plantas daninhas da cultura da soja”, comenta Stefaroli.

Combate a pragas e doenças

Mais do que oferecer um produto isolado para a resolução de um problema, a Bayer tem focado em ajudar o produtor não só com as demandas atuais, mas também com as futuras. A ideia é disponibilizar um portfólio cada vez mais robusto de soluções integradas para um controle fitossanitário eficiente e uma rotação inteligente de ativos, garantindo maior sustentabilidade e eficiência no campo.

De olho em tentar minimizar os prejuízos bilionários que os nematoides trazem à cultura por ano, os produtores podem contar com o Verango® Prime, que oferece um controle de longa duração, com baixa dosagem por hectare e amplo espectro de controle contra as mais importantes espécies de nematoides. Além de ser um dos principais nematicidas do mercado, ainda é o único produto químico aprovado para aplicação em barra. Atualmente, as opções do produtor são cultivares com tolerância aos nematoides, aplicação via tratamento de sementes e aplicação via sulco, o que muitas vezes pode ser um limitante operacional e de custo.

Para a mosca-branca e ácaros, pragas que cresceram nas últimas safras a Bayer irá apresentar mais uma novidade com grande potencial de sucesso: será um inseticida adequado para a aplicação em diversas culturas além da soja, como algodão, frutas e vegetais. É uma plataforma com uma molécula exclusiva da Bayer, um produto “verde”, altamente seletivo por não afetar insetos benéficos, como os polinizadores. A solução tem um controle populacional da praga e possui um excelente efeito residual. Combinado a outros ativos, a proposta é trazer a melhor solução para a agricultura brasileira e global. O produto está em fase final de registro.

Já para o combate de uma das pragas que mais preocupam na cultura, os percevejos, os produtores podem contar com o inseticida Curbix, que proporciona alto efeito de choque e período prolongado de controle contra o inseto. “Ensaios recentes realizados com instituições de pesquisa independentes mostram que o Curbix apresenta um potencial de controle superior em comparação a outros produtos. Não à toa, o Curbix foi o produto que mais ganhou participação de mercado na cultura da soja no último ano”, conta o gerente de portfólio de inseticidas da Bayer, Erick Cancian.

E, por fim, para compor o manejo das principais doenças da cultura da soja, como a ferrugem asiática, mancha-alvo e podridão das vagens e dos grãos: a Bayer traz mais um membro da consagrada família FOX, o fungicida Fox® Ultra. Composto por protioconazol, impirfluxam e trifloxistrobina, inaugura um novo patamar de performance de controle, amplo espectro de ação e tecnologia Leafshield, que confere maior velocidade na absorção e eficiência. Esta inovação já chega ao mercado como o fungicida campeão dos principais Consórcios de Rede da safra 2024/25.

Biotecnologias em foco

O Brasil tem um papel de protagonismo na produção mundial de grãos e esse sucesso não aconteceu por acaso. Graças à colaboração de toda a cadeia do setor, ao pioneirismo de nossos produtores e à segurança jurídica para empresas desenvolverem novas tecnologias, o país possui um ambiente favorável à inovação, estimulando o desenvolvimento de biotecnologias que trazem um impacto muito positivo para a agricultura brasileira de forma imediata e significativa. Prova disso é que, desde o lançamento da primeira biotecnologia para soja, há 22 anos, a produção do grão no Brasil saltou de 41 milhões para os atuais 167 milhões de toneladas, consolidando o país como o maior produtor e exportador mundial do grão.

A mais recente plataforma de soja da Bayer, Intacta2 Xtend, por exemplo, tem proporcionado aos produtores de todo o país colher mais de 100 sacas por hectare e se destacar nos principais concursos de produtividade do país.

“Claro que desenvolver uma biotecnologia não é um processo rápido, podendo chegar a 16 anos, com investimentos contínuos. Para se ter uma ideia, a Bayer já tem a terceira geração de soja Intacta praticamente pronta e a quarta já em testes de campo, mantendo o planejamento de oferecer novas biotecnologias para os próximos 10 anos, com foco em uma agricultura mais produtiva, rentável e sustentável”, afirma Vivian Nascimento, líder de pipeline de biotecnologias de soja para a América Latina da Bayer.

