quarta-feira, 11 de setembro de 2024

BRLOGIS AMPLIA FROTA E ADQUIRE MAIS 12 CAMINHÕES VOLKSWAGEN

Já estão em serviço os 12 novos Volkswagen Delivery 11.180 adquiridos pela BRLogis, transportadora especializada no segmento de guinchos e plataformas de curtas e médias distâncias que atua em todo o território nacional e em seis países da Mercosul. A empresa, que é cliente da VWCO desde 1999, agora conta com 37 caminhões, sendo 36 da marca, divididos em modelos Contellation 19.360, 25.360 e Delivery 11.180.

Além dos novos veículos, a transportadora ainda negocia novas aquisições para ampliação de portfólio. “Estamos com o objetivo de dobrar a nossa frota e contamos com a parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus nesta missão. A compra de mais 12 Delivery 11.180 se deu pelo excelente custo benefício do caminhão e pelo conforto embarcado, além da boa relação de 25 anos que temos com a marca”, enfatiza Carlos André Gomes, CEO da BRLogis.

Com a nova aquisição, a empresa chega a 98% de caminhões Volkswagen em sua frota. “Esta é uma parceria de mais de duas décadas que foi renovada novamente com esta venda. O Delivery 11.180 dispensa apresentações, pois lidera o mercado de caminhões leves e atende perfeitamente a demanda de guinchos e plataformas da BRLogis. Também estamos em negociação para incorporação de outros modelos na empresa e seguimos produzindo e oferecendo veículos sob medida para os mais diversos segmentos de mercado”, destaca Celso Liziero, consultor comercial da VWCO.

Delivery 11.180

A nova geração da família Delivery foi projetada e desenvolvida para definir um patamar diferenciado para o atendimento das necessidades do cliente, combinado aos valores atemporais da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O VW Delivery 11.180, o caminhão médio mais vendido no mercado brasileiro, se destaca por ser o veículo com a maior capacidade de carga do seu segmento, com PBT de 10.800 kg.

O modelo é equipado com motor de 180 cv e 600 Nm com faixa plana de torque 15% maior, que proporciona alta performance e baixo consumo de combustível. Além de potência e robustez, com o pacote Prime, o Delivery faz todos os caminhos serem mais agradáveis e confortáveis, contando com ar-condcionado, trio-elétrico, rádio com bluetooth, banco do motorista com suspensão pneumática e revestimentos em couro sintético de série.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

terça-feira, 10 de setembro de 2024

IVECO: VIAÇÃO MINAS GERAIS, A MAIOR FROTISTA IVECO BUS DO BRASIL, CELEBRA CAMINHO DE CONFIANÇA.

Cliente do segmento de fretamento conta com mais de 170 unidades da Daily Minibus, do BUS 10-190 e do BUS 17-280 em operação e caminha para uma frota 100% da marca.

Celebrando um caminho de confiança com soluções personalizadas, os ônibus mais potentes e robustos do mercado, a IVECO BUS é reconhecida pela Viação Minas Gerais (VMG) em uma sólida parceria, firmada pela robustez e disponibilidade de produtos e o atendimento eficiente da marca. Maior frotista IVECO BUS do Brasil, com mais de 170 veículos da marca, a empresa liderada por Gustavo Moreira caminha para um novo sucesso em sua trajetória: ter uma frota 100% IVECO BUS.

A frota da VMG já conta com a flexibilidade da Daily Minibus, a performance e a economia do chassi BUS 10-190 e a alta capacidade do chassi BUS 17-280, em operação em diferentes missões no segmento de fretamento corporativo, em Minas Gerais, Goiás, Pará e demais estados brasileiros.

"Ao adquirirmos os veículos visamos o custo de aquisição, de manutenção e a disponibilidade de operação. A IVECO BUS nos atende muito bem, uma vez que os veículos não param e tem excelente custo de manutenção", conta Gustavo Moreira.

Gustavo Moreira

A trajetória da VMG está profundamente ligada à história da família Moreira, quando, na década de 1970, o patriarca Miguel Moreira iniciou viagens de turismo nos fins de semana, em Vinhedo, interior paulista. Na década seguinte, Miguel já contava com alguns ônibus e a esposa, Dona Laura, primeira mulher da cidade a tirar habilitação para dirigir ônibus, fazia transporte escolar.

A oportunidade de Gustavo fundar a VMG veio em 2005, quando foi convidado por um cliente de São Paulo a atendê-lo em Contagem (MG), inicialmente com dois ônibus, dos quais ele era um dos motoristas.

"Desde a fundação, sempre focamos no segmento de fretamento, mas no início também realizávamos transportes turísticos. Essas atividades nos permitiram construir uma base sólida de clientes e ganhar experiência em diferentes áreas do transporte", aponta o diretor da empresa.

Atualmente, a VMG está presente em diferentes estados do Brasil, refletindo um crescimento sustentável, com sete garagens e um quadro de 400 funcionários.

Parceria reforçada pelo atendimento pós-vendas

A jornada da VMG com a IVECO BUS surgiu em 2019, quando a empresa adquiriu os primeiros 11 ônibus da marca para transporte dos colaboradores no Complexo Industrial da IVECO, em Sete Lagoas (MG). Desde então a VMG fidelizou as renovações de frota com a IVECO BUS.

Nesta parceria, além da eficiência e o melhor Custo Total Operacional (TCO) dos produtos, o atendimento pós-vendas da IVECO BUS também faz a diferença.

"O Customer Service da IVECO BUS tem sido nosso aliado, oferecendo suporte técnico ágil e eficiente. O pacote de serviços e as soluções integradas, específicos para a nossa operação, otimizam a gestão do negócio garantindo que quaisquer problemas sejam resolvidos com agilidade", afirma Gustavo.

Esse nível de atendimento proporciona a confiança necessária para que a VMG mantenha seus veículos em operações diversas, minimizando paradas e garantindo a satisfação dos seus clientes no segmento de fretamento.