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo. Mais informações no site

Bayer
JeffreyGroup

SÃO PAULO OKTOBERFEST TERÁ CERVEJA OFICIAL PRÓPRIA: WGROUP LANÇA A SPOF BIER E PROMOVERÁ FESTIVAL INÉDITO DE CERVEJARIAS

A WGroup, organizadora da São Paulo Oktoberfest, anuncia o lançamento da SPOF Bier, a nova cerveja oficial do festival, que acontece entre os dias 19 de setembro e 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos. Desenvolvida especialmente para esta edição, a cerveja marca a estreia do estilo São Paulo Festbier — uma releitura da tradição alemã, pensada para harmonizar com o clima, a cultura e o paladar brasileiro. O lançamento reforça o compromisso do festival com a inovação, a autenticidade e a valorização da produção artesanal nacional.

A SPOF Bier simboliza a criação de um novo estilo — inspirado na tradição da Oktoberfest alemã, mas com alma brasileira. Sua receita é uma criação exclusiva da WGroup, desenvolvida com curadoria técnica da mestre cervejeira Kathia Zanatta, que assina a concepção original do produto como obra inédita para o festival. A marca, o estilo e a fórmula pertencem à própria organização da São Paulo Oktoberfest, consolidando-se como um ativo autoral do evento.

“Criamos uma cerveja leve, equilibrada, com alta drinkabilidade, frescor e identidade própria — feita para celebrar a amizade, a cultura e o orgulho de ser paulista. Esse é um projeto que me enche de orgulho como empreendedor e nasce com a missão de marcar a memória dos visitantes do festival e, em breve, conquistar também as prateleiras especializadas. É uma cerveja especial, criada para brindar a conexão entre Brasil e Alemanha, com potencial para conquistar novos paladares e consolidar-se como um rótulo sazonal de destaque”, afirma Walter Cavalheiro Filho, CEO da WGroup, fundador da São Paulo Oktoberfest e idealizador da SPOF Bier.

O nome SPOF Bier carrega significados múltiplos e estratégicos. Formado pelas iniciais de São Paulo OktoberFest, reforça a identidade da cerveja com o festival paulistano. Ao mesmo tempo, evoca o som onomatopeico “spof!” — típico da abertura de uma garrafa ou lata de cerveja, provocado pela carbonatação — remetendo ao frescor e ao espírito celebrativo da bebida. Já o termo Bier, que significa “cerveja” em alemão, presta uma homenagem direta à tradição bávara que inspira toda a experiência do evento.

A receita foi criada por Kathia Zanatta, mestre cervejeira e sommelière com formação internacional pela Doemens Akademie (Alemanha) e pelo Siebel Institute (EUA), cofundadora do Instituto da Cerveja Brasil e jurada técnica em competições como a World Beer Cup e o European Beer Star.

“A proposta era unir as notas maltadas das tradicionais Oktoberfestbiers com a refrescância e o equilíbrio que o público brasileiro valoriza. Com base de malte expressiva, 5,5% de teor alcoólico, aroma floral com toque cítrico e amargor presente mas delicado, criamos uma cerveja com personalidade e acessibilidade”, explica Kathia. “Selecionamos matérias-primas de excelência e aplicamos técnicas clássicas alemãs para garantir a autenticidade que a cerveja merece. O resultado é uma bebida com caráter, frescor e excelente experiência sensorial.”

Para a escolha da cervejaria responsável pela produção da SPOF Bier, a WGroup promoveu um rigoroso processo seletivo técnico, que envolveu o convite a 10 cervejarias paulistas. Após as etapas iniciais, três finalistas avançaram para a produção de lotes testes, avaliados em uma degustação às cegas realizada em 23 de julho. Os critérios de avaliação incluíram fidelidade à receita original, estabilidade, equilíbrio, qualidade sensorial e capacidade técnica de produção.

O júri foi composto por Kathia Zanatta, criadora da receita; Alfredo Luís Barcelos Ferreira, químico formado pela UNICAMP, mestre cervejeiro diplomado pela Doemens Academy (Munique), cofundador do Instituto da Cerveja e autor do livro Tecnologia Cervejeira; o cervejeiro Júnior Bottura, curador do festival das cervejarias da São Paulo Oktoberfest; Walter Cavalheiro, CEO da WGroup e idealizador da festa em São Paulo; e Soraya Carrasco, empresária do setor de entretenimento e fundadora da Villa de Natal São Paulo.

e/d: Alfredo Luís, Kathia Zanatta, Walter Cavalheiro, Soraya Carrasco e Júnior Bottura

A vencedora do processo seletivo foi a Cervejaria Klaro, fundada em 2004 em Goiânia e com unidade em Ribeirão Preto desde 2012. Especializada na produção de chopes artesanais, a empresa adota a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot) como referência técnica, sem uso de aditivos químicos ou conservantes. Segue rigorosas boas práticas de fabricação e prioriza a padronização e estabilidade dos produtos. “Produzir a SPOF Bier é, para nós, um desafio saboroso e motivo de grande satisfação, pois representa o reconhecimento da qualidade e fortalece a presença das cervejarias artesanais em São Paulo”, afirma Edmilson Ferreira Silva, diretor industrial do Grupo Klaro.

Experiência cervejeira ampliada com o Festival de Cervejarias Artesanais e a Copa Paulista de Cervejas Artesanais

Além da nova cerveja oficial da festa, a São Paulo Oktoberfest contará, pela primeira vez, com o Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, realizado em parceria com a Abracerva. O espaço terá curadoria especializada e reunirá dezenas de cervejarias independentes, com rótulos autorais, diversidade de estilos e alta qualidade técnica — consolidando o festival como a principal vitrine da produção artesanal paulista.

Como destaque técnico, o evento também sediará a Copa Paulista de Cervejas Artesanais, uma competição profissional com avaliação às cegas, promovida em parceria com o Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto. Os melhores rótulos do estado serão premiados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, com base em critérios como inovação, consistência e excelência sensorial.

A programação completa e os ingressos para a São Paulo Oktoberfest 2025 estão disponíveis pelo site oficial (www.saopaulooktoberfest.com.br)

WGroup
São Paulo Oktoberfest
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

RN Assessoria Imprensa
Assessoria de Imprensa Oficial da São Paulo Oktoberfest
Roberta Nuñez
roberta@rnassessoriaimprensa.com
Andrezza Barros
andrezza@rnassessoriaimprensa.com

SUVINIL COLORE MAIS DE 100 CASAS NA ILHA DO MARAJÓ EM PARCERIA COM A GUÁ ARQUITETURA

Projeto “Colorindo o Céu” reforça a identidade cultural da Vila do Céu, no Pará, com paleta exclusiva de 14 cores desenvolvida a partir das nuances já presentes na comunidade

A Suvinil, referência em tintas decorativas no Brasil, é parceira da Guá Arquitetura no projeto Colorindo o Céu, iniciativa que celebra a identidade visual e cultural de uma comunidade de pescadores localizada em Soure, na Ilha do Marajó (PA). Todos os anos para as festividades do Círio local, os moradores da Vila do Céu repintam as fachadas de suas casas de madeira em um gesto de renovação e celebração.

Convidada pelos arquitetos Pablo do Vale e Luís Guedes, sócios fundadores do escritório paraense, para participar da revitalização deste ano na comunidade, a Suvinil contou com a designer Bruna Galliano, consultora de cores da marca, que juntos criaram uma paleta exclusiva inspirada nas cores já presentes na vila. O processo começou com a catalogação das tonalidades existentes e culminou na criação de uma coleção com 14 cores — entre tons vibrantes, energéticos, suaves e pastel — que traduzem a estética única e a atmosfera afetiva do local. A aprovação da paleta foi validade pelos moradores da comunidade que tiveram a liberdade de escolher as cores que mais agradaram para pintar suas casas.

“Quando as tintas chegaram na comunidade foi um dos momentos mais marcantes. Foi um sonho realizado ver não só a minha casa, mas a vila sendo transformada e o empenho de todos na renovação. As novas cores escolhidas trouxeram ainda mais alegria e vida para a Vila do Céu. Tenho certeza de que isso impactará também as futuras gerações a darem continuidade ao nosso trabalho na comunidade”, explica Patricia do Socorro Monteira Lima, moradora da Vila do Céu e líder comunitária.

Paleta de cores Projeto Colorindo o Céu

“A criação da paleta foi um exercício de escuta e respeito. As cores que já existiam ali traziam histórias, afetos e memórias. Nosso papel foi organizá-las, potencializá-las e criar uma harmonia que fizesse sentido para a comunidade. A cor, nesse caso, é também uma forma de pertencimento”, afirma Bruna Galliano, consultora de cores da Suvinil.

Cerca de 800 litros de tinta, além de materiais como rolos, bandejas e pincéis, foram doados pela marca para a pintura de mais de 100 casas. A ação contou com o envolvimento ativo da própria comunidade, que realizou a aplicação com o apoio de um técnico de pintura da Suvinil no local.