"A capacidade da IVECO BUS em fornecer peças de reposição em tempo célere, aliada à sua assistência técnica especializada, também são aspectos que valorizamos na escolha pela marca", ressalta Gustavo Moreira.

IVECO BUS: soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis

Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para a América Latina, aponta a importância da jornada firmada pela marca com a VMG, apoiando o cliente como uma verdadeira parceira e consultora, junto à Rede de Concessionários. "É um privilégio contarmos com a parceria com a Viação Minas Gerais, empresa referência no segmento em que atua, que confia na dedicação do nosso time e, sobretudo, na qualidade e na tecnologia dos nossos produtos", afirma.

Com mais este sucesso, a IVECO BUS reafirma a capacidade em fornecer soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis, adequadas a necessidades específicas e respeitando os custos operacionais da região. "Sempre com muita parceria e entendendo as necessidades do mercado, conquistamos cada vez mais a confiança do operador brasileiro", acrescenta Fetzner.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

IPIRANGA LEVA SEU POSTO COMPLETO PARA EXPOPOSTOS

Com réplica construída em 180m², empresa apresenta ao setor as vantagens dos produtos e serviços oferecidos em cerca de 6 mil postos em todo o país.

Parceira da jornada diária dos brasileiros, a Ipiranga mostra que possui tudo que é necessário para apoiar o dia a dia dos consumidores e valorizar o negócio de seus revendedores. A empresa está na 21ª edição da ExpoPostos & Conveniência, que acontece até quinta-feira, 12 de setembro, na São Paulo Expo. No evento, que apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os produtos e serviços Ipiranga ao visitar um modelo real de um posto da marca, em uma área de 180m².

Esta é a primeira vez que a Ipiranga leva para o evento a nova imagem de seus postos, parte do processo de evolução da sua nova marca, iniciado em 2023. Além de seu novo conceito de posto completo e a linha de combustíveis aditivados Ipimax, a Ipiranga lançou sua campanha “Completa pra mim”, que se apropriou da frase mais dita em postos de combustíveis no Brasil para reforçar o posicionamento da marca como parceira completa na jornada de mobilidade das pessoas, abrindo espaço para novos produtos, serviços e consolidando o novo propósito da Ipiranga: “abastecer a vida em movimento”.

Novo posto

O novo posto Ipiranga apresenta uma setorização por cores. O amarelo Ipiranga, por exemplo, facilita a identificação da marca, o azul indica os produtos à venda, e o laranja sinaliza áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”, como parklets e áreas para pets. Além das cores, há outro elemento da evolução da marca muito aparente nos postos: o pingo da letra “i”, de Ipiranga. Este triângulo está em evidência na “testeira” dos postos de combustíveis e faz parte do novo grafismo da marca, que pode ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto. Mas não se trata de uma mudança estética: o novo projeto também levou em consideração o custo para a revenda, com um valor menor, tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, além da utilização de estruturas modulares. A jornada do consumidor, dentro do próprio posto, foi repensada para que a experiência seja mais intuitiva e, ao mesmo tempo, com mais pontos de contato com a marca Ipiranga. Atualmente, já há mais de 1.400 postos Ipiranga com a nova identidade no país.

Para Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, o lançamento da campanha “Completa pra Mim” dá continuidade ao processo de evolução da marca Ipiranga e traz benefícios para consumidores e revenda. “Em nossos cerca de 6 mil pontos de venda, espalhados por todo Brasil, oferecemos não só um atendimento de qualidade, mas reforçamos todos os dias a nossa relação próxima com consumidores, revendedores, clientes e parceiros. Quando lançamos este ano a campanha ‘Completa pra Mim’, reforçamos o posto Ipiranga como o parceiro completo da jornada de mobilidade dos brasileiros, ao mesmo tempo em que seguimos apoiando o negócio dos nossos revendedores, seja com a linha de aditivados Ipimax, produtos exclusivos em nossas lojas AmPm ou o atendimento em nossas unidades Jet Oil”, explica Bárbara.

Na réplica do posto, o visitante tem contato com a experiência completa proposta pela Ipiranga, incluindo a loja AmPm, maior rede de conveniência do país; a unidade Jet Oil para pequenos consertos ou troca de óleo, além de soluções como o Pró Frotas e o programa de fidelidade KMV, que compõem o complexo do posto Ipiranga.

Na programação paralela da ExpoPostos, a Ipiranga é representada pelo vice-presidente Comercial, Carlos Resende; o presidente da AmPm, Renato Stefanoni; e o diretor Comercial, Eduardo Tardin.

A Ipiranga está presente na jornada de mobilidade dos brasileiros, abastecendo a vida em movimento de milhões de pessoas diariamente. São mais de 87 anos em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, valorizando o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana. São cerca de 6 mil postos e 6,8 mil grandes clientes que aplicam o portfólio pioneiro e completo de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Reconhecida por diversos rankings, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo, a AmPm e o Jet Oil, além de um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, o KMV, com 38 milhões de participantes. A Ipiranga é uma empresa comprometida com as agendas de diversidade e inclusão social, além de promover qualificação profissional, oportunidades para entrada de jovens no mercado de trabalho, voluntariado, iniciativas de carbono neutro e o Saúde na Estrada, um dos maiores projetos nacionais para cuidados e bem-estar do caminhoneiro. A empresa é signatária do Pacto Global e atua alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ipiranga
FSB.