“Projetos como esse mostram o quanto a cor é uma ferramenta poderosa de transformação. Estar presente na Vila do Céu é uma forma de reconhecer e valorizar as expressões culturais locais, reforçando nosso compromisso com a diversidade e com o Brasil real”, destaca Sylvia Gracia, Gerente de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil.

O Colorindo o Céu reforça o compromisso da Suvinil com a valorização da cultura brasileira e com projetos que utilizam a cor como ferramenta de conexão e transformação social.

"Nossa maior preocupação era criar uma paleta de cores que respeitasse a manifestação cultural da região. Durante o processo a comunidade teve a liberdade de participar ativamente na escolha das cores para suas casas e o resultado ficou incrível e nos deixou extremamente felizes. Preservar esse patrimônio cultural paraense sem intervir foi o grande legado e acerto desse projeto”, explica Luís Guedes, sócio fundador da Guá Arquitetura.

“O processo de escuta durante a criação dessas novas cores com a comunidade foi fundamental. A cor carrega emoção, memórias, histórias — e entender o significado disso para cada família foi essencial para traduzir esses sentimentos em uma paleta. O grande desafio, e ao mesmo tempo o ponto mais bonito desse trabalho, foi justamente essa tradução sensível. Nosso principal objetivo com o projeto foi dar permanência a algo que já é cultivado há tantos anos pela própria comunidade”, complementa Pablo do Vale, sócio fundador da Guá Arquitetura.

Como parte da iniciativa, no dia 25 de julho (sexta-feira), será realizado um evento presencial, às 15 horas, no espaço Aruna – Ilha do Combú, Guamã, Belém-PA (travessia de balsa) aberto aos profissionais da região de Belém. O encontro terá como objetivo apresentar o projeto e promover uma palestra com a Guá Arquitetura sobre como as cores influenciam, transformam ambientes e compõe identidades e culturas.

Suvinil - Referência em tintas decorativas no Brasil, reconhecida por sua alta qualidade e inovação. Em mais de 60 anos de relacionamento próximo com clientes, consumidores e parceiros, estamos presentes em todas as regiões do Brasil, facilitando a jornada de pintura das pessoas e atuando de maneira sustentável. Oferecemos ferramentas e produtos que ajudam nossos consumidores nas diversas situações vivenciadas ao longo da jornada, como aplicativos para escolha de cores, ferramentas para encontrar um pintor qualificado por perto, sem contar na linha completa de produtos para pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies disponível no site e nas lojas dos nossos parceiros. Além disso, estamos atentos aos impactos ambientais e sociais das nossas ações e compartilhamos iniciativas contínuas que desenvolvemos para promover a sustentabilidade nesta landing page. Já para acompanhar histórias inspiradoras e criativas, confira nossos perfis no YouTube, Pinterest, Instagram e TikTok

Suvinil
Máquina CW

ZAMPA, PRESO PELAS “GAIVOTAS”. Por chicolelis*

A proliferação de novos carros com suas portas em forma de asas de gaivota trouxe à minha memória uma das muitas histórias, eu diria centenas delas, tendo como protagonista, o jornalista especializado em automobilismo, Marcus Zamponi, o querido Zampa, que nos deixou em 2013.

Na época, anos 70, repórter da revista Auto Esporte, Zampa pegou, para testar, um HOFSTETTER Turbo, em fibra de vidro, um design inspirado no Mercedes-Benz 300 SL, com as suas portas se abrindo em forma de asas de gaivota. O carro chamava atenção pela sua aparência esportiva e a forma inusitada de abertura de suas portas.

Pois, bem, com seus mais de 120 kg de peso, Zampa já encontrou dificuldades em entrar e sair do carro, que era muito baixo. Mas, o pior veio na sua viagem ao Rio de Janeiro, quando não conseguiu abrir a porta para fazer pagamento do pedágio.

- Só então percebi que a porta não abriria – me contou Zampa alguns anos atrás, antes de nos deixar em 2013 – quando parei no pedágio e que não havia uma janelinha para fazer o pagamento. Só abrindo toda a porta e isso era impossível. Tive que parar depois da cabine, sair do carro e ir pagar. (posteriormente o fabricante fez a adaptação de uma pequena janela).

 A viagem prosseguiu sem maiores problemas, a não ser aqueles relacionados a descer e depois subir do carro para um pequeno descanso e lanche.

Jornalista Marcus Zamponi

No Rio, o problema maior

Chegando ao Rio de Janeiro para visitar sua mãe, sentiu que iria “morrer assado, como um leitão”, contou-me ele, rindo como sempre fazia quando contava, com seu forte e delicioso sotaque carioca, uma de suas histórias, sempre divertidas.

Os amigos do Zampa, quando o ouviam, sabiam que nem tudo era exatamente como aconteceu. Mas todos reconheciam nele a capacidade de contar uma verdade, “rodeada” por comentários que levavam todos ao riso.

Bem, voltando a Copacabana, onde morava a mãe do Zampa. Parou o carro bem defronte ao prédio dela, na avenida Atlântica. Desligou o HOFSTETTER Turbo, asas de gaivota e apertou o dispositivo para fazê-las “voar”. Mas, qual o que, elas não abriram. Deu partida e, nada!

- Meu amigo, eu pensei que fosse morrer. Imagine só - contava ele – eu, em pleno verão carioca, com uns 40°C, de calor, sem janelas no carro e portas que não abriam. Tentei de todas as maneiras abri-las. Chutei, dei socos, e nada.

- As pessoas passavam e viam um gordo, já sem camisa, todo vermelho de raiva e de calor, se debatendo dentro daquele carro estranho, mais parecendo um leitão prestes a ser assado, do que uma pessoa desesperada de salvar sua vida.

Contou ele que, quando achava que tudo estava perdido, que passava muito mal, transpirando abundantemente, apareceu alguém que conseguiu abrir a porta por fora e ele subiu para o apartamento da sua mãe, onde passou o final de semana.

O HOFSTETTER Turbo

O engenheiro Mario Richard Hofstetter foi quem conseguiu realizar o sonho de criar um esportivo brasileiro que se destacasse pelo sua diferença do que havia no mercado nacional. Usou a mecânica VW e carroceria em fibra de vidro.

Outros modelos projetados ou fabricados no Brasil também “voaram” com suas asas de gaivota, como o Lavínia FEI-X3, entre eles o protótipo da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e o Fibrax Fiera. Mas só o “carro do Zampa” se destacou.

Já o Mercedes-Benz 300 SL Coupé, considerado um super-esportivo, tornou-se um ícone no setor automotivo. Ele foi apresentando, pela primeira vez no Salão do Automóvel de 1954, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, chocando os visitantes com suas portas asas de gaivota.

Mercedes-Benz 300 SL Coupé

Modelos com as “asas”

Hoje são vários modelos com portas asas de gaivota, um deles, inclusive, nas portas traseira.

  • Mercedes-Benz 300 SL Gullwing
  • Mercedes-Benz SLS AMG
  • DeLorean DMC-12 : “Atuou” no filme "De Volta Para o Futuro" 
  • Tesla Model X
  • GAC Hyptec HT
  • Pagani Huayra
  • Bricklin SV-1
  • Gumpert Apollo


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

BRASIL SERÁ O PRIMEIRO PAÍS A TER PRODUÇÃO LOCAL DE CERVEJARIA ALEMÃ QUE DEU ORIGEM À PRIMEIRA OKTOBERFEST

Parceria entre a cervejaria bávara HB e a importadora Bier & Wein inaugura novo capítulo na história da cerveja de trigo no Brasil. Produção começa em agosto.

A tradicional cervejaria alemã Hofbräu München (HB) — que pertence ao estado da Baviera, foi fornecedora oficial da Corte Real Alemã e deu origem à primeira Oktoberfest. Pela primeira vez em seus mais de 400 anos de história, terá sua Weissbier produzida fora da Alemanha para fins de distribuição. E o Brasil será o primeiro país do mundo a receber essa chancela.

A produção nacional será coordenada pela Bier & Wein, importadora do mercado brasileiro de cervejas artesanais há mais de 30 anos. O processo acontecerá sob licença e supervisão dos mestres cervejeiros de Munique, garantindo que a receita, os ingredientes e a qualidade sigam fielmente os padrões da Hofbräu original.

“Este é um momento importante para a Bier & Wein e para o mercado cervejeiro brasileiro. Com a produção local da HB, sob a supervisão direta da cervejaria alemã, vamos oferecer aos nossos clientes um produto excepcional, que une a tradição de Munique ao frescor de uma fabricação local. É uma nova revolução no mercado de Weissbier, e estamos prontos para liderá-la”, afirma Marcelo Stein, sócio da Bier & Wein.