CAIO MODERNIZA FROTA DA VIAÇÃO MARECHAL COM DIFERENTES MODELOS DE ÔNIBUS URBANOS

CAIO Apache Vip

No dia 29 de agosto, a Caio entregou à Auto Viação Marechal dois dos quatro modelos de ônibus urbanos adquiridos, que serão integrados ao transporte coletivo das cidades satélites de Brasília. A cerimônia contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, dos acionistas da Auto Viação Marechal, Donato Gulin, Dante Gulin e Acir Gulin, do diretor Igor Taques, além do vice-presidente industrial do Grupo Caio, Maurício Cunha, e da representante Doniselma Ribeiro de Lima. Para renovar a frota da Marechal foram entregues, inicialmente, 78 ônibus modelo Apache Vip, de um total de 121 unidades, e para atender à expansão de linha da Viação, mais 22 unidades do micro-ônibus Foz F2400. Além disso, estão em processo de fabricação dois modelos dos sofisticados Millennium V. Doniselma Ribeiro de Lima, representante de vendas da Caio na região de Brasília, destaca: "É muito gratificante podermos renovar a frota e fortalecer a parceria com a Auto Viação Marechal, além de contribuir para a melhoria do transporte público na capital federal e região".

Apache Vip V

Todos os ônibus são da quinta geração, possuem 13,2 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721/59, com motorização dianteira e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

Para a segurança dos passageiros, no lado direito das carrocerias foram instaladas três portas tipo fole, com dispositivo de bloqueador que evita aberturas inesperadas durante o trajeto, além de um acionamento de emergência na porta dianteira.

Esses modelos também oferecem aos usuários um transporte acessível e ergonômico, com assentos estofados e reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; elevador semiautomático na porta central e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia.

Entre as tecnologias embarcadas, se destaca o ar condicionado, alarme de ré com atenuador noturno, iluminação em led para os degraus nas caixas de portas e pontos para a instalação de validadores, microcâmeras, monitores de TV, um microfone para o motorista e preparação para o sistema de telemetria.

Foz F2400

Todos os veículos foram encarroçados sobre chassis da Mercedes-Benz LO-916/48 de 9.030 metros de comprimento e com tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes. Possuem lotação total de 36 passageiros, sendo 23 sentados e 13 em pé.

Com embarque central, os modelos são equipados com duas portas tipo fole, com acionamento pneumático. Também possuem janelas revestidas com película insulfilm, dois vidros móveis, acionamento de emergência, por meio das alavancas instaladas em lugares estratégicos.

Outros itens embarcados incluem elevador semiautomático, assentos e espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual ou física, garantindo um transporte mais acessível aos passageiros. As tecnologias embarcadas se assemelham as do Apache Vip.

Caio - Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção. Clique aqui e visite o site http://www.caio.com.br.

Grupo Caio 

VOLVO CE INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE CARREGADEIRAS ELÉTRICAS NA SUÉCIA

Ampliação na fábrica de Arvika reforça o compromisso da Volvo na construção de um futuro mais sustentável e livre de combustíveis fósseis. A produção de carregadeiras elétricas acontece numa planta já reconhecida por minimizar o impacto ambiental de suas operações.

A inauguração simboliza mais uma fase do investimento estratégico global da Volvo CE em soluções sustentáveis, reforçando o compromisso em reduzir as emissões de carbono de seus clientes. Este é mais um marco na jornada de transformação da marca, que possui a meta de se tornar totalmente livre de combustíveis fósseis até 2040, com 35% de vendas de máquinas elétricas já em 2030.

As novas e modernas instalações foram oficialmente inauguradas com a presença ilustre do Príncipe Carl Philip, membro da família real sueca e Duque de Värmland, região onde está localizada a fábrica de Arvika. O prédio, que ocupa cerca de 1.500 m², foi construído em menos de um ano, fruto de um investimento de 65 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 6,3 milhões). As instalações incluem um centro de testes, produção e finalização das máquinas, com inovação contínua. Visitantes terão a oportunidade de testar os novos modelos recém-saídos da linha de montagem.

Durante a visita, o Príncipe Carl Philip não apenas conheceu as instalações, mas também testou a Volvo L110, um dos modelos produzidos no local. O evento foi organizado pela agência governamental sueca Länsstyrelsen e contou com a participação de todos os funcionários da fábrica.

Melker Jernberg, presidente da Volvo CE, destaca a importância das novas instalações: “essa unidade é uma inspiração para um futuro baseado em soluções sustentáveis. Estamos orgulhosos de estar na vanguarda dessa transformação, investindo não apenas em Arvika, mas numa mudança global rumo à eletrificação. Juntos, estamos avançando para um mundo de máquinas livres de combustíveis fósseis”.

Transformação e Sustentabilidade

A inauguração das instalações representa o primeiro passo na produção de modelos elétricos em Arvika. Mas a unidade já vem implementando diversas iniciativas para reduzir sua pegada de carbono. Nos últimos anos, esses esforços resultaram na redução de 350 toneladas de emissões de CO2. Mikael Liljestrand, gerente geral da fábrica, reforça: “A ação climática não é novidade para nós aqui em Arvika. Mas ver nossa visão se concretizar com essas novas instalações é emocionante. Agora, temos a estrutura necessária para impulsionar a eletrificação e expandir nosso crescente portfólio global de carregadeiras elétricas. Esse impacto será positivo tanto para nossa indústria quanto para a sociedade. E também é uma jornada pessoal para cada um de nós em Arvika, onde todos desempenham um papel importante na construção de um futuro mais sustentável”.

O investimento faz parte de uma estratégia ampla da Volvo CE para promover soluções elétricas em toda a sua presença global, trazendo benefícios diretos para clientes em diversas regiões do mundo.

Volvo Construction Equipment
Grupo Volvo América Latina

CORTECO MARCA PRESENÇA NA AUTOMECHANIKA 2024

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, está presente na Automechanika 2024, que acontece em Frankfurt, Alemanha, até 14 de setembro. A Automechanika é considerada a principal feira internacional do segmento de reposição automotiva. Trata-se de uma importante oportunidade para networking com profissionais da indústria, fortalecer o relacionamento com os clientes e acompanhar as últimas tendências do mercado.

Este ano, em seu estande localizado no Hall 4, C52, a Corteco aproveita a oportunidade para apresentar seu portfólio completo de produtos de vedação, peças de metal-borracha, filtragem, direção e suspensão, além de aplicação para veículos pesados. Os visitantes do evento que passarem pelo estande da empresa poderão conferir um eixo de caminhão giratório de dois metros de comprimento mostrando vários produtos de vedação.