Serão produzidos inicialmente dois estilos da HB em solo nacional: a HB Weissbier, cerveja de trigo de alta fermentação, não filtrada, com aromas frutados (banana, damasco) e notas de cravo, característica do estilo e a HB Helles, lager clara, de baixa fermentação, com sabor encorpado, leve picância e uma lupulagem equilibrada que a tornou um dos rótulos mais queridos na Alemanha. Ambas seguem a Lei da Pureza Alemã de 1516 (Reinheitsgebot), sendo produzidas apenas com água, malte, lúpulo e levedura — sem aditivos químicos ou cereais não maltados, como milho ou arroz.

Tradição viva: a força da marca HB

A Hofbräu é uma das cervejarias mais tradicionais da Alemanha e do mundo. Com sede em Munique, mantém até hoje o lendário Hofbräuhaus, maior choperia do planeta, que recebe cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano e serve mais de 5.000 litros de chope por dia. Visita obrigatória para quem passa pela Baviera.

Com a produção local, a HB chegará ao consumidor brasileiro com mais frescor, menor custo logístico e preço final mais acessível, eliminando taxas de importação e flutuações cambiais.

Democratização da cerveja artesanal

Há 25 anos, a Bier & Wein introduziu a categoria Weissbier no Brasil, transformando o paladar do consumidor e impulsionando a cultura cervejeira no país. Agora, com a produção da Hofbräu nacionalizada, a empresa reafirma seu compromisso com a inovação, qualidade e democratização da cerveja artesanal de verdade. A produção tem início previsto para agosto de 2025, com distribuição nacional.

Bier & WeinFundada há 32 anos, a Bier & Wein é pioneira no mercado de cervejas especiais no Brasil. Responsável pela introdução de grandes marcas e estilos no país, construiu uma trajetória de excelência e inovação. Com a produção local da Hofbräu, reforça sua missão de conectar o consumidor brasileiro às melhores tradições cervejeiras do mundo. Clique aqui e acesse o site

Bier & Wein
Notícia Expressa

quarta-feira, 23 de julho de 2025

FENASUCRO & AGROCANA IMPULSIONA ECONOMIA REGIONAL E GERA CERCA DE 18 MIL EMPREGOS

Setores de alimentação, transporte e comércio local se preparam para aumento na demanda durante a maior feira de bioenergia do mundo. Evento acontece de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP

Fenasucro & Agrocana deve atrair visitantes de mais de 60 países, consolidando sua importância estratégica para o setor sucroenergético e a economia regional. Foto: Divulgação.

A 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, maior feira mundial dedicada exclusivamente à cadeia de bioenergia, será realizada de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP, com expectativa de superar os R$ 10,7 bilhões em negócios gerados na edição anterior. Com mais de 600 marcas expositoras e cerca de três mil produtos nacionais e internacionais em exposição, a feira deve atrair visitantes de mais de 60 países, consolidando sua importância estratégica para o setor sucroenergético e a economia regional.

Neste ano, o evento contará com um incremento de 32% em sua estrutura, reflexo direto do aumento no número de expositores e da ampliação de áreas como a FenaBio — novo espaço dedicado à bioeconomia —, o que deve fazer com que os visitantes permaneçam mais tempo no evento.

“A Fenasucro está maior, mais representativa e preparada para oferecer ainda mais oportunidades de negócios e networking. E esse crescimento impacta diretamente diversos setores da economia regional”, afirma Paulo Montabone, diretor da feira.

Ao todo, a feira deve gerar cerca de 18 mil empregos, diretos e indiretos, envolvendo desde a montagem da infraestrutura e logística até serviços de segurança, alimentação, transporte, limpeza e entretenimento.

Incremento econômico

A movimentação econômica extrapola os limites do Centro de Eventos Zanini (local onde acontece a feira) e aquece setores como hotelaria, comércio, transporte, além de bares e restaurantes de Sertãozinho e região.

“A Fenasucro & Agrocana é um evento importante, já tradicional em Sertãozinho. Ele não movimenta apenas a cadeia sucroenergética local. Indiretamente, todos os setores como o comércio, o varejo e serviços são impactados positivamente”, revela o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho, Walceles Paulo de Mello.

O executivo diz que na rede hoteleira da cidade, a taxa de ocupação ultrapassa 90%. Quem também comemora são os prestadores de serviço para o ramo de eventos, que vê a demanda de chamados crescer a partir da montagem da estrutura.