A Corteco também está compartilhando informações sobre a evolução de seu novo Centro de Distribuição Central, situado em Weinheim, na Alemanha. Com inauguração prevista para meados de 2025, a instalação de 13.800 m² contará com uma solução de armazenamento automatizado com um armazém vertical e um sistema AutoStore, cujo modelo estará em exibição no estande. O novo prédio faz parte do foco da empresa para aprimorar a eficiência e a sustentabilidade.

Durante o evento, a Corteco também reforça sua colaboração com o Schrauberblog, uma equipe de criadores de conteúdo com 12 anos de experiência na indústria automotiva e um significativo número de seguidores na região DACH. Desde 2024, a Corteco colabora com o Schrauberblog em vários projetos, sendo o mais notável a restauração de uma van VW T3. Esta van, com um novo design Corteco, será revelada pela primeira vez na Automechanika.

Automec 2025

No próximo ano, no Brasil, a Corteco marcará presença na Automec, considerada a plataforma mais completa de conexão da comunidade de profissionais do aftermarket automotivo, e conta com as principais marcas de reposição, manutenção, reparação, acessórios e equipamentos automotivos para todos os tipos de veículos. O evento acontecerá de 22 a 26 de abril, no São Paulo Expo.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta clicar aqui e acessar o site www.corteco.com.br, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Grupo FreudenbergA Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2023, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Clique aqui e visite o site www.freudenberg.com.

Corteco
Essência Comunicação

IVECO BUS FORNECERÁ OS PRIMEIROS ÔNIBUS GX 337 H2 LINIUM À CANNES LÉRINS URBAN COMMUNITY

A Cannes Lérins Urban Community opera uma frota de ônibus totalmente descarbonizada (107 veículos) desde junho de 2023, utilizando energia elétrica e biocombustíveis. Com isso, seu presidente, David Lisnard, optou por produzir e distribuir hidrogênio limpo a partir de 2025, instalando uma estação de produção em Cannes – a primeira na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur. Após a conclusão, 41 ônibus serão abastecidos com hidrogênio limpo.


A IVECO BUS continua progredindo no mercado de ônibus de zero emissão. Na França, a Cannes Lérins Urban Community, que já havia depositado sua confiança na marca para o fornecimento de ônibus elétricos GX ELEC, acaba de confirmar um novo pedido de 12 ônibus GX 337 H2 LINIUM High Level of Service. Esses novos ônibus com célula de combustível de hidrogênio, que serão entregues a partir do segundo semestre de 2025, marcam um novo passo na descarbonização da rede PALM BUS. Os veículos seguem a implantação bem-sucedida de 35 ônibus elétricos a bateria GX ELEC.

"Estamos muito orgulhosos de termos sido selecionados pela Cannes Lérins Urban Community para o fornecimento destes 12 ônibus GX 337 H2", afirma Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS Europe. "Esa confiança renovada confirma a excelência da IVECO BUS em soluções de mobilidade com zero emissão e, em particular, na tecnologia de hidrogênio."

O GX 337 H2 LINIUM é eficiente e de alto desempenho, com célula de combustível de 100 kW e tanques de hidrogênio paralelos com bateria de 69 kWh, para alcance de até 450 km. Seu design de "potência média" reduz significativamente o consumo de hidrogênio de 15 a 20% em comparação com os padrões do mercado, oferecendo excelente conforto térmico e alta capacidade de até 110 passageiros.

Com seu design moderno e aerodinâmico, o GX 337 H2 LINIUM integra-se perfeitamente no ambiente urbano. Por dentro, seu interior cuidadosamente concebido melhora o bem-estar e o conforto dos passageiros.

O modelo a hidrogênio oferecido pela IVECO BUS já foi agraciado com o "International Sustainability Award 2024" pela revista alemã Busplaner e reconhecido como melhor veículo a hidrogênio pelo "Neutral Transport Innovation Awards" organizado pela Associação Ibérica de Transporte Sustentável GASNAM.

Com o modelo a hidrogênio GX 337 H2, a IVECO BUS confirma o seu papel como pioneira na transição energética e a sua capacidade de oferecer aos operadores soluções de mobilidade elétrica de alto desempenho.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

CITROËN CX CELEBRA 50 ANOS DE EXCELÊNCIA AUTOMOTIVA E PROGRESSO

Mais de um milhão de unidades foram produzidas em um período de 16 anos. Eleito Car of the Year em 1975, foi também o veículo escolhido por presidentes franceses e pilotos de rali

Projetado em 1974 para substituir o DS, que por sua vez sucedeu ao Traction Avant, o CX é lembrado até hoje como o grande ícone da Citroën dos anos setenta e oitenta. Como seus dois prestigiosos antecessores, ele se beneficia de inúmeras inovações técnicas que, ao longo de seus dezessete anos de carreira, lhe conferiram qualidades excepcionais e ainda o diferenciam em 2024.

Seu estilo exclusivo lhe confere uma identidade aerodinâmica, elegante e de baixa inclinação, que é imediatamente reconhecível. O CX foi substituído no verão europeu de 1989 pelo XM. No entanto, suas versões de propriedade continuaram a ser produzidas até o segundo semestre de 1991.

CX, aproveitando ao máximo o progresso

O CX foi lançado oficialmente em 26 de agosto de 1974. Apresentados à imprensa na Suécia em julho anterior, os vinte e dois CX 2000 e CX 2200 usados ​​para testes fizeram um retorno notável a Paris, à loja Citroën na Avenue des Champs-Elysées, como parte de um tour de seis dias e 3.400 quilômetros chamado Raid Arctique 1974. Ao volante estavam vinte e dois jovens que haviam participado do Raid Afrique 1973 em um 2CV um ano antes.

Lançado em 28 de agosto de 1974, o CX 2000 atraiu muita atenção no Salão do Automóvel de Paris em outubro seguinte. A estrela do estande da Citroën foi imediatamente reconhecida como um carro inovador. Dos seus antecessores, ele pegou a tração dianteira, a suspensão hidropneumática e os freios a disco assistidos. Mas o recém-chegado também apresenta uma série de inovações originais. O motor transversal de quatro cilindros é posicionado no balanço dianteiro e inclinado para frente para otimizar ainda mais a distribuição de peso e a aderência. Para um conforto excepcional, a carroceria monobloco adota dezesseis elos elásticos nas longarinas que filtram ruídos e vibrações dos eixos dianteiro e traseiro, bem como do motor e da caixa de câmbio.

Esteticamente, além de suas linhas particularmente aerodinâmicas, conforme destacado pelo nome CX (sigla usada para mensurar o coeficiente aerodinâmico), todo o layout do interior foi objeto de um estudo muito detalhado. A característica mais emblemática é, sem dúvida, o famoso painel de instrumentos arredondado. A ergonomia e a segurança passiva não foram esquecidas. Em primeiro lugar, todos os controles usuais essenciais para a direção, como faróis, indicadores, limpador de para-brisa e buzina, estão acessíveis na ponta dos dedos, sem que as mãos deixem o volante. Todos os componentes do acabamento e do interior não têm saliências agressivas e seus materiais foram projetados para serem tão resistentes quanto os órgãos do corpo humano. Outra inovação em 1974 foram os cintos de segurança dianteiros retráteis.

Obviamente, suas muitas qualidades não passaram despercebidas e, em 29 de janeiro de 1975, ele foi premiado com o Troféu Car of the Year de 1975 pela imprensa automobilística europeia. A partir de julho de 1975, o CX também recebeu o famoso sistema de direção servo-assistida Diravi, da SM. Esse novo tipo de direção hidráulica, com sua dureza dependente da velocidade, garantiu uma direção excepcional em todas as condições, seja no seco, no molhado ou na neve, e em todas as velocidades. Inicialmente disponível como opcional, ele seria posteriormente instalado como padrão em toda a linha.

Constante inovação

Ao longo dos anos, o CX também continuou a evoluir, recebendo inovações e soluções técnicas que, em sua maioria, se tornaram normas meio século depois. Isso inclui, por exemplo:

Em 1975: ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, dois espelhos retrovisores externos com controle interno, lanternas de neblina;

Em 1976: câmbio semiautomático;

Em 1977: injeção eletrônica de gasolina, câmbio de cinco marchas, teto solar elétrico, faróis de neblina, ignição eletrônica transistorizada e rodas de liga leve;

1978: cintos de segurança nos bancos traseiros e travas eletromagnéticas automáticas nas portas;

Em 1979: indicador de nível de óleo no painel de instrumentos;

Em 1980: sistema de lavador do para-brisa integrado às palhetas, econômetro e câmbio automático;

1981: pneus de perfil baixo e controlador de velocidade;

Em 1982: sistema de travamento central da tampa do porta-malas e tampa do bocal de abastecimento de combustível;

1983: motor turbodiesel e ar-condicionado automático;

1984: motor turbo com injeção eletrônica de gasolina;

Em 1985: frenagem com sistema de freios antibloqueio (ABS), detector de gelo, indicador de lâmpada defeituosa, sinal de abertura de porta, espelhos retrovisores externos aquecidos com controle elétrico e vidro fumê, aviso sonoro quando as luzes estão acesas e travamento central por controle remoto infravermelho com ativação sincronizada da ignição interna;

Em 1986: desembaçador automático do vidro traseiro;

Em 1987: motor turbodiesel com intercooler e um imobilizador codificado.

Modelos de destaque

Ao longo de sua carreira, o CX foi objeto de uma gama particularmente ampla e rica, com uma grande variedade de motores. Alguns desses modelos causaram uma impressão particularmente forte, tanto por sua personalidade quanto por sua exclusividade e excelência.

CX 2000

Foi o primeiro de todos os modelos CX. Ele causou grande agitação no estande da Citroën no Salão do Automóvel de Paris, na Porte de Versailles, em outubro de 1974. Ele era movido por um motor de quatro cilindros, 1.985 cm³ com 102 cv. Apoiado pelo CX 2200 a partir de janeiro de 1975 e pelo CX 2400 a partir de julho de 1976, ele saiu de cena em julho de 1979 com o lançamento do CX Reflex e do CX Athena, equipados com um novo motor 2 litros com eixo de comando de válvulas no cabeçote.

CX Prestige

Assim como o Traction e o DS antes dele, o CX rapidamente se estabeleceu como o carro das figuras políticas. Prefeitos, senadores, deputados, ministros e figuras políticas apreciavam sua elegância, conforto e segurança. É claro que o Primeiro Ministro e o Presidente da República da França não ficaram para trás. A Citroën logo decidiu dar atenção especial a essa importante clientela e, em fevereiro de 1976, apresentou o CX Prestige. Além de um acabamento topo de linha particularmente elegante, com teto de vinil e acabamento em aço inoxidável, o modelo também contava com maior espaço no banco traseiro, o que foi possível graças a uma carroceria 25 cm mais longa na distância entre-eixos. Em setembro de 1978, seu espaço interno foi melhorado ainda mais com a adoção de um teto elevado em quatro centímetros. Embora tenha sido equipado com os motores a gasolina mais potentes, em novembro de 1979, ele deu origem a uma versão com motor a diesel, o CX Limousine, com um acabamento aprimorado do CX Super.

CX Diesel e CX Turbo Diesel

Em dezembro de 1975, a Citroën confirmou sua intenção de desenvolver uma linha genuína baseada no CX e lançou uma versão a diesel do CX 2200. A partir de então, o CX, tanto na versão sedã quanto na versão perua, foi o carro francês por excelência que daria ao motor diesel suas cartas de nobreza. Equipado com um turbocompressor em abril de 1983, a apoteose foi alcançada em março de 1987 com o CX 25 TRD Turbo 2, que recebeu um novo motor de 2.500 cm³ com 120 cv em vez de 95, e uma velocidade máxima de cerca de 195 km/h!