Segundo Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o setor de alimentação fora do lar registra aumento médio de 30% no faturamento durante os quatro dias de feira e o período que a antecede. “É um momento em que, naturalmente, o movimento cresce, especialmente para os locais mais alinhados ao perfil do visitante da Fenasucro & Agrocana. Os estabelecimentos costumam reforçar suas equipes com profissionais freelancers para atender à demanda”, destaca.

O impacto também se estende ao varejo regional, especialmente em polos comerciais como o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, que costuma registrar aumento significativo no número de visitantes durante o período do evento.

“A Fenasucro & Agrocana movimenta toda a região e tem reflexos diretos na visitação do shopping. Muitos participantes aproveitam a viagem para conhecer ou retornar ao empreendimento, seja para compras, lazer ou gastronomia. É um público qualificado, que valoriza experiências, o que naturalmente contribui para o desempenho das operações e o aumento nas vendas”, destaca Marcos Botelho, superintendente do RibeirãoShopping.

Fenasucro & Agrocana

Em sua 31ª edição, a Fenasucro & Agrocana seguirá seu compromisso de impulsionar negócios, promover a atualização tecnológica e estimular o networking entre os principais players do mercado bioenergético.

Com mais de três décadas de história, a Fenasucro & Agrocana é o maior evento focado exclusivamente na bioenergia, reunindo os principais fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos, soluções e tecnologias voltadas à produção de biocombustíveis e energia limpa. A feira é promovida pela RX Brasil, com apoio exclusivo do CEISE Br, e se consolidou como a principal plataforma de conexão entre a indústria fornecedora e os compradores do setor bioenergético. Mais informações no site Fenasucro.

* Credenciamento e FenaBio - O credenciamento gratuito e destinado a visitantes, assessorias e imprensa já está aberto e pode ser feito por meio do site oficial do evento. Assim como os ingressos para a programação de conteúdo da FenaBio, que podem ser adquiridos exclusivamente pelo site.

Fenasucro & Agrocana
Phábrica de Ideias

CHINA ASSUME PROTAGONISMO NAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS

No primeiro semestre de 2025, quase um terço das compras externas brasileiras vieram da China, um recorde histórico que sinaliza mudança na balança comercial nacional

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Brasil passou por uma transformação em sua balança comercial, com forte avanço da China como principal parceira nas importações: 26,3% das compras externas brasileiras vieram do país asiático, marcando um recorde histórico, segundo a Secretaria de Comércio Exterior. O crescimento foi de 37,2% sobre o mesmo período do ano anterior, um dado ainda superior ao desempenho das importações brasileiras, que subiram 16,7% no total durante os primeiros seis meses do ano. Ainda no período, os preços médios das importações chinesas tornaram-se ainda mais competitivos, com queda de 8,1%.

Para a Target Trading, empresa brasileira com 28 anos de atuação em comércio exterior, o bom índice é sustentado por fatores como a melhor compreensão das características do mercado brasileiro por parte das empresas chinesas, investimentos em fábricas e infraestrutura no Brasil, como a participação em portos, o que contribui diretamente para o crescimento das trocas comerciais, além de clara evolução da qualidade de produtos chineses. “Acreditamos que a tendência é de crescimento contínuo, com a geração de oportunidades em diversos setores, mas esse crescimento deve ser acompanhado com atenção para evitar uma dependência ainda maior de um único país em nossas relações comerciais”, afirma Carlos Campos Jr., cofundador e CEO da Target Trading.

A atuação da empresa com a China passa pela importação de máquinas de grande porte e autopeças. A Target Trading conta com uma forte infraestrutura logística, com centros de manutenção e inspeção para garantia de qualidade dos produtos, permitindo acompanhar de perto a evolução no crescimento dos negócios entre os dois países.

Em meio a um cenário de constantes atualizações, a balança comercial aponta ainda uma queda de participação dos Estados Unidos para para 16% no primeiro semestre - o segundo menor patamar em 10 anos. “É importante destacar que devemos manter o bom diálogo e chegar a um bom termo com os Estados Unidos, que ainda se mantêm como um parceiro relevante para o país", conclui Carlos Campos Jr.

A Target Trading é uma empresa brasileira com 28 anos de atuação em comércio exterior, oferecendo soluções completas e customizadas que acompanham cada carga em todas as etapas da operação, incluindo o desembaraço aduaneiro, com um portfólio que abrange importação, exportação, terceirização e financiamento. Com foco em tecnologia, eficiência, sustentabilidade e altos padrões de SLA (Service Level Agreement), a companhia tem uma estrutura organizacional composta por núcleos especializados (Comercial, Gestão de Clientes, Operações, Aduana, Jurídico/Tributário e Financeiro), o que garante uma gestão integrada e eficiente de cada operação. Com atuação em diversos setores, ao longo dos últimos quase 30 anos, a Target se especializou em operações sob medida, considerando os diferentes desafios, necessidades e peculiaridades de cada um de seus clientes enquanto empresa e setor. A Target Trading foi  pioneira na implementação de um programa dedicado à agenda ESG no segmento, reafirmando seu compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis no comércio internacional. Com pioneirismo em seu DNA, forte expertise de experiência e inovação, a Target Trading segue conectando empresas a oportunidades globais com excelência, agilidade, segurança e responsabilidade. Para saber mais, clique aqui

Target Trading
Nova PR

ANP APROVA ACORDO DE INDIVIDUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL DE JUBARTE

FPSO Maria Quitéria opera no campo de Jubarte, no pré-sal localizado na porção capixaba da Bacia de Campos. Foto: Divulgação Yinson.

A Petrobras informa que foi aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o Acordo de Individualização da Produção (AIP) da Jazida Compartilhada do Pré-Sal de Jubarte, localizada na Bacia de Campos.

A Jazida Compartilhada do Pré-Sal de Jubarte compreende:

  • área do Campo de Jubarte (BC-60) com 97,25%, e;
  • áreas não contratadas (União, representada pela PPSA) com 1,89%; e
  • área do Campo de Argonauta (BC-10) com 0,86%;

O acordo estabelece as participações de cada uma das partes e as regras da execução conjunta das operações de desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural na jazida compartilhada. As participações de cada parte na jazida compartilhada de Jubarte passam a ser:

O AIP é celebrado nas situações em que as jazidas se estendem para além das áreas concedidas ou contratadas, conforme regulamentação da ANP. Com a aprovação da ANP, o AIP estará efetivo a partir de 1º de agosto de 2025.

Em decorrência do processo de individualização da produção da jazida, há o compromisso das empresas em negociar a compensação financeira entre os gastos incorridos e as receitas relativas aos volumes produzidos até a data da efetividade do AIP.

Agência Petrobras

terça-feira, 22 de julho de 2025

PORTO DE SANTOS BATE NOVO RECORDE NA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO 1º SEMESTRE DE 2025

Volume total movimentado no porto foi de 88,3 milhões de toneladas, um aumento de 7,8%

O Porto de Santos alcançou um novo recorde histórico na movimentação de contêineres no primeiro semestre de 2025. Ao todo, foram movimentados 2,8 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o que representa um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 2,6 milhões de TEU. Além do desempenho expressivo, o Porto também ampliou sua participação na corrente comercial brasileira, atingindo 29,9% em junho, o maior percentual dos últimos quatro anos. Na sequência, aparecem o Porto de Paranaguá (7,7%), o Porto de Itaguaí (5%) e o Aeroporto de Guarulhos.

O volume total movimentado no primeiro semestre foi de 88,3 milhões de toneladas, desempenho próximo ao recorde histórico de 89,1 milhões registrado em 2022. O resultado representa o segundo melhor da história do Porto de Santos. No detalhamento por tipo de operação, os desembarques alcançaram 22,84 milhões de toneladas, com crescimento de 1,2% em relação ao mesmo período de 2024. Já os embarques somaram 65,49 milhões de toneladas.

“Com obras como o aprofundamento do canal de navegação e a implantação do novo terminal Santos Tecon-10, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a modernização da infraestrutura portuária, promovendo mais competitividade e geração de empregos", afirmou o ministro Silvio Costa Filho.

O mês de junho também registrou recorde mensal de contêineres: 511,2 mil TEU, alta de 16,3% em relação ao mesmo mês de 2024. No total, foram movimentadas 16,04 milhões de toneladas, sendo o segundo melhor resultado para o mês. O fluxo de importações e cabotagem cresceu 3%, com 4,19 milhões de toneladas, enquanto os embarques somaram 11,84 milhões.

A soja (grãos e farelo) é a principal carga movimentada no porto, com 29,61 milhões de toneladas, alta de 2,6%. Em seguida, aparecem o açúcar (8,83 milhões) e a celulose, que vem crescendo de forma consistente (4,71 milhões, com um aumento de 21,4%).

Com informações da Autoridade Portuária de Santos (APS)

Ministério de Portos e Aeroportos