CX Break, família e negócios

Modelo principal da linha CX, a perua foi lançada em janeiro de 1976. Com um volume interno de 2,03 m³ quando os bancos traseiros eram rebatidos, ela oferecia todo o conforto, aderência à estrada e qualidades de frenagem de um sedã. A partir de outubro de 1976, uma versão familiar com dois assentos traseiros foi oferecida, fornecendo nada menos que oito assentos. Finalmente, o CX Enterprise apareceu no primeiro semestre de 1984, a última e única versão comercial do CX Estate. Embora tivesse apenas dois assentos e duas portas dianteiras, ele oferecia um comprimento recorde e volume utilizável de 2,03 m e 2,17 m³, respectivamente. Disponível com motores a gasolina ou diesel, o CX Estate rapidamente se tornou uma referência.

CX GTI, CX GTI Turbo e CX GTI Turbo 2

Era óbvio que o CX seria um sucessor digno do DS 23 IE e seu motor de injeção eletrônica. Isso foi alcançado em maio de 1977 com o lançamento do CX GTI equipado com um motor de injeção a gasolina Jetronic L-Type de 2.347 cm³. Desenvolvendo 128 cv e acoplado a uma caixa de câmbio de cinco marchas, ele alcançava uma velocidade máxima de 189 km/h. Por fora, o CX GTI se distinguia não apenas por seu emblema especial, mas também por guarnições de janelas pretas foscas, rodas de liga leve (inicialmente disponíveis como opcional), faróis de neblina e um defletor de ar dianteiro. Em outubro de 1984, um motor turboalimentado de 2.500 cm³ com 168 cv foi adicionado à linha, transformando-o em um CX GTI Turbo e permitindo que ele atingisse uma velocidade máxima de 220 km/h! Finalmente, em julho de 1986, o carro foi renomeado para CX GTI Turbo 2 com a adição de um intercooler, que não apenas aumentou sua velocidade máxima para 223 km/h, mas também reduziu significativamente o consumo de combustível.

CX em competição, a rainha das pistas

O CX entrou em competição apenas 14 meses após sua apresentação no Salão do Automóvel de Paris. Em 26 de dezembro de 1975, três CX 2200 partiram para o famoso rally-raid Abidjan-Nice, o mesmo evento que deu a Thierry Sabine, na época apenas um piloto de motocicletas, a ideia de organizar um evento semelhante entre Paris e Dakar. Depois de 9.246 km de trilhas, lama, ferro corrugado e pedras, os três Citroëns superaram todas as dificuldades e chegaram ao final em 4º, 5º e 6º lugares na categoria 4x2. De agora em diante, a África e os eventos de longa distância serão os terrenos favoritos do novo Citroën. Sua robustez e suspensão hidropneumática permitiram que ele realizasse várias façanhas.

No Rallye du Maroc, Rallye des Mille Pistes, London-Sydney, Rallye Acropole, Rallye 5 x 5 Transafrica e Rallye Paris-Dakar, o CX, seja de série ou preparado, coleciona lugares de honra e vitórias em categorias contra carros muito mais potentes. E quanto mais longos, acidentados e difíceis os eventos, mais sua suspensão e robustez fazem maravilhas! Mas foi com sua nova pintura tricolor oficial, desenhada por Philippe Donati, aluno da famosa escola Camondo, que o CX conseguiu uma façanha histórica no 9º Tour Automobile du Sénégal. Trinta carros participaram, incluindo cinco CX 2400s. Após quatro etapas e 3.000 km de calor sufocante, apenas sete carros cruzaram a linha de chegada em 1º de novembro de 1977. Os cinco CXs construídos na fábrica marcaram um quintupleto lendário. Os CXs também venceram o Tour Automobile du Sénégal em 1978 e 1979.

O Rally Paris-Dakar também permitiu que o CX se tornasse uma lenda do rally-raid. Em primeiro lugar, no segundo semestre de 1979, a Citroën, que compreendeu imediatamente o potencial de mídia desse evento extraordinário, forneceu ao seu organizador, Thierry Sabine, quatro Méhari 4x4 e, acima de tudo, um CX 2400 GTI, que se tornou um verdadeiro porta-estandarte. Com esse carro, o reconhecimento para o segundo Rally Paris-Dakar foi realizado com grande sucesso. Foi uma oportunidade para o grande Citroën impressionar Thierry Sabine com suas qualidades em todos os tipos de terrenos difíceis! A experiência foi repetida no ano seguinte. Mas o melhor ainda estava por vir.

Em 1981, um CX 2400 GTI de fábrica terminou o evento em décimo sexto lugar, à frente de muitos 4x4 muito mais potentes e, acima de tudo, em primeiro lugar entre os carros com tração nas duas rodas! No entanto, outro CX 2400 GTI de fábrica, com mais cobertura da mídia, causou uma forte impressão no evento e na mente das pessoas. Apresentado pela Citroën Bélgica, ele foi dirigido pela primeira vez por Jacky Ickx, então quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, e pelo ator Claude Brasseur.

Finalmente, ainda em 1981, em 4 de dezembro, como parte do Grande Prêmio de Dubai organizado nos Emirados Árabes Unidos pelo Al Nasr Motor Sport Club, ocorreu a surpreendente Citroen CX Celebrity Race. Para esta corrida extraordinária, dezesseis CX 2400 GTIs foram confiados à elite do automobilismo mundial, incluindo Richard Attwood, Derek Bell, Jack Brabham, John Fitzpatrick, Dan Gurney, Phil Hill, Denny Hulme, Innes Ireland, Stirling Moss, Roy Salvadori, Carroll Shelby, Patrick Tambay e John Watson. O show começou. A partir da segunda volta em diante, a carroceria estava esfregando uma na outra e as chicanes e curvas foram amplamente cortadas. As dez voltas da corrida literalmente se transformaram em um evento de Stock Car. As imagens desses dezesseis CXs furiosos, para-choque com para-choque, deram a volta ao mundo! Mas com esta 'Race of Champions' antes do tempo, o CX encerrou sua carreira esportiva sob os holofotes e as câmeras. Agora, ele deixa seu lugar no departamento de competição para o brilhante Visa e seu troféu em ascensão.

Aulnay, o local de nascimento do CX

Comissionada em 1973, a fábrica de Aulnay começou a montar o CX em junho de 1974. Na época, era a fábrica de carros mais moderna da Europa. A carroceria, a pintura, o estofamento e a montagem eram todos realizados lá. O uso de computadores e robôs tornou possível automatizar em grande parte os vários estágios da produção, desde a soldagem por pontos dos componentes da carroceria até a operação do armazém, de onde a carroceria pintada é transportada para a linha de montagem de acordo com suas características específicas. Isso elimina a necessidade de manuseio convencional.

O milionésimo CX foi produzido em 23 de outubro de 1987. Tendo empregado até 8.000 pessoas em uma área de 180 hectares, cobrindo 410.000 m², a produção do CX foi encerrada em julho de 1989.

A Garota-Propaganda do CX

Dependendo do modelo apresentado, o CX é objeto de uma publicidade que às vezes é sóbria e elegante em sua imagem, às vezes é dinâmica e incisiva, mas sempre eficaz. Eles são assinados pela famosa agência de publicidade RSCG, dirigida pelo emblemático Jacques Séguéla. Por exemplo, esses anúncios apareceram na imprensa no início dos anos 80, nos quais celebridades como Françoise Hardy e Jacques Dutronc, ou a atriz Miou-Miou, falaram muito bem do CX em um ambiente preto e branco particularmente íntimo. Mas a publicidade para o CX também inclui algumas campanhas particularmente marcantes, com visuais assinados por Jean-Paul Goude, apresentando a icônica modelo e atriz Grace Jones.

Para o lançamento do CX GTI Turbo em outubro de 1984, a musa do fotógrafo-videógrafo foi o centro de uma campanha agressiva e provocativa com o slogan “La CX GTI Turbo, c'est démon! (em português, “O CX GTI Turbo, é um demônio!”).  Embora isso tenha sido proibido sob o pretexto de segurança nas estradas, ela não hesitou em destacar a velocidade máxima de 220 km/h do novo modelo com seu motor turboalimentado. O Ministro dos Transportes da época decretou a proibição, mas, ao fazer isso, deu a essa campanha memorável um público que foi ao delírio!

O CX em números

Considerando todos os modelos, um total de 1.042.460 CXs foram produzidos entre 1974 e 1991. Esse número se divide em 913.375 sedãs, incluindo 29.380 versões longas, de 1974 a 1989, e 129.085 peruas, incluindo 900 Enterprise, de 1976 a 1991.

Citroën
Stellantis

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

MARCOPOLO PROMOVE DEMONSTRAÇÃO DE SUAS SOLUÇÕES PARA DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE

Fabricante colocará seu veículo Attivi Integral em demonstração em atividade paralela ao 6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana

Desenvolvido pela Marcopolo com foco na descarbonização do transporte e movidos a combustíveis renováveis, o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, será apresentado, no dia 11 de setembro, no CTR (Centro Tecnológico Randon), em Caxias do Sul, a 80 participantes do 6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana.

Ação faz parte de uma atividade paralela ao evento da SAE BRASIL, Seção Caxias do Sul e envolverá ainda o teste de impacto de pêndulo de uma tonelada em um módulo estrutural representativo de um veículo Marcopolo Attivi, visando representar um impacto traseiro em um ônibus elétrico e gerar dados para calibração de um modelo numérico, comprovando a superior segurança estrutural do modelo.

“A Marcopolo tem investido muito no desenvolvimento de produtos cada vez mais seguros, eficientes, modernos, sustentáveis e disruptivos. O Attivi Integral é um importante exemplo de tecnologia de ponta desenvolvida pelos engenheiros brasileiros”, destaca Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo. “Poder demonstrar todo o nosso avanço em pesquisa e inovação para associados da SAE BRASIL é uma oportunidade única para incentivar o desenvolvimento local de tecnologias”, complementa.

O Attivi Integral é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, e tem um conceito inovador para o transporte coletivo urbano.

O veículo tem capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas. Conta também com um painel exclusivo, com design inédito, privilegiando a visibilidade e segurança.

Teste de impacto de pêndulo

Assim como promoveu de maneira inédita no primeiro semestre deste ano, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico, a Marcopolo vai realizar um teste de impacto de um pêndulo de uma tonelada na traseira de um veículo Attivi Integral. O objetivo é demonstrar os mais elevados níveis de segurança passiva do modelo 100% elétrico, sobretudo na parte traseira onde normalmente ficam localizadas as baterias, garantindo total segurança para os ocupantes do veículo. A engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que, absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana

O Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana 2024 apresentará cases de Sistemas de Mobilidade, com o objetivo de buscar referências e debater modelos aplicados às melhorias da Mobilidade Urbana. Também serão abordadas tendências tecnológicas na mobilidade e tecnologias sustentáveis de propulsão.

Com foco no transporte coletivo de pessoas, o simpósio busca conhecer e avaliar as possibilidades de adequação das cidades com foco em Mobilidade Urbana, contribuindo assim para o uso do transporte racional e sustentável. O evento é dirigido a engenheiros e profissionais do setor automotivo e das áreas de urbanismo, gerenciamento e operadores de sistemas de transporte, além da comunidade acadêmica, entidades ligadas à área e governo.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CAIO TESTA O NOVO eAPACHE VIP, ÔNIBUS 100% ELÉTRICO.

Combinando tradição e inovação, a Caio, fabricante de ônibus, apresenta ao mercado brasileiro, um novo protótipo de carroceria para chassis elétricos: o eApache Vip 100% elétrico, chassi Volkswagen, que será testado pela Viação Osasco.

A partir de 17 de setembro, o veículo irá trafegar em trechos urbanos da cidade de Osasco (SP), em caráter experimental, nas diferentes rotas do transporte coletivo do município. Estará operando também, além do eApache Vip, o eMillennium, chassi Scania 15 metros, com sistema de eletrificação Eletra e baterias WEG, modelo já consagrado no mercado.

O CEO do Grupo Caio, Paulo Ruas, destaca que esse novo modelo “reflete o comprometimento da marca com as inovações tecnológicas e sustentáveis do mercado, atrelado ao design do modelo urbano mais vendido no país: o Apache Vip Caio”.

Protótipo eApache

O ônibus preparado para elétrico, modelo Apache Vip, quinta geração, comporta até 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um cobrador e um motorista. O protótipo foi encarroçado sobre chassi Volkswagen 17-230 ODS Full Air, piso alto, de 12 metros, com sistema de eletrificação Plugin.

Com embarque dianteiro, o veículo foi equipado com três portas tipo fole (dianteira, central e traseira), localizadas ao lado direito da carroceria. Todas possuem acionamento elétrico e de emergência.

As poltronas são injetadas e totalmente estofadas, com encosto de cabeça. Dos 38 assentos, seis são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, e dois para pessoas com obesidade.

Outro item de acessibilidade é o elevador semiautomático, na porta central, e o espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada por cão-guia.

As tecnologias embarcadas do eApache incluem ar condicionado elétrico, catraca eletrônica, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, tomadas USB nas laterais do salão, iluminação interna em led e nas caixas de porta (para os degraus), pontos para a instalação de microcâmeras e validador.

Este modelo também possui teclado com sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas na parte elétrica do ônibus, proporcionando maior segurança durante o trajeto. Conta ainda com quatro itinerários eletrônicos em LED, localizados na parte frontal, traseira, lateral direita e na base do painel da carroceria, todos acompanhados por um controlador, instalado no painel do motorista.

Caio - Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

SETOR DE VIAGENS CORPORATIVAS ATINGE FATURAMENTO RECORDE DE R$ 11,1 BILHÕES NO MÊS DE JUNHO

Foto: Guia de negócios eficientes

No primeiro semestre do ano, o mercado teve um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2023

O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), revela que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas no mês de junho de 2024 atingiram R$ 11,1 bilhões, valor 2,8% superior ao mesmo mês de 2023. Este faturamento marca um novo recorde histórico do período, superando o valor de R$ 10,8 bilhões, que foi apresentado em junho de 2014.

O valor acumulado ao longo do primeiro semestre do ano também teve um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando um faturamento de R$ 62,2 bilhões para o setor de viagens corporativas, pouco abaixo do recorde semestral, que também foi registrado em 2014, com o valor histórico de R$ 63 bilhões de reais. No entanto, há expectativas por parte da ALAGEV e da FecomercioSP de que este pico de faturamento seja superado nos próximos anos, visto que o setor vem apresentando resultados positivos progressivamente.

O crescimento considerável do faturamento de junho está relacionado com o aquecimento contínuo do mercado de viagens corporativas, que impulsiona a demanda dos serviços de hospedagens, locação de veículos e transportes aéreos e rodoviários. A alta tarifa desses serviços também contribui significativamente com o crescimento do faturamento do setor.

“De maneira geral, é um momento recorde para o setor de viagens corporativas e deve ser celebrado. O valor histórico atingido no mês de junho sustenta a ideia da relevância das viagens corporativas para a dinâmica econômica do país”, observa Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

VOLVO FH 2025 CHEGA COM AVANÇOS EM PRODUTIVIDADE E EVOLUÇÃO DE RECURSOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Recém-lançados na Europa, os veículos chegam ao mercado latino-americano com grandes novidades que aumentam a produtividade e o conforto para o motorista, com benefícios também na economia de combustível.

A avançada conectividade da marca trouxe melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente. Agora, além de subidas e descidas, o sistema também se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem. 

Os novos Retrovisores por Câmeras diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual. Outra inovação é o Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, com indicações em tempo real ao motorista e gestores de frota.

Alcides Cavalcanti

“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.

Retrovisores por Câmeras

Uma das mais visíveis novidades são os Retrovisores por Câmeras, item opcional. Muito menores do que os espelhos óticos tradicionais, esses novos componentes diminuem sensivelmente o arrasto aerodinâmico e trazem notável redução de consumo de combustível e também menos ruído ao cortarem o ar. 

“Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Jeseniel Valério

Ainda na parte externa, a Volvo promoveu alterações para aprimorar a aerodinâmica do caminhão e diminuir o impacto da resistência do ar. O caminhão também ficou mais bonito e com design mais moderno. Os projetistas desenvolveram uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter. No painel frontal, a mundialmente conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.

Evolução no I-See

Mirando na constante necessidade do transportador de buscar mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da Volvo introduziu um novo I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. No FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias. 

“É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério. Introduzido pela marca no Brasil há mais de uma década, o I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões, conceito que aos poucos foi seguido por outros fabricantes. “Agora demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura.

Monitoramento dos pneus

A nova linha 2025 do Volvo FH trouxe outra grande novidade em produtividade: o sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, ferramenta indispensável para veículos que percorrem longas jornadas diárias. Os novos sensores montados dentro dos aros são supereficazes e monitoram a pressão baixa e também a sobrepressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação. 

Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos. “Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, afirma Valério. É possível ainda configurar valores-limites para alertas, dando mais segurança à operação. Os dados podem ser acompanhados também de forma remota pelos gestores de frota, através do Volvo Connect, plataforma de conectividade da Volvo.

Melhorias dentro da cabine

Outro aprimoramento do Volvo FH 2025 ocorreu dentro da cabine, com uma nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante. 

“O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.

Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. Novas tomadas USB-C garantem carregamento mais rápido de smartphones.

Grupo Volvo América Latina